A dificuldade de hoje em dia é o dev pensar que deve saber tudo antes de procurar um serviço. Quer saber ? Fale que sabe, aprende depois, eu sempre faço isso
Quando agente pensa em programação, parece que já tem que saber de TUDO , porque a maioria das empresas exigem mais do que devia de um iniciante estagiário de programação. um vídeo sobre o assunto ajuda muito!
Poisé. Tudo que eu queria era aprender um pouco e ganhar um pouco. Tipo, só queria uns conto por mês (100, 200) pra comprar minhas coisa enquanto to na escola. Enquanto aprendo programação básica pro futuro. Mas ate agr tenho dúvida se é possível isso com programação. As comunidades de edição, design, escrita e etc deixam claro que é possível. Mas não sei se a programação pode corresponder ao meu desejo.
Mulher, você não sabe o quanto está me ajudando com seus vídeos. Tenho 24 anos e estou meio perdido, pensando em transição de carreira e você está abrindo os meus olhos para uma grande oportunidade de virada de chave na minha vida. Obrigado ❤️
@@CRAFTMAN1A Só vai mano, Ontem mesmo eu fiz meu primeiro site em HTML e CSS, fiquei super feliz. Tem muito conteúdo bacana aqui gratuito para quem está pensando em entrar na área e não quer investir de cara em um curso pago. Recomendo o canal HORA DE CODAR, o professor é maravilhoso. E não caia naquela de "Aprenda programação e vire Full Stack em X meses" porque é furada, cada um tem seu ritmo e programação é estudo constante. Boa sorte ❤️
Eu tô na mesma mano, mas já fiz alguns sites em html-css já sou bem fluido ja aprendi um pouco de C# mas meu foco agora é Java-Script, bons estudos e eu indico o canal do curso em video do Professor Guanabara ele é pica.
@@heisthomaz8184 Pô que massa cara, estou na mesma situação que vc, e é muito satisfatório concluir um projeto por mais simples que seja. Deveriamos ter uma comunidade para estudo e ajuda em conjunto
Olá amiga! Tira uma dúvida minha trabalhar como freelancer e a mesma coisa que fazer comentários no Google MAPS?? Recebir uma proposta no wat zap para ganhar de 150 a 8 mil só pra dar 5 estrela e deixar um comentário no Google maps
Por experiência própria, começar a carreira ja como freelancer tem certas armadilhas. Por mais que se esforce, é normal desenvolver projetos ruins, pois não se tem ninguém para avaliar a qualidade do seu código, ajudar a pensar em formas diferentes de desenvolvedor algo. Sozinho corre se o risco de pegar manias ruins, ter necessidade de refatorar o código toda hora e etc. Eu só descobri isso quando entrei em uma empresa top ja como sênior e sofri bastante para aprender coisas basicas, que pelo tempo de experiência eu ja deveria saber.
O problema é que para entra nas empresas ela quer que você já tenha experiência, e a única forma de ter experiência sem ter oportunidade de emprego é sendo free-lancer
@@victonios23ou concurso, eu n tenho experiência nenhuma, e passei no concurso pra TI do banco do brasil que teve agr, salario inicial em 7580+1900 de vale alimentação e 25000 de PLR por ano, o ruim é ter que ir pra Brasília...
@@orlandonamba4405 cara só pesquisar concursos no Google, tem vários sites, pci concursos, concursos no Brasil etc e daí você vê pelo seu estado, ou a nível nacional, bom é estudar prós que ainda não abriram edital, que daí dá mais tempo de estudar. Mas nos sites mesmo vai dizer onde vc acha o edital, onde se inscrever e etc
Quando tinha uns 12 anos um professor meu via meus desenhos e falou com um amigo dele que trabalhava em venda de cursos, esse amigo chamou minha mãe para uma proposta de uma venda de Curso De Desing Gráfico (era um curso MUITO bom), minha Mãe não aceitou (não era uma proposta cara e quando chegamos em casa ela deu uma pesquisada e disse "Aí mais uma coisa ir e trazer até o centro...", aos 15 tive OUTRA proposta do mesmo curso mas de outro lugar e claro Tb não pude fazer, permaneci desempregado por 4 anos, hoje tenho 22 anos to correr atrás, só tenho o celular (A11 Android) ele dá conta do recado pro que eu sei fazer (é pouco mas vai treinando vai melhorando), mas tô começando BEMMMM baixo, a meta é conseguir juntar uma grana e comprar o notebook conseguir mais experiência e habilidade e ir crescendo.
Estou começando na área com experiência em Marketing Digital e Tráfego Pago, os seus vídeos clarearam muita coisa e saciaram muitas das minhas dúvidas. Parabéns!
Excelentes dicas. Contéudo válido até nos dias de hoje. Gostei muito que aborda tanto o profissional quanto o iniciante. Hoje por exemplo, consigo prestar serviços como PJ, mas a dificuldade das plataformas é realmente o uso limitado de conexões, ou o que eles usam, para se comunicar com o cliente. O fato por exemplo do cliente não te responder ou cancelar o projeto e não voltar essa conexão pra uso prejudica muito quem não paga pelas plataformas. Outro fator importante é o tal portfolio. As empresas dificilmente deixam compartilhar códigos produzidos, então tem que fazer projetos só pra preencher o mesmo.
@@GuilhermeSilva-bk6jsSó parar de pensar muito e fazer. Eu mesmo estou me preparando para ser redator/Coppywriter freelancer, já estou fazendo cursinhos gratuitos e vendo plataformas possíveis para começar
Amo acompanhar o conteúdo da Attekita, a forma de falar e mostrar como as coisas funcionam é de certa forma aconchegante. Diminui minha ansiedade em fazer e trabalhar com os meus primeiros projetos. Obrigada pelas dicas, agora sei como começar.
