Gostei muito da sua análise. Sempre gostei dessa música e das letras de Chico Buarque. Um adendo: na estrofe "O prefeito de joelhos O bispo de olhos vermelhos E o banqueiro com um milhão" mostra bem os "3 poderes" que sempre reinaram. 1) A Política (o prefeito), 2) A religião (o bispo) e o 3) Dinheiro (o banqueiro)
@@virginiamacedo6231 vc realmente acha que alguém vai pensar "nossa vou me prostituir, deve ser ótimo, estar sujeito a dst's, gravidez indesejada, marginalização da sociedade, etc" quem faz isso normalmente não tem outra opção
@@virginiamacedo6231 Quantas pessoas vc conhece que se prostituem? E dessas pessoas, quantas lhe falaram q estão se prostituindo por q querem? Sim, pq pra fazer uma afirmação dessa vc deve ter um embasamento muito forte né?
Virginia Vi ninguém absolutamente NINGUÉM se prostitui porque quer, me desculpa mas essa frase foi muito ridícula, principalmente levando em conta a situação do Brasil em que as mulheres travestis entram na prostituição pelo fato de serem excluídas do mercado de trabalho, é só o patrão ver “João” no nome que ele já não quer contratar especiais.correiobraziliense.com.br/transexuais-sao-excluidos-do-mercado-de-trabalho Por favor crie um pouco mais de empatia com essas pessoas, porque ficar desse jeito não dá
Não assisti a opera do malandro no teatro em 78 mas assisti ao filme baseado nessa opera em 86 que foi dirigido por Ruy Guerra e tem no elenco entre outros Edson Celulari, Cláudia Ohana , Ney Latorraca e Elba Ramalho é um filme musical, que se passa na cidade do Rio de Janeiro da década de 40, tem boas atuações e excelentes músicas cantadas por parte do elenco desse bom filme .
Há mais um detalhe, um simples e genial detalhe: essa composição é feita é feita em sextilhas de cordel, uma arte genuinamente nordestina, e cujo precursor é o pombalense e conterrâneo de Celso Furtado, Leandro Gomes de Barros. Nascido em Pombal-PB, em novembro de 1865, Leandro, com sua arte, foi morar em Pernambuco, onde viveu, sobreviveu de sua arte e criou sua prole, tendo falecido em Recife, em março de 1918, com 52anos apenas. Gostaria de salientar, ainda, que a composição Paratodos, também Chico, está composta na estrutura de cordel. Viva Chico, viva Leandro, viva o Nordeste. Viva o povo brasileiro, em sua criatividade colossal!
@Leonardo Pinto, esta música fez parte da peça Ópera do Malandro também de Chico Buarque. Ou seja: já foi usada com esta intenção. Mas, um filme, de fato seria muito bom de assistir. Também vale lembrar que há, certamente, uma inspiração do Chico na obra Bola de Sebo do escritor francês Guy de Maupassant. Veja logo abaixo o comentário muito pertinentes, ilustrador e esclarecedor de João Silva.
Sabe, vi uma postagem chamando o Chico de machista por conta de um trecho desa música. Eu fiquei revoltada e esbravejei contra a ignorância que ao invés de se informar, replicam a imbecilidade alheia. E estava tao fácil a informação, e de tao boa qualidade. Olha cada vez que vejo alguém como você, renasce minha esperança de que nem tudo esta perdido. Muito obrigada por compartilhar a cultura.
A mente criativa e revolucionária dos artistas e poetas é por demais complexa para ser reduzida ao entendimento do senso comum. A arte está na vanguarda dos eventos da sociedade. Normalmente, o futuro é antecipado pela arte.
Obrigada por vc existir e ser tão inteligente! Em sua análise ,vc sintetizou coisas que eu não conseguia reunir em mente por anos! Obrigada por ser esse ser de luz!❤
@@rapsnacionais2900 É só uma música. Uma história fictícia. Existem milhares de fatos cotidianos que provocam repugnância em mim. Bolsonaristas, por exemplo.
Em 1980 eu pirei,enlouqueci,não entendi direito, cantei,decorei,cansei,mostrei,repeti,o efeito no guri de 15 anos foi imediato,na época nem percebi, Chico é tudo, benção meu amigo!!!
Faça análise de "Para Não Dizer Que Não Falei das Flores"? Seria muito interessante o senhor fazer umas análises de músicas históricas brasileiras que caberiam em redações em vestibulares! Obrigado.
