Posso estar soando pedante, mas eu me sinto muito privilegiado em ter sido criança durante os anos 1980 e início dos anos 1990 (hoje tenho 44 anos), por conta do nosso Rock Nacional que tocava sem parar nas rádios. Com meus 9, 10 anos eu não tinha maturidade para as letras "cabeça" da Legião Urbana, mas adorava as músicas divertidas de bandas como Inimigos do Rei, Herva Doce (do hit "Amante Profissional"), Dr. Silvana e Cia (do Hit "Serão Extra"), João Penca e Seus Miquinhos Amestrados (do hit "Lágrimas de Crocodilo") e Ultraje a Rigor (que criança da época não cantava direto a música "Marylou"?). Bons tempos de inocência mas muito Rock N Roll...
Os Inimigos do Rei terminaram, mas deixaram um diamante de imenso quilate chamado Paulinho Moska. Esse cara é MUITO F0D@. A carreira solo dele é simplesmente genial. Músicas maravilhosas com letras lindas além dele ser um gigante no palco. Já fui em inúmeros shows do Paulinho e o que ele faz só com um violão e sua voz é fantástico. Um dos meus artistas favoritos.
@@renatocoelho88 Meu caro. Usando seu argumento, que adjetivo usaria para Bethoven e Mozart se considera geniais Raul Seixas e Elvis? Cada um precisa ser avaliado em seu universo de atuação, sua capacidade e seu momento. Bethoven e Mozart foram geniais pelo seu incrível conhecimento musical, sua capacidade de composição e interpretação de obras absurdamente elaboradas. Elvis foi genial porque mudou o status quo com uma música e um movimento inédito para sua época. Raul foi genial por ser um rebelde, revolucionário e contestador, por sinal, seguindo a trilha aberta por Elvis. Finalizando, Moska é genial por criar letras de grande sacada, músicas muito profundas e, principalmente, por levantar teatros inteiros lotados apenas com seu carisma, seu violão e sua voz, coisa que bandas inteiras muitas vezes não conseguem fazer. Cada um com sua genialidade avaliada em seu tempo e espaço.
Julio, video maravilhoso. A musica da Barata era muito cantada na escola onde eu estudava na época. Há dois anos, em um sebo, adquirir o primeiro Lp dos Inimigos do Rei junto com o dos Titâs ( Cabeça de Dinossauro).
Júlio, o final do seu vídeo foi certeiro, os Inimigos do Rei poderiam ser uma banda inovadora da fronteira entre os anos 1980 e 1990, tanto é que o Paulinho Moska tem ótimas músicas e faz uma carreira muito difna na Música brasileira, mas tanto as gravadoras, quanto o cenário musical da época e os próprios Inimigos não estavam preparados para tudo isso e aí terminaram...
Vídeo incrível sobre o irreverente grupo Inimigos do Rei que juntamente com o Uns e Outros e o Nenhum de Nós assombraram as paradas de sucesso brasileiras em 1989.
Sobre Inimigos do Rei, era legal é aquela música pra você curtir em um festa e tal, mas Legião Urbana é outro patamar, as letras são bem atuais ainda até hoje, sem contar a melodia que é muito boa.
Ele copiou bastante o Morrisey , o the cure. O post punk. Tudo do Renato é cópia e eu adoro, pq ele curte e se baseou em tudo que hoje eu gosto. E se eu gosto é pq o Renatinho colou a influência para os pequenos fãs dos anos 80 e 90.
Embora tenha grande admiração pelo trabalho de Renato e Humberto, não deixo de me impressionar como foram tão babacas, com suas críticas aos garotos que só queriam ROMPER, como eles mesmos fizeram antes. 90% dos ditos formadores de opinião nada mais são que seres humanos comuns, com vaidades e inseguranças. Nenhuma idolatria é boa. Se for pra amar alguém, ame com ressalvas e quem realmente praticou e viveu o bem.
Renato Russo, um dos maiores babacas que a música brasileira já produziu! Um escroto que se achava ... Quanto ao "outro" é apenas um fantasma! Nem sei se esse cara existiu de verdade.
Eu adora os “Inimigos do Rei”. Achava inteligente, bem humorados e bons músicos. Também curtia outras tendências como Paralamas, Legião, MPB. Pobre de quem se fechava num quarto e só curtia um lado. Saudades dessa época de ouro da música brasileira!!!!! Bons tempos!!!!
Posso dizer que uma adolescente foi procurar A metamorfose depois de ouvir Is Inimigos de rei, não estou certa que uma musica possa mudar o mundo, mas esta mudou muito a minha vida. P.S. Ainda tenho aquele velho livro comigo.
Eu tinha uma professora na quarta série chamada Adelaide, o problema era que até 1993 ainda cantavam essa música pra ela, esse hit ainda perdurava por pelo menos 4 anos e foi passando de turma para turma na escola.
@@fabrizioleonebarbosa1036 É que nem na época que teve a campanha do uso da camisinha durante o governo fo FHC, quando o Ministério da Saúde ficava a cargo do José Serra. O pênis era chamado de Braulio e quem tinha esse nome era zoado. Me lembro de uma reportagem no Jornal Nacional onde os homens eram questionados a respeito: uns davam risadas, outros; não gostavam. Me recordo que em pouco tempo, a propaganda veiculada foi retirada.
