Gosto muito do Tem Ciência (Matemática de uma forma fantástica e curiosa) e Brasão de Armas (História bem contada quebrando estórias e ideologias que muitos acreditavam).
Juliano, assistir seus vídeos é o que eu faço no tempo livre de mais prazeroso. Desde criança acompanho esses assuntos e muitas coisas me intrigavam. Como segui outro caminho de vida e de estudos, tais assuntos terminaram virando um hobby, algo sem prazo para entender. Agora sinto sempre uma emoção chegando mais perto de entendimentos que jamais conseguia sem você. Há muita informação imprecisa por aí. Mas você é espetacular, extremamente didático. Agora, sim, com as explicação mais cuidadosas, tudo faz mais sentido. Muito obrigado!!
Sinceramente, Einstein era surreal na parte teórica, e vc e o Einstein da explicação kkkkk, já vi umas 200 explicações sobre isso e nunca entendi, Pedro loos, sacani, Roberta Duarte, ninguém explicava de uma maneira completa, passo a passo, eu entendia o que acontecia, mas nunca entendia como ele chegou a está conclusão, mas esta sua explicação, até uma criança é capaz de entender, daria 1 milhão de likes nesse vídeo se fosse possível, SENSACIONAL.
E não é maravilhoso que ele tenha uma voz que faz bem aos ouvidos,não fale alto,fale de modo pausado? Além de dar o presente do intervalo entre as palavras,empresta tempo para digerir a informação. ❤fã😂🙏
Uma das melhores explicaçoes que ja vi sobre a teoria da relatividade. Parabens Juliano. Esperando vc ir nos principais pod casts do youtube, que os convites venham e que vc aceite. Grande abraço
Eu vi uma explicação maravilhosa uma vez sobre isso, onde o tempo é o eixo x, o espaço o eixo y, e um corpo viajando no espaco tempo pelo eixo z, quanto mais rapido ele viajar no espaço (y), mais devagar viajará no tempo (x) e vice-versa.
A conexão entre a dilatação do tempo e o contínuo quadridimensional espaço-tempo está muito bem explicada. A melhor explicação que já encontrei. Parabéns Juliano, pela didática e pelo vídeo.
@@vitormarum2452caso duvide, você mesmo pode atestar que tudo falado no vídeo é real adquirindo 2 relógios atômicos, coloque um em um lugar alto e o outro ao nível do mar, deixa passa uns dias e depois observa quanto tempo passou em cada, verá que foi diferente a passagem do tempo, o que estava no alto passou um pouco mais rápido que o ao nível do mar, pronto, relatividade provada e atesta por você mesmo com seus próprios olhos.
@@Matheus.K Mas porque será que todo o mundo vê no desfasamento dos relógios uma dilatação temporal? Será que não há mais nenhuma explicação para o facto? Eu entendo que que há, e bem mais lógica.
@@vitormarum2452 poxa cara, me parece muita mais uma questão de crença sua do que de lógica, o experimento que lhe propus é uma maneira possível e viável de realizar um teste sobre a teoria da relativamente, porém existem milhares de teste já realizados, desde aceleradores de partículas, observações de efeitos gravitacionais, buracos negros, estrelas de nêutrons e diversos outros, nunca nenhuma observação entrou em desacordo com a relatividade, sempre bateu certo. Talvez outro experimento viável é observar mercúrio com o telescópio e calcular sua órbita usando as leis de newton (que dará errado) e depois calcular usando a relatividade, verá pelo próprio telescópio que a relatividade acertará com perfeição a órbita de mercúrio, devido a influência gravitacional do sol em um corpo tão próximo, um sistema relativistico. Enfim, se dúvida realize os 2 experimentos por você mesmo, situações totalmente diferentes que provarão a mesma coisa, qualquer coisa além disso é necessário equipamentos e dinheiro fora de qualquer condição de uma pessoa comum.
@@Matheus.K Não amigo, não é uma questão de crença, a crença é de quem acredita cegamente em todos os absurdos e paradoxos dessa teoria. Para mim é mesmo uma questão de lógica a razão de rejeitar os conceitos dessa teoria, pois se são absurdos e paradoxais, completamente ininteligíveis: então só podem ser vistos como ficção. Conheço o experimento que você me falou, mas quem é que nos pode garantir que a causa do desfasamento dos relógios é a dilatação do tempo? Isto quando há hipóteses bem mais lógicas, porque teria que ser uma coisa que em si mesma é absurda? Quanto ao periélio de mercúrio, o que se consta é que continua a existir um erro mesmo usando a relatividade, muito mais pequeno mas ainda assim é um erro, coisa que não deveria existir caso a relatividade estivesse certa: então a causa deve ser outra. Embora os relativistas rejubilem com essa aproximação, a verdade é que dá sempre esse mesmo erro
Eu acredito que genialidade de Einstein em ensaios mentais era do nível da sua em criar roteiros didáticos para explicar tanta coisa que muitos nem com os estudos e livros tiveram dessa forma. Parabéns!
