Metrô do Rio de Janeiro - Vídeo 3

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 май 2024
  • INSCREVA-SE NO CANAL THE RAILWAY
    E não se esqueça de deixar o like e ativar o sininho para não perder nenhuma notificação!
    Sejam bem vindos ao terceiro vídeo do canal relacionado ao Metrô do Rio de Janeiro. Nele, vocês poderão conferir uma série de registros do sistema.
    Construído pelo estado a partir do final dos anos 70 por meio da Cia. Do Metropolitano do Rio de Janeiro e Operado atualmente pela concessionária "MetrôRio" (esta por sua vez controlada pela Invepar, concessão existente desde 1998), o sistema é composto por 03 linhas: a linha 1 (ligação entre Uruguai e General Osório), a linha 2 (ligação entre Pavuna e Botafogo) e a linha 4 (uma continuação da linha 1, interligação entre General Osório e Jardim Oceânico). Trata-se de uma rede de 57 Km de extensão e 41 estações, diariamente por cerca de 660 mil pessoas.
    O Metrô do Rio de Janeiro se diferencia de outras redes (São Paulo principalmente) pelas seguintes características: Circulação de trens compartilhada, Operações diferenciadas em contextos específicos e o regime de tráfego mútuo. No trecho entre as estações Central e Botafogo, os trens das linhas 1 e 2 circulam pela mesma via, cabendo ao passageiro se atentar ao destino final da composição por meio de sinalizações nas plataformas e pelos indicadores de destino laterais dos trens, localizados acima das portas.
    Outro aspecto é que a linha 2, proveniente da estação Pavuna, termina oficialmente na estação Botafogo. No entanto, eventualmente, os trens da linha 2 prestam serviço até General Osório, parando em plataformas exclusivas na referida estação (ou seja, não são as mesmas utilizadas pelos trens das linhas 1 e 4). Quando essa alteração na linha 2 ocorre, a concessionária informa previamente aos usuários.
    Já a linha 4, que interliga General Osório a Jd. Oceânico, é uma continuação da linha 1, ou seja, ocorre regime de tráfego mútuo: os trens da linha 1 circulam na linha 4 e vice-versa, tal qual ocorre com as linhas 7 e 10 de trens em São Paulo.
    Sobre a frota de trens, ela é composta pelas séries 1000 (fabricação mafersa, anos 70), 2000 (fabricação alstom, anos 80 e 90), 4000 e 5000 (trens chineses, fornecidos pela CRRC). Toda a frota pode circular em qualquer linha, no entanto, na linha 2 predominam os trens chineses enquanto que nas linhas 1 e 4, os trens fabricados pela mafersa.
    Ao assistir o vídeo, você poderá conferir movimentações de trens em algumas estações, além do trecho entre Coelho Neto e Vicente de Carvalho da Linha 2.
    As gravações ocorreram nos dias 30/03, 31/03 e 04/05 de 2024.
    Obs: No dia gravação deste vídeo, os trens da linha 2 estavam indo até General Osório.
  • КиноКино

Комментарии • 7

  • @JVPlaysOf
    @JVPlaysOf 2 месяца назад +7

    Belo Vídeo Matheus, Eu Vou Voltar em Breve a Gravar Pois Estou Doente Mas me Recuperando Bem em Casa! Um Abraço😁

  • @marciliomathias4525
    @marciliomathias4525 2 месяца назад +3

    Otimo video 👏

  • @Abnerbandanovotempoinscrito1mi
    @Abnerbandanovotempoinscrito1mi 2 месяца назад +4

    Boa tarde Matheus metrô do Rio de Janeiro 3:08

  • @paulowarhol9375
    @paulowarhol9375 2 месяца назад +2

    R$7.50 e a vista não ajuda, muito menos o headway e o barulho entre uma composição e outra...

  • @mtw3401
    @mtw3401 2 месяца назад +1

    O trem demora 20 minutos pra chegar na estação? Kkkkkk 💀

    • @dcbusologo2kkj
      @dcbusologo2kkj 2 месяца назад +2

      Final de semana, ainda mais a noite kk

    • @luizgustavosilva9061
      @luizgustavosilva9061 2 месяца назад +1

      O intervalo médio do metrô Rio é de 5 minutos, nos horários de pico cai para 4/3 minutos. Finais de semana o intervalo é maior.