Muito bom saber de como foi tua experiência Lucas, muito bacana. Pois eu passei por essa mesma situação de seguir como freelancer ou de tocar a própria empresa, e to nesse mesmo esquema de chamar amigos e conhecidos e logo mais estamos indo para 10 pessoas. Mas eu acho que esse é um caminho muito difícil para seguir, tanto de freelancer como de empresário, pois a maioria dos programadores não tem esse perfil de vendedor, de vender ele mesmo, saber negociar com cliente e ter essa desenvoltura. E isso é MUITO importante quando você é autônomo. A dica que eu daria é, se você quer ser empresário ou freelancer, pense o quanto você ta disposto a lidar com cliente. Discutir e debater com ele, e entender que a ideia veio dele e que você só tem que ser um facilitador. Isso é muito complicado, pois nós programadores tendemos a querer desenvolver as soluções do jeito que achamos melhor. Mas é isso ai, valeu o vídeo, continua com esse conteúdo que ta muito bom!
Que massa que estão crescendo! Lembro quando iniciaram, muito potencial!!! Valeu por compartilhar a tua experiência aqui, vou dar Pin no teu comentário. Abração!
@@LucasMontano mim ajuda eu preciso da sua ajuda eu tenho muita dificuldade de lembrar os códigos eu preciso saber qual remédio eu tomo pra mim melhorar minha memória eu to pensando em tomar ritalina ? Pra mim se concentrar no que eu to fazendo eu fico distraído e não presto atenção no que eu to fazendo ?
@@adriano7890 1 mês depois mas acho que vale kk. Busque por técnicas de memorização (até aqui no youtube mesmo) e tente ir praticando. Só tome algo depois de conversar com um medico, porque a ritalina por exemplo também tem efeitos colaterais. Não duvido que tenha muito programador que pesquisa códigos pela internet, e depois só edita. Mas o mais eficiente é lembrar como aquela linguagem funciona, e não decorar o código. Aos poucos você identifica algo que não lembra, e tente estudar aquilo. De pouco em pouco você avança :) (Não tenho experiencia na area ainda, mas sou estudante e acompanho canais como do Lucas)
@@adriano7890 nossa man, acho q no seu caso seria melhor um acompanhamento médico, tipo eu também passo por isso, mas pelo que falou vc aparenta estar pior
you all prolly dont care but does someone know of a trick to log back into an Instagram account?? I somehow lost the login password. I love any help you can give me!
Lucas, me vejo um pouco na sua hitoria.. hà 3 anos atras me envolvi com android, e em apenas 2 meses, consegui aprender, desenvolver e colocar um app na playstore que teve 10k de dowloads. Se tratava de um app pra ajudar players do jogo Clash Royale. Meu sobrinho jogava e uasava um site pra ver as ordens dos baus que iam sair dentro do jogo, dai transformei isso em um app. Quando tava indo tudo bem, meu app foi denunciado por usar imagens do jogo com direitos autorais protegidos. Isso me desanimou e daí parei com tudo. Me arrependo muito, pois na epoca tinha 33 e hj to com 36.. se tivesse continuado estaria com mito conhecimento hj em dia na area.... Mas como sempre fui Webdesigner e gosto dessa área, voltei a programar novamente e já to com app novo na playstore.. Nunca mais vou desistir dessa area por nada. Sei que to velho pra isso, mas enquanto tiver vivo, vou aprender cada vez mais. 😃
Boa tarde Lucas, em 2012 eu já atuava como dev, e vinha seguindo uma carreira linear na área, trabalhando com Java e Ruby. Nesse mesmo ano, eu também exercia o cargo de team leader na empresa onde trabalhava, porém devido a uma cadeia de acontecimentos, surgiu a oportunidade de assumir o controle do principal software da empresa (ERP). Assim, criei minha empresa, com pouca experiência aos 21 anos. Tive os mesmos problemas que você, e acentuados pela crise no setor industrial em 2014, me vi obrigado a desmantelar a equipe que tinha formado. Lutei por 7 anos, trabalhando dia e noite - o sentimento é de que ao elevar a marca da empresa, você pode acabar esquecendo do mais importante: a sua própria marca e desenvolvimento. Há pouco mais de um ano, tomei a decisão de encerrar essa companhia, apesar de sustentável, para buscar um sonho maior. Felizmente pude armazenar capital para poder me dedicar e elevar o meu conhecimento, enquanto planejo a próxima etapa. Ter seguido em frente foi a melhor decisão que tomei na vida. Estou muito feliz em poder estudar e todo dia aprender algo novo. Eu amadureci 30 anos em 7. Muito sucesso na tua jornada! abç
Adorei a história Montano. Já passei pela empolgação de abrir empresa quando mais jovem, mas a vida levou por outros caminhos e hj vejo que estou no caminho certo de ser um freelancer - atuava em outra área e estou voltando para tecnologia agora. Já fui questionado por não ter escritório etc. Mas essas coisas funcionam muito como vaidade. Para Jobs mais complexos e maiores é melhor chamar um conhecido ou profissional de confiança e desenvolver, sem o compromisso de lidar com tantas outras questões. Isso pra mim e perfis semelhantes, claro. Existem muitos caminhos possíveis. Embora minha formação seja em comunicação social, é mais fácil "vender" o trabalho dos outros do que o próprio. E não só comunicação e marketing são necessários para quem quer seguir carreira solo, mas também habilidades de gestão, financeira e um pouco de entendimento jurídico... Enfim. Não é fácil. É preciso saber desenvolver essas habilidades ou contra com uma rede de confiança.
