✝ Curso História da Bíblia: cef.institutopontoazul.com.br/ ✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo 🎙 Canal do Henrique Caldeira: www.youtube.com/@henriquecaldeira 🧠 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/ 🔗 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/psi/cursos/ 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ruclips.net/user/danielgontijojoin 📕 Livros sugeridos: - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - A origem da Bíblia (Lee McDonald): amzn.to/47ph6i9 - Deus: uma história humana (Reza Aslan): amzn.to/3V5t0th - O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz - Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF - O surgimento da Bíblia (Schmid & Schröter): amzn.to/3TuL7HM - Bíblia de Estudo Arqueológica (NVI): amzn.to/2Ee9Yfq - Jesus existiu ou não? (Bart Ehrman): amzn.to/3qj7fod - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq - Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d - Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
Flávio Josefo escreveu que Herodes morreu após um eclipse lunar não muito distante da Páscoa, mas o eclipse lunar é visto só à noite, e não serve de referência para nenhum evento. Na verdade o eclipse que Flávio Josefo se referiu foi o eclipse solar do dia 08/04/0004, no Império Romano quando Herodes morreu e o menino Jesus pôde retornar do Egito com seus pais.veja site eclipse solar da Nasa
O Henrique é sensacional! Passa conhecimento de forma clara, científica, sem no entanto usar de sarcasmo ou arrogância para com a crença de outras pessoas, independente da opinião dele sobre essas crenças. Aprendo muito com ele.
@@christianow686 Depende do objetivo. Se quiser se comunicar principalmente com ateus e agnósticos, o deboche pode ser interessante. Mas se quiser conversar com um público mais amplo, incluindo cristãos secularizados ou até crentes com alguma abertura, como é o caso do Henrique, deboche, sarcasmo e arrogância afastam as pessoas e bloqueiam o debate.
Professor Henrique como sempre explicando com grande habilidade é sinônimo de eloquência e enfim sendo entrevistado pelo Daniel que mantém o nível do debate no topo, parabéns !!!
Um prazer escutar uma conversa entre dois professores que dominam tão bem e têm paixão pelo seu objeto de estudo. Fora isso, os dois são lordes da simpatia e ponderação. Dá vontade da gente ser amigo de vocês 😅. Parabéns e obrigado pelo excelente trabalho. 🙏🏻 Um abraço direto de Tel Aviv ✌🏻
Interessados em qualquer assunto de história devem conhecer o canal do Henrique Caldeira. Ele é um historiador muito cuidadoso com a metodologia. Um excelente exemplo de como o historiador se relaciona com os objetos de pesquisa.
Ótima live! Seria interessante também convidar a professora Márcia Jamille, arqueóloga especialista em Antigo Egito, para desconstruir alguns mitos sobre a escravidão dos hebreus.
Eu adoro esse tipo de aulas, sem religião. Faz muito mais sentido se a gente supor que a bíblia é o que é em vez de presupor que é inspirada por um deus
E "ser inspirada por Deus" tb não implica de precisão de letra por letra, pois como o Henrique disse, nos Manuscritos do Mar Morto havia versões diferentes do Gênesis, o que demonstra que na Antiguidade a precisão de palavra por palavra ou letra por letra não era importante pra aqueles que acreditavam na inspiração Divina dos escritos, mas a história, a idéia contada.
Sinceramente… parabéns ao trabalho dos dois. Amo vcs de coração e aprendo muito com os dois e pra mim, são duas pessoas extremamente respeitosas e que tratam do assunto com um cuidado que poderia invejar o mais sincero dos “crentes” tal como eu rs. Hoje me coloco mais como agnóstico, simplesmente por querer acreditar em algo superior a nós sendo o cristianismo a mim o que mais faz sentido. Vocês dois são uma baita de uma referencia para mim e amei demais o bate papo entre vcs. Bora crescer e evoluir sempre ❤ parabéns pelo tfabalho Gontijo ❤
Tõ em nove minutos de LIVE e já estou amando! A bíblia não se contradiz com certeza é dito por alguém que nunca estudou profundamente a Bílblia! Até as cartas de Paulo se contradizem entre si. A história da conversão de Paulo, por exemplo, é contada na bíblia de 3 formas diferentes, que não condizem uma com a outra. É impossível as três histórias que Paulo conta de sua conversão sejam todas verdadeiras. Dito isso por uma seguidora apaixonada por Jesus que sou eu. Amo Jesus e seus ensinamentos e sigo profundamento o máximo que sou capaz, mas daí já achar que a bíblia está 100% correta é mesmo complicado.
Excelente exposição com toda fundamentação histórica e contextualizada. Que compartilha da fé cristã, aceita as Escrituras sob a ótica da Encarnação do Verbo “que se fez carne”. É Palavra de Deus e palavra humana, com toda o seu realismo e contingências. São o testemunho dos que nos precederam na busca de Deus e no conhecimento de sua revelação. A fé não descarta a razão, mas a utiliza para melhor explicitá-la, para “dar as razões da (vossa) esperança” (Cf. 2Pd).
Esse tipo de conhecimento discutido nessa live é muito importante para percebermos a importância de compreendermos a essência dos discursos e não exatamente cada palavra! Por isso eu procuro no meu humilde canal, que eu falo quando consigo gravar alguma coisa, a importância da essência universal!
Alguns insistem em dizer que a história e achados arqueológicos provam a veracidade da bíblia. Porém esquecem que nada disso prova os eventos sobrenaturais lá descritos. A existência das muralhas de Jericó, por exemplo, não são provas de que foram derrubadas por gritos ou som de chifres de carneiros.
