mergulhando de cabeça nesse mundo do hidromel sou apicultor e fruticultor primeira receita esta na fermentação mel com polpa de maracujá azedo. as proxima receita vai ser de uva morango e amora.
Obrigado Fabio. Estou pensando em lives aqui no RUclips sobre assuntos específicos. Vou prepara uma enquete na comunidade para ver dias e horários. Que acha? Lógico que vou deixar disponível no canal tb.
Muito obrigado pelo comentário e elogio. Estou elaborando a plataforma on line. Infelizmente a falta de tempo está atrapalhando. Mas espero que consiga neste semestre. Com certeza divulgarei.
Mu, na tua experiência, quanto tempo mantenho o morango na secundária? Deixei uma semana e já apresenta um aroma delicioso. Diga aí quanto você costuma deixar e qual os benefícios e maleficios de deixar mãos de duas semanas, por exemplo. Um abraço
Desculpe a demora por responder. Obrigado pelo comentário. Se ainda estiver a tempo. Eu vou muito pelo.paladar e aroma. Com relação aos benefícios é que vc terá mais aroma e paladar da fruta a desvantagem é que se vc exagerar ou não equilibrar os elementos básicos ele pode ficar enjoativo. Outra coisa que pode acontecer é a fruta começar a dar sinais de frutas passadas. Claro que tudo isso varia de acordo com a receita, dulcor, características do mel etc. Sucesso.
Boa tarde gosto muito do seus ensinamentos aproveito aqui para perguntar qual a quantidade de polpas ou sucos que devo colocar no melomel. Obrigado um abraço
Obrigado por acompanhar os vídeos e o canal. Infelizmente fica muito difícil lhe dar uma quantidade ou porcentagem, pois como já disse aqui algumas vezes, depende da receita e objetivo que pretende, da região que em vive ou da onde se origina a fruta (o Brasil tem diversos climas que fazem a mesma fruta se comporte, no sentido de paladar, aroma e outras características de forma diferente) e também no caso de polpa, se realmente é polpa pura ou misturada. A ideia é ir produzindo, aprendendo, adequado e desenvolvendo seu método. O que posso fazer é lhe orientar da melhor forma de se obter o melhor do seu potencial bem como dos Insumos que vc tem disponível. Desculpe não pode lhe ajudar sendo mais específico. Não desista e novamente obrigado.
Obrigado pelo comentário. Ótima opção funciona bem, apenas tome cuidado com o tanino presente na casca da uva para não alterar demais e encobrir as frutas.
Gostei muito do seu canal, muito educativo. Mas tenho uma questão, a coisa de 5 meses fiz hidromel e sobrou me fermento e desde então o fermento tem estado fechado dentro do frigorífico. Usei a semana passada para fazer melomel será que o fermento estava bom? É que ao final de 7 dias o melomel deixou de fazer bolhas mas olhando de perto o garrafão notei que ainda tem algumas bolhas
Obrigado pelo comentário e por acompanhar o canal. Se não houve nenhuma contaminação das leveduras o caso pode ser que haja algum vazamento do CO2 pelo fermentador. Falei disso em alguns videos aqui no canal quando falo de bolhas no airlock. Peço que dê uma olhada. Caso persista o problema só chamar. Sucesso e boas Fermentações.
@@TaçaCopoHidromelSpiritusMontis mas estive a ver os meus apontamentos diários e de facto entre os 4 e os 6 primeiros dias houve muita movimentação de bolhas mas estive a verificar e ainda tem algumas bolhas, as bolhas são muito mas muito pequenas quase nulas. Será que dentro de 1 ou 2 dia aconselha me a fazer a transfega? Já agora andei a ver em alguns fóruns sobre o melomel e la aconselham de dois em dois dias abanar o fermentador para as bolhas existentes debaixo da fruta poderem subir. O que me sabe dizer sobre isto? Mais uma muito obrigado e um bom trabalho no seu canal
@brunosoutilha4620 o certo é verificar (medir) a densidade somente assim saberá se a Fermentação está continuando corretamente. Sobre aerar o mosto tb tenho aqui no canal alguns vídeos sobre p assunto. Creio que valha a pena vc consultar.
