Eu felizmente ou não prático este processo em meus trabalhos, pois além de ser hobista, não tenho verba para investir em equipamentos, e o mais engraçado é que as pessoas não entendem o motivo da demora em fazer as coisas, acham que nós ficamos alisando a madeira, como alguns dizem, mas o resultado apesar de sofrido é quase sempre vitorioso, ao menos para mim. Mas vou ter que economizar para ter alguns equipamentos elétricos, pois a idade chega e fazer tudo manual, não fica mais tão legal. Obrigado Fernando, pelo video e por mostrar a todos que é possível fazer marcenaria raiz ainda, no caso não comercial, digo. Abraços
Alô, Narciso ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Parabéns. Você sabe a quantidade de conhecimento, esforço e determinação para fazer o que você faz. Assim, já tem, a meu ver, tudo o que precisa para se sentir para lá de feliz com o resultado. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Sempre gostei de marcenaria como hobby. Depois de me aposentar continuei a prática, porém achei que a opção por máquinas me faria avançar mais. Depois de alguns anos, percebi que me desfazer de parte do maquinário adquirido e retornar ao uso de ferramentas manuais me proporcionou duas coisas: ganho de espaço na minha pequena "oficina"" e a satisfação proporcionada por esse processo que você acabou de demonstrar. Para quem não precisa ganhar a vida com essa atividade, o uso de antigas técnicas e de ferramentas manuais fornece alegrias indescritíveis.
De fato a malhação é forte! Tenho feito, não com frequência, algumas peças utilizando a marcenaria bruta é bem cansativo e demorado. Da última vez deu nó no músculo, Hehehehe. Comercialmente fica inviável no tocante a produção e a mão de obra encarece, hehehehe, muito suor e lágrimas. É isso aí Professor. Obrigado e grande abraço!
Alô, André ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nos Estados Unidos, há marceneiros que se dedicam a fazer peças integralmente sem o uso de ferramentas elétricas. E eles, de alguma forma, vivem do seu ofício - creio que sendo pagos por quem valoriza o talento e determinação necessários para se executar a arte desta forma, a mais sofisticada, a meu ver, que existe. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fala Fernando! É verdade e tem que ser muito valorizado pois não é fácil! No ponto de vista comercial vendem-se poucas peças a preços altos e, por isso, vende-se pouco. A qualidade é de primeira, uma peça nunca fica igual a outra e é justamente isso que é bacana. Hoje dá-se valor ao MDF ou MDP, é o que tenho reparado, pela facilidade de manuseio e leveza do material. Lógico que quando se faz uma peça mais reforçada ela fica pesada mas, mesmo assim, pode-se fazer em uma quantidade maior, linha de produção, tornando um pouco mais em conta o valor dos produtos e serviços. Hoje quando se fala em qualidade do material, rústico, é rapidamente ligado a preço alto, devido à mão de obra e escassez da matéria prima, cada vez mais rara e cara. Lá ou aqui, tem muita gente que valoriza este tipo de trabalho, o manufaturado, aquele que gasta braço, Hehehehe, inclusive é o que eu prefiro. Meu gosto pela marcenaria/carpintaria é como hobby. Admiro muito todo trabalho manual mecânica, construção civil e outros ofícios. Valeu Professor pela oportunidade de expressar minha opinião. Seus vídeos, como já disse, são excelentes, só transmissão de conhecimentos! Grande abraço!
Quando eu comecei a trabalhar na minha própria marcenaria , eu fiz muito isso Hoje graças a Deus tenho quase todas as máquinas Você é muito bom Fernando
Ótimo vídeo, comecei a trabalhar com luthieria como hobby e já aprendi muita coisa com você sobre como trabalhar com madeira, se possível, faz outro ensinando a desdobrar, ou como o pessoal fala fazer o bookmatch, apenas com ferramentas manuais, sem uma serra de fita. Obrigado.
Cara, vc é um tipo de marceneiro que dificilmente se encontra por aí! Grande profissional de verdade. Sabe tudo na teoria e na prática. Parabéns e obrigado pelas aulas.
Me lembrou meu pai é meu avo que usavam ferramentas manuais que meu pai fazia moveis de chipandelho manualmente eque hoje praticamente ñ vemos marceneiros nessa categoria e sim montadores de moveis pois as máquinas as chapas os planos de corte já deixam tudo pronto.
Vc é o mestre, eu me viciei em aplainar madeira, é muito prazeroso vc deixar as madeiras acertadas, ando praticando muito. Aproveitando aqui pra dizer que foi muito bom poder te ver pessoalmente na feira de hobbismo, grande abraço pra ti e esposa, vcs são show.
