Por que você NÃO é um INFP [MBTI]

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 май 2022
  • Trecho de aula do módulo MBTI do Projeto Animus.
    Para conferir a lista de aulas no Projeto Animus, do Prof. Rafael Falcón, acesse:
    go.hotmart.com/D7110677B

Комментарии • 139

  • @jeovanna_ffranca
    @jeovanna_ffranca 2 года назад +21

    Sou INFP e tenho temperamento melancólico. Esse vídeo me fez ter a certeza que sou INFP.

  • @anafnnds
    @anafnnds Год назад +24

    Vc definiu o INFP bem, tive ainda mais ctz de que sou um. Há esse mito de que somos emocionais demais e falamos sobre sentimento de maneira fácil, sendo que não, quebrar essa barreira é difícil, já ouvi demais que sou uma pessoa fria por ñ falar facilmente dos meus sentimentos. Eu acho que a gente sofre mt hehehe mas pelos nossos próprios pensamentos, temos um pouco (ou demais) da síndrome do impostor, algo que precisamos aprender a lidar.

  • @viniciussoares1613
    @viniciussoares1613 Год назад +35

    Cara esse vídeo ficou perfeito, agora eu realmente percebi que sou INFP.
    Antes eu até tinha dúvidas pq eu não era tão emocional como todo mundo fala. Também sou uma pessoa uma expressão neutra, na maior parte do tempo fico forçando sorrisos e uma cara amigável.

  • @gugalopes6109
    @gugalopes6109 Год назад +19

    Eu absolutamente amo quando encontro artigos ou vídeos assim, didáticos e profundos. Gosto de pesquisar sobre meu mbti de uma forma mais profunda. Já me deparei com tanto estereótipo que às vezes fico até desanimado em ser um INFP, mas quando me deparo com pessoas inteligentes falando sobre algo que eu realmente me identifico eu me sinto feliz cmg mesmo. Eu amei a forma como você abordou as funções cognitivas do INFP. Eu nunca parei pra pensar dessa forma e sempre assimilei essas qualidades com outras coisas e às vezes até outros mbti (duvidando que eu fosse um INFP). Adorei o vídeo

  • @MaxillofacialDoctor
    @MaxillofacialDoctor Год назад +13

    A parte sobre olhar um pássaro e refletir é totalmente verdade! E isso se estende tudo mais. Procurar o assento ao lado da janela, caminhar olhando ao redor refletindo, olhando os raios de sol através das folhas das árvores, enfim... Hahaha E o senso de justiça em determinados momentos é algo que é inexplicável. Muito bom!

  • @ninickye
    @ninickye 11 месяцев назад +14

    Nossa essa parte de não ser militante e não se encaixar, é muito real. De primeiro momento a gente até vê a beleza nas coisas, mas depois que estamos dentro, começamos a ver um monte de imperfeições e falamos pra nós mesmos "talvez nao seja exatamente esse o caminho..." E saímos. Até um dia que a gente vê que a gente tem que escolher um caminho. Ou fazermos o nosso próprio caminho.

    • @ninickye
      @ninickye 11 месяцев назад +4

      É meio triste nunca achar a comunidade ideal.

    • @EccoSeyla
      @EccoSeyla 7 месяцев назад +2

      Siiim, eu tento ver uma comunidade que eu me encaixe mais, mas eu sempre acho que o caminho da comunidade não o certo e não ta de acordo com meus valores, eu idealizo mt um "caminho ideal" e por isso nunca acho

    • @luabrandlu9226
      @luabrandlu9226 4 месяца назад +1

      Não me encaixo mesmo que eu tente não adianta eu acabo me afastando dos grupos por conta própria

  • @eduarda5488
    @eduarda5488 Год назад +10

    Quanto mais estudo personalidade mas eu acho que nos assemelhamos a programaras de computador kkkk parece que não existe criatividade, as possibilidades todas já existem, tudo é previsível.

  • @marcellycristiny4224
    @marcellycristiny4224 Год назад +9

    Se tem algo que me define por completo é essa busca árdua, a balança sempre esta de prontidão quando é sobre meus valores, acima de tudo tenho que ser eu mesma sempre, mesmo morrendo de medo, se sinto que tenho que fazer algo , faço, e é inevitável. Minha teimosia nao é agressiva, não faço o que as pessoas querem mas sim o que eu acho que precisam elas se irritam mas sempre dá certo no final. Realmente sou calma, as pessoas normalmente não entendem como me sinto mas sempre se sentem compreendidas por mim e isso me basta. No final sou sentimental sim, mas sempre é em relação a mim.

  • @ameritaoliveira4429
    @ameritaoliveira4429 Год назад +10

    Me indentifiquei com a parte que vc disse que infp estão sempre buscando ideias novas para chegar a sua própria conclusão. Também me identifiquei com a expressão neutra e não demostrar sentimentos, apesar de por dentro está como vulcão. Só não bato de frente quando não concordo com algo, posso até expor meu ponto de vista, mas por vezes prefiro ficar na minha e continuar com meu pensamento.

  • @GiovanaCosta
    @GiovanaCosta 23 дня назад +1

    Até que enfim uma pessoa que realmente conhece o mbti. Não aguentava mais aqueles vídeos falando que os INFPs são fofinhos, bonzinhos e estão sempre querendo fazer a vontade de todos. Muita gente na internet que não conhece mbti e só reforça os estereótipos. Obrigada pela aula, foi depois desse vídeo que consegui ter certeza de que eu sou INFP.

  • @waltermelo1033
    @waltermelo1033 Год назад +47

    eu como INFP, cheguei a conclusão que o mellhor trabalho que posso fazer é como freelancer. onde eu tenho um certo controle. eu tenho minha responsabilidade. sei onde o calo aperta. e querendo ou não eu consigo respeitar a minha natureza. se dia X eu não sinto que devo trabalhar, mas por exemplo dedicar meu tempo a aprender uma habilidade nova. eu vou lá e faço. eu sou livre. e pasmem. não ganho mal, eu me sacrifiquei muito pra chegar onde cheguei. perdi muita saúde. sou definitivamente um late-bloomer, mas em relação a dinheiro mesmo. chega um ponto que eu reconheci que não precisava objetivamente de mais do que eu tinha. ter mais me traria mais problemas. então, eu desenho a minha vida e faço as coisas do meu jeito. todo mundo acha que eu sou louco, perdido. mas mesmo que eu não saiba explicar. a coisa mais racional que eu fiz na vida foi aprender a calar os meus medos e realmente ouvir a voz do coração e da intuição. sair dessa concorrencia maluca do "trabalhe enquanto dormem" me fez bem. descobri que eu cresço dentro da zona de conforto e não fora rs. eu acredito que eu, talvez a maioria dos INFP são como plantinhas que precisam de sol, agua e um bom ambiente pra crescerem. podem até jogar uns agrotoxicos e tal. a gente morre rapido rs. não é preguiça. eu tive varios burnouts por volta de 2020, 2021. e quase tive outro este ano. e enquanto eu me mantenho conectado comigo mesmo. a vida simplesmente funciona.

