Muito bom vídeo , Belchior. Excelente canal. A melhor coisa que um ser humano pode fazer pelo outro é ensiná-lo a trabalhar. É isso que você faz . Parabéns !
Alô, Cleuton ! Muito obrigado por sua mensagem, e parabéns pela percepção !!! Não há povo forte sem conhecimento. Educação é tudo. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Enivaldo Petronilho Os conceitos para uso de máquinas para lixar são os mesmos para observação do sentido dos veios. Obviamente o processo com ferramentas elétricas é mais fácil e rápido.
Alô, Láercio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! No caso das ferramentas elétricas, há similaridade com o lixamento manual no caso das lixadeiras de cinta e de tambor, onde o movimento da lixa é unidirecional. No caso das oscilantes ou roto-oscilantes, isso não se aplica, dado que o movimento é, se assim podemos chamá-lo, "randômico". Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Alexandre ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Neste vídeo, tratamos do lixamento manual. Abordaremos as ferramentas elétricas em outro vídeo. Você está certíssimo. No caso das ferramentas elétricas, há similaridade com o lixamento manual no caso das lixadeiras de cinta e de tambor, onde o movimento da lixa é unidirecional. No caso das oscilantes ou roto-oscilantes, isso não se aplica, dado que o movimento é, se assim podemos chamá-lo, "randômico". Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Grande mestre! Outros mestres existem, mas na internet você é único pois você sabe ensinar, sabe passar seu conhecimento e isto também é a arte de saber ensinar. Obrigado pelo volume de conhecimento que você nos propicia.
Mestre Fernando, parabéns pelas suas aulas. Certamente vc está formando excelentes profissionais e sem medo de errar, acho pouco provável que algum curso de marcenaria forme profissionais próximo ao nível dos seus alunos. Parabéns
Esse cidadão é um mestre de carpitaria muito bom as explicações que foram simples e também tecnicas além de aulas praticas ,obrigado nobre pela sua ação os seus ensinamentos quem quer aprender não so a profissão mas a arte esta ai ! Da para perceber quando se tem uma profissão que se gosta de verdade . 👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Como é bom aprender com quem sabe no detalhe. Essas informações serão muito úteis para meus próximos trabalhos, mesmo não sendo profissional. Obrigado!!
Olá *Fernando!* A cada vídeo-aula, vou somando informação e conhecimento que posso por em prática no dia seguinte!! =) A do pano úmido não conhecia até hoje à noite. :)) Obrigado e forte abraço!
NA PARTE FINAL DO VÍDEO FALASTE EM PASSAR UM PANO ÚMIDO PARA ARREPIAR A MADEIRA... Acho que isso aconteceu comigo quando achei que a madeira estava lixada suficiente e a madeira acusou umas rebarbas depois de pintada... precisei passa lixa novamente e resolveu o problema. VALEU PELAS DICAS.
Ainda ontem escrevi para o senhor pedindo justamente este tipo de informação. Desculpe-me pela distração de, ao invés de consultar o acervo de gravações, importuná-lo com escritos. Muito obrigado pelo excelente material que o senhor coloca neste canal!
Fernando, seus vídeos são sempre boas aulas, com valor teórico e prático, principalmente para iniciantes com eu, parabéns. Nesse vídeo você falou sobre as direção no movimento de lixamento, mas nesse caso trata-se do lixamento manual, como inclusive está claro desde o título do vídeo. Quando usamos lixadeiras elétricas (orbital, roto orbital, de disco ou de cinta) cada uma tem um movimento próprio e um consequente tipo de ação na madeira. Não seria legal fazer um vídeo falando sobre as diferenças entre essas lixadeiras e em que etapa cada uma deve ser utilizada? Um grande abraço.
Alô, Alex ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você tem toda a razão. Já está nos nossos radares a produção de um vídeo tratando do lixamento com máquinas. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Francisco ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Desculpe-me pela piada ... começamos a fazer esta brincadeira e eu acabo não resistindo. Há sistemas de aspiração bem interessantes, automáticos. Na escola onde estudei marcenaria, havia um. Aqui, entretanto, usamos mesmo as vassouras, pazinhas, e a regularidade de fazer a limpeza todos os dias. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Grande mestre Fernando ... não me canso de falar o Qt eu admiro o seu trabalho e principalmente seu conhecimento nesse segmento de marcenaria fina...Cê ao longo da minha vida eu conseguir adquirir um décimo do seu talento me darei por satisfeito...forte abraço...Q Deus abençoe
olá ..Acredito em vc por causa da experiência e expertise demonstrada com didática perfeita e principalmente pelo cachorro ...Tenho uma labradora ..onde eu estou trabalhando ela tá deitada kkk abraço e obrigado por disponibilizar conhecimento ...
Boa Noite Amigo, parabéns pelo conteúdo de seus vídeos, são muito bons e bem explicativos e esclarecedores, se me permite dar um palpite, somente o som deles que é muito baixo, parabéns novamente !!!
Alô, Rogério ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Há algum tempo, compramos um microfone Lavalier para melhorar a qualidade do nosso som. Devemos estar com problema neste equipamento. Vamos verificar e, se necessário, substitui-lo. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Raphael, alô ! Muito obrigado por sua mensagem. Muito obrigado por acompanhar o nosso trabalho. Espero que o material que produzimos esteja sendo útil para você. Um grande abraço ! Fernando.
Fernando estou me iniciando na arte da marcenaria... adoro! Seus vídeos são muito explicativos e bem elaborados. Adoro todos eles e estou aprendendo muito!
Alô, Lilia ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pode estar certa de que palavras como as suas são um enorme estímulo para que continuemos a fazer o que fazemos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando vc chegou na parte que eu acho mais importante da marcenaria, pois depois de usar tanta tecnologia para usinar a madeira, o acabamento bem executado faz a diferença na marcenaria fina. Tanto a madeira mostra sua beleza visualmente, como ao tato ela revela sua suavidade! Um forte abraço!
Alô, Dorival ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Concordo com você. Um móvel, uma peça de marcenaria fina deve ser conteúdo e aparência, ou seja : os melhores materiais, os melhores processos construtivos, o maior conforto, a maior durabilidade, e a melhor aparência possível. E, desta última parte, o acabamento é o responsável. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Parabéns Mestre! Você tem o dom de explicar as coisas de um jeito extremamente técnico com uma linguagem extremamente simples, onde até o mais leigo dos hobbystas entendem perfeitamente os conceitos propostos e o porquê deles. Vc tem ou pretende ministrar um curso nessa área de marcenaria? Quem me dera ter um professor desse gabarito! Abs, Phelipe
Olá, Fernando! Você é igual ao Mestre dos Magos... Sabe tudo!! Rs... Sou seu seguidor e aluno. Muto agradecido pelos ensinamentos! Os quais, aplico no meu dia a dia de aprendizagem. Um forte abraço e um feliz Natal para você, a família e seus companheiros de trabalho aí na marcenaria! Carlos José.
Oi professor. Muito boa essa dica do pano umedecido para levantar os "pelos" da madeira antes de iniciar o processo de lixamento. Uma dúvida: existe um acabamento melhor indicado para uma bancada de marcenaria, ou é a gosto do "freguês" ??? Grande abraço.
Alô, Marcos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A resposta é sim - ou, pelo menos, eu acho que sim, na minha opinião. Expliquemos. Recomendo aplicação de seladora. Ela é barata, fácil de aplicar, evita que coisas "grudentas" se fixem na madeira, e é facílima de reparar. Que tal ? Parece bom ? Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Muito obrigada por essa série de vídeos estou montando uma mesa para nossa igreja estou na dúvida de que material farei o acabamento vamos ao próximo vídeo.
Boa noite Fernando, como sempre uma excelente aula. Tenho uma dúvida e se possível, gostaria de saber, posso usar lixa para ferro em madeira. Obrigado.
Alô, Geraldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O uso de lixas para metais em madeira não é uma boa solução. Explico. No caso de metais e de vidro, por exemplo, as partículas resultantes do lixamento são muito menores do que aquelas resultantes do lixamento da madeira - que, como expliquei, produz filamentos, micro fitas, micro "shavings". Para que as lixas para madeira não fiquem "empapuçadas" destes filamentos, o percentual de cobertura da superfície da lixa com partículas abrasivas varia entre 40 e 70 %. No caso das lixas para metal, há um adensamento muito maior das partículas, fazendo com que, se você lixar madeira usando uma lixa para metal, você tenha um "engarrafamento" da lixa com aquelas micro-fitas citadas acima, diminuindo em muito a ação abrasiva dela. Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Excelente video, parabéns! Qual seria a recomendação de lixas um portão em madeira (Peroba e Muiracatiara). Posso usar uma lixa 100 e depois uma 150? A ideia é depois passar o POLISTEN...
Alô, MARCENARIA ONLINE ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode me mandar um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br com a lista de suas perguntas para que a gente possa preparar um vídeo sob medida ? Desde já, muito obrigado. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Mestre acho o senhor de uma sabedoria incomensurável! Eu trabalho com pequenas peças geralmente em pinus ou pinos com outra madeira um pouco mais dura e tenho usado esta sequência 60, 120, 220 e 400. Ta muito errado? Obs.eu uso roto orbital
Alô, Profissão hobista ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nenhum problema - talvez você leve um pouco mais de tempo, mas o resultado final será obtido. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Sr. Fernando Parabéns pelo CANAL e pela iNiciativa de nos ajudar, ensinado com detalhes e.amplo domínio, tenho uma duvida , quando efetuo o lixamento em uma Imbuia colada com uma lâmina de ébano entre uma placa de CaXeta, percebo que a caxeta absorve a poeira gerada pela imbuia e a lâmina, como evitar a contaminação e manter a caXeta bem limpa
Alô, Guidini ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode por favor me informar : 1 - que cola você está usando ? 2 - Qual a espessura da peça de imbuia, da de ébano, e da caxeta ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Belchior uma dúvida, está explicação de lixas por sinal muito bem dada obrigado, pergunta com relação a lixa d'água, eu posso estar usando ela na madeira, a minha dúvida é que vou estar molhando a madeira, não é prejudicial a madeira?