Alô, Guto ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Da outra vez na qual nos encontrarmos, vamos falar sobre o prazer de ouvir a plaina passando pela madeira. Para mim, tão bom quanto uma boa música. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Luciano O Fer, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Imagino como era... Afinal, como você deve ter percebido, marcenaria é fácil : basta tirar o que não precisa, acrescentar o que precisa, e dobrar quando for necessário ... ;-) ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Show de bola, mas quando a imagem ficou escura aos 3:18 min de vídeo, o sol se pondo e a sua sombra na parede quase morri de tanto rir, parecia que você já estava ali o dia inteiro naquela sofrência. Parabéns, curto muito o seu trabalho e estou sempre aprendendo cada vez mais com seus videos. Forte abraço e " Vamos Juntos "
Alô, Ricardo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não parecia cenário de filme de bang bang, ou coisa do gênero ? Falando sério, sofrência nenhuma. Só prazer. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Essas técnicas são excelentes para nós marceneiros de fim de semana, é muito bom trabalhar usando tecnicas artesanais, faz bem pra mente e os músculos agradecem.
Alô, Teles ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Procuramos, com vídeos como esse, mostrar o que você descreveu. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Minha primeira peça no curso de marcenaria do senai (1994/1995), foi exatamente isso, q mais tarde coloquei um cabo e virou uma desempenadeira. Show o vídeo.
Alô, Filipe ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você sabe sobre o que estamos falando... Essa foi a segunda aula no curso de marcenaria que fiz. A primeira foi aprender afiação. E a terceira, fazer rabo de andorinha. Boas lembranças. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pela excelente aula lembrando sempre como começou essa arte e portanto não devemos esmurecer nem desanimar mesmo tendo maquinário moderno, e lembrando que quem faz é o homem com sua inteligência e esforço as máquinas só ajudam. Obrigado pelo vídeo.
boa noite, Fernando e família; obrigado por nos conceder, aprender um pouquinho de sabedoria; domando madeira. quem é bom; já nasceu feito; basta apenas ser bem encaminhado; Deus a direção.
Fernando. Sensacional essa apresentação. Vou por em prática esses ensinamentos. Vc é um profissional de primeira linha, respeita as pessoas porque orienta com os detalhes necessários e responde sempre às perguntas dos internautas, com precisão e rapidez. A maioria dos ditos "instrutores" são péssimos profissionais, preguiçosos e de pescoço levantado. Não merecem like e nem serem vistos pelos vídeos. Parabéns Fernando, fiquei teu fã de carteirinha. Abraços.
Muito legal! Além de ensinar, mostra que trabalheira os antigos tinham! Mostra tambem que tu além de tudo é honesto em fazer de fato a mão e não dar uma editada e fazer na máquina! Parabéns por tudo!
Alô, Benedito ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não há sentido em fazer na máquina. Podemos tentar enganar as pessoas, mas não enganamos a nós mesmos. "Mentir prá si mesmo é sempre a maior mentira..." Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Meus parabéns garoto!!! Me fez recordar os tempos de fazenda, tudo era realmente feito 100% manual. E era incrível a habilidade do trabalho daqueles chamados carpinteiros. Grande abraço
Alô, Bernadete ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Bernadete, verifico minhas caixas de e-mail diariamente. Quando estou com o tempo muito curto, a cad três dias. Para que endereço de e-mail você enviou suas mensagens, e quando foram enviadas ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Maravilhoso ver isso , máquinas são maravilhosas , mas saber fazer com as próprias mãos é uma arte difícil e para poucos como o mestre Belchior! Show de aula.
Alô, Cláudio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Muito bom ouvir de você ! Espero que esteja tudo bem contigo, e que a coluna esteja melhorando mais rápido do que você deseja. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Marcenaria de raiz! Uma aula e tanto pois me ensinou não só a maneira mais primitiva, por assim dizer, como também, fez uma analogia com o uso do desempeno e do desengrosso. Isto possibilita entender inclusive, como usar corretamente as máquinas na marcenaria. Uma pequena aula mas um grande conhecimento adquirido! Parabéns professor Fernando!!
Alô, Roberval ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Agradecemos sobremaneira seu comentário. Pode estar certo de que, sem as restrições de tempo que nós mesmos nos impomos, numa aula mostraríamos muito mais, e explicaríamos muito mais, Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Danilo ! Muito obrigado pela generosidade extrema de sua mensagem. Danilo, sou só uma pessoa comum que ama marcenaria. Só isso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Denis, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A oficina onde desenvolvemos nosso trabalho não nos pertence. Ela é propriedade de meu amigo, professor e mentor Milton Barbosa, usada em regime de compartilhamento com o pagamento de um aluguel. Se a pandemia não nos matar, em alguns meses deveremos estar com nossa oficina, nos mesmos moldes desta. Um grande abraço ! Fernando.
