Pessoal, uma dica para quem gosta de histórias reais bem contadas: em agosto estreou a 3ª temporada do podcast 'Que História!', apresentado pelo Thomas Pappon: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTmh19ipbvr6OACmBWczOLJO Os episódios (8 ao todo) também poderão ser ouvidos nas plataformas de podcast (Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, etc)
@@reinaldooliveira7487 Eu tbm já fui assim, mas chega em textos como Mateus 24-34, onde Jesus diz que geração de sua época não passaria sem que o vissem voltar. A geração passou e ele não voltou. Tbm prometeu que alguns discípulos não morreriam sem que o vissem voltar. Todos estão mortos. Não há explicação convincente para esses textos, entre muitos outros.
@@FelipeNovato, aí tua interpretação sobre um homem que ensina em parábolas é absolutamente literal. E que o retorno também foi completo e literal. Algumas coisas na Bíblia se cumprem em parte, progressivamente e duas vezes de forma diferente. Isso é observado com estudo sério. Respeito sua opinião, mas depois de ler várias vezes e em várias versões a Bíblia, vejo que interpretar a Bíblia não é tão simplista quanto alguns fazem. E isto me faz reconhecê-la mais.
O fato de o nível de analfabetismo ter sido muito alto na Antiguidade, bem como o alto nível de educação de escravos e ex-escravos são evidências fortes que sustentam a tese da autora.
Tese sem pé nem cabeça, é relatado que os cristãos primitivos tinham recursos, recebiam doações, tinham entre seus discípulos médico, coletor de impostos e até senador, a escrita já existia há milhares de anos, os primeiros cristãos tinha disponíveis materiais para fundamentar a sua fé, o judaismo já doutrinava suas criançass a ler as escrituras em sinagogas, como o próprio relato sobre Jesus evidenciava, era comum Jesus ler nas sinagogas e quando adolescente já tinha profundos conhecimentos sobre a torá...A doutirna cristão proibe qualquer obrigação e prega o voluntarianismo..
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse : Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos Mateus 11.25
Com todo respeito ao trabalho, acredito que a visão de Marcos como um escravo não está alinhada com o que os textos bíblicos indicam. Marcos, também conhecido como João Marcos, era filho de Maria, uma mulher influente em Jerusalém, cuja casa servia como ponto de encontro para os primeiros cristãos (Atos 12:12). Isso sugere que ele vinha de uma família de recursos, não de uma condição de escravidão.
Visão muito interessante e corajosa pois coloca em disputa a”inspiração divina” dos Evangelhos em contraposição a uma obra absolutamente humana e permeada pela situação política das pessoas que “corrigiam e interpretavam” o que lhes era contado .
Só vi conjecturas sem lastro nos textos antigos...A Escrita já existia há 3 mil anos de Cristo, a igreja primitiva tinha recursos, não havia só pescadores ou pobres, tinha membros com boa situação financeira e recebeia doações, não tinha nenhuma lógioca usarem mão de obra escrava indo contra a própria pregação de Jesus, que tinha como doutrina o voluntarianismo, a próipria seita dos essenios produziam grande quantidade de documentos escritosmais de 100 anos antes de Cristo.
@@edisongilmarfagundesguterr1847 realmente acontece nos dias atuais . Quanto a não significar que é uma obra humana , aí entramos numa questão de fé que , não pode e nem deve ser contrariada. Fé é fé ! Às vezes concorda com a História e a ciência . Mas , nem sempre . O respeito é essencial . Concorda ?
@@ligiasommers Realmente é uma questão de fé, principalmente porque no início do cristianismo a maior parte dos cristãos era formada por escravos convertidos e é natural que eles ajudassem com as suas habilidades de escrita e interpretação na disseminação da sua fé inclusive de forma voluntária e concordo que o respeito é muito importante mesmo.
A questão da escravidão deveria ser revista pela história, porque variou muito ao longo do tempo quanto ao perfil, a origem e as características dos escravizados, embora o caráter de “recursos humanos” seja constante, ao longo do tempo. A escravidão seria o modelo mais utilizado na Antiguidade e se devia mais a questões de domínio político e militar, do que de etnia. A visão racial que temos hoje, que apoia e reforça o racismo e a ideia de superioridade intelectual é totalmente falsa. Inclusive com relação às capacidades até mesmo dos escravizadas no Brasil, que possuíam conhecimentos sobre agricultura e metalurgia superiores aos de seus exploradores.
Certamente os apóstolos afagavam o ego desses escravizados chamando-os de empreendedores e q poderiam continuar com o serviço mal-remunerado pq enriqueceriam da noite pro dia com as bênçãos de Deus... né? Pegou a visão? Cê faiz o "M" de milonário?
Eu já suspeitava que esses escritos não poderiam ser uma coisa lícita, visto que seu propósito é manter cabecinhas ocas na subserviência religiosa. Muito bom o doc :)
No início do cristianismo a maior parte dos cristãos era formada por escravos convertidos e é normal eles terem ajudado com suas habilidades na pregação e disseminação do evangelho escrevendo e copiando textos provavelmente de forma voluntária.
@@euzimeumesmoOs direitos humanos, a caridade e o amor ao próximo estão intimamente ligados ao cristianismo, ou você acha que essas coisas existiam no império romano?
Deus podia ter feito tablets indestrutíveis com tudo o que ele queria dizer. Mas não, vou passar minha mensagem como se fosse qualquer outro mito da época. Curioso.
O seu comentário revela que não sabeis nada sobre Deus, tu esta distante e não pode ve-lo, mas pode sentir se ele lhe conceder a fé. porém ele não precisa de ti, tu precisa dele, e só podera ser salvo caso se arrependa...
Ouvir falar das dificuldades que pessoas tiveram para escrever os livros que estão na Bíblia, com o objetivo de nos trazer ao nosso conhecimento a Palavra de DEUS é um incentivo para nós ler a Bíblia, pois nos dias de hoje o único trabalho que temos é abrir a Bíblia que está em nossas mãos e ler para saber o que DEUS quer nos ensinar.
Só que vc está desconsiderando um fator importantíssimo trazido á tona nessa obra: O quão provavelmente que a autonomia desses "colaboradores" pode ter influenciado não só no TEXTO que foi entregue aos destinatários , como também a INTERPRETAÇÃO dada a esses textos, já que esses emissários também serviam como missionários e intérpretes do conteúdo.