Finalmente um video que me fez realmente entender pq o tempo se passa mais devagar quando se viaja à velocidade da luz! Parabéns pela clareza na didática! Ganhou um seguidor!
"Força" gravitacional e Força elétrica: trocar massa por carga E A CONSTANTE, né, amigo? Parabéns pela capacidade de simplificar coisas tão complicadas e pela qualidade dos vídeos, não perco um.
Verdade, mas como as constantes são definidas (valor e unidades) a posteriori das grandezas e da proporcionalidade em si, a discussão das leis mesmas não é prejudicada.
Já assisti vários vídeos explicando esse mesmo tema, e o seu é excepcionalmente didático!!! Ah Juliano, você é uma prova de que a Internet pode ser tão maravilhosa para a disseminação de informação de qualidade. Obrigada por mais um vídeo!
Em seu livro PRINCIPIA, o próprio Newton criticou o conceito de ação a distância... observou que uma melhor explicação deveria ser desenvolvida. Einstein N U N C A disse que tempo e espaço são a mesma coisa, explicou serem dimensões diferentes interelacionadas, certo.
Quanto mais eu assisto os vídeos do Juliano, mais eu me sinto um Sócrates..."Só sei que nada sei". Porque quanto mais eu aprendo, mais eu vejo o quanto eu tenho a aprender...Eu juro que não é exagero!!
Essa foi a melhor explicação sobre a teoria da relatividade que já vi. Os experimentos mentais do Einstein foram incríveis, que imaginação! Obrigado pelo vídeo
Ótimo vídeo, Juliano! Combine isso com a afirmação que o tempo é uma ilusão, e talvez a gente descubra uma forma de viajar no tempo da mesma forma que viajamos no espaço. Por enquanto parece exercício de meditação zen.
Parabéns Juliano, pelo ótimo vídeo e explicação. E quão genial Foi Einstein ! Realmente a Junção do Espaço-Tempo foi uma das maiores descobertas da Humanidade ! O canal merece sempre estar com o Sino apertado. O Like de sempre ! 👍
Essa abordagem acerca de como Einstein compreendeu o tempo, o espaço-tempo, na verdade, essa forma de explicar, eu ainda não tinha visto. Incrível! Gostei demais.
Finalmente consegui entender de forma bem clara como se deu esta descoberta por parte do Einstein. E olha que já devo ter assistido uns 30 vídeos explicando isso rss. Parabéns Juliano pelo seu trabalho brilhante com os seus vídeos.
Obrigado, Giovani! Sei o que você está falando, vários vídeos que vejo são explicados por pessoas que não entenderam o conceito, então o conteúdo, às vezes até correto, parece errado ou superficial. Obrigado por mais este elogio! E seja bem-vindo ao clube de membros! Abraço!
MEÇHOR explicação de espaço tempo que já vi em muitos anos tanto que foi só agora que consegui entender de uma forma lógica como funciona o espaço tempo, parabéns ao canal pelo maravilhoso vídeo!!!
Eu ainda não acredito que espaço e tempo, são a mesma coisa... Muito menos que o tempo seja uma dimensão. Mas o vídeo é excelente, traz muitos detalhes e conhecimento, parabéns!!!
É uma questão vetorial. Em relação a um vetor próximo, n poderíamos andar à velocidade da luz. Porém sabemos que próximo da singularidade, o tecido do espaço/tempo sofre uma distorção tal que neste ponto, a velocidade se torna maior que a da própria luz. Em uma situação hipotética onde estivesse em um ônibus sob este tecido e emitisse uma luz do fundo para frente do ônibus, vc n conseguiria ser mais rápido que o raio da luz. Porém digamos que distante dali um raio de luz é disparado (fora dessa distorção). Para quem assiste a essa cena, vc estaria a uma velocidade superior à deste raio de luz que se encontra fora da distorção porém não superior ao próprio raio de luz dentro do ônibus. A conclusão é que é uma questão de vetor e da posição que se encontra na distorção gravitacional, podendo aproveitar a curva ocasionada desta distorção para percorrer uma espécie de atalho. Temos aí um paradoxo. A velocidade da luz disparada dentro do ônibus seria superior a velocidade da própria luz 😅
Caramba! Que vídeo bom!! Conectou muitos assuntos de uma forma muito didática! Adorei como os assuntos foram sendo colocados para demonstrar a linha de raciocínio do Einstein. Parabéns!!
