Bom dia povo agroflorestor. assistir uma aula dessa é um presente. Já estou iniciando um sistema agroflorestal sintrópico aqui no meu sítio e esse conhecimento que o Fernando Rebelo traz a cada vídeo, tem agregado muito para meus acertos. Gratidão, no aguardo de outros vídeos.
Fernando Rebelo genial, tudo que sei aprendi com ele e com Namaste. Passei a doar pra CEPEAS por conta do Fernando. É meu professor, merece ser remunerado, mesmo que agora eu não possa doar muito. Por favor, continue esse trabalho maravilhoso...
Muito bom mesmo este video. Muito grata a vocés. Aqui no Uruguai não tem muito agricultura sintrópica. Mais ja tem gente fazendo. Eu entendo bastante bem o portugués, mais tem alguns términos q ainda não entendo. Mais ja irei entendendo. Faz tempo q eu sigo a cepeas. Muito obrigada
Excelente conteudo. Jóia rara para quem busca sustentabilidade na produção da vida. Perfeitamente replicável se utilizado de forma inteligente em qualquer contexto. Parabens!
Ótimo video, seu conteúdo tem uma qualidade excepcional, sobre o estrato rasteiro estou fazendo alguns esperimentos numa area de mil metros quadrados que tenho com foco no estrato rasteiro usando araruta e açafrão da terra e fiz o que vc falou nesse video, tirei do estrato baixo q era a jabuticaba e a pitanga pra colocar no rasteiro. Aqui é mata Atlântica na praia de São paulo, numa cidade chamada Itanhaém
Parabéns pelo trabalho👏🏼👏🏼👏🏼por favor poderi filmar uma poda de todos os extratos e suas respectivas porcentagens,? Aqui pro cerrado em transição pra Amazônia como seria??
Bom dia. Muito bom. Moro em Santa Catarina. E aqui ainda não conheço ninguém que planta agrofloresta. E não sei cais espécies para iniciar e onde como encontrar sementes e mudas na minha região. Se alguém souber de alguém que planta agrofloresta no auto vale de Santa Catarina. Poder me responder agradeço. Obrigado. Parabéns pelos vídeos.
Comecei um plano de implantação de uma agrofloresta com mamona e fiz uma cobertura em linha com palha de milho, e nesse período de chuva plantei banana, mas não tenho como irrigar
Continue plantando mais banana e espécies de raizes profundas como mandioca, não irá necessitar de irrigação, por conta da umidade do solo em prazo continuo.
Cara, vc é demais! Muito obrigado por compartilhar todo esse conhecimento. Fernando, uma dúvida: somos, praticamente, vizinhos do Fabrício da Zalaz (Fazenda Santa Terezinha em Paraisópolis, MG) e sinto um pouco a falta de informações mais relacionadas ao nosso bioma aqui da região serrana do Sul de Minas. Sei que vc não é daqui, mas seria possível fazer um vídeo dando dicas voltadas para a nossa região? Existe alguma poda que ajude contra geada e granizo?
Vamos dar um curso no Instituto Origem de 12 a 15 de novembro de 2022 (São Tomé das Letras-MG). Você pode se inscrever para o próximo, ou visitar o Instituto Origem, procure o site deles.
Boa tarde Fernando! Parabéns pela dedicação e pelo resultado do seu trabalho! Estou procurando o vídeo em que vc fala sobre o trabalho de Ernest na recuperação/diversificação de um coqueiral. Onde ele entrou com citrus e bananeira. Poderia me informar qual é o vídeo? Muito obrigado.
Acho que não temos esse video, uma consultoria que ele deu no Ceará, recomendou de plantar a cada 4,5m neen alternando com caju, na linha plantando de metro em metro neen e alternando com mandioca. Assim no meio das ruas de coco, o qual estava plantado 9m x9m, teria linhas de neen e caju , plantados 9x1m e nas linhas do neen e do caju tem mandioca a cada metro. Ou seja coco>4,5m>caju.4,5m>coco>4,5m>nenn>4,5m>coco...... e na linha do neen e na linah do caju, teria mandioca de metro em metro alternando com o neen a cada metro e na linha do caju com caju a cada metro. E plantar capim green panic nas entrelinhas, pois é mais resistente à seca que o mombaça.
Fernando, parabéns por suas pesquisas e pelos conhecimentos que divide para todos. Quero iniciar uma Agrofloresta, meu objetivo é o café, mas vou plantar eucaliptos e mogno africano pensando na madeira para o futuro. As pessoas me dizem que é proibido derrubar estas árvores isso procede?
