Comecei a escrever em 2015 e desde lá tenho percebido que a arte da escrita é um eterno aprendizado. Todo dia absorvo, aprendo e coloco em prática coisas novas. Esse canal ajuda muito nesse sentido.
Diálogos bem construídos são aqueles que você desenvolve tanto o personagem que, numa conversa entre 4 pessoas, você sabe quem é quem sem necessidade do autor explicitar. Sim, isso acontece em alguns livros.
Sobre seu infodump... PERFEITO! KKKKKK Ai, eu tô feliz que eu montei um diálogo sem infodump. Meu personagem principal está de luto pela morte dos pais, mas eu não revelo nos primeiros momentos o que aconteceu de fato, ele só vai dizendo que a vida dele perdeu a cor, que ele está passando pelo luto mais importante da vida dele e que morar com a tia é difícil... Aaaah que alegria!
2:02 - É EXATAMENTE O QUE EU PENSO! Tudo é uma questão de equilíbrio. Eu, por exemplo, adoro usar uma linguagem mais padrão nas descrições e os diálogos eu escrevo como alguém de verdade falaria naquela ocasião
2 года назад+10
Essas dicas vão me ajudar muito com certeza, meus diálogos muitas vezes soam bem artificiais, meu protagonista é um anti-heroi, muitas vezes num simples diálogo ele faz uma espécie de monólogo, até mesmo militância e isso a todo momento fica artificial e chato, vou começar a cortar inclusive das páginas anteriores
4:32 Pensei em um dialogo informal assim: "- Entra ai. Botei a carne pra queimar agora. Pensei da gente beber cerveja, acho que vinho não fica bom no churrasco, né? O que cê acha?"
8:50 KKKKKK amei Wlange skdkdk Eu acho que o único ponto válido em fazer um diálogo expositivo assim é quando a tensão dramática cresce no meio psicológico do personagem, por causa de algum trauma, e faz com que sua mente entre numa espiral de pensamento destrutivo que o leva a descer cada vez mais até um ponto onde a pressão se torna insuportável, e ele acaba soltando tudo em outro personagem. Mas acho que não tem outro sentimento de fundo pra esse caso que não seja o máximo de fúria e ódio que o personagem pode conter, algo relacionado com o que ele mais detesta no mundo, que repudia ao máximo. Mas mesmo assim, pode dar errado e ficar estranho kkkk sei lá Adorei o vídeo, A Contrapartida parece ser bem interessante :))
Não sei se alguém já viu, mas nos livros do Re:zero (e no anime também), tem uma cena com uma fala da Echidna que no livro tem duas páginas inteiras HUSUHASAHUSHUAHU mas como tem as pausas certas, as intenções certas (você sabe que ela tá começando a delirar e falando coisa com coisa) fica bem divertido.
Criando as fichas de personagens pensei em colocar bordões e vícios de linguagem. Engraço que em Onepiece, o autor insere uma risada diferente para cada personagem.
Infodump é bem delicado. As vezes, enquanto imersos na escrita, perdemos a sensibilidade de ler como um leitor mesmo. Por isso é bom dar um tempo para ler o texto no futuro.
Parabéns Wlange, seu trabalho sempre diferenciado e muito construtivo, te sigo há anos e estou sempre aprendendo. Seu trabalho é muito motivacional, obrigado.
Wlange, faz um vídeo sobre como descrever cenas de revelação. Tipo, um segredo que é descoberto ou uma mentira que vem à tona. Como não achei ninguém ensinando, tenho certeza de que vai ser de grande ajuda pra muita gente!
Wlange, agora que o Sisu está chegando você poderia gravar mais um vídeo sobre a vida de escritor (faculdade, estudos, trabalho...) para dar uma luz aos que desejam viver disso!
Legal suas dicas Wlange. O problema é que algumas coisas que eu leio em obras publicadas no Wattpad, na Amazon e até mesmo no Clube de Autores, falta aquele feeling... aquela noção do que é plausível e fluente, mesmo seguindo essas regras... mas isso vai de cada um não é? Obrigado por mais esse vídeo. Valeu!
