Passei alguns anos com essa duvida sempre tinha dificuldade em calcular altura geométrica, aprendi de uma vez por todas com esse video ❤ Muito obrigado por nos passar seu conhecimento.
Que bom que pude ajudar Klelvin e obrigado por comentar, grande abraço e caso tenha interesse, tenho um excelente curso sobre o assunto, tenho certeza de que vai gostar, go.hotmart.com/V87456498D
Bom dia. Se me permitir, gostaria de sugerir um assunto: golpe de aríete e como minimiza--lo. Gostei muito da sua didática...parabéns! Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Boa tarde...vou explicar direitinho o que ė NPSH...que é um assunto que assusta muitos e na verdade é algo bem tranquilo.Vai ser um dos meus próximos vídeos.Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Olá...fico muito feliz em saber que gostou...obrigado pelo comentário e sempre é um grande prazer poder passar o pouco que sei sobre o assunto. Grande abraço e caso queira se aprofundar mais no assunto, recomendo meu curso que é excelente. Garanto que vai gostar. Até mais. go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
Oi Josivaldo...vou explicar sim...vou acabar essas postagens sobre os componentes e depois entrarei nesses assuntos sobre dimensionamento.Obrigado pelo interesse.
Como sempre ótima explicação.. você é um excelente professor, e além do mais é um dos poucos que responde os comentários. Quero lhe fazer outra pergunta que não tem haver com esse vídeo, professor vejo que todos professores RUclipss nos seus exemplos a tubulação no reservatório de descarga entra por baixo (abaixo do nível do reservatório), eu particularmente no dia a dia nunca vi isso, vejo sempre a tubulação entrando na caixa d’água por cima (em cima do nível da água na caixa d’água). Existe alguma explicação para isso ? Não corre risco da água da caixa d’água voltar pela tubulação, caso a válvula de retenção não esteja funcionando bem? No minuto 4:25 você nos dá um exemplo desses.
Maxwell, muito obrigado pela colocação e eu particularmente adoro responder as perguntas, pois aí aprendemos ainda mais. Respondendo sua pergunta...quando calculamos a altura manométrica da bomba, devemos levar sempre em conta o ponto mais alto do fluido no reservatório ou na tubulação de descarga. Uma instalação que a tubulação entra por baixo do reservatório, você leva em conta o nível mais alto do fluido, ou seja, quando esse reservatório estiver cheio. Agora imagina a tubulação entrando por cima do reservatório, vc deve levar em conta esse nível mais alto do fluido no tubo. Quando a bomba é pequena, ou seja, bombas reservatórios pequenos e bombas de baixas vazões, isso não importa muito, entrar por baixo ou por cima, mas claro, como você falou, se a tubulação entra por baixo e a válvula de retenção não esteja vedando bem, pode acontecer do fluido retornar, mas não esvaziar totalmente, pois se tiver válvula de pé e essa válvula vedar bem, a tubulação vai ficar quase totalmente cheia. Agora no caso de grandes reservatórios, quando o fluido entra por baixo, imagina assim, se o reservatório estiver vazio e você ligar a bomba, conforme nível no reservatório vai aumentando , o chamado ponto de operação da bomba vais mudando até atingir o nível máximo e isso em alguns casos pode ser prejudicial a bomba. Mas também, cuidado para não se enganar, as vezes a gente vê a tubulação entrando por baixo do reservatório, mas lá dentro, a tubulação sobre até um pouco mais do nível máximo, justamente para que essa altura de descarga sempre permaneça a mesma. Puxa, não sei se me fiz entender, mas esse é um excelente tema que em breve vou trabalhar em um novo vídeo. Um grande abraço e mais uma vez, obrigado pelo comentário.
@@bombascentrifugasecia Caraca 👏🏻👏🏻!! Que exemplo de professor.. parabéns. Pronto!! Não vou mais fazer perguntas, você já tirou todas minhas dúvidas. Obrigado. Agora vou esperar seu curso para eu fazer minha inscrição.
Olá...com certeza vou fazer, mostrando a diferença entre uma bomba de cavidade progressiva e a bomba centrífuga...em breve será postado. Grande abraço.