Não procede, o código florestal permite você cortar qualquer árvore que você plantar, mas você precisa registrar seu plantio no órgão ambiental do seu Estado, se você incluiu árvores nativas do seu bioma. No seu caso, eucalipto e mogno africano são exóticos, mas seria bom consultar o órgão ambiental do seu Estado para evitar de no futuro, você não poder cortar porque não registrou o plantio.
No telegram tem um grupo chamado "Permacultura e Agrofloresta", lá tem vários materiais em PDF e um deles é uma tabela com várias espécies. Não tem todas mas o que tem já ajuda mt. Tem estrato e tempo de vida e colheita. Se vc usar telegram é só pesquisar o nome desse grupo q vc acha
Boa noite, sou umberto judson, moro na região de Irecê Bahia, e gostaria de ver algo que representa a sintorpia para nossa região, pois o que foi apresentado para a caatinga não acho que está de acordo com o nosso clima e solo
cada ecossistema demanda uma forma de abordagem própria, na Caatinga pode ser cactos, no Cerrado, carvoeiro, na Amazônia, castanha, na Mata Atlântica, cajá mirim, no Sul, Araucária, cada lugar tem suas peculiaridades e muitas vezes temos espécies curinga, que crescem bem em diferentes biomas.
você precisa andar pelas florestas e observar como as árvores se comportam sob a copa de outras arvores. Até praças públicas ajudam, onde as árvores estão próximas, observe o vigor de parte da copa a pleno Sol e outra parte da copa sendo sombreada, onde ela está mais bonita, isso já é um sinal de qual estrato a árvore pertence.
Divide o número de espécies desejadas por extrato e soma todas , ai divide por 10.000m (1ha) ou faz a conta por linha 100Ax100L Exemplo Uma área de 1ha de café extrato baixo, Abacate médio/Alto, Araucária Emergente. Café entro com 3/3 + entre linha (999 - 300 de linha de manejo) 700 por hectare (pode tirar 200 pra entrada de banana no consórcio. Abacate 5/5 200 por hectare Araucária 10/10 100 por hectare
Acredito que para a agricultura sintropica pegar de vez, virar a moda, as pessoas que tem conhecimento sobre o assunto tem que mostrar números, resultados. Para que vejam que vale mais produzir com agricultura sintropica do que com a agricultura tradicional. Ficar só falando que é melhor para a natureza e para o planeta não vai fazer que grandes latifúndios venham a mudar a forma de plantar. Exemplo na agricultura tradicional uma pessoa consegue colocar 12 alfaces por metro quadrado e vende a 3 reais, com a colheita a cada 30 dias e com um gasto de X. E na agricultura sintropica?
Prezado Johnnie, primeiro passo é ecoalfabetizar as pessoas, para elas entenderem como a Natureza funciona, estamos aqui no CEPEAS ainda nessa fase, mas trabalhando arduamente para mostrar números, mas você pode visitar alguns lugares como a fazenda Ouro Fino de Henrique Souza, o sítio Semente, Sítio Raiz, a Fazenda Mata do Lobo e muitos outros que fizeram uma transição da agricultura convencional ou orgânica para a agricultura regenerativa e com certeza existem muitos outros, mas que não conhecemos. Com relação a grandes áreas, ainda não temos todas as máquinas adaptadas para trabalhar em ambientes arbóreos, mas você há de concordar conosco que isso deveria ser a prioridade número um de governos e nações inteiras e não depender apenas de uma pessoa física (Ernst Götsch) ou alguns gatos pingados. Outro motivo de isso não ser muito energicamente divulgado ou enfatizado em nossa sociedade com a devida urgência, é porque vivemos em uma sociedade de consumo e quando se propõe modelos onde os agricultores se tornam "apenas" guardiães da biodiversidade e exportadores de recursos alimentares e não consumidores, ou importadores de recursos, isso atrapalha toda a engrenagem do mercado consumista que vivemos. Como fazer marketing de algo que o maior insumo é o conhecimento e não um adubo, ou pesticida que o agricultor precisa comprar ?
@@cepeas2219 Seria interessante um vídeos de colheita, até hoje não encontrei um vídeo bacana de agrofloresta adulta (vou colocar aqui arbitrariamente mais de 5 anos) colhendo os frutos, geralmente vi colheita de grãos (início do sistema) ou pequenas colheitas isoladas, um vídeos mostrando na pŕatica a abundância seria muito interessante, quero dizer imagina um caminha de frutos diversos? Seria muito legal de ver, ainda não encontrei esse vídeo, só coisas isoladas ou manejo...
