E VOCÊ AINDA QUER QUE EU SEJA ESTOICO? | ESTOICISMO | EMANUEL ARAGÃO | SALVA-VIDAS

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 ноя 2024

Комментарии • 114

  • @robertamastella
    @robertamastella 2 года назад +16

    Ter encontrado este canal = amparo = não estou tão só no mundo ! Que trabalho importante! Realmente faz a diferença.

  • @JoaoPaulo-gx9pm
    @JoaoPaulo-gx9pm 2 года назад +36

    Venho aprendendo que a dor é necessária, e uma frase que eu criei pra me ajudar foi: "No decorrer da vida sentimos vazios, a medida que vamos crescendo vamos entendendo as coisas, os vazios da vida, só podem ser preenchidos com a experiência. A cada etapa que passamos, exige de nós mesmos amadurecimento e crescimento, necessário para podermos passar por determinadas etapas e desafios na vida".

  • @jullieanne4042
    @jullieanne4042 2 года назад +9

    Esse conceito de dentro e fora ser diferente, na biologia a gente até usa pra testar se uma levedura tá viva, por exemplo. Se colocamos corante e as leveduras ficaram da cor do corante (o corante entra sem dificuldade), quer dizer q elas estão mortas. Se o ambiente fica da cor do corante e as leveduras não , elas estão vivas (a barreira delas não permitem q o corante entre).

  • @VivianeRecycleEarth
    @VivianeRecycleEarth 3 месяца назад

    EMANUEL Bota filosofia da linguagem em seus videos. A cura para mentes e coraçoes.

  • @livialimateixeira8026
    @livialimateixeira8026 2 года назад +3

    Você fornece ferramentas pra construção de um auto-amparo sólido, não necessariamente estável, mas de uma coerência bonita que instiga o desejo de passar a abraçar as variantes. Seus vídeos são um serviço pra comunidade, Emanuel! Obrigada

  • @maricg1000
    @maricg1000 Год назад

    Estou amando seus vídeos,pois tenho me encontrado em cada um que vejo ,estou amando tbm a psicanálise e o quanto é libertadora .Deus continue te abençoando.

  • @priscilaaline253
    @priscilaaline253 2 года назад +23

    Obrigada por dar nome ao que eu senti nesse domingo, dia 02 de outubro. Força pra nós.

  • @robsonlima6195
    @robsonlima6195 2 года назад +69

    Estou aprendendo a observar meu estado de humor e investigar suas causas. Deixo a alegria e a tristeza passarem por mim e tento não me apegar, pois sei que toda é qualquer emoção e/ou sentimento passa e, em algum momento, volta. Volta a fazer vídeos com a Flor, please!

    • @taissatai1
      @taissatai1 2 года назад +10

      Eu observava q nos vídeos com ela tinha muita interrupção e ele não conseguia desenvolver/aprofundar muito os temas. Assim creio que tá ótimo, mais alinhado com a proposta do canal dele... Argumentação mais técnica.

    • @StelleCardoso
      @StelleCardoso 2 года назад +11

      Só se eles reativassem o Flor e Manu de vez em quando pra matar saudade - sem alterar o andamento deste canal. Porque o nível de aprofundamento que ele tem aqui sozinho é incomparável, extremamente satisfatório de se acompanhar... heheh

    • @jaqueline_flores
      @jaqueline_flores 2 года назад +3

      @@taissatai1 mas são canais diferentes, ele pode fazer o outro sem deixar de fazer esse.

  • @adrianarosario1186
    @adrianarosario1186 2 года назад +15

    Na segunda feira dia 3/10, tb me sentia triste, desanimada e um tanto revoltada com a nossa política.
    Esses sentimentos me acompanharam durante a semana...tenho oscilado com certa frequência, e mesmo ficando irritada e me sentindo chata, está tudo bem não estar sempre bem, calma e feliz

  • @lualusr6180
    @lualusr6180 2 года назад +8

    Me sentindo acolhida demais nesse vídeo. Acordei na segunda-feira dia 03 com uma sensação de ressaca emocional indescritível, de luto e várias coisas que eu não sabia o que fazer com elas (acabei indo pra agressividade e isolamento). Esse vídeo está sendo o abraço que não recebi. Luanna

