Boa tarde Guilherme ❤️ tenho 65 anos de idade e sou professora de inglês. Pela primeira vez na minha vida encontrei alguém que fala tudo que sempre pensei a respeito da educação. Creio que enfatizar o ensino clássico deveria ser seu foco. Claro que a fé cristã também muito importante, fui criada na igreja batista e desde de criança estudava a bíblia . Já com doze anos já tinha lido Horácio, Sócrates , Platão, mitologia em geral. Tinha enciclopédias em casa li toda a coleção de José de Alencar, já sabia as capitais de todos os países do mundo, meu apelido era enciclopédia ambulante. E garanto que foi a leitura que me guiou no mundo e a fé em Deus que me deu força e entendimento , capacidade para enfrentar tudo com facilidade. Deus com certeza faz parte fundamental da minha vida. Leio a Bíblia a faço orações. Já tive escola de inglês, mas hoje dou aulas particulares. Criei meu próprio método de ensino. Sigo vc e nunca me achei um pessoa com grande conhecimento, pois sei que é preciso sempre aprender. Gosto muito da literatura russa, portuguesa, não inglesa etc. Continue com seu trabalho. Parabéns pela iniciativa.
Aff sempre perco os horários das transmissões, tenho que me programar mais. Atualmente, tu é a pessoa que mais acompanho na plataforma, conteúdo excelente, de grande valor e que agrega muito.
Fala, Guilherme! Gostei bastante quando você falou da Questão dos Távoras. Eu mesmo sou Távora, assisto em Fortaleza e os Távora fugiram de Portugal, foram para a Bélgica e depois chegaram ao Brasil, cruzando com uma família italiana denominada "Burlamaqui" que residia na cidade de Lucca, perto da cidade de Pisa. A família nobiliárquica de Távora teve sempre em seu âmago o espírito conservador, seja no Brasil, seja em Portugal, ou seja na Bélgica.
Guilherme, agradeço suas palestras sobre Tolkien no curso de formação da Brasil Paralelo. Já havia lido as obras deste escritor maravilhoso mas suas reflexões sobre o simbolismo nas obras dele ampliaram minhas leituras… excelente…!!!
42:04. Guilherme, a pessoa que mandou a pergunta citando o Scruton - por desconhecimento de toda a entrevista, eu espero - não citou que essa frase foi dita durante uma entrevista em que o Scruton foi perguntado sobre a forma como o Brasil lida com o conservadorismo e o Scruton disse que aqui no Brasil tentamos "imitar" a forma de conservadorismo inglês e ele considera isso um erro. Ele diz que, se fosse para ser assim, teria sido mais vantajoso para o Brasil ter sido colonizado pela Inglaterra. Ele também diz que, tendo em vista isso, o Brasil deveria desenvolver seu próprio conservadorismo, baseado nos valores e tradições do próprio país e tendo em vista sua história.
Se o Brasil fosse colonizado pela Inglaterra seríamos um EUA ou Austrália 2.0. Talvez mais pobre que os dois(Nova Zelândia). Mais dependeria da politica do país Ou poderia ser uma África do Sul em tamanho Continental. Provavelmente o pais começaria na Argentina(na tierra do fogo) e terminaria lá no mar do Caribe O país haveria uma seria diferença étnica e regional. E teria 60%de se dividir em países menores tipo o que houve com União Sul-Africana que se dividiu em Botswana,Zimbábue,Namíbia,Lesoto,Suazilândia,África do Sul. Ou o caso da América espanhola
@@joaovitorarrais5852 mais muitos Estados brasileiros como RJ,SP,Norte o catolicismo perdeu força. No RJ só deve ter 39%católicos hoje. RJ: 39%católicos 16%Ateus e agnósticos 3%espiritas 1%outros 41%Crentes Capital 39%católicos 27%Crentes 29%ateus 4%outros Triste situação.
Essa frase do Roger Scruton foi tirada de contexto. Ele diz que o erro do Brasil foi ser colonizado por Portugal e não pela Inglaterra, pois os brasileiros que se dizem conservadores estão indo atrás dele para aprender o conservadorismo inglês, sendo que o Brasil n foi colonizado pela Inglaterra. Ele até fala que o Brasil tem que descobrir a sua história para saber o que conservar, acrescentando que o brasileiro deve conservar o Cristianismo.
Graças a Deus o Brasil não foi colonizado pela Inglaterra e sim por Portugal , que nos deu o grande tesouro da Fé Católica. Temos de redescobrir essa raiz do nosso país e parar de procurar o conservadorismo inglês e o americano , que , por vezes , se opõem ao Catolicismo. Apenas esse retorno pode dar origem a um autêntico consevadorismo com fundamento na Verdade.
@Carlos mais hoje em dia os EUA não é cristão e governado por ateus e satanistas pois quem fez o EUA forte foi os puritanos A Austrália os criminosos que os ingleses enviaram para as colônias penais Brasil foi os portugueses e imigrantes europeus como os que descendo(italianos,alemães,escoceses,espanhóis)
@Carlos não é a potência E é um pais que assim como Brasil lutou pela sua independência não fez que nem os europeus(francêses e Alemanha) e deram p cu para perdrr
@ESTADO É UMA GANGUE Você acha mesmo que igreja é lugar de fazer negócios? Se fosse , nosso Senhor não teria expulsado os vendedores no templo. Ademais, mesmo que isso que você falou fosse verdade ,a troca da busca pela santidade por uma busca de bens materiais é um erro, sendo essa segunda totalmente secundária.
