Quanto mais eu aprendo sobre a indústria de quadrinhos, mais dou razão ao Alan Moore por sempre ter falado abertamente contra essas patifarias. Ninguém é mais chato do que o sujeito que tem razão.
@@lord5814Como o Alan Moore seria hipócrita? E temos a Imagem Comics que não faz essas sacanagens com os autores e criadores. Fora a antiga Vertigo antes de cair nas mãos da DC Comics.
@@venusbcarmesim27 1- Alan Moore só começou a chorar e reclamar dos filmes de super herói, somente quando o filme da Liga Extraordinária foi lançada,uns os personagens disse filme tinha nome de uma pessoa real,pessoa que processou o filme e Alan Moore,procure qualquer noticia do Moore falando mal sobre live actions antes dos anos 2000,simplesmente não existiam,mas quando doeu o bolso dele ele ficou bravinho. 2- Ele critica tudo sem nem mesmo assistir,já falando que a única coisa de herói que ele assistiu foi o Batman do Adam West, e que super heróis deviam ser idiotas e coloridos,será que ele sabia que na primeira aparição do Batman,ele queimava vivo os criminosos,além de enforcar e atirar neles? Isso na década de 40. 3- Image Comics dando direito pros autores? Só se for pros amigos do Todd McFarlane,o Neil Gaiman teve que lutar judicialmente pra conseguir os direitos da Angela. 4- Ele é amigo do lixo do Michael Moorcock. 5- Vertigo sempre pertenceu a DC desde sempre idiota.
Pro público geral é muito mais legal e vendável ser fã de um cara super carismático e com uma história romantizada do que necessariamente ir atrás da origem verdadeira e conhecer diferentes editores e criadores, e isso também é verdade para centenas de outros "fatos" históricos que a gente aprende na escola
Um caso muito absurdo da Disney atualmente é o do Brubaker com o Soldado Invernal. Teve filme, sequência, série, mas Brubaker e artistas não receberam nada porque teoricamente o Soldado Invernal é o Bucky, então eles não têm direitos, mesmo, obviamente, o Bucky e o Soldado Invernal serem duas versões completamente diferentes - sendo que pra um geral caga e o outro protagonizou série.
Informação aqui Rogerinho: O editor Stanley Lee, quando chegou para seu amigo jack kirby, sugeriu o nome "Os mutantes, caminhos do coração" para seu grupo de heróis com poderes, infelizmente não passou, mas quem se aproveitou muito bem da falencia da Marvel, foi a rede de TV Record, do bispo, que produziu a versão cinematográfica desse roteiro do Satanley. (De nada, TMJ)
Quando assisti o making off do Batman 89 e apareceu o Stan Lee dando entrevista e falando sobre o Batman eu naquele momento até pensei que ele tinha criado o Batman ,ele sabia se promover kkkk
O Tod Mcfarlane uma vez disse "eu consigo te vender um quadrinho desenhado pelo Michelangelo, mas escrito pela minha mãe, mas eu não consigo te vender um quadrinho escrito por Shakespeare e desenhado pela minha mãe".
Próprio McFarlane que quando teve sua propriedade intelectual chamou grandes roteiristas para escrevê-lo. Por que não chamou a mãe dele? E a premissa de venda não vou entrar, mas na questão da qualidade: se a premissa fosse verdadeira, os anos 90 seriam o auge das HQs de super heróis. A arte era linda, já o roteiro... Desmerecer um trabalhador em prol de outro nunca é um bom caminho.
@@douglasbarrosdeoliveirajan1487 Você não entendeu o ponto dele. A analogia que ele vez e que o Roteiro não é a coisa mais importante de uma obra vou te dar um exemplo. David Michelinie escreveu o toda história do Venom, mas o que seria do Venom sem seu visual icônico desenhado pelo McFarlane. Sendo sincero se você fosse comprar uma Hq você escolheria a com a pior arte ou a com a melhor. Roteiro é sim importante mas um roteiro não se sustenta sozinho são necessários outros fatores para consolidar a história.
@@gabriellucena5153 eu entendi bem o ponto do seu comentário. A questão é que não se sustenta, para qualquer HQ roteiro é importante. Tão importante quanto a arte e há artistas os quais dominam mais roteiro ou mais arte. E há HQs com uma arte bem simples e quem rouba a cena é o roteiro (ex: Maus, Sob o solo), seu comentário só desmerece alguns trabalhadores em prol de tentar sobrepor outros (isso nunca leva a nada), lógica semelhante a este péssimo vídeo do Pipoca (acho o pior da história do canal). Pudera quando alguém começa vendendo não ter viés e sendo imparcial, pode esperar: vem merda depois...
@@douglasbarrosdeoliveirajan1487 cara como assim péssimo vídeo. O Steve Ditko morreu pobre. O Jack Kirby passou perrengue financeiro durante anos tendo uma família para sustentar, ele passou anos sendo humilhado e engolindo sapo para a família não passar fome. Enquanto o Stan Lee virava celebridade. Oque o Tod McFarlane ta certo ele não quis desmerecer os roteiristas ele quis evidenciar que os artistas durante Anos foram maltratados pela indústria. O Próprio Alan Moore já disse isso diversas vezes o Stan Lee já disse em entrevistas que muitas histórias ele nem escrevia mas mesmo assim levava o crédito. O Stan lee recebia como editor e roteirista enquanto os artistas recebiam como freelancer. O roteiro e importante porém quando se trata do Audiovisual a coisa mais importante e justamente o visual como eu disse não adianta eu ter o melhor roteiro do mundo, e desenhar com palitinhos. Esses artistas foram explorados e abusados pela indústria bilionária de quadrinhos, e tudo isso não seria nada sem eles. Você citou Maus que o Roteiro e sim brilhante porem a arte tb é excelente, e ai eu te pergunto de novo você leria Maus se fosse desenhado pela sua Avó?.
@@douglasbarrosdeoliveirajan1487 Mas o roteiro era do JACK KIRBY Que ponto que vc n entendeu que o Stan Lee roubava TUDO? Esse é simplesmente o MELHOR vídeo do canal e n tem viés nenhum,tem apenas FATOS vc querendo ou não,Stan Lee não criou NADA,Jack Kirby e Steve Ditko criaram
Essas grandes empresas são uma vergonha quando se diz creditar seus criadores. No Brasil até uns anos atrás não se tinha visível o nome dos artistas das edições mensais da Turma da Monica, quando republicam HOJE histórias mais antigas não tem nada tbm. Tenho uma edição com histórias novas e de uns 10 anos atrás do Xaveco e da Denise, só as mais recentes tem os créditos na primeira página.
Engraçado que realmente essa crítica ao Stan Lee serve em boa medida para o Maurício. Fora o Linck do Quadrinhos na Sarjeta, não vejo ninguém dentre os grandes canais criticando isso e questionando o mito do criador do Maurício de Sousa.
@@thiago-2316 Fora as questões políticas do Maurício, curto muito o cara, mas tem coisas que n da pra defender. O Link é chato umas horas, mas na maior parte do tempo concordo com ele
1:10:39 o problema que o Jake tinha eu também tenho. Ele é o cara que trabalha o que ama, se dedica o que faz mas é explorado por pessoas ruins, é sugado até a última gota do seu próprio sangue por essas pessoas. Ele é uma pessoa que não sabe como reagir nesse tipo de situação, com certeza só falava de sua indignação para sua esposa e prós seus amigos. Stan com certeza sabia da sua fraqueza e botava pra lascar no coitado do Jake, por isso que ele um pouco depois tentou fugir da Marvel e imigrar na DC. "Saí de um navio de piratas e fui parar num Titanic." Essa frase defini muito a sua personalidade. Uma pessoa que se ferra, uma pessoa que é boa, que só quer fazer o seu trabalho.
No período mais sombrio da minha vida, seus vídeos, desde os mais antigos, lá de 2012 foram minha melhor companhia. Obrigado e de nada pelo excelente vídeo.
A clássica trilogia do Kirby é a melhor coisa que vcs já fizeram como canal do YT, na minha opinião! Reassisto todos os anos e se hoje conheço e amo o trabalho e legado do Rei, é graças a vcs. *Aliás, se alguém quiser dar um Skymasters de presente para um jovem desempregado como eu, estamos aí.
Poxa, a gente ama muito o Stan Lee, mas o coração do fã de quadrinhos cabe mais de um gênio artista, não precisavam colocar todos os créditos nas mãos dele.
Sem contar o caso do quadrinho do Surfista Prateado, que o Kirby praticamente implorava pra que o deixassem fazer, e o Lee sempre o vetava, alegando que não tinham espaço editorial no momento, mas logo depois, lançou a revista, com desenhos do John Buscema, que alegou não saber de mais essa "filhadaputagem" que o Lee aprontou com o Kirby... Stan, The Son of a...
Impressionante a necessidade que a indústria do entretenimento tem de criar ícones. A maioria desses personagens que amamos carregam histórias controversas em suas criações. Vide Batman, Superman, homem aranha e etc. O Stan Lee foi a bola da vez por ser carismático e midiático, e por este motivo foi caracterizado para ser o "grande criador da Marvel", tirando o crédito de inúmeros artistas que trabalharam com ele, em especial o genial Jack Kirby, que teve alguns dos seus originais usados como pano de chão. Revoltante. O mundo de super heróis criados por vilões. Revoltante.
"Bem, devido a uma ação legal tomada pela família de Kirby, os créditos agora dizem “Criado por Stan Lee e Jack Kirby ”. E isso é correto. Acho que Jack criou mais do que Stan, mas esse credenciamento não está errado. Acho que uma colaboração não precisa ser 50/50 . Se você e eu escrevêssemos algo juntos, poderia ser 80% você e 20% eu, ou poderia ser metade de cada um. Ou pode ser vinte por cento e oitenta por cento ao contrário. Acho que "Criado por Stan Lee e Jack Kirby" ou "Criado por Jack Kirby e Stan Lee" é o crédito adequado. Com Jack Kirby e Stan Lee, há pessoas que, por qualquer motivo, querem exagerar um dos dois em detrimento do outro. E eu sinto que isso é um erro. Tive um relacionamento muito próximo com Jack, tive um bom relacionamento com Stan, que era um homem muito bom."...palavras de Mark Evanier. Dizer que Stan Lee não criou o Universo Marvel é um erro, da mesma forma quando dizem que Stan criou tudo sozinho. Sobre a criação da era Marvel, acredito que vale as palavras de quem estava ali: Roy Thomas, John Romita, Larry Lieber e o prório Mark Evanier...essa história de "quem criou", tem furos dos dois lados!!!
