Só tem que tomar cuidado com a Taioba-brava, essa é tóxica.
3 года назад+114
Cara, quando eu era moleque uma das minhas tias tinha um quintal cheio de pancs e eu nem me ligava. Ela me mostrava o que era bom pra determinada doença. Lembro muito bem de uma chamada tançagem, que ajudava a combater inflamação na garganta. Bastava mascar a folha. Inclusive dava pra colocar a folha mascada sobre ferimentos. Creio que uma série de vídeos com plantas que possam ajudar nas enfermidades mais comuns seria legal pra caramba. Abraço.
Peguei um núcleo livre na universidade sobre PANCs uma vez e desde lá venho construindo uma “farmácia” em casa junto a minha mãe, é muito gratificante ver ela toda feliz cuidando das plantinhas que temos em casa.
Sigo um canal excelente que é o Autor da Própria Saúde com o Daniel Forjaz, já fiz alguns tratamentos aqui em casa com plantas e também me livrei de dependência de analgésicos. Super apoio a iniciativa do Júlio de trazer as pancs para esse canal. Será ótimo! 😉😘
Muito massa eu apoio a série. Conhecer panks é muito importante, eu encontrei uma planta que se chama serralha no meu quintal estudei mais sobre ela e agora uso ela para comer com salada ela é muito boa. Uma dica antes de comer uma pank é bom olhar as contra indicações dela!
Na pandemia eu comecei a plantar coisas na varanda do meu apartamento e foi uma tremenda terapia para mim. Cuidar das plantas, ver elas crescerem e seu comportamento é algo magnifico. Sobre a série sobre plantas seria ótimo, poderia ajudar bastante gente que tem poucos recursos, mas tem um pedaço de terra. Eu por exemplo tenho guaco na varanda e sempre que possível faço xarope que me ajuda com meus problemas respiratórios.
Júlio, 7:10 essa planta deve ser a seralha, pois o dente de leão somente da uma flor por planta,caso tenha interesse, procure o canal do autor da propria saúde ele tem o trabalho focado sobre as plantas medicinais. vai ser bem agregador em conhecimento (:
Salve Julio, sou de Joinville e trabalho com o método de bioenergética que tbm envolve toda a parte de fitoterapia... Minha família tem mais de 40 anos de experiência com plantas medicinais, e eu acho muito da hora conhecer a farmácia as pessoas tem no terreno de casa e infelizmente não sabem. Sou um grande admirador seu, e se quiser saber mais sobre bioenergética estamos ai.
Ótimo video, baixei o app e tirei uma dúvida que tinha, identifiquei um pé de goiabeira que nasceu em um rachadura da calçada da empresa em que trabalho, resgatei a planta e agora tenho uma muda de goiabeira. Muito obrigado, exelente dica.
Bacana demais!!!! Desde o começo da pandemia que estou viciada em identificar as pancs e plantas medicinais!!! Incrivel o que Deus nos deixou para nos alimentarmos e curarmos o corpo!!!!! Continue continue, com certeza, ajudará muitas pessoas!!! E viva o Kinupp que iniciou esse trabalho e hoje ganha força em todo o Brasil!!!!! Parabenssss pela iniciativa😘😘😘😘
*Plantas Perigosas* É sempre bom mapear as plantas de seu espaço porque têm algumas que matam abelhas, outras que causam crises respiratórias, como a espirradeira, que não devem ser plantadas próximas a casa. Têm plantas que podem matar seu animal de estimação. Algumas ajudam na defesa da casa, por serem espinhosas, então seria legal plantar do lado de fora ou de dentro de um muro ou cerca.
@@sueliaparecidaalvesdeolive1485 Isto. Tenho uma amiga que fez uma cerca uns 4 metros para dentro do muro no lado da propriedade onde os vizinhos enlouqueciam ela. Ali soltou gansos. Ninguém mais pulou o muro. Eles atacam mesmo!
O assunto é tão digno de atenção que, me arrisco a dizer, é merecedor de difusão nacional. Júlio, seria interessante também criar a cartilha de Plantas Alimentícias não convencionais do canal e mostrar no canal o processo de criação pra nortear quem não tem muita noção do que fazer e incentivar ainda mais os espectadores a criarem suas próprias cartilhas. Abraço!
