Que outro uso para o LIdar seria legal? O celular poderia ler os movimentos das mãos das pessoas mudas que falam em libras e reproduzir em audio pra que elas possam falar com outras pessoas.
Seguindo a vibe de acessibilidade. Tem um projeto um pouco mais simples que foi desenvolvida pelo canal "Stuff Made Here" que utiliza os feixes do LIDAR para estimar as distancias dos objetos e possibilitar que um conjuntos de atuadores acoplados a palma da mão possibilite que uma pessoa cega consiga "enxergar com as mãos". A ideia do video era apenas um projeto de garagem, mas seria bastante interessante ver uma empresa como a apple fazendo uma capinha de celular que tornasse isso publicamente acessível. Segue o link do video: ruclips.net/video/8Au47gnXs0w/видео.html
Eu como engenheiro civil fico totalmente animado com lidar no celular. Já usamos scanners 3D profissionais pra fazer modelagem 3D dos projetos, agora imagina conseguir fazer até mesmo um levantamento de campo simples em 3D, mesmo que com menor precisão
A curto prazo você até pode ter sensores mais simples e uma precisão reduzida. Mas por tornar a tecnologia mais popular, isso fará com que a industria trabalhe cada vez mais em cima. E a longo prazo será completamente plausível que tenhamos até uma precisão maior, utilizando 2 dispositivos ou passando o mesmo varias vezes. Realmente será um grande avanço.
Sem contar que esses scanners 3D profissionais são caríssimos, pelo menos os que eu conheci chegavam perto de meio milhão de reais. Se o celular conseguisse substituir isso com um nível aceitável de precisão seria uma revolução nos custos.
@@brunogabrielli sim, na empresa que trabalho estou fazendo uma busca de mercado e os equipamentos vão de 150 a 500 mil reais, dependendo da precisão. Mas eu duvido muito que em pouco tempo chegue aos pés desses scanners, pelo menos pro mercado profissional, onde a precisão precisa ser de milímetros. A precisão de LIDAR é em centímetros e apesar de parecer pouco, é muito hahajaja
@@lucyannofrota realmente dependendo do mercado, vai mesmo. Foi como eu disse, pra algumas coisas de engenharia civil, tipo consultar um levantamento de campo, um iPhone com LiDAR já facilitaria muito.
@@CaioLemos-GraduacaoNerd pois é. No meu mercado, perícia de acidentes de trânsito, a previsão de centímetros já atenderia perfeitamente. Pq 5 centímetros de diferença num frenagem muito pouco mudaria num cálculo de velocidade. A gente usava estação total e depois migramos pra scanner. Acho q um Lidar seria uma ótima solução.
Cara q canal incrível, conteúdo sempre mto bem feito, edição impecável e da pra ver que realmente pesquisam muito sobre cada assunto, acompanho vcs a anos, parabéns pelo trabalho
@Lost in the Dark mano wtfk, primeiramente sobre o Átila desinformar as coisas e mentir, não faz sentido isso, ele sempre fala as fontes de livros q ele usou como base e sempre fala sobre estudos científicos e tudo mais. Sobre não ter morrido milhões no Brasil, cara isso foi uma estimativa baseada na taxa de mortalidade nos outros países e quantidade de leitos e tudo mais, ninguém conhecia a doença e nem o q ela causava ou o q podia causar, ele usou como base o q tinha pra fazer uma estimativa e errou, afinal ele é humano e erra tbm. Sobre o Facebook ser de direita primeiro q ele não apaga "páginas de direito" ele apaga páginas extremistas e com conteúdo considerado maldoso ou perigoso, o objetivo da empresa é lucrar, ela faz isso pra q nao seja rotulada sem contar q muitas das páginas são excluídas por denúncias feitas por usuários então vc só tá falando merda mesmo, além de q não lembro de nenhum momento onde o Átila falou com essas palavras "Facebook é de direita". Vc chamar quem assiste de burro não te faz inteligente, vc só tá tentando rebaixar os outros sem necessidade amigo então não vem falar merda assim nao belê?
Eu tinha visto há vários anos atrás em meados de 2012/2013 onde policiais estavam estudando maneiras de agir melhor em situações de roubos a bancos onde há reféns. Já que, normalmente, o sequestrador acaba ficando de pé e andando a maior parte do tempo e também contar quantas pessoas há no local, em quais partes do prédio estão. Isto é muito interessante e pensar que pode ser aplicado em muitos outros meios também para ajudar e evitar estes tipos de problemas e coisas piores. Obrigado pelo excelente canal
LiDARES são usados há anos em meteorologia para medir perfis atmosféricos de vento, temperatura, aerossóis, base de nuvens, altura da camada limite etc. Incrível como o uso da tecnologia se expande pra aplicações diversas.
Eu acho que seria incrível o lidar ser usado para detectar se tem pessoas por perto e onde elas estão. Poderia ajudar muito até no quesito da segurança
Na UFPA estamos realizando pesquisas para estudar o uso de LIDAR em redes 5G, inclusive no contexto de carros autônomos. Devido ao baixo comprimento de onda das mmWaves, a informação da localizaçãos dos obstaculos ao redor dos usuarios pode ser muito relevante para fazer um direcionamento de feixe, e melhorar a qualidade do canal.
Vale muito a pena ler os comentários. TB tem muitas informações, correções e contrapontos interessantes. Parabéns por uma audiência dessas nessa época estranha em que vivemos.
Oi Átila, na verdade todas as ondas eletromagnéticas têm a mesma velocidade da luz NO VÁCUO. Ao passarem por meios materiais, a velocidade pode ser diferente para diferentes comprimentos de onda. Isso é o princípio que permite a existência de arco-íris.
O cara nem conheço o Átila e vem aqui falar merda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
8:45 Todas as ondas eletromagnéticas possuem a mesma velocidade no vácuo. Em meio material os diferentes comprimentos de onda se movem em velocidade um pouco diferente.
Ola Átila! Parabéns pelo canal!! Oque foi este defeito no 7:08 do vídeo? achei q fosse algo paranormal no meu CPU! Obrigado - Cristiano de São Bento do Sul - SC
Eu realmente espero que essa tecnologia seja implementada com o principal objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e de garantir mais segurança para todos, como por exemplo em veículos autônomos detectando obstáculos ou contribuindo para áreas do conhecimento como arquitetura, geologia, geografia, etc. Acredito firmemente que isso seria muito mais benéfico do que simplesmente usá-la para serviços de espionagem ou qualquer tipo de invasão de privacidade que não aconteça por uma causa nobre.