  • @lemalijo
    @lemalijo 2 года назад +44

    Já havia notado isso, uma coisa que não dura muito, que os estímulos externos e até pensamentos...criam aquele desenho dos pulsos cárdios.... Um dia , no consultório do psiquiatra, pedi a ele que me ajudasse a não ser afetada pelas coisas, estava cansada de tanta instabilidade. Sou professora de escola pública, fundamental 2, entro em contato com uns 700 pré e adolescentes semanalmente, com tudo que acontece na sociedade sendo exposto alí, todas as dores e sofrimentos me fazendo sentir impotente, fraca, inútil, um saco de pancadas... Aí, quando saio fisicamente desse ambiente levo tudo na minha cabeça, articulando cada história, buscando aquela solução que não está em minhas mãos, saio curvada, o peso da sociedade nas minhas costas... Angustiada até para sentir o meu próprio corpo vivo, pois parece que a única vida que importa é a que está borbulhando dentro da minha mente. Às outras pessoas, família, amigos se tornam coadjuvantes nesse contexto, digo, quase figurantes... não há quase nada de espaço para eles e no final estou por um sopro. Bem, claro que preciso me encontrar, análise e tudo mais.... só que não é um botão de play...o próprio processo deve ser desfeito e refeito, reformado, sei lá...mudar muita coisa... O psiquiatra apenas me ouviu e prescreveu ansiolítico... Remédios para dormir... E me disse que tudo isso é normal na minha profissão! Sai de lá com mais angústia, dor, sofrimento... Estou num beco sem saída! Sair de dentro, fugir desse mundo que me aprisionou, eu tranquei a própria porta. Olha, ser gente grande dói demais.... quero brincar de outra coisa...ou nem quero brincar mais...

    • @deb0rasouza
      @deb0rasouza 2 года назад +11

      Olá, não sou profissional , nem nada do tipo. Mas o conselho que te dou é... "Não carregue tudo nas costas"... Eu, assim como você não podemos mudar o mundo , e sim...NOS mudarmos... Para que O MUNDO seja pelo menos aquele 1% melhor.
      Se conheça, e entenda que não vale a pena você absorver problemas alheios... Visto que vc não tem domínio .
      Uma frase que levo comigo é: "Se existem problemas que não consigo MUDAR, resolvido está.
      Agora, se existem problemas sob meu domínio, eu posso interferir e escolher alternativas que seja melhor para mim..
      Comece a se perceber diante de tudo isto.. Provavelmente você se sente afetada agora... Por sentir esse desejo de salvação (DE QUERER AJUDAR A TODOS, O TEMPO TODO).. ..Seu corpo, sente com tudo isso... Ele simplesmente se sente vazio e incompleto, de tanto vc não escolher suas vontades. .. seus desejos.. "Vivendo sempre para as pessoas".
      Isso é algo que acontecia comigo também.. Mas depois que fui me percebendo.. Vi que ninguém do mundo me fará feliz, se eu não estiver feliz e completa comigo mesmo... Sabendo meus limites e a hora de dizer NÃO é SIM para as coisas que ME INTERESSAM.
      Parei de ouvir pessoas que vivem reclamando , e comecei ouvir pessoas que realmente precisam apenas Ser escutadas... Sabendo que a dor delas, é um fardo que só elas irão carregar, que EU como pessoa, posso ajudar ao nível do MEU ALCANCE.
      Se escute mais e cuide de vc.
      Bjs , espero que fique bem

    • @mylla8582
      @mylla8582 2 года назад +4

      @@deb0rasouza parece que me ouvi falando. Infelizmente, não podemos resolver os problemas do Mundo.

    • @mylla8582
      @mylla8582 2 года назад +5

      Eu indicaria o canal da M S Orlovas e o da Regina Tavares. Me ajudou muito quando minha mãe estava com uma doença incurável. Teria sido bem mais dolorido se não fosse a força que recebi daquela egrégora. Deus abençoe você! 🙏

    • @Vidaflorida23
      @Vidaflorida23 2 года назад +6

      Olá Leila. Tbm já me senti assim, aprisionada, sufocada e com sentimento de que tinha que fazer algo pelo mundo. No fim, depois de muitas dores e doenças (adquiri lúpus sistêmico, uma doença emocional). Eu finalmente entendi que estamos aqui para mudar e trabalhar a nós mesmos. Eu mudei radicalmente minha vida. Eu já vinha trabalhando um projeto para mudar de trabalho, então foquei mais nisso e em cuidar da minha saúde. Em 2 anos eu já estava vivendo de acordo com meu projeto. Então, se me permite um conselho de quem já pensou assim e vivia para carregar as pessoas nas costas, liberte-se disso. Cada ser humano veio aqui para resolver sua vida. A gente não pode fazer nada pelo outro. Somente ele mesmo pode. Minha família como muitas por ai, era problemática, e até as pessoas a minha volta eu tentava ajudar, mas entendi que nascemos sozinhos e no dia da nossa morte tbm estaremos sozinhos, mesmo se for uma morte coletiva, porque ninguém pode passar nada pelo outro. É individual. Antes eu era muito apegada ao sentimento de fazer minha família feliz, principalmente a minha mãe. Mas entendi que eu não tenho esse poder. Se cuide e aprenda a se amar, assim vc não faz vc sofrer.

