Optar por um emprego rentável e não por um que goste, é covardia? - Luiz Felipe Pondé
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- ME ACOMPANHEM NAS MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
{Facebook} www.facebook.c...
{Twitter} @lf_ponde
{ Instagram} @lf_ponde
Contato Profissional: contato@docapd.com.br
Eu sigo o ensinamento do Seu Madruga: "Não existe emprego ruim, ruim é ter que trabalhar".
Don Ramon melhor filósofo contemporâneo
Bem isso mesmo.
Seu Madrugada é o meu coach motivacional.
Seu Madruga é homem vivido, homem sábio! Ave Seu Madruga!
Mas tem empregos que podem ser ruins mesmo, em termos de horas de trabalho e salário
Eu trabalho de faxineiro, estou terminando a faculdade e pretendo ser professor de história. Mas independente de qualquer circunstância, eu aceito o trabalho que vier!
Pelo amor de deus não vá dizer que o Nícolas maduro é um cidadão do bem nos livros do mec por favor
@@cristianopontesquaresmapon9314 pode ficar tranquilo que ele não vai defender nenhuma ditadura, seja ela de esquerda ou direita ;)
@@cristianopontesquaresmapon9314 moço eu sou conservador e monarquista.
@@Хьюго-я7о exatamente, o espaço da sala de aula é pra ensinar o aluno a pensar, não no que pensar.
@@cristianopontesquaresmapon9314 ele não é o responsavel por fazer os livros didatico.
As decisões mais importantes de nossas vidas precisamos decidir quando não sabemos absolutamente nada da vida. É quase que um paradoxo.
"por que será que nós vivemos uma vida inteira e só no fim que aprendemos a viver?"
Conexão Baixada - Selva de Pedra
Exato!
Se pudéssemos voltar.....
E tentar novamente.....
Mas aprendemos com Mario Bross....que sempre tem uma vida .....
Isso que ferrou a gente...
Sim
mas tais decisoes sao importantes nessa fase justamente para aprendermos a viver!!!
O pondé largou a medicina pra fazer filosofía. acho que isso explica muito
Ele tinha condições pra fazer isto, afinal, principalmente naquela época, filho de pobre não fazia medicina.
@Rubens Toledo olha cara,não tô aqui para desmerecer sua mãe, eu aqui para falar de uma coisa importante, que é a diversidade,as coisas são diferentes para todo mundo,e todo mundo reage as coisas de maneira diferente, então várias vezes,não questão desistir,e sim não ter mais condições de sofrer
@Rubens Toledo ótimo, tô quase dando um Nobel à ela. Meu querido, vir com papo de meritocracia à essa altura do campeonato? Em um país tão desigual quando se trata de classes sociais. Pare de romantizar situações que não devem ser romantizadas. Se sua mãe ficou sem dentes pq não tinha condições e assim como muitos sofreu abandono do governo, isso não é algo que vc deveria falar com tanta soberba, até pq nem foi vc quem passou por isso...
@@taynarapontes9353 ''Assim como muitos sofreu '' Exatamente e conseguiu ! Parabéns a ela! Mostrou quem quer consegue, independe de Governo!
Rubens Toledo Rubens querido!
Sua mãe é um dos poucos brasileiros que foi lá e fez ao invés de ficar reclamando e chorando que o Brasil é desigual e blá-blá-blá.
Mas no carnaval os mesmos que reclamam da vida estão rebolando, vai entender hahahaha!
Gostaria de conhecê-la. Abraços!
Optar trabalhar só pelo dinheiro não é demonstração de covardia, pelo contrário, é ter uma coragem enorme!
Ja vi pessoas que têm muita vocação e sucesso no trabalho que fazem. No entanto, suas vidas particulares são atormentadas, solitárias e depressivas. Essa visão romântica ilude muita gente. A espécie humana tem outros instintos. O trabalho é uma busca pela sobrevivência numa selva que está a cada dia mais terrível e concorrida.
Concordo que muitos se iludem com o romantismo associado a ideia de trabalhar apenas com o que gosta e ser feliz, da mesma forma que existem muitos que se iludem com a crença de que o mundo é uma selva e que o humano se reduz a um instinto de sobrevivência que se expressa através da violência e competição. Mas a ilusão faz parte da vida humana, e necessário, em certa medida.
tende a ficar mais concorrido ainda mais no brasil que quase vira um país socialista não acho tão temor a concorrência tenho medo do estado que quebra o trabalhador com altas cargas tríbutarias , mas em fimnão fugindo do tema acho que não devemos romantizar as coisas ainda mais em tempos atuais
Imagina então se essas pessoas de vida pessoal atribulada não fossem flizes no trabalho...
Medo de concorrência é pra pessoas fracas, pra um bom profissional concorrência não existe
@@JackNicholson. e quem falou em medo aqui? A concorrência é um fator da selva. E não existe um único profissional bom, existem milhares. A questão central da concorrência é a escassez de empregos como 300 para 1
A vida é foda ou como disse Thanos: A realidade tende a ser decepcionante.
Foda
ja tem pessoas demais causando muitos problemas MGTOW talvez seja a solução afinal se não nascer pessoas boa parte dos problemas nem vão existir.....não se trata apenas de uma briguinha entre homens e mulheres MGTOW merece toda atenção e respeito...
Épico de fato
Esse universo é finito, os recursos são finitos, se a vida ficar sem controle, a vida deixará de existir.
É complicado sonhar hoje em dia... Se você não for bem assessorado, com o juízo mental em dia, não importa o quão esforçado seja, uma hora vem a queda. E essa queda pode durar anos e anos, até um dia se decidir por um basta e largar tudo para escolher apenas aquilo que te deixa em paz e vivo.
Trabalhei 10 anos no que não gostava porque precisava de grana, consegui fazer minha faculdade com muito esforço e sacrifício. Até que um dia fui mandado embora, saí da empresa com pressão alta por conta de stress, então resolvi apostar no que eu gosto.
