tanto a Beth Carvalho quanto Elis são eternas, mas Folhas secas na voz da Beth não tem comparação, uma obra de arte que me faz ter orgulho de ser Sambista !
Olha , até onde sei , quando essa música veio parar nas mãos de Elis , a mesma ficou muito entusiasmada com a letra e de cara já quis gravar , porém ela tinha consciência que a Beth já ia lançar a canção, algo que não intimidou a pimentinha , Elis era muito competitiva e não era dada a cantoras , era amiga de poucas , porém brilhantes como ela ,Na ocasião , pra Elis Regina , se Beth gravasse ou não , não fazia diferença pra Elis . Claro que o registro da Beth pra folhas secas é emblemático, ficou ótimo, e com o Nelson cavaquinho no violão foi a cereja do bolo . Enfim , ambas eram ótimas , mas elas nunca precisaram uma da outra , era algo irrelevante pra os dois lados e vida que seguiu. A gravação da Elis ficou top , como não ser né. Elis era padrão de qualidade . No samba , a Beth reinou tanto que se tornou madrinha de um ritmo que ela defendeu até a morte, e Elis um mito atemporal . Olha o nível de qualidade que já teve nossa música , deixaram uma obra musical inesquecível para quem aprecia voz , técnica e talento e repertório de primeira qualidade.
Concordo com o seu comentário, principalmente quando você diz que para a Elis não faria diferença se Beth gravasse ou não, tanto que no disco da Elis o tratamento dado a essa canção não tem nenhum apelo comercial (aliás, assim como praticamente todo o album de 73 que foi tido pela crítica como frio e técnico demais, embora seja na minha opinião um dos melhores albuns de toda a carreira da Elis) e acredito que não havia mesmo intenção de que a faixa se tornasse um hit, mas que mostrasse a canção dentro de outra possibilidade além da ideia original do compositor. Coisas de um tempo em que tropeçávamos em diamantes dentro da estrada da mpb.
Sin restar calidades a ninguna de las dos (soy admiradora de Elis), el hecho de lanzar una canción cuando hasta el mismo autor lo había hecho (Gilberto Gil con "Se eu quiser falar con Deus), era usual en la cantora. No sé si por ser competitiva con Gil o porque aprovechaba el éxito de ventas de discos de los demás. Elis nunca fue campeona de ventas.
@@viktoriad8987 Com certeza, aliás poucos da chamada elite da MPB tinham vendas expressivas, apesar de curtir Heavy Metal em minha casa sempre houve diversidade musical e meu gosto é bem amplo, Elis gravou muitas músicas que outros cantores gravaram mas nem sempre o resultado era bom apesar de seu imenso talento.
Sou muito fã da Elis Regina, mas também estudei no Colégio Andrews com a Beth Carvalho, cujo repertório daquela época era mais para MPB. Depois a Beth embarcou para o samba e isto não faz o meu gênero. Posso afiançar que como ser humano a Beth foi uma das pessoas mais bacanas que conheci. Lamento que tenha nos deixado por problemas de coluna. Que descanse em paz.
Cesar Camargo Mariano fala em sua biografia que quando Elis ouviu Folhas Secas, tinha que gravar. Pediu a permissão de Nelson Cavaquinho e a recebeu. Para evitar problemas com Beth Carvalho, o lançamento do disco de Beth estava programado para sair primeiro do que o da Elis, assim Beth seria oficialmente quem "lançou a música ". Porém, por algum motivo, a gravadora acabou lançando o disco da Elis primeiro, o que gerou todo o problema. Beth ficou anos sem falar com o César achando que ele tinha culpa.
Ouvi a primeira vez com a Elis cantando, quando ouvi com a Beth também achei o máximo.Até hoje ouço com as duas e ainda não sei com a qual prefiro.Acho que a música é que é boa demais viu 😍
Penso que os três (Menescal ,Elis e o César)são culpados dessa falta de ética com a Beth. O César era o arranjador do disco e em nenhum momento falou que Elis tinha gravado a música. Ainda bem que o maior sucesso dessa música foi com a Beth Carvalho. Apesar de gostar tb da Elis Regina ela não foi no mínimo ética nesse episódio. Viva Beth Carvalho!!!
Sou Fã da Elis, e acho a melhor cantora de todos os tempos, mas entre as duas gravações a Beth é a minha preferida. Ela conhecia o espírito da música, tanto da do Nelson quanto do Cartola.
Eu também adoro estas duas canções na voz de Beth Carvalho. Acho divinas as interpretações. Agora, Fascinação na voz da Elis Regina não existe para NINGUÉM. Divina. Gosto das três: Beth, Elis e Clara.
Enfim, gênio forte e personalidade marcante todas tinham Elis, Clara Nunes, Nana Caymmi, Alcione, Bethânia, Beth Carvalho, etc.... A mais tranquila era Gal. Geração de cantoras que brigavam pelos compositores, tinham cuidado com o repertorio e afinação, bons tempos.
Sim, de fato todas tinham personalidade forte, mas nenhuma delas ficou tão conhecida por atitudes antiéticas como Elis ficou. Era ótima intérprete, mas minha admiração cai consideravelmente a cada vez que leio sobre suas passadas de perna e perseguições a colegas de profissão. O que entendo como fruto de uma enorme insegurança pessoal, suas palavras sobre a Nara Leão são uma bela demonstração disso!
Folhas Secas é uma música perfeita, atemporal e ambas as gravações ficaram irretocaveis, cada uma com sua personalidade. O ruim de tudo isso é que não temos mais essas duas divas da MPB vivas e a música brasileira desabou ladeira abaixo nos últimos anos
Realmente não dá pra comparar quem é a melhor. É muito simplório a comparação, cada uma tem sua marca! Eu mesmo, pra mim, a Gal entre o final dos anos 60 e anos 70, tem a melhor discografia. Mas é puramente um gosto pessoal, num país que temos: Elis, Gal, Bethânia, Clara Nunes, Elza, Rita, Beth, Simone, Sandra de Sá, Alcione, Maysa, Baby, Cássia, Marisa, Céu, Nana e mais uma porrada de mulheres fodas que esqueci de citar, não dá pra escolher apenas uma. Cada uma interpretou algo que foi definitivo.