Professor, primeiramente parabéns pelo conteúdo de qualidade que você passa no seu canal. Gostaria de tirar uma dúvida, estou começando a querer ler livros de qualidade intelectual e estou perdido na lista. Essa é a lista no momento: - A vida intelectual (Sertillanges) - O imbecil coletivo (Olavo de Carvalho) - O que há de errado com o mundo (Chesterton) Poderia me falar se estou no caminho certo e me indicar a sequência depois deles? Muito obrigado.
Professor, estou revendo essas lives, e me pergunto.... seria possível o senhor, como nosso Gandalf, poderia unir os conservadores para realizar um evento que trate desses assuntos? Obs: me refiro aos conservadores de raiz luso-brasileira, mesmo que sejam meia dúzia. Acredito que é melhor prezar pela qualidade em vez de quantidade...
Faltou, e isso é gravíssimo, comentar o movimento Integralista brasileiro, que apesar de alguns vícios modernistas, me parece a melhor opção para o Brasil, pois é muito próximo da ideia do iberismo. Inclusive Plínio Salgado, nos anos finais da vida, comentou e escreveu coisas valorosas sobre as raízes ibéricas do Brasil e a importância de união com Espanha e Portugal. Faltou comentar o Patrianovismo, que foi um movimento brasileiro monarquista fundado por Arlindo Veiga dos Santos (um negro, tomista, professor de latim e autor), com caraterísticas muito tradicionalistas e com apoio da família imperial. Seu vídeo foi muito bom, mais faltou comentar esses dois pontos cruciais para o Conservadorismo Brasileiro
Gostei, Guilherme, da sua posição sobre se houvéssemos sido colonizados pelos ingleses...seríamos uma Guiana... pois é... Também nutro orgulho dos nossos ancestrais portugueses: sagazes e batalhadores!
A imensa maioria dos colonizados pelos britânicos (todos no ocidente, ?) hoje prosperam ou estão bem encaminhados. Eu cresci odiando monarquias e o império UK, hoje, vejo que houve centenas de edxemplos infinitamente melhores do que nossos últimos cento e cinquenta anos.
Parabéns Guilherme, mais uma live excelente. Eu acredito que o Brasil precisa voltar a ser o Brasil. Resgatar as tradições que nos fundaram, catolicismo, tradição ibérica e monarquia. Acredito que deve se voltar a regime anterior, do jeito que está o pais vai se desfazer.
Deveríamos fazer uma monarquia constitucional semelhante a grã Bretanha e no futuro fazer uma espécie de commowealth com Portugal,Cabo Verde,Açores,Madeira Tipo Austrália,Canada e Nova Zelândia tem a rainha britânica como figura de monarca nesses países. E tendo toda família Imperial como símbolo Nacional desses países seria top. Foi o pior erro Brasil e Portugal ter posto republica.
@@fabricionews4770 Não cai nesse papo, os monarquistas querem nos usar como massa de manobra para restaurar os privilégios papistas, acorda, e para de ser ingênuo.
@@fabricionews4770 o Brasil e a Grã-Bretanha não tem nada haver um com o outro. Primeiro que não foi a Grã-Bretanha a criar e colonizar o Brasil. Segundo que a Grã-Bretanha de hoje não é mais monarquia, mas sim uma democracia coroada, onde o Rei não manda mais em nada. O Brasil deve ter um modelo político condizente ao seu histórico de formação como país, isto é, levando em conta a forma a qual Portugal encontrou de administrar o seu vasto território ultramarino (e não colônia, pois o Brasil nunca foi colônia de Portugal) desde a divisão do território em Capitanias Hereditárias até a sua consolidação como Estado Nacional durante o Segundo Reinado.
Grande Guilherme! Vou fazer um pedido que pode parecer inusitado, mas... O senhor poderia fazer uma análise da letra da música "Revelations" do Iron Maiden...
Eu penso que existe um ponto central do aspecto ideológico, onde tudo a direita é pensamento restrito, e tudo a esquerda é pensamento irrestrito. É claro que existem camadas entre o ponto zero e o extremo ideológico, mas não é pq um pensamento restrito está mais próximo do centro ele é de esquerda, isso é só prepotência de quem se acha mais direita do que outros que pensam diferente.
Por quê demoramos tanto pra ter Universidades aqui? Sendo que EUA e outras colônias tiveram bem antes? Hoje parece que existe um legado de estudos acadêmicos muito maior nesses países e conseguiram ter Universidades "na época boa" que existiam muitos conservadores e poucos esquerdistas.
Vir uma entrevista do pessoal, do Brasil Paralelo sobre quais foram suas fontes para o ducumentarios: Por incrivel por pareça eles sitaram um bocado de autores estrangeiros que nada tem a ver com Brasil, e nem chegaram a citar o Gilberto Freyre para fudamenta seu ponto de vista. Em outras palavras nem os ditos consevadores tem respeito pelos autores consevadores Brasileiro.
Olá Guilherme tudo bem? Estou interessado no seu curso de leitura. Tenho grande dificuldade em me expressar, na parte oral. Quero saber se o curso vai ajudar em desenvolver um pouco essa parte? Obrigado!
Sem dúvida uma posição bastante original sobre o Conservadorismo no Brasil. A ideia de que "John Locke é o pai do esquerdismo" ainda me soa bem estranha. O Estado representativo é uma bandeira esquerdista? A Suíça não pode ser entendida como uma república conservadora?