O Pipoca errou. Estão agindo com o figado com evidencias inconclusivas apenas pra corroborar seu odio por Stan. Não tem 8 ou 80. Os dois foram importantes. Tem diversas outras fontes que são menos enviesadas do que a que eles mostraram. Nem o livreo MArvel a historia secreta tirou os meritos de Lee. Muito pelo contario. Infelizmenste o hate da mais likes que falar bem. por isso esses comentarios elogiando a postura do Pipoca. E outros youtubers iguamentente errados. Se analisar evidencias inconclusivas como as paginas do Kirby. Vc vai ver o que quer ver. Tanto Lee quanto Kirby concordaram com o metodo Marvel dava mais agilidade. MAs eu concordo que Kirby tinha que ser creditado. Até O kirby após dizer aquele monte de exageros contra Lee dizendo que ele que criou tudo ele confessa que era meio a meio a colaboração e mesmo que não seja. Os dois forjaram a MArvel com o ela é...
tivemos o Bruno bravo com os cavaleiros do Zodíaco, agora tivemos o Daniel com o documentário, só falta o Alexandre ter algo que ama ser corrompido. será que até o fim do ano vão fazer algo ruim com o connan? kkk
E pensar que, na época que os familiares abriram um processo contra a Marvel, fui um dos que falei muito mal. Por ver tudo sob uma narrativa completamente deturpada. Hoje, sabendo de toda a história graças ao incrível trabalho de vocês, sem dúvidas tenho um ranço imenso pelo Stan Lee
De nada Bruno e Danielzin. Olha, comecei uma maratona desses vídeos de vocês sobre todas essas controvérsias sobre o mundo dos quadrinhos, já tenho na lista para ver os vídeos do Jack Kirby e do Ditko, pois esse semestre comecei meu projeto de TCC da faculdade e o tema escolhido por mim é justamente Direitos autorais de quadrinistas. Em resumo, tô vendo esses vídeos de vocês para adquirir conhecimento e sugestões de obras para que eu possa usar como base e referência. Já peguei as biografias do Kirby e do Ditko e provavelmente pegarei mais coisas. Me desejem sorte.
Publiquei recentemente a foto do Jack Kirby em uma rede social e um rapaz (da qual imagino nascido nos anos 2000) me perguntou: "Mas quem foi esse?" Enfim, triste que a atual geração não sabe o peso da importância dos verdadeiros criadores de muitos personagens das Hqs.
Não acredito ser um problema da geração, e sim de leitores leigos e menos informados, contaminados pelo marketing do próprio Stan. Meu pai mesmo, cujos personagens favorito são Wolverine e Homem-Aranha, nunca ouviu falar de Kirby e Ditko. Triste mas isso é consequência desse marketing irresponsável
Mas aí é normal, pô, em algum momento a gente descobriu quem era o Kirby, ninguém nasceu sabendo hahahaha Inclusive, pode até saber o nome, mas não conhecer a cara do Kirby.
Amigos, cabe confirmar onde vi isso, mas creio que houve uma redação minúscula da Marvel naqueles primórdios, onde ficavam basicamente de 4 a 5 pessoas: Stan Lee, Roy Thomas, Flo Steinberg (secretária, assistente editorial) e o Sol Brodsky (arte-finalista e gerente de produção). Se não me falha a memória, o Chris Claremont descreve esse cubículo em NY quando conta a forma que foi parar na Marvel como estagiário não-remunerado em suas férias de faculdade. Enfim, redação, havia, mas exatamente conforme vcs descreveram, o Stan Lee fazia todo o marketing descrevendo como algo bem maior, Casa das Ideias etc. Parabéns pelo vídeo, muito pertinente & necessário! Abração!
Impossível não sair desse vídeo odiando o Lee. Não negando a importância crucial que ele teve na criação de todos esses personagens, mas é criminoso o que ele fez com Ditko e Kirby na questão de autoria sobre as histórias. Terrível mesmo, chegando a nublar bastante os bons feitos que teve como editor. Realmente uma tristeza a Disney propagar isso, mas ao mesmo tempo ela também nunca foi flor que se cheire nessas questãos, vide o lobby que sempre fez para aumentar o prazo de direito autoral cada vez mais nos EUA só pra nao perder os direitos da primeira animação do Mickey. Enfim. Esse vídeo sim é um documentário que se preze. Parabéns pelo trampo foda de sempre.
Este vídeo inteiro sim estará adicionado nos meus favoritos com certeza. Assunto especificamente de quadrinhos vocês entendem (e gostam) 100%, então só podia sair um conteúdo 100%! "De nada, tamo junto!"
Bruno, um sujeito com o caráter de um Stan Lee, Bob Kane, nunca tem amigos. Não assino o Disney Plus mas imagino como eles tentam enfiar goela adentro essa versão do Lee. Vamos continuar curtindo os quadrinhos da Marvel, reconhecendo a habilidade para os negócios que inegavelmente o Lee tinha, mas que não teriam a dimensão que têm sem a criatividade e o talento dos grandes criadores que foram Kirby e Ditko, principalmente. Tomara que vocês consigam lançar essa biografia escrita pelo Mark Evanier. "Quadrinhos vão partir seu coração" #de nada
Vocês poderiam fazer também um vídeo sobre Bill Finger, o criador do Batman que a exemplo do Kirby e Ditko, também foi muito injustiçado. Parabéns pelo vídeo de hoje.
39:00 O fantástico desse momento é a sirene de fundo, que pode ser uma viatura passando fora do escritório, ou um efeito do vídeo porque o Stan Lee e a galera da Disney tinham que ser PRESOS pelo CRIME feito com o Kirby e o Ditko.
Queria agradecer ao Danielzinho pela indicação do Livro. Comecei a ler depois que voltei das minhas férias (16/10) e terminei na última segunda (30/10). Aproveitando a deixa, gostaria de saber se tem alguma indicação de livro sobre o Jack Kirby e o Steve Ditko?
Stephen J. Ditko, também conhecido como Steve Ditko (Johnstown, Pensilvânia, Nasceu em 2 de novembro de 1927 - morreu em 29 de junho de 2018), não foi uma vida tão longa.
17:00 Sobre o "eu, eu, eu..." quem já viu diretores de criação ou publicitários conversando com clientes já tá acostumado com esse tipo de coisa, não importa o tamanho da equipe por trás do projeto, a maioria conversa na 1ª pessoa do singular, "eu pesquisei", "eu fiz", "eu criei".
Claramente a Disney tá nesse processo de criar essa figura do Stan Lee pra não dar créditos aos criadores originais e assim continuarem não pagando royalties pras famílias deles
Um caso curioso (e infeliz), que é o inverso, é a relação Chesperito com os atores da Chiquinha e Kiko. Por atuarem como esses personagens eles se sentem os donos, sendo que no geral tudo foi criado pelo Bolaños, eles obviamente deram seus toques pessoais aos personagens, mas serem donos já é outro história
E não que eu queira desmerecer o Stan Lee, posso estar exagerando, mas ele leva crédito pelo que não fez. Tipo afirmar que o Professor Xavier e o Magneto são inspirados em Martin Luther King e Malcom X, mas o Magneto que ele escreveu era um vilão maquiavélico de pura maldade e sem ambiguidade.
Tenho a impressão que Stan Lee foi mais que um editor e Jack Kirby e Steve Ditko mais que desenhistas nos primórdios e primeiros anos da Marvel, sem esquecer que outros nomes fizeram parte desse processo, mas é só uma opinião. Uma boa fonte de material para pesquisa são as entrevistas dos próprios autores, disponíveis em sites como The Comics Journal, dentre outros. É interessante ver, por exemplo, Neal Adams narrando sua experiência em trabalhar com Stan Lee sob o método Marvel ou John Romita Sr. dar sua opinião sobre a coisa toda. 1. Stan Lee em entrevista em 1968, reproduzida pelo TCJ em 1995, ao explanar sobre o método Marvel: "alguns artistas, como Jack Kirby, não precisam de enredo algum. Quero dizer, vou apenas dizer a Jack: "Vamos deixar o próximo vilão ser o Dr. Doom". … ou posso nem dizer isso. Ele pode me dizer. E então ele vai para casa e faz isso. Ele é tão bom em enredos, tenho certeza que ele é mil vezes melhor do que eu. Ele praticamente inventa os enredos dessas histórias. Tudo o que faço é editar um pouco... Posso dizer a ele que foi longe demais em uma direção ou outra. Claro, de vez em quando eu dou a ele um enredo, mas nós somos praticamente os dois escritores das coisas". 2. No livro Shop Talk (ed. Criativo), em entrevista para Will Eisner em 1982, Kirby critica Stan Lee pelos créditos, mas acaba dando razão a ele quanto aos diálogos: "Stan Lee não me deixava preencher os balões. Ele não me deixava escrever os diálogos. Mas eu escrevia todo o roteiro embaixo dos quadrinhos. (...) Eu escrevia o roteiro sob cada quadrinho e então ele escrevia os diálogos, a história já estava toda ali. (...) Eu estava contente, porque ele estava fazendo o mesmo que Joe. Ele me deixava trabalhar sozinho". É curioso notar como a questão Lee & Kirby meio que se repete com Joe Simon: 3. Voltando à entrevista com Will Eisner em 1982, apesar de elogiar Simon como "artista completo", Kirby fala o seguinte sobre o processo de criação entre eles: "às vezes conversávamos, mas na maioria das vezes eu é que escrevia (roteiro e diálogos). (...) A função do Joe era fazer contato com as editoras". 4. Simon, também sempre elogioso em relação a Kirby, comenta a Mark Evanier sobre isso em uma convenção em 1998, reproduzido em Jack Kirby Collector #25: "Mais tarde em sua vida, ele (Kirby) ficou um pouco louco e começou a falar sobre "Eu nunca trabalhei com o roteiro de outra pessoa", e eu disse: "E se você tivesse um roteiro?" e ele disse: "Eu jogaria pela janela." Ele vinha com declarações ridículas como essa. Acho que ele estava tendo problemas então. Tínhamos um relacionamento muito legal. Nunca tivemos nenhuma discussão. (...) Eu meio que me ressinto da alegação de que tudo o que fiz foi negócios. Eu ouvi isso muitas vezes". 5. Podemos citar ainda Skymasters, para ver como é essa questão de pontos de vista e memória. Em entrevista para o TCJ em 1990, a esposa de Kirby afirma que Wally Wood não teve relação nenhuma com a tira. Na mesma entrevista, o próprio Kirby diz que trabalhou com os irmãos Wood, que não tinham parentesco com Wally, e que sua esposa também colaborou na arte-final. Mas antes que possamos reclamar do P&N, o entrevistador insiste em saber se Wood fez ou não a arte-final da tira e Kirby responde que sim, ele a fez por algumas semanas (ufa!). 6. Por fim, como é dito no vídeo, parte do imbróglio pode ter sido motivada pelo fato de Kirby ter trabalhado como freelancer e a Marvel temer não poder alegar que ele atuou no regime de "work of hire" em uma eventual disputa pelos direitos das criações. Só quando Stan Lee se torna publisher da Marvel em 1972 e Kirby aceita retornar para a Marvel em 1975, é que ele terá um contrato realmente com a editora.
