🔥 Se liga na oferta que encontramos para você! Ventilador De Mesa Super Power Mondial por R$ 114,90 mercadolivre.com/sec/29j5xRF Controle Dualsense Playstation 5 com 22% de desconto amzn.to/4dqPP1j Memória Kingston Fury Beast, 8GB por R$ 148,99 tidd.ly/3wryDIA 00:00 Abertura 00:25 Tecnofeudalismo 01:13 Capitalismo e feudalismo 02:20 Feudo da Amazon 02:44 Feudo do iFood 03:00 Cloudalistas 03:20 Inovação 03:46 Sua vida dentro do tecnofeudo 04:35 Números do tecnofeudo 05:24 Dar um Google 05:49 O que você pensa? 🎮 Se inscreva no canal do Voxel: www.youtube.com/@VOXELOFICIAL 🎬 Siga o Minha Série nas redes: - Instagram: instagram.com/oficialminhaserie/ - Tiktok: www.tiktok.com/@minhaserie_ 👩🎤 Canal do The BRIEF: www.youtube.com/@TheBRIEF_oficial 💡 CORTES DO TECMUNDO: ruclips.net/channel/UCbEgZQ81-1bONYRZrHrf2jw 💡 Participe dos canais do TecMundo no WhatsApp! - TecMundo: whatsapp.com/channel/0029VaAOwMPLI8Ydqq5IB90W - Voxel: whatsapp.com/channel/0029VaAiqa7EquiTOrPtjI2J
Só uma correção, a Apple não vale mais q o Brasil. Comparar o PIB de um país com o valor de mercado de uma empresa não faz sentido. O PIB não diz sobre o valor do país, mas sim, o que ele produziu em determinado período de tempo (comumente é utilizado ano). Para uma melhor comparação com o PIB anual do Brasil, seria melhor utilizar a receita anual da Apple
Video completamente furado. Ninguém é obrigado a permanecer usando uma empresa; se eu não estou feliz com o que o Google me fornece eu fecho a conta e uso o concorrente. Não tem lógica o vídeo.
Já passamos desse ponto a muito tempo. Ou você de verdade acredita que os estados são governados para o povo? O que recebemos são migalhas para conter o caos social.
Por isso deve haver o fim da propriedade privada DOS MEIOS DE PRODUÇÃO. Você ser dono de uma casa, um porsche ou uma ferrari? Tudo bem. Você ser dono de uma SpaceX, Samsung ou Petrobrás? Não, sem chance.
Bem interessante essa analise. Todo mundo tem notado que o capitalismo tem mudado - e piorado. Até mesmo nos países desenvolvidos, a desigualdade aumentou. E a gente vê monopolio e oligopolio pra tudo que é lado e nenhum governo tem o poder de parar isso. E isso tá matando até mesmo as coisas boas do próprio capitalismo
Isso é mercantilismo, não existe nenhuma novidade nisso, porque desde a década de 70 a burocracia e o Estado só tem crescido no mundo todo. Mas o problema de se fazer essas análises econômicas é ignorar a geopolítica. Discordo que o mundo está rumando para um comandado por mega corporações. Acredito que estamos rumando para um mundo sem democracias, com muito mais economias racionais de planejamento em que as megaempresas de tecnologia são os braços do Estado, já é assim na China, na Coréia do Sul, Japão e possivelmente será assim também nos Estados Unidos. Recomendo que pesquisem sobre geoeconomia.
@@danilomesquita3021 interessante o que você escreveu, mas eu ainda não consigo ver como o Estado estaria envolvido nisso . Porque vc citou até mesmo países democráticos como Japão e Coreia do Sul . E eu sempre achei que essas empresas estavam muitas vezes acima dos Estados, no sentido de poder econômico
@@danilomesquita3021 Discordo de sua visão de que o Estado tem aumentado desde os anos 70. Ao que tudo me parece, o que ocorreu foi exatamente o oposto: uma enorme propagação do neoliberalismo pelo mundo, representado por Reagan (EUA), Thatcher (Reino Unido) e Pinochet (Chile). Desde os anos 70, o mundo vem na verdade observando uma diminuição do papel do Estado em muitas áreas da economia, com uma série de desregulamentações, gigantescas privatizações e aumento da autonomia do setor privado. No Brasil, a agenda neoliberal só teve alguma diminuição de força com a eleição de Lula. Antes dele, Collor e FHC realizaram uma série de privatizações e redução das funções do Estado (o Collor mesmo foi responsável por uma demissão em massa de funcionários públicos). Ao meu ver, em muitos países, geralmente os grandes detentores do capital (os oligarcas ou burgueses, chame como desejar) possuem controle sobre o Estado e controlam suas ações. Ou seja, o Estado é controlado pelas grandes fortunas. Um exemplo disso nos EUA são os grandes lobistas que atuam na política americana visando sempre beneficiar suas empresas, e por isso existe um protecionismo grande para beneficiar essas empresas. Talvez a única exceção seja a China, onde o Estado não está subordinado a nenhum grande capitalista chinês e, ao contrário dos EUA, o Estado tem autonomia para agir em detrimento dos bilionários chineses.
@@helly8555 Por outro lado, desde essa época o estado vem ficando mais "social democrata". Curiosamente, o estado é mais perigoso por baixo dos panos, onde as pessoas comuns não entendem muito o que ocorre. 4% de taxa de juros base a mais ou a menos pode virar uma economia literalmente ao avesso, mas as pessoas se preocupam é se uma empresa vai ou não ser privatizada. E sim, o estado, principalmente desde os anos 2000 vem se metendo cada vez mais na economia. A própria crise de 2008 foi gestada por uma distorção do banco central americano nas taxas de juros e, de lá pra cá, parece que ninguém aprendeu nada. Alguns países europeus tem taxas de juros NEGATIVAS. Isso é uma esquizofrenia em termos econômicos inenarrável. Curiosamente, muitas dessas empresas ditas "tecnofeudalista" no vídeo só existem por essas taxas de juros muito baixas - basta que elas subam por mais tempo que empresas que nunca deram lucro, como a Netflix, vão para o espaço.
Acho que o Capitalismo apenas se adaptou... Só vou acreditar que o sistema mudou quando o dinheiro não tiver mais valor. Mas é muito válida essa discussão.
O dinheiro tem valor bem antes do capitalismo... vários povos desenvolveram seu "dinheiro" antes do sistema capitalista. Leia: "A história da riqueza do homem - Huberman"
@@TiagoSabor complementando o que você disse mesmo não lendo o livro, o dinheiro é um conceito muito anterior ao capitalismo, e no socialismo inclusive, ao contrário do que muitos acreditam, o dinheiro não é abolido, ele faz parte do dia a dia e dá troca das pessoas. O que sempre mudou foi a filosofia do uso do dinheiro.
Tecnofeudalismo nada mais é do que uma parte do capitalismo e não o fim dele, como alguém que possui capital é o uso q vai determinar seu retorno, se lhe falta algo, tenha a capacidade de gerar dependência pois tudo tem um mercado. No momento a frase q domina é "(all) as a Service", q é basicamente a criação dos "feudos", que é uma forma de capitalizar, ou seja, ainda é parte do capitalismo.
Para o capitalismo acabar a tecnologia tem que acabar primeiro. Celular , Internet essas coisas foram construídas para ajudar o capitalismo a crescer... com o fim dela é possível criar um novo sistema
@@IsraelAuss não, estamos em capitalismo full on, apenas temos é restrições, como aqui na europa por exemplo a ideologia é a social-democracia que consiste num sistema capitalista com restrições, não deixa de ser capitalismo, corporativismo acho que não
@@powdermaster3644 a sim, me fala qual ecomece é pequeno e qual rede social é pequena ? Kkkk iludido os grandes compram os pequenos no fim estamos sempre nas mãos deles
@@powdermaster3644 claro, até que grandes corporações comecem a vassalizar, ou até extinguir, as menores. podemos mencionar exemplos daqui do brasil, com a magalu comprando ecommerces como kabum e netshoes, e com as livrarias que fecharam as portas frente ao dumping excessivo da amazon no mercado literário
as maiores bigtechs do mundo foram criadas por pessoas de classe média e não por herdeiros milionários: Google foi fundado por 3 professores universitários de classe média. Apple por um engenheiro da HP e um filho bastardo de um imigrante sírio. Facebook, um grupo de estudantes de graduação e o único rico entre eles era um brasileiro!
Desde meados dos anos 2000 com o surgimento das redes sociais; big techs das nuvens, pesquisas e publicidades; massificação do uso da internet e dispositivos para acessa-la (computador, notebook, tablet, smartphone); a sociedade não é mais a mesma. As relações, o mercado de trabalho, entretenimento, tudo foi e será ainda mais impactado. É cedo para saber onde tudo isso dará, entretanto as consequências são muito fortes, para o bem e para o mal.
As coisas sempre estarão mudando, o captalismo é só um pedaço dessa mudança. Só precisamos prestar a atenção para que a nossa ética não seja degradada aos poucos.
Não existe esse termo, é só pedófilo jornalista esquerdopata criando esses termos ridículos. Capitalismo é Capitalismo, e não existe outras formas de capitalismo. Capitalismo é sobre a ausência de intervenção estatal na economia e na sociedade.
É o início. vamos caminhar para a criação de cidades-estados ou cidades-nações, independentes de países. Cidades inteiramente privadas e controladas por mega corporações.
@@airtonljvocê sabe do que tá falando? só vejo você digitando a mesma coisa em outros comentários. Deve estar recorrendo à IA por ela saber mais que você KKKKKKKKKK
No feudalismo existem os senhores feudais que dominam um povo explorado e pobre. Até mesmo escravizados. E é assim que estamos hoje. A única diferença é que temos tecnologia cada vez mais avançada. Por isso acho que o termo tecnofeudalismo é bem plausível.
