Uma vez esqueci o controle do alarme da moto. Uns 2km da minha casa o alarme disparou e, em seguida, desligou a moto. Tive que voltar pra casa empurrando a moto. Como o alarme de vez em quando disparava, tive problema foi com uma viatura da polícia que me abordou pra saber pq o alarme estava disparando. Pediram o documento da moto, tbm tinha esquecido. Ai tive que ligar pra casa e pedir para minha esposa ir até onde eu ESTAVA levando o controle e o documento. . Os policiais acharam que tinha roubado a moto. Quanto ao vídeo, nota 10 professor, mais uma aula aprendida. 😉👍
Cara na minha antiga moto eu tinha alarme positron com sensor de presença. Deixava sempre separado da chave da moto direto eu esquecia o controle em casa. Certa vez a policia passou por mim com alarme disparado e nem falou nada, fiquei pensando se fosse um ladrao ia passar batido. Depois descobri que tinha um codgo na chave que desativa o alarme kkkk.
Ou seja, ao empurrar sua moto vc automaticamente está cometendo uma infração de trânsito. Ou alguém aqui consegue atingir 50% da velocidade da via na pernada? Kk
Tem que ser muito "corno" um agente que, em um sol de 35º autuar um motociclista que, ao empurrar sua motocicleta com um pneu furado, abrir a viseira para poder respirar!
Aqui em São Paulo os policiais são humanos do bem graças a Deus, das vzes que precisei empurrar eu tirei o capacete e quem fez essa lei de ditador precisava tomar uma surra de cabo de aço pra deixar de ser corno.
@@MarcilioTeixeira nada ver, o policial que faz isso é um corno que leva chifre da mulher e desconta no outros. Policial inteligente jamais perderá 1 segundo da vida dele pra prejudicar o cidadão, é mais fácil ele tentar ajudar.
Tem que empurrar a moto na via arriscando a própria vida e atrapalhando o trânsito. Quem fez a lei tem uma "inteligência admirável". Se colocar um legislador desse para controlar o tráfego de uma grande cidade, as ruas virarão estacionamentos, pois os veículos ficarão estacionados sem saírem do lugar. Estou com muita inveja desse tipo de "brilhante inteligência", estou muito emocionado e chorando bastante aqui de admiração por causa dessas "leis espetaculares". Peço que façam uma vaquinha para mim, para comprar alguns lenços, pois as lágrimas de emoção não param.
sou motociclista e já passei apuros ao empurrar a moto em via pública, pois os demais condutores simplesmente não respeitam. No meu caso, quase fui atropelado, mesmo estando junto a guia de meio-fio, na via de mão direita; mesmo assim, os outros motoristas passavam quase esbarrando em mim, sem manter a distancia lateral de segurança. Acredito que muitos outros motociclistas já passaram por situações semelhantes; infelizmente, falta educação e bom senso no transito, pois muitos motoristas se transformam em monstros quando estão dirigindo.
Eu já presenciei muitos casos em que o bom senso prevaleceu, especialmente por que trabalhei muitos anos em uma região de muitas oficinas de carros e motos, mas existem agentes de trânsito que são inflexíveis. Na minha cidade tem um tal de "Pitbull" da PRF que não deixa passar um mosquito com a asa torta. Só libera o veículo depois que estiver 100 por cento, não importa se é dia, noite, feriado...Não pode sequer ter um LED brilhando mais que outro.
Minha opinião que as lei deveria ser clara e simplificada , não interpretada. No caso se tiver um motociclista empurrando uma moto não deveria ser multado, desculpa se eu estiver errado só minha opinião.aproveitando o comentário manda um abraço pra nós aqui de Formosa do sul SC somos fã desse canal.
@@alexsandrobezerra760 É proibido sim, se vai empurrar a moto, deve fazer tudo como se estivesse pilotando a mesma, ou seja, deve ir na mão correta, usando capacete com viseira abaixada, usando calçado fechado, duas mãos no Guidão, trafegar na faixa da esquerda, fazer o retorno e se bobear o agente de trânsito ainda vai querer farol acesso. Sei que é ridículo, mas é nossa legislação.
Professor, tire todas as dúvidas sobre rebocar outro carro com o uso de cambão e ou cordas , ou carretinhas específicas para reboque de outros carros, o que pode e o que não pode!
Infelizmente se transitar na via empurrando a motocicleta sem capacete é autuado , a mesma regra deve ser se estiver de sandália. Porém se estiver descalço não. ( O condutor pode pintar a moto descalçoas.nao de sandália ) então empurre descalço. Professor me corrija se eu estiver errado, ou me confirme caso eu esteja certo. Parabéns por este canal excelente sobre o Código de trânsito. 👍👍👍
Já tomei a multa por empurrar a moto na contra mão , um agente de trânsito escondido me notificou . Aqui no Brasil, não existe uma aproximação da fiscalização para orientar , educar , tudo e pra multar e tirar dinheiro da sociedade . Mas , a regra e , temos que saber do começo ao fim do código de transito ! 🤦🏻♂️
Boa tarde! Li seu comentário neste instante, porém lamento a multa que tomou, eu mesmo estes dias levei uma multa por excesso de velocidade, ao qual seguramente não estava acima da velocidade permitida, já que a via está toda esburacada, não permitindo andar mais rápido, mas isso é discussão para outro vídeo do Carlão! Vou dar um exemplo prático de como funciona o cidadão brasileiro! Diariamente dou a gentileza de dar passagem, sempre que possível a outro motorista, já que motoqueiro não pede, ele te obriga! Em várias situações em que se dá a preferência a outro, mesmo ele não tendo, ao sair de "lotes lindeiros", muitos nem agradecem, mas não estamos aqui para ganhar mimos, no entanto, logo a frente, quando este mesmo motorista, que foi agraciado com uma gentileza, ao invés de fazer o mesmo, age de forma contrária, e ainda xinga o colega motorista! Pergunto a mim mesmo! Ele merecia que eu fosse gentil com ele??? Claro!! De que forma iria aprender??? Outra situação irritante! Quando estamos em uma viagem, e por qualquer motivo, há um congestionamento, sempre tem os "espertinhos" que não foram ensinados que tudo tem seu tempo, e trafegam pelo acostamento, em desacordo com as leis, porém lá na frente, quer adentrar na via, pois viram uma viatura! Eu particularmente, não permito, pois quis ser mais inteligente que outros??? Agora pague pela escolha equivocada! O que eu quero dizer, que se o agente, tentar educar, não vai adiantar nada, pois a 100m, ele estará agindo novamente errado! Afinal TODOS devemos saber das leis, no momento em que "tiramos" nossa habilitação! Digo que o brasileiro só aprende quando dói no bolso! E com a quantidade absurda de carros SÓ PRA RODAR e os NÃO PAGOS, onde as multas nunca vão chegar na casa do infrator, as coisas nunca vão melhorar!
@@joaocarlospecanhadasilvale5011 não concordo! O trânsito brasileiro é o 3 mais violento do mundo. Se multar resolvesse, as coisas estariam diferentes. A administração pública só quer arrecadar encima do cidadão. Você mesmo no seu direito na, não é respeitado. Brasil só não é um país mais fudido pela misericórdia de Deus. O povo é bem avacalhado e o poder público é pior.