O único grande personagem que o stan lee criou.... foi ele memo! Wooooow danielzin foi preciso, que flechada 👏🧐 Por causa de vcs eu entendi quem eram ditiko e kurby, senão eu acharia o stan lee pra sempre um deus dos quadrinhos
Vendo material solo do Kirby, vejo que o Stan Lee foi útil, pois o trabalho do Kirby com o Lee foi bom, diferente do material solo do Kirby, que é esquecível, personagens portas, sem alma. Única coisa que salva são as artes. Mas os fanáticos pelo Kirby são cegos e não percebem.
@@SC-mx3yc Beleza mas diz ai o que o Stan Lee era antes do Jack Kirby? NADA, exatamente como o Daniel e o Bruno pontuaram, o Kirby se destacou com Stan Lee assim como o próprio Stan Lee ao lado de Kirby, a grande questão é que o Stan Lee não criou NADA sozinho
@@Retrogeek.clothingna verdade o Stan Lee foi um dos responsáveis por criar vários roteiros que marcaram a indústria,igual a história do Homem Aranha que mudou a lei dos quadrinhos ou então suas ideias para a Toei do Japão... A questão que ele ficou mais popular pela suas interações com o público, igual o Sílvio Santos.
Eu achei o vídeo muito emotivo e exagerou nas críticas do Stan Lee. O Stan Lee foi o co-criador dos personagens. Eles debatiam os rumos da história. No Aranha, o Ditko queria matar a Betsy Brant e o Lee não deixou, o Lee queria matar a Tia May e o Ditko não quis, então era um trabalho em dupla. Sim, o Lee merece crítica por levar todo o crédito, mas também é errado insinuar que ele não fazia nada.
Eu sou um escritor independente. E quem mais me inspirou à ser escritor, foi o Stan Lee. Eu era fã dele quando criança; não só pela suas aparições nos filmes da Marvel, como também pelas histórias que eu havia ouvido a respeito de suas "Criações" e de sua pessoa. Quando eu descobri a verdade, confesso que uma parte de mim morreu. Uma parte chamada Infância.
Como disse um certo presidente, "é só construir a narrativa correta". O Stan Lee foi mais esperto em vida e depois de morto tem quem faça a narrativa pra ele 🤷
Eu tinha noção que a relação do Jack Kirby com a Marvel tinha sido conturbada mas não sabia que ele sequer era um funcionário contratado da empresa. Realmente os bastidores do mundos dos quadrinhos são muito espinhosos, e o PN tá de parabéns por se posicionar frente as fortes incongruências narrativas propostas por esse documentário da Disney+
Muito provavelmente a Disney tirou do catálogo do Disney + o documentário Marvel's 616 justamente pra galera não se ligar nas "Fake News" desse documentário do Stan Lee.
Esse vídeo além de ser extremamente necessário, ainda acabou sendo um documentário de verdade, diferente daquilo que a Disney teve a coragem de fazer. É ótimo ver pessoas que realmente entendem do assunto desmentindo essas falácias horríveis. Parabéns pelo excelente trabalho. 👏🏻
Stan Lee era um excelente editor como hoje Kevin Feige é um produtor excepcional...mas imagina creditar todo mérito criativo do MCU a Kevin... seria um completo absurdo...e foi o que Stan Lee fez..
A FELICIDADE EM FORMA DE ENTRETENIMENTO ÁUDIOVISUAL. Amo vcs❤ O LEE é basicamente um parasita de seus maiores parceiros chega dar ódio e um pouco de pena.
1:01:33 Essa parte do Documentario foi a que mais me doeu. Homem aranha é o personagem que mais amo e ver esse tipo de atitude e indiferença com seu ilustrado que deu vida ao personagem, é de quebra o coração.
A ironia é que sem o Stan Lee os heróis Marvel provavelmente não ultrapassariam... 20 números! Li o inicio do Thor com roteiros de Larry Lieber e as estórias são chatissimas. Quando Stan entra no jogo, as coisas melhoram muito. Em algum grau creio que, sim, ele tem muito mérito no êxito inicial da Marvel.
Eu percebi há um tempo que tinha algo de errado com as falas do Stan Lee quando ele fala que criou os x-men pensando no movimento negro e que o professor X era inspirado em Luther King e Magneto em Malcom X. Aí quando fui ler as primeiras histórias dos x-men e não tinha nada a ver com o que foi dito, era tudo muito tosco kkkkkk. Só depois aprendi que foi nas histórias do Claremont que o negócio clicou.
No caso do Professor Xavier e do Magneto serem inspirados em Martin Luther King e Malcom X, é completamente mentira porque antes do Chris Claremont o Magneto era um vilão maquiavélico de pura maldade e porque as estórias eram completamente maniqueistas.
Embora o doc seja lamentável, não se pode tirar o mérito de Stan Lee como roteirista. Jack Kirby era um grande criador, mas era péssimo com os diálogos. Os diálogos dele na série dos Novos Deuses ou Etrigan, por exemplo, são sofríveis. Já Stan Lee era craque nos diálogos, o que ajudou a tornar os quadrinhos da Marvel tão populares. No caso de Ditko, ele era bom em diálogos, mas o posiconamente político dele era um tiro no pé, então Stan Lee tinha o importante papel de modificar os diálogos para torná-los mais palatáveis para a juventude. A força do texto de Stan pode ser percebido quando ele deixa, por alguns números a série do Thor, deixando com seu irmão. A qualidade do texto simplesmente despenca. A Marvel virou o que virou porque foi o encontro de três mentes que se complementavam: Kirby, Lee e Ditko.
muito obrigado por abrirem minha mente,cresci pensando q ele era o criador da Marvel por conta de suas aparições no ucm e vídeos curtos,agora sei quem são os verdadeiros criadores,obrigado Jack Kirby e Steve Ditko ❤💛💙
Eu sabia muito por alto que existia algo assim mas nunca pensei que fosse tão absurdo. Vi o documentário e já fiquei impressionado com a conversa por ligação do stan lee com o jack kirby, mas agora sabendo que isso era só a ponta do iceberg é mto bizarro
Stan Lee encarnou perfeitamente a figura do feitor, alguém que o patrão seleciona entre os subordinados pra mandar em nome dele, em troca de uma fatia de poder e dinheiro. Como diria Saramago, um cão entre os cães.
Vocês representaram muito com esse vídeo, incluindo com o material anterior já feito pro canal sobre os problemas editoriais e seus criadores (ou supostos). Tão de parabéns! "O único grande personagem que o Stan Lee criou foi ele mesmo", cara... Isso arrepiou.
Vi esse vídeo parcelado! Mas é muito bom! Gosto desse tipo de vídeo, pois para mim são histórias para vida. Sempre vejo coisas assim acontecendo o tempo todo com várias pessoas e esse vídeo é mais uma lição. De nada.
Vocês esqueceram da entrevista com Kevin Smith no início de carreira há muitos anos que o stan Lee disse que inventou o nome para martelo do Thor Mjornir essa é clássica!!!! Sendo que o Martelo sempre teve nome na mitologia. Só reforça que o Kirby que criou tudo!
Pela conversa, Stan Lee criou sim o "universo" marvel ao exigir conectividade entre as narrativas. Só não criou nenhum dos habitantes dele. Existem muitos graus na elaboração de um conceito e dizer, por exemplo, "máquina de ventilar" está muito distante da noção específica de um ventilador ou de um ar condicionado. Do mesmo modo, "herói adolescente com poderes de aranha" não nos dá um Peter Parker. A conclusão é óbvia: Stan Lee assumiu para si um crédito indevido. Contudo, as IPs sempre foram, por contrato, da Marvel, e isso não mudará mesmo que se corrijam as homenagens. O Kirby, sempre muito preocupado com o sustento imediato de sua familia, nunca deu o passo que o salvaria: montar sua própria editora.
Adoro esse tipo de vídeo, pois é literalmente um serviço de utilidade pública, isso q o pipoca está proporcionando é a melhor aula de história q já vi.
Se o Stan Lee tivesse vivo ia adorar essa ascensão das inteligencias artificiais, mais uma forma de foder com os desenhistas que ele não pôde usufruir em vida
Negar a participação do Lee cai no mesmo erro de negar a participação de Kirby e Ditko. Agora, o debate é eterno e está ligado a uma parte jurídica que define o que é ser "O CRIADOR". Dizer que o Lee foi apenas um editor beira a uma opinião patética e contraditória, onde que o próprio método Marvel era o artista desenhar e o Lee escrevia os balões, vcs como editores fazem isso? Escrevem balões? Não, né? O debate deve ser se Lee trouxe a ideia e eles desenhavam seria CRIAÇÃO isolada ou não (o próprio vídeo do pipoca comprova com a fala de Ditko que a ideia do Aranha adolescente com problemas de verdade era do Lee e o Ditko colocou a ideia no papel), por exemplo, Bolaños teve a ideia de na vila do chaves que morava no oito haveria um menino tonto que era filho da Dona Florinda e tinha todos os privilégios e mimos que o chaves não tinha e entrega o papel para o Villagrán que aproveitou o terninho que ele já tinha de outro papel colocou as bolas na bochecha, fez os trejeitos "gentalha" o choro "aaarrrrr" o "cale-se vc me deixa louco", mas o personagem continua tendo o criador isolado o Bolaños e a justiça mexicana decidiu assim. E aí, agora? Vcs vão dizer que o Bolaños TB é um picareta? A situação não é tão simples assim.