Alô, Irineu ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se você se refere às lixas dágua - aquelas usadas para metal - a resposta é não. As lixas para metal têm uma alta densidade de partículas, e isso faz com que as fibras da madeira encham a lixa e fiquem presas nestas partículas, impedindo que a lixa funcione adequadamente. O certo é usar lixas para madeira. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Zenilda, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para que você remova o verniz, recomendo : 1 - remova o verniz usando, por exemplo, Remolack; 2 - removida a maior parte do verniz, você poderá retirar os resíduos usando uma espátula afiada e lixas para madeira, começando com uma de grana 100, e subindo progressivamente até a 220. Não recomendo o uso de lixas para parede, concebidas para atuar em outro material. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, muito boa sua explicação sobre as lixas e a dica do pano eu nunca tinha visto, gostei! É o que vc acha das mantas de lixamento da 3M? Aquelas que parecem uma esponja scotch Brite? Obrigado por compartilhar sua experiência!
Alô, Jroberto ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Como foi dito no vídeo, estamos "arranhando"o assunto acabamento. Toquei nos princípios básicos do lixamento. Usamos as mantas aqui para fazer o lixamento, a quebra do brilho, entre uma camada de seladora/verniz e outra, por exemplo. Ou seja : quando queremos fosquear um acabamento para aplicar uma demão subsequente, usamos estas mantas. Quando novas, elas equivalem mais ou menos a uma lixa 150. À medida em que são usadas, ficam mais próximas de uma lixa 180 ou 220. Um grande abraço ! Fernando Belchior,
Excelente suas explicações dos processos! Gostaria de saber se é correto usar lixas mais finas até #600 na madeira maciça totalmente crua, ou seja a madeira fica bem dizer "polida" com a lixadeira de cinta, essa preparação é necessário ou estou perdendo tempo? Uso stain impregnante e demora semanas para secar, mesmo com camada bem fina, pincel + boneca! Estava concluindo que este problema é porque lixo tanto que o produto não consegue penetrar na madeira dura, será? Qual dica você mestre me passa, o erro está na escolha do produto de acabamento ou no processo. O que mais uso é em mesas (madeira de demolição de casas) mais gosto do tampo liso mais vítreo. Obrigado!!
Alô, Alison ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode seguir o seguinte procedimento : 1 - para recobrimentos que formam uma "capa plástica" sobre a madeira - vernizes e stains, por exemplo - você pode lixar a superfície até a lixa 220 e, então, fazer a aplicação do recobrimento. Essa lixa confere uma ótima rugosidade para a superfície, tanto ao toque quanto do ponto de vista da ancoragem dos recobrimentos. Caso você deseje uma superfície ainda mais lisa, o lixamento será feito no recobrimento (onde se pode chegar, por exemplo, até lixas 4.000); 2 - para recobrimentos que não forme esta "capa plástica"- caso dos óleos que não polimerizam, por exemplo, como é o caso do óleo minerall medicinal - você pode lixar a superfície com lixas mais finas. Uma lixa 600, por exemplo, produz um bom nível de lixamento. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Mestre, estou com uma dúvida. Tenho uma mesa antiga de tampo folheado. O tampo me parece que está com cera antiga ou verniz queimado pelo tempo, há manchas e arranhões fortes. Minha ideia era retirar a cera/verniz antigo com lixadeira roto orbital e depois passar verniz pu. Mas tenho medo de estragar o folheado, devo lixar na mão ou posso usar a roto orbital? Qual lixa começar e qual terminar para lustração? Devo passar seladora antes do verniz? Confesso que estou com medo porque vi um vídeo de um marceneiro que não indicava esse tipo de lixadeira. Abraço grande.
Rodolfo, situação delicada. Muitas folhas têm 0,6 mm de espessura. Se for o caso daquela que cobre seu móvel, qualquer lixamento a mais e você chegará ao substrato. Eu tentaria usar um removedor, a fim de reduzir a necessidade de lixamento r, após conversar com o fabricante do produto a fim de conhecer a interação entre ele, a folha de madeira, e a cola que provavelmente foi usada. Ao lixar, linha 220, desejavelmente com uma lixadeira que tenha regulagem de velocidade, baixíssima remoção de material, e muita, muita paciência. Se for usar o removedor, siga as recomendações do fabricante e teste-o primeiro numa peça teste que reproduza a mesa ou, se não for possível, numa pequena área da mesa.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina uma última pergunta Mestre, devemos lixar com lixadeira de velocidade controlada para obter um melhor resultado de acabamento ou podemos realizar o lixamento de forma manual? Será que conseguimos um acabamento tão bom quanto a padronização da lixadeira em um tampo laminado antigo de mesa, no caso, caviúna???
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina excelente, vou fazer assim. Não será agora, mais para o fim do ano, quando nao tiver crianças por perto. Grande abraço Mestre! Muito obrigado pelos conselhos.
Olá.. Ótimo vídeo parabéns! Colegas eu estou restaurando uma porta de cozinha antiga, porem ela estava com 3 camadas de tinta óleo "3 cores diferentes". Comprei um removedor e consegui remover todas as camadas, mais agora eu preciso fazer o acabamento final lixando para tirar dos polos da madeira o restante da tintas. Como faço para tirar essas tintas de desbastar muito a madeira? Qual lixa posso usar? Como posso lixar com uma esmerilhadeira?
Alô, Rafael ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Há uma chance de que eu recomende um processo que possa lhe parecer muito demorado, mas que considero o melhor : usar uma esmerilhadeira é um processo muito agressivo, que vai produzir uma superfície muito irregular. A menos que seja esse o seu objetivo recomendo que, ao invés da esmerilhadeira, você use uma lixadeira orbital, começando com uma lixa 100, com lixamento bem distribuído, até chegar à lixa 220. Se, por outro lado, você for usar uma esmerilhadeira - o que, de novo, não recomendo - comece com uma linha 150, e vá com muito cuidado. A esmerilhadeira é uma máquina muito bruta, e de uso muito perigoso. Assim, muito cuidado. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ola Fernando, tenho acompanhado seu videos e com eles tenho aprendido muitas coisas, trabalho com marcenaria construtiva aqui no Japao como vc. bem sabe 90% das casas aqui sao feitas de madeira, vendo seus videos tomei vontade de elaborar pequenos projetos de moveis no estilo japones prevalecendo as linhas retas e minimalistas deles, aqui tem um vasto mercado de lixas tanto das comuns lisas como as com microperfuracoes, qual delas usar para obter um melhor resultado final? O que vc. recomenda? Sem mais desde ja agradeco abr.
Alô, Campos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Uso, aqui no Brasil, lixas sem as microperfurações, com granas variando de 60 a 6000. Com elas, obtenho bons resultados. Por não conhecer as com microperfurações, não posso opinar sobre elas quando comparadas às convencionais. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Oswaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pode estar certo de que espero que a quebra de paradigma funcione. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Boa noite Fernando, vendo seu video me surgiu uma duvida, por exemplo se eu for lixar um tampo de mesa ou uma peça inteira, se ela for grande eu poderia lixar fazendo "circulos"?
caro amigo Fernando Belchior todo bem ? meu amigo responda uma coisa como você faz pra manter sua marcenaria tão limpa todos seu videos eu vejo isso rapaz é muito limpo o piso, que tipo de maquina manter o piso sempre limpo?
Alô, Francisco ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Temos um sofisticadíssimo sistema de limpeza chamado VTOD. Ele foi desenvolvido, originalmente, por uma equipe combinada de pesquisadores do MIT e de Stanford. A propósito : VTOD significa "vassoura todos os dias". Ou seja : não tem equipamento, não tem máquina, é apenas a gente pegando nas vassouras e pazinhas todos os dias, e limpando tudo. A propósito, temos sim uma máquina : o compressor, que gera o ar comprimido que a gente usa para soprar a poeira de cima das coisas. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando dúvida e qual tipo lixa específicas pra madeira porque já fui comprar na loja tinta cara me vende lixa pra parede diz e mesma coisa eu acho não então como comprar tipo lixa correto pra madeira
Adauto, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Há lixas específicas para madeira. Elas têm um recobrimento com partículas abrasivas específica para o lixamento da madeira (cerca de 70 % da áre, se minha memória não estiver falhando), e muitas apresentam um recobrimento com um material semelhante aos sabões - o estearato de zinco - cuja função é impedir o "entupimento" da lixa com as fibras retiradas da madeira. Recomendo contatar o 0800 dos fabricantes a fim de buscar os modelos específicos de cada um deles. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, Boa Noite! Primeiramente parabéns pelos vídeos, sempre didáticos e com excelente qualidade! Gostaria de saber se existe alguma equivalência, mesmo que não tão exata, entre as madeiras encontradas nos Estados Unidos e aqui no Brasil. Vejo muitos vídeos de marcenaria em inglês, feito por americanos, porém como eles usam madeiras diferentes, encontradas por lá, muitas vezes fico em dúvida na hora de reproduzir. Valeu!
