Marcelo Nova é o maior nome do Rock Brasileiro e o Camisa de Venus a melhor banda da história deste país. Tenho todos os discos e fui em todos os seus shows em Salvador. Era ouvinte do Rock Special na Aratu FM.
Eu já tinha ouvido "Eu não matei Joana D'Arc", mas "Bete morreu" me deixou de orelha em pé! Quando ouvi uma fita com o álbum Viva, pensei "Que diabo é isso? E pode falar palavrão em música?" Juntando isso mais as histórias que eu ia conhecendo da banda, saquei que esses caras eram diferentes, honestos e fora do establishment mesmo tocando nas rádios. Era um lance paradoxal! Camisa de Vênus merece mais espaço para contar sua história. Poucas conseguiram ser tão corajosas e falar aquilo que nós, os inconformados queríamos ouvir. Parabéns, Júlio! Obrigado mesmo!
Eu tirei essa música no violão quando comecei a aprender na minha adolescência, os anos 80 foram incríveis para o nosso rock!!!! Hoje tenho 50 anos com muito orgulho de ter feito parte da geração coca-cola!!!!
Julio, parabéns pelo vídeo sobre o Camisa de Vênus. Eu tenho 54 anos e tive o privilégio de ver o Camisa ganhar visibilidade nacional dos anos 1980. De fato, não havia uma cena roqueira em Salvador na virada dos anos 1970 para os anos 1980. O Camisa sacudiu Salvador ali por volta de 1982/83, abriu caminho para outras bandas do cenário punk soteropolitano da época como Gonorréia, Trem Fantasma, Skarro, 14º Andar entre outras. Para nós roqueiros Salvador, ver o Camisa na TV em rede nacional era um grande orgulho, a banda furou a bolha. Vale destacar que na mesma época em que o Camisa foi pela primeira vez ao Raul Gil, no SBT, a banda foi no programa "Boa Noite Brasil", de Flávio Cavalcanti na Rede Bandeirantes. Era para um quadro de artistas em início de carreira, onde o artista ou grupo era avaliado por uma banca de jurados. O Camisa, e não me engano, tocou "Bete Morreu". Me lembro que um dos jurados disse que o Camisa não passava de imitação de rock americano, que ia lugar nenhum, rsrsrsrs. Parece que o jurado estava enganado, rsrsrsrs. Parabéns mais uma vez.
O 14° Andar começou com o nome Delirium Tremens,depois trocou de nome mas era o mesmo trio:Helio,Jerry e Joãozinho.Alem dessas citadas,teve Abuso Do Poder,Espírito de Porco,Arroto De Rato,e várias outras.A divulgaçäo dos shows era feita através de pichações nos muros da cidade.Até hoje lembro de ter visto uma pichação no Bonfim dizendo 'Camisa De Vênus no show Ejaculação Precoce,Teatro Vila Velha".Ótimos tempos!Tivemos sorte de ter vivido isso!
@@eliascalifa6822 Sim havia a Delirium Tremens, de fato. Já tive um compacto da 14º Andar, se não me engano. e o Hélio acredito que além de vocalista,era jornalista e, mais tarde criou a banda Circus, não estou enganado, já faz muito tempo e a memoria pode trair. A temporada de shows do Camisa no Vila tinha esse titulo mesmo que vc escreveu, a banda tava tocando muito melhor do que no primeiro na Casa de Festejo. Já ouvi uma gravação precaria desse, o Camisa era muuuuuuito ruim, mesmo pra uma banda punk. Marcelo cantava muito mal. E olha que a banda havia passado cerca de um ano ensaiando, pois além de trocas de integrantes, teve a viagem Karl pro exterior. No Vila, o Camisa tava mais afiado, tocando melhor, dentro daquela realidade, obviamente.
Perfeito meu velho. Também fiz um comentário hoje. Conto detalhes de alguns shows ICÔNICOS. O pessoal lá de baixo, e demais estados, NÃO FAZEM A MÍNIMA IDEIA DO QUE FOI O CAMISA DE VÊNUS AQUI EM SALVADOR no início da Banda. Vou fazer 60 anos. NADA, repito, NADA JAMAIS será repetido neste país.
Até que enfim um canal de música resolveu abordar a história da banda maldita do Brock80, parabéns Júlio pela iniciativa, mas ainda falta muita coisa pra contar, a fase clássica do Camisa que durou de 1983 a 1987 com o lançamento do LP Duplo Sentido e marca a primeira interrupção na carreira da banda, é repleta de histórias hilárias e grandes canções. Infelizmente o inigualável baterista Aldo Machado nunca mais voltou a tocar com eles, o Marcelo Nova não quis retornar com os velhos amigos, o grande Karl Hummel faleceu e o inventivo Gustavo Mullem, a alma musical da banda, ficou fora da nova formação, que é muito boa, mas não chega aos pés da originalidade daquela formação clássica dissolvida em 1987. Tenho todos os vinis da fase clássica deles e me sinto um privilegiado por ter sido contemporâneo de uma banda tão corajosa, que não se vendeu ao sucesso fácil e conseguiu trilhar um caminho próprio mesmo fora do mainstream. Já estou ansioso pelo próximo vídeo....👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎸🎸🎸🎸🎸
Márcio, meu velho, assino embaixo. Fiz um comentário também hoje, contando um pouquinho, o que foi o CAMISA DE VÊNUS no seu início aqui em Salvador, foi INCRÍVEL velhinho. Abraços, Henrique de Salvador.
