Caiu de paraquedas né meu amigo? E já chegou cheio de razão... deixa eu desenhar pra você. Este vídeo é um CORTE do GUGA que tem por objetivo pegar um tema discutido nas LIVES que duram em média 4h e destacar o assunto... a conversa continua na LIVE amigão, onde sou muito simpático, me dispenso, dou boa noite e peço para rezarem e escovarem os dentes antes de dormir ok! Você é muito sensível para um Atirador que só quer pegar os caras maus! Recomendo trocar as armas por motos! Boas estradas sempre!
Oloco, você tá buscando informação nos vídeos ou suprir uma carência sua? O Guga é um dos únicos que passa informações que nenhum outro passaria de graça. Dá uma olhada com calma nos vídeos dele irmão, é informação que não acaba mais!
Guga, obrigado por esse corte. Precisava muito ouvir de alguém experiente sobre esse assunto. Porque a maioria das pessoas que tem a opinião contrária a sua, não tem experiência alguma. Abraço !!
Todos podem ter a opinião contrária a minha, até porque estou compartilhando a MINHA experiência! Fica o livre arbítrio de cada um! Boas estradas sempre meu amigo!
Não é bem assim, sou dono de oficina mecânica e ao abrir qualquer motor que utilizasse gasolina comum vs motor que utilizasse aditivada, a diferença é enorme. Com gasolina comum cria uma borra de carbonização, como se fosse um carvão que se forma no motor. Já com a aditivada isso não acontece.
@@thiymir verdade. Comprei um C3 em 2017, sempre abasteci com aditivada em um posto que confio. Sempre abastecido nesse posto com gasolina aditivada.. Bomba de gasolina ainda tá a de fabrica, se um dia queimar, foi por tempo de vida e não por conta do combustível. Não sei se moto é diferente, se não existe filtro de combustível.
Até a padaria ou até o Ushuaia... gasolina comum até o gargalo. Não prejudica a moto e sobra mais grana pra cerveja gelada! Eheheheheheh! Boas estradas sempre meu amigo!
Sensacional, dedicar seu tempo para compartilhar uma experiência empírica valiosa quando poderia ficar guardada... e ainda ter saco para aguentar os sabe tudo do ouviu falar comentando. Obrigado pelo vídeo que gerou grande quantidade de comentários úteis.
@@rogerio.vicente Apesar de concordar com voce, com ou sem Lula o preco tende a aumentar cada vez mais... Quando mais as pautas ambientalistas ganharem forca mais o preco da gasolina vai subir justamente pra forcar a irmos pra meios renovaveis ou diminuir o uso. Não vai adiantar trazermos o Lula se os ambientalistas vao pressionar ele pra aumentar cada vez mais. Abração amigo.
@@jrbr9544 Mesmo gostando do Lula acho que esse argumento não é valido pq pensa ele roubava mas pensava nos menos favorecidos, mas gracas aos roubos deles o PT desmoronou, ou seja, de um jeito ou de outro os menos favorecidos foram os mais prejudicados pela corrupcao dele. Mesmo que todo mundo erre na vida o erro dele custou muito mais aos pobres. Abração.
Já perdi as contas de quantas vezes mostrei esse vídeos pra meus amigos "teimosos". E faz anos que não uso gasolina aditivada nem nas minhas motos nem em meus carros. Parabéns pelos seus vídeos, são muito explicativos.
Mais um vídeo direto, e sem frescuras, valeu Guga. A viagem mais recente que fiz me lembrei de você falando "não viaje de moto durante a noite". Abraços!
Eu também só uso gasolina comum! Também vou dá uma informação que a maioria desconhece. Não se fábrica gasolina aditivada, toda gasolina produzida é comum. Quando o dono do posto efetua a compra da gasolina, ele faz da gasolina comum obviamente, mas aí vem o segredo, existe o aditivo que se compra por fora. Pois bem, após encher o tanque do caminhão na base, passa-se na balança para conferir a litragem e, no caso do dono do posto ter comprado o aditivo, este é entregue ao motorista para despejar em 5 mil litros. Porque que eu não acredito em gasolina aditivada, por que a depender da companhia, este dito aditivo varia de quantidade que fica entre 5 e 16 litros que serão despejados em 5 mil litros. Ou seja, se pegarmos uma média de 8 litros de aditivo em 5 mil litros dará uma proporção de 0,0016. Ou seja, de uma forma fácil, é a mesma coisa que colocar 32 gotas (1,5ml aproximadamente) em um litro de gasolina. Que me perdoem os que acreditam, mas é muito pior que homeopatia!
Trabalhei em distribuidora de petróleo e vou fazer algumas correções, o caminhão não é pesado, o volume se dá por um dispositivo chamado seta, fica dentro de cada tanque de um caminhão, o abastecimento tem que chegar até a seta, é ali que se sabe que se colocou o volume do tanque, esta seja é aferida regularmente por órgão certificador. O aditivo usado na gasolina não pode ser vendido para donos de postos de combustível, logo, se voce ver um dono de posto jogando algo no tanque, com certeza não é aditivo. Agora cuidado em achar que jogar algo no tanque é alguma sacanagem, pois pode não ser, as bombas de combustivel tem que ter seu fluxo de bombeamento checado semanalmente, é muito comum se ver um recipiente vermelho com pescoço grande, 20 litros o volume, neste pescoço há um visor onde voce verifica se a bomba está aferida ou não, se não estiver o posto tem que parar o abastecimento e chamar o mecanico de bombas que fará o ajuste, o dono não pode fazer pois há a necessidade de se quebrar um lacre, só o mecanico tem o lacre de reposição. Depois de averido, o combustivel deste recipiente volta ao tanque de combustível. Mas realmente a gasolina aditivada é uma enganação pois a quantidade de aditivo na gasolina é ínfimo, não limpa nada e o corante é um problema. Para quem tem motor flex a melhor forma de limpar é usar 3 tanques de alcool a cada 4 meses, que tudo fica limpinho, depois voce volta para a gasolina, que não detona o motor como o alcool. E fica a dica, cuidado onde abastece, existem 1001 sacanagens na venda de combustível, de adulteração de combustivel, gasolina onde 60% do volume é álcool, até dispositivos onde se coloca 18 litros e se marca 20 litros.
@@marciogielf6513 No Nordeste, hà uns 20 anos, tinha algumas bases que sim, pesavam o carro como espécie de conferência e lacrava-se as bocas, obviamente depois de colocado o aditivo se fosse o caso. Como você bem sabe, o combustível no grade tanque é de várias companhias, cada qual com seus vários litros, e sim, tinha os dispositivos que determinavam a quantidade que deveria sair. Sempre achei redundante a conferência na balança, mas fazer o que, manda quem pode e obedece quem tem juízo.
@@GugaDiasNaEstrada Concordo perfeitamente meu querido que parece uma receita caseira, mas como você bem disse em um dos comentários, só podemos falar do que vemos e vivemos! Um forte abraço meu nobre! Ah outra coisa, torço muito para encontra-lo e poder tirar outra foto contigo, pois a primeira fiquei com a bandana cobrindo meu rosto, fiquei triste por isso e nunca postei a foto. Encontrei-o em Bom Jardim da Serra na Churrascaria Cascata onde tiramos a foto, você estava guiando um grupo. Depois, nos encontramos bem rápido no estacionamento do hotel em Urubici.
Velho, SHOW tua dica, valeu mesmo, muito obrigado. A história do mecânico te falar do corante da gasolina aditivada entupir a bomba faz todo o sentido. Ganhou mais um inscrito. Abraço!
Qto “especialista” de rolê de final de semana no café da concessionária falando que aditivada é a melhor coisa do mundo... sempre utilizei comum e nunca tive problemas com carburadores e injeção... Parabéns Guga pelo compartilhamento das suas experiências... falando com propriedade dos assuntos... Abs
Amigo, o problema é o forte marketing a favor da aditivada, eles fazem lobby em favor da aditivada, dizendo ser o melhor combustível do universo, por outro lado falam que a GASOLINA COMUM é a pior, que entope bico, carburador, estraga pistão etc, mas sabemos que GASOLINA ADITIVADA é gasolina comum C8H18 só que contem aditivos ( formulas mágicas que cada marca tem).
Bom dia amigo Guga desde Portugal. Obrigado pela partilha dos teus conhecimentos e das tuas viagens e conselhos. Concordo em tudo com o que disseste em relação a gasolina. Possuo uma TRK 502 este ano fiz a N2 que atravessa Portugal de Norte a Sul sempre com gasolina comum 95 e em postos chamados lowcost muito mais barata mas com a mesma qualidade. Foi uma grande economia de dinheiro. Grande abraço e continuação de boas viagens
Salve meu querido... nossa gasolina comum tem 87 octanos e as premiuns 95... aqui é complicado, vamos ver essa nova formulação se vai melhorar! Forte abraço do Brasil!
Excelente Guga! É como se motoca que faz a moto economizar. Os caras dirige parece uns loucos e depois diz que a moto bebe muito. Marcelo Lima. Teresina Piauí
Essa foi a minha experiência... como disso o Leonardo... tem 300 falando bem da aditivada... eu prefiro ouvir dois mecânicos, e só nos comentários eu já perdias contas de quantos se manifestaram! Boas estradas sempre! Forte abraço!
Muito boa a explicação sobre a gasolina! Tenho uma Versys 1.000 GT 2020 e também só uso comum....estava em dúvida se fazia o correto, mas agora que assisti seu vídeo não tenho mais essa dúvida.