    • @anapauladecarvalho9984
      @anapauladecarvalho9984 Год назад

      Você trabalha com o que?

    • @gugalopes6109
      @gugalopes6109 Год назад +12

      Que profundo! Eu amei e me identifiquei. Me causa muita ansiedade pensar que a minha vida toda, se eu quiser ter uma vida "estável" financeiramente, eu tenho que viver nessa disputa constante por um curso, por uma área, um trabalho etc. Outras pessoas nos vê como preguiçosos ou até procrastinadores quando na verdade a gente só não consegue se encaixar num Mundo que se acostumou a viver estressado, ansioso e carregado

    • @joaocarlosmartinsdimas646
      @joaocarlosmartinsdimas646 Год назад +1

      Exatamente.

    • @barbaramoreira2936
      @barbaramoreira2936 Год назад +1

      Perfeito

    • @rita3464
      @rita3464 9 месяцев назад

      Kkkkkk me identifiquei

  • @gulidio
    @gulidio Год назад +23

    Quanto mais eu pesquiso e estudo sobre, mais tenho certeza de que sou um INFP. Sobre ser muito emocional, mas estar a maior do tempo com expressão calma e neutra, me identifiquei de mais. Inclusive alguns colegas brincam comigo sobre eu parecer aqueles alunos que a qualquer hora pode chegar na escola com uma arma na mochila e fazer um massacre kkkkkkk

  • @Waline.Fornari
    @Waline.Fornari 2 года назад +31

    Foi a melhor explicação que já ouvi des de quando comecei a pesquisar sobre. Esse vídeo foi de uma profundeza que não sei descrever, teve tato e muito respeito a quem pode ter esse tipo de personalidade. Fico feliz em ter encontrado esse canal. Tenho certeza que isso não causaria orgulho, mas sim impacto e até um certo desespero a uma personalidade INFP, por entender que essa busca de certo modo pode não ter fim. Se adaptar a essa verdade e aceitar que sempre será assim, alguem sem "casa" um "andarilio solitário" nao deve ser fácil. O único meio que vejo dessa personalidade manter seu equilíbrio é de achar um jeito de diminuir a sua frustração sobre a realidade a sua volta e entender que essa caminhada é solitária e sempre será, de certo modo é um pouco triste, porém se essa personalidade aceitar isso, compreender, talvez encontre algum amparo que venha do seu próprio interior para só então ter uma vida melhor em sociedade e com as pessoas que tanto ama.

    • @MaxillofacialDoctor
      @MaxillofacialDoctor Год назад +6

      Tudo isso que você descreveu é verdade e me identifico. Porém, sabe a resposta de vida que eu achei (e que se encaixa perfeitamente) para sua questão sobre esta frustração? Jesus. Para mim, foi a peça do quebra-cabeças que faltava. E é o que me traz alento nas horas que estou me sentindo solitário no mundo. É a minha proteção, companhia, minha bússola e estrela guia no meu barco que veleja em um oceano frio e sem aparente calmaria. Enfim, é a paz que preenche meu coração antes de dormir.

    • @Waline.Fornari
      @Waline.Fornari Год назад +1

      Oi Matheus, que lindo 💗 paz é amor, é verdade, tenhamos muita fé na vida. A vida não é linear, a cada descoberta, cura, finalizações de dores e angústias interiores, vem outro novo despertar de amor e consciência. Meu coração se preenche de amor e me sinto mais elevada quando consigo, ali está o amor de Jesus 🙃🥰. Tem amor pra todos nós, basta querer acessar, e ir cada vez mais fundo no trabalho interior, para chegar o mais próximo dos ensinamentos de Jesus.
      Mas sobre a frustração e o fato de ser diferente e muitas vezes mal compreendido. Está tudo certo, somos todos únicos nessa vida. Com características semelhantes, porém únicos e juntos somos completos em pleno amor e luz.
      Se a gente conseguir cada vez mais olhar pra si e se curar dos traumas interiores, as nossas temidas e dolorosas sombras não vão prejudicar nem a nós e nem aos outros aqui fora, vivenciando a nossa própria cura, a gente entende melhor o próximo, nossos irmãos aqui nessa terra. Com maior compreensão e discernimento sobre o todo, a gente passa a entender pq o ser humano foge de sua própria cura, porque temem a própria sombra, porque insistem em ficar na zona de conforto cheia de pregos! Se curando, obtemos as mais elevadas respostas de luz, amor, paciência e tolerância, tudo começa a fazer total sentido no nosso dia a dia. Cada um tem seu tempo. A sabedoria do Amor liberta. Mas só faz sentido se a gente se permitir sentir o amor em nós e entrar no processo. É um exercício diário, um compromisso conosco de sermos melhores a cada dia, e nem sempre vamos conseguir, vamos cair muito ainda, mas o importante é aprender a levantar de novo. O importante é a caminhada né meu irmão. Saber pra onde está indo, no ritmo de cada um aqui. Quando nos sentimos sozinhos estamos desconectados dessa fonte de amor de Jesus.

    • @Gabithilwen
      @Gabithilwen Год назад +1

      Percebo que minha vida sempre foi feita de ciclos, um deles solitário e entendendo que meu caminho é só eu e eu mesma, e outro tentando mudar o mundo coletivamente e sempre me frustrando. Agora eu tô nesse lugar de entender que sou só, aceitar e ver beleza nisso, agora com mais idade e maturidade que antes. Tem dias que isso é muito difícil, que vem o desespero de morrer sozinha, de não amar e ser amada, de me sobrecarregar com meus problemas por lidar com tudo sozinha. Por isso é importante fazer terapia sempre pra não entrar em depressão com essa aceitação.

  • @emanon1544
    @emanon1544 Год назад +6

    13:37 quantas vezes eu já me peguei debatendo com as pessoas sobre coisas que são "erradas" e ouvi um "mas as coisas são assim".

