Informação de qualidade como sempre. O mecanismo de exploração do Imperialismo é brutal. Se o país não estiver convencido a ser explorado, os exércitos dos Imperialistas vão convencer rapidinho. Criam uma desculpa qualquer para invadir o seu país em nome da "democracia".
Sugestão: faz um vídeo explicando a melhor condição da classe trabalhadora em alguns países, como os escandinavos. Algumas pessoas acham que é só seguir o mesmo caminho desses países que o problema da classe trabalhadora está resolvido e portanto não precisa de socialismo mas sim um capitalismo mais "humanitário".
Esse assunto é extremamente importante quando se fala de ambientalismo e defesa dos povos originários pq a Noruega paga de grande defensora da ecologia e dos povos indígenas sendo que é acionista majoritária de grandes mineradoras enquanto doa migalhas pro Fundo Amazônia e pro Conselho Indigenista Missionário. Mencionei isso num vídeo que fiz sobre o mais recente Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil do Conselho Indigenista Missionário. É financiado pela Embaixada da Noruega, mas dentro do relatório fica evidente a realidade da violência imperialista.
Sugestão: faz um vídeo sobre a Coreia do Norte, sobre o seu inicio até os dias atuais e explica porque você não a considera um estado operário degenerado e sim um país capitalista.
Me recordo dos vídeos que saíram logo após a invasão russa na Ucrânia. Comentei por lá que dado o contexto nessa guerra me parecia "menos mal" (ou por assim dizer, "justificada") a invasão russa na Ucrânia do que termos uma possível futura invasão ucraniana (com apoio dos EUA) na Rússia. E perguntei exatamente se naquele cenário, defender a Rússia seria um posicionamento antiimperilista. O Gustavo respondeu o comentário e certamente ajudou a sair daquele embaraço ao melhor estilo PCO que eu poderia entrar. Esse vídeo é uma resposta definitiva àqueles questionamentos lá de trás. Te agradeço pelo trabalho, camarada. Seu canal é necessário!
@@orientacaomarxista Cara, vc precisa ler o livro "Manifesto contra o Trabalho" do Robert Kurz. Vcs marxistas fetichizam o trabalho, vcs são iguais aos capitalistas.
Então, vamos lutar contra os imperialistas, mais conhecidos como investidores estrangeiros? Mas, nós temos investidores brasileiros para substituí-los? Vamos ser igual àquele pais da América Central, que não tem investidores estrangeiros, e muito menos investidores locais. Estou falando do Haiti. O Brasil poderia ser igual ao Haiti. Sem investimento estrangeiro, e sem investimento nacional. O Haiti pode ser aqui.
Vídeo absolutamente necessário. Eu como muitos da classe trabalhadora não sou um grande estudioso, nem tenho tanto tempo pra isso, ja q eu preciso estudar muitas outras coisas relativas a minha area de atuação. Vejo mta gnt falando essa palavra imperialismo, mas ngm explica direito o que isso significa. Se não fosse esse vídeo, eu ia continuar não sabendo, me considerando contra o imperialismo sem saber o que é. E agora pensando nisso vejo como é ridiculo ne, sou contra algo que eu sei que é ruim, mas não sei direito o que é isso. Enfim, obrigado pelo vídeo.
Boa tarde, Gustavo. Esse foi um dos seus melhores vídeos, posto explicar de forma direta e clara o cerne de um dos conceitos mais importantes para o entendimento do capitalismo, qual seja o de imperialismo. Merece uma série de vídeos só sobre imperialismo , explicitando desde os conceitos iniciais até seus mecanismos e manifestações práticas.
Alô Gustavo, ótimo vídeo. No final, você falou que não tem como discutir o socialismo, sem incluir o imperialismo, e após esse vídeo, não temos argumentos para discordar. Agora, indo para o lado prático, existe forma de avançar para o socialismo, sem uma ruptura completa do modelo atual? A única forma de progredir é a estatização da indústria? Parabéns pelo vídeo, mais um compartilhado.
Sugiro, para um próximo vídeo, o tema da aristocrata operária que floresce com maior peso nos países imperialistas quiçá, justamente, abastecidas desta mais valia que é roubada dos países subordinados do sistema. Confeririam, estas aristocracias operárias, maior estabilidade aos regimes políticos dos países dominantes? Seriam um impecilho ao avanço da revolução a nível planetário?
Tem que ter canal de cortes, tiktok, live na twitch, discord e tudo mais. Os RUclipsrs da Soberana (grupo do Ian Neves) estão fazendo tudo isso e tendo muita visibilidade. Imagina alguém com a capacidade teórica do Gustavo.. seria devastador. Claro, isso deveria ser um trabalho coletivo em torno dele, até porque o Gustavo faz várias outras coisas. Tenho certeza que tem uma porrada de gente que ajudaria se isso fosse organizado.
Explicação muto clara do conceito Gustavo. As vezes parece que o conceito é utilizado por muitos como sinonimo de PIB alto. Obrigado pelo conteudo compartilhado e ansioso por noticias do livro de introdução ao Marx que estava escrevendo
Então, vamos lutar contra os imperialistas, mais conhecidos como investidores estrangeiros? Mas, nós temos investidores brasileiros para substituí-los? Vamos ser igual àquele pais da América Central, que não tem investidores estrangeiros, e muito menos investidores locais. Estou falando do Haiti. O Brasil poderia ser igual ao Haiti. Sem investimento estrangeiro, e sem investimento nacional. O Haiti pode ser aqui.
