Você já jogou ou joga algo considerado "VIOLENTO"? Me diga nos comentários 👇 Insider Store 👉 creators.insiderstore.com.br/OlaCiencia Cupom OLACIENCIA para 18% OFF na primeira compra e 12% nas demais. REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Notícia sobre Mortal Kombat: www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/09/mortal-kombat-chega-aos-30-bilionario-mas-ainda-luta-contra-sua-fama-de-violento.shtml Classificação indicativa de jogos do Mortal Kombat: bit.ly/refsjogos Pesquisa Games Brasil 2024 - 74% dos brasileiros tem o costume de jogar jogos eletrônicos: drive.google.com/file/d/1UJLruFuI1yyDMj14o078Kbfi7Q334rrq/view?usp=drivesdk Relação de adolescentes brasileiros com jogos: www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10550887.2021.1971941 Os efeitos dos jogos na saúde mental: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35639118/ Redução do nível de cortisol após partida de jogo: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0031938423003463#sec0021 Livro “Comporte-se”, de Robert Sapolsky Cérebro humano chega no auge do seu desenvolvimento aos 30 anos: www.nature.com/articles/s41586-024-07521-x Relação de pessoas com predisposição a comportamentos agressivos e jogos violentos: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21905039/ Estudo sobre efeito de jogos em pessoas de 9 a 14 anos: onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ab.21428 Quanto tempo dura o efeito de jogos violentos sobre as pessoas: onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ab.20301 Estudo que não encontrou relação entre jogos violentos e agressividade em adultos: www.nature.com/articles/s41380-018-0031-7 // psycnet.apa.org/record/2013-45445-001 Estudo que não encontrou relação entre jogos violentos e agressividade em adolescentes: royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.171474 Antiga posição da Associação Americana de Psicologia, 2015: www.apa.org/news/press/releases/2015/08/violent-video-games Relatório da Associação Americana de Psicologia, 2019: www.apa.org/science/leadership/bsa/report-violent-video-games.pdf Posição atualizada da Associação Americana de Psicologia, 2020: www.apa.org/about/policy/resolution-violent-video-games.pdf // www.apa.org/news/press/releases/2020/03/violent-video-games-behavior Relação entre desempenho nos jogos e agressividade, seja qual for o jogo: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24377357/ // www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/63658/ssoar-ppm-2015-2-breuer_et_al-Sore_Losers_A_Reexamination_of-1.pdf?sequence=2&isAllowed=y&lnkname=ssoar-ppm-2015-2-breuer_et_al-Sore_Losers_A_Reexamination_of-1.pdf
Boa tarde! Ontem estive numa UPA e fui surpreendido pela sua voz. Um senhorzinho, provavelmente acima dos seus 70 anos, estava aguardando atendimento e assistindo ao seu vídeo anterior, sobre MPOX. Pedi licença a ele e, puxando conversa, perguntei qual era o canal que ele estava assistindo. E ele ficou super contente de eu ter demonstrado interesse, falou que é um canal maravilhoso, com um jovem muito bom e inteligente e uma equipe maravilhosa, que fazem um trabalho lindo de trazer tanto conhecimento para as pessoas. Disse também que não perde nenhum vídeo, que sempre comenta sobre os assuntos abordados nos vídeos com seus familiares e amigos, além de recomendar sempre que alguém se interessa. Não sei se alguém da equipe chegara a ler esse depoimento, mas achei que vocês mereciam saber o quanto é incrível o trabalho de vocês e como vocês alcançam tão longe, mudando a vida de tantas pessoas através do conhecimento. Um grande abraço a toda a equipe do Olá, Ciência!
Lucas, você esqueceu de fixar esse comentário. Fiquei procurando ele. Sempre bom ter mais informações. Eu atualmente jogo Diablo II, tentando bravamente salvar o que sobra da humanidade contra as forças do Mal. Mas quando saio pra rua não tento lançar magia congelante em ninguém (mas talvez se eu tivesse uma magia congelante...) 😅😅
será? bem, pode ser, mas há outros fatores, alguns por exemplo vai para um extremo dentro de um grupo político, e ai quem pensa diferente politicamente vira mero "ista".. quando tem alguem que você não apoia politicamente e o considera como não ser gente, pessoa, ai pode ocorrer uma dessensibilização e alguns partir para atos violentos Eu não gosto das reportagens especialmente mais sensacionalistas, mas eu acho que o efeito colateral em alguns casos causa mais panico e medo do que dessensiblizar a violência.. assistir séries criminais podem ter o efeito oposto, de sensibilizar com a vítima e ainda de não taxar um lado como inimigo
Como psicólogo, eu afirmo com total certeza: os jogos tornam as pessoas mais violentas. Obs: Além de ser psicólogo já joguei todos os COD, todos os Halo, CS, DayZ, entre vários outros, sei do que estou falando.
Os motivos dos jogos deixarem as pessoas com raiva: internet instável, preço de consoles/peças de PC super caros, cheaters, gente falando que jogo deixa as pessoas violentas e claro, o famoso Pay2win.
@@maxapenas2828 tá Mas tem gente que não quer só ficar nessa vida de trabalhar e estudar e quer ter diversão, sem falar que não adianta só pensar nisso pra no fim da vida não ter se divertido nada
@@vhlk não sei se foi irônico ou não, mas tem pessoas que não bebem, não jogam bola, não se socializam fisicamente mas tem o jogo como forma de diversão
As maiores guerras e atrocidades já cometidas na história da humanidade ocorreram quando esses jogos nem sequer cogitavam existir, logo aí já percebemos que não, o problema, não são os jogos, filmes ou séries.
@@tomaliholaComo psicólogo, eu afirmo com total certeza: os jogos tornam as pessoas mais violentas. Obs: Além de ser psicólogo já joguei todos os COD, todos os Halo, CS, DayZ, entre vários outros, sei do que estou falando.
Jogos deixam pessoas violentas: E eu que fiz amizade com o jogador Arthurzin54, ele me ajudou em varias masmorras, lutamos juntos contra outros jogadores, passamos por pântanos cheios de monstros e castelos assombrados, até o dia que ele me disse no jogo: "Meu nobre amigo Cavaleiro, vou sair para jantar, já volto", e desde 2003 ele não logou novamente no game....meu amigo Mago e companheiro de viajem, Arthurzin54 nunca vou te esquecer meu nobre amigo. F
Kkkkkkk sei como é, muita gente larga os jogos do nada, nem avisa. Sempre avisei os amigos, mas entendo quem não avisa: nem sempre quando você para de jogar foi algo planejado. As vezes você não está mais se divertindo tanto e de repente aparece algo em sua vida (as vezes até outro jogo) que te puxa toda a atenção e você abandona o jogo sem nem perceber.
Vou aprovar aposta ignorando que Deus condena, mas odeio que joga jogos competitivo desenhado como valorant e overwatch que não espiritismo não tem sangue por exemplo (nada que me recordo como algo realista), mas para participar de festas pagãs com temáticas místicas e magicas, bruxaria possessão demoníaca(em filmes por exemplo) ocultismo, festas descontroladas (creio que poderia ser na questão bebida conduta das pessoas em volta tmb) algo condenado na biblia como bebedeira e assistir filmes com essa mesma temática. Para muitos não digo todos e não acuso religiões, mas tem gente que parece querer usar isso contra as pessoas enfim so um desabafo mesmo.
Acho hilário que até hoje ainda tenha gente que acredita nessa baboseira. Seguindo esse raciocínio, pessoas religiosas seriam a representação de tudo que há de puro no mundo, mas todos nós conhecemos os famosos "cidadãos de bem e tementes à Deus".
A religião de alguém n determina seu caráter e hipocrisia, nem todos que se dizem cristãos, são cristãos, por exemplo. Já o jogo pode gerar sentimentos de ira, ou etc, como muitas outras coisas, como o time perder no futebol. Pode sim depender do tipo de pessoa que está jogando, mas é factual que o jogo pode gerar sentimentos psicológicos na pessoa por ser muito violenta, não que isso faça com q a pessoa cause uma tragédia, mas que gera, gera. (Obs: eu jogava jogo de tiro e não condeno quem joga, mas n jogo jogos mais).
Óbvio que para a maioria não vai influenciar quase nada. Mas uma pessoa que nasceu psicopata, obviamente que vai ser um grande estímulo para ela. É igual pegar alguém que nasceu com habilidade para futebol e essa pessoa morar na Indonésia. Não há estímulo, nem valorização, nunca vai desenvolver. Mas uma assim que nasce no Brasil, há grande chance de virar jogador.
@@augusto164 Amigo, esse seu comentário é um atestado de que você não entende absolutamente nada de psicologia e psiquiatria. Evite basear suas opiniões em achismos e leia mais livros.
Se fosse pra eu ser violento por causa disso estaria em prisão perpétua! 😅😅 Videogames me ajudaram em muita coisa desde a infância, especialmente a conhecer idiomas, fortalecer amizades e não me sentir solitário em MUITOS momentos! Sou sempre grato às mentes que inventaram todos os consoles que conheço, e quem os defende sabe o que está fazendo. Olá Ciência!