@@maxjim1565convergência evolutiva, quando a duas espécies se parecem nos fósseis mas não fazem parte da mesma linha evolutiva, apenas o ambiente selecionou características parecidas que fez com que as espécies se tornassem semelhantes sem serem parentes. Porém não vejo sentido nesse exemplo com a analogia do comentário acima.
Que delícia de bate papo , lamentável triste que o povo dito cristão não busca sair da bolha da ignorância intelectual , vivem apenas acreditando que tudo se resume em deus diabo 😮😮😮.
A Bíblia é uma fonte abundante para o pensamento mágico. É compreensível que muita gente no mundo precise disso para enfrentar a dureza da vida, pois serve como um lenitivo que simplifica "em definitivo" muitas questões existenciais delas.
urgente, o pessoal da Tenda até ajuda a bancar as despesas com a viagem. Mas nada de debate, só ele como convidado, tanto no Vilela quanto no 3 Elementos
Vídeos como este ajudam a acordar vários fiéis, com fé, crentes em algo que não existe. Mas há a necessidade de ter uma certa sabedoria para digeri-lo (o vídeo) se não, entrará por um ouvido e sairá pelo outro, como tudo que o crente ignora. Mas pelo o menos a sementinha já foi plantada. Se você que é crente e tem uma fé em tudo isso e está aqui é porque vc é um homem bule (homem de pouca fé) é pq há algo que o teu pastor fala que não tá batendo na tua cabeça. O teu pastor só quer o teu dinheiro e para atingir isso ele te impõe o medo de ser queimado no inferno o qual nem existe
- [ ] A verdade nem sempre é doce, mas conhecimento sobre história é fundamental, principalmente antes de qualquer outro estudo, pois ela nos faz compreender melhor como e pq certas coisas aconteceram. - [ ] Boa leitura! - [ ] Como todos sabem, a atual Bíblia foi um projeto de um imperador romano chamado Constantino, ele vinha enfrentando inúmeros problemas de ordem em seu governo, isso devido as várias dissidências religiosas da época e esse problema já se estendia por mais de 10 anos, foi aí que ele teve a brilhante ideia de usar a própria crença da população para assim os manipular e acabar de vez com o problema, então no ano de 313 ele deu início a esse projeto em conjunto com o que viria ser a igreja católica, tal projeto levou longos 13 anos para ser concluído, sendo finalizado no ano de 326, como podem ver, o concílio ocorreu no ano 325, apenas um ano antes do término da compilação da Bíblia, sendo assim, fica mais do que evidente que tudo já estava quase pronto quando o concílio ocorreu, foi apenas uma jogada política para manipular a população menos esclarecida daquela época, o intuito era o de os fazer acreditar que estavam decidindo o que iria compor a nova Bíblia, como podem ver, nada além de um teatro, nesses longos 13 anos eles selecionaram os trechos de textos que mais lhe convinham para manipular a população menos esclarecida e assim acabar com os conflitos, então a Bíblia tinha que ter de tudo, desde como se deve escravizar outros povos, até como manter sua mulher obediente e te servindo de empregada, já os textos que não eram de conveniência para o governo e nem para a igreja eram destruídos, pois era assim que acreditavam que deveria ser feito, o povo a partir dali só teria aquela fonte de informação e mais nada, isso era a fórmula perfeita para manipular a população que em sua maioria não possuía estudo algum, com isso muitas escrituras e manuscritos se perderam ou foram destruídos, alguns pergaminhos só escaparam do fogo pq foram escondidos em vasos de barro e colocados em cavernas ou então enterrados, dentre eles os de Maria Madalena, pois uma das coisas que eles queriam era silenciar as mulheres, logo não queriam que a população tivesse acesso a tais textos. - [ ] Agora talvez venha a parte mais interessante da história, os pergaminhos que serviram de base para a atual Bíblia estavam em sua grande maioria aos pedaços, logo eles tiveram que preencher as lacunas destes textos com o que eles SUPUNHAM que TALVEZ ali tivesse escrito, fora que tais textos haviam sido escritos até após a morte de quem se dizia ser o autor, muitos não sabem, mas naquela época era comum as pessoas assinarem seus textos com o nome de uma pessoa famosa só para darem credibilidade ao texto, como por exemplo Lucas e Matheus, esses eram os mais utilizados, ou seja, mais de 60% dos textos de Lucas por exemplo são falsos, pois não foram escritos por ele próprio, mas entendam que isso era o de menos, pois o que importava para eles era manipular a população menos esclarecida com a nova Bíblia, há textos que foram escritas lá pelo segundo século por exemplo, sendo que Lucas nem estava mais vivo nessa época, como podem ver, por mais que a Bíblia traga bons textos para colocar as pessoas na linha, nem todos são verdadeiras, sem falar que todos foram selecionados com um único intuito, o de manipular a população menos esclarecida daquela época, sejamos realistas!!! - [ ] Acho que fica claro o quão importante é estudarmos história antes de sair acreditando em tudo o que está na Bíblia, por isso que é muito importante ter sempre varias fontes para só então formarmos uma opinião, nunca e em hipótese alguma devemos nos basear em um único livro, em uma única fonte de informação, pois caso façam isso estarão justamente sendo manipulados por uma ideologia que foi utilizada para manipular uma população menos esclarecida de quase dois mil anos atrás. - [ ] Para finalizar, a Bíblia passou por duas traduções primárias, posteriormente mais a tradução para as demais línguas, mas antes disso ela era copiada manualmente e, a cada cópia alguém fazia pequenas modificações, uma palavrinha aqui e outra ali, somem a isso anos de histórias sendo contadas de boca em boca e sofrendo mais alterações conforme o gosto de cada um, sendo assim, o que você lê na Bíblia não é um relato fiel do que realmente ocorreu ou foi dito, seus textos servem tão somente como base de conhecimento, mas não como uma verdade absoluta. - [ ] Verdades nem sempre são boas de se ler ou ouvir, nem sempre são doces como o mel, mas verdades são verdades e precisam ser ditas, mesmo que doam. - [ ] Sérgio Vargas.
