Sou pobre e moro na periferia, mas entendo completamente quem não quer favelas próximas, pois sei o que é tráfico, tiroteios, som nas alturas não importando a hora do dia, tocando músicas obscenas. Inclusive, fiz um esforço para comprar um apartamento pequeno mas em um bairro melhor, pois minha saúde mental está por um fio por causa desse ambiente insalubre e estressante, toda essa violência, toda essa decadência. Coloquem então favelas ao lado de onde quiserem, desde que a lei seja cumprida, a segurança seja de primeira qualidade, a lei do silêncio seja respeitada, etc. Mas é lindo o discurso, a prática, NÃO! O problema não é a pobreza de dinheiro e sim de espírito!
Você resumiu bem: o problema é a pobreza de espírito. Falo com conhecimento de causa: a pobreza de espírito grassa entre ricos. Onde moro, tem traficante, só que branco; tem gente que anda armada, só que branca; tem som alto, só que sertanejo. Você acertou na causa, mas errou na solução.
@@raquelmello3126 Não falei de cor hora nenhuma. Leia novamente. Independente de cor, falta de respeito, som alto e criminalidade é a mesma coisa. Inclusive sou negra e nordestina e logo você vem problematizar questão de cor para cima de mim, minha senhora? 😂
Caro Raul, sou Arquiteto&Urbanista e admiro muito seu trabalho no São Paulo Nas Alturas! Parabéns por seu trabalho ajudando a esclarecer o que é o bom urbanismo!! Parabéns ao UOL por trazer o Raul para falar sobre nossas cidades!!
admiro tbem o trabalho dele, nas alturas, dou arquiteto tbem, mas ele esta fora da realidade, antes de falar de urbanismo, precisa ter em paita educacao, respeito, credibilidade, carater, integridade. no setor publica bada disso existe. maioria dos poticis e corrupto, ladrao. maioria das pessos idem. ate elegeram im ladrao, que tem im stf corrupto, um senado omisso. ta nom que eu vou deixar minha porta aberta. ha e acham que nao posso me defender. e brincadeira. esse oapo e um sonho. precisamos mudar a sociedade, o dua em q a populacao fir como holanda, noruega, finlandia, suecia, suica, me chama. eu tiro minha cerca, e deponho minha seguranca. esse ano em 6 meses msis de 40 mil carros roubados. vc ja foi assaltado? eu ja.
@Diego.LOGtd.Cavicchioli. Tbm fiquei, surpresa, com essa visão de; mais predios melhor... Pra mim, empilhar pessoas, é horrível, sem ver clsses. O ser humano crescer, sem saber como, o que ele come, usa, etc...são produzidos, nao valoriza o trabalho e fica refém de tudo e de todos...
Ele não é jornalista, ele é arquiteto e urbanista. Tem um canal de muito sucesso aqui no RUclips (mais de 100 mil inscritos) chamado "São Paulo nas Alturas".
@@heylelben-sachar3180, eu sei, mas eu quis dizer que essa não é a ocupação principal, nem a formação dele. Ele é um arquiteto que TAMBÉM produz conteúdo no RUclips e agora uma coluna no UOL.
Tentei morar num bairro popular, mas não consegui. Os vizinhos não tinham cuidado com horário de descarte do lixo, levando para frente da casa, logo após a passagem do caminhão de coleta, isso implica em lixo ficar na rua por 48hs, os animais da rua cachorros, gatos e urubus, abrem as sacolas e espalham o lixo por toda a rua. O esgoto das casas não são ligados à rede de esgoto, são simplesmente descartados na sarjeta. As casas são sujas, com quintais sujos, com lixo por toda a parte. Os moradores, ficam sentados na frente das casas em meio ao lixo, conversando, bebendo cerveja, por horas. Também instalam caixas de sons enormes, nos carros ou nas casas mesmo, tocam música tão alta, que o corpo da gente vibra, as loucas chegam a cair das prateleiras. Para mim, era uma tortura morar lá. Percebi, que eu estava errada. Aquele é o ambiente que eles gostam, porém eu não. Gosto de limpeza, organização, silêncio e música clássica. Eu mesma limpo a minha casa e cuido da área externa da residência.(Na cidade que eu morava antes, eu mesma varria a calçada todos os sábados, junto com a faxina da casa. Então , ciente de que EU ESTAVA NO LUGAR ERRADO, mudei para um sítio. E, se hoje, alguma daquelas pessoas quiserem morar aqui perto, eu vou lutar para que isso não aconteça. Não quero ter que me mudar novamente, porque meus vizinhos, não sabem conviver em sociedade. Não sabem o valor da limpeza e da higiene. E não sabem respeitar o espaço do próximo. Estou pagando muito caro, para estar em um lugar mais limpo e organizado. Não é justo que eu tenha que sair e pagar caro novamente. Se acontecer uma segunda vez, não terei condições. E aí, faço o quê? Vivo no meio da sujeira, esgoto e com um som tão alto que não consigo estudar, trabalhar ou mesmo dormir? Então, se o governo vier fazer um condomínio popular para trazer estas pessoas para perto de onde eu estou morando, eu vou sim, usar de todas as ferramentas ao meu alcance, para impedir. E não acho que esteja errada.
sofro com isso, eu chamo de abuso o que eles fazem ouvindo música alta em caixa bluetooth e som automotivo até a madrugada, não ligam para o próximo, gente na calçada tomando de conta da vida alheia e muita sujeira, infelizmente não tenho condições de sair desse lugar
Eu moro em Brasília e meu sonho é morar em um condomínio grande e FECHADO! Não consigo nem imaginar a maravilha que seria andar de noite sem medo de ser roubado, longe de locais barulhentos, conversar na praça sem cheiro de drogas e andar tranquilamente com meu celular a qualquer momento e despreocupado.
@@matheussoares1138 concordo com você, moro em Brasília e já morei nos eua. Toda essa conversa contra condomínio e a favor da igualdade e meio ambiente é muito bonito, mas não é real com a violência e os perigos da vida na América Latina
Excelente vídeo. Mas a violência no Brasil tem uma forte parcela de culpa para esse sonho que as classe média e alta têm de morar em condomínios fechados.
Elisium está quase aí galera. Qdo os ricaços dominarem a tecnologia de lançamento, estacionamento orbital e levar material p espaço de forma mais barata então teremos Elisium. A pobretada fica aqui em baixo sem qq planejamento e eles lá em cima no bem bom.
vá para Europa onde isso existe fácil até em Bangkok mesmo com pobreza existe essa realidade o Brasil quer viver estilo Africa do Sul modelo que não deu certo e foi superado.
Acho curioso é que os tais especialistas e críticos se esquecem que o Brasil é só um dos países mais VIOLENTOS e INSEGUROS do PLANETA. Se hoje existem tantos condomínios murados, agradeça ao caos social que é esse país. "ah mas eles n querem muita gente por perto", obvio, imagina vc trabalhar a semana toda e no final de semana ter que conviver com barulho de bares, pancadão, gritaria e etc. Me diz aí quem é que não gostaria de criar seus filhos em um lugar mais seguro.
@@renanrizh7286 Nossa amigo, obrigado por me falar o obvio. Agora me responde o seguinte, considerando as caracteristicas sociais do Brasil, o que vc me sugere?
@@fernandoferreira4322 1) não se espelhar no Brasil e se espelhar na Europa ocidental, Canadá, Austrália ou NZé um bom começo; 2) morar em prédio é mais seguro que condomínio; 3) e se morar em condomínio por favor construa uma casa que não seja um cubo gigante, ou que tenha ruas retas.
@@renanrizh7286 De que adianta morar em prédio se quando vc sair na rua é assaltado, se tu não pode levar seus filhos numa pracinha sem correr riscos. Nos condomínios fechados, pelo menos essa questão é facilmente sanada. "ah mas só botar área de lazer nos prédios" sim, mas aí viraria prisões verticais e no fim das contas n resolve o problema inicial que é a falta de segurança
Só porque em alguns aspectos divergem? Não existe coisa mais saudável e democrática! Diferente da direita que é falsa e repete sempre o mesmo roteiro ensaiado mas na hora que ninguém vê só fazem o que se dizem contra…
Minha cidade aqui na Bélgica tem árvores, lojas e gente andando em praticamente todas as ruas. Os prédios tem sempre ou um consultório médico, ou dentista, ou fisioterapeuta ou loja, ou galeria no seus andares térreos. Pelas ruas as pessoas estão sempre andando de bicicleta ou passeando com cachorro, ou simplesmente correndo ( fazendo esporte ) É criança, jovem , velho, branco, preto, amarelo, vermelho, azul verde, árabe , gay, religiosos Todo mundo divide o mesmo espaço, em harmonia
@@carlosferreira6420 eles têm bastante vergonha disso. É o equivalente à vergonha que nós brasileiros temos da escravidão. Hoje no entanto Muitos congolêses moram aqui e têm excelentes oportunidades, inclusive de estudos e de crescimento econômico
@@tanialuziatoneli8820 não precisa É só melhorar as coisas no Brasil Mencionei a Bélgica para mostrar que existem alternativas , dá para fazer diferente
Pode não ser o melhor urbanísticamente falando, mais é tão legal eu queria morar um condomínio, sem parede com parede, calçada decente é isso que as pessoas querem
Entendo o cara, mas não concordo! Infelizmente aqui em São Paulo a segurança pública é ineficiente. O Policial prende e a Justiça solta, as cracolândias crescem e se proliferam. Por essa razão os condomínios fechados fazem sentido para quem tem condição. Eu moro na Zona Leste, periferia, estamos a mercê da sorte. Se eu tivesse dinheiro sim moraria em condomínio fechado.
Quando alguém fala a verdade sem politizar, sem agredir e de forma didática não importa o tamanho do vídeo ele não fica cansativo, parabéns ao rapaz, muito inteligente!
Tudo é política, meu caro! Não tem como se falar em definição de espaços públicos, sem politizar, já que o assunto envolve política. Há a Política, o partidarismo e a politicagem. Talvez sua ideia seja dizer que ele não fez uso da politicagem ou da política partidária.
Ele foi fino e assertivo, mas o que ele falou tem justamente o objetivo de politizar. A despolitização é o que gera esses problemas urbanisticos que temos mundo afora.
Foi político, mas ele não ficou se desdobrando para defender seu lado. Criticou a direita por ter essas ideias, e criticou a esquerda pela hipocrisia de seguir essas ideias, só pelo dinheiro fácil.
Já estive em Dubai algumas vezes, a cidade é muito “fácil” para o turista. Mas a cidade nem é tão grande e conversando com quem mora lá é um terror urbanístico. No final é uma gigantesca maquete para impressionar.
Tá na moda aqui no interior de MG, principalmente com a classe pobre gourmet.. Quando falei que não tinha vontade por causa do trabalho escravo e tal (contei ate do coco carregado a noite kkk), e sugeri o Marrocos (que já visitei) a um preço melhor, fui *excluída* da conversa 😅
@@IsabellaCoelho Mas ao mesmo tempo virou modinha falar mal de Dubai. Cheguei na cidade com um certo preconceito mas a cidade vale a pena a visita, não é só ostentação como muita gente pensa e é bem menos caro do que outras cidades da região. Só não é uma cidade para se espelhar e tomar como ideal.
Uau, como arquiteto e urbanista que sempre acompanhei esse debate, eu acho muito bom a forma como o Raul consegue furar nossa bolha pra desconstruir mitos e tabus para ampliar o debate... Não poupou nem Lúcio Costa.. hahahaha.
Não existe isso de "não entendeu". Brasília logo mais completará 100 anos, os problemas já são muito bem conhecidos, independentemente da visão idealizada pelo urbanista.
Deixar eu ver se eu entendi, morar em um local organizado, limpo, seguro e tranquilo e errado. O correto é morar em um casa meia boca de rua onde fica exposto a assalto arrombamentos sujeira e usuários de drogas?
Moro em Barcelona. E é incrível como se criam estereótipos sem saber que a ocupação de uma cidade acompanha as mudanças sociais de um país. As pessoas que moram em condômino fechado no Brasil, em sua maioria buscam segurança. Em Barcelona, engana-se quem pensa que rico anda de trem.... Engana-se quem pensa que rico mora perto do pobre. Rico mora no Sarria, ou em urbanizações ao longo da costa do mediterrâneo, com terrenos muuuito maiores do que os citados pelo comentarista deste vídeo. Outra coisa, a classe média em Barcelona, assim que tem filhos, para comprar uma habitação vai morar em pueblos, onde se pode comprar apartamentos ou casas maiores, e todos tem carro para se deslocar na regiao metropolitana. Quem mora em Barcelona são jovens que dividem apartamentos ou pessoas com altos salários. A família classe média com filhos também procura espaço. A diferença aqui é que nas cidades pequenas a estrutura é muito melhor do que no Brasil. Médicos, escolas e comercio, ruas e avenidas. Mando está mensagem de um congestionamento voltando de Barcelona para o pueblo onde moro ( 30 km) de Barcelona.
