Aqui também o capim não gera biomassa suficiente sem adubação. ( braquiaria, meloso) A solução foi criar linhas de arvores a cada 3 metros e entre-linhas a 1,5m com margaridão e bananeiras. O sistema vai completar 1 ano no próximo mês, está bastante vigoroso! Foi planejado e implantado durante o curso do Cepeas em 2022. ❤🌳🌱
Bom dia! Novamente uma aula magistral! Quero sugerir que ao mostrar o sistema com as árvores de porte, distanciar a câmera ou movimentá-la para que se veja o topo. Muito obrigado, Fernando e equipe! Vida longa ao Cepeas!! Abraços,
Fernando, acompanho seus vídeos com alegria, por sentir que está é o modelo que conseguirá trazer nossas florestas de volta, junto com o alimento orgânico que tanto precisamos. Gostaria que você falasse sobre como aplicar esses conceitos em pequenas áreas urbanas, como jardins e floreiras. Muito obrigada por compartilhar conhecimento tão precioso❤
Muito legal mas nunca ouço do Ernst o tanto que ele estudou e aprendeu com os gigantescos e revolucionários conhecimentos da efetiva criadora da agricultura baseada em biomassa e demas contribuições , Anna Primavesi!!!
Prezado Yantojones, penso que os dois são gênios, cada um com sua genialidade. A Professora Primavesi não trabalhava com agrofloresta, ela praticamente fundou a agricultura orgânica no Brasil. Ernst aprendeu principalmente com a observação acurada da própria natureza e com as centenas de agricultores familiares que conheceu ao longo da vida.
Mas ela desenvolveu toda a base científica que o Ernst pesquisou para estruturar sua agricultura “sintrópica”. Só q ele nunca a menciona… aliás, ele tb nunca menciona a agricultura dos povos originários de onde ene tb bebeu muito, muito!
Mais um ótimo video Fernando, parabéns!.Você é incansável. Ao meu ver o que pega para a aplicação do conceito Goethe é a necessidade de geração de renda rápida. É um metodo que exige muita mao de obra e a diversificação também dificulta o escoamento da produção.
Grande Fernando, mais um excelente video. Acredito que um dos pilares do mundo futuro será a tecnologia da agricultura sintropica desenvolvida no Brasil
Professor Fernando, estou querendo comprar um sítio, como seria implantar agricultura sintropica em terra com muita pedras? Meu maior receio é comprar terra com muito cascalho, mas não quero ignorar nenhum solo, mas tem receio com cascalho, poderia fazer vídeo especificando solos difíceis por favor?
Fernando, pelo amor de Deus, faz um vídeo sobre a rentabilidade de uma proposta produtiva de agricultura sintrópica. A falta de vídeos desse tipo me deixam com a sensacao vaga de que nao é rentavel e nao creio que seja o caso. Mas nunca encontrei nenhum material convincente sobre o assunto
Adorei o video, muito explicativo! Mas desde que comecei a ler sobre agroecologia e agroflorestas e a visitar esses sistemas, em 2015, vários conceitos como estratificação, sucessao natural e poda já eram empregados.
Professor, seus vídeos me ajudam muito! Obrigado! Semana que vem começo minha primeira linha. Tenho frutíferas diversas como carro chefe. Mas ainda não me decidi quais serão as árvores do futuro. 😅
Agradeço a explicação prof. Rebello, levo muito em conta todas instruções do Institutos CEPEAS - minha principal fonte de (in)formação neste conceito - mas sempre me acometeu dúvida quanto às arvores "permanentes" no sistema agroflorestal, pois em algumas instâncias elas existem, em outras, são fontes de matéria. Agora compreendo, que sob o conceito Götsch, nada é estático e tudo serve para gerar matéria.
Professor parabéns pela aula. Apesar de fantástico e bem sistematizado, com base no que vemos no campo e na sua argumentação eu continuo vendo o conceito de sintropia só como um aperfeiçoamento da agrofloresta
bom dia. gosto demais dos conteudos do Fernando alem de ser um profundo conhecedor do assunto, consegue passar o aprendizado de uma maneira clara e objetiva. muito o brigado
Sou novo no assunto, tenho 3 hectares de terra, hoje planto feijão verde, quero entender como que a agro floresta pode me ajudar a ter produtividade e escalabilidade no meu negócio.
Sugiro você adquirir o livro do Ernest gotsch, lendo ele você vai entender o conceito de agricultura sintrópica. Tenho lido bastante sobre essa forma de cultivo e garanto, vale a pena!