Nem sei como vim parar aqui, mas estou agradecido ao RUclips... Caso possa, faça um vídeo sobre como criar a própria marca, de forma tal, que as empresas irão te procurar. Explicando também, qual empresa irá te procurar, a empresa de desenvolvimento ou o cliente final. E qual seria de fato a diferença entre ser empresa e prestar um serviço ou ser freelancer e desenvolver a mesma solução pro cliente final. Caso ache interessante, seria muito agregador. Parabéns pelo vídeo.
Tem alguns problemas em ser freelancer também, enfrentei isso agora a pouco. Sou um profissional com certa "bagagem", cerca de 4 anos no mercado de desenvolvimento web. O problema é que sempre trabalhei CLT e o que aconteceu? Quando fui trabalhar freelancer cobrei meu salário dividido pelo número de horas que alcei para conclusão do projeto como valor. Na hora vi que o representante da empresa achou BARATÍSSIMO, mas como já tinha passado o orçamento fiz o projeto undervalued mesmo. Serviu de lição hahaha
Cara, obrigado por compartilhar a experiência. Engraçado que hoje havia tomado a decisão de investir na carreira freelancer. Vídeo chegou em boa hora hehe.
Me clareou muito bem, estou com a mesma ideia de abrir minha empresa, porém de marketing e é a mesma situação que a sua, mas eu mesmo sou desenvolvedor, ou seja, diverge. Meu atual patrão construiu uma carreira de sucesso com essa ideia de freela, ele é dentista começou sozinho e hj tem uma grande clínica. A empresa veio por consequência de um nome forte, tanto q ela tem o nome dele.
Excelente vídeo, vivo esse dilema no dia a dia tbm. Cheguei na mesma conclusão, ser um artesãos de software tem inúmeros benefícios pela simplicidade de mensurar esforço vs ganhos.
Cara que bacana, concordo com tudo que você falou, principalmente na parte que toca sobre em ter focado na sua marca(você), eu sempre trabalhei por trás de minhas empresas e poucos me conheciam, estou fazendo isso agora. Obrigado por compartilhar a mesma dor conosco.
Acho muito legal esse lance de freelancer e seja em dev de apps, sites ou seja la oq for. Mas a parte que acho muito dificil e conseguir clientes. Vc precisa ter conhecimento em market, precisa ter paciencia com cliente e etc.. Foda.
Legal o seu relato. A partir de novembro desse ano vou iniciar um projeto de carreira com freelancing semelhante ao que vc apresentou aqui e esse vídeo ajudou bastante. Valeu mesmo :)
Muito show o vídeo Lucas 👏🏼 Estou em uma fase na carreira bastante similar a que você passou a alguns anos atrás, valeu por compartilhar sua experiência no vídeo. Grande abraço e sucesso compartilhando conteúdo aqui no YT!
Lucas achei super válido vc abrir toda a sua experiência com a questão de abrir uma empresa e dos reais desafios. Eu vejo não somente na área de desenvolvimento mas em outras áreas como da Saúde que os profissionais técnicos tem realmente dificuldade em se vender e estruturar a parte comercial e organizacional. Atualmente uma boa estrutura inicial poderia ser o DEvs junto com uma Assistência Virtual com foco em comercial e administrativo, que também pode ser contratado por hora ou projeto, é conforme ocorresse a ampliação do negócio através do aumento de projetos e clientes fixos, aí sim trazer mais Devs e aumentar a estrutura de assistência virtual de suporte ao cliente. Gratidaobpelo vídeo. Um abraço!!!
Estou começando em uma carreira freela, e a ideia é futuramente expandir pra uma software house, mas somente se essa necessidade surgir, talvez trabalhar com parceiros freela vai ser um caminho melhor
A lição final ao invés de “eu deveria ter sido freela” não poderia ser algo do tipo “eu deveria ter me atentado mais ao financeiro ou contratado alguém especialista”?
Show de bola cara. Valeu por dividir as suas experiências aí. Penso demais a respeito. Sou PJ numa empresa hoje e penso que ninguém me conhece, logo não me contrataram. Mas ainda sou um dev Junior, então estar dentro de uma empresa me faz ganhar uma baita experiência e confiança no próprio trabalho. Foda essa parte que você teve que descontinuar um parceiro seu, mas acontece mesmo.
faço analise e desenvolvimento de sistemas, estou pensando em me especialiazar e abrir uma empresa, porém depois desse video, vou repensar sobre tal. kkkk
Lucas Montano, do Canal Lucas Montano. Tu tá de Parabéns Gaudério. Todos, simplesmente todos vídeos tem conteúdo relevante, com propriedade. Optar por ser um artesão, ao invés de abrir empresa, é bom para programadores mais avançados tanto nas tecnologias quanto no marketing pessoal, vendas, criatividade... porque tu ficará vítima das 24h do dia. Terá que agregar Muito valor na tua assinatura pra valer a pena. Enquanto na empresa com produtos mais escaláveis e menos state-of-the-art programadores medianos (88,65%) poderão ser mais bem sucedidos. A questão principal é: que tipo de programador você se auto classifica?
meu caso é de um pessoa q ainda vai comecar a estudar programação pra poder construir minha empresa aos poucos pq sao varias ideias dentro de apenas uma corporação. Mas enquanto essa construção estiver em andamentos, pretendo ficar como dev freelancer ate mesmo pra poder administrar o meu tempo melhor.
Lucas, gosto muito dos seus vídeos, os títulos sempre abordam assuntos muito relevantes, especialmente pra quem tá começando ou tá enrolado. Lucas, faz um vídeo sobre como é um processo de negociação de aplicativo, como se portar, como realizar esse acordo, seja em questão de prazos, recebimentos, código fonte.
Excelente vídeo... vivi isso, porém como profissional do magistério jurídico. Mas no meu caso optei por ter meu próprio CNPJ(minha marca), mas fiando minhas despesas e expectativas somente em mim... E com certeza, isso deu muito certo.
