como português fiquei extremamente sensibilizado com a sua posição que me surpreendeu imenso porque vai contra a visão da ortodoxia historica brasileira que tem uma opinião profundamente negativa da colonização portuguesa , o que é lamentavel na minha opinião. o proprio ensino da Historia no Brasil é deturpado. o que é criminoso para o povo brasileiro a quem lhe é negado conhecer a verdade da sua Historia. Muito obrigado e parabens pelo o seu trabalho.
Deturparam a história entre Portugal e Brasil na escola. Eles ensinam que Portugal roubava nossas riquezas e com isso tínhamos ódio de Portugal e a te hj ensinam assim.. Enquanto os políticos brasileiros nos roubam, esses mesmo fecham os olhos!
Antônio, tais fatos que você citou são verdadeiros; porém, saiba que isso é fruto de uma armação histórica dos maçons positivistas que saíram de Portugal e vieram para o Brasil com o fim de tomar o Brasil do reino de Portugal. Foram os próprios portugueses que deram o golpe da independência. Então, a história foi distorcida no Brasil desde essa época até os dias atuais, com os maçons republicanos. Mas muitos brasileiros por aqui já conhecem a verdadeira história e tem orgulho do povo português, até porque têm o mesmo sangue (meu caso). Não podemos brigar, e sim buscar um diálogo, porque somos um mesmo povo, apesar do distanciamento que se intensificou principalmente a partir da fundação da República. E o Brasil perdeu muito, porque o nosso contato com a nobre cultura portuguesa ficou enfraquecido. Com o surgimento da internet, nos estamos resgatando pouco a pouco a nossa verdadeira história e ensinando às novas gerações. Tenho fé que a verdade prevalecerá e que Brasil e Portugal ainda poderão ser beneficiar mutuamente de diversas maneiras. Precisamos aprender a nos admirar e respeitar como irmãos que somos.
Eu sou brasileiro filho de português, sou cidadão português e a minha lealdade sempre será com a metrópole. Dom Pedro I não bastou estragar a ligação histórica do Brasil com Portugal, estragou o próprio Portugal, além de lusitanófilo, sou miguelista. A revolução liberal quebrou todos valores históricos que constituíram o Reino de Portugal. Quem conhece a nossa história portuguesa sabe que o nosso reino sempre foi uma nação respeitada e pujante na Europa, vejo o que nossos hoje!
@Músicas relaxantes SOu brasileiro e confirmo tudo que o português disse. Além disso, basta ver a nota dos alunos brasileiros no ranking mundial, láááááá trás em 162 lugar. Kkkk... Deixe de ser ignorante, brasileiro. Seja humilde e vá estudar a sua história antes de falar bobagens. Aprenda a valoriar a história portuguesa e nossa relação incrível com ela no passado não muito longinquo.
Sou professor de História e concordo com sua opinião, conheço muitos colegas que basicamente ensinam que "roubaram nosso ouro". Tenho muita admiração pelo passado português-brasileiro
Lavou minha alma ver um jovem q pensa assim. (última vez q ouvi falarem desse jeito foi minha bisavó portuguesa, q amava o Brasil e amava a Princesa Isabel)..Parabéns pela coragem em falar !! Precisamos ir fundo nisso
As cores são apenas cores e representarão o que quisermos. Os corruptos assassinos e ladrões da monarquia jamais voltarão. Por que se voltarem, certamente morrerão. E dessa vez o serviço completo será feito, não estamos mais em 1822. Mas sim em 2022. Lixo real nunca mais.
Eu vivo numa casa de Poloneses aqui na Inglaterra e a minha landlady foi baba de uma familia Habsburgo e hoje tive a honra de almocar com essa familia extremamente intelectual e catolica e Habsburgo. Gente finissima e humilde!
Estou escrevendo um livro sobre o bicentenário brasileiro e tenho esta mesma opinião que tu, Guilherme Freire. Fico feliz que comungamos da mesma visão que expressaste.
A história é uma loucura! Cada um tem sua versão. Gostei da versão do padre Paulo Ricardo sobre a Independência, quem quer saber mais sobre a nossa história vale a pena ver.
👏👏👏👏 Rebentou total! Abriu as cortinas do nosso passado e, desmoronando as falsas narrativas, restabeleceu o nosso "Caminho marítimo para as Índias"!... Deus o abençoe, caro Guilerme, e toda sua boa família!... "Sancte Michael archangele, Defende nos in proelio, Contra nequitiam et insidias esto diaboli praesidium..." Bendito seja Deus que nos reuniu no Amor de Cristo... 💪💪💪💪🔔🇧🇷🇮🇱🇺🇸🙏🙏🙏🙏☝️
Salve a Princesa Isabel, grande heroína do Brasil. Certamente seria nossa melhor governante, superando o pai e o avô, retomando a tradição do bisavô e da tataravó, a também grande Dona Maria I.
Eu como filho de português e cidadão português estou muito ligado a mãe pátria, minha lealdade está com a metrópole. Sempre fui miguelista, com a ascensão dessa elite liberal em Portugal já estava celado a queda da monarquia portuguesa.
@@josejoaquimdesousareis4234Dom. Miguel odiava o Brasil, que pra ele era um terra de "macacos e cobras" os portugueses podem gostar dele, mais pra nós ele teria sido uma desgraça.
Parabéns, Guilherme, pela coragem de colocar sua visão de forma tão clara e didática, principalmente por não endossar essa nova direita que coloca José Bonifácio como grande "herói da pátria".
No livro "O moço loiro" do Joaquim Manoel de Macedo lí um dialogo onde uma das personagens, que era muito conservadora, citava que o grito da independência era um ato cometido por Dom Pedro "possuido" por tudo que havia de ruim. Desde então sempre estive intrigado sobre que em algum momento da história a independência tenha sido considerada ruim pelos conservadores. Muito interessante ver desse modo.
Caramba, voce me abriu os olhos e me fez virar a minha opiniao a 180 graus! O Luiz Philippe de Orleans e braganca me pintou os liberais como algo conservador!
Grande aula. Notas de roda pé mais que necessárias a Última Cruzada, que é grande iniciativa nesse resgate da nossa história. Mas de fato, mais por trazer fatos do que pela hermenêutica. Enquanto resgate fenomenológico é ótimo, mas são precisas essas notas de roda pé precisas para não ficarmos apenas a dir. Da esquerda da cruz de nosso Senhor. Parabéns! Obrigado! Deus abençoe 🙏🏼
Eu não gosto da parte da diarréia de Dom Pedro ...😉 Mas agora falando sério , adorei e aprendi muito com as aulas daquele professor, que eu esqueci o nome. Deu aula na Brasil Paralelo e Centro Dom Bosco. José Bonifácio era massônico no último.Foi uma visão totalmente diferente do que aprendemos na escola. Valorizou muito a Rainha D. Maria. Adorei saber.