    • @brunamaria1429
      @brunamaria1429 Год назад +7

      Oi colega! Sou professora também, estou há 15 anos na educação pública, compartilho com você os mesmos sentimentos. Procurei ajuda com terapia psicológica, porque particularmente não queria entrar nos remédios antes de entender o que acontecia comigo.
      É tudo um processo, mas pelo menos posso entender os gatilhos que fazem com que eu sofra. Aí eu percebi que o que eu sentia tem mais a ver com meu passado e a minha criação do que com o momento que eu vivo. Por exemplo, o que faz a gente querer se doar tanto a ponto de não sobrar mais nada? Aí você vai ver que isso não veio com a profissão, isso é tão antigo, porque era algo que sua família esperava de você. O fato de termos consciência social nos faz sentir ainda mais culpados, porque tem também as idealizações de um inconsciente coletivo sobre a figura do professor, que é de certa forma maligna. Todo mundo espera que o professor seja perfeito, que salve os estudantes, que todos consigam ter uma vida plena e feliz. Aí a gente também traz isso para a vida, se sente responsável pelos pais, irmãos, filhos. Esse externo também nos influencia internamente, nos trazendo ainda mais culpa quando fazemos coisas ditas "egoístas". Já tive ideias suicidas por pensar que eu era tão incompetente, que deveria dar lugar a outra pessoa logo (porque somos rapidamente substituídos nesse sistema fabril de educação), mais jovem e com mais disposição e menos culpa. Já pensei em desistir do meu casamento, da relação com a minha família, quando na verdade eu só estou sobrecarregada de relações. Hoje, busco formas de curtir minha individualidade. Não tenho filhos e por enquanto tenho pavor em ter, até por acreditar que não tenho capacidade para isso, mas tenho um cachorrinho (que também demorei a ter por achar que não cuidaria bem) que me ajuda a relaxar e não pensar no resto do mundo. Como gosto de nadar e é um esporte que não estava praticando mais, voltei com a consciência de que é um momento só meu, eu e meus pensamentos. Tenho sido clara com meu marido dizendo algumas vezes que quero ficar no meu canto. Ter esse limite é essencial. E procuro praticar também o que o Manu disse, ter a consciência que estou separada do outro quando essa relação estiver me oprimindo.
      Não é fácil e não existe solução pronta. Penso hoje em mudar de profissão e tendo a oportunidade de estudar outra coisa, assim farei.
      Um grande abraço!

  • @JoaoPaulo-gx9pm
    @JoaoPaulo-gx9pm 2 года назад +33

    Eu tenho 17 anos e venho acompanhando esses videos, e tem sido de extrema importância pra mim. Em relação à esse video específico, resumiu td uma situação que me ocorreu recentemente. Passei por uma grande desilusão amorosa(Juventude né kkkkkkk).
    E cheguei a achar que ser um estóico e radical nesse sentido, era a solução, ia me fechar pra tudo e pra todas, mas parte do que eu considero um amadurecimento da minha parte. Foi entender que eu não poderia fugir da realidade, e ser radical.

    • @evelinerego2766
      @evelinerego2766 2 года назад +14

      Não é exclusivo da juventude, não, viu, João. Desilusão amorosa faz parte de estar vivo. Força na peruca!

    • @JoaoPaulo-gx9pm
      @JoaoPaulo-gx9pm 2 года назад +7

      @@evelinerego2766 kkkkkk pois é, digo pela questão que é nessa faixa etária dos 15 - 20 e poucos, são as experiências mais críticas né. Ent é uma idade muito importante que requer muito amadurecimento da nossa parte, até prós próximos anos de vida que teremos pela frente.

    • @adrianarosario1186
      @adrianarosario1186 2 года назад +3

      @@JoaoPaulo-gx9pm Verdade, concordo contigo

    • @renatofigueiredo7761
      @renatofigueiredo7761 2 года назад +1

      Um estóico não se fecha pra tudo irmão, é justamente o contrário, é estar em harmonia com o que é e com a natureza, aceitação e rendição total, tendo apenas ciência do que está fora do seu controle e aceitando total e completamente isso

    • @juliabordignon4193
      @juliabordignon4193 2 года назад +2

      @@renatofigueiredo7761 Simm, exato!! Já ia comentar isso, estoicismo não defende uma fuga da realidade, defende justamente a aceitação dela, acaba sendo como encontrar algum tipo de satisfação até mesmo nos momentos difíceis, porque tudo isso faz parte da vida e não tem como evitar.

  • @pretinha19992
    @pretinha19992 2 года назад +8

    Obrigada Manu , sempre top , em especial nesse momento pós eleições ... a angústia tomou conta...me senti acolhida e representada .

  • @miriamsantos1263
    @miriamsantos1263 2 года назад +1

    Desse vídeo, penso que tlz o entender que os altos e baixos, as alterações emocionais, fazem parte da vida, que é dinâmica, seja um passo para não "pirar" tanto. Tlz entender a inconstância como algo natural seja libertador.
    Umas ideias para pensar...

  • @umapeloasideias9121
    @umapeloasideias9121 2 года назад +10

    Compartilho do mesmo estado de espírito pós apuração das urnas. Uma instabilidade me tomou conta. Perfeita sua análise! Parabéns pelo excelente trabalho neste canal. Sou sua fã!

  • @manoelaguimaraes1583
    @manoelaguimaraes1583 2 года назад +5

    É aquilo: será que estou vivendo ou apenas aguardando o sábado pra mais um vídeo do Manu? Segunda opção! Incrível como sempre ❤️

  • @sandrazica1
    @sandrazica1 2 года назад +1

    Senti o mesmo, uma certa ressaca sem bebida. Gostei do vídeo, sou muito cobrada de não ser "estavel".