  • @gabrielj6609
    @gabrielj6609 Год назад +5

    Vim aqui com a intenção de descobrir que não sou infp, pq não tenho nada a ver com os esteriótipos errôneos da comunidade. Tenho até um certo ódio deles. Esse vídeo mostrou que sou realmente um INFP

  • @sempreligada8506
    @sempreligada8506 Год назад +4

    Até que enfim alguém realmente disse que o INFP não é aquele ser que pintam por aí. Agora sim me senti representada!!!!

  • @luaemartes
    @luaemartes Год назад +10

    Até ri na parte que fala da militância porque na faculdade participei de um grupo militante de esquerda, porque achei que era muito condizente com meus valores, mas não participei de mais de 10 encontros, porque senti que as pessoas que tinha maior capacidade de influência ali, eram pessoas que não estavam abertas a nenhum tipo de diálogo ou integração com a galera que não estava naquela mesma bolha. Basicamente não se discutia uma sociedade integrada, mas ainda mais segregada... e esse, com certeza, não é o caminho.

  • @matheusm7054
    @matheusm7054 Год назад +5

    Concordo com tudo exceto a parte do "não ser, por exemplo, um militante de esquerda"
    Como um INFP, digo que posso ceder minha individualidade em troca de um bem coletivo, pois está no meu conjunto de valores. Com certeza não concordo com tudo que é estabelecido e ditado como "norma" nesse tal meio, mas situações extremas, requerem medidas extremas, só existe janela pra cumprir os próprios "caprichos" quando não ocorre uma situação emergencial a nível coletivo.
    Minha individualidade acaba quando começa a do outro.

    • @Gabithilwen
      @Gabithilwen Год назад +4

      Mas você consegue ficar num meio militante por muito tempo? Eu tenho muita dificuldade pelos motivos que ele falou, apesar de racionalmente entender o valor do trabalho coletivo, da comunidade e militância.

  • @gilviahelena7460
    @gilviahelena7460 10 месяцев назад +3

    Esse vídeo é muito bom, me deixa tranquila, não sei explicar direito. Mas adoraria ver mais sobre.

  • @hopefulgirl3703
    @hopefulgirl3703 4 месяца назад +2

    6:33 "O INFP é aquela pessoa que nenhum lugar que ela entra ela se sente em casa". Sim, absolutamente sim! Podemos até nos habituar, mas parece nunca acharemos aquele que será o "nosso lugar no mundo". Nosso lugar somos nós mesmo.

  • @hayonix6206
    @hayonix6206 2 года назад +8

    Parece-me que estas classificações sempre tem algo ao meu respeito, mas acho que seja orgulho próprio. As edições estão ótimas e convidativas.

  • @GabrielaAlvesAmorim
    @GabrielaAlvesAmorim Год назад +4

    06:40 finalmente alguém definiu o que eu sinto, não consigo me identificar totalmente com grupo nenhum, sempre encontro um defeito

    • @sthetatos
      @sthetatos 2 месяца назад

      Perfeito só Deus...

  •  Год назад

    Sensacional, Professor! Muito obrigado por isso!

  • @maycosampaio4492
    @maycosampaio4492 2 года назад

    Muito bom professor. 🙌

  • @AndreiaDacal
    @AndreiaDacal Год назад +2

    Obrigada! Tão esclarecedor!!!

  • @danielacaldas9241
    @danielacaldas9241 Год назад +1

    Com certeza, a melhor explicação de todas!!

  • @leticianettodasilveirasoar8906
    @leticianettodasilveirasoar8906 2 года назад +1

    Muito obrigada Professor Falcón, por sua abençoada contribuição aqueles tão necessitados de instrução, onde me incluo. Deus lhe abençoe!!!!

  • @danielvillela5529
    @danielvillela5529 10 месяцев назад +2

    Achei que seria impossível sendo INFP concordar 100% com uma visão, mas milagres existem, tive que concordar 😅

  • @user-po6rt5jh7h
    @user-po6rt5jh7h Год назад +12

    eu sou infp mas eu não sou essa pessoa passiva que faz tudo pelo outros (igual todo mundo fala) na verdade eu sou bem individualista e eu tbm falo tudo oq penso justamente pq sou sentimental e passo horas e horas completamente sozinha tentando me entender, então, quando me entendo eu quero expor

    • @sharacristtina1561
      @sharacristtina1561 Год назад +4

      Já eu não tenho essa vontade de expor justamente pq eu não consigo explicar bem para os outros o que eu sinto. Muitas vezes eu chego a formular bem conversas na minha cabeça, mas na hora de falar eu na maioria das vezes nem consigo começar. Porém eu me posiciono quando sou extremamente contra algo (algo que vá ferir os meus valores), se for algo simples eu simplesmente nem explico o que penso, porém se for algo que eu achar que vai prejudicar alguém ou que chegue a soar absurdo para mim eu me posiciono contra

    • @Gabithilwen
      @Gabithilwen Год назад

      Eu sou exatamente como ele falou no vídeo, julgada como individualista (e acho que realmente sou), mas constantemente me vejo me prejudicando pra ajudar outras pessoas sem ter nada em troca. Sou longe de ser passiva, mas tenho esse ímpeto que falei, que me atrapalha demais e me coloca em situações e gera dinâmicas em relações bem ruins e abusivas. Me doando muito além do que outras pessoas costumam fazer até me esgotar energeticamente e adoecer. E quando uma pessoa faz isso, as outras pensam que é obrigação dela sempre abdicar dela mesma pelos outros, aí vem os abusos e cobranças excessivas. Aí vem vc doar até sua alma e depois ser tachado de egoísta quando se prioriza, quando precisa se isolar no seu espaço pra se reenergizar. Agora eu tô vendo a cura no individualismo, em focar essa energia em mim mesma acima de tudo. E acredite, tá funcionando muito bem. Achei louco como até isso ele falou no vídeo!

  • @ianalima1961
    @ianalima1961 Год назад +1

    Esta aula me ajudou muito, professor. Muito obrigada!

  • @ClaudioCorreia-yd6wn
    @ClaudioCorreia-yd6wn 2 месяца назад

    Vc é um gênio 🙏

  • @lariaraujo9994
    @lariaraujo9994 Год назад +4

    Me senti compreendida e chorei
    Obrigada por esse vídeo

  • @joaomarquesrosajunior8715
    @joaomarquesrosajunior8715 2 года назад

    grande professor,forte abraço

  • @aparecidopaulo2356
    @aparecidopaulo2356 4 месяца назад

    Valeu Professor Falcón.