Átila, achei que tu ia comentar sobre os robôs aspiradores que usam lidar, como por exemplo o roborock S5 da xiaomi, que mapeia toda sua casa usando lidar (com uma precisão muito boa inclusive) e consegue se localizar baseado no mapa gerado se você trocar ele de posição. E graças a esse tipo de mapeamento, os robôs aspiradores "novos" tem esse conceito de "no-go lines", ou barreiras virtuais de exclusão, onde o robô não pode ir enquanto estiver limpando. É bem legal. Infelizmente o mapa gerado pelo roborock não te da as medadas da sua casa, mas eu peguei a planta baixa gerada por ele via lidar e coloquei em um software de geração de planta onde é solicitado pelo menos uma medida exata no mapa pra gerar a planta proporcionalmente. Fiz a medida usando uma trena laser, usei o valor como entrada e todas as distâncias eram muito bem calculadas, geradas a partir do mapa do roborock usando lidar.
@@willianeduardo5973 hausehaushea, foi/não foi. Eu tenho um roborock S5 (juro que não sou xiaomi fanboy rsrs) e eu recomendo demais, é uma mão na roda. O problema é que ele é bem caro no Brasil, mas se for algo que for acessível a ti, eu recomendo demais hehehe.
@@lucas-prado mas se ele estiver a baixo de almofadas ou do sofá, q abafa o som e inibe a luz.. Vc N acharia.. Já com um radar vc conseguiria encontrar... Se a chave em questão tbm emitice uma ondinha... Seria tipo as baleias se comunicando... Só q sua chave se comunicaria com seu celular...
Oi Átila, muito bom o seu vídeo, como sempre. Meus parabéns! Meu doutorado foi em cima de uma área chamada computação gráfica baseada em nuvens de pontos. É uma área relativamente recente que ganhou um crescimento grande a partir de um projeto chamado Projeto Michelângelo, de escaneamento de esculturas em 2001. Tecnologias como o LiDAR, scanners 3D ou até mesmo o Kinect estão usando agora técnicas desenvolvidas no início dos anos 2000 de reconstrução de superfícies a partir de pontos e existe toda uma problemática com isso, por exemplo: muitos dos dados gerados por essas tecnologias vem com bastante ruído, outliers (pontos muito fora da superfície por erro na leitura) e buracos (por conta de alguma obstrução), então existe uma série de técnicas de filtragem (semelhantes às de filtros de ondas sonoras) para superfícies 3D, técnicas de modelagem para deformação e manipulação de dessas nuvens de pontos e renderização (onde meu doutorado se encontra). Fiquei muito feliz de ver um vídeo falando sobre isso de forma tão didática. Obrigado!
Olha, tá sendo muito empolgante trabalhar com essa tecnologia no mestrado. Eu uso nuvens de pontos geradas por Lasers Terrestres, que são bem densas, mas os algoritmos generalizam pra quase todo tipo de nuvem. Poder reconstruir o cenário, fazer o computador enxergar, um robô andar, um carro dirigir só. São infinitas as possibilidades, assim como nossa visão nos oferece infinitas coisas para fazer com ela.
o LiDAR poderia gera um sistema de big data procurando a melhores alternativas para situações difíceis em uma cidade como congestionamento erosões resgates e etc.
Nerdologia sobre a série expanse. Tem vários conceitos científicos interessantes nessa série. O motor epstein drive, tecnologia stealfh capaz de enganar o ladar, a protomolecula e muito mais
Tem um video do canal Univerdo Programado, que explica como funciona isso sobre ver através da parede utilizando os roteadores wifi. Canal muito bom por sinal.
Eu usaria esse Lidar para aulas experimentais de Física, seriam muito bons para explicar alguns fenômenos tanto quanto como ferramenta. Usar como um método pedagógico é a meta.
Átila, 4:03 não voltou pq Pixel 5 é um intermediário, não um celular top de linha. Então colocar um sistema tão caro em um celular que tem como objetivo ser mais barato, não valeria a pena
Outra ideia seria a leitura labial, com radar #Lider. Onde pessoas com deficiência auditiva, ou falantes de outras línguas, possa focar o celular e saber o que está sendo falado. Um atendente da Disney, um comissário de voo, ou qualquer um que fala em locais com muitos ruídos externos. E junto com ferramentas como o Google translate, a barreia das línguas seria vencidas com um Smartphone ou com um Google Glass.
Uma questão do LIDAR é o comprimento de onda/frequência da luz emitida, uma luz de um flash normal não consegue ultrapassar, por exemplo, a copa das árvores, a de um lidar já se consegue, isso facilita muito o trabalho, por exemplo, de topografia em mata fechada
Sobre o uso dos LiDARs, eu pensei imediatamente no uso em instrumentos elétricos de corda, para alterar o volume ou os agudos e graves, ou ainda em mesas digitalizadoras, para alterar cor (se bem que eu lembro de ter visto algo parecido recentemente, não lembro onde)
Esses dias passou na tv uns robozinhos tipo esses de aspirador, só que eles carregavam coisas na Huawei, eles até iam pro lugar de recarga sozinhos quando a bateria estava acabando
@@ailtonoliveira9923 A uns 4 anos atras tava caçando um lidar para uns projetos e achei o mais barato 700 pila importado claro (so o Lidar e era 2D ) hj com o dolar deve tar + de 1000, porem ja vi cameras tbm mais cara q isso :V
Tem um canal que usou o Lidar do ipad pra criar um aparelho pra ajudar pessoas cegas a "verem" , é um projeto bem interessante e vale a pena ver, o canal é o "Stuff made Here", pelo que entendi ele encontrou alguns problemas pra traduzir oq o ipad ta vendo pra uma forma tátil mas já pareceu ser bastante promissor.
um bom uso para o lidar seria para uma "visão noturna" no celular, de forma que objetos mais quentes não ficassem brilhando, ou poderia ser usado como um gps, se fosse disparado um feixe de luz
Excelente vídeo Átila. Eu usei um LiDAR 2D em fusão com um encoder de rodas pra fazer localização em tempo real de um robô em uma disciplina de robótica, é muito foda =)
Uma boa aplicação dos lidars seriam os drones e robôs de entrega de encomendas. Acho que aplicação desses radares tornaria os inputs desses equipamentos muito mais precisos, melhorando então a performance na entrega, ou algo assim.