  • @madeleinepiana7969
    @madeleinepiana7969 2 года назад +10

    "Amadurecer é ser mais criativo ao reconstruir memórias e hipóteses melhores sobre a realidade à partir do que eu preciso e o que acontece na realidade" ....é também ser capaz de " Conhecer o estranho em nós" Apenas quem é romanticamente panglosiano, é capaz de não transitar nas nuances e instabilidade dos afetos!

    • @caroldocariartesanal
      @caroldocariartesanal 2 года назад +1

      O q é panglosiano?

    • @madeleinepiana7969
      @madeleinepiana7969 2 года назад +6

      @@caroldocariartesanal
      Que se refere ao doutor Pangloss, personagem do romance Cândido, de Voltaire, definido pelo exagero de otimismo, pela tendência em ver as coisas pelo melhor lado mesmo com muitas adversidades.

  • @raphaeljudice5280
    @raphaeljudice5280 2 года назад +7

    Esse cara é bom! Fez muito sentido pra mim que sou bipolar, transtorno marcado, entre outras coisas, pela instabilidade.

    • @raphaeljudice5280
      @raphaeljudice5280 2 года назад +2

      @@marapomarico9215 o tratamento medicamentoso é fundamental. Porém, não funciona plenamente sozinho. Minha luta é diária.

    • @larissaflores7345
      @larissaflores7345 2 года назад +1

      Você não está sozinho!

  • @hel5milareh
    @hel5milareh 2 года назад

    Nossa, que belo exemplo, vc ofereceu. Fiquei tbm bem estranha com o que vi. No after day das eleições.
    Estranho, naquele momento mergulhei no trash. Uma estranha no mundo.
    Mas depois, olhando p as coisas que me fazem bem, "fui saindo" kkk, até daqui há pouco, né? Pq viver é isso: não linearidade.
    Nossa como o universo interno é vasto.
    Como é curioso trabalhar a percepção de si.
    Agradecida.

  • @jaquelinelima282
    @jaquelinelima282 2 года назад +3

    OtimoOOOOOOO alguém pontuando sobre o estoicismo

  • @jaquelinecruz5438
    @jaquelinecruz5438 10 месяцев назад

    Sim, sou exatamente assim😮 e por mais que eu tente as vezes me deixo levar muito pelo estado emocional dos outros ou energia do ambiente, é como se eu fosse uma esponja

  • @gabrielmohamed8823
    @gabrielmohamed8823 2 года назад

    Ajudou para um caramba. O omvoltorio de Markov se encaixou perfeitamente na minha realidade, abrangendo principalmente o quesito de alta porosidade. Agora consigo distinguir a questão do aumente e diminuição da minha tensão em relação ao auto nível de porosidade com o externo fazendo com que eu não me autoreconheça e gera a falha no minha prevenção.

  • @adrianaidalinatorcato4558
    @adrianaidalinatorcato4558 2 года назад +5

    Os seus exemplos são perfeitos para o entendimento do tema. Parabéns pelo seu trabalho

  • @ticiananobrega5660
    @ticiananobrega5660 2 года назад +2

    Adoro ouvir vc falar , é maravilhoso ter um pouco de compreensão do que eu sinto.Obrigada

  • @ericataylla8676
    @ericataylla8676 2 года назад +2

    Muito obrigada por esse canal! Adoraria ver um vídeo sobre fobia social.

  • @ritacajazeira4218
    @ritacajazeira4218 2 года назад +4

    Você é bom 👍🏽 ,tô me auto analisando no passado e perdoando meu hoje e amanhã talvez.

  • @favelathai-projetosocialre4642
    @favelathai-projetosocialre4642 2 года назад +4

    "Te descobri" a pouco tempo...
    Mas, geralmente assisto como sugestão os vídeos antigos.
    Feliz em ver este recente! Sucesso!

  • @evelinerego2766
    @evelinerego2766 2 года назад +5

    Super compartilho do seu sentimento de tristeza pós-eleições. Eu passei a segunda processando o susto e tão, tão triste! Tentei até ser produtiva de algum jeito até que resolvi me acolher e chorar, chorar, chorar, até encontrar um certo alívio. (Pelos meus cálculos, seu filho nasceu dia 02/02? Como eu. Só que com 50 anos de distância. Rsrs)

    •  2 года назад +2

      Sim!

    • @evelinerego2766
      @evelinerego2766 2 года назад

      @ 02/02/22 linda data. Vida longa e feliz para ele. Cheguei há pouco no seu canal e estou adorando. Parabéns pelo seu trabalho. Um forte abraço!