Você é só mais um GADO do ateísmo de Richard Dawkins, Sam Rerrys, Froud e outros que beberam das fontes de Charles Darwin e Karl Max. Um GADO que repete mantras.
Se eu fosse deus, nem precisaria deixar um livro feito por escravos...Eu falaria diretamente com meus servos... Logo, todo essa estoria de "palavra de deus" é uma balela.
*_É PRECISO, REALMENTE, TER muito cuidado para não transformar uma produção acadêmica sobre afirmações que pouco se pode provar em um documento do fato alegado._*
Outra falha no argumento. Mateus era cobrador de impostos o que implica em saber escrever dados fiscais. Lucas era médico, Estevão cita o velho testamento segundo a versão grega, a mãe de Marcos tinha uma escreva, óbvio que ele teria que ser um homem livre. Paulo não era o único alfabetizado. A Bíblia realmente fala de muitos escrevos convertidos, mas a autora conjectura sem base.
Por isso o cristianismo apostólico é de direto política. Já nasceu se valendo do trabalho escravo, e ainda apoiava que houvessem escravos. A verdade liberta, e quando estudei história da religião e descobri tudo isso, eu deixei de ser cristão 🤷🏿♂️
"Paulo era o único alfabetizado" queria saber como Mateus se tornou chefe dos "publicanos" sem sequer escrever kkkkkk. E José de Arimatéia sendo senador e conhecendo 3 línguas. Os Judeus lendo os rolos na Sinagogas era pura mentira e as toneladas de escritos e a própria profissão de escriba é apenas lenda. Kkkkkkkkkkkk
Tá vendo aí porque não devemos acreditar em tudo que é dito. Eu prefiro acreditar que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus. Se não fosse assim, teria sido destruída com os fortes ataques que sofreu no passado, ou caída no esquecimento. Isaías 40:8
A primeira bíblia que eu li era doada, sem capa e de papel surrado, senti uma alegria imensa e passou a ser o meu livro preferido, eu sempre gostei muito de ler. Depois eu ganhei outra biblia mais conservada e com capa e senti a mesma gratidão e humildade porque somos como o pó, pequeno e insignificante, do alto do espaço nem dá para enxergar mas somos importantes para Deus, Ele criou a Terra e habitamos num tabernáculo de barro, que um dia será perfeito e ressurreto. ❤
Como foi bem dito, na época de Jesus entre 5 a 10% sabiam ler e escrever. Na época do velho testamento, 3 a 5% eram alfabetizados. Imagina vocês o tamanho poder que tinha aquele que sabia ler e escrever, ditavam regras, rumos dos pensamentos das massas, eram conhecidos como Senhores do conhecimento. O que eles achavam e assim seriam para as massas ignorantes. Foi esse cenário que foi colocado a 'importancia' das palavras acerca do divino, e que ditam o ritmo das coisas divinas até hoje.
Esse livro Bíblia é um manual de bem viver. Mas nas mãos de quem sabe decodificá-lo 🤓 nas mãos desses perturbados das igrejas, desse sistema religioso organizado é um veneno, mata por prazer de ver o tombo 😢
@@matiasml Bem 😁 como um Cientista dedicado eu sempre disse : para quem está andando pra lá, e pra cá, pra cá, e pra lá. É lógico que a terra é plana né 🤪. Agora para quem está no mínimo em um avião numa boa altura, é lógico que a terra é redonda né 🤪 ou estou errado😩🫣KK
A filósofa Simone Weil já dizia que o cristianismo era uma religião de escravizados. Esta participação ativa deles talvez explique a dinâmica de domínio e submissão contida nos textos e na prática das religiões cristãs.
Minha cara, os gentiles, especialmente cristaos, sao considerados idolatras, impuros, com uma alma inferior. Tantos os cristaos como os muculmanos serao exterminados de acordo como os cabalistas. O problema dos cristaos que eles estao sendo usados e serao exterminados de acordo com as suas crencas. Os cabalistas veem a biblia ao inverso. Eles veem Jesus como o demonio, a serpente do paraiso na cruz. A cruz significa o anzol e o Jesus e a minhoca sendo oferecida para os cristaos. Lembra o que Jesus falou para os seus apostolos a respeito de serem pescadores de homens, de seguidores. Tudo esta escrito em codigos.
Os discípulos e os apóstolos eram quase todos analfabetos ( exceto Paulo) ouvi isso pela primeira vez, e estou com 58 anos. Os escravos são coautores dos evangelhos. INCRÍVEL, sou mais ateu do que nunca 😂!
Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. - 1 Coríntios 1.27
Então vemos algo interessante... como uma sociedade utiliza seus serviços sem questionar como eles são executados... Ainda permanece assim quando compra-se um Tenis, uma roupa, uma bolsa etc que por trás tem um ser humano explorado ou não, visibilizado ou não... A manufatura é revestida de técnica porém ao detentor do produto final nem sempre lhe interessa o esforço despendido para tal. Como sempre até para produzir o livro santo temos a exploração do ser humano... Enfim até para produzir o sagrado temos pecado... O ser humano não tem salvação...
O que dizer de Jesus que se apartou de todas as suas vontades para que o amor de Deus fosse disseminado pelo mundo? Isso também não seria "escravidão"? Pelo contrário, isso é a mais perfeita demonstração de liberdade. Graças a esses esforços de todos esses que vocês citam neste vídeo, somos todos agraciados com o conhecimento da Sabedoria que nenhum homem poderia alcançar se não fosse enviada de Deus. E todos esses santos e mártires são homenageados no dia 1 de novembro. Muito obrigado pelo vídeo. Por lembrar que muitos se esforçaram por um propósito do qual todos podem se beneficiar.
Jesus foi um revolucionário usado de forma maliciosa, tendenciosa e eu diria até criminosa pelo Clero, para dominar as massas. Sua "santidade" foi um golpe de mestre.
Tentei ser o mais simples que eu pude. Mas você pode alcançar a mais alta capacidade mental se dedicar um pouquinho do seu tempo a leitura da Bíblia. Você vai surpreender a si mesmo e ao mundo.
O que a vida de uma pessoa tem a ver cm a centenas que realmente ajudaram a escrever e nem são citados? jesus msm n escreveu nada, quem escreveu cm o video msm mostrou foi escravos.