Eu era criança nessa época de sucesso deles, tinha uns 10 anos e adorava essas duas músicas, não imaginava que as músicas não eram feitas pra minha faixa etária da época...
Verdade. A gente cantava na pura diversão. Lembro que a música Faroeste Cabloco foi tocada no aniversário do meu irmão de 9 anos em forma de brincadeira: minha mãe colocou a fita e tocava, de repente, parava, e você tinha que acertar a continuação sem errar a letra. 😅😂
@@diegosilva3816, verdade. Os Mamonas Assassinas da mesma forma, caso não fosse a tragédia, também não iriam muito longe. Na década de 80 tivemos o João Penca e os seus miquinhos amestrados, que tinham um som legal, divertido, mas não vingaram por muito tempo. Mas seja como for, enfrente a vida até onde der, não se limite por crítica negativa nenhuma. Os Beatles, por exemplo, foram muito criticados pelas gravadoras no começo da carreira.
Parabéns Julio, vc tem um trabalho nota 10, nos faz lembrar de bandas que fizeram sucesso onde as músicas ainda estão armazenadas em nossa memória. E ainda conta o real sentido e contexto delas
Moro em cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro tendo aqui um clube ( Royal ) que faz poucos shows durante o ano e por coincidência ( também por valores ) contratou o Inimigos do Rei. Encheu bem, alta sociedade veio prestigiar mas a banda realmente não empolgou muito a galera. Músicas desconhecidas ( só a Kafka estourada ) e acredito que a própria banda também não se identificou muito com o público, não ficou aquele gostinho de quero mais e voltem sempre. Acredito que estes dissabores vão minando a vida banda. O mesmo aconteceu com Sandy e Júnior que após grande fase não suportou fases mais baixas decorrentes de carreiras artísticas e que por vezes agem com precipitação.
Engraçado é que menos de 10 anos depois surge uma banda com a mesma pegada , os Mamonas assasinas , e não detonaram tanto eles assim , mais até entendo a birra com o Inimigos , pois foi a época de ouro do nosso Rock and Roll , outros tempos !!!!
Vivenciei os Inimigos do Rei no auge da minha infância. Quarta serie. Todos cantavam Adelaide e Uma barata chamada Kafka. Tocava muito na rádio. "Mão amarela"...era uma lenda ,brincadeira com quem soltava um pum.
Bandas como Inimigos do Rei são importantes para o cenário nacional, mas o rock "bem humorado" não resiste ao tempo, ou vira clássico como o "Premeditando o Breque"_ ou o "Língua de Trapo"... Bandas como o Inimigos do Rei infelizmente não resistem ao mercado, bandas como Ultraje ou Blitz se mantém até hoje, mas basicamente como uma celebração do que eram nos anos 80... O que não deixa de ser importante para que esta parte significativa da história seja preservada para gerações novas....
Eu acredito que os Inimigos do Rei deveriam ter abraçado o humor, assim como os Mamonas Assassinas, ao invés de rejeitarem. Não tem nada de mais em ser reconhecido como palhaços, pois os mesmos trazem alegrias por onde passam. É melhor cantar coisas alegres do que músicas deprimentes.
Ninguém leva palhaços a sério. Já músicas "deprimentes" geralmente estão no topo das mais belas já feitas. Graças a Deus: Chopin, Bethowen, Billy Hollyday, Edith Piaf... faziam músicas "deprimentes".
Preferi os anos 90. Plano Real, importados acessíveis, de boa qualidade, e muito mais baratos. Dava para comprar instrumentos e equipamentos. Custo de vida mais barato e sem inflação. Tudo isso ao contrário dos anos 80. Vivi todos os anos 80, e só prestavam o Metal e o Punk, era uma inflação absurda, um sufoco para a maioria.
Mano...vendo esse vídeo agora, sacando quais eram as referências dos caras na música e literatura, as letras...e as respostas que eles davam para os Cri-Cri de plantão. GENIAIS é realmente a palavra para defini-los!!!!
Eu lembro bem dessa banda, eu amava quando era criança. Os Inimigos do Rei foram mais uma banda que conseguiu unir o humor e o rock, mas não tão brilhante quanto Blitz, Ultrage a Rigor, Mutantes e Raul Seixas. Mas era algo que não tinha conteúdo e durou pouco tempo.
Lembro perfeitamente dos dois hits tocando em 1989, quando eu tinha 8 anos. Fez realmente muito sucesso e tem sim sua importância no cenário, e também via eles como os pais dos Mamonas Assassinas. Eu, sinceramente, não gostava e acho que esse tipo de banda sempre é esquecida rapidamente, já que o humor vai além de algumas letras e passa a fazer parte do rótulo da banda como um todo...se observarmos, outras com essa mesma estampa musical e visual de humor tentaram e também sumiram após um ou dois hits, como por exemplo, o Virguloides (no caso do Mamonas, tem uma situação bem específica). Acho que é um tipo de mistura espinhosa e difícil de se renovar ao longo do tempo. Talvez explique um pouco o sumiço dessas bandas.