Nesse vídeo eu aprendi que no ínicio eu vou ter que criar um portifólio(têm que ser o portifolio impactante e que convença o cliente). Segundo Cadastrar nas plataformas freelancer que as empresas buscar por pessoas capacitadas. Passar profionalismo,credibilidade e respeito começando no portifólio,atendimento até a entrega dos projectos para assim deixar os clientes satisfeitos que consequentemento vc pode ganhar pontos na plataformas e se destacar.
Eu procuro meu primeiro emprego como Dev aos 42 anos. Iniciei meus estudos em janeiro é tive minha primeira experiência frilancer há menos de um mês. Fiquei duas noites sem dormir :) Isso porque fui na loucura e logo no meu primeiro cliente peguei um projeto de web rádio. Entreguei a primeira parte do escopo. Minha maior dificuldade nisso é conciliar meus estudos com meu trabalho autônomo de corretor que exige muito mais tempo do que um emprego e meu trabalho como freelancer. Junto tudo isso concorrendo com desenvolvedores 20 anos mais jovens do que eu que comem código no café da manhã... e com os "desenvolvedores" que vendem sites feitos no WordPress. Estou aberto a sugestões ;)
Mano, eu preciso usar ditado no front-end?Eu não sou muito bom em ditado tenho muito medo quando eu for fazer um trabalho para cliente ou de entrar na faculdade também.
Eu fiz uma mudança de carreira aos 34 anos, que foi quando comecei a fazer faculdade, larguei um cargo público pra virar estagiário em uma consultoria, melhor decisão que fiz, em coisa de 5 anos, ganho 6~7x mais do que ganhava como concursado.
Vou maratonar todo o teu canal agora! Tô procrastinando tanto o freela por não sentir que sei fazer. Por mais que já tenha experiência, morro de medo e não sei como entrar…
Sou de outra área que também trabalha com Freelancer, e eu tinha esse mesmo problema no começo... Sério dê o primeiro passo todo dia e comece a prospectar, o primeiro passo com certeza foi o que me tirou do 0 e tenho certeza que se você enfrentar esse medo, também vai dar tudo certo, passei por isso também.
Principalmente galera, porque falam tanto que o mercado de dev só cresce, mas cresce em meio a injustiça salarial e requerimentos meio absurdos. Freelancee se você sabe onde está pisando, mesmo que tire uns 600 por mês, já é melhor do que ficarr um assalariado 1800 eterno
Muito legal esse vídeo! Eu sei que você não é mais freelancer agora, mas seria muito legal um vídeo explicando como declaramos pra Receita Federal os valores recebidos destas plataformas
No meu ultimo trabalho (frontend) passei 4 anos alocado dando o sangue na empresa (agência de publicidade para variar) e me mandaram embora recentemente por puro ego e injustiças internas, agora estou pensando em começar a viver de freela, seu vídeo veio no melhor momento possível, muito obrigado!
@@samuelbarreto2877 Eu realmente não sei ainda como vou fazer, mas atualmente estou focando em estudar e me atualizar, como fiquei 4 anos em uma empresa, o mercado evoluiu bastante e eu acabei ficando pra trás em questões de novas tecnologias e etc, então estou focando nisso primeiro, assim que eu estiver seguro provavelmente vou voltar a me candidatar para as vagas mesmo.
@@Henrique65215 muito obrigado mano!!! tirei esse tempo para estudar e me atualizar, em breve vou começar a aplicar para as vagas e tudo vai dar certo, sucesso para nós!!!
caraca que da hora esse video me ajudou muito ja estou te seguindo e irei maratonar seus vídeos. Estou fazendo curso de PYTHON e quero começar como freelancer.
Seria possível fazer um vídeo com exemplos ou dicas de como fazer uma proposta para um freela? Para quem está começando não é muito intuitivo como fazer isso.
@@attekitadev eu que lhe agradeço. Uma coisa que sempre me deixa em dúvida é que nas plataformas você não pode mandar links que possibilitem o contato direto, mas então isso também impede de enviar um link de portfólio, por exemplo. Como um dev front-end faria pra mandar seu portfólio se não pode dar o link? Me perco nessas coisas.
Eu iria fazer a mesma pergunta, estou começando agora e tenho muita duvida sobre como mandar a proposta, se é valido dizer na proposta se sou iniciante ou não, coisas do tipo.
Você é incrível, esse vídeo me ajudou muito! Melhor video de freelancer que vi até agora, venho pesquisando bastante e esse foi o melhor sem dúvidas! Acredito que a maior dificuldade como freelancer é exatamente saber lidar com cliente, mas em contrapartida e por ironia, com certeza é o que mais agrega profissionalmente!
Excelente vídeo Attekita, super esclarecedor, muito obrigado.
4 месяца назад+1
Estou buscando construir uma companhia de software (especialmente voltada para Iniciativa Free Software) e utilizar métodos de freelancers para unir empresas que buscam soluções em serviços e produtos de software para os seus problemas, e profissionais no ramo de desenvolvimento de software que buscam oportunidades de trabalho ou emprego, oferecendo consultorias, contribuições com implementações e desenvolvimento, consultoria, documentação de código, construção e melhoramento de aplicações (frameworks, interfaces, libs, etc.). E deixo aqui meus agradecimentos pelas preciosas dicas apresentadas no streaming.
Eu entrei na Vibbra praticamente quando a plataforma começou, atualmente atuo com vários clientes e não me arrependo de ter migrado de CLT para PJ como freelancer, por mais que requeira mais responsabilidade, a liberdade é incrível.
@@attekitadev Então, com marketplace apenas pela vibbra, mas depois que comecei atuar como freelancer é bem comum receber ofertas direto pelo Linkedin tb, tem momentos que sou obrigado a aumentar o valor/hora pois acaba surgindo muitas ofertas e nem consigo dar conta.