O disco VIVA gravado em Santos, foi um dos primeiros discos gravados ao vivo, com a plateia interagindo junto c a banda! Um dos melhores shows ja gravado! 🤘🤘🤘
Júlio, meu velho, boa noite. Grato pelo vídeo da MELHOR DE SEMPRE BANDA DE ROCK DESTE país. Vocês daí de baixo, e dos demais estados do país, NÃO FAZEM A MÍNIMA IDEIA do que era o CAMISA de VÊNUS no seu início aqui na TERRINHA. O primeiro show, como mencionado, foi num "Espaço de Forró , a CASA DE FESTEJOS" no bairro de Itapoã. O show do antológico Teatro Vila Velha, foi INSANO, acho que 3 dias (2 com certeza). Houveram SHOWS SURREAIS, o do "FAROL DA BARRA", ICÔNICO PONTO TURÍSTICO DE SALVADOR, foi ÉPICO, TRANSGREDIU qualquer análise que se possa imaginar, inclusive, as "FOTOS DESTE INCIDENTE CULTURAL", podem ser vistas na "CONTRA CAPA DO 1° LP", se a memória não me trair, foi no verão de 82 para 83, acho. A Cidade "LITERALMENTE RACHOU", depois daquele SHOW (tinha imagens daquela HECATOMBE), dizem às más LÍNGUAS, que Marcelo Nova e seu DESAFETO, o INSUBSTITUÍVEL GUSTAVO MÜLLEN (o MAESTRO da BANDA), tem essas IMAGENS (até hoje procuro). OUTROS ASSOMBROSOS SHOWS, foram o do "FORTE DE SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO", também outro ICÔNICO PONTO TURÍSTICO da Cidade, este Show inclusive, se não me engano, foi a "1a NOITE DO ROCK", com outras Bandas da CENA, dentre elas, a INDEFECTÍVEL TREM FANTASMA, teve um SHOW MEMORÁVEL no ANTIGO CINE BRASIL no Bairro da LIBERDADE (MAIOR REDUTO DE POPULAÇÃO NEGRA FOTA DA ÁFRICA), e , teve outro SHOW no Subúrbio Ferroviário de Salvador no EXTINTO "CLUBE flamenguinho, em MINÚSCULO MESMO, SOU BAAHHEEAAA", onde um "tal lu lu santos", os tocar também. O CAMISA DE VÊNUS estava programado para tocar por último, tinha umas 3 ou 4 atrações, eu acho, mas a GALERA/AFICCIONADOS/LEGIÃO que ACOMPANHAVA o CAMISA DE VÊNUS onde quer que fosse, "INVADIU" o espaço e o CAMISA teve que tocar primeiro, resultado, FOI TERRA ARRASADA, NÃO FICOU ALMA VIVA PRA ASSISTIR as outras atrações, o "tal lu lu santos", DEU XILIQUE, chamou MARCELO NOVA de "burguês desassusezado", que "só sabia exultar uma TURBA DE VÂNDALOS", vindo do "tal lu lu santos", nos sentimos mais que regozijados, VALEU CADA CENTAVO PAGO. O CAMISA BOTAVA PRA PHODHER, JAMAIS, repito, JAMAIS, HAVERÁ UMA BANDA SEQUER PRÓXIMA DO QUE FOI A BOA & VELHA; CAMISA DE VÊNUS. Henrique de Salvador. BBMP. OBS: Desculpem-me o longo texto. Foi só para vocês terem uma ideia, do que foi o CAMISA DE VÊNUS para essa Cidade, que é COSMOPOLITA, mas, que até hoje, insiste num "PROVINCIANISMO cultural IRRITANTE". Tem muita gente boa e ruim na Cidade querendo difundir ideias, mas o "bairrismo e, principalmente, a BURRICE, IMPERA". Abraços.
Uma coisa que me chama a atenção é que eles tiveram um início tardio, pelos meus cálculos, o Marcelo Nova tinha 27 anos quando criou a banda. Se aventurou nisso e deu certo. As outras que surgiam na época, eu acho que o pessoal era mais novo...
"Há muito tempo atrás/na velha Bahia/eu imitava o Little Richards e me contorcia/as pessoas se afastavam achando que era um ataque de epilepsia..." 🤘🏼😂😂😂
No teatro vila velha, no maior abafamento, a mulherada se chegando, altos pratos suculentos👃🏾👃🏾👃🏾, e la dentro um rip punk me chamando de traidor do movimento, vê se eu aguento?
O Camisa de Vênus foi a banda que mais assisti ao vivo, não por ser aquele super fã, mas sim pelas oportunidades que surgiam, assisti inclusive o retorno surpresa aos palcos do Raul Seixas num show de aniversário da rádio 97 fm de Santo André, show antológico realizado no clube Aramaçã, foi sensacional, assim como é sensacional reviver esses momentos, muito obrigado.
Eu hoje tenho 51 anos,o camisa de vênus foi quem me motivou a tocar, primeiro violão, depois guitarra e por fim baixo que e meu instrumento ate hoje,eu tinha todos os 5 discos da primeira fase da banda e os outros do Marcelo Nova solo,meus favorito são os com a banda invergadura moral,com aquele clássico baixo fretles
Um dos poucos e um dos últimos roqueiros de verdade na sua essência,Marceleza é rock em sua essência,um dos poucos da geração 80 e 90 que se salvam em meio a roqueiros emburrecendo e esquecendo a essência do rock.
A primeira banda de rock mandar uma gravadora se F....! A primeira banda de rock a gravar um disco ao vivo! A primeira banda de rock a gravar um disco duplo!
Uma das melhores bandas dos anos 80! Julio você é incrível, até pra fazer propaganda faz um link contextualizando a marca com a história dos videos! Maravilhoso! 😂
Gosto muito do Camisa de Vênus. Quando ouvia em casa, meu pai detestava. 😂😂😂 A lamentar pelo falecimento do Karl Hummel. Acabou se tornando um bom guitarrista. Sou do Rio, mas curto o que conheço do rock baiano: Raul Seixas, Camisa de Vênus, Penélope, Pitty... Quem nasce na Bahia já é uma pessoa musical por natureza.
Júlio, ótimo vídeo sobre o Camisa de Vênus, uma baita banda e que muitas vezes é subestimada na história do BRock, mas é importantíssima pela atitude e agressividade no palco e o Marcelo Nova é um dis maiores frontmen da nossa música, merece toda a reverência!!!!
Salve, salve Marceleza!!! Camisa de Venus uma das melhores bandas de Rock do Brasil!!! Pouco celebrada, pois andava na contramão do show business!!! Yeaaaaah!
Está entre as minhas 5 favoritas dos 80. Vi o show deles no Circo Voador, num sábado. Na segunda comprei o Vinil deles (Versão Som Livre!). Foi a 1ª banda do BRock q comprei disco. Foi a banda q assisti mais shows (junto com Lobão, Engenheiros, Legião). Conheço todas as músicas! Junto com o Ira! é a banda q escuto até hj! As letras do Nova eram as melhores dos 80!
A primeira vez que ouvi CV no rádio, foi nessa época de 80 e poucos ,eu estudava o ginásio(hoje,esino fundamental ll) numa escola pubica na zona sul de São Paulo-SP, e curioso foi que, nessa mesma época o reporter Carlos Nascimento(pai do Julio Ettore), foi lá na escola fazer uma reportagem sobre segurança nas escolas , para o Globo Cidade(era o SPTV da época, lembro que teve um dia que saiamos da escola cantando o refrão de 'eu não matei Joana D'arc' e uma menina da 8a série nos disse o significado da palavra álibi.
Eu tenho 57 anos ,sou fã do camisa e me lembro quando o FLAVIO CAVALCANTE QUEBROU O DISCO DELES NO PROGRAMA AO VIVO KKKKK AI PINTOU UMA MÚSICA TEM UM TRECHO EM HOMENAGEM AO FLAVIO KKKK E KKKK.
O Karl, tava com uma camisa pintada nas costas um dedo mandando todo mundo praquele lugar! E um dos jurados falou pro Flávio: "Flávio acho q eles ñ estão nem aí pra gente. Menino, vira e mostra a camisa. Vcs querem mandar a gente praquele lugar, né?" E o Karl rindo, diz q sim com o rosto! rs. Muito Maneiro!!!