Foi umas das primeiras músicas que aprendi a tocar no violão, toda fez que escuto choro por algum motivo. Realmente sou apaixonada pela história da ditadura, adoro história pois é ela que move o mundo pena que poucos a conhecem. Os poucos que sabem não a repassam, e infelizmente a polícia brasileira esta voltando a ditadura ( mas sabemos que nunca saimos de uma...) Realmente ta tensa a situação desse país infeliz pela qual o povo sofre racismo e coisas do gênero. Precisamos de mais profissionais para explicar aos jovens que isso é certo e errado ( aparentemente poucos sabem isso ) tanto é que na Alemanha desde pequenos as crianças aprendem que, olha isso aqui não pode voltar a repetir... Enfim com os políticos de hoje ta foda o Brasil...
Eu geralmente não comento em videos do youtube porém eu n posso simplesmente ignorar o fato deste video explicativo ser maravilhoso! Amei essa explicação e principalmente a crítica! Vc sanou minhas dúvidas sobre esta obra prima de música...Muito obrigado...Estou inscrito no seu canal! Por favor nos traga mais conteúdo
Meu DEUS! eu estou procurando músicas pra fazer pro meu canal e queria estudar sobre essa música pra saber qual interpretação na produção desse som eu dar, e esse vídeo é PERFEITO! a interpretação EXATA! parabéns pelo canal e pela aula! muito obrigado pela informação e sucesso sempre!
ele deturpou a letra de acordo com a ideologia que defende. Em momento algum na música é possível constatar que Geni era um travesti. Na verdade Geni era uma mulher e VIRGEM. Uma donzela. que era sim discriminada. Mas nunca foi travesti. Talvez na peça que foi adaptada da música.. Mas na letra da música isso não aparece.
Isso mesmo! A analogia mais geral, ampla, caberia à nossa democracia, sem sombra de dúvida. Ela sim, nossa nascente democracia, tem sido alvo de tantos impropérios, que apenas se ampliam "as time goes by"...
é fantástico como a construção musical acompanha o drama da letra. A gente chega a sentir as emoções intencionais do autor. De Geni no seu conflito e a postura dos cidadaos em relação a Geni. A letra e a música se completam numa harmonia perfeita. emocionante
Bruno Maia, fui tua aluna em 2015, tava aqui procurando o significado dessa música e achei esse seu vídeo. Me deu uma confiança em ver, muito boa sua análise.
O grupo de teatro da escola em que estudei nos anos de 1990 montou a peça A ópera do malandro e foi ali que conheci essa maravilhosa canção. Quanta saudade!
Esse analise mostra a realidade de países Emergentes como o Brasil convive deste outrora com essas demandas e mais sem avançar nos Índices Educacionais.
Sou novo por aqui, na minha cidade onde morei no sul de minas tinha uma vizinha que se chamava Gení, a gente criança insultava ela e apanhávamos de nosso pais. Mas essa musica é uma obra de arte. Só Chico mesmo, e veja que foi na ditadura. Hoje dia 01 de Maio estou compartilhando na minha rede social a musica Construção de Chico. Se ainda não fez, por gentileza faça uma análise também dessa obra.
É verdade, essas coisas ainda acontecem. Mas hoje essas atitudes são repudiadas pela maioria esmagadora das pessoas e quem concorda ou simplesmente aceita na maior parte das vezes não tem coragem de se manifestar e fica quietinho. Pode até não parecer, mas de lá pra cá já evoluímos muito.
A letra é extraordinária, parece um grande poema parnasiano pela métrica regular, regularidade das rimas, número de versos. Sao estrofes de 6 versos, sempre em heptassílabos, com o primeiro verso rimando com o segundo, o terceiro com o sexto, o quarto com o quinto, sempre até o fim, com exceção do que diz "Maldita (Bendita) Geni!", que tem 5 sílabas. Isso tudo contando uma história com desenvolvimento e com reviravolta no enredo. Não é qualquer um que consegue compor algo assim. Assim como "Construção", Geni e o Zepelim não são letras de música, são poemas.
Eu tb me chamo Geni,nasci em 66 ...e tb ja sofri muito ja riram muito de mim por causa do nome e ate hj tenho vergonha do meu nome.nao gosto de pronunciar meu nome
Junto com o professor João Filho, é um dos professores com que eu tive o imenso prazer de aprender! Fui seu aluno em 2013, e me recordo do dia em que fez essa mesma aula na sala.