Hoje trabalho com o que gosto, na minha casa, consigo tempo para estar com minha esposa e filha, cuidar da minha saúde. Muitas vezes trabalhar com o que gosta é também uma questão de qualidade de vida.
Cê faz o que mano?
@@jackczar sou artista digital e designer gráfico, faço logo, arte de capa, encarte e etc pra bandas de Rock e Heavy Metal do mundo inteiro.
A necessidade suprime o prazer. Não dá pra alimentar esse sonho romantico nesse século aqui no Brasil.
Onde temos que matar um leão por dia para ter o mínimo possível de condições humanas de vida.
Torne o trabalho suportável ,não um peso, mesmo que vc não goste.
Mas é ele quem nesse exato momento lhe dá meios para pagar a internet que estais a usar agora para vir aqui comentar.
A vida pode ser simples e suportável, mesmo a contra gosto.
Wonderland não é aqui no Brasil, mas não é mesmo.
Vocação é uma palavra forte e de um romantismo extremo. Mais fácil usar o termo "habilidade profissional".
"Nasceu pra falar português " e eu achando q falava por nascer no Brasil
sim, poucas pessoas têm essa tão sonhada vocação !
Como disse o Karnal, aptidão...
Vocação é um chamado. A própria etimologia da palavra diz. Para alguém que se considera cristão como eu a vocação é um chamado de Deus para alguma coisa. Habilidade profissional e vocação são diferentes ao meu ver.
@@lucasmonteirocamargo1263 talvez vocação seja a combinação de gosto com potencial, daí a sensação de ser um chamado, a pessoa quer e se percebe capaz daquilo. Habilidade é a capacidade efetivada, resultado da combinação de vocação com formação... assim creio.
Não há salário suficientemente bom para quem não suporta aquilo que faz.
Também acredito nisso amigo
Concordo com isso, amiguxo. Sou professor já 15 anos, e gosto demais ds fazer o que faço, mesmo que o salário não seja grandioso. Kkk
Que frase! 👍
Obrigada!
O vídeo foi me sugerido hoje, justamente quando estou num GRANDE dilema.
@@Fernanda-te1uv Passei por um no começo da carreira de professor. Sei como é... Acabei virando professor e crítico literário. Kkk
@@CasteloNegro Já fiz muita coisa. Há 7 anos tenho emprego no ramo bancário, que ainda emprega e não paga tão mal. Mas pensar em fazer isso pra sempre me deprime. Mas não sei o que fazer que tambem pague meu sustento. Tenho 48 anos.
Difícil é saber do que vc gosta
Bruno Muringão né!?! Kkkkkkkkkkkkk
Exatamente!
Queria ser ator porno, mas não tenho a '' Vocação'' muito grande pra isso : / fells bad
Eu gosto de ficar à toa..
@@kilps10 tem espaço pra todo mundo, N desista
A realidade é que poucas pessoas conseguem realizar seus sonhos com o trabalho e trabalham em coisas que odeiam.
Eu nunca soube o que fazer da vida e durante muito tempo isso me atormentou, embora sempre achei que tinha capacidade para fazer algo grandioso. Mesmo não tendo certeza do que queria, comecei a pelo menos tentar ter certeza do que não queria e isso me ajudou bastante. À medida que fui simplesmente sendo mais autêntico comigo mesmo, encontrei meu caminho. Hoje trabalho no mercado financeiro (o que gosto, mas mais me rende do que gosto) e sou professor nas horas vagas (o que me traz imensa satisfação). Finalmente encontrei paz e me considero alguém bastante feliz. Sou muito grato a Deus por isso.
Como vc organiza sua rotina Douglas? Tô seguindo um caminho parecido, mas tenho dúvidas pra me organizar kk
@@joaopedroribeiro8416 Olá, João. Tenho comigo que todas as más decisões que tomamos geralmente ocorrem à noite. Somos mais propensos a sair de uma dieta à noite, quando já estamos cansados, brigamos com nossos parceiros à noite, nos entregamos a vicios, crimes ocorrem à noite, etc. Por isso, durmo cedo e acordo cedo. Às 21h já estou dormindo (às vezes até antes) e acordo às 4:30, 5h, por aí. Gosto do ar da manhã e do silêncio. Uso esse tempo para estudar e organizar meu dia. Quando consigo, gosto de fazer algum exercício. Espero que ajude. Um abraço.
Alguns pensamentos tão preocupantes quanto:
* Não gosto da atividade que tenho vocação
* Não sei oque gosto de fazer ou não descobri minha vocação
* Não tenho vocação para o que gosto de fazer
*Não gosto da atividade que tenho vocação. Há um tempo atrás, assisti uma ótima animação japonesa em que o final abordou este tema. Um rapaz tinha um talento natural absurdo, que poderia tê-lo tornado maior assassino do mundo, mas ignorou isto e decidiu que seria mais proveitoso ser professor. Já o outro era um gênio, mas abominava regras, e no final decidiu seguir uma carreira de Estado, para descobrir se ele podia ser tão bom ou melhor que as autoridades do país.
@@SladeBR e qual o nome pra gente poder assistir também?
@@katsuLucas Assassination Classroom / Ansatsu Kyōshitsu
@@SladeBR Haha, maneiro, irei assistir.
@@SladeBR obrigado!
Eu vejo que, quando a pessoa consegue reconhecimento pelo trabalho dela, seja qual for, ela começa a gostar dele.
Então, não é só a pessoa procurar só o que gosta. Ela deve ver também se ela sabe fazer aquilo que gosta.
isso é verdade, mas li um comentário acima que completa o seu, dizendo que os fracassos em trabalhos q não gostamos são mais desgastantes, já com que gostamos somos mais perseverantes.