Parabens kra, adorei as dicas. Estou começando, fiz meu primeiro hidromel em dezembro, ainda tem um minimo de fermentação, fiz um tradicional, ja esta praticamente clarificado, mais um pouco vou engarrafar, alguma dica?
Primeiramente obrigado pelos elogios. É bom ficar sempre de olho na temperatura e na luminosidade para não nenhum problema nessa reta final. Parabéns pela iniciativa e se puder mande uma amostra para eu degustar hehe.
@@TaçaCopoHidromelSpiritusMontis eu fiz a fermentação dentro de uma geladeira com controlador, conssegui uma velha, 17° Usei o D47, 2l de mel silvestre e 7l de água. Tô mantendo fechado na geladeira, aí não pega claridade, de vez em quando eu abro a tampa do galão pra escapar a pressão, tá bem fraca já.
@@fernandokepp7149 siga esse caminho sem esquecer de verificar sempre a densidade para ver se a fermentação alcoólica terminou mesmo. Eu aguardaria esta estabilização e aí faria trásfega e aguardaria a clarificação. Depois disso geralmente eu passo por mais trásfega até mesmo para não correr o risco de trazer alguma lama e prejudicar a clarificação e engarrafo.
Para ser sincero nunca tomei um de caju, mas pode ser uma boa sim. Com relação a quantidade, o que eu faria, apesar de ser uma fruta única, procuraria alguma receita que de alguma forma parece ou se comporte como caju. Por exemplo limão para laranja ou maçã vermelha para a verde ou para a pera, entende? Daí colocaria a mesma proporção. Outra ideia caso não achasse era colocar aos poucos e ir experimentando. Como disse no video, cado seja pouco adicione mais na secundária. Mas atente-se a duas coisas. A primeira que se colocar na secundária já terá uma quantidade de álcool e assim extrairá mais rápido o aroma e paladar da fruta. E segundo. A evolução do melomel é em geral começando com frutas frescas e conforme matura, vai para frutas maduras e depois frutas em compota. Então se o caju fica bom em compota pode ser uma boa idéia. Um último piteco, rsrs, pense na possibilidade de fazer um doce antes de inserir no mosto como eu fiz com a abóbora (moranga). Tem um link para baixar a receita na descrição do vídeo. Espero ter ajudado um abraço e sucesdo.
Obrigado por acompanhar o canal e pelo comentário. Se você ver alguns outros vídeos aqui no canal, vai entender que o que fermenta a bebida é a levedura. O maracujá é um adjunto como outro qqer ingrediente dentre tantos que vc pode usar. No caso , como falado no vídeo, é um melomel. Você pode sim usá-lo in natura, somente a parte interna, suco ou polpa 100 % natural. Duas dicas, evite os concentrados que você encontra em mercados e se usar in natural ponha a fruta dentro de um saco de biab ou voil para auxiliar nas trasfegas e clarificação pois as sementes podem atrapalhar.
Obrigado pelo comentário. Sim na verdade as uvas passas (industrializados) vem com uma camada oleosa. Geralmente eu lavo bem e deixo alguns minutos de molho em água limpa. Depois dou apenas uma sanitizada. Abç
Obrigado pelo comentário e parabéns pela iniciativa. Não trata-se de porcentagem, algumas receitas polonesas usam proporção. Mas isso varia de mel para mel. O certo é medir a densidade do mosto antes de inocular a levedura. Citei isso em outros vídeos aqui no canal e por isso recomendo ver alguns aqui que certamente lhe ajudarão. Sucesso e boas Fermentações.
Boa tarde, eu estou fazendo um hidromel com jabutica, e eu percebi que algumas jabuticabas estão boiando e outras estão no fundo, isso significa alguma coisa?
