Cara você é fera demais. Que vídeo top. Parabéns e muito obrigado Jamal. Muitíssimo esclarecedor. Agora dá para perceber onde estou “errando” kkkkk….pra não falar “caga….ndo”
Valeu Jamal, Realmente tinha muitas dúvidas neste quesito. Adquiri um kit de duas panelas que diz produzir 40L, porém na minha primeira brassagem com ajuda de uma amigo consegui levar para os baldes de maturação apenas 30L. Utilizei um total de água para mostura, lavagem um total de 32,5 L para 10,700 Kg de malte na brassagem de uma IPA, Ainda estou tentando me familiarizar com o software Beer smith Valeu!!!
Muito boa a explicação, importante mesmo é gerar após vídeo, importantes comentários e considerações, assim cada qual pode ajustar suas perdas, são tópicos importantes que faz a diferença....
Muito legal o vídeo Jamal! O bom é ir medindo cada variável dessa para o processo de cada um e ir chegando mais próximo do resultado exato. Agora eu achei essa parte da contração ai errada. Se você mede a água em temperatura ambiente e depois você vai engarrafar a temperatura ambiente, não tem diferença de temperatura e não tem porque considerar nenhuma contração. Ela vai expandir um pouco sim durante a brassagem, mas depois vai voltar ao volume original (fora as perdas todas que você colocou, é claro).
Mestre Jamal, blz? Eu assisti o vídeo usando fones e pensei que tinha uma mosca aqui, mas vi que ela tava aí com vc, kkkkkkkk (11:49 min. do vídeo). Fiquei igual louco espantando a mosca, kkkkkk. Parabéns pelo vídeo!
É so calcular a água pra sua eficiência que vai bater... Mas o valor da água que evapora também deveria estar em vermelho, deve ser calculado pra o equipamento de cada um... So isso que eu mudaria, no mais, a planilha ta show e foi muito bem explicado. Parabéns Jamal. Até o próximo vídeo com maiores explicações kkkkkk
Jamal parabéns pelo seu canal sem dúvida o mais técnico do RUclips, obrigado por sua contribuição em ajudar cada vez mais nos cervejeiros caseiros, considerando tudo o que vc disse, notei por minhas experiências que devemos considerar tbm que as perdas no trub quente e no frio onde não perde somente água e sim açúcares não acha que devemos aumentar um pouco a quantidade de malte para chegar com o volume desejado e a og estimada ?
Boa professor! Estou indo para minha 4 brassagem e teu vídeo foi bem esclarecedor e importante, minha ultima receita de 30L ( Weiss) nao tirei nem 16L , pelo BIAB. Abração irmao!
Vc usou essa planilha para fazer novamente pelo biab? Vejo que lava-se os grãos no processo tbm e pode ter um dendimento melhor. Alguém já experimentou?
Bom dia. Excelente suas explicações. Estou utilizando sua planilha no excel, mas noto que se alterarmos quantidade de malte apenas a agua de lavagem altera, a de mostura permanece a mesma. grato.
Cara, uma maneira rápida de estimar a quantidade de água que evapora durante a fervura é usando aquela expressão pro calor latente: massa de água que evapora = (potência do fogão)*(tempo de fervura)/2230 que dá a massa em gramas. O fator 2230 que divide é o calor latente. Pra uma potência de 2000W e um tempo de fervura de uma hora, essa massa que evapora é de ~ 3.2 kg, mas de fato a quantidade de água que se perde na fervura muda muito com a potência. Aqui no meu fogão eu perco em torno de 2.2 kg, porque a potência é menor. ps: esse canal foi um achado, ver vários processos da produção da cerveja explicados de maneira rigorosa salvaram minhas brassagens!
Jamal, ainda podia colocar como perda as quantidades de amostras para medições de densidade. Mas muito show o vídeo!!! Parabéns por cada vídeo melhor que o outro!!! Show!!!
Bom dia mestre tudo bem com vc ,pode me tirar uma dúvida conforme vc aumenta a água de lavagem para compensar as perdas do processo,isso vai alterar na og pré fervura ou a og inicial?
Muitobom, vai ajudar com certeza! No meu caso estou usando sistema single vessel, uma panel de 45 litros para brassagem e mostura e uma de 30 litros com o fundo perfurado para acomodar os maltes, e uma panela de 20 litros para aquecer água para lavagem (se necessário). devo utilizar a recomendação que colocou do biab? será que com essa configuração consigo levar uns 30 litros para o fermentador? Parabéns pelo belo trabalho!
