As várias formas de lixar
HTML-код
- Опубликовано: 10 дек 2024
- Recursos, ferramentas e técnicas para realizar uma tarefa sempre presente. O ato de lixar é função obrigatória, tanto na fabricação, quanto na restauração de móveis.
Captação: Paula Miguel
Roteiro: Cleber Saydelles
Edição: Ananda Geiss
Sou neto de carpinteiro, filho de marceneiro, sobrinho de marceneiros e hobbista em marcenaria e nunca me canso de ouvir pessoas com conhecimento e amor a marcenaria.
Muito bom !!! Também guardo lixas usadas que, além de economizar algumas pilas, sempre me salvaram em incontáveis situações. Abraço empoeirado a todos.
A lixadeira da Raimann me parece muito boa, não tem algumas conveniências como aspiração de pó, controle de velocidade, mas possui virtudes como não passar a vibração da máquina para o braço, mudar a voltagem 220/110v, ser robusta, usar 1/2 lixa e principalmente ser fabricada no Brasil.
Quase não vejo divulgação dela!
Foi dito que as lixadeiras orbitais deixam os “cabelinhos de anjo” que é necessário no acabamento lixar na mão, as roto-orbitais também deixam?
Descobri o canal a pouco tempo e estou maratonando, meus parabéns pelo alto nível de qualidade!
Ótimas informações! Também guardo os pequenos retalhos de lixa, pois sempre existe um cantinho que algum deles irá servir perfeitamente para lixar. 😁👍
Muito bom mestre ,
Olá, meu nome é Donisete, concordo com o "Galãozinho de Lixas" da Paula, eu aqui na oficina costumo usar as lixas colando-as em pedaços de Piso Porcelanato que são extremamente planos, (eu as chamo de "ralador de queijo", no meu nicho funciona bem), elas rendem vários cortes, o que pra mim é muito importante. Parabéns pelo conteúdo.
Parabéns pelo seu trabalho 👏👍🤝👊💯
Já dou like antes de assistir pois sei que se sombra de dúvidas será mais uma grande conteúdo.
Ótimas dicas de lixamento. Abraço Santa Maria RS
Parabéns ,vídeo simples e didático,dicas de economia é sempre bom,vcs são toop
Nossa como eu amo de coração assistir aos vídeos do canal de vcs... Aprendo tanto... Se eu tivesse tempo colocaria na TV e ficaria horas pra assistir a todos os vídeos, como se fosse uma série... E que série que seria para os amantes da marcenaria de verdade... Como a de vcs o é ❤️
Assinado: Michele (mãe do PHLS XD) 👏🏻
Seu CLEBER e PAULA, mais uma aula, valeu, abraço.
Nunca mexi com madeira antes, adorei o canal.
Boa dica Paula !!!
Parabéns pelo canal!
Muito boas dicas... Obrigado !
Olá... Show esse potinho de lixa... Vou organizar as minhas,pois sempre ficam meio jogadas na oficina!
A lixadeira da raimann é excepcional, pois considero um respeito com as pessoas quando produzo máquinas mais silenciosas, sem contar a robustez da máquina.
Aliás por que será que na marcenaria não dão maior atenção a redução de ruídos?
Cleber e Paula, um abraço e obrigado por compartilharem conhecimento.
Perfeito, sempre dicas excelentes!
Estou aprendendo muito. Ótimas informações. Sou de Sorocaba . Aprecio esse trabalho. Abraço.
Muito útil! Obrigado.
Excelente 👏👏👏👏
Ahhhh...eu tbm guardo minhas lixas, só jogo fora depois de usar ao máximo todinha. Bjs pro ceis.
Parabéns. Gostei do baldinho da Paula, vou fazer um para mim.
Não incentiva. Agora ela já tem dois ...
Muito obrigado pela dica que Deus o abençoe sempre.
Ensina bem demais!
Apesar da alteração do clima veio o vídeo semanal! Este inverno não está fácil! Boa aula do Cléber e da Paula! Ótimo!. Parabéns! Esclareceu muita coisa!
Parabéns e obrigado pelas excelentes orientações!
