No meu livro não existe uma criatura com um "arquétipo de vilão", existe um ser formado de uma consciência coletiva(várias pessoas), que formam o antagonista. Eu acho mais interessante estórias que desenvolvem antagonistas super bem construídos, que fogem totalmente do maniqueísmo "bem e mal." Belo vídeo, e parabéns pelo conteúdo!
Wlange, seu canal tem me ajudado a perceber erros que eu cometia muito nas minhas histórias. Depois que conheci ele, mudei a maneira de escrever e desenvolver minhas ideias. Hoje, até mapa mental eu ando fazendo para os meus protagonistas kkkk só tenho a agradecer. Muito obrigada!
LI RECENTEMENTE UM LIVRO CHAMADO: O PRICEPE CRUEL, A AUTORA CHAMACE : HOLLY BLACK, É UM LIVRO INFANTO JUVENIU, MAS GOSTEI MUITO DELE, E ENQUANTO O LIA: EU NOTAVA MUITA COISA DA QUAL VOCÊ EXPLICOU AGORA. FOI LEGAL.
Wlange você poderia fazer um vídeo sobre morte de personagem? Não exatamente sobre como impactar, mas "quem matar". Na minha história, por exemplo, eu pretendia matar o protagonista e isso estaca certo já, mas quando comecei a escrever e observar um pouco mais, percebi que a morte dele era totalmente sem nexo e desnecessária, o que faria os leitores ficarem com ódio, fiquei pensando depois se não tivesse notado esse erro... Você poderia se aprofundar no assunto em um vídeo?
Wlange uma pergunta , Como adicionar sotaques nos meus livros ?
5 лет назад+43
Você pode usar gírias características de alguma região e até indicar que o personagem é de lá e isso já vai induzir o leitor a imaginar um sotaque. Também pode mencionar na narração coisas do tipo "Fulano falava puxando o S de um jeito elegante", algo assim. Tem que usar a criatividade mesmo, já que a literatura não tem áudio haha
Wlange Eu te conheci através de um amigo que disse que sou sua cara, enfim estou gostando muito dos seus vídeos, sou escritora e amo livros, inclusive literatura, já amo você beijos de luz💜
Cheguei de paraquedas nesse canal kkkk e já estou amando! super bem explicado e muito útil parabéns e está me ajudando muito, Quero criar uma historia original me baseando na mitologia grega e seus vídeos já estão me ajudam muito
O Thanos e o Erik Killmonger são os melhores exemplos de vilões bem feitos nos tempos recentes. São algumas das minhas maiores inspirações na hora de criar esse tipo de personagem. Vilões que não são apenas maus ou dão gargalhadas no meio dos monólogos. São personagens que você pode até simpatizar com o ponto de vista deles, isso dá um aspecto totalmente diferente pra trama e deixa tudo mais legal e interessante de se acompanhar
@ Sim, eu acredito que vilões tem que ser tão bem trabalhados quanto os protagonistas. Conseguir fazer os leitores torcerem pelo vilão é o ápice das minhas ambições como escritor haha. Me recordo do vídeo sobre vilões sim :) Na verdade eu já assisti quase todos os seus vídeos.
Muito bem explicado! Um acréscimo que eu acho interessante, aproveitando a citação de Vingadores, é que o objetivo interno nesse caso já não é dos personagens, mas sim do grupo como entidade em si, já que no começo os Vingadores tinham dificuldades pra trabalhar em equipe (principalmente Tony e Capitão), e até passaram por várias brigas, como em Era de Ultron e Guerra Civil, então acho que dá pra considerar como objetivo interno aprender a trabalhar em equipe pra alcançar o objetivo externo de salvar o universo
Oi Wlange , eu estou tentando escrever um livro só que não sei como unir os meus protagonistas, já sei como será o desenrolar e o final , vc pode dar algumas dicas ?
Na verdade "Vingadores: Guerra Infinita" o protagonista é o Thanos, pois o objetivo dele é reunir as seis Joias do Infinito e estralar os dedos para que metade da vida do universo seja exterminada e os antagonistas são os Vingadores e os Guardiões da Galáxia, que eles têm como objetivo atrapalhar os planos do protagonista lutando contra ele e seus aliados, Os Filhos de Thanos.
Poderia fazer um vídeo sobre como ser imparcial na escrita? Digo, tentar não fazer "bem" totalmente bom para que haja divisão entre os leitores, como em got onde as pessoas apoiavam diferentes casas.
Para criar vilões eu sempre busco um objetivo final deles, assim como algo que os motiva a fazer isso. Em minha história atual, A caça dos deuses, o atual "vilão", que na realidade é o antagonista, é a sociedade rebelde que se revolta contra a raça da herói. Eles buscam o poder e um objetivo em questão, que é matar a protagonista que é a reencarnação de um guerreiro que prendeu e matou os demônios com a Espada da Lua. E o objetivo de todos os vilões.