Estive lá e ouvi dos próprios arquitetos que lá moram e trabalham que o modelo de Dubai é completamente insustentável e está na contra mão da tendência mundial sobre preservação e convivência sustentável com a natureza.
Eu moro num prédio onde a vista que tenho são das salas dos aptos vizinhos. Muito denso, muito concreto, muito transito, pouca paz. Quero morar num condomínio alabama desses com um quintal, segurança e silêncio.
Que discurso perfeito. Ai vem a jornalista MARAVILHOSA e desmascara a hipocrisia: “você mora aí em Brasília em um condomínio né?”. O cara nem respondeu… Esses militudos viu
Divide e vencerás é o lema, amigo. Tem gente que ainda não entende o modus operandi dessa panela. Eles podem ser ricos recebendo dinheiro público que todos pagamos de impostos, mas para terem esses privilégios precisam criar militontos pobres.
O cara deve tá ganhando uma grana pra promover prédios, eu odeio prédio, NUNCA moraria em um, gente empilhada, conflitos, não tem privacidade nem quintal próprio, nem que me paguem, prédio é uma anomalia moderna, poluição visual e social...
Acho que não entenderam a critica, ele se refere aos condomínios horizontais, que estão sendo construídos no interior. Isso já destruiu atividades rurais.
Já morei em apartamento duramte 17 anos, e me mudei várias vezes. O único apartanento decente era um que fica num prédio cujo construtor era o dono, hoje falecido. Ele também morava ali, na época. Imagine que ali a coisa era diferente. Se alguém ligasse uma furadeira lá pelas 21:00, em segundos ele estaria à porta, para reclamar do barulho. Pra quem gosta de silêncio, era o paraíso. No geral, apartamento é o tipo de habitação que é melhor para quem é surdo e não tenha filhos. Isso que eu sempre morei em cidade pequena! Hoje moro em casa espaçosa, mas já preciso me adaptar a um pequeno prédio de 16 apartamentos colado à minha casa. O quarto da frente da casa já não tem sossego, pelo barulho estridente do portão de entrada dos vizinhos. O motor desse portão fica a três metros da cabeça de quem deita ali, no caso, eu! Kkkkkk... Ah, e a minha grama da calçada é banheiro de cães da vizinhança, principalmente os do prédio ao lado. Pelo menos os próprios vizinhos são boa gente.
@VNeto94 Venâncio Aires, interior do RS, cidade pequena, com 80.000 hab. Minha irmã curte um bom sossego em Santa Maria, centro do RS, esta já com mais de 300.000. A diferença é que alí a rua é fechada ao fundo, com trânsito mínimo, só de moradores!
@@VNeto94 Mas essas coisas não devem se comparar a morar junto de marginais. Esse azar eu não tenho, o que já é muito bom. Ah, e não se ouve muita música alta, com exceção de algum carro que passe na rua. A gente se queixa, mas não costuma valorizar o positivo, na verdade!
Josias bebeu ou fumou algo MUITO FORTE para defender Lúcio Costa em Brasília. A CIDADE FOI FEITA PARA EXCLUIR POBRES. Não há como defender nada nesse lugar!
Sou de Brasília e nunca fui tão feliz depois que me mudei desse limbo e passei a viver em uma cidade, que apesar de todos seus problemas, tem pessoa normais andando na rua, pegando metrô e indo a padaria a pé.
@@Eron-araujo. Eu moro em Brasilia e adoro a seguranca (aqui eh uma bolha), mas a unica razao que eu consigo morear aqui eh pq eu moro na Vila Planalto que eh tranquila, economicamente diversa, muito segura, e da pra fazer tudo a pe. Se tivesse q morar em outro lugar, eu nao conseguia.
As pessosas procuram condomínios fechados por motivos de segurança, as cidades do Bostil viraram cracolândias a céu aberto e o governo não faz porr@ nenhuma. Criticar é fácil cadê as soluções?
@@gabrielbezerra477 sim, nos bairros centrais...me refiro ao suburbio, que só existe devido a esta verticalização que o sr citou...fica inviavel vc ter uma casa de 400m2 num terreno de 1000m2 no meio da cidade ...entendeu?
Grande Raul, sou fã de São Paulo nas Alturas. E que lapada no Josias, que esperava a defesa de praxe do projeto urbanisticamente desastroso de Brasília. Ficou sem chão!
Uma tragédia é morar me apartamentos de 20 andares, não troco casa com quintal POR NADA, quando vejo um prédio novo sendo construído bate um aperto no coração, gente morando empilhada, confinada, sai fora...
@@prsgrind8794 eu te entendo, também acho horrível. Na minha concepção do mundo cada família deveria ter uma casa com quintal, ao invés de morarem em arranha-céus cheios de gente. Ou talvez a solução fosse como na Alemanha, onde eu moro, na maioria das cidades só se pode construir prédios de no máximo quatro andares. Só alguns centros urbanos como Frankfurt e Berlim que têm arranha-céus. É um meio-termo. Até porque esses prédios baixos sempre têm um quintal, um pátio interno.
Em condomínios você se esconde do restante da cidade, mas na cidade você se esconde dos vizinhos por meio de muros, portões, grades, cercas elétricas, e cão bravo. As pessoas tendem a preferir um lugar em que os muros estejam ao redor do bairro ao invés de encaixotando a própria casa.
Isto é real em todo o Brasil, pessoas isoladas e com efeitos de remédios e boa parte em processo de depressão e ainda tem o pior não conseguem dá um simples bom dia.
Cara, eu prefiro morar em um "subúrbio Alabama" do que em um apartamento de 40m2 com 2 mil vizinhos. Na moral, a verticalização da cidade pode ser mais eficiente do ponto de vista de infraestrutura, mas morar em um lugar super-habitado é um cocô. Os caras criticando condomínios verticais, mas eles moram e adoram. Na moral , o pobre pode viver em encaixotado em prédios com 500 famílias , mas eles merecem morar em casas de condomínios confortáveis. Eu quero é morar no meu condomínio horizontal e fim de papo.
@@Caligo92 , importa sim, pois é com meu dinheiro que vou comprar. Se você pensa primeiro na cidade , e depois na tua família, então tenho dó da tua família. Abraço e boa sorte!
pois é não entendi o porque ele esta verto no pensamento dele, eu não moro em condominio e meu sonho era morar em um condominio , não sei da onde que ele tirou que morar todo mundo misturado é bom, certamente que ele não mora numa comunidade para ver o quão ruim é morar com um monte de pessoas que vc não gosta
Há milhares de opções entre estas duas citadas. Mas do ponto de vista da sustentabilidade, condominios suburbanos horizontais são uma grande ameaça ao futuro, pois destroem territorios naturais.
E eles tem alternativa se é só assim que erroneamente construtoras e governos permitem que alguém more bem e com segurança? Você pode morar num condomínio e ter a consciência de que aquele modelo não é o ideal, não tem problema nisso, não há hipocrisia
Enquanto isso, quase a metade da população sobrevive SEM SANEAMENTO BÁSICO e pagando impostos altíssimos SEM TER RETORNO. Tudo manobra para desviar a atenção dos assuntos que realmente importam para a sociedade. 😑
antes de criticar a popularidade dos condomínios fechados, acho que vale a pena fazer uma reflexao sobre os motivos da alta demanda para morar em um condomínio fechado. a criminalidade e a impunidade estao ai e só não percebe quem quer
Pois é. Ele só fez reclamar do problema (elite se mudando pra periferia rica), mas a solução não é viável porque não dá um caminho, apenas um fim, que é todo mundo num apartamento andando sem violência pelo seu bairro florido. Como eu vou transformar uma favela violenta num lindo prédio?
na verdade o condominio horizontal foi a solução para o preço do m2 no centro... quem deseja viver em casas e lotes espaçosos precisa ir para o suburbio. A muralha só é necessaria pq desconhecidos gostam de andar perto das casas dos outros onde nada teriam pra fazer.
esse cara vive no mundo da lua, na cabeça dele não existe assalto, tráfico, barulho, vizinho de baixo fumante, barulho de transito constante, burocracia pra instalar um ar condicionado ou furar uma parede... O sonho de todo brasileiro pobre é sim morar num lugar calmo e onde não tem assalto, eu moro em prédio perto do centro da minha cidade e pago uber pra diarista numa boa, já andei muito tempo de transporte público e sei como é horrível. Certos são os americanos andando de carro em rodovias largas com 7 faixas sem depender de ninguem ficando em fila, sentado em ponto de onibus no meio de sol chuva e frio e se apertando no meio de desconhecidos.
Sou Geógrafo, estudo sobre planejamento urbano. O que corrobora para a situação de cidade bom para alguns e ruim para muitos é a falta e também o impedimento de instâncias de participação popular no planejamento e gestão urbana. Sendo que a participação é algo estabelecido pelo Estatuto da Cidade. Na prática, quando as gestões municipais fazem o planejamento urbano, elas não facilitam a participação do povo, sobretudo os mais pobres. Assim o planejamento é tecnocrático e que atende apenas aos interesses de grupos imobiliários e da construção civil.
pergunta séria, de que adianta participação popular, se a maioria é semi analfabeto e não vai entender nada do que é debatido e proposto nessas reuniões? o bostileiro médio não consegue formular uma redação de 10 linhas, o que falta são politicos que se importem efetivamente em resolver problemas reais das cidades, eles existem para representar o povo, se precisar fazer reunião popular com moradores cada vez que tiver que tomar uma decisão, então que se elimine os políticos, pq ai eles perdem a razão de existir (não que eu ache isso uma má idéia)
@@herrboeing Há uma ignorância de todas as classes sobre urbanismo, nem rico e nem pobre tem um modelo sobre como deveria ser nossa urbanização, isso nem passa na cabeça da maioria, é assunto pouquíssimo discutido e aí ninguém fala e luta por nada.
Aí é um problema. Participação popular é outra coisa que é boa na teoria. Lembro que muitos anos atrás a prefeitura de Belém/PA fez o Orçamento Participativo. Eu nunca gostei de política, mas eu tava trabalhando na época para um cliente que estava numa convenção dessas. Precisei mostrar algo pra ele nesse dia e fui em uma reunião. Parecia uma convenção partidária. Só bandeira, botton do partido e música.
A pergunta que não quer calar é: Onde gostariam de morar? Nesses suburbios ou na favelona? So de não ter visinho do lado de minha parede já seria muito satisfatório.
Tem outras opções que não são esses 2. Morar num sítio é mais ideal pra vc, morar em condomínio fechado americano é um porre cheio de lei burra. Não posso ter arma la mesmo sendo praticante de tiro esportivo
Casa conjugada é uma meeeeer@@ né? Já vivi em quintal compartilhado e cara, a galera na casa que nem era colada na minha, eu ouvia tudo. Desde a tv até os momentos íntimos, sorte q a casa tinha algum tamanho e pra eu parar de passar vergonha alheia ia pro extremo oposto. Mas numa casa conjugada ou apto só resta suportar.
Sou morador de um condo alabama. O que era suposto que eu fizesse em Campinas-SP? O Poder público por aqui é inexistente. Não se pode andar na rua aqui.
Essa galera(principalmente jornalista politicamente correto) chama tudo de cultura, inclusive baixaria, musica obcena. Essa galera romantiza o "ser pobre", romantiza viver em lugar insalubre para a saúde mental. Lugar feio, com vizinho mal educado, com "música" obcena, com "música" alta à qualquer hora, faz mal, e deve ser falado. E não há problema em querer distância de gente barulhenta, distância de gente mal educada. Seja gente rica ou pobre, de gente assim temos que manter distância. Quem gosta que fique perto.
A gente já paga tanto imposto e não devemos nos colocar dentro de condomínio pra se sentir seguro. Nosso poder público que deveria garantir a segurança da sua população
Aqui no Rio por exemplo ruas sem saída são fechadas com portões e trabsformadas em condomínios, usam portões eletrônicos, câmeras e cercas, motivação não é de segregação mas sim pelo fato de que reduz assaltos, conheço varias ruas em que isso aconteceu e melhorou muito o número de assalto a pedestres. Como fazer locais abertos sem segurança? Será que tds jornalistas moram em condomínios ou casas sem muros? Aqui minha casa é toda fechada, se tirar telhas do quintal e tornar aberta cracudos pulam e roubam tudo. Oq fazer?
@@zastras2007 geralmente artista e jornalista mora em locais cheio de seguranças em condomínios de alto padrão. Muro só para eles e arquitetura moderna para nós.