Em momento algum há menção ao escritor francês Guy de Maupassant???? Desculpe, é até possível criar um diálogo com outro contexto, mas a inspiração da música vem do conto BOLA DE SEBO (apelido de Elisabeth Rosset em referência ao seu porte físico gordinho. Inclusive, as mulheres, no conto, ficam intrigadas por Rosset ser a "escolhida" e não elas: "Mas não pode ser Geni!"). As profissões que Chico Buarque cita, inclusive, aludem às daqueles que estão na trama do conto. Com a presença de figuras religiosas também, algo que Chico não deixou de fora na composição. Há microestruturas construídas pelo escritor que, assim como a canção de Chico, permitem vários desdobramentos, mas o macro da história está em torno da mudança de opinião em prol do bem próprio, além de colocar luz nos esteriótipos criados para o corpo feminino: a anti-heroína, Bola de Sebo, está bem fora do padrão físico-estético mesmo para o século XIX, imaginem para os tempos atuais em que padrões midiáticos imperam. Após a leitura da obra jamais se ouvirá essa canção como antes. Na semiótica chamaríamos a obra de Maupassant de chave de entendimento para essa canção de Chico Buarque. Espero ter contribuído. Abraços.
Obrigada por compartilhar essa informação! Quando da menção à ópera do malandro, no início, imaginei que a análise da música se daria dessa forma, com as referências utilizadas por Chico, mas o que se seguiu foram apenas observações superficiais sobre a letra.
Meu professor de história colocou essa música na aula e disse que daria 6 pontos á quem fizesse a análise correta da música. Eu dei a minha interpretação, e citei que geni era trans, ele perguntou depois "vcs acham que chico buarque trataria de questões transsexuais na década de 60?"
Acretido que ele falou aquilo para deixar na dúvida mesmo. Porque, por quê não? Ele poderia sim ter tratado. Acho que os professores fazem isso para testar a gente mesmo.
Chico é tão incrível, o futuro ainda irá enaltecer muito esse ícone, hoje ele não tem o devido reconhecimento de sua obra, devido ao fanatismo político dos que se dizem “de direita”. Grande tesouro brasileiro! 💗
Com licença! Vejo que o professor não respondeu à sua pergunta há seis meses. Tenho certeza que não foi proposital! Ele deve ter tido muitas perguntas paralelas, pois a musical tem um enredo GENIAL. Mas, quero te ajudar! Como professor de literatura e analítico, digo: na frase, "preferia amar com os bichos", Geni prefere transar com os animais, com os mais sujos, ao que se render a um desconhecido, forasteiro que desperta o interesse da cidade. Ela faz porque precisa, mas não por interesse. Geni reconhece o seu abandono, rechace, vergonha. Ela sabe quem é. Mas não quer se render a uma venda tão inútil para salvar um povo que não a valoriza. Geni reconhece que não presta e o povo está mentindo para não ser aniquilado. Como a canção mesmo deixa claro, Geni se dá a qualquer um, mas não se presta a um papel hipócrita. Espero ter ajudado.
@@julianocampos9159 Na sua opinião essa música é coerente para trabalhar a análise em uma turma da terceira série do Ensino médio? Eu gostaria de trabalhar mas tenho receio devido ao vocabulário.
Gostei muito do seu analise, desculpe, meu portugues nao é bom (sou do Uruguai). Eu escuto essa música desde crianca e sempre gostei de MPB! Mas com esta música em particular, sempre me senti primeiro entre cansaco, desconforto, -e contradictoriamente- sempre me ocorreu que precisava ouvila novamente, repetindo-a varias vezes (?)
Sociedade hipócrita e os que são aquilo que devem ser, segundo o que somos obrigados. Essa letra cabe a qualquer um. Qualquer classe. Quantas mulheres se submeteram entregar sua intimidade so porque a sociedade ditava o que tinha que ser ao longo da história? Somos "Genis" do sistema. Chico Buarque é fd.
Eu achei mto interessante a análise, apesar de já imaginava do que se tratava. Eu só não entendi em que parte o a geni era Genivaldo. Eu tô pensando que é uma mulher o tempo todo!
Resumindo: Geni é mais o que a língua maldosa do povo fala do que realmente é! Isso é uma visão de fora!!! Ela é realmente um poço de bondade por ajudar a todos!!!!!! Tipo casa da mãe Joana
Em 1977 fui na 'Ópera do malandro' com Marieta Severo e Elba Ramalho só lembro das duas mas fiquei chocada com essa música e sem enterder nada... tanta maldade coitada da Geni...
Na realidade são três obras que vão ficar pra eternidade : O Mendingo três centavos e a opera do malandro,Jhon Gay , Bertold Brecha e Chico B de Holanda.Na obra de Brecht se çhamava Geni dos piratas,.um abraço aos amantes das belas obras .
Ele fez tanta sujeira, lambuzou-se a noite inteira até ficar saciado. E nem bem amanhecia ele foi embora. Ela até sorriu de satisfeita por ajudar a cidade porém ainda serájulgada por dar o que julgamos ser nosso!!! O Brasil dá para qualquer um!!!!! Malditaaasaaaa
Eu entrei na escola em 1983. E tomei muito beliscão por cantar essa música. As inspetoras não aceitavam.