Sempre AMEI Legião, mas o Renato era muito arrogante, achava que representava toda a juventude naquele modo sofrido, melancólico de ser. Teve um fim triste, mas sem dúvida alguma nos deixou músicas inesquecíveis 😊
Renato Russo era uma pessoa soberba! Havia uma ideia de querer mudar a vida das pessoas com letras de música, mas isso é muito subjetivo. E não passa de utopia de "auto-ajuda"! Eu vi muitas dessas manifestações nos anos 80 - afinal, sou um cinquentão -, mas a impressão que ficava naquela época é que os artistas não tinham uma aplicação de ética como se tem hoje; eles (artistas) falavam o vinha na mente sem o menor pudor. Renato Russo e Humberto do Engenheiros foram importantes em termos de "anos 80", mas o tempo passou, as coisas mudaram, pessoas morreram e ninguém mudou ninguém.
Concordo em parte. Alguma coisa mudou e ficou pra sempre. Talvez não como professores que alguns queriam ser, mas por uma alquimia interna de cada um de nós
Inimigos do rei foi uma das bandas mais interessantes, de um estilo de rock único e muito inteligente, de forte presença de palco. Saudades dessa magnífica banda
Tornei-me fã do Paulinho Moska e só depois descobri que ele era um dos vocalistas do Inimigos. Em um show do Moska, relatei que eu tão fã do trabalho solo qto da banda, e ele foi extremamente simpático comigo. Legal qdo artistas não rejeitam o que fizeram no início de carreira, assim como em trabalhos populares ou menores.
Júlio, acompanho muito seu canal, parabéns pelos conteúdos. Pode fazer um vídeo falando sobre o curto período da banda Metrô com o vocalista Pedro Parq, abordando mais o disco A Mão De Mao? Forte abraço.
Pude ver um show dos Inimigos aqui em Santo Andre/SP em 1989. Me chamou a atenção o público muito baixo em pleno auge do sucesso, e a falta de repertório. Também, a banda parecia um pouco perdida no palco quanto a sua definição do próprio estilo, pois parecia que eles não queriam ser uma banda de "palhaçadas" mas também não se enquadravam no estilo MPB, tampouco na ala do rock. Sei que as comparações sempre acabam sendo um pouco injustas, mas achava os Mamonas Assassinas mais bem estruturado e melhor definido, e certamente teriam feito um maior sucesso se não fosse a tragédia que lhes abateu.
É sempre assim,toda vez que alguém tenta ou faz humor todo mundo vira as costas,papo de gente mau humorada,o pessoal acha que música não pode ser bem humorada e que ter humor é sinônimo de burrice ou de qualidade duvidosa.
Gustavo você está certo. Pena que eles não resistiram e persistiram. Porque hoje além do que você disse , ainda tem o maldito politicamente correto que matou a comédia.
Você sempre comenta, mas é uma coisa pouco dita por aí: essa geração rock anos 80 era muito negativa, caralho. As bandas achavam legal falar mal umas das outras, os críticos achavam mais interessante serem ácidos e colocar geral pra baixo. Parece que todo mundo achava que o cool era ser escroto com o coleguinha. Um monte de banda massa pra caralho, que não merecia tanta porrada, teve a carreira prejudicada pelos bestas da época
Fazia parte do contexto de ser do Rock.. Tinha que passar uma imagem de rebeldia. Além do que a polêmica atraia atenção. Fora que essas falas ditas hoje todos seriam cancelados, na época era normal.
era geração do AUGE do consumo de cocaína, a geração PÓS PUNK, a geração da epidemia MORTAL da AIDS, a geração que cresceu nos anos de chumbo da DITADURA, a geração da inflação de MIL PORCENTO, a geração da AMEAÇA ATÔMICA NUCLEAR.. vc esperava flores? palmas pra pôr do sol? Cirandas? Antes de criticar os músicos, estude o período histórico, político e cultural. As pessoas são reflexo desses fatores. Nem mais nem menos. Numa das épocas mais desgraçadas desse país eles fizeram muuuuuuuuito mais do que qualquer um esperava. A geração pós moderna, politicamente correta atual, pelo contrário. Só decepção e afundando cada vez mais a música brasileira no poço da mediocridade e alienação.
Eu tenho o primeiro vinil. Esta semana eu li Metamorfose de Franz Kafka e fiz uma conexão com a música, imaginando que poderia ter sido uma inspiração/referencia. Gostei mto do vídeo 👏🏻
Meu querido que conteúdo maravilhoso, eu tô aqui extasiado com essas informações... Hoje trabalho com áudio e sou músico pois a semente plantada foi o primeiro disco do Inimigos do Rei, de fato eu era uma criança e amava os hits mas havia algo a mais naquele disco, tracks como Jesse James e até a citada no vídeo, Crime, as palavras usadas me traziam uma reflexão muito prematura das coisas, eu ia dizer que foi uma viagem no tempo, mas eu ainda ouço as vezes então é um disco muito atemporal pra mim. Massa demais, obrigado pelo vídeo , ganhou um inscrito com sininho ativado hahaha abraço !