Oii Wlange, tô começando agora a escrever livros, e seus vídeos estão me ajudando muito mesmo. Eu queria saber como eu posso fazer troca de cenário de forma clara, por exemplo: eu estou narrando o personagem principal que está no parque com os amigos. Mas aí eu quero narrar o vilão que está na sua base pensando em um próximo ataque. Sempre quando eu faço essa troca de cenário fica uma coisa um pouco aleatória, o cenário muda mas o leitor nem percebe.
caramba nem tinha ideia de que praticava infodump, aprendi muito reconheço que não sou muito bom para a criação de dialogos e sempre tem um video seu explicando e dando dica eu assisto, ok admito eu sou um noveleiro
Perfeito !!!! Amei, importante demais. Mesmo já tendo sido abordado o tema, foi super relevante e pegou em pontos que vejo muita gente cometendo, inclusive eu. Mais uma vez obrigada ! ♥️
Pessoal, para complementar o conteúdo aconselho a leitura de dois livros: Diálogo, do Robert Mckee, um dos melhores livros sobre narrativas e ações através de discursos que tive a oportunidade de ler. E, Oficina de Escritores, do Stephen Koch, este aborda diversos assuntos da escrita e narrativa, porém, contém um capítulo que ele discorre sobre O Estilo de Voz (Grande, média e baixa) tanto do Narrador, quanto dos personagens. Acredito que esses conhecimentos irão ajudá-los e muito na construção dos diálogos.
Eu tava com o ponto 2 em mente qd comecei a escrever, mas acabei me esquecendo ao longo do livro... agora, reescrevendo, abandonei de vez 😬 preciso corrigir isso. Escrever é difícil hein pqp
Tenho muita preguiça de aprender algo, queria muito aprender a melhorar a escrita, mas não consigo sendo que eu amo escrever, amo de paixão, porém essa maldita preguiça que tenho de ler um livro ou de escrever, não me ajuda muito. Porque sinto que não vou conseguir, constantemente tenho um sentimento de fracasso e sempre fui machucada por pessoas que apontava a minha escrita e dizem que escrevo é não entendem muito, queria melhorar nisso, mas tenho medo. Por favor, me ajude! Um pedido de socorro.
Vi seu vídeo e estava lembrando de Teto para Dois, que estou lendo no momento. No livro, os diálogos do capítulo narrado pelo Leon são bem diferentes do da Tiff, e desde o começo me trouxe essa sensação de ser algo realista, sabe? Já li livros assim, com narração de 2 personagens diferentes, que os diálogos eram idênticos e aí parecia que não era próprio nem de um, nem de outro personagem.
Se a história se passa em um outro pais e em uma época antiga, tem algum problema colocar gírias, palavrões e expressões coloquiais que nós usamos nos dias atuais? Às vezes sinto que fica parecendo um anacronismo usar certas palavras, mas também soa mais natural para os diálogos.
Wlange,uma perguntinha.Vc ainda vai continuar a série do reescrever o seu livro aos 15 anos?Se sim quando for possível vc pode lançar esses vídeos?Muito dessa série pq me ajuda de uma forma mais prática a percebe as nuances da escrita
2 года назад+1
Vou sim!! Sei que to devendo há um tempão 😓 é que esses vídeos demandam mt tempo de gravação e edição, aí eu nunca consigo me organizar direito e acabo deixando pra depois. Mas quero gravar e lançar o próximo episódio ainda esse mês, prometo que vou 🙏🏽
Eu tô escrevendo um que a protagonista reencarnou no corpo de uma mulher de antes da era vitoriana . Então eu faço o dialogo dela (falando com alguem) mais culta, e falando internamente como uma mulher do seculo 21, mas as vezes eu fico pensando se os leitores vão ficar incomodados, até pq eu vou lançar ele no youtube como um audiolivro de capitulos, existe algum video no seu canal sobre a leitura de dialogos para audiobooks ?