Caracas, eu percebi que minha Teneré 250cc melhorou mto só usando gasolina comum e o pessoal da Yamaha me orientou a usar só aditivada. Boa Guga! Obrigado pelas explicações. Abraço!
@@degmarnormando9283 a Honda também recomenda somente a GASOLINA COMUM em toda a linha de motos e carros 🤔🤔🤔 se GASOLINA ADITIVADA fosse tão boa assim era pra montadora recomendar 🤔🤔🤔
Uma visão simplista de motociclista urbano... saindo pra estrada, cruzando estados e outros países o que determina é a autonomia e não a analise da qualidade do serviço, aparência do posto e por ai vai! Forte abraço!
Tive que trocar o carburador de uma Bros 150 2006, porque o carburador ficou todo entupido, de borra de tanto usar aditivada. Na minha moto dois tempos só uso comum
Estou abastecendo com comum e de vez em quando coloco aditivo bardal ou perfect clean. Estou aqui no Nordeste. Rodei só na comum .O carro (corolla 1.8 2009) fez média 13 a 14km. Pra mim excelente
VERDADE GUGA.. eu tenho uma shadow 750 aero 2009 com 42.755 kms.... Minha moto está fazendo por volta de 23 km com um litro na estrada, numa tocada de 100 km/hr.... Falou tudo, quanto mais rodada, mais economica fica. Parabéns pelas dicas, amo seu canal e suas valiosas dicas. Já utilizei muitas delas nas minhas viagens e nao passei "perrengue" pq vc havia me alertado nos seus videos. acompanho todos seus videos.
Sou frentista e vejo a maioria dos mecânicos colocando comum, alguns só colocam aditivada e outros só álcool. Agora é muito difícil saber qual é a melhor com o tanto de relatos divergentes, no meu caso eu só uso aditivada da Shell e estou na minha segunda motoca, a primeira eu vendi com 50 mil km rodados (uma factor) e agora estou com a crosser com 9 mil km rodados. Usando só aditivada gente
Se funciona pra vc... boas estradas sempre! Não estou aqui levantando um exército contra a aditivada... estou relatando o que aconteceu comigo e respondendo dúvida dos inscritos! Boas estradas sempre. Abraças!
Andei 10 anos com minha xtz 125 só usando comum e de posto de bandeira branca , aí fiz o motor e por 2 anos só usei aditivada . 40 mil km o motor começou a baixar oleo e para minha surpresa o motor em 2 anos estava mais carbonizado do que os 10 que rodei ! Algumas pessoas dizem que é melhor aditivar a gasolina comum com aditivos vendidos no posto , agora sei la , será que compensa aditivar a gasolina mesmo ?
Tenho uma Fz 250 2019, com 42 mil km rodados, sempre utilizei gasolina aditivada, após ver o seu vídeo passei a utilizar gasolina comum, a moto está mais econômica fazendo 2 km/l a mais do que fazia com aditivada, e o funcionamento da moto está muito melhor sem engasgos, marcha lenta mais estável, enfim moto mudou para melhor! Grande abraço
Interessante ter essas experiências em pauta, faz a turma refletir e avaliar sobre essa questão da gasolina, mas sabemos que ainda assim existem padrões de motores adaptados para uma gasolina de alta octanagem, daí é uma questão de localização, pós nem todos os cantos do nosso país encontramos a podium.....enfim, parabéns por colocar esse tema em evidência e dar seus relatos.
Olá Guga, sempre utilizei aditivada ppr recomendação do manual da minha crosser 2019. Como é minha primeira moto procuro seguir o manual, mas respeito muito a opinião de quem tem mais experiência e como o Sr. recomendou, vou começar ba abastecer com comum e acompanhar os resultados. Agradeço a disposição do amigo em compartilhar suas experiências. Um abraço aqui de Bento Gonçalves - RS!
Um amigo meu recomendou seu vídeo, ótima explicação, só usava gasolina aditivada na minha moto nova, e no meu carro também, e então ele começou a acender a luz da injeção, pela segunda vez, agora já sei vou usar só comum, show Guga ótimo vídeo amigo, grande abraço!!!
Boa tarde , eu tbm só uso gasolina comum nos meus veículos e nunca tive problemas, aqui na minha região tem alguns postos com preço igual , mas prefiro não arriscar , parabéns pelo vídeo.
Boa Guga... Eu também tibe problemas parecidos... Mas com carburador... Quando usava aditivada a moto n podia ficar uma semana parada q tinha q fazer limpeza... Na 3° vez parti p comum... Hoje ela fica até duas semanas parada e não tive mais problemas... Forte abraço e amanhã é dia de motocar... Boas estradas sempre mestre......
sempre tive xre 300, ja estou na terceira , e no manual vem recomendado não usar aditivada , e assim faço, uma foi vendida com 78 mil km , a segunda com 153 mil km , a adventure 2019 agora com 24 mil km e de boa
Muito bem abordado e explicado. Minha Biz 100 rende muito melhor com a Podium, rende bem com a aditivada, mas com a comum sinto que ela fica muito fraca em relação às duas anteriores que eu citei, principalmente na estrada.
Guga, parabéns, falou tudo. No meu carro, Vectra 2009, só uso a comum. São 11 anos de uso, nunca limpei bico. Limpo somente o TBI, o carro anda muito e é econômico, faz 13.5 a 14 km/l numa velocidade de 100 a 120 Km, sem o Ar ligado é claro. A gasolina aditivada, cola o rotor da bomba (se deixar o carro parado muitos dias e com o tanque de 1/4 para baixo). Aconteceu esse problema com um fox que só usava essa tal de aditivada. Valeu. 👍👍👍
Guga ,eu só abasteço com podium quando passo por Tatui, pq sei que tem lá 😅😅muito grato por suas dicas ,confesso que as levo pra estrada 👏👏👏 boas estradas!!👊
Sempre uso gasolina comum no meu carro mesmo ele sendo importado. No manual recomenda comum, mas tem uma galera do grupo que usa aditivada e só vejo eles relatando problemas com os carros.
Tenho uma BMW e quando retirei a moto o mecânico da concessionária BMW me aconselhou a sempre usar gasolina comum, me disse que a aditivada faz mal para a moto.
@Bruno eu só uso gasolina comum, tenho um uno a doze anos, comprei com 80 mil km agora esta com 226 mil e nunca limpei os bicos, tenho também um fox que também só uso a gasolina comum e esta com 48 mil e nenhum problema.
Moro em Portugal e aqui, quando eu alugava um carro (sei que o canal é de motos, mas acho q vale a pena contar), todos sugerem colocar gasolina comum e não a aditivada. Seria por causa disso? No Brasil eu so usava gasolina comum ate mesmo pelo preço, em carros comuns eu achava q a "diferença de desempenho" que eles mencionavam não valia a pena. E meu carro e a moto sempre funcionavam perfeitamente, nunca me deixaram na mão. Parabens pelos vídeos de extrema qualidade e ótimas informações. Vim pelo algoritmo! rsrs Ganhou mais um inscrito!!
Sempre coloco gasolina comum, só quando sei que vai ficar parada mais tempo que coloco aditivada. Obrigado pelas observações, pois ajudou a elucidar algumas dúvidas .
Olá Guga, sou inscrito a um tempão no seu canal e esse assunto resolvi repassar pra vc o que aconteceu comigo em relação à gasolina. Minha moto é uma boulevard M1500 2011 e aqui onde moro em balneario Piçarras SC só coloco gasol. aditivada pois na cidade só existe 2 postos de gasolina e qquer um dos 2 se colocar a comum a moto falha em baixa, porém agora assistindo sua experiência me chamou à atenção sua observação porque meu mecânico (pessoa de confiança e anda comigo), falou que eu preciso fazer uma limpeza no sistema de injeção, vou levar esse post pra ele achei isso legal. Obs.: minha moto tá zerada só viajou aqui no Sul e hoje tá com 11000km 👍
Muito bem Guga, a melhor forma de melhorar o consumo é evitar acelerar desnecessário, o cara vendo quebra molas, sinal fechado e etc... Mesmo assim continua acelerando, sabendo ele q vai ter d diminuir a velocidade ou parar a moto.
Exato, desta forma vc poupa não só gasolina, mas todo o conjunto de freio, suspensão e pneu. Meu carro está com 64 mil e ainda está com a pastilha original, tem metade da pra queimar ainda. Meu pai está com 70k rodados e ainda está com a pastilha original e pneu original, esses ele vai ter que troca agora. Se souber conduzir de forma econômica vc consegue prolongar as trocas e por consequência reduzir os gastos.
Uso na minha moto faz mais de 10 anos nunca tive problema nunca limpei o bico fazer 250 hj esta com mais de 300 mil e ta de boa com gazolina aditivada sempre .
Ricardo Zanca Eu também tive duas Fazer's e só abastecia com gasolina aditivada e rodei mais de 100 mil km com elas, e nunca tive problemas com elas. Amigos que abasteceram com gasolina comum tiveram vários problemas!!! Gostei da sua análise!
@@mauricioaffini9370 cuidando bem é uma moto exelente o motor é muito bom peças duraveis, não é qualquer motor de moto que chega a 300 mil . vamos ver até onde vai . dizem que foi projetada para 400 mil vou ver se chego lá
Perfeito Guga... Trabalho com mecanica a 17 anos e sempre falo pra todos clientes e amigos... Aditivada pode acabar com o motor e principalmente com a linha de alimentação de combustível !!!! Forte abraço Guga!!! Obrigado por tudo o que faz pelo motociclismo !!!