No segundo disco fariam sucesso, não de maneira estrondosa como no primeiro. Ao longo do tempo Dinho iria partir p/ uma carreira solo, Bento Hinoto iria tocar no Angra ou alguma Mega Banda de Heavy Metal gringa.
reparem... uma musica dos anos 80, que acabou indo pro publico jovem, criança, adolescente, tem a letra umas 30x mais bem feita e a musica muito melhor que qualquer musica de hoje em dia aqui no BR. o povo hoje nao consegue nem fazer trocadilho engracadinho... é so senta senta, raba, beber, cerveja, e coisas simples... sequer rimar amor com dor ta dificil hoje de acontecer.
Posso estar soando pedante, mas eu me sinto muito privilegiado em ter sido criança durante os anos 1980 e início dos anos 1990 (hoje tenho 44 anos), por conta do nosso Rock Nacional que tocava sem parar nas rádios. Com meus 9, 10 anos eu não tinha maturidade para as letras "cabeça" da Legião Urbana, mas adorava as músicas divertidas de bandas como Inimigos do Rei, Herva Doce (do hit "Amante Profissional"), Dr. Silvana e Cia (do Hit "Serão Extra"), João Penca e Seus Miquinhos Amestrados (do hit "Lágrimas de Crocodilo") e Ultraje a Rigor (que criança da época não cantava direto a música "Marylou"?). Bons tempos de inocência mas muito Rock N Roll...
Ainda nesse estilo, poderia falar do Dr. Silvana e Cia. a banda do hit "Serão Extra".
Outra banda que amo.
Inimigos da resiliência kkkw
Faltou resiliência, faltou ligar o fod@-se pra Crítica e se agarrar ao público como motivação pra não desistir
Os Inimigos do Rei terminaram, mas deixaram um diamante de imenso quilate chamado Paulinho Moska.
Esse cara é MUITO F0D@. A carreira solo dele é simplesmente genial.
Músicas maravilhosas com letras lindas além dele ser um gigante no palco.
Já fui em inúmeros shows do Paulinho e o que ele faz só com um violão e sua voz é fantástico.
Um dos meus artistas favoritos.
Concordo plenamente!
"genial" tb não. Menos jovem!!!
@@renatocoelho88 Genial sim. Vá aos shows dele e veja.
@@Alex_science . Eh que se vc gasta o adjetivo "genial" com o tal moska, qual usaria para um Raul Seixas, por exemplo. Ou pra um Elvis.
@@renatocoelho88 Meu caro. Usando seu argumento, que adjetivo usaria para Bethoven e Mozart se considera geniais Raul Seixas e Elvis?
Cada um precisa ser avaliado em seu universo de atuação, sua capacidade e seu momento.
Bethoven e Mozart foram geniais pelo seu incrível conhecimento musical, sua capacidade de composição e interpretação de obras absurdamente elaboradas.
Elvis foi genial porque mudou o status quo com uma música e um movimento inédito para sua época.
Raul foi genial por ser um rebelde, revolucionário e contestador, por sinal, seguindo a trilha aberta por Elvis.
Finalizando, Moska é genial por criar letras de grande sacada, músicas muito profundas e, principalmente, por levantar teatros inteiros lotados apenas com seu carisma, seu violão e sua voz, coisa que bandas inteiras muitas vezes não conseguem fazer.
Cada um com sua genialidade avaliada em seu tempo e espaço.
Julio, video maravilhoso. A musica da Barata era muito cantada na escola onde eu estudava na época. Há dois anos, em um sebo, adquirir o primeiro Lp dos Inimigos do Rei junto com o dos Titâs ( Cabeça de Dinossauro).
Eu era crianca nesse época, tinha 12 anos, e essa música era sucesso entre nós. Aliás, canto até hoje. 😂
Júlio, o final do seu vídeo foi certeiro, os Inimigos do Rei poderiam ser uma banda inovadora da fronteira entre os anos 1980 e 1990, tanto é que o Paulinho Moska tem ótimas músicas e faz uma carreira muito difna na Música brasileira, mas tanto as gravadoras, quanto o cenário musical da época e os próprios Inimigos não estavam preparados para tudo isso e aí terminaram...
Vídeo incrível sobre o irreverente grupo Inimigos do Rei que juntamente com o Uns e Outros e o Nenhum de Nós assombraram as paradas de sucesso brasileiras em 1989.
Sobre Inimigos do Rei, era legal é aquela música pra você curtir em um festa e tal, mas Legião Urbana é outro patamar, as letras são bem atuais ainda até hoje, sem contar a melodia que é muito boa.
Legião é chato demais. O fã de Legião são insuportáveis
Ele copiou bastante o Morrisey , o the cure. O post punk. Tudo do Renato é cópia e eu adoro, pq ele curte e se baseou em tudo que hoje eu gosto. E se eu gosto é pq o Renatinho colou a influência para os pequenos fãs dos anos 80 e 90.
Aguardando o vídeo sobre HOJERIZAH 😊
Também gostaria de ver um vídeo sobre o Hojerizah.
Boa!
Dois então
Três então
Quatro então
Embora tenha grande admiração pelo trabalho de Renato e Humberto, não deixo de me impressionar como foram tão babacas, com suas críticas aos garotos que só queriam ROMPER, como eles mesmos fizeram antes. 90% dos ditos formadores de opinião nada mais são que seres humanos comuns, com vaidades e inseguranças. Nenhuma idolatria é boa. Se for pra amar alguém, ame com ressalvas e quem realmente praticou e viveu o bem.