Fiz algumas correções para o meu equipamento (panela de 32 L, n.36) porque meu balde fermentador infelizmente só comporta 22 Litros, sendo que com o headspace não posso jogar mais do que 20 litros de mosto nesse balde fermentador. Com o trub frio eu perco em média 3 Litros do mosto/cerveja (dos 20 Litros) e envaso apenas 17 Litros de cerveja. Assim ficou: --> 15 litros de água na mostura (coloquei essa quantidade propositalmente, ou seja, ignorei o cálculo) --> 15 litros de água na lavagem Total de Água (aprx): 30 Litros
Jamal, sua explicação foi muito esclarecedora. Parabéns! Utilizo um software cervejeiro e o cálculo da água ficou bem próximo do seu. Bacana. Porém, não sei se é por causa da altura do fundo falso na panela, tenho de colocar quase 20 litros de água de mostura, senão o malte fica seco. Compenso na água de lavagem. Minha pergunta é: isso pode alterar o resultado esperado da minha cerveja, calculado pelo software cervejeiro?
Beer School anderson quer compartilhar esta Skill da Alexa da Amazon skills-store.amazon.com.br/deeplink/dp/B08D3VLCG5?deviceType=app&share&refSuffix=ss_copy
O calculo da razão água malte para o método de decocção seria na média por volta de 4 litros por kg de malte ?.. sou muito fã do seu canal e realmente aprendo muito com vc meu amigo !
Muito legal jamal! Eu uso o beersmith, mas para dar certinho os cálculos dele precisar ter co figurado muito bem o seu equipamento. Além disso eu contorno minha lavagem pelo densidade da saída e para em 3 Platos (1012) para não arrastar taninos para a cerveja. Agora vou puxar sua orelha Jamal... Razão de água malte tem unidade eh L/kg isso não eh um adimensional... Kkkk mas muito boa a explicação como sempre.
Eu faço Biab, interessante o aviso de rodapé de usar toda água já na mostura hahahah. Mas aí pra água de lavagem qual a quantidade? Somente as perdas de evaporação ?
bom dia, na planilha a edição é so para os itens em vermelho, mais os kilos de malte pode varias, tens como fazer para editar a quantidade de malde tbm?
Jamal, mas essa adição toda de água na lavagem não vai diluir a cerveja, diminuindo a OG e o IBU? Na hora de desenhar a receita no Beer Smith, o adequado é calcular para 20 L ou para 36 L (volume total)?
Boa tarde, de início sou teu fã. Bom no caso posso inverter ou aumentar o volume de água da mostura, diminuindo do volume de lavagem? Acho pouco, pois na panela caseira minha, tenho uma resistência que coloquei e o fundo falso.
Boa tarde, parabéns pelos vídeos. Minha dúvida é : Quero transferir o mosto para panela de filtração. Que polegada de válvula usar. 1 Pol ou 2 Pol. Obrigado
O jamal agora já tinha acertado a eficiência é isso mesmo , se vc acertar sua eficiência no BS chega no resultado correto . A minha infelizmente ainda é baixa que me gera uma perda de dinheiro .
Muito bom Mestre! Uso um equipamento muito parecido com a Beermax que é a Cigarrinha da Olec que vc teve a oportunidade de usar no Workshop de Berliner Weiss! Ainda tenho duvida sobre lavar ou não lavar no esquema Single Vessel! O John Palmer é meio categórico em dizer que a Mostura com uma relação de 4 L/Kg é o ideal em termos de eficiência! Como vc tem feito Jamal! Existe alguma desvantagem em se colocar toda agua de mostura nas maquinas de BIAB? Valeu abraço!
Legal o vídeo Jamal, parabéns! Cara, fiquei com algumas dúvidas. Percebo que as cervejas com mais malte/lupulo geram tanto mais trub quente quanto frio, tem alguma forma de calcular essa diferença?
Boa Jamal, parabéns pelo vídeo! Me tira uma dúvida, recentemente aumentei minha relação de água grão no beer smith onde percebi que minha eficiência aumentou. Hj uso nesse seu cenário por volta de 16l pra mostura e 21l pra lavagem. Estava pensando em aumentar mais a água da mostura e diminuir a de lavagem pois sempre no final da lavagem, mesmo levando uns 40 min pra lavar a cama se grãos vagarosamente noto que eu levo bem pouco açúcar deixando meu mosto pra fervura mais aguado e com uma og mais baixa do que o previsto. Estava pensando se uma mostura com mais água iria extrair mais os açúcares dos grãos. O que acha desse aumento?
Muito legal! Jamal uso uma single vessel de fluxo ascendente para recircular, a sua TB é. Mas para poder subir a água pelo balde de malte e não deixar a entrada de água seca preciso iniciar a brassagem com muito mais água, uns litros. Posso alterar a relação água/malte ? Isso pode prejudicar a mistura?