Olá obrigado pelo comentário. É normal algumas frutas boiarem sim formando o chamado chapéu do mosto. Já comentei aqui no canal sobre isso, ruclips.net/video/A_RbGhB_J1E/видео.htmlsi=6z6SjdgarUdPKHRh É necessário empurra-las para baixo (colher grande, pá cerveira, etc) para ajudar na saída do CO2. Sanitização sem em todos os utensílios.
Obrigado por acompanhar o canal e pela participação. Sim ao encerrar a Fermentação alcoólica que vc saberá fazendo as medições vc faz uma trasfega através da sifonação, para outro recipiente (fermentador) e deixa para trás as frutas e leveduras. Daí vc vai para a Fermentação secundária onde se achar que falta sabor de frutas pode adicionar mais (novas frutas não as mesmas usadas) ou deixar assim e clarificar por decantação ou usando clarificantes.
Obrigado pelo comentário e por acompanhar o canal. Pode ser for para sanitizar somente a casca, antes de partir e se for uma fruta que a casca não absorva o álcool. O álcool pode inibir as leveduras. Depois de aplicar o álcool passe por água corrente e seque. Ao invés disso eu recomendo outras técnicas: - deixar as frutas de molho 15 minutos em um solução de água sanitária e água (uma colher de chá por litro de água). É a técnica para amenizar os efeitos de agrotóxicos; - solução pylverizada de iodo ou pac pelo lado externo. Faz o mesmo efeito do álcool. Também dê uma enxaguada depois; - caso a fruta seja ou esteja mais mole (madura) pode-se ferver durante 10 minutos á 60 °C. Se necessário adicione água e espere esfriar um pouco antes de add no mosto. Esta técnica elimina tb (não totalmente) possibilidade das leveduras selvagens da fruta atuarem na Fermentação; - e vc pode tb fazer um purê ou polpa da fruta. Neste caso recomendo Lavar muito bem e sanitizar (escolha a técnica) antes de processar. Esta são algumas técnicas, mas depende da sua produção (caseira ou industrial), o perfil da fruta e da receita dentre outros fatores. Vale muito seu conhecimento pessoal e criatividade para adaptar sua necessidade. Espero ter ajudado. Um abç.
Veja os Momentos do Hidromel em nossa playlist: ruclips.net/video/JoG38VOeG8Q/видео.html
Muito bom esse vídeo
Valeu
Canal que merece minha continência e respeito, feliz por crescer a cada dia.🤝
Muito bom eu faço o melomel
Que legal, qual o seu preferido. Eu já fiz alguns tb. srsrrs
Parabéns pelo vídeo! Perfeito! Obrigado pela dedicação em produzir esse tipo de conteúdo!!!!
Obrigado Ricardo. Faço esse conteúdo com muita alegria e satisfação. Abç
Muito bacana seu canal. Sou cervejeiro e vou ora minha segunda producao de hidromel. Forte abraço
Obrigado e sucesso
mergulhando de cabeça nesse mundo do hidromel
sou apicultor e fruticultor primeira receita esta na fermentação mel com polpa de maracujá azedo.
as proxima receita vai ser de uva morango e amora.
Parabéns pelo empenho. Boa pedida sobre os sabores. Lembra que as vermelhas tendem a perder a cor.
Vídeo excelente meu amigo! Parabéns! Poderia trazer mais vídeos sobre hidromel com frutas! Temos muitas variedades no Brasil! Abraços!
Obrigado Marco. Nossa flora é maravilhosa. Abç
Aprendendo um pouco mais a cada vídeo, parabéns
Muito obrigado. Espero que sucesso em suas receitas.
show demais
Obrigado 👍
Mais uma aula para nós. Obrigado,Mu!
Obrigado Caio. Agradeço a força e palavras incentivadoras sempre. Abç
Boa noite
Ótimo assunto.
Parabéns pela presteza e realidade no ensinamento.
Sucesso.