Um dos melhores antagonista|vilão que vi ultimamente foi o Kumagawa, ele faz um belo contraste com a Medaka. Afinal, o Kumagawa é alguém que absorve todos os aspectos ruins das pessoas, e a Medaka é uma pessoa "perfeita" que tenta ajudar todos, mas ela não conseguiu ajudar o Kumagawa. Então ela no começo não conseguia ver ele direito, e foi um dos momentos que ela realmente se perguntou se conseguiria ajudar ele um dia. O Kumagawa, além de ser uma força opositora(indo contra o que a Medaka acredita) é um bom vilão, já que ele quer tacar o terror em tudo, antes de ser "convertido".
Wlange, por favor, fala aqui ou em um vídeo como posso juntar dois universos em uma única história. No meu caso é um romance e outro de ficção científica. Gostaria de juntar esses dois universos de modo que quando o leitor lê-se ele não imagine " Oh, meu Deus, isso não é possível de acontecer " ou algo assim. Ops: ambas as histórias já estão completas. Gostaria de conselhos para uni-las de um modo "natural " aguardo retorno.
Posso tomar a liberdade de responder? É possível sim. Várias histórias possuem mais de um vilão. E o antagonista idem porque muitos fatos podem ser antagonistas dentro de uma história, por exemplo, uma doença que impede o personagem de ir atrás do seu objetivo naquele momento. Um amigo ou familiar do protagonista que por medo ou outra razão tenta impedi-lo. O próprio protagonista que não se acha bom o bastante. Os antagonismos são como pedras no caminho que o protagonista precisa ir retirando, escalando ou contornando. Podem ser externos (O familiar que deseja impedi-lo) interno (não se achar bom o bastante)
5 лет назад+7
Isso aí que a Vanessa falou. Um protagonista pode ter vários objetivos ao longo da história, de modo que podem existir vários antagonistas ou vários vilões. Mas depende também de como a gente analisa uma história. Por exemplo, se em cada cena vc tem um conflito, quer dizer que em cada cena vc tem um protagonista com um objetivo e uma força antagonista criando obstáculo. Sendo assim, é fácil observar múltiplos antagonistas; vamos supor, um antagonista em cada cena. Mas vc também pode olhar a história como um todo, do jeito que fiz no vídeo, e identificar apenas um conflito principal, com um protagonista, um objetivo e uma força antagonista criando obstáculo. Isso é um jeito simplista de colocar as coisas, mas eu gosto porque assim dá pra enxergar o esqueleto mesmo da história, na forma mais básica. Também é interessante notar que a gente pode ter mais de um personagem cumprindo a mesma função e continuar nessa estrutura simplista. Por exemplo, se vc tem 3 protagonistas que têm o mesmo objetivo e 3 vilões que cumprem a mesma ação em oposição ao objetivo do protagonista, esses 3 protagonistas podem ser vistos como uma única força protagonista e esses 3 vilões podem ser vistos como uma única força antagonista.
@Ficçomos eu sempre que posso estou por aqui vendo os vídeos. Pegando dicas. Tem me ajudado muito. Faz quase um ano que resolvi desenterrar uma história engavetada e venho trabalhando nela desde então. Você deu o exemplo dos 3 protagonistas e isso é o que possuo. 3 protagonistas com objetivos distintos e antagonismos tbm distintos. Os vilões ainda não se revelaram completamente (exceto pra mim) mas como gosto de personagens com camadas acabei optando por não deixar nem protagonistas e nem vilões serem preto no branco. Quis adicionar tons as suas personalidades, pois acredito que assim eles se tornam mais humanos e consequentemente se aproximam mais dos leitores. Muito obrigada pelas dicas!
Eu achava que antagonista era o cara que não era mal realmente, que passou por um trauma e acabou assim, tipo Nagato, Zuko, Itachi e etc e vilão era o cara que fazia o mal pelo mal, tipo Michael Myers, Freddy Krueger, Chucky e etc
Wlange, estou trabalhando em um livro, porem muitos dos meus personagens são desbocados! A minha pergunta é : livros com personagens enérgicos e desbocados que xingam até a mãe pode prejudicar a obra de alguma forma?