Gustavo, essas questões de crédito de carbono seriam uma forma de impor imperialismo? Digo isso porque eles obrigaram aos periféricos do capitalismo a diminuir produção poluente, sob a desculpa de proteção do ambiente, mas continuam a mesma produção poluente que alegam combater, mas agora comprando o "crédito de carbono" daquele que diminuiu a produção poluente
Gustavo, entre as várias questões e esclarecimentos que esse vídeo me proporcionou, um ponto que costuma me pegar e me pegou novamente com a sua fala, é sobre o assunto da violência. Foi (e é..) tão utilizada e depois que tudo se estabelece passa a ser criticada (no discurso). Me parece muito claro o quão ideológico são alguns (pra ser parcimonioso) discursos "anti-violência". Acho importante buscarmos uma ideia mais elaborada sobre esse tema porque acredito ser um dos mais difíceis de se falar e ser bem entendido. Tão difícil que só esse meu comentário já pode ser entendido como um "pró-violência". Inclusive é uma questão pessoal pra mim. A grosso modo, sou contra a violência, mas mesmo tempo que sei da ideologia por trás disso. As questões que lanço vão nesse caminho. É importante lidarmos como esse assunto? Se sim, como fazer? Como problematizar uma coisa que até pra gente parece boa de primeira vista? Enfim, achei esse um dos melhores vídeos do canal! Abraço
Ja chego na curtida haha, Gustavo faz um video falando sobre a crise estrutural do capital ou das 6 contra-tendências (o que eu incluo uma sétima - o fascismo), um abraço
Parabéns Gustavo Machado por mais um vídeo de excelência no esclarecimento sobre o movimento do capital e seus expressões de dominação de classe. Não restam dúvidas que, para avançar em um projeto de revolução socialista no Brasil, a tarefa que se apresenta para o movimento revolucionário de vanguarda é um grande desafio. Vemos no Brasil um rebaixamento do trabalho formal em curso, através da reforma trabalhista, previdência, privatizações das principais empresas do país como a Petrobrás, a volta da carestia. A informalidade é uma das expressões dessa rebaixamento no mundo do trabalho no Brasil. Quais as estratégias para ganhar os trabalhadores informais para causa socialista revolucionário, considerando uma classe trabalhadora formal cada vez mais acuada em meio ao reacionarismo cada vez mais radicalizado e fortalecido?
Matheus, obrigado pelo comentário. Não existe fórmula mágica, tem que colocar a mão na massa, ir ao local em que esses trabalhadores estão, ajudar em sua organização, criar comitês de desempregados etc... Mas também, como faz a candidatura da Vera, apresentar ao máximo possível desses trabalhadores o que está acontecendo e a saída. Apesar disso, não há dúvida de que é mais fácil organizar os trabalhadores formais (reunidos de forma mais duradoura pelo próprio modo de produção capitalista). É fundamental mostrar a situação em seu conjunto para esses trabalhadores, como os interesses de todos eles são iguais e combater ao máximo as ideias que dividem os trabalhadores, como a de que os trabalhadores ativos são necessariamente melhores que aqueles no exército industrial de reserva, informais e sem emprego.
Ótimo vídeo! Obrigado por organizar o vídeo em capítulos para ajudar a entender o conteúdo. Gostaria de sugerir um vídeo acerca de um artigo que lí no site do PSTU: "Devemos confiar o monopólio das armas pelo Estado burguês?". Acredito que é um ponto pouco debatido, principalmente aqui no youtube de forma honesta e científica.
Como sempre, ótimo vídeo, Gustavo! Já pensou em postar vídeos no TikTok? Tem muitos comunistas fazendo vídeo por lá e me parece importante "fazer barulho" por lá.
@@orientacaomarxista Pfv Gustavo, por mais que você nao goste da plataforma ela é muito boa para divulgação, o próprio ian quando teve um video seu divulgado lá pegou fácil 1 milhão de views. É de suma importância ocupar esses espaços e o tiktok é perfeito pra isso.
gosto. referência histórica importante sobre o Brasil e sobre relações internacionais entre o Brasil e o mundo. Ainda que não partilhe de suas posições políticas.
Muito bom vídeo como sempre. Você estaria disposto, caso surgisse a oportunidade, de debater com outros marxistas como Jones Manuel ou o Elias Jabbour a respeito da China e do "socialismo" de mercado?
Ele ja fez vídeos sobre o tal socialismo de mercado, proposto pelo Jabbour, mas o jabbour não parece querer mt debater com o Gustavo. Seria enriquecedor se debatessem.
Gustavo, muito obrigado por ter me retirado do submundo do Instituto Mises. Ainda não posso dizer ser marxista porque meu aprendizado de Marx é ainda inicial e incipiente, mas saiba que você foi o responsável pelo resgate de um ex-liberal cego.
Tenho uma dúvida, eu li um relatório do da revista Valor com 1000 empresas, e a receita delas deu 64% do PIB em 2020. Uma coisa, o vídeo que vc falou seria sobre 100 grupos economicos de capital aberto? Porque nessas empresas pode ser que se tenham grupos que controlam essas empresas. Depois dessa dúvida tem a questão da propriedade do capital, não me lembro se teria essa parte no relatório do ILAESE, porque assim seria bom saber desses 100 maiores grupos qual é a parte de propriedade estrangeira.
provavelmente deve-se a dois aspectos. A lista das 1000 empresas deve considerar só a receita líquida (não entra, por exemplo, os impostos indiretos). além disso, provavelmente não é o grupo econômico, mas só a empresa mãe, a empresa controladora.