@@caavara Saudações! Gosto de quem discorda de minhas opiniões pois o contraditório é azeite para os neurônios! Sim o trânsito brasileiro é um dos piores do UNIVERSO! Mas lhe pergunto, das razões disto??? Seria a má conservação das vias a raiz do problema? Seria a falta de manutenção dos veículos, já que muitos nem deveriam ter carros, pela pura falta de capacidade financeira para isso, o que fazem andar até com pneus completamente lisos? Seria a notória atitude se sempre andar atrasado, e querer a todo custo tirar esse atraso? Seria porque o cidadão compra veículos de potencia elevada, mas nossas estradas e ruas não serem compatíveis?? Seria a falta de preparo dos motoristas, que fazem cursos em péssimas auto-escolas??? Seria a falta de cuidado?? A falta de gentileza com o outro??? Etc... Quanto a tal "industria da multa! Ela existe de verdade ou é causada pela péssima atitude dos motoristas?? Já sofri batidas traseira, pq parei no sinal amarelo, ficando vermelho! Suponhamos que exista a tal industria da multa, a arrecadadora implacável do dinheiro do cidadão! O que este cidadão faz para evitá-la??? Nada, não é mesmo! Já levei multas absurdas! Uma delas é de trafegar na Capital na faixa PREFERENCIAL de ônibus, e não na exclusiva! Mas então porque levei multa??? Por puro desconhecimento do trânsito de uma cidade grande! Em São Paulo, quem pode andar por estas faixas, além dos ônibus, são os táxis! Então levei multa por ignorância! É a industria da multa, claro que não! Mas na PONTE DAS BANDEIRAS... lá eu creio que exista uma boa dose de maldade, pois se você entrar na alça à direita (e em quantos lugares isso é proibido?) você encontra um radar bem no meio dela! Ali só podem entrar ônibus e táxis e com passageiros! A resposta da CET, e que este local tem tráfego intenso, e o fluxo trava! E se não percebeu tem uma quantidade enorme do veículos SÓ PRA RODAR ou os NÃO PAGOS, aquele veículos em que o primeiro proprietário compro financiado, porém não pagou e repassou para outro, que repassou para outro, e assim "ao infinito e além", onde só se tem o documento de licenciamento, que está DEUS, sabe no nome de quem! Estes veículos estão com toda certeza nas mãos de quem não está nem aí com o andar da carruagem! "Multas?? Que venham quanta quiserem, não vou pagar, o carro não está no meu nome mesmo! Pontos... não tenho nenhum!" Além destes temos os carros registrados em nome de empresas! Onde não se indica o condutor, mas paga elas em dobro! Então a entrega é mais importante e vantajosa do que pagar a multa! Tem também os proprietários de carros, que tem empresas, e na eventualidade de uma multa, botam os pontos no prontuário dos funcionários! A multa ele paga, mas nunca tem pontos na CNH! E o funcionário tem como se negar??? Nestes tempos de desemprego??? Responda você aí!!! Mais uma coisinha para finalizar! CADA POVO TEM OS GOVERNANTES QUE MERECEM!
@@joaocarlospecanhadasilvale5011 na verdade isso tudo que vc falou aí é falta de empatia mesmo, educação. Com relação à pista preferencial de ônibus, sei não viu, a legislação de trânsito é exclusivamente do legislativo federal. Eu viajo muito, se eu for ficar guardando regra de capital em capital, eu não aguento. Em BH, na av augusto de Lima com rua da Bahia tem radar de pista exclusiva logo na esquina, quem não conhece toma multa, por fazer conversão à direita. A jari de BH é a maior pilantragem, seu recurso pode estar fundamentado, mas não é aceito. Essas questões de carro mais antigo é subjetivo. Eu tenho um carro antigo, mas nunca me envolvi em acidente que eu tenha provocado, eu já vi motorista com carro novo matar. Essa questão de pneu careca é complicado, vc troca o pneu e alinha, mas logo perde o alinhamento, pela má condição da pista. Pelos acidentes que eu vejo aqui, posso falar que nenhum é por causa de pneu careca. Sempre é um bosal que fura a parada obrigatória, excesso de velocidade, bêbado ao volante, perca de freios por lonas quentes, nos caminhões. O pneu "careca" influencia em pistas molhadas; o pneu deve estar em bom estado? Sim claro, mas o poder público tem obrigação de manter bem as vias. Outra coisa e abaixar os impostos sobre itens básicos , como é o caso do pneu. Com relação à iluminação, não acho justo multa, eu sou eletricista de autos, luzes queimam e não há como evitar. Vc sai de casa com o carro ok, sua seta apaga por algum motivo , vc é parado na blitz e tem o carro rebocado e toma multa porque sua seta resolveu dar problema naquela hora, claro que é difícil essa coincidência, mas é possível. Não concordo com os modos de exames de direção. Minha namorada domina bem a motocicleta, mas já foi reprovada 7 vezes porque o Detran é sem noção, ela fica muito nervosa, pois a cada exame que faz tem que gastar uma nota, mas em fim, um motoqueiro cabriteiro daqui de perto passou de primeira. Claro, já pilota há muito tempo na ilegalidade. Então o exame pra CNH é mais um teste de controle psicológico do que de direção. Ela pilota bem nos treinos, mas no dia do teste, fica muito nervosa e não é pra menos, afinal é uma chance só, se errar qualquer coisinha, tem que gastar dinheiro. Mas em fim. Um problema é o povo, muito por influencia da mídia, tratar o carro ou moto como brinquedo e achar que trânsito é diversão. Carro , moto e veículo pesado são máquinas , ferramentas de transporte, só isso, não servem pra mais nada, só transporte. Só São, perigosos se forem usados de forma diferente. Outra coisa é pensar que ao se desrespeitar uma regra de circulação, vc está se desrespeitando e ao próximo também.
@@joaocarlospecanhadasilvale5011 vc foi realmente roubado, inventaram essa multa, só existe multa pra faixa exclusiva, preferencial não. Tô falando do código de trânsito. A regra tem que ter previsão na lei 9503 pra ser aplicada, senão é roubo.
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude da lei. Ora um manual não pode estabelecer direito ou obrigação. Se a lei é omissa, não há o que se falar em infração. Uma interpretação mais plausível seria a aplicação da regra do ciclista desmontado ao motociclista nas mesmas condições.
levando em consideração tais leis ao empurrar uma moto, sandálias, capacete, etc.. com exceção das calçadas, empurrar um carrinho de mão tbm é uma infração. parabéns ao professor pela excelentes explicações.
O CTB não diz nada sobre motociclista empurrando a motocicleta, e o Manual diz que esta sujeito a punições do CTB, uma vez que o CTB não diz nada a punição é nada! Foi isso que deu a entender!
Eita. Qdo vou pra casa, tem um atalho q eh contramao. Entao eu desco, desligo a moto e vou empurrando, pq achava q seria equiparado ao pedestre. A via normal aumenta meu percusso em dois kilometros!
Olá, tire uma dúvida, se o motociclista, ao estar empurrando seu veículo desmontado está sujeito a aplicação das infrações como se estivesse montado pilotando., então ele pode e deve transitar no meio da pista de rolagem, mesmo se estiver empurrando desmontado correto?
Estou tirando a habilitação A , minha dúvida é se estou estacionado mas permaneço montado na motocicleta , nesse caso eu poderia ficar sem capacete ? Muito obrigado pelos vídeos
a maioria dos brasileiros cometem erros no trânsito e não São multados , muitas vezes a polícia nem por perto está , é assim que funciona , aqui é Brasil !
Alguns itens da lei podem ser discutidos e mudados, mas muitos condutores cometem infrações e mais infrações...imaginem sem leis... O Brasileiro, incluindo políticos, precisa querer ser justo e honesto...senão fica essa vitimização
Acho está lei sem noção, já aconteceu comigo , a moto furou o pneu tive que empurrar por 3 km num sol de 33 graus de capacete , uma moto que pesa 145 kilos , foi de lascar . Obrigado pelas dicas .