Em narratologia, são padrões de personagens que encontramos nas histórias. Por exemplo, em muitas histórias temos a mulher indefesa que é objeto de desejo romântico e precisará ser salva pelo herói. É um tipo de personagem que aparece em muitas histórias, sob várias formas, mas sempre mantendo o mesmo aspecto essencial, então podemos chamar isso de arquétipo. Tenho um vídeo bem antigo explicando um pouco esse conceito (na perspectiva da Jornada do Herói, e não de forma ampla, mas ainda assim é um vídeo válido porque dá pra entender com exemplos a ideia de "arquétipo"): ruclips.net/video/tmuEUhCPPRA/видео.html
Eu quero te perguntar uma coisa: tem algum aplicativo que te pergunta algo sobre o seu personagem e você responde, fazendo você conhecer melhor o seu personagem e montar a "vida" dele? Se tiver algum vídeo que você fala, me manda o link, por favor, se não tiver, se você puder responder meu comentário eu agradeceria muito
Eu ñ parei pra pensar no objetivo interno dos Vingadores no Guerra Infinita, mas no Ultimato com certeza é sair do luto ou aliviar a culpa do filme anterior.
Nossa que ambição a sua kkk Mas acho que posso te ajudar bém harry potter foi lançado em 1995 no reino unido e nos eua em 1998 e semdo que o apise da serie foi nós anos 2000 e claro e harry potter então suponhamos que você estaja nesse nivel mais ou menos nesse tempo o seucesso global chega Sem ponto sem virgula Mas deu para entemder
Mas se a história gira em torno do protagonista, o protagonista de vingadores ultimato não seria o thanos? Pq toda a trama gira em torno dele, já q, se pensar bem, quem exatamente é o protagonista real entre os vingadores?
WLANGE não sei se vai ver essa pergunta mas qualquer um que souber a resposta por favor me ajude. Estou escrevendo uma história de fantasia estilo medieval, e queria saber como me refiro a os dias da semana; por exemplo acho que pro conceito da história e o período em que se passa ficaria estranho eu dizer "semana passada" poderiam me ajudar?
Faz uma lista simples de acontecimentos, de um nome pra eles tipo era medieval e era vitoriana ou números seguindo outro ex: 1- criação das piramides. 2-guerra dos cem anos.
é bom quando criam uma personagem principal feminina no núcleo drama com uma família numerosa que não engraçada, mas também não é maniqueista. só tem uma vida comum e.modesta. a mocinha geralmente é alegre e espontânea,meiga ,mas com princípios éticos e morais sem ser chata e antipática. protagonista principal é geralmente amiga ou irmã ou prima distante da mocinha co- protagonista. Sensata, sábia, madura ,empatica, não é egoísta, nem ambiciosa demais, mas guerreira,batalhadora. Vilã fútil, leviana, ambiciosa e fria e calculista, se for a mãe é narcisista
O Meu Livro Tem Um Vilão Do Bem Um Vilão Do Mal E O Protagonista Que Séria Um Vilão Mas Como O Livro Acaba Sendo Na Visão Dele, Ele Acaba Sendo Do Bem E Um Cara Que Era Pra Ser Do Bem Acaba Sendo Do Mal É Um Erro Fazer Toda Essa Confusão?
Olá Wlange. Eu tenho uma dúvida. Sempre me falaram que para um livro se encaixar no gênero literário romance, ele precisa ter entre 40000 e 80000 palavras no total. Mas, eu descobri que o clássico 'Um Estudo Em Vermelho', de Arthur Conan Doyle, possui 38000 palavras, ou seja, não atinge a meta de 40000 palavras e mesmo assim é considerado um romance. Então, eu fiquei em dúvida e gostaria que você me ajudasse. Para um livro ser considerado um romance, ele precisa necessariamente ter mais de 40000 palavras?
Resumindo O Protagonista é onde Se Centra a História:Ex(Lance Sterling do Espião Animal,O Personagem do The Rock em Um Espião e Meio,E O Time Rwby em RWBY) Antagonista:Aquele Que Tenta Impedir o Protagonista,Ele Pode Ser Ou Não Redimido No Final(Ex:A Agente Marcy do Espião Animal que Passa o Filme Todo Tentando Prender o Lance;A Agente Harris do Filme Um Espião e Meio que Igual a Marcy tenta Prender o Personagem do The Rock,Ironwood e Os Ace-Ops de Rwby que Tentam Parar o Time Rwby) Vilão:Aquele que Quer Matar ou Vencer o Herói(Ex:Killian de um Espião Animal,O Texugo Negro de um Espião e Meio,E A Salem de Rwby)
ruclips.net/video/HJH1S1uTuig/видео.html Alguém já se perguntou se uma história existiria sem um Antagonista? Será que o herói ou nós mesmo aprenderíamos algo sem a influência direta ou indireta do antagonista. Exemplo: Dom Quixote teria ido até onde sem o amigo Sancho Pança? E possível dois protagonistas em uma mesma narrativa? Quanto às indagações ficaria grato pelo retorno
Acho que ficou bem explicado o que é protagonista e antagonista, mas vilão ficou vago... É um arquétipo, ok, mas o que inclui no arquétipo? É um personagem mal? Não compreendi.