Colocar D Pedro com diarreia é parte da narrativa republicana que sabe o golpista de fato estava se esvaindo em fezes quando proclamou a república. Os revolucionários precisam de narrativas do tipo acuse-os do que você é.
Todos tem suas razões e verdades individuais. Fatos são interpretados, e o respeito com os diferentes entendimentos é o que deve prevalecer acima de tudo. Uma data não define a grandeza e o amor do Brasileiro sobre seu País.
Estava assistindo um vídeo de um sujeito empolgado com a a "Independência" do Brasil. Citando livros de um certo autor. Até que começou a opinar que Portugal só queria explorar o Brasil, que isso só mudou um pouco por causa da fuga da Família Real, chamando Dona Maria de "a Louca", etc. Aí vi sua notificação. É bom ver você "tocando projetos pessoais novamente". 🙂
Acredito que sim, se estivessem juntos, se não tivesse havido toda a instabilidade que se seguiu, Brasil seria uma real potência a nível mundial, até porque tinha/tem os recursos e o tamanho para crescer, além de população e tudo relativo.
A história do Brasil e tudo o que o liga a Portugal é demasiado bonita para ser ridicularizada por esses pseudo historiadores que mais não fazem do que envergonhar o Brasil e Portugal. Congratulemo-nos com os novos historiadores que tem desmistificado a essência da linda história da Monarquia Brasileira e Portuguesa. Viva o Brasil e viva Portugal 🇧🇷 🇵🇹
Eu também sempre pensei que o rei deveria ter lutado e não ter cedido as cortes, tenho esse pensamento desde a primeira vez que escutei a história do Brasil NA ESCOLA.
Sendo ele a governar em Portugal e o filho a governal o Brasil ficava tudo em familia na mesma. À familia era tudo o que interessava! No dia em que moresse ia parar tudo ao filho na mesma.
Boa tarde! Muito boa exposição. Clareou muitos pontos sem nó. De fato a resposta deveria ter sido anterior a tudo, a está questão das coortes e sua ideologia. Vemos também que no final de tudo é aquele combate anticristiamismo. Antes via a independência nossa como mais ao tradicional do que ao modernismo, ao menos como um remendo para evitar o que se sucedeu lá em Portugal aqui. De fato, voltamos a antes talvez e João VI que deveria ter feito algo diferente, e talvez antes dele mesmo.
Eu sei que o assunto é o Brasil mas como você mencionou algumas coisas sobre a Inglaterra achei relevante deixar aqui uma pequena observação. Moro na Inglaterra há mais de 10 anos e o que observei em todos esses anos é que a cultura inglesa em geral é bastante “liberal” mesmo que os ingleses valorizem suas tradições e as escolas tenham por lei obrigação de ensinar sobre o cristianismo como prioridade, minhas crianças por e exemplo , estudam em uma escola anglicana chamada St, Andrews e elas são levadas pelo menos uma vez por semana à igreja e aprendem sobre valores cristãos, fazem oração todos os dias… mesmo assim os jovens britânicos nunca foram tão “estragados” Basta ler um livro bem interessante sobre isso que se chama: Spoilt Rotten, The toxic Cult of sentimentality de Theodore Dalrymple. Como profissional da comunicação considero que os meios de comunicação de massa e todo o aparato alienante dos programas de televisão americanos que os ingleses tanto assistem, tem influenciado e muito na decadência moral do país! E também a permissividade dos pais ingleses que é extrema. Pra quem tiver interesse vou deixar aqui um link de uma análise feita pelo King’s College London em 2019, eles analisaram o quanto os valores morais do ingleses mudaram de 30 anos pra cá. Vale a pena! www.kcl.ac.uk/policy-institute/assets/British-moral-attitudes.pdf
Dando like pelo conteúdo. Vou assistir depois a live. Indo agora para o trampo. Quero entender! Mas de cara interessei me pelo assunto.abraço e PARABÉNS pela exposição!
Você abriu minha mente, tenho interesse na sua visão econômica, ou melhor, a sua análise sobre o desenvolvimento da visão econômica atravéz dos séculos, isso me parece mais palpável e simples de entender.
Assisti essa live. Assisti o "debate". Concluí que se quiser saber de fato, acontecimento histórico posso confiar no Thomas. Se quiser saber sobre opinião e juízo de valor dos acontecimentos, daí escuto você.
@@DanielRocha-rn6ii Nós Brasileiros acordarmos para esse embate na nossa história é algo maravilhoso. Pense no lixo em que estava imersa a intelectualidade no centenário (semana da arte moderna).
Prezado Guilherme Freire, fiquei muito feliz ao ver esta sua palestra, essa é a verdade! D. Pedro foi uma desgraça, uma pessoa trágica. Ele foi na verdade o destruidor da Monarquia Portuguesa e Brasileira! A Inglaterra foi muito mais inteligente, diria melhor, astuta, conservou a Monarquia e um enorme território. A Austrália e o Canadá ainda hoje são súbditos da Rainha da Inglaterra
Obrigada professor. Concordo mesmo, apesar de ainda ser considerada leiga a esse assunto. Fiquei triste com o debate com o Thomas, no sentido que ficou quente no início, mais por parte do professor Thomas, e que tenha chegado nível tão pessoal. Apesar que não me tira o respeito que tenho por ele. Os dois pra mim são gigantes, grandes professores.
Que pena que eu só tenha visto essa live" após 1 ano. A sua análise tem muito fundamento histórico/político/econômico. Agora, em minha opinião, os acontecimentos históricos do capitalismo foi coordenado pela alta burguesia judaica, ao longo dos últimos 6 séculos.
Eu gostava que o nosso amigo Guilherme Freire escrevesse um livro ficcional sobre a evolução politica do Brasil até aos dias de hoje numa base em que hipoteticamente não se tivesse tornado independente em 1822. Se não se tornasse independente em 1822 ou noutra data no entretanto... - O Brasil nos dias de hoje seria "dependente" de quê e de quem???
Sem dúvida a independência foi um avanço para o Brasil, mas concordo que o Brasil não tem só 200 anos. Acredito que o problema do Brasil começou com a queda da monarquia.
É ensinado ao Gado que, no 7 de Setembro o Brasil era uma Colônia escrava e Dom Pedro I nos libertou dessa opressão. Quando na verdade éramos um Reino Unido a Portugal , cujo Imperador morava no Brasil É pra chorar , vendo o fato e a versão
Uma coisa que eu parei para pensar é se a América só foi colonizada de fato porque os 4 países principais que a colonizaram (Portugal, Espanha, França e Inglaterra) se tornaram Estados Nações. O Estado Nação já é uma deturpação causada pelo Nominalismo, que foi a desculpa intelectual para acabar com a descentralização feudal, que é muito superior. No entanto, acho difícil ter acontecido colonização da América se a Europa se mantivesse feudal, e não teria o bem que Portugal e Espanha fizeram às Américas, principalmente por causa dos Jesuítas. Outra coisa é que, apesar de eu admirar a dinastia de Avis, Dom João III (r. 1521 - 1557) reformou a Ordem de Cristo, fazendo com que ela deixasse de ser uma ordem de cavalaria, para se tornar uma ordem monástica, o que mudou drasticamente sua natureza. Imagina que o Brasil Colônia poderia ter sido ainda melhor com a Ordem de Cristo intacta, talvez nunca tivesse escravidão aqui por exemplo.