Eu acredito que seria necessário pegar elementos do Integralismo, do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira/TFP, Patrianovismo, mas principalmente se fundamentar na Monarquia Tradicional ou Regime Misto, de que trata São Tomás.
@@vieiraverso8695 mais quem que move Esse movimento ideológico da restauração da direita são os crentes e os catolicos. Pois somos anti-Aborto Anti-eutanásia Anti-estado laico.
Criei um discord católico, mas ele não cresce, só tem eu, quem quiser entrar, só comentar, creio que o discord pode se tornar uma ferramenta de evangelização e de estudos da teologia católica.
Ou seja, para entendermos nossa história precisamos voltar à Europa. De tudo só uma coisa que Eu não concordo. A Igreja Católica tinha muito poder nos assuntos da sociedade no Brasil Império e a liberdade das demais religiões nunca é algo ruim
Sou ateu mas entendo que a tradição cristã trás um equilíbrio para a sociedade e por isso essa tradição é importante. O conservadorismo precisa necessariamente estar dentro do catolicismo ou ele pode ser sustentado sem a ideia da existência de Deus? Existe espaço para ateus na ideologia conservadora ou essa ideologia é intolerante quanto aos hereges?
Pessoalmente, penso que um aspecto que é falado de maneira superficial, é a questão moral. E essa moral é um código de conduta originado na religião. Uma divergência entre conservadores e revolucionários, a meu ver, que é importante, é a forma como ocorre o desenvolvimento de uma sociedade. Para os conservadores, é uma evolução, ou seja, a "modernidade" é construída com base na tradição que naturalmente vai se transformando, onde o que é bom (certo e do bem) é conservado e aprimorado organicamente, e o que é ruim é descartada. Em outras palavras, existe um alicerce para a sociedade. Já com os revolucionários, é o contrário: as coisas mudam pela revolução. Dito isto, um ateu pode, em tese, ser conservador. Seria mais difícil, pois você precisaria ter um código moral e seguí-lo. Mas sem a religião, qual seria a "fonte" onde esse código se originaria? A resposta poderia ser o direito natural ou o senso comum. Mas nesse senso comum, você deveria entender o contexto em que ele se desenvolveu. Fora que a religião tem o aspecto atemporal de seu código moral, enquanto que para um ateu, fica mais fácil cair no relativismo ao analisar o estado de coisas de cada tempo, quando ele começa a fazer concessões em seu código moral para se adaptar à realidade. Resumindo, você pode ser ateu e conservador, mas precisará desenvolver um código de conduta que preze pela moderação, pela evolução natural calcada em uma tradição. Sugiro, para um esclarecimento mais amplo, a leitura de um artigo sobre a diferença entre a tradição política católica e o conservadorismo britânico, mas ele se foca mais na política. www.revistageopolitica.com.br/index.php/revistageopolitica/article/view/307
Pq parece haver essa impressão dos católicos de que todo evangélico é um neo-liberal e que só vcs valorizam as tradições e os velhos costumes, como se aquilo que diz na bíblia moralmente falando, fosse tão diferente para os católicos e os evangélicos?
@Playlists Católicas Para mim, que não entendo muito do assunto conservadorismo, o tema é muito amplo.então deixa eu ver se entendi, vcs católicos não só também são contrários a ideologias, más, igualmente querem que haja um reforço por parte do próprio estado das instituições sociais?
@@Matheushoffmanjr me desculpe mas os protestantes tem muita culpa na crise moral da Civilização ocidental e contribuíram para as Revoluções , começando com os liberais ,etc .. Então vcs podem até tentar ser conservadores mas a maioria é um conservador liberal Americanista e sionista
O grande erro, com relação a Portugal, não é tanto do Scruton. O grande erro é do brasileiro que deixa de ler Gilberto Freyre ou Arlindo Veiga dos Santos pra ler Roger Scruton. Claro que isso é natural por conta do apagamento que foi feito dos intelectuais conservadores brasileiros, mas agora já deu né. Agora existem tendências conservadoras no Brasil que destoam bastante do que tá no vídeo. A sua visão é essencialmente tradicionalista. Meu conservador preferido é José de Alencar, embora eu discorde dele em alguns pontos.
Guilhermina, após a.revolução francesa.teve.uns.30 a 40 de ateísmo na academia porém houve uma reação à isso em seguida que.foi o Espiritualismo Racional, que se espalhou pelo mundo,.inclusive no Brasil... já sei q católico não deve.gostar muito de.espiritualismo mas esse foi um fato e essa.fase.foi varrida para baixo do.tapete inclusive.
Não sou o prof Guilherme, mais posso te ajudar. Procure a esgotadíssima "Coleção História do Brasil" do Pedro Calmon. Livros do autor Oliveira Lima ( há alguns no site da Amazon). Livros do Historiador Capistrano de Abreu. Também, livros dos seguintes autores: Rocha Pombo, Hélio Viana, Francisco Adolfo Varnhagen e Joao Camilo de Oliveira Torres. Terás um material pra estudar uma vida toda. Espero ter ajudado, Abç!
@@liviaporto8659 Olá!! Procure a esgotadíssima "Coleção História do Brasil" do Pedro Calmon. Livros dos autores: Oliveira Lima, Rocha Pombo, Hélio Viana, Francisco Adolfo Varnhagen e Joao Camilo de Oliveira Torres. Esses historiadores escrevem sobre "A Historia do Brasil". Para um estudo mais abrangente, Recomendo: Thomas Woods, Jacques Le Goff, Cristian Iturralde, Daniel Rops, Regine Pernoud, Barbara Frale, Martin Gilbert, Mário Curtis Giordani, Rino Camilleri, Will Durant, Geoffrey Blainey, Christopher Dawson, Giovanni da Salara e Susan Wise Bauer.