Fãs do Kirby são figuras que não enxergam bem as coisas. Nem a escrita de baixa qualidade do Jack Kirby eles devem notar. Jack Kirby é um excelente e importante artista, tem bons conceitos, mas a escrita dele é péssima. E suas histórias solo e personagens são sem vida e esquecíveis. Mas por ser do rei dos quadrinhos, eles acabam não enxergando.
Se o cara se contradisse a vida toda e em todas as oportunidades, ele não iria falhar em um documentário final, ligação em entrevista em uma rádio... kkkkkkkkkkkkk
O Stan Lee fazia a mesma coisa que o Ozzy fazia na banda dele, chegava pra banda e falava "aí, a proxima musica vai se chamar "Assim assado" ou " vamos fazer uma musica com o ditado 'deu tá dado, quem perdeu é relaxado' a banda compunha tudo, e o Ozzy aparecia como letrista. o 'dom' do cara era o carisma e a cara de pau (q ajuda as coisas a se tornarem grandes tb, MAS não é tb o grande genio q se fala).
Achei hilário quando Jack Kirby resolveu retratar seus desafetos, Stan Lee e Roy Thomas, respectivamente como o oportunista Funky Flashman - o qual se tornou agente de Scott Free - e seu lacaio, Houseroy. Isso aconteceu em Mister Miracle #6 (fevereiro de 1972), quando da passagem de Kirby pela DC durante a década de 1970.
Excelente vídeo, PN. Infelizmente é desse jeito, o Lee ficou com todo os louros da criação. E a Disney canonizou a mentira. Eu admirava muito o Lee quando adolescente e hoje cada dia gosto menos. Roubo de propriedade intelectual e charlatanismo é algo muito feio.
Uma vez fui da uma oficina sobre a origem dos quadrinhos de heróis. Quando vi o polp spinder eu pirei. Pensei, será que Lee viu isso, e juntou as peças? E agora vcs falam isso aqui. Nossa!!! Show!
Stan Lee nunca foi um santo; mas se ele não arrasta-se a carroça " MARVEL " em frente aos bois, jamais teriamos um universo tão revolucionario. Vida longa a Jack Kirby e Steve Dikto! E Excescior Stan Lee!!
Também sempre achei o Stan Lee um picareta, e de fato ele é. Mas tem uma coisa que eu descobri lembro mais recentemente o material do Kirby da DC, em que ele trabalhava praticamente sozinho: Kirby criava muita coisa legal, conceitos e ideias muito boas, mas logo passava pra outra, não dava muita profundidade nas personalidades dos personagens. Acho que foi mérito do Lee domar essa criatividade absurda do Kirby pra algo mais coeso e acessível. Único mérito também, rsrs
Concordo, mas não querendo desmerecer o Stan Lee, ele leva crédito até pelo que não fez. Como Uncanny X-Men, e no caso de Uncanny X-Men é quando ele afirmou que o Professor Xavier e o Magneto são inspirados em Martin Luther King e Malcom X, o que é mentira. Porque o Magneto, antes do Chris Claremont, era um vilão maquiavélico de pura maldade e sem ambiguidade.
Gente, mas uma coisa a gente não pode negar: O Kirby, o Ditko, os Romitas, o Gil Kane, o Buscema, o Claremont e outros tantos, fizeram quadrinhos antes e depois da Marvel, mas nenhum deles fez mais sucesso em outras épocas, mais do que no período em que o Stan Lee era seu editor pessoal ou editor chefe. Inclusive alguns aí, foram fiascos e decepções quando saíram da tutela do Stan. Isso é fato.
Como sempre vcs não nunca decepcionam, que vídeo maravilhoso e importantíssimo, muito obrigado, agora só falta vcs fazerem o vídeo sobre Primal que há mais de 2 anos venho pedindo 😢 rs, abrass.
O verdadeiro ARTISTA nunca é devidamente creditado! Quem tem a influência e o dinheiro é quem SEMPRE se sobressai! Em todos os campos da arte e as vezes até da ciência!
Na realidade, Stan tinha vergonha de trabalhar com quadrinhos.Como ele mesmo lembra no documentário que, "tinha vergonha de dizer que trabalhava com HQ''s quando perguntado em eventos sociais da época. Não consegui assistir nem 30mn do documentário de tanto" nojo" de Lee.
Sim, e já é possível perceber o tamanho da criação do Kirby quando ele revoluciona tanto a DC quanto a Marvel, com personagens como Darkseid, Surfista Prateado, Capitão América, e muitos outros.
Quanto mais eu aprendo sobre a indústria de quadrinhos, mais dou razão ao Alan Moore por sempre ter falado abertamente contra essas patifarias. Ninguém é mais chato do que o sujeito que tem razão.
Cara, "ninguém é mais chato do que o sujeito que tem razão". Isso bate forte, hein?
@@ericksilva7640 Eu definitivamente vou usar essa frase no futuro, me pegou legal kkkkkkkkkk
1- Alan Moore é hipócrita.
2- Isso aqui é uma indústria,é obvio que alguém teve uma ideia e outra pessoa roubou,e isso importa agr? N.
@@lord5814Como o Alan Moore seria hipócrita? E temos a Imagem Comics que não faz essas sacanagens com os autores e criadores.
Fora a antiga Vertigo antes de cair nas mãos da DC Comics.
@@venusbcarmesim27 1- Alan Moore só começou a chorar e reclamar dos filmes de super herói, somente quando o filme da Liga Extraordinária foi lançada,uns os personagens disse filme tinha nome de uma pessoa real,pessoa que processou o filme e Alan Moore,procure qualquer noticia do Moore falando mal sobre live actions antes dos anos 2000,simplesmente não existiam,mas quando doeu o bolso dele ele ficou bravinho.
2- Ele critica tudo sem nem mesmo assistir,já falando que a única coisa de herói que ele assistiu foi o Batman do Adam West, e que super heróis deviam ser idiotas e coloridos,será que ele sabia que na primeira aparição do Batman,ele queimava vivo os criminosos,além de enforcar e atirar neles? Isso na década de 40.
3- Image Comics dando direito pros autores? Só se for pros amigos do Todd McFarlane,o Neil Gaiman teve que lutar judicialmente pra conseguir os direitos da Angela.
4- Ele é amigo do lixo do Michael Moorcock.
5- Vertigo sempre pertenceu a DC desde sempre idiota.
Pro público geral é muito mais legal e vendável ser fã de um cara super carismático e com uma história romantizada do que necessariamente ir atrás da origem verdadeira e conhecer diferentes editores e criadores, e isso também é verdade para centenas de outros "fatos" históricos que a gente aprende na escola
"O único grande personagem que o Stan Lee criou no final das contas foi ele mesmo." (LOPES, Daniel)
Essa frase merece ser impressa numa camiseta. Eu compraria.
Pow cara infelizmente é uma verdade,alguns anos atrás tbm achava que Stan Lee era um gênio
Mas o Stan Lee não tem culpa
É a própria empresa que trás essa imagem para ele
@@dudys-x4mele tem culpa sim cara para de passar pano
O cara era um puta de um 71.
Um caso muito absurdo da Disney atualmente é o do Brubaker com o Soldado Invernal. Teve filme, sequência, série, mas Brubaker e artistas não receberam nada porque teoricamente o Soldado Invernal é o Bucky, então eles não têm direitos, mesmo, obviamente, o Bucky e o Soldado Invernal serem duas versões completamente diferentes - sendo que pra um geral caga e o outro protagonizou série.
Sério isso? Mas que canalhas. Por isso que não dá pros autores criarem nada pra essas editoras. Melhor registrarem no seu próprio nome.
O P&N PRECISA publicar essa biografia do Jack Kirby! Seria uma realização pro Daniel e muito importante pro meio de quadrinhos nacional.
compraria com gosto,seria foda
Jack Kirby é a verdadeira lenda dos quadrinhos, Steve Didko tbm é incrível
1:02:03 "Isso mostra Daniel, que ele via o desenhista como uma força de trabalho que ele poderia explorar"
Dê a ordem camarada Zago
Me parece que cresce
lembrei daquela foto do bruno fazendo wakanda forever que transformam as mãos em foice e martelo
Tá louco? Socialismo é sangrento demais, sai fora.
pelo menos tu ainda ta na idade de ser comunista rs
@@felipelyra3871 quem disse que eu sou ? 🧐
Informação aqui Rogerinho: O editor Stanley Lee, quando chegou para seu amigo jack kirby, sugeriu o nome "Os mutantes, caminhos do coração" para seu grupo de heróis com poderes, infelizmente não passou, mas quem se aproveitou muito bem da falencia da Marvel, foi a rede de TV Record, do bispo, que produziu a versão cinematográfica desse roteiro do Satanley. (De nada, TMJ)
Kkkkkkkk
Olha a informação aqui
OLHA A DENUNCIA!!!!
Isso sim é informação
@@freires019 o bispo tem talento pra isso😅
Quando assisti o making off do Batman 89 e apareceu o Stan Lee dando entrevista e falando sobre o Batman eu naquele momento até pensei que ele tinha criado o Batman ,ele sabia se promover kkkk
O Tod Mcfarlane uma vez disse "eu consigo te vender um quadrinho desenhado pelo Michelangelo, mas escrito pela minha mãe, mas eu não consigo te vender um quadrinho escrito por Shakespeare e desenhado pela minha mãe".
Próprio McFarlane que quando teve sua propriedade intelectual chamou grandes roteiristas para escrevê-lo. Por que não chamou a mãe dele?