A Elis foi a maior cantora do Brasil mais era obesecada pela fama não queria ninguém pra concorrer c ela por isso era capaz de atropelar as outras fazia coisas absurdas e a ética só pra ser a número um o que tinha
@@bonifaciosilva3160 A Elis era e é a melhor, isso basta!! Ela não atropelou ninguém, apenas soube usar o dom que Deus lhe deu. Quer vocês aceitem ou não!!! Lembro-me que ela estava sempre em primeiro lugar nas paradas de sucesso, só se falava em Elis..... Isso causou muita inveja .... Até hoje ninguém superou a voz de Elis!!
Nunca gostei do arranjo da música cantada pela Beth, mas sempre adorei a gravação de Folhas secas de Ellis. Cheia de tons e dissonancia, que fizeram a música e a letra tornarem fabulosas. Esta música fez e faz parte de minha vida, cantada pela.Ellis. Tanto assim que, quando entrava no restaurante do Valter Mancini nas duas primeiras décadas de 2000, os músicos, logo a seguir a tocavam em minha homenagem. E até hoje é assim quando ali vou. Ela era insuperável. Era Pimentinha não era a toa. Querem santa vá ler vidas dos santos. Cara seja isento, pois pelo visto vc não conheceu a Ellis e A julga como conhecesse.
Elis Regina era muito amiguissima de Clara Nunes.Regis fala um pouco dos discos de clara nunes ela foi uma grande cantora na musica popular brasileira fala dos discos dando sua opinião disco Guerreira de 1977 o clara esperança1979 album 1980 Brasil Mestiço e o clara 1981 e o Nação de 1982
Ah, como eu gosto das suas 'historinhas', Régis Tadeu! Eu sempre gostei da Beth Carvalho. Talvez, justamente, por sua alma ser uma representaão pura do samba...ela realmente foi muito importante para o cenário de nossa música.
O produtor Mazzola disse que a Beth gravou e tava fazendo sucesso, daí Elis gravou e as rádios pararam de tocar a versão da Beth e começaram a tocar a da Elis. A briga veio daí. Foi algo errado mesmo ao que parece da parte da Elis
Assim que soube da gravação da Elis Beth forçou a Tapecar(sua gravadora na época) a antecipar seu álbum. Pararam de tocar a versão da Beth porque a equipe da Philips (gravador da Elis) foi de rádio em rádio destruindo o vinil da Beth por onde passava e entregando o disco com a versão da Elis (naquela época havia uns macetes que se você desse um murro no centro do vinil ele parava de tocar).
É cara, acompanho seu canal e não imaginava que você tinha esse conhecimento dos artistas da MPB. Pensei que era só do Rock em geral. Parabéns sou seu fã!!!
Com todo respeito as outras, mas Beth é, foi e sempre será a maior cantora de samba deste país! Amo a Clara também, mas a Beth para escolha de repertório era imbatível! Não precisava de maridos ou produtores para escolher suas músicas; ela até pedia opiniões, mas ela BANCAVA e brigava, inclusive, com presidente de gravadoras, pois não admitia que colocassem a mão no seu repertório. Quanto ao episódio de Folhas Secas, a Beth pediu para Cesar Camargo Mariano produzir o seu disco. Independente disso foi ANTIÉTICO da parte da outra cantora, até porque, o Nelson fez Folhas Secas PARA BETH!! Mas Deus foi tão justo que a gravação depressiva da Elis não marcou, a da Beth ficou! Parabéns, Regis! Vc tem MUITO BOM GOSTO e sempre fala bem da Beth. Abração
Era um tempo de Titãs e nós como admiradores fomos agraciados pela genialidade de ambas, neste episódio prevaleceu Beth Carvalho de forma definitiva e majestosa. Elis era uma grande artista porém sem caráter... Ivan G Fran
Vc curte samba de raiz Regis? Tem muita gente boa, estava ouvindo um disco dessa época chamado '' os 4 grandes do samba'' : Guilherme de Brito, Elton Medeiros, Candeia e Nelson Cavaquinho''...que isso, bom demais, raiz...anos 70, tem no youtube
Parabéns pelo serviço de manutenção da história da música nos anos de ouro da mesma. Gostaria de saber o que vc acha dos serviços de streaming com ênfase no Apple Music, que a meu ver é o melhor? Obrigado
@@sandramara4394 Eram dois cantos diferentes, Beth era cantora naturalista totalmente influenciada por João Gilberto e Nara Leão. Questão de gosto, mas posso até aceitar o argumento de que Elis demonstrava mais recursos vocais, mas o timbre da Beth era muito mais bonito... Voz grave, rouca, soando como um veludo e de muita sensualidade em várias gravações, principalmente até 1981!
Só de pensar deste tempo q tivemos Beth Elis clara Nunes Gal Bethânia nana e hj temos Ludimila Anita e covardia né ainda b q tem marisa Monte pra aliviar o resto tá difícil viu
Elis era uma grande voz e intérprete, todavia como vozeirão prefiro a Cláudia ou Claudya, que dizem teve problemas em sua carreira com a mesma Elis Regina.
Amei o seu canal Regis! Faça um vídeo da polêmica da música “Sob medida” que o Chico Buarque escreveu em 1979, mas as duas cantoras Simone e Fafá de Belém gravaram ao mesmo tempo e as duas só souberam dessa confusão quando a mesma música estourou nas paradas de sucessos em todo o Brasil ao mesmo tempo na voz de cada uma. Sob Medida da Fafá fez mais sucesso, e criou um torta de climão entre as duas. O produtor da Fafá tem a versão dele e a Simone disse que recebeu a música através do motorista dele. Por favor faça esse vídeo. Dizem que as duas até pararam de se falar, mas hoje em dia é coisa do passado e elas fizeram as pazes e se respeitam muito. Valeu e obrigado:
Elis foi uma excelente intérprete, mas na minha opinião folhas secas na voz de Beth Carvalho foi excelente, foi singular, não tem ninguém que interpretou tão bem quanto ela. Do mesmo modo que Elis Regina interpretou a canção (atrás da porta) com tamanha maestria que não tem e não houve ninguém até hoje que chegou aos pés da mesma. Mas quando se trata de folhas secas impossível não lembrar de Beth.
Tirando a competência, quase todos que conviveram mais de perto com a Elis afirmam que ela não tinha o menor pudor em passar por cima de quem pudesse representar uma concorrência na sua carreira.
Elis correu pra gravar Folhas Secas, essa historia eu ja havia ouvido antes do Luizao Maia, baixista de Elis. Mas eu havia ouvido falar pelo Luizao que foi o Cesar que levou a musica pra Elis. Com relacao a Folhas Secas, eu praticamente so ouvi essa musica na voz de Elis.
