muito bom esse canal, já assisti vários vídeos! sou eletricista, trabalhei em plataforma de petróleo, e tinha um sistema com duas bombas em paralelo (intertravadas) e uma bomba que poderia ser ligada em série com uma delas, ela tinha o nome de booster, para aumentar a pressão mínima que o sistema exigia para pressurizar um vaso de água.
Exatamente isso...toda bomba que serve para pressurizar outra ou outras bombas recebem o nome de BOOSTER, que traduzindo significa REFORÇO. Obrigado pelo comentário. Grande abraço.
Que bom que gostou André...caso queira se aprofundar mais no assunto, recomendo esse curso...garanto que vai gostar. Grande abraço.go.hotmart.com/V87456498D
Que bom que ajudou Miguel...e caso queira se aprofundar mais no assunto, recomendo meu curso, que é excelente e garanto. Grande abraço. go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
Muito obrigado...e não se esqueça...caso queira aprender muito mais, recomendo meu curso que garanto que vai gostar. Grande abraço. go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
Kadson, muito obrigado...e não se esqueça...caso queira aprender muito mais, recomendo meu curso que garanto que vai gostar. Grande abraço. go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
Muitíssimo obrigado pelo comentário...fico muito feliz por ter gostado. Grande abraço e caso queira se aprofudar mais no assunto, recomendo meu curso. garanto que é excelente. go.hotmart.com/V87456498D
Guilherme muito obrigado pela inscrição e fico muito feliz por ter gostado e caso queira se aprofundar mais, recomendo esse meu curso que é excelente e tenho certeza de que não vai se arrepender. Grande abraço. go.hotmart.com/V87456498D
Olá Marcos, fico muito feliz por ter gostado e caso queira se aprofundar mais, recomendo esse meu curso que é excelente e tenho certeza de que não vai se arrepender. Grande abraço. go.hotmart.com/V87456498D
Obrigado Carlos, pelo comentário. Fico muito feliz por ter gostado. Caso tenha interesse, esse é um excelente curso para se aprofundar no assunto. Eu garanto. Grande abraço go.hotmart.com/V87456498D
Boa noite professor, qual o momento ideal para o acionamento da segunda bomba ligada em série, por exemplo, estando a 100 metros distante da primeira. exemplificando melhor, uma bomba na cota 2m próximo a fonte de água, e a outra bomba menor só para atingir a pressão de funcionamento de um setor, essa na cota 60 metros a 150 metros de distância. Minha dúvida, o momento do acionamento dessa segunda bomba, e se existe alguma forma para sinalizar o momento ideal para essa segunda bomba entra, tipo um medidor de fluxo... Agradeço esse esclarecimento professor.
Olá... você pode instalar um fluxostato ou um pressostato na segunda bomba, inclusive pode instalar já na descarga da segunda, pois aí não corre o risco da bomba trabalhar a seco. A vazão e a pressão da primeira bomba já vai fazer o conjunto girante da segunda girar, mesmo o motor estando desligado.Assim que o fluxo passar pela bomba, logo na saída você coloca de preferência um fluxostato que vai detectar o fluxo e vai mandar um sinal para o painel acionar o motor. Apenas tone cuidado pois tem alguns fluxostatos que detectam a presença de ar e acionam a bomba.Nesses casos de preferência ao pressostato.Mas também você pode fazer uma medição do tempo que o fluido demora para chegar na segunda bomba e instalar um timer para acionar, pois como disse não há problema da bomba girar por um tempo mesmo estando com o motor desligado. Espero ter ajudado. Grande abraço.
Obrigado pelo vídeo. Mas, operacionalmente consigo fazer isso utilizando duas motobombas a gasolina? Dessas montadas em cavaletes, associando em serie? Espero a escorva da primeira para depois partir a segunda?
Sim, pode ser feto assim, mas tem que garantir que a segunda bomba só parta quando a sucção da mesma estiver completamente cheia, para que a bomba não opere a seco, ok, Grande abraço,
Professor, muito bom. Faltou comentar que pode usar duas bombas diferentes em série, uma primeira para trabalhar com NPSH desfavorável e uma segunda em série para dar o head necessário, exemplo serviço com hidrocarbonetos. Saudações.
Luciano, não fiz esse comentário explicitamente, entretanto, nesse vídeo (minuto 17:11), dou um exemplo da associação em série de duas bombas diferentes. Obrigado por comentar. Grande abraço.