@@orientacaomarxista Entendi, realmente é só a receita líquida. Isso deve ser de propósito pra não termos uma ideia da enorme concentração do capital. Valeu.
Outro mecanismo do imperialismo é a dívida pública, externa que é importante no Brasil. Nesse caso, também, a África é devedora da China que tem exportado capital à governos Africanos.
Então, vamos lutar contra os imperialistas, mais conhecidos como investidores estrangeiros? Mas, nós temos investidores brasileiros para substituí-los? Vamos ser igual àquele pais da América Central, que não tem investidores estrangeiros, e muito menos investidores locais. Estou falando do Haiti. O Brasil poderia ser igual ao Haiti. Sem investimento estrangeiro, e sem investimento nacional. O Haiti pode ser aqui.
Sempre considero seus vídeos como aulas que eu não tive sobre marxismo. Uma questão: A Vera Lúcia defende a liberação de armas para a classe trabalhadora. Gostaria de ouvir vc falar desse tema, Armamento, sob a ótica do PSTU.
podemos dizer que o imperialismo da china ainda está atrasado por se pautar pelo interesse em matérias primas e infraestrutura? mas e a visão segundo a qual as matérias primas se tornarão cada vez mais escassas/importantes?
Então se nações imperialistas como os EUA exportam majoritariamente capital pro Brasil,simplesmente pra continuar o maquinário de exploração,que poder eles exatamente têm sobre nós? Sanções realmente não causariam grandes danos a nós?
Boa parte dos fluxos de investimento de capital vao para países desenvolvidos, isso ñao entra em contradição com a centralidade otorgada ao imperialismo na explicação das diferencias nacionais?
Gustavo, você tem recebido convites para podcasts, entrevistas em geral? Se sim, e se você puder ir, seria ótimo ao canal e à divulgação do marxismo, do trotskismo; marxistas-leninistas estão aproveitando muito os espaços abertos a eles atualmente.
Eu gosto muito do seu canal, porque dos que eu conheço foi o ÚNICO a se propor a ensinar “O Capital”, eu não entendia nada que o Humberto falava e só depois de maratonar os vídeos do O Capital que eu comecei a entender melhor… mais uma vez parabéns pela iniciativa, vc ganhou um admirador e meus amigos ganharam um “chatão que só fala de Marx” 😂😂 Sobre o vídeo: Ficaria legal um exemplo prático de 2 ou 3 empresas que fizeram um investimento (quanto?) e a quantidade de capital que sai.
Gustavo, Gustavo; obrigado por repartir seus bons estudos. Gostaria de saber em que posição etará _O Capital_ de Marx entre os estudos acadêmicos dos economistas... Faço idéia que deva estar em primeiro. Também gostaria de saber de estudos da passagem da mística monoteísta para a do capitalismo. 👍👍👍
Gustavo Machado, vou te propor um bom tema que tu poderias fazer uma live, para desmascarar todos esses pseudos "patriotas" do verde e amarelo, mostrando o quanto a economia do Brasil é dominada pelo capital internacional, ou seja uma sequência do que é hoje o Imperialismo, a tal exportação de capitais, Petróleo, minério, siderurgia, telecomunicações e até o tão amado Agronegócio é o retorno do Brasil Colônia, !!!
Gustavo acho que comentei no vídeo passado não sei se você viu, mas seria muito interessante você falar sobre figuras que principalmente a direita nos ataca dizendo que apoiamos genocidas(che guevara, fidel, Mao Tsé-Tung, falar sobre a Coreia do Norte, entre outros) Acho que é bom falar para esclarecer as maiores dúvidas a respeito da história do marxismo
Como é feita a conta com os EUA? Beleza, a balança comercial e a de conta corrente é deficitária, porém também incluindo na conta os investimentos externos feitos pelos EUA também é negativo, a menos que a diferença de dividendos recebidos seja significativa. Mas também não poderia ser, dado que na conta corrente os recebimentos com juros e dividendos também é elencado.
bom dia, sobre o livro livro neodesenvolvimentismo e neocolonialismo , coloca o link de um pdf ou onde possamos achar, pq a edicao realmente esgotou, acredito ser ate legal isso pois o livro nao existe mais para venda. nao poderiamos ficar sem a leitura de um bom livro como o q vc indicou no video aguardo.........
Gustavo, comecei a ler o último anuário do Ilaese e fiquei com uma dúvida. Talvez pareça um pouco redundante, não sei, mas: os bancos não poderiam fazer o papel que o Estado faz a partir da dívida pública (receber o capital dos outros setores em épocas de crise para retorna-los futuramente)?
Não sei o que o Gustavo pensa; mas acho que a ação dos bancos, em épocas de crise, é bastante limitada uma vez que poucas empresas/pessoas estão dispostas a tomar empréstimos, pois as possibilidades de lucros estão limitadas objetivamente.
A manipulação da moeda iniciou-se na Antiguidade no oriente médio onde formou-se um modelo de cunhagem que visava explorar ao máximo as relações de comércio de mercadorias e as peregrinações de fiéis movidos por crenças religiosas a templos.
todas as coisas na economia estão relacionadas, mas diretamente, os investimentos do estados unidos no exterior deve-se a propriedade do capital, não a impressão de dinheiro. O dólar é uma moeda forte internacionalmente porque a economia do Estados Unidos é forte e dominante, porque são imperialistas. E não o contrário.