Parabéns a Fabíola e o Raul, finalmente numa mídia grande a exposição desse urbanismo desastroso que esvazia as ruas, torna a cidade insegura, difícil de passear, trabalhar, andar. 👏🏻👏🏻👏🏻
Que aula de lucidez!!! Sou de São Paulo e atualmente moro no interior de Goiás, onde esse "subúrbio" é aplaudido de pé, isolando os ricos, ainda que precisem dos pobres para trabalhar para eles, pouco se importando com o praticamente inexistente transporte público que os levem até lá... e adoro falar mal da arquitetura de Brasília nas minhas aulas, e eles têm crise existencial com essas críticas - aliás, também cito o caso do "abaixo metrô" em Higienópolis, polêmica que acompanhei de perto porque estudava na PUC, ali próximo, nessa época...
não vejo problemas... os condominios afastados podem bancar o transporte dos serviçais, não precisam do busão estatal...e ainda sai mais barato do que pagar vale-transporte, já fiz isso com sucesso.
@@orthojacduvido que esses ricos façam algo nesse sentido. Vc parece que não conhece os verdadeiros ricos. Compram um casa/ mansão de milhões mas não acha "justo" pagar 300,00 para um piscineiro limpar uma piscina.
@@patriciamaya2612 nops! na verdade vão se criando novas cidades, menores e melhores...alphaville qdo começou era no meio de nada em barueri...hoje é uma cidade pujante, ainda que pertença a barueri/santana do parnaiba.
Esse cara inverte tudo. Quem nao quer ter paz, viver tranquilo sem tanta algazarra de gente por perto toda hora? Todo mundo quer, seja rico ou pobre. A questão é que quem é rico pode mais.
@@FranciscoPereira-xz3tg mas vc inverte o problema. Pobreza e desigualdade, incluindo a falta de educação e boa convivência social deveriam ser fins, e não algo a ser escondido enquanto uma parte da cidade é sanitizada. Ao mesmo tempo que tem gente com caixa de som e sem coleta suficiente de lixo, tem uma empregada e um jardineiro nesse lugar, dependendo de transporte público para ir na ilha murada.
Parabéns ao UOL pela contratação. O canal do Raul Juste "São Paulo nas alturas" é muito bom. Acompanho seus vídeos, que deveriam ser vistos e aplicados pelos nossos órgãos públicos.
Esse é o principal motivo realmente, e não um suposto nariz empinado da classe média. Todo mundo gosta de conviver com pessoas de boas energias, seja rico ou seja pobre.
Mas,o discurso da esquerda é esse,aqui o vizinho lateral fazendo consertos 23:00,tivemos que falar pois ninguém merece.Pra esse povo de esquerda tudo é preconceito,não é à toa que o país anda como anda.
Adorei as considerações do Raul. Precisamos falar seriamente sobre urbanismo. Moro em Caxias do Sul (RS) e é uma cidade que está entrando em colapso. O trânsito está horrível (pro tamanho da cidade), nenhum prefeito consegue ter força pra implementar um trem /metro / sistema eficiente de ônibus. E condomínios fechados horizontais estão na moda aqui.
QUE BRASILEIRO FANTÁSTICO E IN-CRI-VEL INTELIGENTE. SENDO NATIVO OU NÃO ESTOU ORGULHOSA DE VOCÊ RAUL. HOJE VOCÊ ME FEZ FELIZ PORQUE OUVÍ COISAS BOAS ONDE PESSOAS ELOGIAM PESSOAS " GRIFADAS " E VOCÊ FEZ CRÍTICAS COM EDUCAÇÃO E RESPEITO. ADOREI TE VER . PARABÉNS PARA UM GRANDE HOMEM QUE HONRA SUA PROFISSÃO DE VERDADE. ASSISTI UMA " AULA " DE URBANISMO PERFEITO COM SENSIBILIDADE .
Depois de voltar da Europa, fiquei sem entender pq as cidadss lá era tão legais, o que tinham de diferente? Entendi por causa do canal Not Just Bikes aqui do youtube: as cidades são pensadas para as pessoas, não para os carros. Amo demais minha Brasília, mas a dependência dos carros é realmente terrível.
@@flailuni dá uma olhada no canal do Raul, caso ainda não conheça. São Paulo nas alturas (aliás, mesmk nome do ótimo livro que ele escreveu). A produção é fantástica e os vídeos são extremamente importantes pra quebrar o paradigma urbanístico em que o Brasil está enfiado.
@@LAPC13 Morar em prédio é morrer por dentro, gente empilhada, de modo algum isso é algo razoável, não troco casa com quintal por nada neste mundo. Sem contar a poluição visual, o horizonte de concreto, horrível, nada natural, por mais casas e menos prédios, não podemos normalizar uma idiotice dessas.
Na cidade onde moro ja teve vereador reclamando das bicicletas sendo estacionadas no centro da cidade, ocupando o lugar onde deveriam existir vagas para carros. A cidade esta abarrotada de carros, quase um veiculo por um habitante e meio. Horários de pico e dias de chuva se torna um caos o trânsitos. Isso em uma cidade de 70 mil habitantes.
Não é por isso. É por que as cidades européias são históricas e possuem arquitetura, de preferência a clássica, o que difere dos países recentes, países do novo mundo e que como sociedade nasceram bem depois da Europa. O Brasil, por mais que esteja inserido no contexto do novo mundo, não possui arquitetura na maioria das cidades, pois a maioria das cidades brasileiras não foram planejadas, isso não era tradição dos portugueses, infelizmente, e continua não sendo tradição até hoje por parte de nenhum governo, a nível municipal, estadual e federal e pra completar esse federalismo mal copiado dos EUA a la brasileira que piora ainda mais as coisas como são feitas no Brasil... Não há um Plano Diretor. Se vc for no meu município aqui no Rio de Janeiro e perguntar pro prefeito Waguinho qual é o Plano Diretor do município de Belford Roxo ele vai te perguntar "o que é isso?", pois não sabe nem o que é 😂
A Barra da Tijuca que é um bairro situado no Rio no Rio de Janeiro, foi construído no passado com esse conceito Hoje transformou -se num grande bairro. Eu não vejo problema nenhum O grande problema das grandes cidades na unha opinião, são as favelas que cresceram destruindo nossas matas,sem saneamento básico, e que destroem tudo a volta. Isso sim polui o meio ambiente Melhor o crescimento dos condomínios do que das comunidades Mundo inteiro as classes sociais vivem em bairros diferentes Só aqui existe a defesa das permanências das comunidades .
@@natanalbuquerque1053 o grande argumento do "muito" e "vários", como se todo condomínio tivesse esse problema, para ter um condomínio n pode ter saneamento? Pq o problema é esse, n é o condomínio em si.
A melhor coisa que fiz foi me mudar pra um condomínio fechado. Tenho paz, segurança, muita natureza, árvores, passaros cantando, um lago lindo cheio de vida pra apreciar a tarde enquanto faço minha caminhada, academia, piscinas, grama pra todo lado, mirante. Muito lindo, cheio de gente bonita, educada e. ainda perto de tudo que preciso, do trabalho, cidade. E nenhuma moto com dois caras querendo me assaltar ou gente com o som alto me pertubando. Todo murado , cercado, eletreficado, e cheio de seguranças. É só paz e sossego.
O debate não é sobre você. É sobre o modelo de cidade. Todas essas vantagens apontadas só são possíveis para uma parcela da população, a gigantesca maioria sofre as consequências deste modelo.
Do ponto de vista individual, esse é o correto, vivendo no Brasil. Só que o cara é urbanista. Ele está falando do planejamento urbano como um todo. O ponto central foi dizer que esse modelo não é possível para o Brasil por ser caro demais. Então é uma realidade para 1% da população. O resto do país vive na lama, e pior ainda porque quem pode ajeitar as coisas não tá vendo. Seria muito melhor o modelo de cidade europeia na ideia dele, com alta densidade (prédios) e comércios locais. A própria cidade iria se desenvolver melhor (só que ele também não deu o caminho).
@@LucianoPinheiro78 Se a idéia dele é tão boa assim porque não deu certo até hje. Deve dar certo só na cabeça dele né. Apesar de que eu não to falando da maioria, o que eu disse foi que " A melhor coisa que eu fiz foi me mudar pra um condomínio fechado..." O debate é sobre modelo de cidade , mas eu estou falando de mim mesmo. Até porque as cidades são pros cidadãos de bem. Eu gosto demorar eu condominio fechado com conforto e segurança, quem não gosto compra um apartamento em frente a praia, ou na Avenida ´Paulista. Ai vai de cada um.
Nasci aqui em 1977, nunca vivi isso, aqui só houve desde a minha adolescência divisão entre pobres e os ricos que vivem no lago sul e norte, o resto fica com sobras fora algumas R.As. de luxo que existem aqui. Não consigo esquecer quando os empresários em uma decisão histórica, onde o setor noroeste foi tomado à força dos índios para construir prédios para gente cheia da grana, quando conseguiram tomar esse terreno dos índios, e les bufavam, acho que pensando na grana que ganhariam com o empreendimento.
Eu moro em uma favela aqui em uma capital do nordeste, mas concordo com quem pode se dar ao luxo de ter uma vizinhança nivelada por cima. Sem a menor sombra de dúvida que a pobreza não necessariamente resultará em marginalidade. Contudo, a grande maioria dos marginais são pobres. Com exceção é claro dos funcionários públicos brasileiros que podem de uma canetada só triplicar seus ganhos. Esses roubam a nação na forma da lei. O poder público brasileiro é omisso na segurança pública. É conivente com a criminalidade. E os marginais se aproveitam e se camuflam como pessoas simples para perambular pelos bairros e cometer crimes.
Moro em um bairro mais classe média e próximo dele uma favela, adivinha onde ocorre os assaltos? pois é... aí vem o critico e diz "ain n querem a mistura/burgueses"
Parabéns pela sua coragem em expor o que está na cara de todo brasileiro mortal. Mas convenhamos, todo ladrão que triplica seu ganho na base da canetada mora nesses condomínio de pessoas que querem gente "nivelada por cima". Deveríamos então atacar o aspecto cultural da coisa, atacar a subcultura do favelismo, do banditismo, que glamouriza o "estilo cachorro" ou o "estilo cachorra". É um dever civilizatorio nosso atacar a degeneração humana.
@@fernandoferreira4322mas isso não é mistura de verdade né. Mistura é ter um pobre morando do seu lado, um rico na sua frente. Quantos dos seus vizinhos da favela vc conhece e conversa e quantos da classe média vc conhece? Ainda existe uma segregação, uma divisão. Mistura é todo mundo ter condição de conseguir manter a própria casa, mesmo que pequena. As favelas só existem pq o pobre não tem condição de arcar com o aluguel + despesas básicas e é obrigado a escolher entre morar na favela ou na rua. E é por ter uma condição ruim que alguns escolhem a criminalidade.
Dei uma zoiada nos comentários e concluo que o problema é que as pessoas querem se afastar da má educação, pobreza e violência. E não estão erradas. A solução não é a arquitetura, é a educação e melhor distribuição de renda. Onde existe má educação e pobreza tende a existir também som alto, brigas, berros, bebedeira, insegurança, sujeira nas ruas e maus serviços públicos. Tudo bem que a arquitetura possa ser parte da solução, mas está longe de resolver tudo e sozinha não será capaz de impedir que as pessoas tentem encontrar suas próprias soluções e que se dane a arquitetura. Na escala de valores, segurança e paz estão acima da arquitetura.
Muito interessante o debate. Agradeço por ele e parabenizo os participantes. E essa Sra. Cidral, como é simpática. Acompanho-a desde a Rádio CBN. Saudações de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Luxo é morar no campo, seja em chácaras, sítios ou fazendas. Condomínios, mesmo os de alta renda, são só problemas. Infelizmente comprar terrenos no Brasil é caro.
@@carloseduardorivascastro5120Quem vai querer morar nessas merdas? Eu quero uma casa enorme com terreno pra plantar. Não aguento mais barulho de vizinho.
Brasília deu muito certo, pra quem foi criada. Não podemos esquecer que a cidade dos operários que foram pra lá foi inundada pra fazer o Lago Paranoá. Foi feita pra ricos e pra eles deu certo.
@@fe_lipeocostac e quem planejaria uma cidade para pessoas sem recursos??? isso não existe...não necessariamente para ricos, muitos condominios horizontais tem a classe media como publico alvo.
Se a pessoa não compra uma casa dessa vai comprar um apartamento minusculo. As pessoas compram ese tipo de casa pois a renda do brasileiro é muito baixa. Ser classe media baixa é muito difícil.