Podemos colocar dentro desse "guarda-chuva" os termos como, "Capitalismo de Vigilância", "Colonialismo de Dados" e "Capitalismo de Redes", existe livros muito bons que explana com clareza sobre os assuntos.
Neo-Feudalismo, isso sim. Principalmente aqui no brasil com esse advento frenético dos condomínios verticais e horizontais. Com suas administrações próprias, sua guarda real, seus nobres e seus vassalos...
0:04 É tão satisfatório ouvir alguém entoando o advérbio "independentemente" de forma correta numa frase. Diferentemente dos que usam o adjetivo "independente" como se fosse a mesma coisa.
só aqui no Brasil, ifood não tem força suficiente em outros países como aqui. Além do mais, Uber Eats ainda existe em outros países e seu ganho mais forte é da alocação de motoristas como apenas Uber. Claro, não se pode negar que a força do ifood atualmente no Brasil está imbatível (por enquanto)
É porque esse é um típico mercado com modelo the winner takes it all, quando começou as estratégias de publicidade foram extremamente arrojadas, cheio de desconto, lembro que no tempo eu almocei de graça por 3 dias kkk, com direito a sobremesa, elas tavam botando pra quebrar a concorrência mesmo, ou vazava ou nichava
Primeiramente gostaria de elogiar essa aula e essa noticia da morte do capitalismo que algo me dizia que ele estaria em sofrimento de alguma forma. Eu me sinto super entusiasmado em ter que me adaptar nesse novo cenário e em nesse novo sistema que por mais que traga dificuldades meu espírito empreendedor ja sente o sabor das oportunidades.
"O escravo sabia que era escravo, o servo sabia que era servo mas o proletário acha que é livre." Tudo nesse video são dinamicas normais do capitalismo, a amazon não é um feudo a amazon é um monopólio em expansão, as dinamicas do capital continuam as mesmas só que operando com o contexto de sua época.
E eu, marxista, sei exatamente o que é o melhor para o proletariado que "se acha livre". E se ele não pensar com consciência de classe, ele está pensado errado. EEEu, que sei exatamente como a realidade funciona, que penso certo.
"Comunismo é muito poder pro estado! No capitalismo o mercado é livre" Ai no capitalismo livre o monopólio acontece e ficamos a mercê de uma empresa que nos governa de outro país...
Em um capitalismo de livre mercado (sem condicionamento do mercado por força coercitiva), o monopólio somente se dá, E SÓ SE SUSTENTA, se a relação de custo e qualidade/expectativa, por parte da empresa, for minimamente razoável/justificável para os consumidores.
@@matheusmiller3082 por "condicionamento do mercado por força coercitiva", quero dizer que não existe uma entidade que condicioneo resultado de certas relações mercadológicas por meio de força coercitiva. Ou seja, que certas relações/fenômenos de mercado, dentro do dito sistema capitalista, são melhor explicadas por forças como a lei de oferta e demanda e competição (que se dá por meio do marketing, qualidade dos serviços e produtos, busca por clientes, etc), do que pela força coercitiva de uma entidade sobre essas interações. Vide, por exemplo, o caso da Amazon e as bibliotecas/lojas de livros: O fenômeno/relação mercadológica que fez com que a Amazon se destacasse e tomasse a maior parte dos usuários/clientes desse setor do mercado é melhor explicado pela competição dentro do sistema capitalista, onde a Amazon, ao fornecer esses bens e serviços de forma mais barata, rápida, acessível e com maior qualidade, se descatou com relação às bibliotecas e lojas de livros locais, levando muitas à falência. Isso melhor explica esse fenômeno, do que afirmar que alguma entidade (o estado ou Jeff Bezos), de forma COERCITIVA, cativou os consumidores das bibliotecas e lojas de livros locais e fez com que elas fossem à falência.
@@matheusmiller3082 Por "condicionamento do mercado por força coercitiva" quero dizer que o resultado de certas relações/fenômenos de mercado que observamos no sistema econômico vigente é melhor explicado por certas dinâmicas do livre mercado, tais como a lei de oferta e demanda e competição, em contraponto ao uso coercitvo da força para o condicionamento à certos fenômenos ou status quo de mercado. Vide o caso da Amazon e as bibliotecas e lojas locais, onde este fenômeno é melhor explicado pelas forças do livre mercado do que pelo condicionamento, por força coercitiva, do mercado: O fato da Amazon ter cativado os habituais e novos consumidores/clientes de bibliotecas e lojas de livros locais, levando-as à falência, é melhor explicado pelo livre mercado, onde, ao fornecer acesso mais facilitado, melhor qualidade do produto, preços mais baixos, etc (competição), a Amazon cativou para si os gastos com livros e outros bens e serviços que geralmente eram direcionados a essas lojas e bibliotecas locais, o que as levou à falência. Isso Melhor explica esse fenômeno, do que dizer que, DE FORMA COERCITIVA, o dono da Amazon ou o estado obrigou os consumidores a comprarem somente da Amazon e/ou impediram que essas lojas e bibliotecas locais vendessem livros.
@@matheusmiller3082 Tentei responder com minhas próprias palavras, mas os meus comentários estão desaparecendo (provavelmente devido a algum fltro de palavras ou frases). Dado isso, pedio o ChatGPT para reformular a minha resposta (espero que dessa vez dê certo): Por "condicionamento do mercado por força coercitiva" eu quero dizer o seguinte: Ele reflete-se na dinâmica do livre mercado, onde certas relações e fenômenos são melhor explicados pela lei de oferta e demanda e pela competição, em oposição ao uso de coerção para moldar o mercado. Um exemplo disso é o caso da Amazon em relação às bibliotecas e lojas locais. A ascensão da Amazon e a queda desses estabelecimentos são mais plausivelmente atribuídas às forças do livre mercado. A Amazon atraiu consumidores antigos e novos oferecendo maior acessibilidade, qualidade e preços competitivos, desviando assim os gastos que antes eram direcionados às lojas locais. Isso parece ser mais uma consequência da competição e da preferência dos consumidores do que de uma coerção direta para direcionar os consumidores exclusivamente à Amazon. link da reformulação: chatgpt.com/share/16e3f82d-1265-4488-91fa-1e6fd9e3859a
Sim faz sentido. Monopólios tecnológicos como feudos digitais. Empresas grandes destroem as menores e ficam só elas... até tem a competição do livre mercado, mas fica inviável concorrer, ou seja o mercado não é livre apenas, é livre mas com uma grande barreira, é que nem voce falar vai nadar no mar, é livre pra atravessar, dai o mar tem 1000 KM ou seja praticamente impossível ganhar de quem tem um navio equipado.
Vamos caminhar para a criação de cidades-estados ou cidades-nações, independentes de países. Cidades inteiramente privadas e controladas por mega corporações.
Achei interessante sim. É algo a refletir sobre, apesar de entender nossa situação como algo dentro de um capitalismo que mudou com o tempo quando comparado com a sociedade onde o conceito nasceu.
essa teoria ignora completamente o livre arbitrio,por isso não faz sentido,as pessoas continuam usando produtos e serviços dessas empresar apesar de tudo isso porque é mais comodo,se começar a ser uma relação desvantajosa para o consumidor ele simplesmente vai parar de consumir e o lucro da empresa em questão vai cair,enquanto as pessoas terem a liberdade de simplesmente usar produtos de outras empresas,o que tem,o problema e se a classe politica querer assegurar um monopolio,monopolios e oligopolios só funcionam se tiver uma entidade coercitiva por tras(estado geralmente) tem um pouco desse comporativismo envolvido nessas big techs mas se o povo não quisesse o serviço dessas big techs ja teriam procurado outra,sempre vai existir empresas gigantes que são os favoritos das pessoas e isso não é problema nenhum,porque só esta resultando no que livre arbitrio das pessoas quiseram,o problema é quando o meio privado e estatal estreitam os laços,e o capitalismo nunca vai acabar enquanto a humanidade existir porque nos fazemos trocas voluntarias desde que existimos,indigenas trocavam o que achavam de interesse e as leis de oferta e demanda ja se aplicavam,pode ter menos capitalismo mas nunca o fim dele porque as pessoas continuariam a fazer trocas voluntarias
Fora que elas possuem muito mais accountability que os Estados Nação, por exemplo. Que possuem literalmente ladrões roubando e saqueando as pessoas oferecendo serviços da mais lixoza qualidade.
Bom vídeo, uma visão legal que desagua no Capitalismo Tardio mesmo. Pra quem tem interesse de ir mais afundo no assunto recomendo o livro "Colonialismo Digital: Um critica Hacker-Fanoniana" da Boitempo.
Apesar da existência de transacionais, elas ainda dependem de papéis e títulos emitidos ou controlados pelo estado para elevar o seu lucro e assegurar os seus patrimônios. O período atual chama-se capitalismo financeiro que substituiu o capitalismo de produtos
Um bom vídeo. Tematica e terminologia curiosa. Eu não conhecia o termo. Embora eu tenha vislumbrado alguns pontos para questionamento, é convidaditivo para reflexão. Parece ter superado a dogmática ideológica do marxismo (tanto no viés comunistas como socialista)
Pra mim isso é muito assustador, empresas americanas que concentram enorme poder financeiro e das nossas vidas pessoais, senhas e trabalho com elas, agora aumente exponencialmente o risco quando a I.A. tomar conta de tudo isso, vai por a humanidade de joelhos se quiser (ela já começa a ter vontades). Nem na pior ficção científica alguém previu isso.
Ele é um empresário de sucesso. Ele não manda na tua vida e caga regras. A única coisa que ele faz é tocar os negócios dele e lucrar. Quem caga regras e dita a vida das pessoas chama-se Estado. Elas sim são as verdadeiras máquinas de escravidão, os Estados Nação que nasceram a poucos séculos.