Alô, Gabriel ! Muito obrigado por sua mensagem !!! FIz meu curso de marcenaria no Canadá. Assim, tive contato de fato, prático, com algumas das espécies usadas pelos marceneiros da América do Norte. O que posso dizer - adianto, de uamenria meio empírica, no "feeling" - é que as madeiras deles parecem ser muito mais comportadas do que as nossas. Lá, trabalhei com maple, walnut (nogueira), cherry (cerejeira), e poplar. O maple meio que se parece com um jequitibá, porém mais linheiro. O walnut lembra a imbuia. O cherry, a peroba mica, e o poplar uma mistura de caxeta com pinus. Aparentemente, são mais linheiras, de melhor usinagem e, pelo que senti, na média, de menor densidade. Mas, conforme eu lhe disse, tudo o que aqui descrevo está baseado muito no sentimento. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Ola Fernando, em relação a lixadeiras elétricas, eu consigo o mesmo acabamento que as lixas manuais seguindo essa sequência de numeração ou elas não deixam um bom acabamento assim como o lixamento manual?
Alô, leroleromilanez ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos dividir sua pergunta em duas : 1 - Devo seguir a sequência de numeração ? Sim, seja o lixamento feito à mão, seja ele feito com máquinas. 2 - Elas não deixam um bom acabamento ? O lixamento feito à máquina pode ser tão bom quanto um feito à mão. O que acontece é que, no lixamento manual, você tem mais controle do processo. Com as máquinas, é necessário um pouco mais de cuidado, especialmente se estivermos falando de lixadeiras de cinta ou tambor, que têm lixamento unidirecional. As orbitais e roto-orbitais produzem um lixamento mais distribuído, sem direção preferencial. De qualquer forma, em geral, o bom lixamento é o resultado de uma parte do lixamento sendo feito à máquina, e outro sendo feito à mão. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Alex ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Que bom que "clareou" .... Qualquer coisa, por favor, nos acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Boa noite amigo, se eu tenho uma peça já aplainada , sendo ela uma tábua de corte, eu posso usar essa sequência de lixas de 100 até 300 para um bom acabamento ? E quanto a esse pano úmido, tem que passar depois de cada lixa ? Muito obrigado pela atenção.
Alô, Cleuton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! 1 - use as lixas na sequência; pulá-las só vai fazer voc6e gastar mais tempo. Passe de uma para a seguinte quando sentir que não há mais progresso na rugosidade da superfície, continuando com a mesma lixa; 2 - você pode passar o pano úmido após a lixa 120 ou 150, por exemplo, para levantar os "pelos" da madeira. Uma vez tendo levantados os mesmos, e lixando-os, não há mais necessidade de passar o pano úmido. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ola Fernando!Adorei o canal, já estou inscrita, tenho uma duvida e gostaria de saber se pode me ajudar,construimos uma lixadeira de cinta, e quem trabalha nela sou eu, estou com dificuldade em um ponto especifico, para lixar é necessário um taco de mão, colei nesse taco um carpet mas não deu certo, pois o carpet perde os pelos e fica liso um tipo de uma resina em cima, e com o tempo vai soltando na lixa, o que você recomenda nessa situação.
Alô, kelmanfre ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Existe um tipo de tecido - parece com um cobertor grosso (e grosseiro) - que é usado pelos profissionais que fazem tapeçaria de carro para isolar a parte do solado do carro, no interior. Temos tido bons resultados com ele aqui no taco - na realidade, uma desempenadeira de pedreiro de madeira - que usamos aqui na lixadeira de cinta. Você pode procurar este tipo de manta nas oficinas de lanternagem e pintura, nos tapeceiros que fazem tapeçaria de veículos, e nas lojas que os atendem. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando! O que você me diz de usar lixas de ferro? Elas são mais resistentes que as indicadas para madeira! Posso usar lixas de ferro para lixar madeira???
Alô, Adalberto ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O uso de lixas para metais em madeira não é uma boa solução. Explico. No caso de metais e de vidro, por exemplo, as partículas resultantes do lixamento são muito menores do que aquelas resultantes do lixamento da madeira - que, como expliquei, produz filamentos, micro fitas, micro "shavings". Para que as lixas para madeira não fiquem "empapuçadas" destes filamentos, o percentual de cobertura da superfície da lixa com partículas abrasivas varia entre 40 e 70 %. No caso das lixas para metal, há um adensamento muito maior das partículas, fazendo com que, se você lixar madeira usando uma lixa para metal, você tenha um "engarrafamento" da lixa com aquelas micro-fitas citadas acima, diminuindo em muito a ação abrasiva dela. Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Aplausos mestre! Fico impressionado com o seu conhecimento! Sou um grande admirador seu e sempre indico seus videos quando me perguntam alguma coisa relacionada à marcenaria!
Fernando, mais uma bela explicação. Tenho uma dúvida, posso lixar as madeiras com lixa para ferro? Se não me engano, é aquelas tipo tecido atrás delas, pq aquelas de papel própria para madeira e parede, rasgam fácil d+. O Grão que tenho é o de 220. Obrigado.
Alô, Cláudio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Como sou um crente na liberdade das pessoas, a resposta é : pode !!!! Só que o resultado não vai ser bom para os negócios ...;-) Explico : as lixas para metal têm uma densidade de grãos por unidade de área maior do que as lixas para madeira - ou seja, tem muito mais partículas por centímetro quadrado. Resultado : não há espaço para as fibras da madeira, que são dela retiradas com o lixamento, escaparem e, aí, elas ficam emboladas, presas dentro da lixa, diminuindo em muito seu poder de lixamento. As lixas para madeira têm menos partículas por unidade de área e, assim, têm espaço para as fibras não ficarem presas, deixando os grãos livres para cortar. Veja, se quiser mais detalhes, por favor, o vídeo cujo URL encontra-se abaixo : ruclips.net/video/EY4Ko2nXdBY/видео.html Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando, vc tem alguma recomendação para lixamento no sentido de proteger os pulmões contra o pó fino gerado pelo processo? Pelo que li o pó fino é o mais agressivo pros pulmões pq o corpo não consegue barrar a entrada e inalação, se puder comentar sobre isso, obrigado!
Alô, Felipe ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Ela é extremamente útil. Eu pessoalmente, quando vou fazer lixamento manual de grandes volumes de madeira, e/ou quando lixo espécies que normalmente provocam reações alérgicas, e/ou quando vou fazer lixamento usando máquinas lixadeiras, uso uma máscara de proteção contra este tipo de material. Além desse procedimento, é recomendado que as máquinas contem com sistemas de exaustão - algo positivo não só para a saúde, mas também para economia de tempo e dinheiro - para aqueles que gostam de uma marcenaria limpa e organizada, como é o nosso caso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bom dia. Gostei do doberman. Seus vídeos são muito bons👏👏ganhei uma cama de jacarandá toneada porém pintada com tinta óleo. Locais deficeis de lixar, como faço para tirar essa tinta? Uso algum produto químico? Obrigado
Alô, Francis ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Procure um produto chamado Remolack, da Sayerlack. Ele deve funcionar bem para remoção da tinta a óleo (supondo que seja tinta a óleo, não catalisada). Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Há anos atrás eu lixei toda a tinta das gavetas de uma penteadeira com lixa para metal. Deu certo (aparentemente). Eu evito alguns produtos químicos mais fortes, quando dá. Mas adorei a aula, pois eu não conseguia de vista entender a questão da direção dos veios e qual o momento de trocar de lixa. Tb nem imaginava a existência de lixa anti_aderente.
Alô, Renan ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para peças de pequenas dimensões - ou seja, áreas onde não se consegue fazer o apoio da lixadeira perfeito - o lixamento manual é o indicado. Se suas peças tem pequenas dimensões - por exemplo, larguras abaixo de 40 mm, ou se são peças com "topografia" muito acidentada, o indicado é o lixamento manual. Se, por outro lado, você tem peças largas e/ou compridas, o lixamento com máquina produzirá resultados mais rápidos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando, estou começando a fazer pequenos projetos na marcenaria e gostaria que me ensinasse, a cada processo de lixa precisa precisa selar a peça ou untar ( verniz, ou óleo mineral medicinal ) ou pode seguir lixando direto? Desde já agradeço
Alô, Victor ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Antes de mais nada, vamor pensar no efeitos produzido pelo lixamento. Ele remove as "singularidades" da madeira, ou seja, os pontos que estão se destacando, os mais altos, buscando uniformizar a superfície. Pensemos também no que acontece com a madeira quando entra em contato com algum recobrimento : os "pelos" da madeira ficam "eriçados", produzindo aquele efeito um pouco mais áspero na superfície, que se percebe após a aplicação do recobrimento. Vejamos ainda que, do ponto de vista do recobrimento, duas classes de produtos : 1 - os que ficam apenas na "superfície" da peça, ou seja, aqueles que não penetram entre as fibras e/ou no interior das fibras da madeira, como é o caso dor vernizes; 2 - aqueles que penetram entre, e nas, fibras da madeira, como é o caso dos óleos e dos stains. Isso tudo posto, vamos ao como proceder. No caso dos óleos e stains, você pode proceder ao lixamento após a primeira aplicação para remoção dos "pelos" que apareceram, a fim de obter uma superfície mais lisa. Depois deste primeiro lixamento, os demais lixamentos não são necessários. No caso dos vernizes, entretanto, você precisa criar uma superfície com mais pontos de ancoragem para as novas camadas de verniz. Assim, o lixamento - que produzirá, como efeito, não só estes pontos de ancoragem, como também uma superfície mais homogênea, resultando num acabamento melhor - é obrigatório. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Luiz ! Muito obrigado pela sua mensagem !!! Eu sabia que era você. Mas como você é um cara para lá de sábio, compreensivo, e paciente, que sabia que, se eu não o atendesse, seria porque eu estaria fazendo um vídeo sobre lixamento, e me telefonaria depois, escolhi não interromper o vídeo ... ;-) Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando me ajuda em uma coisa, 85% das vezes que termino lixar o pinus e dou acabamento com algum verniz ou seladora aparece umas manchas parecendo mofo na madeira , mas só aparece depois que aplico o verniz ou seladora ou algo desse tipo, oque acontece??? me falaram q é a umidade da madeira , mas qual umidade?? de água ou de resina??