A Texas Instruments tem uma linha de componentes denominada mmWave, não é o Lidar mas trabalha nas ondas de alta-frequência, que seriam instalada nos capacetes dos bombeiros para auxiliar a sua localização dentro da fumaça e localizar pessoas presas pelas chamas , levando em conta que nos EUA as paredes são apenas divisões de madeira e não de tijolo que acontece aqui no Brasil. Neste ambiente hostil , onde a fumaça e os Drywalls atrapalham a visão o Lidar não funciona.
Incrível como a música antiga de abertura sempre vem na minha cabeça
4 года назад
Sobre a dúvida tirada em 8:49. Realmente a velocidade da luz não muda, independente de seu comprimento de onda. Dito isso, quando a luz está passando por um meio (vidro por exemplo), esta tem índice de refração diferentes para cada frequência, ou seja, a velocidade média da luz naquele meio depende de seu comprimento de onda.
e se em meio a um apocalipse decidissemos fazer uma base subterranea ou marinha completamente auto-sustentavel desligada da surpeficie quais seriam os problemas e soluções?
Como a visão utilizando os dois olhos auxilia a calcular a distância de objetos a nossa frente, pessoas que sofrerem algum acidente ou nascem apenas com a visão em um dos olhos teriam dificuldades em fazer isso?
Átila, apesar de a segunda guerra ter se iniciado em 1939, as atividades de confronto nos céus e bombardeios de britânicos contra alemães iniciaram-se apenas em 1940. Links abaixo
Os celulares com a tecnologia LIDAR é quase como se tivessem a habilidade da Toph de sentir e localizar tudo e todos com a dominaçao de terra, que inclusive Átila esta devendo nerdologias sobre as habilidades de dobra de terra
Imagina conseguir fazer uma tradução do que o Lidar detecta e ensinar a um cego interpretar essas reações. Ou ainda mais, ligar um lidar com os nervos óticos de uma pessoa cega e a pessoa ver igual a o Demolidor da Marvel naquele filme.
Na parte do LiDAR nos IPads teria sido legal falar sobre como o Shane do canal Stuff Made Here criou uma capinha pra IPad que permite "enxergar" usando os dedos, uma excelente aplicação pra quem é cego conseguir se movimentar no ambiente.
Seria interessante se em caso de emergência ou até mesmo de necessidade o celular pudesse simular o ambiente à sua volta em uma raio de distância para quando foi perdido ou até mesmo roubado evitar ser escondido.
Esse tipo de equipamento poderá ser utilizado para gerar modelos 3d de superfícies, ou ate de objetos, na minha área que é a Engenharia florestal, provavelmente será aplicado à medição de altura de arvores.
Átila você poderia fazer um vídeo falando do possível resultado da soma de três tecnologias : inteligência artificial , computador quântico, internet 5G.
O Lidar em um celular poderia funcionar como um sensor de aproximação e movimento, que alerta seu usuário de invasores e tal. Me parece um uso bem específico e até simples, mas pra alguém que mora sozinho isso pode ser bem interessante.
Olá! A velocidade da luz é a mesma, mas NO VÁCUO. Dentro dos meios materiais, cada comprimento de onda (cor) tem uma velocidade ligeiramente diferente, assim como uma eventual transparência dependente da cor.
Quando a tecnologia ficar boa suficiente para ser posta em uma bastão guia para cegos, aí sim fará um impacto direto na vida de muitos com limitações e impedimentos visuais.
Um lidar frontal poderia servir para desbloquear a tela com muito mais agilidade e fidedignidade do que somente utilizando imagens do rosto de alguém. Imagino que associado à câmera seria muito mais rápido e preciso que o leitor biométrico de impressões digitais...
Uma função por LiDAR... Ler os movimentos dos olhos e responder às piscadas que damos. mesmo que seria difícil programar isso, seria um passo enorme para a tecnologia.
Átila, parabéns, sempre vídeos com excelência. Se me permite um comentário: os fundos musicais são muito incomodativos. Imagina quem tem tem TDAH não consegue prestar atenção no que você está explicando. Valeu! Abs.
Quando a realidade aumentada chegar no seu pináculo as pessoas não comprarão mais roupas e sim skins virtuais, pois todos usarão óculos de AR e enxergarão as pessoas usando as skins que configuraram pra usar. Imaginem as marcas vendendo o modelo da sua roupa sem precisar gastar com materia prima para produzir, todos usaremos uma roupa padrão que é onde será projetada a roupa AR.
Acho que o uso seria ideal para escanear produtos para auxiliar em projetos de Design, CAD, CAM e afins. Os equipamentos para escaneamento desse tipo costuma ser uma fortuna. Acho que com os Lidars ou Lidares instalados em celulares e tablets, os custos e o tempo seriam reduzidos exponencialmente, com maior precisão.
DUVIDA: Será que daria pra utilizar uma lupa (ou algo parecido) pra utilizar o LIDAR como um scanner 3d de alguma estrutura microscopica? seria interessante
Isso me fez lembra de Jornada nas Estrelas a Nova Geração e o Eng da nave, que era sego, o Geordi La Forge. Ele usava uma óculos que ajudava ele a enxergar e em um episódio ele comentava que consegui encher as coisa através de um espectro eletromagnético. Seria muito interessante se esse tecnologia pudesse ser usada para ajudar pessoas que perderam a visão a voltar a enxergar de novo, igual ou personagem. 🖖
Me pergunto como estão as pesquisas para os radares ou lidar visando auxiliar os deficientes visuais, até mesmo aplicados aos smartphones, traduzindo em som os obstáculos e ambientes onde o deficiente visual se encontra
Os carros autônomos não usam somente a informação de um sensor Lidar, eles também utilizam o que é chamado de visão esterioscópica, através de duas ou mais câmeras. É a mesma tecnologia utilizada no Kinect do Xbox, que se encontra também no iPhone X (não sei se os mais recentes possuem). O problema do Lidar é que dependendo da frequência utilizada, pode resultar em falso positivo (exemplo infra-vermelho). Outro problema é a resolução do campo de visão dele, que dependendo da aplicação pode ser baixa. Como nos carros autonônomos os objetos que eles geralmente vão encontrar são grandes (carros, caminhões) uma resolução baixa não tem problema, mas caso tenha uma pessoa na frente dele, dependendo, ele acaba nem medindo a distância dela. Faz tempo que estudei sobre o assunto e é com quase certeza que o principal instrumento nos Teslas são as camêras, os demais dispositivos servem para auxiliar e melhorar o resultado. Um não seria o que é sem o outro. Se falei besteira, comenta ai! Abraços Átila Biólogo, O verdadeiro!