Pra falar a verdade, diria que a Google, Apple, Amazon, entre outras, possuem mais poder que o Elon Musk nesse quesito. As tecnologias do Musk ainda são, de certa forma, inacessíveis à população, enquanto que a população sequer vive sem o simples mecanismo de pesquisa da Google ou o repositório de vídeos da mesma (RUclips).
Entendi o termo tecnofeudo, achei muito simplista. O sistema capitalista moderno é muito grande e complexo, as big techs detém menos de 2% do PIB mundial. É verdade que elas possuem certa influência social, mas está muito longe de controlar todos os aspectos de nossas vidas
Facebook, Whatsapp e Telegram simplesmente nos deram pessoas como Bolsonaro e MBL. Tu acha mesmo que não influencia? A gente se lascou desde 2016 por causa dessas Big Techs.
A galera esquece que essas big tecs ajudam direta ou indiretamente várias pessoas ao redor do mundo a trabalhar, aquecebdo os comércios locais. Por exemplo hoje em dia se você tem uma loja, você pode fazer um marketing digital por meio de anúncios para impulsionar suas vendas. Ou até mesmo criar um negócio 100% digital. Novas tecnologias geram mais geração de riqueza, é isso que a galera não entende
@@venusbcarmesim27 Em outras palavras, essas novas tencologias de comunicação descentralizaram os meios de informação e permitiram que pessoas das quais você disconcorda pudessem ganhar voz e relevância. Bem-vinda à democracia. Inclusive essas mesmas tecnologias de comunicação permitiram que outras figurinhas surgissem e ganhassem voz, como todos os Zé paredões que tem surgido nos últimos anos
agora você escolhe... fica parado e vira comida de tubarão pra esses senhores... sendo apenas um numero em uma tela onde eles te deletam e você vai parar na lixeira... ou usa as ferramentas e morde um pedacinho de bolo... o mundo mudou e cada um nós agora é uma presa que vai ter que correr mais que as outras pra não virar almoço dos novos senhores do Mundo.
Já venho tendo essa percepção a aulgum tempo! A maiores empresas do mundo a 30 anos atraz eram outras! Agora as maiores empresas do mundo são de Tecnologia ! Outro dado interessante e fácil de observar são as empresas automotivas tradicionas que estão perdendo espaço para as empreasas de carros eletricos que tem sua base e fundção de Empresas Tecnologicas.
Conceito bem temporal, entendo que vai cair com o tempo. Notei como muito equivocadas as definições de capitalismo. Recomendo a Leitura do Livro As Seis Lições de Ludwig von Mises, título em inglês como: Economic Policy Thoughts for Today and Tomorrow Ludwig von Mises.
isso segue sendo um modelo captalista, só que mais anarquico que o captalismo liberal ou neo liberal. Varios erros foram feitos na diferenciação de captalismo e feudalismo. classes feudalismo: clero e plebe, (pode existir burguesia na plebe mas eles n tem os mesmos direitos politicos que o clero ja que sao plebe só que tem amsi direitos que a plebe trabalhadora). captalismo:burguesia e proletariado, os dois tem os mesmos direitos politicos, oque difere eles é que um é dono dos meios de produção o outro trabalha neles, um recebe a mais valia (lucro liquido) e o outro gera o lucro e recebe salario, na maioria das vezes n importando se recebe mais por gerar mais lucro. esse é o modelo principal, ai temos o captalismo liberal, social democracia, fascismo, neo liberalismo, trabalhismo, anarcocaptalismo etc, todos esses sao modelos captalistas.
A Apple não tem mais PIB que o Brasil. Para ser uma comparação justa, teria que comparar o valor de mercado do Brasil com o a Apple. O Brasil vale infinitamente mais. Pib é uma coisa, valor de mercado de uma empresa é outra
É interessante, mas não conclusivo... Vivemos isso, sentimos isso, mas ainda continua sendo dentro dos regimes antigos... Possa ser uma transição a algo mais palpável em um futuro próximo, ainda mais com a chegada da IA
Já que estão fazendo esse tipo de video, não precisa ir muito longe tem o livro "Colonialismo Digital: Tecnologias de Rastreamento Online e a Economia Informacional" de do brasileiro Rodolfo da Silva Avelino.
Nada é pior do que a existência de Estados coercitivos. Nesse caso vc só participa se quiser e não é obrigado a pagar nada coercitivamente. Amazon compete com ML, Magalu, Casas Bahia e etc... Google com Apple, Microsoft e etc... agora temos a concorrência entre IAs. O que poderia melhorar a situação atual seria eliminar Estados e fronteiras, ou abrir completamente para que cada pessoa seja libre para morar e viver no país onde as leis e regras mais se adequam a sua visão de mundo. Mas isso aimda vai levar um tempo pra acontecer. Mas não acho que vai demorar para os povos derrubarem seus governos e se tornarem livres.
Aqui no Brasil eu duvido que isso vá acontecer. A maioria da população quer é aumentar ainda mais o poder do Estado, sempre reclamando para o Estado resolver os problemas do país. A maioria dos jovens estão tendendo mais pra esquerda e não entendem esse tipo de assunto. É uma situação complicada para o nosso país
Não chamaria de um "tecnofeudalismo", mas sim de um "corporofeudalismo". Porque até mesmo estas big techs são financiadas por investidoras gigantes como Blackrock, Vanguard e etc.
eu acho que é isso ae msm mas n é tao ruim, so deveria ser mais focado em fazer a pessoa consumir por ela mesma as coisas em vez de tentar chamar o maximo de atencao, mas eh a vida
Isso se extende para além do modo de produção. Claramente o iluminismo, o liberalismo e o antropocentrismo estão morrendo. Hoje o que vale é a emoção e no centro do mundo não está mais o homem, mas a tecnologia, como um novo deus.
Achei muito interessante porque faz todo sentido. Mas discordo que o capitalismo tenha acabado porque o tecnofeudalismo depende indiretamente do capitalismo, não ?
Na vdd, ao contrário do que diz o senso comum, capitalismo e comércio são coisas distintas, o capitalismo, como explicou o rapaz do vídeo, gira em torno do capital, e o comércio existe em todas as sociedades, até na Coreia do Norte
@@spectralvoid4875pra ter comércio você precisa ter acúmulo de capital necessariamente se não a gente passa pro escambo...ou seja, comércio é capitalismo
Para mim não faz sentido comparar o valor de mercado de uma empresa com o PIB de um país. Faria mais sentido comparar o PIB com o faturamento ou o lucro das empresas.
@@antoniofernandodiasjunior8896e o valor de mercado é o valor atribuído a uma empresa, não representa o estoque ou o lucro dela (a Netflix valia bilhões de dólares no passado, mesmo tendo apenas sofrido prejuízos naquele tempo). Não faz sentido mesmo comparar.
Considerando o que eu entendi do vídeo, e algumas definições que tenho em mente (ambos podem não ser adequados), o conceito de tecnofeudalismo parece equivocado, isso porque: Se definirmos capitalismo como sendo um sistema de geração de riquezas, cujo meio para tal é a busca por lucro (mais riqueza individual) a partir da comercialização de bens e serviços (estas propriedades privadas dos agentes econômicos ), bem como da disposição de capital nos meios de comercialização de bens e serviços a fim de gerar mais riqueza/valor (lucro), e se definirmos lucro como sendo o recebimento de um certo valor (monetário ou de outras formas) que seja MAIOR do que o valor investido no MEIO PELO QUAL SE OBTÉM RIQUEZA, o aluguel de imóveis para empreendedores, bem como o "aluguel" em plataformas digitais para a comercialização de bens e serviços (como os Clouds, Amazon, Ifood, etc), são construídos de forma que o valor/riqueza, gerados por estes, no tempo seja MAIOR DO QUE OS CUSTOS DE CRIAÇÂO dessas alocadoras de fornecimento de bens e serviços (os "feudos"). Portanto, me parece que o alicerce capitalista ainda está empregnado no "tecnofeudalismo" e que, diferentemente do que o tecnofeudalismo aponta (que o enfoque dos "feudos" é a obtenção de de certa quantia periódica, sem focar no lucro), essas BigTech e entidades que alocam a comercialização de bens e serviços AINDA ESTÂO A VISAR LUCRO, caso contrário, de que adiantaria dispender certa quantia X para a criação desses centros de alocação, se o retorno financeiro não sobrepõe os custos? Além desse ponto, essas entidades de alocação ainda estão sujeitas às dinâmicas do livre mercado, tais como a competição e busca por melhorias (aumento do seu valor para os consumidores). Quanto ao monopílio que estas BigTech exercem, estes se dão principalmente dentro da dinâmica do livre mercado e, como tal, eles se mantém pela qualidade dos serviços ofertados por estas entidades e, caso essa qualidade possa ser melhorada, mas não ocorre, é quase certo que surjam novas entidades neste ramo a fornecer serviços melhores (livre competição). Portanto, os prestadores de bens e serviços NÂO ESTÂO À MERCÊ DA BIGTECH X OU Y. Obs.: Eu coloquei certas frases em caixa alta SOMENTE com o intuito de ENFATIZAR as mesmas. Não tive intenção de ser rude/hostil. Eu explorei alguns pontos desse tema usando o ChatGPT-4o. Caso queiram dar uma olhada, segue o link: chatgpt.com/share/ec36349c-41c6-4a65-9104-17c753943521
Com certeza... Até porquê os países mais capitalistas são com certeza os mais pobres e não os melhores em qualidade de vida.... Nem tu acredita nessa merda 😂
No início achei o termo "feudalismo" meio forçado, já que este sistema tinha limitações de comércio, mas entendi o que foi designado como "tecnofeudo". Pra mim, parece ser uma nova etapa do capitalismo, com a solidificação de grandes monopólios que, paradoxalmente, arregimentam aqueles que se julgam empreendedores numa competição de livre mercado. O mais preocupante levantado pelo vídeo: essas gigantescas corporações de serviços não estão sujeitas a leis nacionais. Um ponto de questionamento: essas corporações não são complexos industriais; qual o papel das indústrias nesse tecnofeudalismo? Apenas fabricação de produtos ou partes deles? Ou ainda trariam poder aos países em que se situam?