Olhando os comentários, surgiu a pergunta pra um possível vídeo: existe talento?
Existe aquele do supermercado
Coloque 10 pessoas para realizarem uma determinada atividade que nenhuma delas tenha feito antes. Certamente, algumas delas se sairão bem melhores que outras. Seres humanos não são iguais, há um "GAP" enorme entre as capacidades físicas e intelectuais entre nós. Logicamente, o esforço pode diminuir a distância, mas alguém talentoso e esforçado é inalcançável.
@@marcelov.9138 há muitos fatores envolvidos que na hora de afirmar "é talento" acabam sendo ignorados. Por exemplo, no caso do próprio Mozart, ele tinha o pai dele, literalmente o forçando a tocar músicas desde criança. De certa forma, o Mozart se tornou o que é não por mérito próprio, mas pelo do pai dele. E na vdd isso se alastra pra grande parte desses "gênios". Antigamente, os que tinham condição de escreverem um livro ou se dedicarem a algo artístico vinham da aristocracia e já tinham uma família abastada que respaldava isso. Fulano q lia inglês, russo e francês desde a infância, como o Vladimir Nabokov, era de uma família q pagava os estudos. Até gigantes como Machado de Assis (apesar da controvérsia quanto a ascendência dos seus pais), é produto de pura sorte: teve um mentor do calibre de José de Alencar e foi ensinado a escrever romances graças ao Manuel Antônio de Almeida. Nem o próprio Pondé, como já foi dito nos comentários, veio de uma família q não respaldasse seus estudos. A única figura q veio de uma família pobre e galgou prestígio social e intelectual, q vem à mente, é o Albert Camus, mas isso é pq não estou mt a par dos detalhes da condição dele, por isso não posso dizer com certeza.
E ainda assim, nada disso exclui o esforço próprio dessas pessoas a se aperfeiçoarem em seus ofícios. Os recursos e as oportunidades vieram de outros, mas a vontade de persistir, a disposição de continuar, ou, se pode dizer, o gosto pela coisa, veio deles próprios. Imagine o Mozart, obrigado pelo pai a tocar piano? Isso é receita para o desastre. Qualquer pessoa desinteressada nisso pegaris ódio disso. Mas nas cartas do Mozart ele msm diz q se ele é excelente na sua arte é porque aprendeu com os mestres. Quer dizer, havia um gosto genuíno ali pela coisa, que somado à oportunidade e os recursos distribuídos, possibilitou que ele alcançasse sucesso nisso, embora o mesmo tenha morrido na pobreza, ironicamente.
Ah sim, não podemos esquecer que esse pessoal "talentoso" não necessariamente terá sucesso em vida ou sequer será reconhecido. Quem quer que esteja no comando do Doca tem que passar essa pergunta pro Pondé, por favor, porque ela é cheia de camadas.
Agora, tem um livro do Lajos Egri, The Art of Dramatic Writing, que num capítulo sobre genialidade e talento ele se debruça sobre isso apresentando vários argumentos pra questão de diversos autores, e por estatística chega numa conclusão: um gênio/pessoa talentosa é apenas alguém infinitamente capaz de suportar dor na sua área de interesse. A frase tá estranha pq é uma tradução livre minha, só tem edição em inglês, mas qm quiser ver o trecho original: "we must not forget one important atribute of the genius: an infinite capacity for taking pains in the field where his interests lies." Particularmente levo essa conclusão do Lajos Egri pra vida, e me ajuda a ter disciplina pra praticar meu ofício msm qd não tenho vontade.
Saber tocar um instrumento é uma coisa, ter talento é outra. Descobri isso com o tempo, e foi muito frustrante. Creio até que algumas pessoas tem talento para determinadas coisas e nem sabem. Existe talento sim, com certeza.
@@joaocarlossantos6902 Mas então, como vc "mede" talento? Como saber se uma pessoa é realmente talentosa, ou se ela já teve prática/treino daquilo antes?
É uma pressão muito grande porque como ele bem falou a maioria das pessoas não tem talentos e vocações específicas, aí fica um monte de gente se sentido terrível e medíocre quando a vida é isso aí mesmo
N viverei de música pois em minhas prioridades eu quero ter dinheiro pra poder pagar minhas contas, comprar o quiser e viajar. Estou estudando pra trabalhar e crescer financeiramente. A música, meu robby, meu lazer.
Acredito que vc trabalhar com algo que não gosta te amadurece, te forma um profissional, te faz ser resiliente, ou seja, te faz crescer. E acima de tudo, faz com quê vc dê valor ainda mais quando estiver trabalhando com algo que gosta, fazendo-o ainda melhor.
Fazer somente o que vc gosta não te torna feliz o tempo todo, apenas mimado.
Interessante sua conclusão, maninho. :)
Orra
Se vc faz o tempo tudo algo que nâo gosta, vc será deprimido...¡ou psicópata!
@@11103aczx ninguém vira psicopata assim do nada, falou merda em.
@@Marcos-mw7ss Nâo é do nada, é do amargarse un mesmo dia a dia, ano tras ano. Ninguem que tivo infancia feliz foi mala pessoa.
Crianças maltratadas sim foron malas pessoas.
Nenhum dinheiro ou status paga o prazer de fazer o que eu amo e que é minha paixão. Quantos da minha idade optaram pelo dinheiro e pelo status e agora estão todos deprimidos, fazendo terapia e absolutamente insatisfeitos com suas vidas. Envelheceram ainda jovens, engordaram, meio que se entregaram.
Pode me chamar de romântico ou inocente ou pouco prático, mas morro de fome debaixo da ponte feliz da vida, mas fazendo o que eu amo. Falo e pratico, não apenas teorizo.
e vc faz oq?
@@nathan_408 Fica aí o questionamento
Será mesmo? debaixo da ponte e com um sorriso na cara?
Quem dera ter um Pondé para aconselhar sempre que tiver dúvida!
