Já acompanhava a versão inglesa e agora posso divulgar à mais pessoas o Kurzgesagt. Sei que deve dar trabalho traduzir animação e dublagem... E está impecável!
Tem uma coisa que o vídeo esqueceu de mencionar. Países desenvolvidos constroem/usam fábricas em países de terceiro mundo por causa da mão de obra barata e da pegada de carbono. Ou seja, grande parte da emissão de carbono gerada, por exemplo, na Índia, é culpa da Apple (hipoteticamente, porque não me lembro onde estão as indústrias que fabricam esas peças). Se a gente fosse apontar dedos, acabaríamos sempre em países como os Estados Unidos.
@@potter404 Compreendo que o paneta se auto polui, mas 90% das vezes, ele se regenera com o tempo. Claro que já teve seu cataclismas. Mas a maneira que o planeta se "cura", não está sendo o suficiente graças aos seres humanos. Por exemplo: A água junto a temperatura da terra faz a calcificação do carbono ou as bilhoẽs de árvores mantém uma biosfera em equilíbrio, no entanto, como continuar assim, se cortamos quase metade das florestas, poluimos a agua e criamos efeito estufas que causa desequilibro em todo o ecossistema. Nossa parcela de culpa é muito grande e fica pior quando se tem governos juntos a corporações criando mentiras, pagando cientistas para desmentir os fatos sobre o aquecimento global. Na minha opiniao, o Brasil faz parte deste palco e se destaca muito.
Sim! No fim das contas, acaba que a maioria das empresas não são nacionais, e as vezes pegam uma fama de ter baixa emissão de carbono por causa das sedes dos países mais desenvolvidos.
Na verdade. No fim das contas, o problema sempre volta ao indivíduo. Me fala, tu compraria esse seu celular se ele fosse o dobro do preço do que você pagou? Possivelmente, não. Mas aí você fala: era só esperar que o celular fique defasado e barato. Mas aí você não iria comprar ele, pois teria coisa com tecnologia melhores no mercado. E a pergunta se repete. Além de quanto mais caros forem as coisas mais inacessíveis seriam para pessoas mais pobres. Entrando em pauta também a questão social. Todo mundo quer resolver os problemas, mas não entendem que tudo tem um preço a ser pago( não somente financeiramente falando), só que quando esse preço chega ninguém quer pagar a conta. É o famoso ditado: todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer. O intuito do vídeo foi legal e educacional, mas a efetividade das soluções apresentadas é basicamente nula, pois a questão ambiental é uma teia de aranha gigantesca e que envolve também questões envolta dos desejos humanos. Como a cultura, a busca pela inovação, o consumo( e suas relações econômicas com o emprego), a renda familiar, crescimento populacional etc. Então é mais fácil apontar o dedo para o outro e falar: "você tem que resolver". Nós fazemos isso, a indústria faz isso, o governo faz isso. Até o próprio vídeo faz isso.
Olha, vou dar minha opinião aqui de algo que aconteceu comigo no ensino médio. Eu tinha um trabalho de geografia sobre sustentabilidade que eu me esforcei muito para fazer, fiquei dias pesquisando e aquilo se tornou meu hiperfoco. Li teses de professores da USP e eu acabei entrando em um mar de ansiedade, como se eu tivesse realmente, aos 14 anos, acordado pra vida e entendido o quão absurda é essa questão. E eu fui apresentar o seminário: resumo da opera, ninguém prestou atenção. Ficaram conversando, rindo, ninguém realmente se importava. E eu paguei o micão de ter ficado realmente puto, eu gritei e xinguei todo mundo, dizendo que aquele era o nosso futuro. Ninguém prestou atenção, até pq eu era bem impopular na época. O meu professor de geografia disse uma frase que eu nunca vou esquecer: "Você não pode mudar a cabeça de quem não se importa, e não vai ser em uma apresentação que você vai mudar o pensamento de alguém". Mas eu discordo, eu acho que a verdadeira mudança começa quando encontramos pessoas que querem fazer a mudança igual a mim e você, que está preocupado pelo futuro, e são essas pessoas que devem lutar para serem ouvidas, pq há muitos soberbos que são surdos.
concordo! Acho que tem coisas, como foi dito no vídeo, que não é só parar de "usar sacolas" que as coisas se resolveram! Mas lutar por nossos direitos e fazer pressão política pra que isso comece a ser pensado seriamente e que estudos pra criar novos instrumentos ou mesmo baratear esses que já existem pra preservar o planeta! Não adianta nada eu mudar aqui em casa e os políticos lá dando canetada em cima da população e permitindo que os caras invadam as poucas reservas florestais e dos indígenas, fazendo desmatamento pra inúmeras finalidades, poluindo os rios com agrotóxicos e com ação garimpeira! Não adianta absolutamente nada na verdade! É cutucando o fiofo de quem tá no poder é que conseguimos mudança e também educando as novas gerações pra mudar a mentalidade consumista, de ter mais cuidado com a natureza igual nossos povos originários aqui no Brasil, por exemplo, e que eles também lutem mais por isso no futuro. Se eu tiver 3 filhos, tenho que educar o máximo eles com esses valores citados acima, assim isso passará de geração em geração até que consigamos fazer algo antes do ecossistema ir para as cucuias. Sim é um trabalho de formiguinha e sozinho ninguém vai pra frente, mas se a gente vai se unindo com quem pensa igual e tomamos coragem de chutar o pau da barraca o negócio começa a mudar! Agora se continuamos nessa de cada um por si, nada muda infelizmente! Mas é importante sim não se calar! Sempre falar o que você aprendeu naquela pesquisa e se aprofundar mais! Um ou outro vai te ouvir, tenha certeza disso!
e tem mais: pretendo ser professora, embora já esteja até com dp na universidade, mas a verdade é que um ou outro aluno quando eu for dar aula irá me ouvir! Vai ter algum aluno do fundão que eu vou cativar em meio a vários! Assim como terá um ou outro aluno mais nerd que nem irá dar bola pras minhas aulas, as pessoas são singulares! Mas alguém sempre vai ouvir a gentes, aliás, isso serve inclusive pras coisas inúteis! A gente tirava tanto sarro dos terra plana, dos antivacinas, mas a verdade é que infelizmente alguém também se reconheceu e deu ouvidos a esses caras e eles tomaram a força que tomaram! Então se eles que falam bobagens e FakeNews como essas estão se dando "bem", porque a gente vai ficar calado? Poxa a ciência e o bom senso estão com a gente, não somos dono da razão e ninguém é, mas ficar calado com desânimo de ninguém ouvir é um tiro no pé! Temos que falar sim!
O foda é que isso só funciona se feito em massa. É tipo o dilema do vegano: "Se alguém come dois bifes, destrói o trabalho de um vegano" e assim sucessivamente. Eu mesmo já perdi a esperança nisso, e vamos ter que esperar a merda bater na bunda para então cientistas e países ricos virem com soluções artificiais para algo que poderia ser evitado. Sem falar que, atualmente, ativistas tem uma péssima imagem com o restante da sociedade, oq é triste e um exemplo claro sobre como radicalização de algumas pessoas destrói o trabalho de outras... Eu sinto muito flr isso e espero estar errado com a minha OPINIÃO, mas o ser humano será extinto mais rápido (pelo menos desse planeta) por culpa da própria ganância e irresponsabilidade, mas numa escala universal e como disse Budha para Shaka de Virgem em Cavaleiros do Zodíaco "Tudo morrerá. As pessoas morrer, os corpos se decompoem, as plantas murcham, as estrelas se apagarão, restando nada além do vazio sem vida, até que isso também acabe". O fim é inevitável, e agnt já acelerou o processo pra nossa raça. Isso se eu não ir mais fundo e entrar em temas tipo "A justiça de certo e errado é determinado por aqueles que vencem" e etc etc...
@@leticiadosanjos6798 Apesar de ser desesperançoso e achar que aceleramos nossa extinção, não posso não concordar com você. Mas o jeito que se faz isso é errado, eles só vão ligar quando o problema forem seus bolsos. O problema disso tudo é que estamos num ponto da história onde as pessoas não conseguem concordar nem que a grama é verde, de acordo com estudiosos o espaço de discordância é MUITO maior do que nas eras passadas, ninguém mais quer conversar ou entender o outro, sem falar na forma que ativistas extremos agem, prejudicando a imagem daqueles que lutam pelo certo. Você junta tudo isso, instabilidade econômica, discordância social, 40% do planeta indo de arrasta, políticos e grandes empresas cada vez mais gananciosos, uma geração fudida com depressão e ansiedade, horas de trabalho aumentando a cada dia sem falar que agora o trabalho invadiu a casa do cidadão com o Home Office, sim eu vejo o lado bom, mas agora é MUITO mais difícil estabelecer um limite de trabalho-lazer já que o seu trabalho está no mesmo local do seu lazer. Isso tudo vai acumulando, e no final, pelo menos na minha visão pouco mais realista (ou pessimista, vai de vc) o ser humano vai morrer pela sua própria arrogância e ganancia, se achando melhor que a natureza, animais, minérios, outras pessoas e até Deus (não, não tenho religião). Se caso os ricos consigam escapar do planeta e sla, colonizar marte, ainda sim não seria mt suficiente pra reestabelecer a espécie, sem falar em perigos desconhecidos e etc. até que só sobrem eles, a necessidade por dinheiro e a escassez de materiais. Apesar de tudo, não se preocupem, eles sabem mt bem oq estão fazendo ao planeta e não ligam, mas o karma deles virão, uma hora, ou outra.
Uma coisa que aprendi foi: use o que você já tem! É mais ecológico você usar ao máximo um produto do que gerar lixo e incentivar a produção de mais produto.
O foda é que isso só funciona se feito em massa. É tipo o dilema do vegano: "Se alguém come dois bifes, destrói o trabalho de um vegano" e assim sucessivamente
Uma das coisas que me deixam mais puto é essa coisa de por TODOS os problemas na conta do pobre. "Economize água, senão vai faltar". Oi? Economizar os 8% de água que vão para a população, sendo que a distribuição é desigual entre ricos e pobres? Ninguém fala de forma feroz do quanto de água o agronegócio e a indústria gastam e têm acesso (cerca de 90% dividido entres os dois e outras coisinhas mais). Tirei esses dados do correio brasiliense.
A verdade é que os países só vão realmente fazer alguma coisa quanto as mudanças climáticas quando no futuro começar a faltar recursos básicos, como água, comida, energia e provavelmente haverão guerras por conta disto.
Haverá uma crise de refugiados gigantesca também, facilmente a maior da história, de pessoas fugindo de países que não têm mais água, estão afundando no mar, fritando as pessoas, e/ou com solo incapaz de sustentar plantações de comida. E é bem fácil de acreditar que os governos dos países que ainda tiverem recursos irão fechar suas fronteiras para manter a população que já está lá viva. Sofrimento iminente para muitos, mas os ricos com certeza irão comprar terreno perto de fontes de água para eles ainda viverem confortáveis.