Onde eu encontro informações sobre esses concílios que aconteceram no período pós morte de Jesus? Quais livros devo ler pra entender melhor a cronologia desses acontecimentos? Alguém poderia por favor me indicar?
Dr Henrique, tenho tido contato com o estudo de N. Keppe sobre a sua trilogia (unificação entre Ciência, Filosofia e Teologia), onde prega que uma verdade dita em um desses campos do conhecimento tem que ser comprovado nos outros dois, se assim não for, é uma premissa errônea. O sr tem tido contato com esse trabalho? Se sim, qual seria sua opinião? Sou pesquisador no campo e gostei muito de sua explanação, nessa live. Muito grato.
Sou cristão adventista gosto do canal , e confesso q cada dia creio mais na bíblia e em Cristo, bom ouvir outros visão , e estou vendo q para ser ateu tem q ter muito mais fé em crer evolucionismo do q criacionismo. Pq humanamente seria quase impossível escrever um livro falando da mesma pessoas por tanto século como foi a bíblia.
Antes de falar que é mais fácil acreditar em criacionismo do que evolução: me diga o que vc entende que é evolução. (que, aliás, nada tem a ver com o que foi debatido no vídeo, além de que evolução não é contraditória com existência de algum deus, a não ser esse da leitura literal da bíblia).
Interessante é que a conclusão de vocês sobre isso é sempre baseada em completa ignorância sobre o tema, usando as mesmas frases prontas de pastor. A evolução é um fato científico, não coloque no mesmo balaio que as lendas da era do bronze.
Segundo informações que obtive, no sínodo de Jâmnia, após a queda de Jerusalém, os rabinos ali reunidos determinaram três critérios para a canonicidade da Bíblia hebraica ou TNK: terem sido escritos na Terra Santa, em língua santa (hebraico) e até Esdras, o escriba.
@DanielGontijo Daniel, assisti o seu vídeo "O MILAGRE DO SOL" de 30/Abr/2022, sobre o milagre de Fátima. Achei que é a análise mais completa desse caso, no entanto acho que nem tudo foi explicado pelo Carlos Orsi, pelo seguinte: 1) É difícil acreditar que três crianças puderam mentir persistentemente durante 6 meses, mesmo sofrendo ameaças, e frequentar disciplinadamente o local, todo dia 13 do mês, para fazer um teatro para manter a mentira. 2) É difícil acreditar que no sexto mês as crianças mentirosas foram sortemente agraciadas por um fenômeno metereológico raro que confirmou a estória contada, com o testemunho de dezenas de milhares de pessoas, inclusive a imprensa local. 3) É difícil acreditar que uma mentira de crianças repercutisse de tal forma que impactasse a Igreja e os papas, fazendo com que eles fizessem consagrações da Russia para salvar a humanidade da Guerra Fria. 4) É difícil acreditar que alguém soubesse que a Rússia se tornaria importante para a segurança do mundo antes do início da Guerra Fria. Você acha que a explicação de ter sido mentira de crianças é razoável?
Depende de relacionamento da pessoa com a outra da moto da pessoa prestar atenção em querer desejar e reconhecer a verdade naquela pessoa Por que me lembro de falas da minha mãe fala do meu avô fala dos meus primos e eu tinha 12 anos ou até menos e muito mais crédito eles dariam as palavras porque naturalmente era difícil então eu tenho 57 eu lembro de muitas coisas que eu sei contar de quais salteado mas às vezes os meus outros primos hoje também contar a mesma história que eu conto diferente um pouco porque o tempo passa e é uma divergência eu consigo entender assim que no todo há uma incoerência a um acréscimo de palavras há um entendimento equivocado de alguns mas não deixa de você encontrar implícito explícito a essência do que é ser um cristão
45:25 é imprecionante como os o status de "historiador" faz o mesmo inventar alegações insustentáveis. Lucas é um registro escrito baseado em outros registros escritos ,como marcos e mateus , além de guerra dos judeus.
O Evangelho de João foi escrito em Éfeso e foi o apóstolo que viveu mais de 90 anos, sobreviveu aos martírios. Há uma tradição que João é o discípulo amado.
Eu entendo que isso se trata de uma análise do ponto de vista histórico científico. Mas a questão que eu vejo e que muitos podem não entender, é que a Bíblia não se trata de textos científicos. Algumas partes são relatos históricos que dão um breve contexto sobre o principal, as profecias e os ensinamentos de Deus. Por isso não se encontra toda a história de um rei ou outro, apenas a parte que era necessária para a contextualização. A Palavra é objetiva, não é um conto para entreter o leitor. Eu sugiro que quem ainda não procurou aprender sobre a Bíblia do ponto de vista teológico, que é o que importa para qualquer cristão (católico ou protestante), que o faça e procure entender porquê ela é descrita como um "livro diferente" dos outros.
O que aconteceu com o Henrique nessa live? Estava com um semblante fechado. Já assisti a muitos vídeos no seu canal Estranha História e nunca o vi assim. Algum problema?
