Aprenda Excel e outras ferramentas de forma descomplicada, prática e intuitiva, com aulas completas, revisões, materiais complementares, arquivos para download e muitos exercícios práticos! Conheça nossos cursos e minicursos! 👉 edutognon.com/cursos
Parabéns pelo vídeo, a aula é super empolgante, percebemos a sua preocupação em detalhar o assunto para que todos que desejam aprender. Altamente didática, que legal. Sou iniciante e a cada aula que assisto aqui no RUclips o Excel torna-se mais prazeroso. Obrigado pela excelente aula. DT: 27/02/2020
Olá, Pedro! Fico muitíssimo grato e extremamente lisonjeado com seu comentário e suas observações ;) Muito obrigado mesmo! Confesso que alguns vídeos às vezes ficam longos e até um pouquinho repetitivos, mas eu realmente gosto de deixar certos assuntos mais detalhados, inclusive para iniciantes. Fico muito feliz que esteja funcionando, Pedro! E fique sempre à vontade caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões. Obrigado mais uma vez! Um grande abraço ;)
Edu, PARABÉNS. Algo tão simples, onde qualquer um mostra a formula, mas você foi além e aproveitou para complementar com uma aula de matemática. Eu conheço um pouco de Excel, e vim em busca de uma outra coisa, mas não posso me abster de comentar, sua excelente didática com o tema. Vou até me inscrever no seu canal, vejo como uma forma de ajudar e incentivar, para que você continue com seu trabalho. Sucesso.
Opa, Wagner! Uau! Muitíssimo obrigado pelas considerações :D Fico imensamente grato pelo feedback! E muito contente por ter conseguido passar a ideia por trás dos cálculos. Obrigado também pelos desejos de sucesso e pela inscrição no canal, Wagner! Significa muito! Sucesso para você também e um grande abraço!!
Mano, que vídeo bom! procurei em vários e não tava achando o que eu precisava e nesse aqui foi em cheio! e não aprendi só essa fórmula, aprendi a lógica para calcular outros tipos de porcentagem, parabéns pelo vídeo.
Opa, cara! Que bacana! Fico muito feliz que tenha ajudado e que você tenha conseguido compreendido a lógica pra usar em outras situações! Muito grato pelo feedback! 😊 Um grande abraço! 🙏
como faço por exemplo pegando essa mesma planilha e colocar verde para os valores da coluna c que estão menor que os valores da coluna b e vermelho para os valores da coluna c que estão maiores que os valores da coluna b? tipo assim SE C3>B3= COR VERMELHO NA CELULA E SE C3
Cara, muito obrigado... Demorei muito tempo pra entender o que você me explicou nos primeiros 15". A divisão é pelo valor inicial e não o valor final. Obrigado.
Não queria exatamente a variação, mas quando explicou a regra de diminuir o número 1, peguei no ar e fui lá de concertei minha fórmula, eu queria ver quanto eu alcancei da minha meta, deu certinho valeu!
Que ótimo que funcionou para o seu caso também! Uma outra maneira de se calcular a porcentagem de um valor total (que se encaixa em uma porcentagem alcançada de uma meta, por exemplo) seria essa: valor atual dividido pelo valor total da sua meta. Em seguida, basta formatar essa célula com o resultado como porcentagem, ou caso não queira exibir o símbolo de porcentagem, apenas multiplicar por 100 ;) Valeu! Abraços!
É que tenho uma tabela onde mostra meus investimentos. Uma coluna mostra o valor aplicado e em outra mostra o valor atual. Então eu queria saber o quanto minha carteira de investimentos está rendendo e a fórmula ficou assim e deu certo. Estou usando o Google Sheets.
Opa, Diego! Que ótimo que te ajudou :D Fico feliz que tenha dado tudo certo! Realmente dá pra usar no Google Sheets, apesar do nome da fórmula ser em inglês. Qualquer dúvida, é só falar. Abraços ;)
Isso acontece comigo de vez em quando, Flavio. Às vezes a gente tem a ideia na cabeça, mas demora um pouquinho pra transformar ela em fórmulas kkkk. Fico feliz que tenha ajudado! Muito obrigado 😊
Valeu, Angelo! Muito obrigado :) Você pode fazer isso através de formatação condicional. Eu tenho uma playlist sobre esse tema aqui no canal, caso queira dar uma olhada: ruclips.net/p/PLzkwEkrMEqQYWn9G-tRU1cGe6bLFUlpyP Provavelmente as aulas 7 e 11 serão as mais aplicáveis ao seu caso. Veja se isso pode te ajudar, Angelo. Abraços!
Professor muito legal a sua didática. Gostaria que se possivel me ajudasse num calculo, por favor. Para fazer uma porção de refeição para uma dieta preciso de 100gr de frango cozido. Percebi que depois de cozinhar essas 100gr o frango fica com 83gr, ou seja, diminue um pouco depois de cozido. Então, para que eu tenha a quanidade que preciso como calculo quanto devo comprar do alimento cru? Muito obrigada.
Muito interessante sua dúvida, Ana Maria. Creio que, no seu caso, podemos usar um recurso de cálculo bastante utilizado para calcular margem de venda. Dê uma olhadinha nesse vídeo: ruclips.net/video/i2KVXgyeU4M/видео.html Basicamente, ele é um "reverso" da variação percentual. Em vez de usarmos um número para chegarmos a um resultado através de um porcentagem, usamos esse resultado final e aplicamos uma "porcentagem reversa" para identificar o valor inicial. Veja se é isso mesmo que você deseja e se consegue adaptar o cálculo para o seu caso :) Abraços!
Fala grande Edu! Eu já vi todas as fórmulas de Porcentagem no Excel não consigo criar uma fórmula que faça a porcentagem variar de acordo com que o valor calculado aumente de forma automática, tipo Romaneio de Pedido entendi? Te agradeço se poder me ajudar, curto muito seus vídeos. Abraço
Valeu, Rodrigo! Muito obrigado pelas considerações :) Você poderia me dar algum exemplo para que eu consiga elucidar melhor como funcionaria essa dinâmica? Assim posso te oferecer algumas dicas mais propensas ao seu caso, Rodrigo ;)
O Pivô é o preço antigo. (pç.novo- pç.antigo)/pç.novo , em % ou pç.novo/pç.antigo- pç.antigo/pç.antigo= pç.novo/pç.antigo- 1, em %. Sempre PED MSA, da esquerda para direita.
Boa noite!!!! Em uma célula posso colocar um certo valor (ex) 100, e na mesma célula entre parentese aparecer 5% deste valor? Me ajuda ai pra minha tabela de finanças caseira
Olá, Leandro! Você pode me dar algum exemplo em relação a sua dúvida? Caso sua intenção seja apenas verificar qual é a menor porcentagem entre um intervalo de porcentagens, você pode usar a função MÍNIMO (ruclips.net/video/pEgAHCFHxDQ/видео.html). Ou sua dúvida é outra?
Boa noite, tudo bom? primeira vez por aqui. gostaria de saber se consigo usar esse metodo para balancear por %, exemplo. voce vai colcoar mais dinheiro num determinado produto. e voce quer que o mesmo tenha somente 20% do todo, porem ele esta com 15% como faço para saber quanto preciso por apra que ele atenda a proporcao que desejo? Desde ja muito obrigado
Bom tenho um comentário bem diferente pra fazer principalmente para os iniciantes e intermediário. Todo mundo só ensina as fórmulas operações básicas e até avançadas do Excel mas ninguém ainda teve a ideia de esclarecer as barras de ferramentas o que é fundamental e preciso pois assim vc fica conhecendo os botões e pra que serve
Olá, Eduarda! Tudo bem? Muito obrigado pelo feedback 😊 Seria bastante interessante mesmo um vídeo fazendo uma espécie de "tour" pelas ferramentas no Excel. Vou pensar bastante nisso. Talvez um vídeo falando sobre todas elas ficaria um pouco longo demais, mas uma ferramenta por vídeo seria uma ideia bastante interessante. Aqui no canal há alguns vídeos explicando algumas dessas ferramentas. Por exemplo: Pincel de formatação: ruclips.net/video/8htgBw0BQHQ/видео.html Mesclar e centralizar: ruclips.net/video/mtydGud7Wig/видео.html Aumentar e diminuir casas decimais: ruclips.net/video/NBCSBBXJVJg/видео.html Limpar formatação: ruclips.net/video/pire2NQkbL0/видео.html Zoom: ruclips.net/video/RN2nTJBbg-s/видео.html Classificar em ordem alfabética: ruclips.net/video/O3DxigC-mlM/видео.html Filtros simples: ruclips.net/video/aScQ-p2PeGo/видео.html Formatação condicional (playlist): ruclips.net/p/PLzkwEkrMEqQYWn9G-tRU1cGe6bLFUlpyP Recuo: ruclips.net/video/yytdp7DajPo/видео.html Inserir células, linhas e colunas: ruclips.net/video/UhDldLqBL2c/видео.html Definir área de impressão: ruclips.net/video/jWkFzVDrxzU/видео.html Esses vídeos tratam de algumas ferramentas para determinados propósitos. Outras ferramentas estão contidas em diversos outros vídeos, mas o vídeo acaba recebendo um nome mais sugestivo por conta de sua finalidade, em vez do nome da ferramenta. Por exemplo, o vídeo "Preenchimento com gradiente e textura" (ruclips.net/video/5qPcqSbcx-s/видео.html) usa a ferramenta Cor de preenchimento, mas a finalidade do vídeo é mostrar como se usa o recurso de textura contido nela ;) Maravilhosa sua sugestão para "separar as ferramentas", Eduarda! Vou pensar nisso, e quem sabe até montar uma série de vídeos apenas sobre isso. Muito obrigado pela sugestão 😉👊 Abraços!