  • @govilela
    @govilela 2 года назад +1

    Mais um video maraviihoso, parabéns

  • @biadamata3182
    @biadamata3182 2 года назад +6

    Sou Gestalt-terapeuta, e para mim, essa explicação se aproxima muito mais do que o Fritz e todos os demais da Gestalt-terapia trazem, assim como até mesmo o M. Ponty e outros da fenomenologia do que da psicanálise. Mas foi interessantíssimo ver essa aproximação sendo realizada de uma forma didática até. Lembrei-me que durante o início da graduação propus essa aproximação, pois fazia pesquisa na UFF em psicanálise e com o professora de neurociência também, e eles disseram que eu teria que decidir uma das duas, vi na GT um contato com o que une o melhor de ambos, não apenas durante o que ocorre nos experimentos, mas pela visão holística de sujeito e integrações, mas é bom saber que mais colegas foram por esse caminho e não aceitaram os bloqueios.rsrs Parabéns pelo trabalho! Trabalho no SUS em uma equipe mista, com psicanalistas, humanistas, terapeutas da linha cognitivo comportamental, entre outros e psiquiatras, então, é muito interessante poder levar esse tipo de conteúdo que se encontra na dobra dos discursos e favorece as/és/os usuáries.

    • @nanciaudi9670
      @nanciaudi9670 Год назад

      Você é de são Paulo? Preciso de contato de psicologia do SUS

  • @viniciusoliveira2430
    @viniciusoliveira2430 2 года назад +2

    Muito obrigado por esse vídeo, acho que o sentimento é esse e eu não sabia como entender. como me adequar a uma realidade em que eu não sou contemplado? pq independente do resultado teremos que conviver com 'estoicistas' nos cobrando o tal equilíbrio. Não tenho problemas com o estoicismo, só entendo que ele não me contempla, enfim.

  • @carolinepessoa3863
    @carolinepessoa3863 2 года назад

    Esse vídeo fez muito sentido pra mim nesse momento pós primeiro turno das eleições. Estou muito frustrada e tenho medo do futuro que vem pela frente. Medo de não aguentar essa realidade que não me acolhe.

  • @sheillaactis
    @sheillaactis 2 года назад +1

    Gosto muito dos seus vídeo. Sempre muito acolhedor ampliar as perspectivas e entendimentos. Nossa... Que ótimo ter o seu trabalho acessível. 🥁🍂💜

  • @nite4996
    @nite4996 2 года назад +1

    Muito obrigado. Você acabou de min descrever. Isso acontece muito comigo.espero um dia eu possa resolver meus problemas internos gratidão.

  • @erikalayher255
    @erikalayher255 2 года назад

    Obrigada pelo vídeo, vc explicou muita coisa que eu vinha me perguntando há bastante tempo.

  • @H.Molina1908
    @H.Molina1908 2 года назад

    Normal o que é normal ?
    👍👍👍😁

  • @talithabraga6070
    @talithabraga6070 2 года назад

    Sempre me falam... eu comecei acreditar nisso e tomei como verdade. Ótimo vídeo

  • @adriellemaria8657
    @adriellemaria8657 2 года назад +2

    Carvalho, que vídeo foda!!

  • @lucianesantos5469
    @lucianesantos5469 Год назад

    Tive esse mesmo sentimento...

  • @ronaldooliveira3471
    @ronaldooliveira3471 2 года назад +1

    ótimo vídeo, é bem interessante notar essas nuances

  • @andradegilmar
    @andradegilmar 2 года назад +11

    A instabilidade é real.
    Depois que saiu os resultados da eleição, eu descobri que uma tia muito querida tinha votado em Bolsonaro. Sem pensar eu peguei o whatsapp dela e dei um carão nela, xinguei ela como nunca tinha xingado ninguém na vida.
    Conheci um lado meu que eu não conhecia.
    Ainda não estou pronto pra pedir desculpas a ela, porque embora eu tenha sido muito desrespeitoso e rude, eu sinto que infelizmente só falei verdades.

  • @zetti9
    @zetti9 2 года назад

    Olá, tenho só 17 anos e é o primeiro vídeo que vejo aqui, cai de paraquedas haha.
    Mas se há algo em que o estoicismo com certeza faz com maestria, é apresentar este suposto estado inabalável de equilíbrio como um princípio chave da fundamentação das virtudes. Um problema ao qual se estabelece a esse conceito é a disseminação de que esse equilíbrio implique em uma constante supressão dos sentimentos aos quais somos submetidos em função á coisas exteriores a própria natureza humana. Um dos princípios estoicos que realmente me ajudaram nessa fase inicial de estudos, e de realmente lidar com as instabilidades que geram um efeito montanha-russa na fundamentação e busca pela estabilidade, foram o Amor Fati e a relação de controle citada por Marco Aurélio diversas vezes.
    O Amor Fati é pautado na forma em que encaramos o destino, algo que está além das nossas ações e que foge da nossa lei temporal captadas como humanos, é a crença de que devemos amar o destino, não importando as adversidades e avalias que o mesmo proporcione ao nosso ideal estado de equilíbrio. Tal princípio é realmente difícil de se aplicar, pois o destino não é algo palatável ao senso humano, ao menos no que se diz respeito a minha experiência com essas reflexões posteriormente. A única forma em que realmente fui capaz de o entender parcialmente, é a de que independentemente das reações que sucedem as nossas ações, não devemos entrar uma completa perda da razão que precede o medo pela perca de equilíbrio, quase como uma forma de consciência situacional onde entendemos que essa queda no ''gráfico'' do bem estar, é uma parte fundamental para a formação essencial das virtudes mais a frente. Isso não necessariamente significa em uma repressão completa de nossos sentimentos, pois os mesmos são importantes nessas concavidades que constantemente mudam seus sentidos.
    É realmente complexa para mim a assimilação do Amor Fati já que ele está intrinsecamente ligado as nossas expectativas mediante a análise da realidade a qual vivemos, e interpretamos. O uso do determinismo relacionado a ele também me confunde haja visto que as consequências da realidade me parecem muito mais probabilísticas nesses 17 anos de vida.
    São inevitáveis as dores das inúmeras formas de rejeição que temos de forma constante, e elas doem quimicamente no nosso cérebro, e de uma forma que honestamente não sei lidar muito bem ainda.
    De qualquer forma creio que seja muito oportuna essa verdadeira compreensão com a maturidade e da estabilidade e instabilidade, ambas não necessitam de ser excludentes em relação á outra, mas vistas como engrenagens que mantenham o funcionamento da formação de nosso caráter.
    Gostei do vídeo e da reflexão e irei com certeza ver mais vídeos.