ótimo vídeo, também tenho a beermax25litros, você teria algum vídeo explicando o ajuste de equipamento no beersmith3? ou ate mesmo o perfil para compartilhar?
Olá Jamal Primeiro gostaria de falar que curto muito os seus videos, me ajudam muito. Queria também lhe pedir uma informação, no meu caso, eu estou comprando um equipamento para produzir 150 litros de cerveja, posso usar a mesma planilha para calcular a agua? Acho que não né?! Pois o trub frio/quente foi dimensionado para sua panela correto?
Me responde uma pergunta, se der; neste calculo de agua, se fugir da regra e colocar mais agua de mostura e menos agua de lavagem por acaso eu nao ganharia na eficiencia da cerveja?
Pra tirar 20L do fermentador, no BIAB sem lavagem dos grãos em média seria 33L de água total e 5Kg de malte, logo precisaria de uma panela de 40L pra ferver sem transbordar? Compensa não fazer a lavagem, digo, alteraria o tempo de mostura?
Jamal, nesse calculo você considera que para um volume final de 20 L de cerveja são levados 22,5 L para o fermentador (2,5 L de trub frio), então teria que adicionar um pouco mais de malte para chegar na OG esperada, certo?
Fala Jamal Outro dia estava conversando sobre os cálculos de uso de água e o cara me fala o seguinte: Tudo bem que tem o encolhimento da fervura até os 16ºC, mas e o ganho de volume dos 20ºC até a fervura? Aí eu fiquei com cara de "uÉ". Saca?? haha Olha só o que eu tenho considerado na BeerMax: 32 litros iniciais (6,5kg de malte) - 4 litros de Grãos 620ml/kg (deixo escorrendo até quase o começo da fervura) = 28 litros + 5 litros de lavagem = 33 litros - 4.5 litros evaporação (verão) = 28.5 litros - 1.1 litros (4% encolhimento) - 250 ml Chiller - 300 ml Mangueiras - 1.1 litro Fundo de panela = 25.75 litros no balde - 750 ml Fundo de balde. = 25 litros finais. Você poderia dar uma dica de como baixar o pH da água da "forma correta". Outro dia estava tentando baixar o pH do mosto de 6 pra 5,2 e não dei conta. Vou te mandar minhas anotações. Em alguns grupos de whats que participo (que tem bastante gente bem experiente) não chegamos a um consenso. Dá um help aí. Ainda assim, não tem batido bem certinho. Tenho tirado em torno de 24,5 litros. Alguma dica?? Abraço.
Jamal, blz? Qual é o errinho de consideração? Pode responder tb essa consideração do amigo Paulo de SouzaLima? é a dúvida de muitos.. obrigado e keep going, seus tutoriais são demais!!!
O fator de contração só é relevante se você medir o volume da água quente, como é feito nas cervejarias (pq ela vem do tanque de água quente). Na produção caseira ela é media fria, então ela expande quando esquenta, mas contrai de novo.
Desculpe a ignorância mas se eu entendi sua explicação agora, se for pra ser considerada contração, teria que considerar da seguinte maneira: volume antes da fervura irá aumentar com o aumento da temperatura (seria os mesmos (+) 4%?), então após esse aumento vai começar a ferver e daí vai perder volume na evaporação (considerando o volume já aumentado pelo aumento da temperatura(?!), vai perder agora a taxa de evaporação), depois vai esfriar e contrair (os (-) 4% já do volume descontado a evaporação). É isso? Não consegui chegar no valor exato de contração de 1,1 que consta na planilha atualizada (a planilha do vídeo é 1,14), não dá pra visualizar as fórmulas. Mas cheguei no valor de 1,0256. Mas a diferença foi tão pouco que, poxa vida, dá pra conviver com ela! rsrsrs aBRaços.
Jamal, Só uma coisinha. Creio que tenha um pequeno erro na formula de contração da agua quente... Pois vc coloca a perda do trub frio... Creio que o correto para calcular a contração seja considerar apenas o trub quente na formula... No mais muito obrigado e uma pena não poder ter vindo para o festival em brasilia.