O Estado Nação não é problemático em si mesmo, e sim o Estado Moderno, são coisas distintas. O Estado Nacional é o resultado do desenvolvimento da própria nação. O feudalismo não é superior, foi uma organização social que surgiu por acidente e se desenvolveu, teve as suas mazelas, mas só existiu e pode existir no seu contexto. A centralização monarquica francesa já havia se iniciado com o próprio Carlos Magno, e continuou com o Luís IX.
@@duquedecaxias8086 Errado. Feudalismo é o sistema mais natural que existe, que nada mais é do que um sistema hierárquico de nobres, descentralizado, onde todos obedecem ao mesmo rei, mas todos tem grande autonomia. Toda sociedade se reergue com algo parecido com o feudalismo, foi assim na Grécia Homérica e Arcaica (1100 - 500 a.C.), foi assim no início de Roma (509-200 a.C.), e foi assim por boa parte da Idade Média. Se tudo colapsar, a gente vai reerguer a civilização com feudalismo. O que o Estado Nação criou de útil, de cultura, de ciência, que não foi criado no feudalismo? Nada. Quando os reis passaram a ser mais do que deviam ser com a formação dos Estados Nacionais, eles ganharam enorme poder, destruíram as culturas locais, e em três séculos cavaram sua própria destruição, que culminou na Revolução Francesa. Sobre Carlos Magno, não entendo como tem gente que adora esse cara, quanto mais cristãos. O cara era literalmente um oportunista, que sequestrou o papa para coroá-lo Sacro Imperador, nomeava os bispos, promoveu a conversão forçada e matou milhares de saxões pagãos (depois que a batalha já estava ganha), além de centralizar o poder, praticar inflação, e querer recriar a porcaria do Império Romano (Império Romano este que era tão bom que caiu de podre, com 90% da população vivendo na miséria nos últimos 120 anos, com as pessoas vendendo os filhos para a escravidão). E nem contra os muçulmanos ele foi bom, porque quem impediu eles de conquistarem a Europa foi Carlos Martel em 732 na batalha de Poitiers. A única coisa boa que ele fez foi o Renascimento Carolíngio, que nem é mérito dele e sim da Igreja. Uma das melhores coisas que aconteceu na Idade Média foi o Carlos Magno morrer, e o Império Carolíngio lentamente começar a se descentralizar ao longo do século IX e X. Luís IX é completamente diferente, ele foi um rei santo, que lutou em duas cruzadas (apesar de perder). Quem centralizou o poder foi Filipe o Belo depois dele, que mandou os templários para a fogueira em 1307.
@@romulodesouzaleite7975 Justamente, o Feudalismo surgiu para impedir o colapso da civilização, não para ser um sistema ideal de organização. Isso não é obra do estado, é obra de homens que deve ser auxiliada e incentivada pelo estado. Carlos Magno teve seus problemas, não deixou de ser por isso um dos grandes criadores da Cristandade, a começar pela Reforma Carolíngia. Já o Império Romano, foi uma obra da providência para a civilização e conversão da Europa, e sua decadência e declínio nunca vai ofuscar seus grandes méritos. Luís IX já havia começado a centralização. E o feudalismo não existiu e se desenvolveu por toda a Europa, na nossa origem Iberica ele não foi bem desenvolvido por causa das invasões mulçumanas, tanto na Espanha quanto em Portugal. O feudalismo só teve a sua plenitude na França, Alemanha e Inglaterra, e ainda sim foi palco de muitos abusos.
Quase dos 100% que foram às ruas comemorar o dia da Independência não foram pra comemorar o verdadeiro significado histórico dessa data. O dia da Independência está ganhando uma nova significação. O Brasil está declarando Independência ao velho sistema político que antes nos acometia e nos fazia refém.
Mais ou menos, a realidade que nós temos é totalmente atípica, não sei quem falou algo, que nos anos 90 ou era de esquerda, e a esquerda chamava quem era contra de neoliberais, e direita era algo quase superficial, burlesco. Por isso só, que nos último 10 anos tem sido gerado algo que foi afunilado nas eleições de 2018, e estamos vendo o sistema querendo se reeguer de toda e qualquer forma, nem por isso eu vejo a direita como algo bolsonarista, mas é o melhor que temos hoje, meu pensamento é que possamos ter a partir desse start "político", algo que venha ter vida própria. Olavo foi uma pessoa que vocalizou e verbalizou além de escrever sobre assuntos que são pertinentes não somente para a realidade mundial, mas a realidade nacional, nossa jabuticaba.
Eu discordo. Ainda está muito ruim. Pelo menos aqui em Fortaleza (e imagino que no resto do Brasil não é diferente) na manifestação tocava “funk patriota”, tinha farra, roupa curta, etc. Muitíssimo melhor que manifestação de esquerda, mas está longe de ser um movimento católico ou de fato conservador. Acredito que na melhor das hipóteses foi um movimento patriota e anti-socialista, mas majoritariamente liberal.
Qdo criança, no meu colégio ensinaram de forma correta sobre os símbolos da bandeira do Brasil. No colégio militar, já ensinaram verde da mata, amarelo do ouro e assim por diante. No colégio público tb é ensinado de forma errônea. Claro que foi tudo de propósito.
As monarquias brasileira e portuguesa não deviam ter cedido ao iluminismo: mas elas deviam estar bem assustadas com o que ocorrera na França... Nã9 era uma posição fácil de se tomar...
Por coincidência ou não, as cores verde e amarela haviam sido as inicialmente propostas em 1821, pelo deputado Manuel Gonçalves de Miranda, às Cortes Constituintes Portuguesas, para o novo laço nacional do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Estas cores haviam sido preteridas por serem consideradas cores maçônicas, tendo as Cortes preferido as cores azul e branca. (Collecção dos Decretos, Resoluções e Ordens das Côrtes Gerais, Extraordinarias e Constituintes da Nação Portugueza, pág 182)
Também entendo assim. Havemos de fazer o melhor agora com o que temos hoje, isso inclui enaltecer a história de Portugal, que é a história do nosso país.