@@okapibibi acabou de descrever o Brasil, altas chances de ser a maior "potência" mundial de um lugar minimamente preservado, que vai ter ainda oportunidade de água, comida etc, enquanto em países q nem Japão vão ter perecido antes
vão deixar tudo pra última hora, certeza, daqui uns 30 anos as cidades litorâneas do nosso país provavelmente estarão quase inabitaveis por conta do oceano e o derretimento das calotas polares
@@potter404 Ou implementar um sistema de irrigação que consuma/desperdice menos água mas isso custaria dinheiro então é melhor empurrar a responsabilidade pro banho do Luba msm.
@@potter404 Não há pq eles não ligam. muito pouco é feito de maneira legal ou segue todas as normas. grande parte além de estragar água, poluem rios com agrotóxicos e degradam o solo.
@@GusTaJooJ_OFC tua dieta é soja e milho meu bom? maioria da produção agrícola é soja e milho pra exportação e criação de gado. o que a gente consome mesmo vem mais de produtores locais
meio ambiente nunca foi um um gatilho pra mim, claro q sempre me importei e tals mas nunca fiquei tão sensível sobre. A cada ano q se passa as coisas só pioram e vão continuar piorando, sinceramente eu n aguento mais, a gente precisa fazer algo tipo agora. tipo pra ontem. eu n aguento mais as mortes por chuva, as queimadas, eu n aguento mais nada disso, a gente so machuca a natureza e isso doi dms. a natureza n merece nada disso.
é questão de alguns anos até todas fontes de energia se tornarem nuclear (a mais eficiente e mais limpa) e todos carros se tornarem elétricos. isso não vai acontecer porque os bilionários ou o governo são bonzinhos, e sim porque vai ser uma necessidade natural, combustíveis fósseis vão se tornar insuficientes e vão se esgotar em no máximo 50 anos. A solução tá aí, mas a população geral tem medinho de energia nuclear por causa de incompetências cometidas por uma tecnologia de 50 anos atrás. Enfim, quem tem essa visão negativa sobre o futuro parece os malthusianos no século 18
@@mathero13 Pior que a questão da energia Nuclear nem é só sobre os acidentes que podem acontecer mas sim os resíduos que sobram após a utilização do urânio para a geração de energia. No Japão por exemplo, tem toneladas e mais toneladas de urânio já utilizado enterrado no solo do país, e pelo que eu me lembre eles estavam cogitando em jogar tudo isso no mar. Apenas imagine como a vida marinha de lá seria afetada, ainda mais com o país sendo totalmente dependente dele para se alimentar. No fim o que eu quero dizer é que basicamente nenhuma solução é plausível no momento e que de fato o mundo INTEIRO tem que acordar para essa situação começar a ir mudando aos poucos.
@@Muliru nós temos lugar suficiente pra armazenar lixo nuclear acima do solo, mas o Japão é um caso a parte. uma micro ilha com 393939 pessoas e cheio de placas tectônicas realmente não é muito bom pra construir usinas nucleares, e nem qualquer tipo de fonte de energia já que qualquer outra ocuparia muito espaço. agora, países como a Rússia, a China, a Índia, Estados Unidos... todos tem potencial pra mudar pra energia nuclear e isso ajudaria MUITO no combate às mudanças climáticas.
Amo esse canal. Acompanho a versão em inglês do kurzgesagt faz alguns anos, amo que criaram um canal em português. (~ ̄³ ̄)~ Sem querer menosprezar o trabalho excelente de dublagem. Mas uma das principais razões do meu amor pelo canal é o locutor da versão em inglês, voz muito agradável e que te hipnotiza durante o vídeo
Acredito q seja questão de tempo até que nos acostumemos com a voz em português e a própria dubladora pegue o jeito/estilo de narrar que nos habituamos no canal em inglês
8:39 concreto é basicamente cal queimado, então sim é bem complicado, principalmente parando pra pensar que ele de fato possa ser o melhor material pro que é utilizado, construções de concreto hidráulico são extremamente duradouras
Sobre reciclagem: pra uma embalagem ser reciclável, ela precisa estar limpa. No Brasil, como não há fomento para reciclagem, a limpeza fica a cargo de quem descarta. Não adianta jogar seu copo de papel de fast-food no lixo de papel, porque não tem como reciclar um papel empapado de refrigerante. Tem que lavar as garrafas, os potes, os pratos, os talheres. A vantagem do papel é que ele demora menos pra se decompor, mas o resto, pra ser reciclável, precisa estar limpo. Se onde você mora tem coleta seletiva, separe e limpe o seu lixo. Se não, tente dimuir seu lixo evitando os descartáveis de plástico e isopor, e predira comprar objetos de vidro ou metal do que plástico.
No mundo de hoje, reciclagem não é uma opção viável. Ou pelo menos, não deveria ser a primeira a ser escolhida. Justamente pq, como disseram, os copos de "papel" dos fast foods, não são inteiramente papel, tbm possuem plástico na composição e é impossível separar um material do outro. Absolutamente todas as coisas do nosso dia a dia possuem plástico, até mesmo o nosso sangue tem uma porcentagem de plástico pelo tanto desse material que a gente consome sem perceber. Então não, reciclagem não deve ser o foco. Simplesmente não adianta de nada, principalmente em um país em que as pessoas não sabem oq acontece com os resíduos gerados por elas.
Lembrar que a questão do plástico, ou uso de canudos como exemplo, vai além da emissão de produção desses materiais, tem a questão também do descarte errado de um produto que até hoje não sabemos quando se dissolve. O descarte acaba sendo individual e foram tantos anos desse descarte errado que estamos como estamos hoje. Então, pensando pelo lado de menos descarte descenessario, vale a pena sim não usar sacola ou canudo que se usa poucas vezes e joga fora.
Sim,só que a vida não pensa apenas só por um lado e os números não mentem.O plástico é usado justamente pq é mais barato e mais prático de ser feito enquanto essas sacolas especiais são muito mais difíceis de serem feitas e acabam degradando bem mais o ambiente.Entao o foco deveria ser em descobrir um material biodegradável mais barato e mais durável em condições normais.
20:30 A questão de produtos plásticos, como canudos, são exemplos que não se atem apenas as emissões da produção dos produtos, mas sobre a ingestão de plástico em animais, principalmente marinhos! 💧
Esse canal explicou os problemas que temos em relação às mudanças climáticas muito bem. Mas uma coisa que quero dizer é: o exemplo da sacola ecológica poderia ser efetivo SE a gente conscientizar MUITA gente. Aí sim, a gente poderia ajudar UM POUCO. Mas lembrando: isso seria bem menos efetivo. Os exemplos do vídeo e do Luba são muito mais importantes.
@@VictorDutra_7Tinha uns supermercados que alguns anos atrás lhe davam sacolas ecológicas por algumas moedinhas, após as famosas ecobags bombarem, começaram a aumentar o valor das sacolas ecológicas e ecobags. 😢
Mas é o que falaram no final do video: se muita gente tem ecobag, o mercado entende que sustentabilidade está em alta e começa a repensar os materiais e embalagens de outros produtos. É um efeito dominó e infelizmente a forma como a gente se comunica com o mercado é através do consumo.
o problema é muito mais profundo do que as pessoas falam. Não somos nós que devemos mudar de hábito, e sim as indústrias, mas com interesses políticos é bem complicado toda essa coisa. Não existe sustentabilidade isolada, é um conjunto, a famosa Tríplice, formada por Economia, Sociedade e Sustentabilidade e nada se move sozinho, ou seja, tem haver com política. (sim as leis ambientais do brasil são as mais completas e bem estabelecidas, porém a fiscalização sobre elas é muito frágil por conta dos interesses políticos que falei lá em cima.)
esse video me fez lembrar quando aconteceu a pandemia e todo mundo tava em casa, saia videos e noticias sobre o céu de alguns lugares mais azul, mais animais nas arvores de parques e tal. Unica coisa boa que veio de um caos kk
Me veio na mente a mesma coisa! Eu lembro que até o Rio Tietê estava mais limpo devido a baixa influência dos seres humanos no descarte do lixo e pela fuligem dos carros que transitavam proximo ao rio. Só se nota que a presença do ser humano com sua racionalidade é a maior desgraça pra o planeta.
Esse canal que o Luba reagiu tem um estilo super fofo. 👉🏽👈🏿 Eu não conhecia o canal, mas como gostei bastante do assunto, e claro do estilo, me inscrevi. Espero que tenha legenda pois sei zero inglês.:'³
Ter cisterna em casa ajuda pra caralho, da pra usar agua da chuva pra fazer coisa pra caralho. Oq antes fazia com água potável. tem uma empresa na minha cidade que faz isso e vendem pro brasil inteiro, casa da cisterna o nome.
Poisé só senti falta da parte que a forma como nosso sistema é ele todo é maléfico vivemos num mundo atualmente da grande indústria da grande massa de produtos, produzimos mais comida doq podemos consumir todos os anos toneladas de comida são estragadas, pra mim o problema não é consumir a carne ou qualquer alimento e sim esse modelo capitalista de super produção
Se viu o vídeo o Luba explicou e vc não entendeu cara? A merda só está assim, justamente por causa de Lobbys entre estado e oligarquias. Se fosse o livre mercado metade dessas industrias que emitem carbono já estariam extintas, pq o preço não compensaria, e a corrida por baterias melhores e alternativas elétricas já teriam amadurecido a muito tempo. Mas graças a subsídios dos estado invés de investimento em pesquisa que resultou nesse lobby entre oligarquias de energia e combustível.
Como gostaria que ele localizassem logo um vídeo deles chamado 'The Tail End' é um dos melhores do canal em inglês e seria muito bom que ele alcançasse um público ainda maior.