Eu era adolescente alí nos anos 80 e me tornei fã do Camisa. Tinha esse primeiro disco, e depois comprei os outros. No final de 1989, eu fui vê-los ao vivo aqui em Santo André na turnê de despedida. Minha mãe ficava louca da vida quando eu punha na vitrola o Camisa ao Vivo cuja maioria das músicas foram censuradas. Realmente, o Camisa representou uma juventude roqueira e que não queria seguir certos padrões!
Duas curiosidades. A irmã de Marcelo Nova, Maria Helena Nova, foi uma das principais jogadoras de futebol dos anos 1980. Chegávamos mais cedo na Fonte Nova para vê-la jogar. A outra é que em 1982, ainda começando, o Camisa de Vênus abriu um show de Fábio Junior do Esporte Clube Periperi no subúrbio de Salvador. O som da banda e a versão ao vivo de Negue chocaram o público.
Excelente banda, eu não concordo com tudo que o Marcelo Nova fala mas respeito demais a trajetória dele sempre autêntico. Ao contrário de muita gente fina elegante e sincera que passou por aí. Atualmente moro fora do Brasil mas tive a sorte de ter ido a um show de despedida do camisa de vênus no RJ em 2022. Já fui em dezenas de shows internacionais e nacionais e vou te dizer que a base de fã do camisa é uma das mais apaixonadas que existe. Galera canta todas as músicas a plenos pulmões. É uma catarse rss minha esposa não gosta mas ficou impressionada com a emoção da plateia . Quem não conhece escute as músicas novas também que são muito boas , um retrato bem tirado do Brasil. "A nossa raça é mansa"
* Inclusive vi uma entrevista do RENATO RUSSO, assim como O'PENSADOR declarando que uma das suas influências foi o "CAMISA DE VÊNUS", a primeira banda punk famosa no Brasil!
Quando eu colecionava vinis eu tive esse primeiro LP lançado pela Som Livre adquirido num sebo e que depois foi relançado em 1985 por outra gravadora e por que não dizer foi um dos primeiros álbuns de Punk Rock brasileiros.
Meu primeiro LP deles foi o ao vivo. Lembro que minha mãe não deixava eu ouvir alto. Ou usava o headphone ou escutava qdo ela não estava em casa. A versão de my way, ouvia no último volume.
Ha ha! Eu achei esse disco na casa de minha avó, devia ser de meu tio, que era músico. Eu tinha 9 anos. Ouvi repetidas vezes e decorei todas as músicas. Eu disse todas. Ainda furtei o disco e levei pra casa que era em outra cidade. Me achava o máximo, no ônibus, com 9 anos, vários Rocks decorados e o disco de capa preto e cinza debaixo dos braços.
Parabéns!!eu já tinha te cobrado isso a vc!!!apesar de Marcelo não representar mais o que o início de sua obra!!mais foi importante para minha formação!!!EU TE COBREI!!Apesar de vc não ter essa obrigação,mais o Camisa foi muito importante e esculhambava todo Cenário tanto do rock como a MPB...Um salve a Gustavo Muller e Karl Franz Hummel(im memory)A banda de melhor postura das que alçaram a mídia
Quem me apresentou o camisa foi meu pai, quando eu estava na barriga da minha mãe kkkkkk ! Hoje gosto demais da banda sou fã de verdade e todas cervjadas, churrasco aqui em casa é regada com muito rock e sem sombra de dúvidas tem que tocar o camisa de venus !! Dentro da sua discografia fodastisca tem dois albuns que eu sou aprecio demais é o VIVA e duplo sentido! Parabéns pelo video. Show de bola 👏👏
Video massa, Julio sobre o início da meteórica carreira do Camisa de Vênus. Prestigiei um show deles em 2015 na Ópera de Arame aqui em Curitiba. E tenho um exemplar do livro O Galope do Tempo autografado pelo próprio Marcelo Nova. O cara é fera.
Eu lembro do começo aqui em Salvador, conheci essa galera quando eu tinha 14 anos, não perdia um show. Às vezes, saíamos para colocar cartazes dos shows feito artesanal com papel metro bem rústico na época (hoje papel crafit). Quando o primeiro LP foi lançado eu tinha com o autógrafo de todos. Tenho saudades da farra de colar cartazes, fazíamos lambança onde passávamos! O "rock especial" era maravilhosa a programação só me estressava quando no meio da música entrava o jingle da rádio aratu, não tinha gravação em fita que vingase. Kkkk
Eu lembro que morava em salvador nos anos 80, eu era criança e meus pais não deixavam ouvir camisa de vênus pq tinha muito palavrão, kkkk, mas ouvia escondido
Tenho 59 anos. Lembro de uma noite em que meu pai assistia ao programa do Flavio Cavalcante, que tinha sempre uma atração musical no final, e eu curtia. Aí o cara (super moralista)anuncia “Camisa de Venus”! Abrem-se as cortinas, o apresentador se diz surpreso que a produção tivesse trazido uma atração com aquele nome pornográfico, dá um esculacho nos caras e manda a banda embora. Foi isso mesmo: o cara mandou a banda entrar só pra esculachar os caras! Foi muito marcante pra mim, mas nunca ouvi ninguém contar essa história. Vale a pena tentar resgatar!
O Flávio Cavalcanti detestava roqueiros, o máximo que ele tolerava era gente já estabelicida pela Jovem Guarda. Foi uma pena ele ter falecido cedo, porque ele merecia se lascar com os "músicos" de hoje. Se ele vivesse por apenas mais dois anos ele teria que encarar no palco a Sara Jane cantando que queria abrir "A Roda" !
Que legal. Camisa de Vênus sempre esteve entre minhas preferidas e ainda continuam legais e ainda mais com o Drake Nova na guitarra. Sinto-me atendido, já que sugeri Camisa (entre outras bandas) num comentário no vídeo dos Beatles.
Conversei com o Marcelo Nova, em Caxias do Sul, em um bar chamado Revival.Foi muito camarada e humilde, mesmo sendo um protagonista da história do Rock Nacional.Boa lembrança
Júlio, que legal vc trazer essa referência da Rádio Aratu. A programação deles era muito phoda. Pra quem era da cidade e curtia rock, a rádio era passagem obrigatória.
Cara, que legal! Eu curto pra caramba coisas sobre o Marcelo Nova. Eu, na verdade, conheci ele através das músicas do Raul Seixas. Inclusive, dou uma sugestão para que fizesse um vídeo falando sobre o último álbum dele, ou sobre alguma música que tem lá, "As Cartas Que Eu Nunca Enviei". Abraços!
Julio, faça um especial sobre : rádio fluminense fm, jovem pan, transamérica FM e rádio cidade as principais rádios do anos 80 em especial o rock brasileiro.
olha, saber que saíram só 30k do 1ão tornam minha cópia ainda mais preciosa, hah! e, junto a essa, Batalhões de Estranhos, Viva (parte da 1ª compra de discos que fiz NA VIDA) e Correndo o Risco fulguram opulentes na minha - hoje sei o quanto - valiosíssima Coleção... bons tempos de calote no busão pra comprar discos com a Galera pelas Lojas do Centro do RJ! ! !