Boa explicação Porém gostaria de saber se tem alguma forma de fazer o reajuste de toda a coluna de uma vez ,quando clicar em uma única célula a parte onde vou colocar por exemplo 10%,e aí a coluna inteira vai ser reajustado em 10%de vez.
Oi, Roberto! Nesse caso, não seria um cálculo de variação percentual, seria (já que você está estabelecendo uma porcentagem própria)? Você gostaria que, ao aplicar 10%, os valores fossem aumentados ou diminuídos em 10%, é isso? Caso seja isso, eu tenho um vídeo sobre acréscimo percentual, mas que também pode ser usado para cálculo de desconto: ruclips.net/video/jgDtHACiyjs/видео.html Nele eu também cito justamente o caso em que o valor percentual será inserido em uma única célula, mas deve ser válido para todo o intervalo. Seria mesmo essa a sua dúvida, Roberto?
Sim seria isso porém teria alguma forma e fazer esse reajuste nós próprios valores e não e outra célula,por exemplo,na coluna de valores temos os preços,e com o passar do tempo quero dar um aumento neles,porém gostaria de aplicar os 10% em uma célula separada e os valores daquela coluna se alterariam,ou seja o que era 100 passaria a ser 110,mas na mesma Célula que se encontra .
@@robertogarcia7201 Sim, Roberto, é possível. Nesse vídeo que te enviei há justamente um tópico sobre esse procedimento: inserir um desconto ou acréscimo percentual em uma única célula separada, de forma que ele seja aplicado em todas as células de um intervalo ou coluna ;)
Boa noite, fiz uma planilha igual a sua com os mesmos valores porem apareceu numeros diferentes na porcentagem nas duas formula pode ter alguma explicação para o caso
Olá, Jorge! Esses valores são muito diferentes dos mostrados no vídeo ou aproximados? Talvez (não sei se é o seu caso) sua célula esteja formatada para suportar uma determinada quantidade de casas decimais, por isso o Excel pode arredondar números decimais. Para corrigir isso, você pode aumentar as casas decimais a fim de obter um resultado mais preciso (botão "aumentar casas decimais" do grupo "Número" da guia "Página inicial"). Caso não seja esse o problema, você poderia me passar quais foram os valores que apareceram para você? Abraços ;)
Olá, Alex! Você gostaria simplesmente de calcular a média de todos os valores percentuais? Por exemplo, você calculou variações percentuais durante 12 meses, cada um dos resultados em uma célula. Nesse caso, você gostaria de obter a média desses 12 resultados? Se for isso, você pode usar a função MÉDIA: =MÉDIA(A1:A12) - Nesse caso, caso as variações estejam entre A1 e A12, o Excel realizará a média desses valores. Há um vídeo com mais detalhes sobre cálculo de média aqui no canal: ruclips.net/video/jJGeOddQwQw/видео.html Se não for essa sua dúvida, você poderia, por gentileza, me dar mais detalhes, ou até mesmo exemplos? Valeu, Alex! Abraços ;)
@@edutognon Eu estava tendo dificuldade em observar uma representação dos valores através da média dos percentuais, já que alguns dos meus eram percentuais negativos.
@@alexzechini5121 Ah sim, Alex. Nesse caso, se eu bem entendi, você pode usar os valores absolutos desses números, ignorando se eles são positivos ou negativos. É isso mesmo? Se for, você pode usar a função ABS para obter o valor absoluto dessas variações. Aqui vai um exemplo: =MÉDIA(ABS(A1:A10)) Essa fórmula calcula a média dos valores absolutos de A1 até A10. É isso mesmo, Alex? Caso não, você poderia, por gentileza, me passar mais detalhes? Abraços ;)
Muito bom. Grato pelo ensinamento. Eu, no entanto, estou precisando saber como fazer a porcentagem com quantidade e não com valores / moedas. Tem alguma dica? Obrigado pela atenção.
Valeu, Kal! Muito obrigado ;) Quanto à sua dúvida, o procedimento é o mesmo. A variação funciona para qualquer tipo de dado numérico. Basta que você não use formato financeiro (moeda) e o valor será mostrado sem cifrão ;) Era essa sua dúvida? Caso não, você poderia me dar algum exemplo do que gostaria de fazer? Abraços!
@@edutognon Digamos que tenha uma competição com 5 partidas por equipe, sendo que cada partida vale 5 pontos. Logo, o máximo de pontos possíveis na competição é igual a 25. Preciso fazer uma célula onde apareça o total de pontos conquistados pela equipe (esta eu sei, é só usar a somatória) e outra onde apareça qual a porcentagem relativa ao total de pontos possíveis na competição. Espero ter sido claro. Se puder ajudar mais uma vez, agradeço.
@@kalbarbosa1128 Olá, Kal! Você gostaria então de saber a porcentagem que a quantidade de pontos de cada equipe representa do total possível, certo? Vamos simular então a seguinte situação: - A1 contém o total máximo de pontos (25); - A2 contém a quantidade de pontos de uma determinada equipe (5); - A3 conterá a porcentagem que 5 representa dentro de 25. A maneira mais simples de calcular isso é =A2/A1, ou seja, 5/25. O resultado será 0,2, já que a porcentagem é um número decimal. Se você formatar essa célula como porcentagem, automaticamente ela aparecerá para você como 20%. Seria isso mesmo? :)
Olá, Jacqueline! Tudo bem? Você poderia me informar com mais detalhes o que gostaria de fazer? Você pretende criar uma planilha que sirva como uma espécie de teste? E esse arquivo teria alguma relação com variação percentual? Se você puder me dar mais detalhes, posso te orientar a respeito ;) Obrigado por enquanto!
Boa noite. Parabéns pelo vídeo. Estou com a seguinte dúvida: tenho um valor inicial e um valor final (seria minha meta), quero saber qual % já atingi da minha meta! Exemplo: tenho 10 / meta 100 / já atingi 10% da meta. Abs e tudo de bom.
Olá, Gleison! Valeu! Muito obrigado :D Para calcular metas, você deve usar o conceito "porcentagem do todo". Divida o valor que você conseguiu (10) pelo valor total (100). Em seguida, você pode multiplicar esse valor por 100 ou então formatar essa célula como porcentagem, para que ela já exiba esse valor multiplicado por 100, ou seja, já formatado como porcentagem (10%). Vamos supor que você tenha atingido R$ 240,00 (em A1) de uma meta financeira de R$ 800,00 (em A2). Se você deseja a porcentagem alcançada dessa meta, você pode, em A3, por exemplo, digitar: =A1/A2*100 Se você deseja que esse valor (30%) já venha formatado como porcentagem, pode retirar o "*100" de sua fórmula e formatar a célula A3 como porcentagem. Seria essa a sua dúvida, Gleison? ;)
Oi, Gel! Sim, é para isso mesmo que ela serve :) Lembre-se de configurar a célula que receberá a porcentagem devidamente como porcentagem (Página Inicial, grupo Número).
Fala meu querido, tem como tirar uma dúvida minha? Tenho uma planilha de meta literária que gosto de tá sempre atualizando por metas diárias. Exemplo: hoje teria que ler 22 páginas e li 40, qual fórmula seria ideal para realizar esse percentual de rendimento?
Olá, Erick! Fala, meu querido! Tudo joia? Também é um leitor voraz? Haha. Bem, para se obter uma "fatia" de uma porcentagem, basta dividir o valor alcançado pelo valor pretendido e formatar a célula como porcentagem. Por exemplo, se sua meta é de 40 páginas e você leu apenas 10, o cálculo é: =10/40. O resultado será 0,25. Basta transformar essa célula como porcentagem e você obterá 25%. Caso não queira transformá-la em porcentagem, você deve multiplicar o resultado por 100, obtendo o número 25, nesse caso. Nesse exemplo, você leu 25% da meta. Veja como isso funcionaria no seu exemplo: Se sua meta era de 22 e você leu 40, então o cálculo é =40/22, o que dá mais ou menos 1,82. Se você transformar em porcentagem esse resultado (ou multiplicá-lo por 100), obterá 182%, ou seja, leu mais do que o esperado. Naturalmente, em vez dos números, você pode usar células para criar sua fórmula, células essas onde você digitará a meta de páginas e a quantidade de páginas lidas. Seria essa a sua dúvida, Erick? Ou você deseja algo diferente? Fico no aguardo ;) Abraços e boas leituras!