Optar por gasolina comum é uma postura mais prudente haja visto que a comum segue uma padronização e a aditivada segue a "receita" de cada distribuidora....
Discordo. A gasolina tipo “C” aditivada não é formulado pela distribuidora. O que é formulado por cada distribuidor é o aditivo. A gasolina base tipo “C” é a mesma e de origem BR. Até mesmo porque a gasolina é aditivada no próprio tanque do posto, sabiam?
Valeu a dica amigo! Acabei de pegar uma Factor 150cc zerada e já enchi com gasolina aditivada até pelo fato de no manual ter essa indicação embora manual da Honda (até então sempre tive Honda) indica só a comum. Mas... primeira e última com aditivada agora em diante só comum
Muito obrigado Guga... Eu também uso gasolina comum, e vez ou outra coloco um sp2 ou Bardahl...já usei também um pouquinho de óleo 2t, umas duas colheres de sopa em 15 litros de gasolina, isso em uma Falcon, e também em uma Bandit...
Excelente dica Guga. Sou novo no mundo das duas rodas, há quem nem aceitei que eu me identifique como motociclista pelo fato de andar de scooter. (Não conta pra ngm, mas é a melhor opção para uso urbano não comercial 🤭). Confortável, pratixa, o bagageiro salva numa parada rápida no mercado, e não tem que ficar cambiando marchas. E sempee fui muito adepto de avaliar o desempenho de consumo com base na tocada e qualidade dos postos. Trago essa prática do tempo das 4 rodas. Sempre tive resistência às gasolinas ativadas justamente por não haver uma regulamentação mais específica sobre elas. Muitos fabricantes indicam a gasolina comum no manual pelo mesmo motivo. Receber uma dica de um motociclista com sua experiência ajuda muito os novatos. Mais uma vez, muito obrigado.
Eu só não concordo contigo que a scooter é a melhor opção pq as ruas na Brasil são só buraco e emenda 🤣 mas já tive uma pcx, no meu trajeto pro trabalho o asfalto era liso, então de longe a melhor moto que já usei pra esse fim.
@@danielspieluhr te entendo cara. Mas aí o problema não é a scooter né? Kkkkkkkk... A scooter é boa, os governantes e os reparos no asfalto é que são ruins. 😅 Abraço.
Guga, boa tarde. Meu nome é ISMAEL, conhecido por CORUJA e sou Integrante do Moto Clube Mike Maluko na cidade de Jales. Tive uma Shedaw 750, e sempre abastecia com essa merda de Gasolina Aditivada, e tive problemas duas vezes. E aí conheci um mecânico aqui na minha cidade mesmo, o LENE MOTOS, e ele me convenceu abastecer com gasolina COMUM. Pronto, nunca mais tive problemas com a minha NEGONA SHEDAW. Hoje tenho uma Boulevard M800R, e só Gasolina Comum. Valeu, curti e ativei o sininho. Abraços.
Boa Guga........ só uso comum também na minha Drag Star, principalmente porque onde estou morando não tem essas misturadas. Abração. Gelosas da FACOS 2020.......
Motores de alta compressão cilíndricas precisam sim de gasolina de alta octanagem seja ela Podium, Octapro ou V-Power Racing Usar gasolina comum em um motor de alta compressão cilíndrica causa Knock (detonação) e a central eletrônica da moto para evitar o knock trabalha com uma estratégia na curva de ignição retirando ponto e causando PERDA DE POTÊNCIA Na sua Ducati você não notava diferença por ela não ter a taxa de compreensão tão alta assim, mas em motos esportivas é notavel a diferença.
Só falo do que eu vivo meu amigo... moto esportiva não atende ao meu propósito que é viajar o mundo com a minha mulher... além disso, grande parte do público que assiste este canal, tá pensando em pegar estrada, conhecer o mundo e não ficar dando tirinho em estrada ou rodando autodromo. A propósito, a DUCATI MULTRISTRADA S TOURING é também uma esportiva, disfarçada de touring, com modo Sport ido de ZERO a 100 em pouco mais de 3segundos - e eu fiz isso com gasolina comum. Mais uma vez reforço, o que trago aqui no canal é o que eu vivi, não o que eu ouvi falar! Forte abraço!
@@GugaDiasNaEstrada Só coloquei a moto esportiva para exemplificar, você pode considerar a Multistrada uma moto com proposta esportiva porem o motor dela trabalha com uma compressão cilíndrica "baixa" 11.5:1 e uma moto esportiva ou qualquer outra com um motor de alta compressão trabalha na faixa dos 14~15:1 uma faixa de compreensão onde se não utilizado o combustível ideal o motor não funcionará da maneira que foi idealizado podendo até ser danificado com o uso do combustível incorreto
@@GugaDiasNaEstrada Estou sempre assistindo ao seus videos e sempre indico aos meus amigos! Dicas boas e maravilhosas, só se tem com quem VIVE estradas!
Belíssima dica Guga. Tenho uma CB500X e no manual recomenda exatamente isso, somente gasolina comum, alguns frentistas torcem o nariz quando oferecem aditivada pelo mesmo preço da comum e eu recuso. Rsss,
Grande Guga, lembro de você e da sua V-Strom nos encontros de quinta no Portal de Santos. Na época, colavámos um monte de Ninjas 250 hehe. Sobre gasolina, de fato, só a comum, por todos os motivos explicados por ti e vários mecânicos. As japonesas, em especial a Honda, vêm recomendando apenas gasolina comum (já que não existe padrão regulatório para adtivos). Cheguei a ter uma segunda moto carburada que só usava gas. adtivada. De fato, era só goma na cuba. Com gasolina comum não deu mais o problema. A concessionária Suzuki de Santos, provavelmente a que te indicou gasolina adtivada, fechou as portas no final do ano passado. Forte abraço.
Minhas motos só andam com gasolina que o manual indica. Tenho respeito enorme pelos engenheiros que desenvolveram esse manual que faço questão de ler sempre. Não coloco gasolina por opinião popular pelo mesmo motivo que não troco óleo a cada 1000 km.
Meu amigo Guga, assistindo aqui esse vídeo sobre gasolinas, lhe digo. Acabei de comprar minha moto zero km (Yamaha Lander 250) e no manual de fabrica diz para usar gasolina " aditivada". Mas usando o conceito da sua frase que diz, "baseado no que vivi, e não no que ouvi", pois lhe digo que de agora em diante só usarei a gasolina comum. Pois prefiro usar como exemplo o que alguém (nesse caso você com essa baita bagagem de experiência) viveu na prática, do que o dito por um texto de uma teoria. Amigo suas dicas são ótimas.
vivendo e aprendendo, comecei no mundo das 2 rodas tem 1 ano, a cada nova informação vou deixando de acreditar nos velhos mitos que assombram nossa comunidade, o primeiro foi o da troca de óleo a cada1000 km, o segundo o de passar graxa na corrente, e agora o da gasolina, obrigado por compartilhar seus conhecimentos amigo. Um abraço do AMM Brasil.
Opa... a primeira troca de óleo acontece nos primeiros 600 a 1.000km sim... depois disso vai depender da moto/marca, cilindrada... mas essa historinha que só anda com essa ou aquela gasolina... o boi já dormiu! Eheheheheheh! Abraços!
Outro dia com minha mt03 a mesma falhou em uma manobra e quase caí, na revisão na yamaha comentei sobre as falhas e o mecânico me disse pra usar apenas gasolina comum e, tive uma namorada frentista e ela disse que a gasolina é colorida com um corante e vendem como aditivada, gente, usem apenas gasolina comum.
@@GugaDiasNaEstrada e olha... Seria uma baita entrevista hein! Vou fazer aquele famoso "lobby" nos comentários pra ver se alguém vê e desperta o interesse deles. Tem muito motoca que ainda não o conhece e sem dúvida se tornaria inscrito. Abs!
Mais uma vez parabéns pelo conteúdo grande Guga, quando possível faz uns vídeos falando das motos que vc já teve e suas experiências, pontos positivos e negativos, forte abraço irmão, fica com Deus.
Vixi... ai pegou! Falar da Viraguinho 250 1999 é praticamente impossível, até mesmo porque eu já não sou o mesmo e a opinião daquele Guga pode ser uma avaliação equivocada! Vou ficar te devendo essa, mas grato pela sugestão! Abração!
Pra moto carburada, carburador a vácuo, com a péssima qualidade da gasolina em Recife, entope tudo, o manual do proprietário da factor ybr veio orientando gasolina aditivada
Salve !!! Eu peguei uma crosser z 150 vc zero e isso gasolina aditivada,com essa super dica vou passar a usar a comum,sou do RJ, aki tem mta gasolina adulterada .as vezes não sei o q faço...vlw abração!!