É incrível como as escolas desconstruiram toda a história, aprendi tudo errado! E ainda hoje, as escolas continuam a mesma porcaria… depois de adulta estou reaprendendo. 😰 Também sou pro Monarquista. 🔥❤️🔥
Não tem de ser a favor da monarquia ou deixar de ser. Apenas a verdade foi adulterada para gerar ódio pelo povo colonizador. Para além de eliminar qualquer tipo de vontade em retornar a ligação a Portugal, criaram a ideia de que tudo o que não existia ou estava errado com o Brasil era por culpa dos portugueses porque estes os tinham roubado. Nada mais falso, além de que se alguém tirou algo esse alguém foram os vossos próprios ascendentes, não foram os tugas que nunca sairam de Portugal. E a ideia continuou por séculos e continua a pontos de muitos ainda pensarem da mesma forma hoje (e que continua a dar jeito aos incompetentes/ladrões dos vossos governantes). E diga-me uma coisa, imagine que os portugueses nunca tivessem sequer feito parte da equação e que nunca tivessem tido acesso a ouro algum...você acha mesmo que esse ouro ainda ia existir?! Com a corrupção que existe no vosso país, os vossos governantes só iam ter mais para roubar. Os vossos governantes roubam-vos tanto que até a vossa própria história vos é roubada e vocês não fazem nada.
Dom Pedro I lutou contra as tropas revolucionarias das cortes de Lisboa aqui no Brasil, ordenou a saída de soldados portugues que eram leais as cortes de Lisboa. Ele nao lutou contra Portugal, as cortee de Portugal que lutaram contra Brasil. Pedro I corou dom Joao VI como imperador do Brasil e Dom Joao VI corou Dom Pedro IV como rei de Portugal. Dom Pedro I prendeu Bonifácio. O pai da independencia é Frei Sampaio.
Guilherme, você já escreveu livros à respeito? Se a resposta é não, considere seriamente fazê-lo. Pensadores como você são importantíssimos. Tem feito um excelente trabalho divulgando esses fatos e interpretações alternativas tão pouco conhecidas em nosso país.
Muito obrigado pela live. Seria possível vc lançar uma série sobre a história do liberalismo até os nossos dias, seus expoentes, seus operários, e a Igreja nesse contexto, e suas influências na arte, na política, na filosofia, no direito, na narrativa histórica, na cosmovisão que o mundo possui hoje? Isso nos esclareceria muita coisa, pois muitos pensam que ser contra o comunismo, socialismo ou outras vertentes é ser liberal, quando na realidade um influenciou e muito o outro.
Meus antepassados eram portugueses e índios e eu tenho motivos claros para comemorar o 7 de setembro . Gratidão eu tenho pelo Presidente Bolsonaro por me dar voz . ...
E eu descendo de famílias alemães/Irlandeses bem antigas no Nordeste que eram fugitivos da santa inquisição que migraram na época colonial para o Nordeste(Provavelmente na epoca do domínio holandes no Nordeste). Mais tenho portugueses,Espanhois,Italianos(do Norte na parte mineira de minha mãe),Indigenas e menor grau de negros. Inclusive os indígenas puris típico de Muriaé.
como português fiquei extremamente sensibilizado com a sua posição que me surpreendeu imenso porque vai contra a visão da ortodoxia historica brasileira que tem uma opinião profundamente negativa da colonização portuguesa , o que é lamentavel na minha opinião. o proprio ensino da Historia no Brasil é deturpado. o que é criminoso para o povo brasileiro a quem lhe é negado conhecer a verdade da sua Historia. Muito obrigado e parabens pelo o seu trabalho.
Deturparam a história entre Portugal e Brasil na escola. Eles ensinam que Portugal roubava nossas riquezas e com isso tínhamos ódio de Portugal e a te hj ensinam assim.. Enquanto os políticos brasileiros nos roubam, esses mesmo fecham os olhos!
Antônio, tais fatos que você citou são verdadeiros; porém, saiba que isso é fruto de uma armação histórica dos maçons positivistas que saíram de Portugal e vieram para o Brasil com o fim de tomar o Brasil do reino de Portugal. Foram os próprios portugueses que deram o golpe da independência. Então, a história foi distorcida no Brasil desde essa época até os dias atuais, com os maçons republicanos. Mas muitos brasileiros por aqui já conhecem a verdadeira história e tem orgulho do povo português, até porque têm o mesmo sangue (meu caso). Não podemos brigar, e sim buscar um diálogo, porque somos um mesmo povo, apesar do distanciamento que se intensificou principalmente a partir da fundação da República. E o Brasil perdeu muito, porque o nosso contato com a nobre cultura portuguesa ficou enfraquecido. Com o surgimento da internet, nos estamos resgatando pouco a pouco a nossa verdadeira história e ensinando às novas gerações. Tenho fé que a verdade prevalecerá e que Brasil e Portugal ainda poderão ser beneficiar mutuamente de diversas maneiras. Precisamos aprender a nos admirar e respeitar como irmãos que somos.
Eu sou brasileiro filho de português, sou cidadão português e a minha lealdade sempre será com a metrópole. Dom Pedro I não bastou estragar a ligação histórica do Brasil com Portugal, estragou o próprio Portugal, além de lusitanófilo, sou miguelista. A revolução liberal quebrou todos valores históricos que constituíram o Reino de Portugal. Quem conhece a nossa história portuguesa sabe que o nosso reino sempre foi uma nação respeitada e pujante na Europa, vejo o que nossos hoje!
@Músicas relaxantes SOu brasileiro e confirmo tudo que o português disse. Além disso, basta ver a nota dos alunos brasileiros no ranking mundial, láááááá trás em 162 lugar. Kkkk... Deixe de ser ignorante, brasileiro. Seja humilde e vá estudar a sua história antes de falar bobagens. Aprenda a valoriar a história portuguesa e nossa relação incrível com ela no passado não muito longinquo.
Sou professor de História e concordo com sua opinião, conheço muitos colegas que basicamente ensinam que "roubaram nosso ouro". Tenho muita admiração pelo passado português-brasileiro
Completamente ''viciado'' nos conteúdos do Prof Guilherme. Esses vídeos são de muita riqueza.
Lavou minha alma ver um jovem q pensa assim. (última vez q ouvi falarem desse jeito foi minha bisavó portuguesa, q amava o Brasil e amava a Princesa Isabel)..Parabéns pela coragem em falar !! Precisamos ir fundo nisso
Jovem? Ele tem 30 anos.
@@snomay sim é mais novo que meu filho mais novo ...mas infelizmente meus filhos não têm a mesma visão de mundo
@@snomay 30 anos é velho então?
@@TheLosingcontroll sim.
@@snomayQuantos anos vc tem?
Livros/ historiadores recomendados na live: João Ameal e José Pedro Galvão de Souza.
Obrigado.
Obrigado
As cores são apenas cores e representarão o que quisermos.
Os corruptos assassinos e ladrões da monarquia jamais voltarão. Por que se voltarem, certamente morrerão. E dessa vez o serviço completo será feito, não estamos mais em 1822. Mas sim em 2022.