Mais e bom a Itália sou descendente de italiano e por isso que amo a Itália principalmente a antiga monarquia liberal. Que pena que são uma republica hoje.💚💚🇮🇹🇮🇹🇮🇹
O grande erro, com relação a Portugal, não é tanto do Scruton. O grande erro é do brasileiro que deixa de ler Gilberto Freyre ou Arlindo Veiga dos Santos pra ler Roger Scruton. Claro que isso é natural por conta do apagamento que foi feito dos intelectuais conservadores brasileiros, mas agora já deu né.
Desde a eleição do Bolsonaro em 2018, eu passei a me interessar por política. Comecei a assistir uns vídeos do professor Olavo de Carvalho, Flávio Mongstern, documentários da Brasil Paralelo e etc... Me identifiquei bastante com a visão política de Direita Conservadora. Não me considero Bolsonarista mas sim um cara que gosta da visão política de direita. Vejo que muitas pessoas falam de livros mas confesso que nunca li livro relacionado a política. Vou fazer 25 anos de idade e nunca li algo que acrescentasse muito na minha. Na opinião de vocês qual livro conservador é bom para iniciantes que nem eu?
O Elogio do Conservadorismo e outros escritos; obra com coletânea de artigos publicados entre a década de 50 e 60 do grande João Camilo de Oliveira Torres. Um dos estudiosos da época do Império do Brasil e dos grandes autores conservadores da época como: Visconde do Uruguai, Visconde de Cairu, Braz Florentino, Pimenta Bueno e outros.
@@renanramalho646 temos que apoiar Bolsonaro ou se não teremos um Scott Morrison(primeiro ministro australiano que trancou o povo australiano em casa) tupiniquim Indícios apontam para o Amoedo,Zema,Caiado ou ate Mourão.
Eu entendo que a historai do Brasil foi rscrita com vez anti consevador, Porem entre nos atusis consevadores Brasileiros acho que estándo tratanfo com muito desleixo um gande nome consesador da histotigrafia Brasileira que é o Giberto Freyre.
Boa tarde Guilherme ❤️ tenho 65 anos de idade e sou professora de inglês. Pela primeira vez na minha vida encontrei alguém que fala tudo que sempre pensei a respeito da educação. Creio que enfatizar o ensino clássico deveria ser seu foco. Claro que a fé cristã também muito importante, fui criada na igreja batista e desde de criança estudava a bíblia . Já com doze anos já tinha lido Horácio, Sócrates , Platão, mitologia em geral. Tinha enciclopédias em casa li toda a coleção de José de Alencar, já sabia as capitais de todos os países do mundo, meu apelido era enciclopédia ambulante. E garanto que foi a leitura que me guiou no mundo e a fé em Deus que me deu força e entendimento , capacidade para enfrentar tudo com facilidade. Deus com certeza faz parte fundamental da minha vida. Leio a Bíblia a faço orações. Já tive escola de inglês, mas hoje dou aulas particulares. Criei meu próprio método de ensino. Sigo vc e nunca me achei um pessoa com grande conhecimento, pois sei que é preciso sempre aprender. Gosto muito da literatura russa, portuguesa, não inglesa etc. Continue com seu trabalho. Parabéns pela iniciativa.
Obrigado Guilherme. A Honestidade intelectual que se adquiri em seu canal é algo transformador.
Aff sempre perco os horários das transmissões, tenho que me programar mais. Atualmente, tu é a pessoa que mais acompanho na plataforma, conteúdo excelente, de grande valor e que agrega muito.
Parabéns professor Guilherme.
Deus continue te abençoando!
Obrigado pela vontade de contar a verdade sobre nosso país.
Fala, Guilherme! Gostei bastante quando você falou da Questão dos Távoras. Eu mesmo sou Távora, assisto em Fortaleza e os Távora fugiram de Portugal, foram para a Bélgica e depois chegaram ao Brasil, cruzando com uma família italiana denominada "Burlamaqui" que residia na cidade de Lucca, perto da cidade de Pisa. A família nobiliárquica de Távora teve sempre em seu âmago o espírito conservador, seja no Brasil, seja em Portugal, ou seja na Bélgica.
Guilherme, agradeço suas palestras sobre Tolkien no curso de formação da Brasil Paralelo. Já havia lido as obras deste escritor maravilhoso mas suas reflexões sobre o simbolismo nas obras dele ampliaram minhas leituras… excelente…!!!
Não conhecemos a nossa história e isso realmente é assolador...
42:04. Guilherme, a pessoa que mandou a pergunta citando o Scruton - por desconhecimento de toda a entrevista, eu espero - não citou que essa frase foi dita durante uma entrevista em que o Scruton foi perguntado sobre a forma como o Brasil lida com o conservadorismo e o Scruton disse que aqui no Brasil tentamos "imitar" a forma de conservadorismo inglês e ele considera isso um erro. Ele diz que, se fosse para ser assim, teria sido mais vantajoso para o Brasil ter sido colonizado pela Inglaterra. Ele também diz que, tendo em vista isso, o Brasil deveria desenvolver seu próprio conservadorismo, baseado nos valores e tradições do próprio país e tendo em vista sua história.
Sim. Mandaram a frase fora de contexto mesmo.