Olá Guga. Não sou sou profundo conhecedor do assunto e nem quero gerar polêmica mas, acho que há muita confusão entre os termos comum x aditivada e comum x podium(premium). A gasolina comum tem octanagem menor que a podium(premuim), mas a octanagem é a mesma da aditivada. O que define que tipo de gasolina deve ser utilizado, é o projeto do motor, que NECESSITA da octanagem específica para trabalhar dentro das especificações projetadas. Claro que o motor projetado para gasolina de 97 octanas (podium) roda com a nossa nova comum de 92 octanas. Mas não é o melhor que combustível para o projeto. Quanto aos aditivos, a proposta para o uso deles é evitar o acúmulo de borra produzida pela adição de 27% do álcool na nossa gasolina comum e 25% nas podium. Se fossem utilizados aditivos de qualidade, acho que sim, seria melhor usar gasolina aditivada. Mas, em se tratando de Brasil, é muito provável que só coloquem corante e nada mais na aditivada. Um fato a ser considerado é que via de regra gasolina aditivada vende menos por ser um pouco mais cara. E gasolina estraga muito rápido. Então, dependendo do giro de estoque do posto, é bem possível ao abastecermos com gasolina aditivada acabarmos com uma gasolina velha e ruim no tanque. Nesse ponto, estou contigo, é muito melhor ficar na comum até o gargalo. Um abraço.
Sempre coloquei comum. A cada 4 tanques, eu mesmo aditivo meu combustível, normalmente compro da marca ACdelco, mas se não achar, vou pra outra de marca confiável.
Show Guga pela explicação. Eu tenho um shadow 750 2006, e no manual está gritante " não colocar Gasolina Aditivada". Ou seja se uma marca como a Honda está falando isso, é porque tem alguma coisa diferente.
Show de vídeo Guga. Eu também só uso gasolina da comum até a boca mesmo no carro e na moto. Tenho uma Yamaha Midnight e sempre dei de beber pra ela a gasolina comum que é justamente pra já ir se acostumando com o que temos na estrada. Sem bebidas chiques...sem frescuras. Cheguei a fazer uma média de 24 km/l e alguma coisa...quase 25km/l pra uma moto 950cc! Isso pra mim é consumo de moto 250/300 cc. O que importa mesmo é a maneira de pilotar.
Parabéns pelo canal ganhou um seguidor Eu tava com essa dúvida mas todos vídeos que eu via eram de pessoas que ouviram falar que podia usar gasolina comum Obrigado por dividir sua experiência
Opa... seja bem vindo meu amigo! Ressalto que essa é a minha opinião baseada no que eu vivi... como tudo que posto aqui no canal! Confira a série BRs Perdidas, vc vai gostar! Forte abraço!
Eu uso tudo, gasolina aditivada,comum com álcool sem álcool. Aqui no sertão nordestino eu uso o que tem, foi combustível eu uso.kkkkkk um salve a todos.
Rapaz, vi um vídeo do Chico Sepúlveda sobre gasolina batizada em Salvador. Na oficina que ele foi o mecânico relatou que muitos outros clientes estavam tento o mesmo problema. Tirando a gasolina do tanque, quase metade do volume era querosene. Embaçado demais.
Passei 2 anos com uma suzuki gladius 650, que é exatamente o mesmo motor da Vstrom. Era gasosa comum sempre e a bichinha nunca me deu dor de cabeça com nada. Excelente mecânica.
Essa postagem fez com que eu procurasse no manual da moto. Tá lá escrito com todas as letras: gasolina com 95 octanas. Respeito a divergência, mas fico com o manual. Abraços
Mas gasolina aditivada não tem mais octanos.... Eu só usei gasolina comum na minha DUCATI Multistrada, sabe o que aconteceu? Rodei 150.000km com ela em três anos e depois vendi! Boas estradas sempre!
Caralho, o vídeo ACABA como quem "bate a porta na cara dos outros!" Não se dispede, não há uma finalização, assim, CURTO E GROSSEIRO!
👊🏻😡
Caiu de paraquedas né meu amigo? E já chegou cheio de razão... deixa eu desenhar pra você.
Este vídeo é um CORTE do GUGA que tem por objetivo pegar um tema discutido nas LIVES que duram em média 4h e destacar o assunto... a conversa continua na LIVE amigão, onde sou muito simpático, me dispenso, dou boa noite e peço para rezarem e escovarem os dentes antes de dormir ok!
Você é muito sensível para um Atirador que só quer pegar os caras maus!
Recomendo trocar as armas por motos!
Boas estradas sempre!
@@GugaDiasNaEstrada É isso aí irmão, ele cobrou gentileza sendo totalmente grosseiro!
Valeu pelo vídeo!
Não sabe nem o que é um CORTE, né filho?!
Oloco, você tá buscando informação nos vídeos ou suprir uma carência sua? O Guga é um dos únicos que passa informações que nenhum outro passaria de graça. Dá uma olhada com calma nos vídeos dele irmão, é informação que não acaba mais!
@@GugaDiasNaEstrada CARACA GUGA VALEU A RESPOSTA,E AI BEBÊ TOMOU 😂😂😂😂🤦🤦🤦🤦🤦🤦🤦🤦
Guga, obrigado por esse corte. Precisava muito ouvir de alguém experiente sobre esse assunto. Porque a maioria das pessoas que tem a opinião contrária a sua, não tem experiência alguma. Abraço !!
Todos podem ter a opinião contrária a minha, até porque estou compartilhando a MINHA experiência! Fica o livre arbítrio de cada um!
Boas estradas sempre meu amigo!
Não é bem assim, sou dono de oficina mecânica e ao abrir qualquer motor que utilizasse gasolina comum vs motor que utilizasse aditivada, a diferença é enorme. Com gasolina comum cria uma borra de carbonização, como se fosse um carvão que se forma no motor. Já com a aditivada isso não acontece.
@@thiymir disse tudo amigo. É inegável que o uso constante de gasolina aditivada deixa o motor mais limpo
@@thiymir verdade. Comprei um C3 em 2017, sempre abasteci com aditivada em um posto que confio. Sempre abastecido nesse posto com gasolina aditivada.. Bomba de gasolina ainda tá a de fabrica, se um dia queimar, foi por tempo de vida e não por conta do combustível. Não sei se moto é diferente, se não existe filtro de combustível.
Excelente explicação!
Como meus passeios são relativamente tranquilos, eu revezo entre comum e podium.
Até a padaria ou até o Ushuaia... gasolina comum até o gargalo.
Não prejudica a moto e sobra mais grana pra cerveja gelada! Eheheheheheh!
Boas estradas sempre meu amigo!
Sensacional, dedicar seu tempo para compartilhar uma experiência empírica valiosa quando poderia ficar guardada... e ainda ter saco para aguentar os sabe tudo do ouviu falar comentando. Obrigado pelo vídeo que gerou grande quantidade de comentários úteis.
Feliz que tenha gostado!
Forte abraço!
Tenho este canal com minha esposa, gosto que vc esponha toda sua experiência, pois gostamos de suas verdades
Feliz em saber disso meus queridos!
Boas estradas sempre!
Saudades do tempo que chegava na bomba de gasolina comum e berrava “”BOTA 10!” e o tanque saia meio 😢
Boas estradas sempre!
Forte abraço!
@@rogerio.vicente Apesar de concordar com voce, com ou sem Lula o preco tende a aumentar cada vez mais... Quando mais as pautas ambientalistas ganharem forca mais o preco da gasolina vai subir justamente pra forcar a irmos pra meios renovaveis ou diminuir o uso. Não vai adiantar trazermos o Lula se os ambientalistas vao pressionar ele pra aumentar cada vez mais. Abração amigo.
@@jrbr9544 Mesmo gostando do Lula acho que esse argumento não é valido pq pensa ele roubava mas pensava nos menos favorecidos, mas gracas aos roubos deles o PT desmoronou, ou seja, de um jeito ou de outro os menos favorecidos foram os mais prejudicados pela corrupcao dele. Mesmo que todo mundo erre na vida o erro dele custou muito mais aos pobres. Abração.
Verdade GRANDE
@@brunoalvez884 isso é um meme?
Um prazer ter uma pergunta minha sendo respondida e virando cortes do Guga!!!
Gasolina comum até o gargalo!!!!!!!!
Grato pela questão meu amigo e pelo prestígio ao nosso trabalho!
Forte abraço!
Já perdi as contas de quantas vezes mostrei esse vídeos pra meus amigos "teimosos". E faz anos que não uso gasolina aditivada nem nas minhas motos nem em meus carros. Parabéns pelos seus vídeos, são muito explicativos.
Grato pelo compartilhamento!
Feliz em ajudar meu amigo!
Forte abraço!
Mais um vídeo direto, e sem frescuras, valeu Guga.
A viagem mais recente que fiz me lembrei de você falando "não viaje de moto durante a noite". Abraços!
Feliz em ter ajudado!
Abração!
Eu também só uso gasolina comum!
Também vou dá uma informação que a maioria desconhece.
Não se fábrica gasolina aditivada, toda gasolina produzida é comum. Quando o dono do posto efetua a compra da gasolina, ele faz da gasolina comum obviamente, mas aí vem o segredo, existe o aditivo que se compra por fora. Pois bem, após encher o tanque do caminhão na base, passa-se na balança para conferir a litragem e, no caso do dono do posto ter comprado o aditivo, este é entregue ao motorista para despejar em 5 mil litros.
Porque que eu não acredito em gasolina aditivada, por que a depender da companhia, este dito aditivo varia de quantidade que fica entre 5 e 16 litros que serão despejados em 5 mil litros. Ou seja, se pegarmos uma média de 8 litros de aditivo em 5 mil litros dará uma proporção de 0,0016.
Ou seja, de uma forma fácil, é a mesma coisa que colocar 32 gotas (1,5ml aproximadamente) em um litro de gasolina.
Que me perdoem os que acreditam, mas é muito pior que homeopatia!
Eu já presenciei pessoalmente o cara do caminhão despejando um balde de aditivo no tanque subterrâneo do posto. É muito pouco!