Oi, Wlange, tudo bem? É possível que o personagem principal seja o verdadeiro vilão da história de uma forma distorcida?Por exemplo, o personagem principal (o dito mocinho) está querendo seguir o seu propósito, o seu objetivo de vida. E o antagonista está cumprindo fielmente o seu papel em "impossibilitar" essa trajetória. Porém, no andamento da escrita, percebe-se arquétipos do vulgo vilão surgindo em posicionamentos e atitudes do personagem principal. Com a finalização do livro, o leitor percebeu a mudança de comportamentos, e, principalmente, a descoberta das "cartas trocadas". Onde se enquadraria, na clássica identificação dos personagens, essa situação singular? Ps: Espero que eu tenha sido explícita o suficiente para transpassar meus pensamentos. 😅
Tenho uma dúvida. Um Revisor me disse que em falas onde contém vícios de linguagem, eu devo sinalizar em itálico, mas eu acho estranho ler um livro que estará sempre sinalizando os diálogos que estão fora da norma. O que vocês tem a me dizer sobre? Porque se os personagens tem o seu jeito de falar, sendo errado, ou como falamos no dia a dia, não vejo motivo para ficar lembrando o leitor com sinalizações. Alguém poderia me responder?
2 года назад+3
Em diálogos, eu prefiro sem essa sinalização. E não é obrigatório sinalizar.
Eu estou escrevendo o meu primeiro livro Eu estou escrevendo a história inteira pra depois eu por o diálogo dos personagens, estou fazendo certo? Eu to gostando dessa maneira q estou fzd
Год назад
Se desse jeito ta funcionando pra vc, então ta certo! É isso que importa, cada um tem seu processo
Alguém sabe me dizer se o livro Romanceiro da Inconfidência é uma Prosa Poética? Porque tenho que fazer um trabalho de escola e não consegui descobrir.
Kathelyn, minha sugestão é, crie o protagonista em primeiro lugar. Responda as seguintes perguntas: Qual o maior desejo do seu personagem principal? Qual o maior defeito dele? Qual a maior necessidade do seu personagem(o que ele precisa aprender para se tornar uma pessoa melhor?) Qual o maior medo dele? O que está impedindo que ele alcance o seu desejo? Ao delinear o personagem, a história vai tomando forma ao redor dele e ficará bem mais fácil transformar suas ideias em histórias. Espero ter ajudado.
Não precisa, parceiro. O objetivo é deixar natural de acordo com a realidade do ambiente que você criou. Se é uma conversa entre nobres você abusa da norma culta, pois em teoria eles possuem estudo. Já entre camponeses, que aprendem com o cotidiano, aí já é mais largado.
Oi Wlange. Meu personagem, de vez em quando gagueja. Gostaria de dar naturalidade de sua fala com essa gagueira. Você tem experiência a respeito para nos orientar? Grato.
Infodump também seria um problema se a história se passasse em um lugar onde as pessoas falam sempre deixando claro o contexto pra quem chegar no meio da conversa? Mas sem intenção ne, uma coisa mais cultural...
_Preciso urgente escrever diálogos melhor amiga. _ Escreva então porra. _ Quanta agressividade gratuita. _ Hoje o dia não bom pra mim , me chamaram no RH e jogaram uma prata de um real no chão e abaixei pra pegar e chutaram o meu rabo. _ Eu apesar de escrever , eu trabalho na mesma empresa e também fui chamado no RH . _ E eles não te mandaram embora . _ Não e quando entrei na sala a moeda estava no chão. _ E tu não pegou _ Fiquei envergonhado com os três me olhando feio. _ A moeda foi um teste? _ Acho que sim amigo. Ele levantou a mão , chamou o garçom e pediu uma bala e entregou a moeda de um real . _ Ja fui chamado para um próximo serviço e ficarei atento a moedas jogadas no chão de RH daqui pra frente. Jogou a bala na boca e saboreou o doce e ajudou o amigo. Gente eu ia escrever so uma linha e saiu este texto idiota kkkk
Comecei a escrever em 2015 e desde lá tenho percebido que a arte da escrita é um eterno aprendizado. Todo dia absorvo, aprendo e coloco em prática coisas novas. Esse canal ajuda muito nesse sentido.
Uma dica de ouro: leia os diálogos em voz alta e veja como dia falado. Se soar estranho tá artificial, com essa fica vc pode ver as pausar tbm
Siiim! Sempre é bom ler o texto em voz alta
Oh, gostei dessa dica
Faço sempre❤
Diálogos bem construídos são aqueles que você desenvolve tanto o personagem que, numa conversa entre 4 pessoas, você sabe quem é quem sem necessidade do autor explicitar. Sim, isso acontece em alguns livros.
Perfeita colocação mesmo
* Não se prender á norma culta
* Pensar no jeito de falar de cada personagem em cada momento
* Evitar infodump
Vou me lembrar disso.