O que fazer tenho uma app que formei as margens de um rio pra fazer o manejo comprei uma motoserra aí começou os problemas a ambiental não autorizou pois não poço por ter uma app como agir gratidão
Olá!! Para implementar um sistema sintrópico em uma área de mata virgem, onde já tem um equilíbrio ecológico - Clímax, como faz a implementação de novas culturas?? Faz poldas? Retira as árvores nativas em linha ??
Los sistemas agroforestales denominados en Brasil como " Agrofloresta" Son parte de los sistemas agroforestales. Hay 8 atributos que caracterizan los sistemas agroforestales..La agricultura Sintropica se fundamenta en la concepción Dinámica, funcional y estructural de los Bosques naturales...En los sistemas agroforestales existe un arreglo que se denomina "sistema de Sucesión natural asistida o dirigida"..
O que vc diz sobre a produção de abubo verde com a ora pro nobis, bananeira e as babosas? Meus melhores adubos são feitos com elas, e tbm jasmim dos brejos e uma muito parecida de folhas mais carnudas e flor tipo bastão e abóboras.
Penso que agrofloresta tem vários modelos de implantação que o caracteriza como agro-floresta E o sistema sintropico vem com um conceito mais complexo onde se aprofundando mais o compromisso de cada elemento tem que ser implantado,podado ou retirado no seu exato momento de ciclo As vezes contrariando várias pessoas por exemplo deixando algumas elemento florir é assim atrasando o sistemas de informações no solo,então o sintropico e faca na cavera manejo direto se não a natureza faz o manejo….abraços Celso duendy
Eu gostaria imensamente de tentar aplicar isso na minha horta de folhosas, mas como tenho que abastecer diariamente os clientes não consigo imaginar como eu faria? Tenho apenas 2ha, teria que sempre reiniciar as árvores para ter sol para as hortaliças?
O conceito buscar aprender com a natureza. Nas florestas a natureza não respeita distanciamento produtivo que nossa ciência/técnica de cultivo determina.
Parabéns pelo excelente video. Tenho uma pergunta: plantas com espinhos (unha de gato, por exemplo) são evitadas na agrofloresta por dificultarem manejo?
Depende do contexto. Na Europa tem um aspargo silvestre muito, muito espinhoso, Ernst o usou cono um excelente protetor para as árvores, pois os herbívoros , principalmente domésticos (gado, ovelhas, cabras), não conseguem atravessá-lo para comer as mudas novas. Na Caatinga os cactos são muito importantes, o próprio avelós, com um látex super cáustico é muito útil. Para manejá-lo precisa proteger o corpo e usar óculos de proteção. As vezes a degradação é tão intensa q a natureza oferece espinhos para afastar o agente inoportuno, geralmente o ser humano.
Bom dia aos amigos, alguém saberia dizer se existe uma gliricidia de flores amarelas ? Desde que conheci a planta e me interessei, comecei a procurar e encontrei muitas aqui na região de Curitiba, mas todas de flor amarela, nenhuma rosa como tenho visto pelo resto do país. Não deve ser outra espécie, tem todas as características da de flor rosa(folhas, tronco, pegamento, rusticidade , vagens, rapidez) mas acho que adaptada ao frio.
El único problema real que le veo a empezar a aplicar estos principios es conseguir la semilla que exige para comenzar. Requiere inversión y recuerda la gran importancia de la semilla.
Tira uma dúvida minha: Se eu tenho uma área de fazenda e no processo final virará uma floresta... como vou produzir alimento no local depois? só para subsistência ou comércio?
Quando os homens perceberem que nao comem dinheiro, farao sintropia até no tamanho do grupo/comunidade em que vivem. Considerando que a maxima eficacia em um grupo de macacos é de 80 individuos, sendo com menos, ha fome, sendo com mais, ha briga, a maxima eficacia num grupo de humanos é de 150 pessoas, ou seja, dentro de nossa capacdade emocional de realacionamento, que gera sentimento de pertencimento e cura a maior pandemia que temos, a de depressao. O prazer de ser livre se realiza numa célula agroflorestal sintropica, um paraiso entre amigos. Bons ventos! Ernest Nobel da Paz! Parente!