Trabalhei em distribuidora de petróleo e vou fazer algumas correções, o caminhão não é pesado, o volume se dá por um dispositivo chamado seta, fica dentro de cada tanque de um caminhão, o abastecimento tem que chegar até a seta, é ali que se sabe que se colocou o volume do tanque, esta seja é aferida regularmente por órgão certificador.
O aditivo usado na gasolina não pode ser vendido para donos de postos de combustível, logo, se voce ver um dono de posto jogando algo no tanque, com certeza não é aditivo.
Agora cuidado em achar que jogar algo no tanque é alguma sacanagem, pois pode não ser, as bombas de combustivel tem que ter seu fluxo de bombeamento checado semanalmente, é muito comum se ver um recipiente vermelho com pescoço grande, 20 litros o volume, neste pescoço há um visor onde voce verifica se a bomba está aferida ou não, se não estiver o posto tem que parar o abastecimento e chamar o mecanico de bombas que fará o ajuste, o dono não pode fazer pois há a necessidade de se quebrar um lacre, só o mecanico tem o lacre de reposição. Depois de averido, o combustivel deste recipiente volta ao tanque de combustível.
Mas realmente a gasolina aditivada é uma enganação pois a quantidade de aditivo na gasolina é ínfimo, não limpa nada e o corante é um problema.
Para quem tem motor flex a melhor forma de limpar é usar 3 tanques de alcool a cada 4 meses, que tudo fica limpinho, depois voce volta para a gasolina, que não detona o motor como o alcool.
E fica a dica, cuidado onde abastece, existem 1001 sacanagens na venda de combustível, de adulteração de combustivel, gasolina onde 60% do volume é álcool, até dispositivos onde se coloca 18 litros e se marca 20 litros.
@@marciogielf6513 No Nordeste, hà uns 20 anos, tinha algumas bases que sim, pesavam o carro como espécie de conferência e lacrava-se as bocas, obviamente depois de colocado o aditivo se fosse o caso.
Como você bem sabe, o combustível no grade tanque é de várias companhias, cada qual com seus vários litros, e sim, tinha os dispositivos que determinavam a quantidade que deveria sair. Sempre achei redundante a conferência na balança, mas fazer o que, manda quem pode e obedece quem tem juízo.
Eu desconheço essa prática de receita caseira para aditivar a gasolina... acho que isso é adulteração de combustível!
Abraços!
@@GugaDiasNaEstrada Concordo perfeitamente meu querido que parece uma receita caseira, mas como você bem disse em um dos comentários, só podemos falar do que vemos e vivemos!
Um forte abraço meu nobre!
Ah outra coisa, torço muito para encontra-lo e poder tirar outra foto contigo, pois a primeira fiquei com a bandana cobrindo meu rosto, fiquei triste por isso e nunca postei a foto.
Encontrei-o em Bom Jardim da Serra na Churrascaria Cascata onde tiramos a foto, você estava guiando um grupo. Depois, nos encontramos bem rápido no estacionamento do hotel em Urubici.
Velho, SHOW tua dica, valeu mesmo, muito obrigado. A história do mecânico te falar do corante da gasolina aditivada entupir a bomba faz todo o sentido. Ganhou mais um inscrito. Abraço!
Valeu meu amigo!
Forte abraço!
Olha o Guga dias com mais dicas porreta
Valeu Guga
Boas estradas sempre
Valeu meu amigo!
Abração!
Muito bom saber a explicação detalhada sobre gasolina aditivada.
Espero ter ajudado!
Forte abraço!
Qto “especialista” de rolê de final de semana no café da concessionária falando que aditivada é a melhor coisa do mundo... sempre utilizei comum e nunca tive problemas com carburadores e injeção... Parabéns Guga pelo compartilhamento das suas experiências... falando com propriedade dos assuntos...
Abs
Grato meu amigo!
Boas estradas sempre!
Amigo, o problema é o forte marketing a favor da aditivada, eles fazem lobby em favor da aditivada, dizendo ser o melhor combustível do universo, por outro lado falam que a GASOLINA COMUM é a pior, que entope bico, carburador, estraga pistão etc, mas sabemos que GASOLINA ADITIVADA é gasolina comum C8H18 só que contem aditivos ( formulas mágicas que cada marca tem).
Bom dia amigo Guga desde Portugal. Obrigado pela partilha dos teus conhecimentos e das tuas viagens e conselhos. Concordo em tudo com o que disseste em relação a gasolina. Possuo uma TRK 502 este ano fiz a N2 que atravessa Portugal de Norte a Sul sempre com gasolina comum 95 e em postos chamados lowcost muito mais barata mas com a mesma qualidade. Foi uma grande economia de dinheiro. Grande abraço e continuação de boas viagens
Salve meu querido... nossa gasolina comum tem 87 octanos e as premiuns 95... aqui é complicado, vamos ver essa nova formulação se vai melhorar!
Forte abraço do Brasil!
Obrigado pela dica,acho que é o mesmo que está acontecendo com a minha CG cargo 150 já troquei a bomba duas vezes e só uso gasolina aditivada.
Opa... achamos o problema meu amigo!
Forte abraço!
Excelente Guga! É como se motoca que faz a moto economizar. Os caras dirige parece uns loucos e depois diz que a moto bebe muito. Marcelo Lima. Teresina Piauí
Pura verdade! Ehehehhhehe!
Abração!
Vivendo e aprendendo!só coloco aditivada na minha Fazer 250. Vou voltar pra comum! Ótima informação, parabéns pelo vídeo.
Cuidado man, procura mais informações, tem 300 falando que aditivada é mais limpa e melhor, não é um vídeo só que vai fazer a com ser melhor.
Essa foi a minha experiência... como disso o Leonardo... tem 300 falando bem da aditivada... eu prefiro ouvir dois mecânicos, e só nos comentários eu já perdias contas de quantos se manifestaram!
Boas estradas sempre!
Forte abraço!
Muito boa a explicação sobre a gasolina! Tenho uma Versys 1.000 GT 2020 e também só uso comum....estava em dúvida se fazia o correto, mas agora que assisti seu vídeo não tenho mais essa dúvida.
Espero ter ajudado
Caracas, eu percebi que minha Teneré 250cc melhorou mto só usando gasolina comum e o pessoal da Yamaha me orientou a usar só aditivada.
Boa Guga! Obrigado pelas explicações.
Abraço!
Que Yamaha é essa, amigo? Todas daqui da capital de SP dizem pra vc correr da aditivada igual os vampiros correm do alho.
@@marcosrwr Quando comprei a minha em 2016, o vendedor afirmou que era só aditivada.kkk
É a tal da orientação papagaio... repetem algo que não sabem o porque!
Essa é a minha experiência com aditivada... vida feliz com comum!
Abração!
@@degmarnormando9283 é pq as tenere flex a partir de 2016 no manual manda colocar aditivada, mas eu sempre intercalo entre comum e aditivada
@@degmarnormando9283 a Honda também recomenda somente a GASOLINA COMUM em toda a linha de motos e carros 🤔🤔🤔 se GASOLINA ADITIVADA fosse tão boa assim era pra montadora recomendar 🤔🤔🤔
gasolina comun. Só observar Onde você abastece. comun com qualidade está ótimo. Abraço
Uma visão simplista de motociclista urbano... saindo pra estrada, cruzando estados e outros países o que determina é a autonomia e não a analise da qualidade do serviço, aparência do posto e por ai vai!
Forte abraço!
Tive que trocar o carburador de uma Bros 150 2006, porque o carburador ficou todo entupido, de borra de tanto usar aditivada.
Na minha moto dois tempos só uso comum
Estou abastecendo com comum e de vez em quando coloco aditivo bardal ou perfect clean. Estou aqui no Nordeste. Rodei só na comum .O carro (corolla 1.8 2009) fez média 13 a 14km. Pra mim excelente
Não entendo de carros!
VERDADE GUGA.. eu tenho uma shadow 750 aero 2009 com 42.755 kms.... Minha moto está fazendo por volta de 23 km com um litro na estrada, numa tocada de 100 km/hr.... Falou tudo, quanto mais rodada, mais economica fica. Parabéns pelas dicas, amo seu canal e suas valiosas dicas. Já utilizei muitas delas nas minhas viagens e nao passei "perrengue" pq vc havia me alertado nos seus videos. acompanho todos seus videos.
Feliz em ajudar o amigo!
Forte abraço!
Sou frentista e vejo a maioria dos mecânicos colocando comum, alguns só colocam aditivada e outros só álcool. Agora é muito difícil saber qual é a melhor com o tanto de relatos divergentes, no meu caso eu só uso aditivada da Shell e estou na minha segunda motoca, a primeira eu vendi com 50 mil km rodados (uma factor) e agora estou com a crosser com 9 mil km rodados. Usando só aditivada gente
Se funciona pra vc... boas estradas sempre!
Não estou aqui levantando um exército contra a aditivada... estou relatando o que aconteceu comigo e respondendo dúvida dos inscritos!
Boas estradas sempre.
Abraças!
Andei 10 anos com minha xtz 125 só usando comum e de posto de bandeira branca , aí fiz o motor e por 2 anos só usei aditivada . 40 mil km o motor começou a baixar oleo e para minha surpresa o motor em 2 anos estava mais carbonizado do que os 10 que rodei ! Algumas pessoas dizem que é melhor aditivar a gasolina comum com aditivos vendidos no posto , agora sei la , será que compensa aditivar a gasolina mesmo ?