4 года назад+1
Eu sempre pensei em que dia chegaríamos no nível daqueles "pups" do filme Prometheus. Posso dizer que HOJE é o dia. São basicamente mini-drones equipados com sensores LiDAR que montam um mapa tipográfico em 3D do terreno em que estão. Como é bom saber disso 😎
Vdd é um assunto interessante, já vi uma curiosidade falando q há pessoas q vivem na neve q possuem o rosto com mais gordura para suportar o frio e os olhos são puxados para diminuir a insidência de raios UV nos olhos, já q a neve reflete mt a luz solar, outra curiosidade q vi (n sei se é verdade) é q essas pessoas veem diferentes tons de branco na neve, sendo q nós vemos apenas um branco na neve.
@@joedsonlopes9902 Esse de tons diferentes de branco na neve é uma questão cultural e de dia a dia, eles tem nomes diferentes para tons de branco porque é algo necessario, a gente também reconhece a variação de cor mas acaba generalizando, entende ?
E sobre as diferenças de seres humanos, é algo bem minimo, mas geralmente vai ser uma diferença de quem digere melhor um tipo de nutriente, questão de folego para aguentar altitutes grandes, e por ai vai.
@@vedma1407 Entendi...já ouviu falar em uma comunidade q vive sobre as águas e eles consomem basicamente peixe? As pessoas dessa localidades tem bem mais fôlego para fazer mergulhos e tem visibilidade melhor em baixo da água.
Com o radar não dava para usar como sistema de segurança?? Tipo uma assinatura de quanto aquele corpo do indivíduo reflete, ou então do formato da cabeça.
Átila, tudo bem? Seria possível usar o LIDAR como uma ferramenta de digitalização de ambientes? Penso nisso pra aplicações das áreas de arquitetura, engenharia civil e até para historiadores explorando pirâmides e em desabamentos e com pessoas presas em escombros. Um Software que conseguisse juntar as partes "escaneadas" e se ele é capaz de captar os fótons, poderia até colorir essa digitalização. Ai da pra viajar... Se por exemplo, você tem isso tudo junto com um projetor para usar a realidade aumentada, seria possível realizar a exploração remotamente e projetar esse ambiente digitalizado, na hora.
Seria interessante alguma aplicação para deficientes visuais. Algo como mapeamento do espaço que poderia ser devolvido em forma de alerta, como feito para os carros autônomos.
Que outro uso para o LIdar seria legal?
O celular poderia ler os movimentos das mãos das pessoas mudas que falam em libras e reproduzir em audio pra que elas possam falar com outras pessoas.
Seria uma otima ideia
elas não podem só escrever?
@Daniel Rigodanzo Teichmann q massa man
Seguindo a vibe de acessibilidade. Tem um projeto um pouco mais simples que foi desenvolvida pelo canal "Stuff Made Here" que utiliza os feixes do LIDAR para estimar as distancias dos objetos e possibilitar que um conjuntos de atuadores acoplados a palma da mão possibilite que uma pessoa cega consiga "enxergar com as mãos".
A ideia do video era apenas um projeto de garagem, mas seria bastante interessante ver uma empresa como a apple fazendo uma capinha de celular que tornasse isso publicamente acessível.
Segue o link do video:
ruclips.net/video/8Au47gnXs0w/видео.html
@@lucyannofrota tbm assisti esse vídeo, realmente muito bom
Eu como engenheiro civil fico totalmente animado com lidar no celular.
Já usamos scanners 3D profissionais pra fazer modelagem 3D dos projetos, agora imagina conseguir fazer até mesmo um levantamento de campo simples em 3D, mesmo que com menor precisão
A curto prazo você até pode ter sensores mais simples e uma precisão reduzida. Mas por tornar a tecnologia mais popular, isso fará com que a industria trabalhe cada vez mais em cima. E a longo prazo será completamente plausível que tenhamos até uma precisão maior, utilizando 2 dispositivos ou passando o mesmo varias vezes. Realmente será um grande avanço.
Sem contar que esses scanners 3D profissionais são caríssimos, pelo menos os que eu conheci chegavam perto de meio milhão de reais. Se o celular conseguisse substituir isso com um nível aceitável de precisão seria uma revolução nos custos.
@@brunogabrielli sim, na empresa que trabalho estou fazendo uma busca de mercado e os equipamentos vão de 150 a 500 mil reais, dependendo da precisão.
Mas eu duvido muito que em pouco tempo chegue aos pés desses scanners, pelo menos pro mercado profissional, onde a precisão precisa ser de milímetros. A precisão de LIDAR é em centímetros e apesar de parecer pouco, é muito hahajaja
@@lucyannofrota realmente dependendo do mercado, vai mesmo. Foi como eu disse, pra algumas coisas de engenharia civil, tipo consultar um levantamento de campo, um iPhone com LiDAR já facilitaria muito.
@@CaioLemos-GraduacaoNerd pois é. No meu mercado, perícia de acidentes de trânsito, a previsão de centímetros já atenderia perfeitamente. Pq 5 centímetros de diferença num frenagem muito pouco mudaria num cálculo de velocidade. A gente usava estação total e depois migramos pra scanner. Acho q um Lidar seria uma ótima solução.
Cara q canal incrível, conteúdo sempre mto bem feito, edição impecável e da pra ver que realmente pesquisam muito sobre cada assunto, acompanho vcs a anos, parabéns pelo trabalho
Sim muita pesquisa e edição bom trabalho bem feito do Nerdologia. Um dos melhores canais do RUclips do Brasil.
feminismo é bom
@Lost in the Dark mano wtfk, primeiramente sobre o Átila desinformar as coisas e mentir, não faz sentido isso, ele sempre fala as fontes de livros q ele usou como base e sempre fala sobre estudos científicos e tudo mais. Sobre não ter morrido milhões no Brasil, cara isso foi uma estimativa baseada na taxa de mortalidade nos outros países e quantidade de leitos e tudo mais, ninguém conhecia a doença e nem o q ela causava ou o q podia causar, ele usou como base o q tinha pra fazer uma estimativa e errou, afinal ele é humano e erra tbm. Sobre o Facebook ser de direita primeiro q ele não apaga "páginas de direito" ele apaga páginas extremistas e com conteúdo considerado maldoso ou perigoso, o objetivo da empresa é lucrar, ela faz isso pra q nao seja rotulada sem contar q muitas das páginas são excluídas por denúncias feitas por usuários então vc só tá falando merda mesmo, além de q não lembro de nenhum momento onde o Átila falou com essas palavras "Facebook é de direita". Vc chamar quem assiste de burro não te faz inteligente, vc só tá tentando rebaixar os outros sem necessidade amigo então não vem falar merda assim nao belê?