Год назад
Mais um excelente video meu amigo. Tema interessantíssimo!
É, vc tem razão meu amigo, porisso tô sempre por aqui, me servindo das boas informações que vc inteligentemente nos fornece todo domingo, amo seus vídeos...como era gênio esse Einstein .
Verdade..sabia que o que é por isso que o que vc ouve no lado direito, não é da mesma forma que vc ouve do lado esquerdo 🙉🙈🙊😍❤️🐿️🦅❤❤❤O que é tempo e velocidade?? Defina intensidade 🎉🎉🎉🎉🎉
Год назад
Muito conhecimento e que forma brilhante de ensinar.😍👏👏👏
albert einstein , foi a mente mais brilhante que ja esteve nesse planeta, ele foi o cientista que mais entendeu as leis que regem o universo. esse eu posso chama lo de " G E N I O ".
Esse vídeo e outros sobre o tempo e o espaço me fez pensar numa questão: Se o tempo passa mais devagar sob influência gravitacional, suponho que no vácuo longe de qualquer galáxia, o tempo deva passar mais rápido em relação ao tempo na Terra, mas quão mais rápido é isso? Num exercício mental, se um relógio com calendário caísse no espaço remoto e ficasse lá por X anos terrestres, e o relógio voltasse repentinamente para a Terra, qual seria a diferença de tempo marcada?
Realmente interessante o pensamento, pois é comum dizer que vivemos em um sistema newtoniano, onde as leis da relativamente passam longe, porém existe essa questão que estamos dentro da galáxia com mais todas a matéria escura presente nela, sem dúvidas tudo isso altera a passagem do tempo comparado a um espaço livre de ação gravitacional.
O fato de uma coisa coincidir em um tipo de sicronia não significa que são a mesma coisa de fato e nem que cada uma não tenha sua propria substancia individual ou individualidade!
Algumas observações interessantes, a Luz não herda a velocidade do seu emissor, quando um fóton é criado, ele parte sempre do ponto de origem e segue na velocidade da Luz relativa ao meio onde foi gerado no vetor da emissão, sendo assim por exemplo, se fosse possível o emissor ser mais rápido que a luz ele atropelaria a luz por ele gerada. No exemplo da nave que foi dado no vídeo a luz não fez um caminho maior, somente ficou a ilusão disto por causa do movimento da nave para cima, mas se desprezarmos a nave veros que a Luz somente seguiu em linha reta a partir do ponto que foi originada, somente seu emissor é que saiu do lugar onde ela começou.
2:20 não foi o Faraday que percebeu isso tudo aí, dedicou a vida e observou com experimentos, a relação entre luz e eletromagnetismo. E depois o Maxwell descreveu tudo em equações?... Sou grande fã do Faraday 😅
Se a luz tem que fazer uma curva e seguir um caminho mais longo vai demorar mais tempo pra ela conseguir "passar", logo o tempo compensa isso e passa mais devagar naquele local, pra da mais tempo a luz. São abstrações que temos que fazer, é muito louco isso.
Não manjo nada de física, mas o que me intriga é saber o que limita a velocidade da luz, e porque. Outra coisa é o Big Bang, o que causou o seu início? Tipo, o que ocorreu para que passasse de um estado a outro.
Possivelmente a antimatéria seja o limitante. Sobre o big Bang, nosso universo seria a matéria expelida de outro universo na forma de (uma grande explosão). No momento estamos ainda em um universo em expansão, possivelmente ao iniciar o processo inverso teremos daí uma implosão e o surgimento do próximo....
Quando desencarnarmos desta matéria que é o nosso corpo físico, do corpo bioenergético, do corpo emocional e do mental, … aí sim encontraremos a resposta!!! 🤗
Apesar de funcionarem muito bem a relatividade; e se a lei da equivalência estiver furada? Já ouvi quem diga, não sei com que comprovação, que a velocidade da luz não é uma constante. Pode ter algum fundamento nisso, caro Luciano? Se à velocidade da luz o tempo não existe, como o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar com a luz viajando em trajetórias diferentes no tempoespaço? Vixi!Gratidão.
Carlos, o princípio da equivalência NÃO está furado. Várias previsões da relatividade foram comprovadas (a precessão de Mercúrio, as lentes gravitacionais, os atrasos em relógios atômicos viajando a grandes velocidades, a própria bomba atômica). A relatividade está correta! A velocidade da luz pode ser diminuída ao passar por meios transparentes (já até “pararam” a luz por alguns instantes), mas isto também estava previsto! Abraço!