Na época que não existia tomada as coisas eram bem mais difíceis!! Um abraço para o cara que descobriu a eletricidade e a colocou na tomada!! Valeu Fernando, tudo muito bem explicado e mostrado...Abraço de SC
Alô, Marcos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A maioria sofria .... alguns, creio, tinham muito prazer ;-) ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Excelente vídeo Fernando, uma didática como poucos no RUclips, Parabéns, sigo seus trabalhos e sempre aprendo com eles... Abraço mestre... Reginaldo Bonin - Curitiba PR.
Alô, Samy ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A vantagem, creio, era que os marceneiros daquela época ficavam em forma sem ter que pagar academia ;-) ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Show!!! Lembro do tempo q eu era criança, e na fazenda aonde eu morava, o pessoal trabalhava serrando troncos de madeira, com aqueles serrotes grandes q, ficava um cara puxando de um lado e o outro do outro. Parabéns pelo seu trabalho!!!!
Milton, alô ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Muito obrigado por sua mensagem !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Mário ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Estou precisando aplainar umas dez pranchas de 5 metros de comprimento todo dia para ficar em forma ;-) ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ótima aula, a dica de pegar o menor valor medindo todos os lados para deixar no esquadro e a dica da "shooting board" foram o diferencial para um entusiasta amador, meu caso. Às vezes para desestressar é bom fazer uma forcinha. Parabéns ótima aula.
Alô, Bruno ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se não for profissionalmente, um serrote, uma plaina, um esquadro, uns três ou quatro grampos, uns três ou quatro formões, talvez uma coisa ou outra mais. Não precisa muito. Acredite. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Hehehehe! Chegou a esmorecer de tanto usar a plaina! Sei bem como é; quando estou desengrossando os tampos dos instrumentos musicais a onda é a mesma! Congratulações, professor; suas instruções são finas tais quais sua marcenaria. Abraço!
Oi Fernando!! meu nome é Luiz sou um novato em marcenaria e tenho aprendido muito com o sr que mostra com simplicidade como executar certos trabalhos assisti ao vídeo porque vou fazer algumas peças que tem que estar no esquadro certinho e eu andava meio fora de esquadro kkkkkk Agora só me falta adquirir uma plaina boa dessas, eu tenho uma elétrica da Makita serviria também para fazer o que foi mostrado aqui no vídeo? Muito obrigado por passar tanto conhecimento e explicar com tamanha maestria, fica mais fácil a vida dos novatos. Um grande abraço Luiz Ventura
Vou te falar viu na antiguidade os caras eram mestres menso .Puxa Vida! Hoje com esse tanto de máquina eu que nunca mexi com marcenaria antes comecei outro dia e já vendi muitas peças . Hoje tem maquina pra tudo
Mestre obrigado pelo seu tempo nessa maravilhosa aula, aprendi muito... a muito tempo estou pensandobem fazer uma tábua para cortar carnes, agora já sei como fazer. Muito didático seu método e com os detalhes na quantia certa sem ser repetitivo. Parabéns.
Parabéns pela aula, muito dez a demonstração mostrando na raça como se faz...e provando que é possível,claro como vc disse inviável para o comércio em si,pelo tempo que toma,mas pra um hobista atende muito bem..
Parabéns e muito obrigada Mestre Fernando!! Sua aula me remeteu a um passado longínquo! Tenho muitos móveis da minha família e da família de meu marido, q é de New Orleans, USA. Sempre admirei móveis antigos e q maravilha de acabamento. Tenho móveis de mais de 200anos. Perfeitos. Nem cupins se arriscam. Gostaria de ter mais informações sobre seus cursos de Marcenaria Fina e vc tem curso de restauração de móveis antigos? Se não, onde pisso encontrar esse curso?? Forte abraço e p sua equipe tb!!!
Célia, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Temos cursos de marcenaria fina, presenciais, e on line. Os on line com o diferencial de terem aulas gravadas e aulas ao vivo (cerca de 20 aulas ao vivo, vai Internet, totalizando mais de 60 horas de aulas ao vivo. Tão logo a pandemia seja colocada numa situação que permita que as aulas sejam ministradas, serão elas dadas em São Paulo, num galpão que alugamos à Rua dos Americanos, 836, na Barra Funda. Quanto aos cursos on line, temos uma turma em andamento com 120 alunos que já está num estágio no qual seria difícil o acompanhamento de um novo aluno em função do volume de matéria que já foi dada. Teremos uma segunda turma deste curso on line de marcenaria fina se iniciando no segundo semestre, em Julho. Anunciaremos em nossas mídias a sua abertura. Quanto ao curso de restauro, não conheço nenhum específico, mas fazemos restaurações na marcenaria. Se você desejar mais informações a respeito do que poderemos lhe ensinar, estou à disposição. Um grande abraço ! Fernando.
Muito bom! Estou fazendo isto em um tampo de mesa! E bem trabalhoso, mas como sou um simples curioso que gosta de mexer com madeiras... Parabéns pelo video! Tenha um bom dia.