Professor,conseguí comprar meu sítio, terra do bioma cerrado, como faço pra ter uma assistência de sua equipe,tenho desejo de fazer um espaço pra preservar o bioma,pois minha área tem pés de árvores nativas mais não tem frutíferas,além de pequi e barú.obgdo,no aguardo
é muita informação que não consigo entender como ele fala do sistema eu entende que tem que diversificar mas o porque das informações que o professor fala é muita coisa. como eu entendo do zero?
Considero agricultura sintrópica a mais poderosa ferramenta para se construir agroflorestas. Ou seja, agroflorestas que de fato contém os princípios e funções ecológicas que existem numa floresta complexa e diversa. Aplicando a agricultura sintrópica, geramos uma agrofloresta sintrópica. São parte de um mesmo.
Acho massa tudo isso..do nao consigo entender a sustentabilidade economica. O que se produz em quantidade significativa para comercio nesse modelo apresentado?
@@henriqueperez7187 Ótima pergunta e recorrente. Primeiramente, se entende qual planta será o carro-chefe. Essa será produzida em menor quantidade quando comparada à monocultura. Porém, será de melhor qualidade nutricional e será orgânica (sem veneno). Ainda assim vai ser produzida em quantidade considerável. Cerca de 70% dos alimentos que consumimos vem da agricultura familiar (pequenos agricultores). Além disso, pode lucrar com várias outras plantas e não ficar a mercê do mercado se seu carro-chefe perder valor. O que se economiza parando de se envenenar é considerável e ter saúde não tem preço. Além da economia precisando gastar pouco com alimentação externa e alguns produtos. Após um tempo não precisa gastar com insumos externos, como adubos e venenos, como na monocultura. Vira sustentável. Economizar é uma forma de lucrar! Pode produzir madeira pra construção de móveis, casa etc, mais produto e economia. Pode fazer beneficiamento aumentando o valor agregado do produto e tempo de prateleira. Infinitas ideias. Tudo depende do seu objetivo.
Pena q o pecuarista conve cional não tem acesso a essa consciência. A informação tá disponível mas não palatavel pq o Estado e militância escusas associam sustentável c multa coação restrição e despesas.
Estou apaixonado pelo tema , sou um cara urbano que quer viver no mato .
Aqui também o capim não gera biomassa suficiente sem adubação. ( braquiaria, meloso)
A solução foi criar linhas de arvores a cada 3 metros e entre-linhas a 1,5m com margaridão e bananeiras.
O sistema vai completar 1 ano no próximo mês, está bastante vigoroso! Foi planejado e implantado durante o curso do Cepeas em 2022. ❤🌳🌱
Perfeita a sua explicação, reflexo de quem pratica. Obrigada. Paz e bem.
Bom dia! Novamente uma aula magistral! Quero sugerir que ao mostrar o sistema com as árvores de porte, distanciar a câmera ou movimentá-la para que se veja o topo. Muito obrigado, Fernando e equipe! Vida longa ao Cepeas!! Abraços,
Excelente essa "viagem"e essa comparação. Obrigada
Fernando, acompanho seus vídeos com alegria, por sentir que está é o modelo que conseguirá trazer nossas florestas de volta, junto com o alimento orgânico que tanto precisamos.
Gostaria que você falasse sobre como aplicar esses conceitos em pequenas áreas urbanas, como jardins e floreiras. Muito obrigada por compartilhar conhecimento tão precioso❤
Muito legal mas nunca ouço do Ernst o tanto que ele estudou e aprendeu com os gigantescos e revolucionários conhecimentos da efetiva criadora da agricultura baseada em biomassa e demas contribuições , Anna Primavesi!!!
Prezado Yantojones, penso que os dois são gênios, cada um com sua genialidade. A Professora Primavesi não trabalhava com agrofloresta, ela praticamente fundou a agricultura orgânica no Brasil. Ernst aprendeu principalmente com a observação acurada da própria natureza e com as centenas de agricultores familiares que conheceu ao longo da vida.
Mas ela desenvolveu toda a base científica que o Ernst pesquisou para estruturar sua agricultura “sintrópica”. Só q ele nunca a menciona… aliás, ele tb nunca menciona a agricultura dos povos originários de onde ene tb bebeu muito, muito!
🙏 gratidão por todo esse ensinamento e gratidão pelo Ernest e por vc por difundir pra todos.
Domingo passado fiquei a ver navios, esperei a semana toda pra ver se teria vídeo hoje! Obrigado, professor Fernando!
Achei que ia ser o primeiro a ver o vídeo kkkkk, gosto demais do vídeos do Fernando de longe os melhores sobre agrofloresta!