Ah sua fala aí sobre a credibilidade dos livros parecia ser bem depois dele ser escrito noiva linda a veracidade dele agente observa através dos livros escritos dos Profetas antigos eles profetizavam em cima do que a lei dizia ou seja eles Leiam a palavra da lei do velho testamento em cima do que estava escrito ele fazia uma profecia deles importante é saber se naquela época realmente havia visionário as coisas futuras e se hoje Quem interpreta é visionário das coisas futuras e consegue trazer para o dia de hoje a interpretação correta porque se não tivermos um entendimento entrar pela incredulidade nós não vamos acreditar nem que existimos da maneira que somos
Gosto mt do prof daniel e do canal, mas nessa live senti o Daniel interrompendo em momentos inoportunos (qd o Henrique estava formulando uma resposta, por exemplo) e tambem fazendo perguntas mais tendenciosas do que em outras lives. Acho que poderia ter sido mt mais proveitoso se ele deixasse o Henrique seguir sua própria linha de pensamento ou planejamento que com ctz ele fez pra vir pra essa live.
Bom dia! Se não me engano, há um documento de um escritor ou político romano que fala sobre Jesus. Isso não é uma prova histórica da passagem de Jesus?
Não é prova ,tal documento é o de Tácito, que é uma clara interpolação de cristãos, tirada de outra obra de Tácito sobre os judeus. Não há qualquer registro de nenhum dos Jesus, nem o divino ,nem o tal histórico.
Boa noite...quem escreveu o PEDRO ...é MARCOS, porquê/ ? O Marcos é ' parente" do Pedruo. Preste atenção....o Pedro falou...e Marcos escreveu, como jornalista.
Os primeiros padres da Igreja nos seus escritos definiram os livros da biblia cristã. São 27 textos. Paulo nunca escreveu um livro. Paulo usava de secretarios para escrever suas cartas. A igrejas paulinas liam essas cartas nos cultos.
A palavra “Deus” aparece no livro de Rute sim, basta ler Rute 1:16. O livro no qual essa palavra não aparece é Ester, acredito que houve uma confusão aí. De qualquer forma, gostei do vídeo, muito instrutivo!
✝ Curso História da Bíblia: cef.institutopontoazul.com.br/
✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo
🎙 Canal do Henrique Caldeira: www.youtube.com/@henriquecaldeira
🧠 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/
🔗 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/psi/cursos/
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ruclips.net/user/danielgontijojoin
📕 Livros sugeridos:
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- A origem da Bíblia (Lee McDonald): amzn.to/47ph6i9
- Deus: uma história humana (Reza Aslan): amzn.to/3V5t0th
- O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz
- Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF
- O surgimento da Bíblia (Schmid & Schröter): amzn.to/3TuL7HM
- Bíblia de Estudo Arqueológica (NVI): amzn.to/2Ee9Yfq
- Jesus existiu ou não? (Bart Ehrman): amzn.to/3qj7fod
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
- Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d
- Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
Flávio Josefo escreveu que Herodes morreu após um eclipse lunar não muito distante da Páscoa, mas o eclipse lunar é visto só à noite, e não serve de referência para nenhum evento.
Na verdade o eclipse que Flávio Josefo se referiu foi o eclipse solar do dia 08/04/0004, no Império Romano quando Herodes morreu e o menino Jesus pôde retornar do Egito com seus pais.veja site eclipse solar da Nasa
O Henrique é sensacional! Passa conhecimento de forma clara, científica, sem no entanto usar de sarcasmo ou arrogância para com a crença de outras pessoas, independente da opinião dele sobre essas crenças. Aprendo muito com ele.
Perfeito!
Debochar das crenças é necessário, não debochar das pessoas. "Deus ama o pecador mas odeia o pecado".
@@christianow686 Depende do objetivo. Se quiser se comunicar principalmente com ateus e agnósticos, o deboche pode ser interessante. Mas se quiser conversar com um público mais amplo, incluindo cristãos secularizados ou até crentes com alguma abertura, como é o caso do Henrique, deboche, sarcasmo e arrogância afastam as pessoas e bloqueiam o debate.
@@fabianoescher149perfeito❤
@@fabianoescher149por que diz "crente com alguma abertura como o Henrique"? De onde tirou a crença dele?
Professor Henrique como sempre explicando com grande habilidade é sinônimo de eloquência e enfim sendo entrevistado pelo Daniel que mantém o nível do debate no topo, parabéns !!!
Um prazer escutar uma conversa entre dois professores que dominam tão bem e têm paixão pelo seu objeto de estudo. Fora isso, os dois são lordes da simpatia e ponderação. Dá vontade da gente ser amigo de vocês 😅. Parabéns e obrigado pelo excelente trabalho. 🙏🏻 Um abraço direto de Tel Aviv ✌🏻
Vim pelo Professor Henrique. Ele é sensacional.
Henrique é o melhor do segmento. Não tem pareia pra ele não!
Estou aqui como discípulo do Estranha História. Quem não conhece está perdendo um excelente conteúdo.
Também sou "fiel".
Eu não conhecia o canal, é incrível como vivemos em bolhas na internet, e justo eu que sou fanático por ciência, filosofia e história.
Same. O cara eh mto bom.
Um salve aos doutores mineiros. Trouxeram em pouco tempo vários elementos para compreender e analisar o tema. 👏👏👏👏
Interessados em qualquer assunto de história devem conhecer o canal do Henrique Caldeira. Ele é um historiador muito cuidadoso com a metodologia. Um excelente exemplo de como o historiador se relaciona com os objetos de pesquisa.
Mais uma excelente conversa, com um convidado nota 10!
Parabéns!
Ótima live! Seria interessante também convidar a professora Márcia Jamille, arqueóloga especialista em Antigo Egito, para desconstruir alguns mitos sobre a escravidão dos hebreus.
Bem lembrado.
to viciado nos dois canais ultimamente, levei um susto! essa live foi feita pra mim kkkkk
Sou Testemunha de Henrique assumida e convicta.
@@silvia_pimentel5890 kkkkkkkkkk somos!