Show. O passo 3 e 4 eu faço da mesma maneira, só com uma diferencinha. Eu corto os cantos em angulo com a plaina até chegar na linha e pinto com o lapis essas 2 linhas aí vou plainando em cima até as linhas desaparecerem, quando elas somem eu confiro com o esquadro, se a diferença for um pentelho de mosquito eu pego um esquadro mais robusto que eu tenho, inclino só um pouco e puxo ele. O canto afiado termina de raspar as diferenças e ela fica bem certinha.
Bom dia, como sempre muito bem explicado, sanando todas as dúvidas e com uma ótima didática. Só uma pergunta em relação à plainas: Vale a pena adquirir uma plaina elétrica de boa qualidade? Um forte abraço
Alô, David ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se você se refere a uma plaina elétrica portátil, a resposta, a mesma para toda pergunta, é : depende. Se você precisa executar com frequência desbastes mais violentos, sem grande precisão, a plaina elétrica portátil é uma boa solução. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Sylvestrivs, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se as irregularidades forem muito altas, talvez - mas isto embute um risco enorme de cortar a mais do que o mínimo necessário. Melhor, creio, usar só a plaina. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Eu felizmente ou não prático este processo em meus trabalhos, pois além de ser hobista, não tenho verba para investir em equipamentos, e o mais engraçado é que as pessoas não entendem o motivo da demora em fazer as coisas, acham que nós ficamos alisando a madeira, como alguns dizem, mas o resultado apesar de sofrido é quase sempre vitorioso, ao menos para mim. Mas vou ter que economizar para ter alguns equipamentos elétricos, pois a idade chega e fazer tudo manual, não fica mais tão legal.
Obrigado Fernando, pelo video e por mostrar a todos que é possível fazer marcenaria raiz ainda, no caso não comercial, digo. Abraços
Alô, Narciso !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Parabéns.
Você sabe a quantidade de conhecimento, esforço e determinação para fazer o que você faz. Assim, já tem, a meu ver, tudo o que precisa para se sentir para lá de feliz com o resultado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sempre gostei de marcenaria como hobby. Depois de me aposentar continuei a prática, porém achei que a opção por máquinas me faria avançar mais. Depois de alguns anos, percebi que me desfazer de parte do maquinário adquirido e retornar ao uso de ferramentas manuais me proporcionou duas coisas: ganho de espaço na minha pequena "oficina"" e a satisfação proporcionada por esse processo que você acabou de demonstrar. Para quem não precisa ganhar a vida com essa atividade, o uso de antigas técnicas e de ferramentas manuais fornece alegrias indescritíveis.
Concordo 100 % !.
Hoje eu comprei de três plainas, vou começar a trabalhar algumas horas do dia apenas com ferramentas manuais. Vou maratonar seus vídeos. abraço!
Elizabeth, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Força nas plainas !!!
Um grande abraço !
Fernando.
É uma terapia também, pra mim o som da plaina na peça é uma melodia. Parabéns pela explicação!
Alô, Josafá !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Excelente definição de melodia.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Em 1990 eu fiz muita peça assim quando eu trabalhava na marcenaria da Rhodia
De fato a malhação é forte! Tenho feito, não com frequência, algumas peças utilizando a marcenaria bruta é bem cansativo e demorado. Da última vez deu nó no músculo, Hehehehe. Comercialmente fica inviável no tocante a produção e a mão de obra encarece, hehehehe, muito suor e lágrimas. É isso aí Professor. Obrigado e grande abraço!
Alô, André !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nos Estados Unidos, há marceneiros que se dedicam a fazer peças integralmente sem o uso de ferramentas elétricas. E eles, de alguma forma, vivem do seu ofício - creio que sendo pagos por quem valoriza o talento e determinação necessários para se executar a arte desta forma, a mais sofisticada, a meu ver, que existe.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fala Fernando! É verdade e tem que ser muito valorizado pois não é fácil! No ponto de vista comercial vendem-se poucas peças a preços altos e, por isso, vende-se pouco. A qualidade é de primeira, uma peça nunca fica igual a outra e é justamente isso que é bacana. Hoje dá-se valor ao MDF ou MDP, é o que tenho reparado, pela facilidade de manuseio e leveza do material. Lógico que quando se faz uma peça mais reforçada ela fica pesada mas, mesmo assim, pode-se fazer em uma quantidade maior, linha de produção, tornando um pouco mais em conta o valor dos produtos e serviços. Hoje quando se fala em qualidade do material, rústico, é rapidamente ligado a preço alto, devido à mão de obra e escassez da matéria prima, cada vez mais rara e cara. Lá ou aqui, tem muita gente que valoriza este tipo de trabalho, o manufaturado, aquele que gasta braço, Hehehehe, inclusive é o que eu prefiro. Meu gosto pela marcenaria/carpintaria é como hobby. Admiro muito todo trabalho manual mecânica, construção civil e outros ofícios. Valeu Professor pela oportunidade de expressar minha opinião. Seus vídeos, como já disse, são excelentes, só transmissão de conhecimentos! Grande abraço!