@@orientacaomarxista sim, mas pelo fato de eles serem imperialistas eles conseguem imprimir moeda e ter uma balança desfavorável por conta dos EUA terem empresas em outros países que transferem riqueza para eles?
Boa noite, Gustavo Vc acha que essa disputa internacional ou global pela riqueza produzida pelo trabalhador praticamente imobiliza o Brasil em buscar do próprio desenvolvimento nacional?? E vc acha que a cassação da Dilma teve a ver com essa disputa global pela mais valia??? Já vi alguns petista relacionando a cassação da Dilma com o aumento generalizado dos salários dos trabalhadores durante o governos do PT no Brasil ???
Gustavo, em que sentido, sob o ponto de vista marxista, uma Petrobras 100% estatal é uma medida a ser defendida? O ponto é que isso garante novos investimentos no Brasil, mais empregos e assim a melhora no nível de vida da classe trabalhadora brasileira? Nesse caso não estamos sendo simplesmente nacionalistas (defendendo o nível de vida da classe trabalhadora brasileira em contraposição a outras)? Obrigado pelo excelente vídeo, abraço!
Salve, camarada Gustavo! Uma dúvida qto a classificação de países imperialistas: os países que possuem o PNB maior q o PIB, podem ser classificados de imperialistas, tendo em vista, estes terem mtas filiais de empresas fora de seus territórios nacionais? Um gde abraço Gustavo, e continue com o ótimo trabalho sobre o marxismo e sua teoria! Realmente, capital ñ tem pátria!
Olá professor, muuto obrigado pela explicação. Gostaria de saber se poderia recomendar material para um entendimento bem concreto sobre a Escandinávia no geral. Tenho tido bastante dificuldade em encontrar sobre por serem países que para alguém iniciante no assunto como eu parecem muito certinhos.
Não rola fazer vídeo comentando as críticas da Transição Socialista ao programa do PSTU no Polo, ja que mencionou elas no video?Acho que seria um debate qualificado e ajudaria a esclarecer pra galera o Polo como funciona as organizações que compõem e tal
engajamento
Informação de qualidade como sempre. O mecanismo de exploração do Imperialismo é brutal. Se o país não estiver convencido a ser explorado, os exércitos dos Imperialistas vão convencer rapidinho. Criam uma desculpa qualquer para invadir o seu país em nome da "democracia".
Up
Sugestão: faz um vídeo explicando a melhor condição da classe trabalhadora em alguns países, como os escandinavos. Algumas pessoas acham que é só seguir o mesmo caminho desses países que o problema da classe trabalhadora está resolvido e portanto não precisa de socialismo mas sim um capitalismo mais "humanitário".
Verdade. Faça mesmo, por favor. Esse tema é excelente.
Ótimo tema e, acima de tudo, importante.
Esse assunto é extremamente importante quando se fala de ambientalismo e defesa dos povos originários pq a Noruega paga de grande defensora da ecologia e dos povos indígenas sendo que é acionista majoritária de grandes mineradoras enquanto doa migalhas pro Fundo Amazônia e pro Conselho Indigenista Missionário. Mencionei isso num vídeo que fiz sobre o mais recente Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil do Conselho Indigenista Missionário. É financiado pela Embaixada da Noruega, mas dentro do relatório fica evidente a realidade da violência imperialista.
Sequer assisto o vídeo e já aperto o like! O maior especialista em Marx do Brasil!
O Gustavo samba na cara dos Elias Jabbours da vida kkkkkk
o que, convenhamos, não é difícil de fazer.
Hahah. Verdade, camaradas. E Gustavo, Obrigadao por compartilhar essa análise interessantíssima.
Sugestão: faz um vídeo sobre a Coreia do Norte, sobre o seu inicio até os dias atuais e explica porque você não a considera um estado operário degenerado e sim um país capitalista.
Postar isso na semana da morte da nossa rainha (segundo a Globo) é uma afronta a coroa! Posta outro.
E ainda tem gente que entra em êxtase ao ver um estadunidense ou europeu.
Excelente! Clareza cristalina. Parabéns!
Me recordo dos vídeos que saíram logo após a invasão russa na Ucrânia. Comentei por lá que dado o contexto nessa guerra me parecia "menos mal" (ou por assim dizer, "justificada") a invasão russa na Ucrânia do que termos uma possível futura invasão ucraniana (com apoio dos EUA) na Rússia. E perguntei exatamente se naquele cenário, defender a Rússia seria um posicionamento antiimperilista. O Gustavo respondeu o comentário e certamente ajudou a sair daquele embaraço ao melhor estilo PCO que eu poderia entrar. Esse vídeo é uma resposta definitiva àqueles questionamentos lá de trás. Te agradeço pelo trabalho, camarada. Seu canal é necessário!
fico muito satisfeito com o retorno.
@@orientacaomarxista Cara, vc precisa ler o livro "Manifesto contra o Trabalho" do Robert Kurz. Vcs marxistas fetichizam o trabalho, vcs são iguais aos capitalistas.
Então, vamos lutar contra os imperialistas, mais conhecidos como investidores estrangeiros? Mas, nós temos investidores brasileiros para substituí-los? Vamos ser igual àquele pais da América Central, que não tem investidores estrangeiros, e muito menos investidores locais. Estou falando do Haiti. O Brasil poderia ser igual ao Haiti. Sem investimento estrangeiro, e sem investimento nacional. O Haiti pode ser aqui.