A minha dúvida é seguinte, como calcular a quantidade de para determinado estilo de cerveja? tomando como exemplo a gravidade original de uma amber ale é diferente da og de uma imperial stout, certo? espero que entenda minha pergunta. ex.: caso planeje 20 lt, de uma imperial stout, usando 5 kg de malte e a razão de 2,5 lt na lavagem + 1.5 na água de lavagem a og para o estilo não vai chegar nem perto. Essa é minha duvida
tenho uma dúvida a tempo e sempre fiz da maneira que vou descrever .. se eu estiver muito erra por favor me digam alguma solução.... tenho problemas na segunda brassagem... total 300 lt 150 + 150... faltam 100 lt de água quente para a lavagem e ela sempre me atrasava.. então mudei a relação de água malte. deixando a ultima lavagem com 50 lt a menos.... esses 50lt inseria na mostura.. isso pode alterar significativamente o mosto final?
Boa noite. Agradeço muito. Mas me ajuda em uma dúvida, por favor, e quando fiz o starter da levedura e o volume for de 1.5 litros por exemplo, eu diminuo a água da lavagem?
Jamal, você colocou que no BIAB se deve usar a água total já na mostura, mas e a razão água/malte? Vai ter alguma diferença significativa? Ou não é tão importante assim?
Existe um erro na fórmula... o peso de grãos não pode ser fixo (como está!) quando se altera o número de litros pretendido. Naquele local eu inseri uma fórmula multiplicando por 0,25 o número de litros.
Racho a cabeça e não consigo entender o porquê da contração do mosto entrar no cálculo da água de lavagem, pois antes da água contrair 1,14 L, ela terá que expandir 1,14 L - o que excluiria a adição desse volume à água de lavagem para manter o balanço de massa. Alguém sabe me explicar isso melhor?
Prezado, parabéns pela boa vontade, mas sua planilha está furada. Qdo vc atribui valores constantes para evaporação e trub vc não pode mais alterar a litragem desejada. ex. perde-se 4 l de com evaporação para 20l, mas esse valor deve ser alterado para 10l ou 40l. e será que a razão de evaporação é a mesma para esses volumes?
Melhor coisa que eu fiz depois de começar a fazer cerveja foi conhecer seu Canal. Foda demais, parabéns pelo conteúdo.
Faço minas as palavras do Gilberto, parabéns pelo seu trabalho, aguardando o retorno do Canal, hehehe
Melhor canal de cerveja caseira ever! Não nos nivela por baixo. Volta Jamal
Cara você é fera demais. Que vídeo top. Parabéns e muito obrigado Jamal. Muitíssimo esclarecedor. Agora dá para perceber onde estou “errando” kkkkk….pra não falar “caga….ndo”
Chic meu amigo! perfeito! e vc explica mto bem! Parabéns
muito legal Jamal, obrigado pelo ótimo material. Aqui encho o fermentador com 30 lts e vai 40 lts de agua, mas não sai 30 lts de cerveja,
Valeu Jamal,
Realmente tinha muitas dúvidas neste quesito. Adquiri um kit de duas panelas que diz produzir 40L, porém na minha primeira brassagem com ajuda de uma amigo consegui levar para os baldes de maturação apenas 30L. Utilizei um total de água para mostura, lavagem um total de 32,5 L para 10,700 Kg de malte na brassagem de uma IPA,
Ainda estou tentando me familiarizar com o software Beer smith
Valeu!!!
muito bom! semana passada fiquei procurando perda no sistema kkkkk
Show de bola mestre! Comecando a calcular as perdas do equipamento de casa para arredondar 100% a producao
Muito boa a explicação, importante mesmo é gerar após vídeo, importantes comentários e considerações, assim cada qual pode ajustar suas perdas, são tópicos importantes que faz a diferença....
Muito legal o vídeo Jamal! O bom é ir medindo cada variável dessa para o processo de cada um e ir chegando mais próximo do resultado exato. Agora eu achei essa parte da contração ai errada. Se você mede a água em temperatura ambiente e depois você vai engarrafar a temperatura ambiente, não tem diferença de temperatura e não tem porque considerar nenhuma contração. Ela vai expandir um pouco sim durante a brassagem, mas depois vai voltar ao volume original (fora as perdas todas que você colocou, é claro).
Baita canal,me fez evoluir meses de estudos parabéns 👏🏻
Mestre Jamal, blz? Eu assisti o vídeo usando fones e pensei que tinha uma mosca aqui, mas vi que ela tava aí com vc, kkkkkkkk (11:49 min. do vídeo). Fiquei igual louco espantando a mosca, kkkkkk. Parabéns pelo vídeo!
Melhor explicação sobre cálculo de água que encontrei. Vai me ajudar e muito. Aproveito para dizer que o canal é fantástico!
É so calcular a água pra sua eficiência que vai bater...
Mas o valor da água que evapora também deveria estar em vermelho, deve ser calculado pra o equipamento de cada um...
So isso que eu mudaria, no mais, a planilha ta show e foi muito bem explicado.
