Essa casa foi mesmo uma das primeiras do Brasil e é revolucionária e disruptiva para a época. A primeira casa estilo Bauhaus do Brasil e até da América Latina fica na cidade de São Paulo, na rua Santa Cruz, no bairro da Vila Mariana. Foi projetada em 1927 e construída em 1928 pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik para ser sua residência e de sua esposa. Hoje, ela também é tombada como patrimônio histórico e toda a propriedade se tornou um parque, Parque Modernista, e a casa permanece aberta a visitação.
A primeira casa modernista do Brasil é a desenhada por Gregori Warshavisk e construida em 1927 no bairro da Vila Mariana em São Paulo. Hoje é um Parque que fica ao lado da estação Shopping Santa Cruz do metrô
Modernismo e todas suas variantes, e tudo que veio depois dela, foram uma desgraçada onde quer tivesse sido construída. Na Europa está havendo uma avivamento da boa estética, voltado para os mais diversos estilos tradicionais e que as pessoas amam. As pessoas estão cansadas de tanta feiura nas cidades.
Não conhecia e adorei saber. Obrigada por compartilhar seu conhecimento sobre a cidade. Como você disse, a casa era muito inovadora para a época e traz conceitos que somente seriam incorporados muitos anos depois.
Muito boa reportagem documental. Muito bom o seu trabalho. Resgate de informações e características históricas, muito importantes, num contexto cultural. Parabéns.
A pintura é original da época, Sr. e Sra. Kirchgassner(Fritz e Hilda) eram a pura aristocracia alemã em "CWB". Um casal fantástico. Um projeto arquitetônico (interno) que não oferece espaços ócios, espetacular Obs.: Sr Frederico era da Colônia Hansa-Humboldt (hoje Corupá SC), Sra. Hilda Baldur (Baden Baden- Alemanha)
Parabéns pela elucidação e explanação a respeito desta bela e enigmática casa. Simplesmente linda!. Desejo que a mantenham segura para que não venha a ser usada por pessoas em situação de rua e incendiada como já ocorreu em outros ícones em nossa Curitiba. Parabéns!
Se eu passasse na frente dela, iria pensar que é mais uma casa que usou art déco na fachada kkk achei as plantas interessantes, pois se percebe que a casa foi projetada especificamente para o uso do dono e de seu trabalho. Na época, as casas tinham uma planta mais padronizada, seguindo o modelo colonial. Ter um quarto de hóspedes no térreo era algo impensável, por conta de não haver tecnologia para impermeabilizar, o q deixava os cômodos térreos úmidos. A questão da suíte realmente é revolucionária. Na época, somente os palácios e edifícios mais luxuosos tinham um banheiro dedicado para o quarto. Não que fosse falta de infraestrutura dos prédios, mas sim um costume, pois a população estava na era "higienista" e achavam um nojo ter um banheiro perto do quarto (os penicos já não eram mais usados).
Lembrando que uma casa com esse estilo de “telhado” em países muito frios, como a Alemanha, seria um grande problema pois não haveria o escoamento da neve…
Algo que talvez tenha passado desapercebido: seca casa é tombada porque está com essa aparência de abandono? Isso é o que os gestores públicos chamam de " Rosto da Cidade"? Poderia estar viva com uma nova e limpa calçada servindo a um escritório de arquitetura, cabeleireiro, advocacia...
Parabéns pela iniciativa de mostrar essa casa que faz parte do patrimônio histórico da cidade. Levando-se em conta alguns comentários pode-se perceber que quase 100 anos depois ela continua avançada.
Uma dica de matéria: Curitiba tem muitas casas com arquitetura típica dos anos 70, concreto, aço e vidro….algo Brasil modernista…seria muito bom um review desses estilo típico. Vídeo excelente.
Infelizmente, Curitiba estar na vanguarda de alguma coisa sempre foi fora do padrão. Lerner conseguiu criar uma fama aparentemente perpétua de cidade inovadora, mas ele mesmo foi uma das poucas exceções. É uma cidade extremamente conservadora e reacionária, contrária à verdadeira inovação. O próprio Lolô Cornelsen, grande arquiteto curitibano, teve seus projetos modernistas chamados de "comunistas" pelo próprio pai
Olá, voce confundiu no video duas casas. Essa amarela foi a primeira projetada pelo Frederico mas voce mostrou fotos antigas e plantas de outra casa projetada para o irmão dele (Bernardo), a outra casa (menos feia) fica na Visconde de Nacar, 93 e é rosa. Está bem conservada atualmente... Inclusive a casa rosa tem janelas maiores e é bem diferente dessa amarela na parte superior...
Infelizmente a rede de distribuição aérea da COPEL compromete a arquitetura da cidade. Existe um projeto de implantação de uma rede subterrânea para a região central de Curitiba, mas até agora não saiu do papel.