Boa noite sou Ermão da Catarina ela me falou muito bem de vocês forte abraço
Valeu meu amigo!
Forte abraço!
Tenho uma Fz 250 2019, com 42 mil km rodados, sempre utilizei gasolina aditivada, após ver o seu vídeo passei a utilizar gasolina comum, a moto está mais econômica fazendo 2 km/l a mais do que fazia com aditivada, e o funcionamento da moto está muito melhor sem engasgos, marcha lenta mais estável, enfim moto mudou para melhor! Grande abraço
Feliz em ter ajudado!
Forte abraço!
Interessante ter essas experiências em pauta, faz a turma refletir e avaliar sobre essa questão da gasolina, mas sabemos que ainda assim existem padrões de motores adaptados para uma gasolina de alta octanagem, daí é uma questão de localização, pós nem todos os cantos do nosso país encontramos a podium.....enfim, parabéns por colocar esse tema em evidência e dar seus relatos.
Grato meu amigo pelo respeito a minha opinião que de forma alguma é imposta, e sim compartilhada... longe de ser verdade absoluta!
Forte abraço!
@@GugaDiasNaEstrada Valeu, Guga! Abs
Olá Guga, sempre utilizei aditivada ppr recomendação do manual da minha crosser 2019. Como é minha primeira moto procuro seguir o manual, mas respeito muito a opinião de quem tem mais experiência e como o Sr. recomendou, vou começar ba abastecer com comum e acompanhar os resultados. Agradeço a disposição do amigo em compartilhar suas experiências. Um abraço aqui de Bento Gonçalves - RS!
Comigo foi esse perrengue e desde que troquei por comum nunca mais tive problema!
Boas estradas sempre!
Abração!
Um amigo meu recomendou seu vídeo, ótima explicação, só usava gasolina aditivada na minha moto nova, e no meu carro também, e então ele começou a acender a luz da injeção, pela segunda vez, agora já sei vou usar só comum, show Guga ótimo vídeo amigo, grande abraço!!!
Este é o relato do que aconteceu comigo... não é regra e nem lei!
Forte abraço!
Pura verdade! E obrigado pela sinceridade! Simples e objetivo!
Obrigado por assistir!
Abraços!
Boa tarde , eu tbm só uso gasolina comum nos meus veículos e nunca tive problemas, aqui na minha região tem alguns postos com preço igual , mas prefiro não arriscar , parabéns pelo vídeo.
Grato meu amigo!
Forte abraço!
Isso é papo de vendedor de gasolina!
Valeu pra alertar a galera! 👍🏻👍
Abração meu amigo!
Boa Guga... Eu também tibe problemas parecidos... Mas com carburador... Quando usava aditivada a moto n podia ficar uma semana parada q tinha q fazer limpeza... Na 3° vez parti p comum... Hoje ela fica até duas semanas parada e não tive mais problemas... Forte abraço e amanhã é dia de motocar... Boas estradas sempre mestre......
Opa... boas estradas sempre!
Grato por sua companhia e comentários!
Abraços!
sempre tive xre 300, ja estou na terceira , e no manual vem recomendado não usar aditivada , e assim faço, uma foi vendida com 78 mil km , a segunda com 153 mil km , a adventure 2019 agora com 24 mil km e de boa
Boas estradas sempre!
Muito bem abordado e explicado. Minha Biz 100 rende muito melhor com a Podium, rende bem com a aditivada, mas com a comum sinto que ela fica muito fraca em relação às duas anteriores que eu citei, principalmente na estrada.
Grato pelo testemunho!
Abraços!
“O que eu vivi não o que eu ouvi” isso é top
Orientar em inventar!
Forte abraço!
Guga, parabéns, falou tudo. No meu carro, Vectra 2009, só uso a comum. São 11 anos de uso, nunca limpei bico. Limpo somente o TBI, o carro anda muito e é econômico, faz 13.5 a 14 km/l numa velocidade de 100 a 120 Km, sem o Ar ligado é claro. A gasolina aditivada, cola o rotor da bomba (se deixar o carro parado muitos dias e com o tanque de 1/4 para baixo). Aconteceu esse problema com um fox que só usava essa tal de aditivada. Valeu. 👍👍👍
Não entendo de carros. E não me surpreende que o efeito nas motos seja parecido!
Forte abraço!
Já tive uma suzuki yes, uma twister ,
Uma fazer 250 e agora tenho uma tenere 250. Sempre aditivada.
Boas estradas sempre!
Essa motos São de um cilindro, não força tanto a bomba ,mas eu acho que vc andou pouco com as motos ou ficou pouco tempo, aditivada é roça,tudo de bom
Prefiro a vpower
Guga ,eu só abasteço com podium quando passo por Tatui, pq sei que tem lá 😅😅muito grato por suas dicas ,confesso que as levo pra estrada 👏👏👏 boas estradas!!👊
Feliz em ajudar meu amigo!
Boas estradas sempre!
Agora SIM, depois dessa explicação, só gasolina comum !!!! UHU
Tava te devendo essa né meu amigo! Desculpe a demora!
Abração!
Isso vale pra carro TB amigo?Tipo Monza carburado?
Eu pensei que gasolina aditivada limpava, e vivendo e aprendendo.
Muito obrigado pelo conteúdo.
Grato por assistir!
Eles pregam isso pra vender, eu só uso comum, ainda tem frentista folgado que faz cara feia quando vc fala que quer a comum .
Gostei muito da sua explicacao meu amigo guga .muito bom pra quebrar varios mitos de pessoas que tem esses pensamentos de sor aditivada
Podendo ajudar, estou aqui para somar!
Boas estradas sempre!
Realmente muito boa sua explicação baseada na sua experiência e muito util tanto para quem tem moto como carro .
Feliz que tenha entendido que esta é a minha opinião, baseada na minha experiência!
Forte abraço!
Sempre uso gasolina comum no meu carro mesmo ele sendo importado. No manual recomenda comum, mas tem uma galera do grupo que usa aditivada e só vejo eles relatando problemas com os carros.
Show!
Abraços!
Vivendo e aprendendo sempre, a partir-se hoje nunca mais gasolina aditivada, valeu pela dica Guga. Grande abraço
Boas estradas sempre!
Tenho uma BMW e quando retirei a moto o mecânico da concessionária BMW me aconselhou a sempre usar gasolina comum, me disse que a aditivada faz mal para a moto.
Mecânico consciente e gente boa... tem muitos desses espalhados pelo Brasil!
Forte abraço!
@Bruno eu só uso gasolina comum, tenho um uno a doze anos, comprei com 80 mil km agora esta com 226 mil e nunca limpei os bicos, tenho também um fox que também só uso a gasolina comum e esta com 48 mil e nenhum problema.
@Bruno isso mesmo, não vale a pena abastecwr em posto suspeito por míseros centavos a menos.
Vlw Guga.."...o que eu Vivi e Não o que Ouvi!"....muito Top....+1 inscrito.
TMJ!
Moro em Portugal e aqui, quando eu alugava um carro (sei que o canal é de motos, mas acho q vale a pena contar), todos sugerem colocar gasolina comum e não a aditivada. Seria por causa disso? No Brasil eu so usava gasolina comum ate mesmo pelo preço, em carros comuns eu achava q a "diferença de desempenho" que eles mencionavam não valia a pena. E meu carro e a moto sempre funcionavam perfeitamente, nunca me deixaram na mão. Parabens pelos vídeos de extrema qualidade e ótimas informações. Vim pelo algoritmo! rsrs Ganhou mais um inscrito!!
Grato pelo depoimento meu amigo! Seja bem vindo ao canal!
Forte abraço!
Sempre coloco gasolina comum, só quando sei que vai ficar parada mais tempo que coloco aditivada. Obrigado pelas observações, pois ajudou a elucidar algumas dúvidas .
Feliz em ter ajudado!
Abraços!!
Partiu gasolina comum, valeu Guga, por compartilhar essas esperiencias.
Comigo funcionou ok! Espero que contigo também!
Boas estradas sempre!
Forte abraço!
Olá Guga, sou inscrito a um tempão no seu canal e esse assunto resolvi repassar pra vc o que aconteceu comigo em relação à gasolina.
Minha moto é uma boulevard M1500 2011 e aqui onde moro em balneario Piçarras SC só coloco gasol. aditivada pois na cidade só existe 2 postos de gasolina e qquer um dos 2 se colocar a comum a moto falha em baixa, porém agora assistindo sua experiência me chamou à atenção sua observação porque meu mecânico (pessoa de confiança e anda comigo), falou que eu preciso fazer uma limpeza no sistema de injeção, vou levar esse post pra ele achei isso legal.
Obs.: minha moto tá zerada só viajou aqui no Sul e hoje tá com 11000km 👍
Essa foi a minha experiência... não é regra e nem lei!
Na minha DUCATI só coloquei comum e nunca tive perdas!
Abraços!
Obrigado por compartilhar suas experiências!! Deus te abençoe!
Amém nós todos!
Abraços!
Valeu Guga!! Muito show cara!
TMJ!
Muito bem Guga, a melhor forma de melhorar o consumo é evitar acelerar desnecessário, o cara vendo quebra molas, sinal fechado e etc... Mesmo assim continua acelerando, sabendo ele q vai ter d diminuir a velocidade ou parar a moto.
Exato, desta forma vc poupa não só gasolina, mas todo o conjunto de freio, suspensão e pneu.