Se antes uma loja de roupas para se destacar ou sobreviver, tinha que estar em um grande centro comercial, como shoppings, agora ela pode/deve estar também nos grandes centros comerciais online. Logo, não há mudança estruturante para afirmar que o capitalismo acabou e agora vivemos outro modelo de sociedade chamado "tecnofeudalismo". O que há é apenas o capitalismo se adaptando e se apossando de todos os meios de produção digitais também.
nada de novo sob o sol. isso já existe há séculos e são os chamados setores perenes da economia. o sujeito apenas criou um termo "fashion" para designar algo que existe desde antes da revolução industrial.
O nome é péssimo e o exemplo da cafeteria também, espaços físicos e plataformas digitais... COMPARAÇÃO SEM SENTIDO. Sim, há uma concentração bastante grande de recurso na mão de algumas empresas (digitais), mas alternativas existem, só não são muito usadas.
Alternativas existem e até mesmo um leigo consegue criar uma do 0 por conta própria. Fazer um app de restaurante é literalmente um dos projetos iniciais que usam pra ensinar alunos
O grande problema é que assim como vc muitos acham que existem muitas alternativas quando na verdade essas empresas apenas terceirizam a fase de produção. Montar um celular no brasil não é a mesma coisa que produzir. E sim, são duas ou tres empresas que fabricam semi condutores no mundo.
E vamos supor que o brasil queira abrir uma empresa de produza semi condutores. Ela terá que comprar algumas maquinas para fazer. Porém é uma empresa só que vende essas máquinas no mundo todo. E no melhor caso se der tudo certo com a compra tu vai ter uma lista de espera que tu só vai conseguir ter a máquina daqui a uns 10 anos ou mais. Hahaha.
A detalhe precisa da autorização dos estados unidos ok 👍🏼 hahaha assim como o brasil pra comprar os caças teve que ter autorização também pois a tecnologia dos caças de combate gripen era americana.
Regulamentação é exatamente oque as permite se tornar poderosas uma vez que acaba-se criando barreiras de entrada no mercado para os menores entrarem e competir os subsidios dados pelo estado tambem as ajuda é necessário livre mercado e não estado
Is a man not entitled to the sweat of his brow? 'No!' says the man in Redmond, 'It belongs to my company.' 'No!' says the man in the Cupertino, 'It belongs to my company' 'No!' says the man in Mountain View, 'It belongs to my company'.
Não é trivial para essas empresas tech se manterem no topo -- pelo menos não no mercado americano. Elas precisam fazer investimentos bilionários em pesquisa sem parar, comprar startups promissoras, abrir novas soluções de negócios, fazer muito lobby, etc. E estão sujeitas a diferentes interferências de agentes reguladores do Estado em praticamente todas as jurisdições do mundo. Então acho forçado demais esse argumento de que porque elas têm grandes lucros, têm quase monopólio em seus mercados, portanto são os novos governantes.
Isso não acaba com o capitalismo. E espero que nunca acabe. Seria bom não ter conhecido os benefícios do capitalismo, pois a vida simples é bem mais interessante. Porém, agora que o temos...
Boa noite, termo bonitinho, pena que não vai durar, porque devido ao colapso global, uma das primeiras coisas que vai sumir é a rede de produção e distribuição de energia, logo após a internet, a economia foi pro saco, degradação e violência, e por fim fuga dos grandes centros urbanos para o interior e locais isolados e aí sim vai ter um recomeço ( depois de uns 300 ou 400 anos depois)-
Falei para meus colegas do escritório sobre isso, disse pra eles que a maior parte do vemos hoje será produzido e coletado de forma inteligente por maquinas e povão vai ficar vivendo por receber esses produtos em casa ou comprar uma renda universal '' 2 mil reais '', acredito que esse país pode surgir da na Europa, China ou Japão.
O canal poderia caprichar mais nos títulos e não serem tão apelativos. Quando se é profissional não precisa apelativo. E pelo que vejo o canal é bem profissional.
Nos anos 1919, muitos estudiosos na Europa falavam que o capitalismo tinha acabado porque nasceu as ações, então, não existiria proletario se todo mundo pode adquirir pedaço de empresa. Advinha? Não acabou pq n é esse o ponto, n é "so viver de renda e não lucro". Esse explicação de feudalismo ta muito torta, tá bem: "Vou criar um termo aqui para justificar as contradições do capitalismo hj... JÁ SEI, TECNOFEUDALISMO"
🔥 Se liga na oferta que encontramos para você!
Ventilador De Mesa Super Power Mondial por R$ 114,90
mercadolivre.com/sec/29j5xRF
Controle Dualsense Playstation 5 com 22% de desconto
amzn.to/4dqPP1j
Memória Kingston Fury Beast, 8GB por R$ 148,99
tidd.ly/3wryDIA
00:00 Abertura
00:25 Tecnofeudalismo
01:13 Capitalismo e feudalismo
02:20 Feudo da Amazon
02:44 Feudo do iFood
03:00 Cloudalistas
03:20 Inovação
03:46 Sua vida dentro do tecnofeudo
04:35 Números do tecnofeudo
05:24 Dar um Google
05:49 O que você pensa?
🎮 Se inscreva no canal do Voxel: www.youtube.com/@VOXELOFICIAL
🎬 Siga o Minha Série nas redes:
- Instagram: instagram.com/oficialminhaserie/
- Tiktok: www.tiktok.com/@minhaserie_
👩🎤 Canal do The BRIEF: www.youtube.com/@TheBRIEF_oficial
💡 CORTES DO TECMUNDO: ruclips.net/channel/UCbEgZQ81-1bONYRZrHrf2jw
💡 Participe dos canais do TecMundo no WhatsApp!
- TecMundo: whatsapp.com/channel/0029VaAOwMPLI8Ydqq5IB90W
- Voxel: whatsapp.com/channel/0029VaAiqa7EquiTOrPtjI2J
Só uma correção, a Apple não vale mais q o Brasil. Comparar o PIB de um país com o valor de mercado de uma empresa não faz sentido. O PIB não diz sobre o valor do país, mas sim, o que ele produziu em determinado período de tempo (comumente é utilizado ano). Para uma melhor comparação com o PIB anual do Brasil, seria melhor utilizar a receita anual da Apple
A Black Rock admistra mais de US$10 trilhões em ativos e a Vanquard um pouco menos que isso.
A receita de um ano da Apple (2023) da quase 20% do PIB brasileiro no mesmo ano. Acho que isso é muita coisa.
@@Jose7489jj10 trilhões é quanto vale tudo que eles administram? Isso é só PIB do Brasil de um ano, então o lucro deles deve ser muito menor.
@@Jose7489jj administra, ela não tem esse dinheiro
@@wavizoou seja, o Brasil está sendo mal administrado
Resumindo : Capitalismo Tardio.
É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do Capitalismo.
Não são a mesma coisa, para entender, pergunte a uma IA como o copilot ou o Chatgpt que você compreenderá as diferenças.
Imperialismo, fase superior do capitalismo também se aplica, mas concordo contigo
Bem, o fim tbm ja esta perto, do jeito q estamos praticando o consumismo desenfreado, os 2 vao acabar, pelomenos pra nos 😆😆
Pra mim é só o desenvolvimento natural do capitalismo tbm, da mesma forma que o do socialismo seria o comunismo etc etc
Video completamente furado. Ninguém é obrigado a permanecer usando uma empresa; se eu não estou feliz com o que o Google me fornece eu fecho a conta e uso o concorrente. Não tem lógica o vídeo.
Comprar estúdios menores e acabar com esses estúdios, acho que vi isso em algum lugar não é mesmo Microsoft Xbox
Sim, Rockefeller
pra mim mano ainda é a dinâmica do capital no capitalismo onde o monopólio tenta se expandir. Tu foi cirúrgico.
Isso mesmo!
No final tudo tende a convergir à oligopólios
Eles mataram a tango, criadora do The Evil Withim esses dias
Disney.
Os filmes e séries de futuro quase sempre colocam o planeta sob domínio de corporações, acima de Estados. Estamos quase lá.
E VC ACIMA DE MIM, M3T3NDO BEM FORTE E EU D4 PRA VC
Já passamos desse ponto a muito tempo. Ou você de verdade acredita que os estados são governados para o povo?
O que recebemos são migalhas para conter o caos social.
Já chegamos lá há um tempinho
Por isso deve haver o fim da propriedade privada DOS MEIOS DE PRODUÇÃO.
Você ser dono de uma casa, um porsche ou uma ferrari? Tudo bem. Você ser dono de uma SpaceX, Samsung ou Petrobrás? Não, sem chance.
@@thiagoa.7688 LA VEM OS COMUNA
se tu me dizer alguma vantagem disso aí, me conta 😀👍
Bem interessante essa analise. Todo mundo tem notado que o capitalismo tem mudado - e piorado. Até mesmo nos países desenvolvidos, a desigualdade aumentou. E a gente vê monopolio e oligopolio pra tudo que é lado e nenhum governo tem o poder de parar isso. E isso tá matando até mesmo as coisas boas do próprio capitalismo
Isso é mercantilismo, não existe nenhuma novidade nisso, porque desde a década de 70 a burocracia e o Estado só tem crescido no mundo todo.
Mas o problema de se fazer essas análises econômicas é ignorar a geopolítica. Discordo que o mundo está rumando para um comandado por mega corporações.
Acredito que estamos rumando para um mundo sem democracias, com muito mais economias racionais de planejamento em que as megaempresas de tecnologia são os braços do Estado, já é assim na China, na Coréia do Sul, Japão e possivelmente será assim também nos Estados Unidos. Recomendo que pesquisem sobre geoeconomia.