Tinha que ser a Uol para fazer uma matéria dessas... Ninguém está tentando esconder as crianças da pobreza, até porque seria impossível, já que o Brasil é um pais pobre e à pobreza nos cerca a todo instante. Quem mora, ou deseja morar nesses condomínios é à classe média que quer se esconder da violência. Rico de verdade mora em mansão na serra ou em outro país. Em relação à Brasília, concordo, foi um erro por se tratar de uma cidade “planejada e inteligente”, mas não faz o menor sentido querer comparar uma cidade (capital do nosso pais) com um condomínio particular. É obvio que o pedreiro que trabalha na obra não tem condição de comprar a maior parte dos apartamentos que ele constrói, da mesma forma que a maioria dos garçons não tem condições de frequentar os restaurantes onde trabalham e vendedoras de lojas não usam as bolsas/sapatos caros que elas vendem, etc... É uma imbecilidade tentar vilanizar à construtora por comprar um terreno distante... ela está fazendo justamente o que era para ser função da prefeitura, urbanizar a cidade e criar moradias. Digo mais, se você parar para perceber, em qualquer cidade as áreas com melhor iluminação, ruas, calçadas, praças, etc... são mantidas por condomínios particulares. Os ricos não querem ter vizinho? Ninguém quer ter vizinho... e nenhum brasileiro quer morar em uma casa “típica americana” na beira da rua e sem muro porque sabe que vai estar exposto ao risco e vai ser roubado infinitamente. Esse papinho furado de “prejudicar o convívio social” é típico de quem não mora em prédio perto de praça ou bar e não sabe o inferno que é para dormir na maioria das noites. Não precisa ser muito inteligente para entender que à qualidade de vida está em uma boa noite de sono, o que significa morar distante de áreas barulhentas com grande fluxo de pessoas (ferroviárias, aeroportos, casas de show, avenidas, etc...). Em resumo, não quer que a cidade se torne murada e verticalizada? Use sua plataforma e influência para cobrar segurança pública do estado em vez de criticar justamente quem oferece uma solução.
Falavam contra a verticalização, agora contra os condôminos, falavam que o pessoal queria se amontoar no Centro, agora tão falando mal de empreendimentos descentralizados. Além disso , querer confraternização inter-coasses sociais....pera lá né. Nem em utopias
Josias é medíocre. Na verdade, ele não é jornalista, tá mais pra fofoqueiro de coluna social. Quando a esquerda acerta ele critica, quando erra ele critica, porém passou os anos Temer caladinho.
Meu que reflexão incrível! Nunca pensei por esse lado. Sou classe baixa e morador da periferia de SP. Trabalho para os bacanas em Pinheiros e moro no Grajau. É uma loucura ir e vir do trabalho. Sempre soube que só querem minha mão de obra, não me querem por perto. Mas não tinha palavras para me expressar e nem conseguir refletir como esse rapaz. Obrigado por essa reflexão.
Excelente exemplo. O exemplo clássico que me vem a cabeça são os condomínios do Novo Leblon, região do pontal e o mais evidente de todos Cidade Jardim.
A arquitetura feia mesmo, cada condomínio feio e cafona, cidades concretadas, ruas sem árvores, só prédios feios. A China tem uma arborização com outro nível de qualidade em relação ao Brasil.
Eu já penso de modo diferente. O rapaz do vídeo não critica o concreto, no vídeo ele faz um ataque aberto ao subúrbio. Prefiro pegar 1hr a mais de trânsito por dia do que viver numa aglomeração de um bairro de alta densidade demográfica. Dois exemplos na minha cidade: 158 R. Roberto Peixoto Niterói, Rio de Janeiro 136 R. Gavião Peixoto Niterói, Rio de Janeiro Coloque os endereços no google maps e me diga, em qual dos dois você prefere morar?
Quando sai do Brasil e vim morar nos EUA eu pensava justamente isso, só vai ter concreto e tal. Mas me surpreendi, aqui tem muito mais verde e árvores nos bairros que no Brasil. O brasileiro sim mete concreto em tudo, não tem árvores perto das residências. Aqui eu flagro diariamente vários animais silvestres andando pelos gramados dos condomínios. (Servos, coelhos, pássaros etc)
@@fluisp Exatamente fala que nós temos a maior floresta do mundo, mas na verdade o brasileiro na sua maioria odeia árvores e plantas, cimenta o quintal inteiro e quando vem a chuva a água não encontra áreas subterrânea para sair da superfície acaba virando uma piscina. Mas os EUA é outro nível no sentido de casas e infraestrutura básica, a China tá em outro nível também deixa as cidades top do sul e sudeste no chinelo.
Motivo: o governo não oferece o minimo de seguranca publica. Brasil tem taxa de assalto/homicidio de barcelona? esse homem ta doido. E sim, eu adoraria que meus filhos não tivessem contato com favela. Até no plano piloto aqui de brasilia ta uma onda de facada horrivel, falam mal mas aposto que eles nao tem contato com a vida real e pobres tb.
Como sempre o conflito das classes sendo estabelecido por esses pseudos jornalistas. Quanta baboseira de gente invejosa!!! Quem trabalha tem o direito de morar onde quiser e puder, e o sossego é um direito.
Eu venho a região de Atlanta a mais de 15 anos ... sempre achei inconcebível esse sistema nas cercanias da cidade, mas eu acredito que isso vai causar tantos problemas, que a população vai acordar, pode demorar mas acontecerá..... com esse debate ficou mais claro 👏👏👏
Sou pobre e moro na periferia, mas entendo completamente quem não quer favelas próximas, pois sei o que é tráfico, tiroteios, som nas alturas não importando a hora do dia, tocando músicas obscenas. Inclusive, fiz um esforço para comprar um apartamento pequeno mas em um bairro melhor, pois minha saúde mental está por um fio por causa desse ambiente insalubre e estressante, toda essa violência, toda essa decadência. Coloquem então favelas ao lado de onde quiserem, desde que a lei seja cumprida, a segurança seja de primeira qualidade, a lei do silêncio seja respeitada, etc.
Mas é lindo o discurso, a prática, NÃO!
O problema não é a pobreza de dinheiro e sim de espírito!
Eu acho que esse moço precisa passar um tempo em algum bairro periférico de Salvador,no final da temporada mudará o conceito,certeza.
@@ClaudiaCruz-gf5oq Exatamente! Sou de Salvador e é exatamente esse inferno na terra que descrevi.
Você resumiu bem: o problema é a pobreza de espírito. Falo com conhecimento de causa: a pobreza de espírito grassa entre ricos. Onde moro, tem traficante, só que branco; tem gente que anda armada, só que branca; tem som alto, só que sertanejo. Você acertou na causa, mas errou na solução.
@@raquelmello3126 perfeita sua fala! É bem isso, mas tem gente que não quer enxergar onde estão as mazelas da sociedade.
@@raquelmello3126 Não falei de cor hora nenhuma. Leia novamente.
Independente de cor, falta de respeito, som alto e criminalidade é a mesma coisa.
Inclusive sou negra e nordestina e logo você vem problematizar questão de cor para cima de mim, minha senhora? 😂
Caro Raul, sou Arquiteto&Urbanista e admiro muito seu trabalho no São Paulo Nas Alturas! Parabéns por seu trabalho ajudando a esclarecer o que é o bom urbanismo!! Parabéns ao UOL por trazer o Raul para falar sobre nossas cidades!!
Muito obrigado!
admiro tbem o trabalho dele, nas alturas, dou arquiteto tbem, mas ele esta fora da realidade, antes de falar de urbanismo, precisa ter em paita educacao, respeito, credibilidade, carater, integridade. no setor publica bada disso existe. maioria dos poticis e corrupto, ladrao. maioria das pessos idem. ate elegeram im ladrao, que tem im stf corrupto, um senado omisso. ta nom que eu vou deixar minha porta aberta. ha e acham que nao posso me defender. e brincadeira. esse oapo e um sonho. precisamos mudar a sociedade, o dua em q a populacao fir como holanda, noruega, finlandia, suecia, suica, me chama. eu tiro minha cerca, e deponho minha seguranca. esse ano em 6 meses msis de 40 mil carros roubados. vc ja foi assaltado? eu ja.
Um cara que defende mais prédios?
@Diego.LOGtd.Cavicchioli. Tbm fiquei, surpresa, com essa visão de; mais predios melhor...
Pra mim, empilhar pessoas, é horrível, sem ver clsses.
O ser humano crescer, sem saber como, o que ele come, usa, etc...são produzidos, nao valoriza o trabalho e fica refém de tudo e de todos...
quando vejo papo de arquitetura no br fico pensando do q adianta falar sobre melhorar isso quando temos tanta fome e salário baixo, n faz sentido
Que prazer ouvir esse jornalista, Raul Juste Lores. Excelente aquisição p a UOL.
Compraram ele? É propriedade da UOL???? Kkkkk
Ele não é jornalista, ele é arquiteto e urbanista. Tem um canal de muito sucesso aqui no RUclips (mais de 100 mil inscritos) chamado "São Paulo nas Alturas".
@@heylelben-sachar3180 Sim, seu trouxa, empresas fazem aquisições quando contratam um profissional, seja aquisição da mão-de-obra, ou do intelecto!
@@goytabr qualquer um é jornalista. Não é profissão regulamentada.
@@heylelben-sachar3180, eu sei, mas eu quis dizer que essa não é a ocupação principal, nem a formação dele. Ele é um arquiteto que TAMBÉM produz conteúdo no RUclips e agora uma coluna no UOL.
Tentei morar num bairro popular, mas não consegui.
Os vizinhos não tinham cuidado com horário de descarte do lixo, levando para frente da casa, logo após a passagem do caminhão de coleta, isso implica em lixo ficar na rua por 48hs, os animais da rua cachorros, gatos e urubus, abrem as sacolas e espalham o lixo por toda a rua. O esgoto das casas não são ligados à rede de esgoto, são simplesmente descartados na sarjeta. As casas são sujas, com quintais sujos, com lixo por toda a parte. Os moradores, ficam sentados na frente das casas em meio ao lixo, conversando, bebendo cerveja, por horas.
Também instalam caixas de sons enormes, nos carros ou nas casas mesmo, tocam música tão alta, que o corpo da gente vibra, as loucas chegam a cair das prateleiras.
Para mim, era uma tortura morar lá.
Percebi, que eu estava errada. Aquele é o ambiente que eles gostam, porém eu não. Gosto de limpeza, organização, silêncio e música clássica.
Eu mesma limpo a minha casa e cuido da área externa da residência.(Na cidade que eu morava antes, eu mesma varria a calçada todos os sábados, junto com a faxina da casa.
Então , ciente de que EU ESTAVA NO LUGAR ERRADO, mudei para um sítio.
E, se hoje, alguma daquelas pessoas quiserem morar aqui perto, eu vou lutar para que isso não aconteça.
Não quero ter que me mudar novamente, porque meus vizinhos, não sabem conviver em sociedade.
Não sabem o valor da limpeza e da higiene. E não sabem respeitar o espaço do próximo.
Estou pagando muito caro, para estar em um lugar mais limpo e organizado. Não é justo que eu tenha que sair e pagar caro novamente.
Se acontecer uma segunda vez, não terei condições.
E aí, faço o quê?
Vivo no meio da sujeira, esgoto e com um som tão alto que não consigo estudar, trabalhar ou mesmo dormir?
Então, se o governo vier fazer um condomínio popular para trazer estas pessoas para perto de onde eu estou morando, eu vou sim, usar de todas as ferramentas ao meu alcance, para impedir.
E não acho que esteja errada.
Entendo perfeitamente o que vc disse.
sofro com isso, eu chamo de abuso o que eles fazem ouvindo música alta em caixa bluetooth e som automotivo até a madrugada, não ligam para o próximo, gente na calçada tomando de conta da vida alheia e muita sujeira, infelizmente não tenho condições de sair desse lugar
@@renrose2386 falta de civilidade é uma coisa horrível, ainda mais em vizinhos
O condomínio Vivendas da Barra é bem tranquilo. Muito silencioso e repleto de vizinhos ilustres.
@@Matematica_Aplicadae deve custar os olhos da cara kkkkkkkkk é o mesmo onde o bolsonaro e uns milicianos tem casa?
Eu moro em Brasília e meu sonho é morar em um condomínio grande e FECHADO! Não consigo nem imaginar a maravilha que seria andar de noite sem medo de ser roubado, longe de locais barulhentos, conversar na praça sem cheiro de drogas e andar tranquilamente com meu celular a qualquer momento e despreocupado.
@@matheussoares1138 concordo com você, moro em Brasília e já morei nos eua. Toda essa conversa contra condomínio e a favor da igualdade e meio ambiente é muito bonito, mas não é real com a violência e os perigos da vida na América Latina
Excelente vídeo. Mas a violência no Brasil tem uma forte parcela de culpa para esse sonho que as classe média e alta têm de morar em condomínios fechados.
Elisium está quase aí galera. Qdo os ricaços dominarem a tecnologia de lançamento, estacionamento orbital e levar material p espaço de forma mais barata então teremos Elisium. A pobretada fica aqui em baixo sem qq planejamento e eles lá em cima no bem bom.
@@tiagomedeirosmendes755 Veio a violencia, apareceram os muros altos. Agora, vem a saidinha e os condominios fechados viram o sonho de consumo.
vá para Europa onde isso existe fácil até em Bangkok mesmo com pobreza existe essa realidade o Brasil quer viver estilo Africa do Sul modelo que não deu certo e foi superado.