Sérgio, quanto maior for a altura de sucção positiva, melhor para a bomba, pois teremos mais pressão na sucção da bomba, consequentemente a Altura Manométrica será menor...e outra coisa, quanto mais pressão na sucção, menor a probabilidade de acontecer cavitação. Agora quanto a distância máxima, vai depender justamente desse desnível positivo. O recomendado ´é que a bomba sempre fique o mais próximo possível do tanque de sucção. Para um cálculo mais exato, teríamos que calcular o NPSH disponível da sua instalação, ou seja, qual pressão que você teria na entrada da bomba e comparar com o NPSH requerido pela bomba, ou seja, qual pressão que a bomba necessita na sua sucção para que não aconteça a cavitação. A condição é de que o NPSH disponível seja maior ou no mínimo igual ao NPSH requerido. Com essas informações, seria possível calcular a distância máxima que a bomba poderia ser instalada...mas como te disse, sempre a bomba deve estar o mais próximo possível ao tanque de sucção. Espero ter respondido sua pergunta. Grande abraço.
Professor, quando a bomba está afogada a sua vazão vai variar conforme ela for esvaziando o reservatório de sucção, de que forma eu faço para a vazão ser o mais constante possível? Elevando o nível do reservatório de sucção?
Diogo..sim, a vazão vai vaiar pois quando o nível dos reservatórios mudam, a chamada altura estática vai mudar também ou seja, a curva do sistema muda e consequentemente a vazão vai variar, para mais ou para menos, dependendo do caso. Como no seu caso, o desnível vai diminuindo, a vazão muda. Por isso que na escolha da bomba, devemos sempre levar em conta os desníveis mais críticos, que no caso, como sua sucção é positiva, deveria ser levado em conta o nível mais baixo no reservatório. No caso, se você elevar o reservatório, sem dúvida que sua vazão vai melhorar, apesar de não ser uma prática muito comum, pois alterar toda a estrutura de um reservatório, normalmente tem um custo alto. Não sei a complexidade da sua instalação, mas isso também pode ser minimizado, fazendo uma automação com uma variador de frequência controlado por bóia, que conforme o nível vai variando, o motor acelera ou desacelera, para manter a vazão constante, mas como disse, depende muito de você realmente sempre necessite de uma vazão constante...mas também é uma possibilidade que deve ser bem estudada, para ver o que vale mais a pena, ok. Espero ter ajudado. Grande braço e obrigado pela pergunta.
Olá...tem vários , mas os que mais gosto e é uma bíblia sobre o assunto Bombas e Instalações de Bombeamento - Archibald Joseph Macyntire e outro que recomendo também é Manual de Hidráulica - Azevedo Neto. São dois livros indispensáveis para quem trabalha com bombas e Instalações de Bombeamento.Grande abraço.
Afonso, em circuitos fechados como sistemas de refrigeração, na grande maioria dos casos os reservatórios de sucção e descarga são os mesmos e nesses casos, como o desnível geométrico não existe, deve ser levada em conta apenas as perdas de carga da instalação. Grande abraço.
@@afonsofioravante Exatamente isso...se não existe altura geométrica, o início da curva do sistema é do ponto zero da curva, ou seja, você só vai colocar as perdas de carga. Grande abraço.
Boa tarde professor, pode tirar uma dúvida? Temos uma bomba em nossa planta na indústria que está afogada, é o caso em que a sucção dela está colada no tanque, ou seja, logo após a saída do tanque, tem a junta e a bomba em seguida. Nesse caso desconsidero a altura de sucção?
Professor, você poderia explicar o regime de carga de uma bomba centrífuga? Sei que a corrente eletrica aumenta com a vazao e a diminuicao da altura geometrica e o oposto é verdadeiro, mas não consigo entender o porque.. Como utilizar uma bomba onde o desnível geométrico também é menor que o recomendado pelo fabricante (ainda assim mantendo aquela vazão desejada)? Obrigado
João...é o seguinte...a Potência consumida por uma bomba e consequentemente a potencia do motor sempre é em função da Vazão (Q). da Altura manométrica (H), da densidade do fluido e do rendimento da bomba. Vamos nos ater só na vazão e altura manométrica...então quer dizer que quanto maior a vazão, podemos dizer de uma maneira bem grosseira, que mais peso o motor tem que bombear...se tem mais peso, maior a potência do motor...e como Potência é igual a Voltagem x Corrente (P = V x I), quanto mais potência, maior a corrente. E também, quanto menor a altura manométrica, menos a potência...entretanto, para que tenhamos baixas alturas, a vazão é alta. E olha que não estamos levando em conta o rendimento da bomba e nem a densidade do fluido, que se for diferente da água, deve ser levado em conta, ok. Espero ter sanado sua dúvida. Grande abraço.