Eu tinha visto há vários anos atrás em meados de 2012/2013 onde policiais estavam estudando maneiras de agir melhor em situações de roubos a bancos onde há reféns. Já que, normalmente, o sequestrador acaba ficando de pé e andando a maior parte do tempo e também contar quantas pessoas há no local, em quais partes do prédio estão.
Isto é muito interessante e pensar que pode ser aplicado em muitos outros meios também para ajudar e evitar estes tipos de problemas e coisas piores.
Obrigado pelo excelente canal
LiDARES são usados há anos em meteorologia para medir perfis atmosféricos de vento, temperatura, aerossóis, base de nuvens, altura da camada limite etc. Incrível como o uso da tecnologia se expande pra aplicações diversas.
Eu acho que seria incrível o lidar ser usado para detectar se tem pessoas por perto e onde elas estão. Poderia ajudar muito até no quesito da segurança
@Nerdologia, faz um episodio falando de engenharia mecatrônica.
Melhor engenharia.
cara, não acredito, coração do Nerdologia e 45 likes. obrigado.
Na UFPA estamos realizando pesquisas para estudar o uso de LIDAR em redes 5G, inclusive no contexto de carros autônomos. Devido ao baixo comprimento de onda das mmWaves, a informação da localizaçãos dos obstaculos ao redor dos usuarios pode ser muito relevante para fazer um direcionamento de feixe, e melhorar a qualidade do canal.
Caralho mano, q iniciativa bacana, sucesso pra ti 👊🏼👊🏼
Vale muito a pena ler os comentários. TB tem muitas informações, correções e contrapontos interessantes. Parabéns por uma audiência dessas nessa época estranha em que vivemos.
Oi Átila, na verdade todas as ondas eletromagnéticas têm a mesma velocidade da luz NO VÁCUO. Ao passarem por meios materiais, a velocidade pode ser diferente para diferentes comprimentos de onda. Isso é o princípio que permite a existência de arco-íris.
Atila, vc poderia fazer um vídeo sobre hemodiálise, daquelas séries sobre saúde.
Nerdologia filme: "Evolução".
Desde 2011 pedindo. Uma hora vai, espero.
feminismo é bom
@@rafaelheluy8654 sim.
filme meio "antigo" mas que sempre é muito bom rever kk
Esse filme é muito subestimado. Ele é ótimo! (Tem lá seus defeitos, mas ainda assim)
O cara nem conheço o Átila e vem aqui falar merda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
8:45 Todas as ondas eletromagnéticas possuem a mesma velocidade no vácuo. Em meio material os diferentes comprimentos de onda se movem em velocidade um pouco diferente.
Imagine que maravilha implementar essa tecnologia pra auxiliar pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Ola Átila! Parabéns pelo canal!! Oque foi este defeito no 7:08 do vídeo? achei q fosse algo paranormal no meu CPU! Obrigado - Cristiano de São Bento do Sul - SC
Eu realmente espero que essa tecnologia seja implementada com o principal objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e de garantir mais segurança para todos, como por exemplo em veículos autônomos detectando obstáculos ou contribuindo para áreas do conhecimento como arquitetura, geologia, geografia, etc. Acredito firmemente que isso seria muito mais benéfico do que simplesmente usá-la para serviços de espionagem ou qualquer tipo de invasão de privacidade que não aconteça por uma causa nobre.
Átila, achei que tu ia comentar sobre os robôs aspiradores que usam lidar, como por exemplo o roborock S5 da xiaomi, que mapeia toda sua casa usando lidar (com uma precisão muito boa inclusive) e consegue se localizar baseado no mapa gerado se você trocar ele de posição. E graças a esse tipo de mapeamento, os robôs aspiradores "novos" tem esse conceito de "no-go lines", ou barreiras virtuais de exclusão, onde o robô não pode ir enquanto estiver limpando. É bem legal.
Infelizmente o mapa gerado pelo roborock não te da as medadas da sua casa, mas eu peguei a planta baixa gerada por ele via lidar e coloquei em um software de geração de planta onde é solicitado pelo menos uma medida exata no mapa pra gerar a planta proporcionalmente. Fiz a medida usando uma trena laser, usei o valor como entrada e todas as distâncias eram muito bem calculadas, geradas a partir do mapa do roborock usando lidar.
isso foi uma propaganda? porque... foi muito boa kkkkkkk
@@willianeduardo5973 hausehaushea, foi/não foi. Eu tenho um roborock S5 (juro que não sou xiaomi fanboy rsrs) e eu recomendo demais, é uma mão na roda. O problema é que ele é bem caro no Brasil, mas se for algo que for acessível a ti, eu recomendo demais hehehe.
imagina um mini radar no seu telefone q te ajudaria a achar suas chaves!!... seria uma maravilha!!
genial kkk
Seria mais fácil um chaveiro que se conecta ao telefone de alguma forma. E tbm com função de som e luz para indicar onde está.
@@lucas-prado mas se ele estiver a baixo de almofadas ou do sofá, q abafa o som e inibe a luz.. Vc N acharia.. Já com um radar vc conseguiria encontrar... Se a chave em questão tbm emitice uma ondinha... Seria tipo as baleias se comunicando... Só q sua chave se comunicaria com seu celular...
E N so chaves... Vc encontraria seu carro mais facilmente no parque de estacionamento... Qualquer coisa na vrdd... Desde q estivesse "perto"
Nilce aprova essa ideia
Ué... não reconheço esse tal de "Átila pesquisador científico". O Átila Biólogo é o único Átila verdadeiro.
feminismo é bom
É um clone dele feito pela Alura para apresentar o Nerdologia, estava muito corrido para o original
@@vilian9185 o que você acha sobre anarcha feminismo?