@@danilomesquita3021 interessante o que você escreveu, mas eu ainda não consigo ver como o Estado estaria envolvido nisso . Porque vc citou até mesmo países democráticos como Japão e Coreia do Sul . E eu sempre achei que essas empresas estavam muitas vezes acima dos Estados, no sentido de poder econômico
@@danilomesquita3021
Discordo de sua visão de que o Estado tem aumentado desde os anos 70. Ao que tudo me parece, o que ocorreu foi exatamente o oposto: uma enorme propagação do neoliberalismo pelo mundo, representado por Reagan (EUA), Thatcher (Reino Unido) e Pinochet (Chile).
Desde os anos 70, o mundo vem na verdade observando uma diminuição do papel do Estado em muitas áreas da economia, com uma série de desregulamentações, gigantescas privatizações e aumento da autonomia do setor privado.
No Brasil, a agenda neoliberal só teve alguma diminuição de força com a eleição de Lula. Antes dele, Collor e FHC realizaram uma série de privatizações e redução das funções do Estado (o Collor mesmo foi responsável por uma demissão em massa de funcionários públicos).
Ao meu ver, em muitos países, geralmente os grandes detentores do capital (os oligarcas ou burgueses, chame como desejar) possuem controle sobre o Estado e controlam suas ações. Ou seja, o Estado é controlado pelas grandes fortunas.
Um exemplo disso nos EUA são os grandes lobistas que atuam na política americana visando sempre beneficiar suas empresas, e por isso existe um protecionismo grande para beneficiar essas empresas.
Talvez a única exceção seja a China, onde o Estado não está subordinado a nenhum grande capitalista chinês e, ao contrário dos EUA, o Estado tem autonomia para agir em detrimento dos bilionários chineses.
Não existe nada de bom no capitalismo, o capital acima das pessoas.
@@helly8555 Por outro lado, desde essa época o estado vem ficando mais "social democrata". Curiosamente, o estado é mais perigoso por baixo dos panos, onde as pessoas comuns não entendem muito o que ocorre. 4% de taxa de juros base a mais ou a menos pode virar uma economia literalmente ao avesso, mas as pessoas se preocupam é se uma empresa vai ou não ser privatizada.
E sim, o estado, principalmente desde os anos 2000 vem se metendo cada vez mais na economia. A própria crise de 2008 foi gestada por uma distorção do banco central americano nas taxas de juros e, de lá pra cá, parece que ninguém aprendeu nada. Alguns países europeus tem taxas de juros NEGATIVAS. Isso é uma esquizofrenia em termos econômicos inenarrável.
Curiosamente, muitas dessas empresas ditas "tecnofeudalista" no vídeo só existem por essas taxas de juros muito baixas - basta que elas subam por mais tempo que empresas que nunca deram lucro, como a Netflix, vão para o espaço.
05:20
- Tem dúvida sobre o assunto?
- É só dar um Google. kkkk
Kkkkkkkkkk
ah, pelo menos foi honesto, poderia ter falado merda no lugar
Kkkkkkkk
foi genial essa parte
As pessoas estão fazendo busca usando IA e TikTok agora
Acho que o Capitalismo apenas se adaptou... Só vou acreditar que o sistema mudou quando o dinheiro não tiver mais valor. Mas é muito válida essa discussão.
O dinheiro já não tem mais valor em muitos lugares, Libano, Venezuela, Argentina e isso é horrível
O dinheiro tem valor bem antes do capitalismo... vários povos desenvolveram seu "dinheiro" antes do sistema capitalista. Leia: "A história da riqueza do homem - Huberman"
@@TiagoSaborExcelente livro.
@@TiagoSabor complementando o que você disse mesmo não lendo o livro, o dinheiro é um conceito muito anterior ao capitalismo, e no socialismo inclusive, ao contrário do que muitos acreditam, o dinheiro não é abolido, ele faz parte do dia a dia e dá troca das pessoas. O que sempre mudou foi a filosofia do uso do dinheiro.
Dinheiro, dívida, comércio, impostos, tributos, etc.. são anteriores ao capitalismo e vão continuar depois.
Tecnofeudalismo nada mais é do que uma parte do capitalismo e não o fim dele, como alguém que possui capital é o uso q vai determinar seu retorno, se lhe falta algo, tenha a capacidade de gerar dependência pois tudo tem um mercado. No momento a frase q domina é "(all) as a Service", q é basicamente a criação dos "feudos", que é uma forma de capitalizar, ou seja, ainda é parte do capitalismo.
Para o capitalismo acabar a tecnologia tem que acabar primeiro. Celular , Internet essas coisas foram construídas para ajudar o capitalismo a crescer... com o fim dela é possível criar um novo sistema
é bom que saibam que capitalismo é um termo muito amplo e que não estamos no capitalismod e fato (livre mercado) mas sim corporativismo
@@IsraelAuss foi definido que o sistema atual é capitalismo já fazem 2 séculos, inventa não mermão
exato, é a mesma merda
@@IsraelAuss não, estamos em capitalismo full on, apenas temos é restrições, como aqui na europa por exemplo a ideologia é a social-democracia que consiste num sistema capitalista com restrições, não deixa de ser capitalismo, corporativismo acho que não
Isso tudo é a extremação do neoliberalismo no capitalismo tardio.
Exatamente mano
Realmente faz sentido esse termo, estamos a mercê das bigtecs, e uma concorrência cada vez mais difícil
👍👍👍👍
Não estamos Não, a você pode usar qualquer rede social ou econmerce pequeno simples
@@powdermaster3644 a sim, me fala qual ecomece é pequeno e qual rede social é pequena ? Kkkk iludido os grandes compram os pequenos no fim estamos sempre nas mãos deles
@@powdermaster3644 claro, até que grandes corporações comecem a vassalizar, ou até extinguir, as menores. podemos mencionar exemplos daqui do brasil, com a magalu comprando ecommerces como kabum e netshoes, e com as livrarias que fecharam as portas frente ao dumping excessivo da amazon no mercado literário
@@powdermaster3644 nem você acredita nisso que escreveu
*_SÓ ACHO QUE CONTINUA A MESMA COISA SÓ TROCARAM OS HERDEIROS QUE AGORA SÃO MAIS TECNOLÓGICOS_*
as maiores bigtechs do mundo foram criadas por pessoas de classe média e não por herdeiros milionários:
Google foi fundado por 3 professores universitários de classe média.
Apple por um engenheiro da HP e um filho bastardo de um imigrante sírio.
Facebook, um grupo de estudantes de graduação e o único rico entre eles era um brasileiro!
que nem no socialismo onde substituiam os herdeiros pelos politicos
é isso, não se engane com esses porcos capitalistas seguidores de Mamon, adoradores do dinheiro
Desde meados dos anos 2000 com o surgimento das redes sociais; big techs das nuvens, pesquisas e publicidades; massificação do uso da internet e dispositivos para acessa-la (computador, notebook, tablet, smartphone); a sociedade não é mais a mesma. As relações, o mercado de trabalho, entretenimento, tudo foi e será ainda mais impactado. É cedo para saber onde tudo isso dará, entretanto as consequências são muito fortes, para o bem e para o mal.
Tecnologia e ciência. Se houver ética no caminho está tudo certo.
As coisas sempre estarão mudando, o captalismo é só um pedaço dessa mudança. Só precisamos prestar a atenção para que a nossa ética não seja degradada aos poucos.
@@iridium-x7i vicio tbm ta incluso kkkkk
Nunca tinha ouvido falar em "tecnoceudalismo", achei interessante o assunto.
é CYBERPUNK ... que é uma nova versão do CAPITALISMO
Capitalismo Tardio
É a versão extremada do capitalismo.
Eh só Capitalismo Tardio. Faltou só um pouco de “dar um Google “ pra eles n passarem essa vergonha no video
Não existe esse termo, é só pedófilo jornalista esquerdopata criando esses termos ridículos.
Capitalismo é Capitalismo, e não existe outras formas de capitalismo.
Capitalismo é sobre a ausência de intervenção estatal na economia e na sociedade.
Vivemos em um Cyberpunk praticamente!
Cyberpunk está começando
Foi a primeira coisa que pensei. Grandes corporações multinacionais que tem tanta influência que controlam governos
Cyberfeudopank
É o início. vamos caminhar para a criação de cidades-estados ou cidades-nações, independentes de países. Cidades inteiramente privadas e controladas por mega corporações.
Que nome curioso para capitalismo tardio
perfeito mano
Não são a mesma coisa, para entender, pergunte a uma IA como o copilot ou o Chatgpt que você compreenderá as diferenças.
@@airtonlj digo o mesmo pergunte se todas essas dinamicas a não existiam no capitalismo
@@airtonljvocê sabe do que tá falando? só vejo você digitando a mesma coisa em outros comentários. Deve estar recorrendo à IA por ela saber mais que você KKKKKKKKKK
No feudalismo existem os senhores feudais que dominam um povo explorado e pobre. Até mesmo escravizados. E é assim que estamos hoje. A única diferença é que temos tecnologia cada vez mais avançada. Por isso acho que o termo tecnofeudalismo é bem plausível.
Podemos colocar dentro desse "guarda-chuva" os termos como, "Capitalismo de Vigilância", "Colonialismo de Dados" e "Capitalismo de Redes", existe livros muito bons que explana com clareza sobre os assuntos.
Neo-Feudalismo, isso sim.
Principalmente aqui no brasil com esse advento frenético dos condomínios verticais e horizontais. Com suas administrações próprias, sua guarda real, seus nobres e seus vassalos...
Eu ainda acho que estamos entrando numa nova espécie de Tecnocracia digital.
A tecnocracia se resume em um sistema que os governantes são selecionados pelos seus conhecimentos técnicos e teóricos.
Considerando isso, certamente não vivemos em uma tecnocracia.