Dois! Foram as formas mais saudáveis possíveis ou menos danosas de escape. Como meu próprio psicólogo diz. Esses escapes, não preciso nem comentar o que poderiam ter sido ao invés de jogar jogos no computador.
Já encontrei muito gente daquele tipo estourada de nervoso no mundo, nenhuma delas jogava nada, eu ficava pensando "se essa pessoa jogasse 2h de slime rancher de manhã todo dia não estava assim"
@@gustavofranciscoschierholt6095 esse é muito dos problemas de eu querer jogar no privado tudo sabe ? pode ser crand crush e o cara xinga por não fazer uma explosão de doces o cara é o problema
um relato meu: quando criança minha mãe me viu indo jogar o famoso doom no ps1, ela na mesma hora tomou meu controle e disse "não pq vc vai ficar qnem os menino assassino lá". eu fiquei... uns 13 anos OBCECADO por esse jogo...mas minha mãe tava sempre encima, qqr coisa remotamente parecida com doom ela cortava. "esses canos no carro de jogo de corrida parece arma", e foi assim boa parte da infância! quando fui morar com minha vó, tb ganhei um notebook, e pude enfim ter privacidade pra jogar tudo oq queria...ainda mais o glorioso e clássico doom, eu joguei TANTO DOOM mas TANTO...e até hj jogo, as expansões, os mods... é meu jogo favorito.. mas fico pensando, nunca fui fã de briga, de violência na vida real odeio isso, e lembro de ter tido alguns padrastos q mesmo n jogando nada de videogame eles agrediam minha mãe a mesma q dizia q os games iam me fazer violento! anos dps, escuto mta gente falar de como pra mtas situações sou calmo e tals, mal sabem elas q no dia de stress, é uma boa sessão de doom matando demônios que me ajuda a relaxar kkkkk
Bacana seu comentário, eu ficava jogando o indianapolis 500 The simulador e meu pai ficava preocupado com meu futuro onde eu iria pegar o carro e sair por aí batendo em todos na rua e esse comportamento nunca surgiu em mim, fico sempre calmo e atento ao digitar e nunca bati em nada nem em ninguém.
Agora uma coisa que vi também é aconteceu com amigos meus foi nesse contexto que você citou de proibir jogar o Doom, na infância ele não podia jogar e na vida adulta aproveitou para jogar pq tinha mais liberdade, ou seja, ele começou a viver mais de sua infância na vida adulta só que isso fez com que ele se atrasasse mais na faculdade, portanto não podemos ficar pulando etapas na vida pois uma hora irá querer fazer o que não fez e isso tem custos.
Muito bom seu vídeo O que tenho a acrescentar como jogador é que se a pessoa já tem problemas com controle de emoções qualquer coisa pode ser um gatilho pra que essa emoção violenta venha a tona, seja um filme de ação, um vídeo violento no TikTok ou notícia violenta em jornais, os games só recebem essa atenção especial porque é mais fácil bater neles do que na indústria do cinema ou na TV. Games não tornam ninguém pacífico em alguém violento, mas podem transformar uma criança mal educada (educação permissiva por exemplo) e pais frouxos em uma criança problemática .
se jogos incentivassem alguma coisa eu estaria construindo uma farm de cana de açúcar na vida real, seria especialista em eletrônica, construtor, arqueiro, e guerreiro, mas eu to aqui na frente do pc ainda jogando mine
Não é tão simples e caso particular não serve para generalizar. E sabido por ex. que muita gente entrou no ramo do planejamento urbano porque anos antes jogou SimCity. Os jogos e filmes são usados por empresas e governos faz décadas não é pq eles gostam de jogar dinheiro fora.
Se jogar influenciasse a violência, assistir filmes violentos deveria seguir a mesma lógica. Acho que isso tem mais a ver com a maneira como somos educados e com a tolerância a frustração do que com o conteúdo dos jogos propriamente dito.
Com certeza, falou muito bem, inclusive. Eu já acho que tem muito a ver com o quão a pessoa consegue discernir a realidade da ficção. Justamente por isso eu penso que jogos violentos ou conteúdo para adultos não são disponíveis para crianças, por que elas podem não conseguir diferenciar oque está vendo da realidade, podendo achar que na vida real também é possível pegar uma arma e atirar nas pessoas como no GTA.
Sou estudante de Medicina e se a medicina não deixa a gente violento, que literalmente todo dia a gente abre "corpos", arranca pedaço e etc. Não vai ser joguinho que vai deixar alguém violento
39 anos, jogo desde os 7 anos, participante de várias esferas do competitivo desde Pokémon até Counter Strike, dois filhos que também jogam e hoje tendo mais de 30 mil só em setup para jogos, vamos ver se seu vídeo é realista R.: Foi bem realista!
Escutei os meus vizinhos gritando com filho e repetindo coisas do tipo "Estes jogos são pra adultos(...) vai afetar a sua cabeça" ou, "se não largar esse celular eu vou quebra ! Instalar, instalar e eu te arrebento" Chego a conclusão que jogos deixam as pessoas violentas.
Entendo a crítica... Mas uma coisa é verdade: Crianças não deveriam jogar jogos violentos. Isso claramente influencia a criança a ficar violenta. Cansei de ver crianças tentando repetir o golpe que aprendeu no videogame em alguém na escola. É simples: os jogos não influenciam adultos, mas influencia as crianças. Sobre adolescentes, não tenho certeza ... Mas crianças é complicado... Acho justo sempre observar a classificação de faixa etária dos jogos ... Na grande maioria das vezes, é adequado
@@bl1245-k7h isso + culpa dos pais que n presta atençao nos pirralhos. Cresci jogando jogos violentos e nunca tentei golpe de mortal kombat em ninguem. Pode mt bem jogar o jogo, mas os pais tbm precisam ensinar oq deve ou nao fazer
@@preguicadetu legal que não influenciou vc... Mas é inegável que acontece com outras crianças... Estudos científicos mostram que influenciam, o que os estudos não foram capazes de provar é se os jogos influenciaram a vida adulta daquela criança. E de fato, o papel dos pais é fundamental nisso, não são só os jogos que definem. Como disse anteriormente, é fundamental seguir a faixa etária recomendada nos jogos. Assunto complexo, pq a realidade das crianças é bem diferente umas das outras... Nem todo mundo tem pai presenta, por exemplo.
@@bl1245-k7ha guerra existia antes do videogame e crianças eram expostas a ela comumente sem os aparelhos eletrônicos... lembre-se, por essas coisas internalizadas na internet é que podemos socar o vento sem causar uma guerra Enquanto o pedido de um político ,teimosia de um presidente, e a incompetência do Moraes por uma palavrinha do Elon Musk, viraram guerras pessoais.
Sempre joguei jogos violentos, nem por isso me tornei uma pessoa violenta, um lutador luta porque é a profissão dele, mas não sai espancando as pessoas nas ruas, se uma pessoa adulta é agressiva ela tem que ser presa e ficar um bom tempo na prisão, infelizmente as leis de um país injusto favorece esse tipo de pessoas
@@drowzeerutherford6037 classificação indicativa não quer dizer nada , é só politicagem por pressão social . Como no próprio vídeo falou , a ciência não provou nada ainda . Diferente das informações nutricionais que são cientificamente provadas as necessidades de te-las . Mas também criar as crianças de maneira muito boba , apenas com joguinhos coloridos , vídeos fofos e animaizinhos acaba deixando a criança mimada e despreparada para a adolescência . Crianças que jogam jogos ( violentos ou não ) com outras pessoas ficam preparadas para a adolescência , vão saber se comunicar , vão saber se defender de intimações e zombacoes , ficam blindadas contra bullying. Jogos são uma.boa ferramenta para ajudar no crescimento . O problema é que os pais não querem perder tempo ensinando os filhos a serem alguém , e jogam a criança sozinha no quarto a "deus dará "
Eu amo jogar, desde pequeno sempre joguei em consoles e até hoje nunca parei. Acho que seria interessante fazer um vídeo ao ponto de vista da psicologia "o que faz as pessoas optarem por jogos violentos": busca de adrenalina, desestressar (comparado com socar saco de areia, esportes de lutas, etc), e assim adiante.
talvez n seja tao relevante pq as pessoas "optam" por jogo violento, eh uma questao de escolha pessoal, tipo n precisa de uma CPI pra isso… a questao de pessoas "más" eh muito complexa, depende de da genetica: fenótipo, genótipo, valores morais, educaçao, a propria escolha da pessoa, etc conheço gente cretina q ta rodeada de biblia e vive na igreja todo dia, e prejudica seus "irmãos/irmãs" de graça sem motivo algum
eu como gamer posso afirmar que existe jogos estressantes e jogos relaxantes, e quem faz a pesquisa tem que analizar isso, gta pelo incrivel que pareça não é um jogo estressante.
Gta Depende da situação, um cara com uma moto voadora mentirosa te explodir do nada é bem estressante, pelo menos pra mim, mas esse estresse no máx me faz xingar o cara. Geralmente qnd eu quero relaxar eu escolho jogos singleplayer, multiplayer é só estresse msm.