Se o Brasil fosse colonizado pela Inglaterra seríamos um EUA ou Austrália 2.0. Talvez mais pobre que os dois(Nova Zelândia).
Mais dependeria da politica do país
Ou poderia ser uma África do Sul em tamanho Continental.
Provavelmente o pais começaria na Argentina(na tierra do fogo) e terminaria lá no mar do Caribe
O país haveria uma seria diferença étnica e regional.
E teria 60%de se dividir em países menores tipo o que houve com União Sul-Africana que se dividiu em Botswana,Zimbábue,Namíbia,Lesoto,Suazilândia,África do Sul.
Ou o caso da América espanhola
@@fabricionews4770 esqueceu a principal: não haveria a fé católica na formação do país
@@joaovitorarrais5852 mais muitos Estados brasileiros como RJ,SP,Norte o catolicismo perdeu força.
No RJ só deve ter 39%católicos hoje.
RJ:
39%católicos
16%Ateus e agnósticos
3%espiritas
1%outros
41%Crentes
Capital
39%católicos
27%Crentes
29%ateus
4%outros
Triste situação.
Parabéns Professor. Deus lhe abençoe hoje e sempre em sua missao...
Uma verdadeira aula! Parabéns, professor!
Ótima live. Obrigada, professor!
👏👏👏 Ótima live, bem esclarecedora.
Muito bom os seus posicionamentos
Espetacular vídeo!
essa aula é uma verdadeira pérola.
Melhor vídeo do canal. Parabéns!!
Excelente!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito interessante, obrigado pelo vídeo
Essa frase do Roger Scruton foi tirada de contexto. Ele diz que o erro do Brasil foi ser colonizado por Portugal e não pela Inglaterra, pois os brasileiros que se dizem conservadores estão indo atrás dele para aprender o conservadorismo inglês, sendo que o Brasil n foi colonizado pela Inglaterra. Ele até fala que o Brasil tem que descobrir a sua história para saber o que conservar, acrescentando que o brasileiro deve conservar o Cristianismo.
Obrigado pela informação.
Graças a Deus o Brasil não foi colonizado pela Inglaterra e sim por Portugal , que nos deu o grande tesouro da Fé Católica. Temos de redescobrir essa raiz do nosso país e parar de procurar o conservadorismo inglês e o americano , que , por vezes , se opõem ao Catolicismo. Apenas esse retorno pode dar origem a um autêntico consevadorismo com fundamento na Verdade.
@Carlos mais hoje em dia os EUA não é cristão e governado por ateus e satanistas pois quem fez o EUA forte foi os puritanos
A Austrália os criminosos que os ingleses enviaram para as colônias penais
Brasil foi os portugueses e imigrantes europeus como os que descendo(italianos,alemães,escoceses,espanhóis)
@Carlos não é a potência
E é um pais que assim como Brasil lutou pela sua independência não fez que nem os europeus(francêses e Alemanha) e deram p cu para perdrr
@ESTADO É UMA GANGUE Você acha mesmo que igreja é lugar de fazer negócios? Se fosse , nosso Senhor não teria expulsado os vendedores no templo. Ademais, mesmo que isso que você falou fosse verdade ,a troca da busca pela santidade por uma busca de bens materiais é um erro, sendo essa segunda totalmente secundária.
Viva Cristo Rei!
Excelente como sempre
Professor, primeiramente parabéns pelo conteúdo de qualidade que você passa no seu canal.
Gostaria de tirar uma dúvida, estou começando a querer ler livros de qualidade intelectual e estou perdido na lista.
Essa é a lista no momento:
- A vida intelectual (Sertillanges)
- O imbecil coletivo (Olavo de Carvalho)
- O que há de errado com o mundo (Chesterton)
Poderia me falar se estou no caminho certo e me indicar a sequência depois deles?
Muito obrigado.
0
8b8
8
Sugestão, você poderia fazer um por que e como ler João Camilo de Oliveira Torres
Poderia fazer uma análise da obra O Seminarista, de Bernardo Guimarães,Assim como do papel da Educação Física numa visão não pragmática de Educação?
Professor, estou revendo essas lives, e me pergunto.... seria possível o senhor, como nosso Gandalf, poderia unir os conservadores para realizar um evento que trate desses assuntos?
Obs: me refiro aos conservadores de raiz luso-brasileira, mesmo que sejam meia dúzia. Acredito que é melhor prezar pela qualidade em vez de quantidade...
Faltou, e isso é gravíssimo, comentar o movimento Integralista brasileiro, que apesar de alguns vícios modernistas, me parece a melhor opção para o Brasil, pois é muito próximo da ideia do iberismo. Inclusive Plínio Salgado, nos anos finais da vida, comentou e escreveu coisas valorosas sobre as raízes ibéricas do Brasil e a importância de união com Espanha e Portugal.
Faltou comentar o Patrianovismo, que foi um movimento brasileiro monarquista fundado por Arlindo Veiga dos Santos (um negro, tomista, professor de latim e autor), com caraterísticas muito tradicionalistas e com apoio da família imperial.
Seu vídeo foi muito bom, mais faltou comentar esses dois pontos cruciais para o Conservadorismo Brasileiro
Muito bom!
TOP
Gostei, Guilherme, da sua posição sobre se houvéssemos sido colonizados pelos ingleses...seríamos uma Guiana... pois é... Também nutro orgulho dos nossos ancestrais portugueses: sagazes e batalhadores!
Melhor comentário.