0:04 É tão satisfatório ouvir alguém entoando o advérbio "independentemente" de forma correta numa frase.
Diferentemente dos que usam o adjetivo "independente" como se fosse a mesma coisa.
AEEEE PORRA finalmente fizeram um update do feudalismo
***SOLTA A INTERNACIONAL AÍ DJ***
O poder do iFood é tão imenso que o Uber Eats não aguentou. Só um exemplo.
só aqui no Brasil, ifood não tem força suficiente em outros países como aqui. Além do mais, Uber Eats ainda existe em outros países e seu ganho mais forte é da alocação de motoristas como apenas Uber.
Claro, não se pode negar que a força do ifood atualmente no Brasil está imbatível (por enquanto)
É porque esse é um típico mercado com modelo the winner takes it all, quando começou as estratégias de publicidade foram extremamente arrojadas, cheio de desconto, lembro que no tempo eu almocei de graça por 3 dias kkk, com direito a sobremesa, elas tavam botando pra quebrar a concorrência mesmo, ou vazava ou nichava
Pelo que eu lembro vazou pela discussão de regulamentação dos motoboys
@@lhcps98"vencedor leva tudo"
ChatGPT (OpenIA) já tem dono também, Microsoft
Primeiramente gostaria de elogiar essa aula e essa noticia da morte do capitalismo que algo me dizia que ele estaria em sofrimento de alguma forma. Eu me sinto super entusiasmado em ter que me adaptar nesse novo cenário e em nesse novo sistema que por mais que traga dificuldades meu espírito empreendedor ja sente o sabor das oportunidades.
"O escravo sabia que era escravo, o servo sabia que era servo mas o proletário acha que é livre." Tudo nesse video são dinamicas normais do capitalismo, a amazon não é um feudo a amazon é um monopólio em expansão, as dinamicas do capital continuam as mesmas só que operando com o contexto de sua época.
E eu, marxista, sei exatamente o que é o melhor para o proletariado que "se acha livre". E se ele não pensar com consciência de classe, ele está pensado errado. EEEu, que sei exatamente como a realidade funciona, que penso certo.
"Comunismo é muito poder pro estado! No capitalismo o mercado é livre"
Ai no capitalismo livre o monopólio acontece e ficamos a mercê de uma empresa que nos governa de outro país...
Em um capitalismo de livre mercado (sem condicionamento do mercado por força coercitiva), o monopólio somente se dá, E SÓ SE SUSTENTA, se a relação de custo e qualidade/expectativa, por parte da empresa, for minimamente razoável/justificável para os consumidores.
@@matheusmiller3082 por "condicionamento do mercado por força coercitiva", quero dizer que não existe uma entidade que condicioneo resultado de certas relações mercadológicas por meio de força coercitiva. Ou seja, que certas relações/fenômenos de mercado, dentro do dito sistema capitalista, são melhor explicadas por forças como a lei de oferta e demanda e competição (que se dá por meio do marketing, qualidade dos serviços e produtos, busca por clientes, etc), do que pela força coercitiva de uma entidade sobre essas interações. Vide, por exemplo, o caso da Amazon e as bibliotecas/lojas de livros: O fenômeno/relação mercadológica que fez com que a Amazon se destacasse e tomasse a maior parte dos usuários/clientes desse setor do mercado é melhor explicado pela competição dentro do sistema capitalista, onde a Amazon, ao fornecer esses bens e serviços de forma mais barata, rápida, acessível e com maior qualidade, se descatou com relação às bibliotecas e lojas de livros locais, levando muitas à falência. Isso melhor explica esse fenômeno, do que afirmar que alguma entidade (o estado ou Jeff Bezos), de forma COERCITIVA, cativou os consumidores das bibliotecas e lojas de livros locais e fez com que elas fossem à falência.
@@matheusmiller3082 Por "condicionamento do mercado por força coercitiva" quero dizer que o resultado de certas relações/fenômenos de mercado que observamos no sistema econômico vigente é melhor explicado por certas dinâmicas do livre mercado, tais como a lei de oferta e demanda e competição, em contraponto ao uso coercitvo da força para o condicionamento à certos fenômenos ou status quo de mercado.
Vide o caso da Amazon e as bibliotecas e lojas locais, onde este fenômeno é melhor explicado pelas forças do livre mercado do que pelo condicionamento, por força coercitiva, do mercado: O fato da Amazon ter cativado os habituais e novos consumidores/clientes de bibliotecas e lojas de livros locais, levando-as à falência, é melhor explicado pelo livre mercado, onde, ao fornecer acesso mais facilitado, melhor qualidade do produto, preços mais baixos, etc (competição), a Amazon cativou para si os gastos com livros e outros bens e serviços que geralmente eram direcionados a essas lojas e bibliotecas locais, o que as levou à falência. Isso Melhor explica esse fenômeno, do que dizer que, DE FORMA COERCITIVA, o dono da Amazon ou o estado obrigou os consumidores a comprarem somente da Amazon e/ou impediram que essas lojas e bibliotecas locais vendessem livros.
@@matheusmiller3082 Tentei responder com minhas próprias palavras, mas os meus comentários estão desaparecendo (provavelmente devido a algum fltro de palavras ou frases). Dado isso, pedio o ChatGPT para reformular a minha resposta (espero que dessa vez dê certo):
Por "condicionamento do mercado por força coercitiva" eu quero dizer o seguinte: Ele reflete-se na dinâmica do livre mercado, onde certas relações e fenômenos são melhor explicados pela lei de oferta e demanda e pela competição, em oposição ao uso de coerção para moldar o mercado. Um exemplo disso é o caso da Amazon em relação às bibliotecas e lojas locais. A ascensão da Amazon e a queda desses estabelecimentos são mais plausivelmente atribuídas às forças do livre mercado. A Amazon atraiu consumidores antigos e novos oferecendo maior acessibilidade, qualidade e preços competitivos, desviando assim os gastos que antes eram direcionados às lojas locais. Isso parece ser mais uma consequência da competição e da preferência dos consumidores do que de uma coerção direta para direcionar os consumidores exclusivamente à Amazon.
link da reformulação: chatgpt.com/share/16e3f82d-1265-4488-91fa-1e6fd9e3859a
Para uma empresa ter um monopólio, ela precisa ofertar um serviço de qualidade, diferente do comunismo (estado) que tem monopólios a base da força.
Acredito que estamos em transição para uma nova era de modelo econômico.
Sim faz sentido. Monopólios tecnológicos como feudos digitais. Empresas grandes destroem as menores e ficam só elas... até tem a competição do livre mercado, mas fica inviável concorrer, ou seja o mercado não é livre apenas, é livre mas com uma grande barreira, é que nem voce falar vai nadar no mar, é livre pra atravessar, dai o mar tem 1000 KM ou seja praticamente impossível ganhar de quem tem um navio equipado.
Vamos caminhar para a criação de cidades-estados ou cidades-nações, independentes de países. Cidades inteiramente privadas e controladas por mega corporações.
TecnoCapitalismo seria muito apropriado
É chamado de Tecnofeudalismo porque os senhores Feudais eram o poder absoluto.
Achei interessante sim. É algo a refletir sobre, apesar de entender nossa situação como algo dentro de um capitalismo que mudou com o tempo quando comparado com a sociedade onde o conceito nasceu.
Super concordo. Principalmente pelo grande aumento dos serviços SaaS
essa teoria ignora completamente o livre arbitrio,por isso não faz sentido,as pessoas continuam usando produtos e serviços dessas empresar apesar de tudo isso porque é mais comodo,se começar a ser uma relação desvantajosa para o consumidor ele simplesmente vai parar de consumir e o lucro da empresa em questão vai cair,enquanto as pessoas terem a liberdade de simplesmente usar produtos de outras empresas,o que tem,o problema e se a classe politica querer assegurar um monopolio,monopolios e oligopolios só funcionam se tiver uma entidade coercitiva por tras(estado geralmente) tem um pouco desse comporativismo envolvido nessas big techs mas se o povo não quisesse o serviço dessas big techs ja teriam procurado outra,sempre vai existir empresas gigantes que são os favoritos das pessoas e isso não é problema nenhum,porque só esta resultando no que livre arbitrio das pessoas quiseram,o problema é quando o meio privado e estatal estreitam os laços,e o capitalismo nunca vai acabar enquanto a humanidade existir porque nos fazemos trocas voluntarias desde que existimos,indigenas trocavam o que achavam de interesse e as leis de oferta e demanda ja se aplicavam,pode ter menos capitalismo mas nunca o fim dele porque as pessoas continuariam a fazer trocas voluntarias
Todas essas empresa possuem informações públicas e são listadas em bolsa. Você pode comprar parte delas e lucrar junto se quiser.
Fora que elas possuem muito mais accountability que os Estados Nação, por exemplo. Que possuem literalmente ladrões roubando e saqueando as pessoas oferecendo serviços da mais lixoza qualidade.
Com valor de mercado 100 vezes acima do patrimônio líquido da empresa? Não obrigado.
O mercado de ações não é esse mundo da fantasia não....
E quando essas coisas ficam normalizadas, é a prova do quão doente a nossa sociedade está.
Bom vídeo, uma visão legal que desagua no Capitalismo Tardio mesmo.
Pra quem tem interesse de ir mais afundo no assunto recomendo o livro "Colonialismo Digital: Um critica Hacker-Fanoniana" da Boitempo.