Parabéns Jamal.
Até o próximo vídeo com maiores explicações kkkkkk
Jamal parabéns pelo seu canal sem dúvida o mais técnico do RUclips, obrigado por sua contribuição em ajudar cada vez mais nos cervejeiros caseiros, considerando tudo o que vc disse, notei por minhas experiências que devemos considerar tbm que as perdas no trub quente e no frio onde não perde somente água e sim açúcares não acha que devemos aumentar um pouco a quantidade de malte para chegar com o volume desejado e a og estimada ?
Grande Jamal, cara excelentes estes vídeos seu, sempre dando maior apoio para nós cervejeiros caseiro, valeu mestre abraços
Valeu aí sim viu show pela tica muito boa msm viu
Boa professor! Estou indo para minha 4 brassagem e teu vídeo foi bem esclarecedor e importante, minha ultima receita de 30L ( Weiss) nao tirei nem 16L , pelo BIAB.
Abração irmao!
Vc usou essa planilha para fazer novamente pelo biab? Vejo que lava-se os grãos no processo tbm e pode ter um dendimento melhor. Alguém já experimentou?
Perfeita a aula.
Bom dia. Excelente suas explicações. Estou utilizando sua planilha no excel, mas noto que se alterarmos quantidade de malte apenas a agua de lavagem altera, a de mostura permanece a mesma.
grato.
Cara, uma maneira rápida de estimar a quantidade de água que evapora durante a fervura é usando aquela expressão pro calor latente:
massa de água que evapora = (potência do fogão)*(tempo de fervura)/2230
que dá a massa em gramas. O fator 2230 que divide é o calor latente. Pra uma potência de 2000W e um tempo de fervura de uma hora, essa massa que evapora é de ~ 3.2 kg, mas de fato a quantidade de água que se perde na fervura muda muito com a potência. Aqui no meu fogão eu perco em torno de 2.2 kg, porque a potência é menor.
ps: esse canal foi um achado, ver vários processos da produção da cerveja explicados de maneira rigorosa salvaram minhas brassagens!
Esclareceu minhas dúvidas. Obrigado
Esse é o meu gde dilema. Ate agora não acertei, mas to tentando. Valeu pelo video?
Ótima aula Mestre 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 sempre ajuda muito as aulas ... OBRIGADO
Gostei uma otima previsao! Obrigado.
Massa o vídeo, muito interessante, vai ajudar muito os caseiros.
abraços mestre.
Parabéns Jamal. Somente agora vi esse vídeo!
Sensacional Jamal !! Muito bem explicado, parabéns !
Jamal, ainda podia colocar como perda as quantidades de amostras para medições de densidade. Mas muito show o vídeo!!! Parabéns por cada vídeo melhor que o outro!!! Show!!!
Bom dia mestre tudo bem com vc ,pode me tirar uma dúvida conforme vc aumenta a água de lavagem para compensar as perdas do processo,isso vai alterar na og pré fervura ou a og inicial?
Muitobom, vai ajudar com certeza!
No meu caso estou usando sistema single vessel, uma panel de 45 litros para brassagem e mostura e uma de 30 litros com o fundo perfurado para acomodar os maltes, e uma panela de 20 litros para aquecer água para lavagem (se necessário). devo utilizar a recomendação que colocou do biab? será que com essa configuração consigo levar uns 30 litros para o fermentador?
Parabéns pelo belo trabalho!
Rapaz do céu.... quase quebrei meu fone com essa mosca infernal kkkkkkkk
Aewww, simples objetivo, muito fácil assim!! Parabéns e obrigado!
Fiz algumas correções para o meu equipamento (panela de 32 L, n.36) porque meu balde fermentador infelizmente só comporta 22 Litros, sendo que com o headspace não posso jogar mais do que 20 litros de mosto nesse balde fermentador. Com o trub frio eu perco em média 3 Litros do mosto/cerveja (dos 20 Litros) e envaso apenas 17 Litros de cerveja.
Assim ficou:
--> 15 litros de água na mostura (coloquei essa quantidade propositalmente, ou seja, ignorei o cálculo)
--> 15 litros de água na lavagem
Total de Água (aprx): 30 Litros
Jamal, sua explicação foi muito esclarecedora. Parabéns! Utilizo um software cervejeiro e o cálculo da água ficou bem próximo do seu. Bacana. Porém, não sei se é por causa da altura do fundo falso na panela, tenho de colocar quase 20 litros de água de mostura, senão o malte fica seco. Compenso na água de lavagem. Minha pergunta é: isso pode alterar o resultado esperado da minha cerveja, calculado pelo software cervejeiro?