Lixo real nunca mais.
Grato
Obrigado
Eu vivo numa casa de Poloneses aqui na Inglaterra e a minha landlady foi baba de uma familia Habsburgo e hoje tive a honra de almocar com essa familia extremamente intelectual e catolica e Habsburgo. Gente finissima e humilde!
Que legal
Aprendi a vida toda que o verde era a nossa mata; o amarelo, nosso ouro. Minhas filhas já sabem o certo! Não pela escola.
Essa aí dá pra colocar mais na fatura da República, que quis desconectar todos os símbolos nacionais da família real
Eu tbm aprendi assim
E continuam ensinando assim. Lamentável
Verdade, lembro eu na escola com 4, 5 anos aprendendo isso.
Pior que o Sete de Setembro, é XV de Novembro. Não havia como dar certo. Coitado do Brasil.
Estou escrevendo um livro sobre o bicentenário brasileiro e tenho esta mesma opinião que tu, Guilherme Freire. Fico feliz que comungamos da mesma visão que expressaste.
Importantíssimo!
Padre Paulo Ricardo deu uma excelente aula sobre a independência do Brasil.
A história é uma loucura! Cada um tem sua versão. Gostei da versão do padre Paulo Ricardo sobre a Independência, quem quer saber mais sobre a nossa história vale a pena ver.
Bom saber que não estamos sozinhos em tal posição.
Seu canal é incrível!
Que brilhantes informações históricas de nosso País!!!!! Grata por este precioso e real conhecimento de nossa verdade!!!!!
👏👏👏👏 Rebentou total! Abriu as cortinas do nosso passado e, desmoronando as falsas narrativas, restabeleceu o nosso "Caminho marítimo para as Índias"!... Deus o abençoe, caro Guilerme, e toda sua boa família!...
"Sancte Michael archangele,
Defende nos in proelio,
Contra nequitiam et insidias esto diaboli praesidium..."
Bendito seja Deus que nos reuniu no Amor de Cristo...
💪💪💪💪🔔🇧🇷🇮🇱🇺🇸🙏🙏🙏🙏☝️
Salve a Princesa Isabel, grande heroína do Brasil. Certamente seria nossa melhor governante, superando o pai e o avô, retomando a tradição do bisavô e da tataravó, a também grande Dona Maria I.
Não sou católica, sou protestante, mas aprendo mto em suas aulas de história.
Vem pra igreja de Cristo
@@marianalima9703 ela já está na igreja de Cristo
@@valmirrodrigues1861 não
Comprei um livro, por recomendação de Loryel Rocha, no sebo que versa sobre o tema "A Ordem de Cristo e o Brasil" (Tito Lívio).
Parabéns Guilherme pelo Tema da Live, bastante pertinente com a verdadeira História do Brasil.
Estou encantada com a verdadeira história do Brasil.
Uma visão incomum sobre a questão que me fez refletir. Muito bom.
Eu como filho de português e cidadão português estou muito ligado a mãe pátria, minha lealdade está com a metrópole.
Sempre fui miguelista, com a ascensão dessa elite liberal em Portugal já estava celado a queda da monarquia portuguesa.
Viva Dom Miguel! O Tradicionalista!
@@josejoaquimdesousareis4234Dom. Miguel odiava o Brasil, que pra ele era um terra de "macacos e cobras" os portugueses podem gostar dele, mais pra nós ele teria sido uma desgraça.
Parabéns, Guilherme, pela coragem de colocar sua visão de forma tão clara e didática, principalmente por não endossar essa nova direita que coloca José Bonifácio como grande "herói da pátria".
No livro "O moço loiro" do Joaquim Manoel de Macedo lí um dialogo onde uma das personagens, que era muito conservadora, citava que o grito da independência era um ato cometido por Dom Pedro "possuido" por tudo que havia de ruim. Desde então sempre estive intrigado sobre que em algum momento da história a independência tenha sido considerada ruim pelos conservadores. Muito interessante ver desse modo.
Cara, o pior é que todo mundo enche a boca pra contar o contrário, sempre o errado, sempre, sempre, sempre, sempre. Valeu, professor
Estou em completo acordo consigo!
Até que enfim alguém que defendo o mesmo que eu!
Caramba, voce me abriu os olhos e me fez virar a minha opiniao a 180 graus! O Luiz Philippe de Orleans e braganca me pintou os liberais como algo conservador!
Grande aula. Notas de roda pé mais que necessárias a Última Cruzada, que é grande iniciativa nesse resgate da nossa história. Mas de fato, mais por trazer fatos do que pela hermenêutica. Enquanto resgate fenomenológico é ótimo, mas são precisas essas notas de roda pé precisas para não ficarmos apenas a dir. Da esquerda da cruz de nosso Senhor. Parabéns! Obrigado! Deus abençoe 🙏🏼
É bom ver que ainda há quem diz a verdade.
Nunca gostei de História do Brasil. Hj com toda essa sua ortodoxia passei a gostar
Comecei a assistir à live intrigada: como assim???? Depois, ao fim, fiquei saudosa do que nunca foi 🥲
Com certeza JESUS CRISTO está agindo aqui para acordar às pessoas. Porque ELE disse que TUDO SERÁ REVELADO. E EU CREIO PROF. GUILHERME
Eu não gosto da parte da diarréia de Dom Pedro ...😉 Mas agora falando sério , adorei e aprendi muito com as aulas daquele professor, que eu esqueci o nome. Deu aula na Brasil Paralelo e Centro Dom Bosco. José Bonifácio era massônico no último.Foi uma visão totalmente diferente do que aprendemos na escola. Valorizou muito a Rainha D. Maria. Adorei saber.
Colocar D Pedro com diarreia é parte da narrativa republicana que sabe o golpista de fato estava se esvaindo em fezes quando proclamou a república. Os revolucionários precisam de narrativas do tipo acuse-os do que você é.
Todos tem suas razões e verdades individuais. Fatos são interpretados, e o respeito com os diferentes entendimentos é o que deve prevalecer acima de tudo. Uma data não define a grandeza e o amor do Brasileiro sobre seu País.
Parabéns pelos esclarecimentos Prof. Guilherme.
Estava assistindo um vídeo de um sujeito empolgado com a a "Independência" do Brasil. Citando livros de um certo autor. Até que começou a opinar que Portugal só queria explorar o Brasil, que isso só mudou um pouco por causa da fuga da Família Real, chamando Dona Maria de "a Louca", etc. Aí vi sua notificação. É bom ver você "tocando projetos pessoais novamente". 🙂
Acredito que sim, se estivessem juntos, se não tivesse havido toda a instabilidade que se seguiu, Brasil seria uma real potência a nível mundial, até porque tinha/tem os recursos e o tamanho para crescer, além de população e tudo relativo.