Você é um deus
8:50
hahaha, atriz da nação!
Sobre seu infodump... PERFEITO! KKKKKK Ai, eu tô feliz que eu montei um diálogo sem infodump. Meu personagem principal está de luto pela morte dos pais, mas eu não revelo nos primeiros momentos o que aconteceu de fato, ele só vai dizendo que a vida dele perdeu a cor, que ele está passando pelo luto mais importante da vida dele e que morar com a tia é difícil... Aaaah que alegria!
2:02 - É EXATAMENTE O QUE EU PENSO!
Tudo é uma questão de equilíbrio. Eu, por exemplo, adoro usar uma linguagem mais padrão nas descrições e os diálogos eu escrevo como alguém de verdade falaria naquela ocasião
Essas dicas vão me ajudar muito com certeza, meus diálogos muitas vezes soam bem artificiais, meu protagonista é um anti-heroi, muitas vezes num simples diálogo ele faz uma espécie de monólogo, até mesmo militância e isso a todo momento fica artificial e chato, vou começar a cortar inclusive das páginas anteriores
A Voz não mudou, depois de tantos anos!
Escrevo Roteiros,fanfics,e imagines e você sempre me ajuda muito! sempre quando posso vejo um vídeo seu!Muito Obrigada 💖😽Sou super sua fã✍🏻💞
💓💓
Nossa que legal, vc tem insta?
@@isaquepereirapbi Tenho sim! o nome é GigiMartinsOficial,me passa o seu
Também escrevo fanfic e agora estou investindo mais em originais e estou adorando desenvolver personagens do zero.
8:56 Ah, não véi! Tankei não kkkkkkkkkk
8:53 já pode fazer audição pra Malhação da Globo já 😅
PS: Obrigado pelas dicas❣️
4:32
Pensei em um dialogo informal assim:
"- Entra ai. Botei a carne pra queimar agora. Pensei da gente beber cerveja, acho que vinho não fica bom no churrasco, né? O que cê acha?"
Adoro a forma como você explica as coisas pra gente
8:50 KKKKKK amei Wlange skdkdk
Eu acho que o único ponto válido em fazer um diálogo expositivo assim é quando a tensão dramática cresce no meio psicológico do personagem, por causa de algum trauma, e faz com que sua mente entre numa espiral de pensamento destrutivo que o leva a descer cada vez mais até um ponto onde a pressão se torna insuportável, e ele acaba soltando tudo em outro personagem. Mas acho que não tem outro sentimento de fundo pra esse caso que não seja o máximo de fúria e ódio que o personagem pode conter, algo relacionado com o que ele mais detesta no mundo, que repudia ao máximo. Mas mesmo assim, pode dar errado e ficar estranho kkkk sei lá
Adorei o vídeo, A Contrapartida parece ser bem interessante :))
Não sei se alguém já viu, mas nos livros do Re:zero (e no anime também), tem uma cena com uma fala da Echidna que no livro tem duas páginas inteiras HUSUHASAHUSHUAHU mas como tem as pausas certas, as intenções certas (você sabe que ela tá começando a delirar e falando coisa com coisa) fica bem divertido.
Continua talentosa, abraço do Paulo da turma de CS UFF.
Oi Paulo!!! Quanto tempo 😊 Obrigadaaaa, abraço
Criando as fichas de personagens pensei em colocar bordões e vícios de linguagem.
Engraço que em Onepiece, o autor insere uma risada diferente para cada personagem.
mds bem na hora que eu tava escrevendo meu livro e pensando nessa dificuldade, obrigada pelo conteúdo!
Infodump é bem delicado. As vezes, enquanto imersos na escrita, perdemos a sensibilidade de ler como um leitor mesmo. Por isso é bom dar um tempo para ler o texto no futuro.
Cara, descobri seu canal recentemente e tô simplesmente amando. Você sabe muito!
Aah que show, obrigada!!
O exemplo do infodump foi muito bom kkkk
Amo as aulas desse canal!
nunca deixe de nos ensinar. muita gratidao pelos videos
Ótimas dicas! Muito bom mesmo...
Parabéns Wlange, seu trabalho sempre diferenciado e muito construtivo, te sigo há anos e estou sempre aprendendo. Seu trabalho é muito motivacional, obrigado.
Incrivel! Muito bons os conselhos!