Tenho uma bomba de 1cv que toca 4 aspersores pequenos tranquilo, porém eu coloquei mais dois aspersores pequenos e não deu pressão pra girar. Posso adicionar uma bomba de meio cv ligada em paralelo por um Y de 1"?
Matheus é o seguinte... parece que você precisa de mais pressão,então você precisa fazer uma associação de bombas em série e não em paralelo como você quer fazer...apesar que se você fizer dessa forma que falou, vai ter um aumento de pressão também, mas não sei se vai resolver seu problema. Agora se precisar de aumento de vazão, pode fazer dessa maneira que falou.Grande abraço.
Essa associação em série, duas dúvidas qual a distância devo instalar uma bomba da outra e a outra dúvida quando o recalque entrar na sucção a velocidade não vai ser muito alta e a bomba vir a cavitar?
Gerson, é assim...a distância deve ser a menor possível, pois aí você economiza espaço, tubulações, diminui as perdas de carga, etc. Nunca encontrei na literatura especializada, algo que mencione sobre essa distância, ok, então na prática, eu creio ser isso. Quanto a velocidade, você na verdade deve se preocupar com a pressão na bomba que está recebendo o fluido, pois dependendo do tipo e modelo de bomba, ela suporta mais ou menos pressão. Por exemplo, essas bombas mancalizadas convencionais, suportam na faixa de 10 kgf/cm2 em sua sucção, Já essas bombas monobloco, aquelas que o motor é acoplado diretamente na bomba, a pressão máxima na sucção é em torno de 3 kgf/cm2. Esses dados são dados de fabricante, então recomendo sempre você consultar o manual técnico do fabricante, pois lá você vai encontrar essas pressões máximas admitidas .Claro que dependendo da pressão na sucção, você vai diretamente interferir na pressão na descarga da bomba, e dependendo do material de fabricação da bomba, os flanges também tem limitação de pressão, então como disse, sempre consulte os manuais dos fabricantes. Ah...ia me esquecendo...a única coisa que não vai acontecer na bomba é a cavitação, pois a cavitação só ocorre quando a pressão na sucção é muito baixa e no caso de uma associação em série, a bomba que está recebendo o fluido, já recebe o fluido com uma alta pressão. Você pode ter alta velocidade, do fluido, mas desde que o fluido esteja com alta pressão, que é o caso, não vai ocorrer a cavitação. Espero ter ajudado. Caso queira se aprofundar mais, tenho um excelente curso. Garanto que vai gostar. go.hotmart.com/V87456498D
Olá Mariana...que bom que gostou e obrigado por comentar. Caso tenha interesse, esse é um excelente curso para se aprofundar no assunto. Eu garanto a qualidade. Um grande abraço. go.hotmart.com/V87456498D
Uma dúvida, se minha bomba pegou uma potência de 20 cv e quero usar 2 bombas em paralelo, 2 de 20 cv, mantenho os mesmos CV? Já que pressão não se dividi!
Fábio, sim...se entendi, você tem uma bomba com motor de 20 CV com uma determinada vazão e pressão...se você colocar mais uma em PARALELO, sua vazão vai aumentar e a pressão vai se manter a mesma, desde que as bombas sejam iguais...caso sejam diferentes, vai haver mudança na vazão e pressão, mas se cada bomba já tem um motor de 20 CV, não vai haver problemas. Grande abraço.
Se eu tenho uma hidromassagem com 12 bicos, posso usar 2 bombas em paralelo que atendam 6 bicos cada, para que a vazão seja suficiente para os 12 bicos?
Não é comum em hidromassagem a utilização de associação de bombas...procure uma bomba que não seja especificamente bombas para hidromassagem, ou seja, uma bomba centrífuga com vazão maior para atender sua necessidade. Grande abraço.
Professor, há regra/ recomendação para associações em série de bombas diferentes do ponto de vista da potência da bomba? Me refiro por exemplo se a segunda bomba tem potência maior, vazão maior para mesma altura, e supondo que esta esteja depois da primeira bomba na mesma tubulação. Isso pode provocar cavitação da primeira bomba? E se isso aumentaria a corrente elétrica na primeira bomba? Isso ainda depende do arranjo imagino, por exemplo o quanto distante, o quanto de perda de carga já teria ao chegar na segunda bomba. Mas imaginando um equívoco e colocando a segunda bomba logo em seguida à primeira bomba exigindo maior. Nessa configuração quais as implicações, corrente elétrica e cavitação? Ou tudo bem não haveria problema.