  • @luisaugusto7213
    @luisaugusto7213 Год назад +1

    Obrigado pelo seu vídeo me acalmou me sentir compreendido

  • @silviamatos5247
    @silviamatos5247 Год назад +2

    Que vídeo interessante sobre a personalidade INFP. Nunca tinha ouvido esta perspectiva. Adorei

  • @marcobarros4253
    @marcobarros4253 9 месяцев назад +1

    O melhor vídeo sobre INFP

  • @juliamaria1706
    @juliamaria1706 Год назад +3

    Após assistir o vídeo eu não sei exatamente o que estou sentindo. Fiquei pesquisando muito e vi tanta informação "frouxa" e sem valor algum... Sua explicação foi perfeita!! Me ajudou a entender mais sobre e perceber o que muita gente fala não faz sentido.
    Eu realmente sou muito "alegre" e "calma", porém eu entendi que tenho que ser assim pq meu trabalho exige. Seu vídeo me deu muitOOO alívio... Obrigada!!

  • @himariaedu918
    @himariaedu918 Год назад +11

    Poderiam me ajudar a ver se sou uma Infp, me identifico bastante, mas tô com muita dúvida sobre essa e a Isfp, bem, vou dizer os traços mais comum em mim, vou tentar falar bastante, vai ficar bem grande, desculpa, eu normalmente fico muito isolada a maior parte do tempo, fico na minha zona de conforto com as coisas que gosto, adoro desenhar e arte em geral, me sinto calma e compreendida quando estou ouvindo música e desenhando, por isso prefiro ficar acordada de noite, pois é calmo e silencioso e ninguém pode me julgar ou dizer algo sobre mim, adoro refletir bastante sobre o mundo e as pessoas no geral, e principalmente os meus valores e personalidade, fico em conflito interno quando alguém está sendo julgado pelo seu jeito e quando eu estou tbm, isso faz com que eu me sinta muito furiosa, tenho bastante senso de justiça e isso é uma das coisas que mais me incomoda quando é violada, sou bastante sonhadora e nunca tomo rumo sobre os meus objetivos, as pessoas próximas a mim (família) costumam me chamar de egoísta, teimosa, desobediente e fria pq sempre sou do contra e tenho uns pensamentos "estranhos" e "errados", além que nunca sigo o que eles falam, porém as pessoas de fora me chamam de humilde e gentil, o vídeo fala que essas pessoas costumam ser calmas e sérias, porém sou bem alegre e estou sempre sorrindo, mas me acham calma tbm, as pessoas sempre pensam que sou feliz por estar sempre com uma expressão feliz, porém, não expresso meus vdd sentimentos a eles, sou bem indecisa em tomar uma decisão, mas quando envolve meus valores sou a primeira a falar e fazer, só choro com coisas que me passaram um sentimento ou que eu senti empatia, coisas como dramas e que considero desnecessário costumo ficar neutra e já me disseram que eu era fria por isso, tenho consciência pesada tbm, quando faço algo que desgosto ou que viola o que considero certo, não consigo parar de me cobrar, tomo decisões apressadamente e com imprudência, penso em ideias otimistas e irrealista demais, falam que eu sou meio infantil pelo meu modo de pensar e agir, e pelas coisas que gosto, o mundo real me dá medo e isso faz com que me sinto triste e me abala muito, por isso fico no mundo dos sonhos, sempre tento pensar no melhor nas pessoas e justificar seus erros passados e por isso muitos me julgam

  • @marciabaroli9565
    @marciabaroli9565 2 года назад +2

    Bom dia. Professor amado.

  • @igorhui
    @igorhui 9 месяцев назад

    Até agora, melhor vídeo que assisti sobre infp. Muitos outros que assisti tinham uma definição rasa em certos aspectos, como vc mesmo disse: como se algumas escolhas fossem de uma arbitrariedade sem sentido.

  • @rogerioaraujo2094
    @rogerioaraujo2094 2 года назад

    Gostei da análise.

  • @PlayerGigiGames
    @PlayerGigiGames 5 месяцев назад +1

    tive muita certeza de ser infp com esse video, muito obrigada

  • @johnnys.4179
    @johnnys.4179 2 года назад +2

    Eu sou um INFP, e colérico. Esse vídeo me confirmou o MBTI. Tamo junto, professor!

  • @pandaamnesico5713
    @pandaamnesico5713 9 месяцев назад

    Sinceramente queria ter visto este vídeo quando eu era adolescente, conseguiria me aceitar mais rápido kk. Mas a vida se encarregou de me trazer ótimas pessoas pra perto que me abriram os olhos sobre minhas qualidades (apesar de custar acreditar no começo). Ótimo vídeo!!

  • @guilhermeeuclidiano4177
    @guilhermeeuclidiano4177 6 месяцев назад

    Excelente aula, prof Rafael. O que mais estraga a comunidade mbti é a tendência da esteriotipização dos tipos, como a do infp ser uma pessoa amável, sensível, emotiva, que não pensa. Essa tendência não recai sobre o senhor, que analisa o assunto de forma inteligente. Parabéns.

  • @villBu
    @villBu 16 дней назад

    Eu me identifiquei com tudo, pesquisava sobre as funções e sempre me vi como INFP. Mas esse final me causou algumas dúvidas. Apesar de eu não fazer nada que vá contra meus valores, ou que, me force repetidamente durante um longo período a sair da minha zona de conforto, eu ainda posso ceder ao tentar olhar pelo outro lado. Eu tento todos os dias deixar a visão idealista de lado. Ao invés de perfeita, prefiro a "melhor".
    ps.: Não digo ceder quando se trata dos meus valores.

  • @Waline.Fornari
    @Waline.Fornari 2 года назад +1

    Aliás você poderia fazer sobre todos os tipos de personalidades. Talvez seu canal ajude muita gente a se compreender melhor. Seria de grande ajuda. Grata

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  2 года назад +3

      Não sei se vou cobrir todos os tipos, mas acho que teremos mais conteúdo sobre o tema, sim. Como estou dando aulas sobre vários tipos e conceitos do MBTI, de vez em quando vamos editar alguma coisa e disponibilizá-la aqui. Não deixe de conferir o Projeto Animus, de onde saiu esta aula. Um abraço!

  • @MoonAtum
    @MoonAtum Год назад +1

    Putz, me descreveu perfeitamente.... Tinha feito o teste e realmente é bem isso... Como INFP esse é um retrato da minha pessoa

  • @brunaalves7912
    @brunaalves7912 21 день назад

    É muito difícil entender minha mente estranha mas me senti entendida com esse vídeo.