O artigo 252 é claro, é proibido "dirigir" veículo com calçado q nao se fixe nos pés. Empurrar não é dirigir, logo, nao deve multar um motociclista empurrando seu veículo.
Pelo que entendi, aplica-se a mesma regra de estar dirigindo. Ora, o cidadão só está empurrando por que o veículo não está em funcionamento, mas e antes? Como chegou até ali, no local do flagrante? E se voltar a funcionar? O motociclista vai transformar a sandália havaianas em um calçado apropriado e sair dirigindo? A cabeça do agente pensa assim.
Caramba, ainda bem que não fui multado uma vez que minha moto furou o pneu. No canto da via era ciclovia e eu fui pela contra mão porque era mais fácil.
Em Teresina, empurrando motocicleta, usando capacete e numa temperatura de mais de 43° ao lado do trânsito intenso de veículos numa avenida, às 13:00 hrs da tarde😬... Já vi gente desmaiar.
Apesar desse ato ser mencionado no MBFT, vai depender do que se tornou cotidiano na localidade. Sou motoqueiro e aqui na minha cidade, desde que esteja com o motor desligado, pode-se empurrar a motocicleta sem capacete, na contramão, de sandálias e até mesmo sem CNH, contato que, caso seja abordado por alguma autoridade, esteja portando documentos que comprovem que não está cometendo o furto do veículo (estar de posse de algum documento de identificação oficial e dos documentos da motocicleta).
Na minha também. Conheço vários mecânicos de moto e carros que saem para testar os veículos e sequer são abordados, mesmo não tendo habilitação. Só por estarem com as fardas das oficinas, a polícia não cria problemas. Para tanto, já existem os bandidos.
Gostei muito do vídeo, gostaria de tirar uma dúvida, perto de minha casa tem um posto da PRE e já vi várias vezes o motociclista empurrando a moto, pela pista normal sem entrar no posto policial sendo que os carros e motos passam por dentro do posto, eles fazem isso para não serem autuados pq eles ou as motos estão irregulares . Sendo assim eles podem levar multa? Pq logo após passarem pelo posto eles montam na moto e vão embora.
Quanto autuar o motociclista nessa condição (empurrando a motocicleta) e de chinelos...é um absurdo...até porque não está sendo comprometido a utilização dos pedais.
O agente de trânsito dormiu bem, está de bom humor, vê vc empurrando a moto, todo suado, debaixo de um sol de rachar taboca e pensa: Quebrou ou faltou gasolina. Coitado. Vou deixar passar. Então, olha para seu pés e vê uma havaianas toda suada. Não perdoa. Ele pensa logo que você vinha conduzindo de chinelos ANTES da pane e se a moto voltar a funcionar, seus chinelos não se transformarão magicamente em calçados apropriados.
Bom dia, eu tenho uma dúvida Sr Carlão. Minha dúvida é essa , uma amiga minha estava apertada a ir no banheiro e encontrou um banheiro público e como estava de carro o único lugar para estacionar ela uma vaga de deficiênte. Ela parou e foi correndo ao banheiro da praça e qdo estava retornando ao carro, passou uma VTR, é achou posteriormente o agente e perguntou se ele teria atuado o agente se recusou falar. Então minha dúvida é : Baseado pelo artigo 37 da CF, uns dos princípios que rege a administração pública é a públicidade então baseado nesse princípio ela não tem o direito de sabe e o agente a obrigação em falar ?
Prof. Já fiz essa pergunta, más não obtive resposta. Na placa de regulamentação proibido parar e estacionar; aonde passa prevalece, antes ou depois da placa?
Quanto a viseira do capacete levantada, pq a infracao funciona para os civis e para a policia nao? A maioria dos policiais andam com viseira levantada e nao da nada! O que fazer neste caso?
Oi. Tudo bem. Transitar na velocidade menor que cinquenta por cento da velocidade máxima regulamentada da via, o motociclista estará cometendo infração de trânsito ao empurrar a motocicleta na via de rolamento?
"Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa `poder fazer assim'; para o administrador público significa `deve fazer assim'. (Hely Lopes Meirelles, Direito administrativo brasileiro. 23 ed. atual. São Paulo: Malheiros, 1998. p. 85)".
Eu tenho para mim que na lei de transito há uma diferença entre legalidade e justiça! É lei e o agente tem toda legalidade a seu favor para autuar um motociclista empurrando sua moto, (mesmo desligada) em cima da calçada, ou sem capacete ou viseira; Mas não é justo que a lei obrigue o motociclista a empurrar sua moto na via pública junto à outros veículos, colocando sua vida em risco, mesmo circulando pelo meio fio. Este video deveria servir para que autoridades revejam os princípios da lei. Sei que esta autuação normalmente não acontece, mas o fato é que a lei deixa na mão do agente a decisão de acontecer ou não, o que não é conveniente, pois a função do agente é fazer cumprir a lei, interpretar cabe ao magistrado! Com respeito a motociclista, entendo que a lei de transito deveria ser mais inflexível em alguns aspectos (como o uso de corredor) e mais branda em outros, (como conduzir empurrando). A legislação de transito deveria existir para garantir a ordem e a segurança de TODOS.
poxa.... que pena, eu achava q o motoqueiro empurrando a moto fosse um pedestre. Ta tive que empurrar a moto várias vezes e passei por calçadas pois senao seria atropelado, e com a moto sem funcionar nao tem como obedecer a lei de transito, um tanto incoerente. Mas acho que os agentes de transito veem isso com mais bom senso porque nunca fiquei sabendo de motoqueiro que tomou multa por empurrar moto
O Brasil é um país complicado: estava eu, em 2014, com o pneu furado empurrando a motocicleta na rua, de capacete na cabeça, até o borracheiro. Quando o policial militar de trânsito me abordou juntamente com o seu parceiro de trabalho. Pediu meus documentos pessoais e da moto. Conferiu tudo e disse que era para tirar o capacete e empurrar a moto pela calçada. Já ciente das normas do CTB, retruquei dizendo que moto não poderia ser empurrada pela calçada. Disse-me que era para eu não atrapalhar o trânsito (estava tranquilo até o exato momento), insistiu para que eu fosse pela calçada. Aí, perguntei se eu não seria multado por estar infringindo o código de trânsito. Ele disse que era para obedecer a ordem dele. Então, sem debater, saí empurrando a moto pela calçada. Se bem que a calçada era quase inexistente por estar com o piso todo quebrado. Ficou até pior para empurrar a moto. Mas... ordem dada é para ser cumprida.
@@mesaiqueprimavera4580 A última parte do texto foi uma crítica mesmo. Existe a lei e o próprio agente faz com que eu a desobedeça. Só obedeci pois fiquei com receio de ele mandar guinchar minha moto. Memorizei os nomes deles caso houvesse algum problema comigo posteriormente.
@@mesaiqueprimavera4580 Depende, o agente tem poder de lei em vários assuntos recorrente ao trânsito, cada caso é um caso. A lei vagabunda de ditador tá errada, é fazer o motociclista empurrar a moto com capacete, isso é uma afronta a cidadão.
Eu não entendo muito de leis, mas estava lendo um pouco sobre o principio da razoabilidade e me parece que o agente pode estar se baseando nisso. Pensa bem: Se para dar passagem para uma ambulância você subir com o carro na calçada, provavelmente não vai levar uma multa, mesmo que seja infração fazer isso. Outra vez, roubaram meu capacete e eu voltei sem capacete devagar até minha casa, quando me deparei com uma viatura. Eu falei para ele que roubaram meu capacete e eles não me multaram e mandaram eu seguir.