    • @mariliardsss
      @mariliardsss 2 года назад +4

      Sem querer te chatear felizardo, pq também leio sobre estoicismo e gosto bastante da teoria, mas acho, na minha humilde opinião que você não perguntou, que aos 17 anos o mais correto é que você viva mais e se apegue menos a teorias gregas. Deixe para trabalha-las ou usar uma ou outra premissa quando se houver necessidade. Os sentimentos, emoções, impulsos da adolescência precisam existir para que na fase adulta isso seja transformado em questões mais lapidadas ou abandonadas. A sua única tarefa hoje é que você seja um adolescente legal, pros amigos, pra família, que termine o ensino médio sem grandes problemas e que desenvolva alguma atividade para gostar de fazer (seja faculdade, emprego, trabalho voluntário, militância).

    • @zetti9
      @zetti9 2 года назад +2

      @@mariliardsss Sem problemas entendi tudo isso um pouco tarde pois na pré-adolescência e na infância, eu era uma criança muito reclusa e reprimida e isso me privou do empirismo natural que eu deveria ter me permitido a ter.
      Mas hoje em dia valorizo alguns ímpetos e me deixo viver sem muitas amarras, a filosofia é só um meio de manter em bem estar a maior parte do tempo, e não cair em vícios.
      Obrigado pela consideração e pelo aviso

    • @deb0rasouza
      @deb0rasouza 2 года назад +3

      Simm! Tenho 22 anos, e depois de ler e estender muitas coisas da filosofia, percebi que a melhor maneira de viver um vida plena, é se entregando as VERDADEIRAS emoções da vida... Entendendo que temos muito a melhorar.. Afinal, o ser humano é um ser pensante ... Mas , vaidoso e com ego aflorado.
      Entender oque nos limita... Oque nos faz feliz... Oque nos entristece... Oque nos incomoda... Seja em nós , ou nos outros ... E uma fórmula libertadora.. Afinal, independente do que vivermos, saberemos como agir... E caso ocorra o contrário... Aprenderemos... Isso é ressignicar a existência e a ótica crítica... Que muitas vezes temos da vida... Seja por ser um mundo injusto, seja pelas relações líquidas.. Seja pelo amor ou desamor..
      Viver tudo isso, sabendo que toda vez que você acorda, e tem um desafio diferente.. Para se melhorar... E correr atrás dos seus sonhos, aprendendo com seus erros e acertos... É estimulante.. Pelo menos para mim...
      Como vc usa o exemplo do gráfico... Utilizo o da montanha russa...Que sentir e não reprimir oque quer que seja, é mostrar que sou vulnerável a tudo, e ainda mais forte do que penso.. Pois me percebo, e no fim.. Sei como reagir a essa dinâmica da vida. Hehehe

    • @zetti9
      @zetti9 2 года назад +1

      @@deb0rasouza É exatamente sobre isso, saber como reagir sobre a dinâmica da vida é tudo.

  • @taise2022
    @taise2022 2 года назад +1

    Obrigada, Manu

  • @maryhag1
    @maryhag1 2 года назад

    Excelente!!

  • @fernandadeabreulima7159
    @fernandadeabreulima7159 2 года назад

    Sempre aprendendo muito com teus vídeos! 🖤

  • @marcelyaraujo7119
    @marcelyaraujo7119 2 года назад +1

    Incrível ❤

  • @christannebaerleindossanto7519
    @christannebaerleindossanto7519 2 года назад

    Obrigada🙏🏼

  • @neidelago1807
    @neidelago1807 2 года назад

    Que delícia saber que estamos do mesmo lado, Emanuel! Fiquei decepcionada em saber que uma psicanalista, que sigo, é bolsonarista.

  • @flavia8737
    @flavia8737 2 года назад

    Super interessante ouvir suas análises, acredito que todos estamos vivendo um momento de maior/menor (re)conhecimento do ambiente em que vivemos. Parabéns pelo conteúdo de altíssimo nível compartilhado nesta plataforma. Vc pode fazer um conteúdo sobre o processo de individuação algum dia desses? Rs Obrigada pelos conteúdos!