Obrigado professor!!
Lhe sou grato por esse despertar matinal com ensinamentos tão valorosos para nossa formação em agricultura sintrópica .
Parabéns, comecei com o que tenho, estou transformando um pomar em agrofloresta.
What you have explain here is gold 🙏 Gratidao pelo esfuerzo y trabalhio constante Fernando !
Bom dia povo agroflorestor. assistir uma aula dessa é um presente. Já estou iniciando um sistema agroflorestal sintrópico aqui no meu sítio e esse conhecimento que o Fernando Rebelo traz a cada vídeo, tem
agregado muito para meus acertos. Gratidão, no aguardo de outros vídeos.
Gratidão irmão! Esse trabalho é futurista de uma Terra Nova Regenerada.
Boa noite Fernando, como e quando podar o cajueiro no sistema com café. Obrigado!
Ótimo vídeo explicando com clareza e objetivo sobre esse assunto interessante. João Pessoa-PB nordeste do Brasil
Esse é o único canal, que posso dar like antes de assistir o vídeo sem medo, só conteúdo fera !
Vdd é aprender com as plantas!!!!!
Fernando Rebelo genial, tudo que sei aprendi com ele e com Namaste. Passei a doar pra CEPEAS por conta do Fernando. É meu professor, merece ser remunerado, mesmo que agora eu não possa doar muito. Por favor, continue esse trabalho maravilhoso...
Gratidão, Maurício, por sua generosidade.
Muy bien explicado, me gustaría estudiar y aprender sobre agricultura sintropica. Muchas gracias
amigo quais as arvores boas de poda, faz um video sobre para cada estrato
Muito bom mesmo este video. Muito grata a vocés. Aqui no Uruguai não tem muito agricultura sintrópica. Mais ja tem gente fazendo. Eu entendo bastante bem o portugués, mais tem alguns términos q ainda não entendo. Mais ja irei entendendo. Faz tempo q eu sigo a cepeas. Muito obrigada
Muito bem explicado, obrigado!!! Espírito Santo do Pinhal-SP.
Excelente conteudo. Jóia rara para quem busca sustentabilidade na produção da vida. Perfeitamente replicável se utilizado de forma inteligente em qualquer contexto. Parabens!
Simplesmente fantástico!
Logo cedo com uma aula top dessas, muito agradecido!
Sempre muito bom aprender contigo Fernando.
Obrigado, Fernando. Muito didático e esclarecedor. É muito difícil entender a dinâmica da estratificação.
Vídeo fantástico ,São Paulo capital !
Bom dia! Estou indo pra Caatinga. Preciso entender neste território
Professor maravilhoso
Incrível os vídeos do CEPEAS, didática super boa! Valeu professor!!
Maravilhoso👏👏👏gratidão🙏🙏🙏
Excelente vídeo Professor Fernando, sua didática auxiliou muito na compreensão.
Excelente explicação 👏👏👏👏👏👏👏
Explicações sempre claras e objetivas. Muito obrigada.
Ótimo trabalho parabéns pelos esclarecimentos
Material valioso, mas gostaria que voce tambem desse exemplos para regiao Sul. Estou em Santa Catarina proximo do litoral. Noz pecan é um bom exemplo
Excelente!! Muito obrigado, de coração!
Valeu Fernando! Dicas preciosas!
Parabéns Professor
Ótimo video, seu conteúdo tem uma qualidade excepcional, sobre o estrato rasteiro estou fazendo alguns esperimentos numa area de mil metros quadrados que tenho com foco no estrato rasteiro usando araruta e açafrão da terra e fiz o que vc falou nesse video, tirei do estrato baixo q era a jabuticaba e a pitanga pra colocar no rasteiro.
Aqui é mata Atlântica na praia de São paulo, numa cidade chamada Itanhaém
Sensacional a sua didática! Parabéns pelo trabalho!!!
O Fernando é ótimo.
Lição fantastica, um grande professor, muito Obrigado.
Excelente exposição! Didático. Parabéns pelo se trabalho.
Explicação sensacional! Muito obrigado, sempre tive essa dúvida ( de qto podar).
Abs
Parabéns pelo trabalho👏🏼👏🏼👏🏼por favor poderi filmar uma poda de todos os extratos e suas respectivas porcentagens,? Aqui pro cerrado em transição pra Amazônia como seria??
Como deve se plantar as linhas em relação ao sol ?
Muito bom!
Muito esclarecedor!!!