Massa esse tema Lucas, uma dica q eu mesmo dou para quem inicia nesse mundo e que eu tbm aprendi nesses 2 últimos anos: Qualquer pessoa que queira vender produto/serviço tem q estudar essa área de marketing digital, ainda mais para quem não tem nada de cliente, inclusive saber abordar seu cliente sem muito termo técnico e falar o mais simples possível! Eu sempre fui Designe e sempre trabalhei com marketing mesmo indiretamente ou com equipes de marketing em agencias que passei, então essa é uma das coisas que levo comigo! Atualmente sou freelance faz 3 anos e to fazendo o caminho inverso ou não linear dos BACK-END (de Designer, estudando muito JS para depois aprender Back-End) e está sendo bem desafiador profissionalmente falando!
Lucas é muito bom ouvir você falando da sua história, do seu conhecimento. Seus vídeos são um ótimo bate papo e transpiram sinceridade. Eu tenho 49 anos, prestes a completar 50. Minha ideia é mais conseguir executar meus projetos do que trabalhar em uma empresa na área de programação. Estou usando muito a experiencia sua e do Igor (Programador BR) para tomar algumas decisões e umas delas é: Qual linguagem de programação devo iniciar minha jornada e me aprofundar para realizar meus projetos. Estou muito inclinado ao JS, pois consigo trabalhar tanto com WEB quanto com Mobile. Acha que seria uma boa? Com o React Native eu consigo fazer tudo no mobile que faria com Java? Muito obrigado. Abraços
Cara tu é o homem que eu imaginei de mim mesmo daqui 10 anos, mesmo antes de conhecer essa tua história eu já pensava em mesclar essa vida de empresário e programador. Eu tenho 17 anos e já faz um mês q comecei a estudar de verdade programação (eu já curto essa área e penso sobre desde os 15), espero um dia alcançar o que você conseguiu! Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento! Sucesso bro!
Oe, também já me imaginei assim, tenho 15 anos e tô tentando começar a programar a uns 2 anos, mas ainda não tenho muita motivação para começar a aprender, não sei oq aprender, não sei oq eu quero muito bem
Muito bom saber o que aconteceu com vc. Meu objetivo é fazer um estágio na área entender como funciona uma empresa de desenvolvimento, após de já ter uma experiencia tentar abrir algo próprio e tbm conseguir desenvolver meus projetos.
já tomei muito preju sendo empresário, penso que para ser empresário deve se preparar pra isso, ser um exército de um homem só ajuda na experiência às vezes
Que show Lucas. Parabéns. Muito boa as reflexões e aprendizados. Muito importante para quem está em um momento de transição e está com dúvidas em qual caminho seguir. =D
Cara, muito bom o vídeo! Tenho dúvida que é muito pertinente e me acompanha há bastante tempo que é sobre o meu valor. Qual valor devo cobrar dos meus clientes? Como devo mostrar pra ele que esse valor é justo e como de fato calcular esse valor. Para você ter idéia, recentemente eu fechei um sistema de painel (painel de atendimento, com um app desktop para lançar os dados e uma interface web para mostrar os dados numa tv smart ou uma máquina conectada à rede) e cobrei 400 reais. Isso pesou muito a minha consciência pois eu senti que eu tava cobrando errado. Se puder me ajudar, vou ficar muito grato! Vc é incrível
Você consegue dar dicas de como começar a fazer o próprio nome na praça como desenvolvedor? Seria começar fazendo vídeos, tutoriais ou correndo logo atrás de clientes? Acredito que nós gostamos muito de sair desenvolvendo sistemas do zero, mas já cai bastante naquela de terminar um sistema e não ter pra quem vender kk. Sobre os contratos, você também já falou a respeito em algum vídeo?
Atualmente você está fazendo freelancer? E qual seus objetivos de hoje em diante, após ter esses momentos de aprendizado? Pergunto isso porque tenho vontade de criar startup(s), mas não sei bem qual tamanho ou complexidade estarei disposto a correr. Estou começando pequeno e como voce falou no vídeo, o programador mais barato que posso contratar sou eu mesmo, então estou estudando e colocando em pratica com algumas coisas para começar a criar soluções escaláveis. Sou formado em Administração e tenho um comércio eletrônico desde 2012, talvez essa parte de negócios me auxilie no futuro! Parabéns mais uma vez pelo canal e pelos vídeos!
estou passando pelo mesmo que você passou no início. Trabalho em uma empresa hoje, e faço trabalho remoto para uma empresa européia, e estou com medo de largar a empresa de hoje, pra focar no remoto, mesmo o salario sendo 3x maior, pois tenho medo desse trabalho remoto não durar muito tempo, e o daqui do brasil dar mais segurança
decisão difícil, o melhor caminho quando você acredita em uma oportunidade mas sente insegurança financeira, é se planejar para imprevistos: - junta uma grana para usar como colchão de liquidez - não assuma dividas, fique leve financeiramente - arruma outras fontes de receita, ter múltiplas fontes ajudará muito Boa sorte na decisão!
Fala Lucas, cara sou iniciante, nem me considero júnior ainda, sei pouco sobre js, es6, node, react enfim.. Cara eu tenho um medo enorme de começar um projeto freela que seja, faz um vídeo aí falando sobre teu inicio de carreira como dev, sobre qual é o ponto de conhecimento ideal que tu acha que um iniciante deve começar a pegar projetos freela sendo que nunca tenha trabalhado em nada como dev
show de bola o vídeo!! Como tu fazia essa questão de prospecção de cliente!! Como tu definia onde ir ou simplesmente colocava o dedo no mapa e se largava!!