  • @movidaamusica
    @movidaamusica 2 года назад

    obrigada!

  • @jainabarreto6630
    @jainabarreto6630 2 года назад

    12:40 me descreveu

  • @mucathebest
    @mucathebest 2 года назад

    Meu humor varia de 0 a 1000 em único dia

  • @brendalarissa2014
    @brendalarissa2014 2 года назад +2

    Eu queria tanto ouvir de você uma pessoa tão inteligente e estudada, queria entender mesmo o motivo de apoio à um candidato ao qual roubou o país de maneira tão abrupta, eu queria mesmo entender o seu ponto de vista.

    • @elimdd
      @elimdd Год назад

      Vc tá falando do Bolsonaro, né? Ou ainda acredita que o único corrupto foi o Lula?

    • @brendalarissa2014
      @brendalarissa2014 Год назад

      @@elimdd O único presidente condenado sim. Mas nao existia só os dois, votei anos do a 4 anos, e D'avila este ano, infelizmente a maioria só enxergou 2 opções.

    • @elimdd
      @elimdd Год назад

      @@brendalarissa2014 e só pq 1 foi condenado, os outros são mais honestos? Não se engane. O buraco é bem mais fundo.

  • @MarceloChannel18
    @MarceloChannel18 2 года назад

    Eu fico impressionado com pessoas se impressionando com a força do bolsonarismo kkkk

  • @Torquatonetto
    @Torquatonetto 2 года назад

    20:27

  • @cidamontan9345
    @cidamontan9345 2 года назад +1

    Manu meu querido, bom dia.
    Meu ex marido me disse que não pode deixar eu ver meu Pet pq sou INSTÁVEL.
    Conversei com minha terapeuta e ela disse que: O que é ser instável??? O que considerado ser instável?
    Enfim.
    Obrigada.
    Maria.

    • @mariliardsss
      @mariliardsss 2 года назад +3

      Também já ouvi de umas 2 pessoas essa opinião, quando fui pra terapia minha psicóloga fez o mesmo comentário e depois pediu para eu observar o outro. No fim das contas, os instáveis eram exatamente essas pessoas que me apontaram o dedo. A instabilidade é completamente normal no ser humano, mas o que a tem de forma desequilibrada nunca olha pra si mesmo.

  • @caroldocariartesanal
    @caroldocariartesanal 2 года назад +4

    Sim. Um ex peguete, homem casado, vivia me dizendo isso... E minha "família" ultra tóxica também.

    • @dandvm6196
      @dandvm6196 2 года назад +3

      tu pega homem casado muié? kkk

    • @julianabitante4996
      @julianabitante4996 2 года назад

      😮 qdo a gnt pensa que já viu de tudo….

    • @caroldocariartesanal
      @caroldocariartesanal 2 года назад +3

      @@dandvm6196 não, eu fui vítima de machismo. Mas toda vez que se fala sobre se relacionar com homem casado ou que se tem uma família tóxica, todos te julgam culpada. Por isso eu até nem FALO muito. Prefiro sofrer calada, maioria das vezes. Pelo menos eu sei de mim. É preciso MUITA inteligência para compreender minha vida, eu sei. Por isso eu não julgo de volta as pessoas e prefiro estar sozinha mesmo. Para não ser AINDA MAIS agredida e incompreendida. (Mas é que eu achava que este canal era de gente inteligente, cult etc., as famosas pessoas acima da média, anti Bolsonaristas etc.)...

    • @dandvm6196
      @dandvm6196 2 года назад +2

      @@caroldocariartesanal moça, eu não te julguei, você está se julgando, percebe? Eu apenas perguntei se você pegava homem casado, porque achei curioso o seu cometário, e quis entender melhor. SE ESSE FOR O CASO, não acho ético, se relacionar conscientemente, com uma pessoa que já está em um relacionamento. Imagine a situação da parceira desse homem, não deve ser agradável ser traída. Eu não gostaria que uma pessoa que eu tivesse um relacionamento agisse desse forma comigo. Mas eu não achar essa atitude boa, não quer dizer que você não possa fazer. Você é livre para fazer o que quiser, eu não tenho nada a ver com sua vida. Porém, escolhas geram consequências. Quando os resultados das SUAS escolhas chegarem, assuma a responsabilidade. Não seja o tipo de pessoa que toma as piores escolhas e ao invés de se autocriticar para corrigir suas falhas, acredita que a culpa dos problemas da sua vida são os outros. Aquelas pessoas reclamonas, amargas, azedas, sabe? "Aí porque é culpa da sociedade machista", "ai porque é culpa da minha familia tóxica" "ai porque é culpa das pessoas que me julgam" " ai porque é culpa do bolsonaro" "blablabla" . Mas, você é muito inteligente, talvez quem esteja engando seja eu mesmo. (;