Sensacional esse aplicativo. Eu tenho uma planta aqui que eu não sabia o que era que está do lado dos meus pés de manjericão,, usei o aplicativo hoje cedo e descobri que essa outra planta era uma batata doce!
Muito bom. Júlio, quando eu vi vc jogar para as galinhas, as folhas de cenoura e beterraba. Pensei. Ele não conhece pancs. A folha de cenoura dá um delicioso tempurá.
Quando éramos crianças a minha mãe sempre fazia salada de uma plantinha que até hoje nasce espontaneamente em nosso quintal aqui em Santíssimo no Rio de Janeiro, a Beldroega, que ela e os vizinhos chamavam de "Berduega". Depois de adulto foi que me dei conta de que se trata de uma importante PANC! Obrigado pelo excelente vídeo!
Sim seria legal falar sobre plantas, e mais importante do que saber quais são comestíveis , o melhor é saber quais você não deve comer de jeito nenhum como as mata cavalo que parecem frutas . E aprender características que indicam se as plantas são boas ou não , uma vez eu ouvi alguém dizer que plantas com espinhos são comestíveis pois a defesa delas é o espinho então não tem toxinas , como cactos e rosas , e que plantas com folhas coloridas principalmente com roxo e vermelho são perigosas pelas toxinas , já que essa são as defesas delas , além de saber sobre características como mesmo não sabendo exatamente que planta é se dá para saber se a planta e boa ou não só pelo formato da folha , do caule , se é suculentas ou secas e por aí vai , assim como se tem as características de animais como as cobras por exemplo que você sabe que são venosas pelo formato da cabeça e pela coloração , sobre insetos também outro dia por exemplo eu fui picado por um só que na hora meu reflexo foi matar o bicho e jogar ele longe depois criou uma pequena bolha ou fui picado mas não fazia ideia de que inseto era , seria legal saber também indentificar tipos de picadas , pois o cara que estava comigo me falou que eu não prescisa me preocupar pois se fosse algum com veneno fatal não criaria uma bolha na região da picada , aí eu não sei se o que esses cara dizem é verdade ou mito popular seria legal uma explicação de algum especialistas ou de vocês que tem os contatos e fazem pesquisa seria.
Adorei esse vídeo! Fora os livros eu nunca achei outra forma boa de conferir as plantas, os apps q testei eram uma tristeza, quando nao era uma planta muito famosa o app so mostrava planta de fora, a maioria das vezes errava que planta era. Vou testar esse app q vc indicou.
Julio, aompanho seu canal há algum tempo e gosto muito do conteúdo, tem me ajudado a expandir meu conhecimento. Gostaria que fizesse un vídeo sobre hábitos prejudiciais que as pessoas geralmente fazem e que podem prejudicar a preparação e outro sobre hábitos que podemos adotar em tempos de isolamento social, deixando de lado eletricidade e celular. Abraço!
Parabéns Júlio. No universo Sobrevivencialista, esse tipo de informação é indispensável, e no universo "normal", muito interessante e útil. Muito obrigado pelas orientações e informações oferecidas no canal, sempre nos instigando a aprender assuntos alheios ao nosso cotidiano, mas com uma enorme importância pra nossa vida. Abraços e sucesso!
Ah, que máximo! Estava pensando sobre isso, de que nem sei o que é cada planta. Acho um máximo quando vejo pessoas reconhecendo cada folha pelo caminho. Já compartilhei o vídeo com a família. E sim! Quero saber mais como fazer uso dessas plantas.🌱🌿
Muito bom trazer esse assunto, parabéns! A Leonurus sibiricus, Erva-macaé, também é conhecida como Rubim, suas flores são visitadas por algumas espécies de abelhas sem ferrão, recomendo aos meliponicultores. 🙂👍
Interessante e muito bom o assunto. Lembro-me que minha vó tinha o quintal cheio de plantas desde temperos, para Chá, e medicinais. Malva santa Capim santo Cidreira Hortelã Mamuscaba Andiroba Aruera Mentruz Jenipapo Pião roxo Babosa Pequí Romã( granada ) lembro dela usar na gente o pó da casca da romã para sara feridas. E demais outras. Seria muito bom pra nós da comunidade se fizesse um apanhado sobre o assunto mostrando espécie e para qual finalidade e como cultivar, principalmente para nova geração ou de pessoas que nasceram na cidade e não tiveram oportunidade de conviver. Fica a diga. Vlw
Que top, essa semana comentei com o "raizeiro" que esse tipo de conhecimento, que ele possui, vai se perdendo muitas vezes. E esse app deixou bem pratico as informações, apesar de ter que ter internet pra consultar né rs. Show!