Alô, Jonathan ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Provavelmente, você está com problema de fungos (pelo menos, assim me parece). Sugiro fazer o seguinte : 1 - antes de lixar as peças de pinus, certifique-se - usando um medidor de umidade (custo - em torno de R$ 90, um importado) que sua umidade está abaixo dos 12 %. Acima disso, a madeira não deve ser usada; 2 - limpe a prancha, passando nela uma solução a 10 % de água sanitária com uma estopa embebida nesssa solução; 3 - deixe a peça secar e, imediatamente, após, lixe-a e aplique o acabamento. Verifique se o problema voltou a acontecer e me dê um alô. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
eu tava pensando em comprar um medidor desse, depois da sua resposta vou comprar mesmo kk , e vou fazer esse teste da água sanitária, vlw , vc é meu professor a distancia hehe.
Alô, Davi ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não conheço em São José quem as venda. Você pode encontrá-las no site da Grossl, ou então da Toolbras, ou no Mercado Livre. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
ola, sou novo inscrito, estou começando no ramo de marcenaria a pouco tempo. queira se possivel tirar uma duvida. quando faço canto de MDF com tupia manual, ate acabamento com fresas, fica uns fiapos no MDF ruim de remover com lixa. ou eu nao estou sabendo lixar ou não estou usando a lixa correta. o que vc me indicaria? Obrigado e ótimo canal.
Alô, Weslley ! Muito obrigado por sua generosa mensagem !!! Você pode por favor me ligar, ou passar seu celular para que eu ligue ? Preciso conversar com você para obter mais elementos para poder ajudá-lo a solucionar o problema. Meu telefone é (12) 9 8148-0883. Desde já, muito obrigado por sua ligação, ou por me passar seu número de telefone. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Jardel ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sugiro usar um removedor químico - no caso, Remolack - caso o verniz não seja catalisado, e depois usar uma lixa 180. Caso você não use o removedor químico, sugiro o uso de uma lixa grana 120, inicialmente. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Cristiano ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Usamos as lixas da 3M e da Norton, que têm nos atendido perfeitamente. Num outro dia, o mestre Milton comprou uma lixa alemã com preço muito baixo em São Paulo, numa promoção. Estamos avaliando ainda a sua qualidade. Daremos notícias sobre a mesma, se considerarmos que a mesma é boa e durável. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde... para fazer uma cama de pallets de madeira no qual os mesmos estão bem "feios" com muita lasca de madeira solta, com qual número de lixa devo começar? Eu nao sei qual madeira é. Obrigada e estou amando o canal!
Alô, Viviane ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Recomendo que você comece usando, de maneira cuidadosa, uma lixa 60. Se você verificar que o processo de lixamento está sendo muito intenso, suba para a lixa 80, até perceber que você detem o controle do processo e que a quantidade de material retirado está produzindo o resultado que você deseja. Depois disso, vá subindo a lixa - de 80 para 100, de 100 para 120, de 120 para 150, de 150 para 180 e, se desejar, vá até a lixa 220 para produzir um acabamento fino, antes da aplicação do recobrimento. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite, como seria o lixamento com máquinas orbitais , roto orbital, e que só giran como as Esmerilhadeira, e qual sequência de lixas , e modos de usar cada uma das máquinas !
Alô, Washington ! Muito obrigado por sua mensagem !!! As máquinas orbitais se prestam mais a desbaste, e menos a acabamento. As roto orbitais atendem bem os dois casos, produzindo um resultado de acabamento melhor, com menor incidência de marcas (os "cabelinhos de anjo"). Quanto às esmerilhadeiras, não as uso para lixamento de madeira, e nem recomendo. Considero-as máquinas perigosas para este fim, com rotações elevadas, impróprias para este material. Além disso, há pessoas que removem a manopla, aumentando ainda mais o risco. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Cristiano ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pedido anotado. Faremos um vídeo sobre o assunto. Só peço um pouco de sua paciência porque temos uma fila meio "grandinha" de pedidos a atender, ok ? Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Rogéria ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você deve usar lixa para madeira, começando com algo em torno da grana 80 ou 100 - dependendo da rugosidade das suas pranchas - e ir "subindo" para lixas mais finas : 120, 150, 180, e 220. Troque de grana de lixa quando sentir que não há melhoria na rugosidade da prancha - sinal de que a lixa não está melhorando o acabamento, apenas mantendo-o no nível que ela é capaz de dar. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Desde já valeu pelas dicas! E Gostaria de saber qual lixa começar pra retirar camada de verniz sob madeira tingida, posso usar esse mesmo procedimento? No caso seriam tambores de bateria laqueados. Obrigado!
Alô, Gil ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para fazer remoção de verniz sobre madeira tingida, eu iniciaria com aplicação de um removedor - como, por exemplo, o Remolack. da Sayerlack (obs. : não sou patrocinado por nenhuma empresa), desde que não fosse um produto catalizado (para o qual o produto não funciona). Depois desse produto, e de uma boa limpeza da superfície, eu usaria uma lixa 120 - com MUITO cuidado. E desse tamaho de grão para frente. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá! Adorei seu vídeo..me ajuda a consertas uma caca. Comprei um kit de porta de correr que veio em madeira crua. Lixei com a lixa 180 e depois 120. Ficou bem lisinho Passei o fundo nivelador mas depois que pintei Ficou como se eu não tivesse lixado. Super áspero. Sabe me dizer o faço pra resolver isso?
Primeiro tem que passar a 120 depois a 180, você vai do menor número para o maior. Se notar ele comenta de passar um pano úmido para arrepiar as fibras, assim não acontece isso que falou. A madeira ficou áspera porque as fibras arrepiaram. Não é difícil de resolver, é só passar uma lixa fina, (180 ou 220) para cortar os pelinhos.
Muito bom vídeo , Belchior. Excelente canal. A melhor coisa que um ser humano pode fazer pelo outro é ensiná-lo a trabalhar. É isso que você faz . Parabéns !
Alô, Cleuton !
Muito obrigado por sua mensagem, e parabéns pela percepção !!!
Não há povo forte sem conhecimento. Educação é tudo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Também tenho dúvidas sobre lixamento com máquinas elétricas . Excelente explicação parabéns por mais esse vídeo
Também fiquei com a mesma dúvida, pois o movimento delas é oscilante ou roto oscilante - exceto as de cinta e tambor.
Enivaldo Petronilho Os conceitos para uso de máquinas para lixar são os mesmos para observação do sentido dos veios. Obviamente o processo com ferramentas elétricas é mais fácil e rápido.
Alô, Láercio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
No caso das ferramentas elétricas, há similaridade com o lixamento manual no caso das lixadeiras de cinta e de tambor, onde o movimento da lixa é unidirecional.
No caso das oscilantes ou roto-oscilantes, isso não se aplica, dado que o movimento é, se assim podemos chamá-lo, "randômico".
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Alô, Alexandre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Neste vídeo, tratamos do lixamento manual. Abordaremos as ferramentas elétricas em outro vídeo.
Você está certíssimo.
No caso das ferramentas elétricas, há similaridade com o lixamento manual no caso das lixadeiras de cinta e de tambor, onde o movimento da lixa é unidirecional.
No caso das oscilantes ou roto-oscilantes, isso não se aplica, dado que o movimento é, se assim podemos chamá-lo, "randômico".
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Excelente, linguagem clara. Bastante esclarecedor.
Alô, Alexandre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando. Belíssima aula!! Parabéns e obrigado por dividir o teu conhecimento.
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Grande mestre! Outros mestres existem, mas na internet você é único pois você sabe ensinar, sabe passar seu conhecimento e isto também é a arte de saber ensinar. Obrigado pelo volume de conhecimento que você nos propicia.
Alô, Vitor !
Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade dela !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Mestre Fernando, parabéns pelas suas aulas. Certamente vc está formando excelentes profissionais e sem medo de errar, acho pouco provável que algum curso de marcenaria forme profissionais próximo ao nível dos seus alunos. Parabéns
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade que ela encerra.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Esse cidadão é um mestre de carpitaria muito bom as explicações que foram simples e também tecnicas além de aulas praticas ,obrigado nobre pela sua ação os seus ensinamentos quem quer aprender não so a profissão mas a arte esta ai ! Da para perceber quando se tem uma profissão que se gosta de verdade . 👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Mais uma aula incrível. Parabéns Fernando.
Vamos junto! rsrsrsr
Alô, Leandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
E vamos juntos !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Obrigado pela explicação , eu pulava números de lixa , agora aprendi 👍
Grande abraço 🔨
Alô, Roosevelt !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Ótima explicação como sempre parabéns abraço.
Alô, Jonathan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Meu Deus... q conteúdo bacana para um assunto que geralmente agente usa meio que por osmoze. Parabéns pelo vídeo!
Alô, Elessandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa noite Fernando gostei muito do seu vídeo das lixas
Alô, Salim !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Bom saber que os vídeos sobre acabamento estão à caminho.
Grande abraço, Fernando.
Alô, Leonardo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Como é bom aprender com quem sabe no detalhe. Essas informações serão muito úteis para meus próximos trabalhos, mesmo não sendo profissional. Obrigado!!