O vídeo é interessante mas eu gostaria de fazer algumas ressalvas: 1 - É interessante julgarmos o que se entende por "qualidade de vida" e "crescimento" quando comparamos países desenvolvidos (países da centralidade do capitalismo) e países em desenvolvimento (países da periferia do capitalismo). Digo isso por que há um evidente descompasso no que se refere às fontes de emissão nas duas situações. No vídeo, apesar da pontuação sobre o pouco impacto das mudanças individuais, fica contraditório a comparação entre países ricos e pobres por que essa divisão desconsidera as cisões internas de cada país, e essas cisões estão intrinsecamente ligadas a como o sistema capitalista funciona nesses países. Se ricos tendem a emitir mais gases do efeito estufa, seria de grande valia observarmos como que em países em desenvolvimento, há cisões internas na proporção que ricos e pobres emitem gases e causam impactos, e isso tem total relação com a noção de qualidade de vida, por que diz respeito a padrões de possibilidade de vida plena - se alimentar bem, por exemplo (estes muitas vezes desrespeitados e/ou ausentes para muitas pessoas) x modos de vida associados a acumulação de bens e riquezas, capital econômico-político e manutenção de padrões de extravagância/opulência para diferenciação de classe e status econômico - ter 10 carros de luxo na mansão de muitos metros quadrados (perdão pela ausência de senso de área kk). Nesse sentido, qualidade de vida plena não é a mesma coisa e isso repercute em como as impactos ambientais são distribuídos desigualmente entre as pessoas, em um mesmo país inclusive (o Luba fala do exemplo do Elon Musk, mas vale pra qualquer bilionário no mundo hoje); 2 - Ao meu ver, o debate sobre mudança climática não pode estar dissassociado de um olhar crítico ao sistema capitalista, e portanto, é preciso que se qualifique com responsabilidade o que é o sistema capitalista. Acho que o vídeo não só não dá conta de fazer isso, como também peca em esmiuçar as relações econômicas e políticas fundantes do capitalismo que, em última instância, formaram o panorama social que nos levou até aqui. Isso se conecta com a noção de qualidade de vida que eu falei lá em cima. Mesmo vivendo em sociedades globais altamente complexas, a concentração de riqueza e de bens mundialmente ainda é avassaladora. A proporção de alimentos produzidos no mundo, por exemplo, daria conta de alimentar toda a população humana mundial (produzimos alimentos para cerca de 10 bilhões de pessoas atualmente), mas ainda temos mais de 800 milhões de pessoas no mundo passando fome (segundo dados da FAO-ONU). Se não inserirmos essas problemáticas em um sistema econômico-político fundamentado no capital e no lucro, cuja centralidade está em produzir enquanto mercadoria, fica difícil compreendermos de que modo o que é produzido em termos econômicos (PIB e etc) não se reverte hoje em qualidade de vida real para a grande maioria da população, o que significa dizer que a crise climática precisa ser compreendida a partir da premissa que os impactos climáticos não são resultados puro e simples de uma evolução da humanidade comum a todas as pessoas (para os que vão falar "ah mas não dá pra resolver as coisas sem dinheiro", eu sugiro que você vá estudar antes o que é capital/lucro e não venha encher meu saco kk). Em escala macro, fica parecendo que todas as consequências deletérias da Modernidade capitalista se fazem pois estabelecemos um modo de vida mundialmente ampliado, cujo fim último é assegurar equidade de condições de vida para todas as pessoas. A questão é que não é bem assim, e apenas dividir países pobres x ricos não dá conta de compreender como que o capitalismo funciona em países variados (há cisões em países do centro capitalista, inclusive) e como uma variável central do capitalismo - o LUCRO - precisa ser tensionada quando pensamos o problema climático e suas possíveis soluções. Na minha prática enquanto cientista social (sociólogo/antropólogo) o que tenho feito é desassociar a noção de qualidade de vida real como sinônimo de vida em um sistema de limitadíssimas possibilidades, em que a realização de uma existência plena está contraditoriamente associada com modos de vida incompatíveis com a perenidade das condições da vida humana e não-humana na Terra.
O Kurzgesagt não mencionou o problema do capitalismo (que está de fato relacionado com o problema ambiental) por ser um canal com foco majoritário na ciência (da para perceber isso claramente pela quantidade de dados mostrados e como eles focam na parte tecnológica da coisa). Outra questão é que, embora o capitalismo seja de fato o problema, estamos afundados demais nisso para que alguma outra direção seja viável no momento, por isso as soluções dadas no final do vídeo referido são as quais podemos atingir sem mudanças drásticas e extremas na nossa sociedade e nos meios de vida da maioria das pessoas, afinal, se investimentos o bastante forem feitos nas áreas biosustentáveis, eventualmente essas tecnologias vão se tornar passíveis de implementação ao redor do mundo (embora vá demorar para que algo assim atinja o Brasil, de qualquer forma).
Atualmente tá acontecendo coisas que muitos se calaram. É só fazer uma pesquisa do que muitos abriram a boca em anos passados que rapidamente encontrarão.
É como eu, talvez muitos outros falaram, para podermos sair do nosso planeta, primeiro devemos cuidar do nosso, só assim a humanidade terá muito tempo para criar uma tecnologia para ir até lá. Pode ser também cuidar do nosso e nem pensar em ir para outro planeta.
Posso dizer que estou a muito tempo sem poder comprar carne de boi. O pessoal da pecuária tem este discurso de "movimento a economia do pais", mas os benefícios ficam so com eles, pois preferem vender para gringos por que pagam mais, e aproveitam para "ajustar" o preço para nós.
Luba, da maneira que as pessoas são, educação não irá levar a lugar algum sinceramente. Pois o povo que está no poder pega na sua educação e joga no lixo. Só fazendo o mundo literalmente parar, o povo simplesmente parar de fazer suas funções na sociedade, isso sim iria assustar de verdade os "comandantes do planeta".
Voto e educação são eficientes, mas são medidas a longo prazo. Na situação atual é importante tomarmos todas as medidas possíveis, então as medidas individuais tbm devem ser tomadas e incentivadas. Também é importante ressaltar que medidas como não usar canudinho, sacola e outros itens plásticos e de uso único não são importantes apenas pra diminuir o impacto no clima mas também no ambiente em geral (fauna, flora, cidades...). Embalagens reutilizáveis significam uma menor produção de novas embalagens, mas também uma menor produção de lixo e poluição da natureza. Em resumo, vc tem que tomar as medidas pequenas e grandes, vc tem que fazer o seu individual e lutar pelas mudanças coletivas, governamentais e industriais.
O maior problema da humanidade é a quantidade de pessoas no mundo, ou seja, se metade morresse, metade da demanda mundial de produtos diminuiria, o que daria mais espaço pra natureza prosperar
Não iria mudar não a demanda iria continuar produzindo quem sabe até mais comida pq atualmente a produção de comida não é para abastecer a população mas sim pra gerar lucro
Eu sempre penso que seria interessante se houvessem opções de refil nos mercados. Você simplesmente leva seu recipiente de casa e paga por ml, em um tanque com uma tecnologia que calcule o preço assim como as balanças dos mercados fazem com vegetais, carnes e pães. Isso, acompanhado de uma expansão das ferrovias, pra que os caminhões sejam usados de forma menos nacional e mais local, seria uma alternativa bacana. Não sei se faria alguma diferença significativa ou se seria economicamente viável, mas é uma sugestão que eu inventei na minha cabeça tem um tempo já.
5:07 carro eletrico n resolve nada no geral, ainda é feito em uma indústria que usa energia pra desgraça, o pneu é feito de borracha e a bateria vai ser igual toda bateria, um dia a vida util vai acabar e vai ter que ser trocada por outra. Agora me pergunto, onde vão jogar essa bateria que acabou a vida util?
Acho incrível o modo que o vídeo mostra o problema e a solução e em poucos segundos quebra a solução que acabou de demonstrar, mostrando o quão complexo é solucionar um problema de nível global (Ou só diminuir mesmo)
12:56 e so colocar 70% de desconto em produtos para fins ecologicos e os fornecedores, terem estoque dos produtos criados pela maquina de graca mas sem exagerar
Luba, pelo amor de Deus, não se esquece de jogar o patológic 2 para você reagir aquela obra-prima em forma de vídeo do Felipe Ramos, pelo amor de Deus nunca te pedi nada, não quero morrer sem ver esse vídeo. Pessoal, ajuda esse comentário chegar nele com muitos likes e up
A vdd é que o mundo não tem salvação. Tamo descendo ladeira abaixo numa xj6 sem freio gastando tudo que é combustível pra moto não parar e não tem como mais voltar
Na verdade tem, no canal original (canal em inglês) tem uma parte 2 desse vídeo, onde é apresentado algumas soluções que já estão sendo aplicadas e em várias escolas estão começando a reciclar lixo pra evitar o descarte incorreto :)
O mundo na verdade n ta nem ai, ja passou por varias mudanças climaticas, quem vai ser foder msm é nos humanos, pq no final se todo mundo morrer num futuro apocalipse o mundo vai continuar aqui existindo
É esse o pensamento que o video mostra, "aceitar" que ta tudo muito ruim e usar isso como desculpa pra continuar prejudicando o meio ambiente, não é porque tá uma bosta que não tem salvação.
12:36 - "jogar no colo dos grandes poluidores, que já atuam em margens apertadas de lucro" Resto do vídeo: Ain, pq grandes indústrias com muito dinheiro são as que mais poluem Os mais ricos são os que mais emitem gases (provavelmente os donos dessas grandes indústrias) ... A conta não fecha.
Eu queria que houvesse um Estudo sobre quanto de diferença faria em 10 anos se cada brasileiro fosse obrigado legalmente a plantar uma ou mais árvores em sua residência. 240 milhões de árvores a mais no mínimo, talvez fosse insignificante, mas seria interessante saber a estimativa de redução de emissões.
Esperar por uma consciência global é utópico. O que pode realmente fazer efeito na resolução do problema das mudanças climáticas é usarmos a tecnologia para retirar os gases de efeito estufa. Incrivelmente existe uma tecnologia que pode ajudar nisso e se chama plantas. Mas podemos criar outras que retirem o carbono da nossa atmosfera.
Claro que existe solução. Realmente, diminuir o uso e a reprodução... Não é mais (talvez nunca foi) a solução, mas ela está em nossas mãos. Qual? Apoiar governos que saibam balancear sustentabilidade e economia. Não é viável, nem possível, obrigar/requerer que os grandes bilionários e os países "desenvolvidos" paguem a instalação e manutenção de tecnologias que reduzem ou anulam os impactos causados no passado e no presente. Só que como ja podemos imaginar: Muito provavelmente vamos passar por muitas secas, tempestades, invernos extremos, pandemias, epidemias, perdas(populacional) em grandes escalas etc, pra talvez iniciarmos com projetos realmente eficazes.
Creio que o Brasil em comparação ao mundo é um dos países que mais preserva sua flora e menos emite gases poluentes na atmosfera. Em grande parte de reuniões em que os países se juntam para fechar aqueles acordos de preservação e redução de emissão de gases, o Brasil é o que entra e cumpre com seus acordos, em comparação à países com governantes hipócritas que dizem se preocupar com preservação da natureza, mas quando a coisa aperta são os primeiros a desmatar florestas ou retirar aldeias pra minerar carvão (Coff... Coff Alemanha, China, EUA Coff... Coff). Apesar do que o Luba falou do Brasil ser um país atrasado em relação a educação para preservação do natureza e dos possíveis métodos e práticas para redução de gases poluentes, creio que fazemos nossa parte com relação a isso. O triste e justamente essa parte, de vc fazer o que vc pode, mas estes países mais ricos e poderosos dizerem se preocupar com a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo serem totais hipócritas e continuarem poluindo pra lá, mas ao mesmo tempo ficar cobrando que o resto faça o que eles não fazem.