Meu carro está com 64 mil e ainda está com a pastilha original, tem metade da pra queimar ainda. Meu pai está com 70k rodados e ainda está com a pastilha original e pneu original, esses ele vai ter que troca agora.
Se souber conduzir de forma econômica vc consegue prolongar as trocas e por consequência reduzir os gastos.
Bem por ai!
Abraços!
Valeu pela dica!!!
Só USAVA ADITIVADA. A partir de agora só usarei COMUM.
Experiência é tudo!!!
Obrigado!
Boas estradas sempre meu brother!
Abração!
Uso na minha moto faz mais de 10 anos nunca tive problema nunca limpei o bico fazer 250 hj esta com mais de 300 mil e ta de boa com gazolina aditivada sempre .
Boas estradas sempre!
Ricardo Zanca
Eu também tive duas Fazer's e só abastecia com gasolina aditivada e rodei mais de 100 mil km com elas, e nunca tive problemas com elas.
Amigos que abasteceram com gasolina comum tiveram vários problemas!!!
Gostei da sua análise!
@@mauricioaffini9370 cuidando bem é uma moto exelente o motor é muito bom peças duraveis, não é qualquer motor de moto que chega a 300 mil . vamos ver até onde vai . dizem que foi projetada para 400 mil vou ver se chego lá
Perfeito Guga... Trabalho com mecanica a 17 anos e sempre falo pra todos clientes e amigos... Aditivada pode acabar com o motor e principalmente com a linha de alimentação de combustível !!!!
Forte abraço Guga!!! Obrigado por tudo o que faz pelo motociclismo !!!
Grato pelo testemunho com conhecimento de causa meu amigo!
Forte abraço!
E a podium é boa também quando comum?
Optar por gasolina comum é uma postura mais prudente haja visto que a comum segue uma padronização e a aditivada segue a "receita" de cada distribuidora....
Pois é meu amigo, mas alguns preferem ser fãnboy de formula secreta.
Parabéns pelo discernimento!
Forte abraço!
Discordo. A gasolina tipo “C” aditivada não é formulado pela distribuidora. O que é formulado por cada distribuidor é o aditivo. A gasolina base tipo “C” é a mesma e de origem BR. Até mesmo porque a gasolina é aditivada no próprio tanque do posto, sabiam?
São 500ml de aditivo para 5.000litros de gasolina comum
Valeu a dica amigo! Acabei de pegar uma Factor 150cc zerada e já enchi com gasolina aditivada até pelo fato de no manual ter essa indicação embora manual da Honda (até então sempre tive Honda) indica só a comum. Mas... primeira e última com aditivada agora em diante só comum
Boas estradas sempre!
👊👍
tbm só uso comum na minha versys 650. a cada 04 tanques adiciono aditivo limpeza bicos da stp
OK!
Abraços!
Muito obrigado Guga... Eu também uso gasolina comum, e vez ou outra coloco um sp2 ou Bardahl...já usei também um pouquinho de óleo 2t, umas duas colheres de sopa em 15 litros de gasolina, isso em uma Falcon, e também em uma Bandit...
Se o seu mecânico recomenda...
Boas estradas sempre!
Ganhou mais 1 inscrito 🙌 vídeo raíz top d mais . Parabens
Show! Seja bem vindo meu amigo!
Boas estradas sempre!
Abraços!
Excelente dica Guga.
Sou novo no mundo das duas rodas, há quem nem aceitei que eu me identifique como motociclista pelo fato de andar de scooter. (Não conta pra ngm, mas é a melhor opção para uso urbano não comercial 🤭). Confortável, pratixa, o bagageiro salva numa parada rápida no mercado, e não tem que ficar cambiando marchas.
E sempee fui muito adepto de avaliar o desempenho de consumo com base na tocada e qualidade dos postos. Trago essa prática do tempo das 4 rodas.
Sempre tive resistência às gasolinas ativadas justamente por não haver uma regulamentação mais específica sobre elas. Muitos fabricantes indicam a gasolina comum no manual pelo mesmo motivo.
Receber uma dica de um motociclista com sua experiência ajuda muito os novatos.
Mais uma vez, muito obrigado.
TMJ meu amigo!
Abraços!
Eu só não concordo contigo que a scooter é a melhor opção pq as ruas na Brasil são só buraco e emenda 🤣 mas já tive uma pcx, no meu trajeto pro trabalho o asfalto era liso, então de longe a melhor moto que já usei pra esse fim.
@@danielspieluhr te entendo cara. Mas aí o problema não é a scooter né? Kkkkkkkk... A scooter é boa, os governantes e os reparos no asfalto é que são ruins. 😅
Abraço.
Guga, boa tarde.
Meu nome é ISMAEL, conhecido por CORUJA e sou Integrante do Moto Clube Mike Maluko na cidade de Jales.
Tive uma Shedaw 750, e sempre abastecia com essa merda de Gasolina Aditivada, e tive problemas duas vezes.
E aí conheci um mecânico aqui na minha cidade mesmo, o LENE MOTOS, e ele me convenceu abastecer com gasolina COMUM.
Pronto, nunca mais tive problemas com a minha NEGONA SHEDAW.
Hoje tenho uma Boulevard M800R, e só Gasolina Comum.
Valeu, curti e ativei o sininho.
Abraços.
Grato pelo depoimento e pela inscrição!
Forte abraço e boas estradas sempre!
Opa! Saudades da minha terrinha. Grande abraço!
Boa Guga........ só uso comum também na minha Drag Star, principalmente porque onde estou morando não tem essas misturadas. Abração. Gelosas da FACOS 2020.......
Melhor coisa que vc faz amigão!
Será que teremos Gelosas da FACOS este ano?
Nos vemos lá!
Motores de alta compressão cilíndricas precisam sim de gasolina de alta octanagem seja ela Podium, Octapro ou V-Power Racing
Usar gasolina comum em um motor de alta compressão cilíndrica causa Knock (detonação) e a central eletrônica da moto para evitar o knock trabalha com uma estratégia na curva de ignição retirando ponto e causando PERDA DE POTÊNCIA
Na sua Ducati você não notava diferença por ela não ter a taxa de compreensão tão alta assim, mas em motos esportivas é notavel a diferença.
Só falo do que eu vivo meu amigo... moto esportiva não atende ao meu propósito que é viajar o mundo com a minha mulher... além disso, grande parte do público que assiste este canal, tá pensando em pegar estrada, conhecer o mundo e não ficar dando tirinho em estrada ou rodando autodromo.
A propósito, a DUCATI MULTRISTRADA S TOURING é também uma esportiva, disfarçada de touring, com modo Sport ido de ZERO a 100 em pouco mais de 3segundos - e eu fiz isso com gasolina comum.
Mais uma vez reforço, o que trago aqui no canal é o que eu vivi, não o que eu ouvi falar!
Forte abraço!
@@GugaDiasNaEstrada Só coloquei a moto esportiva para exemplificar, você pode considerar a Multistrada uma moto com proposta esportiva porem o motor dela trabalha com uma compressão cilíndrica "baixa" 11.5:1 e uma moto esportiva ou qualquer outra com um motor de alta compressão trabalha na faixa dos 14~15:1 uma faixa de compreensão onde se não utilizado o combustível ideal o motor não funcionará da maneira que foi idealizado podendo até ser danificado com o uso do combustível incorreto
Vivendo, assistindo ao Guga, e APRENDENDO!!!
Feliz em ajudar meu amigo!
Abraços!
@@GugaDiasNaEstrada
Estou sempre assistindo ao seus videos e sempre indico aos meus amigos! Dicas boas e maravilhosas, só se tem com quem VIVE estradas!
@@GugaDiasNaEstrada
Parabéns pelo seu trabalho, e um abraço, aqui de São Luís-MA!
Belíssima dica Guga. Tenho uma CB500X e no manual recomenda exatamente isso, somente gasolina comum, alguns frentistas torcem o nariz quando oferecem aditivada pelo mesmo preço da comum e eu recuso. Rsss,
Eu recuso sempre e é engraçado ver a cara de surpresa dos frentistas, como se eu estivesse colocando lixo dentro do tanque!
Eheheheheheh! Abração!
Grande Guga, lembro de você e da sua V-Strom nos encontros de quinta no Portal de Santos. Na época, colavámos um monte de Ninjas 250 hehe. Sobre gasolina, de fato, só a comum, por todos os motivos explicados por ti e vários mecânicos. As japonesas, em especial a Honda, vêm recomendando apenas gasolina comum (já que não existe padrão regulatório para adtivos). Cheguei a ter uma segunda moto carburada que só usava gas. adtivada. De fato, era só goma na cuba. Com gasolina comum não deu mais o problema. A concessionária Suzuki de Santos, provavelmente a que te indicou gasolina adtivada, fechou as portas no final do ano passado. Forte abraço.
Fiquei sabendo do fim da Casarão Motos... uma pena!
Forte abraço!
Muito esclarecedor. Parabéns Guga. Conheço uns " bodes do asfalto" de Goiânia. Um abraço.
Opa Goiânia... abração!
Opa. .. responde aí Guga 👏👏👏👏 Porque Vc sabe do que está falando.Parabens Guga . Amo Vcs Deus abençoe
Boas estradas sempre 🙏🙌
Boas estradas sempre!
Minhas motos só andam com gasolina que o manual indica. Tenho respeito enorme pelos engenheiros que desenvolveram esse manual que faço questão de ler sempre. Não coloco gasolina por opinião popular pelo mesmo motivo que não troco óleo a cada 1000 km.