Mais alguém bateu no fone quando a mosca passou perto do microfone??? 6:17??? Kkkkkkkkk
Sé loco kkkk, olhei dentro do fone
Parabéns pelo canal. Desenvolvo skill para Alexa e a mais recente é Harmonização com cerveja. Da uma moral ae, fala pra galera testar, obg abç!
como eu faço pra ver Anderson?
Beer School anderson quer compartilhar esta Skill da Alexa da Amazon
skills-store.amazon.com.br/deeplink/dp/B08D3VLCG5?deviceType=app&share&refSuffix=ss_copy
O calculo da razão água malte para o método de decocção seria na média por volta de 4 litros por kg de malte ?..
sou muito fã do seu canal e realmente aprendo muito com vc meu amigo !
Muito legal jamal! Eu uso o beersmith, mas para dar certinho os cálculos dele precisar ter co figurado muito bem o seu equipamento. Além disso eu contorno minha lavagem pelo densidade da saída e para em 3 Platos (1012) para não arrastar taninos para a cerveja.
Agora vou puxar sua orelha Jamal... Razão de água malte tem unidade eh L/kg isso não eh um adimensional... Kkkk mas muito boa a explicação como sempre.
se considerar que quilo de água = litro de água, não estaria errado porque seria kg/kg :D
rsrs. Mas entendi o que você disse rs.
Eu faço Biab, interessante o aviso de rodapé de usar toda água já na mostura hahahah. Mas aí pra água de lavagem qual a quantidade? Somente as perdas de evaporação ?
Muito bom como sempre!!!! Grande abraço.
bom dia, na planilha a edição é so para os itens em vermelho, mais os kilos de malte pode varias, tens como fazer para editar a quantidade de malde tbm?
Jamal, mas essa adição toda de água na lavagem não vai diluir a cerveja, diminuindo a OG e o IBU? Na hora de desenhar a receita no Beer Smith, o adequado é calcular para 20 L ou para 36 L (volume total)?
Boa tarde, de início sou teu fã.
Bom no caso posso inverter ou aumentar o volume de água da mostura, diminuindo do volume de lavagem?
Acho pouco, pois na panela caseira minha, tenho uma resistência que coloquei e o fundo falso.
Boa tarde, parabéns pelos vídeos. Minha dúvida é : Quero transferir o mosto para panela de filtração. Que polegada de válvula usar. 1 Pol ou 2 Pol. Obrigado
O jamal agora já tinha acertado a eficiência é isso mesmo , se vc acertar sua eficiência no BS chega no resultado correto . A minha infelizmente ainda é baixa que me gera uma perda de dinheiro .
Muito bom Mestre! Uso um equipamento muito parecido com a Beermax que é a Cigarrinha da Olec que vc teve a oportunidade de usar no Workshop de Berliner Weiss! Ainda tenho duvida sobre lavar ou não lavar no esquema Single Vessel! O John Palmer é meio categórico em dizer que a Mostura com uma relação de 4 L/Kg é o ideal em termos de eficiência! Como vc tem feito Jamal! Existe alguma desvantagem em se colocar toda agua de mostura nas maquinas de BIAB? Valeu abraço!
No caso de panelas convencionais o tipo de material não influencia na evaporação? Abraço ótimos vídeos
Legal o vídeo Jamal, parabéns! Cara, fiquei com algumas dúvidas. Percebo que as cervejas com mais malte/lupulo geram tanto mais trub quente quanto frio, tem alguma forma de calcular essa diferença?
Muito bom o vídeo, parabéns!
Muito bom video. Quero comesar a fazer cerveja porque achi interessante. Mas tenho varias dúvidas. Acho que nao sou capas
Boa Jamal, parabéns pelo vídeo! Me tira uma dúvida, recentemente aumentei minha relação de água grão no beer smith onde percebi que minha eficiência aumentou. Hj uso nesse seu cenário por volta de 16l pra mostura e 21l pra lavagem. Estava pensando em aumentar mais a água da mostura e diminuir a de lavagem pois sempre no final da lavagem, mesmo levando uns 40 min pra lavar a cama se grãos vagarosamente noto que eu levo bem pouco açúcar deixando meu mosto pra fervura mais aguado e com uma og mais baixa do que o previsto. Estava pensando se uma mostura com mais água iria extrair mais os açúcares dos grãos. O que acha desse aumento?
Muito legal! Jamal uso uma single vessel de fluxo ascendente para recircular, a sua TB é. Mas para poder subir a água pelo balde de malte e não deixar a entrada de água seca preciso iniciar a brassagem com muito mais água, uns litros. Posso alterar a relação água/malte ? Isso pode prejudicar a mistura?
