Por que eu considero péssimo o livro: Crianças Francesas não fazem manha

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 окт 2024

Комментарии • 62

  • @nilzavandresenfroese5500
    @nilzavandresenfroese5500 Год назад +8

    Grata Dra por compartilhar sua opinião, entendi que o título do seu vídeo não está condizente com o que você trás de informações sobre o mesmo, pois falou pontos positivos e os não positivos, se tem pontos positivos não é péssimo, certo?. Você poderia falar de como estão os Franceses adultos? Se o método Franceses resultou em malefícios na vida adulta? Segundo a OMS O Brasil lidera um ranking mundial dos países mais ansiosos do mundo. Já a França está entre os países onde as pessoas possuem melhor equilíbrio de vida, além do IHD que está na 15ª posição e o Brasil em 87ª posição.

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад +4

      Obrigada pela sua mensagem! Nilza, o IDH é medido avaliando condiçõees socioeconomicas. Dificil comparar com o Brasil até mesmo por questões históricas. A França foi colonizadora, uma potência que cresceu às custas da exploração de diversos países. Hoje consegue dar à sua população condições favoráveis de educação, altos níveis de alfabetização e saúde que promove a longevidade - indices medidos no IDH. O Brasil é um país que foi colonizado! Passou anos produzindo para Portugal, sem olhar para sua população, de base indígena, escrava que não tinha nada (financeiramente falando). Até hoje, ser pobre no Brasil significa não ter acesso à saúde e educação de qualidade. É difícil comparar os dois países sem considerar sua origem histórica! Minha preocupação com este livro, especialmente para pais sem nenhum conhecimento de trauma, é que ele ensina como praticar o desamparo e não olhar para uma necessidade emocional básica do ser humano. É baseado apenas na observação da autora olhando mães de seu círculo de amizade. Ignora 20 anos de pesquisas médicas em experiências adversas da infância e todas as descobertas da neurociência da década de 90 até agora sobre os riscos do estresse na infância.

    • @luardmorais
      @luardmorais 3 месяца назад

      Nilza, achei bem coerente sua colocação

  • @angelaclaro1
    @angelaclaro1 10 месяцев назад +13

    Estou lendo esse livro e acho importante que as pessoas leiam para tirar suas próprias conclusões. Tem varias coisas que não concordo ali, mas tem coisas muito boas. Ela não sugere que a criança deva chorar a noite toda sem consolo como único método, embora ela tenha aplicado isso com a filha dela e pra a família dela funcionou e está tudo bem para eles, pois os malefícios da privação de sono dos pais é muito pior que deixar a criança chorar por dois ou três dias a noite até aprender a se a acalmar sozinha. Os métodos gentis nem sempre funcionam e os pais ficam como? Refém do sono perturbado da criança? Tem pais que ficam bem com isso, outros não e não devem ser julgados pela sua escolha.
    Ela também fala no livro sobre o choro controlado que é deixar a criança chorar por alguns minutos (de 3 a 5min) e acalmar o bebê a cada ciclo.
    Tentei todos os métodos gentis por meses com a minha filha e nada funcionava, chega um momento que a gente percebe que não é mais a necessidade de algo, é um costume que a criança desenvolveu de acordar de madrugada. Queria ter certeza de que não era uma necessidade e fui fazendo testes. Ao invés de eu ir atender ela, quem ia era meu marido e ela voltava a dormir sem mamar, fizemos isso por três dias e ela parou de acordar naquele horário, mas o início do sono noturno ainda tinha o problema da associação, só dormia com longos minutos no braço ninando e ao por no berço depois de 40min, vinha o berro. Estávamos exaustos, para mim era a pior hora do dia porque sabia que era um momento que poderia demorar horas a fio para ela dormir. Até que resolvemos fazer o choro controlado. Resumindo, nunca deixamos nossa filha chorar mais de 3 minutos sem consolo, ela aprendeu a dormir sozinha no sono noturno em 2 dias fazendo essa técnica. Tenho absoluta certeza de que isso não é terá impacto negativo na vida dela, mas positivo, pois ganhou o presente de aprender a dormir sozinha. Somos todos muito mais felizes em casa e ela percebe isso. Eu recomendo o livro com um olhar crítico. ❤

  • @angelaclaro1
    @angelaclaro1 10 месяцев назад +15

    Outro ponto, esse vídeo não é uma crítica ao livro é um ataque. Isso não é é ético porque ela usa da pseudo autoridade como neurocientista para descredibilizar o trabalho da autora que escreve de forma simples exemplos da vida cotidiana na França.