    • @caroldocariartesanal
      @caroldocariartesanal 2 года назад

      @@dandvm6196 releia o seu comentário e perceba que vc me julgou em cada palavra. E fodas da esposa, eu nunca fui casada, homem algum nunca quis assumir um compromisso comigo, fato, e não estou sendovitimista, infelizmente eu sou uma mulher MUITO atraente mas os caras nao me veem como companheira. Eu ne preocupo é com a amante, ou seja, a posição que me cabe. Mas vc não vai saber compreender, eu já estou acostumada. Por isso, eu prefiro me isolar. Aliás, já passou da hora de eu parar de comentar no RUclips, realmente não vale a pena o desgaste. As pessoas são julgadoras demais, elas acham que é vitimismo. Eu não sou compreendida, ok, deboas...
      E o pior: os caras comprometidos COM OUTRA costumam ter maus compromisso comigo (mesmo que só de amuzade) do que os solteiros, que me traram literalmente como objeto de uso e descarte. Vc nao vai entender.
      Desculpe a grosseria, mas vai dando nos nervos não ser compreendida. E talvez vc tenha razao: não tem nada a ver com inteligência machismo, bolsonaro, família tóxica etc., trata-se de caráter e bom senso, a ral da sua ética que vc mencionou.

  • @aluapv.-ana-7064
    @aluapv.-ana-7064 6 месяцев назад +1

    Oi Manu, tudo bem?
    Talvez por conta de edição, o video aparace como de um ano atrás, porém você inicia falando de estar triste sobre a eleição, etc. E só mais a frente menciona Bolsonaro.
    Só para avisar, caso importe.
    Abração❤
    Ana

    • @helenakarla5284
      @helenakarla5284 5 месяцев назад

      Sim. Fiquei calculando a data do vídeo e me perdi também

  • @albertomendes2095
    @albertomendes2095 2 года назад +1

    Cadê a Flor?

  • @elimdd
    @elimdd Год назад

    Não gosto de discursos estóicos haha pq sempre causa mais mal estar por não poder ficar abalada ou ter que ser neutra ao todo inevitável que acontece... Não sou neutra, nem sei ser.

  • @gabibonza
    @gabibonza Год назад

    E eu jamais imaginaria que um l@drão descondenado pudesse voltar à cena do crime, com louvores. Mas é isso, vida que segue.

  • @aldenirholanda
    @aldenirholanda 2 года назад +1

    Manu, acho que estamos sendo influenciados como sempre fomos, para continuarmos brigando entre nós aqui embaixo no proletariado, enquanto os poucos que dominam o sistema estão interessados que continuemos desunidos, brigando entre nós, e assim não tenhamos tempo para também com as outras coisas do sistema capitalista que nos oprimi, como discutir as questões relacionadas a propriedade privada, capital e tempo para que assim continuemos sendo manipulados e permitindo que esse sistema de destruição continue existindo.

    • @aldenirholanda
      @aldenirholanda 2 года назад

      @@marapomarico9215 Concordo demais com tudo isso que você falou ai, talvez até conseguir esse avanço que você exemplificou, possa já ser parte do caminho que precisamos fazer para esse novo mundo.

  • @elainerossi2018
    @elainerossi2018 2 года назад

    Você não permitiu comentários no seu vídeo sobre os votos, e deduzo que por motivos óbvios, rs... Mas realmente queria te dar um feedback, acho que seu vídeo está carregado de seus próprios conceitos e emoções, isso para não dizer preconceitos. Eu amo seu trabalho, mas esse realmente tem muito mais você mesmo, do que observações práticas e científicas de fato... Sigo acompanhando o seu trabalho, pq não muda nada, pq sei que quando falamos de assuntos com os quais estamos intimamente envolvidos, falta um pouco de pragmatismo... Então tá tudo bem, mas algumas observações são absolutamente parciais... Em um ultrassom poderíamos ver até em que momentos seu coração acelerava um "cadinho" rs... Mas acho que, tlvz, um bate papo com uma base mais ampla, contato mais próximo com mais gente mesmo, que não pertence as bolhas, ampliasse sua visão. No demais, continuo amando.

  • @recortesdavida84
    @recortesdavida84 2 года назад +1

    Foi uma forma implícita de declarar seu posicionamento a favor do outro partido do qual não falou o nome, porém se diz sentir-se ameaçado pelo número elevado do atual 🤦🏻‍♀️🤔

    • @pretinha19992
      @pretinha19992 2 года назад +3

      nessa fala me sentir 100% representada e, acredito

    • @sheillaactis
      @sheillaactis 2 года назад

      Achei bem claro o posicionamento.

  • @anasantos-vz7gr
    @anasantos-vz7gr 2 года назад

    Vixe. Tão inteligente e com medo do Brasil virar venezuela? Decepção.

    • @nando-paulino
      @nando-paulino 2 года назад

      Quando ele disse isso?

    • @anasantos-vz7gr
      @anasantos-vz7gr 2 года назад

      @@nando-paulino só se eu entendi errado. obrigada pela observação.

  • @JulianaCardoso-op3ju
    @JulianaCardoso-op3ju 2 года назад

    Cadê a Flor?