No biab usar na mostura o volume total mesmo se fizer lavagem?
ótimo vídeo, também tenho a beermax25litros, você teria algum vídeo explicando o ajuste de equipamento no beersmith3? ou ate mesmo o perfil para compartilhar?
Olá Jamal
Primeiro gostaria de falar que curto muito os seus videos, me ajudam muito.
Queria também lhe pedir uma informação, no meu caso, eu estou comprando um equipamento para produzir 150 litros de cerveja, posso usar a mesma planilha para calcular a agua? Acho que não né?! Pois o trub frio/quente foi dimensionado para sua panela correto?
Me responde uma pergunta, se der; neste calculo de agua, se fugir da regra e colocar mais agua de mostura e menos agua de lavagem por acaso eu nao ganharia na eficiencia da cerveja?
Sensacional , parabéns!
que aula!
valeu por mais essa!!
Pra tirar 20L do fermentador, no BIAB sem lavagem dos grãos em média seria 33L de água total e 5Kg de malte, logo precisaria de uma panela de 40L pra ferver sem transbordar?
Compensa não fazer a lavagem, digo, alteraria o tempo de mostura?
Show de bola, muito obrigado
Jamal, nesse calculo você considera que para um volume final de 20 L de cerveja são levados 22,5 L para o fermentador (2,5 L de trub frio), então teria que adicionar um pouco mais de malte para chegar na OG esperada, certo?
Muito bom ótimas dicas, valew!! PS.: Dá comida pro cão que ele fica mais calmo!! kkkkkkk
Ótimo video, parabens!
Ao levar em conta que o mosto contrai quando esfria, não deveria se considerar que ele também expande quando aquecido para a fervura?
Fala Jamal
Outro dia estava conversando sobre os cálculos de uso de água e o cara me fala o seguinte:
Tudo bem que tem o encolhimento da fervura até os 16ºC, mas e o ganho de volume dos 20ºC até a fervura? Aí eu fiquei com cara de "uÉ". Saca?? haha
Olha só o que eu tenho considerado na BeerMax:
32 litros iniciais (6,5kg de malte)
- 4 litros de Grãos 620ml/kg (deixo escorrendo até quase o começo da fervura)
= 28 litros
+ 5 litros de lavagem
= 33 litros
- 4.5 litros evaporação (verão)
= 28.5 litros
- 1.1 litros (4% encolhimento)
- 250 ml Chiller
- 300 ml Mangueiras
- 1.1 litro Fundo de panela
= 25.75 litros no balde
- 750 ml Fundo de balde.
= 25 litros finais.
Você poderia dar uma dica de como baixar o pH da água da "forma correta". Outro dia estava tentando baixar o pH do mosto de 6 pra 5,2 e não dei conta. Vou te mandar minhas anotações. Em alguns grupos de whats que participo (que tem bastante gente bem experiente) não chegamos a um consenso. Dá um help aí.
Ainda assim, não tem batido bem certinho. Tenho tirado em torno de 24,5 litros.
Alguma dica??
Abraço.
isso que ia comentar agora aqui... acho que não entra como perda, mas é bom saber pra dimensionar o tamanho da panela de fervura
Uma duvida, aumentando a agua de lavagem consequentemente vai diminuir a densidade, e ai ABV tb ... Não teria que mexer tb na quantidade de graos ?
Acho que esse excedente será evaporado. Tudo é uma.questão de equilíbrio entre partes.
Jamal e a água de arrasto, como ela entra nesse calculo ai?
Outra coisa o BS não calcula direto o poder diastásico de maltes muitos escuros (acima de 120 SRM) aí ds muita diferença na eficiência.
Simples porem espetacular
Jamal, blz? Qual é o errinho de consideração? Pode responder tb essa consideração do amigo Paulo de SouzaLima? é a dúvida de muitos.. obrigado e keep going, seus tutoriais são demais!!!
O fator de contração só é relevante se você medir o volume da água quente, como é feito nas cervejarias (pq ela vem do tanque de água quente). Na produção caseira ela é media fria, então ela expande quando esquenta, mas contrai de novo.
Desculpe a ignorância mas se eu entendi sua explicação agora, se for pra ser considerada contração, teria que considerar da seguinte maneira: volume antes da fervura irá aumentar com o aumento da temperatura (seria os mesmos (+) 4%?), então após esse aumento vai começar a ferver e daí vai perder volume na evaporação (considerando o volume já aumentado pelo aumento da temperatura(?!), vai perder agora a taxa de evaporação), depois vai esfriar e contrair (os (-) 4% já do volume descontado a evaporação). É isso? Não consegui chegar no valor exato de contração de 1,1 que consta na planilha atualizada (a planilha do vídeo é 1,14), não dá pra visualizar as fórmulas. Mas cheguei no valor de 1,0256. Mas a diferença foi tão pouco que, poxa vida, dá pra conviver com ela! rsrsrs aBRaços.