@@edutognon Rapaz, estou na tentativa de melhorar a minha vida literária e só com disciplina e controle para funcionar comigo hahah. Mas era isso mesmo, agradeço demais pela resposta e atenção :)
Mais uma vez Edu, Parabéns!!! Agora me diz uma coisa, na minha planilha estou fazendo uma variação de um determinado valor em R$ de 2018 para 2019. Porém, onde não há valor de 2018 meu resultado aparece "#DIV/0!". Nessas linhas fica meio feio né. está correto?
Olá, Steyne! Muito obrigado ;) Nesse caso, o erro "#DIV/0!" aparece porque não existe divisão por zero (já que não há como dividir o valor da subtração pelo valor inicial, se ele é nulo). Nessa situação, você pode usar a função SEERRO. Ela verifica se uma fórmula resultará um erro e, caso sim, você pode definir o que aparecerá nessa célula. Veja uma sugestão: =SEERRO((valor_novo-valor_antigo)/valor_antigo;1) Se NÃO houver erro, o cálculo será feito normalmente. No entanto, se houver algum erro, o número 1 será mostrado na célula. Como essa célula provavelmente estará formatada como porcentagem, o número 1 nada mais é que 100%, ou seja, o número "100%" será exibido na célula, dando a entender que, como não havia valor inicial para ser comparado, então o novo valor assume o valor total (100%). No entanto, você pode substituir por 0 (zero), de forma que o Excel mostrará "0%" nessa célula, indicando que não houve variação, já que não havia o que variar. Você pode também (dependendo de como você irá tratar esses resultados depois) usar um texto. Nesse caso, coloque ele sempre entre aspas. Por exemplo, se houvesse um erro, a fórmula =SEERRO((valor_novo-valor_antigo)/valor_antigo;"Sem valor anterior") retornaria a expressão "Sem valor anterior". Outra coisa que você pode fazer é deixar a célula sem nada, sem valor algum. Para isso, basta, no lugar do texto, deixar apenas as aspas duplas, sem nada entre elas, desta maneira: "" (duas aspas duplas). Veja se ficou claro, Steyne. Caso não tenha ficado claro, é só falar! Veja se isso pode resolver seu problema ;) Obrigado pela dúvida! Ótima sugestão para um vídeo futuro. Abraços!
@@edutognon Perfeito, no meu caso é uma relação de 200 clientes e essa fórmula me atendeu muito bem =SEERRO((valor_novo-valor_antigo)/valor_antigo;).Porém, pensando em editar todas as células iguais, se finalizo com "1", o valor antigo e o novo estando zerado minha célula fica 100% verde, o que é ótimo. E se finalizo com "0", o valor antigo estando zerado e o atual positivo, minha variação aparece 0% e vermelho. Como forma => que 100% verde, 50 a 99% amarelo, abaixo de 50% vermelho. OBS: Preciso que quando o valor de 2018 for "0" e o de 2019 for positivo apareça a variação normal, porém se ambos os anos for "0" minha coluna variação apareça 0%.
Oi novamente, Steyne! Pelo o que eu entendi, você está montando uma formatação condicional em cima das células, é isso? E o erro, nesse caso, estaria no 0% que aparece mesmo quando há uma variação positiva? É isso?
@@edutognon Mestre, eu tenho um problema semelhante na hora de fazer uma variação para saber a evolução de determinado dado em comparação a um ano anterior, ex: em 2019 foi registrado 0 índices de queda de energia, já em 2020 houve 52 quedas de energia. Qual a variação percentual de 2019 para 2020? me ajude nisso
@@wallace999pm Oi, Wallace! Nesse caso, como não há mais dados a serem comparados (apenas dois), a variação é sempre de 100%, ou seja, o número 0 corresponde a 0% e o número 52 corresponde ao máximo da gama de análises até o momento (ou seja, 100%). Quando você possui um número diferente de zero e aí há um aumento, então matematicamente esse aumento é calculável. Por exemplo, se você teve 1 queda de energia e depois 2, houve um aumento de 100% (dobrou). Se houve 1 queda de energia e depois 52, houve aumento de 5100%, porque o aumento é uma comparação entre o valor atual e o valor anterior. Quando o valor anterior é 0, não há como haver comparação. Toda quantidade que cai a 0, cai 100% (ou seja, totalmente). Se você realiza vendas, por exemplo, elas sofrem variações mensais; no entanto, se você não fizer uma única venda em um mês, houve uma queda de 100% em relação ao mês anterior (queda total). Se você abre uma empresa e vende 500 produtos no primeiro mês, não há como fazer uma comparação com o mês anterior, porque no mês anterior não havia nada (zero), portanto a variação ocorre a partir do segundo mês. Se você tiver sempre um número comparativo (diferente de zero), é sempre possível calcular a variação a partir dele, mas a partir de zero a variação é sempre de 100%. De 1 para 0 houve redução de 100%, assim como de 1000 para 0 houve redução de 100%, se analisarmos o último com o penúltimo. As coisas mudam de figura se você comparar o valor atual com outros valores antigos (nesse caso, você pode excluir os valores zerados, por exemplo). Você pode usar a função SE para testar o valor resultante da variação percentual, de forma que a fórmula mostre -100% quando o valor da célula for 0 e o número anterior for positivo e +100% quando o número anterior for negativo. Ou então (o mais adequado) seria mostrar apenas 0 para valores negativos que se tornaram zero. Entretanto, pode ser que a dinâmica do seu arquivo seja diferente do exemplo que eu mencionei. Nesse caso, você precisaria de algum valor mais específico nessa variação, Wallace? Abraços ;)
Tenho uma dúvida professor. Como calculo exemplo: despesas do mes anterior 29.805,76 despesa do mes atual 36.714,32 , sendo que minha meta de despesas é 25.000,00. Como calculo a variação percentual de despesas de um mês anterior com o mes atual , e a variação em relação a meta( despesa do m~es x meta limite)?
Olá, Adriana! Tudo bem? Você gostaria de calcular a variação percentual (o quanto aumentou ou diminuiu) da despesa do mês anterior e do mês atual, certo? E também essa mesma variação em relação à meta do mês anterior e do mês atual? Ou a porcentagem de aumento ou decréscimo das despesas em relação à meta estabelecida para cada mês?
@@edutognon a variação percentual (o quanto aumentou ou diminuiu) da despesa do mês anterior e do mês atual, certo? E também essa mesma variação em relação à meta do mês anterior e do mês atual
Fala aí meu amigo, blz? Show de bola essa aula. Mas o que acontece? Estou coletando dados do Covid-19 de um certo município para fins de estudo pessoal, mas quando aplico essa fórmula, os dados vão acima de 100%. Posso estar enviando a planilha para dar uma olhada e puder ajudar o amigo, seria de muita importância. Forte abraço!
Olá, Douglas! Muito obrigado ;) Os números podem estar ultrapassando 100% por alguns motivos. Um deles pode estar no fato de que a comparação entre um número e outro realmente tenha sofrido uma variação acima de 100%. Por exemplo, se você comparar o número 10 com o 30, houve um aumento de 200%. Outra situação que pode estar ocorrendo é que talvez a célula que esteja recebendo a variação percentual não esteja formatada como porcentagem, ou as células que contêm os dados a serem comparados não estejam formatadas com o devido formato numérico para elas. Caso queira que eu dê uma olhadinha em sua planilha, é só enviar um e-mail para contato@exceldescomplicado.com ;) Abraços1
E quando temos que calcular a variação percentual de muitos anos, por exemplo, que envolve mais valores do que apenas dois, como no exemplo. Como fazemos esse cálculo? Obrigada!
Oi, Daniela! Tudo bem? Neste caso, você pode usar fórmulas sequenciais. Vamos supor que você tenha um primeiro valor, calculado a partir de um valor-base. Para se fazer a variação percentual desse valor em diante, basta utilizar os mesmos métodos, mudando apenas as células que serão utilizadas no cálculo. No entanto, a maneira de se fazer isso pode mudar de caso para caso, dependendo de como seus dados estão organizados. Se eles estiverem organizados de uma maneira sequencial, fica mais fácil usar uma fórmula que calcule automaticamente toda a sequência. No entanto, caso os dados estejam um pouco mais dispersos, o procedimento pode não ser o mais adequado. Você poderia me dar alguns exemplos para que eu consiga entender melhor como seus dados estão dispostos na sua planilha? E, pelo o que entendi, você tem um valor A, cuja variação percentual aplicada em cima dele resultou em um valor B, que também sofreu uma variação percentual e resultou em um valor C, e assim por diante, certo? Você gostaria de calcular a variação sequencial, para cada data específica, até a data final, correto? Fico no aguardo de mais detalhes, Daniela ;) Obrigado!
@@edutognon Olá! Tudo bem e vc? Muito obrigada pelo retorno. Então, na verdade eu tenho uma planilha com dados de crimes letais entre os anos de 2007 a 2018, de modo que existe um número de casos para cada ano, ou seja, cada célula referente a um desses anos contendo um número diferente (estão organizadas de maneira sequencial - uma ao lado da outra). Preciso calcular a variação dos casos ao longo desse período e não só de um ano para outro. Acho que é isso, basicamente. Também estou com dúvidas sobre o uso da tabela dinâmica, tenho usado esse recurso para desagregar e filtrar informações. Caso tenha algum vídeo para me recomendar nesse sentido, eu agradeço muito! Abraço!