A imensa maioria dos colonizados pelos britânicos (todos no ocidente, ?) hoje prosperam ou estão bem encaminhados. Eu cresci odiando monarquias e o império UK, hoje, vejo que houve centenas de edxemplos infinitamente melhores do que nossos últimos cento e cinquenta anos.
@@rodrigotkm8429 A Guiana não é evidente pra você ?
Parabéns Guilherme, mais uma live excelente. Eu acredito que o Brasil precisa voltar a ser o Brasil. Resgatar as tradições que nos fundaram, catolicismo, tradição ibérica e monarquia. Acredito que deve se voltar a regime anterior, do jeito que está o pais vai se desfazer.
Sou protestante mais e melhor acabar com esse regime comunista.
Deveríamos fazer uma monarquia constitucional semelhante a grã Bretanha e no futuro fazer uma espécie de commowealth com Portugal,Cabo Verde,Açores,Madeira
Tipo Austrália,Canada e Nova Zelândia tem a rainha britânica como figura de monarca nesses países.
E tendo toda família Imperial como símbolo Nacional desses países seria top.
Foi o pior erro Brasil e Portugal ter posto republica.
@@fabricionews4770 prefiro uma monarquia nos moldes mais tradicionais , descentralizado com municipalismo
@@fabricionews4770 Não cai nesse papo, os monarquistas querem nos usar como massa de manobra para restaurar os privilégios papistas, acorda, e para de ser ingênuo.
@@fabricionews4770 o Brasil e a Grã-Bretanha não tem nada haver um com o outro. Primeiro que não foi a Grã-Bretanha a criar e colonizar o Brasil. Segundo que a Grã-Bretanha de hoje não é mais monarquia, mas sim uma democracia coroada, onde o Rei não manda mais em nada. O Brasil deve ter um modelo político condizente ao seu histórico de formação como país, isto é, levando em conta a forma a qual Portugal encontrou de administrar o seu vasto território ultramarino (e não colônia, pois o Brasil nunca foi colônia de Portugal) desde a divisão do território em Capitanias Hereditárias até a sua consolidação como Estado Nacional durante o Segundo Reinado.
Muito interessante
Grande Guilherme! Vou fazer um pedido que pode parecer inusitado, mas... O senhor poderia fazer uma análise da letra da música "Revelations" do Iron Maiden...
Muito bom ! Fala da construção de 1988 por favor!
Constituição?
No filme coração valente mostra bem o que se conservador.
guilherme faz uma analise do filme jesus cristo super star
Mucho bom.
Se vc é monarquista, eu já ganhei o meu dia! Ave Império!
como dói descobrir o que certos homens fizeram com o Brasil
Poderia fazer uma análise do livro O Seminarista?
Eu penso que existe um ponto central do aspecto ideológico, onde tudo a direita é pensamento restrito, e tudo a esquerda é pensamento irrestrito. É claro que existem camadas entre o ponto zero e o extremo ideológico, mas não é pq um pensamento restrito está mais próximo do centro ele é de esquerda, isso é só prepotência de quem se acha mais direita do que outros que pensam diferente.
RESTAURAÇÃO - that's what we need!
Exatamente !"o q.tinha aqui!Tribos lutando umas com as outras" ,antropofágicos,canibais.
Quais seriam os conversadores anteriores a Edmund Burke , e quais eram a visão deles de conservadorismo ?
Mais importante é entender a tradição ibérica
A Tradição Política Ibérica é diferente do Conservadorismo Anglo-saxão. Esse autor que você cita é inimigo da Tradição Política Ibérica.
@@victorgabrielbernardo1347 Tradição política ibérica é corrupta e idólatra.
@@jblp92 a monarquia inglesa e melhor.
Assistindo atrasado, parabéns pelo excelente trabalho. Voce esta no CPAC ?! Se não foi gostaria de saber porque. Um abraço !
Por quê demoramos tanto pra ter Universidades aqui? Sendo que EUA e outras colônias tiveram bem antes? Hoje parece que existe um legado de estudos acadêmicos muito maior nesses países e conseguiram ter Universidades "na época boa" que existiam muitos conservadores e poucos esquerdistas.
muito bom ira ter live td sabado ?
Vir uma entrevista do pessoal, do Brasil Paralelo sobre quais foram suas fontes para o ducumentarios: Por incrivel por pareça eles sitaram um bocado de autores estrangeiros que nada tem a ver com Brasil, e nem chegaram a citar o Gilberto Freyre para fudamenta seu ponto de vista. Em outras palavras nem os ditos consevadores tem respeito pelos autores consevadores Brasileiro.
Brasil paralelo são conservadores liberais , americanistas
Infelizmente o que temos no Brasil é esse Conservadorismo Liberal Americanista Protestante
Guilherme, qual a situação da PUC SP hoje em dia? É possível ser bem formado lá?
@ESTADO É UMA GANGUE eu acho melhor ir para área Militar tipo concurso.
Olá Guilherme tudo bem? Estou interessado no seu curso de leitura. Tenho grande dificuldade em me expressar, na parte oral. Quero saber se o curso vai ajudar em desenvolver um pouco essa parte? Obrigado!
Sem dúvida uma posição bastante original sobre o Conservadorismo no Brasil. A ideia de que "John Locke é o pai do esquerdismo" ainda me soa bem estranha. O Estado representativo é uma bandeira esquerdista? A Suíça não pode ser entendida como uma república conservadora?
Escola de Frankfurt NUNCA FOI CONSERVADORA KKKKKKKKKKKKKKKKKK SÓ LOUCO!!!