Eu adoro esse tipo de aulas, sem religião. Faz muito mais sentido se a gente supor que a bíblia é o que é em vez de presupor que é inspirada por um deus
E "ser inspirada por Deus" tb não implica de precisão de letra por letra, pois como o Henrique disse, nos Manuscritos do Mar Morto havia versões diferentes do Gênesis, o que demonstra que na Antiguidade a precisão de palavra por palavra ou letra por letra não era importante pra aqueles que acreditavam na inspiração Divina dos escritos, mas a história, a idéia contada.
Difícil escolher as palavras. Vou assistir, assistir novamente e comentar de novo amanhã
Sinceramente… parabéns ao trabalho dos dois. Amo vcs de coração e aprendo muito com os dois e pra mim, são duas pessoas extremamente respeitosas e que tratam do assunto com um cuidado que poderia invejar o mais sincero dos “crentes” tal como eu rs. Hoje me coloco mais como agnóstico, simplesmente por querer acreditar em algo superior a nós sendo o cristianismo a mim o que mais faz sentido. Vocês dois são uma baita de uma referencia para mim e amei demais o bate papo entre vcs. Bora crescer e evoluir sempre ❤ parabéns pelo tfabalho Gontijo ❤
Tõ em nove minutos de LIVE e já estou amando! A bíblia não se contradiz com certeza é dito por alguém que nunca estudou profundamente a Bílblia! Até as cartas de Paulo se contradizem entre si. A história da conversão de Paulo, por exemplo, é contada na bíblia de 3 formas diferentes, que não condizem uma com a outra. É impossível as três histórias que Paulo conta de sua conversão sejam todas verdadeiras. Dito isso por uma seguidora apaixonada por Jesus que sou eu. Amo Jesus e seus ensinamentos e sigo profundamento o máximo que sou capaz, mas daí já achar que a bíblia está 100% correta é mesmo complicado.
@@silviaslumo ?
@@veronicasouza3843 ?
Excelente exposição com toda fundamentação histórica e contextualizada. Que compartilha da fé cristã, aceita as Escrituras sob a ótica da Encarnação do Verbo “que se fez carne”. É Palavra de Deus e palavra humana, com toda o seu realismo e contingências. São o testemunho dos que nos precederam na busca de Deus e no conhecimento de sua revelação. A fé não descarta a razão, mas a utiliza para melhor explicitá-la, para “dar as razões da (vossa) esperança” (Cf. 2Pd).
Excelente aula, é sempre muito proveitoso assistir o Estranha História 👁️
Muito boa a abordagem do professor. Obrigado por mais este vídeo, Daniel. Seu canal é muito dinâmico e esclarecedor.
Esse tipo de conhecimento discutido nessa live é muito importante para percebermos a importância de compreendermos a essência dos discursos e não exatamente cada palavra! Por isso eu procuro no meu humilde canal, que eu falo quando consigo gravar alguma coisa, a importância da essência universal!
Estranha História, o melhor canal de História do RUclips.
Q legal q vc conheceu e chamou o Henrique! Só faltava ele nessa turma 💯
O Dr. Henrique é excelente! Parabéns @DanielGontijo pelo convidado.
Alguns insistem em dizer que a história e achados arqueológicos provam a veracidade da bíblia. Porém esquecem que nada disso prova os eventos sobrenaturais lá descritos. A existência das muralhas de Jericó, por exemplo, não são provas de que foram derrubadas por gritos ou som de chifres de carneiros.
Exato! É igual achar um osso de um animal parecido com outro e com base nisso pressupor que este evoluiu daquele só pq se parecem.
@@maxjim1565convergência evolutiva, quando a duas espécies se parecem nos fósseis mas não fazem parte da mesma linha evolutiva, apenas o ambiente selecionou características parecidas que fez com que as espécies se tornassem semelhantes sem serem parentes. Porém não vejo sentido nesse exemplo com a analogia do comentário acima.
@@maxjim1565é uma boa suposição, principalmente qual a genética afirma a ancestralidade.
@@maxjim1565Comparação esdrúxula. Para a evolução há evidências, para as narrativas surrealísticas da bíblia não.
Existe uma palavra que se chama fé. Mas respeito todos comentários. Estamos juntos nessa aventura humana . Abraços a todos
Excelente conteúdo. Parabéns, Daniel e Henrique. 🎉🎉🎉
Convida o Oswaldo da tenda do necromante
Já chamou, tem vários vídeos do Daniel entrevistando o Oswaldo
Esse cara é horrendo, nivel Antonio Miranda, o Henrique é 100% melhor😂😂
Não sou muito fã do Gontijo, mas o Henrique eu assisto em qualquer lugar. Se ele for no redcast ou no flow, lá estarei eu prestigiando.
Comigo é o contrário. Só assisti essa live pelo Gontijo.
@1mimzinh Eu também.
Muito bom 😊.. gostei muito da maneira como abordou este tema bastante sensível de maneira informativa mas respeitosa..😊
Que delícia de bate papo , lamentável triste que o povo dito cristão não busca sair da bolha da ignorância intelectual , vivem apenas acreditando que tudo se resume em deus diabo 😮😮😮.
☕️🍰 Para Você ver; é falta de vontade de aprender.
Você conhece a NWO anticristã ? Pesquise sobre os 7 mandamentos para não judeus.
Passando para dizer que o Henrique é incrível.
A Bíblia é uma fonte abundante para o pensamento mágico. É compreensível que muita gente no mundo precise disso para enfrentar a dureza da vida, pois serve como um lenitivo que simplifica "em definitivo" muitas questões existenciais delas.
Uaaaaauuuu!!! Que crossover!!!