@@danielacristinanevesdeoliv6559 Tudo bem também, Daniela! Notei que você me enviou um e-mail. Respondi sua mensagem por lá. Caso queira continuar também a comunicação por aqui, fique à vontade. Em relação ao uso da tabela dinâmica, ainda não tenho nenhum vídeo a respeito, mas o tópico está na lista de conteúdos futuros ;) De qualquer maneira, caso precise de ajuda também quanto a isso, é só me falar! Obrigado, Daniela! Abraços!
Olá, Washington! Sua dúvida pode ser interpretada de algumas maneiras diferentes. Você poderia me dar mais alguns detalhes ou exemplos sobre sua dúvida?
ola ,, Parabens !!! Gostaria de saber se na b4 tenho um custo de 163,00 na c4 recebi em cartão 95,30 e na d4 recebi 96,00 R$ como coloco em fórmula e na ultima coluna vou acrescentar o que vc acabou de ensinar a porcentagem ok tenho em mente mais gostaria de saber se daria certo
Olá, Solange! Obrigado ;) Você poderia me explicar com mais detalhes sua dúvida? Você quer saber quanto cada um dos últimos valores representa do primeiro em porcentagem, é isso? Fico no aguardo. Abraços!
Tecnicamente, Pedro, a fórmula de variação é sempre a mesma. No entanto, você pode inserir a fórmula de variação dentro da função ABS, para que o valor da variação sempre seja retornado em valor absoluto, sem sinal negativo ou positivo. Não é algo recomendável, porque não se saberia se a variação foi positiva ou negativa. Todavia, se sua dúvida se refere somente a valores negativos a serem analisados pela fórmula, sim, a fórmula também funciona com valores negativos ;) Lembrando que, caso haja uma mistura de negativos e positivos, a variação também pode se alterar entre negativa e positiva conforme a análise dos intervalos de dados.
como faço um calculo de percentagem no excell, exemplo tenho um tabela que e composta por 3 itens valor total da tabela são de 140, item 1=12 ; item 2=56 ; item 3=72, como faço para saber quantos porcento o item 1,2 e 3 representante no valor total do 140, em uma escala de 100% Ex: item 1 10% / item 2 40% / item 3 50% ;
Oi, Thales! Para que você consiga obter o valor percentual proporcional de cada valor sobre o valor total, basta dividir o valor fracionado pelo valor total, não se esquecendo de configurar a célula que receberá essa porcentagem como formato de porcentagem (guia Página Inicial - grupo Número). Por exemplo, vamos supor que A1 contenha o valor total (140), e A2 contenha o 12. Basta dividir o 12 por 140, ou seja, =A2/A1. Em seguida, formate essa célula como porcentagem para obter o valor correto. Se não quiser formatá-la como porcentagem, basta multiplicar sua fórmula por 100: =(A2/A1)*100 Montei uma planilha de exemplo para você baixar e dar uma olhadinha nas fórmulas: app.box.com/s/pj69of3f6rg4snrzbpvenktxo9t0bp6m (É só clicar em Baixar no canto superior da página; não é necessário ter conta no Box) Se tiver qualquer dúvida, é só me avisar, Thales :)
Olá!! Minha dúvida às vezes pode ser boba. Preciso calcular um valor em uma célula onde o mesmo tem vários descontos Ex: 100,00 - (-10% - 15% - 2%) e não menos 27% direto. Obrigada!!!
Oi, Erica! Nenhuma dúvida é boba haha :D Você gostaria desse resultado em uma única célula, já contendo os três descontos, ou você pretende deixar visíveis esses descontos, um a um? Você gostaria, por exemplo, de uma célula exibindo o primeiro desconto, depois outra célula envolvendo o segundo, e assim por diante?
Excel Descomplicado Boa tarde!! Eu quero o resultado em uma única célula. Mas depois de quebrar a cabeça consegui fazer!!! Muito obrigada pela atenção!!!
Aprenda Excel e outras ferramentas de forma descomplicada, prática e intuitiva, com aulas completas, revisões, materiais complementares, arquivos para download e muitos exercícios práticos! Conheça nossos cursos e minicursos!
👉 edutognon.com/cursos
Vc foi o unico que explicou o pq do -1. Agora fez sentido. Obrigada
Fico contente que tenha dado pra compreender o uso do -1, Thauany. Muito obrigado pelo feedback 🙏😊
Descomplicado mesmo!Sem blá-blá-blá!Facil de aprender!Obrigado!!
Opa! Valeu, Harley! Muito obrigado :D Grande abraço!
Que vídeo Top!!! Consegui as dicas que eu precisava, e sem entender quase nada de Excel, consegui fazer o que queria. Gratidão!!!
Muitíssimo obrigado amigo. Valeu pelas SUPER DICAS. DEUS TE ABENÇOE.
Opa, amigo! Fico contente que tenha ajudado! Obrigado também :) Amém! Deus te abençoe também! Abraços.
Parabéns sua explanação foi salutar, facil de entender. com exemplos simples e facilitando para o aprendiz.
Olá, JCardoso! Muitíssimo obrigado por essas considerações 😊 Fico muito grato pelo retorno! E muito feliz também! Abraços!
Ótima explicação. Obrigado!!
Valeu, Daniel! Obrigado pelo feedback ;)
Parabéns pelo vídeo, a aula é super empolgante, percebemos a sua preocupação em detalhar o assunto para que todos que desejam aprender. Altamente didática, que legal. Sou iniciante e a cada aula que assisto aqui no RUclips o Excel torna-se mais prazeroso. Obrigado pela excelente aula.
DT: 27/02/2020
Olá, Pedro! Fico muitíssimo grato e extremamente lisonjeado com seu comentário e suas observações ;) Muito obrigado mesmo! Confesso que alguns vídeos às vezes ficam longos e até um pouquinho repetitivos, mas eu realmente gosto de deixar certos assuntos mais detalhados, inclusive para iniciantes. Fico muito feliz que esteja funcionando, Pedro! E fique sempre à vontade caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões.
Obrigado mais uma vez! Um grande abraço ;)
Explicação Nota 1000, parabéns.. 👏👏👏👏
Valeu, Everton! Fico feliz que tenha ajudado! Muito obrigado 😊
Show! Sua explicação é muito compreensiva. Fica fácil! Obrigado!!!
Opa, Odailton! Muito obrigado pelo feedback! Fico feliz que tenha ajudado ;) Grande abraço!
Adorei a forma didática que vc consegue passar
Valeu, Sheiler! Fico feliz que tenha ajudado! Obrigado 😊
Parabéns. Ajudou muito.
Valeu, Maikel! Muito obrigado :D
Muito bom, explicação fácil, simples e clara. Parabéns!
Valeu, Simone! Muitíssimo obrigado pelas considerações! 😊
Boa! Passou o conhecimento de maneira muito tranquila!
Valeu, Victor! Muito obrigado pelas considerações :) Abraços!
Edu, PARABÉNS.
Algo tão simples, onde qualquer um mostra a formula, mas você foi além e aproveitou para complementar com uma aula de matemática.
Eu conheço um pouco de Excel, e vim em busca de uma outra coisa, mas não posso me abster de comentar, sua excelente didática com o tema.
Vou até me inscrever no seu canal, vejo como uma forma de ajudar e incentivar, para que você continue com seu trabalho.
Sucesso.
Opa, Wagner! Uau! Muitíssimo obrigado pelas considerações :D Fico imensamente grato pelo feedback! E muito contente por ter conseguido passar a ideia por trás dos cálculos. Obrigado também pelos desejos de sucesso e pela inscrição no canal, Wagner! Significa muito! Sucesso para você também e um grande abraço!!
Show!! Parabéns pela didática!
Opa, Wellington! Muito obrigado ;)
Vlw Edu .... vc é o melhor!!!
Opa, Juan! Muito obrigado pelas considerações! 😊
Ótima didática! Justamente o que estava procurando para montar uma planilha para calcular a variação de compra e venda de ações.
Opa, Jairo! Fico muito feliz que o conteúdo tenha te ajudado. Muito obrigado pelas considerações :D Grande abraço!
Muito obrigado, professor. Você explica muito bem. Parabéns pelo vídeo!
Valeu, Wellington! Muito obrigado! Grande abraço :D
SHOW!!!
Valeu, Luis :D
Mano, que vídeo bom! procurei em vários e não tava achando o que eu precisava e nesse aqui foi em cheio! e não aprendi só essa fórmula, aprendi a lógica para calcular outros tipos de porcentagem, parabéns pelo vídeo.
Opa, cara! Que bacana! Fico muito feliz que tenha ajudado e que você tenha conseguido compreendido a lógica pra usar em outras situações! Muito grato pelo feedback! 😊 Um grande abraço! 🙏
muito bom!!! me ajudou bastante!!
Valeu! Muito obrigado :D
Bom, claro e objetivo
Muito obrigado, Vilson :)
Excelente vídeo, didática muito Top!!
Valeu, Marcos! Muito obrigado :D
Ótima explicação!!!