excelente. já baixei o aplicativo. Acho importantissimo saber mais sobre plantas, não só as que devemos ingerir, como tb as que devemos evitar. Afinal, temos animais domésticos e filhos que podem estar em contato, por exemplo, com uma mamona, ingerir, e ter algum acidente mais grave por intoxicação.
Video super interessante, assunto muito especial e que merece ser explorado mais vezes no canal. Aqui no quintal de casa encontrei trapoeraba, caruru, trevo e dente de leão, todas nasceram naturalmente. Abraço de Alegrete RS para todos os amigos do canal Sobrevivencialismo.
seria muito legal uma serie dedicada a plantas, seria facil de aplicar na vida real, ainda mais as que podem ser usadas como alimento ou produtos de higiene e limpeza
Que legal esse aplicativo ,vou tentar baixar. Essa planta Macaé , conheço desde criança ,por nome de Rubi ,eu tinha em casa , consegui uma mudinha num parque próximo daqui às não.sei oque aconteceu que não nasceu mais 🤔 Obrigado por compartilhar conosco essa informação. Um abraço
Correr chave taxonomica!! Que saudade! Tenho aqui dois livros do professor Manoel Claudio, eng Florestal que me deu aula na UnB. Se chamam "100 arvores do cerrado" e "mais 100 arvores do cerrado". Muito bons, mas bem especificos.
Harri lorenzi, autor deste livro, possui uma série de livros sobre a catalogação de plantas, um verdadeiro espetáculo, recomendo a leitura também do livro dele "plantas medicinais no Brasil: exóticas e nativas", creio que seja um boa base de conhecimento para sobrevivencialismo
muito show eu ja estou fazendo isso como a bananeira taioba ai taia e a mesma planta tambem já fiz se for ver e muita comida que a maioria das pessoas n sabem
Acho muito legal esse tipo de conteúdo, quando eu era criança e morava no interior do estado, a minha avó fazia um xarope de ervas muito bom (minha família brincava que levantava até defunto), porém essa receita se perdeu quando ela faleceu e ninguém da família aprendeu :/
Vídeo excelente. A gente não tem mais o conhecimento dos antigos para distinguir as plantas e para o que elas servem, seus benefícios medicinais... Foi muito bom você ter abordado esse assunto em vídeo.
Acho a ideia excelente,fui durante um tempo Fotografo e especialista de TI num projeto, de eco-conhecimento tradicional, (plantas medicinais e madeiras, q madeira eh boa p/ gamela ou cumieira, ou bote por exemplo, ) eh um assunto essencial para quem quer sobreviver perto de mata, saber diferenciar mandioca de mandioca brava pode ser a diferenca entre comer ou morrer envenenado. Abs
No meu terreno tem muita Taioba, inclusive usei esse aplicativo para confirmar pois já me falaram que existe uma outra planta que se parece com a Taioba porém não é comestível. Faça esse vídeo das plantas SIM. Valeu SV's
Acho que um episódio interessante seria se tem como colher e armazenar algumas plantas que houver na chácara com a visão de estocagem de alimento ou para uso medicinal futuro
Adorei o tema, e agradeço muito pelo aplicativo, a um tempo atras eu estava querendo saber sobre uma plantinha para saber se era comestível e me veio a ideia de usar o Google lens, mas agora esse aplicativo a coisa ficou ótima! gratidão!
Cactos aqui no Nordeste até hoje é muito utilizado na alimentação,mais muita gente as vezes passa fome simplesmente tendo no quintal por exemplo palma... Da um refogado muito muito gostoso.