Concreto armado tem seus tendões de Aquiles, o mais comum é a ferrugem. A construção me parece muito suscetível a infiltrações. Está de pé a que custo?
Aí veio o Oscar Niemeyer, revolucionando tudo (isso não foi um elogio) e criando arquiteturas que não parecem servir ao que deveriam - e a Igreja da Pampulha é o maior exemplo entre todos...
Científico e racional Beraldo? Imagina uma casa sem telhado, apenas lage de concreto em uma cidade extremamente chuvosa...devem ter sofrido com muita infiltração e goteiras. Telhas de barro propiciam um melhor conforto térmico, além de escoarem as águas das chuvas. Até os lambrequins que a princípio parecem apenas ornamentação tem função, assim como as gárgulas.
Sim, do sentido de minimizar elementos decorativos a formatos mais funcionais e de racionalizar a expressão dos materiais. claro que isso seria aprimorado nos próximos anos.
Fico imaginando o furor que essa casa fez em Curitiba, na época em que foi construída. 😂 Excelente vídeo e informações. Parabéns! (triste ver tantas e tantas pichações, numa cidade incrível e linda como Curitiba) 😢
Modernismo Brasileiro na epoca seria o que para nos hoje similar com o movimento de Linguagem Neutra da língua portuguesa. Porem na epoca voltada a arquitetura brasileira, o modernismo brasileiros veio com a ideia de ruptura da arquitetura classica. Na minha opinião do que sobrou da arquitetura classica brasileira, acho muito mais bonita e imponente que a arquitetura modernista. Como por exemplo o theatro municipal do rio de janeiro, que é algo belíssimo. Se nao fosse o modernismo teriamos cidades mais bonitas e bem mais funcionais, fico imaginando Brasília como seria dislumbrande aqueles predios na arquitetura classica. Seria padrao Europa.
Não é bem assim, o modernismo brasileiro quis sobretudo romper com padrões europeus. Mesmo na arquitetura houve muito estudo das tradições indígenas e populares para que pudessem ser incorporados. Nas outras artes nem se fala
@beraldoanda sim, tudo bem, mais na minha opinião é um estilo que não faz muito sentido, totalmente desequilibrado, tu pega o Sesc Pompeia que é uma subdivisão do modernismo brasileiros voltado mais para o brutalismo, tu olha pra isso, vem algo bonito nisso? Até uma fábrica é mais bonita que o Sesc Pompeia, algo que parece que a pessoa tava perturbando quando projetou, porque a essência que vejo é algo feito para chamar a atenção, não de um jeito bom, mais de um jeito agressivo e depravado. Tu compara isso com Pinacoteca por exemplo, é algo que você olha e é agradável, tu perde tempo só olhando a fachada e os detalhes da fachada. Os detalhes é que faz toda a diferença, para mim o modernismo de fato contribuiu para o desenvolvimento de novas tecnologia voltadas a área civil, porém na arquitetura ficou bem desconexos, não é algo agradável, para mim foi um movimento que contribuiu para as tecnologias do setor, porém a sua materialização ficou bem confusa, na época até poderia ser algo inovador, mais hoje vejo como um desperdício de oportunidade. Pega Brasília por exemplo, capital do Brasil, ápice do modernismo brasileiros, não existe quase nenhum estrangeiro visitando Brasília, a maioria é para negócios ou política, mais para visitas mesmos são poucos. Pega por exemplo, Rio de Janeiro, cidade mais visitadas por estrangeiros, estilo Colonial, Neoclássico e Eclético. São Paulo: Neo Gótico, Art Deco Foz do Iguaçu: Funcionalista e Moderna Salvador: colonial barroco, moderno tropicalista. Florianópolis: Colonial Portuguesa, Rústico, tradicional, contemporâneo. Recife: barroco, contemporâneo. Porto Alegre: Neoclássico e Eclético Curitiba: Eclético, Art Deco, contemporâneo, Urbanista inovador. Fortaleza: Colonial, Neoclássico, Contemporâneo e funcionalista. As cidades que mais recebem turistas são as estilos clássicos, Brasília recebe anualmente em torno de 30 mil estrangeiros, Curitiba é na casa de 600 mil. Não que essas cidades não tenham arquitetura modernista, mais predominam outros estilos. Não necessariamente os turistas visitem esses locais por causa da arquitetura, lógico que existem outros fatores. Porém a capital do Acre que ninguém conhece recebe 14 mil, metade de Brasília, isso porque tá no meio do nada, cidade do interior que nem prédio alto tem. O que quero dizer é que o modernismo perdeu a oportunidade de atrair investimento apenas pela arquitetura. Hoje as pessoas preferem mais a aparência que a essência, em um mundo mais descentralizado e distribuído, ficar procurando significado em algo é visto como perca de tempo, e para entender as formas do modernismo, é necessário usar o celebro, mais as pessoas só querem bater o olho e automaticamente entender a imponência daquela construção e não o que ela quer passar, acredito que muitos erram na ideia de querer chamar a atenção demais para suas obras, e hoje estão lá, pessoas passam por frente não as entendem e não ligam porque simplesmente não tem sentido mais nos dias atuais.