Muito bom o trabalho que faz. Curto sem alongar demais e assunto bem técnico. Dá gosto de assistir. Camisa de Vênus não era a Banda que eu curtia nos anos 80. Achava Marcelo Nova escrachado demais com suas letras recheadas de palavrões. Creio que a Banda sucumbiu por um desses fatores. Até nas Rádios em Brasília na época pouco se ouvia.
Que massa, gosto demais de camisa de vênus. Escutava demais a música " Só o fim " quando estava estudando pro último concurso que fiz e saia pra desopilar kkk Tô viciado no canal, parabéns pelas riquezas de informações.
Em um documentário sobre o Bom Fim (bairro de Porto Alegre) falam sobre um show no anfiteatro Araújo Viana. Quando o Camisa chegou tinha uma multidão na frente do teatro e eles perguntaram por que não tinham aberto os portões. Quem estava com a banda falou: já abriram, este é o pessoal que não conseguiu entrar. Ia escrever que o Camisa de Vênus tinha estourado em Porto Alegre e nem sabia... mas isto nunca é bom.
O Marcelo Nova sempre está aqui por Goiânia fazendo shows.Eu fui em um deles mas não me lembro de absolutamente nada,nem que tenha ido kkkkkkkkkkkk Só fui descobrir que fui na segunda-feira seguinte ao show devido meu estado de embriaguez.Fui pegar a carteira e encontrei um canhoto do ingresso 😅😅
Camisa de vênus é uma das coisas mais autenticas e fodas que ouvi. Claro, os anos passam é alguns aspectos começam a se tornar datados... mas é só ver o Marceleza ao vivo e dá pra ver que a sonoridade amadureceu e ficou muito melhor.
Uma das pedras fundamentais do Rock quebrando a perspectiva Rio_São Paulo e mostrando que havia vida inteligente em outros estados Camisa de vênus foi e é muito necessário principalmente hoje com tanta gente chata cheia de virtudes e hipocrisias .
Eu tinha (nos idos de 83) uma amiga de festas e ouvir rock chamada BETE (fã do rock suave de Leo Jayme e Elvis...) quando botei pra ela ouvir uma banda nova de nome super punk e musica com nome dela... Ela ficou muito P* kkkk foi hilario. Ela detestava o Camisa por isso... Eu sempre curti desde a primeira audição. Uma banda e um vocalista letrista punks autenticos. Polemicos. Meio que se auto-sabotavam no mainstream kkk Grabde banda. Grandes albuns. E Marcelo tem em sua historia a amizade e admiracao por Raul Seixas. O ajudando naquelr final do Raul doente, sem espaços, com dividas...Marcelo ficou com ele até seu fim de vida. Vale destacar tbm isto.
"Ô Silvia, p*ranha"__ 'Silvia' o maior hit da banda. Rindo litros agora porque quando essa música saiu e explodiu nas rádios, eu era adolescente e namorava uma Silvia da minha escola, que descobri depois que era uma tremenda de uma cach.orra...😬 🤣😂😆
Tenho quase 60 anos e curti muito as músicas do "Camisa de Vênus" foi um alvoroço no cenário musical da época! Pense num som cru, mas verdadeiro! Puro Rock e nacional, sem melindres!
Melhor banda nacional de todos os tempos. Gravavam com instrumentos nacionais, pouco sabiam tocar e esse era o diferencial. Hoje discordo de algumas bobagens do Marcelo Nova, mas fodasi, Camisa era foda demais
Cupom Insider: JULIO12
Com o meu cupom, você ganha 12% de desconto em todo o site!
www.insiderstore.com.br/JulioEttore #insiderstore
Marcelo Nova é o maior nome do Rock Brasileiro e o Camisa de Venus a melhor banda da história deste país. Tenho todos os discos e fui em todos os seus shows em Salvador. Era ouvinte do Rock Special na Aratu FM.
Estive no Show no Vila Velha em 82. Não houve quebra de cadeiras pois o Teatro tirou todas as cadeiras antes do Show.
Eu já tinha ouvido "Eu não matei Joana D'Arc", mas "Bete morreu" me deixou de orelha em pé! Quando ouvi uma fita com o álbum Viva, pensei "Que diabo é isso? E pode falar palavrão em música?" Juntando isso mais as histórias que eu ia conhecendo da banda, saquei que esses caras eram diferentes, honestos e fora do establishment mesmo tocando nas rádios. Era um lance paradoxal! Camisa de Vênus merece mais espaço para contar sua história. Poucas conseguiram ser tão corajosas e falar aquilo que nós, os inconformados queríamos ouvir. Parabéns, Júlio! Obrigado mesmo!
Marcelo Nova é um sujeito de muita atitude, pode acreditar.
O Camisa é simplesmente ESPETACULAR!
"Crianças isso é só o fim".😊
.Essa música marcou demais.!!! Esse calor insuportável não abranda o frio da alma...
Eu tirei essa música no violão quando comecei a aprender na minha adolescência, os anos 80 foram incríveis para o nosso rock!!!! Hoje tenho 50 anos com muito orgulho de ter feito parte da geração coca-cola!!!!
essa musica é monstro......tenho dificuldade em escutar ela
Julio, parabéns pelo vídeo sobre o Camisa de Vênus. Eu tenho 54 anos e tive o privilégio de ver o Camisa ganhar visibilidade nacional dos anos 1980. De fato, não havia uma cena roqueira em Salvador na virada dos anos 1970 para os anos 1980. O Camisa sacudiu Salvador ali por volta de 1982/83, abriu caminho para outras bandas do cenário punk soteropolitano da época como Gonorréia, Trem Fantasma, Skarro, 14º Andar entre outras. Para nós roqueiros Salvador, ver o Camisa na TV em rede nacional era um grande orgulho, a banda furou a bolha.
Vale destacar que na mesma época em que o Camisa foi pela primeira vez ao Raul Gil, no SBT, a banda foi no programa "Boa Noite Brasil", de Flávio Cavalcanti na Rede Bandeirantes. Era para um quadro de artistas em início de carreira, onde o artista ou grupo era avaliado por uma banca de jurados. O Camisa, e não me engano, tocou "Bete Morreu". Me lembro que um dos jurados disse que o Camisa não passava de imitação de rock americano, que ia lugar nenhum, rsrsrsrs. Parece que o jurado estava enganado, rsrsrsrs. Parabéns mais uma vez.