Hoje no noticiário brasileiro é pauta a prisão de uma influencer 😮. Não sei quem é ou o que faz e realmente não me interesso por influencer. Mas, estas pessoas com boas e más intenções entram pela porta da frente em nossas casas, vidas e influenciam a vida para o bem e mal toda uma geração. Bom o que isto tem a ver com a reportagem em questão sobre os " escravos " bíblicos. Primeiro que podemos até não aceitar e fingirmos sermos as virgens que nunca soube que na História da Humanidade a escravidão Sempre existiu. Não é Moral É extremamente Amoral. Mas sempre existiu. Então os "escravos " escreveram a Bíblia? E nossa que absurdo, e realmente seria se a a Humanidade fosse santo e nunca fizéssemos merd. Qual o problema um crente acreditar em Bíblia, em Santos em Jesus em Maria virgem??? Tem quem acredita em influencer 😮
Eu recomendo uma releitura, porque a mensagem que a Bíblia trás é uma mensagem de esperança para os desesperados existencialmente e alivio para os que sofrem
@@gabrielsrezende Vc acabou de confirmar o que eu disse sobre esse livro Bíblia, escrito por homens perturbados, confusos, sofrendo de crises existenciais que não tinham o que fazer 😔
@@OripesCarlos Nunca, nenhum livro tem ajudado tantas pessoas. E que esteja a frente do seu tempo. Tudo que foi que escrito se cumpriu e vai se cumprir no futuro. Mas, te entendo cara. Satanás tem cegado a mente das pessoas desse os tempos de Adão (2 cor 4:4)
@@eudessenadorsaense É verdade 😂 o homem enxergava até quando veio esse livro Bíblia, para colocar uma venda nos olhos de quem aceitou ela como guia em sua vida, 😢 mas Jesus com toda sua equipe está vindo para acabar com essa farsa que o império romano inventou a séculos e séculos 😝😭🫣
Com todo respeito a historiadora, Marcos o Evangelista, responsável pelo primeiro Evangelho, ele era Discípulo de Pedro. Mas antes ele andou com Paulo e Barnabé (que era seu parente). Por algum motivo Paulo não queria que Marcos, na realidade João Marcos, prosseguisse na Missões. O que em função do seu posicionamento em descartar o Marcos, houve desentendimento entre Paulo e Barnabé. Daí apareceu a figura de SILAS. Enquanto João Marcos (Marcos) seguiu com o seu parente Barnabé p/ Ilha de CHIPRE, que eram Levitas. A Historiadora, confunde escravidão com repressão.
A presença dos copistas na história da humanidade e notadamente nos textos bíblicos é de domínio público. Dizer que os copistas ou “escravos” eram coautores dos textos ou mesmo autores de passagens bíblicas já beira fantasia. “Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar” ( 2 Tm 4,16)
@@poderdopodcast7819 os escravos das igrejas, da bíbula, dependentes de um “salvador” ou um “norte” para suas vidas. Pedem aquilo que não tentam; esperam por aquilo que creem sem se mobilizarem para além da oração, louvor ou reza.
O livro bíblia é ótimo, principalmente para nos acalmar e nos trazer um pouco de esperança neste caos chamado mundo. O problema está em quem usa ela para dominar massas, enriquecer, criar proibições, divisões, preconceitos e regras impossíveis. Nitidamente viram nela uma forma de ganhar poder e criar dominadores e dominados.
Jesus já falava que não se precisa ler ou escrever para ter fé: Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17
Jesus disse se o ser humano tivesse condições de aprender mais coisas ele ensinaria a bíblia foi adequada para aquela epoca é necessário somar novos conhecimentos porque jesus mesmo disse isso
Se isso é verdade eu não sei,mas sei que só Deus é verdadeiro e confiável..e se um escravo cristão foi obrigado a escrever a Bíblia, então foi o melhor trabalho que foi dado pra ele,pois o cristão ama Deus e sua palavra!! 2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus 2 Pedro 1:20 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. Marcos 16:16 Quem crer em Cristo e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
@@caaaavhochpeta8202 Vamos ver quem vai ser o tapado nesse dia aqui: Marcos 13:26 "Então se verá o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27 E ele enviará os seus anjos e reunirá os seus eleitos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu. Apocalipse 1:7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. 8 "Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso".
@@caaaavhochpeta8202 vc acredita mais na bíblia ou em homens ? Fora os textos que prova que a bíblia é inspirada por Deus ,a bíblia também fala sobre ciências, quandos todos falavam que o mundo era plano a bíblia já dizia ser um círculo Isaías 40:22 , a bíblia fala sobre o passado ,o presente e também o que vai acontecer no futuro
Aiaiai... Hoje em dia todo mundo nasceu humilde foi da periferia (Vide propagada eleitoral) e escravos virou qualquer pessoa no passado que trabalhava de forma forçada (servo). A branquitude se esforça bastante para parecer que sofrem.
Sabe nada escravos na antiguidade eram brancos, negros só começaram a aparecer pra história por voltade uns 4 séculos... E hoje todos nós voltamos a ser um tipo de escravos modernos. Vivemos falando em maioria, com o básico do básico.
Tercio… é o terceiro filho de um Romano! Se os romanos eram os escravos, quem eram os senhores? Que chatice Paulo mandou o seu amigo filemon a tratar e a receber um seu escravou com o irmao! Fabulaçao critica….. uma nova definiçao….
@@carcarasilvestre8526Procure pela bula papal (Dom diversas), que um documento dada pela igreja permitido é dando aparo para Portugal escravizar e dominar povos conquistados...
@@carcarasilvestre8526 De certa forma sim pois o cristão tem que entregar a vida a Cristo, buscando a salvação de um livro de conto de fadas, uma perca de tempo de vida dedicado a acreditar que as historias de fantasias deste livro são reais, não obstante os seguidores tem que ficar relendo os mesmo trechos do livro até decora-los é de certa forma uma lavagem cerebral. Pura perca de tempo que poderia ser usado para diversos fins. 1 dedicar mais tempo a família. 2 dedicar mais tempo ao trabalho. 3 dedicar mais tempo ao lazer. 4 dedicar mais tempo aos estudos para sua carreira profissional. 5 deixar de gastar dinheiro com crenças e utilizar para sua família, estudo e laser.