Professor, tenho uma dúvida: Se eu pegar um lápis e coloca-lo na horizontal, e aplicar um empurrão nele na parte de trás. Qual o tempo que a informação leva para chegar na ponta do lápis e fazer com que ela se mova?
Juliano, me mata uma curiosidade: essa representação grafica dos corpos distorcendo o tecido do espaço tempo sujere q há um "piso" embaixo deles, como nos exemplos praticos de colocar um pano esticado e uma esfera em cima! Mas a distorção acontece para todos os lados? Já que temos sistemas de orbitas inclinados outros planos em relação à do nosso sistema solar! Eu sou desenhista, sou pessimo com formulas e etc, mas devido à logica q aprendi usar nos desenhos, acredito que o proprio universo possacter a forma hiperbólica, qual sua opinião sobre isso? Obrigado pelo conteúdo
Tempo e espaço não é a mesma coisa. Einstein mostrou que tempo é mais uma dimensão, porem podemos ir e vir nas três dimensões clássicas mas não podemos voltar no tempo.
Os vídeos de Juliano Righetto são alguns dos momentos culturais mais marcantes de todas as minhas semanas.
Exatamente.. me sinto num asmr 😅
Aqui é um canal que nunca vai ter centenas de milhares inscritos. É normal porquê poucas pessoas no mundo se dedicam ao conhecimento.
Gosto muito do Tem Ciência (Matemática de uma forma fantástica e curiosa) e Brasão de Armas (História bem contada quebrando estórias e ideologias que muitos acreditavam).
@@claudioss8820 obrigado pelas sugestões
Compartilho do mesmo sentimento
Ter acesso ao conhecimento nunca foi tão prazeroso. Trabalho sensacional, parabéns! 🌌
Fiquei feliz ao ler isto, Ingrid! Muito obrigado, pelo elogio e pelo suporte! Beijo!
@@JulianoRighettoqual é o nome da msc de fundo?
Juliano, assistir seus vídeos é o que eu faço no tempo livre de mais prazeroso. Desde criança acompanho esses assuntos e muitas coisas me intrigavam. Como segui outro caminho de vida e de estudos, tais assuntos terminaram virando um hobby, algo sem prazo para entender. Agora sinto sempre uma emoção chegando mais perto de entendimentos que jamais conseguia sem você. Há muita informação imprecisa por aí. Mas você é espetacular, extremamente didático. Agora, sim, com as explicação mais cuidadosas, tudo faz mais sentido. Muito obrigado!!
Sinceramente, Einstein era surreal na parte teórica, e vc e o Einstein da explicação kkkkk, já vi umas 200 explicações sobre isso e nunca entendi, Pedro loos, sacani, Roberta Duarte, ninguém explicava de uma maneira completa, passo a passo, eu entendia o que acontecia, mas nunca entendia como ele chegou a está conclusão, mas esta sua explicação, até uma criança é capaz de entender, daria 1 milhão de likes nesse vídeo se fosse possível, SENSACIONAL.
FANTÁSTICO! Q capacidade única d explicar a fisica👏👏👏
E não é maravilhoso que ele tenha uma voz que faz bem aos ouvidos,não fale alto,fale de modo pausado? Além de dar o presente do intervalo entre as palavras,empresta tempo para digerir a informação. ❤fã😂🙏
Uma das melhores explicaçoes que ja vi sobre a teoria da relatividade. Parabens Juliano. Esperando vc ir nos principais pod casts do youtube, que os convites venham e que vc aceite. Grande abraço
Muito obrigado pelos elogios e o constante apoio, meu amigo Pedro! Grande abraço!
Eu não me canso de assistir. Juliano sempre traz assuntos que aguçam nossa curiosaidade.
Eu vi uma explicação maravilhosa uma vez sobre isso, onde o tempo é o eixo x, o espaço o eixo y, e um corpo viajando no espaco tempo pelo eixo z, quanto mais rapido ele viajar no espaço (y), mais devagar viajará no tempo (x) e vice-versa.
Eu entendi, mas isso deu um baita nó na cabeça 😂😂😂
A conexão entre a dilatação do tempo e o contínuo quadridimensional espaço-tempo está muito bem explicada. A melhor explicação que já encontrei.
Parabéns Juliano, pela didática e pelo vídeo.
Pode estar muito bem explicada, mas não existe como realidade! É pura ficção, e o mundo adora.