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  3 месяца назад

      pseudoautoridade? não entendi o que você quis dizer com isso!

  • @emilisilva2084
    @emilisilva2084 Год назад +9

    Eu gostei do livro claro que temos que ter sempre uma visão critica sobre tudo que lemos, porém me trouxe conceitos como o de tentar conservar um pouco da nossa individualidade depois da maternidade, tratar a criança como sendo parte da sociedade.

  • @informaticaeducativaduqued266
    @informaticaeducativaduqued266 9 месяцев назад +3

    a inteligência está em dosar o afeto a cada fase do desenvolvimento! mas mimar e super proteger demais atrapalha o desenvolvimento e domínio próprio da criança!

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  3 месяца назад

      eu também pensava assim antes de me atualizar!

  • @matheusdelfs8273
    @matheusdelfs8273 Год назад +16

    Se não levar ao pé da letra esse livro ele tem dicas muito boas. Sobre o sono por exemplo, não precisa dizer que só irá acudir uma vez , ou deixar a criança berrando mas fazer a pausa e não sair correndo desesperada toda vez que o bebe chora pode ser interessante. Morei na Franca por 5 anos e realmente as crianças lá são mais educadas e os adultos mais emocionalmente controlados.

    • @fernandamachado1126
      @fernandamachado1126 Год назад

      Mostrando que existe sim “vida após a maternidade” é que uma mãe não precisa abortar da sua vida em favor do filho, pois eles irão né?!

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад +3

      As crianças são mais educadas sem dúvida, mas no ponto de vista dos adultos. Ninguem se importa com o ponto de vista das crianças. Elas aprendem a se comportar para se encaixarem em padrões, serem aceitas socialmente, Muitas vezes abrem mão da sua autenticidade para isso. O preço muitas vezes é a autoestima ou as máscaras dos mecanismos de sobrevivência que criam para se adaptar. Uma hora a conta chega, acredite. Já os adultos são mais emocionalmente controlados ou são mais reprimidos?

    • @juliadesa3633
      @juliadesa3633 Год назад +6

      @@vivicirineu aqui no Brasil, nós temos uma sociedade extremamente doente, as crianças estão cada vez mais mal educadas, e o crime, a corrupção, a falta de educação está cada vez maior. Se agnt olhar os países desenvolvidos, os os adultos são mais emocionalmente controlados, vai ver que a base da educação é mais rigida, não necessariamente e exclusivamente a França, mas tantos outros.. e todos nós precisamos controlar nossas emoções, não podemos descontar a raiva no outro sempre que sentimos raiva, ora então, estamos reprimindo a raiva? Essa falsa educação positiva sempre usa essas palavras pra máscaras a falta de disciplina das crianças..

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад +3

      @@juliadesa3633 o crime, a corrupção são frutos de uma educação punitiva e violenta. Sugiro que você leia a obra: "Vigiar e punir" para entender o berço da violência na humanidade.

    • @juliadesa3633
      @juliadesa3633 Год назад +4

      @@vivicirineu bom isso a gnt só vai saber no futuro né, com o resultado da educação que damos para os nossos filhos. Aqui em casa correção, disciplina e consequência das ações ela vai aprender desde cedo.

  • @CAMILAOLIVEIRA-ho7so
    @CAMILAOLIVEIRA-ho7so 3 дня назад

    Li o livro uma vez e me ajudou muito a ter uma maternidade mais leve. Talvez eu deva ler novamente para fazer outra análise, mas ao que eu compreendi a intenção da autora não foi dar exatamente um guia, mas sim fazer uma comparação entre a criação americana e a francesa, apresentar a cultua francesa em relação às crianças.