@@PVMAS07 Isso que deve ser ensinado que por consequência vai alterar leis de preservação de meio ambiente "educação política", ensinar o povo a saber seus direitos (pq a única coisa que o povo sabe são seus deveres de pagar em dia os impostos, além de pagar com as consequências de más decisões políticas), ensinar a cobrar de seus "representantes políticos", passar leis de "recall" pra caso o político só esteja fazendo besteira e descumpra suas promessas se possa fazer uma reeleição de meio de mandato pra substituir este que não agrada o que foi prometido ao povo.
@@ElmaMariaPinto69 Isso tudo já é ensinado, as pessoas já sabem sobre os problemas do meio ambiente, o problema é que há uma elite que faz propaganda oposta, provavelmente em prol de manter o mercado do petróleo e outras riquezas que foram monopolizadas. Basta olhar vídeos de influenciadores de direita, são literalmente negacionistas dos problemas ambientais e fazem de tudo para manipular a massa a pensar que esse assunto é "mimimi". Algo tem que ser feito pra prender essa gente nojenta por fake news, isso sim.
Na Europa e América do Norte, as florestas são replantadas, no Brasil, existem leis, mas não são respeitadas ou não são tão relevantes o suficiente impedir o desmatamento na Amazônia, e até pouco tempo, essas leis apenas geravam mais incentivos para o desmatamento, temos uma população ignorante que não sabem o conceito de "coletivo", apenas pensando em sí mesmos, se importam mais em eleger o pinóia que os representa do que avaliar suas propostas...
@@GlaceonGlaci você não entendeu o vídeo, não importa que na europa eles replantam as florestas dele, porque a área que seria usada para nossas florestas regenerar está sendo usada para alimentar a população dois países que deixaram de criar gado nos seus espaços para plantar árvores que muita das vezes não fazia parte da flora local, não interessa que os países europeus são menos poluentes porque as indústrias da china e da índia pertencem a eles
Essa questão de sustentabilidade é complexa pra carai, sempre tem um porém e nada é tão simples. O pior de tudo é que se a gente milagrosamente conseguisse viver da maneira mais sustentável possível ainda sim a natureza por si só poderia causar uma extinção em massa "como já fez mais de uma vez", inclusive existe uma discussão sobre o aquecimento global ser mais uma era (sim, tipo era do gelo) que a terra tá passando e a gente não pode fazer nada.
Na real Luba sobre o concreto gasta muita emissão devido a fabricação do pó do cimento, que vem diretamente da queima de várias matérias primas, é que geralmente a gente pensa no concreto que é basicamente a mistura do cimento com água areia e brita
Basicamente: 1, existem vários fatores que contribuem ao aquecimento global, não adianta tentar solucionar apenas um problema e continuar contribuindo de outras formas 2, todo mundo contribui para o problema de alguma forma, não adianta ficar apontando o dedo para os outros 3, você não é especial, não importa o quanto você tente, um pequeno número de pessoas não é capaz de fazer uma grande diferença, muito menos se essas pessoas escolheram tentar solucionar o problema de um modo que aparenta ser bom mas que na realidade seja inútil. O importante é saber o que funciona e que um número significante de pessoas consiga fazer
Eu acho que já é tarde demais. Vi algumas pesquisas que indicam que apenas diminuir o nosso impacto na natureza não é o suficiente porque estamos vivendo agora desastres naturais reflexo de todos os impactos que JÁ fizemos. Eu concordo com a conclusão final do vídeo, mas eu acho que precisamos pensar em estratégias de "cura" (por falta de uma palavra melhor) que sejam mais do que reduzir/prevenir, mas contra atacar nosso próprio impacto.
Sim, há que ter noção de dimensão. É ingénuo pensar que uma pessoa faz alguma diferença como é ingénuo pensar que políticos resolverão o problema. Mudanças rápidas geram backlash, mudanças lentas não chegam a tempo de pôr em cartazes de campanha eleitoral. Pela solução apresentada no vídeo, que poderia - sim - resolver o problema, todos teríamos de aceitar que TUDO iria ficar mais caro, haveria menos variedade de coisas, bem menos conforto; quem está mal ia ficar bem pior e quem está muito bem mal sentiria o esforço. O que o tempo permite, o animal humano não aguenta (pelo menos não em grande escala ou sequer de forma justa); o que o animal humano aguenta... Duvido que o tempo permita.
Em qualquer mundo sustentável imaginável, não existe carne como alimento. Produção de carne é o segundo setor que mais gera gás estufa (além de que é o setor com mais trabalho escravo no Brasil)!
Год назад
O engraçado é que na ideia do vídeo, é possível fazer tudo isso dentro da lógica do capital 😅😅😅😅😅
Eu faço parte do novo ensino medio, que na verdade foi revogado ou não, não sei mais a situação pq chegou uma bagunça, eu não sei se continua a mesma coisa ou se ainda é esse projeto de novo ensino médio, porém enquanto ru estou nesse novo ensino médio tive que estudar muito sobre meio ambiente, era tipo 5 matérias por semestre, e pela minha experiência so falam sobrw energias renováveis e somentw uma professora que ensinou de verdade sobre o tema mas ela teve que sair do planejamento do governo sobre q matéria, a verdade de que depois de 3 meses sem estudar muitos alunos parecem não se importar, e faltou explicação realmente de como resolver o problema. Esse video me ensinou mais do que estudar cada funcionamento de casa usina de energias renováveis
14:07 decrescer é inevitável, te gente demais do mundo, isso é bizarro. E com o aumento da população, a pobreza, desemprego, tudo simplesmente só fica maior, e os recursos mais exigentes. Tem quem ache a política do filho único um problema, genuinamente não acredito nisso;
"Você não pode fazer todo o bem que o mundo precisa, mas o mundo precisa de todo o bem que você pode fazer" Shelbizleee Para que sabe falar inglês aconselho o canal dela, que fala muito sobre coisas que podemos fazer, enquanto cidadãos, em relação às alterações climáticas
O bagulho de gente não querer painel solar ou usinas eólicas é que tem muitos efeitos ruins pra quem mora perto (depressão, aumento das temperaturas etc)
Luba muito obrigado por reagir ao nosso vídeo e ajudar a divulgar o nosso canal!
q fofo
Já acompanhava a versão inglesa e agora posso divulgar à mais pessoas o Kurzgesagt. Sei que deve dar trabalho traduzir animação e dublagem...
E está impecável!
Que amores
MARAVILHOSOSSSS
vcs sao fantasticos, perfeitos!!! é muito bom saber que esse tipo de conhecimento pode ser ensinado de forma fácil e GRÁTIS! MUITÍSSIMO OBG!!!
Tem uma coisa que o vídeo esqueceu de mencionar. Países desenvolvidos constroem/usam fábricas em países de terceiro mundo por causa da mão de obra barata e da pegada de carbono. Ou seja, grande parte da emissão de carbono gerada, por exemplo, na Índia, é culpa da Apple (hipoteticamente, porque não me lembro onde estão as indústrias que fabricam esas peças). Se a gente fosse apontar dedos, acabaríamos sempre em países como os Estados Unidos.
@@potter404 Compreendo que o paneta se auto polui, mas 90% das vezes, ele se regenera com o tempo. Claro que já teve seu cataclismas. Mas a maneira que o planeta se "cura", não está sendo o suficiente graças aos seres humanos. Por exemplo:
A água junto a temperatura da terra faz a calcificação do carbono ou as bilhoẽs de árvores mantém uma biosfera em equilíbrio, no entanto, como continuar assim, se cortamos quase metade das florestas, poluimos a agua e criamos efeito estufas que causa desequilibro em todo o ecossistema.
Nossa parcela de culpa é muito grande e fica pior quando se tem governos juntos a corporações criando mentiras, pagando cientistas para desmentir os fatos sobre o aquecimento global.
Na minha opiniao, o Brasil faz parte deste palco e se destaca muito.
Sim! No fim das contas, acaba que a maioria das empresas não são nacionais, e as vezes pegam uma fama de ter baixa emissão de carbono por causa das sedes dos países mais desenvolvidos.
Exatamente!!!!
Na verdade. No fim das contas, o problema sempre volta ao indivíduo. Me fala, tu compraria esse seu celular se ele fosse o dobro do preço do que você pagou? Possivelmente, não. Mas aí você fala: era só esperar que o celular fique defasado e barato. Mas aí você não iria comprar ele, pois teria coisa com tecnologia melhores no mercado. E a pergunta se repete. Além de quanto mais caros forem as coisas mais inacessíveis seriam para pessoas mais pobres. Entrando em pauta também a questão social.
Todo mundo quer resolver os problemas, mas não entendem que tudo tem um preço a ser pago( não somente financeiramente falando), só que quando esse preço chega ninguém quer pagar a conta. É o famoso ditado: todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer. O intuito do vídeo foi legal e educacional, mas a efetividade das soluções apresentadas é basicamente nula, pois a questão ambiental é uma teia de aranha gigantesca e que envolve também questões envolta dos desejos humanos. Como a cultura, a busca pela inovação, o consumo( e suas relações econômicas com o emprego), a renda familiar, crescimento populacional etc. Então é mais fácil apontar o dedo para o outro e falar: "você tem que resolver". Nós fazemos isso, a indústria faz isso, o governo faz isso. Até o próprio vídeo faz isso.