Fernando, a segunda bomba só vai bombear a vazão que chega nela, que veio da primeira bomba, ou seja, mesmo a segunda sendo "maior", ela não vai afetar o funcionamento da primeira. Você só tem que verificar se a vazão que a primeira estiver bombeando para a segunda vai atingir a vazão necessária para que a segunda trabalhe direitinho, ok. Grande abraço.
Rodrigo, se entendi sua dúvida, você que saber se na associação em série ou na associação em paralelo a tendência a cavitação é maior né? Se a pergunta for essa, é assim: em uma associação em série, a primeira bomba ou a bomba que está fazendo sucção, pode ser que ocorra cavitação, entretanto nas subsequentes não vai mais acontecer, pois a pressão já é alta e a cavitação ocorre justamente pela baixa pressão. Já em uma associação em paralelo, pode ser que ocorra cavitação se uma delas para de funcionar, pois a vazão da que ficou funcionando vai aumentar e pode ocorrer cavitação. Entretanto se a as bombas tenham sido bem dimensionadas, independente da associação em série ou em paralelo, não vai ocorrer cavitação. Espero que tenha respondido sua dúvida. grande abraço.
Professor a associação de bombas em série deve ser sempre próximo uma da outra? Pois eu necessito de abastecer em uma distancia de 100mts e numa altura de 15 mts. E pode ser com bomba auto aspirante?
@@josebernardo3171 Bom dia...não precisa necessariamente ser próxima uma da outra, entretanto qto mais distante a segunda bomba estiver, menor será a pressão na entrada dela, mas essa queda de pressão é bem pequena.Acho que para essa sua aplicação não precisa associar bombas.Abraços
Excelente aula. Uma duvida.. Posso ligar uma bomba 3 cv em serie com uma motobomba a gasolina 6,5 cv A bomba de 3 cv entrada e saída São de 4 polegadas A motobomba de 6,5 cv a sucção é de 3 polegadas e a saída de 2 polegadas Qual seria a ordem das bombas? Seria para irrigação em morro
Olá Diego, dá para ligar sim. Em relação a ordem das bombas, creio ser interessante a bomba a gasolina deve estar succionando do tanque e recalcando para a bomba elétrica, pois na minha opinião, vamos supor que falte energia...como a bomba a gasolina está recalcando, mesmo a bomba elétrica parada, a pressão do fluido consegue girar a bomba elétrica , mas claro, a pressão vai cair muito. Agora se a bomba elétrica estiver bombeando para a bomba a gasolina e essa bomba parar, por exemplo, acabou o combustível, provavelmente que a bomba elétrica não terá pressão para rodar a bomba a gasolina, pois o motor fica muito "pesado". Bom, isso na minha opinião. Se você fizer essa instalação e der resultado, me avisa, ok. Grande abraço.
muito bom esse canal, já assisti vários vídeos! sou eletricista, trabalhei em plataforma de petróleo, e tinha um sistema com duas bombas em paralelo (intertravadas) e uma bomba que poderia ser ligada em série com uma delas, ela tinha o nome de booster, para aumentar a pressão mínima que o sistema exigia para pressurizar um vaso de água.
Exatamente isso...toda bomba que serve para pressurizar outra ou outras bombas recebem o nome de BOOSTER, que traduzindo significa REFORÇO. Obrigado pelo comentário. Grande abraço.
Excelente didática. Ótimas aulas para rever conceitos ✌
Que bom que gostou André...caso queira se aprofundar mais no assunto, recomendo esse curso...garanto que vai gostar. Grande abraço.go.hotmart.com/V87456498D
Essa aula era exatamente o que eu estava precisando... Muito obrigado
Que bom que ajudou Miguel...e caso queira se aprofundar mais no assunto, recomendo meu curso, que é excelente e garanto. Grande abraço.
go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
Que aula maravilhosa. Parabéns.
Oi Gustavo...muito obrigado pelo comentário...isso ajuda muito a gente continuar nosso trabalho. Grande abraço.