Apesar da existência de transacionais, elas ainda dependem de papéis e títulos emitidos ou controlados pelo estado para elevar o seu lucro e assegurar os seus patrimônios. O período atual chama-se capitalismo financeiro que substituiu o capitalismo de produtos
Um bom vídeo. Tematica e terminologia curiosa. Eu não conhecia o termo. Embora eu tenha vislumbrado alguns pontos para questionamento, é convidaditivo para reflexão. Parece ter superado a dogmática ideológica do marxismo (tanto no viés comunistas como socialista)
Superou o marxismo em que exatamente?
pior que as idéias fazem sentido kkk
Só na teoria, na prática tem muita questão que iria dar muito ruim
Pra mim isso é muito assustador, empresas americanas que concentram enorme poder financeiro e das nossas vidas pessoais, senhas e trabalho com elas, agora aumente exponencialmente o risco quando a I.A. tomar conta de tudo isso, vai por a humanidade de joelhos se quiser (ela já começa a ter vontades).
Nem na pior ficção científica alguém previu isso.
Não atoa essas corporações precisam urgentemente serem reguladas.
Difícil não enxergar o Elon Musk como maior Ditador dessa parada kk
Junto com a Apple, google e facebook 😂😂
Ele é um empresário de sucesso. Ele não manda na tua vida e caga regras. A única coisa que ele faz é tocar os negócios dele e lucrar. Quem caga regras e dita a vida das pessoas chama-se Estado. Elas sim são as verdadeiras máquinas de escravidão, os Estados Nação que nasceram a poucos séculos.
Pra falar a verdade, diria que a Google, Apple, Amazon, entre outras, possuem mais poder que o Elon Musk nesse quesito.
As tecnologias do Musk ainda são, de certa forma, inacessíveis à população, enquanto que a população sequer vive sem o simples mecanismo de pesquisa da Google ou o repositório de vídeos da mesma (RUclips).
O maior? Alphabet, Amazon, Microsoft e AWS possuem muito mais poder
Entendi o termo tecnofeudo, achei muito simplista. O sistema capitalista moderno é muito grande e complexo, as big techs detém menos de 2% do PIB mundial. É verdade que elas possuem certa influência social, mas está muito longe de controlar todos os aspectos de nossas vidas
Até o final deste século você acha que vai de 2% pra quantos?
Facebook, Whatsapp e Telegram simplesmente nos deram pessoas como Bolsonaro e MBL.
Tu acha mesmo que não influencia?
A gente se lascou desde 2016 por causa dessas Big Techs.
A Apple tem o PIB do Brasil em valor.
A galera esquece que essas big tecs ajudam direta ou indiretamente várias pessoas ao redor do mundo a trabalhar, aquecebdo os comércios locais. Por exemplo hoje em dia se você tem uma loja, você pode fazer um marketing digital por meio de anúncios para impulsionar suas vendas. Ou até mesmo criar um negócio 100% digital. Novas tecnologias geram mais geração de riqueza, é isso que a galera não entende
@@venusbcarmesim27 Em outras palavras, essas novas tencologias de comunicação descentralizaram os meios de informação e permitiram que pessoas das quais você disconcorda pudessem ganhar voz e relevância. Bem-vinda à democracia. Inclusive essas mesmas tecnologias de comunicação permitiram que outras figurinhas surgissem e ganhassem voz, como todos os Zé paredões que tem surgido nos últimos anos
sempre há alguem detendo o poder. O Estado? Grandes organizações? Grandes poderosos?
Nunca há igualdade, justiça, ou qualquer coisa do tipo
Acho que o captalismo sempre esteve se refazendo e agora não é diferente.
Por isso a única solução é a descentralização de poder. Mas o povo odeia isso, gostam de serem gados
Desde que o mundo é mundo sempre foi assim, pequenas elites controlando todo o resto!
Como é ?
agora você escolhe... fica parado e vira comida de tubarão pra esses senhores... sendo apenas um numero em uma tela onde eles te deletam e você vai parar na lixeira... ou usa as ferramentas e morde um pedacinho de bolo... o mundo mudou e cada um nós agora é uma presa que vai ter que correr mais que as outras pra não virar almoço dos novos senhores do Mundo.
Não entendi o exemplo em 2:14
Já venho tendo essa percepção a aulgum tempo! A maiores empresas do mundo a 30 anos atraz eram outras! Agora as maiores empresas do mundo são de Tecnologia ! Outro dado interessante e fácil de observar são as empresas automotivas tradicionas que estão perdendo espaço para as empreasas de carros eletricos que tem sua base e fundção de Empresas Tecnologicas.
Os aplicativos itermediam todas as relações humanas, e lucram em cima disso, mesmo quando a gente não paga para usar.
Isso não é o fim do capitalismo.
Tecnofeudalismo é o capitalismo levado ao extremo.
Conceito bem temporal, entendo que vai cair com o tempo. Notei como muito equivocadas as definições de capitalismo. Recomendo a Leitura do Livro As Seis Lições de Ludwig von Mises, título em inglês como: Economic Policy Thoughts for Today and Tomorrow Ludwig von Mises.
Vídeo muito bom! Já havia falado isso com um amigo, mas era só uma suspeita, agora foi confirmado, perfeito!
isso segue sendo um modelo captalista, só que mais anarquico que o captalismo liberal ou neo liberal. Varios erros foram feitos na diferenciação de captalismo e feudalismo.
classes
feudalismo: clero e plebe, (pode existir burguesia na plebe mas eles n tem os mesmos direitos politicos que o clero ja que sao plebe só que tem amsi direitos que a plebe trabalhadora).
captalismo:burguesia e proletariado, os dois tem os mesmos direitos politicos, oque difere eles é que um é dono dos meios de produção o outro trabalha neles, um recebe a mais valia (lucro liquido) e o outro gera o lucro e recebe salario, na maioria das vezes n importando se recebe mais por gerar mais lucro.
esse é o modelo principal, ai temos o captalismo liberal, social democracia, fascismo, neo liberalismo, trabalhismo, anarcocaptalismo etc, todos esses sao modelos captalistas.
Dados são o novo petróleo... E essas poucas corporações que controlam e tem acesso a eles.
A Apple não tem mais PIB que o Brasil.
Para ser uma comparação justa, teria que comparar o valor de mercado do Brasil com o a Apple.
O Brasil vale infinitamente mais.
Pib é uma coisa, valor de mercado de uma empresa é outra
Perspectiva interessante, nunca parei pra PENSAR sobre isso!
TecnoFeudalismo = Web 2.0; CryptoFeudalismo = Web 3.0
Tema muito relevante. Obrigado!
Alto clero da tecnologia
É interessante, mas não conclusivo... Vivemos isso, sentimos isso, mas ainda continua sendo dentro dos regimes antigos... Possa ser uma transição a algo mais palpável em um futuro próximo, ainda mais com a chegada da IA
Quando as gigantes eliminarem todos os governos, aí am estaremos no céu. Elas pelo menos geram valor para a sociedade.
Pergunta pro Jack Ma se ele acha que a China é tecnofeudal...
Já que estão fazendo esse tipo de video, não precisa ir muito longe tem o livro "Colonialismo Digital: Tecnologias de Rastreamento Online e a Economia Informacional" de do brasileiro Rodolfo da Silva Avelino.
Acho pouco provável que façam um vídeo sobre esse livro kk
Mas seria ótimo!
Nada é pior do que a existência de Estados coercitivos. Nesse caso vc só participa se quiser e não é obrigado a pagar nada coercitivamente. Amazon compete com ML, Magalu, Casas Bahia e etc... Google com Apple, Microsoft e etc... agora temos a concorrência entre IAs. O que poderia melhorar a situação atual seria eliminar Estados e fronteiras, ou abrir completamente para que cada pessoa seja libre para morar e viver no país onde as leis e regras mais se adequam a sua visão de mundo. Mas isso aimda vai levar um tempo pra acontecer. Mas não acho que vai demorar para os povos derrubarem seus governos e se tornarem livres.
Aqui no Brasil eu duvido que isso vá acontecer. A maioria da população quer é aumentar ainda mais o poder do Estado, sempre reclamando para o Estado resolver os problemas do país. A maioria dos jovens estão tendendo mais pra esquerda e não entendem esse tipo de assunto. É uma situação complicada para o nosso país
Na revista Esfinge da edições Nova Acrópole do número 29 fez reportagem sobre isso de uma nova idade média.
Não chamaria de um "tecnofeudalismo", mas sim de um "corporofeudalismo". Porque até mesmo estas big techs são financiadas por investidoras gigantes como Blackrock, Vanguard e etc.
eu acho que é isso ae msm mas n é tao ruim, so deveria ser mais focado em fazer a pessoa consumir por ela mesma as coisas em vez de tentar chamar o maximo de atencao, mas eh a vida
Isso se extende para além do modo de produção. Claramente o iluminismo, o liberalismo e o antropocentrismo estão morrendo. Hoje o que vale é a emoção e no centro do mundo não está mais o homem, mas a tecnologia, como um novo deus.
Você tá completamente lelé, o que ta morrendo é a noção de que o estado ajuda a população
Achei muito interessante porque faz todo sentido. Mas discordo que o capitalismo tenha acabado porque o tecnofeudalismo depende indiretamente do capitalismo, não ?
Na vdd, ao contrário do que diz o senso comum, capitalismo e comércio são coisas distintas, o capitalismo, como explicou o rapaz do vídeo, gira em torno do capital, e o comércio existe em todas as sociedades, até na Coreia do Norte
@@spectralvoid4875pra ter comércio você precisa ter acúmulo de capital necessariamente se não a gente passa pro escambo...ou seja, comércio é capitalismo
Ou seja o comércio é anterior só capitalism. @@amadeusoliveira9846
@@amadeusoliveira9846 não necessariamente, comercio sempre existiu e antecedeu o capitalismo
Para mim não faz sentido comparar o valor de mercado de uma empresa com o PIB de um país. Faria mais sentido comparar o PIB com o faturamento ou o lucro das empresas.
Não, pq PIB não é fluxo, é estoque
@@antoniofernandodiasjunior8896e o valor de mercado é o valor atribuído a uma empresa, não representa o estoque ou o lucro dela (a Netflix valia bilhões de dólares no passado, mesmo tendo apenas sofrido prejuízos naquele tempo).