Faz sentido
Cara eu vi ao vivo, eu juro que não percebi que durou 30, é incrível quando um conteúdo é de EXTREMA qualidade
Eu a 5 segundos atrás: "Pera o vídeo tem meia hora? Caraca, o vídeo tem meia hora :0"
Olha, vou dar minha opinião aqui de algo que aconteceu comigo no ensino médio. Eu tinha um trabalho de geografia sobre sustentabilidade que eu me esforcei muito para fazer, fiquei dias pesquisando e aquilo se tornou meu hiperfoco. Li teses de professores da USP e eu acabei entrando em um mar de ansiedade, como se eu tivesse realmente, aos 14 anos, acordado pra vida e entendido o quão absurda é essa questão. E eu fui apresentar o seminário: resumo da opera, ninguém prestou atenção. Ficaram conversando, rindo, ninguém realmente se importava. E eu paguei o micão de ter ficado realmente puto, eu gritei e xinguei todo mundo, dizendo que aquele era o nosso futuro. Ninguém prestou atenção, até pq eu era bem impopular na época. O meu professor de geografia disse uma frase que eu nunca vou esquecer: "Você não pode mudar a cabeça de quem não se importa, e não vai ser em uma apresentação que você vai mudar o pensamento de alguém". Mas eu discordo, eu acho que a verdadeira mudança começa quando encontramos pessoas que querem fazer a mudança igual a mim e você, que está preocupado pelo futuro, e são essas pessoas que devem lutar para serem ouvidas, pq há muitos soberbos que são surdos.
concordo! Acho que tem coisas, como foi dito no vídeo, que não é só parar de "usar sacolas" que as coisas se resolveram! Mas lutar por nossos direitos e fazer pressão política pra que isso comece a ser pensado seriamente e que estudos pra criar novos instrumentos ou mesmo baratear esses que já existem pra preservar o planeta! Não adianta nada eu mudar aqui em casa e os políticos lá dando canetada em cima da população e permitindo que os caras invadam as poucas reservas florestais e dos indígenas, fazendo desmatamento pra inúmeras finalidades, poluindo os rios com agrotóxicos e com ação garimpeira! Não adianta absolutamente nada na verdade! É cutucando o fiofo de quem tá no poder é que conseguimos mudança e também educando as novas gerações pra mudar a mentalidade consumista, de ter mais cuidado com a natureza igual nossos povos originários aqui no Brasil, por exemplo, e que eles também lutem mais por isso no futuro. Se eu tiver 3 filhos, tenho que educar o máximo eles com esses valores citados acima, assim isso passará de geração em geração até que consigamos fazer algo antes do ecossistema ir para as cucuias. Sim é um trabalho de formiguinha e sozinho ninguém vai pra frente, mas se a gente vai se unindo com quem pensa igual e tomamos coragem de chutar o pau da barraca o negócio começa a mudar! Agora se continuamos nessa de cada um por si, nada muda infelizmente! Mas é importante sim não se calar! Sempre falar o que você aprendeu naquela pesquisa e se aprofundar mais! Um ou outro vai te ouvir, tenha certeza disso!
e tem mais: pretendo ser professora, embora já esteja até com dp na universidade, mas a verdade é que um ou outro aluno quando eu for dar aula irá me ouvir! Vai ter algum aluno do fundão que eu vou cativar em meio a vários! Assim como terá um ou outro aluno mais nerd que nem irá dar bola pras minhas aulas, as pessoas são singulares! Mas alguém sempre vai ouvir a gentes, aliás, isso serve inclusive pras coisas inúteis! A gente tirava tanto sarro dos terra plana, dos antivacinas, mas a verdade é que infelizmente alguém também se reconheceu e deu ouvidos a esses caras e eles tomaram a força que tomaram! Então se eles que falam bobagens e FakeNews como essas estão se dando "bem", porque a gente vai ficar calado? Poxa a ciência e o bom senso estão com a gente, não somos dono da razão e ninguém é, mas ficar calado com desânimo de ninguém ouvir é um tiro no pé! Temos que falar sim!
Desde pequeno eu tinha vontade de mudar o mundo (sempre me preocupei com a natureza)
O foda é que isso só funciona se feito em massa. É tipo o dilema do vegano: "Se alguém come dois bifes, destrói o trabalho de um vegano" e assim sucessivamente. Eu mesmo já perdi a esperança nisso, e vamos ter que esperar a merda bater na bunda para então cientistas e países ricos virem com soluções artificiais para algo que poderia ser evitado. Sem falar que, atualmente, ativistas tem uma péssima imagem com o restante da sociedade, oq é triste e um exemplo claro sobre como radicalização de algumas pessoas destrói o trabalho de outras...
Eu sinto muito flr isso e espero estar errado com a minha OPINIÃO, mas o ser humano será extinto mais rápido (pelo menos desse planeta) por culpa da própria ganância e irresponsabilidade, mas numa escala universal e como disse Budha para Shaka de Virgem em Cavaleiros do Zodíaco "Tudo morrerá. As pessoas morrer, os corpos se decompoem, as plantas murcham, as estrelas se apagarão, restando nada além do vazio sem vida, até que isso também acabe". O fim é inevitável, e agnt já acelerou o processo pra nossa raça.
Isso se eu não ir mais fundo e entrar em temas tipo "A justiça de certo e errado é determinado por aqueles que vencem" e etc etc...
@@leticiadosanjos6798 Apesar de ser desesperançoso e achar que aceleramos nossa extinção, não posso não concordar com você. Mas o jeito que se faz isso é errado, eles só vão ligar quando o problema forem seus bolsos. O problema disso tudo é que estamos num ponto da história onde as pessoas não conseguem concordar nem que a grama é verde, de acordo com estudiosos o espaço de discordância é MUITO maior do que nas eras passadas, ninguém mais quer conversar ou entender o outro, sem falar na forma que ativistas extremos agem, prejudicando a imagem daqueles que lutam pelo certo. Você junta tudo isso, instabilidade econômica, discordância social, 40% do planeta indo de arrasta, políticos e grandes empresas cada vez mais gananciosos, uma geração fudida com depressão e ansiedade, horas de trabalho aumentando a cada dia sem falar que agora o trabalho invadiu a casa do cidadão com o Home Office, sim eu vejo o lado bom, mas agora é MUITO mais difícil estabelecer um limite de trabalho-lazer já que o seu trabalho está no mesmo local do seu lazer. Isso tudo vai acumulando, e no final, pelo menos na minha visão pouco mais realista (ou pessimista, vai de vc) o ser humano vai morrer pela sua própria arrogância e ganancia, se achando melhor que a natureza, animais, minérios, outras pessoas e até Deus (não, não tenho religião). Se caso os ricos consigam escapar do planeta e sla, colonizar marte, ainda sim não seria mt suficiente pra reestabelecer a espécie, sem falar em perigos desconhecidos e etc. até que só sobrem eles, a necessidade por dinheiro e a escassez de materiais.
Apesar de tudo, não se preocupem, eles sabem mt bem oq estão fazendo ao planeta e não ligam, mas o karma deles virão, uma hora, ou outra.
Esse vídeo devia ser passado em todas as escola do mundo. ISSO é educação. Ou pelo menos a forma certa de criar o interesse em aprender mais, sabe?
ele meio que não explica o Aquecimento natural do planeta, simplismente o fator SOL não está no vídeo.
@@douglazp1teria de exibir mais vídeos junto explicando sobre.
Uma coisa que aprendi foi: use o que você já tem! É mais ecológico você usar ao máximo um produto do que gerar lixo e incentivar a produção de mais produto.
O foda é que isso só funciona se feito em massa. É tipo o dilema do vegano: "Se alguém come dois bifes, destrói o trabalho de um vegano" e assim sucessivamente
Uma das coisas que me deixam mais puto é essa coisa de por TODOS os problemas na conta do pobre. "Economize água, senão vai faltar". Oi? Economizar os 8% de água que vão para a população, sendo que a distribuição é desigual entre ricos e pobres? Ninguém fala de forma feroz do quanto de água o agronegócio e a indústria gastam e têm acesso (cerca de 90% dividido entres os dois e outras coisinhas mais). Tirei esses dados do correio brasiliense.
A verdade é que os países só vão realmente fazer alguma coisa quanto as mudanças climáticas quando no futuro começar a faltar recursos básicos, como água, comida, energia e provavelmente haverão guerras por conta disto.
Mas já estão faltando, só que falta em populações com que ninguém se importa.
@@anafilipa2823 eles só vão fazer algo quando isso afetar a barriga gorda deles
Haverá uma crise de refugiados gigantesca também, facilmente a maior da história, de pessoas fugindo de países que não têm mais água, estão afundando no mar, fritando as pessoas, e/ou com solo incapaz de sustentar plantações de comida. E é bem fácil de acreditar que os governos dos países que ainda tiverem recursos irão fechar suas fronteiras para manter a população que já está lá viva. Sofrimento iminente para muitos, mas os ricos com certeza irão comprar terreno perto de fontes de água para eles ainda viverem confortáveis.
@@okapibibi acabou de descrever o Brasil, altas chances de ser a maior "potência" mundial de um lugar minimamente preservado, que vai ter ainda oportunidade de água, comida etc, enquanto em países q nem Japão vão ter perecido antes
vão deixar tudo pra última hora, certeza, daqui uns 30 anos as cidades litorâneas do nosso país provavelmente estarão quase inabitaveis por conta do oceano e o derretimento das calotas polares
Luba desligando o chuveiro*
agronegócio: hmmmm hora de regar a comida do boi com milhares de litros de água
@@potter404 Ou implementar um sistema de irrigação que consuma/desperdice menos água mas isso custaria dinheiro então é melhor empurrar a responsabilidade pro banho do Luba msm.
@@potter404 Não há pq eles não ligam.
muito pouco é feito de maneira legal ou segue todas as normas. grande parte além de estragar água, poluem rios com agrotóxicos e degradam o solo.
Vc sabe que não é só a comida do boi
@@GusTaJooJ_OFC tua dieta é soja e milho meu bom? maioria da produção agrícola é soja e milho pra exportação e criação de gado. o que a gente consome mesmo vem mais de produtores locais
@@LolTank Exatamente, maioria, não toda. De qualquer forma, os produtores locais não regam as plantações com vento, então acaba quê dá na mesma...
Como diria nosso grande ícone comunista, Casimiro: "É impressionante a tensão que rico tem em salvar o planeta ganhando dinheiro."
Ícone comunista, WTF?
@@sonicarabe.8867 meme
@@sonicarabe.8867 emem
@vitor lv eliminem
@@kaique1881 menimile
meio ambiente nunca foi um um gatilho pra mim, claro q sempre me importei e tals mas nunca fiquei tão sensível sobre. A cada ano q se passa as coisas só pioram e vão continuar piorando, sinceramente eu n aguento mais, a gente precisa fazer algo tipo agora. tipo pra ontem. eu n aguento mais as mortes por chuva, as queimadas, eu n aguento mais nada disso, a gente so machuca a natureza e isso doi dms. a natureza n merece nada disso.
é questão de alguns anos até todas fontes de energia se tornarem nuclear (a mais eficiente e mais limpa) e todos carros se tornarem elétricos. isso não vai acontecer porque os bilionários ou o governo são bonzinhos, e sim porque vai ser uma necessidade natural, combustíveis fósseis vão se tornar insuficientes e vão se esgotar em no máximo 50 anos.
A solução tá aí, mas a população geral tem medinho de energia nuclear por causa de incompetências cometidas por uma tecnologia de 50 anos atrás.
Enfim, quem tem essa visão negativa sobre o futuro parece os malthusianos no século 18
@@mathero13 Pior que a questão da energia Nuclear nem é só sobre os acidentes que podem acontecer mas sim os resíduos que sobram após a utilização do urânio para a geração de energia. No Japão por exemplo, tem toneladas e mais toneladas de urânio já utilizado enterrado no solo do país, e pelo que eu me lembre eles estavam cogitando em jogar tudo isso no mar. Apenas imagine como a vida marinha de lá seria afetada, ainda mais com o país sendo totalmente dependente dele para se alimentar. No fim o que eu quero dizer é que basicamente nenhuma solução é plausível no momento e que de fato o mundo INTEIRO tem que acordar para essa situação começar a ir mudando aos poucos.