Se quiser se aprofundar no assunto...
go.hotmart.com/V87456498D
Parabéns pelo trabalho! vídeo bem feito e cheio de informação 👏🏼
Muito obrigado...e não se esqueça...caso queira aprender muito mais, recomendo meu curso que garanto que vai gostar. Grande abraço. go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
Kadson, muito obrigado...e não se esqueça...caso queira aprender muito mais, recomendo meu curso que garanto que vai gostar. Grande abraço. go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
muito bem explicado, está de parabéns. Ajudou-me bastante.
Olá...fico muito feliz por ter ajudado. Grande abraço.
Aula excelente bem explicada.
Muitíssimo obrigado pelo comentário...fico muito feliz por ter gostado. Grande abraço e caso queira se aprofudar mais no assunto, recomendo meu curso. garanto que é excelente.
go.hotmart.com/V87456498D
Professor, que aula nota 1000 ganhou um inscrito
Guilherme muito obrigado pela inscrição e fico muito feliz por ter gostado e caso queira se aprofundar mais, recomendo esse meu curso que é excelente e tenho certeza de que não vai se arrepender. Grande abraço.
go.hotmart.com/V87456498D
Que aula fantástica 👏... Mais um escrito!
Olá Marcos, fico muito feliz por ter gostado e caso queira se aprofundar mais, recomendo esse meu curso que é excelente e tenho certeza de que não vai se arrepender. Grande abraço.
go.hotmart.com/V87456498D
Muito bem explicado!
Obrigado Carlos, pelo comentário. Fico muito feliz por ter gostado.
Caso tenha interesse, esse é um excelente curso para se aprofundar no assunto. Eu garanto. Grande abraço
go.hotmart.com/V87456498D
Parabéns professor exelente vídeo
Obrigado ...fico muito feliz por ter gostado.Um grande abraço.
Obrigado , muito bem explicado !!!
Marcos, obrigado pelo comentário...grande abraço.
go.hotmart.com/V87456498D
Atuo na irrigação, e gostei demais do canal, mais um inscrito!
Oi Leonardo...que bom que gostou...e se tiver sugestões de vídeos por favor, me fala.Grande abraço .
Aula perfeita!
Muitíssimo obrigado Caroline pelo seu comentário...isso nos dá muito ânimo para continuarmos com nosso canal. Grande abraço.
Muitobom
@@JoraciModestoGraciotto Valeu... obrigado e caso tenha interesse, recomendo esse curso...muito bom. Grande abraço.go.hotmart.com/V87456498D?dp=1
Boa noite professor, qual o momento ideal para o acionamento da segunda bomba ligada em série, por exemplo, estando a 100 metros distante da primeira. exemplificando melhor, uma bomba na cota 2m próximo a fonte de água, e a outra bomba menor só para atingir a pressão de funcionamento de um setor, essa na cota 60 metros a 150 metros de distância. Minha dúvida, o momento do acionamento dessa segunda bomba, e se existe alguma forma para sinalizar o momento ideal para essa segunda bomba entra, tipo um medidor de fluxo... Agradeço esse esclarecimento professor.
Olá... você pode instalar um fluxostato ou um pressostato na segunda bomba, inclusive pode instalar já na descarga da segunda, pois aí não corre o risco da bomba trabalhar a seco. A vazão e a pressão da primeira bomba já vai fazer o conjunto girante da segunda girar, mesmo o motor estando desligado.Assim que o fluxo passar pela bomba, logo na saída você coloca de preferência um fluxostato que vai detectar o fluxo e vai mandar um sinal para o painel acionar o motor. Apenas tone cuidado pois tem alguns fluxostatos que detectam a presença de ar e acionam a bomba.Nesses casos de preferência ao pressostato.Mas também você pode fazer uma medição do tempo que o fluido demora para chegar na segunda bomba e instalar um timer para acionar, pois como disse não há problema da bomba girar por um tempo mesmo estando com o motor desligado. Espero ter ajudado. Grande abraço.
Obrigado pelo vídeo. Mas, operacionalmente consigo fazer isso utilizando duas motobombas a gasolina? Dessas montadas em cavaletes, associando em serie? Espero a escorva da primeira para depois partir a segunda?
Sim, pode ser feto assim, mas tem que garantir que a segunda bomba só parta quando a sucção da mesma estiver completamente cheia, para que a bomba não opere a seco, ok, Grande abraço,
Válvulas de retenção na saída de cada bomba pode atrapalhar na associação em paralelo?