Não faz sentido mesmo comparar.
O valor de mercado de uma empresa leva em conta muito a expectativa dos investidores. O Pib de um país não.
A indústria alimentícia é enorme também e está nas mãos de poucas empresas
Considerando o que eu entendi do vídeo, e algumas definições que tenho em mente (ambos podem não ser adequados), o conceito de tecnofeudalismo parece equivocado, isso porque:
Se definirmos capitalismo como sendo um sistema de geração de riquezas, cujo meio para tal é a busca por lucro (mais riqueza individual) a partir da comercialização de bens e serviços (estas propriedades privadas dos agentes econômicos ), bem como da disposição de capital nos meios de comercialização de bens e serviços a fim de gerar mais riqueza/valor (lucro), e se definirmos lucro como sendo o recebimento de um certo valor (monetário ou de outras formas) que seja MAIOR do que o valor investido no MEIO PELO QUAL SE OBTÉM RIQUEZA, o aluguel de imóveis para empreendedores, bem como o "aluguel" em plataformas digitais para a comercialização de bens e serviços (como os Clouds, Amazon, Ifood, etc), são construídos de forma que o valor/riqueza, gerados por estes, no tempo seja MAIOR DO QUE OS CUSTOS DE CRIAÇÂO dessas alocadoras de fornecimento de bens e serviços (os "feudos").
Portanto, me parece que o alicerce capitalista ainda está empregnado no "tecnofeudalismo" e que, diferentemente do que o tecnofeudalismo aponta (que o enfoque dos "feudos" é a obtenção de de certa quantia periódica, sem focar no lucro), essas BigTech e entidades que alocam a comercialização de bens e serviços AINDA ESTÂO A VISAR LUCRO, caso contrário, de que adiantaria dispender certa quantia X para a criação desses centros de alocação, se o retorno financeiro não sobrepõe os custos? Além desse ponto, essas entidades de alocação ainda estão sujeitas às dinâmicas do livre mercado, tais como a competição e busca por melhorias (aumento do seu valor para os consumidores).
Quanto ao monopílio que estas BigTech exercem, estes se dão principalmente dentro da dinâmica do livre mercado e, como tal, eles se mantém pela qualidade dos serviços ofertados por estas entidades e, caso essa qualidade possa ser melhorada, mas não ocorre, é quase certo que surjam novas entidades neste ramo a fornecer serviços melhores (livre competição). Portanto, os prestadores de bens e serviços NÂO ESTÂO À MERCÊ DA BIGTECH X OU Y.
Obs.: Eu coloquei certas frases em caixa alta SOMENTE com o intuito de ENFATIZAR as mesmas. Não tive intenção de ser rude/hostil.
Eu explorei alguns pontos desse tema usando o ChatGPT-4o. Caso queiram dar uma olhada, segue o link: chatgpt.com/share/ec36349c-41c6-4a65-9104-17c753943521
Excelente vídeo! Muito bem roteirizado e apresentado!
Tema instigante. Aparentemente ainda fkra do radar da maioria dos estudiosos.
Fala isso pra Coreia do Norte
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Nem perto do poder das big techs
No captalismo o monopólio e concentração de riqueza só aumenta, no futuro os ricos serão maís ricos e os pobre ainda mais pobres!!
Com certeza... Até porquê os países mais capitalistas são com certeza os mais pobres e não os melhores em qualidade de vida.... Nem tu acredita nessa merda 😂
Quando tiver uma tempestade solar decente, todas essas empresas morrem e a gente também.
Há alguma chance disso matar o avanço e diversidade?
No início achei o termo "feudalismo" meio forçado, já que este sistema tinha limitações de comércio, mas entendi o que foi designado como "tecnofeudo". Pra mim, parece ser uma nova etapa do capitalismo, com a solidificação de grandes monopólios que, paradoxalmente, arregimentam aqueles que se julgam empreendedores numa competição de livre mercado. O mais preocupante levantado pelo vídeo: essas gigantescas corporações de serviços não estão sujeitas a leis nacionais. Um ponto de questionamento: essas corporações não são complexos industriais; qual o papel das indústrias nesse tecnofeudalismo? Apenas fabricação de produtos ou partes deles? Ou ainda trariam poder aos países em que se situam?
O capitalismo nem o comunismo (que nunca existiu de fato, o que tivemos foram socialismos) nunca acabaram. Essa conversa nào faz sentido.
Faz muito sentido. Nunca tinha pensado nisso.
Excelente trabalho, mas faltou o mais importante, o UBER
Acho que essa é definitiva.
Tipo a justiça tarda mas não falha mas o entretenimento ( ou algo que se queira muito) sim.
Putz, não é teoria, é a realidade
Achei mais assustador do que interessante até pq o feudalismo é também chamado carinhosamente de Idade das Trevas.
É uma analogia que faz muito sentido 🤔
Se antes uma loja de roupas para se destacar ou sobreviver, tinha que estar em um grande centro comercial, como shoppings, agora ela pode/deve estar também nos grandes centros comerciais online.
Logo, não há mudança estruturante para afirmar que o capitalismo acabou e agora vivemos outro modelo de sociedade chamado "tecnofeudalismo". O que há é apenas o capitalismo se adaptando e se apossando de todos os meios de produção digitais também.
Mas se parar pra pensar antes não havia meia dúzia de empresas DONAS de TODOS os shoppings e imóveis comerciais do mundo todo....
Muito interessante!
Esperando pra isso virar tema de redação no ENEM
nada de novo sob o sol.
isso já existe há séculos e são os chamados setores perenes da economia.
o sujeito apenas criou um termo "fashion" para designar algo que existe desde antes da revolução industrial.
O nome é péssimo e o exemplo da cafeteria também, espaços físicos e plataformas digitais... COMPARAÇÃO SEM SENTIDO.
Sim, há uma concentração bastante grande de recurso na mão de algumas empresas (digitais), mas alternativas existem, só não são muito usadas.
Alternativas existem e até mesmo um leigo consegue criar uma do 0 por conta própria.
Fazer um app de restaurante é literalmente um dos projetos iniciais que usam pra ensinar alunos
O grande problema é que assim como vc muitos acham que existem muitas alternativas quando na verdade essas empresas apenas terceirizam a fase de produção. Montar um celular no brasil não é a mesma coisa que produzir. E sim, são duas ou tres empresas que fabricam semi condutores no mundo.
E vamos supor que o brasil queira abrir uma empresa de produza semi condutores. Ela terá que comprar algumas maquinas para fazer. Porém é uma empresa só que vende essas máquinas no mundo todo. E no melhor caso se der tudo certo com a compra tu vai ter uma lista de espera que tu só vai conseguir ter a máquina daqui a uns 10 anos ou mais. Hahaha.
Acho que a dona das máquinas é tsmc. Que fica em taiwan.
A detalhe precisa da autorização dos estados unidos ok 👍🏼 hahaha assim como o brasil pra comprar os caças teve que ter autorização também pois a tecnologia dos caças de combate gripen era americana.
Você, como cidadão comum, faça sua parte: invista seu dinheiro, inclusive nessas grandes corporações, para sair da corrida diária dos ratos.
Por isso precisamos de uma regulamentação das big techs.
Se não tiver estado, só resta relações voluntárias entre as pessoas. Viva o ancapistão. Não confie em governo. Compre bitcoin. Seja livre.
Regulamentação é exatamente oque as permite se tornar poderosas
uma vez que acaba-se criando barreiras de entrada no mercado para os menores entrarem e competir
os subsidios dados pelo estado tambem as ajuda
é necessário livre mercado e não estado
Is a man not entitled to the sweat of his brow? 'No!' says the man in Redmond, 'It belongs to my company.' 'No!' says the man in the Cupertino, 'It belongs to my company' 'No!' says the man in Mountain View, 'It belongs to my company'.
Não é trivial para essas empresas tech se manterem no topo -- pelo menos não no mercado americano. Elas precisam fazer investimentos bilionários em pesquisa sem parar, comprar startups promissoras, abrir novas soluções de negócios, fazer muito lobby, etc. E estão sujeitas a diferentes interferências de agentes reguladores do Estado em praticamente todas as jurisdições do mundo. Então acho forçado demais esse argumento de que porque elas têm grandes lucros, têm quase monopólio em seus mercados, portanto são os novos governantes.
Isso não acaba com o capitalismo. E espero que nunca acabe. Seria bom não ter conhecido os benefícios do capitalismo, pois a vida simples é bem mais interessante. Porém, agora que o temos...
Boa noite, termo bonitinho, pena que não vai durar, porque devido ao colapso global, uma das primeiras coisas que vai sumir é a rede de produção e distribuição de energia, logo após a internet, a economia foi pro saco, degradação e violência, e por fim fuga dos grandes centros urbanos para o interior e locais isolados e aí sim vai ter um recomeço ( depois de uns 300 ou 400 anos depois)-
Fallout
Falei para meus colegas do escritório sobre isso, disse pra eles que a maior parte do vemos hoje será produzido e coletado de forma inteligente por maquinas e povão vai ficar vivendo por receber esses produtos em casa ou comprar uma renda universal '' 2 mil reais '', acredito que esse país pode surgir da na Europa, China ou Japão.
O canal poderia caprichar mais nos títulos e não serem tão apelativos.
Quando se é profissional não precisa apelativo. E pelo que vejo o canal é bem profissional.
É o título do livro...
Nos anos 1919, muitos estudiosos na Europa falavam que o capitalismo tinha acabado porque nasceu as ações, então, não existiria proletario se todo mundo pode adquirir pedaço de empresa. Advinha? Não acabou pq n é esse o ponto, n é "so viver de renda e não lucro". Esse explicação de feudalismo ta muito torta, tá bem: "Vou criar um termo aqui para justificar as contradições do capitalismo hj... JÁ SEI, TECNOFEUDALISMO"