Já deixando um comentário de engajamnto
Excelente!
Nunca o título do vídeo foi tão verdadeiro! Obrigado por compartilhar seu conhecimento, chegando hoje por aqui. Até a vitória sempre!
Sempre uma aula!
Parabéns Gustavo!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻👍🏻
abriu totalmente minha mente. muito boa aula
Abaixo ao Imperialismo e aos oportunistas! Parabéns pelo vídeo!!!
Ficou muito didática essa formatação do vídeo em tópicos.
Vídeo absolutamente necessário. Eu como muitos da classe trabalhadora não sou um grande estudioso, nem tenho tanto tempo pra isso, ja q eu preciso estudar muitas outras coisas relativas a minha area de atuação. Vejo mta gnt falando essa palavra imperialismo, mas ngm explica direito o que isso significa. Se não fosse esse vídeo, eu ia continuar não sabendo, me considerando contra o imperialismo sem saber o que é. E agora pensando nisso vejo como é ridiculo ne, sou contra algo que eu sei que é ruim, mas não sei direito o que é isso. Enfim, obrigado pelo vídeo.
Boa tarde, Gustavo. Esse foi um dos seus melhores vídeos, posto explicar de forma direta e clara o cerne de um dos conceitos mais importantes para o entendimento do capitalismo, qual seja o de imperialismo. Merece uma série de vídeos só sobre imperialismo , explicitando desde os conceitos iniciais até seus mecanismos e manifestações práticas.
Muito bom. Obrigado.
Mais um vídeo, melhor notícia da semana! Hoje meu dia vai ser bom.
Alô Gustavo, ótimo vídeo.
No final, você falou que não tem como discutir o socialismo, sem incluir o imperialismo, e após esse vídeo, não temos argumentos para discordar.
Agora, indo para o lado prático, existe forma de avançar para o socialismo, sem uma ruptura completa do modelo atual?
A única forma de progredir é a estatização da indústria?
Parabéns pelo vídeo, mais um compartilhado.
em minha opinião, passa necessariamente pela estatização, mas não somente isso. Farei um material a respeito. Já estava inclusive em meus planos.
Os companheiros da TS infelizmente tem umas posições anedoticas e inflexíveis
sensacional!
Muito bom , como sempre!!! Fico feliz que já adquiri a bibliografia indicada. VERA nos debates já!!
Excelente vídeo.
Sugiro, para um próximo vídeo, o tema da aristocrata operária que floresce com maior peso nos países imperialistas quiçá, justamente, abastecidas desta mais valia que é roubada dos países subordinados do sistema. Confeririam, estas aristocracias operárias, maior estabilidade aos regimes políticos dos países dominantes? Seriam um impecilho ao avanço da revolução a nível planetário?
Vai ter canal com cortes?. Esse modelo aí tá fazendo sucesso. Tipo bota as frases assim O CAPITALISMO É... (E três pontinhos)
vai sim, em breve será materializado.
Tem que ter canal de cortes, tiktok, live na twitch, discord e tudo mais. Os RUclipsrs da Soberana (grupo do Ian Neves) estão fazendo tudo isso e tendo muita visibilidade. Imagina alguém com a capacidade teórica do Gustavo.. seria devastador.
Claro, isso deveria ser um trabalho coletivo em torno dele, até porque o Gustavo faz várias outras coisas. Tenho certeza que tem uma porrada de gente que ajudaria se isso fosse organizado.
@@pensamentomarxista5768 acho que gustavo devia dar o braço a torcer e se unir a Soberana. uni-vos
up
Top!
Gustavão vindo com tudo depois do hiato!! Gostamos!
Explicação muto clara do conceito Gustavo. As vezes parece que o conceito é utilizado por muitos como sinonimo de PIB alto. Obrigado pelo conteudo compartilhado e ansioso por noticias do livro de introdução ao Marx que estava escrevendo
Então, vamos lutar contra os imperialistas, mais conhecidos como investidores estrangeiros? Mas, nós temos investidores brasileiros para substituí-los? Vamos ser igual àquele pais da América Central, que não tem investidores estrangeiros, e muito menos investidores locais. Estou falando do Haiti. O Brasil poderia ser igual ao Haiti. Sem investimento estrangeiro, e sem investimento nacional. O Haiti pode ser aqui.
Gustavo, essas questões de crédito de carbono seriam uma forma de impor imperialismo? Digo isso porque eles obrigaram aos periféricos do capitalismo a diminuir produção poluente, sob a desculpa de proteção do ambiente, mas continuam a mesma produção poluente que alegam combater, mas agora comprando o "crédito de carbono" daquele que diminuiu a produção poluente
falarei em outro vídeo, esse tema também está na minha lista
Nenhuma critica, conteudo fantastico!
Gustavo, entre as várias questões e esclarecimentos que esse vídeo me proporcionou, um ponto que costuma me pegar e me pegou novamente com a sua fala, é sobre o assunto da violência. Foi (e é..) tão utilizada e depois que tudo se estabelece passa a ser criticada (no discurso). Me parece muito claro o quão ideológico são alguns (pra ser parcimonioso) discursos "anti-violência". Acho importante buscarmos uma ideia mais elaborada sobre esse tema porque acredito ser um dos mais difíceis de se falar e ser bem entendido. Tão difícil que só esse meu comentário já pode ser entendido como um "pró-violência". Inclusive é uma questão pessoal pra mim. A grosso modo, sou contra a violência, mas mesmo tempo que sei da ideologia por trás disso. As questões que lanço vão nesse caminho. É importante lidarmos como esse assunto? Se sim, como fazer? Como problematizar uma coisa que até pra gente parece boa de primeira vista? Enfim, achei esse um dos melhores vídeos do canal! Abraço
Show.