A história do Brasil e tudo o que o liga a Portugal é demasiado bonita para ser ridicularizada por esses pseudo historiadores que mais não fazem do que envergonhar o Brasil e Portugal. Congratulemo-nos com os novos historiadores que tem desmistificado a essência da linda história da Monarquia Brasileira e Portuguesa. Viva o Brasil e viva Portugal 🇧🇷 🇵🇹
Eu também sempre pensei que o rei deveria ter lutado e não ter cedido as cortes, tenho esse pensamento desde a primeira vez que escutei a história do Brasil NA ESCOLA.
Mas ele lutou contra as topas portuguesas das cortes aqui no Brasil. Ordenou a volta delas pra Lisboa.
Sendo ele a governar em Portugal e o filho a governal o Brasil ficava tudo em familia na mesma. À familia era tudo o que interessava! No dia em que moresse ia parar tudo ao filho na mesma.
Boa tarde! Muito boa exposição. Clareou muitos pontos sem nó. De fato a resposta deveria ter sido anterior a tudo, a está questão das coortes e sua ideologia. Vemos também que no final de tudo é aquele combate anticristiamismo.
Antes via a independência nossa como mais ao tradicional do que ao modernismo, ao menos como um remendo para evitar o que se sucedeu lá em Portugal aqui. De fato, voltamos a antes talvez e João VI que deveria ter feito algo diferente, e talvez antes dele mesmo.
O GUILHERME SABE HISTÓRIA A SÉRIO!!
Uma exposição incrível, professor Guilherme.
Assistindo novamente. Fico feliz que tenha voltado com youtube, professor.
Eu sei que o assunto é o Brasil mas como você mencionou algumas coisas sobre a Inglaterra achei relevante deixar aqui uma pequena observação.
Moro na Inglaterra há mais de 10 anos e o que observei em todos esses anos é que a cultura inglesa em geral é bastante “liberal” mesmo que os ingleses valorizem suas tradições e as escolas tenham por lei obrigação de ensinar sobre o cristianismo como prioridade, minhas crianças por e exemplo , estudam em uma escola anglicana chamada St, Andrews e elas são levadas pelo menos uma vez por semana à igreja e aprendem sobre valores cristãos, fazem oração todos os dias… mesmo assim os jovens britânicos nunca foram tão “estragados” Basta ler um livro bem interessante sobre isso que se chama: Spoilt Rotten, The toxic Cult of sentimentality de Theodore Dalrymple.
Como profissional da comunicação considero que os meios de comunicação de massa e todo o aparato alienante dos programas de televisão americanos que os ingleses tanto assistem, tem influenciado e muito na decadência moral do país! E também a permissividade dos pais ingleses que é extrema.
Pra quem tiver interesse vou deixar aqui um link de uma análise feita pelo King’s College London em 2019, eles analisaram o quanto os valores morais do ingleses mudaram de 30 anos pra cá. Vale a pena!
www.kcl.ac.uk/policy-institute/assets/British-moral-attitudes.pdf
Obrigado pelo conteúdo professor!
Dando like pelo conteúdo. Vou assistir depois a live. Indo agora para o trampo. Quero entender! Mas de cara interessei me pelo assunto.abraço e PARABÉNS pela exposição!
Você abriu minha mente, tenho interesse na sua visão econômica, ou melhor, a sua análise sobre o desenvolvimento da visão econômica atravéz dos séculos, isso me parece mais palpável e simples de entender.
Assisti essa live.
Assisti o "debate".
Concluí que se quiser saber de fato, acontecimento histórico posso confiar no Thomas.
Se quiser saber sobre opinião e juízo de valor dos acontecimentos, daí escuto você.
Ter inimigos é um indicador de que voce tem algum sucesso. Só nao tem inimigos se você vive debaixo dos pés daqueles que te oprimem.
23:55
Interessante.
Nunca tinha lido sobre D. Miguel com essa perspectiva. A ênfase era sempre dada na questão da legitimidade do trono.
@@DanielRocha-rn6ii Nós Brasileiros acordarmos para esse embate na nossa história é algo maravilhoso. Pense no lixo em que estava imersa a intelectualidade no centenário (semana da arte moderna).
Professor Evandro pontes diz o contrário. Diz que Miguel era simpático ao bonapartismo e Pedro queria salvar o legado do pai.
Vídeo maravilhoso, um despertar!
Sucesso, Freire, nos seus projetos pessoais!!! Eles são os mais importantes; deles sairão grandes aulas, reflexões, livros, etc.
Três lives de sucesso. Parabéns, você faz a diferença.
Concordo plenamente
Ótimo escutar tantas verdades que nos foram roubadas.
O professor Macelo Andrade tambem compartilha da sua opinião, professor Guilherme Freire.
Prezado Guilherme Freire, fiquei muito feliz ao ver esta sua palestra, essa é a verdade! D. Pedro foi uma desgraça, uma pessoa trágica. Ele foi na verdade o destruidor da Monarquia Portuguesa e Brasileira! A Inglaterra foi muito mais inteligente, diria melhor, astuta, conservou a Monarquia e um enorme território. A Austrália e o Canadá ainda hoje são súbditos da Rainha da Inglaterra
Excelente
Como é bom ouvir a Verdade.
Sensacional.
Meu Deus, que aula!!
Parabéns. Você foi muito feliz em escolher esse assunto : " independência " . Obrigado
Obrigada professor. Concordo mesmo, apesar de ainda ser considerada leiga a esse assunto.
Fiquei triste com o debate com o Thomas, no sentido que ficou quente no início, mais por parte do professor Thomas, e que tenha chegado nível tão pessoal. Apesar que não me tira o respeito que tenho por ele. Os dois pra mim são gigantes, grandes professores.
👏👏👏👏👏👏
Gosto muito da sua honestidade e sinceridade.
Um dos poucos que admiro.
Guilherme é fera!
O 7 de Setembro foi positivo em manter o império de Bragança no Brasil, manter a união e a centralização do Brasil, manter o Brasil grande e unificado
Mas em mesma medida foi negativa pois quebrou toda a indentidade e unidade lusitana, impossibilidade que Portugal e Brasil se aproximassem novamente.
@@user-fp2vq1bq7ce qual é o mal disso.
Valeu!
Que pena que eu só tenha visto essa live" após 1 ano. A sua análise tem muito fundamento histórico/político/econômico. Agora, em minha opinião, os acontecimentos históricos do capitalismo foi coordenado pela alta burguesia judaica, ao longo dos últimos 6 séculos.
Faz sentido...
Visão profunda dos fatos.
Eu gostava que o nosso amigo Guilherme Freire escrevesse um livro ficcional sobre a evolução politica do Brasil até aos dias de hoje numa base em que hipoteticamente não se tivesse tornado independente em 1822. Se não se tornasse independente em 1822 ou noutra data no entretanto...
- O Brasil nos dias de hoje seria "dependente" de quê e de quem???