Oba! Aula grátis, kkkkkkkkk, parabéns pela aula Fernando, já sou fã do seu canal!
Alô, leroleromilanez !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Olá *Fernando!* A cada vídeo-aula, vou somando informação e conhecimento que posso por em prática no dia seguinte!! =)
A do pano úmido não conhecia até hoje à noite. :))
Obrigado e forte abraço!
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Que bom que nossas informações estão sendo úteis !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
NA PARTE FINAL DO VÍDEO FALASTE EM PASSAR UM PANO ÚMIDO PARA ARREPIAR A MADEIRA... Acho que isso aconteceu comigo quando achei que a madeira estava lixada suficiente e a madeira acusou umas rebarbas depois de pintada... precisei passa lixa novamente e resolveu o problema. VALEU PELAS DICAS.
Alô, LUIZ !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Com certeza, foi isso que aconteceu no evento descrito por você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
ESTAS DICAS SÃO MUITO BOAS... ACHEI ESTAS INFORMAÇÕES MUITO ÚTEIS. VALEU MESMO. ABRAÇO.
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
impressionante cara como vc explica super bem não tem como não aprender com vc. vc é um mestre
Alô, Tadeu !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Dicas de quem entende. É um prazer ouvir seus ensinamentos.
Valeu Fernando. Excelente explicação. Um abraço
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Tem vídeos que eu volto assistir de tempos em tempos, assistindo pela terceira vez e ainda aprendendo. Muito obrigado Fernando!
Alô, Cartola48 !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Fernando! Bela aula! Grande abraço.
Alô, Raphael !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Esse seu canal é muito completo, cada dia um novo ensinamento, muito obrigado e meus parabéns!
Alô, Samael !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
+Fernando Belchior - Marcenaria Fina Grande abraço!
Cada vídeo seu é uma aula de profissionalismo e excelência, tento ver todos. Parabéns Fernando !
Alô, Herivas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ainda ontem escrevi para o senhor pedindo justamente este tipo de informação. Desculpe-me pela distração de, ao invés de consultar o acervo de gravações, importuná-lo com escritos. Muito obrigado pelo excelente material que o senhor coloca neste canal!
Fernando, seus vídeos são sempre boas aulas, com valor teórico e prático, principalmente para iniciantes com eu, parabéns.
Nesse vídeo você falou sobre as direção no movimento de lixamento, mas nesse caso trata-se do lixamento manual, como inclusive está claro desde o título do vídeo. Quando usamos lixadeiras elétricas (orbital, roto orbital, de disco ou de cinta) cada uma tem um movimento próprio e um consequente tipo de ação na madeira. Não seria legal fazer um vídeo falando sobre as diferenças entre essas lixadeiras e em que etapa cada uma deve ser utilizada?
Um grande abraço.
Alô, Alex !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você tem toda a razão. Já está nos nossos radares a produção de um vídeo tratando do lixamento com máquinas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Excelente explicação, como sempre. Vai ter um video como esse sobre lixamento com máquinas elétricas? Desde já obrigado e parabéns pelos videos.
Alô, Roberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sim, abordaremos o uso de máquinas no lixamento.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
ok meu amigo obrigado pela a resposta
deve ser um sistema de aspiração muito top pra manter o ambiente sempre limpo, valeu
vamos juntos!!!
Alô, Francisco !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Desculpe-me pela piada ... começamos a fazer esta brincadeira e eu acabo não resistindo.
Há sistemas de aspiração bem interessantes, automáticos. Na escola onde estudei marcenaria, havia um. Aqui, entretanto, usamos mesmo as vassouras, pazinhas, e a regularidade de fazer a limpeza todos os dias.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Grande mestre Fernando ... não me canso de falar o Qt eu admiro o seu trabalho e principalmente seu conhecimento nesse segmento de marcenaria fina...Cê ao longo da minha vida eu conseguir adquirir um décimo do seu talento me darei por satisfeito...forte abraço...Q Deus abençoe
Marcos, alô !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
PARABÉNS PELA FORMA E CONTEÚDO DE SUAS AULAS !!!!
Alô, Francisco !
Muito obrigado por sua mensagem, sinal de estamos no caminho certo (assim esperamos ...) !!!
Um grande abraço !
Fernando e equipe.
olá ..Acredito em vc por causa da experiência e expertise demonstrada com didática perfeita e principalmente pelo cachorro ...Tenho uma labradora ..onde eu estou trabalhando ela tá deitada kkk abraço e obrigado por disponibilizar conhecimento ...
Mais uma aula mestre obrigado
Alô, Ângelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Eu aprendo muito com as suas aulas, obrigado por passar tantos dados valiosos.
Boa Noite Amigo, parabéns pelo conteúdo de seus vídeos, são muito bons e bem explicativos e esclarecedores, se me permite dar um palpite, somente o som deles que é muito baixo, parabéns novamente !!!
Alô, Rogério !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Há algum tempo, compramos um microfone Lavalier para melhorar a qualidade do nosso som. Devemos estar com problema neste equipamento. Vamos verificar e, se necessário, substitui-lo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Já assisti várias vezes esse e outros vídeos do mestre
Raphael, alô !
Muito obrigado por sua mensagem.
Muito obrigado por acompanhar o nosso trabalho.
Espero que o material que produzimos esteja sendo útil para você.
Um grande abraço !
Fernando.
Fernando estou me iniciando na arte da marcenaria... adoro! Seus vídeos são muito explicativos e bem elaborados. Adoro todos eles e estou aprendendo muito!
Alô, Lilia !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pode estar certa de que palavras como as suas são um enorme estímulo para que continuemos a fazer o que fazemos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente explicação meu amigo
há melhor que já ouvir até hoje
parabéns pelo trabalho
Olá Fernando vc chegou na parte que eu acho mais importante da marcenaria, pois depois de usar tanta tecnologia para usinar a madeira, o acabamento bem executado faz a diferença na marcenaria fina. Tanto a madeira mostra sua beleza visualmente, como ao tato ela revela sua suavidade! Um forte abraço!
Alô, Dorival !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Concordo com você. Um móvel, uma peça de marcenaria fina deve ser conteúdo e aparência, ou seja : os melhores materiais, os melhores processos construtivos, o maior conforto, a maior durabilidade, e a melhor aparência possível. E, desta última parte, o acabamento é o responsável.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns Mestre!
Você tem o dom de explicar as coisas de um jeito extremamente técnico com uma linguagem extremamente simples, onde até o mais leigo dos hobbystas entendem perfeitamente os conceitos propostos e o porquê deles.
Vc tem ou pretende ministrar um curso nessa área de marcenaria? Quem me dera ter um professor desse gabarito!
Abs,
Phelipe
otima dica amigao parabens!!
Alô, MARCENARIA DO GORDO COM ADIMILSON LEONEL !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Olá, Fernando!
Você é igual ao Mestre dos Magos...
Sabe tudo!! Rs...
Sou seu seguidor e aluno.
Muto agradecido pelos ensinamentos! Os quais, aplico no meu dia a dia de aprendizagem.
Um forte abraço e um feliz Natal para você, a família e seus companheiros de trabalho aí na marcenaria!
Carlos José.
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito legal. .. Parabéns. .. mestre. ..Abraços. .
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Oi professor. Muito boa essa dica do pano umedecido para levantar os "pelos" da madeira antes de iniciar o processo de lixamento. Uma dúvida: existe um acabamento melhor indicado para uma bancada de marcenaria, ou é a gosto do "freguês" ??? Grande abraço.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A resposta é sim - ou, pelo menos, eu acho que sim, na minha opinião. Expliquemos.
Recomendo aplicação de seladora. Ela é barata, fácil de aplicar, evita que coisas "grudentas" se fixem na madeira, e é facílima de reparar.
Que tal ? Parece bom ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Mais uma super dica. Estou aproveitando muito seus ensinamentos.
Parabéns vc e um mestre de verdade, eu tiro o chapéu pra vc.
Muito obrigada por essa série de vídeos estou montando uma mesa para nossa igreja estou na dúvida de que material farei o acabamento vamos ao próximo vídeo.
Alô, Sérgio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchoir e equipe.
Boa noite Fernando, como sempre uma excelente aula. Tenho uma dúvida e se possível, gostaria de saber, posso usar lixa para ferro em madeira. Obrigado.
Alô, Geraldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O uso de lixas para metais em madeira não é uma boa solução. Explico.
No caso de metais e de vidro, por exemplo, as partículas resultantes do lixamento são muito menores do que aquelas resultantes do lixamento da madeira - que, como expliquei, produz filamentos, micro fitas, micro "shavings". Para que as lixas para madeira não fiquem "empapuçadas" destes filamentos, o percentual de cobertura da superfície da lixa com partículas abrasivas varia entre 40 e 70 %.
No caso das lixas para metal, há um adensamento muito maior das partículas, fazendo com que, se você lixar madeira usando uma lixa para metal, você tenha um "engarrafamento" da lixa com aquelas micro-fitas citadas acima, diminuindo em muito a ação abrasiva dela.
Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Excelente video, parabéns!
Qual seria a recomendação de lixas um portão em madeira (Peroba e Muiracatiara). Posso usar uma lixa 100 e depois uma 150?
A ideia é depois passar o POLISTEN...
Bom demais mestre!!!!
Alô, Adalberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa noite adoro suas dicas.
Eu gostaria de uma dica como plainar madeira complaina elétrica portátil
Professor obrigado,por existir!
Alô, Nélio !