@@vitormarum2452caso duvide, você mesmo pode atestar que tudo falado no vídeo é real adquirindo 2 relógios atômicos, coloque um em um lugar alto e o outro ao nível do mar, deixa passa uns dias e depois observa quanto tempo passou em cada, verá que foi diferente a passagem do tempo, o que estava no alto passou um pouco mais rápido que o ao nível do mar, pronto, relatividade provada e atesta por você mesmo com seus próprios olhos.
@@Matheus.K Mas porque será que todo o mundo vê no desfasamento dos relógios uma dilatação temporal? Será que não há mais nenhuma explicação para o facto? Eu entendo que que há, e bem mais lógica.
@@vitormarum2452 poxa cara, me parece muita mais uma questão de crença sua do que de lógica, o experimento que lhe propus é uma maneira possível e viável de realizar um teste sobre a teoria da relativamente, porém existem milhares de teste já realizados, desde aceleradores de partículas, observações de efeitos gravitacionais, buracos negros, estrelas de nêutrons e diversos outros, nunca nenhuma observação entrou em desacordo com a relatividade, sempre bateu certo.
Talvez outro experimento viável é observar mercúrio com o telescópio e calcular sua órbita usando as leis de newton (que dará errado) e depois calcular usando a relatividade, verá pelo próprio telescópio que a relatividade acertará com perfeição a órbita de mercúrio, devido a influência gravitacional do sol em um corpo tão próximo, um sistema relativistico.
Enfim, se dúvida realize os 2 experimentos por você mesmo, situações totalmente diferentes que provarão a mesma coisa, qualquer coisa além disso é necessário equipamentos e dinheiro fora de qualquer condição de uma pessoa comum.
@@Matheus.K Não amigo, não é uma questão de crença, a crença é de quem acredita cegamente em todos os absurdos e paradoxos dessa teoria. Para mim é mesmo uma questão de lógica a razão de rejeitar os conceitos dessa teoria, pois se são absurdos e paradoxais, completamente ininteligíveis: então só podem ser vistos como ficção. Conheço o experimento que você me falou, mas quem é que nos pode garantir que a causa do desfasamento dos relógios é a dilatação do tempo? Isto quando há hipóteses bem mais lógicas, porque teria que ser uma coisa que em si mesma é absurda? Quanto ao periélio de mercúrio, o que se consta é que continua a existir um erro mesmo usando a relatividade, muito mais pequeno mas ainda assim é um erro, coisa que não deveria existir caso a relatividade estivesse certa: então a causa deve ser outra. Embora os relativistas rejubilem com essa aproximação, a verdade é que dá sempre esse mesmo erro
Eu acredito que genialidade de Einstein em ensaios mentais era do nível da sua em criar roteiros didáticos para explicar tanta coisa que muitos nem com os estudos e livros tiveram dessa forma. Parabéns!
Finalmente um video que me fez realmente entender pq o tempo se passa mais devagar quando se viaja à velocidade da luz! Parabéns pela clareza na didática! Ganhou um seguidor!
Você já viajou à velocidade da luz?
Parabéns pela didática, irmão! Você deu uma aula de física e história ensinando como se estivesse numa crônica
Parabéns pela exposição simples e elegante 😊🎉
"Força" gravitacional e Força elétrica: trocar massa por carga E A CONSTANTE, né, amigo? Parabéns pela capacidade de simplificar coisas tão complicadas e pela qualidade dos vídeos, não perco um.
Verdade, mas como as constantes são definidas (valor e unidades) a posteriori das grandezas e da proporcionalidade em si, a discussão das leis mesmas não é prejudicada.
Parabéns pela didática num assunto tão complicado
Muuuuuuuuuuito obrigado, amigo Milton! E mais ainda pelo suporte! Abraço!
Didatica fantastica! Parabens 👏🏻👏🏻
Já assisti vários vídeos explicando esse mesmo tema, e o seu é excepcionalmente didático!!! Ah Juliano, você é uma prova de que a Internet pode ser tão maravilhosa para a disseminação de informação de qualidade. Obrigada por mais um vídeo!
Nao entendi nd. ... kkkk
Gostos de assitir os vídeos de Juliano Righetto, não apenas porque os vídeos são bons, mas, porque Juliano é excelente em tudo o que faz.
Os vídeos desse canal chegam a arrepiar de tão incríveis as explicações. Muito obrigado pelo conteúdo.
Muito didático, o melhor que vi até o momento, e mais próximo do entendimento do espaço-tempo. Parabens!!
Em seu livro PRINCIPIA, o próprio Newton criticou o conceito de ação a distância... observou que uma melhor explicação deveria ser desenvolvida.