Dois dos mais notórios chatos da música brasileira
Renato Russo, um dos maiores babacas que a música brasileira já produziu! Um escroto que se achava ... Quanto ao "outro" é apenas um fantasma! Nem sei se esse cara existiu de verdade.
Eu gosto demais dessa banda.Gosto de todas da década de 80.Existiam tantas bandas legais. Esse quadro é ótimo.
Muito sucesso!
Inimigos do Rei que legal falar sobre eles não é muito conhecido a história deles obrigado!
Faz mais sobre bandas gaúchas, como TNT, Cascavelletes, De Falla, Cidadão Quem, Replicantes, etc. Abraço!
Esse canal é uma delícia. Amo essas histórias.
No meu carro eu tenho uma trilha com várias dessas musicas, essa playlist eu nomeei de "Breguetes", adorooooooo!
Eu adora os “Inimigos do Rei”. Achava inteligente, bem humorados e bons músicos. Também curtia outras tendências como Paralamas, Legião, MPB. Pobre de quem se fechava num quarto e só curtia um lado. Saudades dessa época de ouro da música brasileira!!!!! Bons tempos!!!!
Banda com músicas estilo quinta série. Em 1989 eu estava na quinta série, ou seja, me diverti horrores!!! 😅😅😅
Posso dizer que uma adolescente foi procurar A metamorfose depois de ouvir Is Inimigos de rei, não estou certa que uma musica possa mudar o mundo, mas esta mudou muito a minha vida.
P.S. Ainda tenho aquele velho livro comigo.
Não consegui ler
A Metamorfose é um baita livro, eu também li na adolescência.
Ótimo vídeo, como de costume
Espero poder ver histórias da Picassos falsus, era uma banda meio obscura mas tinha umas músicas bem legais
Eu tinha uma professora na quarta série chamada Adelaide, o problema era que até 1993 ainda cantavam essa música pra ela, esse hit ainda perdurava por pelo menos 4 anos e foi passando de turma para turma na escola.
Pobre professora! Kkk
Zoeira legal!
Sacanagem, coitado de quem tinha esse nome de Adelaide na época !
@@fabrizioleonebarbosa1036 É que nem na época que teve a campanha do uso da camisinha durante o governo fo FHC, quando o Ministério da Saúde ficava a cargo do José Serra.
O pênis era chamado de Braulio e quem tinha esse nome era zoado. Me lembro de uma reportagem no Jornal Nacional onde os homens eram questionados a respeito: uns davam risadas, outros; não gostavam. Me recordo que em pouco tempo, a propaganda veiculada foi retirada.
Eu era criança nessa época de sucesso deles, tinha uns 10 anos e adorava essas duas músicas, não imaginava que as músicas não eram feitas pra minha faixa etária da época...
Verdade. A gente cantava na pura diversão. Lembro que a música Faroeste Cabloco foi tocada no aniversário do meu irmão de 9 anos em forma de brincadeira: minha mãe colocou a fita e tocava, de repente, parava, e você tinha que acertar a continuação sem errar a letra. 😅😂
Jamais deixe que uma crítica negativa trave seus sonhos! Crítica, às vezes, é outra palavra para despeito. Insista no que você acredita!
Sim, mano.
Eles poderiam ter ido muito mais longe.
Eram muito, muito ruins.
Concordo c vc, mas o grupo não tinha uma estrutura firme ou qualidade para durar décadas.
@@diegosilva3816, verdade. Os Mamonas Assassinas da mesma forma, caso não fosse a tragédia, também não iriam muito longe. Na década de 80 tivemos o João Penca e os seus miquinhos amestrados, que tinham um som legal, divertido, mas não vingaram por muito tempo. Mas seja como for, enfrente a vida até onde der, não se limite por crítica negativa nenhuma. Os Beatles, por exemplo, foram muito criticados pelas gravadoras no começo da carreira.
Parabéns Julio, vc tem um trabalho nota 10, nos faz lembrar de bandas que fizeram sucesso onde as músicas ainda estão armazenadas em nossa memória. E ainda conta o real sentido e contexto delas
Moro em cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro tendo aqui um clube ( Royal ) que faz poucos shows durante o ano e por coincidência ( também por valores ) contratou o Inimigos do Rei. Encheu bem, alta sociedade veio prestigiar mas a banda realmente não empolgou muito a galera. Músicas desconhecidas ( só a Kafka estourada ) e acredito que a própria banda também não se identificou muito com o público, não ficou aquele gostinho de quero mais e voltem sempre. Acredito que estes dissabores vão minando a vida banda. O mesmo aconteceu com Sandy e Júnior que após grande fase não suportou fases mais baixas decorrentes de carreiras artísticas e que por vezes agem com precipitação.
Estava na 5a série em 89 e curtimos muito essas músicas! 😅
Engraçado é que menos de 10 anos depois surge uma banda com a mesma pegada , os Mamonas assasinas , e não detonaram tanto eles assim , mais até entendo a birra com o Inimigos , pois foi a época de ouro do nosso Rock and Roll , outros tempos !!!!