A questão da dívida externa dos EUA é tratada no livro "O minotouro global" de Yanis Varoufakis.
Ja chego na curtida haha, Gustavo faz um video falando sobre a crise estrutural do capital ou das 6 contra-tendências (o que eu incluo uma sétima - o fascismo), um abraço
Parabéns Gustavo Machado por mais um vídeo de excelência no esclarecimento sobre o movimento do capital e seus expressões de dominação de classe. Não restam dúvidas que, para avançar em um projeto de revolução socialista no Brasil, a tarefa que se apresenta para o movimento revolucionário de vanguarda é um grande desafio. Vemos no Brasil um rebaixamento do trabalho formal em curso, através da reforma trabalhista, previdência, privatizações das principais empresas do país como a Petrobrás, a volta da carestia. A informalidade é uma das expressões dessa rebaixamento no mundo do trabalho no Brasil. Quais as estratégias para ganhar os trabalhadores informais para causa socialista revolucionário, considerando uma classe trabalhadora formal cada vez mais acuada em meio ao reacionarismo cada vez mais radicalizado e fortalecido?
Matheus, obrigado pelo comentário. Não existe fórmula mágica, tem que colocar a mão na massa, ir ao local em que esses trabalhadores estão, ajudar em sua organização, criar comitês de desempregados etc... Mas também, como faz a candidatura da Vera, apresentar ao máximo possível desses trabalhadores o que está acontecendo e a saída. Apesar disso, não há dúvida de que é mais fácil organizar os trabalhadores formais (reunidos de forma mais duradoura pelo próprio modo de produção capitalista). É fundamental mostrar a situação em seu conjunto para esses trabalhadores, como os interesses de todos eles são iguais e combater ao máximo as ideias que dividem os trabalhadores, como a de que os trabalhadores ativos são necessariamente melhores que aqueles no exército industrial de reserva, informais e sem emprego.
@@orientacaomarxista agradeço por ter me respondido. Um abraço e até o próximo vídeo.
Comentando para gerar engarrafamento ... 🤣🤣
Excelente vídeo, Gustavo
Fala, Gustavo! Poderia fazer um vídeo - ou indicar bons materiais de leitura - a respeito do Sionismo a partir da perspectiva marxista. Obrigado!
Sim, vou pensar em alguns materiais a respeito
São a mesma coisa. Quem você acha que financiou a revolução na URSS ?
Por isso que o bigodinho tinha tanta raiva dos judeus e os chamava de comunista.
Muito bom, como sempre.
Podia indicar mais referências bibliográficas
farei mais vídeos específicos só com referências.
Ótimo vídeo, Gustavo! Um assunto muito relevante, mas não discutido o suficiente.
A ideia mais completa que tive acesso sobre imperialismo, parabéns.
Ótimo vídeo! Obrigado por organizar o vídeo em capítulos para ajudar a entender o conteúdo. Gostaria de sugerir um vídeo acerca de um artigo que lí no site do PSTU: "Devemos confiar o monopólio das armas pelo Estado burguês?". Acredito que é um ponto pouco debatido, principalmente aqui no youtube de forma honesta e científica.
Excelent conteúdo. Mais uma série fundamental.
Como sempre, ótimo vídeo, Gustavo! Já pensou em postar vídeos no TikTok? Tem muitos comunistas fazendo vídeo por lá e me parece importante "fazer barulho" por lá.
é um ótimo espaço, mas não tem que ver com o meu perfil. Daria errado só pelo asco que tenho do formato TikTok
@@orientacaomarxista Pfv Gustavo, por mais que você nao goste da plataforma ela é muito boa para divulgação, o próprio ian quando teve um video seu divulgado lá pegou fácil 1 milhão de views. É de suma importância ocupar esses espaços e o tiktok é perfeito pra isso.
Aos 32:00, é a CPFL, do setor de energia elétrica.
Obrigado, Gustavo. Bastante esclarecedor, como sempre. Aos trabalhadores restam os ossos e as migalhas.
Fala sobre os possíveis futuros da China ?
eu realmente não sei quais são hehe
Gustavo, o que você acha do Moniz Bandeira?
gosto. referência histórica importante sobre o Brasil e sobre relações internacionais entre o Brasil e o mundo. Ainda que não partilhe de suas posições políticas.
Como é gostoso tomar café da manhã sabendo que está sendo roubado de todos os lados.
Muito bom! Foi esclarecedor para mim.
Muito bom vídeo como sempre.
Você estaria disposto, caso surgisse a oportunidade, de debater com outros marxistas como Jones Manuel ou o Elias Jabbour a respeito da China e do "socialismo" de mercado?
Dps da resposta do Gustavo ao Jones sobre Trotsky x Stalin acho melhor perguntar pro próprio Jones antes kkkkkkkkkkk
@@otaviomarques5395 verdade kkkkkk
Ele ja fez vídeos sobre o tal socialismo de mercado, proposto pelo Jabbour, mas o jabbour não parece querer mt debater com o Gustavo.