Funil de venda, quanto maior a boca inicial mais trabalho. O pulo do gato vai ser sempre em como conseguir achar os clientes em potenciais, e gastar energia naquelas que estão prontos para pagar pelo teu serviço. Os demais, atende eles com conteúdo de forma escalável =)
Tu é empreendedor mesmo. Porque a grande maioria das pessoas da área de TI não têm e não dão ênfase em VENDAS. Acham que apenas o conhecimento técnico é suficiente.
Parabéns pelo vídeo. Recentemente comecei a ter retornos como programador PHP Freelancer. Acha que compensa continuar nisso de desenvolver pra web, etc? Ou a grande sacada mesmo é migrar pro mobile. Pois era uma das opções que eu tenho em mente mesmo. Obrigado por compartilhar sua experiência. Grande abraço.
Vc diz que uma nota fiscal / um contrato / um boleto quando não é "bem feito" o cliente não vai pagar os outros 50% na entrega do serviço. Na verdade quando o cliente é caloteiro, você pode colocar na justiça que ele vai protelar o pagamento ao máximo que ele puder. Não existe "estrutura" que obrigue cliente pilantra a fazer o pagamento.
primeiramente quero lhe encorajar a fazer mais vídeos como esse, porém, não da pra não comentar sobre a qualidade do áudio, o microfone até parece ser bom, mas o qualidade do áudio no vídeo ficou bem ruinzinha, não sei se envolve o ambiente ou a mixagem errou em algo, mas esse áudio aí tá tenso!
Uma dúvida: caso eu queira ser um freelancer com cnpj, escolheria MEI? Se sim, qual opção colocaria na lista de profissão que existem na hora de se cadastrar como MEI
Fala Jonathan!! Eu utilizo os seguintes CNAE: 6204-0/00 - Consultoria em tecnologia da informação 6201-5/01 - Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda 6202-3/00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 6203-1/00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 6209-1/00 - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação Dependerá muito do serviço que tu vai fazer, como também se está vendendo licença de app ou não. Eu utilizo o sistema da Contabilizei, gosto muito :)
Fala Lucas, achei essa experiência muito útil! Atualmente tenho uma startup , mas enquanto toco ela, quero fazer meu nome como empreendedor/desenvolvedor. Tem alguma dica foda de como começo a criar meu nome? E parabéns pelo canal, caí de paraquedas em seus vídeos e estou gostando bastante. Abraços!!!
Tenho várias!!! Vou te responder com um vídeo, pode ser? Da uma olhada neste artigo que escrevi: medium.com/@lucasmontano/a-buca-por-um-mentor-68d0b8a64c80
Moro com os meus pais e larguei a empresa que eu trabalhava para criar uma empresa de desenvolvimento de software. Tenho 21 anos. Despois que vi o vídeo: Vou construir a minha marca, e ao longo que eu for crescendo eu contrato PJs ou Freelas.
Fala Ramon!! Hoje estou trabalhando na Holanda como Senior Android Engineer. A história que conto neste vídeo é referente a minha primeira empresa em 2012 :)
Fundamentos de dados, uma linguagem de programação de sua escolha para apps, banco de dados, e um pouco sobre negócios pra você conseguir gerar renda a partir do seu conhecimento. Vai atrás de um curso introdutório. Começa do zero, do bem básico e logo vc vai andar com as próprias pernas.
caaara, me sinto muito estúpido por ter "denunciado" pro lucas que tava vazando o acesso ao curso dele pra quem não paga... detalhe que o curso era open hahahahah Engajei bem burro, consideração desceu lá pro cú do cachorro
Muito bom saber de como foi tua experiência Lucas, muito bacana. Pois eu passei por essa mesma situação de seguir como freelancer ou de tocar a própria empresa, e to nesse mesmo esquema de chamar amigos e conhecidos e logo mais estamos indo para 10 pessoas.
Mas eu acho que esse é um caminho muito difícil para seguir, tanto de freelancer como de empresário, pois a maioria dos programadores não tem esse perfil de vendedor, de vender ele mesmo, saber negociar com cliente e ter essa desenvoltura. E isso é MUITO importante quando você é autônomo.
A dica que eu daria é, se você quer ser empresário ou freelancer, pense o quanto você ta disposto a lidar com cliente. Discutir e debater com ele, e entender que a ideia veio dele e que você só tem que ser um facilitador. Isso é muito complicado, pois nós programadores tendemos a querer desenvolver as soluções do jeito que achamos melhor.
Mas é isso ai, valeu o vídeo, continua com esse conteúdo que ta muito bom!
Que massa que estão crescendo! Lembro quando iniciaram, muito potencial!!! Valeu por compartilhar a tua experiência aqui, vou dar Pin no teu comentário. Abração!
@@LucasMontano mim ajuda eu preciso da sua ajuda eu tenho muita dificuldade de lembrar os códigos eu preciso saber qual remédio eu tomo pra mim melhorar minha memória eu to pensando em tomar ritalina ? Pra mim se concentrar no que eu to fazendo eu fico distraído e não presto atenção no que eu to fazendo ?
@@adriano7890 1 mês depois mas acho que vale kk. Busque por técnicas de memorização (até aqui no youtube mesmo) e tente ir praticando. Só tome algo depois de conversar com um medico, porque a ritalina por exemplo também tem efeitos colaterais. Não duvido que tenha muito programador que pesquisa códigos pela internet, e depois só edita. Mas o mais eficiente é lembrar como aquela linguagem funciona, e não decorar o código. Aos poucos você identifica algo que não lembra, e tente estudar aquilo. De pouco em pouco você avança :) (Não tenho experiencia na area ainda, mas sou estudante e acompanho canais como do Lucas)
@@adriano7890 nossa man, acho q no seu caso seria melhor um acompanhamento médico, tipo eu também passo por isso, mas pelo que falou vc aparenta estar pior
you all prolly dont care but does someone know of a trick to log back into an Instagram account??
I somehow lost the login password. I love any help you can give me!