@SIL santos Opa, então, quando eu comecei a fazer faculdade, já tinha na cabeça que eu queria entrar no mercado o mais rápido possível, então, analisando as vagas, já me preparei de antemão com os requisitos que as empresas pediam, na época até tirei uma certificação Java por conta própria, que foi a OCA, o que me garantiu um estágio nos primeiros 3 meses de faculdade. O que eu quero dizer com isso é, pra entrar não precisa ser formado, inclusive ate hoje não terminei minha faculdade, mas você precisa saber resolver problemas, e pra isso adquirir experiência é essencial, e existem várias formas de você conseguir isso, a forma mais tradicional é virando funcionário de uma empresa de TI, outra forma é criando uma conta no Github e fazendo projetos pessoais, mas essa segunda forma exige mais disciplina. Pra ser freelancer você precisa ser auto suficiente e autodidata, pois geralmente você não terá ninguém pra tirar as suas dúvidas, seu cliente vai te dar um problema e esperar que você resolva. Saber pesquisar por soluções na internet ajuda muito. Outra coisa, capricha no seu Linkedin, é uma ótima forma de ganhar visibilidade na área e conseguir suas primeiras oportunidades. Espero ter ajudado.
Ja tive empresa, ganhei muita grana com o ecommerce, e entrei em algumas sociedades que me faliram, voltei ao freela, e sinceramente tudo hoje está mais facil, mas seus vídeos são ótimas luzes guia para quem está nessa jornada de diversos caminhos! Parabéns pelo conteúdo, espero que continue fazendo e prosperando cada vez mais!
@@eduardomaciel7937 Como eu já tinha muito network das outras empresas, bastou comentar com alguns antigos clientes, e foi indo indicação por indicação, mas se fosse usar uma plataforma hoje, começaria pelo Workana, contratei muito por ali também.
já sou fã do canal, estou iniciando os estudos em vários cursos e ainda terminando 2 graduações, espero conseguir prosperar na área. obrigado mesmo pelos conteúdos.
Favoritei este vídeo! Kkkk. Sempre que me encontrar perdido, assistirei!! Estou bem frustrado com o mercado de trabalho em si, pois acabei realizando diversas entrevista ao longo de 2023, mas não obtive sucesso (não eram vagas referente TI) kkkk. Só preciso que um pouco de grana para começar a faculdade rsrs.
Tekitaaaaa já sou seu fã!!! Obrigado pelas dicas. Sou servidor público na área jurídica e acho um porre isso, tô estudando cibersegurança e iniciando a vida no mundo de programação... Seus vídeos vem me avisando muito a focar em uma forma de trabalho específica (estou em dúvidas em ser full stack ou data science), mas é passo a passo... Novamente obrigado, e faça um vídeo comentando sobre o ramo de cyber security por favor. Bjão
Realmente, ser freelancer é o sonho de muitos devs iniciantes. Mas gostaria de saber, se existem outros devs que teriam interesse em ajudar os iniciantes, por repassarem alguns serviços simples para nos ajudar a ganhar experiência, bem como algum valor monetário?
Eu também sou iniciante, mas tenho uma dica que talvez possa te ajudar: entre em alguma plataforma de freelance, procure um projeto que vc julgue que seja simples e tente desenvolver ele. Sem mandar proposta pra cliente, sem cobrar nada a ninguém, use apenas como objeto de estudo mesmo. Se vc conseguir desenvolver (quase) sem problemas, diria que vc já está "pronto" pra trabalhar. A maior parte da experiência a gente adquire pegando projetos reais, então a melhor forma de começar é começando :) sucesso!
Que aula rsrs😅 vídeo muito bem explicativo ... amei. Obrigada por ensinar algo gratuito porém de enoooorme valor. Sou completamente iniciante, vou maratonar seu canal rsrs, aprender bastante e iniciar no mercado como freelas...
Gostei do conteúdo que vc trouxe, assisti alguns outros antes e a pessoa passava vai tempo pedindo inscrição ou like para o vídeo do que falando algo que realmente fosse relevante. Quero entrar nesse ramo de freelas já que atualmente estou desempregado e com essa onda de desligamento das empresas a concorrência está aumentando. Tenho muitas dúvidas com relação a prestar serviços como freelas, já entrei algumas vezes em plataformas como 99freelas e workana, mas nunca entendi como funciona a dinâmica ou mesmo eu, naquele momento, conseguiria um serviço de imediato. Achei interessante vc dizer que o cliente busca pessoas que queiram entender o que ele quer, é algo que eu vi ocorrendo no meu emprego anterior. Eu até achava que estava sendo analítico demais quando recebia uma demanda dos meus analistas, mas questionava sobre qual seria a necessidade daquilo ser feito. Nessa questão me destacaria. Vou assistir mais dos seus conteúdos finalmente desvendar esse mundo do freelas que no atualmente momento pode ser minha principal fonte de renda.