O Brasil não existiria, teria se desfeito em um milhão de Repúblicas
Sem dúvida a independência foi um avanço para o Brasil, mas concordo que o Brasil não tem só 200 anos. Acredito que o problema do Brasil começou com a queda da monarquia.
Se o nível do debate no Brasil se tornar D. Miguel vs D. Pedro, eu vibrarei diante do verdadeiro progresso intelectual que terei testemunhado.
Demais estas explanações. Precisamos espalhar toda esta verdade.
É ensinado ao Gado que, no 7 de Setembro o Brasil era uma Colônia escrava e Dom Pedro I nos libertou dessa opressão.
Quando na verdade éramos um Reino Unido a Portugal , cujo Imperador morava no Brasil
É pra chorar , vendo o fato e a versão
Porém, as cortes de Lisboa queriam acabar com nosso reino unido e submeter o Brasil a condição de colônia, poriso da independência.
Assistindo em 19 minutos: concordo em tudo, é como se fosse eu falando, Guilherme Freire.
Uma coisa que eu parei para pensar é se a América só foi colonizada de fato porque os 4 países principais que a colonizaram (Portugal, Espanha, França e Inglaterra) se tornaram Estados Nações. O Estado Nação já é uma deturpação causada pelo Nominalismo, que foi a desculpa intelectual para acabar com a descentralização feudal, que é muito superior. No entanto, acho difícil ter acontecido colonização da América se a Europa se mantivesse feudal, e não teria o bem que Portugal e Espanha fizeram às Américas, principalmente por causa dos Jesuítas. Outra coisa é que, apesar de eu admirar a dinastia de Avis, Dom João III (r. 1521 - 1557) reformou a Ordem de Cristo, fazendo com que ela deixasse de ser uma ordem de cavalaria, para se tornar uma ordem monástica, o que mudou drasticamente sua natureza. Imagina que o Brasil Colônia poderia ter sido ainda melhor com a Ordem de Cristo intacta, talvez nunca tivesse escravidão aqui por exemplo.
O Estado Nação não é problemático em si mesmo, e sim o Estado Moderno, são coisas distintas. O Estado Nacional é o resultado do desenvolvimento da própria nação. O feudalismo não é superior, foi uma organização social que surgiu por acidente e se desenvolveu, teve as suas mazelas, mas só existiu e pode existir no seu contexto. A centralização monarquica francesa já havia se iniciado com o próprio Carlos Magno, e continuou com o Luís IX.
@@duquedecaxias8086 Errado. Feudalismo é o sistema mais natural que existe, que nada mais é do que um sistema hierárquico de nobres, descentralizado, onde todos obedecem ao mesmo rei, mas todos tem grande autonomia. Toda sociedade se reergue com algo parecido com o feudalismo, foi assim na Grécia Homérica e Arcaica (1100 - 500 a.C.), foi assim no início de Roma (509-200 a.C.), e foi assim por boa parte da Idade Média. Se tudo colapsar, a gente vai reerguer a civilização com feudalismo.
O que o Estado Nação criou de útil, de cultura, de ciência, que não foi criado no feudalismo? Nada. Quando os reis passaram a ser mais do que deviam ser com a formação dos Estados Nacionais, eles ganharam enorme poder, destruíram as culturas locais, e em três séculos cavaram sua própria destruição, que culminou na Revolução Francesa.
Sobre Carlos Magno, não entendo como tem gente que adora esse cara, quanto mais cristãos. O cara era literalmente um oportunista, que sequestrou o papa para coroá-lo Sacro Imperador, nomeava os bispos, promoveu a conversão forçada e matou milhares de saxões pagãos (depois que a batalha já estava ganha), além de centralizar o poder, praticar inflação, e querer recriar a porcaria do Império Romano (Império Romano este que era tão bom que caiu de podre, com 90% da população vivendo na miséria nos últimos 120 anos, com as pessoas vendendo os filhos para a escravidão). E nem contra os muçulmanos ele foi bom, porque quem impediu eles de conquistarem a Europa foi Carlos Martel em 732 na batalha de Poitiers. A única coisa boa que ele fez foi o Renascimento Carolíngio, que nem é mérito dele e sim da Igreja. Uma das melhores coisas que aconteceu na Idade Média foi o Carlos Magno morrer, e o Império Carolíngio lentamente começar a se descentralizar ao longo do século IX e X.
Luís IX é completamente diferente, ele foi um rei santo, que lutou em duas cruzadas (apesar de perder). Quem centralizou o poder foi Filipe o Belo depois dele, que mandou os templários para a fogueira em 1307.
@@romulodesouzaleite7975 Justamente, o Feudalismo surgiu para impedir o colapso da civilização, não para ser um sistema ideal de organização. Isso não é obra do estado, é obra de homens que deve ser auxiliada e incentivada pelo estado. Carlos Magno teve seus problemas, não deixou de ser por isso um dos grandes criadores da Cristandade, a começar pela Reforma Carolíngia. Já o Império Romano, foi uma obra da providência para a civilização e conversão da Europa, e sua decadência e declínio nunca vai ofuscar seus grandes méritos. Luís IX já havia começado a centralização. E o feudalismo não existiu e se desenvolveu por toda a Europa, na nossa origem Iberica ele não foi bem desenvolvido por causa das invasões mulçumanas, tanto na Espanha quanto em Portugal. O feudalismo só teve a sua plenitude na França, Alemanha e Inglaterra, e ainda sim foi palco de muitos abusos.
Quase dos 100% que foram às ruas comemorar o dia da Independência não foram pra comemorar o verdadeiro significado histórico dessa data. O dia da Independência está ganhando uma nova significação. O Brasil está declarando Independência ao velho sistema político que antes nos acometia e nos fazia refém.
vdd
Mais ou menos, a realidade que nós temos é totalmente atípica, não sei quem falou algo, que nos anos 90 ou era de esquerda, e a esquerda chamava quem era contra de neoliberais, e direita era algo quase superficial, burlesco.
Por isso só, que nos último 10 anos tem sido gerado algo que foi afunilado nas eleições de 2018, e estamos vendo o sistema querendo se reeguer de toda e qualquer forma, nem por isso eu vejo a direita como algo bolsonarista, mas é o melhor que temos hoje, meu pensamento é que possamos ter a partir desse start "político", algo que venha ter vida própria.
Olavo foi uma pessoa que vocalizou e verbalizou além de escrever sobre assuntos que são pertinentes não somente para a realidade mundial, mas a realidade nacional, nossa jabuticaba.
Eu discordo. Ainda está muito ruim. Pelo menos aqui em Fortaleza (e imagino que no resto do Brasil não é diferente) na manifestação tocava “funk patriota”, tinha farra, roupa curta, etc. Muitíssimo melhor que manifestação de esquerda, mas está longe de ser um movimento católico ou de fato conservador. Acredito que na melhor das hipóteses foi um movimento patriota e anti-socialista, mas majoritariamente liberal.