A taioba por exemplo, se come as folhas, o talo e o rizoma. Mestre Saymon Albuquerque que é fera em Panc's. Muito boa essa iniciativa.
Aqui na praça tem muito.eu corto tudo.nunca comi.se fizer errado.pode ser tóxico.prefiro alface
@@rodnei27 tem que ver por que tem alguns tipos de taioba da uma olhada no youtube que eles mostram qual e o bom e o ruim e etc
@@rodnei27 Aqui eu identifico pelas pontas agudas laterais já as arredondadas pode ser inhame.
Como um vídeo com uma hora de tempo postado pode ter um comentário de um dia atrás?
Só tem que tomar cuidado com a Taioba-brava, essa é tóxica.
Cara, quando eu era moleque uma das minhas tias tinha um quintal cheio de pancs e eu nem me ligava. Ela me mostrava o que era bom pra determinada doença. Lembro muito bem de uma chamada tançagem, que ajudava a combater inflamação na garganta. Bastava mascar a folha. Inclusive dava pra colocar a folha mascada sobre ferimentos. Creio que uma série de vídeos com plantas que possam ajudar nas enfermidades mais comuns seria legal pra caramba.
Abraço.
Tanchagem é um baita antibiótico aqui é mato tem por todo canto até na estrada.
Tragam uma série de plantas sim!!! É impressionante esse mundo das PANCs e das plantas medicinais
O legal é vc o app te ajuda na identificação da flora e vc ajuda no treinamento da rede neural do aplicativo, genial esse app
Cara isso é sensacional, eu particularmente quero sim assuntos especificos, enriquecer ainda mais os conhecimentos nessa área.
Peguei um núcleo livre na universidade sobre PANCs uma vez e desde lá venho construindo uma “farmácia” em casa junto a minha mãe, é muito gratificante ver ela toda feliz cuidando das plantinhas que temos em casa.
Sigo um canal excelente que é o Autor da Própria Saúde com o Daniel Forjaz, já fiz alguns tratamentos aqui em casa com plantas e também me livrei de dependência de analgésicos. Super apoio a iniciativa do Júlio de trazer as pancs para esse canal. Será ótimo!
😉😘
Muito massa eu apoio a série. Conhecer panks é muito importante, eu encontrei uma planta que se chama serralha no meu quintal estudei mais sobre ela e agora uso ela para comer com salada ela é muito boa. Uma dica antes de comer uma pank é bom olhar as contra indicações dela!
Na pandemia eu comecei a plantar coisas na varanda do meu apartamento e foi uma tremenda terapia para mim. Cuidar das plantas, ver elas crescerem e seu comportamento é algo magnifico. Sobre a série sobre plantas seria ótimo, poderia ajudar bastante gente que tem poucos recursos, mas tem um pedaço de terra. Eu por exemplo tenho guaco na varanda e sempre que possível faço xarope que me ajuda com meus problemas respiratórios.
Júlio, 7:10 essa planta deve ser a seralha, pois o dente de leão somente da uma flor por planta,caso tenha interesse, procure o canal do autor da propria saúde ele tem o trabalho focado sobre as plantas medicinais. vai ser bem agregador em conhecimento (:
Salve Julio, sou de Joinville e trabalho com o método de bioenergética que tbm envolve toda a parte de fitoterapia... Minha família tem mais de 40 anos de experiência com plantas medicinais, e eu acho muito da hora conhecer a farmácia as pessoas tem no terreno de casa e infelizmente não sabem. Sou um grande admirador seu, e se quiser saber mais sobre bioenergética estamos ai.
Ótimo video, baixei o app e tirei uma dúvida que tinha, identifiquei um pé de goiabeira que nasceu em um rachadura da calçada da empresa em que trabalho, resgatei a planta e agora tenho uma muda de goiabeira. Muito obrigado, exelente dica.