São duas cantoras ímpares. Como comentou o colega, também concordo que a interpretação de uma não afetaria a da outra. Quem é apaixonado por Samba de Raíz deve preferir a versão da Beth, creio. Eu também gosto, mas prefiro (e muito mais, quando comecei, ouviria um dia inteiro!) a versão da Elis.
Beth Carvalho era ótima sambista ,uma voz inconfundível!! Amo rock ,porém no meu celular tem Beth Carvalho ,Elis Regina e Elizeth Cardoso, e outros grandes da MPB.
Beth Carvalho surgiu cantando samba em 1973, seguindo os passos de minha idola,a maravilhosa Clara Nunes, q já havia estourado em 1971, com "Ê Baiana", e já era a estrela da Odeon cantando samba (a Odeon preteriu Beth cantando samba,pois ja tinha Clara, estourada nas paradas com esse ritmo desde 1971 e,por isso, a Beth saiu da Odeon e foi para a Tapekar) .Clara foi a pioneira do "ABC do Samba"; foi quem abriu as portas do sucesso para Beth Carvalho e Alcione.A Marrom sempre reconheceu esse fato;Beth,nunca!!!Todavia,Berh era uma cantora maravilhosa e,realmente,ninguem canta "Andança" e "As Rosas Não Falam" igual a ela.Era uma grande artista.
Dizer que Beth seguiu os passos da Clara é de duas uma: tentativa de confundir mesmo, ou desconhecimento total! Clara jamais poderia ter influenciado Beth, não só porque SÃO CONTEMPORÂNEAS, mas pelos estilos diferentes, inclusive na interpretação: - Beth, cantora naturalista, totalmente João Gilbertiana, oriunda da Bossa Nova, muito influenciada por Nara Leão; - Clara, totalmente dramática, oriunda da música Brega/Bolero, tendo flertado com a Jovem Guarda. Influência da Beth no Samba é Clementina e Elzeth! Como você disse Clara estourou em 1971 com "Ê Baiana", acontece que Beth já havia estourado três anos antes no festival de 1968 com Andança (estouro nacional), após isso se deu seu LP de grande sucesso de 1969 (Andança). Beth também já era grande estrela na Odeon, mas muito ligada a Bossa Nova, considerada como cantora de público da Elite.
Beth já vinha fazendo shows de Samba ao lado de Zé Keti desde 1967 (como: "A hora e a vez do Samba"), nesse período Clara ainda estava entre Bolero e Jovem Guarda. Saiu da Odeon não por ser uma estrela menor, foi preterida porque não faria sentido para a gravadora arriscar duas das suas estrelas em um mesmo gênero (perderiam mercado já que Beth era a cantora preferida da zona sul carioca - no caso da Clara, não vingou nem no Brega nem na Jovem Guarda, era mais fácil arriscar com tiro no escuro). Ganhou preferência quem era casada com produtor da gravadora na época, a Clara. Clara não abriu portas nenhuma pra Beth que abriu suas portas sozinha. Fazer sucesso em multinacional é fácil quero ver ser sucesso em gravadora pequena nacional como a Tapecar com 1800 Colinas em 1974. Sucesso nacional que poderia ter vindo um ano antes se não fosse essa passada de perna da Elis em Folhas Secas. Beth foi muito é corajosa em abrir mão do conforto que tinha na Odeon. Alcione sim veio bem depois só em 1975. Não sei nem se ela já tinha saído do Maranhão quando Beth lançou seu primeiro registro em 1965, ou mesmo quando estourou em 1968! No mais, se alguém abriu portas para o sucesso do Samba na década de 70 foi Martinho da Vila já no final dos anos 60.
@@leozeira.barbosa ,cara como tu és um desinformado quando o assunto é Clara Nunes.Quem te enganou q Clara era casada com o produtor da Odeon?Viajaste na maionese.Depreciaste a figura de Clara a chamando de cantora brega.Como és ridiculo e um fã cego de Beth Carvalho.Clara nunca foi casada com o produtor da Odeon,cidadão,vai te informar melhor.E mais, Clara em 1968,ja havia feito um grande sucesso com "Você Passa, Eu Acho Graça", um samba de Ataulfo Alves e Carlos Imperial.O maior influenciador de Clara, nessa época, era Adelzon Alves,seu namorado, q era radialista e foi quem a aprsesentou ao mundo do samba.Beth,como tu mesmo disseste,era uma cantora da elite,mais voltada para a bossa nova.Clara foi a pioneira,sim, e isso foi constatado por um dos maiores criticos de música deste país, o José Messias, q foi categorico en falar q,após o sucesso estrondoso de Clara cantando samba, as gravadora ficaram loucas querendo encontrar "novas Claras Nunes".Outra coisa, eu não disse q Clara foi influência musical para Beth,mas q abriu as portas do sucesso para ela,algo bem diferente (acho q andas meio confuso).Beth e Alcione pegaram carona no estrondoso sucesso de Clara.Beth nunca aceitou isso,pois entendia q uma mineira não tinha o direito de fazer sucesso cantando samba primeiro do q ela.Por sinal,Beth foi de uma deselegância completa na biografia de Clara,chamando-a de cantora brega,assim como fizeste agora (sendo q Berh nunca atingiu os agudos de Clara).Clara foi pioneira,cidadão, a primeira mulher a vender mais de 300.000 copias de um.LP (Alvorecer,de 1974), feito esse até então nunca atingido por uma cantora neste pais.Podes até contestar minha fala,pois pareces ser tão fã de Beth,como eu sou de Clara,mas viajaste na maionese em dizer q Clara fez sucesso por que era casada com o produtor da gravadora,isso,sim é muita maldade ou leviandade de tua parte.Pede deaculpas à memória de Clara por esse teu ato leviano.Clara fez sucesso porque se encontrou no samba e tinha talento e voz de sobra.Para muitos é considerada a maior cantora de samba deste país.Agora,quanto à Berh ter pego carona no sucesso de Clara, esse fato é relatado até por José Messias,um dos maiores criticos de música deste pais.Aceita q doi menos.
@@leozeira.barbosa , ah,e tem mais,se conhecesses um pouco mais sobre Clara Nunes,saberias q Elizete foi sua maior influência musical,tanto q se tornaram amigas e Elizete Cardoso foi sua madrinha de casamento com o compositor Paulo.Cesar Pinheiro, um dos favoritos de Elis.Aliás,foi graças a Paulo Cesar Pinheiro q Clara se tornou uma das maiores amigas de Elis.Lê a biografia de Clara Nunes e depois vem desfazer a imagem de cantora de brega q tentaste passar para uma das mais belas vozes deste pais; para mim, a maior.