@@Nimai_Aquino É por aí
Conta a proxima piada agora...
O que não dá pra comemorar é a Proclamação da República. A Independência, em comparação, foi um ótimo feito.
Qdo criança, no meu colégio ensinaram de forma correta sobre os símbolos da bandeira do Brasil. No colégio militar, já ensinaram verde da mata, amarelo do ouro e assim por diante. No colégio público tb é ensinado de forma errônea. Claro que foi tudo de propósito.
As monarquias brasileira e portuguesa não deviam ter cedido ao iluminismo: mas elas deviam estar bem assustadas com o que ocorrera na França... Nã9 era uma posição fácil de se tomar...
Por coincidência ou não, as cores verde e amarela haviam sido as inicialmente propostas em 1821, pelo deputado Manuel Gonçalves de Miranda, às Cortes Constituintes Portuguesas, para o novo laço nacional do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Estas cores haviam sido preteridas por serem consideradas cores maçônicas, tendo as Cortes preferido as cores azul e branca.
(Collecção dos Decretos, Resoluções e Ordens das Côrtes Gerais, Extraordinarias e Constituintes da Nação Portugueza, pág 182)
Apoio a sugestão do prof Guilherme a escrever livros, abordando assuntos diversos ou algo especifico!!
Aparecida do norte segue a teologia da libertação, vejo isso com atitudes, o Papa inclusive
Este vídeo é a definição de quebra de paradigma 😲
Vulgo opinião.
O Frei Tiago de São José, do canal Monte Carmelo, tem a mesma opinião sobre a reunificação do reino de Portugal e Brasil.
Historiadores ótimos pra ler:
João Amial
José Pedro Galvão de Souza
Eu gosto da independência porque eu considero a independência como algo inevitável, considerando isso a independência foi feita da melhor forma.
Também entendo assim. Havemos de fazer o melhor agora com o que temos hoje, isso inclui enaltecer a história de Portugal, que é a história do nosso país.
Tem um canal chamado "hoje no mundo militar" que o canal falou que o brasil travou guerra contra portugal e já teve historiadores que falam isso.
Maravilha
Realmente é muito certo sua opinião
Muito bom
É incrível como as escolas desconstruiram toda a história, aprendi tudo errado! E ainda hoje, as escolas continuam a mesma porcaria… depois de adulta estou reaprendendo. 😰
Também sou pro Monarquista. 🔥❤️🔥
Sempre que vc ver a palavra "desconstruir" substitua por destruir, que é o significado correto
@@viajante5598 falei no sentido de “desfazer”, ou seja, desfez uma história para construir outra.
Não tem de ser a favor da monarquia ou deixar de ser. Apenas a verdade foi adulterada para gerar ódio pelo povo colonizador. Para além de eliminar qualquer tipo de vontade em retornar a ligação a Portugal, criaram a ideia de que tudo o que não existia ou estava errado com o Brasil era por culpa dos portugueses porque estes os tinham roubado.
Nada mais falso, além de que se alguém tirou algo esse alguém foram os vossos próprios ascendentes, não foram os tugas que nunca sairam de Portugal.
E a ideia continuou por séculos e continua a pontos de muitos ainda pensarem da mesma forma hoje (e que continua a dar jeito aos incompetentes/ladrões dos vossos governantes). E diga-me uma coisa, imagine que os portugueses nunca tivessem sequer feito parte da equação e que nunca tivessem tido acesso a ouro algum...você acha mesmo que esse ouro ainda ia existir?! Com a corrupção que existe no vosso país, os vossos governantes só iam ter mais para roubar.
Os vossos governantes roubam-vos tanto que até a vossa própria história vos é roubada e vocês não fazem nada.
Incrível conteudo está de parabéns !!, vc teria indicações de livros da história do Brasil, de uma boa e verdadeira história.
Mudei a minha visão com o prof. Hermes Nery. Ligação, p. ex., com a maçonaria.
O oposto do que o professor Evandro Pontes diz.
Evandro Pontes é professor de que?
Há um canal muito interessante do Loryel Rocha que fala coisas bem interessantes sobre o Brasil "colônia" e sobre a independência e a maçonaria.
Sim, Loryel é um grande estudioso, porém, falando dos acontecimentos atuais, Loryel faz muitas suposições erradas.
Dom Pedro I lutou contra as tropas revolucionarias das cortes de Lisboa aqui no Brasil, ordenou a saída de soldados portugues que eram leais as cortes de Lisboa. Ele nao lutou contra Portugal, as cortee de Portugal que lutaram contra Brasil. Pedro I corou dom Joao VI como imperador do Brasil e Dom Joao VI corou Dom Pedro IV como rei de Portugal. Dom Pedro I prendeu Bonifácio. O pai da independencia é Frei Sampaio.
Excelente!
Guilherme, você já escreveu livros à respeito? Se a resposta é não, considere seriamente fazê-lo. Pensadores como você são importantíssimos. Tem feito um excelente trabalho divulgando esses fatos e interpretações alternativas tão pouco conhecidas em nosso país.
Muito obrigado pela live. Seria possível vc lançar uma série sobre a história do liberalismo até os nossos dias, seus expoentes, seus operários, e a Igreja nesse contexto, e suas influências na arte, na política, na filosofia, no direito, na narrativa histórica, na cosmovisão que o mundo possui hoje? Isso nos esclareceria muita coisa, pois muitos pensam que ser contra o comunismo, socialismo ou outras vertentes é ser liberal, quando na realidade um influenciou e muito o outro.
Boa noite, são termos diferentes, amigo. Os liberais aos quais ele se refere são em outro sentido
Na minha opinião o problema do Brasil é o brasileiro, não a ver com colonização, independência ou república, mas respeito opiniões opostas
Meus antepassados eram portugueses e índios e eu tenho motivos claros para comemorar o 7 de setembro . Gratidão eu tenho pelo Presidente Bolsonaro por me dar voz . ...
Explica isso
Uma moça jovem com essa firmeza de caráter é algo raro de se ver. Tens meu mais sincero respeito!
E eu descendo de famílias alemães/Irlandeses bem antigas no Nordeste que eram fugitivos da santa inquisição que migraram na época colonial para o Nordeste(Provavelmente na epoca do domínio holandes no Nordeste).
Mais tenho portugueses,Espanhois,Italianos(do Norte na parte mineira de minha mãe),Indigenas e menor grau de negros.
Inclusive os indígenas puris típico de Muriaé.
Padre Paulo Ricardo fará um estudo minucioso sobre isto dia 12 de setembro no canal fechado dele. Vale a pena.
Seria oportuno ter falado sobre o Miguelismo pra entender como essa história poderia ter sido diferente.
Se não houvesse 7 de setembro, não haveria Miguelismo.
D. Miguel odiava ao Brasil