@@rafaelheluy8654 Eu acho que você comentou isso no video errado, de onde tu tirou isso?
@@vilian9185 como assim?
Faz um nerdologia sobre guerra eletronica, embaralhamento de sinal, jammers, etc
Oi Átila, muito bom o seu vídeo, como sempre. Meus parabéns! Meu doutorado foi em cima de uma área chamada computação gráfica baseada em nuvens de pontos. É uma área relativamente recente que ganhou um crescimento grande a partir de um projeto chamado Projeto Michelângelo, de escaneamento de esculturas em 2001. Tecnologias como o LiDAR, scanners 3D ou até mesmo o Kinect estão usando agora técnicas desenvolvidas no início dos anos 2000 de reconstrução de superfícies a partir de pontos e existe toda uma problemática com isso, por exemplo: muitos dos dados gerados por essas tecnologias vem com bastante ruído, outliers (pontos muito fora da superfície por erro na leitura) e buracos (por conta de alguma obstrução), então existe uma série de técnicas de filtragem (semelhantes às de filtros de ondas sonoras) para superfícies 3D, técnicas de modelagem para deformação e manipulação de dessas nuvens de pontos e renderização (onde meu doutorado se encontra). Fiquei muito feliz de ver um vídeo falando sobre isso de forma tão didática. Obrigado!
Olha, tá sendo muito empolgante trabalhar com essa tecnologia no mestrado. Eu uso nuvens de pontos geradas por Lasers Terrestres, que são bem densas, mas os algoritmos generalizam pra quase todo tipo de nuvem. Poder reconstruir o cenário, fazer o computador enxergar, um robô andar, um carro dirigir só. São infinitas as possibilidades, assim como nossa visão nos oferece infinitas coisas para fazer com ela.
o LiDAR poderia gera um sistema de big data procurando a melhores alternativas para situações difíceis em uma cidade como congestionamento erosões resgates e etc.
Nerdologia sobre a série expanse. Tem vários conceitos científicos interessantes nessa série. O motor epstein drive, tecnologia stealfh capaz de enganar o ladar, a protomolecula e muito mais
Acho que no futuro a gente vai ter que lidar com isso
Tem um video do canal Univerdo Programado, que explica como funciona isso sobre ver através da parede utilizando os roteadores wifi. Canal muito bom por sinal.
Eu usaria esse Lidar para aulas experimentais de Física, seriam muito bons para explicar alguns fenômenos tanto quanto como ferramenta. Usar como um método pedagógico é a meta.
Que outro uso você imagina que seria o melhor para o radar ou um lidar no celular?
Estou pesquisando como um barometro e variometro funcionam em um smartphone. A resposta pode estar no LiDAR.
Na medicina localização de pacientes
Átila, 4:03 não voltou pq Pixel 5 é um intermediário, não um celular top de linha. Então colocar um sistema tão caro em um celular que tem como objetivo ser mais barato, não valeria a pena
uma fita métrica digital para eu medir coisas
Nerdologia pfv traz um vídeo sobre a história do Anarquismo.
Outra ideia seria a leitura labial, com radar #Lider. Onde pessoas com deficiência auditiva, ou falantes de outras línguas, possa focar o celular e saber o que está sendo falado. Um atendente da Disney, um comissário de voo, ou qualquer um que fala em locais com muitos ruídos externos. E junto com ferramentas como o Google translate, a barreia das línguas seria vencidas com um Smartphone ou com um Google Glass.
Uma questão do LIDAR é o comprimento de onda/frequência da luz emitida, uma luz de um flash normal não consegue ultrapassar, por exemplo, a copa das árvores, a de um lidar já se consegue, isso facilita muito o trabalho, por exemplo, de topografia em mata fechada
Sobre o uso dos LiDARs, eu pensei imediatamente no uso em instrumentos elétricos de corda, para alterar o volume ou os agudos e graves, ou ainda em mesas digitalizadoras, para alterar cor (se bem que eu lembro de ter visto algo parecido recentemente, não lembro onde)
Mds que edição de vídeo linda. Parabéns aos envolvidos pela pesquisa e edição! Sucesso!
Lidar é bom em robo aspirador, mapeia sua casa melhor q camera e vc nem precisa preocupar de alguem hackear seu robo e te monitorar hahahaha
Esses dias passou na tv uns robozinhos tipo esses de aspirador, só que eles carregavam coisas na Huawei, eles até iam pro lugar de recarga sozinhos quando a bateria estava acabando
@Heverton Reis simm, eu não estava lembrando onde vi, achei muito legal kkkk
A questão é o custo, o LIDAR é muitoo mais caro que uma camera
@@ailtonoliveira9923 A uns 4 anos atras tava caçando um lidar para uns projetos e achei o mais barato 700 pila importado claro (so o Lidar e era 2D ) hj com o dolar deve tar + de 1000, porem ja vi cameras tbm mais cara q isso :V
Átila, faz um vídeo sobre espectrômetria, usada para saber a composição dos planetas e estrelas
Tem um canal que usou o Lidar do ipad pra criar um aparelho pra ajudar pessoas cegas a "verem" , é um projeto bem interessante e vale a pena ver, o canal é o "Stuff made Here", pelo que entendi ele encontrou alguns problemas pra traduzir oq o ipad ta vendo pra uma forma tátil mas já pareceu ser bastante promissor.
um bom uso para o lidar seria para uma "visão noturna" no celular, de forma que objetos mais quentes não ficassem brilhando, ou poderia ser usado como um gps, se fosse disparado um feixe de luz
Excelente vídeo Átila. Eu usei um LiDAR 2D em fusão com um encoder de rodas pra fazer localização em tempo real de um robô em uma disciplina de robótica, é muito foda =)
O Momento Alura no nerdologia uau!
Eii nerdologia Faz um vídeo de como funciona o poder do mutante rex seria legal
Uma boa aplicação dos lidars seriam os drones e robôs de entrega de encomendas. Acho que aplicação desses radares tornaria os inputs desses equipamentos muito mais precisos, melhorando então a performance na entrega, ou algo assim.