@attekita dev eu me encantei por tecnologia depois que conheci teu canal ano passado final ano comecei estudar to ainda em fase aprendendo inicio pois tive uns contra tempo e como fique muito tempo em estudar bah te digo guria ta dificil mais nao vou desistir .vc foi a minha inspiradora pra estudar.quero te agradecer pelo seu canal que e maravilhoso. quero um dia poder te mostrar algum projeto claro mais pra frente ainda.abracao guria aqui rio grande do sul
Tive uma decepção muito grande como Workana. Você faz um atendimento diferenciado para o cliente, pede uma especificação melhor, define todos os detalhes do projeto e na hora de fechar o cliente pega toda a especificação que você fez, altera a descrição do projeto, altera o valor do projeto pra fechar com o mais barato. Se você não faz uma boa especificação você acaba trabalhando muito mais horas do que imaginava, e se você pede detalhes para uma melhor especificação você trabalha como analista de requisitos gratuito. Posso ter sido o azarado, mas pra mim não funcionou
Nossa, que video sensacional.Esse é um caminho muito viável, uma dificuldade para iniciantes de freela é ter noção de preco de mercado. Caso vc ja tenha feito um video sobre valores eu com certeza vou aachar, caso não tenha feito fica aqui como sugestão
Acabo de me formar e estou começando com WordPress, eu me formei em ADS mas devido a meu trabalho CLT eu não consigo ter tempo para estudar a programação mais a fundo, a facul da uma boa base, mas ainda não acho o suficiente para começar. Então quero fazer freelancer para conseguir migrar e poder me dedicar mais a programação
Obrigado pelo vídeo, tem muitas informações interessantes. Tecnologia não é minha área mas tenho vontade de prender sobre. E quem sabe no futuro trocar de profissão para uma das áreas da tecnologia. Apesar de minha idade 50 anos, quando se trata de estudar para aprender algo novo me sinto bem mais novo. Parabéns pelo canal!!! e até breve!!!
minuto 9:00 Um ótimo exemplo disso é a Vibbra, só tem que passar nos teste e depois pra receber TEM QUE EMITIR NFe. Mas é tranquilo, tu recebe os projetos, assina o contrato antes, fala com os clientes e eles dão todo suporte.
@@Gustavo100xgamer Tem esse vídeo da Contabilizei que explica bem. basicamente vai depender da Prefeitura da tua cidade. ruclips.net/video/vk_78uH2rr8/видео.html
Eu acho uma baita sacanagem essas plataformas cobrar você para você começar a trabalhar, Ou seja quem NÃO tem dinheiro para pagar não trabalha. O problema são AS plataformas.
Sou programador das antigas, trabalhei alguns anos com isso, hoje não posso mais trabalhar com isso pois tenho um trabalho de dedicação exclusiva mas tenho saudade... O que gostava mais era entender a necessidade do cliente e modelar o bd e as chamadas... Era legal...
Trabalhei como engenheiro eletricista, kkkkkk e vc falando dos cartões me senti a uns 4 anos atrás tinha mais de 300 deles,que eu saia na minha cidade distribuindo kkkkk aprendi muita coisa ,hoje to tentando a migração pra dev mobile Flutter. Graças a você sinto que to quase conseguindo o meu sim e tenho o sonho de ser freela.
Attekita, estou querendo começar com ofree porém nunca nem atuei em uma emrpesa, sou formado pela Trybe e estou a busca no primeiro emprego, mas confesso que a carreira free me chama mais atenção. Porém aquela insegurança de não saber se vou conseguir entregar um projeto real é muito grande.
Olá Attekita parabéns pelo belíssimo trabalho. Quero te fazer uma pergunta.....Com a chegada das I.A você acredita que os desenvolvedores podem sofrer para encontrar oportunidades? Já que inteligências como ChartGPT são capazes até de criar código complexos para um cliente.
💯 Seja Membro do Cana! Apoie o Canal e Tenha Acesso Antecipado, além de Videos Exclusivos!
ruclips.net/channel/UCetRsdZxDQDcgVDJd6erz6gjoin
Creio que o maior obstáculo em começar como dev freelancer é o sentimento de incompetência.
real
Real, pra cada free tem 5 indianos com 9 anos de carreira e 1000 projetos feitos
Sim
beta
Foda mesmo
A dificuldade de hoje em dia é o dev pensar que deve saber tudo antes de procurar um serviço. Quer saber ? Fale que sabe, aprende depois, eu sempre faço isso
Exatamente oq eu pensava kkkkk
Funcionou?
@@jamilereis657 Pior que sim. Tem que saber se vender mano
hahahahahaha
Ou conheça alguém que sabe e essa pessoa te dá suporte.
Quando agente pensa em programação, parece que já tem que saber de TUDO , porque a maioria das empresas exigem mais do que devia de um iniciante estagiário de programação. um vídeo sobre o assunto ajuda muito!
Poisé. Tudo que eu queria era aprender um pouco e ganhar um pouco. Tipo, só queria uns conto por mês (100, 200) pra comprar minhas coisa enquanto to na escola. Enquanto aprendo programação básica pro futuro.
Mas ate agr tenho dúvida se é possível isso com programação. As comunidades de edição, design, escrita e etc deixam claro que é possível. Mas não sei se a programação pode corresponder ao meu desejo.
Esse vídeo parece até de curso. Conteúdo riquíssimo para quem tá começando!!!
Obrigadaaa
Eu tenho 14 anos e já quero Trabalhar, Eu quero ser alguém na vida pelos meus país
Mulher, você não sabe o quanto está me ajudando com seus vídeos.
Tenho 24 anos e estou meio perdido, pensando em transição de carreira e você está abrindo os meus olhos para uma grande oportunidade de virada de chave na minha vida.
Obrigado ❤️
Tenho 23 e tô começando agora a estudar programação na esperança de mudar a minha também
@@CRAFTMAN1A Só vai mano,
Ontem mesmo eu fiz meu primeiro site em HTML e CSS, fiquei super feliz.
Tem muito conteúdo bacana aqui gratuito para quem está pensando em entrar na área e não quer investir de cara em um curso pago.
Recomendo o canal HORA DE CODAR, o professor é maravilhoso.
E não caia naquela de "Aprenda programação e vire Full Stack em X meses" porque é furada, cada um tem seu ritmo e programação é estudo constante.