  • @juliadesa3633
    @juliadesa3633 Год назад +28

    Eu acho importante que as mães leiam sim, é importante ler e tomar nossa própria opinião crítica sobre as coisas.. e não só pelo que falam. Eu li o livro, e não é horroso e funcionam sim as dicas, algumas. Eu deixo minha filha chorar sim quando necessário, não dá pra pegar a criança que chora sempre. Ela aprendeu a dormir sozinha desde que deixei chorar um pouco, e não ela não é traumatizada e eu não sou uma mãe horrorosa, dormir a noite toda foi fundamental pra eu cuidar bem dela durante o dia.. mas enfim, gostei das suas críticas tbm. Agora sobre a creche, a história está completamente errada nesse livro, fora a parte da amamentação que é péssima.

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад +6

      Você não é uma mãe horrorosa, tenho certeza disso. Se você deixa sua filha chorar, é porque provavelmente foi educada assim também, não foi acolhida no seu choro na sua infância. Nós replicamos o que vivemos. Eu também fui criada assim, sendo ensinada a reprimir as minhas emoções e fiz isso muitas vezes com a minha filha mais velha até aprender que isso não era saudável para sua autoestima. O bom é que sempre é tempo de recuperar o que erramos no passado. Podemos reconstruir uma relação verdadeira de afeto, mesmo quando as crianças são mais velhas. Temos uma oportunidade de fazer diferente e dar o amor que não recebemos.

    • @divb1079
      @divb1079 8 месяцев назад

      Você foi uma diva sensata nesse comentario. Sim, a mãe tbm precisa descansar. Não dá para criar uma criança com a ilusão de que é um rei ou uma rainha. Vou compartilhar aqui um relato do que aconteceu com meu primo que foi criado segundo teorias moderninhas de paz, amor e vamos dar as mãos e só nos amar.

    • @divb1079
      @divb1079 8 месяцев назад +5

      Esse livro é maravilhoso. Meus primos que foram criados com pai francês aqui no Brasil e a mãe brasileira seguindo esse modelo de tornaram jovens adultos maduros, educados e com muita noção de limite e respeito ao próximo. Já tenho 3 outros que a mãe é dessas pedagogas adepta de teorias super moderninhas que mal tiveram tempo de ser testadas e que nem sabemos que adultos vão ser as cobaias desses experimentos, são uns insuportáveis, mimados, antissociais, se acham o centro do universo e acham que não existe punição e consequência negativa para nada. Pois, nem cara feia ou levantar a voz para eles não se podia. Resumo: foram tão estragados que um deles aos 16 anos roubou absolutamente todas as esconomias do meu irmão e gastou comprando roupa de marca e celular no shopping. E o q a mãe pedagoga fez? Chorou simplesmente, nem dinheiro para repor o roubo do filho que é um ser humano extremamente mimado e asqueroso não tem. Agora, ele já passou dos 18 e só fuma maconha o dia todo e grita com a mãe que é totalmente desautorizada frente a Ele (os famosos gritos que ela não quis dar quando ele era pequeno). Sonhar com o mundo perfeito onde todos damos as mãos e nos amamos é ótimo. Mas, melhorar deixar as utopias para dentro da nossa cabecinha sonhadora pq lá fora o mundo tá bem duro. Especialmente no Brasil. Muito cuidado mulheres com os. Homens que vocês estão criando para sociedade.

    • @juliadesa3633
      @juliadesa3633 8 месяцев назад +1

      @@divb1079 só pra atualizar, eu tive o segundo bebê nesse meio tempo. E com o segundo filho, o "deixar chorar" já não é mais um "método" e sim uma necessidade, pois preciso atender duas crianças ao mesmo tempo. Resultado, ela é uma bebê extremamente mais calma, ela aprendeu a dormir sozinha no primeiro mês de vida, simplesmente pq não tenho tempo pra ninar ela, a minha mais velha fica gritando enquanto brinca e é impossível ter aquele tempo de "fazer dormir" igual eu tinha quando tive a primeira. Minha segunda filha desperta apenas 1x com 1 mês de vida. Está aprendendo a esperar já desde cedo.. mantemos uma rotina estruturada com elas, dormem cedo. Eu não pego ela no primeiro momento q chora. O fato de eu estar mais tranquila tbm ajuda. Mas a rotina realmente é super importante. posso dizer que tem sido mais tranquilo com 2 do que quando só tinha a primeira 🤣