E a premissa de venda não vou entrar, mas na questão da qualidade: se a premissa fosse verdadeira, os anos 90 seriam o auge das HQs de super heróis. A arte era linda, já o roteiro... Desmerecer um trabalhador em prol de outro nunca é um bom caminho.
@@douglasbarrosdeoliveirajan1487 Você não entendeu o ponto dele. A analogia que ele vez e que o Roteiro não é a coisa mais importante de uma obra vou te dar um exemplo. David Michelinie escreveu o toda história do Venom, mas o que seria do Venom sem seu visual icônico desenhado pelo McFarlane. Sendo sincero se você fosse comprar uma Hq você escolheria a com a pior arte ou a com a melhor. Roteiro é sim importante mas um roteiro não se sustenta sozinho são necessários outros fatores para consolidar a história.
@@gabriellucena5153 eu entendi bem o ponto do seu comentário. A questão é que não se sustenta, para qualquer HQ roteiro é importante. Tão importante quanto a arte e há artistas os quais dominam mais roteiro ou mais arte. E há HQs com uma arte bem simples e quem rouba a cena é o roteiro (ex: Maus, Sob o solo), seu comentário só desmerece alguns trabalhadores em prol de tentar sobrepor outros (isso nunca leva a nada), lógica semelhante a este péssimo vídeo do Pipoca (acho o pior da história do canal). Pudera quando alguém começa vendendo não ter viés e sendo imparcial, pode esperar: vem merda depois...
@@douglasbarrosdeoliveirajan1487 cara como assim péssimo vídeo. O Steve Ditko morreu pobre. O Jack Kirby passou perrengue financeiro durante anos tendo uma família para sustentar, ele passou anos sendo humilhado e engolindo sapo para a família não passar fome. Enquanto o Stan Lee virava celebridade. Oque o Tod McFarlane ta certo ele não quis desmerecer os roteiristas ele quis evidenciar que os artistas durante Anos foram maltratados pela indústria. O Próprio Alan Moore já disse isso diversas vezes o Stan Lee já disse em entrevistas que muitas histórias ele nem escrevia mas mesmo assim levava o crédito. O Stan lee recebia como editor e roteirista enquanto os artistas recebiam como freelancer. O roteiro e importante porém quando se trata do Audiovisual a coisa mais importante e justamente o visual como eu disse não adianta eu ter o melhor roteiro do mundo, e desenhar com palitinhos. Esses artistas foram explorados e abusados pela indústria bilionária de quadrinhos, e tudo isso não seria nada sem eles. Você citou Maus que o Roteiro e sim brilhante porem a arte tb é excelente, e ai eu te pergunto de novo você leria Maus se fosse desenhado pela sua Avó?.
@@douglasbarrosdeoliveirajan1487 Mas o roteiro era do JACK KIRBY
Que ponto que vc n entendeu que o Stan Lee roubava TUDO?
Esse é simplesmente o MELHOR vídeo do canal e n tem viés nenhum,tem apenas FATOS vc querendo ou não,Stan Lee não criou NADA,Jack Kirby e Steve Ditko criaram
Essas grandes empresas são uma vergonha quando se diz creditar seus criadores. No Brasil até uns anos atrás não se tinha visível o nome dos artistas das edições mensais da Turma da Monica, quando republicam HOJE histórias mais antigas não tem nada tbm. Tenho uma edição com histórias novas e de uns 10 anos atrás do Xaveco e da Denise, só as mais recentes tem os créditos na primeira página.
Engraçado que realmente essa crítica ao Stan Lee serve em boa medida para o Maurício. Fora o Linck do Quadrinhos na Sarjeta, não vejo ninguém dentre os grandes canais criticando isso e questionando o mito do criador do Maurício de Sousa.
@@thiago-2316 Fora as questões políticas do Maurício, curto muito o cara, mas tem coisas que n da pra defender. O Link é chato umas horas, mas na maior parte do tempo concordo com ele
Isso lembra que os grandes gênios que são exaltado na computação como Bill Gates e Steve Jobs são eram 2 grandes ladrões de ideias alheias
@@marlonferreira950 Adiciona ae o Elon Musk tbm
Eu achava que quem fazia tudo era o Maurício de Souza
1:10:39 o problema que o Jake tinha eu também tenho. Ele é o cara que trabalha o que ama, se dedica o que faz mas é explorado por pessoas ruins, é sugado até a última gota do seu próprio sangue por essas pessoas. Ele é uma pessoa que não sabe como reagir nesse tipo de situação, com certeza só falava de sua indignação para sua esposa e prós seus amigos. Stan com certeza sabia da sua fraqueza e botava pra lascar no coitado do Jake, por isso que ele um pouco depois tentou fugir da Marvel e imigrar na DC.
"Saí de um navio de piratas e fui parar num Titanic."
Essa frase defini muito a sua personalidade. Uma pessoa que se ferra, uma pessoa que é boa, que só quer fazer o seu trabalho.
O PN começou como canal do RUclips, virou editora, agora precisam estudar em virar uma produtora. Esses caras são geniais demais.
No período mais sombrio da minha vida, seus vídeos, desde os mais antigos, lá de 2012 foram minha melhor companhia. Obrigado e de nada pelo excelente vídeo.
A clássica trilogia do Kirby é a melhor coisa que vcs já fizeram como canal do YT, na minha opinião! Reassisto todos os anos e se hoje conheço e amo o trabalho e legado do Rei, é graças a vcs.
*Aliás, se alguém quiser dar um Skymasters de presente para um jovem desempregado como eu, estamos aí.
velho, ja usei essa trilogia em aula pra falar sobre a importancia do Kirby!
é um puta documentario!
Poxa, a gente ama muito o Stan Lee, mas o coração do fã de quadrinhos cabe mais de um gênio artista, não precisavam colocar todos os créditos nas mãos dele.
No final das contas, a Disney conseguiu transformar Stan Lee em um personagem típico do universo Marvel, assim como ele sempre fingiu ser.
Sem contar o caso do quadrinho do Surfista Prateado, que o Kirby praticamente implorava pra que o deixassem fazer, e o Lee sempre o vetava, alegando que não tinham espaço editorial no momento, mas logo depois, lançou a revista, com desenhos do John Buscema, que alegou não saber de mais essa "filhadaputagem" que o Lee aprontou com o Kirby... Stan, The Son of a...
Impressionante a necessidade que a indústria do entretenimento tem de criar ícones. A maioria desses personagens que amamos carregam histórias controversas em suas criações. Vide Batman, Superman, homem aranha e etc. O Stan Lee foi a bola da vez por ser carismático e midiático, e por este motivo foi caracterizado para ser o "grande criador da Marvel", tirando o crédito de inúmeros artistas que trabalharam com ele, em especial o genial Jack Kirby, que teve alguns dos seus originais usados como pano de chão. Revoltante. O mundo de super heróis criados por vilões. Revoltante.
Por isso temos um vilao Ezra interpretando Flash e cretinos idolatrando Homelander.
Mundo de Porcus.
Temos ke limpa-lo!
Nos livrar destes porcalhas.
"Impressionante a necessidade que a indústria tem de criar ícones"
(...) "o genial Jack Kirby"
kkkkkkk ué
@@sergiom1136Mas de fato ele era genial,o Stan não kkk
"Bem, devido a uma ação legal tomada pela família de Kirby, os créditos agora dizem “Criado por Stan Lee e Jack Kirby ”. E isso é correto. Acho que Jack criou mais do que Stan, mas esse credenciamento não está errado. Acho que uma colaboração não precisa ser 50/50 . Se você e eu escrevêssemos algo juntos, poderia ser 80% você e 20% eu, ou poderia ser metade de cada um. Ou pode ser vinte por cento e oitenta por cento ao contrário. Acho que "Criado por Stan Lee e Jack Kirby" ou "Criado por Jack Kirby e Stan Lee" é o crédito adequado. Com Jack Kirby e Stan Lee, há pessoas que, por qualquer motivo, querem exagerar um dos dois em detrimento do outro. E eu sinto que isso é um erro. Tive um relacionamento muito próximo com Jack, tive um bom relacionamento com Stan, que era um homem muito bom."...palavras de Mark Evanier.
Dizer que Stan Lee não criou o Universo Marvel é um erro, da mesma forma quando dizem que Stan criou tudo sozinho. Sobre a criação da era Marvel, acredito que vale as palavras de quem estava ali: Roy Thomas, John Romita, Larry Lieber e o prório Mark Evanier...essa história de "quem criou", tem furos dos dois lados!!!
Perfeito. Todo o entorno de Lee e Kirby dão conta que era uma criação colaborativa. Por isso achei esse video do PN, infelizmente, bem maniqueísta.
O Pipoca errou. Estão agindo com o figado com evidencias inconclusivas apenas pra corroborar seu odio por Stan. Não tem 8 ou 80. Os dois foram importantes. Tem diversas outras fontes que são menos enviesadas do que a que eles mostraram. Nem o livreo MArvel a historia secreta tirou os meritos de Lee. Muito pelo contario. Infelizmenste o hate da mais likes que falar bem. por isso esses comentarios elogiando a postura do Pipoca. E outros youtubers iguamentente errados. Se analisar evidencias inconclusivas como as paginas do Kirby. Vc vai ver o que quer ver. Tanto Lee quanto Kirby concordaram com o metodo Marvel dava mais agilidade. MAs eu concordo que Kirby tinha que ser creditado. Até O kirby após dizer aquele monte de exageros contra Lee dizendo que ele que criou tudo ele confessa que era meio a meio a colaboração e mesmo que não seja. Os dois forjaram a MArvel com o ela é...
Contraponto ncessario
Extremamente preocupado escutando a sirene de policia e pensando que a Disney mandou prender o Zago e o Danielzinho.
😬que engraçado
@@lumaerexque esculacho
Vídeo de 1 hora do PN , toda vez que vejo esse tipo de video fico feliz , namoral que presente que é pra mim .
tivemos o Bruno bravo com os cavaleiros do Zodíaco, agora tivemos o Daniel com o documentário, só falta o Alexandre ter algo que ama ser corrompido.
será que até o fim do ano vão fazer algo ruim com o connan? kkk
felizmente (infelizmente nesse caso) o filme da red sonja foi cancelado
Ele vai voltar de novo para os vingadores, Kkkkkkkkkk
A Netflix tem os direitos, então é só esperar um pouquinho...