Sobre sua segunda pergunta, o desnível geométrico é um dado da instalação e não do fabricante da bomba. Esse desnível geométrico entra no cálculo da Altura manométrica e essa Altura que é uma informação para que a bomba seja dimensionada, levando em conta a vazão e essa altura manométrica calculada., ok. Abração.
Se o reservatório de sucção for 14 metros e positivo, acima do reservatório de descarga, não seria necessária a bomba, pois por gravidade já teria o deslocamento de um tanque para outro. Apenas nesse caso seria necessária a bomba apenas para alcançar uma determinada vazão.Grande abraço.
Passei alguns anos com essa duvida sempre tinha dificuldade em calcular altura geométrica, aprendi de uma vez por todas com esse video ❤ Muito obrigado por nos passar seu conhecimento.
Que bom que pude ajudar Klelvin e obrigado por comentar, grande abraço e caso tenha interesse, tenho um excelente curso sobre o assunto, tenho certeza de que vai gostar,
go.hotmart.com/V87456498D
Bom dia. Se me permitir, gostaria de sugerir um assunto: golpe de aríete e como minimiza--lo.
Gostei muito da sua didática...parabéns!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Oi José... excelente assunto... você pode ter certeza de que vou preparar um vídeo sobre o assunto.Muito obrigado pelo comentário.Grande abraço.
Essa confusão é devido a altura do cálculo de NPSH já é um outro assunto vlw pela explicação professor
Boa tarde...vou explicar direitinho o que ė NPSH...que é um assunto que assusta muitos e na verdade é algo bem tranquilo.Vai ser um dos meus próximos vídeos.Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Um dos melhores ou o melhor professor que ja tive no Senai
Muito obrigado...bondade sua...
@@bombascentrifugasecia eu que agradeço por suportar nossa turma...
Ótima aula, metodologia bem simples de compreender. Parabéns e obrigada!
Olá...fico muito feliz em saber que gostou...obrigado pelo comentário e sempre é um grande prazer poder passar o pouco que sei sobre o assunto. Grande abraço e caso queira se aprofundar mais no assunto, recomendo meu curso que é excelente. Garanto que vai gostar. Até mais. go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
professor se possivel explica dimensionar uma bomba centrifuga
Oi Josivaldo...vou explicar sim...vou acabar essas postagens sobre os componentes e depois entrarei nesses assuntos sobre dimensionamento.Obrigado pelo interesse.
Excelente Marcos 👏👏👏👏
Que bom que gostou Edenilson...valeu.
MUITO BOM.
Muito obrigado por comentar... grande abraço.
Excelente vídeo!! 👏👏👏
Que bom que gostou..se tiver sugestões relacionados ao tema Bombas Centrífugas, fique a vontade de sugerir...grande abraço.
Que aula meus amigos, que aula.
Valeuuu...Weverson...muito obrigado pelo comentário. Grande abraço.
Excelente aula!
Fico feliz por ter gostado...grande abraço.
Como sempre ótima explicação.. você é um excelente professor, e além do mais é um dos poucos que responde os comentários.
Quero lhe fazer outra pergunta que não tem haver com esse vídeo, professor vejo que todos professores RUclipss nos seus exemplos a tubulação no reservatório de descarga entra por baixo (abaixo do nível do reservatório), eu particularmente no dia a dia nunca vi isso, vejo sempre a tubulação entrando na caixa d’água por cima (em cima do nível da água na caixa d’água). Existe alguma explicação para isso ? Não corre risco da água da caixa d’água voltar pela tubulação, caso a válvula de retenção não esteja funcionando bem?
No minuto 4:25 você nos dá um exemplo desses.