Já culparam os quadrinhos, o cinema a televisão... o "culpado "sempre muda, mas ninguém quer olhar a realidade para resolver os fatores que REALMENTE causam a violência.
A modernidade viciou as pessoas em telas pretas e consumo de conteúdo 24/7, matou o auto-conhecimento e a capacidade de atenção por mais de 10s, destruiu a auto-imagem, e geral tá preocupada com "os jogos violentos" afetando os jovens KKKKK Ow, quem tá criando os filhos dessa galera é o TikTok e eles nem sabem
Se jogos violentos, realmente, tem impacto no comportamento, então por essa lógica, qualquer tipo de crime, jamais, poderia ser noticiado, assim como nenhum filme violento poderia ser acessado pelo público, porque da mesma forma que uma crianca pode jogar um jogo violento, ela pode se deparar com uma notícia de crime ou assistir um filme violento que os pais estejam assistindo. Então, o que se pode concluir é que a imprensa é hipócrita quando diz que jogos violentos são maus exemplos, ao mesmo tempo que noticia as maiores atrocidades como: assalto, furto, homicídio, latrocínio, estupro, etc. Não acho que jogos violentos tenham, realmente, um impacto tão grande ao ponto de transformar crianças, adolescentes e adultos em criminosos. No caso das crianças, o máximo que pode acontecer é uma sensação de confusão, espanto ou medo ao se deparar com uma cena violenta. E se eu não me engano esse é, justamente, o fundamento para a existência da classificação indicativa. O que, realmente, contribui para a construção de um criminoso são os maus valores ensinados pela família, isso porque a influência vem do mundo real e não do mundo virtual. A criança tende a se espelhar no comportamento do pai e da mãe. Então se o pai, por exemplo, trata as mulheres como objeto e normaliza o desrespeito contra as mulheres, o filho, provavelmente vai se tornar um cara misógino. Se uma filha percebe que a sua mãe trai, constantemente, os homens com os quais ela se relaciona, a filha, provavelmente, vai se espelhar nela e achar que adultério é uma coisa normal. Então a influência que vem do mundo real é algo, infinitamente, maior do que a influência do mundo virtual, até porque criminosos já existem há milhares de anos, muito antes da existência dos jogos violentos. Então é, justamente, com os maus valores que são ensinados pelas famílias, que a imprensa deveria estar preocupada e não com jogos que, nem sequer, fazem parte do mundo real.
O que deixa pessoas violentas é celular tocar 10x por cia só de telemarketing, páginas onde pipocam 5 anúncio em cima do texto, e perder tempo fechando, assim como as m... de mini telas de cookis.
Experimente bloqueadores de anúncios , o serviço de spam de chamadas do Google mesmo funciona muito bem, e os cookies é só colocar no navegador permitir sempre, pronto.
Pelos jogos que ando jogando, até dá mesmo vontade de escalar umas coisas, fico olhando as construções e pensando "hum, ali dá pra subir e pular lá e... "
Nao pode jogar jogos violentos mais pode assistir clipe de funk carioca com traficante com fuzil nas mãos ostentando o dinheiro do crime, e incentivando a juventude.
e uma análise muito boa, fontes confiáveis e não deu um resposta clara do sim e não, mostrando que é apenas um pesquisador e não alguém que não entende do assunto querendo esclarecer a verdade, muito bom o conteúdo.
Cara, eu jogo mortal Kombat desde que me conheço por gente, sempre achei os fatalities caricatos!!! Por muitas vezes até chatos.... Mas eu sou extremamente sensível ao ver ferimentos, pessoas machucadas, eu nem consigo assistir Chicago Med direito quando aparecem cenas de fratura... Não tem nada a ver isso aí de que jogos influenciam alguma coisa, ate pq passo boa parte do tempo treinando kombos e tentando assimilar a jogatina na minha inteligência espacial... Repetindo movimentos pra que se tornem fluidos durante a luta, tô nem aí pra sangue ou fatality
Tenho 36 anos, e, eu jogo a pelo menos 25 anos TODOS os tipos de jogos, inclusive os mais violentos e ODIADOS pela mídia burra (como o grandioso GTA). E mídia, eu NUNCA agredi/matei NINGUÉM ao longo desses anos. Todas as matérias tendenciosas que era publicadas, me faziam ter mais vontade de jogar e me DIVERTIR!!!!
Essa história já se repetiu algumas vezes: uma pessoa desequilibrada faz alguma coisa errada, e o noticiário culpa os jogos.... A gente sabe que não é assim que funciona, mas eu, particularmente não gosto de jogos muito violentos. Acho impressionante a quantidade de jogos que em algum momento tem sangue (ou algo assim) em comparação com os que não tem...
Pse, tudo que seja associado a algo mais "nerd" por algum motivo é demonizado, não pode sair do padrao socialmente aceito de assistir seriezinha genérica da netflix, filminho e tv senão você é a "ovelha negra". É impressionante que quando se trata de jogo, mangá, anime, todo mundo vira puritano e agora qualquer gota de sangue e qualquer soquinho vai influenciar pro mal. Já to saturado desse assunto, estamos a décadas e décadas com as pessoas dando volta batendo na mesma tecla falando as mesmas merdas de sempre sem fundamento e vao continuar falando mesmo quando a ciência mostra o contrário :/
@@hyperdrivexgdmas convenhamos que anime é meio estranho , né ? A cultura de colocar meninas com corpos infantis e voz fina , de maneira atraente e adulta é meio SUS .
Poderia fazer um vídeo sobre: Óculos anti luz azul, visto que tem muito pessoas comprando e recomendo, porém alguns estudos dizem que é ineficaz o uso de tal óculos.
Pessoalmente, falando apenas por mim e pela minha bolha com meus amigos proximos, os jogos nao nos tornaram mais violentos, mas tambem nao desenvolvemos habilidades fisicas que tambem sao importantes. Ou seja, tambem tem seu prejuizo no desenvolvimento. No fim, eu acredito que os jogos não sejam tao prejudiciais quanto alguns dizem, mas ao mesmo tempo, passar o dia todo jogando tambem nao faz bem....
A maior prova de jogos violentos nao tornam as pessoas violentas sao os numeros de mercado. No top 10 de paises que mais consomem jogos, apenas 1 é considerado um país violento (EUA) e todos os demais na verdade estao muito bem posicionados em rankings que medem a qualidade da seguranca publica e taxa de criminalidade, alem de alguns deles estarem entre os paises mais seguros e pacificos do mundo. Eu joguei jogos violentos desde muito cedo e me considero uma pessoa muito mais empatica do que a media das pessoas.
ao meu ver, muitos jogos deveriam ser proibidos para qualquer um em qualquer idade. Gta por exemplo não deveria ser acessível para crianças e adolescentes.
Então chegamos a algumas conclusões. Levem na zoeira, rs 1- O que aumenta a violência não é o jogo mas vc ser noob e perder mais do que ganha 2- Só acha The Sims não violento quem nunca trancou ninguém em um quarto sem portas 3- Se jogo induzisse comportamentos eu comeria cogumelos alucinógenos por jogar Mario, mataria pessoas com espada por jogar Zelda e sairia por aí capturando animais silvestres e fazendo rinha por jogar Pokémon.
The Sims não deixa violento, deixa psicopata. Tirar escada da piscina pra pessoa morrer afogada não é normal. Ok, eu fiz mas foi só uma vez... ou duas?? 😅😅😅😅😅😅😅
Por isso é recomendável deixar pessoas com mente fraca ou problemas psicológico longe desses jogos. Agora pessoas mentalmente saudáveis não causa nada. Eu jogo MK a anos e não arranquei a espinha de ninguém.
@@carlosolivera4864 Cara, se não tiver nenhum responsável realmente "responsável" nos cuidados dessa pessoa, sim ele vai procurar em outras mídias. E vai se influenciar seja em série/filmes, música etc.
Bom, eu ja sigo o canal a muito tempo. E se continuo por aqui, é que o conteúdo é bom. Eu jogo dês de criança. Em especial jogos de luta, rpg, fps, guerra, tiro, estratégia de guerra e por aí vai. Esses e qualquer outro tipo de game, vejo como algo muito positivo para o nosso aprendizado. Pois estimulam e muito o tempo de reação, o trabalho em equipe, e principalmente o raciocínio lógico, estimulando o cérebro a ter respostas cada vez mais rápidas e precisas.
Meus jogos favoritos quase todos envolvem armas (Resident Evil, The Last of Us, Red Dead Redemption, Uncharted, Silent Hill, Days Gone, The Evil Within) e sou totalmente a favor do desarmamento da população.
Não há influência no comportamento do indivíduo, é verdade. Mas a questão da dessensibilização eu considero algo sério. É um efeito tão nocivo quanto o da p@rnografia. Muda a perspectiva que temos das coisas, então é meio óbvio que é preocupante.