@@Muliru nós temos lugar suficiente pra armazenar lixo nuclear acima do solo, mas o Japão é um caso a parte. uma micro ilha com 393939 pessoas e cheio de placas tectônicas realmente não é muito bom pra construir usinas nucleares, e nem qualquer tipo de fonte de energia já que qualquer outra ocuparia muito espaço. agora, países como a Rússia, a China, a Índia, Estados Unidos... todos tem potencial pra mudar pra energia nuclear e isso ajudaria MUITO no combate às mudanças climáticas.
E tudo isso pra dps chegarmos na era glacial d novo hahaha tamo fodido
@@mateo3506 será q uma era glacial seria tão problemática assim na atualidade? Sou leigo nisso aí.
Amo esse canal. Acompanho a versão em inglês do kurzgesagt faz alguns anos, amo que criaram um canal em português.
(~ ̄³ ̄)~
Sem querer menosprezar o trabalho excelente de dublagem. Mas uma das principais razões do meu amor pelo canal é o locutor da versão em inglês, voz muito agradável e que te hipnotiza durante o vídeo
O luba reagindo aos vídeos deles pode ser ótimo para o crescimento do canal, que agora está com 12k de inscritos.
Sim, muito grato por terem feito canal em português, mas o inglês vai ser sempre meu favorito ksks ♡
A vor do narrador em ingles é magnifica
@@thaysonbeaufort2984 ?
Acredito q seja questão de tempo até que nos acostumemos com a voz em português e a própria dubladora pegue o jeito/estilo de narrar que nos habituamos no canal em inglês
8:39 concreto é basicamente cal queimado, então sim é bem complicado, principalmente parando pra pensar que ele de fato possa ser o melhor material pro que é utilizado, construções de concreto hidráulico são extremamente duradouras
E será cada vez mais necessária, pois com o crescimento populacional a verticalização da população será cada vez maior.
Sabe algo que eu aprendi recentemente? Existem blocos que ao invés de concreto, usam canabis
@@emmyromano638 sério que tu levou isso em consideração?
@@laudiceferreira2128 cara, esse pessoal cai em qualquer conto ambientalista
@@laudiceferreira2128Não por muito tempo, a crise democrática esta chagando até mesmo em países subdesenvolvidos como o Brasil
Sobre reciclagem: pra uma embalagem ser reciclável, ela precisa estar limpa. No Brasil, como não há fomento para reciclagem, a limpeza fica a cargo de quem descarta. Não adianta jogar seu copo de papel de fast-food no lixo de papel, porque não tem como reciclar um papel empapado de refrigerante. Tem que lavar as garrafas, os potes, os pratos, os talheres. A vantagem do papel é que ele demora menos pra se decompor, mas o resto, pra ser reciclável, precisa estar limpo.
Se onde você mora tem coleta seletiva, separe e limpe o seu lixo. Se não, tente dimuir seu lixo evitando os descartáveis de plástico e isopor, e predira comprar objetos de vidro ou metal do que plástico.
No mundo de hoje, reciclagem não é uma opção viável. Ou pelo menos, não deveria ser a primeira a ser escolhida. Justamente pq, como disseram, os copos de "papel" dos fast foods, não são inteiramente papel, tbm possuem plástico na composição e é impossível separar um material do outro. Absolutamente todas as coisas do nosso dia a dia possuem plástico, até mesmo o nosso sangue tem uma porcentagem de plástico pelo tanto desse material que a gente consome sem perceber. Então não, reciclagem não deve ser o foco. Simplesmente não adianta de nada, principalmente em um país em que as pessoas não sabem oq acontece com os resíduos gerados por elas.
Lembrar que a questão do plástico, ou uso de canudos como exemplo, vai além da emissão de produção desses materiais, tem a questão também do descarte errado de um produto que até hoje não sabemos quando se dissolve. O descarte acaba sendo individual e foram tantos anos desse descarte errado que estamos como estamos hoje. Então, pensando pelo lado de menos descarte descenessario, vale a pena sim não usar sacola ou canudo que se usa poucas vezes e joga fora.
Sim,só que a vida não pensa apenas só por um lado e os números não mentem.O plástico é usado justamente pq é mais barato e mais prático de ser feito enquanto essas sacolas especiais são muito mais difíceis de serem feitas e acabam degradando bem mais o ambiente.Entao o foco deveria ser em descobrir um material biodegradável mais barato e mais durável em condições normais.
a arte do vídeo, principalmente os pássaros me lembraram do duolingo.
Amei a frase do final : " Ou a gente muda grande ou a gente não muda nunca. "
20:30 A questão de produtos plásticos, como canudos, são exemplos que não se atem apenas as emissões da produção dos produtos, mas sobre a ingestão de plástico em animais, principalmente marinhos! 💧
Esse canal explicou os problemas que temos em relação às mudanças climáticas muito bem. Mas uma coisa que quero dizer é: o exemplo da sacola ecológica poderia ser efetivo SE a gente conscientizar MUITA gente. Aí sim, a gente poderia ajudar UM POUCO. Mas lembrando: isso seria bem menos efetivo. Os exemplos do vídeo e do Luba são muito mais importantes.
Uma sacola ecológica custa 40 reais, sacola de plástico gratuita, no dia que sacolas ecológicas forem distribuídas gratuitamente as coisas mudam.
@@VictorDutra_7Tinha uns supermercados que alguns anos atrás lhe davam sacolas ecológicas por algumas moedinhas, após as famosas ecobags bombarem, começaram a aumentar o valor das sacolas ecológicas e ecobags. 😢
Mas é o que falaram no final do video: se muita gente tem ecobag, o mercado entende que sustentabilidade está em alta e começa a repensar os materiais e embalagens de outros produtos. É um efeito dominó e infelizmente a forma como a gente se comunica com o mercado é através do consumo.
o problema é muito mais profundo do que as pessoas falam. Não somos nós que devemos mudar de hábito, e sim as indústrias, mas com interesses políticos é bem complicado toda essa coisa. Não existe sustentabilidade isolada, é um conjunto, a famosa Tríplice, formada por Economia, Sociedade e Sustentabilidade e nada se move sozinho, ou seja, tem haver com política. (sim as leis ambientais do brasil são as mais completas e bem estabelecidas, porém a fiscalização sobre elas é muito frágil por conta dos interesses políticos que falei lá em cima.)
Ou seja, se não houver apoio e cooperação do governo, então é aceitar o triste futuro da Terra...
Na verdade temos que mudar nosso sistema, a real é que capitalismo nunca deu certo e nunca dará certo e precisamos mudar isso
esse video me fez lembrar quando aconteceu a pandemia e todo mundo tava em casa, saia videos e noticias sobre o céu de alguns lugares mais azul, mais animais nas arvores de parques e tal. Unica coisa boa que veio de um caos kk
Me veio na mente a mesma coisa! Eu lembro que até o Rio Tietê estava mais limpo devido a baixa influência dos seres humanos no descarte do lixo e pela fuligem dos carros que transitavam proximo ao rio. Só se nota que a presença do ser humano com sua racionalidade é a maior desgraça pra o planeta.
@@oRursu pra Paulista jovem ver o Tietê mais limpo é sinal de apocalipse, nunca íamos imaginar que ia ficar assim kkkkkkkk que doidoo
@@carolinetrindade8871 akdhkaksks pseee, sinal gravíssimo do fim dos tempos
Esse canal que o Luba reagiu tem um estilo super fofo. 👉🏽👈🏿
Eu não conhecia o canal, mas como gostei bastante do assunto, e claro do estilo, me inscrevi. Espero que tenha legenda pois sei zero inglês.:'³
mano, localizaram pra cá, q alegria! Sempre tinha q esperar um tempão pra ter legendas em pt br, assisti quase todos os videos já
Referência que ajuda a entender mais o tema, e pode cooperar mais com a luta: Manifesto comunista, Karl marx
A real solução. Impossivel ter sustentabilidade em um meio de produçao que depende de exploração e lucro.
Vamos economizar mais agua pra industria agricola desperdiçar e poluir mais!!! 🥰
Obrigado por reagir a esse vídeo e ajudar a divulgar o Kurzgesagt em português! Espero que eles consigam 100k logo
"Sera a a que eu sou ruim? Eu só quero oque é bom pra mim"
- o vilão de o lorax e eu
Ter cisterna em casa ajuda pra caralho, da pra usar agua da chuva pra fazer coisa pra caralho. Oq antes fazia com água potável. tem uma empresa na minha cidade que faz isso e vendem pro brasil inteiro, casa da cisterna o nome.
grandes corporações como grandes canalhas que são
culpam o cidadão comum, os culpados são eles
Mano de vdd, não consigo entender como as pessoas não enxergam a sujeira do capitalismo por trás de tudo isso
É falta de conhecimento, será? Também penso sobre isso.
Poisé só senti falta da parte que a forma como nosso sistema é ele todo é maléfico vivemos num mundo atualmente da grande indústria da grande massa de produtos, produzimos mais comida doq podemos consumir todos os anos toneladas de comida são estragadas, pra mim o problema não é consumir a carne ou qualquer alimento e sim esse modelo capitalista de super produção
Se viu o vídeo o Luba explicou e vc não entendeu cara?
A merda só está assim, justamente por causa de Lobbys entre estado e oligarquias.
Se fosse o livre mercado metade dessas industrias que emitem carbono já estariam extintas, pq o preço não compensaria, e a corrida por baterias melhores e alternativas elétricas já teriam amadurecido a muito tempo. Mas graças a subsídios dos estado invés de investimento em pesquisa que resultou nesse lobby entre oligarquias de energia e combustível.
Talvez porque o problema não seja o capitalismo ?! ...
21:02 primeiro acabe com o que realmente importa e depois impeça que mais tartarugas morram de canudo
todo mundo pode ficar um pouquinho infeliz com as mudanças, ou todos morrerem com os efeitos da mudança climática 🤷🏻♀️
Tem um vídeo no canal americano explicando que tem como se salvar e que tem boas notícias sobre esse assunto
Como gostaria que ele localizassem logo um vídeo deles chamado 'The Tail End' é um dos melhores do canal em inglês e seria muito bom que ele alcançasse um público ainda maior.