Seria enriquecedor se debatessem.
Grato pela aula.
Gustavo, muito obrigado por ter me retirado do submundo do Instituto Mises. Ainda não posso dizer ser marxista porque meu aprendizado de Marx é ainda inicial e incipiente, mas saiba que você foi o responsável pelo resgate de um ex-liberal cego.
Um Oi para o engajamento!!
Eita. Cheguei de novo novamente neste canal maravilhoso 💚🙏🏽🙅🏽♀️
Tenho uma dúvida, eu li um relatório do da revista Valor com 1000 empresas, e a receita delas deu 64% do PIB em 2020. Uma coisa, o vídeo que vc falou seria sobre 100 grupos economicos de capital aberto? Porque nessas empresas pode ser que se tenham grupos que controlam essas empresas. Depois dessa dúvida tem a questão da propriedade do capital, não me lembro se teria essa parte no relatório do ILAESE, porque assim seria bom saber desses 100 maiores grupos qual é a parte de propriedade estrangeira.
provavelmente deve-se a dois aspectos. A lista das 1000 empresas deve considerar só a receita líquida (não entra, por exemplo, os impostos indiretos). além disso, provavelmente não é o grupo econômico, mas só a empresa mãe, a empresa controladora.
@@orientacaomarxista Entendi, realmente é só a receita líquida. Isso deve ser de propósito pra não termos uma ideia da enorme concentração do capital. Valeu.
Outro mecanismo do imperialismo é a dívida pública, externa que é importante no Brasil. Nesse caso, também, a África é devedora da China que tem exportado capital à governos Africanos.
precisamente. a dívida externa continua a ser um mecanismo fundamental.
Então, vamos lutar contra os imperialistas, mais conhecidos como investidores estrangeiros? Mas, nós temos investidores brasileiros para substituí-los? Vamos ser igual àquele pais da América Central, que não tem investidores estrangeiros, e muito menos investidores locais. Estou falando do Haiti. O Brasil poderia ser igual ao Haiti. Sem investimento estrangeiro, e sem investimento nacional. O Haiti pode ser aqui.
@@joseCOSTA-ki1xt vc nem tem ideia do q ta falando, ta pagando de maluco aqui.
@ernestito7064 Fala isso pros chineses.
@ernestito7064 Tira as multinacionais da China, nos últimos 40 anos. Sobra o quê?
Sempre considero seus vídeos como aulas que eu não tive sobre marxismo.
Uma questão: A Vera Lúcia defende a liberação de armas para a classe trabalhadora. Gostaria de ouvir vc falar desse tema, Armamento, sob a ótica do PSTU.
Seria interessante mesmo, no entanto não vejo que seja algo muito complexo de entender diante de uma esquerda revolucionária.
Esse rapaz é demais
Fiquei com vontade de me afiliar a um partido
podemos dizer que o imperialismo da china ainda está atrasado por se pautar pelo interesse em matérias primas e infraestrutura? mas e a visão segundo a qual as matérias primas se tornarão cada vez mais escassas/importantes?
Então se nações imperialistas como os EUA exportam majoritariamente capital pro Brasil,simplesmente pra continuar o maquinário de exploração,que poder eles exatamente têm sobre nós? Sanções realmente não causariam grandes danos a nós?
Boa parte dos fluxos de investimento de capital vao para países desenvolvidos, isso ñao entra em contradição com a centralidade otorgada ao imperialismo na explicação das diferencias nacionais?
Maiis uma aula.
👏👏👏👏👏👏
Achei o livro do Nazareno/João Ricardo
Bacana o Acquiring the taste ali atrás, ótimo vídeo Gustavo!!!
Parabéns!
Gustavo, você tem recebido convites para podcasts, entrevistas em geral? Se sim, e se você puder ir, seria ótimo ao canal e à divulgação do marxismo, do trotskismo; marxistas-leninistas estão aproveitando muito os espaços abertos a eles atualmente.
Kkkkkk
Marxismo-leninismo rsrsrs
Os troskistas são os verdadeiros "marxistas-leninistas" 🤭🤭🤣🤣
acho q o monark talks seria o mais acessivel e interessante para ele ir
maluco para de birra, a expansão de marxismo-leninismo é muito boa e agora só pq não é trotskysta você vai desfazer do conteúdo?
@@stupidcompguy é assim que o PSTU pensa... Será que leram "a doença infantil do comunismo "?
3 canais quw mais assisto são eles . Esse canal , Paulo ghiraldelli e o lela
Excelente vídeo, como sempre!
Engajamento
Muito top esse sumário aí ahahahhaha
💚💚💚🙏🏽📝
Eu gosto muito do seu canal, porque dos que eu conheço foi o ÚNICO a se propor a ensinar “O Capital”, eu não entendia nada que o Humberto falava e só depois de maratonar os vídeos do O Capital que eu comecei a entender melhor… mais uma vez parabéns pela iniciativa, vc ganhou um admirador e meus amigos ganharam um “chatão que só fala de Marx” 😂😂
Sobre o vídeo:
Ficaria legal um exemplo prático de 2 ou 3 empresas que fizeram um investimento (quanto?) e a quantidade de capital que sai.
Gustavo, Gustavo; obrigado por repartir seus bons estudos. Gostaria de saber em que posição etará _O Capital_ de Marx entre os estudos acadêmicos dos economistas... Faço idéia que deva estar em primeiro.