O 14° Andar começou com o nome Delirium Tremens,depois trocou de nome mas era o mesmo trio:Helio,Jerry e Joãozinho.Alem dessas citadas,teve Abuso Do Poder,Espírito de Porco,Arroto De Rato,e várias outras.A divulgaçäo dos shows era feita através de pichações nos muros da cidade.Até hoje lembro de ter visto uma pichação no Bonfim dizendo 'Camisa De Vênus no show Ejaculação Precoce,Teatro Vila Velha".Ótimos tempos!Tivemos sorte de ter vivido isso!
@@eliascalifa6822 Sim havia a Delirium Tremens, de fato. Já tive um compacto da 14º Andar, se não me engano. e o Hélio acredito que além de vocalista,era jornalista e, mais tarde criou a banda Circus, não estou enganado, já faz muito tempo e a memoria pode trair.
A temporada de shows do Camisa no Vila tinha esse titulo mesmo que vc escreveu, a banda tava tocando muito melhor do que no primeiro na Casa de Festejo. Já ouvi uma gravação precaria desse, o Camisa era muuuuuuito ruim, mesmo pra uma banda punk. Marcelo cantava muito mal. E olha que a banda havia passado cerca de um ano ensaiando, pois além de trocas de integrantes, teve a viagem Karl pro exterior. No Vila, o Camisa tava mais afiado, tocando melhor, dentro daquela realidade, obviamente.
Perfeito meu velho. Também fiz um comentário hoje. Conto detalhes de alguns shows ICÔNICOS. O pessoal lá de baixo, e demais estados, NÃO FAZEM A MÍNIMA IDEIA DO QUE FOI O CAMISA DE VÊNUS AQUI EM SALVADOR no início da Banda. Vou fazer 60 anos. NADA, repito, NADA JAMAIS será repetido neste país.
Júlio. Gosto muito do CDV, pela autenticidade de Marcelo Nova, o cara é um gênio!
Camisa de Vénus é histórico. Sou de Salvador. Salve salve
Somos de lá! Bota Prá Fude!
Até que enfim um canal de música resolveu abordar a história da banda maldita do Brock80, parabéns Júlio pela iniciativa, mas ainda falta muita coisa pra contar, a fase clássica do Camisa que durou de 1983 a 1987 com o lançamento do LP Duplo Sentido e marca a primeira interrupção na carreira da banda, é repleta de histórias hilárias e grandes canções. Infelizmente o inigualável baterista Aldo Machado nunca mais voltou a tocar com eles, o Marcelo Nova não quis retornar com os velhos amigos, o grande Karl Hummel faleceu e o inventivo Gustavo Mullem, a alma musical da banda, ficou fora da nova formação, que é muito boa, mas não chega aos pés da originalidade daquela formação clássica dissolvida em 1987. Tenho todos os vinis da fase clássica deles e me sinto um privilegiado por ter sido contemporâneo de uma banda tão corajosa, que não se vendeu ao sucesso fácil e conseguiu trilhar um caminho próprio mesmo fora do mainstream. Já estou ansioso pelo próximo vídeo....👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎸🎸🎸🎸🎸
O rock brazuca da época precisava dessa injeção de sujeira e mau comportamento.
Márcio, meu velho, assino embaixo. Fiz um comentário também hoje, contando um pouquinho, o que foi o CAMISA DE VÊNUS no seu início aqui em Salvador, foi INCRÍVEL velhinho. Abraços, Henrique de Salvador.
Tá no meu top 3 das melhores bandas nacionais. Tenho foto e autógrafo com Nova e tudo, coisa de 2 anos atrás.
Até que fim uma banda baiana tu manda muito bem ansioso pra vê mais historias de outras menos conhecidas ou popular que esse país já teve.
O disco VIVA gravado em Santos, foi um dos primeiros discos gravados ao vivo, com a plateia interagindo junto c a banda! Um dos melhores shows ja gravado! 🤘🤘🤘
1986, eu tinha 10 anos, num amigo secreto do colegio eu pedi o vinil " Correndo o risco " , este foi o primeiro disco de rock que eu tive.
Ano q eu nasci, auge do Camisa de Vênus...
Júlio, meu velho, boa noite. Grato pelo vídeo da MELHOR DE SEMPRE BANDA DE ROCK DESTE país. Vocês daí de baixo, e dos demais estados do país, NÃO FAZEM A MÍNIMA IDEIA do que era o CAMISA de VÊNUS no seu início aqui na TERRINHA. O primeiro show, como mencionado, foi num "Espaço de Forró , a CASA DE FESTEJOS" no bairro de Itapoã. O show do antológico Teatro Vila Velha, foi INSANO, acho que 3 dias (2 com certeza). Houveram SHOWS SURREAIS, o do "FAROL DA BARRA", ICÔNICO PONTO TURÍSTICO DE SALVADOR, foi ÉPICO, TRANSGREDIU qualquer análise que se possa imaginar, inclusive, as "FOTOS DESTE INCIDENTE CULTURAL", podem ser vistas na "CONTRA CAPA DO 1° LP", se a memória não me trair, foi no verão de 82 para 83, acho. A Cidade "LITERALMENTE RACHOU", depois daquele SHOW (tinha imagens daquela HECATOMBE), dizem às más LÍNGUAS, que Marcelo Nova e seu DESAFETO, o INSUBSTITUÍVEL GUSTAVO MÜLLEN (o MAESTRO da BANDA), tem essas IMAGENS (até hoje procuro). OUTROS ASSOMBROSOS SHOWS, foram o do "FORTE DE SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO", também outro ICÔNICO PONTO TURÍSTICO da Cidade, este Show inclusive, se não me engano, foi a "1a NOITE DO ROCK", com outras Bandas da CENA, dentre elas, a INDEFECTÍVEL TREM FANTASMA, teve um SHOW MEMORÁVEL no ANTIGO CINE BRASIL no Bairro da LIBERDADE (MAIOR REDUTO DE POPULAÇÃO NEGRA FOTA DA ÁFRICA), e , teve outro SHOW no Subúrbio Ferroviário de Salvador no EXTINTO "CLUBE flamenguinho, em MINÚSCULO MESMO, SOU BAAHHEEAAA", onde um "tal lu lu santos", os tocar também. O CAMISA DE VÊNUS estava programado para tocar por último, tinha umas 3 ou 4 atrações, eu acho, mas a GALERA/AFICCIONADOS/LEGIÃO que ACOMPANHAVA o CAMISA DE VÊNUS onde quer que fosse, "INVADIU" o espaço e o CAMISA teve que tocar primeiro, resultado, FOI TERRA ARRASADA, NÃO FICOU ALMA VIVA PRA ASSISTIR as outras atrações, o "tal lu lu santos", DEU XILIQUE, chamou MARCELO NOVA de "burguês desassusezado", que "só sabia exultar uma TURBA DE VÂNDALOS", vindo do "tal lu lu santos", nos sentimos mais que regozijados, VALEU CADA CENTAVO PAGO. O CAMISA BOTAVA PRA PHODHER, JAMAIS, repito, JAMAIS, HAVERÁ UMA BANDA SEQUER PRÓXIMA DO QUE FOI A BOA & VELHA; CAMISA DE VÊNUS. Henrique de Salvador. BBMP.