Video aleatorio no RUclips 10min: naaahhhh
Video de 1h do Guilherme: Já acabou??
Eu acredito que seria necessário pegar elementos do Integralismo, do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira/TFP, Patrianovismo, mas principalmente se fundamentar na Monarquia Tradicional ou Regime Misto, de que trata São Tomás.
conservador no Brasil é ser anti petista.
Verdade kkkk
Não hoje ja não é assim se for isentao você é esquerdista do mesmo jeito.
Infelizmente ainda é muito embrionário ,mas acredito que irá se desenvolver ,se redescobrir , estou muito otimista kk
@@vieiraverso8695 mais quem que move Esse movimento ideológico da restauração da direita são os crentes e os catolicos.
Pois somos anti-Aborto
Anti-eutanásia
Anti-estado laico.
@@fabricionews4770tem nacionalista também
Criei um discord católico, mas ele não cresce, só tem eu, quem quiser entrar, só comentar, creio que o discord pode se tornar uma ferramenta de evangelização e de estudos da teologia católica.
Pode me colocar lá
@@vieiraverso8695 ruclips.net/video/kf8ZhHLKg24/видео.html
👍
A igreja Positivista no Rio, hoje completamente degradada, faz jus ao golpe republicano e ao estado atual do regime implantado.
Eita, existe uma igreja positivista? Kkkkkk
@@2555Edu Pior que sim. De uma pesquisada. Depois dizem que não existe influência positivista no BR ou nas forças armadas.
Pois é, João. O teto tava caindo por falta de manutenção.
@@2555Edu Fica na rua Benjamin Constant na Glória, no Rio capital.
Ou seja, para entendermos nossa história precisamos voltar à Europa. De tudo só uma coisa que Eu não concordo. A Igreja Católica tinha muito poder nos assuntos da sociedade no Brasil Império e a liberdade das demais religiões nunca é algo ruim
Sou ateu mas entendo que a tradição cristã trás um equilíbrio para a sociedade e por isso essa tradição é importante. O conservadorismo precisa necessariamente estar dentro do catolicismo ou ele pode ser sustentado sem a ideia da existência de Deus? Existe espaço para ateus na ideologia conservadora ou essa ideologia é intolerante quanto aos hereges?
Pessoalmente, penso que um aspecto que é falado de maneira superficial, é a questão moral. E essa moral é um código de conduta originado na religião. Uma divergência entre conservadores e revolucionários, a meu ver, que é importante, é a forma como ocorre o desenvolvimento de uma sociedade. Para os conservadores, é uma evolução, ou seja, a "modernidade" é construída com base na tradição que naturalmente vai se transformando, onde o que é bom (certo e do bem) é conservado e aprimorado organicamente, e o que é ruim é descartada. Em outras palavras, existe um alicerce para a sociedade. Já com os revolucionários, é o contrário: as coisas mudam pela revolução. Dito isto, um ateu pode, em tese, ser conservador. Seria mais difícil, pois você precisaria ter um código moral e seguí-lo. Mas sem a religião, qual seria a "fonte" onde esse código se originaria? A resposta poderia ser o direito natural ou o senso comum. Mas nesse senso comum, você deveria entender o contexto em que ele se desenvolveu. Fora que a religião tem o aspecto atemporal de seu código moral, enquanto que para um ateu, fica mais fácil cair no relativismo ao analisar o estado de coisas de cada tempo, quando ele começa a fazer concessões em seu código moral para se adaptar à realidade. Resumindo, você pode ser ateu e conservador, mas precisará desenvolver um código de conduta que preze pela moderação, pela evolução natural calcada em uma tradição. Sugiro, para um esclarecimento mais amplo, a leitura de um artigo sobre a diferença entre a tradição política católica e o conservadorismo britânico, mas ele se foca mais na política.
www.revistageopolitica.com.br/index.php/revistageopolitica/article/view/307
Pq parece haver essa impressão dos católicos de que todo evangélico é um neo-liberal e que só vcs valorizam as tradições e os velhos costumes, como se aquilo que diz na bíblia moralmente falando, fosse tão diferente para os católicos e os evangélicos?
@Playlists Católicas Para mim, que não entendo muito do assunto conservadorismo, o tema é muito amplo.então deixa eu ver se entendi, vcs católicos não só também são contrários a ideologias, más, igualmente querem que haja um reforço por parte do próprio estado das instituições sociais?
@Playlists Católicas errado se for crente e conservadorismo também.
@@Matheushoffmanjr me desculpe mas os protestantes tem muita culpa na crise moral da Civilização ocidental e contribuíram para as Revoluções , começando com os liberais ,etc ..
Então vcs podem até tentar ser conservadores mas a maioria é um conservador liberal Americanista e sionista
Muito bom! O bolsonarismo não é conservadorismo. E o Brasil nunca deu certo com o regime republicano.
Bolsonarismo é positivismo
Bolsonaro e conservador
Então Boris Johnson,Scott Morrison nem se fala.
@@frederikfrancoischopin9067 então Scott Morrison e Boris joshon são esquerdistas radicais.
Prescisamos da monarquia Tradicional e municipalista de volta! E o essencial é fortalecer a Fé Católica.
@@vieiraverso8695 O papismo está acabando no Brasil, faz nem sentido com a realidade atual.