Vc tem uma ótima didática. Um professor nato.
Quando eu comecei a trabalhar na minha própria marcenaria , eu fiz muito isso
Hoje graças a Deus tenho quase todas as máquinas
Você é muito bom Fernando
Alô, Aulas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Imagina o trampo dos caras que faziam as caravelas... excelente vídeo, muito bem explicado. Abs.
Ótimo vídeo, comecei a trabalhar com luthieria como hobby e já aprendi muita coisa com você sobre como trabalhar com madeira, se possível, faz outro ensinando a desdobrar, ou como o pessoal fala fazer o bookmatch, apenas com ferramentas manuais, sem uma serra de fita. Obrigado.
Cara, vc é um tipo de marceneiro que dificilmente se encontra por aí! Grande profissional de verdade. Sabe tudo na teoria e na prática. Parabéns e obrigado pelas aulas.
Sr Fernando agradeço mais uma vez por nos mostrar o que é marcenaria.
Me lembrou meu pai é meu avo que usavam ferramentas manuais que meu pai fazia moveis de chipandelho manualmente eque hoje praticamente ñ vemos marceneiros nessa categoria e sim montadores de moveis pois as máquinas as chapas os planos de corte já deixam tudo pronto.
Como hobby é prazeroso aplainar manualmente!
Vídeo maravilhoso!
Vc é o mestre, eu me viciei em aplainar madeira, é muito prazeroso vc deixar as madeiras acertadas, ando praticando muito. Aproveitando aqui pra dizer que foi muito bom poder te ver pessoalmente na feira de hobbismo, grande abraço pra ti e esposa, vcs são show.
Alô, Guto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Da outra vez na qual nos encontrarmos, vamos falar sobre o prazer de ouvir a plaina passando pela madeira. Para mim, tão bom quanto uma boa música.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mais detalhado do que isso, é impossível. nota 10.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
esse cavaco todo me fez lembrar meu saudoso avô em sua marcenaria plainando
Luciano O Fer, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Imagino como era...
Afinal, como você deve ter percebido, marcenaria é fácil : basta tirar o que não precisa, acrescentar o que precisa, e dobrar quando for necessário ... ;-) ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando respondendo e ainda ganhamos uma aula fitness
Essa dica foi boa ... Mãos a obra
SEMPRE JUNTOS
Alô, Nelson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom.
Parabéns. Da gosto ver o tratamento artesanal, carinhoso com a madeira.
Muitíssimo obrigado !
Marcenaria é uma arte maravilhosa!
Parabéns por recordar o modo “raiz” de trabalhar com madeira. É um aprendizado riquíssimo!
Alô, Anderson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Show de bola, mas quando a imagem ficou escura aos 3:18 min de vídeo, o sol se pondo e a sua sombra na parede quase morri de tanto rir, parecia que você já estava ali o dia inteiro naquela sofrência. Parabéns, curto muito o seu trabalho e estou sempre aprendendo cada vez mais com seus videos. Forte abraço e " Vamos Juntos "
Alô, Ricardo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não parecia cenário de filme de bang bang, ou coisa do gênero ?
Falando sério, sofrência nenhuma. Só prazer.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Essas técnicas são excelentes para nós marceneiros de fim de semana, é muito bom trabalhar usando tecnicas artesanais, faz bem pra mente e os músculos agradecem.
Alô, Teles !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Procuramos, com vídeos como esse, mostrar o que você descreveu.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Minha primeira peça no curso de marcenaria do senai (1994/1995), foi exatamente isso, q mais tarde coloquei um cabo e virou uma desempenadeira. Show o vídeo.
Alô, Filipe !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você sabe sobre o que estamos falando...
Essa foi a segunda aula no curso de marcenaria que fiz. A primeira foi aprender afiação. E a terceira, fazer rabo de andorinha.
Boas lembranças.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pela excelente aula lembrando sempre como começou essa arte e portanto não devemos esmurecer nem desanimar mesmo tendo maquinário moderno, e lembrando que quem faz é o homem com sua inteligência e esforço as máquinas só ajudam. Obrigado pelo vídeo.
Aí e mestre mesmo fez da forma original de marcenaria,ligar uma máquina e deixar a peça no jeito não é difícil ,mas no braço.
Eu tiro o meu chapéu.
boa noite, Fernando e família;
obrigado por nos conceder, aprender um pouquinho de sabedoria; domando madeira.
quem é bom; já nasceu feito;
basta apenas ser bem encaminhado;
Deus a direção.
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fernando.
Sensacional essa apresentação. Vou por em prática esses ensinamentos.