Imagina isso em 2030, lidar, drone 5g,. Inteligência artificial, blockchain etc.
cara como eu amo esse canal, MUITO BOMMMMMMM
Chegou meu momento. Finalmente algo que eu trabalho aqui no Nerdologia
A Texas Instruments tem uma linha de componentes denominada mmWave, não é o Lidar mas trabalha nas ondas de alta-frequência, que seriam instalada nos capacetes dos bombeiros para auxiliar a sua localização dentro da fumaça e localizar pessoas presas pelas chamas , levando em conta que nos EUA as paredes são apenas divisões de madeira e não de tijolo que acontece aqui no Brasil. Neste ambiente hostil , onde a fumaça e os Drywalls atrapalham a visão o Lidar não funciona.
Poderia ajudar a dar precisão na virtualização de uma construção a partir da imagem da câmera, produzindo um modelo 3D bem melhor.
Incrível que eu tava vendo um corte do podcast do Rogan e um arqueólogo estava falando exatamente isso aplicado na sua área
Incrível como a música antiga de abertura sempre vem na minha cabeça
Sobre a dúvida tirada em 8:49.
Realmente a velocidade da luz não muda, independente de seu comprimento de onda. Dito isso, quando a luz está passando por um meio (vidro por exemplo), esta tem índice de refração diferentes para cada frequência, ou seja, a velocidade média da luz naquele meio depende de seu comprimento de onda.
e se em meio a um apocalipse decidissemos fazer uma base subterranea ou marinha completamente auto-sustentavel desligada da surpeficie quais seriam os problemas e soluções?
Nerdologia sobre a logística para construir Rapture e Columbia da série BioShock
Up! Jogos épicos demais hahahaha
Como a visão utilizando os dois olhos auxilia a calcular a distância de objetos a nossa frente, pessoas que sofrerem algum acidente ou nascem apenas com a visão em um dos olhos teriam dificuldades em fazer isso?
Nerdologia podes explicar como funciona a progrmaçao das células.
@Nerdologia, seria possivel usarem os sensores dos LiDERs para aperfeiçoar a precisão de próteses?
Verdade.
Otimista. Só vendo eles rastreando cada passo pra por AD até na parede de casa
Excelente nerdologia... Só um pequeno detalhe é sobre a precisão, que o Átila falou bastante durante o vídeo. O correto não seria exatidão?
Átila, apesar de a segunda guerra ter se iniciado em 1939, as atividades de confronto nos céus e bombardeios de britânicos contra alemães iniciaram-se apenas em 1940. Links abaixo
ruclips.net/video/7ErkcaCUqs8/видео.html
Batalha da Inglaterra
ruclips.net/video/ay0RXPR_ePY/видео.html
Bombardeiros na segunda guerra
Mais sobre o radar ruclips.net/video/BqzK_yOdPfs/видео.html
Qual é o sentido de colocar fonte se o vídeo dele não tem ?
@@luisotavio1917 Os vídeos do nerdologia sempre tem fontes na descrição. Esse é o princípio básico de qualquer divulgação científica
Vídeo muito bom!!! Eu acompanho o seu canal desde 2015. Parabéns pelo seu trabalho👏👏
Os celulares com a tecnologia LIDAR é quase como se tivessem a habilidade da Toph de sentir e localizar tudo e todos com a dominaçao de terra, que inclusive Átila esta devendo nerdologias sobre as habilidades de dobra de terra
Imagina conseguir fazer uma tradução do que o Lidar detecta e ensinar a um cego interpretar essas reações. Ou ainda mais, ligar um lidar com os nervos óticos de uma pessoa cega e a pessoa ver igual a o Demolidor da Marvel naquele filme.
Na parte do LiDAR nos IPads teria sido legal falar sobre como o Shane do canal Stuff Made Here criou uma capinha pra IPad que permite "enxergar" usando os dedos, uma excelente aplicação pra quem é cego conseguir se movimentar no ambiente.
Seria interessante se em caso de emergência ou até mesmo de necessidade o celular pudesse simular o ambiente à sua volta em uma raio de distância para quando foi perdido ou até mesmo roubado evitar ser escondido.
Esse tipo de equipamento poderá ser utilizado para gerar modelos 3d de superfícies, ou ate de objetos, na minha área que é a Engenharia florestal, provavelmente será aplicado à medição de altura de arvores.
Átila você poderia fazer um vídeo falando do possível resultado da soma de três tecnologias : inteligência artificial , computador quântico, internet 5G.
O Lidar em um celular poderia funcionar como um sensor de aproximação e movimento, que alerta seu usuário de invasores e tal. Me parece um uso bem específico e até simples, mas pra alguém que mora sozinho isso pode ser bem interessante.
Fala sobre arqueologia na Amazônia, os geoglifos de lá e as hipóteses de grandes civilizações amazônicas. Com LIDAR descobriram coisas sob a selva
Vejo vcs desde o começo, mais nunca vi eu vídeo sobre mecânica de motores e suas evoluções tecnológicas.
Parabéns pelo trabalho!! Muito show 👏👏👏👏👏
Seria legal um mapeamento para guias online em foto-ilustrações mais realistas.
Olá! A velocidade da luz é a mesma, mas NO VÁCUO. Dentro dos meios materiais, cada comprimento de onda (cor) tem uma velocidade ligeiramente diferente, assim como uma eventual transparência dependente da cor.
Quando a tecnologia ficar boa suficiente para ser posta em uma bastão guia para cegos, aí sim fará um impacto direto na vida de muitos com limitações e impedimentos visuais.
Um lidar frontal poderia servir para desbloquear a tela com muito mais agilidade e fidedignidade do que somente utilizando imagens do rosto de alguém. Imagino que associado à câmera seria muito mais rápido e preciso que o leitor biométrico de impressões digitais...
Uma função por LiDAR... Ler os movimentos dos olhos e responder às piscadas que damos. mesmo que seria difícil programar isso, seria um passo enorme para a tecnologia.
Faz um nerdologia sobre Meu malvado favorito e o Raio encolhedor pfv
Átila, parabéns, sempre vídeos com excelência.
Se me permite um comentário: os fundos musicais são muito incomodativos.
Imagina quem tem tem TDAH não consegue prestar atenção no que você está explicando. Valeu! Abs.
Atila um mestre do conhecimento!
Quando a realidade aumentada chegar no seu pináculo as pessoas não comprarão mais roupas e sim skins virtuais, pois todos usarão óculos de AR e enxergarão as pessoas usando as skins que configuraram pra usar. Imaginem as marcas vendendo o modelo da sua roupa sem precisar gastar com materia prima para produzir, todos usaremos uma roupa padrão que é onde será projetada a roupa AR.