Bom dia. Muito bom. Moro em Santa Catarina. E aqui ainda não conheço ninguém que planta agrofloresta. E não sei cais espécies para iniciar e onde como encontrar sementes e mudas na minha região. Se alguém souber de alguém que planta agrofloresta no auto vale de Santa Catarina. Poder me responder agradeço. Obrigado. Parabéns pelos vídeos.
Comecei um plano de implantação de uma agrofloresta com mamona e fiz uma cobertura em linha com palha de milho, e nesse período de chuva plantei banana, mas não tenho como irrigar
Continue plantando mais banana e espécies de raizes profundas como mandioca, não irá necessitar de irrigação, por conta da umidade do solo em prazo continuo.
Aqui na Bahia podamos o cacau de setembro a Fevereiro
Parabéns !!!
Professor e quando seria uma boa época para a realização da poda drástica na região de Araruama, interior do estado do Rio de Janeiro?
Cara, vc é demais! Muito obrigado por compartilhar todo esse conhecimento.
Fernando, uma dúvida: somos, praticamente, vizinhos do Fabrício da Zalaz (Fazenda Santa Terezinha em Paraisópolis, MG) e sinto um pouco a falta de informações mais relacionadas ao nosso bioma aqui da região serrana do Sul de Minas. Sei que vc não é daqui, mas seria possível fazer um vídeo dando dicas voltadas para a nossa região? Existe alguma poda que ajude contra geada e granizo?
Vamos dar um curso no Instituto Origem de 12 a 15 de novembro de 2022 (São Tomé das Letras-MG). Você pode se inscrever para o próximo, ou visitar o Instituto Origem, procure o site deles.
Muito obrigado ;)
Valeu!
❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Boa tarde Fernando! Parabéns pela dedicação e pelo resultado do seu trabalho!
Estou procurando o vídeo em que vc fala sobre o trabalho de Ernest na recuperação/diversificação de um coqueiral. Onde ele entrou com citrus e bananeira. Poderia me informar qual é o vídeo? Muito obrigado.
Acho que não temos esse video, uma consultoria que ele deu no Ceará, recomendou de plantar a cada 4,5m neen alternando com caju, na linha plantando de metro em metro neen e alternando com mandioca. Assim no meio das ruas de coco, o qual estava plantado 9m x9m, teria linhas de neen e caju , plantados 9x1m e nas linhas do neen e do caju tem mandioca a cada metro. Ou seja coco>4,5m>caju.4,5m>coco>4,5m>nenn>4,5m>coco...... e na linha do neen e na linah do caju, teria mandioca de metro em metro alternando com o neen a cada metro e na linha do caju com caju a cada metro. E plantar capim green panic nas entrelinhas, pois é mais resistente à seca que o mombaça.
Fernando, parabéns por suas pesquisas e pelos conhecimentos que divide para todos. Quero iniciar uma Agrofloresta, meu objetivo é o café, mas vou plantar eucaliptos e mogno africano pensando na madeira para o futuro. As pessoas me dizem que é proibido derrubar estas árvores isso procede?
Não procede, o código florestal permite você cortar qualquer árvore que você plantar, mas você precisa registrar seu plantio no órgão ambiental do seu Estado, se você incluiu árvores nativas do seu bioma. No seu caso, eucalipto e mogno africano são exóticos, mas seria bom consultar o órgão ambiental do seu Estado para evitar de no futuro, você não poder cortar porque não registrou o plantio.
@@cepeas2219 precisa de permissão mesmo pra poda? Mesmo pra poda precisa registro?
Muito grato
Grato pelas dicas.
Como a linha deve ficar com relação ao Sol?
Qual o tempo (dias)/mão de obra necessário para podar e manejar a matéria orgânica em metros de linha mais adiantado como você explicou ?
Como determinar a época da poda drástica? Logo após a colheita do carro chefe?
👏 👏👏👏🌱🌱🌱🌱
Fernando, como identificar a qual estrato uma planta pertence?
@Airton Luna valeu pela dica!!
Professor onde eu encontro um PDF explicando o estrato por espécie?
No telegram tem um grupo chamado "Permacultura e Agrofloresta", lá tem vários materiais em PDF e um deles é uma tabela com várias espécies. Não tem todas mas o que tem já ajuda mt. Tem estrato e tempo de vida e colheita. Se vc usar telegram é só pesquisar o nome desse grupo q vc acha
@@eduardadelemos3757 ok muito obrigado pela dica.
Qual seria a época ideal para poda drástica na Mata atlântica (RJ)?
Seria bom saber o que você tem plantado, ou quer plantar.