Esdras 7:6:"Este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel tinha dado; e segundo a mão do Senhor seu Deus que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira."Esdras era um escriba, o que significa que ele tinha habilidades para copiar e interpretar as escrituras.Jeremias 36:4:"Então Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque, da boca de Jeremias, todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha dito, num rolo de livro."Aqui vemos que Baruque foi quem escreveu o que Jeremias ditava, mostrando que Jeremias foi o profeta, mas a escrita foi feita por outra pessoa.Mateus 23:2-3:"Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai e fazei; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem."Os escribas eram responsáveis por ensinar a Lei, mas também por copiá-la e preservá-la.Esses versículos mostram o papel de escribas e outros indivíduos que, embora não fossem autores dos textos, desempenharam um papel crucial na sua preservação e transmissão.
Muito mentira. O discípulo Lucas não era analfabeto. Ele era médico e escreveu o Atos dos Apóstolos e o evangelho que leva seu nome, o Evangelho segundo Lucas
@@thomasligotti6172 O contexto cultural da época desmente a autora, a escrita já existia há 3 mil anos, os essenios, uma seita rústica escrevia documentos e armazenava em cavernas 100 anos antes de Cristo, a autora faz parecer que escrever em pergaminhos era como criar chips...rs
Falar de óculos que numa época não se sabe se existia problemas de visão como se tem hoje, como por exemplo o câncer hoje é comum e há um século não era...
Não vejo polêmica nenhuma no livro pelo q foi falado na reportagem. Não entendo o porquê de tanta dificuldade de enxergar as coisas no contexto da época. É de domínio popular a existência de escribas e escravizados naquela época, inclusive de forma diferente daquela q tivemos mais recentemente. O fato de Deus usar homens escravizados cristãos não diminui em nada a inspiração divina da Biblia, nem altera qualquer entendimento sobre a Bíblia. Agradeço a Deus pela vida desses homens e mulheres que fizeram com que o Evangelho chegasse até hj.
Melina desnecessário sua reclamação o Brasil é imenso e rico em cultura brasileira não podemos descartar Minas Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro ou Nordeste pra agradar um só tipo de exigência que tristeza ter pessoas como você que filtra até seus co patriotas
Pessoal, uma dica para quem gosta de histórias reais bem contadas: em agosto estreou a 3ª temporada do podcast 'Que História!', apresentado pelo Thomas Pappon: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTmh19ipbvr6OACmBWczOLJO
Os episódios (8 ao todo) também poderão ser ouvidos nas plataformas de podcast (Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, etc)
Maravilha de reportagem, como sempre. Amo ouvir o bbc lê.
Ou seja, é uma pessoa que escreveu, não um ser mágico. Qualquer um pode escrever um livro, o que torna ele sagrado é o faz de conta.
O que chama a atenção na bíblia é a coerência entre diferentes autores em diferentes épocas.
Aceita que dói menos
@@poderdopodcast7819 que?
Quem estuda a bíblia profundamente e com honestidade, inevitavelmente, se torna agnóstico ou ateu.
Depois que comecei ler a bíblia, virei ateu por que entendi que não tem lógica encontrar o criado do universo na biblia!
@@sousamarcenaria1099exatamente meus amigos
Respeito sua opinião, mas discordo. Quanto mais eu estudo mais acredito!
@@reinaldooliveira7487 Eu tbm já fui assim, mas chega em textos como Mateus 24-34, onde Jesus diz que geração de sua época não passaria sem que o vissem voltar. A geração passou e ele não voltou. Tbm prometeu que alguns discípulos não morreriam sem que o vissem voltar. Todos estão mortos. Não há explicação convincente para esses textos, entre muitos outros.
@@FelipeNovato, aí tua interpretação sobre um homem que ensina em parábolas é absolutamente literal. E que o retorno também foi completo e literal. Algumas coisas na Bíblia se cumprem em parte, progressivamente e duas vezes de forma diferente. Isso é observado com estudo sério. Respeito sua opinião, mas depois de ler várias vezes e em várias versões a Bíblia, vejo que interpretar a Bíblia não é tão simplista quanto alguns fazem. E isto me faz reconhecê-la mais.
O fato de o nível de analfabetismo ter sido muito alto na Antiguidade, bem como o alto nível de educação de escravos e ex-escravos são evidências fortes que sustentam a tese da autora.
Tese sem pé nem cabeça, é relatado que os cristãos primitivos tinham recursos, recebiam doações, tinham entre seus discípulos médico, coletor de impostos e até senador, a escrita já existia há milhares de anos, os primeiros cristãos tinha disponíveis materiais para fundamentar a sua fé, o judaismo já doutrinava suas criançass a ler as escrituras em sinagogas, como o próprio relato sobre Jesus evidenciava, era comum Jesus ler nas sinagogas e quando adolescente já tinha profundos conhecimentos sobre a torá...A doutirna cristão proibe qualquer obrigação e prega o voluntarianismo..
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse : Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos
Mateus 11.25
“Je$u$ Cri$to é um charlatão que prometeu falsos milagres e uma salvação ilusória.”
Padre Jean Meslier
@@stephenhawking2423exatamente
A história é feita de estórias!
Com todo respeito ao trabalho, acredito que a visão de Marcos como um escravo não está alinhada com o que os textos bíblicos indicam. Marcos, também conhecido como João Marcos, era filho de Maria, uma mulher influente em Jerusalém, cuja casa servia como ponto de encontro para os primeiros cristãos (Atos 12:12). Isso sugere que ele vinha de uma família de recursos, não de uma condição de escravidão.
Muito bom. Gratidão 🙏
Reportagem muito interessante.
Amei a reportagem ❤
Visão muito interessante e corajosa pois coloca em disputa a”inspiração divina” dos Evangelhos em contraposição a uma obra absolutamente humana e permeada pela situação política das pessoas que “corrigiam e interpretavam” o que lhes era contado .
Só vi conjecturas sem lastro nos textos antigos...A Escrita já existia há 3 mil anos de Cristo, a igreja primitiva tinha recursos, não havia só pescadores ou pobres, tinha membros com boa situação financeira e recebeia doações, não tinha nenhuma lógioca usarem mão de obra escrava indo contra a própria pregação de Jesus, que tinha como doutrina o voluntarianismo, a próipria seita dos essenios produziam grande quantidade de documentos escritosmais de 100 anos antes de Cristo.
O fato de ser corrigida e interpretada não significa que não foi divinamente inspirada,afinal isso acontece até os dias atuais.
@@edisongilmarfagundesguterr1847 saque o que foi divinamente inspirado também?
