Ponto de Operação de Uma Bomba Centrífuga | Curva do Sistema | Curva da Bomba | Alteração de Curva

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 ноя 2024

Комментарии • 16

  • @andreluiz6011
    @andreluiz6011 Год назад +1

    Ola amigo vi seu vídeo e achei muito bom. Trabalho num sistema de abastecimento de agua tenho uma bomba ksb 100-65-250 meganorm ela funcionava em uma adutora de 150 mm que era menor que o recalque de 200mm contudo fizemos a troca da adoção para 250mm e foi otimo pois saimos de 100m3/h para 180m3/h mas a bomba começou a estragar rolamento e esquentar o óleo . O que pode estar acontecendo detalhes
    Aduçao 250mm com 40mca de pressão afogada

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  Год назад

      Fala Andre ... beleza ... sem analisar os dados e a instalação fica difícil trazer algum diagnóstico ... como dissemos no vídeo, o ponto de operação depende da instalação e da bomba. . . nessa nova condição ... vocês aumentaram em 80% a vazão da bomba ... é muita coisa.... provavelmente jogaram o ponto de operação muito para frente, além do que se recomenda para uma bomba que é até 110% do BEP ... quase no final da curva da bomba... nessa condição... aumenta-se muito a perda de carga e reduz o NPSH disponível e aumenta o NPSH requerido pela bomba.... o que faz a bomba cavitar por falta de NPSh disponível.
      talvez... a bomba não seja adequada para a nova condição.... e das duas uma... ou vocês trocam ou se acostumam com o problema.

  • @joaopaulocamargo6359
    @joaopaulocamargo6359 Год назад

    Boa tarde Micelli.
    Uma coisa que ainda não entendo. A literatura diz que a pressão indicada num manômetro instalado logo após a descarga da bomba centrífuga corresponde à perda de carga do sistema, isto é, a resistência que o sistema impõe sobre a bomba (cruzamento curva sistema X curva da bomba). Exemplo, se o manômetro na descarga da bomba indica 3 bar numa linha de água, quer dizer que a resistência do sistema é 30 m.
    Agora uma experiência que tive na prática:
    Precisei instalar uma bomba centrífuga para bombeamento de água de modo que no final da linha (Sistema) a água deveria chegar com 4 bar de pressão, ou seja, "sobrar" 4 bar de pressão após passar por todo o sistema. No cálculo teórico o sistema tinha 25 m de perda de de carga (desnível + perdas), logo selecionei uma bomba de 65 m (65 - 25 = 40 m de sobra).
    Na prática deu certinho, a água chegou no final com 4 bar de pressão (medi pelo manômetro), porém na descarga da bomba não indica os 2,5 bar (25 m de resistência do sistema) e sim os 65 m (6,5 bar), obviamente não faria sentido indicar 2,5 bar na bomba e 4 bar no final da linha.
    Pelo que entendo esse conceito de que a pressão indicada no manômetro é a resistência do sistema se aplica somente a bombas de deslocamento positivo.

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  Год назад

      Olha João,
      primeiramente ... não sei que literatura é essa que você tem consultado porque isso que você colocou que a pressão de descarga corresponde a perda de carga não é verdade, não só em centrífugas como em nenhum tipo de bomba.
      provavelmente você está entendendo errado as coisas como você comenta ao final ou a fonte que você está utilizando é duvidosa
      tanto é que no seu experimento prático, os valores não bateram, ou seja, a prática não está confirmando a suposta "teoria" que você citou.
      se você colocar um manômetro na sucção e outro na descarga, você vai identificar a pressão diferencial da bomba que dividido pelo peso especifico do líquido você obterá a Altura Manométrica, HB da Bomba.... que também não é a perda de carga do sistema.
      HB corresponde a altura geometrica de elevação + as perdas de carga... que é bem diferente do que você colocou.
      Sobre o ponto de operação esta correto é justamente no cruzamento da curva do sistema com a curva da bomba... mas a curva do sistema corresponde a altura geométrica de elevação + as perdas de carga no sistema.... e de novo... não é a somente a pressão de descarga da bomba.
      espero ter ajudado.

    • @joaopaulocamargo6359
      @joaopaulocamargo6359 Год назад

      ​@@EngenhariaeCia opa obrigado pelo retorno, vou me aprofundar melhor nessas teorias

  • @MarcosRodrigues-db6ic
    @MarcosRodrigues-db6ic Год назад +1

    uma dúvida, na curva da vazão x altura manométrica, eu uso a velocidade de sucção ou de recalque?

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  Год назад

      na verdade...nenhuma das duas... como você mesmo colocou... é um gráfico da vazão pela altura manométrica portanto você deve usar a vazão e não a velocidade.
      Se a sua dúvida é qual velocidade você considera para calcular a vazão, ai tanto faz... porque a vazão é constante.
      Nesse caso você pode calcular a vazão Q por Q = velocidade x area... se for sucção será a velocidade vezes a área da seção de sução e o mesmo vale para descarga, mas com os parâmetros da descarga.

  • @wevertonoliveira4266
    @wevertonoliveira4266 10 месяцев назад +1

    Olá professor boa tarde, consegui fazer um desconto no curso de bombas pra mi?

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  10 месяцев назад

      chama no whats que eu vejo o que da pra fazer 11 5696 7808

  • @gustavomonnerat6161
    @gustavomonnerat6161 Год назад

    Se um fabricante pede uma altura manométrica mínima de 40mca, porém minha instalação apresenta um valor um pouco abaixo desse valor, supondo 34mca, seria válido regular o registro de recalque até que se chegue nesse ponto ideal?

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  Год назад +2

      então Gustavo... o que você tem que ter em mente é que a vazão anda junto com a pressão...nnão dá para fazer uma análise, pensando somente numa variável ... em outras palavras... quando se altera a vazão ... automaticamente (SEMPRE) altera-se a pressão e vice-versa.
      se a sua necessidade é 40 e vc tem uma bomba de 34... você não tem a bomba adequada para a sua aplicação e você não vai conseguir fazer o que precisa... exceto se reduzir a vazão não for um problema ... talvez seja uma possibilidade ...
      mas tudo vai depende da bomba... uma vez que atingir 40 ... pode ser necessário reduzir muito a vazão que torna o seu uso impraticável.
      o correto é dimensionar a bomba corretamente... conforme ensinamos no nosso treinamento Especificação de Bombas Centrífugas.

    • @gustavomonnerat6161
      @gustavomonnerat6161 Год назад +1

      No caso a hipótese é a instalação possui 34mca e a bomba possui um BEP de 50mca aproximadamente, o fabricante pede que a instalação tenha no mínimo 40mca. Seria, compensar fazendo a perda de carga na saída da bomba

    • @EngenhariaeCia
      @EngenhariaeCia  Год назад +1

      @@gustavomonnerat6161 se a bomba for maior que você precisa... você chega próximo... mas como dito anteriormente .. vazão e pressão andam juntos...

    • @gustavomonnerat6161
      @gustavomonnerat6161 Год назад

      Sim, compreendo, o controle da saída da bomba seria no sentido de adequar o funcionamento da bomba a parâmetro de fabricante, atentando ao bom funcionamento motor/corrente e etc, desprezando a vazão de chegada. Obrigado pela atenção. Ótimo canal, abraço

  • @wevertonoliveira4266
    @wevertonoliveira4266 10 месяцев назад +1

    Na udeny