Bacana demais!!!! Desde o começo da pandemia que estou viciada em identificar as pancs e plantas medicinais!!! Incrivel o que Deus nos deixou para nos alimentarmos e curarmos o corpo!!!!! Continue continue, com certeza, ajudará muitas pessoas!!! E viva o Kinupp que iniciou esse trabalho e hoje ganha força em todo o Brasil!!!!! Parabenssss pela iniciativa😘😘😘😘
Eu acho muito rico esse tipo de informação! Se tiver vídeos detalhados de plantas! Seria muito bom! Parabéns a todos os sobrevivencialistas!💪
Descobrimos que a vovó era o superaplicativo nos tempos que nem celular existia. Kkkkkk
q felicidade ver o livro das pancs, eu e meu pai ajudamos na identificação e nas amostras de algumas especies entre elas o feijão borboleta
Utilizei os livros do Lorenzi na graduação.
Obrigado! Ajudaram muito!
Baaah que baita assunto e que baita vídeo. Muito bem explicado pelo mestre, como sempre. Valeu gurizada!!
*Plantas Perigosas*
É sempre bom mapear as plantas de seu espaço porque têm algumas que matam abelhas, outras que causam crises respiratórias, como a espirradeira, que não devem ser plantadas próximas a casa. Têm plantas que podem matar seu animal de estimação. Algumas ajudam na defesa da casa, por serem espinhosas, então seria legal plantar do lado de fora ou de dentro de um muro ou cerca.
Tipo Ora Pro Nobis na cerca, alimento e proteção.
Sim , cursando química este ano tive aula de extração , trabalhei com a toxina da semente da mamona
@@rafaelchemistry Bacana, não é? É muito legal quando a gente aprende coisas assim. Meu esposo é biólogo e vive me ensinando estas coisas.
@@sueliaparecidaalvesdeolive1485 Isto. Tenho uma amiga que fez uma cerca uns 4 metros para dentro do muro no lado da propriedade onde os vizinhos enlouqueciam ela. Ali soltou gansos. Ninguém mais pulou o muro. Eles atacam mesmo!
pode crer, meu filho tava todo se cocando...fomos ver e era da seiva de uma planta do quintal...ainda bem q nao pos na boca
O assunto é tão digno de atenção que, me arrisco a dizer, é merecedor de difusão nacional. Júlio, seria interessante também criar a cartilha de Plantas Alimentícias não convencionais do canal e mostrar no canal o processo de criação pra nortear quem não tem muita noção do que fazer e incentivar ainda mais os espectadores a criarem suas próprias cartilhas.
Abraço!
Sensacional esse aplicativo. Eu tenho uma planta aqui que eu não sabia o que era que está do lado dos meus pés de manjericão,, usei o aplicativo hoje cedo e descobri que essa outra planta era uma batata doce!
Muito bom.
Júlio, quando eu vi vc jogar para as galinhas, as folhas de cenoura e beterraba. Pensei. Ele não conhece pancs.
A folha de cenoura dá um delicioso tempurá.
Faz, é muito bom. Em uma emergência pode ser um fator determinante para a sobrevivência.
Rapaz, sou geógrafo, mas não sabia desse app, isso vai acrescentar muito nós meus conhecimentos. Top, top!
Nossa eu super apoio fazer episódios sobre cada planta! Sensacional. Gratidão pelos conteúdos postados!
Quando éramos crianças a minha mãe sempre fazia salada de uma plantinha que até hoje nasce espontaneamente em nosso quintal aqui em Santíssimo no Rio de Janeiro, a Beldroega, que ela e os vizinhos chamavam de "Berduega". Depois de adulto foi que me dei conta de que se trata de uma importante PANC! Obrigado pelo excelente vídeo!