Somos idosos
Inspetores idiotas
Eu tinha uma professora chamada Geni em 1999. Eu olhava para ela e essa música tocava na minha cabeça 😂😂😂😂
Gostei muito da sua análise. Sempre gostei dessa música e das letras de Chico Buarque. Um adendo: na estrofe "O prefeito de joelhos O bispo de olhos vermelhos E o banqueiro com um milhão" mostra bem os "3 poderes" que sempre reinaram. 1) A Política (o prefeito), 2) A religião (o bispo) e o 3) Dinheiro (o banqueiro)
Nossa, não tinha reparado nisso! Boa análise 👏👏
Muito bom, tbm não percebi.
Mas na época da música, a Geni sempre foi uma prostituta... entendê-la como travestí é coisa nova...
@@marciaestela1 Mas ela não pode ser prostituta, prostituta ganha dinheiro para dormir com os outros,a Geni dormia porque ela queria e sem ganhar nada
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
2019 e tantas Genis continuam sendo sacrificadas! Triste! Imagino um filme em cima dessa canção!
Eles se prostituem-se pq querem, todo mundo tem livre arbitro, ninguém é obrigado a nada.
@@virginiamacedo6231 vc realmente acha que alguém vai pensar "nossa vou me prostituir, deve ser ótimo, estar sujeito a dst's, gravidez indesejada, marginalização da sociedade, etc" quem faz isso normalmente não tem outra opção
@@virginiamacedo6231 Quantas pessoas vc conhece que se prostituem? E dessas pessoas, quantas lhe falaram q estão se prostituindo por q querem? Sim, pq pra fazer uma afirmação dessa vc deve ter um embasamento muito forte né?
Virginia Vi ninguém absolutamente NINGUÉM se prostitui porque quer, me desculpa mas essa frase foi muito ridícula, principalmente levando em conta a situação do Brasil em que as mulheres travestis entram na prostituição pelo fato de serem excluídas do mercado de trabalho, é só o patrão ver “João” no nome que ele já não quer contratar
especiais.correiobraziliense.com.br/transexuais-sao-excluidos-do-mercado-de-trabalho
Por favor crie um pouco mais de empatia com essas pessoas, porque ficar desse jeito não dá
Não assisti a opera do malandro no teatro em 78 mas assisti ao filme baseado nessa opera em 86 que foi dirigido por Ruy Guerra e tem no elenco entre outros Edson Celulari, Cláudia Ohana , Ney Latorraca e Elba Ramalho é um filme musical, que se passa na cidade do Rio de Janeiro da década de 40, tem boas atuações e excelentes músicas cantadas por parte do elenco desse bom filme .
Há mais um detalhe, um simples e genial detalhe: essa composição é feita é feita em sextilhas de cordel, uma arte genuinamente nordestina, e cujo precursor é o pombalense e conterrâneo de Celso Furtado, Leandro Gomes de Barros. Nascido em Pombal-PB, em novembro de 1865, Leandro, com sua arte, foi morar em Pernambuco, onde viveu, sobreviveu de sua arte e criou sua prole, tendo falecido em Recife, em março de 1918, com 52anos apenas.
Gostaria de salientar, ainda, que a composição Paratodos, também Chico, está composta na estrutura de cordel. Viva Chico, viva Leandro, viva o Nordeste. Viva o povo brasileiro, em sua criatividade colossal!
E viva Celso Furtado!
Caramba, mano. Que foda!!
Viva ao talento do povo brasileiro.
NADA A VER!!!
Essa música é um bom enredo para um filme. Ótima análise. Até quando vamos jogar pedra na Geni?
Concordo
@Leonardo Pinto, esta música fez parte da peça Ópera do Malandro também de Chico Buarque. Ou seja: já foi usada com esta intenção. Mas, um filme, de fato seria muito bom de assistir. Também vale lembrar que há, certamente, uma inspiração do Chico na obra Bola de Sebo do escritor francês Guy de Maupassant. Veja logo abaixo o comentário muito pertinentes, ilustrador e esclarecedor de João Silva.
sempre pensei na musica como um filme...
estava ouvindo a musica pensando nisso. Nem que seja um curta, um dia alguém tem que fazer uma obra audiovisual com esse enredo
O filme Malena é bastante parecida com a música, é um filme italiano bom e intrigante, recomendo kkk
Sabe, vi uma postagem chamando o Chico de machista por conta de um trecho desa música. Eu fiquei revoltada e esbravejei contra a ignorância que ao invés de se informar, replicam a imbecilidade alheia. E estava tao fácil a informação, e de tao boa qualidade. Olha cada vez que vejo alguém como você, renasce minha esperança de que nem tudo esta perdido. Muito obrigada por compartilhar a cultura.