Porta para entrar camelo? O prédio mais luxuoso de Curitiba ( Palazzo Lumini) tem portas duplas tão grandes que entra duas girafas, uma montada na outra 🤔😁
Gostei de você divulgar esta casa no canal. Eu particularmente não aprecio a arquitetura moderna, principalmente o Oscar Niemayer, o Lúcio Costa, penso que o que fizeram é famoso, porém ruim, pois não encanta o olhar! Mostre o Palacete Villa Sophia, em estilo sueco de 1895, na esquina da Barão de Antonina com a Mateus Leme, nos fundos do shopping Mueller, essa sim nos encanta os sentidos. Isso não desmerece essa casa que foi um marco, uma virada de chave no estilo dos arquitetos, porém faltam a ela elementos que encantam a alma!
Não acho que seja uma casa bonita como tudo nesta arquitetura bauhaus mas tem coisas inovadoras para a cidade da época como a ausência do telhado convencional
Concordo.Os rebeldes da arquitetura fizeram como os puxadores,ao invés de escreverem poemas apenas rabiscam e sujam. Compare o Teatro Nacional de Brasília com o Teatro Municipal do Rio de Janeiro ou a Biblioteca Nacional de Brasília com a Biblioteca Nacional do Río de Janeiro. O Modernismo tenta nos convencer que o feio é belo.
@@beraldoandaDepois da Belle Epoque o mundo foi lenta e propositalmente perdendo a noção do que é belo a ponto de no século 21 as pessoas dizerem que beleza é relativa,arte é relativa e blá blá blá. Nossas cidades são feias com seus edifícios que nunca saíram do " Modernismo" em relação às cidades européias.
Hoje a casa obviamente está mais "feia" por q sofreu algumas alterações. Pelas fotos, na época ela não tinha esses aramados e a cor devia ser branca e não amarela.
O próprio modernismo destrói a história, esse viaduto poderia ser evitado, se o valor da qualidade de vida estivesse em primeiro lugar, sempre a arquitetura sede lugar para os interreses financeiros do mundo no todo.
Agradecida por compartilhar ,a escola de Bauhaus uma maravilha,espanto de ver no sul tao fascistoide esye tipo de construção. Pois integrantes da escola de Bauhaus tiveram que se refugiar em otros paises com a chegada de hitler ao poder na Alemanha ,infelizmente.Muito interessante
As plantas apresentadas não correspondem à casa... e a referência ao nazismo está imprecisa: o estilo predileto era proto-moderno, já sem os ornamentos e formas do ecletismo. Ver Albert Speer. Quem gostava de neoclassicismo era Stalin, ao passo em que quem gostava do modernismo propriamente dito era Mussolini. Não há uma relação direta entre estilos arquitetônicos e pendores autoritários...
Faltou pesquisar fontes mais confiáveis. A fala não correspondem à realidade. Tem inclusive alguns documentários sobre esta construção. O estilo Bauhaus vem da Escola de Arquitetura de Munique e nada tem com nazismo. No Brasil, este estilo foi adotado no que se chamou de Estado Novo, dos governos de Getúlio Vargas. Em Curitiba tem os primeiros edifícios do Centro Cívico, a Biblioteca Pública, o Colégio Estadual do Paraná, a Casa do Estudante Universitário de Curitiba.
Salve mano! Pior que é Bauhaus sim, até pq o Frederico Kirchgassner era alemão e estudou na Alemanha, por isso tem uma influência direta da escola. O Art Deco, ainda prezava muito mais pelo rebuscamento e "decoração" na arquitetura, no Bauhaus a gente já ve isso deixando de ser prioridade.
Interessante a proposta do vídeo. Porém, achei engraçado o apresentador usar termos técnicos de arquitetura, citar nomes de arquitetos e não conseguir achar os pontos cardeais - coisa bastantw elementar.....rs
Sempre achei que fosse algum tipo de ruina de um incêndio. Depois que vi que tem uma placa na frente explicando a construção. Gosto é gosto. Pra mim nao serve.