Desde criança fui exposto a jogos, em experiência, todos os jogos multiplayer competitivos como league of legends, valorant, cs go, free fire etc realmente fazem a pessoa ficar mais agressiva, cada pessoa é diferente mas a maioria que joga esses jogos constantemente tem atitudes mais agressivas ao longo do tempo.
isso é uma falsa associação que vc está fazendo, vc n tem dados que associam uma coisa a outra. Estamos expostos a violência o dia inteiro, tem gente que consome mta violência com jornais tendenciosos, grupos de wpp e telegran, falas de grupos sociais da familia ou do trabalho... Os jogos violentos são apenas uma pequena parte de uma rotina rodeada de informações que trazem ódio e violência.
@@emanuelmartins9508 não, não é, como eu disse, por experiência e convivo com uma pessoa que joga esses jogos competitivos eu me tornava mais agressivo e mais "respondão" conforme eu passava a jogar esses jogos, dps que parei e vi que isso tava me afetando parei de jogar por bastante tempo e fui mudando minhas atitudes. Na mão de adolescentes e de pessoas em geral que não tem maturidade e fica se estressando atoa com esses jogos realmente causam a pessoa ser mais agressivas. Você não ta errado no restanto, e eu não digo que apenas jogos competitivos fazem a pessoa ser violenta, é o tema do vídeo e digo acerca dos jogos. E dados... Cara é a minha vida..
@@adrianlevi8901 se foi o seu caso e jogos te davam gatilho de se tornar uma pessoa agressiva, é recomendável parar de jogar jogos do tipo, de fato vc mandou bem, mas tmbm procurar ajuda psicológica é super necessário nessa situação. Pq outras coisas vão acabar dando gatilho de violencia tmbm, pq como eu disse, o mundo em sí é violento e a gente fica exposto a isso o tempo inteiro.
Legal é que esse assunto só começou depois que a midia sensacionalista inventou que jogos violentos geram violência se a grande mídia nunca tivesse tocado nesse assunto jamais teríamos as frescuras nos jogos de hoje
Não entendi a parte da diferença das classificações, eu achava que o jogo era sempre reavaliado quando chegava no Brasil, e não obrigariamente ficaria com a classificação original.
Sabe q que eu acho mais impressionante quando vejo que GTA tá envolvido nesses debates de violência? É que sempre mostram o cara destruindo tudo e a todos com bazuca, minigun e afins, sendo que o jogo NÃO MANDA VOCÊ FAZER NADA DISSO. É a opção da pessoa fazer essas coisas. Se for fazer o que o jogo só propõe realmente, vc mata atira em pouquíssimas pessoas no game inteiro.
Eu desde criança semprei joguei vários jogos "violentos" e nunca fiz nada do tipo. Como no GTA, eu ao invés pegava a ambulância ou o táxi para fazer as missões é já no Mortal Kombat os golpes era pra tentar me defender no fundamental contra alguns bullys da escola...
Para mim pior que jogos de aposta somente os online freetoplay estilo lol e Dota esses sim acabam com habilidades sociais e ainda levam embora anos preciosos de vida 😂 mas mesmo eles nao causam agressividade duradoura e sim uma "dependência" com sintmoas de abstinência como álcool
Você já jogou ou joga algo considerado "VIOLENTO"? Me diga nos comentários 👇
Insider Store 👉 creators.insiderstore.com.br/OlaCiencia Cupom OLACIENCIA para 18% OFF na primeira compra e 12% nas demais.
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Notícia sobre Mortal Kombat: www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/09/mortal-kombat-chega-aos-30-bilionario-mas-ainda-luta-contra-sua-fama-de-violento.shtml
Classificação indicativa de jogos do Mortal Kombat: bit.ly/refsjogos
Pesquisa Games Brasil 2024 - 74% dos brasileiros tem o costume de jogar jogos eletrônicos: drive.google.com/file/d/1UJLruFuI1yyDMj14o078Kbfi7Q334rrq/view?usp=drivesdk
Relação de adolescentes brasileiros com jogos: www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10550887.2021.1971941
Os efeitos dos jogos na saúde mental: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35639118/
Redução do nível de cortisol após partida de jogo: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0031938423003463#sec0021
Livro “Comporte-se”, de Robert Sapolsky
Cérebro humano chega no auge do seu desenvolvimento aos 30 anos: www.nature.com/articles/s41586-024-07521-x
Relação de pessoas com predisposição a comportamentos agressivos e jogos violentos: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21905039/
Estudo sobre efeito de jogos em pessoas de 9 a 14 anos: onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ab.21428
Quanto tempo dura o efeito de jogos violentos sobre as pessoas: onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ab.20301
Estudo que não encontrou relação entre jogos violentos e agressividade em adultos: www.nature.com/articles/s41380-018-0031-7 // psycnet.apa.org/record/2013-45445-001
Estudo que não encontrou relação entre jogos violentos e agressividade em adolescentes: royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.171474
Antiga posição da Associação Americana de Psicologia, 2015: www.apa.org/news/press/releases/2015/08/violent-video-games
Relatório da Associação Americana de Psicologia, 2019: www.apa.org/science/leadership/bsa/report-violent-video-games.pdf
Posição atualizada da Associação Americana de Psicologia, 2020: www.apa.org/about/policy/resolution-violent-video-games.pdf // www.apa.org/news/press/releases/2020/03/violent-video-games-behavior
Relação entre desempenho nos jogos e agressividade, seja qual for o jogo: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24377357/ // www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/63658/ssoar-ppm-2015-2-breuer_et_al-Sore_Losers_A_Reexamination_of-1.pdf?sequence=2&isAllowed=y&lnkname=ssoar-ppm-2015-2-breuer_et_al-Sore_Losers_A_Reexamination_of-1.pdf
Boa tarde! Ontem estive numa UPA e fui surpreendido pela sua voz. Um senhorzinho, provavelmente acima dos seus 70 anos, estava aguardando atendimento e assistindo ao seu vídeo anterior, sobre MPOX.
Pedi licença a ele e, puxando conversa, perguntei qual era o canal que ele estava assistindo. E ele ficou super contente de eu ter demonstrado interesse, falou que é um canal maravilhoso, com um jovem muito bom e inteligente e uma equipe maravilhosa, que fazem um trabalho lindo de trazer tanto conhecimento para as pessoas. Disse também que não perde nenhum vídeo, que sempre comenta sobre os assuntos abordados nos vídeos com seus familiares e amigos, além de recomendar sempre que alguém se interessa.
Não sei se alguém da equipe chegara a ler esse depoimento, mas achei que vocês mereciam saber o quanto é incrível o trabalho de vocês e como vocês alcançam tão longe, mudando a vida de tantas pessoas através do conhecimento. Um grande abraço a toda a equipe do Olá, Ciência!
Por que não ficxou o comentário?
Já joguei sim, Flicky, de Mega Drive
@@EmanuelOliveira-sk2esvai ver ele esqueceu
Lucas, você esqueceu de fixar esse comentário. Fiquei procurando ele. Sempre bom ter mais informações.
Eu atualmente jogo Diablo II, tentando bravamente salvar o que sobra da humanidade contra as forças do Mal. Mas quando saio pra rua não tento lançar magia congelante em ninguém (mas talvez se eu tivesse uma magia congelante...) 😅😅
Não são os jogos, é o lag
Sim😂😂
Maior vdd de tds os tempos
Sim kkkkkk
Exatamente kkkkkk
😂😂😂😂😂
Jogo xadrez online e tenho vontade imensa de sair na rua dando xeque-mate nos outros!
😂
O ato do xeque xeque é muito bom.
O melhor do RUclips não são os vídeos, e sim os comentários
😂😂😂
Eu amo dar xeque especial para as pessoas
Nada a ver.
Eu acho que a TV e as reportagens que nos dessensibiliza a violência. Ninguém mais se incomoda com a real violência que nos cerca.
Ninguém nunca se importou, basta ver a história humana.
Eu evito esse tipo de conteúdo mas quando me pego vendo fico bastante apático com as pessoas por um tempo. Sinistro isso....
será? bem, pode ser, mas há outros fatores, alguns por exemplo vai para um extremo dentro de um grupo político, e ai quem pensa diferente politicamente vira mero "ista".. quando tem alguem que você não apoia politicamente e o considera como não ser gente, pessoa, ai pode ocorrer uma dessensibilização e alguns partir para atos violentos
Eu não gosto das reportagens especialmente mais sensacionalistas, mas eu acho que o efeito colateral em alguns casos causa mais panico e medo do que dessensiblizar a violência.. assistir séries criminais podem ter o efeito oposto, de sensibilizar com a vítima e ainda de não taxar um lado como inimigo
Como psicólogo, eu afirmo com total certeza: os jogos tornam as pessoas mais violentas.
Obs: Além de ser psicólogo já joguei todos os COD, todos os Halo, CS, DayZ, entre vários outros, sei do que estou falando.
acho que todo tipo de mídia violenta nos desensibiliza.