Lourdes Lorencato obrigado pelo carinho!!!!
A mente criativa e revolucionária dos artistas e poetas é por demais complexa para ser reduzida ao entendimento do senso comum. A arte está na vanguarda dos eventos da sociedade. Normalmente, o futuro é antecipado pela arte.
Se você se chamasse geni , iria entender o bullying.
O Zepelin desiste de destruir tudo ao ver Geni! A riqueza do Brasil, ele não destruiu mas explorou tudo o que pode!!!!!!!
Obrigada por vc existir e ser tão inteligente! Em sua análise ,vc sintetizou coisas que eu não conseguia reunir em mente por anos! Obrigada por ser esse ser de luz!❤
Já ouvi essa música milhares de vezes e nunca saquei isso. Que obra prima ! O Chico não é desse planeta !
Como que vc nunk notou mn é repugnante as partes que ele fala da humilhação
@@rapsnacionais2900 Certamente você já ouviu uma música e alguma coisa passou despercebida. A não ser que sejas um gênio da raça humana.
@@JBaprendiz Sim quis dizer que não foi possível pra mim ouvir mais de uma vez sem parar pra pensar pq provoca um ar de repugnância
@@rapsnacionais2900 É só uma música. Uma história fictícia. Existem milhares de fatos cotidianos que provocam repugnância em mim. Bolsonaristas, por exemplo.
@@JBaprendiz aff
Em 1980 eu pirei,enlouqueci,não entendi direito, cantei,decorei,cansei,mostrei,repeti,o efeito no guri de 15 anos foi imediato,na época nem percebi, Chico é tudo, benção meu amigo!!!
Faça análise de "Para Não Dizer Que Não Falei das Flores"? Seria muito interessante o senhor fazer umas análises de músicas históricas brasileiras que caberiam em redações em vestibulares! Obrigado.
Foi umas das primeiras músicas que aprendi a tocar no violão, toda fez que escuto choro por algum motivo.
Realmente sou apaixonada pela história da ditadura, adoro história pois é ela que move o mundo pena que poucos a conhecem. Os poucos que sabem não a repassam, e infelizmente a polícia brasileira esta voltando a ditadura ( mas sabemos que nunca saimos de uma...) Realmente ta tensa a situação desse país infeliz pela qual o povo sofre racismo e coisas do gênero.
Precisamos de mais profissionais para explicar aos jovens que isso é certo e errado ( aparentemente poucos sabem isso ) tanto é que na Alemanha desde pequenos as crianças aprendem que, olha isso aqui não pode voltar a repetir...
Enfim com os políticos de hoje ta foda o Brasil...
Senhor? Argh 😫
Kkkkkkkk e eu vagando pelo RUclips e encontrei meu professor!!!!! Esse cara é demais!!!!
Quem leu o conto de Maupassant, "Bola de sebo", percebe que Chico buscou ali inspiração para sua música.
Conclusão: ainda não mudamos.
Ainda bem,se depender de professores como esse nossas famílias e valores vão para o esgoto
Eu geralmente não comento em videos do youtube porém eu n posso simplesmente ignorar o fato deste video explicativo ser maravilhoso! Amei essa explicação e principalmente a crítica! Vc sanou minhas dúvidas sobre esta obra prima de música...Muito obrigado...Estou inscrito no seu canal! Por favor nos traga mais conteúdo
Meu DEUS! eu estou procurando músicas pra fazer pro meu canal e queria estudar sobre essa música pra saber qual interpretação na produção desse som eu dar, e esse vídeo é PERFEITO! a interpretação EXATA! parabéns pelo canal e pela aula! muito obrigado pela informação e sucesso sempre!
ele deturpou a letra de acordo com a ideologia que defende.
Em momento algum na música é possível constatar que Geni era um travesti.
Na verdade Geni era uma mulher e VIRGEM.
Uma donzela.
que era sim discriminada. Mas nunca foi travesti.
Talvez na peça que foi adaptada da música..
Mas na letra da música isso não aparece.
@@gabinetedoodio666 fica claro no fim do texto que ela era donzela e isso era um segredo dela...
Essa canção é maravilhosa ...
Deus tenha misericórdia da maldade do mundo
Por volta de 1983, tomei TANTO BELISCÃO na escola, por cantar essa música. As inspetoras não aceitavam.
Adorei a sua interpretação. Pessoas como você, que lutam contra o preconceito, nos faz ter esperança no povo brasileiro.
em dias atuais, Geni seria nossa democracia! ótimo canal!