O Alexandre é blasé. Ele fica indignado com tudo isso, olhe os vídeos antigos, só não dá bandeira.
@@rodrigorosascampos7647O Callari não entra nos hypes. Por isso pouco se decepciona do que já esperava ser meaboca
E pensar que, na época que os familiares abriram um processo contra a Marvel, fui um dos que falei muito mal. Por ver tudo sob uma narrativa completamente deturpada. Hoje, sabendo de toda a história graças ao incrível trabalho de vocês, sem dúvidas tenho um ranço imenso pelo Stan Lee
The Flash - HAHAHA Ninguem nunca irá irritar mais o PN do que eu.
Disney Plus - HOLD MY BEER.
De nada Bruno e Danielzin. Olha, comecei uma maratona desses vídeos de vocês sobre todas essas controvérsias sobre o mundo dos quadrinhos, já tenho na lista para ver os vídeos do Jack Kirby e do Ditko, pois esse semestre comecei meu projeto de TCC da faculdade e o tema escolhido por mim é justamente Direitos autorais de quadrinistas.
Em resumo, tô vendo esses vídeos de vocês para adquirir conhecimento e sugestões de obras para que eu possa usar como base e referência. Já peguei as biografias do Kirby e do Ditko e provavelmente pegarei mais coisas.
Me desejem sorte.
Publiquei recentemente a foto do Jack Kirby em uma rede social e um rapaz (da qual imagino nascido nos anos 2000) me perguntou: "Mas quem foi esse?" Enfim, triste que a atual geração não sabe o peso da importância dos verdadeiros criadores de muitos personagens das Hqs.
Muita gente não lê hqs, não conhece escritores de hqs, só conhecem os mais famosos assim como é com os livros
Não acredito ser um problema da geração, e sim de leitores leigos e menos informados, contaminados pelo marketing do próprio Stan. Meu pai mesmo, cujos personagens favorito são Wolverine e Homem-Aranha, nunca ouviu falar de Kirby e Ditko.
Triste mas isso é consequência desse marketing irresponsável
Mas aí é normal, pô, em algum momento a gente descobriu quem era o Kirby, ninguém nasceu sabendo hahahaha
Inclusive, pode até saber o nome, mas não conhecer a cara do Kirby.
Amigos, cabe confirmar onde vi isso, mas creio que houve uma redação minúscula da Marvel naqueles primórdios, onde ficavam basicamente de 4 a 5 pessoas: Stan Lee, Roy Thomas, Flo Steinberg (secretária, assistente editorial) e o Sol Brodsky (arte-finalista e gerente de produção). Se não me falha a memória, o Chris Claremont descreve esse cubículo em NY quando conta a forma que foi parar na Marvel como estagiário não-remunerado em suas férias de faculdade. Enfim, redação, havia, mas exatamente conforme vcs descreveram, o Stan Lee fazia todo o marketing descrevendo como algo bem maior, Casa das Ideias etc. Parabéns pelo vídeo, muito pertinente & necessário! Abração!
É mais fácil explicar pra uma pessoa que tudo veio da cabeça de um gênio... Ser humano e sua mania de heroificar alguém...
E como dito no vídeo, é mais barato pro porco capitalista pagar apenas a uma figura, dócil e propagandista
Fato
Basicamente esse vídeo faz a mesma coisa, mas só que colocando o jack kirby como herói e criador.
@@Atila4797 infelizmente...
@@Atila47971:15:21
Impossível não sair desse vídeo odiando o Lee. Não negando a importância crucial que ele teve na criação de todos esses personagens, mas é criminoso o que ele fez com Ditko e Kirby na questão de autoria sobre as histórias. Terrível mesmo, chegando a nublar bastante os bons feitos que teve como editor. Realmente uma tristeza a Disney propagar isso, mas ao mesmo tempo ela também nunca foi flor que se cheire nessas questãos, vide o lobby que sempre fez para aumentar o prazo de direito autoral cada vez mais nos EUA só pra nao perder os direitos da primeira animação do Mickey. Enfim. Esse vídeo sim é um documentário que se preze. Parabéns pelo trampo foda de sempre.
Vídeo mais do q necessário, deveria ser exibido na TV aberta em horário nobre.
Este vídeo inteiro sim estará adicionado nos meus favoritos com certeza. Assunto especificamente de quadrinhos vocês entendem (e gostam) 100%, então só podia sair um conteúdo 100%!
"De nada, tamo junto!"
Bruno, um sujeito com o caráter de um Stan Lee, Bob Kane, nunca tem amigos. Não assino o Disney Plus mas imagino como eles tentam enfiar goela adentro essa versão do Lee. Vamos continuar curtindo os quadrinhos da Marvel, reconhecendo a habilidade para os negócios que inegavelmente o Lee tinha, mas que não teriam a dimensão que têm sem a criatividade e o talento dos grandes criadores que foram Kirby e Ditko, principalmente. Tomara que vocês consigam lançar essa biografia escrita pelo Mark Evanier. "Quadrinhos vão partir seu coração" #de nada
Vocês poderiam fazer também um vídeo sobre Bill Finger, o criador do Batman que a exemplo do Kirby e Ditko, também foi muito injustiçado. Parabéns pelo vídeo de hoje.
39:00 O fantástico desse momento é a sirene de fundo, que pode ser uma viatura passando fora do escritório, ou um efeito do vídeo porque o Stan Lee e a galera da Disney tinham que ser PRESOS pelo CRIME feito com o Kirby e o Ditko.
Queria agradecer ao Danielzinho pela indicação do Livro. Comecei a ler depois que voltei das minhas férias (16/10) e terminei na última segunda (30/10). Aproveitando a deixa, gostaria de saber se tem alguma indicação de livro sobre o Jack Kirby e o Steve Ditko?
Opa, que legal! Do Jack tem o Jack Kirby: A Épica Biografia do Rei dos Quadrinhos. E do Ditko o O Incrível Steve Ditko 0/
Obrigado. Irei atrás desses livros quando der.@@pipocaenanquim
VIDA LONGA AO MESTRE STEVE DITKO ❤️🕷️
Stephen J. Ditko, também conhecido como Steve Ditko (Johnstown, Pensilvânia, Nasceu em 2 de novembro de 1927 - morreu em 29 de junho de 2018), não foi uma vida tão longa.
E eu só escutei Jacl Kirby nesse vídeo 😂😂
@@OmarCCLopes não ? o cara viveu mais de 70 anos kkkkkkkkkk
O cara é fã do Kirby e acha que os Desafiadores do Desconhecido tem super poderes kkkkkkkk
Nenhum momento eles dizem isso kkkkkk
@@filipesilva688 19:10
17:00 Sobre o "eu, eu, eu..." quem já viu diretores de criação ou publicitários conversando com clientes já tá acostumado com esse tipo de coisa, não importa o tamanho da equipe por trás do projeto, a maioria conversa na 1ª pessoa do singular, "eu pesquisei", "eu fiz", "eu criei".
Nos que temos que agradecer pelo entretenimento, carisma e informação que o Pipoca sempre trás! Tamo junto!
Claramente a Disney tá nesse processo de criar essa figura do Stan Lee pra não dar créditos aos criadores originais e assim continuarem não pagando royalties pras famílias deles
Vale um vídeo contando mais sobre o Larry Lieber?? Eu adoraria ver por vocês, pois não tem muito conteúdo sobre ele aqui no YT
Um caso curioso (e infeliz), que é o inverso, é a relação Chesperito com os atores da Chiquinha e Kiko. Por atuarem como esses personagens eles se sentem os donos, sendo que no geral tudo foi criado pelo Bolaños, eles obviamente deram seus toques pessoais aos personagens, mas serem donos já é outro história
Não sabia que o Stan Lee era tão vacilão, muito triste ele ter ficado com tanto reconhecimento do trabalho dos outros. De nada PN.
E não que eu queira desmerecer o Stan Lee, posso estar exagerando, mas ele leva crédito pelo que não fez. Tipo afirmar que o Professor Xavier e o Magneto são inspirados em Martin Luther King e Malcom X, mas o Magneto que ele escreveu era um vilão maquiavélico de pura maldade e sem ambiguidade.
Esse documentário é uma tentativa da Disney de descredibilizar as famílias do Jack Kirby e Steve Ditko
Tenho a impressão que Stan Lee foi mais que um editor e Jack Kirby e Steve Ditko mais que desenhistas nos primórdios e primeiros anos da Marvel, sem esquecer que outros nomes fizeram parte desse processo, mas é só uma opinião. Uma boa fonte de material para pesquisa são as entrevistas dos próprios autores, disponíveis em sites como The Comics Journal, dentre outros. É interessante ver, por exemplo, Neal Adams narrando sua experiência em trabalhar com Stan Lee sob o método Marvel ou John Romita Sr. dar sua opinião sobre a coisa toda.
1. Stan Lee em entrevista em 1968, reproduzida pelo TCJ em 1995, ao explanar sobre o método Marvel: "alguns artistas, como Jack Kirby, não precisam de enredo algum. Quero dizer, vou apenas dizer a Jack: "Vamos deixar o próximo vilão ser o Dr. Doom". … ou posso nem dizer isso. Ele pode me dizer. E então ele vai para casa e faz isso. Ele é tão bom em enredos, tenho certeza que ele é mil vezes melhor do que eu. Ele praticamente inventa os enredos dessas histórias. Tudo o que faço é editar um pouco... Posso dizer a ele que foi longe demais em uma direção ou outra. Claro, de vez em quando eu dou a ele um enredo, mas nós somos praticamente os dois escritores das coisas".
2. No livro Shop Talk (ed. Criativo), em entrevista para Will Eisner em 1982, Kirby critica Stan Lee pelos créditos, mas acaba dando razão a ele quanto aos diálogos: "Stan Lee não me deixava preencher os balões. Ele não me deixava escrever os diálogos. Mas eu escrevia todo o roteiro embaixo dos quadrinhos. (...) Eu escrevia o roteiro sob cada quadrinho e então ele escrevia os diálogos, a história já estava toda ali. (...) Eu estava contente, porque ele estava fazendo o mesmo que Joe. Ele me deixava trabalhar sozinho".