Parabéns!
Esse vídeo é uma aula magna. Parabéns. Façam mais destes vídeos!
É fantástico esse conhecimento de vocês, parabéns!
Que cara fantástico, fez um estudo e criou ja uma base pra um certo cultivo se desenvolver 💚🍀
Mais um ótimo video Fernando, parabéns!.Você é incansável. Ao meu ver o que pega para a aplicação do conceito Goethe é a necessidade de geração de renda rápida. É um metodo que exige muita mao de obra e a diversificação também dificulta o escoamento da produção.
Grande Fernando, mais um excelente video. Acredito que um dos pilares do mundo futuro será a tecnologia da agricultura sintropica desenvolvida no Brasil
Maravilhoso!
Esse sistema vai ser a solução pra o futuro da agricultura
Interessantíssimo! Estou gostando e amando essas informações
Esse testemunho do pesquisador Antonio Nobre é muito emocionante.
Professor Fernando, estou querendo comprar um sítio, como seria implantar agricultura sintropica em terra com muita pedras? Meu maior receio é comprar terra com muito cascalho, mas não quero ignorar nenhum solo, mas tem receio com cascalho, poderia fazer vídeo especificando solos difíceis por favor?
Fernando, pelo amor de Deus, faz um vídeo sobre a rentabilidade de uma proposta produtiva de agricultura sintrópica. A falta de vídeos desse tipo me deixam com a sensacao vaga de que nao é rentavel e nao creio que seja o caso. Mas nunca encontrei nenhum material convincente sobre o assunto
Muito obrigado pelo compartilhamento de informações valorosas.
Vou iniciar uma agrofloresta proximo de uma nascente para protegê la
Adorei o video, muito explicativo! Mas desde que comecei a ler sobre agroecologia e agroflorestas e a visitar esses sistemas, em 2015, vários conceitos como estratificação, sucessao natural e poda já eram empregados.
Prezado Pablo, Ernst desenvolveu esses conceitos há mais de 40 anos.
Muito obrigado pelo conteúdo de Muito eficiência ajuda muito nós ❤
Obrigado obrigado obrigado
Professor, seus vídeos me ajudam muito! Obrigado!
Semana que vem começo minha primeira linha. Tenho frutíferas diversas como carro chefe. Mas ainda não me decidi quais serão as árvores do futuro. 😅
Agradeço a explicação prof. Rebello, levo muito em conta todas instruções do Institutos CEPEAS - minha principal fonte de (in)formação neste conceito - mas sempre me acometeu dúvida quanto às arvores "permanentes" no sistema agroflorestal, pois em algumas instâncias elas existem, em outras, são fontes de matéria. Agora compreendo, que sob o conceito Götsch, nada é estático e tudo serve para gerar matéria.
B.R.I.L.H.A.N.T.E.
É só isso que tenho a dizer a respeito desse vídeo e do conhecimento que Ernst desenvolveu!
Fantástico
Professor parabéns pela aula. Apesar de fantástico e bem sistematizado, com base no que vemos no campo e na sua argumentação eu continuo vendo o conceito de sintropia só como um aperfeiçoamento da agrofloresta
Deus abençoe a força de vontade! Parabéns sem palavras pra agradecer
Parabéns, GAIA agradece!
Fico ansioso pra ver seus vídeos.parabens fernando.belo trabalho de conscientização
Muito obrigado que aula fantástica
BOM DIA A TODOS .
Excelente e imprescindível conhecimentos. Máximo respeito!
Video fantástico! Um dos melhores. O trabalho de Fernando é Daniella foi fundamental para meu próprio projeto agroflorestal. Muito grato.
Parabéns pela divulgação desse sistema de revitalização. Grande trabalho!!!
bom dia. gosto demais dos conteudos do Fernando alem de ser um profundo conhecedor do assunto, consegue passar o aprendizado de uma maneira clara e objetiva. muito o brigado
Bom dia!!! Que Deus possa nos provê
Começar a semana se inspirando com muito conhecimento é maravilhoso.
Adoro este sr.
Gracias Fernando como siempre pertinentes y precisos los conceptos
Obrigado professor, por mais uma aula.
Por quanto tempo fica a irrigação?
E esse modelo funciona com pecuária tbm?
Parabens pelo Valioso trabalho !