Também gostaria de saber de estudos da passagem da mística monoteísta para a do capitalismo. 👍👍👍
Este vídeo está baõoo como os demais. Como vc está tão saudável tendo um esclarecimento tão grande da hedionda sociedade capitalista.
Gustavo Machado, vou te propor um bom tema que tu poderias fazer uma live, para desmascarar todos esses pseudos "patriotas" do verde e amarelo, mostrando o quanto a economia do Brasil é dominada pelo capital internacional, ou seja uma sequência do que é hoje o Imperialismo, a tal exportação de capitais, Petróleo, minério, siderurgia, telecomunicações e até o tão amado Agronegócio é o retorno do Brasil Colônia, !!!
Gustavo acho que comentei no vídeo passado não sei se você viu, mas seria muito interessante você falar sobre figuras que principalmente a direita nos ataca dizendo que apoiamos genocidas(che guevara, fidel, Mao Tsé-Tung, falar sobre a Coreia do Norte, entre outros) Acho que é bom falar para esclarecer as maiores dúvidas a respeito da história do marxismo
Como é feita a conta com os EUA? Beleza, a balança comercial e a de conta corrente é deficitária, porém também incluindo na conta os investimentos externos feitos pelos EUA também é negativo, a menos que a diferença de dividendos recebidos seja significativa. Mas também não poderia ser, dado que na conta corrente os recebimentos com juros e dividendos também é elencado.
bom dia, sobre o livro livro neodesenvolvimentismo e neocolonialismo , coloca o link de um pdf ou onde possamos achar, pq a edicao realmente esgotou, acredito ser ate legal isso pois o livro nao existe mais para venda.
nao poderiamos ficar sem a leitura de um bom livro como o q vc indicou no video
aguardo.........
Gustavo
Como eu consigo uma camiseta do pstu?
Gustavo, comecei a ler o último anuário do Ilaese e fiquei com uma dúvida. Talvez pareça um pouco redundante, não sei, mas: os bancos não poderiam fazer o papel que o Estado faz a partir da dívida pública (receber o capital dos outros setores em épocas de crise para retorna-los futuramente)?
Não sei o que o Gustavo pensa; mas acho que a ação dos bancos, em épocas de crise, é bastante limitada uma vez que poucas empresas/pessoas estão dispostas a tomar empréstimos, pois as possibilidades de lucros estão limitadas objetivamente.
@@ewertonvieira9925 faz sentido. Obrigado
@@amotaba Por nada!
Parabéns pelo vídeo!
A manipulação da moeda iniciou-se na Antiguidade no oriente médio onde formou-se um modelo de cunhagem que visava explorar ao máximo as relações de comércio de mercadorias e as peregrinações de fiéis movidos por crenças religiosas a templos.
Vídeo excelente, me esclareceu muito sobre imperialismo; percebi que não é nada daquilo que certos "esquerdistas" dizem.
Gustavo, então os EUA pode imprimir dinheiro a vontade para fazer invrstimentos no seu país dado os paises emergentes que transferem valor a ele?
todas as coisas na economia estão relacionadas, mas diretamente, os investimentos do estados unidos no exterior deve-se a propriedade do capital, não a impressão de dinheiro. O dólar é uma moeda forte internacionalmente porque a economia do Estados Unidos é forte e dominante, porque são imperialistas. E não o contrário.
@@orientacaomarxista sim, mas pelo fato de eles serem imperialistas eles conseguem imprimir moeda e ter uma balança desfavorável por conta dos EUA terem empresas em outros países que transferem riqueza para eles?
Boa noite, Gustavo
Vc acha que essa disputa internacional ou global pela riqueza produzida pelo trabalhador praticamente imobiliza o Brasil em buscar do próprio desenvolvimento nacional?? E vc acha que a cassação da Dilma teve a ver com essa disputa global pela mais valia??? Já vi alguns petista relacionando a cassação da Dilma com o aumento generalizado dos salários dos trabalhadores durante o governos do PT no Brasil ???
Dá o like meu povo.
Gustavo, em que sentido, sob o ponto de vista marxista, uma Petrobras 100% estatal é uma medida a ser defendida? O ponto é que isso garante novos investimentos no Brasil, mais empregos e assim a melhora no nível de vida da classe trabalhadora brasileira? Nesse caso não estamos sendo simplesmente nacionalistas (defendendo o nível de vida da classe trabalhadora brasileira em contraposição a outras)? Obrigado pelo excelente vídeo, abraço!
Muito bom seu canal
Boa noite
Salve, camarada Gustavo! Uma dúvida qto a classificação de países imperialistas: os países que possuem o PNB maior q o PIB, podem ser classificados de imperialistas, tendo em vista, estes terem mtas filiais de empresas fora de seus territórios nacionais? Um gde abraço Gustavo, e continue com o ótimo trabalho sobre o marxismo e sua teoria!
Realmente, capital ñ tem pátria!
Olá professor, muuto obrigado pela explicação. Gostaria de saber se poderia recomendar material para um entendimento bem concreto sobre a Escandinávia no geral. Tenho tido bastante dificuldade em encontrar sobre por serem países que para alguém iniciante no assunto como eu parecem muito certinhos.
Não rola fazer vídeo comentando as críticas da Transição Socialista ao programa do PSTU no Polo, ja que mencionou elas no video?Acho que seria um debate qualificado e ajudaria a esclarecer pra galera o Polo como funciona as organizações que compõem e tal
Trabalho excedente é igual a lucro, em linguagem popular.