  • @eduarda5488
    @eduarda5488 Год назад

    Eu tenho todos os que vc falou e fiz o teste e deu info. Me identifico super mas até no meu mapa astral tem dizendo que tenho inclinação para militância 😂😂😂 eu meio que defendo meus valores e parece q estou militando kkkk mas acho que temos um conjunto de características únicas e muitas vezes para ter esse tipo único de cada personalidade tem que sair algumas coisas que usamos para viver nesse mundo.

  • @dra.alinefernandesosteopata
    @dra.alinefernandesosteopata 4 месяца назад

    Esse vídeo me resumiu em poucas palavras 😅 já chegaram a dizer que eu só podia ser autista, devido a minha inflexibilidade, frieza, mas a verdade é que por dentro eu sou um turbilhão de emoções, e decido sobre as coisas baseado em meus valores e ninguém é capaz de mudar. E sempre achei que nunca havia nenhum lugar do mundo para mim… pois em nenhum lugar eu me encaixava.

  • @LeKementari
    @LeKementari Год назад +1

    Creio eu que sou INFP, o que ouvi aqui praticamente tudome identifico, porém a parte de chorar...olha eu sempre chorei bastante, mascreio eu porque eu tinha depressão, a pressão que a familia fazia sobre mim era enorme, eu tive de me afastar pra conseguir viver... e sim essa coisa de quererem falar o que é certo pra mim, e eu acreditando que nãoé me fere ainda mais vindo da familia... cansei muito com isso.A vida toda procurei me encontrar ... e ainda continuo buscando por isso, na questãio religiosa ja procurei taoismo, budismo... cristianismo de certa forma (a religião) que menos concordo com as praticas..... e os preocnceitos que dela surgem... masaté agora não achei mas, creio que tirei coisas boas dessa busca... na faculdade tbm tenho uma historia parecida... enfim ficaria horas falando sobre isso.... fico feliz em ter encontrado essa "definição" de personalidade.

  • @user-ns4sf4ot8v
    @user-ns4sf4ot8v Год назад +3

    Alguém pode me ajudar a saber se realmente sou infp? Desde quando conheci o MBTI acreditava que era infp, a descrição parecia se encaixa perfeitamente em mim mas por alguma razão eu não me confirmava com essa ideia principalmente por achar que tinha chance de ser enfp. Então passei a tentar ver toda a minha tipologia, a saber o eneagrama, socionics, tritype, temperamento tudo possível. Logo de cara começaram as minhas crises, foi como um tapa na cara pois eu realmente nunca parei pra pensar nesse tipo de coisa e isso me frustava muito, como eu podia ser um tipo tão autoconsciente se eu nunca cheguei a me questionar isso? O máximo que me tinha acontecido foi achar que era adotada por que não parecia nada com minha mãe, nem meu pai, ou vó. Não em relação física mais em mentalidade. Eu desde pequena nunca fui alguém muito presente fisicamente, passava horas sonhando acordada, eu acha a realidade extremamente chata e sem vida, tanto que quando brincava na grande maioria eram brincadeiras que a imaginação e o improviso reinava, eu não gosta de programas de TV que tinham pessoas reais ou falavam sobre acontecimentos na vida. Sempre preferi os desenhos "estranhos" que não tinham nada com a realidade, mas eu gostava de acreditar que era possível viver aquilo. Então a graças a isso não era estranho né ver olhando pro nada, e graças a isso me chamarem de estranha também não era. Eu era a "menina diferente" não gostava das coisa convencionais, na verdade eu odiava qualquer coisa que fosse o normal pra meninas da minha idade, desde maquiagem a bonecas, acessórios então o fama de muleka bateu na minha cara. Eu nunca liguei pro que as pessoas diziam de mim, seu eu era estranha, muleka, falava de mais eu não me importava porque eu me sentia bem. Mas por alguma razão eu odiava esse fato. Depois que uma análise percebi que desde criança no fundo eu queria encontrar alguém igual a mim, que tivesse os mesmos gosto, mesmo jeito. Então quando eu achava alguém assim eu me agarrava e não soltava mais a pessoa, talvez esse meu medo de nunca achar alguém que me compreendesse fez com que as pessoas se afastassem de mim. Eu era a menina que fazia parte do grupo dos estranhos que não ligava pra nada sabe? Mas logo depois perdi meus amigos porque eles forma para outra escola então eu percebi que tirando eles não tinha ninguém com quem conversar, desabafar nem nada, eu odiava o fato que eu era sozinha, minha parte favorita da escola era ir embora e ficar em casa virando horas sonhando acordada. Então para sobreviver eu era o "tapa buraco" eu era a menina que andava um pouco com cada um, mas nunca tive alguém fixo, talvez eu fosse até um encomodo pras pessoas mas nunca percebi isso, eu era a segunda opção mas não ligava muito até, eu só não queria ficar sozinha em um lugar com tanta gente. Eu me lembro que pra não ficar tão sozinha eu tentava gostar do que os outros gostavam mais não dava certo, eram coisa tão chata e banais, era simples nada de interessante, só uma coisa que eu realmente gosta que até que uma boa parte das pessoas gostavam que era anime+