Não...inclusive sempre é recomendado a instalação de válvulas de retenção na saída da bomba. Abraços.
Professor, muito bom. Faltou comentar que pode usar duas bombas diferentes em série, uma primeira para trabalhar com NPSH desfavorável e uma segunda em série para dar o head necessário, exemplo serviço com hidrocarbonetos. Saudações.
Luciano, não fiz esse comentário explicitamente, entretanto, nesse vídeo (minuto 17:11), dou um exemplo da associação em série de duas bombas diferentes.
Obrigado por comentar. Grande abraço.
Tenho uma bomba de 1cv que toca 4 aspersores pequenos tranquilo, porém eu coloquei mais dois aspersores pequenos e não deu pressão pra girar. Posso adicionar uma bomba de meio cv ligada em paralelo por um Y de 1"?
Matheus é o seguinte... parece que você precisa de mais pressão,então você precisa fazer uma associação de bombas em série e não em paralelo como você quer fazer...apesar que se você fizer dessa forma que falou, vai ter um aumento de pressão também, mas não sei se vai resolver seu problema. Agora se precisar de aumento de vazão, pode fazer dessa maneira que falou.Grande abraço.
Essa associação em série, duas dúvidas qual a distância devo instalar uma bomba da outra e a outra dúvida quando o recalque entrar na sucção a velocidade não vai ser muito alta e a bomba vir a cavitar?
Gerson, é assim...a distância deve ser a menor possível, pois aí você economiza espaço, tubulações, diminui as perdas de carga, etc. Nunca encontrei na literatura especializada, algo que mencione sobre essa distância, ok, então na prática, eu creio ser isso.
Quanto a velocidade, você na verdade deve se preocupar com a pressão na bomba que está recebendo o fluido, pois dependendo do tipo e modelo de bomba, ela suporta mais ou menos pressão. Por exemplo, essas bombas mancalizadas convencionais, suportam na faixa de 10 kgf/cm2 em sua sucção, Já essas bombas monobloco, aquelas que o motor é acoplado diretamente na bomba, a pressão máxima na sucção é em torno de 3 kgf/cm2. Esses dados são dados de fabricante, então recomendo sempre você consultar o manual técnico do fabricante, pois lá você vai encontrar essas pressões máximas admitidas .Claro que dependendo da pressão na sucção, você vai diretamente interferir na pressão na descarga da bomba, e dependendo do material de fabricação da bomba, os flanges também tem limitação de pressão, então como disse, sempre consulte os manuais dos fabricantes. Ah...ia me esquecendo...a única coisa que não vai acontecer na bomba é a cavitação, pois a cavitação só ocorre quando a pressão na sucção é muito baixa e no caso de uma associação em série, a bomba que está recebendo o fluido, já recebe o fluido com uma alta pressão. Você pode ter alta velocidade, do fluido, mas desde que o fluido esteja com alta pressão, que é o caso, não vai ocorrer a cavitação.
Espero ter ajudado. Caso queira se aprofundar mais, tenho um excelente curso. Garanto que vai gostar.
go.hotmart.com/V87456498D
@@bombascentrifugasecia muito obrigado pelo retorno e explicação, vou ver a questão do curso
Didática E X C E L E N T E Professor!!!
Olá Mariana...que bom que gostou e obrigado por comentar.
Caso tenha interesse, esse é um excelente curso para se aprofundar no assunto. Eu garanto a qualidade. Um grande abraço.
go.hotmart.com/V87456498D
Uma dúvida, se minha bomba pegou uma potência de 20 cv e quero usar 2 bombas em paralelo, 2 de 20 cv, mantenho os mesmos CV? Já que pressão não se dividi!
Fábio, sim...se entendi, você tem uma bomba com motor de 20 CV com uma determinada vazão e pressão...se você colocar mais uma em PARALELO, sua vazão vai aumentar e a pressão vai se manter a mesma, desde que as bombas sejam iguais...caso sejam diferentes, vai haver mudança na vazão e pressão, mas se cada bomba já tem um motor de 20 CV, não vai haver problemas. Grande abraço.
Se eu tenho uma hidromassagem com 12 bicos, posso usar 2 bombas em paralelo que atendam 6 bicos cada, para que a vazão seja suficiente para os 12 bicos?