Boa sorte ❤️
Eu tô na mesma mano, mas já fiz alguns sites em html-css já sou bem fluido ja aprendi um pouco de C# mas meu foco agora é Java-Script, bons estudos e eu indico o canal do curso em video do Professor Guanabara ele é pica.
@@heisthomaz8184 Pô que massa cara, estou na mesma situação que vc, e é muito satisfatório concluir um projeto por mais simples que seja. Deveriamos ter uma comunidade para estudo e ajuda em conjunto
Olá amiga! Tira uma dúvida minha trabalhar como freelancer e a mesma coisa que fazer comentários no Google MAPS?? Recebir uma proposta no wat zap para ganhar de 150 a 8 mil só pra dar 5 estrela e deixar um comentário no Google maps
Por experiência própria, começar a carreira ja como freelancer tem certas armadilhas.
Por mais que se esforce, é normal desenvolver projetos ruins, pois não se tem ninguém para avaliar a qualidade do seu código, ajudar a pensar em formas diferentes de desenvolvedor algo.
Sozinho corre se o risco de pegar manias ruins, ter necessidade de refatorar o código toda hora e etc.
Eu só descobri isso quando entrei em uma empresa top ja como sênior e sofri bastante para aprender coisas basicas, que pelo tempo de experiência eu ja deveria saber.
Achei muito agregador seu ponto de vista, obrigado!
O problema é que para entra nas empresas ela quer que você já tenha experiência, e a única forma de ter experiência sem ter oportunidade de emprego é sendo free-lancer
@@victonios23ou concurso, eu n tenho experiência nenhuma, e passei no concurso pra TI do banco do brasil que teve agr, salario inicial em 7580+1900 de vale alimentação e 25000 de PLR por ano, o ruim é ter que ir pra Brasília...
@@jsantos2460onde encontro esses concursos?
@@orlandonamba4405 cara só pesquisar concursos no Google, tem vários sites, pci concursos, concursos no Brasil etc e daí você vê pelo seu estado, ou a nível nacional, bom é estudar prós que ainda não abriram edital, que daí dá mais tempo de estudar. Mas nos sites mesmo vai dizer onde vc acha o edital, onde se inscrever e etc
Quando tinha uns 12 anos um professor meu via meus desenhos e falou com um amigo dele que trabalhava em venda de cursos, esse amigo chamou minha mãe para uma proposta de uma venda de Curso De Desing Gráfico (era um curso MUITO bom), minha Mãe não aceitou (não era uma proposta cara e quando chegamos em casa ela deu uma pesquisada e disse "Aí mais uma coisa ir e trazer até o centro...", aos 15 tive OUTRA proposta do mesmo curso mas de outro lugar e claro Tb não pude fazer, permaneci desempregado por 4 anos, hoje tenho 22 anos to correr atrás, só tenho o celular (A11 Android) ele dá conta do recado pro que eu sei fazer (é pouco mas vai treinando vai melhorando), mas tô começando BEMMMM baixo, a meta é conseguir juntar uma grana e comprar o notebook conseguir mais experiência e habilidade e ir crescendo.
Você vai conseguir sim!❤ vai na fé pq dá certo❤
Dsj muito sucesso pra ti❤
É desse tipo de proposta sobre conteúdos que é dita no final desse vídeo que nos precisamos! O canal vai crescer muito mais!
Primeira criadora/o de conteúdo q eu vejo q NN tá querendo empurrar cursos nos seguidores, vc é top DMS 👍
Estou começando na área com experiência em Marketing Digital e Tráfego Pago, os seus vídeos clarearam muita coisa e saciaram muitas das minhas dúvidas. Parabéns!
Excelentes dicas. Contéudo válido até nos dias de hoje. Gostei muito que aborda tanto o profissional quanto o iniciante. Hoje por exemplo, consigo prestar serviços como PJ, mas a dificuldade das plataformas é realmente o uso limitado de conexões, ou o que eles usam, para se comunicar com o cliente. O fato por exemplo do cliente não te responder ou cancelar o projeto e não voltar essa conexão pra uso prejudica muito quem não paga pelas plataformas. Outro fator importante é o tal portfolio. As empresas dificilmente deixam compartilhar códigos produzidos, então tem que fazer projetos só pra preencher o mesmo.
Começar como freelancer é um ótimo caminho pra ganhar a “experiência” que muitas empresas pedem
Mais e o medo de n conseguir entregar? Alguma dica para um iniciante?
@@GuilhermeSilva-bk6jsSó parar de pensar muito e fazer. Eu mesmo estou me preparando para ser redator/Coppywriter freelancer, já estou fazendo cursinhos gratuitos e vendo plataformas possíveis para começar
Melhor vídeo que já vi nesse setor!! Pesou muito na credibilidade ser alguém que já esteve nessa dinâmica e tem as melhores dicas! Parabéns!
Vídeo mais completo que eu achei, parabéns ❤️
Amo acompanhar o conteúdo da Attekita, a forma de falar e mostrar como as coisas funcionam é de certa forma aconchegante. Diminui minha ansiedade em fazer e trabalhar com os meus primeiros projetos. Obrigada pelas dicas, agora sei como começar.
Seu vídeo foi nota 1000 pois nenhuma youtube fala a respeito de proteger a marca. Parabéns
Muito obrigado
Nesse vídeo eu aprendi que no ínicio eu vou ter que criar um portifólio(têm que ser o portifolio impactante e que convença o cliente). Segundo Cadastrar nas plataformas freelancer que as empresas buscar por pessoas capacitadas. Passar profionalismo,credibilidade e respeito começando no portifólio,atendimento até a entrega dos projectos para assim deixar os clientes satisfeitos que consequentemento vc pode ganhar pontos na plataformas e se destacar.
Eu procuro meu primeiro emprego como Dev aos 42 anos.