Os motivos dos jogos deixarem as pessoas com raiva: internet instável, preço de consoles/peças de PC super caros, cheaters, gente falando que jogo deixa as pessoas violentas e claro, o famoso Pay2win.
so parar de jogar e ir estudar/trabalhar Kkkk, ue
Aim Assist
@@maxapenas2828 tá Mas tem gente que não quer só ficar nessa vida de trabalhar e estudar e quer ter diversão, sem falar que não adianta só pensar nisso pra no fim da vida não ter se divertido nada
@@joaovictormonteirodelima841 lembrando que diversão n é só sair pra beber td final de semana ne
@@vhlk não sei se foi irônico ou não, mas tem pessoas que não bebem, não jogam bola, não se socializam fisicamente mas tem o jogo como forma de diversão
As maiores guerras e atrocidades já cometidas na história da humanidade ocorreram quando esses jogos nem sequer cogitavam existir, logo aí já percebemos que não, o problema, não são os jogos, filmes ou séries.
O problema começa quando algumas coisas na nossa vida começam a dar errado, E quando o jogo começa a lagar
Seu comentário não possui fundamento lógico, moleque.
@@青い虎-v9v exponha sua visão, senão o moleque vai parecer você...
@@tomaliholaComo psicólogo, eu afirmo com total certeza: os jogos tornam as pessoas mais violentas.
Obs: Além de ser psicólogo já joguei todos os COD, todos os Halo, CS, DayZ, entre vários outros, sei do que estou falando.
@@青い虎-v9v E qual sua idade?
Videogame é vida! Obrigado Olá, Ciência!
❤❤❤ ciência 🧪🔭 e tudo
É mais facil eu ficar fluente em russo jogando CS2 do que virar alguém violento.
Jogo tanto com turco, que estou virando fluente kkk
@@principaiscortes como vc joga com eles?
@@natanwalker5321 com palavras básicas kkkkkkkkkkkkkkkk, em inglês!
@@natanwalker5321é só colocar no servidor deles
Jogos deixam pessoas violentas: E eu que fiz amizade com o jogador Arthurzin54, ele me ajudou em varias masmorras, lutamos juntos contra outros jogadores, passamos por pântanos cheios de monstros e castelos assombrados, até o dia que ele me disse no jogo:
"Meu nobre amigo Cavaleiro, vou sair para jantar, já volto", e desde 2003 ele não logou novamente no game....meu amigo Mago e companheiro de viajem, Arthurzin54 nunca vou te esquecer meu nobre amigo. F
O cara tava em Bulking, só pode. Tá comendo até hoje.
Kkkkkkk sei como é, muita gente larga os jogos do nada, nem avisa. Sempre avisei os amigos, mas entendo quem não avisa: nem sempre quando você para de jogar foi algo planejado. As vezes você não está mais se divertindo tanto e de repente aparece algo em sua vida (as vezes até outro jogo) que te puxa toda a atenção e você abandona o jogo sem nem perceber.
Acontece, mtos amigos meu tbm fizeram isso
Talvez ele tinha 54 anos e era aposentado por problemas de saúde.
Já tive alguns assim. F meu caro. Minhas condolências. Sei como é triste.
A mesma TV que reclama da violência nos jogos, mostram violências e cenas de crime na própria vida real.
E tbm cenas pesadas nas novelas
Quando eu jogava jogo de tiro online eu tinha umas queda de cabelo, pior que nem tô zuando era mt estresse naquilo kkk
O que os pais precisam é por limite em seus filhos e ensinar a gerenciar uma frustação
Sim, a grande realidade que ignoram é que o comportamento dos filhos é culpa do ambiente familiar e das outras influências recebidas na infância
GTA faz mal, mas tigrinho está liberado, kkk
enfim a hipotermia 💀
Vou aprovar aposta ignorando que Deus condena, mas odeio que joga jogos competitivo desenhado como valorant e overwatch que não espiritismo não tem sangue por exemplo (nada que me recordo como algo realista), mas para participar de festas pagãs com temáticas místicas e magicas, bruxaria possessão demoníaca(em filmes por exemplo) ocultismo, festas descontroladas (creio que poderia ser na questão bebida conduta das pessoas em volta tmb) algo condenado na biblia como bebedeira e assistir filmes com essa mesma temática. Para muitos não digo todos e não acuso religiões, mas tem gente que parece querer usar isso contra as pessoas enfim so um desabafo mesmo.
Tirou a minha da boca.
Eu e minha esposa sempre brigamos quando jogamos It Takes Two e Overcooked. 😂😂😂 E o primeiro é sobre reconciliação e lindo, o segundo é cozinhar.
Tem gente que desfaz amizade jogando Uno, que dirá Kkkkkkkk
Eu amo Overcooked pena que não tenho ninguém pra jogar, fico feliz por você e pela sua esposa
Mas cozinha é estressante mesmo, principalmente se você tenta cozinhar com alguém e a cozinha é bagunçada
No overcooked tem que bolar estratégia pra vencer. Se ficar sempre tentando improvisar, aí dá briga mesmo hahah
Overcooked é teste pra qualquer relacionamento 😄
Acredito que o problema em si está na pessoa e não nos games.
Acho hilário que até hoje ainda tenha gente que acredita nessa baboseira.
Seguindo esse raciocínio, pessoas religiosas seriam a representação de tudo que há de puro no mundo, mas todos nós conhecemos os famosos "cidadãos de bem e tementes à Deus".
Mas aí também depende demais, pessoas que realmente seguem sua fé como ela deve ser são boas pessoas.
A religião de alguém n determina seu caráter e hipocrisia, nem todos que se dizem cristãos, são cristãos, por exemplo. Já o jogo pode gerar sentimentos de ira, ou etc, como muitas outras coisas, como o time perder no futebol. Pode sim depender do tipo de pessoa que está jogando, mas é factual que o jogo pode gerar sentimentos psicológicos na pessoa por ser muito violenta, não que isso faça com q a pessoa cause uma tragédia, mas que gera, gera. (Obs: eu jogava jogo de tiro e não condeno quem joga, mas n jogo jogos mais).
Óbvio que para a maioria não vai influenciar quase nada. Mas uma pessoa que nasceu psicopata, obviamente que vai ser um grande estímulo para ela.
É igual pegar alguém que nasceu com habilidade para futebol e essa pessoa morar na Indonésia. Não há estímulo, nem valorização, nunca vai desenvolver. Mas uma assim que nasce no Brasil, há grande chance de virar jogador.
@@augusto164 Amigo, esse seu comentário é um atestado de que você não entende absolutamente nada de psicologia e psiquiatria.
Evite basear suas opiniões em achismos e leia mais livros.
@@eduardothomazl oq ele escreveu de errado, exatamente?
Se fosse pra eu ser violento por causa disso estaria em prisão perpétua! 😅😅 Videogames me ajudaram em muita coisa desde a infância, especialmente a conhecer idiomas, fortalecer amizades e não me sentir solitário em MUITOS momentos!
Sou sempre grato às mentes que inventaram todos os consoles que conheço, e quem os defende sabe o que está fazendo. Olá Ciência!
Dois! Foram as formas mais saudáveis possíveis ou menos danosas de escape. Como meu próprio psicólogo diz. Esses escapes, não preciso nem comentar o que poderiam ter sido ao invés de jogar jogos no computador.
O problema dos jogos violentos é o preço elevado que eu não tenho pra comprá-los.
Ou seja, mais violento do que o jogo são os impostos no Brasil em cima dos jogos.
🏴☠
Já tem game chegando a 700 reais. Negócio tá difícil viu
@@wardkr23 esse é o verdadeiro chefão do jogo da vida
@@VictorHuugo qual? Pra eu nunca querer comprar
Jogos, discord, redes sociais. É sempre algo assim, nunca a educação que as pessoas tiveram, fatores psicologicos
Quer ver muitas pessoas ficarem violentas de verdade ?
Imagine o mundo inteiro ficar sem internet por apenas 1 dia nos dias de hoje.
Verdade absoluta
Verdade.
E brigas entre torcidas? São provocadas por quem joga games de futebol? Nem falo de Fifa mas dos managers onde o gamer é técnico de um time.
mas o que tem a ver?
@@marcelozck Se videogame é tão violento, por que torcedores brigam violentamente na vida real?
Né kkkkkk isso aí não tem lógica,Daqui a pouco GTA é proibido,mas Tigrinho eles arrumam jeito de liberar....
Não existe jogo tão violento, quanto a realidade brasileira
Já encontrei muito gente daquele tipo estourada de nervoso no mundo, nenhuma delas jogava nada, eu ficava pensando "se essa pessoa jogasse 2h de slime rancher de manhã todo dia não estava assim"
Mas ta cheio de gente "estourada" em jogos online.
@@gustavofranciscoschierholt6095 esse é muito dos problemas de eu querer jogar no privado tudo sabe ? pode ser crand crush e o cara xinga por não fazer uma explosão de doces o cara é o problema
Eu mesmo não tenho acessos de ira em nenhum tipo de jogo atualmente.
um relato meu: quando criança minha mãe me viu indo jogar o famoso doom no ps1, ela na mesma hora tomou meu controle e disse "não pq vc vai ficar qnem os menino assassino lá".
eu fiquei... uns 13 anos OBCECADO por esse jogo...mas minha mãe tava sempre encima, qqr coisa remotamente parecida com doom ela cortava. "esses canos no carro de jogo de corrida parece arma", e foi assim boa parte da infância!
quando fui morar com minha vó, tb ganhei um notebook, e pude enfim ter privacidade pra jogar tudo oq queria...ainda mais o glorioso e clássico doom, eu joguei TANTO DOOM mas TANTO...e até hj jogo, as expansões, os mods... é meu jogo favorito..
mas fico pensando, nunca fui fã de briga, de violência na vida real odeio isso, e lembro de ter tido alguns padrastos q mesmo n jogando nada de videogame eles agrediam minha mãe a mesma q dizia q os games iam me fazer violento!
anos dps, escuto mta gente falar de como pra mtas situações sou calmo e tals, mal sabem elas q no dia de stress, é uma boa sessão de doom matando demônios que me ajuda a relaxar kkkkk
Tende a ficar menos sensível à dor alheia.