A vida de quem tem responsabilidades e boletos pra pagar, tem que aceitar o que vier... Essa é a realidade.
“Quando você é mais jovem, você sabe menos”. Sensacional.
Conclusão: a escolha é sempre nossa! Cabe a nós "calcular" o que é mais fantajoso. Dinheiro é bom, mas na velhice uma grande massa de homens irão querer voltarem atrás e seguirem o que realmente queriam.
portanto eles foram canalhas com eles mesmos por tomarem tal decisão quando mais jovens?
Prefiro tentar seguir o meu coração e tentar fazer daquilo que eu amo, o meu sustento mesmo que pouco. Pra mim a vida não se baseia em bens materiais. E sim em experiências que fazem bem a nossa alma. Fazer o que gostámos requer mais esforço, mais dedicação. É por isso que nem todos trabalham com o que realmente amam. O medo, sempre existe o medo por trás, incertezas e descrenças. Não acredito em talento nato ou vocação. Acredito em dedicação e perseverança!
Felicidade e amor não colocam comida na mesa, não colocam um teto sob a cabeça. É romantismo pensar que, ao amar um ofício, você será feliz. Acredito que o mais sensato é você buscar sua estabilidade financeira e depois buscar aquilo que te dá prazer, caso essas duas coisas sejam distintas.
Brasil não é a Finlândia; as pessoas tem de trabalhar para pagar as contas desde cedo e aí querer ser ator,atriz, cantor, cantora, músico seja lá o que for e descobrir que em cada 100 apenas 1 chega lá e isso aos 50...a vida já foi por água abaixo!!!
Não! É coragem! Se vc estiver fazendo isso para prover aos seus dependentes.
Já pra quem é solteiro, aí sim.
É notório q quando fazemos o q gostamos, fazemos melhor. Porém não podemos confundir deixar de fazer o q gosta com odiar o q faz. São coisas bem distintas.
Aqueles que, por necessidade, abdicam de sonhos são, na realidade, corajosos, pois vêm a vida como fim em si mesma, independente de conquistas.
Desde menor trabalhei em vários tipos de trabalho, não por vocação mas por necessidade. Com o tempo aprendi gostar do trabalho, independente de gostar. Também nunca tive neuras sobre essa situação.
Ocupação não rentável é hobby, não emprego. A questão é, trabalhar naquilo que se gosta ou gostar daquilo que faz?
É uma questão muito complexa. São vários fatores que pesam, o ideal seria trabalhar sempre com o que gosta, mas a vida não é ideal. Felizes são aqueles que trabalham com o que gosta e ganham bem com isso. Excelente vídeo, professor!
A falta de talento, com afinco, vc pode substituir por persistência e perspicácia. Já a paixão desenfreada por várias "áreas do conhecimento" é um labirinto pessoal diferente/ e atormentador (principalmente, como em suas palavras, "piora com o avanço da idade"/ e das vivências individuais)
Se o talento é um dom específico que brinda alguns seres humanos "tabelados" por rótulos; o que especificamente seria falta de talento específico (vocacional)? Pode ser considerado apenas um 'embaraço consequente de gostos múltiplos!' - e definita e matematicanente inverso ao primeiramente atestado.
De fato, pra quem não tem condições materiais de se dar o luxo dessa escolha, essa pergunta é retórica. Já pra quem tem condições materiais, deve ser muito bom mesmo fazer o que gosta, mesmo q não tenha talento e a despeito das frustrações. Eu mesmo iri adorar ficar dormindo o dia inteiro e não ter preocupações com horário e nem ter de lidar com pessoas.
Um vídeo sobre a noção de "Talento", seria interessante.
Sobre o vídeo: NÃO; Professor faça um vídeo ou escreva à nós no Facebook e publique aqui; sobre Bukowski, hoje faz 26 anos de sua morte, e acho que nunca vi você falando dele, seria incrível. Boa semana a todos!
Apoiado! 👍👍👍
@@adrianotaques4870 Valeu!
UP!
"Descubra o q vc ama, e deixe isso te matar"
Bukowski
Vai ser excelente o Pondé falando isso, essas frases no final de vídeo
Tanta gente trabalha com o que não gosta e ganha mal. A ideia de trabalhar com o que nao se gosta e ganhar bem nao é péssima.
Eu acho esse tipo de questão das mais importantes no mundo contemporâneo. O mundo do trabalho é oq mais toma tempo no nosso cotidiano. Se não gostarmos minimamente da nossa atividade é fatal a infelicidade
Muitos cometem " erros de projetos " nas opções de escolhas de carreiras/ trabalho. Porém não é um bicho de sete cabeças, Pois vc pode fazer várias opções prazerosas fora de sua área de trabalho.
Contraponto: pessoas normalmente dão um glamour quase cristão ao sofrimento. (Cristão no sentido de supervalorizar o sofrimento atual, num trabalho que odeia, pq depois vai alcançar a glória e a salvação.). Existe uma ROMANTIZAÇAO DO SOFRIMENTO DO TRABALHO. Na verdade, não so no trabalho, mas a romantização do sofrimento como um todo. Mas essa história de que ter que trabalhar por necessidade é melhor do que não ter que trabalhar c a corda no pescoço, é mentira. Não sou melhor do que outra pessoa que trabalha com o que gosta e que tem a vida mais fácil. Trabalho p pagar boleto, mas isso nao me faz melhor do que ninguém. Não vou alcançar a iluminação só por causa dos perrengues que passo no trabalho. Isso é resumir o ser humano a um único aspecto, o trabalho.
Faço esse convite ao professor. Falastes sobre a romantização da vocação. Fale sobre a romantização do sofrimento. E sobre como todos, (inclusive ateus) tem virado seguidores xiitas e fervorosos, dessa religião chamada trabalho.