    • @divb1079
      @divb1079 8 месяцев назад

      @@juliadesa3633 cara é só comparar a sociedade Latina super emocionada com a francesa. Onde você acha que é mais fácil viver? Onde as pessoas respeitam mais às regras necessárias para o bom convívio social ? Onde a sociedade está mais saudável? Onde as pessoas são mais reativas e egoístas? Aí, é só pensar se você quer criar um filho reizinho mimadinho para um mundo perfeito da imaginação onde só existe amor, ou se você quer criar de um jeito mais pé no chão para que seu filho saiba desde pequeno que o mundo não gira ao redor dele e que existem momentos de dificuldades e que nem sempre a gente vai ter tudo que quer. O problema dessas teorias modernas é que elas são modenas e são teorias. Não houve tempo de avaliar as consequências a longo prazo já que não tivemos gerações de pessoas sendo criada de acordo com essas novas ideias, ou seja, não foi testado a longo prazo para saber como realmente funciona. Já os francesas, criam os filhos desse jeito por séculos. E a sociedade francesa , dentro do possível, vai bem e obrigada.

  • @pradorebeca
    @pradorebeca Год назад +9

    Estou no começo do livro e estou gostando. Nem tudo a gente deve levar ao pé da letra. Algumas coisas estou pegando pra mim e outras não. Como quase tudo que a gente vê na criação de filhos por aí, inclusive este vídeo rs.
    Algo que me chamou atenção aqui no começo do vídeo por sinal: dizer a alguém ficar longe de qualquer livro pode parecer inofensivo mas é bem totalitário no fim das contas. O ideal é sempre ler pra poder criticar depois ;)

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад +1

      Muitas mães começam a ler sobre maternidade e educação de filhos por este livro, que vai contra o que a ciência hoje comprova sobre as sequelas do desamparo, da negligência emocional e das experiências adversas na infância. Concordo que precisa ler para poder criticar, porém críticas baseadas em opinião pessoal, sem base científica, não acrescentam nada a mães que buscam informações para criarem filhos com mais afeto e menos trauma.

  • @tamysuh
    @tamysuh Год назад +12

    Eu moro na França e sou nounou ( babá) de 3 crianças francesas. E é real a educação deles. Eu fico chocada com eles. São silenciosos,organizados,nada bagunceiros. Principalmente a mais pequenina é brutal a educação dela.

    • @tamysuh
      @tamysuh Год назад +2

      Outra coisa interessante é a questão dos afetos. São mais frios... Inclusive já fui chamada a atenção PQ sou carinhosa demais e dou mimos a mais....

    • @tamysuh
      @tamysuh Год назад +5

      A palmada é mentira, é proibido na França bater em criança. Se for denunciado os pais estão ferrados.

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад +5

      Sim, são crianças educadas para atender as necessidades dos adultos, aprendem desde cedo a reprimir suas emoções. O problema é que um dia pagarão o preço desse desamparo.

    • @juliacarvalho9431
      @juliacarvalho9431 Год назад +1

      Eu também já fui nounou de 2 crianças na França por um ano. Concordo que são muito mais "comportadas" que as crianças brasileiras, mas sobretudo concordo com a Vivi sobre o fato de crescerem como adultos reprimidos. Comecei a ler o livro pois a coordenadora da escola onde trabalho comprou pra eu ler (rs), mas não sei se chegarei ao final

    • @fshintani
      @fshintani Месяц назад

      ​@@vivicirineudeixa as crianças soltando suas emoções a torto e à direita, são essas crianças que vemos dando tapa nas caras dos pais. Crianças tem que ter limites, todo ser humano precisa de limites, não é porque está se sentindo contrariada que pode jogar tudo no ventilador. Vamos com calma aí.

  • @ellenpsi
    @ellenpsi 3 месяца назад +1

    Li, e amei!!! Engraçado, autobiográfico. E rico. Coisas boas da cultura francesa, que ajudam na educação, me ajudaram como mãe. Levantei mais vezes à noite para ver minha filha. Mas de fato, a vezes bebês só resmungam. E nós, ansiosos, os acordamos, atrapalhados ao invés de ajudar. Sou neuropsicóloga e indico.