Daniel Gontijo, conversa com o Vilela para ele convidar o professor Osvaldo Luiz Ribeiro.
urgente, o pessoal da Tenda até ajuda a bancar as despesas com a viagem. Mas nada de debate, só ele como convidado, tanto no Vilela quanto no 3 Elementos
☕️🍰 Isso que eu venho dizendo para comunidade lá!
@@danbrianeseele disse que não debate.
Amo o conteúdo do Henrique. Ouço sempre como podcast
Bom dia, professor e comunidade.
se tem o canal Estranha História eu to dando play
Que imã. Esse canal!
Henrique, sempre lúcido e brilhante!
Aprendendo muito por aqui.
✔️
✍️✍️✍️
Que orgulho dá ver jovens doutores no Brasil!
Que conteúdo maravilhoso, obrigada professores
Vídeos como este ajudam a acordar vários fiéis, com fé, crentes em algo que não existe. Mas há a necessidade de ter uma certa sabedoria para digeri-lo (o vídeo) se não, entrará por um ouvido e sairá pelo outro, como tudo que o crente ignora. Mas pelo o menos a sementinha já foi plantada.
Se você que é crente e tem uma fé em tudo isso e está aqui é porque vc é um homem bule (homem de pouca fé) é pq há algo que o teu pastor fala que não tá batendo na tua cabeça. O teu pastor só quer o teu dinheiro e para atingir isso ele te impõe o medo de ser queimado no inferno o qual nem existe
O Henrique é o cara para falar esse tema! AMO!
Professor, já considerou colocar as aulas no spotify? Faz muita falta
Excelente live!!!! 👏 👏 👏 👏 👏
Grande Doutor Henrique!
Já assisti três vezes e ainda assisto aos cortes 😅
O conteúdo de vcs é mt booom ❤
- [ ] A verdade nem sempre é doce, mas conhecimento sobre história é fundamental, principalmente antes de qualquer outro estudo, pois ela nos faz compreender melhor como e pq certas coisas aconteceram.
- [ ] Boa leitura!
- [ ] Como todos sabem, a atual Bíblia foi um projeto de um imperador romano chamado Constantino, ele vinha enfrentando inúmeros problemas de ordem em seu governo, isso devido as várias dissidências religiosas da época e esse problema já se estendia por mais de 10 anos, foi aí que ele teve a brilhante ideia de usar a própria crença da população para assim os manipular e acabar de vez com o problema, então no ano de 313 ele deu início a esse projeto em conjunto com o que viria ser a igreja católica, tal projeto levou longos 13 anos para ser concluído, sendo finalizado no ano de 326, como podem ver, o concílio ocorreu no ano 325, apenas um ano antes do término da compilação da Bíblia, sendo assim, fica mais do que evidente que tudo já estava quase pronto quando o concílio ocorreu, foi apenas uma jogada política para manipular a população menos esclarecida daquela época, o intuito era o de os fazer acreditar que estavam decidindo o que iria compor a nova Bíblia, como podem ver, nada além de um teatro, nesses longos 13 anos eles selecionaram os trechos de textos que mais lhe convinham para manipular a população menos esclarecida e assim acabar com os conflitos, então a Bíblia tinha que ter de tudo, desde como se deve escravizar outros povos, até como manter sua mulher obediente e te servindo de empregada, já os textos que não eram de conveniência para o governo e nem para a igreja eram destruídos, pois era assim que acreditavam que deveria ser feito, o povo a partir dali só teria aquela fonte de informação e mais nada, isso era a fórmula perfeita para manipular a população que em sua maioria não possuía estudo algum, com isso muitas escrituras e manuscritos se perderam ou foram destruídos, alguns pergaminhos só escaparam do fogo pq foram escondidos em vasos de barro e colocados em cavernas ou então enterrados, dentre eles os de Maria Madalena, pois uma das coisas que eles queriam era silenciar as mulheres, logo não queriam que a população tivesse acesso a tais textos.
- [ ] Agora talvez venha a parte mais interessante da história, os pergaminhos que serviram de base para a atual Bíblia estavam em sua grande maioria aos pedaços, logo eles tiveram que preencher as lacunas destes textos com o que eles SUPUNHAM que TALVEZ ali tivesse escrito, fora que tais textos haviam sido escritos até após a morte de quem se dizia ser o autor, muitos não sabem, mas naquela época era comum as pessoas assinarem seus textos com o nome de uma pessoa famosa só para darem credibilidade ao texto, como por exemplo Lucas e Matheus, esses eram os mais utilizados, ou seja, mais de 60% dos textos de Lucas por exemplo são falsos, pois não foram escritos por ele próprio, mas entendam que isso era o de menos, pois o que importava para eles era manipular a população menos esclarecida com a nova Bíblia, há textos que foram escritas lá pelo segundo século por exemplo, sendo que Lucas nem estava mais vivo nessa época, como podem ver, por mais que a Bíblia traga bons textos para colocar as pessoas na linha, nem todos são verdadeiras, sem falar que todos foram selecionados com um único intuito, o de manipular a população menos esclarecida daquela época, sejamos realistas!!!
- [ ] Acho que fica claro o quão importante é estudarmos história antes de sair acreditando em tudo o que está na Bíblia, por isso que é muito importante ter sempre varias fontes para só então formarmos uma opinião, nunca e em hipótese alguma devemos nos basear em um único livro, em uma única fonte de informação, pois caso façam isso estarão justamente sendo manipulados por uma ideologia que foi utilizada para manipular uma população menos esclarecida de quase dois mil anos atrás.