Iniciei meus estudos em janeiro é tive minha primeira experiência frilancer há menos de um mês. Fiquei duas noites sem dormir :)
Isso porque fui na loucura e logo no meu primeiro cliente peguei um projeto de web rádio. Entreguei a primeira parte do escopo.
Minha maior dificuldade nisso é conciliar meus estudos com meu trabalho autônomo de corretor que exige muito mais tempo do que um emprego e meu trabalho como freelancer.
Junto tudo isso concorrendo com desenvolvedores 20 anos mais jovens do que eu que comem código no café da manhã...
e com os "desenvolvedores" que vendem sites feitos no WordPress.
Estou aberto a sugestões ;)
Mano, eu preciso usar ditado no front-end?Eu não sou muito bom em ditado tenho muito medo quando eu for fazer um trabalho para cliente ou de entrar na faculdade também.
E o projeto?
Eu fiz uma mudança de carreira aos 34 anos, que foi quando comecei a fazer faculdade, larguei um cargo público pra virar estagiário em uma consultoria, melhor decisão que fiz, em coisa de 5 anos, ganho 6~7x mais do que ganhava como concursado.
Wordpress é vida kkkkkk ja fiz os sites no codigo mas wordpress é no minimo 3 vezes mais rapido
@@brenovisky777 tem para celular
Tô fazendo freelas, e tô muito bem, em 15 dias eu ganhei 3.700 reais.
vc ta conseguindo em qual site?
@@mikaelregetz6224 getninja e 99freelas
@@codigorobotico743ta em qual rumo no freelancer? Designer?
Que você desenvolve e qual a sua linguagem de programação ?
@@codigorobotico743, qual linguagem ?
Vou maratonar todo o teu canal agora! Tô procrastinando tanto o freela por não sentir que sei fazer. Por mais que já tenha experiência, morro de medo e não sei como entrar…
Sou de outra área que também trabalha com Freelancer, e eu tinha esse mesmo problema no começo... Sério dê o primeiro passo todo dia e comece a prospectar, o primeiro passo com certeza foi o que me tirou do 0 e tenho certeza que se você enfrentar esse medo, também vai dar tudo certo, passei por isso também.
Carolzinha e demais.Seus videos são muito encorajador.Amo demais.Deus abençõe!
Obrigada de coração
Conteudo foi a luz no final do tunel !show
Principalmente galera, porque falam tanto que o mercado de dev só cresce, mas cresce em meio a injustiça salarial e requerimentos meio absurdos. Freelancee se você sabe onde está pisando, mesmo que tire uns 600 por mês, já é melhor do que ficarr um assalariado 1800 eterno
Vc é demais, Carol!
Muito legal esse vídeo! Eu sei que você não é mais freelancer agora, mas seria muito legal um vídeo explicando como declaramos pra Receita Federal os valores recebidos destas plataformas
Sonegar é legítima defesa!😊
Obrigada por compartilhar esse vídeo!!! Conteúdo de altíssima qualidade :)
No meu ultimo trabalho (frontend) passei 4 anos alocado dando o sangue na empresa (agência de publicidade para variar) e me mandaram embora recentemente por puro ego e injustiças internas, agora estou pensando em começar a viver de freela, seu vídeo veio no melhor momento possível, muito obrigado!
Pensa em entrar em outra empresa? Já conseguiu ?
@@samuelbarreto2877 Eu realmente não sei ainda como vou fazer, mas atualmente estou focando em estudar e me atualizar, como fiquei 4 anos em uma empresa, o mercado evoluiu bastante e eu acabei ficando pra trás em questões de novas tecnologias e etc, então estou focando nisso primeiro, assim que eu estiver seguro provavelmente vou voltar a me candidatar para as vagas mesmo.
@@GustavoSiqueira18 Vai dar certo, parceiro! Daqui uns meses vai vai é conseguir um trampo ganhando umas 3x mais. Deus abençoe!
E aí como tá? Conseguiu algo?
@@Henrique65215 muito obrigado mano!!! tirei esse tempo para estudar e me atualizar, em breve vou começar a aplicar para as vagas e tudo vai dar certo, sucesso para nós!!!
Nossa, foi muito bom encontrar voce, sou iniciante e suas dicas são bem diferenciadas. ❤ 👏👏👏👍🏼
Vídeo maravilhoso!
Eu to querendo começar a carreira freela em analise de dados, mas sem saber como continuar. Mas esse video me deu um bom norte.
caraca que da hora esse video me ajudou muito ja estou te seguindo e irei maratonar seus vídeos. Estou fazendo curso de PYTHON e quero começar como freelancer.
Seria possível fazer um vídeo com exemplos ou dicas de como fazer uma proposta para um freela? Para quem está começando não é muito intuitivo como fazer isso.
Boa! Eu tinha esse material no meu curso, vou preparar um conteúdo sobre isso aqui no canal! Obrigada pela sugestão
@@attekitadev eu que lhe agradeço. Uma coisa que sempre me deixa em dúvida é que nas plataformas você não pode mandar links que possibilitem o contato direto, mas então isso também impede de enviar um link de portfólio, por exemplo. Como um dev front-end faria pra mandar seu portfólio se não pode dar o link? Me perco nessas coisas.
Eu iria fazer a mesma pergunta, estou começando agora e tenho muita duvida sobre como mandar a proposta, se é valido dizer na proposta se sou iniciante ou não, coisas do tipo.
@@attekitadev por favor volta a vender seu curso....please.
@@attekitadev pleeease
Nossa, vc é um amor! Obrigado por deixar conteúdos claros e objetivos. Isso tem ajudado demais!
Esse vídeo me da O ânimo pra estourar a barreira do primeiro trampo ❤
Você é incrível, esse vídeo me ajudou muito! Melhor video de freelancer que vi até agora, venho pesquisando bastante e esse foi o melhor sem dúvidas!