Eu acho que as duas gravações tem relevância. As duas versões são ótimas tanto da Beth quanto da Elis e acredito que ambas se consagraram com essa música
Essa parte da estória sinceramente nem interessa saber. Elis era uma mulher inteligente tinha o lugar dela e não precisava competir com ninguém. A Beth por sua vez não precisava se esbarrar em ninguém, ainda que a Elis tenha de fato gravado a mesma musica. Folhas Secas para Elis e Andanças para Beth ambas brilharam
Com todo respeito à essas duas intérpretes sem igual. Mas Elis Regina é algo que não consigo comparar com mais intérprete existente até agora que te envio essas palavras. Elis Regina para todo o sempre. Deusa única de uma voz que jamais ouviremos nesse planeta. Jamais. Jamais
Ninguém diz muito de passado e é muito bom saber mais quem aplicou Elis Regina no mundo das Drogas e como era a relação da mesma com Minas, Bituca, João Bosco que é mineiro também etc... 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻🫵🫵🫵🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽👆🏽👆🏽👆🏽👆🏽🙌🙌🙌🙌🙌
Elis era uma peste! Eu a conhecia desde quando cantava no programa do Maurício Sobrinho (Sirotsky ) aos Domingos de manhã nos cinemas de Porto Alegre e morava na Vila do IAPI com a família, ainda estudante no início dos anos 1960. Arrogante e desrespeitosa com as pessoas em geral! Olhava a todos de nariz em pé e carão de nojo. Hoje tenho 73 anos ela teria 75. Se fosse a "tal" não precisaria de drogar para cantar, o que foi confirmado no laudo do IML. Bete e outras contemporâneas venceram pelo talento! Ela não!!! Só puxou o saco de famosos com maestria! Essa é a vdd!
Folhas secas interpretada pela Beth: um sambão alegrão. Pela Elis: arranjo em ritmo lento ressaltando a melancolia da letra, e a voz expressando todo esse sentimento. Não são gravações concorrentes. Não vejo razão para a polêmica.
tanto a Beth Carvalho quanto Elis são eternas, mas Folhas secas na voz da Beth não tem comparação, uma obra de arte que me faz ter orgulho de ser Sambista !
Sempre fui muito fã da Beth Carvalho
NOTA 10! QUANDO A BETH CITA NO FINAL DE INTERPRETAR (ANDANÇA), OS AGRADECIMENTOS AOS COMPOSITORES DA OBRA-PRIMA "ANDANÇA". GRATO! SUCESSO E FIQUE BEM.
Beth Carvalho, uma profissional de excelência, exigente consigo e de um respeito infinito com os compositores. Eterna, maravilha!
Olha , até onde sei , quando essa música veio parar nas mãos de Elis , a mesma ficou muito entusiasmada com a letra e de cara já quis gravar , porém ela tinha consciência que a Beth já ia lançar a canção, algo que não intimidou a pimentinha , Elis era muito competitiva e não era dada a cantoras , era amiga de poucas , porém brilhantes como ela ,Na ocasião , pra Elis Regina , se Beth gravasse ou não , não fazia diferença pra Elis . Claro que o registro da Beth pra folhas secas é emblemático, ficou ótimo, e com o Nelson cavaquinho no violão foi a cereja do bolo . Enfim , ambas eram ótimas , mas elas nunca precisaram uma da outra , era algo irrelevante pra os dois lados e vida que seguiu. A gravação da Elis ficou top , como não ser né. Elis era padrão de qualidade . No samba , a Beth reinou tanto que se tornou madrinha de um ritmo que ela defendeu até a morte, e Elis um mito atemporal . Olha o nível de qualidade que já teve nossa música , deixaram uma obra musical inesquecível para quem aprecia voz , técnica e talento e repertório de primeira qualidade.
Concordo com o seu comentário, principalmente quando você diz que para a Elis não faria diferença se Beth gravasse ou não, tanto que no disco da Elis o tratamento dado a essa canção não tem nenhum apelo comercial (aliás, assim como praticamente todo o album de 73 que foi tido pela crítica como frio e técnico demais, embora seja na minha opinião um dos melhores albuns de toda a carreira da Elis) e acredito que não havia mesmo intenção de que a faixa se tornasse um hit, mas que mostrasse a canção dentro de outra possibilidade além da ideia original do compositor. Coisas de um tempo em que tropeçávamos em diamantes dentro da estrada da mpb.
@@esojbar , obrigado, o seu comentário é brilhante . Excelente.
Concordo contigo.
Sin restar calidades a ninguna de las dos (soy admiradora de Elis), el hecho de lanzar una canción cuando hasta el mismo autor lo había hecho (Gilberto Gil con "Se eu quiser falar con Deus), era usual en la cantora.
No sé si por ser competitiva con Gil o porque aprovechaba el éxito de ventas de discos de los demás. Elis nunca fue campeona de ventas.
@@viktoriad8987 Com certeza, aliás poucos da chamada elite da MPB tinham vendas expressivas, apesar de curtir Heavy Metal em minha casa sempre houve diversidade musical e meu gosto é bem amplo, Elis gravou muitas músicas que outros cantores gravaram mas nem sempre o resultado era bom apesar de seu imenso talento.
No final, Quem Saiu Ganhando foi o Compositor Nelson Cavaquinho. Duas Grandes Cantoras e de Personalidades Fortes: Elis Regina e Beth Carvalho.
Sou muito fã da Elis Regina, mas também estudei no Colégio Andrews com a Beth Carvalho, cujo repertório daquela época era mais para MPB.
Depois a Beth embarcou para o samba e isto não faz o meu gênero. Posso afiançar que como ser humano a Beth foi uma das pessoas mais bacanas que conheci. Lamento que tenha nos deixado por problemas de coluna. Que descanse em paz.
Para gostar do samba que Beth cantava é preciso gostar de poesia, poesia das melhores.
Cesar Camargo Mariano fala em sua biografia que quando Elis ouviu Folhas Secas, tinha que gravar. Pediu a permissão de Nelson Cavaquinho e a recebeu. Para evitar problemas com Beth Carvalho, o lançamento do disco de Beth estava programado para sair primeiro do que o da Elis, assim Beth seria oficialmente quem "lançou a música ". Porém, por algum motivo, a gravadora acabou lançando o disco da Elis primeiro, o que gerou todo o problema. Beth ficou anos sem falar com o César achando que ele tinha culpa.
Problema dela, Beth!!!!