Wlange, faz um vídeo sobre como descrever cenas de revelação. Tipo, um segredo que é descoberto ou uma mentira que vem à tona. Como não achei ninguém ensinando, tenho certeza de que vai ser de grande ajuda pra muita gente!
Boa !
Wlange, agora que o Sisu está chegando você poderia gravar mais um vídeo sobre a vida de escritor (faculdade, estudos, trabalho...) para dar uma luz aos que desejam viver disso!
No Brasil não devem ter 100 escritores que se sustentem com livros. Boa sorte tentando ser o centésimo primeiro
Muito bem, linda!
É tão bom escrever diálogos mais realistas.
KKKK, gostei da dramatização do infodump. Já me policiei sobre isso. Seus vídeos são inspiradores. Obrigada pelo conhecimento que você traz.
Legal suas dicas Wlange. O problema é que algumas coisas que eu leio em obras publicadas no Wattpad, na Amazon e até mesmo no Clube de Autores, falta aquele feeling... aquela noção do que é plausível e fluente, mesmo seguindo essas regras... mas isso vai de cada um não é? Obrigado por mais esse vídeo. Valeu!
por a caso que eu fazia dialogos expositivos, voce falou um erro ke eu faço muito. vou tomar mais cuidado, obrigado pelo video
Eu escrevo desdos 15 anos e nunca fui boa em diálogos,e preciso ficar reescrevendo toda hora,e valeu pela informação ❤️❤️
-Pai, te odeio há 10 anos kakakakaka
Oii Wlange, tô começando agora a escrever livros, e seus vídeos estão me ajudando muito mesmo.
Eu queria saber como eu posso fazer troca de cenário de forma clara, por exemplo: eu estou narrando o personagem principal que está no parque com os amigos. Mas aí eu quero narrar o vilão que está na sua base pensando em um próximo ataque. Sempre quando eu faço essa troca de cenário fica uma coisa um pouco aleatória, o cenário muda mas o leitor nem percebe.
tinha uma ideia e agora vendo seus vídeos tomei coragem para escrever
Estava justamente esperando um vídeo assim kk👌❤️
caramba nem tinha ideia de que praticava infodump, aprendi muito reconheço que não sou muito bom para a criação de dialogos e sempre tem um video seu explicando e dando dica eu assisto, ok admito eu sou um noveleiro
Perfeito !!!! Amei, importante demais. Mesmo já tendo sido abordado o tema, foi super relevante e pegou em pontos que vejo muita gente cometendo, inclusive eu.
Mais uma vez obrigada ! ♥️
como sempre suas dicas são incríveis, parabéns
Pessoal, para complementar o conteúdo aconselho a leitura de dois livros: Diálogo, do Robert Mckee, um dos melhores livros sobre narrativas e ações através de discursos que tive a oportunidade de ler. E, Oficina de Escritores, do Stephen Koch, este aborda diversos assuntos da escrita e narrativa, porém, contém um capítulo que ele discorre sobre O Estilo de Voz (Grande, média e baixa) tanto do Narrador, quanto dos personagens. Acredito que esses conhecimentos irão ajudá-los e muito na construção dos diálogos.
8:53 pode ser usado para uma personagem tendo uma explosão de sentimentos ?
Vídeo excelente. Me ajudou muito
você passa confiança quando fala obrigado 🙏
Eu tava com o ponto 2 em mente qd comecei a escrever, mas acabei me esquecendo ao longo do livro... agora, reescrevendo, abandonei de vez 😬 preciso corrigir isso. Escrever é difícil hein pqp
Gente isso que é um canal literário com resiliência, repito resiliência. sz
Tenho muita preguiça de aprender algo, queria muito aprender a melhorar a escrita, mas não consigo sendo que eu amo escrever, amo de paixão, porém essa maldita preguiça que tenho de ler um livro ou de escrever, não me ajuda muito. Porque sinto que não vou conseguir, constantemente tenho um sentimento de fracasso e sempre fui machucada por pessoas que apontava a minha escrita e dizem que escrevo é não entendem muito, queria melhorar nisso, mas tenho medo. Por favor, me ajude! Um pedido de socorro.
Seus vídeos são maravilhosos. Você é muito inteligente.