Eu vejo que na verdade o que mais causa stress não é nem o trabalho atividade em si em jogo, mas as horas de exposição que acaba sufocando o indivíduo. Trabalho bom pode ser feito com 4 horas das 24 que temos todos os dias, assim poder aproveitar melhor com as coisas que amamos e cada um sabe dos gostos e hobbies.
Pondé tem uma habilidade incrível de tirar a culpa da vida das pessoas. Amo!
Culpa? Quem trabalha por que não tem "coragem" de fazer oque gosta deveria sentir culpa?
@@Marcos-mw7ss não é que deveriam sentir, é que é presumível que elas sintam uma certa dúvida assim, pelo menos parece
Trabalho por necessidade. Não consigo sobreviver trabalhando com o que gosto.
Você pode não gostar do seu trabalho inicialmente, mas depois de estudar, se especializar e começar a ganhar dinheiro que te permite viajar, comprar coisas legais, dar uma boa condição para sua família o trabalho passa a ficar legal. Acreditem nisso, porém vai demorar uns 15 anos. rs
Às vezes nem é covardia,é necessidade mesmo. Quando se tem pais e vem de uma família abastada,fica mais fácil. O pior é quando a pessoa fracassa numa carreira artística e depois vira um coach mentiroso (a).
Uma coisa eu digo pra quem é jovem, dinheiro não traz felicidade mas resolve a maior parte dos problemas da sua vida, msm que vc trabalhe com o que n gosta ainda assim terá dinheiro e tempo pra dedicar aos seus hobbies e atividades
Pondé largou a medicina pra se dedicar a filosofia pq tinha quem bancava essa sua opção afinal o pai dele era medico ...duvido se ele fosse flilho de um pedreiro se ele faria isso.
um filho de pedreiro fazendo medicina é dificil em
Quem acha que é covarde com certeza tem o papis pra dar uma forcinha caso algo dê errado. Mas admiro os corajosos e admiro os perseverantes.
Pondé, eu te amo!!! Cara sábio. Esse é brabo!!
Trabalhe com o que você ama e nunca mais ame nada na vida.
Estou no meu emprego pura e simplesmente para pagar aluguel e botar comida na mesa pros meus 3 filhos! Acredito que muita gente está assim, quiçá uns 90% da população!!! É a vida real!
Sempre quis ser arqueóloga mas não tive coragem. Sou engenheira e tenho 40 anos e uma carreira bem sucedida. Mas se eu ganhasse na Mega Sena..... voltaria pra faculdade pra realizar meu sonho.
A vida é viver com paradoxos...
SORTE X ESFORÇO
LIBERDADE X SEGURANÇA
SENTIMENTO X DESEJOS
No fim, viver é aprender. Simples assim!
Quando era jovem queria ser músico, porém sempre tive que trabalhar, nunca consegui viver de música, e mais tarde descobri que não tinha tanto talento, fiz faculdade de administração, e continuo trabalhando, porém não me sinto feliz.
Quantos anos você tem?talvez o cara só consegue aprender bem um instrumento ou a cantar quando é adolescente ou criança devida a neuroplásticidade cerebral ou seja nesta época é mais fácil aprender do que quem tem mais de 25 anos de vida
Trabalho com algo que não amo (e também não odeio). Isso me permite fazer com boa calma e tempo as coisas que adoro: remar, treinar levantamento de peso e estudar literatura e filosofia.
Quando a gente trabalha com aquilo que a gente gosta a gente se diverte, quando a gente trabalha com aquilo que a gente não gosta a gente se estressa.
Eu penso que se não der para fazer o que realmente quer? Faça algo que você sabe que tem habilidade, não propriamente vocação. Te frustra menos. E, se conseguir conciliar com a que você gosta. Daí, encontrou um bom match.
A SERVIDÃO VOLUNTÁRIA....KARNAL....
EXPLICA DE FORMA MAGNÍFICA SOBRE O ASSUNTO....
Esta, Pondé, é uma situação vivenciada por muitos, o fato é que realmente poucos vivem o prazer de fazer o que realmente gostam mas, às vezes, é necessário abrir mão por um tempo e planejar um pouco o futuro. Hoje, os jovens são muito imediatistas. As informações vêm com maior velocidade e assim tentamos acompanhar o ritmo de tudo e em qualquer idade. Gosto muito qdo você fala sobre coisas assim. bjs.
Eu comecei a trabalhar bem cedo na area metalúrgica. Desde meus 14 anos. Comecei de baixo e com 23 anos ja tinha uma boa posição dentro da empresa, trabalhando dentro do projeto. Estudando engenharia e seguindo em frente com um salário consideravelmente bom. Mas meu trabalho nessa area as vezes era bem chato.
Então com 25 anos decidi largar o emprego e a faculdade para abrir meu próprio negócio. Uma oficina mecânica. Eu adoro mecher com carros e tinha bastante conhecimento, então assim fiz.
Tive minha oficina por 7 anos. Sempre pagando as despesas e sobrando muito pouco dinheiro. Até que resolvi fechar e voltar a procurar emprego na area metalúrgica. Até porquê agora eu ja estava casado e com um filho a caminho. Não podia mais brincar de ter oficina e as vezes ter algum dinheiro.
Mas ai a realidade bateu, eu não consegui um emprego nem perto do que eu tinha antes. Tive que começar do zero denovo. Ganhando salário mínimo da categoria. Atualmente faz 4 anos que estou empregado. Ja consegui uma promoção, mas estou longe de onde poderia estar se não tivesse saido daquele emprego. E meu salário tão longe quanto.
Hoje aos 36 anos, me sinto covarde por ter largado algo chato mas rentável, pela ilusão de ter meu próprio negócio em uma area que eu gosto.
Resultado: não tenho casa própria e ando em um carro velho. Sinto que joguei minha vida no lixo.
Pensem bem antes de largar algo rentável para viver seu sonho. Pois quando mais jovem pensava: vou tentar, se não der volto a trabalhar de empregado.