Sou muito fã da Elis, muito mais do que da Beth. Mas ninguém cantou ANDANÇA melhor que a Beth Carvalho.
Perfeito!!! Concordo!
Quanto às "Rosas não Falam", com todo respeito, fico com Fagner, um bálsamo!
Ele está falando sobre música " Folhas Secas" , não Andanças, que aliás acho que Elis não gravou Andanças
@@rosanaalmeida9063 gravou sim
@@Wel472 poxa fiquei surpresa, obrigada
Grande Beth Carvalho, sem dúvidas uma das maiores cantoras desse país.
REGIS VOCÊ ME REPRESENTA , DIZ A VERDADE DOA A QUEM DOER, FALA TUDO QUE O POVO DO BEM QUER FALAR, PARABENS PELOS SEUS VÍDEOS,
Ouvi a primeira vez com a Elis cantando, quando ouvi com a Beth também achei o máximo.Até hoje ouço com as duas e ainda não sei com a qual prefiro.Acho que a música é que é boa demais viu 😍
Penso que os três (Menescal ,Elis e o César)são culpados dessa falta de ética com a Beth. O César era o arranjador do disco e em nenhum momento falou que Elis tinha gravado a música.
Ainda bem que o maior sucesso dessa música foi com a Beth Carvalho.
Apesar de gostar tb da Elis Regina ela não foi no mínimo ética nesse episódio.
Viva Beth Carvalho!!!
Parabéns, Heloísa! Sem contar que o Nelson fez Folhas Secas PARA A BETH e não para a outra cantora. Ela foi antiética!!
Beth Carvalho uma das vozes mais lindas do Brasil
Em termos de timbre julgo como o mais bonito, aquele grave/rouco aveludado era foda demais!
Elis pra mim foi a maior voz brasileira.
Eu acho que é a primeira q vejo vc elogiar o trabalho inteiro de um artista.
Parabéns p Beth e p vc pelo reconhecimento
Sou Fã da Elis, e acho a melhor cantora de todos os tempos, mas entre as duas gravações a Beth é a minha preferida. Ela conhecia o espírito da música, tanto da do Nelson quanto do Cartola.
Elis era muito boa cantora, a melhor do Brasil, mais de todos os tempos creio que foi Whitney Houston.
Gosto de Elis, mas o carisma de Beth é eterno.
AS ROSAS NÃO FALAM E ANDANÇA SÃO MARCAS REGISTRADAS NA VOZ DE BETH CARVALHO... E PONTO. NINGUÉM CANTA ESSAS MÚSICAS COMO ELA CANTOU...
NÃO ADIANATOU A FALTA DE ÉTCIA... BETH ARREBENTOU COM ESSA MÚSICA E ELIS... BOM, ELIS QUASE NINGUÉM SABE QUE ELA GRAVOU ISSO...
E quem quer comparar??? Esse cara??? Quem é???
@@ifarias-cr8sp E o que mais????
Eu também adoro estas duas canções na voz de Beth Carvalho. Acho divinas as interpretações.
Agora, Fascinação na voz da Elis Regina não existe para NINGUÉM. Divina.
Gosto das três: Beth, Elis e Clara.
O mundo é um moinho de Cartola também
Enfim, gênio forte e personalidade marcante todas tinham Elis, Clara Nunes, Nana Caymmi, Alcione, Bethânia, Beth Carvalho, etc.... A mais tranquila era Gal. Geração de cantoras que brigavam pelos compositores, tinham cuidado com o repertorio e afinação, bons tempos.
Sim, de fato todas tinham personalidade forte, mas nenhuma delas ficou tão conhecida por atitudes antiéticas como Elis ficou.
Era ótima intérprete, mas minha admiração cai consideravelmente a cada vez que leio sobre suas passadas de perna e perseguições a colegas de profissão. O que entendo como fruto de uma enorme insegurança pessoal, suas palavras sobre a Nara Leão são uma bela demonstração disso!
@@leozeira.barbosa Elis tinha ciúmes dos compositores , era insegura e meio bipolar.
Vc está confundindo falta de caráter com gênio forte.
bons tempos mesmo...vivemos uma decadência que vai além da música...
Esse disco da Elis de 1973 é um luxo! Todas as faixas são sensacionais ...
Vou até ouvir um disco da Beth Carvalho neste momento. Salve Beth! Que Deus a tenha.
Folhas Secas é uma música perfeita, atemporal e ambas as gravações ficaram irretocaveis, cada uma com sua personalidade. O ruim de tudo isso é que não temos mais essas duas divas da MPB vivas e a música brasileira desabou ladeira abaixo nos últimos anos
Parabéns Régis, video maravilhoso, resgatando histórias incríveis da nossa verdadeira música brasileira, obrigado, grande abraço
Sou fã das duas.otimo vídeo obrigada por lembrar destas grandes artistas.
Elis Regina tinha um sério problema de ego. Alguém brilhar mais que ela, incomodava.
Pessoa difícil de estar perto hein.
Vdd viu
A vida é um moinho... voz belíssima!
Vou festejar foi a primeira canção de Beth Carvalho que eu cantei! Beth foi a verdadeira rainha do samba!
Madrinha é muito foda. A Elis também é muito boa, mais não é a melhor. As pessoas tem mania de endeusar quem morre, criam um misticismo.
Realmente não dá pra comparar quem é a melhor. É muito simplório a comparação, cada uma tem sua marca! Eu mesmo, pra mim, a Gal entre o final dos anos 60 e anos 70, tem a melhor discografia. Mas é puramente um gosto pessoal, num país que temos: Elis, Gal, Bethânia, Clara Nunes, Elza, Rita, Beth, Simone, Sandra de Sá, Alcione, Maysa, Baby, Cássia, Marisa, Céu, Nana e mais uma porrada de mulheres fodas que esqueci de citar, não dá pra escolher apenas uma. Cada uma interpretou algo que foi definitivo.
A Elis é ótima Sim e melhor queira você ou não.
@@дида-р6р Ela é ótima, melhor, não e pronto.
A Elis foi a maior cantora do Brasil mais era obesecada pela fama não queria ninguém pra concorrer c ela por isso era capaz de atropelar as outras fazia coisas absurdas e a ética só pra ser a número um o que tinha
@@bonifaciosilva3160
A Elis era e é a melhor, isso basta!!
Ela não atropelou ninguém, apenas soube usar o dom que Deus lhe deu.
Quer vocês aceitem ou não!!!
Lembro-me que ela estava sempre em primeiro lugar nas paradas de sucesso, só se falava em Elis.....
Isso causou muita inveja ....