Acho curioso é que os tais especialistas e críticos se esquecem que o Brasil é só um dos países mais VIOLENTOS e INSEGUROS do PLANETA. Se hoje existem tantos condomínios murados, agradeça ao caos social que é esse país. "ah mas eles n querem muita gente por perto", obvio, imagina vc trabalhar a semana toda e no final de semana ter que conviver com barulho de bares, pancadão, gritaria e etc. Me diz aí quem é que não gostaria de criar seus filhos em um lugar mais seguro.
Pois é... quem quer morar na favela, que vá... rsrsrs
Spoiler: os países com menos homicídios são os que têm menos diferenças sociais
@@renanrizh7286 Nossa amigo, obrigado por me falar o obvio. Agora me responde o seguinte, considerando as caracteristicas sociais do Brasil, o que vc me sugere?
@@fernandoferreira4322
1) não se espelhar no Brasil e se espelhar na Europa ocidental, Canadá, Austrália ou NZé um bom começo;
2) morar em prédio é mais seguro que condomínio;
3) e se morar em condomínio por favor construa uma casa que não seja um cubo gigante, ou que tenha ruas retas.
@@renanrizh7286 De que adianta morar em prédio se quando vc sair na rua é assaltado, se tu não pode levar seus filhos numa pracinha sem correr riscos. Nos condomínios fechados, pelo menos essa questão é facilmente sanada. "ah mas só botar área de lazer nos prédios" sim, mas aí viraria prisões verticais e no fim das contas n resolve o problema inicial que é a falta de segurança
A Fabíola se divertindo vendo o desconforto do Josias e do Tales kkkk
@@zanattasilvia Dois cafonas antiquados.
Nestas horas que a hipocrisia da esquerda é escancarada!
Só porque em alguns aspectos divergem? Não existe coisa mais saudável e democrática! Diferente da direita que é falsa e repete sempre o mesmo roteiro ensaiado mas na hora que ninguém vê só fazem o que se dizem contra…
@@adamsadrenalina819 Não é hipocrisia, como é absurdo a burrice das pessoas.
Da forma que o @adam fala, parece que foram os jornalistas que planejaram Brasília rsrs.
Minha cidade aqui na Bélgica tem árvores, lojas e gente andando em praticamente todas as ruas.
Os prédios tem sempre ou um consultório médico, ou dentista, ou fisioterapeuta ou loja, ou galeria no seus andares térreos.
Pelas ruas as pessoas estão sempre andando de bicicleta ou passeando com cachorro, ou simplesmente correndo ( fazendo esporte )
É criança, jovem , velho, branco, preto, amarelo, vermelho, azul verde, árabe , gay, religiosos
Todo mundo divide o mesmo espaço, em harmonia
Não quero morar na Bélgica
@@tanialuziatoneli8820motivo: o caso de 100 anos do Congo Belga
@@carlosferreira6420 eles têm bastante vergonha disso.
É o equivalente à vergonha que nós brasileiros temos da escravidão.
Hoje no entanto
Muitos congolêses moram aqui e têm excelentes oportunidades, inclusive de estudos e de crescimento econômico
@@tanialuziatoneli8820 não precisa
É só melhorar as coisas no Brasil
Mencionei a Bélgica para mostrar que existem alternativas , dá para fazer diferente
@@alvaromaiavalle verdade...
Só existe condomínios por causa da insegurança terrível que existe no Brasil.
e isso ele não fala , condominios são governados pela iniciativa privada , por isso é muito melhor
pois é
Pode não ser o melhor urbanísticamente falando, mais é tão legal eu queria morar um condomínio, sem parede com parede, calçada decente é isso que as pessoas querem
Fiquei curioso pra saber onde esse Raul mora.. será que é em um apartamento popular?😅
concordo, odeio casas parede com parede, feio e desconfortável
Entendo o cara, mas não concordo!
Infelizmente aqui em São Paulo a segurança pública é ineficiente. O Policial prende e a Justiça solta, as cracolândias crescem e se proliferam. Por essa razão os condomínios fechados fazem sentido para quem tem condição. Eu moro na Zona Leste, periferia, estamos a mercê da sorte. Se eu tivesse dinheiro sim moraria em condomínio fechado.
Quando alguém fala a verdade sem politizar, sem agredir e de forma didática não importa o tamanho do vídeo ele não fica cansativo, parabéns ao rapaz, muito inteligente!
o que eles fizeram foi extremamente político. Política não é só sobre homens de gravata numa repartição pública
@@victordalla Ainda bem que você me explico, agora ficou bem claro super gênio
Tudo é política, meu caro! Não tem como se falar em definição de espaços públicos, sem politizar, já que o assunto envolve política. Há a Política, o partidarismo e a politicagem. Talvez sua ideia seja dizer que ele não fez uso da politicagem ou da política partidária.
Ele foi fino e assertivo, mas o que ele falou tem justamente o objetivo de politizar. A despolitização é o que gera esses problemas urbanisticos que temos mundo afora.
Foi político, mas ele não ficou se desdobrando para defender seu lado. Criticou a direita por ter essas ideias, e criticou a esquerda pela hipocrisia de seguir essas ideias, só pelo dinheiro fácil.
Já estive em Dubai algumas vezes, a cidade é muito “fácil” para o turista. Mas a cidade nem é tão grande e conversando com quem mora lá é um terror urbanístico. No final é uma gigantesca maquete para impressionar.
Tá na moda aqui no interior de MG, principalmente com a classe pobre gourmet..
Quando falei que não tinha vontade por causa do trabalho escravo e tal (contei ate do coco carregado a noite kkk), e sugeri o Marrocos (que já visitei) a um preço melhor, fui *excluída* da conversa 😅
Não é preciso ir a Dubai para se saber o que é bom ou ruim.
@@LucasdeSouzaOliveira-ts1ut e dai?
@@IsabellaCoelho Mas ao mesmo tempo virou modinha falar mal de Dubai. Cheguei na cidade com um certo preconceito mas a cidade vale a pena a visita, não é só ostentação como muita gente pensa e é bem menos caro do que outras cidades da região. Só não é uma cidade para se espelhar e tomar como ideal.
@@ivessandiego1545 para o turista que vai gastar tudo é maravilhoso. Viver lá é muito diferente.
Uau, como arquiteto e urbanista que sempre acompanhei esse debate, eu acho muito bom a forma como o Raul consegue furar nossa bolha pra desconstruir mitos e tabus para ampliar o debate... Não poupou nem Lúcio Costa.. hahahaha.
Nao entendeu lucio costa.
@@patriciamaya2612entendeu e não concorda, como um bom urbanista ligado ao seu tempo.
Não existe isso de "não entendeu". Brasília logo mais completará 100 anos, os problemas já são muito bem conhecidos, independentemente da visão idealizada pelo urbanista.
A visão de Lucio Costa foi limitada. @@patriciamaya2612
Deixar eu ver se eu entendi, morar em um local organizado, limpo, seguro e tranquilo e errado. O correto é morar em um casa meia boca de rua onde fica exposto a assalto arrombamentos sujeira e usuários de drogas?
Não entendeu.
Todo o video é sovre como o local organizado deveria ser a rua, e não um condomínio fechado com 40 mansões e favela em volta
@@lazlo107 mas pessoas procuram segurança, coisa que a cd dia perdemos mais e pagamos mais em impostos e não temos devolutiva. Tudo erradíssimo
Nada a ver colocar Carla Zambelli no seu comentário! Conte c meu deslike!
Pergunta onde esse arquiteto mora ..
Moro em Barcelona. E é incrível como se criam estereótipos sem saber que a ocupação de uma cidade acompanha as mudanças sociais de um país. As pessoas que moram em condômino fechado no Brasil, em sua maioria buscam segurança. Em Barcelona, engana-se quem pensa que rico anda de trem.... Engana-se quem pensa que rico mora perto do pobre. Rico mora no Sarria, ou em urbanizações ao longo da costa do mediterrâneo, com terrenos muuuito maiores do que os citados pelo comentarista deste vídeo. Outra coisa, a classe média em Barcelona, assim que tem filhos, para comprar uma habitação vai morar em pueblos, onde se pode comprar apartamentos ou casas maiores, e todos tem carro para se deslocar na regiao metropolitana. Quem mora em Barcelona são jovens que dividem apartamentos ou pessoas com altos salários. A família classe média com filhos também procura espaço. A diferença aqui é que nas cidades pequenas a estrutura é muito melhor do que no Brasil. Médicos, escolas e comercio, ruas e avenidas. Mando está mensagem de um congestionamento voltando de Barcelona para o pueblo onde moro ( 30 km) de Barcelona.
Rico de NY nunca anda de metrô.
Dubai é o exemplo típico de tudo que não deveria ser replicado na arquitetura !
É legal, exótico e atraente para turistas, mas talvez seja assim por existir somente ela.
Lugar construído com mão de obra escrava, que passa a viver na periferia em condições sub humanas. Falo de Dubai... Afff
Muitos prédios em dubai não são conectados ao sistema de esgoto, aí eles precisam ficar levando caminhões de cocô pra fora da cidade kkkkkk
Estive lá e ouvi dos próprios arquitetos que lá moram e trabalham que o modelo de Dubai é completamente insustentável e está na contra mão da tendência mundial sobre preservação e convivência sustentável com a natureza.
Aqueles novos ricos / classe média alta que acham que são ricos de Balneário Camboriú devem achar que Dubai é a melhor coisa do mundo.
Esse cara merece todo respeito. Falou a verdade nua e crua.
Ele tem um canal, já assisti vários videos dele, achei muito bons.
Concordo plenamente !
Ele é muito bom, e já trabalha com videos há tempos
Jane Jacobs já previa tudo isso
Esse cara é bom mesmo.
Antes de começar essa conversa seria interessante q todos contassem onde moram...
Eles devem morar em condomínios verticais no centro da cidade.
Perfeita colocação lembra a aquela frase, FAÇA O QUE MANDO, MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO!.
@@annescsCom certeza,
@@jrbr9544 kkkkkkkk
O Raul deve morar em um imóvel bem pouco acessível para os 'pobres'.
Se tivéssemos um Raul na política estávamos bem. Adoro Raul, sigo ele no Canal, por favor não deixe o canal.
Eu moro num prédio onde a vista que tenho são das salas dos aptos vizinhos. Muito denso, muito concreto, muito transito, pouca paz. Quero morar num condomínio alabama desses com um quintal, segurança e silêncio.
São perfeitamente possíveis se feitos nos arredores das cidades e com planejamento pra o trânsito. Mas em São Paulo, esquece.
Que discurso perfeito. Ai vem a jornalista MARAVILHOSA e desmascara a hipocrisia: “você mora aí em Brasília em um condomínio né?”. O cara nem respondeu…
Esses militudos viu
Divide e vencerás é o lema, amigo. Tem gente que ainda não entende o modus operandi dessa panela. Eles podem ser ricos recebendo dinheiro público que todos pagamos de impostos, mas para terem esses privilégios precisam criar militontos pobres.
@@getthekool1758 para de falar mer**. todo bolsonarista é assim? coitados.
Vc mora aonde ô critico da razao? ô Imanuel Kant da casa que caiu? o texto é um debate filosofico e politico, nao um guia de vida.
Perfeita a crítica, ficar importando os piores projetos urbanos é ridículo
Verdade !
O problema é que o Brasil importa aquilo que há de pior em matéria de urbanismo.
sim! os mais excludentes !
Se essa fosse a única coisa ruim importada de fora seria ótimo, mas tem muitos hábitos ruins que o povo trás pro Brasil @@wagnersilva7918
É o viralatismo. 😂😂😂😂 A vontade da grande maioria dos brasileiros de ser americano é gigante.
Os caras criticam os condomínios mas moram neles, vai entender.
Hipocrisia!
O cara deve tá ganhando uma grana pra promover prédios, eu odeio prédio, NUNCA moraria em um, gente empilhada, conflitos, não tem privacidade nem quintal próprio, nem que me paguem, prédio é uma anomalia moderna, poluição visual e social...
@@prsgrind8794 se a casa que você se refere é isolada o suficiente pra também não ter conflito e falta de privacidade, essa que é a grande anomalia.
Simples: "La gauche caviar"
Acho que não entenderam a critica, ele se refere aos condomínios horizontais, que estão sendo construídos no interior. Isso já destruiu atividades rurais.
Já morei em apartamento duramte 17 anos, e me mudei várias vezes. O único apartanento decente era um que fica num prédio cujo construtor era o dono, hoje falecido. Ele também morava ali, na época. Imagine que ali a coisa era diferente. Se alguém ligasse uma furadeira lá pelas 21:00, em segundos ele estaria à porta, para reclamar do barulho. Pra quem gosta de silêncio, era o paraíso. No geral, apartamento é o tipo de habitação que é melhor para quem é surdo e não tenha filhos. Isso que eu sempre morei em cidade pequena!
Hoje moro em casa espaçosa, mas já preciso me adaptar a um pequeno prédio de 16 apartamentos colado à minha casa. O quarto da frente da casa já não tem sossego, pelo barulho estridente do portão de entrada dos vizinhos. O motor desse portão fica a três metros da cabeça de quem deita ali, no caso, eu! Kkkkkk...