O vedas do hindus e o alcorão dos mulçumanos
@@edisongilmarfagundesguterr1847 realmente acontece nos dias atuais . Quanto a não significar que é uma obra humana , aí entramos numa questão de fé que , não pode e nem deve ser contrariada. Fé é fé ! Às vezes concorda com a História e a ciência . Mas , nem sempre . O respeito é essencial . Concorda ?
@@ligiasommers Realmente é uma questão de fé, principalmente porque no início do cristianismo a maior parte dos cristãos era formada por escravos convertidos e é natural que eles ajudassem com as suas habilidades de escrita e interpretação na disseminação da sua fé inclusive de forma voluntária e concordo que o respeito é muito importante mesmo.
A questão da escravidão deveria ser revista pela história, porque variou muito ao longo do tempo quanto ao perfil, a origem e as características dos escravizados, embora o caráter de “recursos humanos” seja constante, ao longo do tempo. A escravidão seria o modelo mais utilizado na Antiguidade e se devia mais a questões de domínio político e militar, do que de etnia. A visão racial que temos hoje, que apoia e reforça o racismo e a ideia de superioridade intelectual é totalmente falsa. Inclusive com relação às capacidades até mesmo dos escravizadas no Brasil, que possuíam conhecimentos sobre agricultura e metalurgia superiores aos de seus exploradores.
Apenas mais um "livro sagrado" dotado de mentiras, controvérsias, erros históricos, e sem base científica.
O NTH ROOM precisa ganhar mais visibilidade internacional
Enche o saco ficar ouvindo "pessoa escravizada" do que simplesmente escravo
A pessoa está escravizada, não existe ser escravo, em português se usa a forma estar escravizados !
Interessante!
Gosto muito das cartas de Paulo de Tasso, inclusive recomendo a leitura da sua biografia. Maravilhosa.
Quem escreveu a biografia de Paulo?
Andre chevitarese escreveu um livro biográfico sobre Paulo
Excelente
Nunca li na Bíblia sobre escravizados, tenho várias edições e em todas haviam "escravos".
pra ver cm é distorcido, até quem ajudou a escrever eles n citam só pq eram escravos
Pois é!
E por que será que a Bíblia continua mudando a vida das pessoas para melhor?
2 Timóteo 3: 1-5, 16,17
Certamente os apóstolos afagavam o ego desses escravizados chamando-os de empreendedores e q poderiam continuar com o serviço mal-remunerado pq enriqueceriam da noite pro dia com as bênçãos de Deus... né? Pegou a visão? Cê faiz o "M" de milonário?
Eu já suspeitava que esses escritos não poderiam ser uma coisa lícita, visto que seu propósito é manter cabecinhas ocas na subserviência religiosa.
Muito bom o doc :)
O cristianismo fortalece os direitos humanos em seus escritos, não confunda com pregações distorcidas...
@@alex90909 direitos humanos?
No início do cristianismo a maior parte dos cristãos era formada por escravos convertidos e é normal eles terem ajudado com suas habilidades na pregação e disseminação do evangelho escrevendo e copiando textos provavelmente de forma voluntária.
@@euzimeumesmoOs direitos humanos, a caridade e o amor ao próximo estão intimamente ligados ao cristianismo, ou você acha que essas coisas existiam no império romano?
agundesguterr1847 tonteria seu comentário.
A Bíblia é um reflexo das culturas que a criaram, cheia de fábulas, contradições e ideias que refletem o conhecimento limitado da época.
Conhecimento limitado vemos hj em dia.
Salmos 53
Perfeito.
Com o único propósito de controlar as massas.
Muito bom seu comentário :)
E inspirado em contos e mitos da Mesopotâmia milhares de anos mais antigo
Procurem aqui no RUclips pelo canal "Verdades Ocultas da Bíblia" e vocês verão como tudo não passa de uma farsa.
João Marcos um escravo? Discordo. As evidências sustentam que ele pode ter vindo de família abastada e possivelmente dono de escravos.
Tudo lorota.
E pensar que esses oprimidos, criariam um império de opressão
E pensar que uma "santidade" criada pelo Clero traria tanta desigualdade religiosa pelo mundo .
Jesus não é unânime e muito menos seu suposto "pai" .
@@elidesantos6929 lili ta quebrando o pau hoje hehehehe
Se eles se negassem a escrever eram castigados 😢
Eles também foram vítimas desse terrorismo religioso, escreveram com medo de ir pro inferno 😢
Não criaram, os líderes de sempre que apenas mudaram a religião do império para maior controle.
Deus podia ter feito tablets indestrutíveis com tudo o que ele queria dizer. Mas não, vou passar minha mensagem como se fosse qualquer outro mito da época. Curioso.
O seu comentário revela que não sabeis nada sobre Deus, tu esta distante e não pode ve-lo, mas pode sentir se ele lhe conceder a fé.
porém ele não precisa de ti, tu precisa dele, e só podera ser salvo caso se arrependa...
E por que será que a Bíblia permaneceu até os nossos dias?
Isaías 40:8
Ouvir falar das dificuldades que pessoas tiveram para escrever os livros que estão na Bíblia, com o objetivo de nos trazer ao nosso conhecimento a Palavra de DEUS é um incentivo para nós ler a Bíblia, pois nos dias de hoje o único trabalho que temos é abrir a Bíblia que está em nossas mãos e ler para saber o que DEUS quer nos ensinar.
Só que vc está desconsiderando um fator importantíssimo trazido á tona nessa obra: O quão provavelmente que a autonomia desses "colaboradores" pode ter influenciado não só no TEXTO que foi entregue aos destinatários , como também a INTERPRETAÇÃO dada a esses textos, já que esses emissários também serviam como missionários e intérpretes do conteúdo.
Você é só mais um GADO do ateísmo de Richard Dawkins, Sam Rerrys, Froud e outros que beberam das fontes de Charles Darwin e Karl Max.
Um GADO que repete mantras.
E a leitura da Bíblia, liberta.
Se eu fosse deus, nem precisaria deixar um livro feito por escravos...Eu falaria diretamente com meus servos...
Logo, todo essa estoria de "palavra de deus" é uma balela.
Tomou o remédio controlado antes de ouvir o áudio?
Bom dia
Interessante!