OBS: Desculpem-me o longo texto. Foi só para vocês terem uma ideia, do que foi o CAMISA DE VÊNUS para essa Cidade, que é COSMOPOLITA, mas, que até hoje, insiste num "PROVINCIANISMO cultural IRRITANTE". Tem muita gente boa e ruim na Cidade querendo difundir ideias, mas o "bairrismo e, principalmente, a BURRICE, IMPERA". Abraços.
Estive em quase todos. O mais marcante, para mim, foi o de 82 no Vila Velha, Parabéns pelo Texto!
Uma coisa que me chama a atenção é que eles tiveram um início tardio, pelos meus cálculos, o Marcelo Nova tinha 27 anos quando criou a banda. Se aventurou nisso e deu certo. As outras que surgiam na época, eu acho que o pessoal era mais novo...
"Há muito tempo atrás/na velha Bahia/eu imitava o Little Richards e me contorcia/as pessoas se afastavam achando que era um ataque de epilepsia..." 🤘🏼😂😂😂
No teatro vila velha, no maior abafamento, a mulherada se chegando, altos pratos suculentos👃🏾👃🏾👃🏾, e la dentro um rip punk me chamando de traidor do movimento, vê se eu aguento?
O Camisa de Vênus foi a banda que mais assisti ao vivo, não por ser aquele super fã, mas sim pelas oportunidades que surgiam, assisti inclusive o retorno surpresa aos palcos do Raul Seixas num show de aniversário da rádio 97 fm de Santo André, show antológico realizado no clube Aramaçã, foi sensacional, assim como é sensacional reviver esses momentos, muito obrigado.
Melhor banda anos 80 disparado,sem dúvidas,a melhor ❤❤❤
Concordo inteiramente. A Ultraje foi a segunda mas não chegava nem perto do Camisa.
Escuto o Camisa quase diariamente! Abraços de Petrolina-PE.
Eu hoje tenho 51 anos,o camisa de vênus foi quem me motivou a tocar, primeiro violão, depois guitarra e por fim baixo que e meu instrumento ate hoje,eu tinha todos os 5 discos da primeira fase da banda e os outros do Marcelo Nova solo,meus favorito são os com a banda invergadura moral,com aquele clássico baixo fretles
Um dos poucos e um dos últimos roqueiros de verdade na sua essência,Marceleza é rock em sua essência,um dos poucos da geração 80 e 90 que se salvam em meio a roqueiros emburrecendo e esquecendo a essência do rock.
A Melhor banda de Rock nacional dos Anos 80, sou muito fã!
A primeira banda de rock mandar uma gravadora se F....!
A primeira banda de rock a gravar um disco ao vivo!
A primeira banda de rock a gravar um disco duplo!
Uma das melhores bandas dos anos 80! Julio você é incrível, até pra fazer propaganda faz um link contextualizando a marca com a história dos videos! Maravilhoso! 😂
Gosto muito do Camisa de Vênus. Quando ouvia em casa, meu pai detestava. 😂😂😂
A lamentar pelo falecimento do Karl Hummel. Acabou se tornando um bom guitarrista.
Sou do Rio, mas curto o que conheço do rock baiano: Raul Seixas, Camisa de Vênus, Penélope, Pitty... Quem nasce na Bahia já é uma pessoa musical por natureza.
Karl e agora, Gustavo, lamentavelmente!
Sim, foi a notícia triste da semana. 😞
Marcelo Nova o último roqueiro do Brasil!
CdV era uma banda espetacular.
Júlio, ótimo vídeo sobre o Camisa de Vênus, uma baita banda e que muitas vezes é subestimada na história do BRock, mas é importantíssima pela atitude e agressividade no palco e o Marcelo Nova é um dis maiores frontmen da nossa música, merece toda a reverência!!!!
Cara faltou falar da música "O adventista" que para mim foi um dos melhores trabalhos deles 😃
Salve, salve Marceleza!!! Camisa de Venus uma das melhores bandas de Rock do Brasil!!! Pouco celebrada, pois andava na contramão do show business!!! Yeaaaaah!
Camisa de vênus foi o primeiro show de Rock que fui😂😂😂😂😂. Show de bola.
Está entre as minhas 5 favoritas dos 80. Vi o show deles no Circo Voador, num sábado. Na segunda comprei o Vinil deles (Versão Som Livre!). Foi a 1ª banda do BRock q comprei disco. Foi a banda q assisti mais shows (junto com Lobão, Engenheiros, Legião). Conheço todas as músicas! Junto com o Ira! é a banda q escuto até hj! As letras do Nova eram as melhores dos 80!
A primeira vez que ouvi CV no rádio, foi nessa época de 80 e poucos ,eu estudava o ginásio(hoje,esino fundamental ll) numa escola pubica na zona sul de São Paulo-SP, e curioso foi que, nessa mesma época o reporter Carlos Nascimento(pai do Julio Ettore), foi lá na escola fazer uma reportagem sobre segurança nas escolas , para o Globo Cidade(era o SPTV da época, lembro que teve um dia que saiamos da escola cantando o refrão de 'eu não matei Joana D'arc' e uma menina da 8a série nos disse o significado da palavra álibi.
Eu tenho 57 anos ,sou fã do camisa e me lembro quando o FLAVIO CAVALCANTE QUEBROU O DISCO DELES NO PROGRAMA AO VIVO KKKKK AI PINTOU UMA MÚSICA TEM UM TRECHO EM HOMENAGEM AO FLAVIO KKKK E KKKK.
O Karl, tava com uma camisa pintada nas costas um dedo mandando todo mundo praquele lugar! E um dos jurados falou pro Flávio: "Flávio acho q eles ñ estão nem aí pra gente. Menino, vira e mostra a camisa. Vcs querem mandar a gente praquele lugar, né?" E o Karl rindo, diz q sim com o rosto! rs. Muito Maneiro!!!
A música é O Adventista.
Eu acredito nos livros da estante/ eu acredito em Flávio Cavalcante...
@@reginaldodepaula8021 "não vai haver amor nesse mundo nunca mais!" rs
Eu acredito no seu ponto de vista;
Eu acredito no Partido Trabalhista.
Os caras já sabiam no começo sos anos 80 o tipo de gente q viria.
Eu era adolescente alí nos anos 80 e me tornei fã do Camisa. Tinha esse primeiro disco, e depois comprei os outros. No final de 1989, eu fui vê-los ao vivo aqui em Santo André na turnê de despedida. Minha mãe ficava louca da vida quando eu punha na vitrola o Camisa ao Vivo cuja maioria das músicas foram censuradas. Realmente, o Camisa representou uma juventude roqueira e que não queria seguir certos padrões!
Duas curiosidades.