Vc é um profissional de primeira linha, respeita as pessoas porque orienta com os detalhes necessários e responde sempre às perguntas dos internautas, com precisão e rapidez. A maioria dos ditos "instrutores" são péssimos profissionais, preguiçosos e de pescoço levantado. Não merecem like e nem serem vistos pelos vídeos.
Parabéns Fernando, fiquei teu fã de carteirinha.
Abraços.
Muito bom o trabalho. Paulo Roberto de juiz de fora MG Brasil
Fernando acho que esse é o espirito da marcenaria e do verdadeiro marceneiro, parabéns.
Alô, Adauto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Concordo 100 %.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito legal!
Além de ensinar, mostra que trabalheira os antigos tinham!
Mostra tambem que tu além de tudo é honesto em fazer de fato a mão e não dar uma editada e fazer na máquina!
Parabéns por tudo!
Alô, Benedito !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não há sentido em fazer na máquina. Podemos tentar enganar as pessoas, mas não enganamos a nós mesmos. "Mentir prá si mesmo é sempre a maior mentira..."
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Meus parabéns garoto!!!
Me fez recordar os tempos de fazenda, tudo era realmente feito 100% manual.
E era incrível a habilidade do trabalho daqueles chamados carpinteiros.
Grande abraço
Alô, Nielton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fazendo a mão é onde realmente aprendemos.Parabéns!
Muito legal este vídeo de como se faz manualmente e o outro que vc mostra como usar a plaina e o desengrosso. Parabéns!
Muito obrigado !
Baita marceneiro. Mesmo que não tenha respondido meus e-mails te considero um mestre
Alô, Bernadete !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Bernadete, verifico minhas caixas de e-mail diariamente. Quando estou com o tempo muito curto, a cad três dias.
Para que endereço de e-mail você enviou suas mensagens, e quando foram enviadas ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Maravilhoso ver isso , máquinas são maravilhosas , mas saber fazer com as próprias mãos é uma arte difícil e para poucos como o mestre Belchior! Show de aula.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado pela aula! O senhor tem uma didática clara e objetiva, parabéns e muito sucesso sempre!
Muito obrigado !
Que beleza de esquadrejamento, simplesmente perfeito. Obrigado pela dica.
Alô, Romeu !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Admiro muito esse Belchior pela forma que ele faz o seu trabalho: muita habilidade e muita precisão. Parabéns.
Meus parabéns pela demonstração. Tem que ter garra e amor a profissão e isso é muito importante.
Alô, Eliel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Quem sabe, sabe!!! Parabéns chefe!
Alô, Cláudio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você !
Espero que esteja tudo bem contigo, e que a coluna esteja melhorando mais rápido do que você deseja.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
FERNANDO, faça um especial: 5 melhores plainas para se comprar, e idem para serrotes e formões
Sylvestrivs, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns mestre, sempre aprendendo com você, abraços forte.
Alô, Merlin !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Belchior,fico fascinado com essas aulas. Faço apenas como roby.
Q Deus lhe dê vida longa e mais felicidade!
Edvaldo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, beleza de aula. E também ensinando e ajudando a usar a plaina, como sempre! Grato;
Alô, Capela !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Vale a pena assistir seus vídeos, aprende -se muito.
Alô, Mário !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Marcenaria de raiz! Uma aula e tanto pois me ensinou não só a maneira mais primitiva, por assim dizer, como também, fez uma analogia com o uso do desempeno e do desengrosso. Isto possibilita entender inclusive, como usar corretamente as máquinas na marcenaria. Uma pequena aula mas um grande conhecimento adquirido! Parabéns professor Fernando!!
O cara quando é ferramenta .
É outra coisa . Parabéns
Ferramenta braba
Alô, Pedro
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Uma verdadeira aula... abraço.
Alô, Luciano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente aula. Marcenaria raiz. Plaina 🔝. Obrigado Mestre 👏👏👏
Alô, Alexandre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como sempre uma ótima aula, alem de grande profissional tem uma excelente didatica.
Parabens
Alô, Joaquim !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Deus te abençoe Fernando, você é o cara.
Muito obrigado !
como sempre é uma aula
Alô, Roberval !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Agradecemos sobremaneira seu comentário. Pode estar certo de que, sem as restrições de tempo que nós mesmos nos impomos, numa aula mostraríamos muito mais, e explicaríamos muito mais,
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mãos Nobres
Cérebro Privilegiado
Fernando Belchior
Alô, Danilo !
Muito obrigado pela generosidade extrema de sua mensagem.
Danilo, sou só uma pessoa comum que ama marcenaria. Só isso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
O vídeo é fantástico. A dúvida é: quanto tempo leva uma "brincadeira" dessas?
Rodrigo, em média, 3 horas por prancha.
Fernando, obrigado por espalhar seu conhecimento. Você explica muito bem e sua oficina é um verdadeiro ateliê de artista.