Valeu, Claudiene! Muito obrigado! 😉
Bem didático 👏👏👏
Feliz que tenha ajudado, Eliane :) Obrigado pelo feedback!
muito obrigado o seu video me ajudou.
Opa, Rafael! Fico contente que tenha ajudado. Muito obrigado!
simples, direto, mlk brabo dms, parabens broder
Valeu, Jonas! Muitíssimo obrigado, cara :D Abraços!
como faço por exemplo pegando essa mesma planilha e colocar verde para os valores da coluna c que estão menor que os valores da coluna b e vermelho para os valores da coluna c que estão maiores que os valores da coluna b? tipo assim SE C3>B3= COR VERMELHO NA CELULA E SE C3
Mto obrigado pelo vídeo !!!!!
Opa, Thiago! Eu que agradeço pelo retorno ;) Abraço!
Me tirou uma.duvida danada. Valeu.
Opa! Que ótimo. Fico contente por isso. Obrigado :)
Obrigado, me ajudou a tirar muitas duvidas.
Valeu, Wellington! Fico feliz que tenha ajudado ;) Abraços!
Muito bem explicado, obrigado pela ajuda.
Valeu, Josemir! Eu que agradeço ;)
Aula Top. Parabens !!
Opa! Valeu, Robson! Muito obrigado :D
Tu é brabo e didádico
Opa, Wesley! Muito obrigado, cara! :D
Muito fácil pra aprender, parabéns pela didática !!
Cara, muito obrigado... Demorei muito tempo pra entender o que você me explicou nos primeiros 15". A divisão é pelo valor inicial e não o valor final. Obrigado.
Exatamente isso, Iran. Muitíssimo obrigado pelas considerações :D Fico feliz que tenha ajudado a elucidar o tema! Grande abraço!
Também tem esse modo: =((Atual/antigo)-1)*100.
Parabéns!!
Valeu pela contribuição, Regis! Muito obrigado! 😊
Não queria exatamente a variação, mas quando explicou a regra de diminuir o número 1, peguei no ar e fui lá de concertei minha fórmula, eu queria ver quanto eu alcancei da minha meta, deu certinho valeu!
Que ótimo que funcionou para o seu caso também!
Uma outra maneira de se calcular a porcentagem de um valor total (que se encaixa em uma porcentagem alcançada de uma meta, por exemplo) seria essa: valor atual dividido pelo valor total da sua meta. Em seguida, basta formatar essa célula com o resultado como porcentagem, ou caso não queira exibir o símbolo de porcentagem, apenas multiplicar por 100 ;)
Valeu! Abraços!
Muito boa a explicação. Clara, direta, detalhada e sem rodeios. Foi direto na minha dúvida. Parabéns pela qualidade.
Opa, Paulo! Fico feliz que tenha gostado da explicação. Muito obrigado pelas considerações! 😊
Muito obrigada!!!!
Valeu, Priscila! Obrigado também pelo comentário :)
Perfeito! Showww!!!!
Valeu! Muito obrigado! 🤩
Explicação perfeita!
Valeu, Jarlan! Muito obrigado :D
so pela planilha já cheguei dando like
Opa, Rafael! Eita! Valeu, cara! Muito obrigado! 😍
Muito bom.
Muito obrigadaaa
Valeu, Marcelle! Agradeço também ;)
ÓTIMA VIDEO AULA PARABÉNS MESMO
Valeu, Johny! Muito obrigado :D Abraços!
EXCELENTE PARABÉNS
Valeu, Silvana! Muito obrigado :D
eu gostei desse explicativo!!!! Muito interessante
Valeu, Marcos! Muito obrigado :D Abraços!
O vídeo me ajudou a montar essa fórmula: =(SUM(L81:L94)-SUM(J81:J94))/SUM(J81:J94)
É que tenho uma tabela onde mostra meus investimentos. Uma coluna mostra o valor aplicado e em outra mostra o valor atual. Então eu queria saber o quanto minha carteira de investimentos está rendendo e a fórmula ficou assim e deu certo. Estou usando o Google Sheets.
Opa, Diego! Que ótimo que te ajudou :D Fico feliz que tenha dado tudo certo! Realmente dá pra usar no Google Sheets, apesar do nome da fórmula ser em inglês. Qualquer dúvida, é só falar. Abraços ;)
Excelente. Era justamente o que eu estava precisando, para fazer uns cálculos aqui. Valeu!
Que ótimo, Alexandre! Fico feliz que tenha ajudado! Obrigado ;)
Obrigado me ajudou, parabéns!!
Fico feliz que tenha ajudado, Adri! Eu que agradeço ;)
Parabéns, você tirou da minha cabeça aquilo que eu não estava entendo como colocar no excel kkkk
Isso acontece comigo de vez em quando, Flavio. Às vezes a gente tem a ideia na cabeça, mas demora um pouquinho pra transformar ela em fórmulas kkkk. Fico feliz que tenha ajudado! Muito obrigado 😊
Gostei de sua explicação
Fico muito contente, Alonso! Muito obrigado ;)
Muito bom !
Valeu, Ricardo! Muito obrigado ;)
Valeu mano!!!!
Eu que agradeço pelo feedback, Henrique ;)
Sempre digo que Excel é matemática purinha 😄 parabéns amigo pela explicação!
Valeu, Valeria! Muito obrigado ;) Exatamente isso! Excel é apenas uma maneira de usar a matemática haha. Abraços 😊
Top!!!! 😉
Valeu! Obrigado 🙏😊
gratidão
Gratidão também, José :)
gostei!
Obrigado :)
Olá gostei muito de conhecer seu trabalho. Parabéns. Você teria um curso?
Boa tarde, professor!!
Belo trabalho!!
Queria saber como faço para deixar a cor do valor positivo e negativo com cores diferentes para se destacar ?
Valeu, Angelo! Muito obrigado :)
Você pode fazer isso através de formatação condicional. Eu tenho uma playlist sobre esse tema aqui no canal, caso queira dar uma olhada: ruclips.net/p/PLzkwEkrMEqQYWn9G-tRU1cGe6bLFUlpyP Provavelmente as aulas 7 e 11 serão as mais aplicáveis ao seu caso. Veja se isso pode te ajudar, Angelo. Abraços!
olá, parabens pela didatica 🤝, mas... no caso de eu querer saber a média da variação desse lote de produtos (exemplo do vídeo), qual formula usaria?!
Professor muito legal a sua didática. Gostaria que se possivel me ajudasse num calculo, por favor. Para fazer uma porção de refeição para uma dieta preciso de 100gr de frango cozido. Percebi que depois de cozinhar essas 100gr o frango fica com 83gr, ou seja, diminue um pouco depois de cozido. Então, para que eu tenha a quanidade que preciso como calculo quanto devo comprar do alimento cru? Muito obrigada.
Muito interessante sua dúvida, Ana Maria. Creio que, no seu caso, podemos usar um recurso de cálculo bastante utilizado para calcular margem de venda. Dê uma olhadinha nesse vídeo: ruclips.net/video/i2KVXgyeU4M/видео.html Basicamente, ele é um "reverso" da variação percentual. Em vez de usarmos um número para chegarmos a um resultado através de um porcentagem, usamos esse resultado final e aplicamos uma "porcentagem reversa" para identificar o valor inicial. Veja se é isso mesmo que você deseja e se consegue adaptar o cálculo para o seu caso :) Abraços!
@@edutognon Muito obrigada, professor!
Excelente!!! valeeu!
Valeu, Erick! Obrigadão :D Grande abraço!
... entendido !!! 🙂
Opa, Jorge! Que bom! Fico contente com seu comentário! 🤩
Fala grande Edu!
Eu já vi todas as fórmulas de Porcentagem no Excel não consigo criar uma fórmula que faça a porcentagem variar de acordo com que o valor calculado aumente de forma automática, tipo Romaneio de Pedido entendi?
Te agradeço se poder me ajudar, curto muito seus vídeos.
Abraço
Valeu, Rodrigo! Muito obrigado pelas considerações :)
Você poderia me dar algum exemplo para que eu consiga elucidar melhor como funcionaria essa dinâmica? Assim posso te oferecer algumas dicas mais propensas ao seu caso, Rodrigo ;)
O Pivô é o preço antigo. (pç.novo- pç.antigo)/pç.novo , em % ou pç.novo/pç.antigo- pç.antigo/pç.antigo= pç.novo/pç.antigo- 1, em %.
Sempre PED MSA, da esquerda para direita.
Boa noite!!!! Em uma célula posso colocar um certo valor (ex) 100, e na mesma célula entre parentese aparecer 5% deste valor?
Me ajuda ai pra minha tabela de finanças caseira
Queria saber como determinar a menor percentagem
Olá, Leandro! Você pode me dar algum exemplo em relação a sua dúvida? Caso sua intenção seja apenas verificar qual é a menor porcentagem entre um intervalo de porcentagens, você pode usar a função MÍNIMO (ruclips.net/video/pEgAHCFHxDQ/видео.html). Ou sua dúvida é outra?