O vídeo é interessante mas eu gostaria de fazer algumas ressalvas:
1 - É interessante julgarmos o que se entende por "qualidade de vida" e "crescimento" quando comparamos países desenvolvidos (países da centralidade do capitalismo) e países em desenvolvimento (países da periferia do capitalismo). Digo isso por que há um evidente descompasso no que se refere às fontes de emissão nas duas situações. No vídeo, apesar da pontuação sobre o pouco impacto das mudanças individuais, fica contraditório a comparação entre países ricos e pobres por que essa divisão desconsidera as cisões internas de cada país, e essas cisões estão intrinsecamente ligadas a como o sistema capitalista funciona nesses países. Se ricos tendem a emitir mais gases do efeito estufa, seria de grande valia observarmos como que em países em desenvolvimento, há cisões internas na proporção que ricos e pobres emitem gases e causam impactos, e isso tem total relação com a noção de qualidade de vida, por que diz respeito a padrões de possibilidade de vida plena - se alimentar bem, por exemplo (estes muitas vezes desrespeitados e/ou ausentes para muitas pessoas) x modos de vida associados a acumulação de bens e riquezas, capital econômico-político e manutenção de padrões de extravagância/opulência para diferenciação de classe e status econômico - ter 10 carros de luxo na mansão de muitos metros quadrados (perdão pela ausência de senso de área kk). Nesse sentido, qualidade de vida plena não é a mesma coisa e isso repercute em como as impactos ambientais são distribuídos desigualmente entre as pessoas, em um mesmo país inclusive (o Luba fala do exemplo do Elon Musk, mas vale pra qualquer bilionário no mundo hoje);
2 - Ao meu ver, o debate sobre mudança climática não pode estar dissassociado de um olhar crítico ao sistema capitalista, e portanto, é preciso que se qualifique com responsabilidade o que é o sistema capitalista. Acho que o vídeo não só não dá conta de fazer isso, como também peca em esmiuçar as relações econômicas e políticas fundantes do capitalismo que, em última instância, formaram o panorama social que nos levou até aqui. Isso se conecta com a noção de qualidade de vida que eu falei lá em cima. Mesmo vivendo em sociedades globais altamente complexas, a concentração de riqueza e de bens mundialmente ainda é avassaladora. A proporção de alimentos produzidos no mundo, por exemplo, daria conta de alimentar toda a população humana mundial (produzimos alimentos para cerca de 10 bilhões de pessoas atualmente), mas ainda temos mais de 800 milhões de pessoas no mundo passando fome (segundo dados da FAO-ONU). Se não inserirmos essas problemáticas em um sistema econômico-político fundamentado no capital e no lucro, cuja centralidade está em produzir enquanto mercadoria, fica difícil compreendermos de que modo o que é produzido em termos econômicos (PIB e etc) não se reverte hoje em qualidade de vida real para a grande maioria da população, o que significa dizer que a crise climática precisa ser compreendida a partir da premissa que os impactos climáticos não são resultados puro e simples de uma evolução da humanidade comum a todas as pessoas (para os que vão falar "ah mas não dá pra resolver as coisas sem dinheiro", eu sugiro que você vá estudar antes o que é capital/lucro e não venha encher meu saco kk).
Em escala macro, fica parecendo que todas as consequências deletérias da Modernidade capitalista se fazem pois estabelecemos um modo de vida mundialmente ampliado, cujo fim último é assegurar equidade de condições de vida para todas as pessoas. A questão é que não é bem assim, e apenas dividir países pobres x ricos não dá conta de compreender como que o capitalismo funciona em países variados (há cisões em países do centro capitalista, inclusive) e como uma variável central do capitalismo - o LUCRO - precisa ser tensionada quando pensamos o problema climático e suas possíveis soluções.
Na minha prática enquanto cientista social (sociólogo/antropólogo) o que tenho feito é desassociar a noção de qualidade de vida real como sinônimo de vida em um sistema de limitadíssimas possibilidades, em que a realização de uma existência plena está contraditoriamente associada com modos de vida incompatíveis com a perenidade das condições da vida humana e não-humana na Terra.
Mucho texto
@@abacatezika Ignorância é uma benção.
O Kurzgesagt não mencionou o problema do capitalismo (que está de fato relacionado com o problema ambiental) por ser um canal com foco majoritário na ciência (da para perceber isso claramente pela quantidade de dados mostrados e como eles focam na parte tecnológica da coisa).
Outra questão é que, embora o capitalismo seja de fato o problema, estamos afundados demais nisso para que alguma outra direção seja viável no momento, por isso as soluções dadas no final do vídeo referido são as quais podemos atingir sem mudanças drásticas e extremas na nossa sociedade e nos meios de vida da maioria das pessoas, afinal, se investimentos o bastante forem feitos nas áreas biosustentáveis, eventualmente essas tecnologias vão se tornar passíveis de implementação ao redor do mundo (embora vá demorar para que algo assim atinja o Brasil, de qualquer forma).
Mucho texto
tcc online
É como diz o ditado: "Se você já cavou sua cova, não se acovarde e pule nela!"
Nunca vi esse ditado na minha vida
Eles tinham que fazer uma versão em português sobre a "Matéria Estranha". Simplesmente aterrorizante SHAHSHHAS
eeeee vou ver
12:29 a melhor aproximação que temos ao ancestral Tetrapoda que saiu do mar é o Tiktaalik
Atualmente tá acontecendo coisas que muitos se calaram. É só fazer uma pesquisa do que muitos abriram a boca em anos passados que rapidamente encontrarão.
É como eu, talvez muitos outros falaram, para podermos sair do nosso planeta, primeiro devemos cuidar do nosso, só assim a humanidade terá muito tempo para criar uma tecnologia para ir até lá. Pode ser também cuidar do nosso e nem pensar em ir para outro planeta.
Posso dizer que estou a muito tempo sem poder comprar carne de boi.
O pessoal da pecuária tem este discurso de "movimento a economia do pais", mas os benefícios ficam so com eles, pois preferem vender para gringos por que pagam mais, e aproveitam para "ajustar" o preço para nós.
Amei que o kurgesat tenha feito isso meu canal preferido de ciência a anos. Compartilhem o vídeo.
Luba, da maneira que as pessoas são, educação não irá levar a lugar algum sinceramente.
Pois o povo que está no poder pega na sua educação e joga no lixo. Só fazendo o mundo literalmente parar, o povo simplesmente parar de fazer suas funções na sociedade, isso sim iria assustar de verdade os "comandantes do planeta".
Voto e educação são eficientes, mas são medidas a longo prazo. Na situação atual é importante tomarmos todas as medidas possíveis, então as medidas individuais tbm devem ser tomadas e incentivadas. Também é importante ressaltar que medidas como não usar canudinho, sacola e outros itens plásticos e de uso único não são importantes apenas pra diminuir o impacto no clima mas também no ambiente em geral (fauna, flora, cidades...). Embalagens reutilizáveis significam uma menor produção de novas embalagens, mas também uma menor produção de lixo e poluição da natureza.
Em resumo, vc tem que tomar as medidas pequenas e grandes, vc tem que fazer o seu individual e lutar pelas mudanças coletivas, governamentais e industriais.
Assiste o documentário “Dominion”. Tem no RUclips legendado e também dublado.
O maior problema da humanidade é a quantidade de pessoas no mundo, ou seja, se metade morresse, metade da demanda mundial de produtos diminuiria, o que daria mais espaço pra natureza prosperar
Não é bem assim tbm, o atila tem um vídeo no canal nerdologia comentando sobre isso por causa do Thanos que matou metade do universo, da uma olhada lá
Não iria mudar não a demanda iria continuar produzindo quem sabe até mais comida pq atualmente a produção de comida não é para abastecer a população mas sim pra gerar lucro
23:34 o buraco é muito mais fundo, tanto que o próprio inferno sente inveja.
Existe uma resposta pra esse vídeo no canal deles que foi postado a um mês atrás com o título de "Nós vamos RESOLVER as mudanças climáticas!".
Eu sempre penso que seria interessante se houvessem opções de refil nos mercados. Você simplesmente leva seu recipiente de casa e paga por ml, em um tanque com uma tecnologia que calcule o preço assim como as balanças dos mercados fazem com vegetais, carnes e pães. Isso, acompanhado de uma expansão das ferrovias, pra que os caminhões sejam usados de forma menos nacional e mais local, seria uma alternativa bacana. Não sei se faria alguma diferença significativa ou se seria economicamente viável, mas é uma sugestão que eu inventei na minha cabeça tem um tempo já.
Isso tem em umas lojas veganas de São Paulo, mas eu só sei disso porque passou na tv uma vez. É uma pena que não é algo popular.
14:07 QUEM NASCEU! NASCEU, QUEM NÃO NASCEU NÃO NASCERÁ!!
Eu sempre vejo os vídeos desse canal em inglês pra treinar
esse canal é mto bom, recomendo ver ele muito
21:32 Singapura seria um exemplo
5:07 carro eletrico n resolve nada no geral, ainda é feito em uma indústria que usa energia pra desgraça, o pneu é feito de borracha e a bateria vai ser igual toda bateria, um dia a vida util vai acabar e vai ter que ser trocada por outra. Agora me pergunto, onde vão jogar essa bateria que acabou a vida util?
12:03 isso deveria diminuir o preço MUITO MAIS, é literalmente pelo bem do PLANETA
resumo: o mundo só voltaria a voltar a ser como era se todos nós morressemos 👏👏
Acho incrível o modo que o vídeo mostra o problema e a solução e em poucos segundos quebra a solução que acabou de demonstrar, mostrando o quão complexo é solucionar um problema de nível global (Ou só diminuir mesmo)
Esse vídeo fez meu dia, sempre quis que o luba visse esse video do kurzgesagt
12:56 e so colocar 70% de desconto em produtos para fins ecologicos e os fornecedores, terem estoque dos produtos criados pela maquina de graca mas sem exagerar
Luba, pelo amor de Deus, não se esquece de jogar o patológic 2 para você reagir aquela obra-prima em forma de vídeo do Felipe Ramos, pelo amor de Deus nunca te pedi nada, não quero morrer sem ver esse vídeo.
Pessoal, ajuda esse comentário chegar nele com muitos likes e up
Luba ta falando q ta desanimado com jogos, acho dificil sair algo do pathologic tão cedo
Ja comentei tantas vezes pra ele assistir aquela maravilha de vídeo. Mas n perca a fé!
A vdd é que o mundo não tem salvação. Tamo descendo ladeira abaixo numa xj6 sem freio gastando tudo que é combustível pra moto não parar e não tem como mais voltar
Na verdade tem, no canal original (canal em inglês) tem uma parte 2 desse vídeo, onde é apresentado algumas soluções que já estão sendo aplicadas e em várias escolas estão começando a reciclar lixo pra evitar o descarte incorreto :)
O mundo na verdade n ta nem ai, ja passou por varias mudanças climaticas, quem vai ser foder msm é nos humanos, pq no final se todo mundo morrer num futuro apocalipse o mundo vai continuar aqui existindo
É esse o pensamento que o video mostra, "aceitar" que ta tudo muito ruim e usar isso como desculpa pra continuar prejudicando o meio ambiente, não é porque tá uma bosta que não tem salvação.
eu adoro esse canal
nem sabia que ele tinha se localizado
12:36 - "jogar no colo dos grandes poluidores, que já atuam em margens apertadas de lucro"
Resto do vídeo:
Ain, pq grandes indústrias com muito dinheiro são as que mais poluem
Os mais ricos são os que mais emitem gases (provavelmente os donos dessas grandes indústrias)
...