Boa noite, sou umberto judson, moro na região de Irecê Bahia, e gostaria de ver algo que representa a sintorpia para nossa região, pois o que foi apresentado para a caatinga não acho que está de acordo com o nosso clima e solo
Ele lançou uma série de vídeos sobre agrofloresta na caatinga recentemente.
Está muito boa amigo.
Acredito que até o café e o cacau pode ser cultivado se for implantado uma floresta que não seja apenas cactos como Palma e mandacaru
cada ecossistema demanda uma forma de abordagem própria, na Caatinga pode ser cactos, no Cerrado, carvoeiro, na Amazônia, castanha, na Mata Atlântica, cajá mirim, no Sul, Araucária, cada lugar tem suas peculiaridades e muitas vezes temos espécies curinga, que crescem bem em diferentes biomas.
Como eu identifico o extrato de uma planta?
você precisa andar pelas florestas e observar como as árvores se comportam sob a copa de outras arvores. Até praças públicas ajudam, onde as árvores estão próximas, observe o vigor de parte da copa a pleno Sol e outra parte da copa sendo sombreada, onde ela está mais bonita, isso já é um sinal de qual estrato a árvore pertence.
Como adquirir esse livro
você pode comprar aqui www.lojaplantandoflorestas.com
Como eu chego a os cálculos matemáticos de que os estratos dão essa porcentagem???? Emergente 20%, alto 40%, médio 60% e baixo 80%????????
Divide o número de espécies desejadas por extrato e soma todas , ai divide por 10.000m (1ha) ou faz a conta por linha 100Ax100L
Exemplo
Uma área de 1ha de café extrato baixo, Abacate médio/Alto, Araucária Emergente.
Café entro com 3/3 + entre linha (999 - 300 de linha de manejo) 700 por hectare (pode tirar 200 pra entrada de banana no consórcio.
Abacate 5/5 200 por hectare
Araucária 10/10 100 por hectare
Acredito que para a agricultura sintropica pegar de vez, virar a moda, as pessoas que tem conhecimento sobre o assunto tem que mostrar números, resultados. Para que vejam que vale mais produzir com agricultura sintropica do que com a agricultura tradicional. Ficar só falando que é melhor para a natureza e para o planeta não vai fazer que grandes latifúndios venham a mudar a forma de plantar. Exemplo na agricultura tradicional uma pessoa consegue colocar 12 alfaces por metro quadrado e vende a 3 reais, com a colheita a cada 30 dias e com um gasto de X. E na agricultura sintropica?
Prezado Johnnie, primeiro passo é ecoalfabetizar as pessoas, para elas entenderem como a Natureza funciona, estamos aqui no CEPEAS ainda nessa fase, mas trabalhando arduamente para mostrar números, mas você pode visitar alguns lugares como a fazenda Ouro Fino de Henrique Souza, o sítio Semente, Sítio Raiz, a Fazenda Mata do Lobo e muitos outros que fizeram uma transição da agricultura convencional ou orgânica para a agricultura regenerativa e com certeza existem muitos outros, mas que não conhecemos. Com relação a grandes áreas, ainda não temos todas as máquinas adaptadas para trabalhar em ambientes arbóreos, mas você há de concordar conosco que isso deveria ser a prioridade número um de governos e nações inteiras e não depender apenas de uma pessoa física (Ernst Götsch) ou alguns gatos pingados. Outro motivo de isso não ser muito energicamente divulgado ou enfatizado em nossa sociedade com a devida urgência, é porque vivemos em uma sociedade de consumo e quando se propõe modelos onde os agricultores se tornam "apenas" guardiães da biodiversidade e exportadores de recursos alimentares e não consumidores, ou importadores de recursos, isso atrapalha toda a engrenagem do mercado consumista que vivemos. Como fazer marketing de algo que o maior insumo é o conhecimento e não um adubo, ou pesticida que o agricultor precisa comprar ?
@@cepeas2219 Seria interessante um vídeos de colheita, até hoje não encontrei um vídeo bacana de agrofloresta adulta (vou colocar aqui arbitrariamente mais de 5 anos) colhendo os frutos, geralmente vi colheita de grãos (início do sistema) ou pequenas colheitas isoladas, um vídeos mostrando na pŕatica a abundância seria muito interessante, quero dizer imagina um caminha de frutos diversos? Seria muito legal de ver, ainda não encontrei esse vídeo, só coisas isoladas ou manejo...
Tendi nada 😒
% de sombra exercida pelas plantas do estrato ou % de sombra incidindo sobre as plantas do estrato?