Acho que no teu caso o agente fez o que o professor fala no vídeo, usou o art. 68 na parte em que ele autoriza vc a ocupar parte da calçada para outros fins sem atrapalhar os pedestres.
Olá, parabéns pelos vídeos! Tenho uma dúvida, tenho uma moto e, ela está com 5 anos de IPVA atrasado! Posso fazer o pagamento normal? Pois me informaram que com um tempo desses à documentação do bem " moto" atrasada o registro, a dívida iria para outra secretária? Eis no há dúvida, como resolver está demanda? Desde já agradeço.
Professor Carlão me tira uma dúvida eu hoje pela manhã parei em um estacionamento de motos só que lugar de está pintado de branco está pintado de amarelo e tinha um pessoal que me informaram que a SMTT multou a minha moto isso pode acontecer,me explicar aí por favor,desde já agradeço a atenção.
Sou iniciante!!! Aqui no bairro onde eu moro, as saídas todas são com rapas , ainda nao consigo fazer o controle de embreagem na subida e para ajudar estamos na temporada, litoral Norte imagina a loucura . Tem um túnel que é só para pedestres e ciclistas, é proibido motos , utilizo ele para transitar , porém desço da moto com ela desligada e com o capacete tudo certinho, atravesso ela e depois subo e vou embora... Posso ser multada por está prática?
Certo dia encontrei com amigo PM empurrando uma moto na contra mão... perguntei se precisava de ajuda e ele disse : "Não, estou empurrando pra pegar um caminho mais curto... " depois disso achei que sem estar montado na moto, poderia empurrar sem se preocupar com a mão da rua...
O que dizer da fabrica de multas chamada Brasil? Empurrar uma motocicleta desligada não leva perigo a ninguém, levar uma multa por isso é injustiça! Como vc vai empurrar uma motocicleta com o capacete? Num país tropical e quente pra cacete?
Quando a moto vai parar na faixa de pedestres para o pedestre atravessar (lugares sem semáforo na faixa) precisa sinalizar com o braço ja que não tem pisca alerta na moto?
Se a moto deu pane elétrica, ou como nas motos Honda mais simples que não acende o farol sem estar com o motor ligado, empurrar a moto com infantil apagado pode dar multa? O que fazer?
Então empurrar carro dá multa por estar sem cinto... pois é ridículo multar alguém com a moto parada e a viseira levantada, bem como quando a pessoa está empurrando... lógico, a decisão está a cargo do fiscal de trânsito... cabe a ele ser ridículo ou não. Mas se for um colega de farda, aí não tem problema.
Queria também tirar uma dúvida eu estou aposentado por invalidez que eu perdi o movimento do braço e da mão se eu vou renovar minha carteira também não tem corre risco de perder minha aposentadoria
Não existe um documento ou lei que viabiliza esse tipo de comportamento, assim como dizem que carros com menos de 4 mil kilos, não precisam de tacógrafo.
Professor, eu tenho visto em alguns vídeos seus que vc fala de CTB qdo se refere a leis e seus parágrafos. Tenho visto TB que vc fala do Manual de Trânsito. A que se atribui cada um? Pq vejo que existe interpretação diferentes de cada um.
A legislação de trânsito é complexa porque é composta de leis, resoluções, portarias e etc. Cada uma delas tem sentidos e objetivos específicos, não tem como explicar por aqui.
e por que eu faço uma situação semelhante. eu paro na pátio do posto de combustível e volto na avenida onde trabalho empurro a moto por cinco metros;??
...eita que "eu queria ter um filho assim". Parabéns pelo brilhante e esclarecedor vídeo, meu amigo. 👏👏👏
Valeu grande mestre!!!!!
Encontro de Titans! Parabéns pelo canal!
Grande Ronaldo!
Vcs são os melhores professor 👏🏾👏🏾👏🏾
Professor Carlão e Ronaldo Cardoso. Grandes profissionais.
O Objetivo da lei é ferrar o condutor...
Isso é pensamento de infrator kkkkkkkkk
@@genildoarruda5049 ja vi gente tendo veículo rebocado com tudo certo,se vc acredita mesmo no país que vive saia da sua bolha.
@@genildoarruda5049 vc sabe nem que fala nosso país umas das piores legislação do mundo
@@christianchaves8532 mais um pensamemto de infrator. 🤭
Não o objetivo e parar o desodernado
Uma vez esqueci o controle do alarme da moto. Uns 2km da minha casa o alarme disparou e, em seguida, desligou a moto. Tive que voltar pra casa empurrando a moto. Como o alarme de vez em quando disparava, tive problema foi com uma viatura da polícia que me abordou pra saber pq o alarme estava disparando. Pediram o documento da moto, tbm tinha esquecido. Ai tive que ligar pra casa e pedir para minha esposa ir até onde eu ESTAVA levando o controle e o documento. . Os policiais acharam que tinha roubado a moto. Quanto ao vídeo, nota 10 professor, mais uma aula aprendida. 😉👍
O q q eles iam pensar? Moto alarmando, e vc sem ter nenhum prova de q a moto é sua
Você estava totalmente errado.
Cara na minha antiga moto eu tinha alarme positron com sensor de presença. Deixava sempre separado da chave da moto direto eu esquecia o controle em casa. Certa vez a policia passou por mim com alarme disparado e nem falou nada, fiquei pensando se fosse um ladrao ia passar batido. Depois descobri que tinha um codgo na chave que desativa o alarme kkkk.
@@Louvoresplaybacks99 mais claro que eu estava errado e não falei o contrário.
Pelo menos se importaram em fazer o bom serviço de combate à criminalidade
Ou seja, ao empurrar sua moto vc automaticamente está cometendo uma infração de trânsito. Ou alguém aqui consegue atingir 50% da velocidade da via na pernada? Kk
Pois é isos é uma piada
50% si o veículo estiver ligado .
tem q tá á 50% da via na pista da esquerda!
Tem que ser muito "corno" um agente que, em um sol de 35º autuar um motociclista que, ao empurrar sua motocicleta com um pneu furado, abrir a viseira para poder respirar!
eles são... dão multa se a moto tiver sem para-lama ou rabeta.
E o fim da picada ter que usar capacete para empurrar uma moto! Isso sim.
Código de trânsito foi desenvolvido somente para recadar camuflado de segurança
Aqui em São Paulo os policiais são humanos do bem graças a Deus, das vzes que precisei empurrar eu tirei o capacete e quem fez essa lei de ditador precisava tomar uma surra de cabo de aço pra deixar de ser corno.
@@MarcilioTeixeira nada ver, o policial que faz isso é um corno que leva chifre da mulher e desconta no outros. Policial inteligente jamais perderá 1 segundo da vida dele pra prejudicar o cidadão, é mais fácil ele tentar ajudar.
Tem que empurrar a moto na via arriscando a própria vida e atrapalhando o trânsito. Quem fez a lei tem uma "inteligência admirável". Se colocar um legislador desse para controlar o tráfego de uma grande cidade, as ruas virarão estacionamentos, pois os veículos ficarão estacionados sem saírem do lugar. Estou com muita inveja desse tipo de "brilhante inteligência", estou muito emocionado e chorando bastante aqui de admiração por causa dessas "leis espetaculares". Peço que façam uma vaquinha para mim, para comprar alguns lenços, pois as lágrimas de emoção não param.