Sim seria legal falar sobre plantas, e mais importante do que saber quais são comestíveis , o melhor é saber quais você não deve comer de jeito nenhum como as mata cavalo que parecem frutas . E aprender características que indicam se as plantas são boas ou não , uma vez eu ouvi alguém dizer que plantas com espinhos são comestíveis pois a defesa delas é o espinho então não tem toxinas , como cactos e rosas , e que plantas com folhas coloridas principalmente com roxo e vermelho são perigosas pelas toxinas , já que essa são as defesas delas , além de saber sobre características como mesmo não sabendo exatamente que planta é se dá para saber se a planta e boa ou não só pelo formato da folha , do caule , se é suculentas ou secas e por aí vai , assim como se tem as características de animais como as cobras por exemplo que você sabe que são venosas pelo formato da cabeça e pela coloração , sobre insetos também outro dia por exemplo eu fui picado por um só que na hora meu reflexo foi matar o bicho e jogar ele longe depois criou uma pequena bolha ou fui picado mas não fazia ideia de que inseto era , seria legal saber também indentificar tipos de picadas , pois o cara que estava comigo me falou que eu não prescisa me preocupar pois se fosse algum com veneno fatal não criaria uma bolha na região da picada , aí eu não sei se o que esses cara dizem é verdade ou mito popular seria legal uma explicação de algum especialistas ou de vocês que tem os contatos e fazem pesquisa seria.
Adorei esse vídeo! Fora os livros eu nunca achei outra forma boa de conferir as plantas, os apps q testei eram uma tristeza, quando nao era uma planta muito famosa o app so mostrava planta de fora, a maioria das vezes errava que planta era.
Vou testar esse app q vc indicou.
Com certeza é muito interessante, principalmente para quem está iniciando suas "atividades mateiras" saber identificar o que está ao seu redor
Julio, aompanho seu canal há algum tempo e gosto muito do conteúdo, tem me ajudado a expandir meu conhecimento. Gostaria que fizesse un vídeo sobre hábitos prejudiciais que as pessoas geralmente fazem e que podem prejudicar a preparação e outro sobre hábitos que podemos adotar em tempos de isolamento social, deixando de lado eletricidade e celular. Abraço!
Parabéns Júlio. No universo Sobrevivencialista, esse tipo de informação é indispensável, e no universo "normal", muito interessante e útil.
Muito obrigado pelas orientações e informações oferecidas no canal, sempre nos instigando a aprender assuntos alheios ao nosso cotidiano, mas com uma enorme importância pra nossa vida.
Abraços e sucesso!
Com certeza Julião..... vamos enriquecer o nosso conhecimento.
Como sempre show de bola!
Sim!!! Seria interessante saber sobre plantas, árvores, tubérculos e muito mais.
Ah, que máximo! Estava pensando sobre isso, de que nem sei o que é cada planta. Acho um máximo quando vejo pessoas reconhecendo cada folha pelo caminho. Já compartilhei o vídeo com a família. E sim! Quero saber mais como fazer uso dessas plantas.🌱🌿
Muito bom trazer esse assunto, parabéns!
A Leonurus sibiricus, Erva-macaé, também é conhecida como Rubim, suas flores são visitadas por algumas espécies de abelhas sem ferrão, recomendo aos meliponicultores. 🙂👍
eu gostaria de ver vcs colocando esse conhecimento em pratica em uma trilha... não só em reconhecer mas em preparar algo
Interessante e muito bom o assunto.
Lembro-me que minha vó tinha o quintal cheio de plantas desde temperos, para Chá, e medicinais.
Malva santa
Capim santo
Cidreira
Hortelã
Mamuscaba
Andiroba
Aruera
Mentruz
Jenipapo
Pião roxo
Babosa
Pequí
Romã( granada ) lembro dela usar
na gente o pó da casca da romã para sara feridas.
E demais outras.
Seria muito bom pra nós da comunidade se fizesse um apanhado sobre o assunto mostrando espécie e para qual finalidade e como cultivar, principalmente para nova geração ou de pessoas que nasceram na cidade e não tiveram oportunidade de conviver. Fica a diga.
Vlw
8:27 Pokémon Go Versão sobrevivêncialista 😁😁😁
Sensacional, particularmente quero sim assuntos especificos, enriquecer ainda mais os conhecimentos nessa área.
Que top, essa semana comentei com o "raizeiro" que esse tipo de conhecimento, que ele possui, vai se perdendo muitas vezes. E esse app deixou bem pratico as informações, apesar de ter que ter internet pra consultar né rs. Show!
excelente. já baixei o aplicativo. Acho importantissimo saber mais sobre plantas, não só as que devemos ingerir, como tb as que devemos evitar. Afinal, temos animais domésticos e filhos que podem estar em contato, por exemplo, com uma mamona, ingerir, e ter algum acidente mais grave por intoxicação.