Obrigado por me considerar popular!
Boas estrada sempre!
Meu amigo Guga, assistindo aqui esse vídeo sobre gasolinas, lhe digo.
Acabei de comprar minha moto zero km (Yamaha Lander 250) e no manual de fabrica diz para usar gasolina " aditivada".
Mas usando o conceito da sua frase que diz, "baseado no que vivi, e não no que ouvi", pois lhe digo que de agora em diante só usarei a gasolina comum.
Pois prefiro usar como exemplo o que alguém (nesse caso você com essa baita bagagem de experiência) viveu na prática, do que o dito por um texto de uma teoria.
Amigo suas dicas são ótimas.
Boas estradas sempre!
Olha ando de moto e carro a muitos anos e nunca coloquei gasolina comum, jamais tive algum tipo de problema
Boas estradas sempre!
Forte abraço!
Eu também!
vivendo e aprendendo, comecei no mundo das 2 rodas tem 1 ano, a cada nova informação vou deixando de acreditar nos velhos mitos que assombram nossa comunidade, o primeiro foi o da troca de óleo a cada1000 km, o segundo o de passar graxa na corrente, e agora o da gasolina, obrigado por compartilhar seus conhecimentos amigo. Um abraço do AMM Brasil.
Opa... a primeira troca de óleo acontece nos primeiros 600 a 1.000km sim... depois disso vai depender da moto/marca, cilindrada... mas essa historinha que só anda com essa ou aquela gasolina... o boi já dormiu! Eheheheheheh!
Abraços!
Outro dia com minha mt03 a mesma falhou em uma manobra e quase caí, na revisão na yamaha comentei sobre as falhas e o mecânico me disse pra usar apenas gasolina comum e, tive uma namorada frentista e ela disse que a gasolina é colorida com um corante e vendem como aditivada, gente, usem apenas gasolina comum.
Complicado né meu amigo!
Abração!
MT03 vc e guerreiro parceiro essa moto bebê que só a bobonica kkk
Bom saber. Quando a minha Bross 160 chegar, só gasolina comum no tanque. Abs Guga!!
Boas estradas sempre!
Estou vendo seu vídeo agora pela primeira vez e gostei, ganhou mais um inscrito 👍🏼
Opa... seja bem vindo e aproveite para ver BRs Perdidas... bem divertida!
Forte abraço!
Muito obrigado por passar sua experiência pra todos parabéns e que Deus ti abençoe!!!
Amém!
Acabei de me inscrever muito bom o video. Uberlândia MG. Abraço valeu
Seja bem vindo meu amigo!
Forte abraço!
Guga Parabéns pelo conteúdo, sempre dividindo experiência e nos ajudando.
Feliz em ajudar meu amigo!
Abraços!
Estou na minha 2° Kawasaki Versys,e na concessionária me recomendaram sempre usar gasolina comum.
Boas estradas sempre!
Aí Guga, sacada ótima os cortes. O Flow estourou assim. Muito bom mesmo! Abraços!
Um dia o Flow me chama (sonho meu... sonho meu...) Ehehehehehe!
Abração!
@@GugaDiasNaEstrada e olha... Seria uma baita entrevista hein! Vou fazer aquele famoso "lobby" nos comentários pra ver se alguém vê e desperta o interesse deles. Tem muito motoca que ainda não o conhece e sem dúvida se tornaria inscrito. Abs!
Wlu ! Guga pelas informações e recomendações valiosas. Seu canal e muito bom! 🤝 André RJ
Feliz que o amigo goste e seja inscrito!
Forte abraço!
Mais uma vez parabéns pelo conteúdo grande Guga, quando possível faz uns vídeos falando das motos que vc já teve e suas experiências, pontos positivos e negativos, forte abraço irmão, fica com Deus.
Vixi... ai pegou!
Falar da Viraguinho 250 1999 é praticamente impossível, até mesmo porque eu já não sou o mesmo e a opinião daquele Guga pode ser uma avaliação equivocada!
Vou ficar te devendo essa, mas grato pela sugestão!
Abração!
@@GugaDiasNaEstrada kkkkk,valeu irmão 💪🏻
Pra moto carburada, carburador a vácuo, com a péssima qualidade da gasolina em Recife, entope tudo, o manual do proprietário da factor ybr veio orientando gasolina aditivada
OK!
Salve !!! Eu peguei uma crosser z 150 vc zero e isso gasolina aditivada,com essa super dica vou passar a usar a comum,sou do RJ, aki tem mta gasolina adulterada .as vezes não sei o q faço...vlw abração!!
Sem contar o preço da gasolina... o Governo do RJ mete a faca nos impostos! Complicado!
Forte abraço!
Olá Guga. Não sou sou profundo conhecedor do assunto e nem quero gerar polêmica mas, acho que há muita confusão entre os termos comum x aditivada e comum x podium(premium). A gasolina comum tem octanagem menor que a podium(premuim), mas a octanagem é a mesma da aditivada. O que define que tipo de gasolina deve ser utilizado, é o projeto do motor, que NECESSITA da octanagem específica para trabalhar dentro das especificações projetadas. Claro que o motor projetado para gasolina de 97 octanas (podium) roda com a nossa nova comum de 92 octanas. Mas não é o melhor que combustível para o projeto. Quanto aos aditivos, a proposta para o uso deles é evitar o acúmulo de borra produzida pela adição de 27% do álcool na nossa gasolina comum e 25% nas podium. Se fossem utilizados aditivos de qualidade, acho que sim, seria melhor usar gasolina aditivada. Mas, em se tratando de Brasil, é muito provável que só coloquem corante e nada mais na aditivada. Um fato a ser considerado é que via de regra gasolina aditivada vende menos por ser um pouco mais cara. E gasolina estraga muito rápido. Então, dependendo do giro de estoque do posto, é bem possível ao abastecermos com gasolina aditivada acabarmos com uma gasolina velha e ruim no tanque. Nesse ponto, estou contigo, é muito melhor ficar na comum até o gargalo. Um abraço.
Boas estradas sempre!
Prbns guga. Isso serve e muito para carros também
Só tenho moto!
Abraços!
Sempre coloquei comum. A cada 4 tanques, eu mesmo aditivo meu combustível, normalmente compro da marca ACdelco, mas se não achar, vou pra outra de marca confiável.
Boa!
Abração!
Show Guga pela explicação.
Eu tenho um shadow 750 2006, e no manual está gritante " não colocar Gasolina Aditivada". Ou seja se uma marca como a Honda está falando isso, é porque tem alguma coisa diferente.
Né não?!
Abraços!
E, eu tenho dado sorte minha v strom 650 já rodei 68 mil km só com aditivada e nunca deu nenhum defeito . Só Shell, Ipiranga e Br.
Eu rodo por lugares onde não existe Shell, Ipiranga ou BR!
Boas estradas sempre!
Só abasteço na Shell com V-Power.
Comum 4,699
V-Power 4,899
Show de vídeo Guga. Eu também só uso gasolina da comum até a boca mesmo no carro e na moto. Tenho uma Yamaha Midnight e sempre dei de beber pra ela a gasolina comum que é justamente pra já ir se acostumando com o que temos na estrada. Sem bebidas chiques...sem frescuras. Cheguei a fazer uma média de 24 km/l e alguma coisa...quase 25km/l pra uma moto 950cc! Isso pra mim é consumo de moto 250/300 cc. O que importa mesmo é a maneira de pilotar.
Sim, a forma de pilotar influencia diretamente no tanque e no bolso!
Grato pelo testemunho meu amigo!
Forte abraço!
Show meu amigo, eu tbm sou uso gasolina comum ✌🏻
TMJ!
Parabéns pelo canal ganhou um seguidor
Eu tava com essa dúvida mas todos vídeos que eu via eram de pessoas que ouviram falar que podia usar gasolina comum
Obrigado por dividir sua experiência
Opa... seja bem vindo meu amigo!
Ressalto que essa é a minha opinião baseada no que eu vivi... como tudo que posto aqui no canal!
Confira a série BRs Perdidas, vc vai gostar!
Forte abraço!
Eu uso tudo, gasolina aditivada,comum com álcool sem álcool. Aqui no sertão nordestino eu uso o que tem, foi combustível eu uso.kkkkkk um salve a todos.
Boas estradas sempre!
Rapaz, vi um vídeo do Chico Sepúlveda sobre gasolina batizada em Salvador.
Na oficina que ele foi o mecânico relatou que muitos outros clientes estavam tento o mesmo problema.
Tirando a gasolina do tanque, quase metade do volume era querosene.
Embaçado demais.
Passei 2 anos com uma suzuki gladius 650, que é exatamente o mesmo motor da Vstrom. Era gasosa comum sempre e a bichinha nunca me deu dor de cabeça com nada. Excelente mecânica.
Boaaaaaa!
Muito obrigado guga eu também fiz essa pergunta para vc
Tá ai a resposta!
Forte abraço!
Top guga
Essa postagem fez com que eu procurasse no manual da moto. Tá lá escrito com todas as letras: gasolina com 95 octanas. Respeito a divergência, mas fico com o manual. Abraços
Mas gasolina aditivada não tem mais octanos....
Eu só usei gasolina comum na minha DUCATI Multistrada, sabe o que aconteceu?
Rodei 150.000km com ela em três anos e depois vendi!
Boas estradas sempre!
Obrigado pelas pílulas de sabedoria!
Grato por assistir!
Abração!