Einstein N U N C A disse que tempo e espaço são a mesma coisa, explicou serem dimensões diferentes interelacionadas, certo.
Quanto mais eu assisto os vídeos do Juliano, mais eu me sinto um Sócrates..."Só sei que nada sei". Porque quanto mais eu aprendo, mais eu vejo o quanto eu tenho a aprender...Eu juro que não é exagero!!
Essa foi a melhor explicação sobre a teoria da relatividade que já vi. Os experimentos mentais do Einstein foram incríveis, que imaginação! Obrigado pelo vídeo
Sua didática é simplesmente incrível!!
Ótimo vídeo, Juliano! Combine isso com a afirmação que o tempo é uma ilusão, e talvez a gente descubra uma forma de viajar no tempo da mesma forma que viajamos no espaço. Por enquanto parece exercício de meditação zen.
Brother, sua didática é demais. Valeu!
SEMPRE UM ÓTIMO VIDEO . . . PARABÉNS PROFESSOR .
Parabéns Juliano, pelo ótimo vídeo e explicação.
E quão genial Foi Einstein ! Realmente a Junção do Espaço-Tempo foi uma das maiores descobertas da Humanidade !
O canal merece sempre estar com o Sino apertado.
O Like de sempre ! 👍
Valeu!
Muuuuuuuuuuuuito obrigado mais uma vez, meu amigo Ricardo! Grande abraço!
Essa abordagem acerca de como Einstein compreendeu o tempo, o espaço-tempo, na verdade, essa forma de explicar, eu ainda não tinha visto. Incrível! Gostei demais.
Sempre um show de aula!!! Ainda plantou a sementinha no final, ato digno de um grande professor. Valeu Juliano!!!
Os reels do youtube tem q ir pro insta e pro tiktok pra divulgar o canal Juuu ! 🤩🤩🤩
Fala Ju! Adoro te ver por aqui! Eu já publico os shorts daqui como reels no Instagram, ainda não comecei o TikTok por total falta de tempo!
Finalmente consegui entender de forma bem clara como se deu esta descoberta por parte do Einstein. E olha que já devo ter assistido uns 30 vídeos explicando isso rss. Parabéns Juliano pelo seu trabalho brilhante com os seus vídeos.
Obrigado, Giovani! Sei o que você está falando, vários vídeos que vejo são explicados por pessoas que não entenderam o conceito, então o conteúdo, às vezes até correto, parece errado ou superficial. Obrigado por mais este elogio! E seja bem-vindo ao clube de membros! Abraço!
MEÇHOR explicação de espaço tempo que já vi em muitos anos tanto que foi só agora que consegui entender de uma forma lógica como funciona o espaço tempo, parabéns ao canal pelo maravilhoso vídeo!!!
Valeu! Muito bom. A capacidade de abstração de Einstein é espantosa.
Não é mesmo? Aliás, vou me aprofundar um pouco nisso no vídeo de amanhã... Obrigado por mais um incentivo, amigo Leonardo! Abraço!
O canal que eu mais consegui entender a diferença entre tempo e espaço. parabéns pela explicação.
Eu ainda não acredito que espaço e tempo, são a mesma coisa... Muito menos que o tempo seja uma dimensão. Mas o vídeo é excelente, traz muitos detalhes e conhecimento, parabéns!!!
Caralh0! Foi a primeira vez que eu entendi a porr@ desse conceito de distorção de tempo. Parabéns pela didática.
Maravilhoso video!! Ja vi dezenas de videos sobre a relatividade, mas faltava algo na minha compreenção. Vc me trouxe a cereja do bolo. 😉
Einstein foi, sem dúvida, uma pessoa muito criativa.
Muito criativo mas pouco científico!
Juliano, como sempre, um vídeo espetacular. Sou super fã do seu canal
É uma questão vetorial. Em relação a um vetor próximo, n poderíamos andar à velocidade da luz. Porém sabemos que próximo da singularidade, o tecido do espaço/tempo sofre uma distorção tal que neste ponto, a velocidade se torna maior que a da própria luz. Em uma situação hipotética onde estivesse em um ônibus sob este tecido e emitisse uma luz do fundo para frente do ônibus, vc n conseguiria ser mais rápido que o raio da luz. Porém digamos que distante dali um raio de luz é disparado (fora dessa distorção). Para quem assiste a essa cena, vc estaria a uma velocidade superior à deste raio de luz que se encontra fora da distorção porém não superior ao próprio raio de luz dentro do ônibus. A conclusão é que é uma questão de vetor e da posição que se encontra na distorção gravitacional, podendo aproveitar a curva ocasionada desta distorção para percorrer uma espécie de atalho. Temos aí um paradoxo. A velocidade da luz disparada dentro do ônibus seria superior a velocidade da própria luz 😅
Caramba! Que vídeo bom!! Conectou muitos assuntos de uma forma muito didática! Adorei como os assuntos foram sendo colocados para demonstrar a linha de raciocínio do Einstein. Parabéns!!