Isso mesmo! A analogia mais geral, ampla, caberia à nossa democracia, sem sombra de dúvida. Ela sim, nossa nascente democracia, tem sido alvo de tantos impropérios, que apenas se ampliam "as time goes by"...
Na minha visão o gênio Chico Buarque usou um duplo sentido: Geni também representa o povo pobre
Sim,depois que conseguem o voto deixam a picanha chegar a 70 conto o kilo kkk
é fantástico como a construção musical acompanha o drama da letra. A gente chega a sentir as emoções intencionais do autor. De Geni no seu conflito e a postura dos cidadaos em relação a Geni. A letra e a música se completam numa harmonia perfeita.
emocionante
Bruno Maia, fui tua aluna em 2015, tava aqui procurando o significado dessa música e achei esse seu vídeo. Me deu uma confiança em ver, muito boa sua análise.
Se eu fosse a Geni eles tavam fudido... kkkkk.... Nao dava msmo, só de sacanagem... Brilhante composição essa!!! 👏👏👏👏👏
Ela tava na cidade, ela ia morrer também, mto burro/a
KKKKK VOCÊ E BRILHANTE
MAS. A CIDADE ESTAVA APAVORADA.
E O GENIVALDO FOI ESCOLHIDO.
O grupo de teatro da escola em que estudei nos anos de 1990 montou a peça A ópera do malandro e foi ali que conheci essa maravilhosa canção. Quanta saudade!
1:07
Uma pequena correção amigo, o termo certo seria "Transgênero".
Obrigado pela bela analise! boa sorte com o canal!
Sempre tive vontade de te pedir para analisar essa música!! Obrigada professor. Sucesso !
Me inscrevi em seu canal , gostei muito do seu conteúdo. Eu apresentei essa música em 1993 , na escola, e não sabia da interpretação. Muito obrigado
Cara, muito obrigado de verdade. Eu queria saber mais sobre essa música e seu vídeo apareceu pra mim! ❤️❤️❤️
OLA BRUNO MAIA.
MAS UMA VEZ PARABÉNS.
OS COMENTARISTAS DO SEU CANAL SÃO PESSOAS RIQUÍSSIMAS EM IDEIAS COM FINOS DETALHES.
Poxa, amigo, obg pelo carinho!!!
"você vai NOS redimir"
essa aspas é muito forte.
Esse analise mostra a realidade
de países Emergentes como
o Brasil convive deste outrora
com essas demandas e mais
sem avançar nos Índices
Educacionais.
Sou novo por aqui, na minha cidade onde morei no sul de minas tinha uma vizinha que se chamava Gení, a gente criança insultava ela e apanhávamos de nosso pais. Mas essa musica é uma obra de arte. Só Chico mesmo, e veja que foi na ditadura.
Hoje dia 01 de Maio estou compartilhando na minha rede social a musica Construção de Chico.
Se ainda não fez, por gentileza faça uma análise também dessa obra.
É verdade, essas coisas ainda acontecem. Mas hoje essas atitudes são repudiadas pela maioria esmagadora das pessoas e quem concorda ou simplesmente aceita na maior parte das vezes não tem coragem de se manifestar e fica quietinho. Pode até não parecer, mas de lá pra cá já evoluímos muito.
Tava sentindo falta dos vídeos, boa Bruno!
Adorei o vídeo, parabéns !!!
A letra é extraordinária, parece um grande poema parnasiano pela métrica regular, regularidade das rimas, número de versos. Sao estrofes de 6 versos, sempre em heptassílabos, com o primeiro verso rimando com o segundo, o terceiro com o sexto, o quarto com o quinto, sempre até o fim, com exceção do que diz "Maldita (Bendita) Geni!", que tem 5 sílabas. Isso tudo contando uma história com desenvolvimento e com reviravolta no enredo. Não é qualquer um que consegue compor algo assim. Assim como "Construção", Geni e o Zepelim não são letras de música, são poemas.
Meu nome é Geni, nasci em 1965, já chorei muito por causa dessa música! 😮😂😂
Eu tb me chamo Geni,nasci em 66 ...e tb ja sofri muito ja riram muito de mim por causa do nome e ate hj tenho vergonha do meu nome.nao gosto de pronunciar meu nome
Parabéns pelo canal e maestria. ♥️👏🏾
Mais atual que nunca.... Chico Gênio indispensável.
Parabéns pelo trabalho, professor Bruno!
Boa tarde, gostei muito da sua análise. Gratidão.
Junto com o professor João Filho, é um dos professores com que eu tive o imenso prazer de aprender! Fui seu aluno em 2013, e me recordo do dia em que fez essa mesma aula na sala.