Maxwell, muito obrigado pela colocação e eu particularmente adoro responder as perguntas, pois aí aprendemos ainda mais. Respondendo sua pergunta...quando calculamos a altura manométrica da bomba, devemos levar sempre em conta o ponto mais alto do fluido no reservatório ou na tubulação de descarga. Uma instalação que a tubulação entra por baixo do reservatório, você leva em conta o nível mais alto do fluido, ou seja, quando esse reservatório estiver cheio. Agora imagina a tubulação entrando por cima do reservatório, vc deve levar em conta esse nível mais alto do fluido no tubo. Quando a bomba é pequena, ou seja, bombas reservatórios pequenos e bombas de baixas vazões, isso não importa muito, entrar por baixo ou por cima, mas claro, como você falou, se a tubulação entra por baixo e a válvula de retenção não esteja vedando bem, pode acontecer do fluido retornar, mas não esvaziar totalmente, pois se tiver válvula de pé e essa válvula vedar bem, a tubulação vai ficar quase totalmente cheia. Agora no caso de grandes reservatórios, quando o fluido entra por baixo, imagina assim, se o reservatório estiver vazio e você ligar a bomba, conforme nível no reservatório vai aumentando , o chamado ponto de operação da bomba vais mudando até atingir o nível máximo e isso em alguns casos pode ser prejudicial a bomba. Mas também, cuidado para não se enganar, as vezes a gente vê a tubulação entrando por baixo do reservatório, mas lá dentro, a tubulação sobre até um pouco mais do nível máximo, justamente para que essa altura de descarga sempre permaneça a mesma. Puxa, não sei se me fiz entender, mas esse é um excelente tema que em breve vou trabalhar em um novo vídeo. Um grande abraço e mais uma vez, obrigado pelo comentário.
@@bombascentrifugasecia Caraca 👏🏻👏🏻!! Que exemplo de professor.. parabéns.
Pronto!! Não vou mais fazer perguntas, você já tirou todas minhas dúvidas. Obrigado.
Agora vou esperar seu curso para eu fazer minha inscrição.
@@maxwelsilva2078 Olá..se Deus quiser em mais no máximo uns 15 dias, o curso vai estar disponível, ok. Grande abraço.
Mestre, boa tarde.
Você pode nos trazer um pouco sobre bombas de cavidade progressiva em um vídeo posteriormente?
Forte abraço.
Olá...com certeza vou fazer, mostrando a diferença entre uma bomba de cavidade progressiva e a bomba centrífuga...em breve será postado. Grande abraço.
Boa tarde. Qual a distância e altura máxima do ponto de sucção positiva.
Sérgio, quanto maior for a altura de sucção positiva, melhor para a bomba, pois teremos mais pressão na sucção da bomba, consequentemente a Altura Manométrica será menor...e outra coisa, quanto mais pressão na sucção, menor a probabilidade de acontecer cavitação. Agora quanto a distância máxima, vai depender justamente desse desnível positivo. O recomendado ´é que a bomba sempre fique o mais próximo possível do tanque de sucção. Para um cálculo mais exato, teríamos que calcular o NPSH disponível da sua instalação, ou seja, qual pressão que você teria na entrada da bomba e comparar com o NPSH requerido pela bomba, ou seja, qual pressão que a bomba necessita na sua sucção para que não aconteça a cavitação. A condição é de que o NPSH disponível seja maior ou no mínimo igual ao NPSH requerido. Com essas informações, seria possível calcular a distância máxima que a bomba poderia ser instalada...mas como te disse, sempre a bomba deve estar o mais próximo possível ao tanque de sucção. Espero ter respondido sua pergunta. Grande abraço.
ótima aula , poderia indicar livros para estudo do assunto
Oi Nilson...que bom que gostou.Me manda seu e-mail que te passo umas apostilas e uma relação de alguns livros sobre o assunto.Grande abraço.
parabéns professor ❤
Muito Obrigado....
Professor, quando a bomba está afogada a sua vazão vai variar conforme ela for esvaziando o reservatório de sucção, de que forma eu faço para a vazão ser o mais constante possível? Elevando o nível do reservatório de sucção?
Diogo..sim, a vazão vai vaiar pois quando o nível dos reservatórios mudam, a chamada altura estática vai mudar também ou seja, a curva do sistema muda e consequentemente a vazão vai variar, para mais ou para menos, dependendo do caso. Como no seu caso, o desnível vai diminuindo, a vazão muda. Por isso que na escolha da bomba, devemos sempre levar em conta os desníveis mais críticos, que no caso, como sua sucção é positiva, deveria ser levado em conta o nível mais baixo no reservatório. No caso, se você elevar o reservatório, sem dúvida que sua vazão vai melhorar, apesar de não ser uma prática muito comum, pois alterar toda a estrutura de um reservatório, normalmente tem um custo alto. Não sei a complexidade da sua instalação, mas isso também pode ser minimizado, fazendo uma automação com uma variador de frequência controlado por bóia, que conforme o nível vai variando, o motor acelera ou desacelera, para manter a vazão constante, mas como disse, depende muito de você realmente sempre necessite de uma vazão constante...mas também é uma possibilidade que deve ser bem estudada, para ver o que vale mais a pena, ok. Espero ter ajudado. Grande braço e obrigado pela pergunta.