A conta não fecha.
3:36 E aí a gnt vai no mercado e esquece elas ou n leva o suficiente e tem q comprar mais uma...
Que empresa foda, adoro quando coloca fonte de paper acadêmico na descrição
Eu não fazia ideia que tinha kurgesagt em português. Melhor canal para praticar o alemão.
Eu queria que houvesse um Estudo sobre quanto de diferença faria em 10 anos se cada brasileiro fosse obrigado legalmente a plantar uma ou mais árvores em sua residência.
240 milhões de árvores a mais no mínimo, talvez fosse insignificante, mas seria interessante saber a estimativa de redução de emissões.
dependendo da árvore ela pode emitir mais carbono do que absorve, como já acontece com a Amazônia
Muito legal que em um corte da live o Luba diz que perguntas no título normalmente significam não e logo em seguida posta um vídeo pra atestar isso.
é como o luba sempre diz: "se o título do video é uma pergunta, a resposta é não"
Carro elétrico não ajuda muito, o descarte de bateria é muito poluidor, assim como a manufatura dos carros em si.
Eu ia comentar isso tb!!
Carros elétricos só são a solução para o bolso de bilionários
Esperar por uma consciência global é utópico. O que pode realmente fazer efeito na resolução do problema das mudanças climáticas é usarmos a tecnologia para retirar os gases de efeito estufa. Incrivelmente existe uma tecnologia que pode ajudar nisso e se chama plantas. Mas podemos criar outras que retirem o carbono da nossa atmosfera.
MDS LUBA REAGIU A ESSE CANAL, EU AMO!!
que legal ver o Luba trazendo mais visibilidade pro novo projeto do kurzgesagt
legal também é um brasileiro conseguir digitar o nome desse canal kkkk
Oi Luba, achei incrivelmente útil, realmente precisam saber que a gente se importa!
Claro que existe solução. Realmente, diminuir o uso e a reprodução... Não é mais (talvez nunca foi) a solução, mas ela está em nossas mãos. Qual? Apoiar governos que saibam balancear sustentabilidade e economia. Não é viável, nem possível, obrigar/requerer que os grandes bilionários e os países "desenvolvidos" paguem a instalação e manutenção de tecnologias que reduzem ou anulam os impactos causados no passado e no presente. Só que como ja podemos imaginar: Muito provavelmente vamos passar por muitas secas, tempestades, invernos extremos, pandemias, epidemias, perdas(populacional) em grandes escalas etc, pra talvez iniciarmos com projetos realmente eficazes.
É uma questão de união e amor a Natureza.
Creio que o Brasil em comparação ao mundo é um dos países que mais preserva sua flora e menos emite gases poluentes na atmosfera. Em grande parte de reuniões em que os países se juntam para fechar aqueles acordos de preservação e redução de emissão de gases, o Brasil é o que entra e cumpre com seus acordos, em comparação à países com governantes hipócritas que dizem se preocupar com preservação da natureza, mas quando a coisa aperta são os primeiros a desmatar florestas ou retirar aldeias pra minerar carvão (Coff... Coff Alemanha, China, EUA Coff... Coff).
Apesar do que o Luba falou do Brasil ser um país atrasado em relação a educação para preservação do natureza e dos possíveis métodos e práticas para redução de gases poluentes, creio que fazemos nossa parte com relação a isso. O triste e justamente essa parte, de vc fazer o que vc pode, mas estes países mais ricos e poderosos dizerem se preocupar com a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo serem totais hipócritas e continuarem poluindo pra lá, mas ao mesmo tempo ficar cobrando que o resto faça o que eles não fazem.
ainda sim nosso povo elege pessoas que vão literalmente na contra-mão desse assunto, é ridículo
@@PVMAS07 Isso que deve ser ensinado que por consequência vai alterar leis de preservação de meio ambiente "educação política", ensinar o povo a saber seus direitos (pq a única coisa que o povo sabe são seus deveres de pagar em dia os impostos, além de pagar com as consequências de más decisões políticas), ensinar a cobrar de seus "representantes políticos", passar leis de "recall" pra caso o político só esteja fazendo besteira e descumpra suas promessas se possa fazer uma reeleição de meio de mandato pra substituir este que não agrada o que foi prometido ao povo.
@@ElmaMariaPinto69 Isso tudo já é ensinado, as pessoas já sabem sobre os problemas do meio ambiente, o problema é que há uma elite que faz propaganda oposta, provavelmente em prol de manter o mercado do petróleo e outras riquezas que foram monopolizadas. Basta olhar vídeos de influenciadores de direita, são literalmente negacionistas dos problemas ambientais e fazem de tudo para manipular a massa a pensar que esse assunto é "mimimi". Algo tem que ser feito pra prender essa gente nojenta por fake news, isso sim.
Na Europa e América do Norte, as florestas são replantadas, no Brasil, existem leis, mas não são respeitadas ou não são tão relevantes o suficiente impedir o desmatamento na Amazônia, e até pouco tempo, essas leis apenas geravam mais incentivos para o desmatamento, temos uma população ignorante que não sabem o conceito de "coletivo", apenas pensando em sí mesmos, se importam mais em eleger o pinóia que os representa do que avaliar suas propostas...
@@GlaceonGlaci você não entendeu o vídeo, não importa que na europa eles replantam as florestas dele, porque a área que seria usada para nossas florestas regenerar está sendo usada para alimentar a população dois países que deixaram de criar gado nos seus espaços para plantar árvores que muita das vezes não fazia parte da flora local, não interessa que os países europeus são menos poluentes porque as indústrias da china e da índia pertencem a eles
A thumb resume tudo
Essa questão de sustentabilidade é complexa pra carai, sempre tem um porém e nada é tão simples. O pior de tudo é que se a gente milagrosamente conseguisse viver da maneira mais sustentável possível ainda sim a natureza por si só poderia causar uma extinção em massa "como já fez mais de uma vez", inclusive existe uma discussão sobre o aquecimento global ser mais uma era (sim, tipo era do gelo) que a terra tá passando e a gente não pode fazer nada.
Kurzgesagt é muito bom
LUBA A REAGIR A KUZGEZART? AMEIIII
As pessoas tem que deixar de ser egoístas.
Na real Luba sobre o concreto gasta muita emissão devido a fabricação do pó do cimento, que vem diretamente da queima de várias matérias primas, é que geralmente a gente pensa no concreto que é basicamente a mistura do cimento com água areia e brita
Houve um tempo em que as pessoas trabalhavam juntas e partilhavam os bens...
Antes de o dinheiro aparecer no mundo!
Só desculpas atrás de desculpas!
Esse canal é muito bom. Que bom tao traduzindo os vídeos
Boa noite, galera!
@pãozinho Vou bem. Você conseguiu ver o vídeo?
@pãozinho conhece o Guilherme Analisa? Ele já falou sobre a mitologia grega.
Boa noite Levi
@@gabriellazaro8018 Boa noite. Conhece o Guilherme Analisa?
Basicamente:
1, existem vários fatores que contribuem ao aquecimento global, não adianta tentar solucionar apenas um problema e continuar contribuindo de outras formas
2, todo mundo contribui para o problema de alguma forma, não adianta ficar apontando o dedo para os outros
3, você não é especial, não importa o quanto você tente, um pequeno número de pessoas não é capaz de fazer uma grande diferença, muito menos se essas pessoas escolheram tentar solucionar o problema de um modo que aparenta ser bom mas que na realidade seja inútil. O importante é saber o que funciona e que um número significante de pessoas consiga fazer
Eu acho que já é tarde demais. Vi algumas pesquisas que indicam que apenas diminuir o nosso impacto na natureza não é o suficiente porque estamos vivendo agora desastres naturais reflexo de todos os impactos que JÁ fizemos. Eu concordo com a conclusão final do vídeo, mas eu acho que precisamos pensar em estratégias de "cura" (por falta de uma palavra melhor) que sejam mais do que reduzir/prevenir, mas contra atacar nosso próprio impacto.
Sim, há que ter noção de dimensão. É ingénuo pensar que uma pessoa faz alguma diferença como é ingénuo pensar que políticos resolverão o problema. Mudanças rápidas geram backlash, mudanças lentas não chegam a tempo de pôr em cartazes de campanha eleitoral.
Pela solução apresentada no vídeo, que poderia - sim - resolver o problema, todos teríamos de aceitar que TUDO iria ficar mais caro, haveria menos variedade de coisas, bem menos conforto; quem está mal ia ficar bem pior e quem está muito bem mal sentiria o esforço.
O que o tempo permite, o animal humano não aguenta (pelo menos não em grande escala ou sequer de forma justa); o que o animal humano aguenta... Duvido que o tempo permita.
Em qualquer mundo sustentável imaginável, não existe carne como alimento. Produção de carne é o segundo setor que mais gera gás estufa (além de que é o setor com mais trabalho escravo no Brasil)!
O engraçado é que na ideia do vídeo, é possível fazer tudo isso dentro da lógica do capital 😅😅😅😅😅
Caraca cara, vou dar mais um engajamento aqui. Esse vídeo é uma lavagem cerebral.
Eu faço parte do novo ensino medio, que na verdade foi revogado ou não, não sei mais a situação pq chegou uma bagunça, eu não sei se continua a mesma coisa ou se ainda é esse projeto de novo ensino médio, porém enquanto ru estou nesse novo ensino médio tive que estudar muito sobre meio ambiente, era tipo 5 matérias por semestre, e pela minha experiência so falam sobrw energias renováveis e somentw uma professora que ensinou de verdade sobre o tema mas ela teve que sair do planejamento do governo sobre q matéria, a verdade de que depois de 3 meses sem estudar muitos alunos parecem não se importar, e faltou explicação realmente de como resolver o problema.
Esse video me ensinou mais do que estudar cada funcionamento de casa usina de energias renováveis
14:07 decrescer é inevitável, te gente demais do mundo, isso é bizarro. E com o aumento da população, a pobreza, desemprego, tudo simplesmente só fica maior, e os recursos mais exigentes. Tem quem ache a política do filho único um problema, genuinamente não acredito nisso;
1:05 exatamente oq aconteceu em 2023
"Você não pode fazer todo o bem que o mundo precisa, mas o mundo precisa de todo o bem que você pode fazer"
Shelbizleee
Para que sabe falar inglês aconselho o canal dela, que fala muito sobre coisas que podemos fazer, enquanto cidadãos, em relação às alterações climáticas
tão fofa a animação
O bagulho de gente não querer painel solar ou usinas eólicas é que tem muitos efeitos ruins pra quem mora perto (depressão, aumento das temperaturas etc)
Sou leigo sobre o assunto, mas façam ai o que for necessário pra acabar com essas merdas, só não se matem no processo
Queria que o Luba reagisse a outros vídeos
parece ate uma serie da netflix