Nós que agradecemos a presença.
👏🏻👏🏻👏🏻 Amei esse canal, “o futuro será mais verde”! ❤
Eu também guardo as lixas com esse mesmo propósito :)
Excelente o vídeo, as lixas a serem aproveitadas sempre parabéns
Mais um ótimo vídeo pessoal!
Cleber vc está com meu taco de lixa aí.... Igualzinho.....
Ultimamente tenho usado bastante a rotorbital, rende mais e tem melhor acabamento se comparar com a orbital simples, embora as lixas sejam mais caras.
Abraço
Parabéns pelo canal! As informações transmitidas são excelentes. Em relação à dica da dobra da folha de lixa, eu tb faço o corte da mesma maneira, porém a dobradura é que eu faço de forma diferente. Eu sempre deixo a parte abrasiva faceando com a parte lisa, para evitar que as partes abrasivas fiquem frente a frente e venham a causar um desgaste. Parabéns pelos vídeos! Nos auxiliam bastante. Grande abraço!
Muito bom! Adoro o canal! Comecei bem meu dia!
Verdadeira aula. (18.11.2021)
dizia meu avô Antonio da Costa Faro, marceneiro, carpinteiro no Rio de Janeiro nascido em Portugal. Ele me ensinou que a Lixa não termina termina ela diminui sua granulação.
Tem muita gente que fala isso, mas muitas vezes ela perde a eficiência, pois "entope" demais e não lixa mais. Mas tem essa sabedoria dos antigos.
Guardo vários pedacinhos de lixa tbm😂
Muito bom! ❤️
Só dou a dica de cortar a lixa na parte de trás dela, na parte de dentro o conteúdo abrasivo cega o estilete/faca.
Obrigado, Bruno
Sempre aprendemos. Um simples corte, até a metade, depois da lixa dobrada em 4 partes, permite o uso das 4 faces, mas garantindo mais firmeza no manuseio.
Quando minha oficina de marcenaria estava ativa, eu guardava um monte de lixas velhas, como a Paula; e pelas razões que ela mostrou. Uma lixa velha pode ser melhor para acabamentos e para lixar peças já seladas do que uma nova.
Ao lixar, o mandamento número 1 é: se vais lixar uma peça folheada ou se o lixamento é para acabamento, SEMPRE lixe no sentido das fibras. O lixamento transversal ou circular só é admitido na fase de desbaste e remoção de acabamentos em peças de madeira maciça e planas. Quando se têm peças maciças com moldura também no topo (como almofadas de porta e gregas), o lixamento transversal pode ser necessário; mas na fase final, deve-se lixar no sentido das fibras, para garantir bom acabamento.
Na lixadeira de fita/cinta de grande porte eu usava lixas de grana 60 apenas para madeiras muito duras e na fase de desbaste. Para madeiras de média ou baixa dureza, a lixa mais grossa que se recomenta é a de grana 80. Depois da 80, a grana 120 garante um bom acabamento. Em geral se usam aos pares: 60/100 e 80/120, primeiro a mais grossa, depois a mais fina. Existem lixas de fita/rolo cujo suporte é papelão e outras cujo abrasivo é colado a um tecido. Recomendo sempre essa última, já que a de papelão é mais frágil e exige muito mais cuidado e perícia do profissional, embora seja mais barata.
Boa noite. To construindo uma casa de madeira de demolição. Toda de peroba rosa, gostaria de saber o que passar na á parte interna e na externa. Verniz ou outro produto?
Olá, comecei a acompanhar vc, parabéns pelo trabalho. Em seus vídeos não vi ainda nenhuma referência a madeira Cambará, vc conhece ela é boa?
Achei que era só eu que guardava lixas usadas para aproveitar um cantinho!! Kkk
👍👍👍
✨💐
Bia tarde vcs iram avisar qdo comecar o curso de restauraçao ?Aguardo um retorno
Tu serias o Cleber filho do sr Roque e da sra dona Sedenir...ali da Borges de Medeiros ..nos finais dos anos 70..e o cleber da CR T
aproveita para afiar tesoura, é só cortar a lixa com a tesoura