Foi a primeira e poderia ser a última. Arquitetura modernista, além de feia, não envelhece com graça alguma. Você pode comparar essa casa com as casas com arquitetura clássica da mesma época, e verá como a casa modernista envelhece e parece (como vemos no vídeo) uma estrutura feia e suja. Parece uma casa de avó que não limpa, parada no tempo, com estética meio esdrúxula. Além disso, vale mencionar: não é tão simples assim dizer que uma casa como essa não seria aceita na Alemanha nazista. Se você fizer uma pesquisa minuciosa, verá o quanto o nazismo e o fascismo italiano usavam da estética modernista em sua propaganda. A propaganda de avanço industrial, de evolucionismo social, etc., usado pelos nazistas e fascistas, bebia e reproduzia estética modernista a léu. A estória de que os fascistas e nazistas eram elitistas das artes e da arquitetura, que valorizavam apenas os estilos clássicos, já é algo que ninguém mais leva a sério na academia. A proposta desses regimes era avançar a Alemanha e a Itália para o futuro, baseados numa crença ideológica que era, de fato, modernista, pois acreditava piamente que o progresso científico e, posteriormente, industrial era o caminho para atingir uma utopia. Não é à toa que o pós-modernismo surge no pós-Segunda Guerra: perdeu-se a fé na ideologia modernista de progresso porque viu-se na Alemanha os desvios possíveis que ela leva consigo, e até que horrores ela consegue conduzir uma sociedade.
não acho q quem contruiu essa casa tinha alguma habilidade tecnica, muito pelo contrario. parece mesmo que ele resolveu copiar de momoria alguma coisa que ele ouviu falar sobre a bauhaus. não segue nenhum preceito modernista, é só fachadismo. uma casa inexpressiva que só atende ao imaginario curitibano, que tem por habito se vangloriar das maiores bobagens.
kkkkkkk primeiro que tem q lembrar q o ano é 1928 (de projeto), pré-modernismo, início da Bauhaus. Segundo, é Emanoel Gomes x Fundações culturais, secretarias de patrimonio histórico e estudiosos da área
Não entendo nada de arquitetura, porém,a casa modernista mais antiga do Brasil não tem praticamente nada a ver com essa. A casa de Gregori Warchavchik realmente é uma casa Modernista. Frederico Kirchgässner estava brincando de fazer arquitetura 😂
Essa casa foi mesmo uma das primeiras do Brasil e é revolucionária e disruptiva para a época. A primeira casa estilo Bauhaus do Brasil e até da América Latina fica na cidade de São Paulo, na rua Santa Cruz, no bairro da Vila Mariana. Foi projetada em 1927 e construída em 1928 pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik para ser sua residência e de sua esposa. Hoje, ela também é tombada como patrimônio histórico e toda a propriedade se tornou um parque, Parque Modernista, e a casa permanece aberta a visitação.
Perfeito! Vi aqui a foto da casa, impressionante, lembra muito o início também do Le Corbusier. Muito foda
Eu gosto muito de tudo lá! Mas essa de Curitiba deveria se transformar em um espaço aberto ao público.
A primeira casa modernista do Brasil é a desenhada por Gregori Warshavisk e construida em 1927 no bairro da Vila Mariana em São Paulo. Hoje é um Parque que fica ao lado da estação Shopping Santa Cruz do metrô
Achei linda essa casa, principalmente por ser ideaalizada e construída na decada de 30, foi sem duvida um marco da modernidade arquitetônica da época.
Casa horrível!!!
Modernismo e todas suas variantes, e tudo que veio depois dela, foram uma desgraçada onde quer tivesse sido construída. Na Europa está havendo uma avivamento da boa estética, voltado para os mais diversos estilos tradicionais e que as pessoas amam. As pessoas estão cansadas de tanta feiura nas cidades.
Gostei do vídeo, eu ja passei um monte de vez por aí e não sabia da história dessa casa muito legal, está de parabéns. Eu amo arquitetura 💕
Valeu demaiss!
Amei a casa e a história. Obrigada pelo vídeo.
Não conhecia e adorei saber. Obrigada por compartilhar seu conhecimento sobre a cidade. Como você disse, a casa era muito inovadora para a época e traz conceitos que somente seriam incorporados muitos anos depois.
Muito boa reportagem documental. Muito bom o seu trabalho. Resgate de informações e características históricas, muito importantes, num contexto cultural. Parabéns.
Obrigado!!
A pintura é original da época, Sr. e Sra. Kirchgassner(Fritz e Hilda) eram a pura aristocracia alemã em "CWB". Um casal fantástico. Um projeto arquitetônico (interno) que não oferece espaços ócios, espetacular
Obs.: Sr Frederico era da Colônia Hansa-Humboldt (hoje Corupá SC), Sra. Hilda Baldur (Baden Baden- Alemanha)
Excelente vídeo, parabéns..realmente algo que não conhecia em Curitiba.
Parabéns pela elucidação e explanação a respeito desta bela e enigmática casa. Simplesmente linda!. Desejo que a mantenham segura para que não venha a ser usada por pessoas em situação de rua e incendiada como já ocorreu em outros ícones em nossa Curitiba. Parabéns!