Até hoje ninguém superou a voz de Elis!!
A gravação da Beth Carvalho é muito boa e a da Elis também. Apesar da briga ficamos com duas belas gravações 😁😁
Nunca gostei do arranjo da música cantada pela Beth, mas sempre adorei a gravação de Folhas secas de Ellis. Cheia de tons e dissonancia, que fizeram a música e a letra tornarem fabulosas. Esta música fez e faz parte de minha vida, cantada pela.Ellis. Tanto assim que, quando entrava no restaurante do Valter Mancini nas duas primeiras décadas de 2000, os músicos, logo a seguir a tocavam em minha homenagem. E até hoje é assim quando ali vou. Ela era insuperável. Era Pimentinha não era a toa. Querem santa vá ler vidas dos santos. Cara seja isento, pois pelo visto vc não conheceu a Ellis e A julga como conhecesse.
Adorei seu parecer!!!! Te admiro muito mais! Sou fanzão de Beth Carvalho. Só não tenho esses discos mais antigos. os outros tenho quase todos.
Beth Carvalho eterna rainha !!
Elis Regina era muito amiguissima de Clara Nunes.Regis fala um pouco dos discos de clara nunes ela foi uma grande cantora na musica popular brasileira fala dos discos dando sua opinião disco Guerreira de 1977 o clara esperança1979 album 1980 Brasil Mestiço e o clara 1981 e o Nação de 1982
Ah, como eu gosto das suas 'historinhas', Régis Tadeu!
Eu sempre gostei da Beth Carvalho. Talvez, justamente, por sua alma ser uma representaão pura do samba...ela realmente foi muito importante para o cenário de nossa música.
Olá Régis!...
Que história fantástica.
É exatamente por isso que devemos separar a admiração que temos por um artista da pessoa que ele é.
Vlw ! ...
"Folhas secas" com a Elis Regina é perfeito!!!
Nelson Cavaquinho fez a música para a Beth Carvalho, artista muito amiga, companheira e admirada.
Cantoras excelentes,eternas, Deus os tenham.🙏🙏🙏🙏
O produtor Mazzola disse que a Beth gravou e tava fazendo sucesso, daí Elis gravou e as rádios pararam de tocar a versão da Beth e começaram a tocar a da Elis. A briga veio daí. Foi algo errado mesmo ao que parece da parte da Elis
Assim que soube da gravação da Elis Beth forçou a Tapecar(sua gravadora na época) a antecipar seu álbum. Pararam de tocar a versão da Beth porque a equipe da Philips (gravador da Elis) foi de rádio em rádio destruindo o vinil da Beth por onde passava e entregando o disco com a versão da Elis (naquela época havia uns macetes que se você desse um murro no centro do vinil ele parava de tocar).
Elis,eu te amo e te amarei eternamente,mas Andança tem um tom mais melancólico na voz da Beth Carvalho,e não tem igual!
Ambas fazem falta. Neste duelo de egos entre gênios eu torço pela música. Amaria ouvir folhas secas na voz da Elis também.
"Mil e Oitocentas Colinas" foi a primeira música que ouvi com a Beth. Admirava ela demais!
É cara, acompanho seu canal e não imaginava que você tinha esse conhecimento dos artistas da MPB. Pensei que era só do Rock em geral. Parabéns sou seu fã!!!
Eu amo todas as músicas da Beth Carvalho. Pra mim ela é Clara Nunes são as melhores. Parabéns pelas informações desse vídeo.
Com todo respeito as outras, mas Beth é, foi e sempre será a maior cantora de samba deste país! Amo a Clara também, mas a Beth para escolha de repertório era imbatível! Não precisava de maridos ou produtores para escolher suas músicas; ela até pedia opiniões, mas ela BANCAVA e brigava, inclusive, com presidente de gravadoras, pois não admitia que colocassem a mão no seu repertório.
Quanto ao episódio de Folhas Secas, a Beth pediu para Cesar Camargo Mariano produzir o seu disco. Independente disso foi ANTIÉTICO da parte da outra cantora, até porque, o Nelson fez Folhas Secas PARA BETH!! Mas Deus foi tão justo que a gravação depressiva da Elis não marcou, a da Beth ficou!
Parabéns, Regis! Vc tem MUITO BOM GOSTO e sempre fala bem da Beth. Abração
Era um tempo de Titãs e nós como admiradores fomos agraciados pela genialidade de ambas, neste episódio prevaleceu Beth Carvalho de forma definitiva e majestosa. Elis era uma grande artista porém sem caráter... Ivan G Fran
Bom dia eu assistindo suas entrevistas comecei ser muito sua fã muito obrigada abraço
Andanças e maravilhoso
Vc curte samba de raiz Regis? Tem muita gente boa, estava ouvindo um disco dessa época chamado '' os 4 grandes do samba'' : Guilherme de Brito, Elton Medeiros, Candeia e Nelson Cavaquinho''...que isso, bom demais, raiz...anos 70, tem no youtube
Parabéns pelo serviço de manutenção da história da música nos anos de ouro da mesma. Gostaria de saber o que vc acha dos serviços de streaming com ênfase no Apple Music, que a meu ver é o melhor? Obrigado
Vídeo maravilhoso, parabéns 👏
EPOCA DE MUSICA DECENTE E VERDADEIRA....EM EXTINCAO...
A música ficou melhor na voz da BETH. Apesar da Elis ter mais voz.
O arranjo do César Camargo é fodástico em folhas Secas, pra mim a melhor. Viva Elis.
O arranjo de Beth também é do César 🙄
Taí! A ELIS tinha mais voz, mas a música ficou melhor na voz da BETH
@@sandramara4394 Eram dois cantos diferentes, Beth era cantora naturalista totalmente influenciada por João Gilberto e Nara Leão. Questão de gosto, mas posso até aceitar o argumento de que Elis demonstrava mais recursos vocais, mas o timbre da Beth era muito mais bonito... Voz grave, rouca, soando como um veludo e de muita sensualidade em várias gravações, principalmente até 1981!
Só de pensar deste tempo q tivemos Beth Elis clara Nunes Gal Bethânia nana e hj temos Ludimila Anita e covardia né ainda b q tem marisa Monte pra aliviar o resto tá difícil viu
Muito bom. A observação sobre a qualidade dos pagodes da atualidade, foi bem pontual.
Beth,a melhor cantora que ouvi.