Ou seja, com 21 / 22 anos ele já estava trabalhando como desenvolvedor ganhando 6k (antes de abrir a própria empresa ) kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e numa época que "nenhuma empresa estava preparada pra nada" kkk
e na época que o salário minimo devia ser uns 500 reais kkkkkk muito foda
Lucas, me vejo um pouco na sua hitoria.. hà 3 anos atras me envolvi com android, e em apenas 2 meses, consegui aprender, desenvolver e colocar um app na playstore que teve 10k de dowloads. Se tratava de um app pra ajudar players do jogo Clash Royale. Meu sobrinho jogava e uasava um site pra ver as ordens dos baus que iam sair dentro do jogo, dai transformei isso em um app. Quando tava indo tudo bem, meu app foi denunciado por usar imagens do jogo com direitos autorais protegidos. Isso me desanimou e daí parei com tudo. Me arrependo muito, pois na epoca tinha 33 e hj to com 36.. se tivesse continuado estaria com mito conhecimento hj em dia na area.... Mas como sempre fui Webdesigner e gosto dessa área, voltei a programar novamente e já to com app novo na playstore.. Nunca mais vou desistir dessa area por nada. Sei que to velho pra isso, mas enquanto tiver vivo, vou aprender cada vez mais. 😃
Qual app amigo?
10K pqp. Quanto tu ganhou nele ?
velho aonde irmão? não existe idade pra conhecimento, pode ter 70 anos e ser hobby pra ganhar grana e criar coisas pra manter a cabeça em dia
Caramba mano foi vc que desenvolveu !! Eu tinha 14 na época e usava muito seu app
Que bacana!
Fazer o nome a ponto das empresas te procurarem, é literalmente se sobressair na vida
Boa tarde Lucas, em 2012 eu já atuava como dev, e vinha seguindo uma carreira linear na área, trabalhando com Java e Ruby. Nesse mesmo ano, eu também exercia o cargo de team leader na empresa onde trabalhava, porém devido a uma cadeia de acontecimentos, surgiu a oportunidade de assumir o controle do principal software da empresa (ERP). Assim, criei minha empresa, com pouca experiência aos 21 anos. Tive os mesmos problemas que você, e acentuados pela crise no setor industrial em 2014, me vi obrigado a desmantelar a equipe que tinha formado. Lutei por 7 anos, trabalhando dia e noite - o sentimento é de que ao elevar a marca da empresa, você pode acabar esquecendo do mais importante: a sua própria marca e desenvolvimento. Há pouco mais de um ano, tomei a decisão de encerrar essa companhia, apesar de sustentável, para buscar um sonho maior. Felizmente pude armazenar capital para poder me dedicar e elevar o meu conhecimento, enquanto planejo a próxima etapa. Ter seguido em frente foi a melhor decisão que tomei na vida. Estou muito feliz em poder estudar e todo dia aprender algo novo. Eu amadureci 30 anos em 7. Muito sucesso na tua jornada! abç
Adorei a história Montano. Já passei pela empolgação de abrir empresa quando mais jovem, mas a vida levou por outros caminhos e hj vejo que estou no caminho certo de ser um freelancer - atuava em outra área e estou voltando para tecnologia agora.
Já fui questionado por não ter escritório etc. Mas essas coisas funcionam muito como vaidade. Para Jobs mais complexos e maiores é melhor chamar um conhecido ou profissional de confiança e desenvolver, sem o compromisso de lidar com tantas outras questões. Isso pra mim e perfis semelhantes, claro. Existem muitos caminhos possíveis.
Embora minha formação seja em comunicação social, é mais fácil "vender" o trabalho dos outros do que o próprio.
E não só comunicação e marketing são necessários para quem quer seguir carreira solo, mas também habilidades de gestão, financeira e um pouco de entendimento jurídico... Enfim. Não é fácil. É preciso saber desenvolver essas habilidades ou contra com uma rede de confiança.
Nem sei como vim parar aqui, mas estou agradecido ao RUclips...
Caso possa, faça um vídeo sobre como criar a própria marca, de forma tal, que as empresas irão te procurar.
Explicando também, qual empresa irá te procurar, a empresa de desenvolvimento ou o cliente final. E qual seria de fato a diferença entre ser empresa e prestar um serviço ou ser freelancer e desenvolver a mesma solução pro cliente final. Caso ache interessante, seria muito agregador. Parabéns pelo vídeo.
Tem alguns problemas em ser freelancer também, enfrentei isso agora a pouco. Sou um profissional com certa "bagagem", cerca de 4 anos no mercado de desenvolvimento web. O problema é que sempre trabalhei CLT e o que aconteceu? Quando fui trabalhar freelancer cobrei meu salário dividido pelo número de horas que alcei para conclusão do projeto como valor. Na hora vi que o representante da empresa achou BARATÍSSIMO, mas como já tinha passado o orçamento fiz o projeto undervalued mesmo. Serviu de lição hahaha
E como você faz para as pessoas conhecerem os seus serviços como freelancer?
@@gabrielfeitosa9285 Tem serviços alá Get Ninjas que você pode pegar jobs brother.
Cara, muito bom, experiência é tudo! Obrigado por compartilhar a sua porque a maioria dos devs não compartilham.
Vero
Cara, teus vídeos entregam muito valor, conteúdo muito bom, parabéns!!
Cara, obrigado por compartilhar a experiência. Engraçado que hoje havia tomado a decisão de investir na carreira freelancer. Vídeo chegou em boa hora hehe.
Incrível como um vídeo de 4 anos ainda está relevante hoje. Me ajudou pra caramba agora. Valeu pelas dicas!