👏👏👏👏👏
Sou novo no assunto, tenho 3 hectares de terra, hoje planto feijão verde, quero entender como que a agro floresta pode me ajudar a ter produtividade e escalabilidade no meu negócio.
Sugiro você adquirir o livro do Ernest gotsch, lendo ele você vai entender o conceito de agricultura sintrópica. Tenho lido bastante sobre essa forma de cultivo e garanto, vale a pena!
Queria vê lo no sertão semiárido um projeto desse
fantástico, como posso fazer sintropia em uma área de 328 m2, região de praia em Sergipe
O que fazer tenho uma app que formei as margens de um rio pra fazer o manejo comprei uma motoserra aí começou os problemas a ambiental não autorizou pois não poço por ter uma app como agir gratidão
Excelente vídeo. Excelente discussão.
Parabéns! Obrigado!!!
Mestre, aquelas árvores frutíferas que estavam todas juntas pequenas, você muda elas de lugar depois ou só vai podando e deixa a que você quer?
Cuando los subtitulos en español!
Puxa, eu não sabia que tinha diferença.
Bom dia, o acabaxi tem qual função?
conteúdo espetacular
Olá!! Para implementar um sistema sintrópico em uma área de mata virgem, onde já tem um equilíbrio ecológico - Clímax, como faz a implementação de novas culturas?? Faz poldas? Retira as árvores nativas em linha ??
Los sistemas agroforestales denominados en Brasil como " Agrofloresta" Son parte de los sistemas agroforestales. Hay 8 atributos que caracterizan los sistemas agroforestales..La agricultura Sintropica se fundamenta en la concepción Dinámica, funcional y estructural de los Bosques naturales...En los sistemas agroforestales existe un arreglo que se denomina "sistema de Sucesión natural asistida o dirigida"..
Muito bom
Valeu, muito bom!
O que vc diz sobre a produção de abubo verde com a ora pro nobis, bananeira e as babosas? Meus melhores adubos são feitos com elas, e tbm jasmim dos brejos e uma muito parecida de folhas mais carnudas e flor tipo bastão e abóboras.
Penso que agrofloresta tem vários modelos de implantação que o caracteriza como agro-floresta
E o sistema sintropico vem com um conceito mais complexo onde se aprofundando mais o compromisso de cada elemento tem que ser implantado,podado ou retirado no seu exato momento de ciclo
As vezes contrariando várias pessoas por exemplo deixando algumas elemento florir é assim atrasando o sistemas de informações no solo,então o sintropico e faca na cavera manejo direto se não a natureza faz o manejo….abraços Celso duendy
Eu gostaria imensamente de tentar aplicar isso na minha horta de folhosas, mas como tenho que abastecer diariamente os clientes não consigo imaginar como eu faria? Tenho apenas 2ha, teria que sempre reiniciar as árvores para ter sol para as hortaliças?
vejo em nosso canal o filme horticultura agroflorestal com Lucas Bevilaqua.
Amigo, essas árvores do vídeo, não estão plantadas muito perto ?
O conceito buscar aprender com a natureza. Nas florestas a natureza não respeita distanciamento produtivo que nossa ciência/técnica de cultivo determina.
Parabéns pelo excelente video. Tenho uma pergunta: plantas com espinhos (unha de gato, por exemplo) são evitadas na agrofloresta por dificultarem manejo?
Depende do contexto. Na Europa tem um aspargo silvestre muito, muito espinhoso, Ernst o usou cono um excelente protetor para as árvores, pois os herbívoros , principalmente domésticos (gado, ovelhas, cabras), não conseguem atravessá-lo para comer as mudas novas. Na Caatinga os cactos são muito importantes, o próprio avelós, com um látex super cáustico é muito útil. Para manejá-lo precisa proteger o corpo e usar óculos de proteção. As vezes a degradação é tão intensa q a natureza oferece espinhos para afastar o agente inoportuno, geralmente o ser humano.
Agradeço sua tenção.@@cepeas2219
Bom dia aos amigos, alguém saberia dizer se existe uma gliricidia de flores amarelas ? Desde que conheci a planta e me interessei, comecei a procurar e encontrei muitas aqui na região de Curitiba, mas todas de flor amarela, nenhuma rosa como tenho visto pelo resto do país. Não deve ser outra espécie, tem todas as características da de flor rosa(folhas, tronco, pegamento, rusticidade , vagens, rapidez) mas acho que adaptada ao frio.
