Videoaula sobre a proficiência de instrutores de segurança do trabalho.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Este vídeo tem como principal objetivo fomentar a discussão a respeito da qualidade dos treinamentos no Brasil.
    Esta videoaula oferece conceitos básicos a respeito da tal proficiência exigida para os instrutores de cursos sobre trabalhos em altura, termo esse utilizado pela NR 35 na versão de 2012. Porém, não se restringe apenas ao trabalho em altura. A abordagem abrange todos os cursos voltados as atividades de risco no ambiente industrial.
    Página na internet da CTNR: www.nrtreinamen...
    Indicação de normas técnicas:
    ABNT NBR 14608:2021 - Bombeiro civil - Requisitos e procedimentos
    ABNT NBR 16710-1:2020 - Resgate técnico industrial em altura e/ou em espaço confinado Parte 1: Requisitos para a qualificação do profissional
    ABNT NBR 16710-2:2020 - Resgate técnico industrial em altura e/ou em espaço confinado
    Parte 2: Requisitos para provedores de treinamento e instrutores para a qualificação do profissional
    ABNT NBR 16877:2020 - Qualificação profissional de bombeiro civil - Requisitos e procedimentos
    ABNT NBR 17039:2022 - Qualificação profissional de instrutor de bombeiros civis e brigadistas - Requisitos e procedimentos

Комментарии • 48

  • @tatianekummer7537
    @tatianekummer7537 2 года назад +8

    Fico muito feliz com esse tipo de conteúdo, demorei muitos anos para ministrar meu primeiro treinamento de NR 35, pois eu entendia a necessidade de ter a "tal proficiência" e ver algumas escolas colocando estagiários para ministrar o mesmo treinamento que demorei anos para ministrar o meu primeirinho, fiz cursos à parte para conhecer mais e mais...Discussão mais que necessária. Obrigada pela excelente explanação.

    • @luizeduardospinelli
      @luizeduardospinelli  2 года назад

      Obrigado Tatiane!

    • @BRCrawlers
      @BRCrawlers Год назад

      Não tenho treinamento de NR35 mas pratiquei escalada em rocha por muitos anos .... infelizmente é notável como a maioria dos profissionais, que se apresentam para prestar serviços em altura dentro de condomínios, estão mal capacitados. A maioria nem sabe fazer os nós básicos de ancoragem ... já flagrei um, se batendo para instalar o trava quedas. Os cursos de NR35 são muito importantes desde que sejam bem ministrados, mas pelo que tenho visto são apenas para tirar dinheiro dos profissionais dessa área ...

  • @CBCMon
    @CBCMon Год назад

    Instruções de ponta, isso sim é levar segurança a sério, você é um exemplo para muitos Luiz, parabéns...

  • @CRCASSOLA
    @CRCASSOLA Год назад

    Parabenizo o mestre Luiz Spinelli, bem como seu patrocinador, pela excelente iniciativa. Meus ideais estão plenamente concatenados com seu discurso. Já passou da hora de colocar ordem na casa! Apelando para a língua portuguesa chula, digo que o mercado está "prostituído". Entendo que a falta de oportunidades formais, aliada à escassez de legislação, faz com que muitos profissionais, sem a devida qualificação, atuem na instrutoria, tendo em vista, também, que as aquisições se dão, na maioria, pelo critério de menor preço. Aguardo ansioso pela regulamentação do setor de instrutoria, principalmente na área de segurança e saúde do trabalho. Um forte abraço.

  • @MariaRosario-xk3ps
    @MariaRosario-xk3ps Год назад +1

    “Concordo com vc ! Temos visões compartilhada “

  • @fabriciogiovani3290
    @fabriciogiovani3290 11 месяцев назад +1

    Aqui em Blumenau Santa Catarina, tivemos problemas com a tal da proficiência por parte de um Centro de referência em Saúde do trabalhador que estava exigindo há muito tempo que somente o profissional nível 1 de acesso por cordas seria a pessoa proficiente para ministrar cursos de NR-35. Muitos instrutores com proficiência comprovada ficaram impedidos de ministrar cursos de NR-35 por determinação dessa instituição, pois não tinham o curso de acesso nível 1, absurdo. Instrutores ficavam com medo que seus certificados fossem caçados. Perdemos muitas vendas e as construtoras tinham suas obras embargadas pelo fato dos treinamentos de altura não constar no certificado a proficiência do instrutor em acesso por cordas. Que coincidência. Blumenau ficou famosa em todo território nacional por causa dessa discussão. Fui um dos profissionais a intervir para que fosse derrubado essa exigência que não procede, pois ter proficiência não significa ter curso específico na área, na qual foi confirmada pelo ministério do trabalho de 3 estados. Fomos até orientados em simpósios por advogados a entrar com processo de lucro cessante. Devemos sim sempre buscar conhecimento para comprovar nossas habilidades, mas quando percebemos que estava havendo um certo direcionamento, achamos estranho. Parabéns Prof.