Me clareou muito bem, estou com a mesma ideia de abrir minha empresa, porém de marketing e é a mesma situação que a sua, mas eu mesmo sou desenvolvedor, ou seja, diverge. Meu atual patrão construiu uma carreira de sucesso com essa ideia de freela, ele é dentista começou sozinho e hj tem uma grande clínica. A empresa veio por consequência de um nome forte, tanto q ela tem o nome dele.
Excelente vídeo, vivo esse dilema no dia a dia tbm. Cheguei na mesma conclusão, ser um artesãos de software tem inúmeros benefícios pela simplicidade de mensurar esforço vs ganhos.
Questão de gosto, sou da mesma opinião que você! 👊🏻
Cara que bacana, concordo com tudo que você falou, principalmente na parte que toca sobre em ter focado na sua marca(você), eu sempre trabalhei por trás de minhas empresas e poucos me conheciam, estou fazendo isso agora. Obrigado por compartilhar a mesma dor conosco.
Boa Israel!! Me arrependo de não ter feito isto antes!
Acho muito legal esse lance de freelancer e seja em dev de apps, sites ou seja la oq for. Mas a parte que acho muito dificil e conseguir clientes. Vc precisa ter conhecimento em market, precisa ter paciencia com cliente e etc.. Foda.
qualquer desenvolvedor tem conhecimento e capacidade de criar uma landing page e gerar trafego pago a partir de um funil de vendas
Legal o seu relato. A partir de novembro desse ano vou iniciar um projeto de carreira com freelancing semelhante ao que vc apresentou aqui e esse vídeo ajudou bastante. Valeu mesmo :)
Bom saber Lemuel! Boa sorte na tua jornada ;)
Cara que bom vc ter compartinhado essa sua experiência, no Brasil e impossível não existe respeito aos contratos não se tem palavra aconteceu comigo.
Muito show o vídeo Lucas 👏🏼
Estou em uma fase na carreira bastante similar a que você passou a alguns anos atrás, valeu por compartilhar sua experiência no vídeo.
Grande abraço e sucesso compartilhando conteúdo aqui no YT!
Que massa Matheus! Muito bom saber que compartilhar experiências assim pode ser tão bom quanto falar sobre código ou um assunto mais técnico ;)
Show! To exatamente nesse ponto que vc passou, to pensando em fazer esse mesmo salto.
Que massa! Depois compartilha comigo os aprendizados =) Boa sorte!
Muito bom mano! , continua assim até me motivou mais ainda.
Dalheeee!!!
Lucas achei super válido vc abrir toda a sua experiência com a questão de abrir uma empresa e dos reais desafios. Eu vejo não somente na área de desenvolvimento mas em outras áreas como da Saúde que os profissionais técnicos tem realmente dificuldade em se vender e estruturar a parte comercial e organizacional. Atualmente uma boa estrutura inicial poderia ser o DEvs junto com uma Assistência Virtual com foco em comercial e administrativo, que também pode ser contratado por hora ou projeto, é conforme ocorresse a ampliação do negócio através do aumento de projetos e clientes fixos, aí sim trazer mais Devs e aumentar a estrutura de assistência virtual de suporte ao cliente. Gratidaobpelo vídeo. Um abraço!!!
Sugestão de video: construíndo sua carreira com um craftsman
Obrigado por compartilhar sua experiência, estou cursando ciências da computação e suas lições são muito valiosas.
Estou começando em uma carreira freela, e a ideia é futuramente expandir pra uma software house, mas somente se essa necessidade surgir, talvez trabalhar com parceiros freela vai ser um caminho melhor
A lição final ao invés de “eu deveria ter sido freela” não poderia ser algo do tipo “eu deveria ter me atentado mais ao financeiro ou contratado alguém especialista”?
Fala Lucas, melhorando cada dia mais em cara! Parabéns pelo video!
Show de bola cara. Valeu por dividir as suas experiências aí. Penso demais a respeito. Sou PJ numa empresa hoje e penso que ninguém me conhece, logo não me contrataram. Mas ainda sou um dev Junior, então estar dentro de uma empresa me faz ganhar uma baita experiência e confiança no próprio trabalho. Foda essa parte que você teve que descontinuar um parceiro seu, mas acontece mesmo.
faço analise e desenvolvimento de sistemas, estou pensando em me especialiazar e abrir uma empresa, porém depois desse video, vou repensar sobre tal. kkkk
Repensar por que ??? Ele começou a ganhar bem , depois que montou a própria empresa dele..
Lucas Montano, do Canal Lucas Montano. Tu tá de Parabéns Gaudério. Todos, simplesmente todos vídeos tem conteúdo relevante, com propriedade. Optar por ser um artesão, ao invés de abrir empresa, é bom para programadores mais avançados tanto nas tecnologias quanto no marketing pessoal, vendas, criatividade... porque tu ficará vítima das 24h do dia. Terá que agregar Muito valor na tua assinatura pra valer a pena. Enquanto na empresa com produtos mais escaláveis e menos state-of-the-art programadores medianos (88,65%) poderão ser mais bem sucedidos. A questão principal é: que tipo de programador você se auto classifica?
meu caso é de um pessoa q ainda vai comecar a estudar programação pra poder construir minha empresa aos poucos pq sao varias ideias dentro de apenas uma corporação. Mas enquanto essa construção estiver em andamentos, pretendo ficar como dev freelancer ate mesmo pra poder administrar o meu tempo melhor.
Lucas, gosto muito dos seus vídeos, os títulos sempre abordam assuntos muito relevantes, especialmente pra quem tá começando ou tá enrolado. Lucas, faz um vídeo sobre como é um processo de negociação de aplicativo, como se portar, como realizar esse acordo, seja em questão de prazos, recebimentos, código fonte.
Quanto aprendizado!!! Excelente vídeo, parabéns
Excelente vídeo... vivi isso, porém como profissional do magistério jurídico. Mas no meu caso optei por ter meu próprio CNPJ(minha marca), mas fiando minhas despesas e expectativas somente em mim... E com certeza, isso deu muito certo.