Não é comum em hidromassagem a utilização de associação de bombas...procure uma bomba que não seja especificamente bombas para hidromassagem, ou seja, uma bomba centrífuga com vazão maior para atender sua necessidade. Grande abraço.
Professor, há regra/ recomendação para associações em série de bombas diferentes do ponto de vista da potência da bomba? Me refiro por exemplo se a segunda bomba tem potência maior, vazão maior para mesma altura, e supondo que esta esteja depois da primeira bomba na mesma tubulação. Isso pode provocar cavitação da primeira bomba? E se isso aumentaria a corrente elétrica na primeira bomba? Isso ainda depende do arranjo imagino, por exemplo o quanto distante, o quanto de perda de carga já teria ao chegar na segunda bomba. Mas imaginando um equívoco e colocando a segunda bomba logo em seguida à primeira bomba exigindo maior.
Nessa configuração quais as implicações, corrente elétrica e cavitação? Ou tudo bem não haveria problema.
Exigindo maior vazão
Fernando, a segunda bomba só vai bombear a vazão que chega nela, que veio da primeira bomba, ou seja, mesmo a segunda sendo "maior", ela não vai afetar o funcionamento da primeira. Você só tem que verificar se a vazão que a primeira estiver bombeando para a segunda vai atingir a vazão necessária para que a segunda trabalhe direitinho, ok.
Grande abraço.
Muito bem explicado, parabens! Uma duvida sobre cavitação, em qual dos dois sistemas a propensão de cavitação é maior?
Rodrigo, se entendi sua dúvida, você que saber se na associação em série ou na associação em paralelo a tendência a cavitação é maior né? Se a pergunta for essa, é assim: em uma associação em série, a primeira bomba ou a bomba que está fazendo sucção, pode ser que ocorra cavitação, entretanto nas subsequentes não vai mais acontecer, pois a pressão já é alta e a cavitação ocorre justamente pela baixa pressão. Já em uma associação em paralelo, pode ser que ocorra cavitação se uma delas para de funcionar, pois a vazão da que ficou funcionando vai aumentar e pode ocorrer cavitação. Entretanto se a as bombas tenham sido bem dimensionadas, independente da associação em série ou em paralelo, não vai ocorrer cavitação. Espero que tenha respondido sua dúvida. grande abraço.
Professor a associação de bombas em série deve ser sempre próximo uma da outra?
Pois eu necessito de abastecer em uma distancia de 100mts e numa altura de 15 mts.
E pode ser com bomba auto aspirante?
@@josebernardo3171 Bom dia...não precisa necessariamente ser próxima uma da outra, entretanto qto mais distante a segunda bomba estiver, menor será a pressão na entrada dela, mas essa queda de pressão é bem pequena.Acho que para essa sua aplicação não precisa associar bombas.Abraços
❤
Valeuuu...abraços.
Excelente aula.
Uma duvida..
Posso ligar uma bomba 3 cv em serie com uma motobomba a gasolina 6,5 cv
A bomba de 3 cv entrada e saída São de 4 polegadas
A motobomba de 6,5 cv a sucção é de 3 polegadas e a saída de 2 polegadas
Qual seria a ordem das bombas?
Seria para irrigação em morro
Olá Diego, dá para ligar sim.
Em relação a ordem das bombas, creio ser interessante a bomba a gasolina deve estar succionando do tanque e recalcando para a bomba elétrica, pois na minha opinião, vamos supor que falte energia...como a bomba a gasolina está recalcando, mesmo a bomba elétrica parada, a pressão do fluido consegue girar a bomba elétrica , mas claro, a pressão vai cair muito. Agora se a bomba elétrica estiver bombeando para a bomba a gasolina e essa bomba parar, por exemplo, acabou o combustível, provavelmente que a bomba elétrica não terá pressão para rodar a bomba a gasolina, pois o motor fica muito "pesado".
Bom, isso na minha opinião.
Se você fizer essa instalação e der resultado, me avisa, ok. Grande abraço.
@@bombascentrifugasecia muito obrigado pela atenção.
Assim que testar vou te avisar do resultado.
Esse modelo se for me Al 1630 ela vai me aumentar a pressão da chinaider
Olá José...sim, bombas multiestágios servem para aumento de pressão.Com certeza vai ter a pressão aumentada.Grande abraço.