Problema é que para conseguir um lugar de destaque em uma empresa normalmente leva tempo,e com mais idade sentimos que não temos todo esse tempo . E engolir o orgulho e começar do zero também não é fácil.
Com 36 anos você jogou sua vida no lixo? Ah, vá! Você ainda é um menino.
Estou com 26 anos e ainda tenho o sonho de trabalhar pelo prazer pessoal KKKKKK espero conseguir
Já sabe o que gostaria de fazer?
Eu vou realizar meu sonho! O resto corre atrás. Vou seguir meu coração, só quero ser profissional neste meu talento ! Viver feliz. Pronto
Sonhos quando transcendem o limite irrealidade/realidade tendem à se tornar pesadelos
@@darkmoondistro4486 Então que vc viva o seu pesadelo . Verme !
Eu acredito que aqui cabe uma diferenciação entre trabalho como uma carreira, e emprego como fonte de renda. O trabalho é uma dimensão essencial, do ponto de vista psicológico, para a experiência humana, é a realização maior do valor criativo, o que fornecemos ao mundo. Aqui no Brasil isso é uma realidade amplamente vivida, favorecer o emprego no lugar do trabalho. Por exemplo, a noção de concursos públicos como um objetivo ultimo gera uma gama de pessoas bem empregadas mas completamente frustradas. Mesmo em questões de dificuldades financeiras, acredito que essas duas realidades podem ser melhor balanceadas.
Particularmente, eu sou formado em uma área que tem "bastante" emprego no lugar onde moro, porém não gosto da minha área de formação, descobri que sou apaixonado por psicologia, mas no momento não tenho condições de cursar. Atualmente estou procurando empregos na minha área de formação e me jogando em bicos pra poder ganhar um dinheiro e quando estiver "seguro" penso em cursar e exercer o que eu gosto. De fato quando somos jovens não temos uma visão realista da vida.
area deTI?
@@PsychozGamer Não. Turismo, moro no nordeste.
@@PsychozGamer Kkkkkk pensei no mesmo pq eu também me envolvi com T.I.
@@yurigori492 E como estão as coisas?
@@PsychozGamer Não to afim de seguir isso não kkkk.
Eu acho que a gente muda demais durante a vida, pra escolher fazer algo que gosta enquanto é jovem. Melhor escolher algo rentável e que vc nao odeie pra poder bancar os seus hobbies futuramente.
Se eu fizesse o que amo com certeza estaria na M hoje. O meu trabalho, minha carreira é algo que eu gosto muito, não amo, mas contribuiu pra eu chegar até aqui ❤️
Óoooo querida Marcela vim do futuro pra dizer que n é verdade, vc n sabe o que perdeu, mas vc tb n sabe o que perdeu em infinita outras bifurcações da sua vida, acredito em vc....beijinhoss.
Vim do futuro pra dizer que é possível fazer os dois hahah! Mas eu tive de garantir o $ com o que eu nao amo primeiro. 😂
Trabalha com oquê?
Eu gosto muito do Ponde, mas ele não é e nunca será o dono da verdade.
A verdade está dentro de cada um!!
Acredito que não. Pois trabalhamos também para ganhar dinheiro, para o próprio sustento. Do que adianta fazer o que gosta, mas não ganha o suficiente.
Pondé vc sempre fazendo reflexões consistentes... Seu olhar pra vida real, e não a projetada,ou romântica como vc diz... É seu brilho como filósofo. Eu sempre quis trabalhar na área da filosofia,mas a vida abriu portas em outra área... Aprendi a aceitar que a filosofia podia estar na minha vida de outra forma...
Ponde, as vezes acho que sou imaturo... não sei lidar com pressao. Tenho que mudar isso em mim.
Concordo com o pondé. Em grande parte dos casos é covardia sim, mas tambem pode ser encarado como sinal de inteligencia.
Um dos melhores vídeos do Pondé de toda a história. Muito sensato.
Não nos esqueçamos do Gênesis na Torá, o trabalho é o "castigo" do homem, não a benção. Isso é uma afirmação lá. Então, aceite sua cruz, se quer pagar seus boletos.
Queria ver o Pondé falando sobre pessoas que vomitam um discurso de ética mas que baixam filmes e conteúdos pirata na internet. É possivel ser plenamente ético?
Perguntou sabendo a resposta '-'
Não existe ninguém plenamente ético, nem plenamente bom.
O mal fica aonde nessa história?
O ser-humano é bom e mal
Alguns mais maus outros mais bons, mas é isso.
Não existe ninguém plenamente ético kk
Pergunta pra pagar de inteligentinho
@@seto5896 kkkkk
Droga descobriu meu disfarce Kaiba, malditas cartas magicas
Tenho 24 anos, me faço esse questionamento a mais ou menos uns 5 anos... Obg por tirar um pouco desse peso, talvez essa 'coragem' dos que seguem uma paixão/vocação não venha somente de um potencial individual. Abç
Não acho covardia seguir o trabalho rentável. Mas o problema parece ser o julgamento comparativo que fazemos quando vemos alguém que "seguiu o coração" e deu certo. Nesse momento, a tendência é de não darmos valor ao nosso trabalho e supervalorizar o trabalho alheio
Para o funcionamento minimo da vida em sociedade, há vagas para mulheres, gays, homens, etc nos setores de:
Borracharia
Servente de pedreiro
Lavagem de latrinas WC públicos
Desemtupir esgotos
Trocar fraldas
Extrair espermas - fecundação in vitro
Etc.
Alguma vocacionada?
Algum vocacionado?
Alguém precisa faze-lo...
Não faça aquilo que goste, goste daquilo que você faz. Essa simples expressão mudou minha vida.