- [ ] Para finalizar, a Bíblia passou por duas traduções primárias, posteriormente mais a tradução para as demais línguas, mas antes disso ela era copiada manualmente e, a cada cópia alguém fazia pequenas modificações, uma palavrinha aqui e outra ali, somem a isso anos de histórias sendo contadas de boca em boca e sofrendo mais alterações conforme o gosto de cada um, sendo assim, o que você lê na Bíblia não é um relato fiel do que realmente ocorreu ou foi dito, seus textos servem tão somente como base de conhecimento, mas não como uma verdade absoluta.
- [ ] Verdades nem sempre são boas de se ler ou ouvir, nem sempre são doces como o mel, mas verdades são verdades e precisam ser ditas, mesmo que doam.
- [ ] Sérgio Vargas.
Parabéns pelo conhecimento e pela paciência em escrever esse comentário ☺️
☕️🍰 Livros do Trebolle Barrera, Norman Gottwald ajudam muito.
👏👏👏👏👏
Constantino apenas deu liberdade de culto aos cristãos.
Pesquise sobre a NWO : Os 7 mandamentos para não judeus.
Incrível o trabalho do Henrique.
Dr. Estranho é muito bom. Parabens pelo papo.
Onde eu encontro informações sobre esses concílios que aconteceram no período pós morte de Jesus? Quais livros devo ler pra entender melhor a cronologia desses acontecimentos? Alguém poderia por favor me indicar?
Muito bom!!
Dr Henrique, tenho tido contato com o estudo de N. Keppe sobre a sua trilogia (unificação entre Ciência, Filosofia e Teologia), onde prega que uma verdade dita em um desses campos do conhecimento tem que ser comprovado nos outros dois, se assim não for, é uma premissa errônea.
O sr tem tido contato com esse trabalho? Se sim, qual seria sua opinião?
Sou pesquisador no campo e gostei muito de sua explanação, nessa live. Muito grato.
Muito bom. Positivo.
Muito bom
10:28 Mais e porque os escritos encontrados hoje batem exatamente com o que foi relatado na Biblia ?
45:00 cuidado que daqui 5.000 anos vai ter um psicólogo analisando o culto ao Daniel Gontijo heim! 😅😅😅
Sou cristão adventista gosto do canal , e confesso q cada dia creio mais na bíblia e em Cristo, bom ouvir outros visão , e estou vendo q para ser ateu tem q ter muito mais fé em crer evolucionismo do q criacionismo. Pq humanamente seria quase impossível escrever um livro falando da mesma pessoas por tanto século como foi a bíblia.
Antes de falar que é mais fácil acreditar em criacionismo do que evolução: me diga o que vc entende que é evolução. (que, aliás, nada tem a ver com o que foi debatido no vídeo, além de que evolução não é contraditória com existência de algum deus, a não ser esse da leitura literal da bíblia).
Interessante é que a conclusão de vocês sobre isso é sempre baseada em completa ignorância sobre o tema, usando as mesmas frases prontas de pastor. A evolução é um fato científico, não coloque no mesmo balaio que as lendas da era do bronze.
@@ziulazuos4728 Kkk sim, tirem a artilharia americana de Israel e vamos ver se tem deus pra proteger aquilo lá.
Se o homem veio do barro pq ainda existe barro?
Há uma encíclica de Pio XII explicando como devemos ler. Os textos íblicos são vários gêneros literários.
Que crossing over maravilhoso kkkk
Segundo informações que obtive, no sínodo de Jâmnia, após a queda de Jerusalém, os rabinos ali reunidos determinaram três critérios para a canonicidade da Bíblia hebraica ou TNK: terem sido escritos na Terra Santa, em língua santa (hebraico) e até Esdras, o escriba.
@DanielGontijo
Daniel, assisti o seu vídeo "O MILAGRE DO SOL" de 30/Abr/2022, sobre o milagre de Fátima.
Achei que é a análise mais completa desse caso, no entanto acho que nem tudo foi explicado pelo Carlos Orsi, pelo seguinte:
1) É difícil acreditar que três crianças puderam mentir persistentemente durante 6 meses, mesmo sofrendo ameaças, e frequentar disciplinadamente o local, todo dia 13 do mês, para fazer um teatro para manter a mentira.
2) É difícil acreditar que no sexto mês as crianças mentirosas foram sortemente agraciadas por um fenômeno metereológico raro que confirmou a estória contada, com o testemunho de dezenas de milhares de pessoas, inclusive a imprensa local.
3) É difícil acreditar que uma mentira de crianças repercutisse de tal forma que impactasse a Igreja e os papas, fazendo com que eles fizessem consagrações da Russia para salvar a humanidade da Guerra Fria.
4) É difícil acreditar que alguém soubesse que a Rússia se tornaria importante para a segurança do mundo antes do início da Guerra Fria.
Você acha que a explicação de ter sido mentira de crianças é razoável?
Acho que qualquer teoria, das mais estapafúrdias, TEM que servir pra um ateu que esteja querendo defender sua "fé"
Quando estiver em um beco sem saída procure os estudados
Eu coloco uma dinamite e abro caminho....
Para os não alienados não é o texto que determina a vida, mas a vida que determina o texto.
Nas missas antes do Concilio de Trento não se lia textos da Bíblia.
Depende de relacionamento da pessoa com a outra da moto da pessoa prestar atenção em querer desejar e reconhecer a verdade naquela pessoa Por que me lembro de falas da minha mãe fala do meu avô fala dos meus primos e eu tinha 12 anos ou até menos e muito mais crédito eles dariam as palavras porque naturalmente era difícil então eu tenho 57 eu lembro de muitas coisas que eu sei contar de quais salteado mas às vezes os meus outros primos hoje também contar a mesma história que eu conto diferente um pouco porque o tempo passa e é uma divergência eu consigo entender assim que no todo há uma incoerência a um acréscimo de palavras há um entendimento equivocado de alguns mas não deixa de você encontrar implícito explícito a essência do que é ser um cristão
Não leu o super chat do Scania?