Obrigado Heriberto sempre presente nos comentários, abç
Parabéns video top. Poderia sim entrar mais nesses temas, se puder
Obrigado Fabio. Estou pensando em lives aqui no RUclips sobre assuntos específicos. Vou prepara uma enquete na comunidade para ver dias e horários. Que acha? Lógico que vou deixar disponível no canal tb.
Videos muito bom
Voce tem curso completo para disponibilizar?
Muito obrigado pelo comentário e elogio. Estou elaborando a plataforma on line. Infelizmente a falta de tempo está atrapalhando. Mas espero que consiga neste semestre. Com certeza divulgarei.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mu, na tua experiência, quanto tempo mantenho o morango na secundária? Deixei uma semana e já apresenta um aroma delicioso. Diga aí quanto você costuma deixar e qual os benefícios e maleficios de deixar mãos de duas semanas, por exemplo. Um abraço
Desculpe a demora por responder. Obrigado pelo comentário. Se ainda estiver a tempo. Eu vou muito pelo.paladar e aroma. Com relação aos benefícios é que vc terá mais aroma e paladar da fruta a desvantagem é que se vc exagerar ou não equilibrar os elementos básicos ele pode ficar enjoativo. Outra coisa que pode acontecer é a fruta começar a dar sinais de frutas passadas. Claro que tudo isso varia de acordo com a receita, dulcor, características do mel etc. Sucesso.
Boa tarde gosto muito do seus ensinamentos aproveito aqui para perguntar qual a quantidade de polpas ou sucos que devo colocar no melomel. Obrigado um abraço
Obrigado por acompanhar os vídeos e o canal. Infelizmente fica muito difícil lhe dar uma quantidade ou porcentagem, pois como já disse aqui algumas vezes, depende da receita e objetivo que pretende, da região que em vive ou da onde se origina a fruta (o Brasil tem diversos climas que fazem a mesma fruta se comporte, no sentido de paladar, aroma e outras características de forma diferente) e também no caso de polpa, se realmente é polpa pura ou misturada. A ideia é ir produzindo, aprendendo, adequado e desenvolvendo seu método. O que posso fazer é lhe orientar da melhor forma de se obter o melhor do seu potencial bem como dos Insumos que vc tem disponível. Desculpe não pode lhe ajudar sendo mais específico. Não desista e novamente obrigado.
Estou fazendo com pitaya e morango.. colocarei na segunda etapa apenas a casca da uva. Será um experimento apenas para dar cor
Obrigado pelo comentário. Ótima opção funciona bem, apenas tome cuidado com o tanino presente na casca da uva para não alterar demais e encobrir as frutas.
Gostei muito do seu canal, muito educativo. Mas tenho uma questão, a coisa de 5 meses fiz hidromel e sobrou me fermento e desde então o fermento tem estado fechado dentro do frigorífico. Usei a semana passada para fazer melomel será que o fermento estava bom? É que ao final de 7 dias o melomel deixou de fazer bolhas mas olhando de perto o garrafão notei que ainda tem algumas bolhas
Obrigado pelo comentário e por acompanhar o canal. Se não houve nenhuma contaminação das leveduras o caso pode ser que haja algum vazamento do CO2 pelo fermentador. Falei disso em alguns videos aqui no canal quando falo de bolhas no airlock. Peço que dê uma olhada. Caso persista o problema só chamar. Sucesso e boas Fermentações.
@@TaçaCopoHidromelSpiritusMontis mas estive a ver os meus apontamentos diários e de facto entre os 4 e os 6 primeiros dias houve muita movimentação de bolhas mas estive a verificar e ainda tem algumas bolhas, as bolhas são muito mas muito pequenas quase nulas. Será que dentro de 1 ou 2 dia aconselha me a fazer a transfega? Já agora andei a ver em alguns fóruns sobre o melomel e la aconselham de dois em dois dias abanar o fermentador para as bolhas existentes debaixo da fruta poderem subir. O que me sabe dizer sobre isto? Mais uma muito obrigado e um bom trabalho no seu canal
@brunosoutilha4620 o certo é verificar (medir) a densidade somente assim saberá se a Fermentação está continuando corretamente. Sobre aerar o mosto tb tenho aqui no canal alguns vídeos sobre p assunto. Creio que valha a pena vc consultar.