Denis, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A oficina onde desenvolvemos nosso trabalho não nos pertence. Ela é propriedade de meu amigo, professor e mentor Milton Barbosa, usada em regime de compartilhamento com o pagamento de um aluguel.
Se a pandemia não nos matar, em alguns meses deveremos estar com nossa oficina, nos mesmos moldes desta.
Um grande abraço !
Fernando.
Na época que não existia tomada as coisas eram bem mais difíceis!! Um abraço para o cara que descobriu a eletricidade e a colocou na tomada!! Valeu Fernando, tudo muito bem explicado e mostrado...Abraço de SC
Jaime, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Na época dos marceneiros "roots", a coisa era séria ...;-)
Um grande abraço !
Fernando.
Excelente Aula Belchior, o que seria de nós sem as máquinas, kkkkkkkk, os antigos sofriam muito.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A maioria sofria .... alguns, creio, tinham muito prazer ;-) ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente vídeo Fernando, uma didática como poucos no RUclips, Parabéns, sigo seus trabalhos e sempre aprendo com eles... Abraço mestre... Reginaldo Bonin - Curitiba PR.
Alô, Reginaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente aula parabéns Fernando Belchior.
Alô, Nailton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado, grande mestre!
Sensacional! Dicas de ouro.
Aula maravilhosa! Exatamente o que estava procurando.
Que bom que foi útil !!!
Grande Fernando, parabéns pelo ensinamento. Mas que trabalho que dá fazer sem máquina, coitados dos nossos antepassados. Um grande abraço e obrigado.
Alô, Samy !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A vantagem, creio, era que os marceneiros daquela época ficavam em forma sem ter que pagar academia ;-) ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Uma boa aula. Parabéns e obrigado
Alô, Nilson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Essa pergunta deu realmente um suador.. Parabéns pelo esforço... O resultado foi show..
Alô, Wladimir !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Super aula! Obrigado.
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Se puder, faz um vídeo aí sobre dobras de madeira, vai me ajudar muito.
Alô, Pilado !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Show!!!
Lembro do tempo q eu era criança, e na fazenda aonde eu morava, o pessoal trabalhava serrando troncos de madeira, com aqueles serrotes grandes q, ficava um cara puxando de um lado e o outro do outro.
Parabéns pelo seu trabalho!!!!
esse e o cara e o melhor e meu mestre valeu e vamos juntos
Alô, Américo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mais uma baita aula! Muito obrigado por mais uma orientação. Sou hobista e suas aulas são de grande importância. Nilton do Nascimento
Alô, Nilton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fera demais , SOU fã , mestre posta um videos tirando um molde de um canto de parede pra modelar um movel de canto em "L"
Alô, Anderson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos a todos nós que estamos iniciando, Deus te abençoe.
Excepcional, Fernando! Obrigado por compartilhar conhecimentos como esse. Marcenaria de raíz.
Milton, alô !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Meu amigo, o sol entra e sai e a tábua não tá aplainada hahahah ótimo trabalho, mestre!
Haja braço, parabéns pelo esforço !
Alô, Mário !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Estou precisando aplainar umas dez pranchas de 5 metros de comprimento todo dia para ficar em forma ;-) ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Melhor do que academia. kkkkkk
Ótima aula, a dica de pegar o menor valor medindo todos os lados para deixar no esquadro e a dica da "shooting board" foram o diferencial para um entusiasta amador, meu caso. Às vezes para desestressar é bom fazer uma forcinha. Parabéns ótima aula.
Alô, Alexandre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado, um dia ainda serei marceneiro!! Deus abençoe
Alô, Bruno !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se não for profissionalmente, um serrote, uma plaina, um esquadro, uns três ou quatro grampos, uns três ou quatro formões, talvez uma coisa ou outra mais.
Não precisa muito. Acredite.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom as ferramentas manuais desenvolvem a paciência e nos permite dialogar com a madeira
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Hehehehe! Chegou a esmorecer de tanto usar a plaina! Sei bem como é; quando estou desengrossando os tampos dos instrumentos musicais a onda é a mesma! Congratulações, professor; suas instruções são finas tais quais sua marcenaria. Abraço!
O segredo tá no fio do ferro da plaina e da peça que pilota a plaina kkk, exelente video parabéns
Excelente prezado amigo Fernando
Alô, Mateus !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina onde fica a MARCENARIA FINA?
Muito bom Fernando!
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como ficamos acomodados com as facilidades da vida moderna 💪
Milton, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Oi Fernando!! meu nome é Luiz sou um novato em marcenaria e tenho aprendido muito com o sr que mostra com simplicidade como executar certos trabalhos assisti ao vídeo porque vou fazer algumas peças que tem que estar no esquadro certinho e eu andava meio fora de esquadro kkkkkk Agora só me falta adquirir uma plaina boa dessas, eu tenho uma elétrica da Makita serviria também para fazer o que foi mostrado aqui no vídeo? Muito obrigado por passar tanto conhecimento e explicar com tamanha maestria, fica mais fácil a vida dos novatos. Um grande abraço Luiz Ventura
Show de bola! Temo que pra mim, raramente conseguiria serra com tanta perfeição próximo do possivel com serrote
Vou te falar viu na antiguidade os caras eram mestres menso .Puxa Vida!