Imaguna o tanto de gente usando skin de anime
Acho que o uso seria ideal para escanear produtos para auxiliar em projetos de Design, CAD, CAM e afins. Os equipamentos para escaneamento desse tipo costuma ser uma fortuna. Acho que com os Lidars ou Lidares instalados em celulares e tablets, os custos e o tempo seriam reduzidos exponencialmente, com maior precisão.
Legal ver tudo se encaminhando pra termos uma matrix
DUVIDA: Será que daria pra utilizar uma lupa (ou algo parecido) pra utilizar o LIDAR como um scanner 3d de alguma estrutura microscopica? seria interessante
Isso me fez lembra de Jornada nas Estrelas a Nova Geração e o Eng da nave, que era sego, o Geordi La Forge. Ele usava uma óculos que ajudava ele a enxergar e em um episódio ele comentava que consegui encher as coisa através de um espectro eletromagnético. Seria muito interessante se esse tecnologia pudesse ser usada para ajudar pessoas que perderam a visão a voltar a enxergar de novo, igual ou personagem. 🖖
Seria ótimo para ser utilizado em caso de catástrofes naturais, assim seria mais fácil achar pessoas sobre escombros, por exemplo.
Me pergunto como estão as pesquisas para os radares ou lidar visando auxiliar os deficientes visuais, até mesmo aplicados aos smartphones, traduzindo em som os obstáculos e ambientes onde o deficiente visual se encontra
Os carros autônomos não usam somente a informação de um sensor Lidar, eles também utilizam o que é chamado de visão esterioscópica, através de duas ou mais câmeras. É a mesma tecnologia utilizada no Kinect do Xbox, que se encontra também no iPhone X (não sei se os mais recentes possuem). O problema do Lidar é que dependendo da frequência utilizada, pode resultar em falso positivo (exemplo infra-vermelho). Outro problema é a resolução do campo de visão dele, que dependendo da aplicação pode ser baixa. Como nos carros autonônomos os objetos que eles geralmente vão encontrar são grandes (carros, caminhões) uma resolução baixa não tem problema, mas caso tenha uma pessoa na frente dele, dependendo, ele acaba nem medindo a distância dela. Faz tempo que estudei sobre o assunto e é com quase certeza que o principal instrumento nos Teslas são as camêras, os demais dispositivos servem para auxiliar e melhorar o resultado. Um não seria o que é sem o outro. Se falei besteira, comenta ai! Abraços Átila Biólogo, O verdadeiro!
Eu sempre pensei em que dia chegaríamos no nível daqueles "pups" do filme Prometheus.
Posso dizer que HOJE é o dia. São basicamente mini-drones equipados com sensores LiDAR que montam um mapa tipográfico em 3D do terreno em que estão. Como é bom saber disso 😎
fala sobre as diferenças dos seres humanos de cada região, tipo , algumas características evolutivas
Vdd é um assunto interessante, já vi uma curiosidade falando q há pessoas q vivem na neve q possuem o rosto com mais gordura para suportar o frio e os olhos são puxados para diminuir a insidência de raios UV nos olhos, já q a neve reflete mt a luz solar, outra curiosidade q vi (n sei se é verdade) é q essas pessoas veem diferentes tons de branco na neve, sendo q nós vemos apenas um branco na neve.
@@joedsonlopes9902 Esse de tons diferentes de branco na neve é uma questão cultural e de dia a dia, eles tem nomes diferentes para tons de branco porque é algo necessario, a gente também reconhece a variação de cor mas acaba generalizando, entende ?
E sobre as diferenças de seres humanos, é algo bem minimo, mas geralmente vai ser uma diferença de quem digere melhor um tipo de nutriente, questão de folego para aguentar altitutes grandes, e por ai vai.
@@vedma1407 Entendi...já ouviu falar em uma comunidade q vive sobre as águas e eles consomem basicamente peixe? As pessoas dessa localidades tem bem mais fôlego para fazer mergulhos e tem visibilidade melhor em baixo da água.
@@joedsonlopes9902 Não, irei dar uma pesquisada sobre, me interessei
Nerdologia muito bom Átila . ótima divulgação científica não conhecia esses lidares interessante
Tem alguma aplicação de lidar em celulares, com foco na acessibilidade de pessoas, com problemas de visão?
Com o radar não dava para usar como sistema de segurança?? Tipo uma assinatura de quanto aquele corpo do indivíduo reflete, ou então do formato da cabeça.
Átila, tudo bem?
Seria possível usar o LIDAR como uma ferramenta de digitalização de ambientes?
Penso nisso pra aplicações das áreas de arquitetura, engenharia civil e até para historiadores explorando pirâmides e em desabamentos e com pessoas presas em escombros.
Um Software que conseguisse juntar as partes "escaneadas" e se ele é capaz de captar os fótons, poderia até colorir essa digitalização.
Ai da pra viajar... Se por exemplo, você tem isso tudo junto com um projetor para usar a realidade aumentada, seria possível realizar a exploração remotamente e projetar esse ambiente digitalizado, na hora.
Seria interessante alguma aplicação para deficientes visuais. Algo como mapeamento do espaço que poderia ser devolvido em forma de alerta, como feito para os carros autônomos.
Seria legal se tivesse num nerdologia sobre a biologia da coisa do filme: O enigma de outro mundo.
Uauuu...que revolução estamos prestes a viver!
Obrigado pelo mindblow!
É possível dos Lidares interferirem na vidas de animais que conseguem vê esses feixes de luz? E há pesquisas sobre esse assunto?
Seria muito mais facil de LiDAR se o Atila tivesse recomendado um livro
Ksksjskskksksks
Aproveitando o comentário sobre radar, o Theremin é um instrumento que funciona como um radar ou seus sensores seriam de outro princípio?
Ótimo como sempre Átila,
Essa tecnologia poderia medir outra coisa além de distância? Como o laser do termômetro que capta temperatura?
O termômetro óptico nunca seria um laser, já que ele nem emite radiação alguma, só capta o infravermelho térmico emitido por qualquer corpo aquecido.
@@ricardofranca619 Então o termômetro ótico na verdade é uma espécie de "scanner"?
amo esse canal
Sugestão de Nerdologia: Os cabelos da Rapunzel
Os celulares poderiam aprender a reconhecer pessoas próximas para identificação de procurados pela polícia.
@Nerdologia No celular eu não sei, mas seria muito bom se o meu roteador de internet funcionasse também como um alarme antifurto doméstico.