Surda
Ouve Elis
🤭😂😂😂
ELA É INCRÍVEL MAS A ELIS É A MAIOR DO PAÍS
Elis era uma grande voz e intérprete, todavia como vozeirão prefiro a Cláudia ou Claudya, que dizem teve problemas em sua carreira com a mesma Elis Regina.
Amei o seu canal Regis! Faça um vídeo da polêmica da música “Sob medida” que o Chico Buarque escreveu em 1979, mas as duas cantoras Simone e Fafá de Belém gravaram ao mesmo tempo e as duas só souberam dessa confusão quando a mesma música estourou nas paradas de sucessos em todo o Brasil ao mesmo tempo na voz de cada uma. Sob Medida da Fafá fez mais sucesso, e criou um torta de climão entre as duas. O produtor da Fafá tem a versão dele e a Simone disse que recebeu a música através do motorista dele. Por favor faça esse vídeo. Dizem que as duas até pararam de se falar, mas hoje em dia é coisa do passado e elas fizeram as pazes e se respeitam muito. Valeu e obrigado:
Fui ouvir a versão da Elis Regina, simplesmente maravilhosa!
Elis foi uma excelente intérprete, mas na minha opinião folhas secas na voz de Beth Carvalho foi excelente, foi singular, não tem ninguém que interpretou tão bem quanto ela. Do mesmo modo que Elis Regina interpretou a canção (atrás da porta) com tamanha maestria que não tem e não houve ninguém até hoje que chegou aos pés da mesma. Mas quando se trata de folhas secas impossível não lembrar de Beth.
Amo as Duas!
Beth Carvalho sempre será a nossa madrinha.
Tirando a competência, quase todos que conviveram mais de perto com a Elis afirmam que ela não tinha o menor pudor em passar por cima de quem pudesse representar uma concorrência na sua carreira.
Que Triste hein! é a Chamada Fogueira das Vaidades! Afffffffffffffff
Folhas Secas também ficou perfeita na voz de Gal Costa ...
Beth Carvalho excelente
Amo Elis mesmo que ela seja difícil, pra mim a melhor cantora do Brasil, é nossa Whitney Houston.
sou fã da Elis desde sempre. Mas reconheço que Folhas Secas ficou ótima na interpretação da Beth
Amo Elis Regina.
A Beth Carvalho tambem era muito competitiva e teve problemas com a Clara Nunes e Sonia Lemos. Mas a Elis era uma praga. Poucas cantoras aturavam ela
A clara e a Elis se gostavam
Obrigado pela dose de cultura nossa geração precisa conhecer ♥️
Gosto ouvir as histórias desse cara.
Elis correu pra gravar Folhas Secas, essa historia eu ja havia ouvido antes do Luizao Maia, baixista de Elis. Mas eu havia ouvido falar pelo Luizao que foi o Cesar que levou a musica pra Elis. Com relacao a Folhas Secas, eu praticamente so ouvi essa musica na voz de Elis.
publicos diferentes, gravaçoes diferentes, ganhamos todos.
Como me gustaria saber que hablan, no entiendo...me encanta la musica brasilera. Soy Argentino.
São duas cantoras ímpares. Como comentou o colega, também concordo que a interpretação de uma não afetaria a da outra. Quem é apaixonado por Samba de Raíz deve preferir a versão da Beth, creio. Eu também gosto, mas prefiro (e muito mais, quando comecei, ouviria um dia inteiro!) a versão da Elis.
Beth Carvalho era ótima sambista ,uma voz inconfundível!! Amo rock ,porém no meu celular tem Beth Carvalho ,Elis Regina e Elizeth Cardoso, e outros grandes da MPB.
Regis vc tem meu respeito porque vc fala a verdade!!
Elis era esplendorosa!
Uma das vozes mais lindas do planeta.
Gosto da Beth.
Beth Carvalho surgiu cantando samba em 1973, seguindo os passos de minha idola,a maravilhosa Clara Nunes, q já havia estourado em 1971, com "Ê Baiana", e já era a estrela da Odeon cantando samba (a Odeon preteriu Beth cantando samba,pois ja tinha Clara, estourada nas paradas com esse ritmo desde 1971 e,por isso, a Beth saiu da Odeon e foi para a Tapekar) .Clara foi a pioneira do "ABC do Samba"; foi quem abriu as portas do sucesso para Beth Carvalho e Alcione.A Marrom sempre reconheceu esse fato;Beth,nunca!!!Todavia,Berh era uma cantora maravilhosa e,realmente,ninguem canta "Andança" e "As Rosas Não Falam" igual a ela.Era uma grande artista.
Dizer que Beth seguiu os passos da Clara é de duas uma: tentativa de confundir mesmo, ou desconhecimento total!
Clara jamais poderia ter influenciado Beth, não só porque SÃO CONTEMPORÂNEAS, mas pelos estilos diferentes, inclusive na interpretação:
- Beth, cantora naturalista, totalmente João Gilbertiana, oriunda da Bossa Nova, muito influenciada por Nara Leão;
- Clara, totalmente dramática, oriunda da música Brega/Bolero, tendo flertado com a Jovem Guarda.
Influência da Beth no Samba é Clementina e Elzeth!
Como você disse Clara estourou em 1971 com "Ê Baiana", acontece que Beth já havia estourado três anos antes no festival de 1968 com Andança (estouro nacional), após isso se deu seu LP de grande sucesso de 1969 (Andança). Beth também já era grande estrela na Odeon, mas muito ligada a Bossa Nova, considerada como cantora de público da Elite.
Beth já vinha fazendo shows de Samba ao lado de Zé Keti desde 1967 (como: "A hora e a vez do Samba"), nesse período Clara ainda estava entre Bolero e Jovem Guarda.
Saiu da Odeon não por ser uma estrela menor, foi preterida porque não faria sentido para a gravadora arriscar duas das suas estrelas em um mesmo gênero (perderiam mercado já que Beth era a cantora preferida da zona sul carioca - no caso da Clara, não vingou nem no Brega nem na Jovem Guarda, era mais fácil arriscar com tiro no escuro). Ganhou preferência quem era casada com produtor da gravadora na época, a Clara.
Clara não abriu portas nenhuma pra Beth que abriu suas portas sozinha. Fazer sucesso em multinacional é fácil quero ver ser sucesso em gravadora pequena nacional como a Tapecar com 1800 Colinas em 1974. Sucesso nacional que poderia ter vindo um ano antes se não fosse essa passada de perna da Elis em Folhas Secas. Beth foi muito é corajosa em abrir mão do conforto que tinha na Odeon.