Muito obrigado por sua mensagem, para lá de generosa para comigo !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom aprender isso, nota 100, obrigado
ola fernando faz um videos explicando sobre tupia laminadora guias gabaritos e fresas estou com varias duvidas
Alô, MARCENARIA ONLINE !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode me mandar um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br com a lista de suas perguntas para que a gente possa preparar um vídeo sob medida ?
Desde já, muito obrigado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Mestre acho o senhor de uma sabedoria incomensurável! Eu trabalho com pequenas peças geralmente em pinus ou pinos com outra madeira um pouco mais dura e tenho usado esta sequência 60, 120, 220 e 400. Ta muito errado? Obs.eu uso roto orbital
Alô, Profissão hobista !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nenhum problema - talvez você leve um pouco mais de tempo, mas o resultado final será obtido.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Tudo muito bem explicado, bela aula, obrigado.
Olá Sr. Fernando Parabéns pelo CANAL e pela iNiciativa de nos ajudar, ensinado com detalhes e.amplo domínio, tenho uma duvida , quando efetuo o lixamento em uma Imbuia colada com uma lâmina de ébano entre uma placa de CaXeta, percebo que a caxeta absorve a poeira gerada pela imbuia e a lâmina, como evitar a contaminação e manter a caXeta bem limpa
Alô, Guidini !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode por favor me informar :
1 - que cola você está usando ?
2 - Qual a espessura da peça de imbuia, da de ébano, e da caxeta ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Belchior uma dúvida, está explicação de lixas por sinal muito bem dada obrigado, pergunta com relação a lixa d'água, eu posso estar usando ela na madeira, a minha dúvida é que vou estar molhando a madeira, não é prejudicial a madeira?
Alô, Irineu !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se você se refere às lixas dágua - aquelas usadas para metal - a resposta é não.
As lixas para metal têm uma alta densidade de partículas, e isso faz com que as fibras da madeira encham a lixa e fiquem presas nestas partículas, impedindo que a lixa funcione adequadamente.
O certo é usar lixas para madeira.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Para lixar uma porta com verniz velho, quais as lixas devo usar? Posso usar lixa de parede para lixar madeira? Excelente video!
Zenilda, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para que você remova o verniz, recomendo :
1 - remova o verniz usando, por exemplo, Remolack;
2 - removida a maior parte do verniz, você poderá retirar os resíduos usando uma espátula afiada e lixas para madeira, começando com uma de grana 100, e subindo progressivamente até a 220.
Não recomendo o uso de lixas para parede, concebidas para atuar em outro material.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, muito boa sua explicação sobre as lixas e a dica do pano eu nunca tinha visto, gostei! É o que vc acha das mantas de lixamento da 3M? Aquelas que parecem uma esponja scotch Brite? Obrigado por compartilhar sua experiência!
Alô, Jroberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Como foi dito no vídeo, estamos "arranhando"o assunto acabamento. Toquei nos princípios básicos do lixamento.
Usamos as mantas aqui para fazer o lixamento, a quebra do brilho, entre uma camada de seladora/verniz e outra, por exemplo. Ou seja : quando queremos fosquear um acabamento para aplicar uma demão subsequente, usamos estas mantas.
Quando novas, elas equivalem mais ou menos a uma lixa 150. À medida em que são usadas, ficam mais próximas de uma lixa 180 ou 220.
Um grande abraço !
Fernando Belchior,
Excelente suas explicações dos processos! Gostaria de saber se é correto usar lixas mais finas até #600 na madeira maciça totalmente crua, ou seja a madeira fica bem dizer "polida" com a lixadeira de cinta, essa preparação é necessário ou estou perdendo tempo? Uso stain impregnante e demora semanas para secar, mesmo com camada bem fina, pincel + boneca! Estava concluindo que este problema é porque lixo tanto que o produto não consegue penetrar na madeira dura, será? Qual dica você mestre me passa, o erro está na escolha do produto de acabamento ou no processo. O que mais uso é em mesas (madeira de demolição de casas) mais gosto do tampo liso mais vítreo. Obrigado!!
Alô, Alison !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode seguir o seguinte procedimento :
1 - para recobrimentos que formam uma "capa plástica" sobre a madeira - vernizes e stains, por exemplo - você pode lixar a superfície até a lixa 220 e, então, fazer a aplicação do recobrimento. Essa lixa confere uma ótima rugosidade para a superfície, tanto ao toque quanto do ponto de vista da ancoragem dos recobrimentos. Caso você deseje uma superfície ainda mais lisa, o lixamento será feito no recobrimento (onde se pode chegar, por exemplo, até lixas 4.000);
2 - para recobrimentos que não forme esta "capa plástica"- caso dos óleos que não polimerizam, por exemplo, como é o caso do óleo minerall medicinal - você pode lixar a superfície com lixas mais finas. Uma lixa 600, por exemplo, produz um bom nível de lixamento.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Muito obrigado pela resposta Fernando!! abraços
Mestre, estou com uma dúvida. Tenho uma mesa antiga de tampo folheado. O tampo me parece que está com cera antiga ou verniz queimado pelo tempo, há manchas e arranhões fortes. Minha ideia era retirar a cera/verniz antigo com lixadeira roto orbital e depois passar verniz pu. Mas tenho medo de estragar o folheado, devo lixar na mão ou posso usar a roto orbital? Qual lixa começar e qual terminar para lustração? Devo passar seladora antes do verniz? Confesso que estou com medo porque vi um vídeo de um marceneiro que não indicava esse tipo de lixadeira. Abraço grande.
Rodolfo, situação delicada. Muitas folhas têm 0,6 mm de espessura. Se for o caso daquela que cobre seu móvel, qualquer lixamento a mais e você chegará ao substrato.
Eu tentaria usar um removedor, a fim de reduzir a necessidade de lixamento r, após conversar com o fabricante do produto a fim de conhecer a interação entre ele, a folha de madeira, e a cola que provavelmente foi usada.
Ao lixar, linha 220, desejavelmente com uma lixadeira que tenha regulagem de velocidade, baixíssima remoção de material, e muita, muita paciência.
Se for usar o removedor, siga as recomendações do fabricante e teste-o primeiro numa peça teste que reproduza a mesa ou, se não for possível, numa pequena área da mesa.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina uma última pergunta Mestre, devemos lixar com lixadeira de velocidade controlada para obter um melhor resultado de acabamento ou podemos realizar o lixamento de forma manual? Será que conseguimos um acabamento tão bom quanto a padronização da lixadeira em um tampo laminado antigo de mesa, no caso, caviúna???
Com o lixamento manual, você consegue, na minha opinião, mais controle do que utilizando máquinas.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina excelente, vou fazer assim. Não será agora, mais para o fim do ano, quando nao tiver crianças por perto. Grande abraço Mestre! Muito obrigado pelos conselhos.
Não há de que !!!
Olá.. Ótimo vídeo parabéns!
Colegas eu estou restaurando uma porta de cozinha antiga, porem ela estava com 3 camadas de tinta óleo "3 cores diferentes". Comprei um removedor e consegui remover todas as camadas, mais agora eu preciso fazer o acabamento final lixando para tirar dos polos da madeira o restante da tintas. Como faço para tirar essas tintas de desbastar muito a madeira? Qual lixa posso usar? Como posso lixar com uma esmerilhadeira?
Alô, Rafael !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Há uma chance de que eu recomende um processo que possa lhe parecer muito demorado, mas que considero o melhor : usar uma esmerilhadeira é um processo muito agressivo, que vai produzir uma superfície muito irregular.
A menos que seja esse o seu objetivo recomendo que, ao invés da esmerilhadeira, você use uma lixadeira orbital, começando com uma lixa 100, com lixamento bem distribuído, até chegar à lixa 220.
Se, por outro lado, você for usar uma esmerilhadeira - o que, de novo, não recomendo - comece com uma linha 150, e vá com muito cuidado. A esmerilhadeira é uma máquina muito bruta, e de uso muito perigoso. Assim, muito cuidado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito Obrigado!
Excelente explicação.
Não tem mechanding.
Alô, Quintiliano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Ola Fernando, tenho acompanhado seu videos e com eles tenho aprendido muitas coisas, trabalho com marcenaria construtiva aqui no Japao como vc. bem sabe 90% das casas aqui sao feitas de madeira, vendo seus videos tomei vontade de elaborar pequenos projetos de moveis no estilo japones prevalecendo as linhas retas e minimalistas deles, aqui tem um vasto mercado de lixas tanto das comuns lisas como as com microperfuracoes, qual delas usar para obter um melhor resultado final? O que vc. recomenda? Sem mais desde ja agradeco abr.
Alô, Campos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Uso, aqui no Brasil, lixas sem as microperfurações, com granas variando de 60 a 6000. Com elas, obtenho bons resultados.
Por não conhecer as com microperfurações, não posso opinar sobre elas quando comparadas às convencionais.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Gostei! Para mim é quebra de paradigma.
Tanto, que tenho que experimentar.
Osvaldo Ururahy
Alô, Oswaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pode estar certo de que espero que a quebra de paradigma funcione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa noite Fernando,
vendo seu video me surgiu uma duvida, por exemplo se eu for lixar um tampo de mesa ou uma peça inteira, se ela for grande eu poderia lixar fazendo "circulos"?
Belas dicas!
Obrigado!
Obrigado pela aula, professor.
Alô, Durval !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
caro amigo Fernando Belchior todo bem ?
meu amigo responda uma coisa como você faz pra manter sua marcenaria tão limpa todos seu videos eu vejo isso rapaz é muito limpo o piso, que tipo de maquina manter o piso sempre limpo?
Alô, Francisco !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Temos um sofisticadíssimo sistema de limpeza chamado VTOD.
Ele foi desenvolvido, originalmente, por uma equipe combinada de pesquisadores do MIT e de Stanford.