Massa esse tema Lucas, uma dica q eu mesmo dou para quem inicia nesse mundo e que eu tbm aprendi nesses 2 últimos anos:
Qualquer pessoa que queira vender produto/serviço tem q estudar essa área de marketing digital, ainda mais para quem não tem nada de cliente, inclusive saber abordar seu cliente sem muito termo técnico e falar o mais simples possível!
Eu sempre fui Designe e sempre trabalhei com marketing mesmo indiretamente ou com equipes de marketing em agencias que passei, então essa é uma das coisas que levo comigo!
Atualmente sou freelance faz 3 anos e to fazendo o caminho inverso ou não linear dos BACK-END (de Designer, estudando muito JS para depois aprender Back-End) e está sendo bem desafiador profissionalmente falando!
Lucas é muito bom ouvir você falando da sua história, do seu conhecimento. Seus vídeos são um ótimo bate papo e transpiram sinceridade.
Eu tenho 49 anos, prestes a completar 50. Minha ideia é mais conseguir executar meus projetos do que trabalhar em uma empresa na área de programação. Estou usando muito a experiencia sua e do Igor (Programador BR) para tomar algumas decisões e umas delas é: Qual linguagem de programação devo iniciar minha jornada e me aprofundar para realizar meus projetos. Estou muito inclinado ao JS, pois consigo trabalhar tanto com WEB quanto com Mobile. Acha que seria uma boa? Com o React Native eu consigo fazer tudo no mobile que faria com Java?
Muito obrigado.
Abraços
Com vai?
Cara tu é o homem que eu imaginei de mim mesmo daqui 10 anos, mesmo antes de conhecer essa tua história eu já pensava em mesclar essa vida de empresário e programador.
Eu tenho 17 anos e já faz um mês q comecei a estudar de verdade programação (eu já curto essa área e penso sobre desde os 15), espero um dia alcançar o que você conseguiu!
Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento!
Sucesso bro!
Oe, também já me imaginei assim, tenho 15 anos e tô tentando começar a programar a uns 2 anos, mas ainda não tenho muita motivação para começar a aprender, não sei oq aprender, não sei oq eu quero muito bem
Muito bom saber o que aconteceu com vc. Meu objetivo é fazer um estágio na área entender como funciona uma empresa de desenvolvimento, após de já ter uma experiencia tentar abrir algo próprio e tbm conseguir desenvolver meus projetos.
Vídeo foda, valeu Lucas!
já tomei muito preju sendo empresário, penso que para ser empresário deve se preparar pra isso, ser um exército de um homem só ajuda na experiência às vezes
aquele dia que tu percebe que é a mão de obra mais barata da tua empresa... :D
Muito Obrigado por compartilhar essa experiência! Muito massa.
Parabéns cara, ótimo vídeo!
Que show Lucas. Parabéns. Muito boa as reflexões e aprendizados. Muito importante para quem está em um momento de transição e está com dúvidas em qual caminho seguir. =D
Fala Pedro!! Que massa te ver por aqui, valeu por acompanhar, um abração!
Cara, muito bom o vídeo!
Tenho dúvida que é muito pertinente e me acompanha há bastante tempo que é sobre o meu valor. Qual valor devo cobrar dos meus clientes? Como devo mostrar pra ele que esse valor é justo e como de fato calcular esse valor. Para você ter idéia, recentemente eu fechei um sistema de painel (painel de atendimento, com um app desktop para lançar os dados e uma interface web para mostrar os dados numa tv smart ou uma máquina conectada à rede) e cobrei 400 reais. Isso pesou muito a minha consciência pois eu senti que eu tava cobrando errado. Se puder me ajudar, vou ficar muito grato! Vc é incrível
Refletindo sobre aqui 😀
11:00 Excelente
Você consegue dar dicas de como começar a fazer o próprio nome na praça como desenvolvedor? Seria começar fazendo vídeos, tutoriais ou correndo logo atrás de clientes? Acredito que nós gostamos muito de sair desenvolvendo sistemas do zero, mas já cai bastante naquela de terminar um sistema e não ter pra quem vender kk. Sobre os contratos, você também já falou a respeito em algum vídeo?
Atualmente você está fazendo freelancer? E qual seus objetivos de hoje em diante, após ter esses momentos de aprendizado? Pergunto isso porque tenho vontade de criar startup(s), mas não sei bem qual tamanho ou complexidade estarei disposto a correr. Estou começando pequeno e como voce falou no vídeo, o programador mais barato que posso contratar sou eu mesmo, então estou estudando e colocando em pratica com algumas coisas para começar a criar soluções escaláveis. Sou formado em Administração e tenho um comércio eletrônico desde 2012, talvez essa parte de negócios me auxilie no futuro! Parabéns mais uma vez pelo canal e pelos vídeos!
estou passando pelo mesmo que você passou no início. Trabalho em uma empresa hoje, e faço trabalho remoto para uma empresa européia, e estou com medo de largar a empresa de hoje, pra focar no remoto, mesmo o salario sendo 3x maior, pois tenho medo desse trabalho remoto não durar muito tempo, e o daqui do brasil dar mais segurança
decisão difícil, o melhor caminho quando você acredita em uma oportunidade mas sente insegurança financeira, é se planejar para imprevistos:
- junta uma grana para usar como colchão de liquidez
- não assuma dividas, fique leve financeiramente
- arruma outras fontes de receita, ter múltiplas fontes ajudará muito
Boa sorte na decisão!