El único problema real que le veo a empezar a aplicar estos principios es conseguir la semilla que exige para comenzar. Requiere inversión y recuerda la gran importancia de la semilla.
Preciso de consultoria, por favor 🙏🏻
Tira uma dúvida minha: Se eu tenho uma área de fazenda e no processo final virará uma floresta... como vou produzir alimento no local depois? só para subsistência ou comércio?
A proposta determina o design. Podemos produzir grãos com linhas de arvores, criar aninais com 2 mil arvores por hectare.
Quando os homens perceberem que nao comem dinheiro, farao sintropia até no tamanho do grupo/comunidade em que vivem. Considerando que a maxima eficacia em um grupo de macacos é de 80 individuos, sendo com menos, ha fome, sendo com mais, ha briga, a maxima eficacia num grupo de humanos é de 150 pessoas, ou seja, dentro de nossa capacdade emocional de realacionamento, que gera sentimento de pertencimento e cura a maior pandemia que temos, a de depressao. O prazer de ser livre se realiza numa célula agroflorestal sintropica, um paraiso entre amigos. Bons ventos! Ernest Nobel da Paz! Parente!
Professor,conseguí comprar meu sítio, terra do bioma cerrado, como faço pra ter uma assistência de sua equipe,tenho desejo de fazer um espaço pra preservar o bioma,pois minha área tem pés de árvores nativas mais não tem frutíferas,além de pequi e barú.obgdo,no aguardo
Prezado Ivan, mande uma mensagem para nosso email: cepeascontato@gmail.com
Boa noite, mndo sim mas tenho solicitar a assistência ou é só pra pedir informações???
Esse sistema pode ser implementado com frutíferas cítricas no RS?
Com certeza, fizemos um curso em setembro em Gravataí, na Agroflorestaria Tarumim. O potencial do RS é infinito.
@@cepeas2219 👍
@@marcot.7927 Veja também o sítio natural na regiao metropolitana de Porto Alegre, da Cristina e do Roger, estão fazendo um ótimo trabalho.
Boa tarde, sigo o canal a anos, teria o canal do casal para poder apreciar? Sou de SC, perto
é muita informação que não consigo entender como ele fala do sistema eu entende que tem que diversificar mas o porque das informações que o professor fala é muita coisa. como eu entendo do zero?
Talvez algumas cartilhas ou livros do assunto.
👏👏👏🌱🌱🌱
Considero agricultura sintrópica a mais poderosa ferramenta para se construir agroflorestas.
Ou seja, agroflorestas que de fato contém os princípios e funções ecológicas que existem numa floresta complexa e diversa.
Aplicando a agricultura sintrópica, geramos uma agrofloresta sintrópica. São parte de um mesmo.
Acho massa tudo isso..do nao consigo entender a sustentabilidade economica. O que se produz em quantidade significativa para comercio nesse modelo apresentado?
@@henriqueperez7187 Ótima pergunta e recorrente. Primeiramente, se entende qual planta será o carro-chefe. Essa será produzida em menor quantidade quando comparada à monocultura. Porém, será de melhor qualidade nutricional e será orgânica (sem veneno). Ainda assim vai ser produzida em quantidade considerável. Cerca de 70% dos alimentos que consumimos vem da agricultura familiar (pequenos agricultores).
Além disso, pode lucrar com várias outras plantas e não ficar a mercê do mercado se seu carro-chefe perder valor.
O que se economiza parando de se envenenar é considerável e ter saúde não tem preço. Além da economia precisando gastar pouco com alimentação externa e alguns produtos. Após um tempo não precisa gastar com insumos externos, como adubos e venenos, como na monocultura. Vira sustentável. Economizar é uma forma de lucrar!
Pode produzir madeira pra construção de móveis, casa etc, mais produto e economia.
Pode fazer beneficiamento aumentando o valor agregado do produto e tempo de prateleira. Infinitas ideias. Tudo depende do seu objetivo.
Não seria uma monocultura de café?
Pena q o pecuarista conve cional não tem acesso a essa consciência. A informação tá disponível mas não palatavel pq o Estado e militância escusas associam sustentável c multa coação restrição e despesas.
eu só tenho preconceito do eucalipto hehe acho que ele não colabora, é muito egoísta
Ernst gotsch não inventou nada de novo...o que ele conseguiu foi fazer a agrofloresta chegar a mais pessoas.
Bom dia professor e obrigado
Excelentes ensinamentos, quando vai ter um curso próximo de salvador-ba? @cepeas2219