Se eu passasse na frente dela, iria pensar que é mais uma casa que usou art déco na fachada kkk achei as plantas interessantes, pois se percebe que a casa foi projetada especificamente para o uso do dono e de seu trabalho. Na época, as casas tinham uma planta mais padronizada, seguindo o modelo colonial. Ter um quarto de hóspedes no térreo era algo impensável, por conta de não haver tecnologia para impermeabilizar, o q deixava os cômodos térreos úmidos. A questão da suíte realmente é revolucionária. Na época, somente os palácios e edifícios mais luxuosos tinham um banheiro dedicado para o quarto. Não que fosse falta de infraestrutura dos prédios, mas sim um costume, pois a população estava na era "higienista" e achavam um nojo ter um banheiro perto do quarto (os penicos já não eram mais usados).
Mto bom Beraldo! Amei!
Sensacional, muito bom
Lembrando que uma casa com esse estilo de “telhado” em países muito frios, como a Alemanha, seria um grande problema pois não haveria o escoamento da neve…
@@ricardoguddemartins5420 não por causa do concreto diferente se fosse telhados de madeira
Interessante. Posso não achar tão belo, mas acho interessante a lógica por trás, na funcionalidade da casa e tals.
É bem interessante, ainda quando você coloca o fator da época e das tecnologias disponíveis, vê que a casa é quase uma obra de arte kkk
Algo que talvez tenha passado desapercebido: seca casa é tombada porque está com essa aparência de abandono?
Isso é o que os gestores públicos chamam de " Rosto da Cidade"?
Poderia estar viva com uma nova e limpa calçada servindo a um escritório de arquitetura, cabeleireiro, advocacia...
Podia mesmo, ou ter algum auxílio pra família manter ela como um museu msm
Parabéns pela iniciativa de mostrar essa casa que faz parte do patrimônio histórico da cidade. Levando-se em conta alguns comentários pode-se perceber que quase 100 anos depois ela continua avançada.
Valeuu
Belíssima!
Pertinho de casa( quando morei em Curitiba pela segunda vez, em Mercês) Ao vivo é muito interessante.
é mesmo!
Adorei o vídeo. Porém, acredito que a planta baixa mostrada não equivale a da casa em questão.
Uma dica de matéria: Curitiba tem muitas casas com arquitetura típica dos anos 70, concreto, aço e vidro….algo Brasil modernista…seria muito bom um review desses estilo típico. Vídeo excelente.
Boa!!
Linda !!!
Sempre a achei diferente.
Antigamente ela era cinza mas igualmente bela.
Pra mim, o cinza é cor de jacu - menos em campos naz|stas, necrotérios e cemitérios
Ela está no meu caminho de todo dia.
Infelizmente, Curitiba estar na vanguarda de alguma coisa sempre foi fora do padrão. Lerner conseguiu criar uma fama aparentemente perpétua de cidade inovadora, mas ele mesmo foi uma das poucas exceções. É uma cidade extremamente conservadora e reacionária, contrária à verdadeira inovação. O próprio Lolô Cornelsen, grande arquiteto curitibano, teve seus projetos modernistas chamados de "comunistas" pelo próprio pai
Verdade
A inovação vem as duras penas né? É um passo de futuro pra 10 de fubanguice
@@asronome Estamos falando da mesma Curitiba cujo Cento Cívico modernista é anterior à construção de Brasília?
Será porque o grande expoente da Arquitetura Modernista Oscar Niemeyer era Comunista?
Estamos falando da mesma Curitiba que inaugurou o Palácio Iguaçu em 1954 com a presença de Juscelino Kubitschek?.
A casa modernista em sao paulo na vila mariana tambem interessanye,transformou se em museu ,pode visitar
Olá, voce confundiu no video duas casas. Essa amarela foi a primeira projetada pelo Frederico mas voce mostrou fotos antigas e plantas de outra casa projetada para o irmão dele (Bernardo), a outra casa (menos feia) fica na Visconde de Nacar, 93 e é rosa. Está bem conservada atualmente... Inclusive a casa rosa tem janelas maiores e é bem diferente dessa amarela na parte superior...
Infelizmente a rede de distribuição aérea da COPEL compromete a arquitetura da cidade. Existe um projeto de implantação de uma rede subterrânea para a região central de Curitiba, mas até agora não saiu do papel.
Verdade
Meu sincero agradecimento por esse vídeo.
O brutalismo,uma das vertentes do Modernismo não tinha objetivo de ser belo,mas sim funcional e de rapida e barata construção.
Não foi feita para ser bonita , mas causou e causa espanto até hoje ! Missão cumprida !
Achei bem bonita.
10:09 o toque final é essa Araucária linda ao fundo
@@JulioFlorentino eu vi uma palmeira e não uma araucária.
Mt linda!
Concreto armado tem seus tendões de Aquiles, o mais comum é a ferrugem.
A construção me parece muito suscetível a infiltrações.
Está de pé a que custo?
Aí veio o Oscar Niemeyer, revolucionando tudo (isso não foi um elogio) e criando arquiteturas que não parecem servir ao que deveriam - e a Igreja da Pampulha é o maior exemplo entre todos...