A própria noção de higiene é construída em cima de preconceitos também, e temos muitos exemplos na vida real. Por exemplo, comer com as mãos, na sociedade ocidental eurocêntrica, é considerado falta de higiene, mas essa é uma prática tradicional de várias culturas na América e na África etc. No Ratatouille, o filme mostra que o Remy adota práticas de higiene necessárias pra estar numa cozinha: ele lava as mãos, passa a andar de duas pra não ficar botando as mãos no chão, e passa a viver numa casa, e não na rua. Mas ainda assim ele não pode fugir da visão de que ratos são sujos e nojentos e não combinam com cozinha. Porque os ratos representam uma classe marginalizada, e se tornam intoleráveis se não aceitarem o lugar social imposto pra eles pela classe dominante. Mas a mensagem do filme é que qualquer um pode cozinhar, então mesmo os ratos podem fugir do lugar baixo imposto pra eles e ocupar um lugar de prestígio, que seria reservado pra classe dominante. Esse filme é ótimo porque tem várias camadas. A Disney muitas vezes trabalha assim nos filmes infantis: tem a camada mais superficial, em que é um filme infantil com um enredo divertido, mas tem também uma camada mais profunda que inclusive as crianças geralmente não entendem, mas que é mais pros adultos captarem, pra ser um filme que acrescente algo pras pessoas de todas as idades. No livro A Jornada do Escritor, o Christopher Vogler fala sobre essa ideia nos filmes infantis da Disney. Ele trabalhou por exemplo em Rei Leão, e fala sobre as camadas dessa história, que é como uma releitura de Hamlet, mas, superficialmente, é "só" um filme sobre leões.
No meu livro não existe uma criatura com um "arquétipo de vilão", existe um ser formado de uma consciência coletiva(várias pessoas), que formam o antagonista.
Eu acho mais interessante estórias que desenvolvem antagonistas super bem construídos, que fogem totalmente do maniqueísmo "bem e mal."
Belo vídeo, e parabéns pelo conteúdo!
Mano, eu não sabia que tinha diferença entre Vilão e Antagonista. Nossa, super útil essa informação!!! Obrigada 😍😚
Wlange, seu canal tem me ajudado a perceber erros que eu cometia muito nas minhas histórias. Depois que conheci ele, mudei a maneira de escrever e desenvolver minhas ideias. Hoje, até mapa mental eu ando fazendo para os meus protagonistas kkkk só tenho a agradecer. Muito obrigada!
0:30 Quando ela disse "e é esse o vídeo, espero que vcs tenham gostado" eu por um momento pensei que tinha acabado mesmo, kkkkkkkkkkkk
Eu nunca soube que tem diferença entre esses dois tipos de personagem! Muito obrigada por mais um vídeo maravilhoso.
Tbm n sabia
Ai que saudades dessa rainha ♥️
Resumo do zuko em arquétipos
1 temp: vilão
2 temp: anti-herói
3 temp:herói(o amigo sério do grupo)
A lenda de Korra: morto
Não tinha ideia que eram elementos diferentes! Otimo video!
Amo seu canal
LI RECENTEMENTE UM LIVRO CHAMADO: O PRICEPE CRUEL, A AUTORA CHAMACE : HOLLY BLACK, É UM LIVRO INFANTO JUVENIU, MAS GOSTEI MUITO DELE, E ENQUANTO O LIA: EU NOTAVA MUITA COISA DA QUAL VOCÊ EXPLICOU AGORA. FOI LEGAL.
Wlange você poderia fazer um vídeo sobre morte de personagem? Não exatamente sobre como impactar, mas "quem matar". Na minha história, por exemplo, eu pretendia matar o protagonista e isso estaca certo já, mas quando comecei a escrever e observar um pouco mais, percebi que a morte dele era totalmente sem nexo e desnecessária, o que faria os leitores ficarem com ódio, fiquei pensando depois se não tivesse notado esse erro... Você poderia se aprofundar no assunto em um vídeo?
Adorei seu resumo em menos de 1 minuto, estava animada para esse vídeo, tenho que concordar seu cabelo está lindo, beijos.
Wlange uma pergunta , Como adicionar sotaques nos meus livros ?
Você pode usar gírias características de alguma região e até indicar que o personagem é de lá e isso já vai induzir o leitor a imaginar um sotaque. Também pode mencionar na narração coisas do tipo "Fulano falava puxando o S de um jeito elegante", algo assim. Tem que usar a criatividade mesmo, já que a literatura não tem áudio haha
@ muito obrigado , pesquisei na Internet e não achei .