Quero fazer hidromel como posso fazer?
Obrigado pelo comentário. Em breve terei um curso on line. Mas enquanto isso recomendo fazer um tour aqui no canal e degustar hidromeis para conhecer.
Parabens kra, adorei as dicas. Estou começando, fiz meu primeiro hidromel em dezembro, ainda tem um minimo de fermentação, fiz um tradicional, ja esta praticamente clarificado, mais um pouco vou engarrafar, alguma dica?
Primeiramente obrigado pelos elogios. É bom ficar sempre de olho na temperatura e na luminosidade para não nenhum problema nessa reta final. Parabéns pela iniciativa e se puder mande uma amostra para eu degustar hehe.
@@TaçaCopoHidromelSpiritusMontis eu fiz a fermentação dentro de uma geladeira com controlador, conssegui uma velha, 17°
Usei o D47, 2l de mel silvestre e 7l de água.
Tô mantendo fechado na geladeira, aí não pega claridade, de vez em quando eu abro a tampa do galão pra escapar a pressão, tá bem fraca já.
É meu primeiro, vou fazer mais uma trasfega ainda, depois é só terminar a fermentação e engarrafar?
Coloquei 2,4g de nutriente também.
@@fernandokepp7149 siga esse caminho sem esquecer de verificar sempre a densidade para ver se a fermentação alcoólica terminou mesmo. Eu aguardaria esta estabilização e aí faria trásfega e aguardaria a clarificação. Depois disso geralmente eu passo por mais trásfega até mesmo para não correr o risco de trazer alguma lama e prejudicar a clarificação e engarrafo.
@@fernandokepp7149 como está o abv?
Fiz o comentário.
Agora faço uma pergunta.
Caju uma boa opção?
E quanto de fruta por litro de mostro?
Para ser sincero nunca tomei um de caju, mas pode ser uma boa sim. Com relação a quantidade, o que eu faria, apesar de ser uma fruta única, procuraria alguma receita que de alguma forma parece ou se comporte como caju. Por exemplo limão para laranja ou maçã vermelha para a verde ou para a pera, entende? Daí colocaria a mesma proporção. Outra ideia caso não achasse era colocar aos poucos e ir experimentando. Como disse no video, cado seja pouco adicione mais na secundária. Mas atente-se a duas coisas. A primeira que se colocar na secundária já terá uma quantidade de álcool e assim extrairá mais rápido o aroma e paladar da fruta. E segundo. A evolução do melomel é em geral começando com frutas frescas e conforme matura, vai para frutas maduras e depois frutas em compota. Então se o caju fica bom em compota pode ser uma boa idéia.
Um último piteco, rsrs, pense na possibilidade de fazer um doce antes de inserir no mosto como eu fiz com a abóbora (moranga). Tem um link para baixar a receita na descrição do vídeo. Espero ter ajudado um abraço e sucesdo.
Posso usar maracujá para fermentar o hidromel?
Obrigado por acompanhar o canal e pelo comentário. Se você ver alguns outros vídeos aqui no canal, vai entender que o que fermenta a bebida é a levedura. O maracujá é um adjunto como outro qqer ingrediente dentre tantos que vc pode usar. No caso , como falado no vídeo, é um melomel. Você pode sim usá-lo in natura, somente a parte interna, suco ou polpa 100 % natural. Duas dicas, evite os concentrados que você encontra em mercados e se usar in natural ponha a fruta dentro de um saco de biab ou voil para auxiliar nas trasfegas e clarificação pois as sementes podem atrapalhar.
@@TaçaCopoHidromelSpiritusMontis muito obrigado! Tenho um pé de maracujá do qual N tem nenhum aditivo por isso minha ideia de usá-lo, muito obrigado!!
Uva passas tem que sanitizar?