Muito bom!
canal brabo inscrevi sininho enois
Vi seu vídeo e estava lembrando de Teto para Dois, que estou lendo no momento. No livro, os diálogos do capítulo narrado pelo Leon são bem diferentes do da Tiff, e desde o começo me trouxe essa sensação de ser algo realista, sabe? Já li livros assim, com narração de 2 personagens diferentes, que os diálogos eram idênticos e aí parecia que não era próprio nem de um, nem de outro personagem.
Deixei o like nesse vídeo ...Adoro seu canal!
Vc é incrível! Muito obrigada
Você é incrível!
sempre perfeita Wlange
Existe algum tipo de estrutura narrativa ou curva de tensão que se aplica em diálogos?
Que vídeo útil! Gostei demais.
Manda salve, amo seus vídeos 😍
Oieee! Obrigada ❤️
Se a história se passa em um outro pais e em uma época antiga, tem algum problema colocar gírias, palavrões e expressões coloquiais que nós usamos nos dias atuais? Às vezes sinto que fica parecendo um anacronismo usar certas palavras, mas também soa mais natural para os diálogos.
Wlange,uma perguntinha.Vc ainda vai continuar a série do reescrever o seu livro aos 15 anos?Se sim quando for possível vc pode lançar esses vídeos?Muito dessa série pq me ajuda de uma forma mais prática a percebe as nuances da escrita
Vou sim!! Sei que to devendo há um tempão 😓 é que esses vídeos demandam mt tempo de gravação e edição, aí eu nunca consigo me organizar direito e acabo deixando pra depois. Mas quero gravar e lançar o próximo episódio ainda esse mês, prometo que vou 🙏🏽
Excelente vídeo
Amo seu canal! ❤️
🥰🥰🥰
Meu livro tem um infodump mas tem contexto, um Velho amigo do pai do protagonista tá explicando o passado pro protagonista e é tudo num diálogo só
Quero dicas para escrever cenas de s e c s o, será que tem algum vídeo aqui no canal com dicas?
Eu tô escrevendo um que a protagonista reencarnou no corpo de uma mulher de antes da era vitoriana . Então eu faço o dialogo dela (falando com alguem) mais culta, e falando internamente como uma mulher do seculo 21, mas as vezes eu fico pensando se os leitores vão ficar incomodados, até pq eu vou lançar ele no youtube como um audiolivro de capitulos, existe algum video no seu canal sobre a leitura de dialogos para audiobooks ?
Oi, Wlange, tudo bem?
É possível que o personagem principal seja o verdadeiro vilão da história de uma forma distorcida?Por exemplo, o personagem principal (o dito mocinho) está querendo seguir o seu propósito, o seu objetivo de vida. E o antagonista está cumprindo fielmente o seu papel em "impossibilitar" essa trajetória. Porém, no andamento da escrita, percebe-se arquétipos do vulgo vilão surgindo em posicionamentos e atitudes do personagem principal. Com a finalização do livro, o leitor percebeu a mudança de comportamentos, e, principalmente, a descoberta das "cartas trocadas". Onde se enquadraria, na clássica identificação dos personagens, essa situação singular?
Ps: Espero que eu tenha sido explícita o suficiente para transpassar meus pensamentos. 😅
Tenho uma dúvida. Um Revisor me disse que em falas onde contém vícios de linguagem, eu devo sinalizar em itálico, mas eu acho estranho ler um livro que estará sempre sinalizando os diálogos que estão fora da norma.
O que vocês tem a me dizer sobre?
Porque se os personagens tem o seu jeito de falar, sendo errado, ou como falamos no dia a dia, não vejo motivo para ficar lembrando o leitor com sinalizações.
Alguém poderia me responder?
Em diálogos, eu prefiro sem essa sinalização. E não é obrigatório sinalizar.
@ Aah, maravilha! Muito obrigado 😁🤝🏻
Eu estou escrevendo o meu primeiro livro
Eu estou escrevendo a história inteira pra depois eu por o diálogo dos personagens, estou fazendo certo?
Eu to gostando dessa maneira q estou fzd
Se desse jeito ta funcionando pra vc, então ta certo! É isso que importa, cada um tem seu processo
@ obgda ❤️ me deixou mais tranquila ☺️
Prezada, você teria indicação de bons capistas, preço e qualidade?
rt
Amei ❤️
Você é demais
Quero comprar livros q vc indica. Como faço?