Amantes da rainha 👑 excelente disco. Hospício, pacto e deslizo são as pérolas do disco.
Vivenciei os Inimigos do Rei no auge da minha infância. Quarta serie. Todos cantavam Adelaide e Uma barata chamada Kafka. Tocava muito na rádio.
"Mão amarela"...era uma lenda ,brincadeira com quem soltava um pum.
Eles se reuniram também pra gravar 2 musicas pro DVD Festa Ploc. Faltou citar.
verdade mesmo
Bandas como Inimigos do Rei são importantes para o cenário nacional, mas o rock "bem humorado" não resiste ao tempo, ou vira clássico como o "Premeditando o Breque"_ ou o "Língua de Trapo"... Bandas como o Inimigos do Rei infelizmente não resistem ao mercado, bandas como Ultraje ou Blitz se mantém até hoje, mas basicamente como uma celebração do que eram nos anos 80... O que não deixa de ser importante para que esta parte significativa da história seja preservada para gerações novas....
Eu acredito que os Inimigos do Rei deveriam ter abraçado o humor, assim como os Mamonas Assassinas, ao invés de rejeitarem. Não tem nada de mais em ser reconhecido como palhaços, pois os mesmos trazem alegrias por onde passam. É melhor cantar coisas alegres do que músicas deprimentes.
Ninguém leva palhaços a sério. Já músicas "deprimentes" geralmente estão no topo das mais belas já feitas.
Graças a Deus: Chopin, Bethowen, Billy Hollyday, Edith Piaf... faziam músicas "deprimentes".
Lembro muito bem o sucesso principalmente com Adelaide mas depois não emplacou mais nenhum grande sucesso
Carne Osso Silicone é uma música sensacional. Lembro que teve até clipe rolando na MTV...
Moska é muito bom.
A qualidade vocal, instrumentação, eles eram demais..
Esse vídeo que aparecem os tres onde acho,qual o nome?
Kafka , um gênio em si mesmo !!
Júlio, gostaria de sugerir que futuramente você faça um vídeo sobre a banda 14 Bis, uma das minhas favoritas (e do meu pai também)
ruclips.net/video/75zjOcv2SQg/видео.html
VÍDEO ÓTIMO! Dinâmico e informativo! Que bom que o YT recomendou, que bom que eu parei pra assistir. Ganhou mais um inscrito!!!!
❤ AMO OS ANOS 80 ❤ APESAR DE TER NASCIDO NO FIM DOS ANOS 90 EU AMO TUDO DOS ANOS 80 ❤ E VCS❓❓❓
Melhor década ❤
Preferi os anos 90. Plano Real, importados acessíveis, de boa qualidade, e muito mais baratos. Dava para comprar instrumentos e equipamentos. Custo de vida mais barato e sem inflação. Tudo isso ao contrário dos anos 80. Vivi todos os anos 80, e só prestavam o Metal e o Punk, era uma inflação absurda, um sufoco para a maioria.
@@Jakelyn7133 Me referi há qualidade musical no mundo inteiro já que o canal é de música. Obrigado por comentar @Jakelyn, um abraço!
Máximos 80!❤
Julio e seus vídeos sensacionais continue assim com esse trabalho de qualidade nota 10.000 valeu abraço
Comparar o Humberto Gessinger com uma paquita foi genial kkkk
👏👏👏👏👏👏👏👏
basta ver quem sobrou
Mano...vendo esse vídeo agora, sacando quais eram as referências dos caras na música e literatura, as letras...e as respostas que eles davam para os Cri-Cri de plantão. GENIAIS é realmente a palavra para defini-los!!!!
Isso é uma ofensa p/ a Paquita ser comparada ao Humberto Gessinger.
@@diegosilva3816 kkkk
Eu lembro bem dessa banda, eu amava quando era criança. Os Inimigos do Rei foram mais uma banda que conseguiu unir o humor e o rock, mas não tão brilhante quanto Blitz, Ultrage a Rigor, Mutantes e Raul Seixas. Mas era algo que não tinha conteúdo e durou pouco tempo.
Lembro perfeitamente dos dois hits tocando em 1989, quando eu tinha 8 anos. Fez realmente muito sucesso e tem sim sua importância no cenário, e também via eles como os pais dos Mamonas Assassinas. Eu, sinceramente, não gostava e acho que esse tipo de banda sempre é esquecida rapidamente, já que o humor vai além de algumas letras e passa a fazer parte do rótulo da banda como um todo...se observarmos, outras com essa mesma estampa musical e visual de humor tentaram e também sumiram após um ou dois hits, como por exemplo, o Virguloides (no caso do Mamonas, tem uma situação bem específica). Acho que é um tipo de mistura espinhosa e difícil de se renovar ao longo do tempo. Talvez explique um pouco o sumiço dessas bandas.