O zepelim e uma metáfora Geni só está sonhado e nu raia do dia ela corda pra realidade
sempre quis uma análise dessa letra!! que musicão 😍😍
Em momento algum há menção ao escritor francês Guy de Maupassant???? Desculpe, é até possível criar um diálogo com outro contexto, mas a inspiração da música vem do conto BOLA DE SEBO (apelido de Elisabeth Rosset em referência ao seu porte físico gordinho. Inclusive, as mulheres, no conto, ficam intrigadas por Rosset ser a "escolhida" e não elas: "Mas não pode ser Geni!"). As profissões que Chico Buarque cita, inclusive, aludem às daqueles que estão na trama do conto. Com a presença de figuras religiosas também, algo que Chico não deixou de fora na composição. Há microestruturas construídas pelo escritor que, assim como a canção de Chico, permitem vários desdobramentos, mas o macro da história está em torno da mudança de opinião em prol do bem próprio, além de colocar luz nos esteriótipos criados para o corpo feminino: a anti-heroína, Bola de Sebo, está bem fora do padrão físico-estético mesmo para o século XIX, imaginem para os tempos atuais em que padrões midiáticos imperam. Após a leitura da obra jamais se ouvirá essa canção como antes. Na semiótica chamaríamos a obra de Maupassant de chave de entendimento para essa canção de Chico Buarque. Espero ter contribuído. Abraços.
Obrigada por compartilhar essa informação! Quando da menção à ópera do malandro, no início, imaginei que a análise da música se daria dessa forma, com as referências utilizadas por Chico, mas o que se seguiu foram apenas observações superficiais sobre a letra.
Geni é a democracia.
Excelente análise da obra do Chico, parabéns Bruno Maia
Poxa, eu amo essa música e a sua interpretação foi ótima! Adorei a ideia do canal, fantástica !!! Abraço :*
Meu professor de história colocou essa música na aula e disse que daria 6 pontos á quem fizesse a análise correta da música. Eu dei a minha interpretação, e citei que geni era trans, ele perguntou depois "vcs acham que chico buarque trataria de questões transsexuais na década de 60?"
Acretido que ele falou aquilo para deixar na dúvida mesmo. Porque, por quê não? Ele poderia sim ter tratado. Acho que os professores fazem isso para testar a gente mesmo.
@@julyamch3299 sim
A 32 anos já tinha a visão do futuro música super atual parabéns e obgd pela explicação 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🎸
Chico é tão incrível, o futuro ainda irá enaltecer muito esse ícone, hoje ele não tem o devido reconhecimento de sua obra, devido ao fanatismo político dos que se dizem “de direita”. Grande tesouro brasileiro! 💗
parabéns irmão, você é 10.
Professor, o trecho que me chamou mais atenção, gostaria de saber mais sobre esse ponto: "...preferia amar com os bichos!"
Com licença! Vejo que o professor não respondeu à sua pergunta há seis meses. Tenho certeza que não foi proposital! Ele deve ter tido muitas perguntas paralelas, pois a musical tem um enredo GENIAL. Mas, quero te ajudar! Como professor de literatura e analítico, digo: na frase, "preferia amar com os bichos", Geni prefere transar com os animais, com os mais sujos, ao que se render a um desconhecido, forasteiro que desperta o interesse da cidade. Ela faz porque precisa, mas não por interesse. Geni reconhece o seu abandono, rechace, vergonha. Ela sabe quem é. Mas não quer se render a uma venda tão inútil para salvar um povo que não a valoriza. Geni reconhece que não presta e o povo está mentindo para não ser aniquilado. Como a canção mesmo deixa claro, Geni se dá a qualquer um, mas não se presta a um papel hipócrita.
Espero ter ajudado.
Rafael Souza, entendo que por conta da hipocrisia da sociedade, preferia estar com os bichos...
@@julianocampos9159 Na sua opinião essa música é coerente para trabalhar a análise em uma turma da terceira série do Ensino médio? Eu gostaria de trabalhar mas tenho receio devido ao vocabulário.
Sempre achei que Geni era mulher, video muito foda!
Mas é mulher. Uma mulher trans, uma travesti, mas acima de tudo mulher apenas! ^^
Eu tbm sempre achei 😂😂😂😂
Eu pensei que se referia a um departamento específico, dos órgãos da ditadura, responsável pela tortura
Geni não é uma travesti, ela foi baseada na personagem de mesmo nome da peça Toda a nudez será castigada de Nelson Rodrigues
Eu também, e eu interpreto a hipocrisia das pessoas.
Silvério Pereira no papel de Geni no Cinema, não teria pra ninguém ♥️♥️👏🏽
Pois é professor, o tempo passa e a sociedade se esforça para regredir. Muito triste, parece que ainda somos os bárbaros das cavernas...