Lei vale pra todos estados do país ..algumas cidades do pais os motoçicletas nem usam capacete. ..sem comentários...MAS EXPLICAÇÃO FOI TOP...
sou motociclista e já passei apuros ao empurrar a moto em via pública, pois os demais condutores simplesmente não respeitam. No meu caso, quase fui atropelado, mesmo estando junto a guia de meio-fio, na via de mão direita; mesmo assim, os outros motoristas passavam quase esbarrando em mim, sem manter a distancia lateral de segurança. Acredito que muitos outros motociclistas já passaram por situações semelhantes; infelizmente, falta educação e bom senso no transito, pois muitos motoristas se transformam em monstros quando estão dirigindo.
E se for empurrar um carro
Tem q colocar o sinto de segurança.
Tbm quero saber
Rapaz o negócio é tão feio pro brasileiro que dependendo do que foi quebrado vc já toma multa kkk tipo se faltar gasolina multa kkk mds
Boa ,🤣🤣🤣
Tem que ter bom senso... Tanto do motociclista quanto da autoridade de trânsito
Eu já presenciei muitos casos em que o bom senso prevaleceu, especialmente por que trabalhei muitos anos em uma região de muitas oficinas de carros e motos, mas existem agentes de trânsito que são inflexíveis. Na minha cidade tem um tal de "Pitbull" da PRF que não deixa passar um mosquito com a asa torta. Só libera o veículo depois que estiver 100 por cento, não importa se é dia, noite, feriado...Não pode sequer ter um LED brilhando mais que outro.
Minha opinião que as lei deveria ser clara e simplificada , não interpretada. No caso se tiver um motociclista empurrando uma moto não deveria ser multado, desculpa se eu estiver errado só minha opinião.aproveitando o comentário manda um abraço pra nós aqui de Formosa do sul SC somos fã desse canal.
Vou mandar no vídeo de amanhã.
Desculpa a minha ignorância, mas é proibido ou não empurra a moto na via na contra mão ou na calçada ?
@@alexsandrobezerra760
É proibido sim, se vai empurrar a moto, deve fazer tudo como se estivesse pilotando a mesma, ou seja, deve ir na mão correta, usando capacete com viseira abaixada, usando calçado fechado, duas mãos no Guidão, trafegar na faixa da esquerda, fazer o retorno e se bobear o agente de trânsito ainda vai querer farol acesso.
Sei que é ridículo, mas é nossa legislação.
@@marciodias4349 estes cornos deve ser os mesmos que inventaram que motoboys tem que usar colete de dia, mesmo com o farol da moto aceso
@@alexsandrobezerra760 Proibido.
maravilhosa colocação como sempre professor!!!
Vantagem boa para quem tem moto , mas e bom está está atento a legislação , para se precaver .
Regras e leis absurdas.... Sempre precisa valer o bom senso.
Só digo uma palavra, aliás duas, bom senso!!!
A misericórdia triunfa sobre o juízo.
Muito bom o vídeo, e deixo os meus parabéns, e até o próximo.👏👏👏
Bom dia, Carlão, poderia fazer uma matéria sobre a possibilidade de instalação de drl em veículo que não saiu de fábrica com a luz diurna.
É muito fácil empurrar a moto sentado,não haverá esforço físico nenhum. Genial.
Detran na escola :
Me passa o $ do almoço !
Contribuinte :Não tenho.
Detran: Te perdou,ñ vou levar seu almoço...
me passa o $ do café !
Vai Brasíl !
Excelente explanação.
Professor, tire todas as dúvidas sobre rebocar outro carro com o uso de cambão e ou cordas , ou carretinhas específicas para reboque de outros carros, o que pode e o que não pode!
Infelizmente se transitar na via empurrando a motocicleta sem capacete é autuado , a mesma regra deve ser se estiver de sandália.
Porém se estiver descalço não.
( O condutor pode pintar a moto descalçoas.nao de sandália ) então empurre descalço.
Professor me corrija se eu estiver errado, ou me confirme caso eu esteja certo.
Parabéns por este canal excelente sobre o Código de trânsito.
👍👍👍
Já tomei a multa por empurrar a moto na contra mão , um agente de trânsito escondido me notificou . Aqui no Brasil, não existe uma aproximação da fiscalização para orientar , educar , tudo e pra multar e tirar dinheiro da sociedade . Mas , a regra e , temos que saber do começo ao fim do código de transito ! 🤦🏻♂️
Boa tarde! Li seu comentário neste instante, porém lamento a multa que tomou, eu mesmo estes dias levei uma multa por excesso de velocidade, ao qual seguramente não estava acima da velocidade permitida, já que a via está toda esburacada, não permitindo andar mais rápido, mas isso é discussão para outro vídeo do Carlão! Vou dar um exemplo prático de como funciona o cidadão brasileiro! Diariamente dou a gentileza de dar passagem, sempre que possível a outro motorista, já que motoqueiro não pede, ele te obriga! Em várias situações em que se dá a preferência a outro, mesmo ele não tendo, ao sair de "lotes lindeiros", muitos nem agradecem, mas não estamos aqui para ganhar mimos, no entanto, logo a frente, quando este mesmo motorista, que foi agraciado com uma gentileza, ao invés de fazer o mesmo, age de forma contrária, e ainda xinga o colega motorista! Pergunto a mim mesmo! Ele merecia que eu fosse gentil com ele??? Claro!! De que forma iria aprender??? Outra situação irritante! Quando estamos em uma viagem, e por qualquer motivo, há um congestionamento, sempre tem os "espertinhos" que não foram ensinados que tudo tem seu tempo, e trafegam pelo acostamento, em desacordo com as leis, porém lá na frente, quer adentrar na via, pois viram uma viatura! Eu particularmente, não permito, pois quis ser mais inteligente que outros??? Agora pague pela escolha equivocada! O que eu quero dizer, que se o agente, tentar educar, não vai adiantar nada, pois a 100m, ele estará agindo novamente errado! Afinal TODOS devemos saber das leis, no momento em que "tiramos" nossa habilitação! Digo que o brasileiro só aprende quando dói no bolso! E com a quantidade absurda de carros SÓ PRA RODAR e os NÃO PAGOS, onde as multas nunca vão chegar na casa do infrator, as coisas nunca vão melhorar!
@@joaocarlospecanhadasilvale5011 não concordo! O trânsito brasileiro é o 3 mais violento do mundo. Se multar resolvesse, as coisas estariam diferentes. A administração pública só quer arrecadar encima do cidadão. Você mesmo no seu direito na, não é respeitado. Brasil só não é um país mais fudido pela misericórdia de Deus. O povo é bem avacalhado e o poder público é pior.
@@caavara Saudações! Gosto de quem discorda de minhas opiniões pois o contraditório é azeite para os neurônios! Sim o trânsito brasileiro é um dos piores do UNIVERSO! Mas lhe pergunto, das razões disto??? Seria a má conservação das vias a raiz do problema? Seria a falta de manutenção dos veículos, já que muitos nem deveriam ter carros, pela pura falta de capacidade financeira para isso, o que fazem andar até com pneus completamente lisos? Seria a notória atitude se sempre andar atrasado, e querer a todo custo tirar esse atraso? Seria porque o cidadão compra veículos de potencia elevada, mas nossas estradas e ruas não serem compatíveis?? Seria a falta de preparo dos motoristas, que fazem cursos em péssimas auto-escolas??? Seria a falta de cuidado?? A falta de gentileza com o outro??? Etc... Quanto a tal "industria da multa! Ela existe de verdade ou é causada pela péssima atitude dos motoristas?? Já sofri batidas traseira, pq parei no sinal amarelo, ficando vermelho! Suponhamos que exista a tal industria da multa, a arrecadadora implacável do dinheiro do cidadão! O que este cidadão faz para evitá-la??? Nada, não é mesmo! Já levei multas absurdas! Uma delas é de trafegar na Capital na faixa PREFERENCIAL de ônibus, e não na exclusiva! Mas então porque levei multa??? Por puro desconhecimento do trânsito de uma cidade grande! Em São Paulo, quem pode andar por estas faixas, além dos ônibus, são os táxis! Então levei multa por ignorância! É a industria da multa, claro que não! Mas na PONTE DAS BANDEIRAS... lá eu creio que exista uma boa dose de maldade, pois se você entrar na alça à direita (e em quantos lugares isso é proibido?) você encontra um radar bem no meio dela! Ali só podem entrar ônibus e táxis e com passageiros! A resposta da CET, e que este local tem tráfego intenso, e o fluxo trava!