A irmã de Marcelo Nova, Maria Helena Nova, foi uma das principais jogadoras de futebol dos anos 1980. Chegávamos mais cedo na Fonte Nova para vê-la jogar.
A outra é que em 1982, ainda começando, o Camisa de Vênus abriu um show de Fábio Junior do Esporte Clube Periperi no subúrbio de Salvador. O som da banda e a versão ao vivo de Negue chocaram o público.
Acho que não foi de Fábio Júnior e sim de Lulu Santos
@@marta99992 foi Fábio Junior. Sei porque minha irmã era fã dele e foi a este show. Voltou horrorizada com o Camisa.
O vídeo que tanto esperei 👏🙌🙏
Excelente banda, eu não concordo com tudo que o Marcelo Nova fala mas respeito demais a trajetória dele sempre autêntico. Ao contrário de muita gente fina elegante e sincera que passou por aí. Atualmente moro fora do Brasil mas tive a sorte de ter ido a um show de despedida do camisa de vênus no RJ em 2022. Já fui em dezenas de shows internacionais e nacionais e vou te dizer que a base de fã do camisa é uma das mais apaixonadas que existe. Galera canta todas as músicas a plenos pulmões. É uma catarse rss minha esposa não gosta mas ficou impressionada com a emoção da plateia .
Quem não conhece escute as músicas novas também que são muito boas , um retrato bem tirado do Brasil. "A nossa raça é mansa"
* Inclusive vi uma entrevista do RENATO RUSSO, assim como O'PENSADOR declarando que uma das suas influências foi o "CAMISA DE VÊNUS", a primeira banda punk famosa no Brasil!
Adoro o Camisa, meu pai me apresentou quando ainda era criança. Vídeo sensacional ❤
Gosto demais!... DÁ-LHE, MARCELEZA!!!!
QUE LEGAL A HISTÓRIA
Quando eu colecionava vinis eu tive esse primeiro LP lançado pela Som Livre adquirido num sebo e que depois foi relançado em 1985 por outra gravadora e por que não dizer foi um dos primeiros álbuns de Punk Rock brasileiros.
Eu lembro de ouvir Camisa de Vênus na Fluminense FM. 😎✌️
Meu primeiro LP deles foi o ao vivo. Lembro que minha mãe não deixava eu ouvir alto. Ou usava o headphone ou escutava qdo ela não estava em casa. A versão de my way, ouvia no último volume.
Sensacional ❤
Grande marceleza
O Marcelo Nova é o meu maior ídolo do Rock junto com o Raul Seixas.
O maior Rocker do Brasil em todos os tempos, depois do Raul. Os semelhantes se atraem.
Ha ha! Eu achei esse disco na casa de minha avó, devia ser de meu tio, que era músico. Eu tinha 9 anos. Ouvi repetidas vezes e decorei todas as músicas. Eu disse todas. Ainda furtei o disco e levei pra casa que era em outra cidade. Me achava o máximo, no ônibus, com 9 anos, vários Rocks decorados e o disco de capa preto e cinza debaixo dos braços.
Sou de Salvador e acompanho o Camisa desde quando surgiu
Ótimo trabalho Brother, parabéns!
Parabéns!!eu já tinha te cobrado isso a vc!!!apesar de Marcelo não representar mais o que o início de sua obra!!mais foi importante para minha formação!!!EU TE COBREI!!Apesar de vc não ter essa obrigação,mais o Camisa foi muito importante e esculhambava todo Cenário tanto do rock como a MPB...Um salve a Gustavo Muller e Karl Franz Hummel(im memory)A banda de melhor postura das que alçaram a mídia
Quem me apresentou o camisa foi meu pai, quando eu estava na barriga da minha mãe kkkkkk ! Hoje gosto demais da banda sou fã de verdade e todas cervjadas, churrasco aqui em casa é regada com muito rock e sem sombra de dúvidas tem que tocar o camisa de venus !! Dentro da sua discografia fodastisca tem dois albuns que eu sou aprecio demais é o VIVA e duplo sentido! Parabéns pelo video. Show de bola 👏👏
Banda foda. Sou fã do Camisa de Venus e do Marcelo Nova.
Video massa, Julio sobre o início da meteórica carreira do Camisa de Vênus. Prestigiei um show deles em 2015 na Ópera de Arame aqui em Curitiba. E tenho um exemplar do livro O Galope do Tempo autografado pelo próprio Marcelo Nova. O cara é fera.
Cara nem suas publicidades ficam chatas de tanto que vc se comunica bem!! Já recomendei e recomendo demais seu canal para amigos!!
Eu lembro do começo aqui em Salvador, conheci essa galera quando eu tinha 14 anos, não perdia um show. Às vezes, saíamos para colocar cartazes dos shows feito artesanal com papel metro bem rústico na época (hoje papel crafit). Quando o primeiro LP foi lançado eu tinha com o autógrafo de todos. Tenho saudades da farra de colar cartazes, fazíamos lambança onde passávamos! O "rock especial" era maravilhosa a programação só me estressava quando no meio da música entrava o jingle da rádio aratu, não tinha gravação em fita que vingase. Kkkk
Eu lembro que morava em salvador nos anos 80, eu era criança e meus pais não deixavam ouvir camisa de vênus pq tinha muito palavrão, kkkk, mas ouvia escondido
Obrigado Júlio ❤
Até que enfim algum canal falou sobre minha banda PREDILETA ✌🏽🤟🏾
Tenho 59 anos.
Lembro de uma noite em que meu pai assistia ao programa do Flavio Cavalcante, que tinha sempre uma atração musical no final, e eu curtia.
Aí o cara (super moralista)anuncia “Camisa de Venus”!
Abrem-se as cortinas, o apresentador se diz surpreso que a produção tivesse trazido uma atração com aquele nome pornográfico, dá um esculacho nos caras e manda a banda embora. Foi isso mesmo: o cara mandou a banda entrar só pra esculachar os caras! Foi muito marcante pra mim, mas nunca ouvi ninguém contar essa história. Vale a pena tentar resgatar!
Flávio Cavalcanti tinha um quadro sobre discos, "eu compro/eu quebro". Adivinha o que aconteceu com o disco do Camisa...
Coitado dos farmacêuticos...😂
O Flávio Cavalcanti detestava roqueiros, o máximo que ele tolerava era gente já estabelicida pela Jovem Guarda. Foi uma pena ele ter falecido cedo, porque ele merecia se lascar com os "músicos" de hoje. Se ele vivesse por apenas mais dois anos ele teria que encarar no palco a Sara Jane cantando que queria abrir "A Roda" !
Esse Flávio Cavalcante realmente infartaria com estas porcarias (aí sim) pornográficas de baixo calão destes sertanejos mcs funkeiros e do axé de hoje
Que legal. Camisa de Vênus sempre esteve entre minhas preferidas e ainda continuam legais e ainda mais com o Drake Nova na guitarra. Sinto-me atendido, já que sugeri Camisa (entre outras bandas) num comentário no vídeo dos Beatles.