Acredito que a maior dificuldade como freelancer é exatamente saber lidar com cliente, mas em contrapartida e por ironia, com certeza é o que mais agrega profissionalmente!
Excelente vídeo Attekita, super esclarecedor, muito obrigado.
Estou buscando construir uma companhia de software (especialmente voltada para Iniciativa Free Software) e utilizar métodos de freelancers para unir empresas que buscam soluções em serviços e produtos de software para os seus problemas, e profissionais no ramo de desenvolvimento de software que buscam oportunidades de trabalho ou emprego, oferecendo consultorias, contribuições com implementações e desenvolvimento, consultoria, documentação de código, construção e melhoramento de aplicações (frameworks, interfaces, libs, etc.).
E deixo aqui meus agradecimentos pelas preciosas dicas apresentadas no streaming.
Video perfeito! Amei as dicas!
Eu entrei na Vibbra praticamente quando a plataforma começou, atualmente atuo com vários clientes e não me arrependo de ter migrado de CLT para PJ como freelancer, por mais que requeira mais responsabilidade, a liberdade é incrível.
Que demais! Hoje você só atua na Vibbra ou usa outras plataformas?
@@attekitadev Então, com marketplace apenas pela vibbra, mas depois que comecei atuar como freelancer é bem comum receber ofertas direto pelo Linkedin tb, tem momentos que sou obrigado a aumentar o valor/hora pois acaba surgindo muitas ofertas e nem consigo dar conta.
@SIL santos Opa, então, quando eu comecei a fazer faculdade, já tinha na cabeça que eu queria entrar no mercado o mais rápido possível, então, analisando as vagas, já me preparei de antemão com os requisitos que as empresas pediam, na época até tirei uma certificação Java por conta própria, que foi a OCA, o que me garantiu um estágio nos primeiros 3 meses de faculdade. O que eu quero dizer com isso é, pra entrar não precisa ser formado, inclusive ate hoje não terminei minha faculdade, mas você precisa saber resolver problemas, e pra isso adquirir experiência é essencial, e existem várias formas de você conseguir isso, a forma mais tradicional é virando funcionário de uma empresa de TI, outra forma é criando uma conta no Github e fazendo projetos pessoais, mas essa segunda forma exige mais disciplina. Pra ser freelancer você precisa ser auto suficiente e autodidata, pois geralmente você não terá ninguém pra tirar as suas dúvidas, seu cliente vai te dar um problema e esperar que você resolva. Saber pesquisar por soluções na internet ajuda muito. Outra coisa, capricha no seu Linkedin, é uma ótima forma de ganhar visibilidade na área e conseguir suas primeiras oportunidades. Espero ter ajudado.
Ja tive empresa, ganhei muita grana com o ecommerce, e entrei em algumas sociedades que me faliram, voltei ao freela, e sinceramente tudo hoje está mais facil, mas seus vídeos são ótimas luzes guia para quem está nessa jornada de diversos caminhos! Parabéns pelo conteúdo, espero que continue fazendo e prosperando cada vez mais!
Em qual plataforma você prefere realizar os freela ?
@@eduardomaciel7937 Como eu já tinha muito network das outras empresas, bastou comentar com alguns antigos clientes, e foi indo indicação por indicação, mas se fosse usar uma plataforma hoje, começaria pelo Workana, contratei muito por ali também.
já sou fã do canal, estou iniciando os estudos em vários cursos e ainda terminando 2 graduações, espero conseguir prosperar na área. obrigado mesmo pelos conteúdos.
Favoritei este vídeo! Kkkk. Sempre que me encontrar perdido, assistirei!! Estou bem frustrado com o mercado de trabalho em si, pois acabei realizando diversas entrevista ao longo de 2023, mas não obtive sucesso (não eram vagas referente TI) kkkk. Só preciso que um pouco de grana para começar a faculdade rsrs.
Menina do Céu, fazia tempo que eu não assistia um vídeo que me ajudou tanto assim, adorando seus vídeos.
Parabéns pelos seu trabalho.
Tekitaaaaa já sou seu fã!!! Obrigado pelas dicas. Sou servidor público na área jurídica e acho um porre isso, tô estudando cibersegurança e iniciando a vida no mundo de programação... Seus vídeos vem me avisando muito a focar em uma forma de trabalho específica (estou em dúvidas em ser full stack ou data science), mas é passo a passo... Novamente obrigado, e faça um vídeo comentando sobre o ramo de cyber security por favor. Bjão
Toptal, isso que eu procurava. Vlw!
Ótimo vídeo, Tekita!
Gosto deste canal, parabens. Voce se destaca na cena dev. Talento e inteligencia e CAPRICHO.
Realmente, ser freelancer é o sonho de muitos devs iniciantes. Mas gostaria de saber, se existem outros devs que teriam interesse em ajudar os iniciantes, por repassarem alguns serviços simples para nos ajudar a ganhar experiência, bem como algum valor monetário?
Muito bom! Trabalho na área, mas não sabia por onde começar como freelancer. Mostrou o caminho! Tomare que de certo. rsrsrs
Primeiro vídeo que vi seu, gostei muito da didática e sua forma de apresentar o conteúdo.
E a maior dificuldade pra mim, um iniciente: segurança e saber quando vc está pronto pra trabalhar
Eu também sou iniciante, mas tenho uma dica que talvez possa te ajudar: entre em alguma plataforma de freelance, procure um projeto que vc julgue que seja simples e tente desenvolver ele. Sem mandar proposta pra cliente, sem cobrar nada a ninguém, use apenas como objeto de estudo mesmo.
Se vc conseguir desenvolver (quase) sem problemas, diria que vc já está "pronto" pra trabalhar. A maior parte da experiência a gente adquire pegando projetos reais, então a melhor forma de começar é começando :) sucesso!