E se não percebeu tem uma quantidade enorme do veículos SÓ PRA RODAR ou os NÃO PAGOS, aquele veículos em que o primeiro proprietário compro financiado, porém não pagou e repassou para outro, que repassou para outro, e assim "ao infinito e além", onde só se tem o documento de licenciamento, que está DEUS, sabe no nome de quem! Estes veículos estão com toda certeza nas mãos de quem não está nem aí com o andar da carruagem! "Multas?? Que venham quanta quiserem, não vou pagar, o carro não está no meu nome mesmo! Pontos... não tenho nenhum!"
Além destes temos os carros registrados em nome de empresas! Onde não se indica o condutor, mas paga elas em dobro! Então a entrega é mais importante e vantajosa do que pagar a multa!
Tem também os proprietários de carros, que tem empresas, e na eventualidade de uma multa, botam os pontos no prontuário dos funcionários! A multa ele paga, mas nunca tem pontos na CNH! E o funcionário tem como se negar??? Nestes tempos de desemprego??? Responda você aí!!!
Mais uma coisinha para finalizar! CADA POVO TEM OS GOVERNANTES QUE MERECEM!
@@joaocarlospecanhadasilvale5011 na verdade isso tudo que vc falou aí é falta de empatia mesmo, educação. Com relação à pista preferencial de ônibus, sei não viu, a legislação de trânsito é exclusivamente do legislativo federal. Eu viajo muito, se eu for ficar guardando regra de capital em capital, eu não aguento. Em BH, na av augusto de Lima com rua da Bahia tem radar de pista exclusiva logo na esquina, quem não conhece toma multa, por fazer conversão à direita. A jari de BH é a maior pilantragem, seu recurso pode estar fundamentado, mas não é aceito. Essas questões de carro mais antigo é subjetivo. Eu tenho um carro antigo, mas nunca me envolvi em acidente que eu tenha provocado, eu já vi motorista com carro novo matar. Essa questão de pneu careca é complicado, vc troca o pneu e alinha, mas logo perde o alinhamento, pela má condição da pista. Pelos acidentes que eu vejo aqui, posso falar que nenhum é por causa de pneu careca. Sempre é um bosal que fura a parada obrigatória, excesso de velocidade, bêbado ao volante, perca de freios por lonas quentes, nos caminhões. O pneu "careca" influencia em pistas molhadas; o pneu deve estar em bom estado? Sim claro, mas o poder público tem obrigação de manter bem as vias. Outra coisa e abaixar os impostos sobre itens básicos , como é o caso do pneu. Com relação à iluminação, não acho justo multa, eu sou eletricista de autos, luzes queimam e não há como evitar. Vc sai de casa com o carro ok, sua seta apaga por algum motivo , vc é parado na blitz e tem o carro rebocado e toma multa porque sua seta resolveu dar problema naquela hora, claro que é difícil essa coincidência, mas é possível. Não concordo com os modos de exames de direção. Minha namorada domina bem a motocicleta, mas já foi reprovada 7 vezes porque o Detran é sem noção, ela fica muito nervosa, pois a cada exame que faz tem que gastar uma nota, mas em fim, um motoqueiro cabriteiro daqui de perto passou de primeira. Claro, já pilota há muito tempo na ilegalidade. Então o exame pra CNH é mais um teste de controle psicológico do que de direção. Ela pilota bem nos treinos, mas no dia do teste, fica muito nervosa e não é pra menos, afinal é uma chance só, se errar qualquer coisinha, tem que gastar dinheiro. Mas em fim. Um problema é o povo, muito por influencia da mídia, tratar o carro ou moto como brinquedo e achar que trânsito é diversão. Carro , moto e veículo pesado são máquinas , ferramentas de transporte, só isso, não servem pra mais nada, só transporte. Só São, perigosos se forem usados de forma diferente. Outra coisa é pensar que ao se desrespeitar uma regra de circulação, vc está se desrespeitando e ao próximo também.
@@joaocarlospecanhadasilvale5011 vc foi realmente roubado, inventaram essa multa, só existe multa pra faixa exclusiva, preferencial não. Tô falando do código de trânsito. A regra tem que ter previsão na lei 9503 pra ser aplicada, senão é roubo.
Aqui em Mg quando se fala sandália ,estamos referindo a sandália fechada e pode sim pilotar,exceto chinelo.
Professor o que o senhor tem pra falar sobre a ação da CTTU na dantas Barreto, a onde eles retiraram motos sem informação, e rebocam elas.
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude da lei.
Ora um manual não pode estabelecer direito ou obrigação.
Se a lei é omissa, não há o que se falar em infração.
Uma interpretação mais plausível seria a aplicação da regra do ciclista desmontado ao motociclista nas mesmas condições.
Boa tarde professor e a todos...ja chego dando o lik pois sem que aqui tem informacoes importante parabens professor
Valeuuuuiuuu Mota!
Valeu, professor Carlão! Aprendendo a cada dia mais!
Obrigado! Muito esclarecedor!!!
No exemplo empurrando na contra mão, se não configurar defeito mecânico ou pneu furado deve ser autuado
levando em consideração tais leis ao empurrar uma moto, sandálias, capacete, etc.. com exceção das calçadas, empurrar um carrinho de mão tbm é uma infração.
parabéns ao professor pela excelentes explicações.
O CTB não diz nada sobre motociclista empurrando a motocicleta, e o Manual diz que esta sujeito a punições do CTB, uma vez que o CTB não diz nada a punição é nada! Foi isso que deu a entender!
Você é muito bom professor Carlão
Eita. Qdo vou pra casa, tem um atalho q eh contramao. Entao eu desco, desligo a moto e vou empurrando, pq achava q seria equiparado ao pedestre. A via normal aumenta meu percusso em dois kilometros!
Melhor professor
Muito bom!!
este seu canal é uma benção!
Obrigado Leandro.
Professor Carlão!!!!
Bom dia!!!!
Pneu furado pode se enquadrar na condição de PANE MECÂNICA ???
Olá, tire uma dúvida, se o motociclista, ao estar empurrando seu veículo desmontado está sujeito a aplicação das infrações como se estivesse montado pilotando., então ele pode e deve transitar no meio da pista de rolagem, mesmo se estiver empurrando desmontado correto?
Estou tirando a habilitação A , minha dúvida é se estou estacionado mas permaneço montado na motocicleta , nesse caso eu poderia ficar sem capacete ? Muito obrigado pelos vídeos
Muito bem explicado mais uma vez professor Carlão
Obrigado professor pela informação valeu 👍
Se o condutor não tiver CNH "A" pode empurrar a moto? E quem trabalha em oficina e não é habilitado, pode empurrar a moto?
Leis absurdas!!!