Sempre AMEI Legião, mas o Renato era muito arrogante, achava que representava toda a juventude naquele modo sofrido, melancólico de ser. Teve um fim triste, mas sem dúvida alguma nos deixou músicas inesquecíveis 😊
Aguardando Hanoi Hanoi
Renato Russo era uma pessoa soberba! Havia uma ideia de querer mudar a vida das pessoas com letras de música, mas isso é muito subjetivo. E não passa de utopia de "auto-ajuda"! Eu vi muitas dessas manifestações nos anos 80 - afinal, sou um cinquentão -, mas a impressão que ficava naquela época é que os artistas não tinham uma aplicação de ética como se tem hoje; eles (artistas) falavam o vinha na mente sem o menor pudor. Renato Russo e Humberto do Engenheiros foram importantes em termos de "anos 80", mas o tempo passou, as coisas mudaram, pessoas morreram e ninguém mudou ninguém.
Nossa, muito bem dito. Um monte de gente arrogante que dava importância em excesso para o que produzia.
Humberto e Renato eram dois pretensiosos chatos de galochas
Concordo em parte. Alguma coisa mudou e ficou pra sempre. Talvez não como professores que alguns queriam ser, mas por uma alquimia interna de cada um de nós
@@andrepizani exatamente!
Tudo na legião urbana é chato. Os caras são chatos, as músicas são chatas, as letras são chatas e os fãs... Nem preciso dizer né
Cara que maneiro, eu me amarrava!!! 😊😊😊😊😊
Parabéns Júlio. Lá no jornaleco você não tinha como mostrar seu talento.
Video fantástico!
'Uma Barata Chamada Kafka' é a musica mais louca e incrível de se ouvir! Legal conhecer a história do grupo!
Grande Júlio!! Tá faltando falar do Zé Ramalho em seu canal!!
Inimigos do rei foi uma das bandas mais interessantes, de um estilo de rock único e muito inteligente, de forte presença de palco. Saudades dessa magnífica banda
Adora esse grupo. Meus amigos, meu irmão e eu ficávamos cantando na rua Adelaide e barata Kafka.
O trabalho jornalístico do canal é muito bom e atrai o interesse até de quem detestava as músicas dos grupos que são assunto da vez. Parabéns!
Eu tinha 12 anos em 89. Os caras eram bons. Foi uma época muito legal. Já os 90 , só doideira.
Sensacional
Eu cantava a música Uma Batata Chamada Kafka pra minha sobrinha dormir. A mãe dela odiava. Huahua.
Sensacional,
Boa noite faz um review do Celso blues boy
Eu era criança e lembro dessas músicas tocando o tempo todo. Era bom. Pena que não gravaram mais.
Inimigos do Rei ficou fadado a banda de Chacrinha e Xuxa e Angelica. Nao dava pra copiar um cassete e ouvir no carro. Ficou hit de matinê
Tornei-me fã do Paulinho Moska e só depois descobri que ele era um dos vocalistas do Inimigos. Em um show do Moska, relatei que eu tão fã do trabalho solo qto da banda, e ele foi extremamente simpático comigo.
Legal qdo artistas não rejeitam o que fizeram no início de carreira, assim como em trabalhos populares ou menores.
Belíssimas explicações,indo a fundo nos assuntos.
Júlio, acompanho muito seu canal, parabéns pelos conteúdos. Pode fazer um vídeo falando sobre o curto período da banda Metrô com o vocalista Pedro Parq, abordando mais o disco A Mão De Mao? Forte abraço.
Uma banda fora dos padrões, bem divertida de ouvir,eu achava que eles eram de Portugal 😂😂😂.
Pude ver um show dos Inimigos aqui em Santo Andre/SP em 1989. Me chamou a atenção o público muito baixo em pleno auge do sucesso, e a falta de repertório. Também, a banda parecia um pouco perdida no palco quanto a sua definição do próprio estilo, pois parecia que eles não queriam ser uma banda de "palhaçadas" mas também não se enquadravam no estilo MPB, tampouco na ala do rock. Sei que as comparações sempre acabam sendo um pouco injustas, mas achava os Mamonas Assassinas mais bem estruturado e melhor definido, e certamente teriam feito um maior sucesso se não fosse a tragédia que lhes abateu.
Saudade dessa banda! Amava! Eles eram espetaculares!
Essa música é muito engraçada!
É sempre assim,toda vez que alguém tenta ou faz humor todo mundo vira as costas,papo de gente mau humorada,o pessoal acha que música não pode ser bem humorada e que ter humor é sinônimo de burrice ou de qualidade duvidosa.
É que nesse caso a banda era ruim mesmo😅
Gustavo você está certo. Pena que eles não resistiram e persistiram. Porque hoje além do que você disse , ainda tem o maldito politicamente correto que matou a comédia.
@@manuelgoncalves5853Não era não
@@liliansoares3204 pois é, e com toda certeza eles hoje aceitariam esse politicamente correto.
@@manuelgoncalves5853 não era não.
Agora o Paulinho Moska atualmente e muito bom um músico fera muito bom
inimigos do rei era meu inimigo também
Você sempre comenta, mas é uma coisa pouco dita por aí: essa geração rock anos 80 era muito negativa, caralho. As bandas achavam legal falar mal umas das outras, os críticos achavam mais interessante serem ácidos e colocar geral pra baixo. Parece que todo mundo achava que o cool era ser escroto com o coleguinha. Um monte de banda massa pra caralho, que não merecia tanta porrada, teve a carreira prejudicada pelos bestas da época
verdade mesmo. O pagode e o sertanejo viram estas coisas e foram mais unidos.
