Metrô do Rio de Janeiro/RJ

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 окт 2024
  • INSCREVA-SE NO CANAL THE RAILWAY
    E não se esqueça de deixar o like e ativar o sininho para não perder nenhuma notificação!
    No vídeo, você poderá conferir uma série de registros do Metrô do Rio de Janeiro. Construído pelo estado a partir do final dos anos 70 por meio da Cia. Do Metropolitano do Rio de Janeiro e Operado atualmente pela concessionária "MetrôRio" (esta por sua vez controlada pela Invepar, concessão existente desde 1998), o sistema é composto por 03 linhas: a linha 1 (ligação entre Uruguai e General Osório), a linha 2 (ligação entre Pavuna e Botafogo) e a linha 4 (uma continuação da linha 1, interligação entre General Osório e Jardim Oceânico). Trata-se de uma rede de 57 Km de extensão e 41 estações, diariamente por cerca de 660 mil pessoas.
    O Metrô do Rio de Janeiro se diferencia de outras redes (São Paulo principalmente) pelas seguintes características: Circulação de trens compartilhada, Operações diferenciadas em contextos específicos e o regime de tráfego mútuo. No trecho entre as estações Central e Botafogo, os trens das linhas 1 e 2 circulam pela mesma via, cabendo ao passageiro se atentar ao destino final da composição por meio de sinalizações nas plataformas e pelos indicadores de destino laterais dos trens, localizados acima das portas.
    Outro aspecto é que a linha 2, proveniente da estação Pavuna, termina oficialmente na estação Botafogo. No entanto, eventualmente, os trens da linha 2 prestam serviço até General Osório, parando em plataformas exclusivas na referida estação (ou seja, não são as mesmas utilizadas pelos trens das linhas 1 e 4). Quando essa alteração na linha 2 ocorre, a concessionária informa previamente aos usuários.
    Já a linha 4, que interliga General Osório a Jd. Oceânico, é uma continuação da linha 1, ou seja, ocorre regime de tráfego mútuo: os trens da linha 1 circulam na linha 4 e vice-versa, tal qual ocorre com as linhas 7 e 10 de trens em São Paulo.
    Sobre a frota de trens, ela é composta pelas séries 1000 (fabricação mafersa, anos 70), 2000 (fabricação alstom, anos 80 e 90), 4000 e 5000 (trens chineses, fornecidos pela CRRC). Toda a frota pode circular em qualquer linha, no entanto, na linha 2 predominam os trens chineses enquanto que nas linhas 1 e 4, os trens fabricados pela mafersa.
    Ao assistir o vídeo, você poderá conferir movimentações de trens em algumas estações e imagens internas dos trens das séries 1000, 2000, 4000 e 5000. Consta, neste vídeo:
    Movimentação de trens na estação Irajá;
    Imagens da estação Pavuna;
    Registros internos dos trens chineses;
    Imagens da estação Cidade Nova;
    Imagens da plataforma da estação Central;
    Registros internos dos trens Mafersa;
    Movimentação de trens na estação Glória;
    As gravações ocorreram nos dias 30 e 31 de Março de 2024
    Obs: Nos dias da gravação deste vídeo, os trens da linha 2 estavam indo até General Osório.

Комментарии • 31

  • @JVPlays025
    @JVPlays025 6 месяцев назад +13

    Belo Vídeo Matheus, Em Breve eu Irei Conhecer a CMRJ Também, Gosto Bastante do Metrô do Rio Tem uns Trens Bem Legais😄

  • @Iktius
    @Iktius 6 месяцев назад +7

    Com o lote 29 da linha 2, a construção da linha 3 e a conclusão da linha da linha 4, nosso metrô melhoraria MUITO. Pena que bossos governantes não pensem assim 😢

  • @rafazaca1865
    @rafazaca1865 6 месяцев назад +6

    O MetrôRio depois dessa reorganização ocorrida para Copa/Olimpíadas é um sistema de uma única linha com diferentes loopings internos. Isso o deixou com intervalor grandes nas pontas e se trem quebra onde a linha é compartilhada acaba afetando todo o sistema. Não existe mais independência das linhas 1, 2 e 4.

  • @OrlandoMiranda-z3e
    @OrlandoMiranda-z3e 2 месяца назад +1

    Mui bom esse vídeo.

  • @Abnerbandanovotempoinscrito1mi
    @Abnerbandanovotempoinscrito1mi 6 месяцев назад +4

    Belo vídeo Matheus metrô do Rio de Janeiro top demais 1:45 bom

  • @mtw3401
    @mtw3401 5 месяцев назад +3

    Me dá agonia ver a linha deles com várias estações repetidas mas fora isso é bem bonito

  • @luisiqueira_
    @luisiqueira_ 6 месяцев назад +5

    É um bom sistema, mas para ser útil de fato para a população deveria ter no mínimo o dobro de extensão

  • @ASMAlessandro
    @ASMAlessandro 5 месяцев назад +2

    Olá Matheus, estive estes dias no Rio de Janeiro, fui gravar, mais para deixar de recordação pessoal mesmo e veio um guarda encher o saco!
    Eu falei que eu era turista e ele disse que mesmo turista precisa de autorização para gravar.
    Você teve algum problema do tipo ou precisou de autorização para gravar?