    • @user-ns4sf4ot8v
      @user-ns4sf4ot8v Год назад +3

      Essa foi uma parte bem interesante da minha viva, então eu comecei a me aprofundar nisso e realmente surgiu resultados isso me deixa feliz mais não totalmente por que eu sentia que pros outros era só um passatempo, enquanto eu amava aquilo com intensidade, eu senti que ninguém gosta daquilo com eu gostava. Um detalhe bem interesante que percebi é uma mania que eu tenho desde criança, eu sempre procurei algo para eu me indentificar um desenho, personagem, cor qualquer coisa, eu tinha medo de ser diferente o suficiente pra em um munda com 8 bilhões de pessoas eu fosse a única que não tivesse ninguém que me entende-se, e pra completar outra mania feia eu sempre abraçava as coisa com um interesse ardente para largar quando ficasse chato. Não sei bem com explicar mas vou tentar, ex: dinossauros, eu amava dinossauros sabia tudo, tudo mesmo nomes das espécies, curiosidades, se abusar até o tamanho, mas depois que já sabia tudo eu deixava de lado, afim avia se tornando sem graça não avia mais nada lá, isso é uma coisa na qual não me orgulho porque quando eu gosto de algo só aquilo me alegra nada mais me deixa mais feliz, mas quando aquilo me enjoa ( não tem tempo exato pode ser 1 mês, 2, 3 ou anos) eu entro em um estado "depressivo" e nada me alegre, nada mesmo até que eu achei algo que me faça me sentir viva. O pior é que eu fico num loop de nostalgia e fico relembrando o passado e tentando de tudo para voltar a gostar daquilo mas dificilmente acontece (por isso logo presumi que deveria ser infp com loop fi-si). Isso me chateia muito porque é como se eu não fosse capaz de gostar de algo de verdade com a maioria, então sentir uma leve inveja, vergonha, comparação e crise existencial é muito comum. Eu odeio pensar que até agora não fui capaz de achar algo que capitasse toda a minha atenção, é como se fosse insuficiente. Outro problema que tenho e as leves tendência a querer tudo do meu jeito, por exemplo em trabalhos escolares em grupo eu era aquela que fazia o trabalho quase que sozinha, mas não por os outros não quererem fazer, mas eu sempre sentia que se fizessem do jeito deles ficaria errado ou mau feito, então eu fazia tudo quase sozinha porque eu acha que era certo, eu sinto com se estivesse errado pelo menos eu saberia que a culpa é minha, e não ficaria pensando se eu tivesse feito a gente teria tirado nora máxima. Tenho sérios problemas de falar meus sentimentos, acho que uma boa parte veio do fato que minha mãe não deixava eu fazer as coisa do meu jeito (mãe estj e filha infp é uma benção) (incrível eu sei dizer o tipo das pessoa mais não sei dizer o meu, hipocrisia), eu nunca vou esquecer do dia que ela deixou eu corta a franja, ela não reclamou nem nada mas quando fomos na casa da minha vó eu fui basicamente humilhada. ( eu tenho o cabelo 2c o ondulado mais cacheado se assim podemos dizer, então quando eu cortei foi de um jeito que ela conseguisse ficar atrás da orelha e desse pra usar como franja lateral e franja na testa) acho que depois desse dia nunca mais consegui confiar em alguém pra expressar meus sentimentos eu sinto com se as pessoas fossem rir de mim ou alguma coisa assim, então peguei "trauma" de ser diferente, principalmente porque ela destacou bastante esse fato de como era incomum e ridículo. Eu fico muito frustada com isso principalmente pelo fato que as pessoas falam dos infps como pessoas que não se importam com o que pensam delas e são capazes de seguirem o que acreditam se ligar para a opinião alheia, eu me senti "menos infp", e logo depois eu fico o pensando se não sou fe user e só estou tentando negar esse fato. Outro detalhe sobre mim é que se a coisa não for do meu interesse eu não consigo ligar pra ela, não importa o que seja. Além de que quando eu gosto de algum dizer que eu fico obcecada por isso é pouco, tudo que é novo é excitante pra mim, também acabo sendo bem detalhista com isso, mas se não for eu sou capaz de enrolar por 30 minutos até pra tirar o lixo, eu não vejo o porque gastar energia com algo que não vai me acrescentar nada. Quando digo que procuro algo novo, eu procuro algo que estimule mentalmente, não sei porque mas sinto como se as coisa físicas não são tão atraentes com a maioria pensa. Então dizer que eu sou a pessoa do contra que não expõe as sua opinião na maioria das vez por que tem trauma de ser excluida e chamada de estranha por que não assistiu uma serie é extremamente correto. Outro problema que eu tive que me fez questionar muito sobre isso é os " valores internos" do infp, sempre que penso nesse assunto eu penso "eu sou infp, só que eu tenho valores internos flexíveis" vou dar um exemplo: um cara que roubou um bando e outro roubou uma galinha, quem vai ter a pena maior? Tive uma discussão com minha mãe sobre isso e cheguei a conclusão que se não fosse o teste de DNA eu seria adotada. Minha mãe defende a tese que o crime é o mesmo, logo a pena é a mesma até que em algum dos caso aja feridos, segundo ela deve ser abordado nessa situação uma abordagem imparcial, mas enquanto isso eu tenho um problema sério, "possibilidades e não conseguir seguir uma lógica imparcial", nesse tipo de situação a primeira coisa que me vem em mente é, ok o crime é o roubo mais qual a motivação? O que fez eles chegaram a esse nível? E a partir daí é só ladeira a baixo, ex: o cara que roubo o Bando roubo porque sua filha estava doente e tentou de todas as formas mas ninguém os ajudou, já o que roubo a galinha roubo pois o dono não queria vender mais barato. Não tenho a capacidade de ser imparcial depois de saber isso, eu daria a pena maior pra que roubou a galinha ( que pode até ser considerado apenas pequeno delito) e pena menos pro que roubo pela sua filha, meu principal problema é minha falta de imparcialidade é pensar sempre no, por que? Isso seria diferente se..., mas é se... Tenho sérios problemas com isso. Outra coisa que me faz me auto questionar é que pra mim não existe bem e mau, bom ou ruim, eu acredito no conceito yin yang, não existe bem sem mau, nem mau sem bem, não existe algo totalmente bom nem algo totalmente mau, mais sim escolhas que fazemos que pode ter um efeito diferente e interpretação diferente dependendo da pessoa que o vê. Por conta disso sempre achei que eu tivesse apenas um código moral flexível ou coisa do tipo, mas toda vez que pesquiso sobre isso aparece coisas do tipo " os infps enxergam o mundo preto e branco, bem e mau, certo e errado", isso me fez pensar que talvez eu não fosse infp, porque se fosse usar esse conceito de preto e branco, eu diria que, cada um tem o seu conceito preto e branco, a única diferença é o fato de alguns serem mundialmente aceitos e outros não. Sendo bem sincera eu enxergo as coisa com cinza e só depois de ver aquilo ou entender um pouco mais eu posso dizer se o cinza é mais puxado pro claro do que pro escuro, acho que é por isso que quando vejo alguém novo faço o máximo pra não julgar a pessoa de primeira, apenas faço uma análise rápida e com o tempo vejo se mudo a minha ideia da pessoa ou não, só julgo se for algo muito pessoal, como pessoas egocêntricas, arrogantes, que se vitimizam, pessoas superfiais, extremamente impulsivas, é controladoras( são algumas das coisas que eu mais odeio)(talvez eu tenha uma caixinha de coisas e ações que considero boas e ruins). Eu realmente quero me entende não quero ser como as pessoas que se conformam com o fato de não saberem quem são, eu quero achar algo que eu ame. Esse foi um descrição básica do que eu tenho analisados nesses últimos dias. Obs: não sei se vai ser útil ou não mais essa é a minha tipagem: INFP 4w5 so/sx 469_4w5_6w7_9w8, IEI, RLUAI, ELVF, Melancólico-Sanguíneo.
      Sinceramente a única coisa que eu tenho certeza é que eu sou ne e si user, e acredito que tenha te inf, mas não sou nenhuma especialista.