A propósito : VTOD significa "vassoura todos os dias".
Ou seja : não tem equipamento, não tem máquina, é apenas a gente pegando nas vassouras e pazinhas todos os dias, e limpando tudo.
A propósito, temos sim uma máquina : o compressor, que gera o ar comprimido que a gente usa para soprar a poeira de cima das coisas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando dúvida e qual tipo lixa específicas pra madeira porque já fui comprar na loja tinta cara me vende lixa pra parede diz e mesma coisa eu acho não então como comprar tipo lixa correto pra madeira
Adauto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Há lixas específicas para madeira. Elas têm um recobrimento com partículas abrasivas específica para o lixamento da madeira (cerca de 70 % da áre, se minha memória não estiver falhando), e muitas apresentam um recobrimento com um material semelhante aos sabões - o estearato de zinco - cuja função é impedir o "entupimento" da lixa com as fibras retiradas da madeira.
Recomendo contatar o 0800 dos fabricantes a fim de buscar os modelos específicos de cada um deles.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, Boa Noite!
Primeiramente parabéns pelos vídeos, sempre didáticos e com excelente qualidade!
Gostaria de saber se existe alguma equivalência, mesmo que não tão exata, entre as madeiras encontradas nos Estados Unidos e aqui no Brasil.
Vejo muitos vídeos de marcenaria em inglês, feito por americanos, porém como eles usam madeiras diferentes, encontradas por lá, muitas vezes fico em dúvida na hora de reproduzir.
Valeu!
Alô, Gabriel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
FIz meu curso de marcenaria no Canadá. Assim, tive contato de fato, prático, com algumas das espécies usadas pelos marceneiros da América do Norte.
O que posso dizer - adianto, de uamenria meio empírica, no "feeling" - é que as madeiras deles parecem ser muito mais comportadas do que as nossas.
Lá, trabalhei com maple, walnut (nogueira), cherry (cerejeira), e poplar. O maple meio que se parece com um jequitibá, porém mais linheiro. O walnut lembra a imbuia. O cherry, a peroba mica, e o poplar uma mistura de caxeta com pinus.
Aparentemente, são mais linheiras, de melhor usinagem e, pelo que senti, na média, de menor densidade. Mas, conforme eu lhe disse, tudo o que aqui descrevo está baseado muito no sentimento.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Ola Fernando, em relação a lixadeiras elétricas, eu consigo o mesmo acabamento que as lixas manuais seguindo essa sequência de numeração ou elas não deixam um bom acabamento assim como o lixamento manual?
Alô, leroleromilanez !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos dividir sua pergunta em duas :
1 - Devo seguir a sequência de numeração ?
Sim, seja o lixamento feito à mão, seja ele feito com máquinas.
2 - Elas não deixam um bom acabamento ?
O lixamento feito à máquina pode ser tão bom quanto um feito à mão. O que acontece é que, no lixamento manual, você tem mais controle do processo. Com as máquinas, é necessário um pouco mais de cuidado, especialmente se estivermos falando de lixadeiras de cinta ou tambor, que têm lixamento unidirecional. As orbitais e roto-orbitais produzem um lixamento mais distribuído, sem direção preferencial.
De qualquer forma, em geral, o bom lixamento é o resultado de uma parte do lixamento sendo feito à máquina, e outro sendo feito à mão.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
+Fernando Belchior - Marcenaria Fina Obrigado pela atenção e explicação, agora ficou mais claro para mim!
Alô, Alex !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Que bom que "clareou" .... Qualquer coisa, por favor, nos acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa noite amigo, se eu tenho uma peça já aplainada , sendo ela uma tábua de corte, eu posso usar essa sequência de lixas de 100 até 300 para um bom acabamento ? E quanto a esse pano úmido, tem que passar depois de cada lixa ? Muito obrigado pela atenção.
Alô, Cleuton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
1 - use as lixas na sequência; pulá-las só vai fazer voc6e gastar mais tempo. Passe de uma para a seguinte quando sentir que não há mais progresso na rugosidade da superfície, continuando com a mesma lixa;
2 - você pode passar o pano úmido após a lixa 120 ou 150, por exemplo, para levantar os "pelos" da madeira. Uma vez tendo levantados os mesmos, e lixando-os, não há mais necessidade de passar o pano úmido.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ola Fernando!Adorei o canal, já estou inscrita, tenho uma duvida e
gostaria de saber se pode me ajudar,construimos uma lixadeira de cinta, e
quem trabalha nela sou eu, estou com dificuldade em um ponto
especifico, para lixar é necessário um taco de mão, colei nesse taco um
carpet mas não deu certo, pois o carpet perde os pelos e fica liso um
tipo de uma resina em cima, e com o tempo vai soltando na lixa, o que
você recomenda nessa situação.
Alô, kelmanfre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Existe um tipo de tecido - parece com um cobertor grosso (e grosseiro) - que é usado pelos profissionais que fazem tapeçaria de carro para isolar a parte do solado do carro, no interior.
Temos tido bons resultados com ele aqui no taco - na realidade, uma desempenadeira de pedreiro de madeira - que usamos aqui na lixadeira de cinta.
Você pode procurar este tipo de manta nas oficinas de lanternagem e pintura, nos tapeceiros que fazem tapeçaria de veículos, e nas lojas que os atendem.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando! O que você me diz de usar lixas de ferro? Elas são mais resistentes que as indicadas para madeira! Posso usar lixas de ferro para lixar madeira???
Alô, Adalberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O uso de lixas para metais em madeira não é uma boa solução. Explico.
No caso de metais e de vidro, por exemplo, as partículas resultantes do lixamento são muito menores do que aquelas resultantes do lixamento da madeira - que, como expliquei, produz filamentos, micro fitas, micro "shavings". Para que as lixas para madeira não fiquem "empapuçadas" destes filamentos, o percentual de cobertura da superfície da lixa com partículas abrasivas varia entre 40 e 70 %.
No caso das lixas para metal, há um adensamento muito maior das partículas, fazendo com que, se você lixar madeira usando uma lixa para metal, você tenha um "engarrafamento" da lixa com aquelas micro-fitas citadas acima, diminuindo em muito a ação abrasiva dela.
Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Aplausos mestre! Fico impressionado com o seu conhecimento! Sou um grande admirador seu e sempre indico seus videos quando me perguntam alguma coisa relacionada à marcenaria!
Alô, Adalberto !
Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade dela !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando, mais uma bela explicação. Tenho uma dúvida, posso lixar as madeiras com lixa para ferro? Se não me engano, é aquelas tipo tecido atrás delas, pq aquelas de papel própria para madeira e parede, rasgam fácil d+. O Grão que tenho é o de 220. Obrigado.
Alô, Cláudio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Como sou um crente na liberdade das pessoas, a resposta é : pode !!!! Só que o resultado não vai ser bom para os negócios ...;-)
Explico : as lixas para metal têm uma densidade de grãos por unidade de área maior do que as lixas para madeira - ou seja, tem muito mais partículas por centímetro quadrado. Resultado : não há espaço para as fibras da madeira, que são dela retiradas com o lixamento, escaparem e, aí, elas ficam emboladas, presas dentro da lixa, diminuindo em muito seu poder de lixamento.
As lixas para madeira têm menos partículas por unidade de área e, assim, têm espaço para as fibras não ficarem presas, deixando os grãos livres para cortar.
Veja, se quiser mais detalhes, por favor, o vídeo cujo URL encontra-se abaixo :
ruclips.net/video/EY4Ko2nXdBY/видео.html
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado mais uma vez pela explicação. Um grande abraço. Vc é o melhor.
Olá Fernando, vc tem alguma recomendação para lixamento no sentido de proteger os pulmões contra o pó fino gerado pelo processo? Pelo que li o pó fino é o mais agressivo pros pulmões pq o corpo não consegue barrar a entrada e inalação, se puder comentar sobre isso, obrigado!
Alô, Felipe !
Muito obrigado por sua mensagem !!! Ela é extremamente útil.
Eu pessoalmente, quando vou fazer lixamento manual de grandes volumes de madeira, e/ou quando lixo espécies que normalmente provocam reações alérgicas, e/ou quando vou fazer lixamento usando máquinas lixadeiras, uso uma máscara de proteção contra este tipo de material.
Além desse procedimento, é recomendado que as máquinas contem com sistemas de exaustão - algo positivo não só para a saúde, mas também para economia de tempo e dinheiro - para aqueles que gostam de uma marcenaria limpa e organizada, como é o nosso caso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia. Gostei do doberman. Seus vídeos são muito bons👏👏ganhei uma cama de jacarandá toneada porém pintada com tinta óleo. Locais deficeis de lixar, como faço para tirar essa tinta? Uso algum produto químico? Obrigado
Alô, Francis !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Procure um produto chamado Remolack, da Sayerlack. Ele deve funcionar bem para remoção da tinta a óleo (supondo que seja tinta a óleo, não catalisada).
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Há anos atrás eu lixei toda a tinta das gavetas de uma penteadeira com lixa para metal. Deu certo (aparentemente). Eu evito alguns produtos químicos mais fortes, quando dá.
Mas adorei a aula, pois eu não conseguia de vista entender a questão da direção dos veios e qual o momento de trocar de lixa.
Tb nem imaginava a existência de lixa anti_aderente.
Afinal o que é melhor, usar uma lixadeira ou a lixa manual? Quero fazer quadros de madeira e preciso de um acabamento mais fino com stain em pinus
Alô, Renan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para peças de pequenas dimensões - ou seja, áreas onde não se consegue fazer o apoio da lixadeira perfeito - o lixamento manual é o indicado. Se suas peças tem pequenas dimensões - por exemplo, larguras abaixo de 40 mm, ou se são peças com "topografia" muito acidentada, o indicado é o lixamento manual.