*_É PRECISO, REALMENTE, TER muito cuidado para não transformar uma produção acadêmica sobre afirmações que pouco se pode provar em um documento do fato alegado._*
Pfv falem sobre o NTH ROOM. Esse caso precisa ganhar mais visibilidade
Outra falha no argumento. Mateus era cobrador de impostos o que implica em saber escrever dados fiscais. Lucas era médico, Estevão cita o velho testamento segundo a versão grega, a mãe de Marcos tinha uma escreva, óbvio que ele teria que ser um homem livre. Paulo não era o único alfabetizado. A Bíblia realmente fala de muitos escrevos convertidos, mas a autora conjectura sem base.
É o tipo de conteúdo feito para agradar aqueles que não acreditam na Bíblia então esses "detalhes" eles nem levam em conta
Ou seja de sagrada não tem nada.
Agora está explicado!😶🌫😶🌫😶🌫😶🌫😶🌫
Por isso o cristianismo apostólico é de direto política. Já nasceu se valendo do trabalho escravo, e ainda apoiava que houvessem escravos. A verdade liberta, e quando estudei história da religião e descobri tudo isso, eu deixei de ser cristão 🤷🏿♂️
Sabemos que os Malès,escravos na Bahia, sabiam ler sim, Inclusive,entre eles havia até cirurgiões.
"Paulo era o único alfabetizado" queria saber como Mateus se tornou chefe dos "publicanos" sem sequer escrever kkkkkk. E José de Arimatéia sendo senador e conhecendo 3 línguas. Os Judeus lendo os rolos na Sinagogas era pura mentira e as toneladas de escritos e a própria profissão de escriba é apenas lenda. Kkkkkkkkkkkk
Tá vendo aí porque não devemos acreditar em tudo que é dito.
Eu prefiro acreditar que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus.
Se não fosse assim, teria sido destruída com os fortes ataques que sofreu no passado, ou caída no esquecimento. Isaías 40:8
Interessante
A primeira bíblia que eu li era doada, sem capa e de papel surrado, senti uma alegria imensa e passou a ser o meu livro preferido, eu sempre gostei muito de ler. Depois eu ganhei outra biblia mais conservada e com capa e senti a mesma gratidão e humildade porque somos como o pó, pequeno e insignificante, do alto do espaço nem dá para enxergar mas somos importantes para Deus, Ele criou a Terra e habitamos num tabernáculo de barro, que um dia será perfeito e ressurreto. ❤
Como foi bem dito, na época de Jesus entre 5 a 10% sabiam ler e escrever.
Na época do velho testamento, 3 a 5% eram alfabetizados. Imagina vocês o tamanho poder que tinha aquele que sabia ler e escrever, ditavam regras, rumos dos pensamentos das massas, eram conhecidos como Senhores do conhecimento. O que eles achavam e assim seriam para as massas ignorantes.
Foi esse cenário que foi colocado a 'importancia' das palavras acerca do divino, e que ditam o ritmo das coisas divinas até hoje.
Esse livro Bíblia é um manual de bem viver. Mas nas mãos de quem sabe decodificá-lo 🤓 nas mãos desses perturbados das igrejas, desse sistema religioso organizado é um veneno, mata por prazer de ver o tombo 😢
"Bem viver" com a mensagem central de morte e negação do mundo. Sei...
@@WilliamSantos-cv8rr
Deixei bem claro : "DECODIFICADA"
Vc já descobriu que a terra é uma esfera ou ainda acredita (como esta na bíblia) que a terra é plana?
@@matiasml
Bem 😁 como um Cientista dedicado eu sempre disse : para quem está andando pra lá, e pra cá, pra cá, e pra lá. É lógico que a terra é plana né 🤪. Agora para quem está no mínimo em um avião numa boa altura, é lógico que a terra é redonda né 🤪 ou estou errado😩🫣KK
A filósofa Simone Weil já dizia que o cristianismo era uma religião de escravizados. Esta participação ativa deles talvez explique a dinâmica de domínio e submissão contida nos textos e na prática das religiões cristãs.
Minha cara, os gentiles, especialmente cristaos, sao considerados idolatras, impuros, com uma alma inferior. Tantos os cristaos como os muculmanos serao exterminados de acordo como os cabalistas. O problema dos cristaos que eles estao sendo usados e serao exterminados de acordo com as suas crencas. Os cabalistas veem a biblia ao inverso. Eles veem Jesus como o demonio, a serpente do paraiso na cruz. A cruz significa o anzol e o Jesus e a minhoca sendo oferecida para os cristaos. Lembra o que Jesus falou para os seus apostolos a respeito de serem pescadores de homens, de seguidores. Tudo esta escrito em codigos.
Os discípulos e os apóstolos eram quase todos analfabetos ( exceto Paulo) ouvi isso pela primeira vez, e estou com 58 anos. Os escravos são coautores dos evangelhos. INCRÍVEL, sou mais ateu do que nunca 😂!
idem
Rum
Conjecturas sem lastro lógico com o textos..os essenios já escreviam cópias e estudos teológicos 100 anos antes de Cristo...
@@alex90909 Exato!
Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. - 1 Coríntios 1.27
Então vemos algo interessante... como uma sociedade utiliza seus serviços sem questionar como eles são executados...
Ainda permanece assim quando compra-se um Tenis, uma roupa, uma bolsa etc que por trás tem um ser humano explorado ou não, visibilizado ou não...
A manufatura é revestida de técnica porém ao detentor do produto final nem sempre lhe interessa o esforço despendido para tal.
Como sempre até para produzir o livro santo temos a exploração do ser humano...
Enfim até para produzir o sagrado temos pecado...
O ser humano não tem salvação...
exatamente, e nem citam isso, pra ver cm é um livro feito p iludir grandes massas de pessoas.
O que dizer de Jesus que se apartou de todas as suas vontades para que o amor de Deus fosse disseminado pelo mundo? Isso também não seria "escravidão"? Pelo contrário, isso é a mais perfeita demonstração de liberdade. Graças a esses esforços de todos esses que vocês citam neste vídeo, somos todos agraciados com o conhecimento da Sabedoria que nenhum homem poderia alcançar se não fosse enviada de Deus. E todos esses santos e mártires são homenageados no dia 1 de novembro. Muito obrigado pelo vídeo. Por lembrar que muitos se esforçaram por um propósito do qual todos podem se beneficiar.
Baita contorcionismo mental que precisou aí, hein?
Jesus foi um revolucionário usado de forma maliciosa, tendenciosa e eu diria até criminosa pelo Clero, para dominar as massas.
Sua "santidade" foi um golpe de mestre.