  • @jacquelinefreitas1
    @jacquelinefreitas1 4 месяца назад +1

    as crianças lá são treinadas sobre desenvolver funções executivas e isso é importante

  • @prof.eurico
    @prof.eurico 5 месяцев назад +4

    Na minha humilde opinião, é por causa de vídeos como esses que temos gerações cada vez mais fracas, mimizentas e cheia de traumas.
    Tudo deve ser ponderado, mas "cuidado" demais nos deixa fracos.

  • @luardmorais
    @luardmorais 3 месяца назад +1

    Depois de assistir ao vídeo e ler os comentários, resolvi comprar o livro. Acredito que será uma boa leitura.

  • @FRANCISCAPEREIRA-r9l
    @FRANCISCAPEREIRA-r9l Год назад +2

    aqui na italia ,levamos caderno, livros e lapis de cor para o restaurantes .

  • @lobonegro4321
    @lobonegro4321 6 месяцев назад +1

    Nossa,destorceu tudo que o livro disse,não entendeu nada,lamentável

  • @divb1079
    @divb1079 8 месяцев назад +5

    Esse livro é maravilhoso. Meus primos que foram criados com pai francês aqui no Brasil e a mãe brasileira seguindo esse modelo de tornaram jovens adultos maduros, educados e com muita noção de limite e respeito ao próximo. Já tenho 3 outros que a mãe é dessas pedagogas adepta de teorias super moderninhas que mal tiveram tempo de ser testadas e que nem sabemos que adultos vão ser as cobaias desses experimentos, são uns insuportáveis, mimados, antissociais, se acham o centro do universo e acham que não existe punição e consequência negativa para nada. Pois, nem cara feia ou levantar a voz para eles não se podia. Resumo: foram tão estragados que um deles aos 16 anos roubou absolutamente todas as esconomias do meu irmão e gastou comprando roupa de marca e celular no shopping. E o q a mãe pedagoga fez? Chorou simplesmente, nem dinheiro para repor o roubo do filho que é um ser humano extremamente mimado e asqueroso não tem. Agora, ele já passou dos 18 e só fuma maconha o dia todo e grita com a mãe que é totalmente desautorizada frente a Ele (os famosos gritos que ela não quis dar quando ele era pequeno). Sonhar com o mundo perfeito onde todos damos as mãos e nos amamos é ótimo. Mas, melhorar deixar as utopias para dentro da nossa cabecinha sonhadora pq lá fora o mundo tá bem duro. Especialmente no Brasil. Muito cuidado mulheres com os. Homens que vocês estão criando para sociedade.

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  8 месяцев назад +3

      Olhar para o que aconteceu em uma família e generalizar para todas é complicado. Quando uma pessoa precisa comprar roupas para se sentir bem, usa drogas, que vazio emocional ela está preenchendo? Todo excesso esconde uma falta. O buraco é sempre mais embaixo. Quando não temos o nosso coração preenchido, buscamos fuga no álcool, nas redes sociais, no sex9o, nas práticas esportivas extenuantes, etc. Um cérebro para se desenvolver saudável precisa de afeto, não de violência. Não sei o que você quer dizer com teorias moderninhas, existem milhares de filosofias sobre como educar filhos e muitas delas eu não concordo também. O que trago no meu perfil é neurociências com mais de 50 anos de pesquisas e acompanhamentos de famílias. Mas você não precisa concordar comigo, está tudo bem. Pode acreditar no que quiser.

    • @seeufossepresidente
      @seeufossepresidente 3 месяца назад

      A falta que esses excessos esconde é a falta de limites!!!!

    • @rebekasamyrrarodriguesdeal4370
      @rebekasamyrrarodriguesdeal4370 2 месяца назад