Alcione sim veio bem depois só em 1975. Não sei nem se ela já tinha saído do Maranhão quando Beth lançou seu primeiro registro em 1965, ou mesmo quando estourou em 1968!
No mais, se alguém abriu portas para o sucesso do Samba na década de 70 foi Martinho da Vila já no final dos anos 60.
@@leozeira.barbosa ,cara como tu és um desinformado quando o assunto é Clara Nunes.Quem te enganou q Clara era casada com o produtor da Odeon?Viajaste na maionese.Depreciaste a figura de Clara a chamando de cantora brega.Como és ridiculo e um fã cego de Beth Carvalho.Clara nunca foi casada com o produtor da Odeon,cidadão,vai te informar melhor.E mais, Clara em 1968,ja havia feito um grande sucesso com "Você Passa, Eu Acho Graça", um samba de Ataulfo Alves e Carlos Imperial.O maior influenciador de Clara, nessa época, era Adelzon Alves,seu namorado, q era radialista e foi quem a aprsesentou ao mundo do samba.Beth,como tu mesmo disseste,era uma cantora da elite,mais voltada para a bossa nova.Clara foi a pioneira,sim, e isso foi constatado por um dos maiores criticos de música deste país, o José Messias, q foi categorico en falar q,após o sucesso estrondoso de Clara cantando samba, as gravadora ficaram loucas querendo encontrar "novas Claras Nunes".Outra coisa, eu não disse q Clara foi influência musical para Beth,mas q abriu as portas do sucesso para ela,algo bem diferente (acho q andas meio confuso).Beth e Alcione pegaram carona no estrondoso sucesso de Clara.Beth nunca aceitou isso,pois entendia q uma mineira não tinha o direito de fazer sucesso cantando samba primeiro do q ela.Por sinal,Beth foi de uma deselegância completa na biografia de Clara,chamando-a de cantora brega,assim como fizeste agora (sendo q Berh nunca atingiu os agudos de Clara).Clara foi pioneira,cidadão, a primeira mulher a vender mais de 300.000 copias de um.LP (Alvorecer,de 1974), feito esse até então nunca atingido por uma cantora neste pais.Podes até contestar minha fala,pois pareces ser tão fã de Beth,como eu sou de Clara,mas viajaste na maionese em dizer q Clara fez sucesso por que era casada com o produtor da gravadora,isso,sim é muita maldade ou leviandade de tua parte.Pede deaculpas à memória de Clara por esse teu ato leviano.Clara fez sucesso porque se encontrou no samba e tinha talento e voz de sobra.Para muitos é considerada a maior cantora de samba deste país.Agora,quanto à Berh ter pego carona no sucesso de Clara, esse fato é relatado até por José Messias,um dos maiores criticos de música deste pais.Aceita q doi menos.
@@leozeira.barbosa , ah,e tem mais,se conhecesses um pouco mais sobre Clara Nunes,saberias q Elizete foi sua maior influência musical,tanto q se tornaram amigas e Elizete Cardoso foi sua madrinha de casamento com o compositor Paulo.Cesar Pinheiro, um dos favoritos de Elis.Aliás,foi graças a Paulo Cesar Pinheiro q Clara se tornou uma das maiores amigas de Elis.Lê a biografia de Clara Nunes e depois vem desfazer a imagem de cantora de brega q tentaste passar para uma das mais belas vozes deste pais; para mim, a maior.
Ontem mesmo cantei Andança num barzinho. 💙
Eu acho que as duas gravações tem relevância. As duas versões são ótimas tanto da Beth quanto da Elis e acredito que ambas se consagraram com essa música
Essa parte da estória sinceramente nem interessa saber. Elis era uma mulher inteligente tinha o lugar dela e não precisava competir com ninguém. A Beth por sua vez não precisava se esbarrar em ninguém, ainda que a Elis tenha de fato gravado a mesma musica. Folhas Secas para Elis e Andanças para Beth ambas brilharam
Elis poderia ser uma ótima cantora mas o caráter...
Com todo respeito à essas duas intérpretes sem igual. Mas Elis Regina é algo que não consigo comparar com mais intérprete existente até agora que te envio essas palavras. Elis Regina para todo o sempre. Deusa única de uma voz que jamais ouviremos nesse planeta. Jamais. Jamais
Sempre amei essa botafoguense!
Meu guri é inesquecível
Beth é incomparável!
ANDANÇA COM BETH CARVALHO É MARAVILHOSO.
Nossa essa musicoteca é sua? 🤩😱
Ninguém diz muito de passado e é muito bom saber mais quem aplicou Elis Regina no mundo das Drogas e como era a relação da mesma com Minas, Bituca, João Bosco que é mineiro também etc... 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻🫵🫵🫵🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽👆🏽👆🏽👆🏽👆🏽🙌🙌🙌🙌🙌
Por falar em samba eu queria saber por você sobre o Milton Carlos e quanta falta ele faZ!
Em 1978 dei um "LP" de presente do "Dia das Mães"...
Uma voz incrível, um gênio insuportável....
Elis era uma peste! Eu a conhecia desde quando cantava no programa do Maurício Sobrinho (Sirotsky ) aos Domingos de manhã nos cinemas de Porto Alegre e morava na Vila do IAPI com a família, ainda estudante no início dos anos 1960.
Arrogante e desrespeitosa com as pessoas em geral!
Olhava a todos de nariz em pé e carão de nojo. Hoje tenho 73 anos ela teria 75.
Se fosse a "tal" não precisaria de drogar para cantar, o que foi confirmado no laudo do IML. Bete e outras contemporâneas venceram pelo talento!
Ela não!!!
Só puxou o saco de famosos com maestria!
Essa é a vdd!
@@cleiabarcellos1559 opa...só acho que você misturou o pessoal com o artístico. Venceu porque cantava muito.
Não acompanhei a carreira das duas grandes cantoras, pois sou roqueira, mas pelo jeito a Elis além de grande cantora, também era uma grande sacana!
Concordo com Regis
Mas as duas versões são muito diferentes ....nada ver uma com a outra , as duas são ótimas.
Elis é o padrão ouro, ou melhor , diamante da música brasileira . Ela está sempre um passo à frente , bem próximo à perfeição …
Decepção com Elis !
Lembro que a Bete vivia nas favelas do Rio pra pegar músicas boas na fonte.
Folhas secas interpretada pela Beth: um sambão alegrão. Pela Elis: arranjo em ritmo lento ressaltando a melancolia da letra, e a voz expressando todo esse sentimento. Não são gravações concorrentes. Não vejo razão para a polêmica.
Você tema grande virada do Brasil...