Científico e racional Beraldo?
Imagina uma casa sem telhado, apenas lage de concreto em uma cidade extremamente chuvosa...devem ter sofrido com muita infiltração e goteiras.
Telhas de barro propiciam um melhor conforto térmico, além de escoarem as águas das chuvas. Até os lambrequins que a princípio parecem apenas ornamentação tem função, assim como as gárgulas.
Sim, do sentido de minimizar elementos decorativos a formatos mais funcionais e de racionalizar a expressão dos materiais. claro que isso seria aprimorado nos próximos anos.
O céu bem curitibano ☺️
Fico imaginando o furor que essa casa fez em Curitiba, na época em que foi construída. 😂
Excelente vídeo e informações. Parabéns!
(triste ver tantas e tantas pichações, numa cidade incrível e linda como Curitiba) 😢
Morava bem perto dessa casa, passava em frente todo dia.
Eu quis dizer destrutiva mesmo.
Modernismo Brasileiro na epoca seria o que para nos hoje similar com o movimento de Linguagem Neutra da língua portuguesa. Porem na epoca voltada a arquitetura brasileira, o modernismo brasileiros veio com a ideia de ruptura da arquitetura classica. Na minha opinião do que sobrou da arquitetura classica brasileira, acho muito mais bonita e imponente que a arquitetura modernista. Como por exemplo o theatro municipal do rio de janeiro, que é algo belíssimo. Se nao fosse o modernismo teriamos cidades mais bonitas e bem mais funcionais, fico imaginando Brasília como seria dislumbrande aqueles predios na arquitetura classica. Seria padrao Europa.
Não é bem assim, o modernismo brasileiro quis sobretudo romper com padrões europeus. Mesmo na arquitetura houve muito estudo das tradições indígenas e populares para que pudessem ser incorporados. Nas outras artes nem se fala
@beraldoanda sim, tudo bem, mais na minha opinião é um estilo que não faz muito sentido, totalmente desequilibrado, tu pega o Sesc Pompeia que é uma subdivisão do modernismo brasileiros voltado mais para o brutalismo, tu olha pra isso, vem algo bonito nisso? Até uma fábrica é mais bonita que o Sesc Pompeia, algo que parece que a pessoa tava perturbando quando projetou, porque a essência que vejo é algo feito para chamar a atenção, não de um jeito bom, mais de um jeito agressivo e depravado. Tu compara isso com Pinacoteca por exemplo, é algo que você olha e é agradável, tu perde tempo só olhando a fachada e os detalhes da fachada. Os detalhes é que faz toda a diferença, para mim o modernismo de fato contribuiu para o desenvolvimento de novas tecnologia voltadas a área civil, porém na arquitetura ficou bem desconexos, não é algo agradável, para mim foi um movimento que contribuiu para as tecnologias do setor, porém a sua materialização ficou bem confusa, na época até poderia ser algo inovador, mais hoje vejo como um desperdício de oportunidade. Pega Brasília por exemplo, capital do Brasil, ápice do modernismo brasileiros, não existe quase nenhum estrangeiro visitando Brasília, a maioria é para negócios ou política, mais para visitas mesmos são poucos.
Pega por exemplo, Rio de Janeiro, cidade mais visitadas por estrangeiros, estilo Colonial, Neoclássico e Eclético.
São Paulo: Neo Gótico, Art Deco
Foz do Iguaçu: Funcionalista e Moderna
Salvador: colonial barroco, moderno tropicalista.
Florianópolis: Colonial Portuguesa, Rústico, tradicional, contemporâneo.
Recife: barroco, contemporâneo.
Porto Alegre: Neoclássico e Eclético
Curitiba: Eclético, Art Deco, contemporâneo, Urbanista inovador.
Fortaleza: Colonial, Neoclássico, Contemporâneo e funcionalista.
As cidades que mais recebem turistas são as estilos clássicos, Brasília recebe anualmente em torno de 30 mil estrangeiros, Curitiba é na casa de 600 mil. Não que essas cidades não tenham arquitetura modernista, mais predominam outros estilos. Não necessariamente os turistas visitem esses locais por causa da arquitetura, lógico que existem outros fatores. Porém a capital do Acre que ninguém conhece recebe 14 mil, metade de Brasília, isso porque tá no meio do nada, cidade do interior que nem prédio alto tem. O que quero dizer é que o modernismo perdeu a oportunidade de atrair investimento apenas pela arquitetura. Hoje as pessoas preferem mais a aparência que a essência, em um mundo mais descentralizado e distribuído, ficar procurando significado em algo é visto como perca de tempo, e para entender as formas do modernismo, é necessário usar o celebro, mais as pessoas só querem bater o olho e automaticamente entender a imponência daquela construção e não o que ela quer passar, acredito que muitos erram na ideia de querer chamar a atenção demais para suas obras, e hoje estão lá, pessoas passam por frente não as entendem e não ligam porque simplesmente não tem sentido mais nos dias atuais.