      Que fanfic de vira-lata

  • @anapaulaferraz6834
    @anapaulaferraz6834 8 месяцев назад

    Fico confusa sobre o que devo seguir. Exemplo deixar chorar para aprender a dormir só. Os efeitos são negativos, negativos mesmo, ou são uma frustração normal que leva a algo bom para a criança? Por exemplo, liberdade mesmo não é fazer tudo que você quer, é você conseguir se controlar e dizer não para algo que você quer mas sabe que não é bom. Sei que disciplinar a criança com a vara é algo absurdo hoje em dia, mas a Bíblia ensina que ela é muito benéfica. Ensina a criança a obedecer. E não é punição, é correção, com amor. A Bíblia diz que o pai que ama corrige. Obviamente não é pra extrapolar, nem agir quando estiver com raiva. E pode ser ruim naquele momento, pode parecer mal, mas é um bem danado. Confio no autor da Bíblia pois Ele que nos criou e sabe melhor como “funcionamos”. Fico pensando também se as dicas desse livro realmente fazem algum mal que eu deveria mesmo evitar, ou se são mais coisas do tipo que usei de exemplo. E aí as crianças crescem com uma autoestima que não é, necessariamente, aquela adequada a um ser que é pecador e tem impulsos pecaminosos e precisa aprender a dizer não a suas paixões.

  • @lemaliszewski7651
    @lemaliszewski7651 Год назад +2

    Bah Vivi. Pensei em comprar ele uma vez , daí comprei O cérebro da criança, esse é fantástico né?!
    Eu estou lendo A ciência dos bebês, já leu? O que tu achou. Li poucas páginas, mas estou gostando.
    Quando tu falou sobre o olhar feio, te confesso que faço isso as vezes, hoje ainda fiz, minha filha levantou a mão, com raiva sabe, para a avó, nunca levantei a mão pra ela, nunca. Olhei sério, e conversei com ela, ela viu que eu fiquei brava... Não saberia o que fazer no lugar para ensinar que não devemos fazer isso

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад +1

      não li ainda esse da ciência, anotado!!! o cérebro da criança é muito bom! eu só fico com receio de indicar porque na parte que ele explica sobre "birra do cérebro de cima" pode dar a entender que é manipulação, quando não é!

    • @lemaliszewski7651
      @lemaliszewski7651 Год назад

      @@vivicirineu bah Vivi , vou observar tua colocação. Obrigada!!!

  • @informaticaeducativaduqued266
    @informaticaeducativaduqued266 9 месяцев назад +5

    A educação brasileira está tendo os piores resultados possíveis e tem especialistas querendo dizer para desconsiderarem o modelo francês de educação 👍🏾👌🏾 Tem que rir

  • @viperapontes
    @viperapontes Год назад +5

    Que horror,doeu aqui a parte do sono... Eu acolho com tanto amor meu bebê

  • @julianicristina740
    @julianicristina740 6 месяцев назад

    Sem querer julgar o livro pela capa, mas já julgando, quando olhei a capa lembrei de um episódio do "sessão de terapia" que a mae queria super comportado

  • @patriciasalesconsultoranov5677
    @patriciasalesconsultoranov5677 Месяц назад

    Vc distorce a ideia do livro para ter mas comentários....
    O livro me melhorou muito... Como mãe!
    Como alguns comentários acima nós somos um DNA de uma colonização exploradora e com comportamento escravista... Que desrespeitamos naturalmente os seres inferiores...

  • @seeufossepresidente
    @seeufossepresidente 3 месяца назад +1

    Desculpe senhora. Mas descordo de tudo que falou. o

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  3 месяца назад

      tudo bem! você tem todo direito de ter outra opinião!

  • @viperapontes
    @viperapontes Год назад +1

    Muito obrigado eu ia ler esse livro...

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад

      não vale a pena, tem muitos livros melhores

    • @pradorebeca
      @pradorebeca Год назад +7

      Sugiro que leia e não substitua sua opinião pela de outra pessoa rs

    • @vivicirineu
      @vivicirineu  Год назад +1

      concordo@@pradorebeca , inclusive porque este livro é baseado apenas na opinião da autora. Importante ler outras opiniões e conhecer o que a neurociência descobriu sobre trauma e estresse precoce na infância praticado pelo desamparo.

    • @fshintani
      @fshintani Месяц назад

      Sugiro que leia e tire suas próprias conclusões, não é perfeito, mas pode te ajudar em algo. Não acredite só porque uma ou outra pessoa dizer que não presta, que não presta mesmo. São opiniões.

  • @juniorazeredo1149
    @juniorazeredo1149 6 месяцев назад

    A mulher fez alguns relatos no livro não precisava essa tia fazer o vídeo detonando