Procurem aqui no RUclips pelo canal "Verdades Ocultas da Bíblia" e vocês verão como tudo não passa de uma farsa.
Tentei ser o mais simples que eu pude. Mas você pode alcançar a mais alta capacidade mental se dedicar um pouquinho do seu tempo a leitura da Bíblia. Você vai surpreender a si mesmo e ao mundo.
O que a vida de uma pessoa tem a ver cm a centenas que realmente ajudaram a escrever e nem são citados? jesus msm n escreveu nada, quem escreveu cm o video msm mostrou foi escravos.
Hoje no noticiário brasileiro é pauta a prisão de uma influencer 😮. Não sei quem é ou o que faz e realmente não me interesso por influencer. Mas, estas pessoas com boas e más intenções entram pela porta da frente em nossas casas, vidas e influenciam a vida para o bem e mal toda uma geração. Bom o que isto tem a ver com a reportagem em questão sobre os " escravos " bíblicos. Primeiro que podemos até não aceitar e fingirmos sermos as virgens que nunca soube que na História da Humanidade a escravidão Sempre existiu. Não é Moral É extremamente Amoral. Mas sempre existiu. Então os "escravos " escreveram a Bíblia? E nossa que absurdo, e realmente seria se a a Humanidade fosse santo e nunca fizéssemos merd. Qual o problema um crente acreditar em Bíblia, em Santos em Jesus em Maria virgem??? Tem quem acredita em influencer 😮
A música a "ordem do inverso" devia viralizar!
Na minha opinião esse livro Bíblia foi escrito por homens confusos, perturbados , sofrendo de crises existenciais 😢 que não tinham o que fazer 😔
2 Timóteo 3:16
Eu recomendo uma releitura, porque a mensagem que a Bíblia trás é uma mensagem de esperança para os desesperados existencialmente e alivio para os que sofrem
@@gabrielsrezende
Vc acabou de confirmar o que eu disse sobre esse livro Bíblia, escrito por homens perturbados, confusos, sofrendo de crises existenciais que não tinham o que fazer 😔
@@OripesCarlos Nunca, nenhum livro tem ajudado tantas pessoas. E que esteja a frente do seu tempo. Tudo que foi que escrito se cumpriu e vai se cumprir no futuro. Mas, te entendo cara. Satanás tem cegado a mente das pessoas desse os tempos de Adão (2 cor 4:4)
@@eudessenadorsaense
É verdade 😂 o homem enxergava até quando veio esse livro Bíblia, para colocar uma venda nos olhos de quem aceitou ela como guia em sua vida, 😢 mas Jesus com toda sua equipe está vindo para acabar com essa farsa que o império romano inventou a séculos e séculos 😝😭🫣
Com todo respeito a historiadora, Marcos o Evangelista, responsável pelo primeiro Evangelho, ele era Discípulo de Pedro. Mas antes ele andou com Paulo e Barnabé (que era seu parente). Por algum motivo Paulo não queria que Marcos, na realidade João Marcos, prosseguisse na Missões. O que em função do seu posicionamento em descartar o Marcos, houve desentendimento entre Paulo e Barnabé. Daí apareceu a figura de SILAS. Enquanto João Marcos (Marcos) seguiu com o seu parente Barnabé p/ Ilha de CHIPRE, que eram Levitas.
A Historiadora, confunde escravidão com repressão.
Aguardando a BBC produzir uma matéria explicando a escrita dos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci.
A presença dos copistas na história da humanidade e notadamente nos textos bíblicos é de domínio público. Dizer que os copistas ou “escravos” eram coautores dos textos ou mesmo autores de passagens bíblicas já beira fantasia. “Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar” ( 2 Tm 4,16)
Acho que você precisa de um pouco de história amigo.
Procurem aqui no RUclips pelo canal "Verdades Ocultas da Bíblia" e vocês verão como tudo não passa de uma farsa.
Falem sobre o NTH ROOM
Atualmente outros escravos ajudam a manter a fantasia viva.
O que vc está querendo dizer ?
@@poderdopodcast7819 os escravos das igrejas, da bíbula, dependentes de um “salvador” ou um “norte” para suas vidas. Pedem aquilo que não tentam; esperam por aquilo que creem sem se mobilizarem para além da oração, louvor ou reza.
O livro bíblia é ótimo, principalmente para nos acalmar e nos trazer um pouco de esperança neste caos chamado mundo.
O problema está em quem usa ela para dominar massas, enriquecer, criar proibições, divisões, preconceitos e regras impossíveis. Nitidamente viram nela uma forma de ganhar poder e criar dominadores e dominados.
Se fosse bom realmente, nunca conseguiram fazer coisas ruins iguais a que vc descreveu
Jesus já falava que não se precisa ler ou escrever para ter fé:
Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
Romanos 10:17
E pq a palavra de Cristo não pegou nos países que pregam outras religiões?
Uma colcha de incontáveis retalhos poderosos governa bilhões de cérebros!
vem aí uma teocracia si preparem
Jesus disse se o ser humano tivesse condições de aprender mais coisas ele ensinaria a bíblia foi adequada para aquela epoca é necessário somar novos conhecimentos porque jesus mesmo disse isso
A bíblia realmente não é para nossos dias, já existem obras literárias maravilhosas que substitui tudo que vem desse livro Bíblia😂
exatamente, por isso esse livro n passa de fantasias para controlar grandes massas de pessoas, e ainda tem gente q diz q é "sagrado", slc.
@@eduardostreet2012
Existe um estudioso 🤓 📚💡👍🏿 que diz que o nome mais correto para esse livro seria : LIVRO SANGRENTO 😝😝😝
Se isso é verdade eu não sei,mas sei que só Deus é verdadeiro e confiável..e se um escravo cristão foi obrigado a escrever a Bíblia, então foi o melhor trabalho que foi dado pra ele,pois o cristão ama Deus e sua palavra!!
2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus
2 Pedro 1:20 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.
Marcos 16:16 Quem crer em Cristo e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Procure aqui no RUclips pelo canal "Verdades Ocultas da Bíblia" e você verá como tudo não passa de uma farsa.
Viu só gente? Não entra nada na cabeça do crente, 20 minutos de video e essa ai continua tapada
@@caaaavhochpeta8202
Vamos ver quem vai ser o tapado nesse dia aqui:
Marcos 13:26 "Então se verá o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27 E ele enviará os seus anjos e reunirá os seus eleitos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu.