Pena não ter podido ter acesso.
queria muito visitar o interior
Porta para entrar camelo? O prédio mais luxuoso de Curitiba ( Palazzo Lumini) tem portas duplas tão grandes que entra duas girafas, uma montada na outra 🤔😁
Gostei de você divulgar esta casa no canal. Eu particularmente não aprecio a arquitetura moderna, principalmente o Oscar Niemayer, o Lúcio Costa, penso que o que fizeram é famoso, porém ruim, pois não encanta o olhar! Mostre o Palacete Villa Sophia, em estilo sueco de 1895, na esquina da Barão de Antonina com a Mateus Leme, nos fundos do shopping Mueller, essa sim nos encanta os sentidos. Isso não desmerece essa casa que foi um marco, uma virada de chave no estilo dos arquitetos, porém faltam a ela elementos que encantam a alma!
Esse prédio ao lado da casa é modernista?
Não acho que seja uma casa bonita como tudo nesta arquitetura bauhaus mas tem coisas inovadoras para a cidade da época como a ausência do telhado convencional
Acho que é mais art deco que modernismo
Pior que é mais pro modernismo de Bauhaus mesmo
Essa casa é um belo exemplo de "feiurização" arquitetônica.
@@thiagojc5098O que é o belo?
Tem que tomar cuidado com esse conceito. Já vi sobre isso, ele reduz muito a discussão a um conceito de belo abstrato e anacronico
@@beraldoanda Sim, minha pergunta foi para quem a classificou como símbolo da "feiurizacao".
Concordo.Os rebeldes da arquitetura fizeram como os puxadores,ao invés de escreverem poemas apenas rabiscam e sujam.
Compare o Teatro Nacional de Brasília com o Teatro Municipal do Rio de Janeiro ou a Biblioteca Nacional de Brasília com a Biblioteca Nacional do Río de Janeiro.
O Modernismo tenta nos convencer que o feio é belo.
@@beraldoandaDepois da Belle Epoque o mundo foi lenta e propositalmente perdendo a noção do que é belo a ponto de no século 21 as pessoas dizerem que beleza é relativa,arte é relativa e blá blá blá.
Nossas cidades são feias com seus edifícios que nunca saíram do " Modernismo" em relação às cidades européias.
Hoje a casa obviamente está mais "feia" por q sofreu algumas alterações. Pelas fotos, na época ela não tinha esses aramados e a cor devia ser branca e não amarela.
o amarelo acho que é por causa da pintura Anti-pichação, mas não tenho certeza se tinha q ser dessa cor kk
O próprio modernismo destrói a história, esse viaduto poderia ser evitado, se o valor da qualidade de vida estivesse em primeiro lugar, sempre a arquitetura sede lugar para os interreses financeiros do mundo no todo.
❤
A janela em cruz ja joi modificada... na foto antiga da para ver...
É muito achismo, acho que é a primeira casa modernista de Curitiba, acho que é a casa modernista mais antiga do país.
Agradecida por compartilhar ,a escola de Bauhaus uma maravilha,espanto de ver no sul tao fascistoide esye tipo de construção. Pois integrantes da escola de Bauhaus tiveram que se refugiar em otros paises com a chegada de hitler ao poder na Alemanha ,infelizmente.Muito interessante
@@mariadioga9585 falou né pouco e falou me r da.
Pena que a Casa Erbo Stenzel não teve o mesmo destino ☹
O atual proprietário poderia contratar um fachadista para melhorar a aparência. Quanto ao telhado, sairia caro demais fazer um.
não pode, é tombado
@@beraldoanda Certo. Desisti de comprar
Estranha, parece uma construção mal acabada
A partir daí foi só ladeira abaixo.
Destrutiva,ou seja a destruição de séculos de evolução na arquitetura.
vc nasceu burro assim ou aprendeu a ser com o tempo? kkk
Ínconhico, tinha um ôfuro furado com água carente
As plantas apresentadas não correspondem à casa... e a referência ao nazismo está imprecisa: o estilo predileto era proto-moderno, já sem os ornamentos e formas do ecletismo. Ver Albert Speer. Quem gostava de neoclassicismo era Stalin, ao passo em que quem gostava do modernismo propriamente dito era Mussolini. Não há uma relação direta entre estilos arquitetônicos e pendores autoritários...
Modernismo, começo da degradação artística .
1:40 : a foto não é da casa Kirchgässner.
puts vdd, coloquei sem querer
@@beraldoanda eu entendi como um exemplo da arquitetura e não uma afirmação ser a casa.