Dentro de uma oficina pode ate andar na moto. Propriedade particular nao se aplica a lei
Vídeos muito bom, professor Carlão parabéns 👍🏼👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu David
@@ManualdoTransito tamos juntos 🤝👍🏼
Gostei e gosto de todos os seus vídeos explicativos.
Show de bola a explicação, mas fugindo desse tema, tem alguma multa para os motococlistas que ficam acelerando a moto embreada para fazer barulho?
Lei da pertubacao do sossego, sujeito a multa sim !
a maioria dos brasileiros cometem erros no trânsito e não São multados , muitas vezes a polícia nem por perto está , é assim que funciona , aqui é Brasil !
Alguns itens da lei podem ser discutidos e mudados, mas muitos condutores cometem infrações e mais infrações...imaginem sem leis...
O Brasileiro, incluindo políticos, precisa querer ser justo e honesto...senão fica essa vitimização
E ainda, a motocicleta vai ligada, com farol aceso,; e utilizaçao de sinalizaçao direita- esquerda, quando intencionado para qual direçao for. Certo?
Acho está lei sem noção,
já aconteceu comigo , a moto furou o pneu tive que empurrar por 3 km num sol de 33 graus de capacete , uma moto que pesa 145 kilos , foi de lascar . Obrigado pelas dicas .
ja aconteceu comigo também de empurrar a moto com um solaço eu tirei o capacete e coloquei no guidon a minha moto é muito pesada
O artigo 252 é claro, é proibido "dirigir" veículo com calçado q nao se fixe nos pés.
Empurrar não é dirigir, logo, nao deve multar um motociclista empurrando seu veículo.
KK que asneira.
Pelo que entendi, aplica-se a mesma regra de estar dirigindo. Ora, o cidadão só está empurrando por que o veículo não está em funcionamento, mas e antes? Como chegou até ali, no local do flagrante? E se voltar a funcionar? O motociclista vai transformar a sandália havaianas em um calçado apropriado e sair dirigindo? A cabeça do agente pensa assim.
Lembrei da máxima: "O Homem é um animal bípede, a galinha é bípede; portanto a galinha é homem".
Caramba, ainda bem que não fui multado uma vez que minha moto furou o pneu. No canto da via era ciclovia e eu fui pela contra mão porque era mais fácil.
Em Teresina, empurrando motocicleta, usando capacete e numa temperatura de mais de 43° ao lado do trânsito intenso de veículos numa avenida, às 13:00 hrs da tarde😬... Já vi gente desmaiar.
Muito bom Mestre Carlão 👏👏👏
Grande Carlão!
Apesar desse ato ser mencionado no MBFT, vai depender do que se tornou cotidiano na localidade. Sou motoqueiro e aqui na minha cidade, desde que esteja com o motor desligado, pode-se empurrar a motocicleta sem capacete, na contramão, de sandálias e até mesmo sem CNH, contato que, caso seja abordado por alguma autoridade, esteja portando documentos que comprovem que não está cometendo o furto do veículo (estar de posse de algum documento de identificação oficial e dos documentos da motocicleta).
Na minha também. Conheço vários mecânicos de moto e carros que saem para testar os veículos e sequer são abordados, mesmo não tendo habilitação. Só por estarem com as fardas das oficinas, a polícia não cria problemas. Para tanto, já existem os bandidos.
Um agente federal uma vez disse que se desmontado da motocicleta se equipara ao ciclista
Vlw Carlão! Sabe muiiinntoo!
Gostei muito do vídeo, gostaria de tirar uma dúvida, perto de minha casa tem um posto da PRE e já vi várias vezes o motociclista empurrando a moto, pela pista normal sem entrar no posto policial sendo que os carros e motos passam por dentro do posto, eles fazem isso para não serem autuados pq eles ou as motos estão irregulares . Sendo assim eles podem levar multa? Pq logo após passarem pelo posto eles montam na moto e vão embora.
Professor, conduzir motocicleta com capacete que não possui viseira constitui qual infração de trânsito?
🚨 sim mestre!
Faltou os senhor falar sobre o Art 180 do CTB.🚨🤔🤔
Mas aí não seria infração...
Quanto autuar o motociclista nessa condição (empurrando a motocicleta) e de chinelos...é um absurdo...até porque não está sendo comprometido a utilização dos pedais.
O agente de trânsito dormiu bem, está de bom humor, vê vc empurrando a moto, todo suado, debaixo de um sol de rachar taboca e pensa: Quebrou ou faltou gasolina. Coitado. Vou deixar passar. Então, olha para seu pés e vê uma havaianas toda suada. Não perdoa. Ele pensa logo que você vinha conduzindo de chinelos ANTES da pane e se a moto voltar a funcionar, seus chinelos não se transformarão magicamente em calçados apropriados.
Por esse motivo q eu na caçada passo montado na moto. Tô nem aí
Bom dia, eu tenho uma dúvida Sr Carlão.
Minha dúvida é essa , uma amiga minha estava apertada a ir no banheiro e encontrou um banheiro público e como estava de carro o único lugar para estacionar ela uma vaga de deficiênte.
Ela parou e foi correndo ao banheiro da praça e qdo estava retornando ao carro, passou uma VTR, é achou posteriormente o agente e perguntou se ele teria atuado o agente se recusou falar.
Então minha dúvida é : Baseado pelo artigo 37 da CF, uns dos princípios que rege a administração pública é a públicidade então baseado nesse princípio ela não tem o direito de sabe e o agente a obrigação em falar ?
Prof. Já fiz essa pergunta, más não obtive resposta. Na placa de regulamentação proibido parar e estacionar; aonde passa prevalece, antes ou depois da placa?
Boa noite Carlão,ne responda 1 coisa,a moto quebrou,posso rebocar com outra,botando o pé na pedaleira?é infração,ou não?1 abraço.
3:29 - O nosso Brasil possui uma insegurança jurídica tão grande... Chega dar vontade de não ter veículo
Eu msm não sei se vou ter carro ou moto, e eu sou apaixonado por carro e moto, tudo no Brasil é pra ferrar com vc
deveria ter uma lei para que se o motorista não fizesse multa durante um ano corrido ele teria licenciamento do veículo gratis !!
Quanto a viseira do capacete levantada, pq a infracao funciona para os civis e para a policia nao? A maioria dos policiais andam com viseira levantada e nao da nada! O que fazer neste caso?
Oi. Tudo bem. Transitar na velocidade menor que cinquenta por cento da velocidade máxima regulamentada da via, o motociclista estará cometendo infração de trânsito ao empurrar a motocicleta na via de rolamento?
Boa pergunta. Um internauta fez uma semelhante.
"Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa `poder fazer assim'; para o administrador público significa `deve fazer assim'. (Hely Lopes Meirelles, Direito administrativo brasileiro. 23 ed. atual. São Paulo: Malheiros, 1998. p. 85)".
Eles deveriam e estudar o meios para achar um ladrão e ficar nesta perseguição.
Eu tenho para mim que na lei de transito há uma diferença entre legalidade e justiça! É lei e o agente tem toda legalidade a seu favor para autuar um motociclista empurrando sua moto, (mesmo desligada) em cima da calçada, ou sem capacete ou viseira; Mas não é justo que a lei obrigue o motociclista a empurrar sua moto na via pública junto à outros veículos, colocando sua vida em risco, mesmo circulando pelo meio fio. Este video deveria servir para que autoridades revejam os princípios da lei. Sei que esta autuação normalmente não acontece, mas o fato é que a lei deixa na mão do agente a decisão de acontecer ou não, o que não é conveniente, pois a função do agente é fazer cumprir a lei, interpretar cabe ao magistrado! Com respeito a motociclista, entendo que a lei de transito deveria ser mais inflexível em alguns aspectos (como o uso de corredor) e mais branda em outros, (como conduzir empurrando). A legislação de transito deveria existir para garantir a ordem e a segurança de TODOS.