Obrigado pelo comentário. Sim na verdade as uvas passas (industrializados) vem com uma camada oleosa. Geralmente eu lavo bem e deixo alguns minutos de molho em água limpa. Depois dou apenas uma sanitizada.
Abç
Vc poderia me dizer a porcentagem de mel e água pra fazer a mistura?
Obrigado pelo comentário e parabéns pela iniciativa. Não trata-se de porcentagem, algumas receitas polonesas usam proporção. Mas isso varia de mel para mel. O certo é medir a densidade do mosto antes de inocular a levedura. Citei isso em outros vídeos aqui no canal e por isso recomendo ver alguns aqui que certamente lhe ajudarão. Sucesso e boas Fermentações.
@@TaçaCopoHidromelSpiritusMontis só preciso saber so a água e o mel qual a quantidade de ambos meu mel e puro das minhas colmeias!
Obrigado. Ressalvo que não é porcentagem é medindo a densidade do mosto.
Boa tarde, eu estou fazendo um hidromel com jabutica, e eu percebi que algumas jabuticabas estão boiando e outras estão no fundo, isso significa alguma coisa?
Olá obrigado pelo comentário. É normal algumas frutas boiarem sim formando o chamado chapéu do mosto. Já comentei aqui no canal sobre isso,
ruclips.net/video/A_RbGhB_J1E/видео.htmlsi=6z6SjdgarUdPKHRh
É necessário empurra-las para baixo (colher grande, pá cerveira, etc) para ajudar na saída do CO2. Sanitização sem em todos os utensílios.
Eu fiz um hidromel só que não entendi se tem que tirar as frutas no final da fermentacao
Obrigado por acompanhar o canal e pela participação. Sim ao encerrar a Fermentação alcoólica que vc saberá fazendo as medições vc faz uma trasfega através da sifonação, para outro recipiente (fermentador) e deixa para trás as frutas e leveduras. Daí vc vai para a Fermentação secundária onde se achar que falta sabor de frutas pode adicionar mais (novas frutas não as mesmas usadas) ou deixar assim e clarificar por decantação ou usando clarificantes.
Pode sanitizar a fruta mergulhando os pedaços dela em álcool 70?
Obrigado pelo comentário e por acompanhar o canal. Pode ser for para sanitizar somente a casca, antes de partir e se for uma fruta que a casca não absorva o álcool. O álcool pode inibir as leveduras. Depois de aplicar o álcool passe por água corrente e seque.
Ao invés disso eu recomendo outras técnicas:
- deixar as frutas de molho 15 minutos em um solução de água sanitária e água (uma colher de chá por litro de água). É a técnica para amenizar os efeitos de agrotóxicos;
- solução pylverizada de iodo ou pac pelo lado externo. Faz o mesmo efeito do álcool. Também dê uma enxaguada depois;
- caso a fruta seja ou esteja mais mole (madura) pode-se ferver durante 10 minutos á 60 °C. Se necessário adicione água e espere esfriar um pouco antes de add no mosto. Esta técnica elimina tb (não totalmente) possibilidade das leveduras selvagens da fruta atuarem na Fermentação;
- e vc pode tb fazer um purê ou polpa da fruta. Neste caso recomendo Lavar muito bem e sanitizar (escolha a técnica) antes de processar.
Esta são algumas técnicas, mas depende da sua produção (caseira ou industrial), o perfil da fruta e da receita dentre outros fatores. Vale muito seu conhecimento pessoal e criatividade para adaptar sua necessidade. Espero ter ajudado. Um abç.
Quero adquirir cavacos de carvalho
Obrigado pelo comentário. Quando eu quero comprar faço busca na internet e procuro lojas especializadas ou tanoarias. Eu mesmo não vendo. Sucesso
Bom dia Man,o problema é que seus vídeos vc só fala e não demonstra nada...
Logo fico pensando que vc é o hidromel.
Olá obrigado pelo comentário. Por favor dê uma olhada nas degustações de hidromeis, tem até uma playlist.
@@TaçaCopoHidromelSpiritusMontis ok!