Cara, esse seu exemplo da mae falando do cano do carro é real ou foi só um exemplo hipotético?
Jogou o Doom 2016
Jogou o Eternal?
Viu o trailer do Dark Ages?
Tb sou fã de Doom mano
Bacana seu comentário, eu ficava jogando o indianapolis 500 The simulador e meu pai ficava preocupado com meu futuro onde eu iria pegar o carro e sair por aí batendo em todos na rua e esse comportamento nunca surgiu em mim, fico sempre calmo e atento ao digitar e nunca bati em nada nem em ninguém.
Agora uma coisa que vi também é aconteceu com amigos meus foi nesse contexto que você citou de proibir jogar o Doom, na infância ele não podia jogar e na vida adulta aproveitou para jogar pq tinha mais liberdade, ou seja, ele começou a viver mais de sua infância na vida adulta só que isso fez com que ele se atrasasse mais na faculdade, portanto não podemos ficar pulando etapas na vida pois uma hora irá querer fazer o que não fez e isso tem custos.
Muito bom seu vídeo
O que tenho a acrescentar como jogador é que se a pessoa já tem problemas com controle de emoções qualquer coisa pode ser um gatilho pra que essa emoção violenta venha a tona, seja um filme de ação, um vídeo violento no TikTok ou notícia violenta em jornais, os games só recebem essa atenção especial porque é mais fácil bater neles do que na indústria do cinema ou na TV.
Games não tornam ninguém pacífico em alguém violento, mas podem transformar uma criança mal educada (educação permissiva por exemplo) e pais frouxos em uma criança problemática .
se jogos incentivassem alguma coisa eu estaria construindo uma farm de cana de açúcar na vida real, seria especialista em eletrônica, construtor, arqueiro, e guerreiro, mas eu to aqui na frente do pc ainda jogando mine
Não é tão simples e caso particular não serve para generalizar.
E sabido por ex. que muita gente entrou no ramo do planejamento urbano porque anos antes jogou SimCity.
Os jogos e filmes são usados por empresas e governos faz décadas não é pq eles gostam de jogar dinheiro fora.
0:29 ok ja gostava do seu canal, mas agora vejo q é um homem sabio de muita cultura
Se jogar influenciasse a violência, assistir filmes violentos deveria seguir a mesma lógica. Acho que isso tem mais a ver com a maneira como somos educados e com a tolerância a frustração do que com o conteúdo dos jogos propriamente dito.
Com certeza, falou muito bem, inclusive. Eu já acho que tem muito a ver com o quão a pessoa consegue discernir a realidade da ficção. Justamente por isso eu penso que jogos violentos ou conteúdo para adultos não são disponíveis para crianças, por que elas podem não conseguir diferenciar oque está vendo da realidade, podendo achar que na vida real também é possível pegar uma arma e atirar nas pessoas como no GTA.
Sou estudante de Medicina e se a medicina não deixa a gente violento, que literalmente todo dia a gente abre "corpos", arranca pedaço e etc. Não vai ser joguinho que vai deixar alguém violento
0:37 Todo dia tem uma nova matéria da Recor de demonização aos jogos.
Record vendo você fazendo esse vídeo: você não é um amigo não é um prefeito
Quem lembra daquele psicanalista que falou que jogos não influencia em nada.
Mas é meu, todo ano tem essa baboseira de associar violência na vida real com vídeo games@@alecsanderalves9686
@@alecsanderalves9686psicanalise não é ciência.
@@orlando1185 verdade. Assim como não tem nenhum estudo científico sério que determina relação entre games e violência
39 anos, jogo desde os 7 anos, participante de várias esferas do competitivo desde Pokémon até Counter Strike, dois filhos que também jogam e hoje tendo mais de 30 mil só em setup para jogos, vamos ver se seu vídeo é realista
R.: Foi bem realista!
Escutei os meus vizinhos gritando com filho e repetindo coisas do tipo "Estes jogos são pra adultos(...) vai afetar a sua cabeça" ou, "se não largar esse celular eu vou quebra ! Instalar, instalar e eu te arrebento"
Chego a conclusão que jogos deixam as pessoas violentas.
No caso os jogos deixam as outras pessoas violentas. kkkkkk
Entendo a crítica... Mas uma coisa é verdade: Crianças não deveriam jogar jogos violentos. Isso claramente influencia a criança a ficar violenta.
Cansei de ver crianças tentando repetir o golpe que aprendeu no videogame em alguém na escola.
É simples: os jogos não influenciam adultos, mas influencia as crianças.
Sobre adolescentes, não tenho certeza ... Mas crianças é complicado...
Acho justo sempre observar a classificação de faixa etária dos jogos ... Na grande maioria das vezes, é adequado
@@bl1245-k7h isso + culpa dos pais que n presta atençao nos pirralhos.
Cresci jogando jogos violentos e nunca tentei golpe de mortal kombat em ninguem.
Pode mt bem jogar o jogo, mas os pais tbm precisam ensinar oq deve ou nao fazer
@@preguicadetu legal que não influenciou vc...
Mas é inegável que acontece com outras crianças... Estudos científicos mostram que influenciam, o que os estudos não foram capazes de provar é se os jogos influenciaram a vida adulta daquela criança. E de fato, o papel dos pais é fundamental nisso, não são só os jogos que definem.
Como disse anteriormente, é fundamental seguir a faixa etária recomendada nos jogos.
Assunto complexo, pq a realidade das crianças é bem diferente umas das outras... Nem todo mundo tem pai presenta, por exemplo.
@@bl1245-k7ha guerra existia antes do videogame e crianças eram expostas a ela comumente sem os aparelhos eletrônicos... lembre-se, por essas coisas internalizadas na internet é que podemos socar o vento sem causar uma guerra
Enquanto o pedido de um político ,teimosia de um presidente, e a incompetência do Moraes por uma palavrinha do Elon Musk, viraram guerras pessoais.
Sempre joguei jogos violentos, nem por isso me tornei uma pessoa violenta, um lutador luta porque é a profissão dele, mas não sai espancando as pessoas nas ruas, se uma pessoa adulta é agressiva ela tem que ser presa e ficar um bom tempo na prisão, infelizmente as leis de um país injusto favorece esse tipo de pessoas
Antes dos jogos violentos não existia violência no mundo né kkkkkk
Se usar essa lógica aí por exemplo: duas pessoas se matam por causa de ingressos, a culpa é dos ingressos, não das pessoas, certo?
Antes não tinha time de futebol e as pessoas se matavam.
Essa lógica não faz sentido.
Se não causasse nada, não teria classificação indicativa.
@@drowzeerutherford6037 classificação indicativa não quer dizer nada , é só politicagem por pressão social . Como no próprio vídeo falou , a ciência não provou nada ainda .
Diferente das informações nutricionais que são cientificamente provadas as necessidades de te-las .
Mas também criar as crianças de maneira muito boba , apenas com joguinhos coloridos , vídeos fofos e animaizinhos acaba deixando a criança mimada e despreparada para a adolescência .
Crianças que jogam jogos ( violentos ou não ) com outras pessoas ficam preparadas para a adolescência , vão saber se comunicar , vão saber se defender de intimações e zombacoes , ficam blindadas contra bullying.
Jogos são uma.boa ferramenta para ajudar no crescimento . O problema é que os pais não querem perder tempo ensinando os filhos a serem alguém , e jogam a criança sozinha no quarto a "deus dará "
Jogar relaxa e ajuda a elaborar muitas questões emocinais e psicológicas
Eu amo jogar, desde pequeno sempre joguei em consoles e até hoje nunca parei. Acho que seria interessante fazer um vídeo ao ponto de vista da psicologia "o que faz as pessoas optarem por jogos violentos": busca de adrenalina, desestressar (comparado com socar saco de areia, esportes de lutas, etc), e assim adiante.
talvez n seja tao relevante pq as pessoas "optam" por jogo violento, eh uma questao de escolha pessoal, tipo n precisa de uma CPI pra isso…
a questao de pessoas "más" eh muito complexa, depende de da genetica: fenótipo, genótipo, valores morais, educaçao, a propria escolha da pessoa, etc
conheço gente cretina q ta rodeada de biblia e vive na igreja todo dia, e prejudica seus "irmãos/irmãs" de graça sem motivo algum
Eu tbem jogo desde criança...até hoje
eu como gamer posso afirmar que existe jogos estressantes e jogos relaxantes, e quem faz a pesquisa tem que analizar isso, gta pelo incrivel que pareça não é um jogo estressante.