Boa noite, tudo bom? primeira vez por aqui. gostaria de saber se consigo usar esse metodo para balancear por %, exemplo. voce vai colcoar mais dinheiro num determinado produto. e voce quer que o mesmo tenha somente 20% do todo, porem ele esta com 15% como faço para saber quanto preciso por apra que ele atenda a proporcao que desejo? Desde ja muito obrigado
Grata pela explicação, consegui resolver aqui, e consegui também lembrar o quanto eu DETESTO matemática, misericórdia kkk
Oi, Maiara! Muito obrigado pelas considerações! Fico feliz que tenha conseguido! 😊 De fato, a matemática não tem tantos fãs kkkkkk
Bom tenho um comentário bem diferente pra fazer principalmente para os iniciantes e intermediário.
Todo mundo só ensina as fórmulas operações básicas e até avançadas do Excel mas ninguém ainda teve a ideia de esclarecer as barras de ferramentas o que é fundamental e preciso pois assim vc fica conhecendo os botões e pra que serve
Olá, Eduarda! Tudo bem? Muito obrigado pelo feedback 😊
Seria bastante interessante mesmo um vídeo fazendo uma espécie de "tour" pelas ferramentas no Excel. Vou pensar bastante nisso. Talvez um vídeo falando sobre todas elas ficaria um pouco longo demais, mas uma ferramenta por vídeo seria uma ideia bastante interessante. Aqui no canal há alguns vídeos explicando algumas dessas ferramentas. Por exemplo:
Pincel de formatação: ruclips.net/video/8htgBw0BQHQ/видео.html
Mesclar e centralizar: ruclips.net/video/mtydGud7Wig/видео.html
Aumentar e diminuir casas decimais: ruclips.net/video/NBCSBBXJVJg/видео.html
Limpar formatação: ruclips.net/video/pire2NQkbL0/видео.html
Zoom: ruclips.net/video/RN2nTJBbg-s/видео.html
Classificar em ordem alfabética: ruclips.net/video/O3DxigC-mlM/видео.html
Filtros simples: ruclips.net/video/aScQ-p2PeGo/видео.html
Formatação condicional (playlist): ruclips.net/p/PLzkwEkrMEqQYWn9G-tRU1cGe6bLFUlpyP
Recuo: ruclips.net/video/yytdp7DajPo/видео.html
Inserir células, linhas e colunas: ruclips.net/video/UhDldLqBL2c/видео.html
Definir área de impressão: ruclips.net/video/jWkFzVDrxzU/видео.html
Esses vídeos tratam de algumas ferramentas para determinados propósitos. Outras ferramentas estão contidas em diversos outros vídeos, mas o vídeo acaba recebendo um nome mais sugestivo por conta de sua finalidade, em vez do nome da ferramenta. Por exemplo, o vídeo "Preenchimento com gradiente e textura" (ruclips.net/video/5qPcqSbcx-s/видео.html) usa a ferramenta Cor de preenchimento, mas a finalidade do vídeo é mostrar como se usa o recurso de textura contido nela ;)
Maravilhosa sua sugestão para "separar as ferramentas", Eduarda! Vou pensar nisso, e quem sabe até montar uma série de vídeos apenas sobre isso. Muito obrigado pela sugestão 😉👊 Abraços!
Top
Valeu! :D
E se eu quiser colocar mais de uma variável de preço, como ficaria a formula?
Oi, Emanuel! Você poderia me dar mais detalhes sobre sua dúvida, para que eu a entenda melhor? Ou até mesmo algum exemplo?
Vamos supor que eu queira saber a variação de preço de um produto em porcentagem entre 4 meses
SHOW
Valeu, Henrique! ;)
Boa explicação
Porém gostaria de saber se tem alguma forma de fazer o reajuste de toda a coluna de uma vez ,quando clicar em uma única célula a parte onde vou colocar por exemplo 10%,e aí a coluna inteira vai ser reajustado em 10%de vez.
Oi, Roberto! Nesse caso, não seria um cálculo de variação percentual, seria (já que você está estabelecendo uma porcentagem própria)? Você gostaria que, ao aplicar 10%, os valores fossem aumentados ou diminuídos em 10%, é isso? Caso seja isso, eu tenho um vídeo sobre acréscimo percentual, mas que também pode ser usado para cálculo de desconto: ruclips.net/video/jgDtHACiyjs/видео.html Nele eu também cito justamente o caso em que o valor percentual será inserido em uma única célula, mas deve ser válido para todo o intervalo.
Seria mesmo essa a sua dúvida, Roberto?
Sim seria isso porém teria alguma forma e fazer esse reajuste nós próprios valores e não e outra célula,por exemplo,na coluna de valores temos os preços,e com o passar do tempo quero dar um aumento neles,porém gostaria de aplicar os 10% em uma célula separada e os valores daquela coluna se alterariam,ou seja o que era 100 passaria a ser 110,mas na mesma Célula que se encontra .
@@robertogarcia7201 Sim, Roberto, é possível. Nesse vídeo que te enviei há justamente um tópico sobre esse procedimento: inserir um desconto ou acréscimo percentual em uma única célula separada, de forma que ele seja aplicado em todas as células de um intervalo ou coluna ;)
Olá! Bom dia! Eu gostei muito das explicações. Mas eu gostaria que se possível for fazer o mesmo com parcelamento mensal.
Valeu, Francisco! Obrigado ;) Você poderia me especificar um pouquinho melhor sua situação, por gentileza? Você pode dar algum exemplo? Abraços!
Boa noite, fiz uma planilha igual a sua com os mesmos valores porem apareceu numeros diferentes na porcentagem nas duas formula pode ter alguma explicação para o caso
Olá, Jorge! Esses valores são muito diferentes dos mostrados no vídeo ou aproximados? Talvez (não sei se é o seu caso) sua célula esteja formatada para suportar uma determinada quantidade de casas decimais, por isso o Excel pode arredondar números decimais. Para corrigir isso, você pode aumentar as casas decimais a fim de obter um resultado mais preciso (botão "aumentar casas decimais" do grupo "Número" da guia "Página inicial"). Caso não seja esse o problema, você poderia me passar quais foram os valores que apareceram para você? Abraços ;)
@@edutognon Realmente era so um erro de formatação de celula obrigado
Que bom! De nada, Jorge :)
Qual seria a média que melhor representa essa variação percentual?
Olá, Alex! Você gostaria simplesmente de calcular a média de todos os valores percentuais? Por exemplo, você calculou variações percentuais durante 12 meses, cada um dos resultados em uma célula. Nesse caso, você gostaria de obter a média desses 12 resultados? Se for isso, você pode usar a função MÉDIA:
=MÉDIA(A1:A12) - Nesse caso, caso as variações estejam entre A1 e A12, o Excel realizará a média desses valores.
Há um vídeo com mais detalhes sobre cálculo de média aqui no canal: ruclips.net/video/jJGeOddQwQw/видео.html
Se não for essa sua dúvida, você poderia, por gentileza, me dar mais detalhes, ou até mesmo exemplos?
Valeu, Alex! Abraços ;)
@@edutognon Eu estava tendo dificuldade em observar uma representação dos valores através da média dos percentuais, já que alguns dos meus eram percentuais negativos.
@@alexzechini5121 Ah sim, Alex. Nesse caso, se eu bem entendi, você pode usar os valores absolutos desses números, ignorando se eles são positivos ou negativos. É isso mesmo? Se for, você pode usar a função ABS para obter o valor absoluto dessas variações. Aqui vai um exemplo:
=MÉDIA(ABS(A1:A10))
Essa fórmula calcula a média dos valores absolutos de A1 até A10.
É isso mesmo, Alex? Caso não, você poderia, por gentileza, me passar mais detalhes? Abraços ;)
Muito bom. Grato pelo ensinamento. Eu, no entanto, estou precisando saber como fazer a porcentagem com quantidade e não com valores / moedas. Tem alguma dica? Obrigado pela atenção.
Valeu, Kal! Muito obrigado ;) Quanto à sua dúvida, o procedimento é o mesmo. A variação funciona para qualquer tipo de dado numérico. Basta que você não use formato financeiro (moeda) e o valor será mostrado sem cifrão ;) Era essa sua dúvida? Caso não, você poderia me dar algum exemplo do que gostaria de fazer? Abraços!
@@edutognon Digamos que tenha uma competição com 5 partidas por equipe, sendo que cada partida vale 5 pontos. Logo, o máximo de pontos possíveis na competição é igual a 25. Preciso fazer uma célula onde apareça o total de pontos conquistados pela equipe (esta eu sei, é só usar a somatória) e outra onde apareça qual a porcentagem relativa ao total de pontos possíveis na competição. Espero ter sido claro. Se puder ajudar mais uma vez, agradeço.
@@kalbarbosa1128 Olá, Kal! Você gostaria então de saber a porcentagem que a quantidade de pontos de cada equipe representa do total possível, certo? Vamos simular então a seguinte situação:
- A1 contém o total máximo de pontos (25);
- A2 contém a quantidade de pontos de uma determinada equipe (5);
- A3 conterá a porcentagem que 5 representa dentro de 25.