    • @therailway3707
      @therailway3707  4 месяца назад +1

      Poxa, que pena que vc passou por essa situação, sei bem o quão é chata tal abordagem. Quando fiz as gravações não tive problemas. Teve um momento que um segurança chegou a me abordar, mas não para impedir gravações de vídeo e sim para ficar um pouco mais distante do final da plataforma. Mas para gravar aonde passei não tive problemas.

    • @rodrigomartiveira7164
      @rodrigomartiveira7164 2 месяца назад

      Sempre tem uns mal amados chatos de galocha.

  • @LevititoSoares
    @LevititoSoares 4 месяца назад +3

    Eu sou carioca eu sou novo do seu canal 🤍🖤🤍🖤

  • @LATHSANBATHAO
    @LATHSANBATHAO 6 месяцев назад +3

    O Metrôrio É Considerado o Metrô Mais Caro do Brasil a Passagem dele custava 6,90 Agr dps do dia 12 de Abril ele passou a Custar 7,50 Agr eu Uso Brt pra ir pro meu Trabalho na Barra da Tijuca

  • @mafuyu1380
    @mafuyu1380 5 месяцев назад +3

    Se não fosse pelos incovenientes vendedores ambulantes vc podia gravar na supervia tmb,sou do rio e não é perigoso como falam(menos o ramal Belford roxo)

    • @therailway3707
      @therailway3707  5 месяцев назад +2

      Então, o que me desmotivou a gravar foi justamente essa questão! A chance de algum vendedor ambulante se incomodar com a gravação e reagir de maneira agressiva é bem alta. Claro q isso não é exclusivo do Rio, mas a possibilidade de ocorrer me faz ficar mais cuidadoso quanto a isso.
      Quando a questão da segurança, tbm não achei tão perigoso quanto dizem, mas claro que tbm é necessário tomar cuidado com o ramal que vc embarca por questões locais, como esse que vc citou. Andei no ramal deodoro e achei tranquilo até.

    • @mafuyu1380
      @mafuyu1380 5 месяцев назад +1

      @@therailway3707 na minha opinião o único ramal problemático mesmo é o Belford roxo,esse com certeza é o pior de todos principalmente quando passa pela favela do jacarezinho,nem mesmo o ramal Gramacho/Saracuruna é tão ruim e esses passam pela favela do manguinhos (mas a estação de trem é elevada). Ouvi dizer que as extensões vila inhomirim e Guapimirim também são problemáticas mas nem sei se é um ramal em si.
      Quando eu ando de trem geralmente pego o Japeri,lá as pessoas usam celular e fone de ouvido normalmente (e eu inclusive)

  • @paulowarhol9375
    @paulowarhol9375 6 месяцев назад +4

    Engraçado que os trens mais novos, fazem esse barulho horrível nas passageways, e os mais velhos parecem ser melhores, salvo o trecho que uma composição estava fazendo barulho de uma maria fumaça 😂. O MetrôRio precisa de um upgrade. Os headways também altos para um sistema metroviário😮

    • @luisiqueira_
      @luisiqueira_ 6 месяцев назад +3

      É que colocaram esse plástico na parede do gangway, aí fica raspando na borracha e faz esse barulho

  • @maurocme
    @maurocme 4 месяца назад

    O Jaé já está integrado ao Metrô e BRT? Alguém poderia me informar? Obrigado

    • @gab9898
      @gab9898 2 месяца назад

      Apenas brt, vlt e alguns onibus do município

  • @ltrin1969
    @ltrin1969 5 месяцев назад +1

    O equipamento é da Hyundai?

  • @JoaoScabim
    @JoaoScabim 6 месяцев назад +2

    Teve vídeo na Supervia também ou preferiu presar pela segurança? Kkkkkk

    • @therailway3707
      @therailway3707  6 месяцев назад +2

      Prezei pela segurança kkkk na supervia apenas andei, n fiz video

    • @JoaoScabim
      @JoaoScabim 6 месяцев назад +2

      @@therailway3707 não quer perder a câmera, tá certo kkkkk

    • @kwysr1877
      @kwysr1877 6 месяцев назад +2

      @@therailway3707 Mesmos as estação como Central do Brasil e Engenho de Dentro são inseguras na parte interna para fazer vídeo com câmera? Eu sou de SP.

    • @therailway3707
      @therailway3707  6 месяцев назад +3

      Bom, como eu passei rapidamente pela central do Brasil e não desembarquei em Engenho de dentro, não consigo falar com propriedade se tais locais são de fato tranquilos. Mas eu recomendaria o uso do celular e de forma discreta, pois há muitos vendedores ambulantes nos trens, estações e via que podem se incomodar com a câmera profissional.

    • @kwysr1877
      @kwysr1877 5 месяцев назад +2

      @@therailway3707 ​ É uma pena, sinto falta de imagens melhores da Supervia. Independente da qualidade do serviço, seria (e é) interessante ver como o sistema funciona.

  • @joseluciocorrea1866
    @joseluciocorrea1866 Месяц назад

    O metro do Rio estagnou - há anos não tem nenhuma obra de expansão! O estado do Rio está falido, não tem grana pra grandes obras, apesar da grana do petróleo! Enquanto isso, em SO tem 4 linhas do metro em obras!