Conversei com o Marcelo Nova, em Caxias do Sul, em um bar chamado Revival.Foi muito camarada e humilde, mesmo sendo um protagonista da história do Rock Nacional.Boa lembrança
Júlio, que legal vc trazer essa referência da Rádio Aratu. A programação deles era muito phoda. Pra quem era da cidade e curtia rock, a rádio era passagem obrigatória.
Cara, que legal! Eu curto pra caramba coisas sobre o Marcelo Nova. Eu, na verdade, conheci ele através das músicas do Raul Seixas. Inclusive, dou uma sugestão para que fizesse um vídeo falando sobre o último álbum dele, ou sobre alguma música que tem lá, "As Cartas Que Eu Nunca Enviei". Abraços!
faz um vídeo sobre o histórico show em Santos em 1986 , o disco Viva
Top demais. Grande marceleza,não se curvou ao sistema como muitos fazem
Julio, faça um especial sobre : rádio fluminense fm, jovem pan, transamérica FM e rádio cidade as principais rádios do anos 80 em especial o rock brasileiro.
Oh, Criança! e Silvia, ao vivo, são antológicas.
Essa é a banda que me iniciou no rock, e onde estou até hoje!
Eu amo essa banda Camisa de Vênus e o Marcelo Nova junto com o jeito e p estilo dele❕
olha, saber que saíram só 30k do 1ão tornam minha cópia ainda mais preciosa, hah!
e, junto a essa, Batalhões de Estranhos, Viva (parte da 1ª compra de discos que fiz NA VIDA) e Correndo o Risco fulguram opulentes na minha - hoje sei o quanto - valiosíssima Coleção...
bons tempos de calote no busão pra comprar discos com a Galera pelas Lojas do Centro do RJ! ! !
Meu 1º LP foi o clássico Ao Vivo, de 1986 que eu ganhei da minha irmã. O Marcelo tem um ótimas histórias, pena que são pouco exploradas.
Muito boa a matéria, Júlio!
Muito bom o trabalho que faz. Curto sem alongar demais e assunto bem técnico. Dá gosto de assistir.
Camisa de Vênus não era a Banda que eu curtia nos anos 80. Achava Marcelo Nova escrachado demais com suas letras recheadas de palavrões. Creio que a Banda sucumbiu por um desses fatores.
Até nas Rádios em Brasília na época pouco se ouvia.
Boa Julio, Camisa de vênus não é alienação !!!
Que massa, gosto demais de camisa de vênus. Escutava demais a música " Só o fim " quando estava estudando pro último concurso que fiz e saia pra desopilar kkk
Tô viciado no canal, parabéns pelas riquezas de informações.
Perfeita a sua apresentação da banda no inicio do vídeo , alias não tinha visto nada sobre o Camisa no seu canal . Show de bola
Em um documentário sobre o Bom Fim (bairro de Porto Alegre) falam sobre um show no anfiteatro Araújo Viana. Quando o Camisa chegou tinha uma multidão na frente do teatro e eles perguntaram por que não tinham aberto os portões. Quem estava com a banda falou: já abriram, este é o pessoal que não conseguiu entrar. Ia escrever que o Camisa de Vênus tinha estourado em Porto Alegre e nem sabia... mas isto nunca é bom.
Traga mais histórias do camisa por favor.
1000 likes para vc, muito bom!
Por mais vídeos como esse!
O Marcelo Nova sempre está aqui por Goiânia fazendo shows.Eu fui em um deles mas não me lembro de absolutamente nada,nem que tenha ido kkkkkkkkkkkk Só fui descobrir que fui na segunda-feira seguinte ao show devido meu estado de embriaguez.Fui pegar a carteira e encontrei um canhoto do ingresso 😅😅
Aí sim em mano kkkk agora faz um dos replicantes aí 👍
Camisa de vênus é uma das coisas mais autenticas e fodas que ouvi. Claro, os anos passam é alguns aspectos começam a se tornar datados... mas é só ver o Marceleza ao vivo e dá pra ver que a sonoridade amadureceu e ficou muito melhor.
Marcelo Nova é um cara que ainda leva o bom e velho rock contestador, com muita irreverência e inteligência!
🤘
Camisa e Marcelo Nova! Finalmente Júlio 👏👏👏
❤ Salve os anos 80!!!!
Parabéns pelo ótimo trabalho, Júlio!
Uma das pedras fundamentais do Rock quebrando a perspectiva Rio_São Paulo e mostrando que havia vida inteligente em outros estados Camisa de vênus foi e é muito necessário principalmente hoje com tanta gente chata cheia de virtudes e hipocrisias .
Essa, sim é uma puta banda ⚡️🔥
Grande Marceleza 🎤⚡️🔥👊💪😎🤘
Entre 82 a 86 foi a maior banda de rock do brasil
Camisa de Vênus sempre foda! Que venham mais vídeos sobre essa lenda.🤘
My way é uma versão do Camisa de Vênus que continua atual e reflete muito bem o que é ser homem em 2024.
Eu tinha (nos idos de 83) uma amiga de festas e ouvir rock chamada BETE (fã do rock suave de Leo Jayme e Elvis...) quando botei pra ela ouvir uma banda nova de nome super punk e musica com nome dela... Ela ficou muito P* kkkk foi hilario. Ela detestava o Camisa por isso...
Eu sempre curti desde a primeira audição. Uma banda e um vocalista letrista punks autenticos. Polemicos. Meio que se auto-sabotavam no mainstream kkk
Grabde banda. Grandes albuns. E Marcelo tem em sua historia a amizade e admiracao por Raul Seixas. O ajudando naquelr final do Raul doente, sem espaços, com dividas...Marcelo ficou com ele até seu fim de vida. Vale destacar tbm isto.
"Ô Silvia, p*ranha"__ 'Silvia' o maior hit da banda.
Rindo litros agora porque quando essa música saiu e explodiu nas rádios, eu era adolescente e namorava uma Silvia da minha escola, que descobri depois que era uma tremenda de uma cach.orra...😬 🤣😂😆
Tenho quase 60 anos e curti muito as músicas do "Camisa de Vênus" foi um alvoroço no cenário musical da época! Pense num som cru, mas verdadeiro! Puro Rock e nacional, sem melindres!
Melhor banda nacional de todos os tempos. Gravavam com instrumentos nacionais, pouco sabiam tocar e esse era o diferencial. Hoje discordo de algumas bobagens do Marcelo Nova, mas fodasi, Camisa era foda demais
Tem que ter um da história da Fluminense FM
3:05 Eu não sabia que George Harisson tinha tocado com o Raul 😂
Excelente vídeo! Esperando a continuação. Valeu!
Eu assisti ao show deles em um ginásio de esportes. Caraca, estava lotado, era muito spray no ar, chega vinha uma fumaça se deslocando no ar.
Show