Triton Ultimate Racing encara o Rally dos Sertões
HTML-код
- Опубликовано: 8 ноя 2024
- A Triton Ultimate Racing, um protótipo de competição desenvolvido totalmente em solo brasileiro e projetado para encarar as mais desafiadoras provas do circuito mundial de rally raid, faz sua estreia durante a edição 2024 do Rally dos Sertões.
“Ver esse projeto totalmente brasileiro nascer e agora estar pronto para encarar as competições mais difíceis do mundo é um grande orgulho. Este carro não apenas representa o que há de mais avançado em tecnologia, mas também a competência, força e a dedicação de toda a nossa equipe”, disse Guiga Spinelli, piloto da equipe oficial da @MitsubishiMotors no Rally dos Sertões 2024 e maior responsável pelo desenvolvimento do protótipo.
Desenvolvido e fabricado pela Spinelli Racing, o projeto conta com total suporte da Mitsubishi Motors no Brasil e é liderado por Guiga Spinelli, maior campeão do Rally dos Sertões entre os carros com cinco títulos e duas vezes top 10 no Rally Dakar.
Para tornar a Triton Ultimate Racing uma realidade, cerca de 30 especialistas entre engenheiros, mecânicos e técnicos em geral trabalharam juntos desde o fim do Rally dos Sertões 2023, totalmente focados para tornar o protótipo uma realidade.
Desenvolvida e fabricada na sede da Spinelli Racing, dentro das dependências do Complexo do Autódromo Velocittá, em Mogi Guaçu (SP), a Triton Ultimate Racing traz um chassi moldado em cromo molibdênio e carroceria produzida em fibra de carbono e kevlar, com design que remete à nova geração da Triton, ainda sem data de lançamento no mercado nacional.
Desde o início do projeto, o protótipo foi construído para competir em alto nível na categoria principal das principais provas de rally raid do circuito mundial como o Rally Dakar.
Cada detalhe do veículo foi cuidadosamente projetado para maximizar desempenho e resistência em condições extremas. O motor V8 de 450 cv, combinado com uma caixa de transmissão sequencial de seis velocidades da Sadev, oferece potência e precisão nas trocas de marcha.
O sistema de diferenciais fornecido pela Xtrac e os oito amortecedores robustos da marca Reiger garantem estabilidade e controle mesmo nos terrenos mais desafiadores. Complementando o conjunto, os pneus de 37” proporcionam aderência excepcional em qualquer superfície.
No coração tecnológico da Triton Ultimate Racing está o sistema de injeção eletrônica gerido por uma central Motec, que trabalha em conjunto com módulos de distribuição de energia (PDM). Essa tecnologia de ponta não só reduz o peso total do veículo ao eliminar a necessidade de relés, fusíveis e disjuntores convencionais, mas também aumenta a confiabilidade e a robustez do sistema elétrico.
O período de desenvolvimento da Triton Ultimate Racing foi extremamente curto - apenas um ano. Mesmo assim, a equipe da Spinelli Racing optou por estrear o veículo na edição 2024 do Rally dos Sertões, que começa neste fim de semana.
A decisão faz parte de uma estratégia de desenvolvimento contínuo, utilizando a competição como um laboratório real para ajustes e melhorias no desempenho do carro.
O Rally dos Sertões 2024, que percorrerá mais de 3.500 km entre Brasília, Minas Gerais, Goiás e Bahia, será um verdadeiro teste de fogo para o protótipo. Embora as expectativas de resultados imediatos sejam cautelosas, a participação na prova reforça o compromisso da Mitsubishi e da Spinelli Racing em estar no topo no que diz respeito a inovações no esporte a motor.
“Estamos extremamente orgulhosos de apresentar a Triton Ultimate Racing ao lado da Spinelli Racing, um projeto que reforça o compromisso da Mitsubishi Motors em se estabelecer como uma das mais importantes apoiadoras do esporte a motor no Brasil, especialmente as competições de rally. Ele é um grande exemplo de como nosso país tem capacidade de desenvolver tecnologias de ponta para o automobilismo. Este protótipo não é apenas uma picape de competição, mas um marco na nossa trajetória, simbolizando o compromisso com a inovação e o desempenho no esporte a motor”, finaliza Mauro Correia, CEO da HPE Automotores.