A maneira mais simples de calcular isso é =A2/A1, ou seja, 5/25. O resultado será 0,2, já que a porcentagem é um número decimal. Se você formatar essa célula como porcentagem, automaticamente ela aparecerá para você como 20%. Seria isso mesmo? :)
@@edutognon Boa noite. É exatamente isso. Agradeço pela orientação. Vou testar na minha planilha. Grato pela ajuda
@@kalbarbosa1128 Imagina, Kal! De nada! Teste sim e me avise. Qualquer dúvida, é só falar! Abraços!
Como fazer uma planilha de questões (erros e acertos) ?
Olá, Jacqueline! Tudo bem? Você poderia me informar com mais detalhes o que gostaria de fazer? Você pretende criar uma planilha que sirva como uma espécie de teste? E esse arquivo teria alguma relação com variação percentual? Se você puder me dar mais detalhes, posso te orientar a respeito ;) Obrigado por enquanto!
Como fazemos isso no Power BI?
Boa noite. Parabéns pelo vídeo. Estou com a seguinte dúvida: tenho um valor inicial e um valor final (seria minha meta), quero saber qual % já atingi da minha meta! Exemplo: tenho 10 / meta 100 / já atingi 10% da meta. Abs e tudo de bom.
Olá, Gleison! Valeu! Muito obrigado :D
Para calcular metas, você deve usar o conceito "porcentagem do todo". Divida o valor que você conseguiu (10) pelo valor total (100). Em seguida, você pode multiplicar esse valor por 100 ou então formatar essa célula como porcentagem, para que ela já exiba esse valor multiplicado por 100, ou seja, já formatado como porcentagem (10%).
Vamos supor que você tenha atingido R$ 240,00 (em A1) de uma meta financeira de R$ 800,00 (em A2). Se você deseja a porcentagem alcançada dessa meta, você pode, em A3, por exemplo, digitar:
=A1/A2*100
Se você deseja que esse valor (30%) já venha formatado como porcentagem, pode retirar o "*100" de sua fórmula e formatar a célula A3 como porcentagem.
Seria essa a sua dúvida, Gleison? ;)
Amigo tenho uma.duvida um produto custa X a1 e aumentou pra X b1 . Posso usar essa formula pra saber quantos % o produto subiu?
Oi, Gel! Sim, é para isso mesmo que ela serve :) Lembre-se de configurar a célula que receberá a porcentagem devidamente como porcentagem (Página Inicial, grupo Número).
Fala meu querido, tem como tirar uma dúvida minha? Tenho uma planilha de meta literária que gosto de tá sempre atualizando por metas diárias. Exemplo: hoje teria que ler 22 páginas e li 40, qual fórmula seria ideal para realizar esse percentual de rendimento?
Olá, Erick! Fala, meu querido! Tudo joia? Também é um leitor voraz? Haha. Bem, para se obter uma "fatia" de uma porcentagem, basta dividir o valor alcançado pelo valor pretendido e formatar a célula como porcentagem. Por exemplo, se sua meta é de 40 páginas e você leu apenas 10, o cálculo é: =10/40. O resultado será 0,25. Basta transformar essa célula como porcentagem e você obterá 25%. Caso não queira transformá-la em porcentagem, você deve multiplicar o resultado por 100, obtendo o número 25, nesse caso. Nesse exemplo, você leu 25% da meta.
Veja como isso funcionaria no seu exemplo:
Se sua meta era de 22 e você leu 40, então o cálculo é =40/22, o que dá mais ou menos 1,82. Se você transformar em porcentagem esse resultado (ou multiplicá-lo por 100), obterá 182%, ou seja, leu mais do que o esperado.
Naturalmente, em vez dos números, você pode usar células para criar sua fórmula, células essas onde você digitará a meta de páginas e a quantidade de páginas lidas.
Seria essa a sua dúvida, Erick? Ou você deseja algo diferente? Fico no aguardo ;)
Abraços e boas leituras!
@@edutognon Rapaz, estou na tentativa de melhorar a minha vida literária e só com disciplina e controle para funcionar comigo hahah. Mas era isso mesmo, agradeço demais pela resposta e atenção :)
@@erickalmeida1300 Hahaha disciplina e controle sempre! Imagina, Erick! De nada! Que bom que funcionou :) Abraço!
Mais uma vez Edu, Parabéns!!! Agora me diz uma coisa, na minha planilha estou fazendo uma variação de um determinado valor em R$ de 2018 para 2019. Porém, onde não há valor de 2018 meu resultado aparece "#DIV/0!". Nessas linhas fica meio feio né. está correto?
Olá, Steyne! Muito obrigado ;) Nesse caso, o erro "#DIV/0!" aparece porque não existe divisão por zero (já que não há como dividir o valor da subtração pelo valor inicial, se ele é nulo). Nessa situação, você pode usar a função SEERRO. Ela verifica se uma fórmula resultará um erro e, caso sim, você pode definir o que aparecerá nessa célula. Veja uma sugestão:
=SEERRO((valor_novo-valor_antigo)/valor_antigo;1)
Se NÃO houver erro, o cálculo será feito normalmente. No entanto, se houver algum erro, o número 1 será mostrado na célula. Como essa célula provavelmente estará formatada como porcentagem, o número 1 nada mais é que 100%, ou seja, o número "100%" será exibido na célula, dando a entender que, como não havia valor inicial para ser comparado, então o novo valor assume o valor total (100%). No entanto, você pode substituir por 0 (zero), de forma que o Excel mostrará "0%" nessa célula, indicando que não houve variação, já que não havia o que variar. Você pode também (dependendo de como você irá tratar esses resultados depois) usar um texto. Nesse caso, coloque ele sempre entre aspas. Por exemplo, se houvesse um erro, a fórmula =SEERRO((valor_novo-valor_antigo)/valor_antigo;"Sem valor anterior") retornaria a expressão "Sem valor anterior".
Outra coisa que você pode fazer é deixar a célula sem nada, sem valor algum. Para isso, basta, no lugar do texto, deixar apenas as aspas duplas, sem nada entre elas, desta maneira: "" (duas aspas duplas).
Veja se ficou claro, Steyne. Caso não tenha ficado claro, é só falar! Veja se isso pode resolver seu problema ;) Obrigado pela dúvida! Ótima sugestão para um vídeo futuro. Abraços!
@@edutognon Perfeito, no meu caso é uma relação de 200 clientes e essa fórmula me atendeu muito bem =SEERRO((valor_novo-valor_antigo)/valor_antigo;).Porém, pensando em editar todas as células iguais, se finalizo com "1", o valor antigo e o novo estando zerado minha célula fica 100% verde, o que é ótimo. E se finalizo com "0", o valor antigo estando zerado e o atual positivo, minha variação aparece 0% e vermelho. Como forma => que 100% verde, 50 a 99% amarelo, abaixo de 50% vermelho. OBS: Preciso que quando o valor de 2018 for "0" e o de 2019 for positivo apareça a variação normal, porém se ambos os anos for "0" minha coluna variação apareça 0%.
Oi novamente, Steyne! Pelo o que eu entendi, você está montando uma formatação condicional em cima das células, é isso? E o erro, nesse caso, estaria no 0% que aparece mesmo quando há uma variação positiva? É isso?
@@edutognon Mestre, eu tenho um problema semelhante na hora de fazer uma variação para saber a evolução de determinado dado em comparação a um ano anterior, ex:
em 2019 foi registrado 0 índices de queda de energia, já em 2020 houve 52 quedas de energia. Qual a variação percentual de 2019 para 2020?
me ajude nisso
@@wallace999pm Oi, Wallace! Nesse caso, como não há mais dados a serem comparados (apenas dois), a variação é sempre de 100%, ou seja, o número 0 corresponde a 0% e o número 52 corresponde ao máximo da gama de análises até o momento (ou seja, 100%). Quando você possui um número diferente de zero e aí há um aumento, então matematicamente esse aumento é calculável. Por exemplo, se você teve 1 queda de energia e depois 2, houve um aumento de 100% (dobrou). Se houve 1 queda de energia e depois 52, houve aumento de 5100%, porque o aumento é uma comparação entre o valor atual e o valor anterior. Quando o valor anterior é 0, não há como haver comparação. Toda quantidade que cai a 0, cai 100% (ou seja, totalmente). Se você realiza vendas, por exemplo, elas sofrem variações mensais; no entanto, se você não fizer uma única venda em um mês, houve uma queda de 100% em relação ao mês anterior (queda total). Se você abre uma empresa e vende 500 produtos no primeiro mês, não há como fazer uma comparação com o mês anterior, porque no mês anterior não havia nada (zero), portanto a variação ocorre a partir do segundo mês. Se você tiver sempre um número comparativo (diferente de zero), é sempre possível calcular a variação a partir dele, mas a partir de zero a variação é sempre de 100%. De 1 para 0 houve redução de 100%, assim como de 1000 para 0 houve redução de 100%, se analisarmos o último com o penúltimo. As coisas mudam de figura se você comparar o valor atual com outros valores antigos (nesse caso, você pode excluir os valores zerados, por exemplo). Você pode usar a função SE para testar o valor resultante da variação percentual, de forma que a fórmula mostre -100% quando o valor da célula for 0 e o número anterior for positivo e +100% quando o número anterior for negativo. Ou então (o mais adequado) seria mostrar apenas 0 para valores negativos que se tornaram zero.