    • @juliana_m217
      @juliana_m217 3 месяца назад

      oi, eu me identifiquei muito com a sua história e recentemente descobri que sou neurodivergente. Acho que vc deveria procurar um pouco sobre o assunto.

  • @marcosloritelopes8296
    @marcosloritelopes8296 Год назад

    uma discussão interessante, se, si conhece tal função facilitará muito qualquer discussão, já que escola é conflito de ideias, gerando um resultado impar na qualidade do ensino, isso nós perdemos, não há mais discussão.

  • @luabrandlu9226
    @luabrandlu9226 4 месяца назад +1

    Sou resistente a influência social
    Não tenho grupo

  • @marciohiperativo3278
    @marciohiperativo3278 Год назад +1

    Me identifico na parte de não me encaixar nos grupos e sou capaz de perder tudo por algo muito moral e correto. Mas sou agitado e expressivo demais para esse tipo.

  • @carolangoni
    @carolangoni Год назад +2

    Eu sou Infp e me encaixo no grupo de Cristã. Concordo em partes com o que você disse

    • @carolangoni
      @carolangoni Год назад +1

      Fiz o teste por 5 anos e sempre deu a mesma personalidade

  • @Just_Hana.
    @Just_Hana. Год назад +2

    Foi com esse vídeo que tive certeza que sou infp.

  • @danielvillela5529
    @danielvillela5529 10 месяцев назад

    De fato acham INFPs emotivos, na verdade são sempre calmos mas incrivelmente empáticos com problemas e dores alheias porém quando estão em um momento pessoal resolvendo seus próprios problemas o problema do outro se torna invisível até que ele se ajuste e volte novamente tentar curar o coletivo

  • @Vlad-bi1ss
    @Vlad-bi1ss 2 года назад +3

    O teste das 16 personalidades me dá INTP, mas eu tenho muito mais do INFP. É minha personalidade inteira
    O seu vídeo só me reforçou que sou INFP

    • @alicefalcon.ghiblimusic.melody
      @alicefalcon.ghiblimusic.melody 2 года назад

      No módulo Projeto Animus, o professor explica como os testes de personalidade erram muitas vezes.
      Eu, por exemplo, sempre saio como ISTJ, mas acredito que eu seja uma INTJ, pelo mais incrível que pareça.

    • @daviiz1064
      @daviiz1064 2 года назад

      pesquisa sobre as funções cognitivas do mbti os testes do 16 personalities são falhos

  • @SuperThevalente
    @SuperThevalente 2 года назад +4

    Professor,
    Achei muito interessante,mas é a primeira vez que vejo algo sobre essa teoria, o senhor tem indicação de livros , vídeos ou materiais disponíveis para que eu possa aprofundar mais sobre o assunto? Obrigada 🙂

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  2 года назад +5

      Busque Myers-Briggs no Google e encontrará algumas explicações. Mas as melhores são as que dei no Projeto Animus, claro… 😎 Expliquei tudo por lá, desde os conceitos básicos.

    • @SuperThevalente
      @SuperThevalente 2 года назад +1

      @@RafaelFalcon em breve farei parte deste projeto ♥️ que Deus conceda muitos anos de vida porque é muito bom ter o senhor como professor .🙂

  • @fabiogabriel7215
    @fabiogabriel7215 2 года назад +1

    Interessante demais, gosto muito de MBTI, sou INFJ. Qual seu MBTI Rafael? Chutaria um desses 4: ISTJ, INTJ, INFP ou INTP.

    • @alicefalcon.ghiblimusic.melody
      @alicefalcon.ghiblimusic.melody 2 года назад

      Tem razão, acho que é um desses...

    • @heist5244
      @heist5244 5 месяцев назад

      sanando sua questão, ele é sim infp. ele disse isso em uma das aulas do projeto animus.

  • @fernandaingrid7454
    @fernandaingrid7454 5 месяцев назад

    Se Fi é resistir a vontade dos outros a Te seria o contrario?

  • @Stevenmusic2008
    @Stevenmusic2008 2 года назад +1

    Preciso pesquisar sobre o assunto. Não compreendi muito bem. Pelo pouco que entendi, talvez eu seja um FI confuso com o sinal de wi-fi fraco haha

  • @davigoes638
    @davigoes638 Месяц назад

    Eu creio que sou ENTP, mas também não consigo me identificar com comunidade nenhuma.

  • @carlilsonalves2519
    @carlilsonalves2519 5 дней назад

    Professor, o INFP procura validação externa (Te inferior)?

  • @gustavodossantos472
    @gustavodossantos472 7 месяцев назад

    não sou mesmo. mudo de opinião rápido (em alguns meses). tanta gente que acreditei de olhos fechados depois deixei de acreditar

  • @guilhermeteixeira3381
    @guilhermeteixeira3381 Год назад

    Onde encontro o significado dessas siglas?

  • @hermanozanotta3232
    @hermanozanotta3232 Год назад

    Pela minha experiência, faltou SPM

  • @MagnumBullets47
    @MagnumBullets47 2 года назад +5

    Poderia descrever tbm o INTJ, por favor?

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  2 года назад +6

      No projeto Animus tem uma aula até explicando como o Batman é um INTJ que enlouqueceu.

    • @alicefalcon.ghiblimusic.melody
      @alicefalcon.ghiblimusic.melody Год назад

      Agora há um vídeo intitulado "Análise do Batman", que fala um pouco do INTJ.

  • @taianezancan7858
    @taianezancan7858 2 года назад +2

    Como seria um INFP fleumático? Teria uma vontade mais fraca? Poderia entender bem as questões morais mas ter dificuldade em colocá-las em prática?

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  2 года назад +2

      Permitiria ou até faria coisas que sente serem erradas para “não criar confusão”; seria ocioso, inclusive mentalmente; passaria todo o tempo tentando se alienar da realidade por meio de drogas, televisão, celular etc. Deixaria de fazer coisas que sabe serem necessárias porque “vão dar muito trabalho”.

    • @taianezancan7858
      @taianezancan7858 2 года назад +1

      @@RafaelFalcon precisamos muito de um módulo de temperamentos no Animus!

    • @RafaelFalcon
      @RafaelFalcon  2 года назад +2

      @@taianezancan7858 bora!