Se, por outro lado, você tem peças largas e/ou compridas, o lixamento com máquina produzirá resultados mais rápidos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Mestre da marcenaria, mim tira uma dúvida! Para uma mesa de madeira que nunca foi pintanda qual lixa devo usar?
Super aula!!!! OBRIGADA👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Excelente aula.
Alô, edvan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando e equipe.
É o melhor do RUclips
Bom dia Fernando, estou começando a fazer pequenos projetos na marcenaria e gostaria que me ensinasse, a cada processo de lixa precisa precisa selar a peça ou untar ( verniz, ou óleo mineral medicinal ) ou pode seguir lixando direto? Desde já agradeço
Alô, Victor !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Antes de mais nada, vamor pensar no efeitos produzido pelo lixamento. Ele remove as "singularidades" da madeira, ou seja, os pontos que estão se destacando, os mais altos, buscando uniformizar a superfície.
Pensemos também no que acontece com a madeira quando entra em contato com algum recobrimento : os "pelos" da madeira ficam "eriçados", produzindo aquele efeito um pouco mais áspero na superfície, que se percebe após a aplicação do recobrimento.
Vejamos ainda que, do ponto de vista do recobrimento, duas classes de produtos :
1 - os que ficam apenas na "superfície" da peça, ou seja, aqueles que não penetram entre as fibras e/ou no interior das fibras da madeira, como é o caso dor vernizes;
2 - aqueles que penetram entre, e nas, fibras da madeira, como é o caso dos óleos e dos stains.
Isso tudo posto, vamos ao como proceder.
No caso dos óleos e stains, você pode proceder ao lixamento após a primeira aplicação para remoção dos "pelos" que apareceram, a fim de obter uma superfície mais lisa. Depois deste primeiro lixamento, os demais lixamentos não são necessários.
No caso dos vernizes, entretanto, você precisa criar uma superfície com mais pontos de ancoragem para as novas camadas de verniz. Assim, o lixamento - que produzirá, como efeito, não só estes pontos de ancoragem, como também uma superfície mais homogênea, resultando num acabamento melhor - é obrigatório.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina obrigado pelas informações um abraço feliz ano Novo...
Alô, Victor !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bem Fernando, bela aula. Você esta enriquecendo a internet com a marcenaria fina. Pena que você não quis atender meu telefonema no vídeo. kkk
Alô, Luiz !
Muito obrigado pela sua mensagem !!!
Eu sabia que era você. Mas como você é um cara para lá de sábio, compreensivo, e paciente, que sabia que, se eu não o atendesse, seria porque eu estaria fazendo um vídeo sobre lixamento, e me telefonaria depois, escolhi não interromper o vídeo ... ;-)
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando me ajuda em uma coisa, 85% das vezes que termino lixar o pinus e dou acabamento com algum verniz ou seladora aparece umas manchas parecendo mofo na madeira , mas só aparece depois que aplico o verniz ou seladora ou algo desse tipo, oque acontece??? me falaram q é a umidade da madeira , mas qual umidade?? de água ou de resina??
Alô, Jonathan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Provavelmente, você está com problema de fungos (pelo menos, assim me parece).
Sugiro fazer o seguinte :
1 - antes de lixar as peças de pinus, certifique-se - usando um medidor de umidade (custo - em torno de R$ 90, um importado) que sua umidade está abaixo dos 12 %. Acima disso, a madeira não deve ser usada;
2 - limpe a prancha, passando nela uma solução a 10 % de água sanitária com uma estopa embebida nesssa solução;
3 - deixe a peça secar e, imediatamente, após, lixe-a e aplique o acabamento.
Verifique se o problema voltou a acontecer e me dê um alô.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
eu tava pensando em comprar um medidor desse, depois da sua resposta vou comprar mesmo kk , e vou fazer esse teste da água sanitária, vlw , vc é meu professor a distancia hehe.
Fernando Parabéns mais uma vez, preciso de sua ajuda Onde você compra em São José as colas titebond?
Alô, Davi !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não conheço em São José quem as venda.
Você pode encontrá-las no site da Grossl, ou então da Toolbras, ou no Mercado Livre.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
ola, sou novo inscrito, estou começando no ramo de marcenaria a pouco tempo. queira se possivel tirar uma duvida. quando faço canto de MDF com tupia manual, ate acabamento com fresas, fica uns fiapos no MDF ruim de remover com lixa. ou eu nao estou sabendo lixar ou não estou usando a lixa correta. o que vc me indicaria? Obrigado e ótimo canal.
Alô, Weslley !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Você pode por favor me ligar, ou passar seu celular para que eu ligue ?
Preciso conversar com você para obter mais elementos para poder ajudá-lo a solucionar o problema.
Meu telefone é (12) 9 8148-0883.
Desde já, muito obrigado por sua ligação, ou por me passar seu número de telefone.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
opas, tava de viajem, amanha te ligo sim. Muito Obrigado.
Para tirar só o verniz, no caso de uma coronha de arma, qual lixa usar?
Alô, Jardel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sugiro usar um removedor químico - no caso, Remolack - caso o verniz não seja catalisado, e depois usar uma lixa 180.
Caso você não use o removedor químico, sugiro o uso de uma lixa grana 120, inicialmente.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Aquela regra de aumentar 50% da gramatura a cada mudança, por exemplo 60-100-150-220-320, é errada?
Olá. Poderia me indicar qual melhor marca de lixa?
Alô, Cristiano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Usamos as lixas da 3M e da Norton, que têm nos atendido perfeitamente.
Num outro dia, o mestre Milton comprou uma lixa alemã com preço muito baixo em São Paulo, numa promoção. Estamos avaliando ainda a sua qualidade. Daremos notícias sobre a mesma, se considerarmos que a mesma é boa e durável.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde... para fazer uma cama de pallets de madeira no qual os mesmos estão bem "feios" com muita lasca de madeira solta, com qual número de lixa devo começar? Eu nao sei qual madeira é.
Obrigada e estou amando o canal!
Alô, Viviane !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Recomendo que você comece usando, de maneira cuidadosa, uma lixa 60.
Se você verificar que o processo de lixamento está sendo muito intenso, suba para a lixa 80, até perceber que você detem o controle do processo e que a quantidade de material retirado está produzindo o resultado que você deseja.
Depois disso, vá subindo a lixa - de 80 para 100, de 100 para 120, de 120 para 150, de 150 para 180 e, se desejar, vá até a lixa 220 para produzir um acabamento fino, antes da aplicação do recobrimento.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigada, ajudou muito! Me inscrevi no canal, as dicas são ótimas.
Boa noite, como seria o lixamento com máquinas orbitais , roto orbital, e que só giran como as Esmerilhadeira, e qual sequência de lixas , e modos de usar cada uma das máquinas !
Alô, Washington !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
As máquinas orbitais se prestam mais a desbaste, e menos a acabamento.
As roto orbitais atendem bem os dois casos, produzindo um resultado de acabamento melhor, com menor incidência de marcas (os "cabelinhos de anjo").
Quanto às esmerilhadeiras, não as uso para lixamento de madeira, e nem recomendo. Considero-as máquinas perigosas para este fim, com rotações elevadas, impróprias para este material. Além disso, há pessoas que removem a manopla, aumentando ainda mais o risco.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
alô Fernando... faz um vídeo sobre pés Luís xv. obrigado!
Alô, Cristiano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado. Faremos um vídeo sobre o assunto. Só peço um pouco de sua paciência porque temos uma fila meio "grandinha" de pedidos a atender, ok ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
você é o cara!
Alô, Lúcio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
blz! obrigado amigo!
Alô, Cristiano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
que lixa devo usar para lixar prancha de pinus
Alô, Rogéria !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você deve usar lixa para madeira, começando com algo em torno da grana 80 ou 100 - dependendo da rugosidade das suas pranchas - e ir "subindo" para lixas mais finas : 120, 150, 180, e 220.
Troque de grana de lixa quando sentir que não há melhoria na rugosidade da prancha - sinal de que a lixa não está melhorando o acabamento, apenas mantendo-o no nível que ela é capaz de dar.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Desde já valeu pelas dicas! E Gostaria de saber qual lixa começar pra retirar camada de verniz sob madeira tingida, posso usar esse mesmo procedimento? No caso seriam tambores de bateria laqueados. Obrigado!
Alô, Gil !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para fazer remoção de verniz sobre madeira tingida, eu iniciaria com aplicação de um removedor - como, por exemplo, o Remolack. da Sayerlack (obs. : não sou patrocinado por nenhuma empresa), desde que não fosse um produto catalizado (para o qual o produto não funciona).
Depois desse produto, e de uma boa limpeza da superfície, eu usaria uma lixa 120 - com MUITO cuidado. E desse tamaho de grão para frente.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá! Adorei seu vídeo..me ajuda a consertas uma caca. Comprei um kit de porta de correr que veio em madeira crua. Lixei com a lixa 180 e depois 120. Ficou bem lisinho Passei o fundo nivelador mas depois que pintei Ficou como se eu não tivesse lixado. Super áspero. Sabe me dizer o faço pra resolver isso?
Primeiro tem que passar a 120 depois a 180, você vai do menor número para o maior. Se notar ele comenta de passar um pano úmido para arrepiar as fibras, assim não acontece isso que falou. A madeira ficou áspera porque as fibras arrepiaram. Não é difícil de resolver, é só passar uma lixa fina, (180 ou 220) para cortar os pelinhos.