Ah, e a minha grama da calçada é banheiro de cães da vizinhança, principalmente os do prédio ao lado. Pelo menos os próprios vizinhos são boa gente.
Qual cidade e bairro?
@VNeto94 Venâncio Aires, interior do RS, cidade pequena, com 80.000 hab. Minha irmã curte um bom sossego em Santa Maria, centro do RS, esta já com mais de 300.000. A diferença é que alí a rua é fechada ao fundo, com trânsito mínimo, só de moradores!
@raulfernandodresch3 que azar!
@@VNeto94 Mas essas coisas não devem se comparar a morar junto de marginais. Esse azar eu não tenho, o que já é muito bom. Ah, e não se ouve muita música alta, com exceção de algum carro que passe na rua. A gente se queixa, mas não costuma valorizar o positivo, na verdade!
Muito bom, obrigado, Raul, por tuas lucidez e conhecimento e generosidade!
Valeu Fabíola, e UOL!
Abraços!
Josias bebeu ou fumou algo MUITO FORTE para defender Lúcio Costa em Brasília. A CIDADE FOI FEITA PARA EXCLUIR POBRES. Não há como defender nada nesse lugar!
Sou de Brasília e nunca fui tão feliz depois que me mudei desse limbo e passei a viver em uma cidade, que apesar de todos seus problemas, tem pessoa normais andando na rua, pegando metrô e indo a padaria a pé.
Bebeu ou fumou, não sei. As vezes é só ele sendo ele mesmo…
Bom, pelo menos ele foi dormir com uma aula/lapada do Raul.
Ele degende porque é boa pra ele.
já ouvi falar que essa cidade é muito esquisita meio pesada o clima, também foi criada em cima muita mão de obra praticamente escrava.
@@Eron-araujo. Eu moro em Brasilia e adoro a seguranca (aqui eh uma bolha), mas a unica razao que eu consigo morear aqui eh pq eu moro na Vila Planalto que eh tranquila, economicamente diversa, muito segura, e da pra fazer tudo a pe. Se tivesse q morar em outro lugar, eu nao conseguia.
As pessosas procuram condomínios fechados por motivos de segurança, as cidades do Bostil viraram cracolândias a céu aberto e o governo não faz porr@ nenhuma. Criticar é fácil cadê as soluções?
As soluções são taxadas de "comunismo" e ignoradas
nops! foi o custo do m2 no centro que criou o condominio horizontal no suburbio. A segurança é só mais um atrativo.
@@CloudyTempo1 Não é Lógico Criticar a Obra que ajudamos á Construir !
@@orthojac o q vc diz n faz o menor sentido, quando aumenta o m² as construções ficam mais verticais para aproveitar o terreno
@@gabrielbezerra477 sim, nos bairros centrais...me refiro ao suburbio, que só existe devido a esta verticalização que o sr citou...fica inviavel vc ter uma casa de 400m2 num terreno de 1000m2 no meio da cidade ...entendeu?
Grande Raul, sou fã de São Paulo nas Alturas. E que lapada no Josias, que esperava a defesa de praxe do projeto urbanisticamente desastroso de Brasília. Ficou sem chão!
Uma tragédia é morar me apartamentos de 20 andares, não troco casa com quintal POR NADA, quando vejo um prédio novo sendo construído bate um aperto no coração, gente morando empilhada, confinada, sai fora...
@@prsgrind8794 eu te entendo, também acho horrível. Na minha concepção do mundo cada família deveria ter uma casa com quintal, ao invés de morarem em arranha-céus cheios de gente. Ou talvez a solução fosse como na Alemanha, onde eu moro, na maioria das cidades só se pode construir prédios de no máximo quatro andares. Só alguns centros urbanos como Frankfurt e Berlim que têm arranha-céus. É um meio-termo. Até porque esses prédios baixos sempre têm um quintal, um pátio interno.
@@prsgrind8794 e quem está defentendo prédio de 20 andares?
❤❤maravilhosa essa entrevista!...obrigada!!...q bommmm um pensamento como esse do raul!!...agradeço, como cidadã!!
Q maravilha esse comentarista, Raul Juste! Uma aula, q lucidez! 🎉
Brasil nem esgoto e agua tratada tem para metade da população. Vergonha, vergonha e mais vergonha.
O Brasil surgiu pra isso mesmo para exploração infelizmente.
A merda desse urbanismo espraiado estimulou esse tipo de problema!
pois é, mas a preocupação da esquerda é com condominios-exemplo.
E quem não tem esgoto e agua tratada está mais preocupado com o churrasco de fim de semana do que exigir isso do governo.
@@cristianoborgesdeaguiar5367 Brasil é complicado porque é um país pobre mas ao mesmo tempo com problemas de rico...
Raul é genial! Deveria ser ouvido por todos os Prefeitos desse país.
Prefeitos direitistas e elitistas né pq o cara apesar do discurso moderninho é um típico upper midle class paulistano
Em condomínios você se esconde do restante da cidade, mas na cidade você se esconde dos vizinhos por meio de muros, portões, grades, cercas elétricas, e cão bravo.
As pessoas tendem a preferir um lugar em que os muros estejam ao redor do bairro ao invés de encaixotando a própria casa.
Sensato! Há um culto a pobreza que só se explica por uma idiotização planejada.
Que observação lúcida! Pura verdade, Dalson!
a humanidade sabe disso ha 5500 anos... os reinos da antiguidade com suas muralhas eram menores que Alphaville
Isto é real em todo o Brasil, pessoas isoladas e com efeitos de remédios e boa parte em processo de depressão e ainda tem o pior não conseguem dá um simples bom dia.
Pessoas em lugares inseguros...no restante do mundo nao
O caba é bao e desenrolado. Domina o assunto e se comunica com muita facilidade. Excelente entrevista.
Como é bom ouvir o Raul. Não baixa cabeça e cutuca pontos sensíveis! Muito bom!!!
Grande contratação do UOL. Raul Juste Lores decifra nossas cidades melhor do que nós mesmos. Discussão de alto nível. Parabéns 😊
Cara, eu prefiro morar em um "subúrbio Alabama" do que em um apartamento de 40m2 com 2 mil vizinhos.
Na moral, a verticalização da cidade pode ser mais eficiente do ponto de vista de infraestrutura, mas morar em um lugar super-habitado é um cocô.
Os caras criticando condomínios verticais, mas eles moram e adoram. Na moral , o pobre pode viver em encaixotado em prédios com 500 famílias , mas eles merecem morar em casas de condomínios confortáveis.
Eu quero é morar no meu condomínio horizontal e fim de papo.
não importa o que você prefere, o funcionamento da cidade deveria vir antes de vaidades e desejos individuais
@@Caligo92 , importa sim, pois é com meu dinheiro que vou comprar. Se você pensa primeiro na cidade , e depois na tua família, então tenho dó da tua família. Abraço e boa sorte!
pois é não entendi o porque ele esta verto no pensamento dele, eu não moro em condominio e meu sonho era morar em um condominio , não sei da onde que ele tirou que morar todo mundo misturado é bom, certamente que ele não mora numa comunidade para ver o quão ruim é morar com um monte de pessoas que vc não gosta
@@Caligo92que papo furado.
Há milhares de opções entre estas duas citadas. Mas do ponto de vista da sustentabilidade, condominios suburbanos horizontais são uma grande ameaça ao futuro, pois destroem territorios naturais.
Discurso bonito: check.
Onde todos moram: em condomínios.
Acho que tá claro como o problema no Brasil sempre termina na hipocrisia né?
E eles tem alternativa se é só assim que erroneamente construtoras e governos permitem que alguém more bem e com segurança? Você pode morar num condomínio e ter a consciência de que aquele modelo não é o ideal, não tem problema nisso, não há hipocrisia
@@LucasSilva-sq6fx Ah não mesmo, desde que vc não tenha que por em prática o que prega para os outros, vc não sabe nem o que é hipocrisia!
Enquanto isso, quase a metade da população sobrevive SEM SANEAMENTO BÁSICO e pagando impostos altíssimos SEM TER RETORNO. Tudo manobra para desviar a atenção dos assuntos que realmente importam para a sociedade. 😑
@@albanofidalgo eu não moro em condomínio. Até em São Paulo , se você pegar o banco de dados do IPTU , verá que há muita gente residindo em casas.
Meu deus, interpreta direito
Excelente as observações do Raul. Obrigado!
Gosto muito dos comentários do Raul.
Corajosas e qualificadas as críticas.
A melhor coluna do UOL. Esse rapaz é um espetáculo
Os dois jornalistas classe alta do UOl sentiram muito
O Josias quer parecer dominar o assunto tanto quanto o convidado ...Passou vergonha .... Na verdade, os três passaram vergonha ...
Devem morar lá 😅
São uns velhos retrogados
antes de criticar a popularidade dos condomínios fechados, acho que vale a pena fazer uma reflexao sobre os motivos da alta demanda para morar em um condomínio fechado. a criminalidade e a impunidade estao ai e só não percebe quem quer
nem tente argumentar com essa galera! rsrsrs
É exatamente isso.
Nada a ver
Pois é. Ele só fez reclamar do problema (elite se mudando pra periferia rica), mas a solução não é viável porque não dá um caminho, apenas um fim, que é todo mundo num apartamento andando sem violência pelo seu bairro florido.
Como eu vou transformar uma favela violenta num lindo prédio?
na verdade o condominio horizontal foi a solução para o preço do m2 no centro... quem deseja viver em casas e lotes espaçosos precisa ir para o suburbio. A muralha só é necessaria pq desconhecidos gostam de andar perto das casas dos outros onde nada teriam pra fazer.
esse cara vive no mundo da lua, na cabeça dele não existe assalto, tráfico, barulho, vizinho de baixo fumante, barulho de transito constante, burocracia pra instalar um ar condicionado ou furar uma parede... O sonho de todo brasileiro pobre é sim morar num lugar calmo e onde não tem assalto, eu moro em prédio perto do centro da minha cidade e pago uber pra diarista numa boa, já andei muito tempo de transporte público e sei como é horrível. Certos são os americanos andando de carro em rodovias largas com 7 faixas sem depender de ninguem ficando em fila, sentado em ponto de onibus no meio de sol chuva e frio e se apertando no meio de desconhecidos.
Excelente a participação de Raul Juste Lores
Sou Geógrafo, estudo sobre planejamento urbano. O que corrobora para a situação de cidade bom para alguns e ruim para muitos é a falta e também o impedimento de instâncias de participação popular no planejamento e gestão urbana. Sendo que a participação é algo estabelecido pelo Estatuto da Cidade. Na prática, quando as gestões municipais fazem o planejamento urbano, elas não facilitam a participação do povo, sobretudo os mais pobres. Assim o planejamento é tecnocrático e que atende apenas aos interesses de grupos imobiliários e da construção civil.
pergunta séria, de que adianta participação popular, se a maioria é semi analfabeto e não vai entender nada do que é debatido e proposto nessas reuniões? o bostileiro médio não consegue formular uma redação de 10 linhas, o que falta são politicos que se importem efetivamente em resolver problemas reais das cidades, eles existem para representar o povo, se precisar fazer reunião popular com moradores cada vez que tiver que tomar uma decisão, então que se elimine os políticos, pq ai eles perdem a razão de existir (não que eu ache isso uma má idéia)
@@herrboeing Há uma ignorância de todas as classes sobre urbanismo, nem rico e nem pobre tem um modelo sobre como deveria ser nossa urbanização, isso nem passa na cabeça da maioria, é assunto pouquíssimo discutido e aí ninguém fala e luta por nada.
Aí é um problema. Participação popular é outra coisa que é boa na teoria.
Lembro que muitos anos atrás a prefeitura de Belém/PA fez o Orçamento Participativo.
Eu nunca gostei de política, mas eu tava trabalhando na época para um cliente que estava numa convenção dessas. Precisei mostrar algo pra ele nesse dia e fui em uma reunião.
Parecia uma convenção partidária. Só bandeira, botton do partido e música.
@@cromo7743 por isso mesmo acho bobagem a "participação popular"
É a mesma coisa que a NASA me consultar sobre um projeto de um novo foguete
claro! brilhante ideia! colocar o poder de decisão nas mãos de miseraveis analfabetos! o sr. realmente acredita nisso ou é só canhotismo?
A pergunta que não quer calar é: Onde gostariam de morar? Nesses suburbios ou na favelona? So de não ter visinho do lado de minha parede já seria muito satisfatório.
Tem outras opções que não são esses 2.
Morar num sítio é mais ideal pra vc, morar em condomínio fechado americano é um porre cheio de lei burra. Não posso ter arma la mesmo sendo praticante de tiro esportivo
existem só essas duas opções? pelo amor de deus... cognição mínima
Casa conjugada é uma meeeeer@@ né? Já vivi em quintal compartilhado e cara, a galera na casa que nem era colada na minha, eu ouvia tudo. Desde a tv até os momentos íntimos, sorte q a casa tinha algum tamanho e pra eu parar de passar vergonha alheia ia pro extremo oposto.