Showw mestre!!
o problema do beeersmit é que quaalquer variável muda tudo, tem que pegar manha com ele, coisa que eu ainda nao tenho, mas percebi isso!
Muito bom Jamal
Jamal, Só uma coisinha. Creio que tenha um pequeno erro na formula de contração da agua quente... Pois vc coloca a perda do trub frio... Creio que o correto para calcular a contração seja considerar apenas o trub quente na formula... No mais muito obrigado e uma pena não poder ter vindo para o festival em brasilia.
A minha dúvida é seguinte, como calcular a quantidade de para determinado estilo de cerveja? tomando como exemplo a gravidade original de uma amber ale é diferente da og de uma imperial stout, certo? espero que entenda minha pergunta.
ex.: caso planeje 20 lt, de uma imperial stout, usando 5 kg de malte e a razão de 2,5 lt na lavagem + 1.5 na água de lavagem a og para o estilo não vai chegar nem perto.
Essa é minha duvida
Jamal, quando você fala 'PARA BIAB USAR ÁGUA TOTAL JÁ NA MOSTURA" qual a razão Água X Malte?
Tbm tenho essa duvida.
tenho uma dúvida a tempo e sempre fiz da maneira que vou descrever .. se eu estiver muito erra por favor me digam alguma solução.... tenho problemas na segunda brassagem... total 300 lt 150 + 150... faltam 100 lt de água quente para a lavagem e ela sempre me atrasava.. então mudei a relação de água malte. deixando a ultima lavagem com 50 lt a menos.... esses 50lt inseria na mostura.. isso pode alterar significativamente o mosto final?
Boa noite. Agradeço muito. Mas me ajuda em uma dúvida, por favor, e quando fiz o starter da levedura e o volume for de 1.5 litros por exemplo, eu diminuo a água da lavagem?
Julianna Leopoldino minha dúvida, também!
totalmente excelente
Show de bola
Valeu Jamal!
A razão água/Malte precisa mudar quando se usa fundo falso?
Show. So não entendi muito para o método biab... Poderia explicar?
É só usar a água total
A cachorrada ta ativa ahahahaha
Caraca, olhei pra trás umas 2 vezes com o barulho da mosquinha. Som espacial !
Eu procurei os cachorros que estavam latindo hahah
Jamal, você colocou que no BIAB se deve usar a água total já na mostura, mas e a razão água/malte? Vai ter alguma diferença significativa? Ou não é tão importante assim?
No processo com lavagem e etc usa-se 2,5x em media de razão, no BIAB usa usará a razão de 5X ou 6X.
entao no biab nao lavar?
Cara só vc pra me ajudar a saber o porquê de tanta água e como usa la
Como cálculo a quantidade de água total quando não quero fazer a lavagem dos grãos ?
mas e a relação disso com o a OG desejada?
Exatamente a minha dúvida... hehehe
coloquei a pergunta no video errado, vou colocar no ajuste da agua valeu
Existe um erro na fórmula... o peso de grãos não pode ser fixo (como está!) quando se altera o número de litros pretendido. Naquele local eu inseri uma fórmula multiplicando por 0,25 o número de litros.
Show
Muito bom Jamal, só não gostei do cachorro latindo ao fundo kkk. Abracos.
Mas se eu começar com 20L e lavar com 12,5L, interfere em alguma coisa na receita ou extração?
Racho a cabeça e não consigo entender o porquê da contração do mosto entrar no cálculo da água de lavagem, pois antes da água contrair 1,14 L, ela terá que expandir 1,14 L - o que excluiria a adição desse volume à água de lavagem para manter o balanço de massa. Alguém sabe me explicar isso melhor?
Meu brother não entendi a partir da taxa de evaporação em diante não ficou claro
Prezado, parabéns pela boa vontade, mas sua planilha está furada. Qdo vc atribui valores constantes para evaporação e trub vc não pode mais alterar a litragem desejada. ex. perde-se 4 l de com evaporação para 20l, mas esse valor deve ser alterado para 10l ou 40l. e será que a razão de evaporação é a mesma para esses volumes?
10!
Se for ver entao sua eficiencia de equipamento ai da uns 60%.
Cara tem uma porra de abelha ou mosca no seu micro fone kk