É curioso notar como a questão Lee & Kirby meio que se repete com Joe Simon:
3. Voltando à entrevista com Will Eisner em 1982, apesar de elogiar Simon como "artista completo", Kirby fala o seguinte sobre o processo de criação entre eles: "às vezes conversávamos, mas na maioria das vezes eu é que escrevia (roteiro e diálogos). (...) A função do Joe era fazer contato com as editoras".
4. Simon, também sempre elogioso em relação a Kirby, comenta a Mark Evanier sobre isso em uma convenção em 1998, reproduzido em Jack Kirby Collector #25: "Mais tarde em sua vida, ele (Kirby) ficou um pouco louco e começou a falar sobre "Eu nunca trabalhei com o roteiro de outra pessoa", e eu disse: "E se você tivesse um roteiro?" e ele disse: "Eu jogaria pela janela." Ele vinha com declarações ridículas como essa. Acho que ele estava tendo problemas então. Tínhamos um relacionamento muito legal. Nunca tivemos nenhuma discussão. (...) Eu meio que me ressinto da alegação de que tudo o que fiz foi negócios. Eu ouvi isso muitas vezes".
5. Podemos citar ainda Skymasters, para ver como é essa questão de pontos de vista e memória. Em entrevista para o TCJ em 1990, a esposa de Kirby afirma que Wally Wood não teve relação nenhuma com a tira. Na mesma entrevista, o próprio Kirby diz que trabalhou com os irmãos Wood, que não tinham parentesco com Wally, e que sua esposa também colaborou na arte-final. Mas antes que possamos reclamar do P&N, o entrevistador insiste em saber se Wood fez ou não a arte-final da tira e Kirby responde que sim, ele a fez por algumas semanas (ufa!).
6. Por fim, como é dito no vídeo, parte do imbróglio pode ter sido motivada pelo fato de Kirby ter trabalhado como freelancer e a Marvel temer não poder alegar que ele atuou no regime de "work of hire" em uma eventual disputa pelos direitos das criações. Só quando Stan Lee se torna publisher da Marvel em 1972 e Kirby aceita retornar para a Marvel em 1975, é que ele terá um contrato realmente com a editora.
O único grande personagem que o stan lee criou.... foi ele memo!
Wooooow danielzin foi preciso, que flechada 👏🧐
Por causa de vcs eu entendi quem eram ditiko e kurby, senão eu acharia o stan lee pra sempre um deus dos quadrinhos
Vendo material solo do Kirby, vejo que o Stan Lee foi útil, pois o trabalho do Kirby com o Lee foi bom, diferente do material solo do Kirby, que é esquecível, personagens portas, sem alma. Única coisa que salva são as artes. Mas os fanáticos pelo Kirby são cegos e não percebem.
@@SC-mx3ycConcordo.
@@SC-mx3yc Beleza mas diz ai o que o Stan Lee era antes do Jack Kirby? NADA, exatamente como o Daniel e o Bruno pontuaram, o Kirby se destacou com Stan Lee assim como o próprio Stan Lee ao lado de Kirby, a grande questão é que o Stan Lee não criou NADA sozinho
@@Retrogeek.clothingna verdade o Stan Lee foi um dos responsáveis por criar vários roteiros que marcaram a indústria,igual a história do Homem Aranha que mudou a lei dos quadrinhos ou então suas ideias para a Toei do Japão... A questão que ele ficou mais popular pela suas interações com o público, igual o Sílvio Santos.
Eu achei o vídeo muito emotivo e exagerou nas críticas do Stan Lee. O Stan Lee foi o co-criador dos personagens. Eles debatiam os rumos da história. No Aranha, o Ditko queria matar a Betsy Brant e o Lee não deixou, o Lee queria matar a Tia May e o Ditko não quis, então era um trabalho em dupla. Sim, o Lee merece crítica por levar todo o crédito, mas também é errado insinuar que ele não fazia nada.
De nada ☺️
Que triste que a Disney tenha reforçado essa história pra mais uma geração. Ofuscando grandes artistas…
Eu sou um escritor independente. E quem mais me inspirou à ser escritor, foi o Stan Lee. Eu era fã dele quando criança; não só pela suas aparições nos filmes da Marvel, como também pelas histórias que eu havia ouvido a respeito de suas "Criações" e de sua pessoa.
Quando eu descobri a verdade, confesso que uma parte de mim morreu. Uma parte chamada Infância.
Como disse um certo presidente, "é só construir a narrativa correta".
O Stan Lee foi mais esperto em vida e depois de morto tem quem faça a narrativa pra ele 🤷
Eu tinha noção que a relação do Jack Kirby com a Marvel tinha sido conturbada mas não sabia que ele sequer era um funcionário contratado da empresa.
Realmente os bastidores do mundos dos quadrinhos são muito espinhosos, e o PN tá de parabéns por se posicionar frente as fortes incongruências narrativas propostas por esse documentário da Disney+
Muito provavelmente a Disney tirou do catálogo do Disney + o documentário Marvel's 616 justamente pra galera não se ligar nas "Fake News" desse documentário do Stan Lee.
O canal Ilha Kaijuu fez um ótimo video sobre o tema tbm, se eu não me engano é o ultimo que ele lançou
Ele é ótimo.
Tragam essa biografia do Kirby que o Daniel mostrou no começo, por favor
Eles fizeram um vídeo da história do Kirby com 3 partes já!
Também compraria esse livro do Mark Evanier fácil...
Zago aos 14 min: "Esse programa aqui vai ser rápido, não vai ter edição pesada"
Jéssica ouvindo isso enquanto edita o vídeo de uma hora e 18: 🧐😳🤡
De nada, tamo junto 😂
Esse vídeo além de ser extremamente necessário, ainda acabou sendo um documentário de verdade, diferente daquilo que a Disney teve a coragem de fazer.
É ótimo ver pessoas que realmente entendem do assunto desmentindo essas falácias horríveis.
Parabéns pelo excelente trabalho. 👏🏻
não a toa o Kirby colocou o funky flashman nas hqs do senhor milagre! XD
Stan Lee era um excelente editor como hoje Kevin Feige é um produtor excepcional...mas imagina creditar todo mérito criativo do MCU a Kevin... seria um completo absurdo...e foi o que Stan Lee fez..
A FELICIDADE EM FORMA DE ENTRETENIMENTO ÁUDIOVISUAL.
Amo vcs❤
O LEE é basicamente um parasita de seus maiores parceiros chega dar ódio e um pouco de pena.
Eu nunca li um gibi de super herói mas apenas amei esse vídeo! Super interessante. A luta de classes na prática. Zago e Daniel são muito inteligentes.
o Peter Parker do Steve Ditko é literalmente ele o personagem tem o rosto dele so isso ja mostra que o personagem é dele
Será que é poraue ele desenhava? Mas detalhe, o Ditko só desenhou amazing fantasy 15.
Porque o Stan Lee não quis fazer com.o kirby.
@@Atila4797 olha o desenho dele e olha uma foto dele
E o J. J. Jameson é o Stan Lee, pode reparar.
@@feluc2dcaraca! Pode crer!
@@DREW200ful Tem um personagem que o Kirby fez na DC baseado no Stan Lee também. O empresário charlatão Funky Flashman.
De nada, ninguém que sabe o mínimo de história dos quadrinhos está falando bem desse documentário.
1:01:33 Essa parte do Documentario foi a que mais me doeu. Homem aranha é o personagem que mais amo e ver esse tipo de atitude e indiferença com seu ilustrado que deu vida ao personagem, é de quebra o coração.
A ironia é que sem o Stan Lee os heróis Marvel provavelmente não ultrapassariam... 20 números! Li o inicio do Thor com roteiros de Larry Lieber e as estórias são chatissimas. Quando Stan entra no jogo, as coisas melhoram muito. Em algum grau creio que, sim, ele tem muito mérito no êxito inicial da Marvel.
Depende de quais sejam? Pergunto por causa de personagens que foram definidos por outros autores como o Demolidor e X-Men.
Eu percebi há um tempo que tinha algo de errado com as falas do Stan Lee quando ele fala que criou os x-men pensando no movimento negro e que o professor X era inspirado em Luther King e Magneto em Malcom X. Aí quando fui ler as primeiras histórias dos x-men e não tinha nada a ver com o que foi dito, era tudo muito tosco kkkkkk. Só depois aprendi que foi nas histórias do Claremont que o negócio clicou.
Exatamente.
O preconceito em cima dos X-Men só foi virar algo presente nas hqs a partir do Cleremont.
No caso do Professor Xavier e do Magneto serem inspirados em Martin Luther King e Malcom X, é completamente mentira porque antes do Chris Claremont o Magneto era um vilão maquiavélico de pura maldade e porque as estórias eram completamente maniqueistas.
É, digo, Magneto escrito pelo Stan Lee era um vilão maquiavélico de pura maldade e sem ambiguidade.
@@nicolaspimenta3927 É. Não querendo desmerecer o Stan Lee, mas ele é quase insignificante pra maneira de como conhecemos Uncanny X-Men.
Embora o doc seja lamentável, não se pode tirar o mérito de Stan Lee como roteirista. Jack Kirby era um grande criador, mas era péssimo com os diálogos. Os diálogos dele na série dos Novos Deuses ou Etrigan, por exemplo, são sofríveis. Já Stan Lee era craque nos diálogos, o que ajudou a tornar os quadrinhos da Marvel tão populares. No caso de Ditko, ele era bom em diálogos, mas o posiconamente político dele era um tiro no pé, então Stan Lee tinha o importante papel de modificar os diálogos para torná-los mais palatáveis para a juventude. A força do texto de Stan pode ser percebido quando ele deixa, por alguns números a série do Thor, deixando com seu irmão. A qualidade do texto simplesmente despenca. A Marvel virou o que virou porque foi o encontro de três mentes que se complementavam: Kirby, Lee e Ditko.