Wlange, isso não é justo. Você é muito linda aí eu me distraio e perco a explicação 😍
Excelente Vídeo.
Obrigada haha
Ficou linda! Está maravilhosa e os brincos ficaram perfeitos, parabéns !
Obrigada!
Eu sei que não é o foco, mas seu cabelo tá lindo demais! 🤗
Velho seu cabelo ta muuuuuuuuuuuitooooo lindo pqp
Eu me distraio toda com a beleza da Wlange
Wlange Eu te conheci através de um amigo que disse que sou sua cara, enfim estou gostando muito dos seus vídeos, sou escritora e amo livros, inclusive literatura, já amo você beijos de luz💜
Aaa que bom que ta gostando
Amei esse novo corte de cabelo, amei o tema e amei o vídeo 😘
E como sempre, ela dá ótimas referências em seus ótimos exemplos s2
Gente, ela traz tanto vídeo ÓTIMO, que eu fico até perdido, kkkkkkkkkk
Seu cabelo está lindo.
Quanto conteúdo! Parabéns e obrigado, Wlange
Ah eu sei, avatar é perfeito ❤️ kkkkk Seu cabelo é perfeitoooo😍
Se os vilões foram os protagonistas terão as mesmas bases para produzir igual um herói?, terá mesmo ''arco do herói''? Me explica, wlange. Bjs
Cheguei de paraquedas nesse canal kkkk e já estou amando! super bem explicado e muito útil parabéns e está me ajudando muito, Quero criar uma historia original me baseando na mitologia grega e seus vídeos já estão me ajudam muito
Ufa, sempre me ajudando... LIKE... vídeo bastante útil.
O Thanos e o Erik Killmonger são os melhores exemplos de vilões bem feitos nos tempos recentes. São algumas das minhas maiores inspirações na hora de criar esse tipo de personagem.
Vilões que não são apenas maus ou dão gargalhadas no meio dos monólogos. São personagens que você pode até simpatizar com o ponto de vista deles, isso dá um aspecto totalmente diferente pra trama e deixa tudo mais legal e interessante de se acompanhar
Erik
@ Sim, eu acredito que vilões tem que ser tão bem trabalhados quanto os protagonistas. Conseguir fazer os leitores torcerem pelo vilão é o ápice das minhas ambições como escritor haha.
Me recordo do vídeo sobre vilões sim :) Na verdade eu já assisti quase todos os seus vídeos.
Bom video
Editado: Obrigado Wlange
Muito bom!
Top essa esplanaçao e esse ...cabelo !!
Avatar tem um dos melhores antagonistas que já vi em toda minha vida. Zuko e sua jornada do herói é muito admirável :3
Boa noite, o Nemesis em resident evil 3 ele se enquadra como vilão ou antagonista?
muito bom o video
Muito bem explicado! Um acréscimo que eu acho interessante, aproveitando a citação de Vingadores, é que o objetivo interno nesse caso já não é dos personagens, mas sim do grupo como entidade em si, já que no começo os Vingadores tinham dificuldades pra trabalhar em equipe (principalmente Tony e Capitão), e até passaram por várias brigas, como em Era de Ultron e Guerra Civil, então acho que dá pra considerar como objetivo interno aprender a trabalhar em equipe pra alcançar o objetivo externo de salvar o universo
Canal maravilhoso😍😍😍😍
Como faço para colocar mais protagonistas?
Oi Wlange , eu estou tentando escrever um livro só que não sei como unir os meus protagonistas, já sei como será o desenrolar e o final , vc pode dar algumas dicas ?
Parabéns, Queria um vídeo de como criar um nome de um livro.
Ela já tem um vídeo com esse tema
Obrigada! Aqui meu vídeo sobre isso: ruclips.net/video/zSMTghTIH0E/видео.html
Na verdade "Vingadores: Guerra Infinita" o protagonista é o Thanos, pois o objetivo dele é reunir as seis Joias do Infinito e estralar os dedos para que metade da vida do universo seja exterminada e os antagonistas são os Vingadores e os Guardiões da Galáxia, que eles têm como objetivo atrapalhar os planos do protagonista lutando contra ele e seus aliados, Os Filhos de Thanos.
Poderia fazer um vídeo sobre como ser imparcial na escrita? Digo, tentar não fazer "bem" totalmente bom para que haja divisão entre os leitores, como em got onde as pessoas apoiavam diferentes casas.