Cara isso é sensacional! Eu gostaria sim de assuntos nesse sentido! Só tende a enriquecer ainda mais os conhecimentos nessa área
Video super interessante, assunto muito especial e que merece ser explorado mais vezes no canal. Aqui no quintal de casa encontrei trapoeraba, caruru, trevo e dente de leão, todas nasceram naturalmente. Abraço de Alegrete RS para todos os amigos do canal Sobrevivencialismo.
Julio voce pode mostrar varios aplicativos e ir comparando o melhor mostrar mais livros sobre ese assunto ate livros sobre rastrear animais
Achei o assunto mara... ninguém sabe o quê terá que enfrentar nestes tempos tumultuado. Manda ver! Valeu! Tamos juntos!!!
Isso é bacana, já faço este processo no meu quintal, foi assim que descobri que eu tinha muito gengibre e nem sabia
seria muito legal uma serie dedicada a plantas, seria facil de aplicar na vida real, ainda mais as que podem ser usadas como alimento ou produtos de higiene e limpeza
Cara você tocou num ponto que eu sempre quis aprender mas um pouco continue fazendo videos assim que eu vou ter prazer em asistir
O vídeo de hj me lembrou da propaganda que sempre aparece p mim no RUclips, um tiozinho falando sobre plantas medicinais e tals!!!!
Com certeza Júlio, será ótimo aprender mais sobre plantas. Obrigada
Esse assunto é muito bom, em tempos de crise quando não há animais as plantas são uma ótima forma de tapear a fome.
Que legal esse aplicativo ,vou tentar baixar.
Essa planta Macaé , conheço desde criança ,por nome de Rubi ,eu tinha em casa , consegui uma mudinha num parque próximo daqui às não.sei oque aconteceu que não nasceu mais 🤔
Obrigado por compartilhar conosco essa informação.
Um abraço
Correr chave taxonomica!! Que saudade!
Tenho aqui dois livros do professor Manoel Claudio, eng Florestal que me deu aula na UnB. Se chamam "100 arvores do cerrado" e "mais 100 arvores do cerrado". Muito bons, mas bem especificos.
Bom dia,
Concordo plenamente em mostrar como se aproveitar cada planta.
No geral gostei muito do vídeo, parabéns.
Harri lorenzi, autor deste livro, possui uma série de livros sobre a catalogação de plantas, um verdadeiro espetáculo, recomendo a leitura também do livro dele "plantas medicinais no Brasil: exóticas e nativas", creio que seja um boa base de conhecimento para sobrevivencialismo
Eu acho que ese e um doa melhores videos desse canal que eu vi cara que video incrivel
muito show eu ja estou fazendo isso como a bananeira taioba ai taia e a mesma planta tambem já fiz se for ver e muita comida que a maioria das pessoas n sabem
Acho muito legal esse tipo de conteúdo, quando eu era criança e morava no interior do estado, a minha avó fazia um xarope de ervas muito bom (minha família brincava que levantava até defunto), porém essa receita se perdeu quando ela faleceu e ninguém da família aprendeu :/
Sim Júlio isso é excepcional para o sobrevivencialismo.
O Google lens também faz esse tipo de identificação
Vale lembrar que tem pra reconhecer pássaros pelo canto, bem legal também
Isso é sensacional! Adoraria aprender mais sobre PANCs com vocês!
Vídeo excelente. A gente não tem mais o conhecimento dos antigos para distinguir as plantas e para o que elas servem, seus benefícios medicinais... Foi muito bom você ter abordado esse assunto em vídeo.
Assunto super interessante ! Com certeza vídeos com esse tema serão bem vindos !
Taioba na Bahia é vem comum em na alimentação, principalmente nos carurus e entre outras refeições da culinária baiana.