Gosto do meu trabalho, porque aprendo coisas novas. Ele tambem preenche meu tempo isso que importa. O importante nao e ser podre de rico, e estar satisfeito com o que voce tem. Eu sou grato pelo que tenho. Moro em uma casa confortavel e fiquei feliz por ter ganhado dinheiro.
Vc pode seguir um emprego que gosta e sofrer muito mais devido a falta do dinheiro, não conseguir fazer as coisas que gosta nas horas vagas por falta de dinheiro, exemplo vc gosta de ler e não terá dinheiro para comprar seus livros, fazer cursos etc. A verdade seja dita o trabalho do coração as vezes todo dia pode ser um porre também. Pq trabalhar é ter disciplina não é algo fácil tudo exige esforço e gasto de energia. O melhor emprego é trabalhar quando da vontade mas isso já é bem difícil rs
Concordo, podemos pegar como exemplo um jogador de futebol. Jogar bola é uma coisa que quase todo cara gosta, desde criança. Mas daí a transformar isso em um trabalho, com uma rotina pesada de treinos, concentrações, viagens toda semana, aí já muda tudo. O cara pode até gostar de jogar futebol, mas gostar da rotina de trabalho de um atleta profissional do futebol, aí com certeza quase ninguém gosta, faz esse trabalho pelo dinheiro, é claro. E não há nada errado nisso. O mesmo vale para música e todas outras coisas que a pessoa a princípio goste. Trabalho é trabalho. Não é lazer nem diversão...
Fiquei nessa de covarde quando escolhi engenharia em vez de matemática, mas hoje sou apaixonado pelas duas, só vivendo pra saber .
@@semprequevoceleroscomentar9891 termina engenharia. Eu fiz engenharia e agora estudo matemática trabalhando como engenheiro.
Eu sou técnico de enfermagem e meu sonho é trabalhar na área da saúde como enfermeiro Chefe, sendo que todas as pessoas ao meu redor me dizem que eu não serei bem remunerado. Eu vou continuar no meu objetivo e creio que se eu for um excelente profissional terei uma remuneração de acordo com meu trabalho.
A profissão rentável nunca foi uma opção.Infelizmente só sei fazer uma coisa,e ela não é realmente rentável.Felizmente me dá algum prazer.Adoraria "experimentar" o trabalho rentável.
Pondé mudando de assunto, estou assistindo o debate entre você, Karnall e Cortella, sobre democracia...Muito bom, seu realismo sutiliza a dureza do debate extremamente academiquês, "Platão está errado!", mimimimi, amo essa cabeça careca!
Sempre há algo a se aprender com o Pondé!
Jordan Peterson fala bem sobre isso, ele joga um balde frio de realidade quando ele basicamente fala que nem todo mundo terá uma carreia ou o emprego dos sonhos, a grande maioria das pessoas terá um emprego, e que ele não necessariamente gostará.
Isso é um fato concreto que deve ser aceito para evitar conflitos.
Então pra quê ter esposa ou marido e filhos? Sendo que uma hora ou outra a frustação profissional do marido ou esposa atingirá os mesmos mais cedo ou mais tarde
Quando se considera uma jornada de trabalho de oito horas ou mais vale considerar o desperdício de tempo de vida fazendo o que não se gosta, até o que se odeia.Tempo não se recupera.Tempo tem a ver com qualidade de vida . Dinheiro tbm dá qualidade de vida,mas, até certo ponto.Nao se pode deixar de comer ,de pagar moradia,itens básicos.Mas, da pra abrir mão de compras e certos luxos e confortos que muitos bancam às custas de um trabalho estressante e frustrante só pelo dinheiro.Vale a pena ser feliz e ter bem-estae só nos finais de semana, férias e feriadões? Começar a ter crises de ansiedade no domingo a noite,passar a semana esperando o "sextou"?
Para cada um que se deu bem ao seguir o coração, há mais de mil que quebraram a cara. O melhor é seguir o cérebro...
Falando sério agora, otima análise em relação a idade e ao talento.
Eu estudo pra uma área técnica de informação, porque sei que computador e a tecnologia não faltam na casa dos brasileiro, é rentável sim pra mim com 19 anos buscar uma coisa que vai me trazer dinheiro e conforto futuramente. Mas a ideia de me formar em filosofia e viver da arte do pensamento não foi deixada de lado, se eu tiver vocação pra isso como sugeriu o Pondé de ser um profissionalismo romantizado, vou me aprofundar mais tarde, porém sinto essa "magia" por esse lado.
Vc trabalha para ganhar dinheiro e fazer o que gosta no horário de lazer. Como dizia o filósofo Seu Madruga "não tem trabalho ruim, ruim é trabalhar " 😭🤭
Por que o mundo é tão cruel ? Tem algo bom em viver ?
É cruel porque não evoluímos o suficiente pra agir com boas intenções, visto que o mal é ignorante.
Não é necessariamente "bom", mas encontrar compaixão e empatia no sofrimento alheio.
Mas têm coisas boas sim em viver, deixa eu ver... É... São mínimas, dependendo da pessoa, nem tem.
Mas bom, eu no caso quero formar uma família tradicional, ter um emprego minimamente respeitável e ganhar bem o suficiente para sustentar quem amo (como dito no vídeo), viajar quem sabe, se der, uma vez ao ano.
Ter 2 filhos quando chegar aos 30 e educa-los da forma correta com a esperança de que vão ter "sucesso" no futuro.
Acho que oque exista de "bom" na vida depende de pessoa pra pessoa, e no geral, viver numa sociedade ou no meio de pessoas que tem um nível de intelecto acima da média (acho que não tem como...) também ajuda a você se sentir bem
Com pessoas boas, não precisa ser gênios, mas vendo a sociedade atual, pelo menos a brasileira, é bem dificil conviver com meus vizinhos aqui...
Procurar estudar pra se sentir melhor também é bom? Não sei.. sla
A vida é uma merda, pra mim.