O grande erro, com relação a Portugal, não é tanto do Scruton. O grande erro é do brasileiro que deixa de ler Gilberto Freyre ou Arlindo Veiga dos Santos pra ler Roger Scruton. Claro que isso é natural por conta do apagamento que foi feito dos intelectuais conservadores brasileiros, mas agora já deu né. Agora existem tendências conservadoras no Brasil que destoam bastante do que tá no vídeo. A sua visão é essencialmente tradicionalista. Meu conservador preferido é José de Alencar, embora eu discorde dele em alguns pontos.
Guilhermina, após a.revolução francesa.teve.uns.30 a 40 de ateísmo na academia porém houve uma reação à isso em seguida que.foi o Espiritualismo Racional, que se espalhou pelo mundo,.inclusive no Brasil... já sei q católico não deve.gostar muito de.espiritualismo mas esse foi um fato e essa.fase.foi varrida para baixo do.tapete inclusive.
Professor, o Sr. pode indicar um livro de história do Brasil?
Estou fazendo faculdade de história ,gostaria muito de indicação de bons livros de história. Por favor .obrigada
Não sou o prof Guilherme, mais posso te ajudar. Procure a esgotadíssima "Coleção História do Brasil" do Pedro Calmon. Livros do autor Oliveira Lima ( há alguns no site da Amazon). Livros do Historiador Capistrano de Abreu. Também, livros dos seguintes autores: Rocha Pombo, Hélio Viana, Francisco Adolfo Varnhagen e Joao Camilo de Oliveira Torres. Terás um material pra estudar uma vida toda. Espero ter ajudado, Abç!
@@liviaporto8659 Olá!! Procure a esgotadíssima "Coleção História do Brasil" do Pedro Calmon. Livros dos autores: Oliveira Lima, Rocha Pombo, Hélio Viana, Francisco Adolfo Varnhagen e Joao Camilo de Oliveira Torres. Esses historiadores escrevem sobre "A Historia do Brasil". Para um estudo mais abrangente, Recomendo: Thomas Woods, Jacques Le Goff, Cristian Iturralde, Daniel Rops, Regine Pernoud, Barbara Frale, Martin Gilbert, Mário Curtis Giordani, Rino Camilleri, Will Durant, Geoffrey Blainey, Christopher Dawson, Giovanni da Salara e Susan Wise Bauer.
Tive que voltar o vídeo pra saber do nome do índio "Martim Afonso"... Sinto-me roubado por meus professores de História!
49:28 sendo que a própria monarquia italiana é liberal
Mais e bom a Itália sou descendente de italiano e por isso que amo a Itália principalmente a antiga monarquia liberal.
Que pena que são uma republica hoje.💚💚🇮🇹🇮🇹🇮🇹
Acabou 14 segundos antes de eu entrar :c
O grande erro, com relação a Portugal, não é tanto do Scruton. O grande erro é do brasileiro que deixa de ler Gilberto Freyre ou Arlindo Veiga dos Santos pra ler Roger Scruton. Claro que isso é natural por conta do apagamento que foi feito dos intelectuais conservadores brasileiros, mas agora já deu né.
Ainda aparecem os bipolares liberal-conservadores.
Esperando o video com o Jonathan Pageau!
Guilherme, vc poderia fazer uma live com o Fernando Melo e o Evandro Pontos, eles estão nessa sua linha de conservadorismo.
Desde a eleição do Bolsonaro em 2018, eu passei a me interessar por política. Comecei a assistir uns vídeos do professor Olavo de Carvalho, Flávio Mongstern, documentários da Brasil Paralelo e etc... Me identifiquei bastante com a visão política de Direita Conservadora. Não me considero Bolsonarista mas sim um cara que gosta da visão política de direita. Vejo que muitas pessoas falam de livros mas confesso que nunca li livro relacionado a política. Vou fazer 25 anos de idade e nunca li algo que acrescentasse muito na minha. Na opinião de vocês qual livro conservador é bom para iniciantes que nem eu?
A primeira coisa é largar esses malucos bolsonaristas que se digam conservadores. Eles nao são cpnservadores. São malucos que ascenderam ao poder.
Comece com o livro João Pereira Coutinho.
@@andrwastowski errado. temos que apoiar Bolsonaro 2022.
O Elogio do Conservadorismo e outros escritos; obra com coletânea de artigos publicados entre a década de 50 e 60 do grande João Camilo de Oliveira Torres. Um dos estudiosos da época do Império do Brasil e dos grandes autores conservadores da época como: Visconde do Uruguai, Visconde de Cairu, Braz Florentino, Pimenta Bueno e outros.
@@renanramalho646 temos que apoiar Bolsonaro ou se não teremos um Scott Morrison(primeiro ministro australiano que trancou o povo australiano em casa) tupiniquim
Indícios apontam para o Amoedo,Zema,Caiado ou ate Mourão.
O cpac 2021 é uma grande reunião de Policarpos Quaresma
Discordo.
@@fabricionews4770 OK
@@fabricionews4770 Só deixando claro que eu falo da maioria que participou não das exceções.
Só estão preocupados com política eleitoral
Estão ainda muito presos ao Bolsonaro,ao americanismo, ao Conservadorismo Liberal
VC SE IMPORTAR SER CHAMADO DE TERRAPLANISTA ARISTOTÉLICO? E ASSIM NEGACIONISTA? KKKKKKKKKK
Eu entendo que a historai do Brasil foi rscrita com vez anti consevador, Porem entre nos atusis consevadores Brasileiros acho que estándo tratanfo com muito desleixo um gande nome consesador da histotigrafia Brasileira que é o Giberto Freyre.