Muito bom.. quero mais vídeos a respeito dessas plantas sim... Quero receitas tbm
Ótimo trabalho Júlio, gostaria de acompanhar mais vídeos sobre o assunto sim
Vivendo e aprendendo, excelente vídeo a propósito acho muito bom vc abordar planta por espécie será da hora
Boa tarde! Agradeço a iniciativa e gostaria de aprender sobre possíveis utilidades e aplicação.Parabéns
Adorei! Baixei o aplicativo! Adoraria ver mais vídeos sobre o assunto! 👏👏👏
Mt legal, gostaria de ver mais sobre.
O canal ta cada vez mais abrangente
Boa tarde eu faço uso de caruru oraram por nobre berduega e outras q aprendi com minha mãe. Caruru e berduega São Matos q tem muito nas calçadas
Olha Júlio... esse assunto mereceria UM CANAL INTEIRO só sobre o assunto pois é muito vasto!
Gostei do vídeo. Seria bem interessante de fato ter episódios dedicados sobre cada planta.
Muito legal Julio 👏🏼👏🏼
Excelente. Conhecimento para todas as horas e situações. Parabéns.
Acho muito útil, explicação sobre plantas meu apoio esta dado! Abs
Excelente, muito bom esse assunto. Pois cada planta pode ensinar muito sobre a vida e a sobrevivência do todo desde o macro ao micro!
Julio ótima ideia abordar esse assunto. Grande abraço.
Excelente conhecermos e identificarmos o uso das Pancs 😊
Julio voce pode fazer um video sobre como saber a fauna da sua regiao e etc...
Ideia excelente! Sobrevivencialismo puro poder utilizar todos os recursos possíveis. Série super bem vinda
👏🏼👏🏼 amei o tema, um tipo de conhecimento q deve ser resgatado e propagado. 👍🏼👍🏼 Mais vídeos como esse.
Um assunto ótimo de se abordar... Todo canto tem uma planta q pode servir para algo.
Achei esse vídeo bem importante para todos adquirirem conhecimento
Acho imensamente proveitoso uma série sobre as plantas alimentícias e medicinais
Acho a ideia excelente,fui durante um tempo Fotografo e especialista de TI num projeto, de eco-conhecimento tradicional, (plantas medicinais e madeiras, q madeira eh boa p/ gamela ou cumieira, ou bote por exemplo, ) eh um assunto essencial para quem quer sobreviver perto de mata, saber diferenciar mandioca de mandioca brava pode ser a diferenca entre comer ou morrer envenenado.
Abs
Com certeza gostaria de saber mais sobre as plancs!!! faça mais vídeos por favor
No meu terreno tem muita Taioba, inclusive usei esse aplicativo para confirmar pois já me falaram que existe uma outra planta que se parece com a Taioba porém não é comestível. Faça esse vídeo das plantas SIM. Valeu SV's
seria legal, eu espero que tenham mais videos sobre esse assunto na Chacara SV.
O assunto sobre o aprofundamento em cada planta é muito interessante, 👍👍👍
Muito bom o app. Excelente idéia fazer vídeos sobre plantas do nosso quintal.
Excelente vídeo era o que eu estava procurando. Com certeza continue falando do assunto com detalhes de cada planta por favor.
Acho que um episódio interessante seria se tem como colher e armazenar algumas plantas que houver na chácara com a visão de estocagem de alimento ou para uso medicinal futuro
seria super interessante, principalmente a parte medicinal, plantas que ajudam em queimaduras, etc
Vídeos sobre plantas seriam sensacionais ! Sempre gostei do tema e nunca vi conteúdo sobre
Adorei o tema, e agradeço muito pelo aplicativo, a um tempo atras eu estava querendo saber sobre uma plantinha para saber se era comestível e me veio a ideia de usar o Google lens, mas agora esse aplicativo a coisa ficou ótima! gratidão!
Muito obrigada querido, estava a procura desse aplicativo. Trás mais informações sim!
Cactos aqui no Nordeste até hoje é muito utilizado na alimentação,mais muita gente as vezes passa fome simplesmente tendo no quintal por exemplo palma... Da um refogado muito muito gostoso.
Muito bom conteúdo!! No aguardo de mais!!
o aplicativo é bem impreciso para plantas locais... mas o futuro é mto promissor para esse tipo de aplicação
Muito bom !!! Faz uma série desse assunto ! Showww