Na realidade, o que está ao quadrado é a unidade de medida (os centímetros). Quando falamos em cm², estamos tratando de uma medida de área. Assim, note que não é o número que está sendo elevado ao quadrado, mas sim a unidade que indica que estamos trabalhando com área e não com comprimento. Bons estudos!
Tá errada essa conta e muito. 1 cm equivale a 10mm, logo 1,3cm é igual a 13mm, como os dois estão com expoente 2 (ao quadrado), então soma-se apenas as casas decimais neste caso. 1,3cm + 4mm= 1,5cm. esse três depois da vírgula já é milímetro. Caso eu estiver errado, questão deve ser anulada dessa prova. Pois a resolução apresentada, representa diluição, como está ao quadrado, então a soma se divide em 2mm para cada lado resultando nos 1,5cm.
Olá, Peterson! A minha solução está correta. Vou esclarecer o raciocínio: • O problema envolve áreas, não comprimentos, e as unidades estão em cm² e mm². Logo, a conversão correta de 4 mm² para cm² é feita dividindo por 100 (pois 1 cm² equivale a 100 mm²). Isso dá 0,04 cm². • Somamos então 1,3 cm² + 0,04 cm², resultando em 1,34 cm². A soma direta que você mencionou (1,3 + 4) ignora que estamos tratando de medidas quadradas, onde a relação é diferente por ser área. Se precisar de mais explicações, fico à disposição!
@@ProfJuniorVieira Olá professor, vou explicar o porque considerei errado. Como eu mencionei antes, o enunciado não expecifica qual soma ele quer que vc faça. Como sou Técnico Mecânico isso faz parte do meu cotidiano, quando se trata de diluição, sua resposta está exata, mas a questão não destingue o porque farei a soma, e isso faz dupla interpretação. Exemplo 1: Uma terreno após ser dividido em partes iguais, sobrou 4 metros quadrados para cada porção de 200 m2. Neste caso se aplica sua resolução, pois é diluiçao de sobras para ser bem expecífico. Exemplo 2: Uma peça de um veiculo após ser fabricada ficou menor do que de veria. Logo se nota que em uma área de 1,3cm2 ela ficou 4mm2 menor. Qual é o tamanho final desta peça? Aqui vemos porque meu exemplo contempla a resposta correta, por já estar com mesmo expoente. Ai vc entende que é lado x lado, então a peça fica com área total de 1,5cm2. Então eu digo que essa questão deveria ser anulada da prova, pois existe duas respostas possíveis para ela. No caso a falha está na questão, pois se torna obrigatório a descrição do objetivo.
🔥 Curso Preparatório: cienciaexata.com/correios
Bem passo a passo professor.
Excelente explicação professor.
Olá Professor, tudo bem? Você poderia fazer um vídeo com exercícios de matemática de nível médio da banca Cebraspe?
Sugestão anotada! Farei em breve.
Show😊
4mm²+ 1,3xcm²=
0,04cm² +1,3cm²=
1,30cm²
0,04 cm² =
1,34 cm²
Transformando 4mm² em cm² temos: 0,04cm², somando 1,3 + 0,04 = 1,34cm² resposta letra a.
Mais o 1,34 ao quadrado não altera?
Na realidade, o que está ao quadrado é a unidade de medida (os centímetros). Quando falamos em cm², estamos tratando de uma medida de área. Assim, note que não é o número que está sendo elevado ao quadrado, mas sim a unidade que indica que estamos trabalhando com área e não com comprimento. Bons estudos!
Só olhei e pensei: "não é a A), é pegadinha". Fiz os cálculos cheiguei na alternativa A) e tinha ficado confuso.😢😢
Não precisa nem de conta um negócio desse
Tá errada essa conta e muito.
1 cm equivale a 10mm, logo 1,3cm é igual a 13mm, como os dois estão com expoente 2 (ao quadrado), então soma-se apenas as casas decimais neste caso.
1,3cm + 4mm= 1,5cm. esse três depois da vírgula já é milímetro.
Caso eu estiver errado, questão deve ser anulada dessa prova. Pois a resolução apresentada, representa diluição, como está ao quadrado, então a soma se divide em 2mm para cada lado resultando nos 1,5cm.
Olá, Peterson! A minha solução está correta. Vou esclarecer o raciocínio:
• O problema envolve áreas, não comprimentos, e as unidades estão em cm² e mm². Logo, a conversão correta de 4 mm² para cm² é feita dividindo por 100 (pois 1 cm² equivale a 100 mm²). Isso dá 0,04 cm².
• Somamos então 1,3 cm² + 0,04 cm², resultando em 1,34 cm².
A soma direta que você mencionou (1,3 + 4) ignora que estamos tratando de medidas quadradas, onde a relação é diferente por ser área. Se precisar de mais explicações, fico à disposição!
@@ProfJuniorVieira Olá professor, vou explicar o porque considerei errado. Como eu mencionei antes, o enunciado não expecifica qual soma ele quer que vc faça.
Como sou Técnico Mecânico isso faz parte do meu cotidiano, quando se trata de diluição, sua resposta está exata, mas a questão não destingue o porque farei a soma, e isso faz dupla interpretação.
Exemplo 1: Uma terreno após ser dividido em partes iguais, sobrou 4 metros quadrados para cada porção de 200 m2. Neste caso se aplica sua resolução, pois é diluiçao de sobras para ser bem expecífico.
Exemplo 2: Uma peça de um veiculo após ser fabricada ficou menor do que de veria. Logo se nota que em uma área de 1,3cm2 ela ficou 4mm2 menor. Qual é o tamanho final desta peça? Aqui vemos porque meu exemplo contempla a resposta correta, por já estar com mesmo expoente. Ai vc entende que é lado x lado, então a peça fica com área total de 1,5cm2.
Então eu digo que essa questão deveria ser anulada da prova, pois existe duas respostas possíveis para ela. No caso a falha está na questão, pois se torna obrigatório a descrição do objetivo.
favor nao complicar