Oie hj eu fui na feira do livro queria muito tirar uma foto com você mas não consegui gostei muito de você ❤️
Para criar vilões eu sempre busco um objetivo final deles, assim como algo que os motiva a fazer isso. Em minha história atual, A caça dos deuses, o atual "vilão", que na realidade é o antagonista, é a sociedade rebelde que se revolta contra a raça da herói. Eles buscam o poder e um objetivo em questão, que é matar a protagonista que é a reencarnação de um guerreiro que prendeu e matou os demônios com a Espada da Lua. E o objetivo de todos os vilões.
Amei seu cabelo!
Ainda bem que você existe.
Então o antagonista não necessariamente precisa ser uma pessoa? Pode ser tipo a sociedade em geral, ou algum lugar?
Fiquei apaixonado antes de ver o conteudo mds
Um dos melhores antagonista|vilão que vi ultimamente foi o Kumagawa, ele faz um belo contraste com a Medaka. Afinal, o Kumagawa é alguém que absorve todos os aspectos ruins das pessoas, e a Medaka é uma pessoa "perfeita" que tenta ajudar todos, mas ela não conseguiu ajudar o Kumagawa.
Então ela no começo não conseguia ver ele direito, e foi um dos momentos que ela realmente se perguntou se conseguiria ajudar ele um dia.
O Kumagawa, além de ser uma força opositora(indo contra o que a Medaka acredita) é um bom vilão, já que ele quer tacar o terror em tudo, antes de ser "convertido".
te amo, amo seus videos
Wlange, por favor, fala aqui ou em um vídeo como posso juntar dois universos em uma única história. No meu caso é um romance e outro de ficção científica. Gostaria de juntar esses dois universos de modo que quando o leitor lê-se ele não imagine " Oh, meu Deus, isso não é possível de acontecer " ou algo assim.
Ops: ambas as histórias já estão completas. Gostaria de conselhos para uni-las de um modo "natural " aguardo retorno.
Adorei, tirou a minha dúvida. Mas uma pergunta: é possível ter mais de um antagonista ou mais de um vilão?
Posso tomar a liberdade de responder? É possível sim. Várias histórias possuem mais de um vilão. E o antagonista idem porque muitos fatos podem ser antagonistas dentro de uma história, por exemplo, uma doença que impede o personagem de ir atrás do seu objetivo naquele momento. Um amigo ou familiar do protagonista que por medo ou outra razão tenta impedi-lo. O próprio protagonista que não se acha bom o bastante. Os antagonismos são como pedras no caminho que o protagonista precisa ir retirando, escalando ou contornando. Podem ser externos (O familiar que deseja impedi-lo) interno (não se achar bom o bastante)
Isso aí que a Vanessa falou.
Um protagonista pode ter vários objetivos ao longo da história, de modo que podem existir vários antagonistas ou vários vilões. Mas depende também de como a gente analisa uma história. Por exemplo, se em cada cena vc tem um conflito, quer dizer que em cada cena vc tem um protagonista com um objetivo e uma força antagonista criando obstáculo. Sendo assim, é fácil observar múltiplos antagonistas; vamos supor, um antagonista em cada cena. Mas vc também pode olhar a história como um todo, do jeito que fiz no vídeo, e identificar apenas um conflito principal, com um protagonista, um objetivo e uma força antagonista criando obstáculo. Isso é um jeito simplista de colocar as coisas, mas eu gosto porque assim dá pra enxergar o esqueleto mesmo da história, na forma mais básica.
Também é interessante notar que a gente pode ter mais de um personagem cumprindo a mesma função e continuar nessa estrutura simplista. Por exemplo, se vc tem 3 protagonistas que têm o mesmo objetivo e 3 vilões que cumprem a mesma ação em oposição ao objetivo do protagonista, esses 3 protagonistas podem ser vistos como uma única força protagonista e esses 3 vilões podem ser vistos como uma única força antagonista.
@@h.vanessa95 obrigado!!! S2
@ obrigado!!!!!! S2
@Ficçomos eu sempre que posso estou por aqui vendo os vídeos. Pegando dicas. Tem me ajudado muito. Faz quase um ano que resolvi desenterrar uma história engavetada e venho trabalhando nela desde então. Você deu o exemplo dos 3 protagonistas e isso é o que possuo. 3 protagonistas com objetivos distintos e antagonismos tbm distintos. Os vilões ainda não se revelaram completamente (exceto pra mim) mas como gosto de personagens com camadas acabei optando por não deixar nem protagonistas e nem vilões serem preto no branco. Quis adicionar tons as suas personalidades, pois acredito que assim eles se tornam mais humanos e consequentemente se aproximam mais dos leitores.
Muito obrigada pelas dicas!