Qual livro bom para esse assunto?
Olá...tem vários , mas os que mais gosto e é uma bíblia sobre o assunto Bombas e Instalações de Bombeamento - Archibald Joseph Macyntire e outro que recomendo também é Manual de Hidráulica - Azevedo Neto. São dois livros indispensáveis para quem trabalha com bombas e Instalações de Bombeamento.Grande abraço.
Temos um caso especial - Sistema de Refrigeração - onde a tubulação retorna para o próprio tanque. Apenas um tanque.
Afonso, em circuitos fechados como sistemas de refrigeração, na grande maioria dos casos os reservatórios de sucção e descarga são os mesmos e nesses casos, como o desnível geométrico não existe, deve ser levada em conta apenas as perdas de carga da instalação.
Grande abraço.
Obrigado pela resposta. A Curva do sistema começa na altura geométrica . Neste caso, devo começar pelo ponto zero.
Como sugestão, um vídeo específico sobre elaboração de curva do sistema. Grato
@@afonsofioravante Exatamente isso...se não existe altura geométrica, o início da curva do sistema é do ponto zero da curva, ou seja, você só vai colocar as perdas de carga. Grande abraço.
@@afonsofioravante Excelente sugestão...pode deixar que em breve vou postar um vídeo sobre o assunto. grande abraço.
Boa tarde professor, pode tirar uma dúvida? Temos uma bomba em nossa planta na indústria que está afogada, é o caso em que a sucção dela está colada no tanque, ou seja, logo após a saída do tanque, tem a junta e a bomba em seguida. Nesse caso desconsidero a altura de sucção?
Olá Pedro...deve ser consderada sim, mesmo que o desnível seja pequeno, sempre devemos levar em conta, ok.Espero ter ajudado.Grande abraço.
Professor, você poderia explicar o regime de carga de uma bomba centrífuga?
Sei que a corrente eletrica aumenta com a vazao e a diminuicao da altura geometrica e o oposto é verdadeiro, mas não consigo entender o porque..
Como utilizar uma bomba onde o desnível geométrico também é menor que o recomendado pelo fabricante (ainda assim mantendo aquela vazão desejada)?
Obrigado
João...é o seguinte...a Potência consumida por uma bomba e consequentemente a potencia do motor sempre é em função da Vazão (Q). da Altura manométrica (H), da densidade do fluido e do rendimento da bomba. Vamos nos ater só na vazão e altura manométrica...então quer dizer que quanto maior a vazão, podemos dizer de uma maneira bem grosseira, que mais peso o motor tem que bombear...se tem mais peso, maior a potência do motor...e como Potência é igual a Voltagem x Corrente (P = V x I), quanto mais potência, maior a corrente. E também, quanto menor a altura manométrica, menos a potência...entretanto, para que tenhamos baixas alturas, a vazão é alta.
E olha que não estamos levando em conta o rendimento da bomba e nem a densidade do fluido, que se for diferente da água, deve ser levado em conta, ok. Espero ter sanado sua dúvida. Grande abraço.
Sobre sua segunda pergunta, o desnível geométrico é um dado da instalação e não do fabricante da bomba. Esse desnível geométrico entra no cálculo da Altura manométrica e essa Altura que é uma informação para que a bomba seja dimensionada, levando em conta a vazão e essa altura manométrica calculada., ok. Abração.
Obrigado professor!
Se fosse ao contrario, o Reservatorio de sucção 14m e o R.desgarga 9m qual seria a Hg???
Se o reservatório de sucção for 14 metros e positivo, acima do reservatório de descarga, não seria necessária a bomba, pois por gravidade já teria o deslocamento de um tanque para outro. Apenas nesse caso seria necessária a bomba apenas para alcançar uma determinada vazão.Grande abraço.
@@bombascentrifugasecia Valew professor