No box de descrição dos vídeos eu sempre coloco os links de compra dos livros que indico ou menciono 😊
Eu estou participando do prêmio Sesc de literatura, é mais indicado enviar para as editoras depois do resultado final?
Boa tarde! Fiwuei interessada no livro!
Fiquei curiosa sobre os 2 volumes!.Tb as dicaa sobre diálogos!
Utilizar a linguagem coloquial, sempre, a não ser que seja uma característica do personagem o pedantismo gramatical.
Alguém sabe me dizer se o livro Romanceiro da Inconfidência é uma Prosa Poética? Porque tenho que fazer um trabalho de escola e não consegui descobrir.
Ja escrevi muitas histórias, mas não acho tão bom, quero melhorar
Gente me Ajudem me deem uma ideia sobre alguma História sobre Dinossauros pra eu fazer
Eu tô com uma ideia na minha cabeça, e eu quero muito, muito mesmo, transformar em uma história. Preciso de ajuda 😭 não sei por onde começar.
Kathelyn, minha sugestão é, crie o protagonista em primeiro lugar. Responda as seguintes perguntas: Qual o maior desejo do seu personagem principal? Qual o maior defeito dele? Qual a maior necessidade do seu personagem(o que ele precisa aprender para se tornar uma pessoa melhor?) Qual o maior medo dele? O que está impedindo que ele alcance o seu desejo? Ao delinear o personagem, a história vai tomando forma ao redor dele e ficará bem mais fácil transformar suas ideias em histórias. Espero ter ajudado.
@@BarbaraGarrettt muito obrigada!!!
@@kathelynbarbosa2663 imagina! O que precisar é só chamar! 😘
Mas tipo, eu estou tentando escrever um livro de fantasia. Você acha que esse poderia ser um caso em que deve-se usar a norma culta em diálogos?
Não precisa, parceiro. O objetivo é deixar natural de acordo com a realidade do ambiente que você criou. Se é uma conversa entre nobres você abusa da norma culta, pois em teoria eles possuem estudo. Já entre camponeses, que aprendem com o cotidiano, aí já é mais largado.
@@lodic6359 Por isso que fiquei em dúvida, já que o foco é justamente nos nobres.
Exemplo
Sam : Dean, você bateu em um Cupido!.
Dean : Um Cupido?, eu bati num idiota isso sim. -
Castiel : Você espantou ele.
"entra pra dentro" kk
Oi Wlange. Meu personagem, de vez em quando gagueja. Gostaria de dar naturalidade de sua fala com essa gagueira. Você tem experiência a respeito para nos orientar? Grato.
Ler "O Duque e Eu"
Alguém sabe se o grupo editorial Atlântico é confiável?
Infodump também seria um problema se a história se passasse em um lugar onde as pessoas falam sempre deixando claro o contexto pra quem chegar no meio da conversa? Mas sem intenção ne, uma coisa mais cultural...
O narrador sempre vai falar na linguagem formal?
_Preciso urgente escrever diálogos melhor amiga.
_ Escreva então porra.
_ Quanta agressividade gratuita.
_ Hoje o dia não bom pra mim , me chamaram no RH e jogaram uma prata de um real no chão e abaixei pra pegar e chutaram o meu rabo.
_ Eu apesar de escrever , eu trabalho na mesma empresa e também fui chamado no RH .
_ E eles não te mandaram embora .
_ Não e quando entrei na sala a moeda estava no chão.
_ E tu não pegou
_ Fiquei envergonhado com os três me olhando feio.
_ A moeda foi um teste?
_ Acho que sim amigo.
Ele levantou a mão , chamou o garçom e pediu uma bala e entregou a moeda de um real .
_ Ja fui chamado para um próximo serviço e ficarei atento a moedas jogadas no chão de RH daqui pra frente.
Jogou a bala na boca e saboreou o doce e ajudou o amigo.
Gente eu ia escrever so uma linha e saiu este texto idiota kkkk
kkkkkkkkk o dialogo expositivo e muito coisa de novela mexicana
Cruella, é você?😁🤭
"Se encaixa bem na boca das pessoas " 🤡
Vinho é bom com pizza kk
Sinceramente, não me pareceu bons exemplos de diálogo.
Ótimo vídeo
Obrigada!! 😃