Faltou pesquisar fontes mais confiáveis. A fala não correspondem à realidade. Tem inclusive alguns documentários sobre esta construção. O estilo Bauhaus vem da Escola de Arquitetura de Munique e nada tem com nazismo. No Brasil, este estilo foi adotado no que se chamou de Estado Novo, dos governos de Getúlio Vargas. Em Curitiba tem os primeiros edifícios do Centro Cívico, a Biblioteca Pública, o Colégio Estadual do Paraná, a Casa do Estudante Universitário de Curitiba.
Esses Modernistas foram as crianças " arteiras" de décadas atrás,uma rebeldia que deu em m&4d@ 😂😂😂
amigo acho que se equivocou chamando a casa de bauhaus, els está muito mais pra art deco, bom conferir antes de falar
Salve mano! Pior que é Bauhaus sim, até pq o Frederico Kirchgassner era alemão e estudou na Alemanha, por isso tem uma influência direta da escola. O Art Deco, ainda prezava muito mais pelo rebuscamento e "decoração" na arquitetura, no Bauhaus a gente já ve isso deixando de ser prioridade.
@@beraldoanda olha amigo, eu nunquinha na vida vi uma casa bauhaus com curvas como essa
A arquitetura moderna é feia e de mal gosto igual essa casa aí!
Modernismo é horrendo demais gente, dá não! Mas amei saber da história da casa! Adorei o vídeo!!!
Interessante a proposta do vídeo.
Porém, achei engraçado o apresentador usar termos técnicos de arquitetura, citar nomes de arquitetos e não conseguir achar os pontos cardeais - coisa bastantw elementar.....rs
uiii uiii
Sempre achei que fosse algum tipo de ruina de um incêndio. Depois que vi que tem uma placa na frente explicando a construção.
Gosto é gosto. Pra mim nao serve.
Sim,e digo mais,uma ruína de alguma construção mal acabada 😂
Como essas fiações expostas me incomodam...
Pelo aparência externa da casa dá para imaginar que o arquiteto realmente estudou por correspondência 😂
Foi a primeira e poderia ser a última. Arquitetura modernista, além de feia, não envelhece com graça alguma. Você pode comparar essa casa com as casas com arquitetura clássica da mesma época, e verá como a casa modernista envelhece e parece (como vemos no vídeo) uma estrutura feia e suja. Parece uma casa de avó que não limpa, parada no tempo, com estética meio esdrúxula.
Além disso, vale mencionar: não é tão simples assim dizer que uma casa como essa não seria aceita na Alemanha nazista. Se você fizer uma pesquisa minuciosa, verá o quanto o nazismo e o fascismo italiano usavam da estética modernista em sua propaganda. A propaganda de avanço industrial, de evolucionismo social, etc., usado pelos nazistas e fascistas, bebia e reproduzia estética modernista a léu. A estória de que os fascistas e nazistas eram elitistas das artes e da arquitetura, que valorizavam apenas os estilos clássicos, já é algo que ninguém mais leva a sério na academia. A proposta desses regimes era avançar a Alemanha e a Itália para o futuro, baseados numa crença ideológica que era, de fato, modernista, pois acreditava piamente que o progresso científico e, posteriormente, industrial era o caminho para atingir uma utopia. Não é à toa que o pós-modernismo surge no pós-Segunda Guerra: perdeu-se a fé na ideologia modernista de progresso porque viu-se na Alemanha os desvios possíveis que ela leva consigo, e até que horrores ela consegue conduzir uma sociedade.
não acho q quem contruiu essa casa tinha alguma habilidade tecnica, muito pelo contrario. parece mesmo que ele resolveu copiar de momoria alguma coisa que ele ouviu falar sobre a bauhaus. não segue nenhum preceito modernista, é só fachadismo. uma casa inexpressiva que só atende ao imaginario curitibano, que tem por habito se vangloriar das maiores bobagens.
kkkkkkk primeiro que tem q lembrar q o ano é 1928 (de projeto), pré-modernismo, início da Bauhaus. Segundo, é Emanoel Gomes x Fundações culturais, secretarias de patrimonio histórico e estudiosos da área
Casa de polaco!!!
Não entendo nada de arquitetura, porém,a casa modernista mais antiga do Brasil não tem praticamente nada a ver com essa.
A casa de Gregori Warchavchik realmente é uma casa Modernista.
Frederico Kirchgässner estava brincando de fazer arquitetura 😂
Coisa ceia. Até eu projeto coisa melhor
Sinceramente essa casa só é feia mesmo. O terraço seria bonito não fossem aqueles " arcos" de concreto.
Casa feia, prefiro as colônias.
Que decepção! Assisti o vídeo até o final pensando que iam mostrar dentro da casa. Se fosse pra ver só por fora o vídeo poderia durar 10 segundos!
Quem sabe em breve
Feia e sem graça ,que arquitetura horrível, só serve como história mesmo.
Isso é meu gosto não se ofendam.
Outra casa fantástica é a Ennis House. (EUA)