Mas acho que isso vai mudar no futuro, eu espero né.
De qualquer modo se um dia for possível vivermos em uma utopia eu já estarei morto.
Comida é bom, música é bom, arte em geral.
Jogos? Sensação de se sentir realizado com algo como por exemplo, conseguir um bom emprego, uma mulher de respeito, amigos bons, ter uma família legal? Não sei, eu não tenho motivo pra viver, quero morrer.
Cara, agora me questionei sobre minha existência (não que não tenha feito isso antes), OQUE EXISTE DE BOM E PRA QUE A GENTE VIVE????????
Porra, trabalhar para os outros, perder amigos, perder a esposa, a namorada, ser corno, ser traido, viver numa família merda, não ter estudos, sentir-se burro, não saber nada, viver num país com uma ré-pública das bananas totalmente despreparada, PQP... não tenho motivos nem pra estar aqui kkkkkkkkkkk
A gente só não se mata porque sente necessidade de viver o máximo que pode mano, somos animais irracionais, não temos liberdade e a justiça além de falha, não existe de verdade.
Imagina criar uma família e o chefe da sua esposa comer ela, pqp, olha a arte da humilhação: ser pobre enquanto o rico come geral da sua familia, isso até soa engraçado mas é bem triste.
Podíamos buscar oferecer inovações e novas ideias pra sociedade, mas é extremamente difícil essa porra, CARALHO VIADO!
Imagina que merda, ser demitido porque te acusaram de roubo, sei lá, além do mais a gente tem a inter-dependencia, se ninguém colabora não vamos pra frente
A vida é complexa, não é extremamente triste mas também não tem nada legal nela.
A vida pra qualquer ser biológico é dificil. Às vezes tenho a impressão de q a vida é algo q não deveria existir, algo desconexo com o universo, tendo em vista as adversidades q ela enfrenta. Adversidades essas vindas do meio inanimado e principalmente dela mesma.
A nossa diferença em relação aos outros seres vivos é q temos a capacidade de refletir sobre isso.
Resumindo o q eu quis dizer é: não pense demais nas dificuldades, apenas lute. Um leopardo não fica pensando no quão é hostil a vida na savana, o quão poucas forças lhe restam antes de morrer caso não tenha sorte na próxima emboscada. Se for o caso, ele apenas morre e a vida entorno segue.
Sou jornalista. Larguei o rádio e vim empreender. Aprendo todos os dias a gostar do que faço. E hoje,sendo claro, não ouço rádio e não vejo TV. Vivo na praia e exclui o mundo exterior da minha vida. Tudo que me é dito e que não é sobre a minha vida entra por um ouvido e sai pelo outro
Oloko, hardcore mermão ksksks
@@Marcos-mw7ss Tive que tomar essa decisão. Vivia muito, digamos, carente. Precisava estar ou entrar em contato com alguém. Hoje tudo mudou. Vivo só a minha vida. Mas não se engane. Tenho casa própria, carro, um bem( outro apartamento na praia que alugo) e me considero vencedor aos 34. O grande plano vem aos 40. Não vivo sorrindo, vivo equilibrado maior parte do tempo
@@doidopelofigueirenseflorip9604 cara, 34 MUITO JOVEM MANO
Voce teve um sucesso da porra, ainda soube lidar com a solidão e vive pleno disso, muito bom
Eu to com 20 e não sei oque fazer, não tenho emprego nem estudos direito, ^-^ legal cara fico feliz em saber que pessoas consigam ter sucesso nessa vida que no geral é mó merda skks
@@Marcos-mw7ss Aos 20 eu não tinha nada. Tinha um gol pra ir surfar que vivia na reserva. Estudava jornalismo mas percebia que era um meio em declínio constante. Não se cobra demais e APROVEITA as oportunidades.
Talvez falte habilidade de lidar com o próprio tempo, paciência, foco, resiliência ou, não saiba do que realmente gosta de fazer.
*Se eu arrumar um trabalho que pague muito, eu já estou feliz!* kk
O que VC tem de "muito" pra receber tanto assim?
@@abranco4523 olha o meu português e olha o teu... você tem preguiça até de escrever imagino em casa, aposto que é MUITO preguiçoso, e só faz encher os outros na internet, porque não tem nada para fazer. sou formado em administração e sou bacharel em física ( FÍSICO)pela UFPE.
@@SLSWZRDSEP Wtf, ta se vangloriando em cima dele por quê?
Ai caralho, cada merda que vejo na net, slk
Agora entendi o contexto, mesmo assim, ignora esse cara.
Man , ninguém liga para a escrita na internet. E pq você senti ser superior ao outro rapaz só por causa da escrita ? Tem muita gente aí que mal sabe escreve e tá se dando bem financeiramente , quer um exemplo ? Olha o nosso "querido" ministro da educação aí.
É tentador: salário vitalício, benefícios garantidos pelo estado, estabilidade, carga horária conveniente, e a não-necessidade de apresentar resultados.
Quem nunca desejou passar em um concurso público para dar fim às aflições motivadas pelas incertezas do conturbado cenário econômico-social atual.
Quem pagar esse salário é o pagadores de impostos,
Não foi da livre vontade do pagador de imposto.
É corvadia, querer viver em instabilidade. no mundo não existe instabilidade e consequentemente não existe segurança.
Saudações, Pondé o crescimento do interesse por filosofia é uma consequência no aumento dos amantes do conhecimento de fato ou no aumento no número de "sofistas" que usam a filosofia para justificar suas narrativas ou causas pessoais, um abraço!!
Primeiro que não adianta fazer oque gosta e não saber oque esta fazendo. Segundo, pra tudo precisa de conhecimento, dedicação e investimento, se vender uma arte por exemplo, ja pode investir em outra, quanto mais faz melhor será o resultado e ai la na frente você não precisará se submeter a ninguém, você será seu próprio chefe ✊