Sobre ciclista, cabe um adendo: Se estiverem transitando nas calçadas e passeios devem empurrar a bicicleta, nunca montado.
poxa.... que pena, eu achava q o motoqueiro empurrando a moto fosse um pedestre. Ta tive que empurrar a moto várias vezes e passei por calçadas pois senao seria atropelado, e com a moto sem funcionar nao tem como obedecer a lei de transito, um tanto incoerente. Mas acho que os agentes de transito veem isso com mais bom senso porque nunca fiquei sabendo de motoqueiro que tomou multa por empurrar moto
Parabéns pela canal
O Brasil é um país complicado: estava eu, em 2014, com o pneu furado empurrando a motocicleta na rua, de capacete na cabeça, até o borracheiro. Quando o policial militar de trânsito me abordou juntamente com o seu parceiro de trabalho. Pediu meus documentos pessoais e da moto. Conferiu tudo e disse que era para tirar o capacete e empurrar a moto pela calçada. Já ciente das normas do CTB, retruquei dizendo que moto não poderia ser empurrada pela calçada. Disse-me que era para eu não atrapalhar o trânsito (estava tranquilo até o exato momento), insistiu para que eu fosse pela calçada. Aí, perguntei se eu não seria multado por estar infringindo o código de trânsito. Ele disse que era para obedecer a ordem dele. Então, sem debater, saí empurrando a moto pela calçada. Se bem que a calçada era quase inexistente por estar com o piso todo quebrado. Ficou até pior para empurrar a moto. Mas... ordem dada é para ser cumprida.
Ou não amigo, temos que obedecer a lei não homes da lei.!
@@mesaiqueprimavera4580 A última parte do texto foi uma crítica mesmo. Existe a lei e o próprio agente faz com que eu a desobedeça. Só obedeci pois fiquei com receio de ele mandar guinchar minha moto. Memorizei os nomes deles caso houvesse algum problema comigo posteriormente.
@@mesaiqueprimavera4580 Depende, o agente tem poder de lei em vários assuntos recorrente ao trânsito, cada caso é um caso. A lei vagabunda de ditador tá errada, é fazer o motociclista empurrar a moto com capacete, isso é uma afronta a cidadão.
Eu não entendo muito de leis, mas estava lendo um pouco sobre o principio da razoabilidade e me parece que o agente pode estar se baseando nisso. Pensa bem: Se para dar passagem para uma ambulância você subir com o carro na calçada, provavelmente não vai levar uma multa, mesmo que seja infração fazer isso. Outra vez, roubaram meu capacete e eu voltei sem capacete devagar até minha casa, quando me deparei com uma viatura. Eu falei para ele que roubaram meu capacete e eles não me multaram e mandaram eu seguir.
Acho que no teu caso o agente fez o que o professor fala no vídeo, usou o art. 68 na parte em que ele autoriza vc a ocupar parte da calçada para outros fins sem atrapalhar os pedestres.
Q absurdo o capacete nao tem arcondicionado, sera q o governo nao vê isso ? Ja pensou o cara empurrar uma moto por 5km
Olá, parabéns pelos vídeos!
Tenho uma dúvida, tenho uma moto e, ela está com 5 anos de IPVA atrasado! Posso fazer o pagamento normal? Pois me informaram que com um tempo desses à documentação do bem " moto" atrasada o registro, a dívida iria para outra secretária? Eis no há dúvida, como resolver está demanda?
Desde já agradeço.
Só imprimir os documentos e pagar, simples assim.
Professor Carlão me tira uma dúvida eu hoje pela manhã parei em um estacionamento de motos só que lugar de está pintado de branco está pintado de amarelo e tinha um pessoal que me informaram que a SMTT multou a minha moto isso pode acontecer,me explicar aí por favor,desde já agradeço a atenção.
Boa noite, gostaria de saber como estão sendo feitas as transferência de propriedade com a atual pandemia. Obrigado.
Sou iniciante!!! Aqui no bairro onde eu moro, as saídas todas são com rapas , ainda nao consigo fazer o controle de embreagem na subida e para ajudar estamos na temporada, litoral Norte imagina a loucura .
Tem um túnel que é só para pedestres e ciclistas, é proibido motos , utilizo ele para transitar , porém desço da moto com ela desligada e com o capacete tudo certinho, atravesso ela e depois subo e vou embora...
Posso ser multada por está prática?
E a moto schineray 49c tem que tirar acc pra conduzir essa moto
Show de aula.
Compartilhado com meus amigos motociclistas.
Na realidade, em caso de pneu furado ou moto quebrada, é uma palhaçada e por isso mesmo é difícil multar.
Certo dia encontrei com amigo PM empurrando uma moto na contra mão... perguntei se precisava de ajuda e ele disse :
"Não, estou empurrando pra pegar um caminho mais curto... " depois disso achei que sem estar montado na moto, poderia empurrar sem se preocupar com a mão da rua...
O que dizer da fabrica de multas chamada Brasil? Empurrar uma motocicleta desligada não leva perigo a ninguém, levar uma multa por isso é injustiça! Como vc vai empurrar uma motocicleta com o capacete? Num país tropical e quente pra cacete?
Quando a moto vai parar na faixa de pedestres para o pedestre atravessar (lugares sem semáforo na faixa) precisa sinalizar com o braço ja que não tem pisca alerta na moto?
O que é o Manual de trânsito? Ele vale mais do que o CTB? Ou é um manual de boas práticas ?
Se a moto deu pane elétrica, ou como nas motos Honda mais simples que não acende o farol sem estar com o motor ligado, empurrar a moto com infantil apagado pode dar multa? O que fazer?
Então empurrar carro dá multa por estar sem cinto... pois é ridículo multar alguém com a moto parada e a viseira levantada, bem como quando a pessoa está empurrando... lógico, a decisão está a cargo do fiscal de trânsito... cabe a ele ser ridículo ou não. Mas se for um colega de farda, aí não tem problema.
A infração de pilotar de sandália tbm se aplica as motos que os pés ficam guardados ou protegidos só solo como uma moto pcx?
Oi boa noite! Parabéns
Queria também tirar uma dúvida eu estou aposentado por invalidez que eu perdi o movimento do braço e da mão se eu vou renovar minha carteira também não tem corre risco de perder minha aposentadoria
Professor,pode aprender a moto ou carro no guincho se tiver documentos atrasados.
E não e pra ser infração mesmo porque e se estoura um pneu e você tá perto da borracharia a moto não tem estepe certo ?
Não existe um documento ou lei que viabiliza esse tipo de comportamento, assim como dizem que carros com menos de 4 mil kilos, não precisam de tacógrafo.
Professor quando o pneu traseiro da minha moto fura eu fico em cima dela e vou embora pilotando até uma borracharia! Tô errado?
Professor, eu tenho visto em alguns vídeos seus que vc fala de CTB qdo se refere a leis e seus parágrafos. Tenho visto TB que vc fala do Manual de Trânsito. A que se atribui cada um? Pq vejo que existe interpretação diferentes de cada um.
A legislação de trânsito é complexa porque é composta de leis, resoluções, portarias e etc. Cada uma delas tem sentidos e objetivos específicos, não tem como explicar por aqui.
e por que eu faço uma situação semelhante. eu paro na pátio do posto de combustível e volto na avenida onde trabalho empurro a moto por cinco metros;??