Entretanto, pode ser que a dinâmica do seu arquivo seja diferente do exemplo que eu mencionei. Nesse caso, você precisaria de algum valor mais específico nessa variação, Wallace? Abraços ;)
Tenho uma dúvida professor. Como calculo exemplo: despesas do mes anterior 29.805,76 despesa do mes atual 36.714,32 , sendo que minha meta de despesas é 25.000,00. Como calculo a variação percentual de despesas de um mês anterior com o mes atual , e a variação em relação a meta( despesa do m~es x meta limite)?
Olá, Adriana! Tudo bem? Você gostaria de calcular a variação percentual (o quanto aumentou ou diminuiu) da despesa do mês anterior e do mês atual, certo? E também essa mesma variação em relação à meta do mês anterior e do mês atual? Ou a porcentagem de aumento ou decréscimo das despesas em relação à meta estabelecida para cada mês?
@@edutognon a variação percentual (o quanto aumentou ou diminuiu) da despesa do mês anterior e do mês atual, certo? E também essa mesma variação em relação à meta do mês anterior e do mês atual
gostaria de saber como faço um gráfico desse diferencial.
Olá! Que tipo de gráfico você gostaria de fazer? Uma espécie de acompanhamento em linha, é isso?
Fala aí meu amigo, blz? Show de bola essa aula. Mas o que acontece? Estou coletando dados do Covid-19 de um certo município para fins de estudo pessoal, mas quando aplico essa fórmula, os dados vão acima de 100%. Posso estar enviando a planilha para dar uma olhada e puder ajudar o amigo, seria de muita importância. Forte abraço!
Olá, Douglas! Muito obrigado ;)
Os números podem estar ultrapassando 100% por alguns motivos. Um deles pode estar no fato de que a comparação entre um número e outro realmente tenha sofrido uma variação acima de 100%. Por exemplo, se você comparar o número 10 com o 30, houve um aumento de 200%. Outra situação que pode estar ocorrendo é que talvez a célula que esteja recebendo a variação percentual não esteja formatada como porcentagem, ou as células que contêm os dados a serem comparados não estejam formatadas com o devido formato numérico para elas.
Caso queira que eu dê uma olhadinha em sua planilha, é só enviar um e-mail para contato@exceldescomplicado.com ;) Abraços1
E quando temos que calcular a variação percentual de muitos anos, por exemplo, que envolve mais valores do que apenas dois, como no exemplo. Como fazemos esse cálculo? Obrigada!
Oi, Daniela! Tudo bem? Neste caso, você pode usar fórmulas sequenciais. Vamos supor que você tenha um primeiro valor, calculado a partir de um valor-base. Para se fazer a variação percentual desse valor em diante, basta utilizar os mesmos métodos, mudando apenas as células que serão utilizadas no cálculo. No entanto, a maneira de se fazer isso pode mudar de caso para caso, dependendo de como seus dados estão organizados. Se eles estiverem organizados de uma maneira sequencial, fica mais fácil usar uma fórmula que calcule automaticamente toda a sequência. No entanto, caso os dados estejam um pouco mais dispersos, o procedimento pode não ser o mais adequado. Você poderia me dar alguns exemplos para que eu consiga entender melhor como seus dados estão dispostos na sua planilha? E, pelo o que entendi, você tem um valor A, cuja variação percentual aplicada em cima dele resultou em um valor B, que também sofreu uma variação percentual e resultou em um valor C, e assim por diante, certo? Você gostaria de calcular a variação sequencial, para cada data específica, até a data final, correto?
Fico no aguardo de mais detalhes, Daniela ;) Obrigado!
@@edutognon Olá! Tudo bem e vc? Muito obrigada pelo retorno. Então, na verdade eu tenho uma planilha com dados de crimes letais entre os anos de 2007 a 2018, de modo que existe um número de casos para cada ano, ou seja, cada célula referente a um desses anos contendo um número diferente (estão organizadas de maneira sequencial - uma ao lado da outra). Preciso calcular a variação dos casos ao longo desse período e não só de um ano para outro. Acho que é isso, basicamente. Também estou com dúvidas sobre o uso da tabela dinâmica, tenho usado esse recurso para desagregar e filtrar informações. Caso tenha algum vídeo para me recomendar nesse sentido, eu agradeço muito! Abraço!
@@danielacristinanevesdeoliv6559 Tudo bem também, Daniela! Notei que você me enviou um e-mail. Respondi sua mensagem por lá. Caso queira continuar também a comunicação por aqui, fique à vontade. Em relação ao uso da tabela dinâmica, ainda não tenho nenhum vídeo a respeito, mas o tópico está na lista de conteúdos futuros ;) De qualquer maneira, caso precise de ajuda também quanto a isso, é só me falar! Obrigado, Daniela! Abraços!
Bom dia! Gostaria de saber a fórmula pra somar 3 valores, e saber a porcentagem que eu tenho entre os três!
Olá, Washington! Sua dúvida pode ser interpretada de algumas maneiras diferentes. Você poderia me dar mais alguns detalhes ou exemplos sobre sua dúvida?
ola ,, Parabens !!! Gostaria de saber se na b4 tenho um custo de 163,00 na c4 recebi em cartão 95,30 e na d4 recebi 96,00 R$
como coloco em fórmula e na ultima coluna vou acrescentar o que vc acabou de ensinar a porcentagem ok
tenho em mente mais gostaria de saber se daria certo
Olá, Solange! Obrigado ;) Você poderia me explicar com mais detalhes sua dúvida? Você quer saber quanto cada um dos últimos valores representa do primeiro em porcentagem, é isso? Fico no aguardo. Abraços!
Como faço quando, por exemplo, analiso as vendas de um produto em dois dias, no primeiro dia a venda é 0 e no segundo é 15.
Numa tabela em que hajam valores negativos, fica a mesma formula?
Tecnicamente, Pedro, a fórmula de variação é sempre a mesma. No entanto, você pode inserir a fórmula de variação dentro da função ABS, para que o valor da variação sempre seja retornado em valor absoluto, sem sinal negativo ou positivo. Não é algo recomendável, porque não se saberia se a variação foi positiva ou negativa. Todavia, se sua dúvida se refere somente a valores negativos a serem analisados pela fórmula, sim, a fórmula também funciona com valores negativos ;) Lembrando que, caso haja uma mistura de negativos e positivos, a variação também pode se alterar entre negativa e positiva conforme a análise dos intervalos de dados.
como faço um calculo de percentagem no excell, exemplo tenho um tabela que e composta por 3 itens valor total da tabela são de 140, item 1=12 ; item 2=56 ; item 3=72, como faço para saber quantos porcento o item 1,2 e 3 representante no valor total do 140, em uma escala de 100% Ex: item 1 10% / item 2 40% / item 3 50% ;
Oi, Thales! Para que você consiga obter o valor percentual proporcional de cada valor sobre o valor total, basta dividir o valor fracionado pelo valor total, não se esquecendo de configurar a célula que receberá essa porcentagem como formato de porcentagem (guia Página Inicial - grupo Número).
Por exemplo, vamos supor que A1 contenha o valor total (140), e A2 contenha o 12. Basta dividir o 12 por 140, ou seja, =A2/A1. Em seguida, formate essa célula como porcentagem para obter o valor correto. Se não quiser formatá-la como porcentagem, basta multiplicar sua fórmula por 100: =(A2/A1)*100
Montei uma planilha de exemplo para você baixar e dar uma olhadinha nas fórmulas: app.box.com/s/pj69of3f6rg4snrzbpvenktxo9t0bp6m
(É só clicar em Baixar no canto superior da página; não é necessário ter conta no Box)
Se tiver qualquer dúvida, é só me avisar, Thales :)
Olá!! Minha dúvida às vezes pode ser boba. Preciso calcular um valor em uma célula onde o mesmo tem vários descontos Ex: 100,00 - (-10% - 15% - 2%) e não menos 27% direto. Obrigada!!!
Oi, Erica! Nenhuma dúvida é boba haha :D Você gostaria desse resultado em uma única célula, já contendo os três descontos, ou você pretende deixar visíveis esses descontos, um a um? Você gostaria, por exemplo, de uma célula exibindo o primeiro desconto, depois outra célula envolvendo o segundo, e assim por diante?
Excel Descomplicado Boa tarde!! Eu quero o resultado em uma única célula. Mas depois de quebrar a cabeça consegui fazer!!! Muito obrigada pela atenção!!!
@@ericasilva1176 Que bom que deu certo então, Erica! Eu que agradeço ;)
como faço para tirar o percentual de numeros(nao valores) de uma coluna na horizontal?
Oi, Sara! Você poderia me dar mais detalhes sobre sua dúvida? Você gostaria de retirar o sinal de porcentagem e exibir apenas os números?
Showww
Valeu, Inacio! ;)
É possível a porcentagem ser em modo?
Olá, Renan! Você poderia me dar mais detalhes sobre sua dúvida? A que você se refere exatamente como modo? Fico no aguardo. Abraço ;)