Fala Lucas, cara sou iniciante, nem me considero júnior ainda, sei pouco sobre js, es6, node, react enfim.. Cara eu tenho um medo enorme de começar um projeto freela que seja, faz um vídeo aí falando sobre teu inicio de carreira como dev, sobre qual é o ponto de conhecimento ideal que tu acha que um iniciante deve começar a pegar projetos freela sendo que nunca tenha trabalhado em nada como dev
show de bola o vídeo!! Como tu fazia essa questão de prospecção de cliente!! Como tu definia onde ir ou simplesmente colocava o dedo no mapa e se largava!!
Funil de venda, quanto maior a boca inicial mais trabalho. O pulo do gato vai ser sempre em como conseguir achar os clientes em potenciais, e gastar energia naquelas que estão prontos para pagar pelo teu serviço. Os demais, atende eles com conteúdo de forma escalável =)
@@LucasMontano vlw!!!!
Tu é empreendedor mesmo. Porque a grande maioria das pessoas da área de TI não têm e não dão ênfase em VENDAS. Acham que apenas o conhecimento técnico é suficiente.
Eu fiz isso na faculdade. Tercerizei a minha demanda é contratei dois caras.
Parabéns pelo vídeo. Recentemente comecei a ter retornos como programador PHP Freelancer. Acha que compensa continuar nisso de desenvolver pra web, etc? Ou a grande sacada mesmo é migrar pro mobile. Pois era uma das opções que eu tenho em mente mesmo. Obrigado por compartilhar sua experiência. Grande abraço.
Vídeo incrível 👏👏👏
E você entregou o projeto finalizado mesmo eles não dando o valor restante? Era bom colocar um bloqueador no soft ou tocaria fogo na empresa kk.
quando crescer quero ser igual a voce kskss
Bom é ter planejamento e nunca desisitir
Conteúdo mto rico!
Bastante esclarecedor
Excelente!!!
Hoje você atua como empresário?
Vc diz que uma nota fiscal / um contrato / um boleto quando não é "bem feito" o cliente não vai pagar os outros 50% na entrega do serviço. Na verdade quando o cliente é caloteiro, você pode colocar na justiça que ele vai protelar o pagamento ao máximo que ele puder. Não existe "estrutura" que obrigue cliente pilantra a fazer o pagamento.
primeiramente quero lhe encorajar a fazer mais vídeos como esse, porém, não da pra não comentar sobre a qualidade do áudio, o microfone até parece ser bom, mas o qualidade do áudio no vídeo ficou bem ruinzinha, não sei se envolve o ambiente ou a mixagem errou em algo, mas esse áudio aí tá tenso!
Uma dúvida: caso eu queira ser um freelancer com cnpj, escolheria MEI? Se sim, qual opção colocaria na lista de profissão que existem na hora de se cadastrar como MEI
eu e algumas pessoas costumam gerar notas como "Digitador", as opções do MEI são ruins e restritas...
Fala Jonathan!! Eu utilizo os seguintes CNAE:
6204-0/00 - Consultoria em tecnologia da informação
6201-5/01 - Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
6202-3/00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
6203-1/00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
6209-1/00 - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
Dependerá muito do serviço que tu vai fazer, como também se está vendendo licença de app ou não. Eu utilizo o sistema da Contabilizei, gosto muito :)
MEI não pode ter os CNAE que eu utilizo, eu tenho uma ME.
Fala Lucas, achei essa experiência muito útil! Atualmente tenho uma startup , mas enquanto toco ela, quero fazer meu nome como empreendedor/desenvolvedor. Tem alguma dica foda de como começo a criar meu nome? E parabéns pelo canal, caí de paraquedas em seus vídeos e estou gostando bastante. Abraços!!!
Tenho várias!!! Vou te responder com um vídeo, pode ser?
Da uma olhada neste artigo que escrevi: medium.com/@lucasmontano/a-buca-por-um-mentor-68d0b8a64c80
Irmão, acha que da pra viver bem de freela com programação web ?
Com certeza! Conheço vários que vivem ;)
Moro com os meus pais e larguei a empresa que eu trabalhava para criar uma empresa de desenvolvimento de software. Tenho 21 anos.
Despois que vi o vídeo: Vou construir a minha marca, e ao longo que eu for crescendo eu contrato PJs ou Freelas.
Olá, sou freelancer, front-end.
Lucas, sua empresa é física, ou você trabalha em casa? Você tem funcionários?
Fala Ramon!! Hoje estou trabalhando na Holanda como Senior Android Engineer. A história que conto neste vídeo é referente a minha primeira empresa em 2012 :)
@@LucasMontano que massa!
salário de 6k com 21 anos seis anos atrás.. eu com 24 ganhando um terço disso
Qual foi a faculdade que você fez?
Canal ta na nata Zer0 haters
Dizem que quando tem haters é que começa a crescer né 😂
Vendo oa vídeos antigos pq os novos já vi tudo
hahaha boa Buk!
usando força do vento kkkkkkkkk
Tenho que estudar o quê pra criar aplicativos?
Fundamentos de dados, uma linguagem de programação de sua escolha para apps, banco de dados, e um pouco sobre negócios pra você conseguir gerar renda a partir do seu conhecimento. Vai atrás de um curso introdutório. Começa do zero, do bem básico e logo vc vai andar com as próprias pernas.
puts, Marvin é o nome da minha IA
Cara, tu é 10! Qual sua opinião sobre faculdade para quem não quer trabalhar em CLT?
Pra quem não quer sair do Brasil, e precisa de visto (US, Canada), eu diria que não seja um requisito. Não é um requisito pra CLT não.
Tu é de Floripa?
Opa! Sou de Porto Alegre e atualmente moro em Amsterdam :)
caaara, me sinto muito estúpido por ter "denunciado" pro lucas que tava vazando o acesso ao curso dele pra quem não paga... detalhe que o curso era open hahahahah Engajei bem burro, consideração desceu lá pro cú do cachorro
like