Mais um excelente video meu amigo. Tema interessantíssimo!
É, vc tem razão meu amigo, porisso tô sempre por aqui, me servindo das boas informações que vc inteligentemente nos fornece todo domingo, amo seus vídeos...como era gênio esse Einstein .
Excelente conteúdo. Muito obrigado!
Simplesmente !!! .
"Existem pessoas inteligentes... Existem gênios... E existiu o Albert Einstein" - Melhor descrição!
Mais um vídeo incrível!!! Parabéns Juliano!!!
Verdade..sabia que o que é por isso que o que vc ouve no lado direito, não é da mesma forma que vc ouve do lado esquerdo 🙉🙈🙊😍❤️🐿️🦅❤❤❤O que é tempo e velocidade?? Defina intensidade 🎉🎉🎉🎉🎉
Muito conhecimento e que forma brilhante de ensinar.😍👏👏👏
Que canal maravilhoso! Eu não sabia que o Tony Stark falava português . 😅 Já comecei a seguir!
Fantástica explicação. Eu acho que quando eu era criança nem na gravidade eu pensava….
Excepcional Juliano!
Quando você troca a palavra 'tempo' por 'duração', este "entrelaçamento" tempo-espaço fica muito mais claro.
Esse canal é fantástico. Um achado.
Meus parabéns pela sua explicação.
albert einstein , foi a mente mais brilhante que ja esteve nesse planeta, ele foi o cientista que mais entendeu as leis que regem o universo. esse eu posso chama lo de " G E N I O ".
Esse vídeo e outros sobre o tempo e o espaço me fez pensar numa questão:
Se o tempo passa mais devagar sob influência gravitacional, suponho que no vácuo longe de qualquer galáxia, o tempo deva passar mais rápido em relação ao tempo na Terra, mas quão mais rápido é isso?
Num exercício mental, se um relógio com calendário caísse no espaço remoto e ficasse lá por X anos terrestres, e o relógio voltasse repentinamente para a Terra, qual seria a diferença de tempo marcada?
Realmente interessante o pensamento, pois é comum dizer que vivemos em um sistema newtoniano, onde as leis da relativamente passam longe, porém existe essa questão que estamos dentro da galáxia com mais todas a matéria escura presente nela, sem dúvidas tudo isso altera a passagem do tempo comparado a um espaço livre de ação gravitacional.
Boa Juliano. Poderia por favor fazer um vídeo sobre a hipótese da quarta dimensão >>>espacial
Parabéns pelos vídeos e pelo canal 👏
Excelente vídeo, ganhou mais um inscrito!
Agradeço pelos esclarecimentos!!
Vou assistir mais algumas vezes para entender rsrs. obrigado pelo video
incrível... tive insights assistindo esses vídeos a respeito do tecido espaço-tempo
Santo Deus! Que explicação impressionante! Adoro os seus vídeos.
Muito bom! Bem explicado e com novas colocações
Este canal é mais uma dimensão do espaço NET 😉
Parabéns!
O fato de uma coisa coincidir em um tipo de sicronia não significa que são a mesma coisa de fato e nem que cada uma não tenha sua propria substancia individual ou individualidade!
Como sempre um ótimo vídeo. Parabéns,
Que vídeo fantástico!! 👏👏👏👏👏👏
Algumas observações interessantes, a Luz não herda a velocidade do seu emissor, quando um fóton é criado, ele parte sempre do ponto de origem e segue na velocidade da Luz relativa ao meio onde foi gerado no vetor da emissão, sendo assim por exemplo, se fosse possível o emissor ser mais rápido que a luz ele atropelaria a luz por ele gerada. No exemplo da nave que foi dado no vídeo a luz não fez um caminho maior, somente ficou a ilusão disto por causa do movimento da nave para cima, mas se desprezarmos a nave veros que a Luz somente seguiu em linha reta a partir do ponto que foi originada, somente seu emissor é que saiu do lugar onde ela começou.
Muito bom video instrutivo
Ele não percebeu. Não conseguindo resolver o problema do éter, ignorou-o.
„O importante é não deixar de fazer perguntas“ - Albert Einstein.
Obrigado pelo vídeo.