Hoje com esse tanto de máquina eu que nunca mexi com marcenaria antes comecei outro dia e já vendi muitas peças . Hoje tem maquina pra tudo
Mestre obrigado pelo seu tempo nessa maravilhosa aula, aprendi muito... a muito tempo estou pensandobem fazer uma tábua para cortar carnes, agora já sei como fazer. Muito didático seu método e com os detalhes na quantia certa sem ser repetitivo. Parabéns.
Paulo, alô !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pela aula, muito dez a demonstração mostrando na raça como se faz...e provando que é possível,claro como vc disse inviável para o comércio em si,pelo tempo que toma,mas pra um hobista atende muito bem..
Élzio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
excelente, tinha muitas dúvidas em saber o ponto para começar e a sequencia
Parabéns e muito obrigada Mestre Fernando!! Sua aula me remeteu a um passado longínquo! Tenho muitos móveis da minha família e da família de meu marido, q é de
New Orleans, USA. Sempre admirei móveis antigos e q maravilha de acabamento. Tenho móveis de mais de 200anos. Perfeitos. Nem cupins se arriscam. Gostaria de ter mais informações sobre seus cursos de Marcenaria Fina e vc tem curso de restauração de móveis antigos? Se não, onde pisso encontrar esse curso?? Forte abraço e p sua equipe tb!!!
Célia, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Temos cursos de marcenaria fina, presenciais, e on line. Os on line com o diferencial de terem aulas gravadas e aulas ao vivo (cerca de 20 aulas ao vivo, vai Internet, totalizando mais de 60 horas de aulas ao vivo.
Tão logo a pandemia seja colocada numa situação que permita que as aulas sejam ministradas, serão elas dadas em São Paulo, num galpão que alugamos à Rua dos Americanos, 836, na Barra Funda.
Quanto aos cursos on line, temos uma turma em andamento com 120 alunos que já está num estágio no qual seria difícil o acompanhamento de um novo aluno em função do volume de matéria que já foi dada.
Teremos uma segunda turma deste curso on line de marcenaria fina se iniciando no segundo semestre, em Julho. Anunciaremos em nossas mídias a sua abertura.
Quanto ao curso de restauro, não conheço nenhum específico, mas fazemos restaurações na marcenaria. Se você desejar mais informações a respeito do que poderemos lhe ensinar, estou à disposição.
Um grande abraço !
Fernando.
tudo de bom,um mestre abraços
Alô, Roselito !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom! Estou fazendo isto em um tampo de mesa! E bem trabalhoso, mas como sou um simples curioso que gosta de mexer com madeiras... Parabéns pelo video! Tenha um bom dia.
Lucas, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Excelente vídeo!!! Excelente explanação!!! Com certeza, aprendi muito!!! Obrigado por nos proprorcionar conhecimentos de qualidade!
Alô, Valter !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Grande Mestre, continue nos ensinando a profissão de Jesus e José
Show. O passo 3 e 4 eu faço da mesma maneira, só com uma diferencinha. Eu corto os cantos em angulo com a plaina até chegar na linha e pinto com o lapis essas 2 linhas aí vou plainando em cima até as linhas desaparecerem, quando elas somem eu confiro com o esquadro, se a diferença for um pentelho de mosquito eu pego um esquadro mais robusto que eu tenho, inclino só um pouco e puxo ele. O canto afiado termina de raspar as diferenças e ela fica bem certinha.
Alô, Luciano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente, parabéns por compartilhar, sou novo aqui no canal, sou hobbysta apaixonado por marcenaria!
Alô, Cleverson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Haja braço!
Sauler, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia, como sempre muito bem explicado, sanando todas as dúvidas e com uma ótima didática. Só uma pergunta em relação à plainas: Vale a pena adquirir uma plaina elétrica de boa qualidade? Um forte abraço
Alô, David !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se você se refere a uma plaina elétrica portátil, a resposta, a mesma para toda pergunta, é : depende.
Se você precisa executar com frequência desbastes mais violentos, sem grande precisão, a plaina elétrica portátil é uma boa solução.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom! Para peças mais irregulares, vale a pena retirar com formão a madeira, chegou na marca, plaina até regular.
Sylvestrivs, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se as irregularidades forem muito altas, talvez - mas isto embute um risco enorme de cortar a mais do que o mínimo necessário.
Melhor, creio, usar só a plaina.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Tem que tirar o chapéu, trabalho de Mestre
Genivaldo, alô !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.