Gta Depende da situação, um cara com uma moto voadora mentirosa te explodir do nada é bem estressante, pelo menos pra mim, mas esse estresse no máx me faz xingar o cara. Geralmente qnd eu quero relaxar eu escolho jogos singleplayer, multiplayer é só estresse msm.
Quando eu jogava jogo de tiro online eu tinha umas queda de cabelo, pior que nem tô zuando era mt estresse naquilo kkk
Eu queria saber a justificativa da violência antes dos games
Jogos de mesa
Já culparam os quadrinhos, o cinema a televisão... o "culpado "sempre muda, mas ninguém quer olhar a realidade para resolver os fatores que REALMENTE causam a violência.
Provavelmente as revistinhas da HENTAI. 😂😂😂😂😂😂😂
Se jogos violentos deixa-se a pessoa mais violenta. Eu seria um serial killer kkkkkkkkkkk
Meu filho também kkkkk
E se lagar nós viraria Super-Saiyajin na hora lkkkkj
Seu argumento não possui lógica nenhuma.
A modernidade viciou as pessoas em telas pretas e consumo de conteúdo 24/7, matou o auto-conhecimento e a capacidade de atenção por mais de 10s, destruiu a auto-imagem, e geral tá preocupada com "os jogos violentos"
afetando os jovens KKKKK
Ow, quem tá criando os filhos dessa galera é o TikTok e eles nem sabem
@@青い虎-v9vPoderia elaborar sua afirmação?
Se jogos violentos, realmente, tem impacto no comportamento, então por essa lógica, qualquer tipo de crime, jamais, poderia ser noticiado, assim como nenhum filme violento poderia ser acessado pelo público, porque da mesma forma que uma crianca pode jogar um jogo violento, ela pode se deparar com uma notícia de crime ou assistir um filme violento que os pais estejam assistindo. Então, o que se pode concluir é que a imprensa é hipócrita quando diz que jogos violentos são maus exemplos, ao mesmo tempo que noticia as maiores atrocidades como: assalto, furto, homicídio, latrocínio, estupro, etc.
Não acho que jogos violentos tenham, realmente, um impacto tão grande ao ponto de transformar crianças, adolescentes e adultos em criminosos. No caso das crianças, o máximo que pode acontecer é uma sensação de confusão, espanto ou medo ao se deparar com uma cena violenta. E se eu não me engano esse é, justamente, o fundamento para a existência da classificação indicativa.
O que, realmente, contribui para a construção de um criminoso são os maus valores ensinados pela família, isso porque a influência vem do mundo real e não do mundo virtual. A criança tende a se espelhar no comportamento do pai e da mãe.
Então se o pai, por exemplo, trata as mulheres como objeto e normaliza o desrespeito contra as mulheres, o filho, provavelmente vai se tornar um cara misógino.
Se uma filha percebe que a sua mãe trai, constantemente, os homens com os quais ela se relaciona, a filha, provavelmente, vai se espelhar nela e achar que adultério é uma coisa normal.
Então a influência que vem do mundo real é algo, infinitamente, maior do que a influência do mundo virtual, até porque criminosos já existem há milhares de anos, muito antes da existência dos jogos violentos.
Então é, justamente, com os maus valores que são ensinados pelas famílias, que a imprensa deveria estar preocupada e não com jogos que, nem sequer, fazem parte do mundo real.
O que deixa pessoas violentas é celular tocar 10x por cia só de telemarketing, páginas onde pipocam 5 anúncio em cima do texto, e perder tempo fechando, assim como as m... de mini telas de cookis.
Experimente bloqueadores de anúncios , o serviço de spam de chamadas do Google mesmo funciona muito bem, e os cookies é só colocar no navegador permitir sempre, pronto.
Pelos jogos que ando jogando, até dá mesmo vontade de escalar umas coisas, fico olhando as construções e pensando "hum, ali dá pra subir e pular lá e... "
O Lucrécio pode relaxar e jogar em paz! 😂
Descobri esse novo canal do Daniel Molo, muito bom!
O maior stress de uma pessoa que joga, são as outras pessoas ou a situação que está passando, sendo internet ruim, preço ou etc.
Nao pode jogar jogos violentos mais pode assistir clipe de funk carioca com traficante com fuzil nas mãos ostentando o dinheiro do crime, e incentivando a juventude.
Eu acho que sim, inclusive Adolfinho faz o que fez em 1936 porque jogava Mortal Kombat 😅
"A violência é tão fascinante
E nossas vidas são tão normais"
e uma análise muito boa, fontes confiáveis e não deu um resposta clara do sim e não, mostrando que é apenas um pesquisador e não alguém que não entende do assunto querendo esclarecer a verdade, muito bom o conteúdo.
Por isso que Dark Souls é um jogo terapia. Você vai pasaar raiva, mas a ideia é que supere isso
Esses hormônios em excesso causam dependência (vício) e as frustrações com as derrotas no jogo geram extress
Cara, eu jogo mortal Kombat desde que me conheço por gente, sempre achei os fatalities caricatos!!! Por muitas vezes até chatos.... Mas eu sou extremamente sensível ao ver ferimentos, pessoas machucadas, eu nem consigo assistir Chicago Med direito quando aparecem cenas de fratura... Não tem nada a ver isso aí de que jogos influenciam alguma coisa, ate pq passo boa parte do tempo treinando kombos e tentando assimilar a jogatina na minha inteligência espacial... Repetindo movimentos pra que se tornem fluidos durante a luta, tô nem aí pra sangue ou fatality
Tenho 36 anos, e, eu jogo a pelo menos 25 anos TODOS os tipos de jogos, inclusive os mais violentos e ODIADOS pela mídia burra (como o grandioso GTA). E mídia, eu NUNCA agredi/matei NINGUÉM ao longo desses anos. Todas as matérias tendenciosas que era publicadas, me faziam ter mais vontade de jogar e me DIVERTIR!!!!
Essa história já se repetiu algumas vezes: uma pessoa desequilibrada faz alguma coisa errada, e o noticiário culpa os jogos....
A gente sabe que não é assim que funciona, mas eu, particularmente não gosto de jogos muito violentos. Acho impressionante a quantidade de jogos que em algum momento tem sangue (ou algo assim) em comparação com os que não tem...
engraçado que o mesmo noticiário passa horas detalhando os crimes mais hediondos o possível, e isso eles n associam a violência.
Grande parte dos jogos tem modo criança que transforma o sangue em leite.
Só de viver no Brasil temos tendência a violência....
Isso foi invenção dos canais de TV aberta que viram os video games como um concorrente em busca da atenção das pessoas.
Vc poderia fazer 1 vídeo sobre as letras das músicas, seria uma boa, parabéns pelo conteúdo
O que me deixa violento é morrer mil vezes na mesma fase de Donkey Kong e Mario. Sinto um odio tremendo
Pra alguém se tornar Violento tem que ter muito vínculo Em um ambiente violento como por exemplo Família e outras más influências desde a infância✍️
Se fosse verdade, o Japão ja estaria devastado. Game, manga, anime....violentos estão na cultura.
Pse, tudo que seja associado a algo mais "nerd" por algum motivo é demonizado, não pode sair do padrao socialmente aceito de assistir seriezinha genérica da netflix, filminho e tv senão você é a "ovelha negra". É impressionante que quando se trata de jogo, mangá, anime, todo mundo vira puritano e agora qualquer gota de sangue e qualquer soquinho vai influenciar pro mal. Já to saturado desse assunto, estamos a décadas e décadas com as pessoas dando volta batendo na mesma tecla falando as mesmas merdas de sempre sem fundamento e vao continuar falando mesmo quando a ciência mostra o contrário :/
@@hyperdrivexgdmas convenhamos que anime é meio estranho , né ?
A cultura de colocar meninas com corpos infantis e voz fina , de maneira atraente e adulta é meio SUS .
Devastado já está kkk, alto índice de suicidio.
@@creativeblindao3864 ai vai do que tu anda assistindo kkkkkkkkkk
@@RalaKalox Isso é por causa da jornada de trabalho e depressão
Bom dia e mais um vídeo informativo para mandar para a vó ou a mãe quando falarem sobre isso
o vídeo começa em 4:14.
Eu enxergo jogos como um escape para não praticar atos ruins.
O que deixa o cara violento jogando vídeo game é tomar um gol nos 94' no FIFA
Poderia fazer um vídeo sobre:
Óculos anti luz azul, visto que tem muito pessoas comprando e recomendo, porém alguns estudos dizem que é ineficaz o uso de tal óculos.
Única coisa que me deixa com muita raiva, é minha ruindade, se eu fosse bom eu nunca estaria com raiva jogando 😂
Pessoalmente, falando apenas por mim e pela minha bolha com meus amigos proximos, os jogos nao nos tornaram mais violentos, mas tambem nao desenvolvemos habilidades fisicas que tambem sao importantes. Ou seja, tambem tem seu prejuizo no desenvolvimento.
No fim, eu acredito que os jogos não sejam tao prejudiciais quanto alguns dizem, mas ao mesmo tempo, passar o dia todo jogando tambem nao faz bem....