Mas numa casa conjugada ou apto só resta suportar.
@@Caligo92 Eu dei duas opções, não disse que só aviam duas. Mas me dê uma opção urbana melhor? Sem ter 1 milhão.
Você não vê os exemplos dele? Ele fala de Europa, centro de cidades com tudo perto a pé.
Sou morador de um condo alabama. O que era suposto que eu fizesse em Campinas-SP? O Poder público por aqui é inexistente. Não se pode andar na rua aqui.
Mas que fica em qual região de Campinas? No Centro?
Essa galera(principalmente jornalista politicamente correto) chama tudo de cultura, inclusive baixaria, musica obcena.
Essa galera romantiza o "ser pobre", romantiza viver em lugar insalubre para a saúde mental.
Lugar feio, com vizinho mal educado, com "música" obcena, com "música" alta à qualquer hora, faz mal, e deve ser falado.
E não há problema em querer distância de gente barulhenta, distância de gente mal educada. Seja gente rica ou pobre, de gente assim temos que manter distância.
Quem gosta que fique perto.
A gente já paga tanto imposto e não devemos nos colocar dentro de condomínio pra se sentir seguro. Nosso poder público que deveria garantir a segurança da sua população
Esse cara é bom! Observações muito pertinentes!
muito bom para palestrar para acéfalos.
Excelente argumentação de Raul juste lores. Uol sempre acrescentando
Aqui no Rio por exemplo ruas sem saída são fechadas com portões e trabsformadas em condomínios, usam portões eletrônicos, câmeras e cercas, motivação não é de segregação mas sim pelo fato de que reduz assaltos, conheço varias ruas em que isso aconteceu e melhorou muito o número de assalto a pedestres. Como fazer locais abertos sem segurança?
Será que tds jornalistas moram em condomínios ou casas sem muros?
Aqui minha casa é toda fechada, se tirar telhas do quintal e tornar aberta cracudos pulam e roubam tudo. Oq fazer?
Esses jornalistas querem o quê, afinal? Tira o muro da casa dessa jornalista então 😅
@@zastras2007 geralmente artista e jornalista mora em locais cheio de seguranças em condomínios de alto padrão.
Muro só para eles e arquitetura moderna para nós.
Parabéns a Fabíola e o Raul, finalmente numa mídia grande a exposição desse urbanismo desastroso que esvazia as ruas, torna a cidade insegura, difícil de passear, trabalhar, andar. 👏🏻👏🏻👏🏻
Finalmente alguém interessante. Lores, é inteligente e culto. Se não entrar na celeuma da política, vai ser ótimo assistir os seus comentários.
As cidades antigas eram todas cercadas. Porquê? Segurança. Hoje não é diferente.
Cite uma cidade antiga cercada no Brasil.
@@Istoeumapembaele está falando das antigas cidades europeias lmbecil. Nisso ele está certíssimo.
Que aula de lucidez!!! Sou de São Paulo e atualmente moro no interior de Goiás, onde esse "subúrbio" é aplaudido de pé, isolando os ricos, ainda que precisem dos pobres para trabalhar para eles, pouco se importando com o praticamente inexistente transporte público que os levem até lá... e adoro falar mal da arquitetura de Brasília nas minhas aulas, e eles têm crise existencial com essas críticas - aliás, também cito o caso do "abaixo metrô" em Higienópolis, polêmica que acompanhei de perto porque estudava na PUC, ali próximo, nessa época...
Obrigado, Renato!
@@SaoPauloNasAlturas
Eu que quero morar longe mas é o pedreiro quem se lasca, kkk.
O jeito é todo mundo ficar rico.
não vejo problemas... os condominios afastados podem bancar o transporte dos serviçais, não precisam do busão estatal...e ainda sai mais barato do que pagar vale-transporte, já fiz isso com sucesso.
Brasília imita e adapta a antiga arquitetura soviética , se vc não tem dinheiro e carro pra se locomover vc passa apertado lá
@@orthojacduvido que esses ricos façam algo nesse sentido. Vc parece que não conhece os verdadeiros ricos. Compram um casa/ mansão de milhões mas não acha "justo" pagar 300,00 para um piscineiro limpar uma piscina.
Moro em Ribeirão Preto e condomínios "alabamas" são febre no mercado imobiliário por aqui.
Melhor que favelas não é ?
@@lazarofelipeborboremarosa8156 Comparação ridícula, me desculpe.
pois é... o livre mercado no final das contas diz o que é bom ou é ruim, e não os pensadores progressistas coletivistas.
Horror. Vai deixando de ser cidade.
@@patriciamaya2612 nops! na verdade vão se criando novas cidades, menores e melhores...alphaville qdo começou era no meio de nada em barueri...hoje é uma cidade pujante, ainda que pertença a barueri/santana do parnaiba.
Esse cara inverte tudo. Quem nao quer ter paz, viver tranquilo sem tanta algazarra de gente por perto toda hora? Todo mundo quer, seja rico ou pobre. A questão é que quem é rico pode mais.
@@FranciscoPereira-xz3tg mas vc inverte o problema. Pobreza e desigualdade, incluindo a falta de educação e boa convivência social deveriam ser fins, e não algo a ser escondido enquanto uma parte da cidade é sanitizada.
Ao mesmo tempo que tem gente com caixa de som e sem coleta suficiente de lixo, tem uma empregada e um jardineiro nesse lugar, dependendo de transporte público para ir na ilha murada.
Parabéns ao UOL pela contratação. O canal do Raul Juste "São Paulo nas alturas" é muito bom. Acompanho seus vídeos, que deveriam ser vistos e aplicados pelos nossos órgãos públicos.
Não é separação de elites, mas de violência.
Esse é o principal motivo realmente, e não um suposto nariz empinado da classe média. Todo mundo gosta de conviver com pessoas de boas energias, seja rico ou seja pobre.
Mas,o discurso da esquerda é esse,aqui o vizinho lateral fazendo consertos 23:00,tivemos que falar pois ninguém merece.Pra esse povo de esquerda tudo é preconceito,não é à toa que o país anda como anda.
@@cromo7743Energia? Que argumento é esse? Quero viver longe da violencia.
esse tipo de planejamento urbano é gerador de mais violências, e não o contrário.
Violência é fruto da pobreza, daí, fica claro que há uma segregação social.
Adorei as considerações do Raul. Precisamos falar seriamente sobre urbanismo. Moro em Caxias do Sul (RS) e é uma cidade que está entrando em colapso. O trânsito está horrível (pro tamanho da cidade), nenhum prefeito consegue ter força pra implementar um trem /metro / sistema eficiente de ônibus. E condomínios fechados horizontais estão na moda aqui.
Os bairros em Caxias já são isolados pela geografia da cidade, difícil até pensar em uma solução parar cidade
Esse cara é muito bom e traz um assunto super relevante. Finalmente o UOL acertou uma!
As pessoas querem segurança, esse é o motivo de querer morar em condomínio fechado. Em países de primeiro mundo não tem nem muro e portão nas casas.
QUE BRASILEIRO FANTÁSTICO E
IN-CRI-VEL INTELIGENTE.
SENDO NATIVO OU NÃO ESTOU ORGULHOSA DE VOCÊ RAUL.
HOJE VOCÊ ME FEZ FELIZ PORQUE OUVÍ COISAS BOAS ONDE PESSOAS ELOGIAM PESSOAS " GRIFADAS " E VOCÊ FEZ CRÍTICAS COM EDUCAÇÃO E RESPEITO.
ADOREI TE VER .
PARABÉNS PARA UM GRANDE HOMEM QUE HONRA SUA PROFISSÃO DE VERDADE.
ASSISTI UMA " AULA " DE URBANISMO PERFEITO COM SENSIBILIDADE .
Depois de voltar da Europa, fiquei sem entender pq as cidadss lá era tão legais, o que tinham de diferente? Entendi por causa do canal Not Just Bikes aqui do youtube: as cidades são pensadas para as pessoas, não para os carros.
Amo demais minha Brasília, mas a dependência dos carros é realmente terrível.
@@flailuni dá uma olhada no canal do Raul, caso ainda não conheça. São Paulo nas alturas (aliás, mesmk nome do ótimo livro que ele escreveu). A produção é fantástica e os vídeos são extremamente importantes pra quebrar o paradigma urbanístico em que o Brasil está enfiado.
@@LAPC13 Morar em prédio é morrer por dentro, gente empilhada, de modo algum isso é algo razoável, não troco casa com quintal por nada neste mundo. Sem contar a poluição visual, o horizonte de concreto, horrível, nada natural, por mais casas e menos prédios, não podemos normalizar uma idiotice dessas.
Na cidade onde moro ja teve vereador reclamando das bicicletas sendo estacionadas no centro da cidade, ocupando o lugar onde deveriam existir vagas para carros. A cidade esta abarrotada de carros, quase um veiculo por um habitante e meio. Horários de pico e dias de chuva se torna um caos o trânsitos. Isso em uma cidade de 70 mil habitantes.
Não é por isso. É por que as cidades européias são históricas e possuem arquitetura, de preferência a clássica, o que difere dos países recentes, países do novo mundo e que como sociedade nasceram bem depois da Europa. O Brasil, por mais que esteja inserido no contexto do novo mundo, não possui arquitetura na maioria das cidades, pois a maioria das cidades brasileiras não foram planejadas, isso não era tradição dos portugueses, infelizmente, e continua não sendo tradição até hoje por parte de nenhum governo, a nível municipal, estadual e federal e pra completar esse federalismo mal copiado dos EUA a la brasileira que piora ainda mais as coisas como são feitas no Brasil... Não há um Plano Diretor. Se vc for no meu município aqui no Rio de Janeiro e perguntar pro prefeito Waguinho qual é o Plano Diretor do município de Belford Roxo ele vai te perguntar "o que é isso?", pois não sabe nem o que é 😂
A Barra da Tijuca que é um bairro situado no Rio no Rio de Janeiro, foi construído no passado com esse conceito
Hoje transformou -se num grande bairro.
Eu não vejo problema nenhum
O grande problema das grandes cidades na unha opinião, são as favelas que cresceram destruindo nossas matas,sem saneamento básico, e que destroem tudo a volta.
Isso sim polui o meio ambiente
Melhor o crescimento dos condomínios do que das comunidades
Mundo inteiro as classes sociais vivem em bairros diferentes
Só aqui existe a defesa das permanências das comunidades .
Vc sabe o que é saneamento básico? Muito condomínios fechados jogam esgoto direto nos rios.
O melhor para as cidades é que não haja crescimento nem de favela e nem de condominio.
@@natanalbuquerque1053 pelo menos é bem menos gente cagando do que qqer favela.
@@natanalbuquerque1053 o grande argumento do "muito" e "vários", como se todo condomínio tivesse esse problema, para ter um condomínio n pode ter saneamento? Pq o problema é esse, n é o condomínio em si.
@@natanalbuquerque1053tinham que jogar na sua casa invejoso
A melhor coisa que fiz foi me mudar pra um condomínio fechado. Tenho paz, segurança, muita natureza, árvores, passaros cantando, um lago lindo cheio de vida pra apreciar a tarde enquanto faço minha caminhada, academia, piscinas, grama pra todo lado, mirante. Muito lindo, cheio de gente bonita, educada e. ainda perto de tudo que preciso, do trabalho, cidade. E nenhuma moto com dois caras querendo me assaltar ou gente com o som alto me pertubando. Todo murado , cercado, eletreficado, e cheio de seguranças. É só paz e sossego.
O debate não é sobre você. É sobre o modelo de cidade. Todas essas vantagens apontadas só são possíveis para uma parcela da população, a gigantesca maioria sofre as consequências deste modelo.
@@barbozamt4678 -Pois é, é um debate não um discurso ditatorial, Todo mundo pode dar sua opnião rapaizinho da mamãe.
Do ponto de vista individual, esse é o correto, vivendo no Brasil.
Só que o cara é urbanista. Ele está falando do planejamento urbano como um todo.
O ponto central foi dizer que esse modelo não é possível para o Brasil por ser caro demais.
Então é uma realidade para 1% da população. O resto do país vive na lama, e pior ainda porque quem pode ajeitar as coisas não tá vendo.
Seria muito melhor o modelo de cidade europeia na ideia dele, com alta densidade (prédios) e comércios locais. A própria cidade iria se desenvolver melhor (só que ele também não deu o caminho).
@@LucianoPinheiro78 Se a idéia dele é tão boa assim porque não deu certo até hje. Deve dar certo só na cabeça dele né. Apesar de que eu não to falando da maioria, o que eu disse foi que " A melhor coisa que eu fiz foi me mudar pra um condomínio fechado..." O debate é sobre modelo de cidade , mas eu estou falando de mim mesmo. Até porque as cidades são pros cidadãos de bem. Eu gosto demorar eu condominio fechado com conforto e segurança, quem não gosto compra um apartamento em frente a praia, ou na Avenida ´Paulista. Ai vai de cada um.