Grande prof.! Parabéns pela análise
Amo essa música na voz da Letícia. Ela é de uma dramaticidade ímpar! Não há como falar sem fazer uma crítica pesada. Parabéns, Bruno!
Vdd
Bruno, no Chá das Letras de 2014, na Escola Normal, teve uma grande apresentação de Geni! Ícone de canção.
Excelente analise Professor, a dita Sociedade até os dias de hoje, nada mudou ! É uma pena !
Até hoje muitos carrascos nas mídias sociais apredejam as genis e dormem com elas no escondido por isto elas fazem ponto sempre as margens das cidades
Amigo no Shopping onde trabalho tem um rapaz que parece muito com voce .. nossa .. Identico .
Genial,que musica incrivel ,obrigado pelo.resumo
Parabéns, pelas palavras, professor!!
Ótima explicação, parabéns 👏👏❤️
Então, a Geni são pessoas marginalizadas que a sociedade apedreja e humilha
Excelente, Bruno., 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gostei muito do seu analise, desculpe, meu portugues nao é bom (sou do Uruguai). Eu escuto essa música desde crianca e sempre gostei de MPB! Mas com esta música em particular, sempre me senti primeiro entre cansaco, desconforto, -e contradictoriamente- sempre me ocorreu que precisava ouvila novamente, repetindo-a varias vezes (?)
Que canal fantástico! Volta por favor.
PARABÉNS PELO DISCERNIMENTO .
Análise maravilhosa parabéns
Meu Deus minha cunhada se chama Geni, pensem quanto bullying ela sofreu quando a música estava no auge do sucesso. 😔
Sociedade hipócrita e os que são aquilo que devem ser, segundo o que somos obrigados. Essa letra cabe a qualquer um. Qualquer classe. Quantas mulheres se submeteram entregar sua intimidade so porque a sociedade ditava o que tinha que ser ao longo da história? Somos "Genis" do sistema. Chico Buarque é fd.
Tanto faz se Geni é homem oi mulher, o importante é saber que era uma pessoa rejeitada.
gostei da interpretação, parabéns
verdade verdadeira
Eu achei mto interessante a análise, apesar de já imaginava do que se tratava. Eu só não entendi em que parte o a geni era Genivaldo. Eu tô pensando que é uma mulher o tempo todo!
e melodia excelente, um classico . uma valsa ....acordes perfeitos!!!
Muito boa sua análise,parabéns pelo conteúdo
Análise perfeita, obrigada pelo conhecimento 👏🏼👏🏼👏🏼
eu escultava essa musica no disco vinil tenho ele ate hj . muito bom
teve gente que comparou esta música á um tipo de machismo.
Bela análise ! Gostei muito ! Tô inscrito !
Digníssimo, parabéns professor! 👏👏
belíssima análise, linda reflexão
Resumindo: Geni é mais o que a língua maldosa do povo fala do que realmente é! Isso é uma visão de fora!!! Ela é realmente um poço de bondade por ajudar a todos!!!!!! Tipo casa da mãe Joana
Parabéns pela analise, foi contundente e acertivo... Chega de preconceitos
Conheci a música faz pouco tempo mais sempre quis entender melhor
Que lindo e emocionante cara. 😭🥺♥️👏🏾👏🏾👏🏾
Genial. Isso explica tudo agora sobre Chico .
Sempre achei q a geni fosse os generais daquela época.
Maravilhosa análise!!🌻
Que análise incrível 🤝
Em 1977 fui na 'Ópera do malandro' com Marieta Severo e Elba Ramalho só lembro das duas mas fiquei chocada com essa música e sem enterder nada... tanta maldade coitada da Geni...
Na realidade são três obras que vão ficar pra eternidade : O Mendingo três centavos e a opera do malandro,Jhon Gay , Bertold Brecha e Chico B de Holanda.Na obra de Brecht se çhamava Geni dos piratas,.um abraço aos amantes das belas obras
.
Eu ficaria muito preocupado se meu filho estudasse com um professor como você.
Disseminando o fim da família
Eu havia entendido tudo errado a letra, obg pela explicação.
Ele fez tanta sujeira, lambuzou-se a noite inteira até ficar saciado. E nem bem amanhecia ele foi embora. Ela até sorriu de satisfeita por ajudar a cidade porém ainda serájulgada por dar o que julgamos ser nosso!!! O Brasil dá para qualquer um!!!!! Malditaaasaaaa
Me inscrevi só pelo fato de vc comentar detalhadamente a anatomia desta música!!!
Que legal, Bruno! Muito interessante sua análise. Já me inscrevi no canal :)
"Joga pedra na Geni"
Belas palavras