    • @luizeduardospinelli
      @luizeduardospinelli  11 месяцев назад +1

      De fato, essa história teva grande repercussão e tornou-se um exemplo ruim. Eu compreendo que por falta de exigências específicas buscaram, ingenuamente algum padrão onde se apoiar.

  • @edmarlopes5291
    @edmarlopes5291 2 года назад +2

    Mestre Spinelli, como sempre conteúdo ótimos e não deixo de ver, em 2012 tive a honra de se tornar instrutor de NR 35 e você foi um de meus instrutores na ABPA junto com o Eng. Pampalom, PARABENS e continue sempre nos ensinando, muito obrigado.

  • @alexandrepetroniliodossant7722
    @alexandrepetroniliodossant7722 Год назад +1

    Realmente é uma questão muito sensível. Sou técnico de segurança do trabalho e participei de alguns desses treinamentos que visam formar instrutores. Eles dão uma base ou uma noção, mas não dá pra dizer que sai de lá um instrutor. No meu caso tive colegas experientes que foram fundamentais nesse meu processo de formação. Então é um conjunto de coisas que, quando combinadas, podem te fazer um profissional capaz de ensinar. Mas há também o fator pessoal, nem todos tem vocação pra docência. Por essa falta de regulação é que temos um mercado tão carente.

    • @luizeduardospinelli
      @luizeduardospinelli  Год назад

      Só a regulação não resolverá os problemas. Enquanto tivermos um ensino básico, médio, superior e profissionalizante de má qualidade, e enquanto nos faltar fontes de informações de qualidade, entre outras coisas, a situação continuará precária.

  • @melquemendes9436
    @melquemendes9436 Год назад

    Olá Luiz! Ótimos os seus comentários e exemplificação.

  • @LuisAdriano-op7xt
    @LuisAdriano-op7xt Год назад +1

    Segurança no trabalho é sério

  • @LuisAdriano-op7xt
    @LuisAdriano-op7xt Год назад

    Verdade professor Obrigado

  • @SERGIOCCOSTABR
    @SERGIOCCOSTABR 2 года назад

    Professor Spinelli, educação está em foco atualmente, mas não com foco em sua atividade fim de ensinar e sim nos desmandos e desvios na área federal. A educação merece um debate aprofundado através de Audiências e Consultas Públicas. Estamos vendo resultados em outros países que estão com níveis superiores de tecnologia, quando comparados ao Brasil e que a vinte anos atrás estavam como nós com problemas na área educacional. Desde já me proponho a ajudá-lo no que julgar pertinente. Parabéns pelo vídeo de alerta.

  • @RodrigoAskko
    @RodrigoAskko 2 года назад +1

    Os conteúdos do Mestre Spinelli é como se fosse um manual em formato de vídeos, sempre estou atento e muitas vezes nem discuto mais com a pessoa já envio o link e falo assista e depois voltamos a conversar.blz

  •  2 года назад

    Visão super profissional ☑️.

  • @guinalmeida
    @guinalmeida 2 года назад

    Sou Instrutor no Senai de Jundiaí e entendo muito bem o assunto tratado nessa video!!! Parabéns Spinelli

  • @PCBuka
    @PCBuka 2 года назад

    Mestre, muito opórtuno o conteudo agora que estamos na eminência de sair uma NBR que tratado assunto, está mais que na hora de se fazer ulgo a respeito, parabéns pelo trabalho🤜🤛

  • @rodrigolobo4103
    @rodrigolobo4103 2 года назад

    Segurança no local de trabalho.em primeiro lugar..👍

  • @cirleyrosasilva8382
    @cirleyrosasilva8382 Год назад

    Gostaria muito de ter um curso com você, aprendo muito...

  • @rafaelalexandre4444
    @rafaelalexandre4444 2 года назад

    Grande Mestre!

  • @flaviohenriquebezerradasil4037

    Boa tarde, Sr. Luiz adorei sua explanação sobre o assunto, todavia continuamos estagnados diante a tal problemática como resolver?
    - Através do ministério do trabalho com suas comissões ou uma nova norma técnicas (via ABNT) abarcando a formação de todos os instrutores em SST e demais NRs ( 35,33,18, 05, 20 etc)?

    • @luizeduardospinelli
      @luizeduardospinelli  Год назад +1

      Não creio que isso será resolvido simplesmente impondo novas regras. O problema é complexo a a solução exige um conjunto de ações.