Se for verdade toda essa pilantragem do Stan Lee, eu de verdade fico com ódio do cara por fazer isso com os amigos dele
Poisé , ser-humano é complicado.. no fim Stan Lee era falho assim como todos nós , por mais carismático q ele era , era um egoísta.
De nada, tamo junto! Eu n fazia ideia de nada tratado no vídeo, vou agora agora ver a série de videos que fizeram, abraço
muito obrigado por abrirem minha mente,cresci pensando q ele era o criador da Marvel por conta de suas aparições no ucm e vídeos curtos,agora sei quem são os verdadeiros criadores,obrigado Jack Kirby e Steve Ditko ❤💛💙
Eu sabia muito por alto que existia algo assim mas nunca pensei que fosse tão absurdo. Vi o documentário e já fiquei impressionado com a conversa por ligação do stan lee com o jack kirby, mas agora sabendo que isso era só a ponta do iceberg é mto bizarro
Espero que com essa polêmica toda o grande público tenha maior conhecimento da verdadeira história de criação da Marvel
Stan Lee encarnou perfeitamente a figura do feitor, alguém que o patrão seleciona entre os subordinados pra mandar em nome dele, em troca de uma fatia de poder e dinheiro. Como diria Saramago, um cão entre os cães.
Vocês representaram muito com esse vídeo, incluindo com o material anterior já feito pro canal sobre os problemas editoriais e seus criadores (ou supostos). Tão de parabéns!
"O único grande personagem que o Stan Lee criou foi ele mesmo", cara... Isso arrepiou.
Vi esse vídeo parcelado! Mas é muito bom! Gosto desse tipo de vídeo, pois para mim são histórias para vida. Sempre vejo coisas assim acontecendo o tempo todo com várias pessoas e esse vídeo é mais uma lição. De nada.
O vídeo deveria ser exibido nas sessões de cinema antes de cada filme da Marvel
Que ótimo vocês explicarem isso, só os leigos que acham que Stan Lee é o maior criador dos quadrinhos kkkkkkk
Graças a Deus existem fãs como vocês que mostram a verdade para nós,o público, obrigado Pipoca❤
Papo incrível! Vocês PRECISAM lançar essa biografia do Kirby!!!!
Vocês esqueceram da entrevista com Kevin Smith no início de carreira há muitos anos que o stan Lee disse que inventou o nome para martelo do Thor Mjornir essa é clássica!!!! Sendo que o Martelo sempre teve nome na mitologia. Só reforça que o Kirby que criou tudo!
Pela conversa, Stan Lee criou sim o "universo" marvel ao exigir conectividade entre as narrativas. Só não criou nenhum dos habitantes dele.
Existem muitos graus na elaboração de um conceito e dizer, por exemplo, "máquina de ventilar" está muito distante da noção específica de um ventilador ou de um ar condicionado. Do mesmo modo, "herói adolescente com poderes de aranha" não nos dá um Peter Parker. A conclusão é óbvia: Stan Lee assumiu para si um crédito indevido. Contudo, as IPs sempre foram, por contrato, da Marvel, e isso não mudará mesmo que se corrijam as homenagens.
O Kirby, sempre muito preocupado com o sustento imediato de sua familia, nunca deu o passo que o salvaria: montar sua própria editora.
Adoro esse tipo de vídeo, pois é literalmente um serviço de utilidade pública, isso q o pipoca está proporcionando é a melhor aula de história q já vi.
Se o Stan Lee tivesse vivo ia adorar essa ascensão das inteligencias artificiais, mais uma forma de foder com os desenhistas que ele não pôde usufruir em vida
Negar a participação do Lee cai no mesmo erro de negar a participação de Kirby e Ditko. Agora, o debate é eterno e está ligado a uma parte jurídica que define o que é ser "O CRIADOR". Dizer que o Lee foi apenas um editor beira a uma opinião patética e contraditória, onde que o próprio método Marvel era o artista desenhar e o Lee escrevia os balões, vcs como editores fazem isso? Escrevem balões? Não, né? O debate deve ser se Lee trouxe a ideia e eles desenhavam seria CRIAÇÃO isolada ou não (o próprio vídeo do pipoca comprova com a fala de Ditko que a ideia do Aranha adolescente com problemas de verdade era do Lee e o Ditko colocou a ideia no papel), por exemplo, Bolaños teve a ideia de na vila do chaves que morava no oito haveria um menino tonto que era filho da Dona Florinda e tinha todos os privilégios e mimos que o chaves não tinha e entrega o papel para o Villagrán que aproveitou o terninho que ele já tinha de outro papel colocou as bolas na bochecha, fez os trejeitos "gentalha" o choro "aaarrrrr" o "cale-se vc me deixa louco", mas o personagem continua tendo o criador isolado o Bolaños e a justiça mexicana decidiu assim. E aí, agora? Vcs vão dizer que o Bolaños TB é um picareta? A situação não é tão simples assim.
É bem por aí...melhor comentário 👏👏👏
Fãs do Kirby são figuras que não enxergam bem as coisas. Nem a escrita de baixa qualidade do Jack Kirby eles devem notar. Jack Kirby é um excelente e importante artista, tem bons conceitos, mas a escrita dele é péssima. E suas histórias solo e personagens são sem vida e esquecíveis. Mas por ser do rei dos quadrinhos, eles acabam não enxergando.
Nenhuma criação do Kirby sem o Lee chegou nem perto do sucesso das que fizeram juntos. E incluo o Quarto Mundo.
Se o cara se contradisse
a vida toda e em todas as oportunidades,
ele não iria falhar
em um documentário final,
ligação em entrevista
em uma rádio...
kkkkkkkkkkkkk
O Stan Lee fazia a mesma coisa que o Ozzy fazia na banda dele, chegava pra banda e falava "aí, a proxima musica vai se chamar "Assim assado" ou " vamos fazer uma musica com o ditado 'deu tá dado, quem perdeu é relaxado' a banda compunha tudo, e o Ozzy aparecia como letrista. o 'dom' do cara era o carisma e a cara de pau (q ajuda as coisas a se tornarem grandes tb, MAS não é tb o grande genio q se fala).
Tive a mesma visão que a sua
Achei hilário quando Jack Kirby resolveu retratar seus desafetos, Stan Lee e Roy Thomas, respectivamente como o oportunista Funky Flashman - o qual se tornou agente de Scott Free - e seu lacaio, Houseroy. Isso aconteceu em Mister Miracle #6 (fevereiro de 1972), quando da passagem de Kirby pela DC durante a década de 1970.
Excelente vídeo, PN. Infelizmente é desse jeito, o Lee ficou com todo os louros da criação. E a Disney canonizou a mentira. Eu admirava muito o Lee quando adolescente e hoje cada dia gosto menos. Roubo de propriedade intelectual e charlatanismo é algo muito feio.
Esse troço do "foram todos embora"
foi bem desprezível
da parte do Lee,
isso não pode ser esquecido.
10:10 Danielzinho espetacular! Com esta frase podia até terminar o vídeo. Que tiro!!!!
Uma vez fui da uma oficina sobre a origem dos quadrinhos de heróis.
Quando vi o polp spinder eu pirei.
Pensei, será que Lee viu isso, e juntou as peças? E agora vcs falam isso aqui. Nossa!!! Show!
Stan Lee nunca foi um santo; mas se ele não arrasta-se a carroça " MARVEL " em frente aos bois, jamais teriamos um universo tão revolucionario. Vida longa a Jack Kirby e Steve Dikto! E Excescior Stan Lee!!
Concordo 100% !!!
Também sempre achei o Stan Lee um picareta, e de fato ele é. Mas tem uma coisa que eu descobri lembro mais recentemente o material do Kirby da DC, em que ele trabalhava praticamente sozinho: Kirby criava muita coisa legal, conceitos e ideias muito boas, mas logo passava pra outra, não dava muita profundidade nas personalidades dos personagens. Acho que foi mérito do Lee domar essa criatividade absurda do Kirby pra algo mais coeso e acessível.
Único mérito também, rsrs
Concordo, mas não querendo desmerecer o Stan Lee, ele leva crédito até pelo que não fez. Como Uncanny X-Men, e no caso de Uncanny X-Men é quando ele afirmou que o Professor Xavier e o Magneto são inspirados em Martin Luther King e Malcom X, o que é mentira. Porque o Magneto, antes do Chris Claremont, era um vilão maquiavélico de pura maldade e sem ambiguidade.
De nada tamo junto todos que amam o Kirby e o ditko ficaram pistolas com esse documentário
Gente, mas uma coisa a gente não pode negar:
O Kirby, o Ditko, os Romitas, o Gil Kane, o Buscema, o Claremont e outros tantos, fizeram quadrinhos antes e depois da Marvel, mas nenhum deles fez mais sucesso em outras épocas, mais do que no período em que o Stan Lee era seu editor pessoal ou editor chefe.
Inclusive alguns aí, foram fiascos e decepções quando saíram da tutela do Stan.
Isso é fato.
No caso do Claremont. Quando ele começou a escrever Uncanny X-Men, o Stan Lee já não tinha saído da Editora?
Como sempre vcs não nunca decepcionam, que vídeo maravilhoso e importantíssimo, muito obrigado, agora só falta vcs fazerem o vídeo sobre Primal que há mais de 2 anos venho pedindo 😢 rs, abrass.
Enquanto espero fico vendo Primal em loop.
O verdadeiro ARTISTA nunca é devidamente creditado! Quem tem a influência e o dinheiro é quem SEMPRE se sobressai! Em todos os campos da arte e as vezes até da ciência!
Pipoca sempre sendo o melhor conteúdo do Domingo, ainda mais com um vídeo tão foda e necessário desse 🤘
Na realidade, Stan tinha vergonha de trabalhar com quadrinhos.Como ele mesmo lembra no documentário que, "tinha vergonha de dizer que trabalhava com HQ''s quando perguntado em eventos sociais da época. Não consegui assistir nem 30mn do documentário de tanto" nojo" de Lee.
Video essencial. Mais um programa foda. Utilidade pública
Sim, e já é possível
perceber o tamanho
da criação do Kirby
quando ele revoluciona
tanto a DC quanto a Marvel,
com personagens como Darkseid,
Surfista Prateado, Capitão América,
e muitos outros.