Apocalipse 1:7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. 8 "Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso".
Meu Deus ...
@@caaaavhochpeta8202 vc acredita mais na bíblia ou em homens ? Fora os textos que prova que a bíblia é inspirada por Deus ,a bíblia também fala sobre ciências, quandos todos falavam que o mundo era plano a bíblia já dizia ser um círculo Isaías 40:22 , a bíblia fala sobre o passado ,o presente e também o que vai acontecer no futuro
...bizarro.
Muito achismo aí neste estudo, mas não duvido que isso aconteceu.
Procurem aqui no RUclips pelo canal "Verdades Ocultas da Bíblia" e vocês verão como tudo não passa de uma farsa.
Pura lorota, Mateus era chefe dos cobradores de impostos e José de arimatéia era senador. Como não saberiam ler?
Aiaiai... Hoje em dia todo mundo nasceu humilde foi da periferia (Vide propagada eleitoral) e escravos virou qualquer pessoa no passado que trabalhava de forma forçada (servo). A branquitude se esforça bastante para parecer que sofrem.
Sabe nada escravos na antiguidade eram brancos, negros só começaram a aparecer pra história por voltade uns 4 séculos...
E hoje todos nós voltamos a ser um tipo de escravos modernos.
Vivemos falando em maioria, com o básico do básico.
Tercio… é o terceiro filho de um Romano! Se os romanos eram os escravos, quem eram os senhores? Que chatice Paulo mandou o seu amigo filemon a tratar e a receber um seu escravou com o irmao! Fabulaçao critica….. uma nova definiçao….
Que ironia, escravizados ajudaram a escrever uma obra que serviu de referência para escravizadores escravizar mais escravizados....
Cristianismo é um sistema escravizador?
@@carcarasilvestre8526Procure pela bula papal (Dom diversas), que um documento dada pela igreja permitido é dando aparo para Portugal escravizar e dominar povos conquistados...
@@carcarasilvestre8526 De certa forma sim pois o cristão tem que entregar a vida a Cristo, buscando a salvação de um livro de conto de fadas, uma perca de tempo de vida dedicado a acreditar que as historias de fantasias deste livro são reais, não obstante os seguidores tem que ficar relendo os mesmo trechos do livro até decora-los é de certa forma uma lavagem cerebral.
Pura perca de tempo que poderia ser usado para diversos fins.
1 dedicar mais tempo a família.
2 dedicar mais tempo ao trabalho.
3 dedicar mais tempo ao lazer.
4 dedicar mais tempo aos estudos para sua carreira profissional.
5 deixar de gastar dinheiro com crenças e utilizar para sua família, estudo e laser.
@@carcarasilvestre8526 será?
@@carcarasilvestre8526 sim
É mentira! Matéria tendencioza e atéia!
Qual será a verdade?
Kkkk a bíblia não passa de uma piada
Os primeiros cristãos possuíam escravos?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esdras 7:6:"Este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel tinha dado; e segundo a mão do Senhor seu Deus que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira."Esdras era um escriba, o que significa que ele tinha habilidades para copiar e interpretar as escrituras.Jeremias 36:4:"Então Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque, da boca de Jeremias, todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha dito, num rolo de livro."Aqui vemos que Baruque foi quem escreveu o que Jeremias ditava, mostrando que Jeremias foi o profeta, mas a escrita foi feita por outra pessoa.Mateus 23:2-3:"Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai e fazei; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem."Os escribas eram responsáveis por ensinar a Lei, mas também por copiá-la e preservá-la.Esses versículos mostram o papel de escribas e outros indivíduos que, embora não fossem autores dos textos, desempenharam um papel crucial na sua preservação e transmissão.
Muito mentira.
O discípulo Lucas não era analfabeto. Ele era médico e escreveu o Atos dos Apóstolos e o evangelho que leva seu nome, o Evangelho segundo Lucas
Um dicionário de BOBAGENS por pessoas 1 q não conhecem o texto sagrado
Como q se classifica como sagrado um livro desse gente? Kkkk é p acabar msm
Nao procede
O evangelho que está escrito nas estrelas ninguém pode retirar. Pesquizem!
Baseado em: Interpretação pessoal da autora do texto. Ah... entendi...
e do contexto socio-cultural da época
@@thomasligotti6172 O contexto cultural da época desmente a autora, a escrita já existia há 3 mil anos, os essenios, uma seita rústica escrevia documentos e armazenava em cavernas 100 anos antes de Cristo, a autora faz parecer que escrever em pergaminhos era como criar chips...rs
Kkkkkkkkk bíblia, Deus, criação humana...
E cada um adicionou seu toque pessoal as escrituras. Apenas o ensinamento moral de Jesus vale a pena ser seguido
Livro de fábula.
Tomem cuidado com este canal de esquerda. São tendenciosos.
J
Já li muitos livros, nenhum se compara a bíblia, surgiro que quem não leu ainda tente ler, eu amo ler a bíblia
Falar de óculos que numa época não se sabe se existia problemas de visão como se tem hoje, como por exemplo o câncer hoje é comum e há um século não era...
IMPRESSIONANTE COMO TODO JORNALISTA = MARXISTA SE DEDICAM COM TANTO ESFORÇO PARA MINAR A BIBLIA DE QUALQUER FORMA. By JD
Não vejo polêmica nenhuma no livro pelo q foi falado na reportagem. Não entendo o porquê de tanta dificuldade de enxergar as coisas no contexto da época. É de domínio popular a existência de escribas e escravizados naquela época, inclusive de forma diferente daquela q tivemos mais recentemente. O fato de Deus usar homens escravizados cristãos não diminui em nada a inspiração divina da Biblia, nem altera qualquer entendimento sobre a Bíblia. Agradeço a Deus pela vida desses homens e mulheres que fizeram com que o Evangelho chegasse até hj.
Jje
Eu. Ficaria muito agradecida se a BBC encontrasse narradores sem sotaque.
Dói meus ouvidos esse sotaque carioca.
Melina desnecessário sua reclamação o Brasil é imenso e rico em cultura brasileira não podemos descartar Minas Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro ou Nordeste pra agradar um só tipo de exigência que tristeza ter pessoas como você que filtra até seus co patriotas
Não existe ninguém sem sotaque. Os sotaques são só diferentes.
se muda do brasil ou aprende a viver com o diferente, ou vc acha q o mundo gira ao seu redor??
se liga