@@barbozamt4678 Pois é, mas aí a culpa é do governo que se paga de santo, mas defende quem prejudica a população.
Raul Juste Lores, muito esclarecedor
Nasci aqui em 1977, nunca vivi isso, aqui só houve desde a minha adolescência divisão entre pobres e os ricos que vivem no lago sul e norte, o resto fica com sobras fora algumas R.As. de luxo que existem aqui. Não consigo esquecer quando os empresários em uma decisão histórica, onde o setor noroeste foi tomado à força dos índios para construir prédios para gente cheia da grana, quando conseguiram tomar esse terreno dos índios, e les bufavam, acho que pensando na grana que ganhariam com o empreendimento.
E o chato do Josias insiste...
Eu moro em uma favela aqui em uma capital do nordeste, mas concordo com quem pode se dar ao luxo de ter uma vizinhança nivelada por cima. Sem a menor sombra de dúvida que a pobreza não necessariamente resultará em marginalidade.
Contudo, a grande maioria dos marginais são pobres. Com exceção é claro dos funcionários públicos brasileiros que podem de uma canetada só triplicar seus ganhos.
Esses roubam a nação na forma da lei.
O poder público brasileiro é omisso na segurança pública. É conivente com a criminalidade.
E os marginais se aproveitam e se camuflam como pessoas simples para perambular pelos bairros e cometer crimes.
Moro em um bairro mais classe média e próximo dele uma favela, adivinha onde ocorre os assaltos? pois é... aí vem o critico e diz "ain n querem a mistura/burgueses"
Parabéns pela sua coragem em expor o que está na cara de todo brasileiro mortal.
Mas convenhamos, todo ladrão que triplica seu ganho na base da canetada mora nesses condomínio de pessoas que querem gente "nivelada por cima".
Deveríamos então atacar o aspecto cultural da coisa, atacar a subcultura do favelismo, do banditismo, que glamouriza o "estilo cachorro" ou o "estilo cachorra".
É um dever civilizatorio nosso atacar a degeneração humana.
@@fernandoferreira4322mas isso não é mistura de verdade né. Mistura é ter um pobre morando do seu lado, um rico na sua frente. Quantos dos seus vizinhos da favela vc conhece e conversa e quantos da classe média vc conhece? Ainda existe uma segregação, uma divisão. Mistura é todo mundo ter condição de conseguir manter a própria casa, mesmo que pequena. As favelas só existem pq o pobre não tem condição de arcar com o aluguel + despesas básicas e é obrigado a escolher entre morar na favela ou na rua. E é por ter uma condição ruim que alguns escolhem a criminalidade.
Que bom que o UOL tem o Raul. Gostei muito de suas colocações.
Dei uma zoiada nos comentários e concluo que o problema é que as pessoas querem se afastar da má educação, pobreza e violência. E não estão erradas. A solução não é a arquitetura, é a educação e melhor distribuição de renda.
Onde existe má educação e pobreza tende a existir também som alto, brigas, berros, bebedeira, insegurança, sujeira nas ruas e maus serviços públicos.
Tudo bem que a arquitetura possa ser parte da solução, mas está longe de resolver tudo e sozinha não será capaz de impedir que as pessoas tentem encontrar suas próprias soluções e que se dane a arquitetura. Na escala de valores, segurança e paz estão acima da arquitetura.
Muito interessante o debate. Agradeço por ele e parabenizo os participantes. E essa Sra. Cidral, como é simpática. Acompanho-a desde a Rádio CBN. Saudações de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Todos moradores de condomínio de luxo ,prédios em bairros bem posicionados e valorizados
Eu não aguento mais esses subúrbios caixotes aqui em Ribeirão Preto.
Você escreve isso porque mora em algum, ou porque não mora e gostaria de morar?
@@carloseduardorivascastro5120 talvez só pq ele ache mesmo. Eu morei 02 anos lá e achei uma merda.
Luxo é morar no campo, seja em chácaras, sítios ou fazendas. Condomínios, mesmo os de alta renda, são só problemas. Infelizmente comprar terrenos no Brasil é caro.
@@carloseduardorivascastro5120Quem vai querer morar nessas merdas? Eu quero uma casa enorme com terreno pra plantar. Não aguento mais barulho de vizinho.
não aguenta? o que eles te fazem? sofrer por inveja?
😅 as carinhas do Josias e do Tales foi algo engracado😅
Perfeito Raul, aqui no enterno de Brasília é dedde jeito.
Eu moro num condomínio em Brasília e a segurança é total! Penso que seja esta a questão porque se aumentam! Eu amo!
as pessoas querem segurança, se o problema fosse só ficar perto de fico não tinha gente se mudando da asa norte com medo de ser esfaqueado.
Brasília não é exemplo de nada que valha a pena querer.
brasilia é a materialização do governo, que os canhotos idolatram.
Verdade. Lugarzinho estranho. O plano piloto inteirinho sem calçadas para pedestres.
exatamente
Brasília deu muito certo, pra quem foi criada. Não podemos esquecer que a cidade dos operários que foram pra lá foi inundada pra fazer o Lago Paranoá. Foi feita pra ricos e pra eles deu certo.
@@fe_lipeocostac e quem planejaria uma cidade para pessoas sem recursos??? isso não existe...não necessariamente para ricos, muitos condominios horizontais tem a classe media como publico alvo.
A arquitetura de Brasília que o diga
Se a pessoa não compra uma casa dessa vai comprar um apartamento minusculo. As pessoas compram ese tipo de casa pois a renda do brasileiro é muito baixa. Ser classe media baixa é muito difícil.
Ótimas reflexões do Raul Lores.
Tinha que ser a Uol para fazer uma matéria dessas...
Ninguém está tentando esconder as crianças da pobreza, até porque seria impossível, já que o Brasil é um pais pobre e à pobreza nos cerca a todo instante. Quem mora, ou deseja morar nesses condomínios é à classe média que quer se esconder da violência. Rico de verdade mora em mansão na serra ou em outro país.
Em relação à Brasília, concordo, foi um erro por se tratar de uma cidade “planejada e inteligente”, mas não faz o menor sentido querer comparar uma cidade (capital do nosso pais) com um condomínio particular. É obvio que o pedreiro que trabalha na obra não tem condição de comprar a maior parte dos apartamentos que ele constrói, da mesma forma que a maioria dos garçons não tem condições de frequentar os restaurantes onde trabalham e vendedoras de lojas não usam as bolsas/sapatos caros que elas vendem, etc...
É uma imbecilidade tentar vilanizar à construtora por comprar um terreno distante... ela está fazendo justamente o que era para ser função da prefeitura, urbanizar a cidade e criar moradias. Digo mais, se você parar para perceber, em qualquer cidade as áreas com melhor iluminação, ruas, calçadas, praças, etc... são mantidas por condomínios particulares.
Os ricos não querem ter vizinho? Ninguém quer ter vizinho... e nenhum brasileiro quer morar em uma casa “típica americana” na beira da rua e sem muro porque sabe que vai estar exposto ao risco e vai ser roubado infinitamente. Esse papinho furado de “prejudicar o convívio social” é típico de quem não mora em prédio perto de praça ou bar e não sabe o inferno que é para dormir na maioria das noites. Não precisa ser muito inteligente para entender que à qualidade de vida está em uma boa noite de sono, o que significa morar distante de áreas barulhentas com grande fluxo de pessoas (ferroviárias, aeroportos, casas de show, avenidas, etc...).
Em resumo, não quer que a cidade se torne murada e verticalizada? Use sua plataforma e influência para cobrar segurança pública do estado em vez de criticar justamente quem oferece uma solução.
Falavam contra a verticalização, agora contra os condôminos, falavam que o pessoal queria se amontoar no Centro, agora tão falando mal de empreendimentos descentralizados. Além disso , querer confraternização inter-coasses sociais....pera lá né. Nem em utopias
os doentinhos coletivistas acreditam no modelo colmeia e formigueiro para seus escravos... odeiam a vida confortavel que alguns conseguem.
Total. Só falam no ideal.. Propõe soluções? Porra nenhuma.
Barcelona e Lisboa , conheço muito as duas.
Barcelona é algo inimaginável no Brasil.
Josias, que se acha excepcional, ficou incomodado com o discurso comunitário do Raul.
Josias é medíocre. Na verdade, ele não é jornalista, tá mais pra fofoqueiro de coluna social. Quando a esquerda acerta ele critica, quando erra ele critica, porém passou os anos Temer caladinho.
Meu que reflexão incrível! Nunca pensei por esse lado. Sou classe baixa e morador da periferia de SP. Trabalho para os bacanas em Pinheiros e moro no Grajau. É uma loucura ir e vir do trabalho. Sempre soube que só querem minha mão de obra, não me querem por perto. Mas não tinha palavras para me expressar e nem conseguir refletir como esse rapaz. Obrigado por essa reflexão.
Procurem "Sao Paulo nas Alturas", o canal desse genial urbanista
Aqui no Rio isso se chama Barra da Tijuca.
Viva a grande minha Barra da Tijuca e Foda se as fevelas nojentas
Polícia sempre faz batidas né!👀
Excelente exemplo. O exemplo clássico que me vem a cabeça são os condomínios do Novo Leblon, região do pontal e o mais evidente de todos Cidade Jardim.
Aqui em SP tem condomínio de prédios que ocupam um quarteirão inteiro,tudo murado com cercas elétricas como um presídio. Uma desastre urbanístico!
@@DanQS1 querem fazer com às praias também 👀👀
A arquitetura feia mesmo, cada condomínio feio e cafona, cidades concretadas, ruas sem árvores, só prédios feios. A China tem uma arborização com outro nível de qualidade em relação ao Brasil.
Eu já penso de modo diferente. O rapaz do vídeo não critica o concreto, no vídeo ele faz um ataque aberto ao subúrbio.
Prefiro pegar 1hr a mais de trânsito por dia do que viver numa aglomeração de um bairro de alta densidade demográfica.
Dois exemplos na minha cidade:
158 R. Roberto Peixoto
Niterói, Rio de Janeiro
136 R. Gavião Peixoto
Niterói, Rio de Janeiro
Coloque os endereços no google maps e me diga, em qual dos dois você prefere morar?
Nem precisa do Google maps,Niterói, sempre foi horrorosa e SOCIALISTA ! 😮
Quando sai do Brasil e vim morar nos EUA eu pensava justamente isso, só vai ter concreto e tal. Mas me surpreendi, aqui tem muito mais verde e árvores nos bairros que no Brasil. O brasileiro sim mete concreto em tudo, não tem árvores perto das residências. Aqui eu flagro diariamente vários animais silvestres andando pelos gramados dos condomínios. (Servos, coelhos, pássaros etc)
China é outro lixo, muita poluição visual botam GIFs no prédios como se led rgb fosse sinônimo de modernidade, exemplo mesmo nesse quesito é Singapura
@@fluisp Exatamente fala que nós temos a maior floresta do mundo, mas na verdade o brasileiro na sua maioria odeia árvores e plantas, cimenta o quintal inteiro e quando vem a chuva a água não encontra áreas subterrânea para sair da superfície acaba virando uma piscina. Mas os EUA é outro nível no sentido de casas e infraestrutura básica, a China tá em outro nível também deixa as cidades top do sul e sudeste no chinelo.
Motivo: o governo não oferece o minimo de seguranca publica.
Brasil tem taxa de assalto/homicidio de barcelona? esse homem ta doido.
E sim, eu adoraria que meus filhos não tivessem contato com favela.
Até no plano piloto aqui de brasilia ta uma onda de facada horrivel, falam mal mas aposto que eles nao tem contato com a vida real e pobres tb.
Parabéns Raul pelas provocações e por trazer este debate ao Brasil!
Moro no centro de São Paulo , ótimo lugar , mais não tem lei do silêncio , quem tem a chance cai fora mesmo
Como sempre o conflito das classes sendo estabelecido por esses pseudos jornalistas. Quanta baboseira de gente invejosa!!! Quem trabalha tem o direito de morar onde quiser e puder, e o sossego é um direito.
Pergunta para essa jornalista aí onde ela mora? Vai ver que a casa dela não tem muro 😅😅😅
Claro... esse rapaz mora em uma favela, pois ele é bem "Humanizadinho"...
😅😅😅😅😅😅
o Raul é, talvez, a maior autoridade em urbanismo no Brasil. Sempre aprendo com ele.
Que mané esse cara.
Lindo é o que? As favelas no moro? Tem muita arquitetura e urbanismo né? Manezao.
Eu venho a região de Atlanta a mais de 15 anos ... sempre achei inconcebível esse sistema nas cercanias da cidade, mas eu acredito que isso vai causar tantos problemas, que a população vai acordar, pode demorar mas acontecerá..... com esse debate ficou mais claro 👏👏👏