A maior prova de jogos violentos nao tornam as pessoas violentas sao os numeros de mercado. No top 10 de paises que mais consomem jogos, apenas 1 é considerado um país violento (EUA) e todos os demais na verdade estao muito bem posicionados em rankings que medem a qualidade da seguranca publica e taxa de criminalidade, alem de alguns deles estarem entre os paises mais seguros e pacificos do mundo.
Eu joguei jogos violentos desde muito cedo e me considero uma pessoa muito mais empatica do que a media das pessoas.
O que deixa as pessoas violentas em relação ao jogos, são os preços deles =)
Eu concordo 100% com você, Marcos! 300 reais na edição definitiva do GTA é osso!
ao meu ver, muitos jogos deveriam ser proibidos para qualquer um em qualquer idade. Gta por exemplo não deveria ser acessível para crianças e adolescentes.
Então chegamos a algumas conclusões.
Levem na zoeira, rs
1- O que aumenta a violência não é o jogo mas vc ser noob e perder mais do que ganha
2- Só acha The Sims não violento quem nunca trancou ninguém em um quarto sem portas
3- Se jogo induzisse comportamentos eu comeria cogumelos alucinógenos por jogar Mario, mataria pessoas com espada por jogar Zelda e sairia por aí capturando animais silvestres e fazendo rinha por jogar Pokémon.
The Sims não deixa violento, deixa psicopata. Tirar escada da piscina pra pessoa morrer afogada não é normal. Ok, eu fiz mas foi só uma vez... ou duas?? 😅😅😅😅😅😅😅
Mano, traz um vídeo sobre a eficácia das abordagens da psicologia ( TCC, psicanálise, logoterapia, Gestalt etc)
Sim............ se vc for mentalmente fraco.
Só afeta quem tem fraqueza para violência
Por isso é recomendável deixar pessoas com mente fraca ou problemas psicológico longe desses jogos. Agora pessoas mentalmente saudáveis não causa nada. Eu jogo MK a anos e não arranquei a espinha de ninguém.
@@SenhorPato-vn8pr Isso muda nada.
A pessoal iria procurar qualquer outra coisa
@@carlosolivera4864 Cara, se não tiver nenhum responsável realmente "responsável" nos cuidados dessa pessoa, sim ele vai procurar em outras mídias. E vai se influenciar seja em série/filmes, música etc.
Os pais não respeitam as restrições de idade e dá nisso
esse conceito de fraqueza (mental) não é cientifico, há sindromes e por ai vai... a questão da violência é muito complexo.
Bom, eu ja sigo o canal a muito tempo. E se continuo por aqui, é que o conteúdo é bom. Eu jogo dês de criança. Em especial jogos de luta, rpg, fps, guerra, tiro, estratégia de guerra e por aí vai. Esses e qualquer outro tipo de game, vejo como algo muito positivo para o nosso aprendizado. Pois estimulam e muito o tempo de reação, o trabalho em equipe, e principalmente o raciocínio lógico, estimulando o cérebro a ter respostas cada vez mais rápidas e precisas.
Meus jogos favoritos quase todos envolvem armas (Resident Evil, The Last of Us, Red Dead Redemption, Uncharted, Silent Hill, Days Gone, The Evil Within) e sou totalmente a favor do desarmamento da população.
Ou seja: jogar muito, por regra, não deixa o jogador inteligente 😂😂😂
Com certeza mano kkkk@@andersonfernandes8194
Por que deixar a população desarmada?
Trabalhar editando vídeos é a melhor forma de desistresse da pessoa. 👍🏻😎
Falar sobre os jogos deixarem violentos e não citar o Fifa é paia kkkkkkk
Não há influência no comportamento do indivíduo, é verdade. Mas a questão da dessensibilização eu considero algo sério. É um efeito tão nocivo quanto o da p@rnografia. Muda a perspectiva que temos das coisas, então é meio óbvio que é preocupante.
Desde criança fui exposto a jogos, em experiência, todos os jogos multiplayer competitivos como league of legends, valorant, cs go, free fire etc realmente fazem a pessoa ficar mais agressiva, cada pessoa é diferente mas a maioria que joga esses jogos constantemente tem atitudes mais agressivas ao longo do tempo.
isso é uma falsa associação que vc está fazendo, vc n tem dados que associam uma coisa a outra. Estamos expostos a violência o dia inteiro, tem gente que consome mta violência com jornais tendenciosos, grupos de wpp e telegran, falas de grupos sociais da familia ou do trabalho... Os jogos violentos são apenas uma pequena parte de uma rotina rodeada de informações que trazem ódio e violência.
@@emanuelmartins9508 não, não é, como eu disse, por experiência e convivo com uma pessoa que joga esses jogos competitivos eu me tornava mais agressivo e mais "respondão" conforme eu passava a jogar esses jogos, dps que parei e vi que isso tava me afetando parei de jogar por bastante tempo e fui mudando minhas atitudes. Na mão de adolescentes e de pessoas em geral que não tem maturidade e fica se estressando atoa com esses jogos realmente causam a pessoa ser mais agressivas. Você não ta errado no restanto, e eu não digo que apenas jogos competitivos fazem a pessoa ser violenta, é o tema do vídeo e digo acerca dos jogos. E dados... Cara é a minha vida..
@@adrianlevi8901 se foi o seu caso e jogos te davam gatilho de se tornar uma pessoa agressiva, é recomendável parar de jogar jogos do tipo, de fato vc mandou bem, mas tmbm procurar ajuda psicológica é super necessário nessa situação. Pq outras coisas vão acabar dando gatilho de violencia tmbm, pq como eu disse, o mundo em sí é violento e a gente fica exposto a isso o tempo inteiro.
Engraçado que a mídia sempre culpa os games pela violência, mas nunca fala sobre uma torcida de futebol violenta.
Esses sim m@tam a troco de nada.
O que deixa as crianças violentas é o futebol, funk, droga, álcool, “politica” e tudo o que rodeia essas atividades..
O futebol em si, Não, Mas o modo como jogam sim..
entao oq deixa as pessoas violentas eh a propria vida? n faz sentido, pq todos seriam violentos
@@r-nucleo1772 o clubismo na verdade.. o esporte é algo legal..
@@mkkollectorbrS, O problema começa quando levam a competitividade a sério
Ótimo vídeo ! Falando em jogo "violento", Máfia definitive Edition, está na promoção na PS Plus.
A primeira memória da minha vida, é jogando MORTAL KOMBAT 1, no mega drive com minha mãe quando eu tinha 2 anis de idade.
Legal é que esse assunto só começou depois que a midia sensacionalista inventou que jogos violentos geram violência se a grande mídia nunca tivesse tocado nesse assunto jamais teríamos as frescuras nos jogos de hoje
O que será que tornou as pessoas violentas, mortal kombat ou cidade alerta?
Você merece só mais um bilhão de inscritos, só isso.
Ja pararam para pensar que essa geração só está assim por causa dos pais, que não educam o suficiente para o filho desenvolver valores?
Jogo jogos violentos desde os 8 anos e agora 20 anos depois, nunca tive problema algum 🙏🏻
Não entendi a parte da diferença das classificações, eu achava que o jogo era sempre reavaliado quando chegava no Brasil, e não obrigariamente ficaria com a classificação original.
Parabéns pelo ótimo trabalho! Aguardando os estudos sobre Teletubes e Pepa Pig!
Sabe q que eu acho mais impressionante quando vejo que GTA tá envolvido nesses debates de violência? É que sempre mostram o cara destruindo tudo e a todos com bazuca, minigun e afins, sendo que o jogo NÃO MANDA VOCÊ FAZER NADA DISSO. É a opção da pessoa fazer essas coisas. Se for fazer o que o jogo só propõe realmente, vc mata atira em pouquíssimas pessoas no game inteiro.
O ser humano nasce bom, o Ping alto o corrompe.
Assisti vídeo violento e joguei jogos violentos minha vida inteira, continuo ficha limpa.
O chato é ver gente comparando jogos eletrônicos com as apostas digitais e cassinos eletrônicos que tem hoje em dia.
A sociedade é mais traumatizante que os video jogos. Uma vez eu vi um assalto num ônibus com uma criança de 10 anos dentro.
Eu desde criança semprei joguei vários jogos "violentos" e nunca fiz nada do tipo.
Como no GTA, eu ao invés pegava a ambulância ou o táxi para fazer as missões é já no Mortal Kombat os golpes era pra tentar me defender no fundamental contra alguns bullys da escola...
Desde os 6 anos eu jogo jogos violentos, mas eu nunca fui alguém violento, e sim empático
Jogos de azar burlam sua confiança e te deixa depressivo!
Olá, tudo bem ??
Amo a didática dos seus vídeos ❤
Poderia fazer um explicando mais detalhado sobre Bioimpedância?
Espero que veja minha sugestão :)
Para mim pior que jogos de aposta somente os online freetoplay estilo lol e Dota esses sim acabam com habilidades sociais e ainda levam embora anos preciosos de vida 😂 mas mesmo eles nao causam agressividade duradoura e sim uma "dependência" com sintmoas de abstinência como álcool