Fazia parte do contexto de ser do Rock.. Tinha que passar uma imagem de rebeldia. Além do que a polêmica atraia atenção. Fora que essas falas ditas hoje todos seriam cancelados, na época era normal.
Muito melhor que hoje, pelo menos havia LIBERDADE. Hoje você é "cancelado" 😢
A única banda que não falava mal das outras era Titãs. Os caras eram todos loucos, mas tinham ética.
era geração do AUGE do consumo de cocaína, a geração PÓS PUNK, a geração da epidemia MORTAL da AIDS, a geração que cresceu nos anos de chumbo da DITADURA, a geração da inflação de MIL PORCENTO, a geração da AMEAÇA ATÔMICA NUCLEAR.. vc esperava flores? palmas pra pôr do sol? Cirandas?
Antes de criticar os músicos, estude o período histórico, político e cultural.
As pessoas são reflexo desses fatores. Nem mais nem menos.
Numa das épocas mais desgraçadas desse país eles fizeram muuuuuuuuito mais do que qualquer um esperava.
A geração pós moderna, politicamente correta atual, pelo contrário. Só decepção e afundando cada vez mais a música brasileira no poço da mediocridade e alienação.
Kkk ótima banda saudades dos anos 80
Eu tinha 7 anos quando surgiram e forma na Xuxa e eu implorei o disco. Até hoje eu sei até os detalhes dos arranjos e piadoca. 😂
Que definição perfeita do Gessinger. 😂
👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu tenho o primeiro vinil. Esta semana eu li Metamorfose de Franz Kafka e fiz uma conexão com a música, imaginando que poderia ter sido uma inspiração/referencia. Gostei mto do vídeo 👏🏻
Eu tenho o vinil deles ❤ e amo Paulinho Moska.
Salve Júlio! Massa o vídeo. Curto muito seu trabalho. Seria bem legal um vídeo seu sobre o Moska.
Sei de cor essas duas músicas até hoje, trocentos anos depois kkkkk bons tempos
Conhecia as músicas mas estava apagadas na memória muito legal essa banda parabéns pelo retro retro4x
Meu querido que conteúdo maravilhoso, eu tô aqui extasiado com essas informações... Hoje trabalho com áudio e sou músico pois a semente plantada foi o primeiro disco do Inimigos do Rei, de fato eu era uma criança e amava os hits mas havia algo a mais naquele disco, tracks como Jesse James e até a citada no vídeo, Crime, as palavras usadas me traziam uma reflexão muito prematura das coisas, eu ia dizer que foi uma viagem no tempo, mas eu ainda ouço as vezes então é um disco muito atemporal pra mim. Massa demais, obrigado pelo vídeo , ganhou um inscrito com sininho ativado hahaha abraço !
EU TENHO O PRIMEIRO VINIL.COMPREI EM 2022 SE PUDESSE TERIA TODOS OS VINIS DAS BANDAS DA DÉCADA DE 80.
Tempo bom demais saudade demais Meu Deus dos meus 17 /18 anos...
Paquita... kkkk... Bom demais seu vídeo amigo, obrigado por postar!
Eu fui num show no Olympia em que se apresentaram eles, Angélica e o Polegar
Eram muito bons!!!👏👏👏👏👏👏👏
Júlio, Egotrip!
Precisa colocar a história do Hojerizah!
Em relação aos Mamonas Assassinas...será que eles também teriam muito sucesso nos próximos discos? Enfim, pergunta sem resposta apenas.
Acho que nao, talvez teria o mesmo fim de tantas bandas que fizeram sucesso e acabaram
Acho que o segundo cd ia vender mais que o primeiro. Todo mundo ia comprar por curiosidade para ver como eram as novas músicas deles
No segundo disco fariam sucesso, não de maneira estrondosa como no primeiro. Ao longo do tempo Dinho iria partir p/ uma carreira solo, Bento Hinoto iria tocar no Angra ou alguma Mega Banda de Heavy Metal gringa.
Fala sobre a banda FINIS AFRICAE.
Se o Renato não gostou azar o dele. Melhor musica para tocar num churrasco que as músicas melosas dele.
Bendito fim
reparem... uma musica dos anos 80, que acabou indo pro publico jovem, criança, adolescente, tem a letra umas 30x mais bem feita e a musica muito melhor que qualquer musica de hoje em dia aqui no BR. o povo hoje nao consegue nem fazer trocadilho engracadinho... é so senta senta, raba, beber, cerveja, e coisas simples... sequer rimar amor com dor ta dificil hoje de acontecer.
tô maratonando seu canal, parabéns pelo trabalho cara
E a PLEBE RUDE , baita banda , adorava , o que aconteceu com a banda
Inimigos do Rei é bom demais e as letras são muito engraçadas
Eu tenho esse LP.
Poutz, eu era fã deles quando eu era moleque! Tenho o primeiro disco autografado! Nem sabia que tinha mais discos, os caras sumiram do nada.
Sei que você fala mais de bandas, mas... traz algo sobre Ruban!
Marcou minha época. Eu, com sinceridade, achava a melhor banda surgida depois de muito tempo. Pena mesmo que não seguiram.
Gostava da banda