  • @vaniusde
    @vaniusde Год назад

    É necessário mais detalhes, horas de técnicas de ensino, porque não se usa alguma formação já existente, cito pedagogia, etc

    • @luizeduardospinelli
      @luizeduardospinelli  Год назад

      Para os adultos a ciência que estuda o processo ensino/aprendizado é a andragogia. Sobre aproveitar padrões que já existem eu concordo com você, por isso mesmo eu utilizei exemplos ao longo do vídeo.

  • @cirleyrosasilva8382
    @cirleyrosasilva8382 Год назад +1

    Eu sempre digo, menos e mais.....

  • @nilceiaribeiro7430
    @nilceiaribeiro7430 Год назад

    Oi faço cerso de Bombeiro Civil ❤

  • @leanooliveira
    @leanooliveira 9 месяцев назад

    Com todo respeito, mas, essa exigência de proficiência apenas serviu pra proteger o emprego de profissionais antigos, os novos estão sem oportunidade e sem emprego justamente por causa dessa exigência, porque muitos não tem o dinheiro pra pagar o curso, e mesmo que paguem, ainda vão precisar da tal proficiência. Proficiência essa que quem é técnico de segurança do trabalho não faz a mínima ideia de como conseguir trabalhando na área. Uma safadeza só.

    • @luizeduardospinelli
      @luizeduardospinelli  9 месяцев назад

      Pelo seu comentário, eu creio que você não assistiu ao vídeo. O que posso enfatizar é que a função de professor/instrutor não é, e nunca foi para novatos. Sobre começar a carreira como profissional de segurança do trabalho, os desafios e as dificuldades são semelhantes a maioria das outras profissões. Eu sei que é cruel, pois quem contrata quer experiência e quem está começando numa nova profissão não a tem, e tem dificuldade para conseguir ter. Mas essa realidade não é exclusiva da segurança no trabalho.

    • @leanooliveira
      @leanooliveira 9 месяцев назад

      @@luizeduardospinelli professor é uma tarefa sim para novatos, visto que professores DE VERDADE, que formam seres humanos nas escolas e universidades, são NOVATOS em um momento na vida deles. Inclusive já vi muitos "proficientes" agirem e ensinarem com lambança e totalmente errado, da mesma forma que uma pessoa experiente faz lambança quando decide tirar a carteira, e uma pessoa que começou a aprender não faz. Sem falar que a área de segurança no trabalho não deveria exigir experiência, visto que constantemente a legislação muda, e os mais inexperientes são os mais capacitados para atuarem porque saem com conhecimento atualizado, enquanto os experientes e mais antigos raramente abrem um livro e de experiência mesmo só tem a safadeza de passar pano pras sujeiras dentro das empresas, que acredito que é o que as empresas principalmente de construção civil procuram. E toda essa palhaçada surgiu justamente durante o desastroso governo de Bolsonaro, que buscou de muitas formas destruir a segurança do trabalho no país, e em um momento que os empregos da velharia estavam ameaçado. Então, digo com propriedade e Honestidade que isso foi sim pra resguardar o emprego de quem já tinha experiência. E para prejudicar uma determinada pessoa que nós dois sabemos bem quem é, mas não podemos citar.

    • @luizeduardospinelli
      @luizeduardospinelli  9 месяцев назад

      @@leanooliveira As suas conveniências não são mais importantes do que saúde e segurança de outros trabalhadores. Você reclama das exigências para entrar no mercado, mas o problema atualmente é o oposto. Um dos maiores problemas no Brasil é a baixa qualificação dos profissionais de segurança no trabalho. Estamos exigindo muito pouco dos profissionais que atuam para mater a vida de outras pessoas. Eu continuo achando que você não assistiu a videoaula ou não conseguiu entender nada dos argumentos que eu apresentei.

    • @leanooliveira
      @leanooliveira 9 месяцев назад

      @@luizeduardospinelli A baixa qualificação é toda dos experientes, que de responsabilidade não tem nenhuma. Como eu disse, não me tome como ingênuo. Quem tem a suposta proficiência, costuma ter menos profissionalismo. Vídeos não faltam provando isso. Como eu disse, não passa de medida pra conservar a velhacaria que alopra a segurança do trabalho e faz vontade dos patrões gananciosos. Tanto é que surgiu na pandemia mesmo e torço pra que isso seja revisto. E assisti sim a vídeo-aula, só não sou burro e ingênuo como a maioria aqui.

    • @luizeduardospinelli
      @luizeduardospinelli  9 месяцев назад

      @@leanooliveira Eu não quis ofendê-lo, sugerindo que você seja burro. Mas tem o direito de ser ingênuo, já que ainda não atua na área. O que me parece, é que diante da realidade do mercado, você se sente indignado, e a indignação leva a raiva. Se nos 50 minutos da videoaula eu não consegui convencê-lo, não será numa troca de mensagens que eu terei mais sucesso. Lamento! Mas desejo que encontre o seu caminho.