A teoria da relatividade geral de Albert Einstein é o maior pensamento da mente humana
Einstein viveu em uma época sem iphone, internet ou computador, nem mesmo calculadora existia, ia pra escola pedalando ou montado a cavalo.
2:20 não foi o Faraday que percebeu isso tudo aí, dedicou a vida e observou com experimentos, a relação entre luz e eletromagnetismo. E depois o Maxwell descreveu tudo em equações?... Sou grande fã do Faraday 😅
8:00 nao entendi bem, para compensar o desvio ja q a distancia e maior e a velocidade é fixa ou constante, não devia entao o tempo passar mais rápido?
Se a luz tem que fazer uma curva e seguir um caminho mais longo vai demorar mais tempo pra ela conseguir "passar", logo o tempo compensa isso e passa mais devagar naquele local, pra da mais tempo a luz.
São abstrações que temos que fazer, é muito louco isso.
Não manjo nada de física, mas o que me intriga é saber o que limita a velocidade da luz, e porque. Outra coisa é o Big Bang, o que causou o seu início? Tipo, o que ocorreu para que passasse de um estado a outro.
Possivelmente a antimatéria seja o limitante. Sobre o big Bang, nosso universo seria a matéria expelida de outro universo na forma de (uma grande explosão). No momento estamos ainda em um universo em expansão, possivelmente ao iniciar o processo inverso teremos daí uma implosão e o surgimento do próximo....
Sua pergunta seria interessante se o Big Bang fosse uma REALIDADE
@@joseaugustolazaro2032é a teoria q mais faz sentido
@@isaacsilva1355 bela droga fazer mais sentido ...
@@joseaugustolazaro2032 O que não é realidade é a bíblia
Como sempre: impecável
Melhor canal que encontrei
Quando desencarnarmos desta matéria que é o nosso corpo físico, do corpo bioenergético, do corpo emocional e do mental, … aí sim encontraremos a resposta!!! 🤗
Parabéns pelo vídeo
Muito bem explicado!
Legal vamos entender tempo e espaço.
A visão de um cientista é válida até que alguém mostre o contrário.
Rapaizzzz..... você é fo..a....acabei de aprender sobre espaço-tempo pela primeira vez na vida. Obrigado mesmo.
Muito bom. Obrigado
esse canal é maravilhoso
Apesar de funcionarem muito bem a relatividade; e se a lei da equivalência estiver furada? Já ouvi quem diga, não sei com que comprovação, que a velocidade da luz não é uma constante. Pode ter algum fundamento nisso, caro Luciano?
Se à velocidade da luz o tempo não existe, como o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar com a luz viajando em trajetórias diferentes no tempoespaço? Vixi!Gratidão.
Carlos, o princípio da equivalência NÃO está furado. Várias previsões da relatividade foram comprovadas (a precessão de Mercúrio, as lentes gravitacionais, os atrasos em relógios atômicos viajando a grandes velocidades, a própria bomba atômica). A relatividade está correta! A velocidade da luz pode ser diminuída ao passar por meios transparentes (já até “pararam” a luz por alguns instantes), mas isto também estava previsto! Abraço!
Professor, tenho uma dúvida:
Se eu pegar um lápis e coloca-lo na horizontal, e aplicar um empurrão nele na parte de trás. Qual o tempo que a informação leva para chegar na ponta do lápis e fazer com que ela se mova?
A velocidade da luz, pois é o tempo que demora para os átomos que compõe o lápis irem se empurrando e chegar até a ponta a informação.
Sensacional!!!!
Juliano, me mata uma curiosidade: essa representação grafica dos corpos distorcendo o tecido do espaço tempo sujere q há um "piso" embaixo deles, como nos exemplos praticos de colocar um pano esticado e uma esfera em cima! Mas a distorção acontece para todos os lados? Já que temos sistemas de orbitas inclinados outros planos em relação à do nosso sistema solar! Eu sou desenhista, sou pessimo com formulas e etc, mas devido à logica q aprendi usar nos desenhos, acredito que o proprio universo possacter a forma hiperbólica, qual sua opinião sobre isso? Obrigado pelo conteúdo
Na representação que foi mostrada, a luz ao passar por um planeta, ao invés de ser atraída pela gravidade, está sendo repetida, tem algo errado aí.
Muito bom !
Tempo e espaço não é a mesma coisa. Einstein mostrou que tempo é mais uma dimensão, porem podemos ir e vir nas três dimensões clássicas mas não podemos voltar no tempo.
Belo conteúdo 👏🇧🇷
Muito bom parabéns
Tempo é uma contagem
Espaço é o objeto da contagem
Tempo = Espaço