Eu achava que antagonista era o cara que não era mal realmente, que passou por um trauma e acabou assim, tipo Nagato, Zuko, Itachi e etc e vilão era o cara que fazia o mal pelo mal, tipo Michael Myers, Freddy Krueger, Chucky e etc
Wlange, estou trabalhando em um livro, porem muitos dos meus personagens são desbocados! A minha pergunta é : livros com personagens enérgicos e desbocados que xingam até a mãe pode prejudicar a obra de alguma forma?
Oque é arquétipos?
Em narratologia, são padrões de personagens que encontramos nas histórias. Por exemplo, em muitas histórias temos a mulher indefesa que é objeto de desejo romântico e precisará ser salva pelo herói. É um tipo de personagem que aparece em muitas histórias, sob várias formas, mas sempre mantendo o mesmo aspecto essencial, então podemos chamar isso de arquétipo. Tenho um vídeo bem antigo explicando um pouco esse conceito (na perspectiva da Jornada do Herói, e não de forma ampla, mas ainda assim é um vídeo válido porque dá pra entender com exemplos a ideia de "arquétipo"): ruclips.net/video/tmuEUhCPPRA/видео.html
Meu mal é que eu tenho muitas ideias sobre vilão só não sei organizar cada informação no seu devido lugar!
Como escrever terror? Me explica please.
Eu quero te perguntar uma coisa: tem algum aplicativo que te pergunta algo sobre o seu personagem e você responde, fazendo você conhecer melhor o seu personagem e montar a "vida" dele?
Se tiver algum vídeo que você fala, me manda o link, por favor, se não tiver, se você puder responder meu comentário eu agradeceria muito
Ai velho te acompanho a tantos anos kkkk e ate hoje nn botei minhas idéias concretas no papel
ta faltando oq pra botar? vai em frente 😊
Eu dei muita risada no começo kkkkkkkkkkkkkkko
Eu ñ parei pra pensar no objetivo interno dos Vingadores no Guerra Infinita, mas no Ultimato com certeza é sair do luto ou aliviar a culpa do filme anterior.
Quando Tempo Dura Pra História Fazer Sucesso no Mundo
Nossa que ambição a sua kkk
Mas acho que posso te ajudar bém harry potter foi lançado em 1995 no reino unido e nos eua em 1998 e semdo que o apise da serie foi nós anos 2000 e claro e harry potter então suponhamos que você estaja nesse nivel mais ou menos nesse tempo o seucesso global chega
Sem ponto sem virgula
Mas deu para entemder
Mas se a história gira em torno do protagonista, o protagonista de vingadores ultimato não seria o thanos? Pq toda a trama gira em torno dele, já q, se pensar bem, quem exatamente é o protagonista real entre os vingadores?
Que video top ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
To sem saber como montar uma história onde o personagem principal é o vilão 😂
Exemplo: protagonista-Bolsonaro
Antagonista-rede esgoto/governadores
WLANGE não sei se vai ver essa pergunta mas qualquer um que souber a resposta por favor me ajude. Estou escrevendo uma história de fantasia estilo medieval, e queria saber como me refiro a os dias da semana; por exemplo acho que pro conceito da história e o período em que se passa ficaria estranho eu dizer "semana passada" poderiam me ajudar?
Faz uma lista simples de acontecimentos, de um nome pra eles tipo era medieval e era vitoriana ou números seguindo outro ex:
1- criação das piramides.
2-guerra dos cem anos.
é bom quando criam uma personagem principal feminina no núcleo drama com uma família numerosa que não engraçada, mas também não é maniqueista. só tem uma vida comum e.modesta. a mocinha geralmente é alegre e espontânea,meiga ,mas com princípios éticos e morais sem ser chata e antipática. protagonista principal é geralmente amiga ou irmã ou prima distante da mocinha co- protagonista. Sensata, sábia, madura ,empatica, não é egoísta, nem ambiciosa demais, mas guerreira,batalhadora. Vilã fútil, leviana, ambiciosa e fria e calculista, se for a mãe é narcisista
Oq fazer quando meu protagonista é o vilão?
Ou seja, em uma história onde o 'vilão' é o personagem central, o 'mocinho' seria o antagonista, correto? 🤔
Não..protagonista sempre pro bem e antagonista sempre pro mal
Acredito que sim!
Explicado!
O Meu Livro Tem Um Vilão Do Bem
Um Vilão Do Mal
E O Protagonista Que Séria Um Vilão Mas Como O Livro Acaba Sendo Na Visão Dele, Ele Acaba Sendo Do Bem E Um Cara Que Era Pra Ser Do Bem Acaba Sendo Do Mal
É Um Erro Fazer Toda Essa Confusão?
qual nome desse filme do ratinho? amo filme de animais?