45:25 é imprecionante como os o status de "historiador" faz o mesmo inventar alegações insustentáveis. Lucas é um registro escrito baseado em outros registros escritos ,como marcos e mateus , além de guerra dos judeus.
Não existe melhor tradução da de São Jeronimo.
Acho que em 1:40:55 mais ou menos, o Henrique quis dizer Judith e não Ester. Ester está no cânone protestante
grande Henrique
O q vc fala do Alcorão ou Corão?
Tanto faz ... ambas são certas
O médico quando quer ajudar ajuda quando não ama o que faz aí da gente
A tradição determinou os autores. No século primeiro não existia Direito autoral. Ninguém vivia de vender livros
parabéns pra todos os racionais!
O Evangelho de João foi escrito em Éfeso e foi o apóstolo que viveu mais de 90 anos, sobreviveu aos martírios. Há uma tradição que João é o discípulo amado.
No Concílio de Trento ratificou a Biblia de Euzebio como canonica.
Os Judeus nunca foram escravizados no Egito. A arqueologia nunca encontrou essa presença escrava.
Eu entendo que isso se trata de uma análise do ponto de vista histórico científico. Mas a questão que eu vejo e que muitos podem não entender, é que a Bíblia não se trata de textos científicos. Algumas partes são relatos históricos que dão um breve contexto sobre o principal, as profecias e os ensinamentos de Deus. Por isso não se encontra toda a história de um rei ou outro, apenas a parte que era necessária para a contextualização. A Palavra é objetiva, não é um conto para entreter o leitor. Eu sugiro que quem ainda não procurou aprender sobre a Bíblia do ponto de vista teológico, que é o que importa para qualquer cristão (católico ou protestante), que o faça e procure entender porquê ela é descrita como um "livro diferente" dos outros.
O evangelho de Tomé foi escrito na década de 50 ?
O que aconteceu com o Henrique nessa live? Estava com um semblante fechado. Já assisti a muitos vídeos no seu canal Estranha História e nunca o vi assim. Algum problema?
Acredito que seja porque o vídeo tem um caráter de aula e tenha cobrir uma quantidade de temas numa quantidade de tempo.
Ah sua fala aí sobre a credibilidade dos livros parecia ser bem depois dele ser escrito noiva linda a veracidade dele agente observa através dos livros escritos dos Profetas antigos eles profetizavam em cima do que a lei dizia ou seja eles Leiam a palavra da lei do velho testamento em cima do que estava escrito ele fazia uma profecia deles importante é saber se naquela época realmente havia visionário as coisas futuras e se hoje Quem interpreta é visionário das coisas futuras e consegue trazer para o dia de hoje a interpretação correta porque se não tivermos um entendimento entrar pela incredulidade nós não vamos acreditar nem que existimos da maneira que somos
Gosto mt do prof daniel e do canal, mas nessa live senti o Daniel interrompendo em momentos inoportunos (qd o Henrique estava formulando uma resposta, por exemplo) e tambem fazendo perguntas mais tendenciosas do que em outras lives. Acho que poderia ter sido mt mais proveitoso se ele deixasse o Henrique seguir sua própria linha de pensamento ou planejamento que com ctz ele fez pra vir pra essa live.
Conhecimento do mundo físico; da realidade.
Bom dia! Se não me engano, há um documento de um escritor ou político romano que fala sobre Jesus. Isso não é uma prova histórica da passagem de Jesus?
@@augustocesarsaraivapompeu786 Sim...é...mas do Jesus Histórico.
Não é prova ,tal documento é o de Tácito, que é uma clara interpolação de cristãos, tirada de outra obra de Tácito sobre os judeus. Não há qualquer registro de nenhum dos Jesus, nem o divino ,nem o tal histórico.
2 Jesus ?
Já dá trabalho saber de 1 dirá 2 😂
1:44:53 aula do Henrique. O Daniel quis porque quis enfiar uma discordância na formação do canon q nunca existiu
sensacional! seria legal uma aula com o professor Fábio Sabino o maior do pais
Ele disse que fará uma live com o Gontijo em breve
Boa noite...quem escreveu o PEDRO ...é MARCOS, porquê/ ? O Marcos é ' parente" do Pedruo. Preste atenção....o Pedro falou...e Marcos escreveu, como jornalista.
Os primeiros padres da Igreja nos seus escritos definiram os livros da biblia cristã. São 27 textos. Paulo nunca escreveu um livro. Paulo usava de secretarios para escrever suas cartas. A igrejas paulinas liam essas cartas nos cultos.
Convidem o Lucas Banzoli. Seria no mínimo justo!
Pelos olhos azuis do Professor Henrique, né Isabela?
A palavra “Deus” aparece no livro de Rute sim, basta ler Rute 1:16. O livro no qual essa palavra não aparece é Ester, acredito que houve uma confusão aí. De qualquer forma, gostei do vídeo, muito instrutivo!
Esse curso é muito perigoso, só tem "feras".
Daniel escolhendo os super chats é uma questão política? fica aí o questionamento.
A Igreja seguiu os evangelhistas que ao citar textos da septuagenta.
As primeiras sacralizaçao são feitas pela Patristica e os Concilios da Igreja.
Os primeiros padres da Igreja já discutia.
Vale lembrar que os ditos de Jesus eram repetidos nas reuniões cristãs. Portanto não foi difícil manter a tradição.
Lutero mentiu ao dizer que tudo é historicamente verdadeiro.
Os textos surgiram primeiro a ortodoxia depois. Entrou tb o acaso.