    • @joaopaulokloecknerguimarae7031
      @joaopaulokloecknerguimarae7031 2 года назад

      @@RafaelFalcon Como um INFP sanguíneo com aporte em fleumático eu não posso discordar. É exatamente isso!

    • @joaopaulokloecknerguimarae7031
      @joaopaulokloecknerguimarae7031 2 года назад +3

      @@RafaelFalcon mas um lado bom é que podem ser pessoas extremamente corajosas. Nada o amedrontará. Possivelmente a morte não o assusta, nem a perda, nem nada. O INFP é incapaz de levar realmente a sério qualquer coisa que não os seus valores, e o fleumático, pelo seu caráter conformista, mais ainda.

  • @luizfe
    @luizfe 2 года назад +1

    o Mais irônico é que com esse video me identifiquei muito, antes Eu Jamais me denominaria infp

  • @English_Serie_Escada
    @English_Serie_Escada 2 года назад +6

    Rafael bom dia, como vai?
    Rafael tenho uma pergunta: tendo em vista o atual cenário da educação hoje que conselhos você daria a alguém de 19 anos, digo em relação a estudo "faculdade" "formação". Tendo vista que no Brasil não tem educação?

    • @mariacristinamota2210
      @mariacristinamota2210 2 года назад +1

      Com licença, eu te sugiro muito. Procura ler livros de autores que constratem com o que a faculdade de recomenda.

    • @SuperThevalente
      @SuperThevalente 2 года назад +1

      Têm muitos vídeos dele no RUclips em que ele já responde isso e muito mais.

    • @English_Serie_Escada
      @English_Serie_Escada 2 года назад +2

      @@SuperThevalente Estou garimpando e maratonando os vídeos dele.

    • @wilerjunior7584
      @wilerjunior7584 2 года назад +2

      Comece pela formação básica do Instituto Borborema.

    • @evertonms100
      @evertonms100 2 года назад +3

      Victor, sugiro que faça a formação básica do instituto borborema. Inclusive o próprio Fálcon participou de uma das lives quando lançaram a formação: ruclips.net/video/9Hbz-kAcfA0/видео.html

  • @lanna_1175
    @lanna_1175 2 года назад +3

    Tenho muitas dúvidas se sou INFJ ou INFP

    • @gustavodossantos472
      @gustavodossantos472 7 месяцев назад

      se você tem dúvida não é INFP. esses já tem certeza de tudo desde que nasceram!

    • @lanna_1175
      @lanna_1175 7 месяцев назад

      @@gustavodossantos472 krlh KKKKKKK nem lembrava mais desse comentário meu. Hoje já sei meu tipo e realmente não sou infp e nem infj, mas sim intp

  • @donsa
    @donsa Год назад

    você parece um INFP, mas isso pode passar despercebido. os estereótipos prejudicam bastante

    • @heist5244
      @heist5244 5 месяцев назад

      ele é sim INFP. ele disse em uma das aulas do projeto animus.

    • @donsa
      @donsa 5 месяцев назад

      @@heist5244 sou istp 🗿

  • @aniimalalpha7835
    @aniimalalpha7835 2 года назад +2

    Você é um INFP?

  • @rabiscoebarulho8332
    @rabiscoebarulho8332 6 месяцев назад

    Você usa o termo "militante" no seu vídeo de uma forma muito estranha, parecendo que esta tentando pegar esse conceito e forçar determinadas característas numa espécie de caricatura de qualquer pessoa que se organiza e mobiliza diante de causas sociais, por exemplo. E é em essência uma caricatura negativa.
    Se mobilizar ou lutar por uma causa não se relaciona com suas características psicológicas individuais, mas sim da realidade material concreta que te envolve e de sua capacidade de leitura e interpretação da mesma. São esses fatores os determinantes.
    A sua concepção de "militante" (diga-se, pessoa organizada e que luta por uma causa) é que essas pessoas abdicam de sua própria independência de pensamento e se colocam em "caixinhas". Observamos aí a clara tendência ideológica que está escondida atrás das suas palavras.
    Naturalmente, para pessoas (definidas como "militantes") que tem um senso de justiça forte e uma tendência a observar o seu redor, fica mais fácil ir percebendo a realidade em que vivemos, e se revoltar contra ela. Para uns, isso é se tornar um "militante" no sentido pejorativo do termo. Para outros, é o único caminho razoável e Humano a ser seguido.
    -Um "INFP" comunista e organizado.

    • @guilhermeeuclidiano4177
      @guilhermeeuclidiano4177 6 месяцев назад +1

      Ser um militante, no sentido do Falcón, é adestrar-se em parâmetros pré-estabelecidos por outros grupos e segui-los mesmo que não se encaixe com suas convicções pessoais mais intimas. Um militante defende indiscriminadamente uma causa de outras pessoas. Militância é adestramento, de qualquer lado político. A definição que o Falcón usa não é ideológica, é a definição corrente na ciência política. Eu não sei se a sua definição é ideológica, mas é no mínimo idealizada. Falcon poderia estar falando de um Camicia Nera, de um Partisian, de um membro da SA, de um ativista do MBl. Quando você diz "espécie de caricatura de qualquer pessoa que se organiza e mobiliza diante de causas sociais", está fazendo um espantalho. Ele definitivamente não disse isso. E ele está certo quanto ao posicionamento do INFP ante a militância.

    • @guilhermeeuclidiano4177
      @guilhermeeuclidiano4177 6 месяцев назад

      Um militante segue uma série de normas e de elementos burocráticos sobre os quais ele nunca nem pensou individualmente, mas segue porque ele tem uma identificação coletiva. A palavra militante tem a mesma origem do militar comum que conhecemos. Rafael fala do sentido institucionalizado, da pessoa que está ligada a algo formalmente e que obedece a tudo aquilo. Graciliano Ramos era um comunista filiado ao partido, mas leia o que ele disse quando os chefes do partido quiseram se meter em sua obra (coisa pessoal, íntima): "Se eu tiver que submeter meus livros à censura,
      prefiro deixar de escrever." Um comunista militante e engajado jamais teria essa reação, tanto é que o Partido, após isso, engendrou um ódio ao Graciliano.

    • @guilhermeeuclidiano4177
      @guilhermeeuclidiano4177 6 месяцев назад

      "Graciliano Ramos estava longe de ser um "bom comunista", segundo
      os manuais. Não se enquadrava na rigidez dos estatutos. Sentia-se
      desconfortável numa engrenagem partidária a cujos cânones de
      literatura e estética tinha horror". Veja aí a diferença entre um comunista militante e um comunista como o Graciliano, que tinha um FI dominante ou auxiliar.