Ratatouille
AAAAA ❤️
Gente, muito louco que ela ta cada dia mais bonita
Nós somos protagonistas na nossa própria história.
Pq vc cortou o cabelo? Estava lindinho!
Olá Wlange. Eu tenho uma dúvida. Sempre me falaram que para um livro se encaixar no gênero literário romance, ele precisa ter entre 40000 e 80000 palavras no total. Mas, eu descobri que o clássico 'Um Estudo Em Vermelho', de Arthur Conan Doyle, possui 38000 palavras, ou seja, não atinge a meta de 40000 palavras e mesmo assim é considerado um romance. Então, eu fiquei em dúvida e gostaria que você me ajudasse. Para um livro ser considerado um romance, ele precisa necessariamente ter mais de 40000 palavras?
Oi :3
Já já Wlange chega à 70.000
Resumindo
O Protagonista é onde Se Centra a História:Ex(Lance Sterling do Espião Animal,O Personagem do The Rock em Um Espião e Meio,E O Time Rwby em RWBY)
Antagonista:Aquele Que Tenta Impedir o Protagonista,Ele Pode Ser Ou Não Redimido No Final(Ex:A Agente Marcy do Espião Animal que Passa o Filme Todo Tentando Prender o Lance;A Agente Harris do Filme Um Espião e Meio que Igual a Marcy tenta Prender o Personagem do The Rock,Ironwood e Os Ace-Ops de Rwby que Tentam Parar o Time Rwby)
Vilão:Aquele que Quer Matar ou Vencer o Herói(Ex:Killian de um Espião Animal,O Texugo Negro de um Espião e Meio,E A Salem de Rwby)
massaa
ruclips.net/video/HJH1S1uTuig/видео.html
Alguém já se perguntou se uma história existiria sem um Antagonista? Será que o herói ou nós mesmo aprenderíamos algo sem a influência direta ou indireta do antagonista.
Exemplo: Dom Quixote teria ido até onde sem o amigo Sancho Pança?
E possível dois protagonistas em uma mesma narrativa?
Quanto às indagações ficaria grato pelo retorno
A diferença é que o antagonista levou uma surra da Wanda Hahaaha
Acho que ficou bem explicado o que é protagonista e antagonista, mas vilão ficou vago... É um arquétipo, ok, mas o que inclui no arquétipo? É um personagem mal? Não compreendi.
KKKKKKK berro o começo do vídeo
😁😁
Iori é antagonista, Orochi é vilão.
Lectospiroze, né?? Kk
Vc não tem conhecimento ou amor pelos vingadores ao afirmar que eles não têm objectivos internos....
Kkkkkkkkkk calma Cirilo, não precisa se descontrolar
5:58 preconceito ou higiene? Kkkk
A própria noção de higiene é construída em cima de preconceitos também, e temos muitos exemplos na vida real. Por exemplo, comer com as mãos, na sociedade ocidental eurocêntrica, é considerado falta de higiene, mas essa é uma prática tradicional de várias culturas na América e na África etc. No Ratatouille, o filme mostra que o Remy adota práticas de higiene necessárias pra estar numa cozinha: ele lava as mãos, passa a andar de duas pra não ficar botando as mãos no chão, e passa a viver numa casa, e não na rua. Mas ainda assim ele não pode fugir da visão de que ratos são sujos e nojentos e não combinam com cozinha. Porque os ratos representam uma classe marginalizada, e se tornam intoleráveis se não aceitarem o lugar social imposto pra eles pela classe dominante. Mas a mensagem do filme é que qualquer um pode cozinhar, então mesmo os ratos podem fugir do lugar baixo imposto pra eles e ocupar um lugar de prestígio, que seria reservado pra classe dominante. Esse filme é ótimo porque tem várias camadas. A Disney muitas vezes trabalha assim nos filmes infantis: tem a camada mais superficial, em que é um filme infantil com um enredo divertido, mas tem também uma camada mais profunda que inclusive as crianças geralmente não entendem, mas que é mais pros adultos captarem, pra ser um filme que acrescente algo pras pessoas de todas as idades. No livro A Jornada do Escritor, o Christopher Vogler fala sobre essa ideia nos filmes infantis da Disney. Ele trabalhou por exemplo em Rei Leão, e fala sobre as camadas dessa história, que é como uma releitura de Hamlet, mas, superficialmente, é "só" um filme sobre leões.
@ poxa moça vc eh tão inteligente que até pra minha piada tem explicaçao kk💕💕
@@cecilia5633 kkkkkkkkkkkk me empolguei
Thanos não é vilão.
Mas é, ele matou muita gente por um proposito quase que inútil, já que eventualmente o universo iria voltar a ser o que ele era antes...
ta cada dia mais gata.