@@andrel4dw obrigadão pela dica!
@@andrel4dw É uma ótima dica. Uma dúvida, como vc fez seu primeiro portfolio?
Que aula rsrs😅 vídeo muito bem explicativo ... amei. Obrigada por ensinar algo gratuito porém de enoooorme valor. Sou completamente iniciante, vou maratonar seu canal rsrs, aprender bastante e iniciar no mercado como freelas...
Atekita você é muito necessária!! Obrigada por cada vídeo ❤
Já vou maratonar a playlist
Uhuu
Eu quero entrar para esse mercado, mais não tenho experiência nenhuma. Não sei nem por onde começar.
Vc conseguiu algo? Tô nessa tbm
Attekita muito obrigado pelo vídeo esclarecedor... me deu uma luz! Gratidão ❤
Gostei do conteúdo que vc trouxe, assisti alguns outros antes e a pessoa passava vai tempo pedindo inscrição ou like para o vídeo do que falando algo que realmente fosse relevante. Quero entrar nesse ramo de freelas já que atualmente estou desempregado e com essa onda de desligamento das empresas a concorrência está aumentando. Tenho muitas dúvidas com relação a prestar serviços como freelas, já entrei algumas vezes em plataformas como 99freelas e workana, mas nunca entendi como funciona a dinâmica ou mesmo eu, naquele momento, conseguiria um serviço de imediato. Achei interessante vc dizer que o cliente busca pessoas que queiram entender o que ele quer, é algo que eu vi ocorrendo no meu emprego anterior. Eu até achava que estava sendo analítico demais quando recebia uma demanda dos meus analistas, mas questionava sobre qual seria a necessidade daquilo ser feito. Nessa questão me destacaria. Vou assistir mais dos seus conteúdos finalmente desvendar esse mundo do freelas que no atualmente momento pode ser minha principal fonte de renda.
@attekita dev eu me encantei por tecnologia depois que conheci teu canal ano passado final ano comecei estudar to ainda em fase aprendendo inicio pois tive uns contra tempo e como fique muito tempo em estudar bah te digo guria ta dificil mais nao vou desistir .vc foi a minha inspiradora pra estudar.quero te agradecer pelo seu canal que e maravilhoso. quero um dia poder te mostrar algum projeto claro mais pra frente ainda.abracao guria aqui rio grande do sul
Ótimo vídeo, obrigado!
Que conteúdo ótimo!!
parabens pelo canal, e obrigado pelo conteudo!
Ótimo vídeo!
Tive uma decepção muito grande como Workana. Você faz um atendimento diferenciado para o cliente, pede uma especificação melhor, define todos os detalhes do projeto e na hora de fechar o cliente pega toda a especificação que você fez, altera a descrição do projeto, altera o valor do projeto pra fechar com o mais barato. Se você não faz uma boa especificação você acaba trabalhando muito mais horas do que imaginava, e se você pede detalhes para uma melhor especificação você trabalha como analista de requisitos gratuito. Posso ter sido o azarado, mas pra mim não funcionou
Maratonando ❤❤
Voce é top demais, da-nos coragem!!! Ja trabalhei em duas empresas, uma delas com PJ. Acho que vou me dedicar a free-lances.
Nossa, que video sensacional.Esse é um caminho muito viável, uma dificuldade para iniciantes de freela é ter noção de preco de mercado. Caso vc ja tenha feito um video sobre valores eu com certeza vou aachar, caso não tenha feito fica aqui como sugestão
Show me ajudou muito
Muito legal que vc tenha voltado a falar sobre freelance. Poderia falar um pouco sobre freela mobile quando for possível?
cenário número 2: 11:38
Achei ótimo o vídeo as dicas acho que a maior dificuldade é saber oque de fato sei fazer, kkkkk
Trabalho voluntário tb ajuda muito na experiência e networking
Acabo de me formar e estou começando com WordPress, eu me formei em ADS mas devido a meu trabalho CLT eu não consigo ter tempo para estudar a programação mais a fundo, a facul da uma boa base, mas ainda não acho o suficiente para começar. Então quero fazer freelancer para conseguir migrar e poder me dedicar mais a programação
Gra-tui-to!!
Maravilhoso esse vídeo, pode me ajudar muito, principalmente pq esse ano quero me estabelecer como freelancer de Design. Valeu mesmo! 🙏
boas dicas, obrigado!!
Obrigado pelo vídeo, tem muitas informações interessantes. Tecnologia não é minha área mas tenho vontade de prender sobre. E quem sabe no futuro trocar de profissão para uma das áreas da tecnologia. Apesar de minha idade 50 anos, quando se trata de estudar para aprender algo novo me sinto bem mais novo. Parabéns pelo canal!!! e até breve!!!
Obrigadaaaa
Obrigado attekita ❤
Parabéns Tekita, seus conteudos são sensacionais ! Seus conteudos cairam na minha vida na hora certa
No vídeo 200k, queremos ver vc tocando aquela Flying V pendurada \,,\!
minuto 9:00 Um ótimo exemplo disso é a Vibbra, só tem que passar nos teste e depois pra receber TEM QUE EMITIR NFe. Mas é tranquilo, tu recebe os projetos, assina o contrato antes, fala com os clientes e eles dão todo suporte.
Simmm! A Vibbra é uma ótima opção! ☺️
Precisa ter CNPJ ou pessoa física pode emitir essa nota?**
@@Gustavo100xgamer Tem esse vídeo da Contabilizei que explica bem. basicamente vai depender da Prefeitura da tua cidade. ruclips.net/video/vk_78uH2rr8/видео.html
Assim que eu sair do ensino médio vou tentar entrar no mercado de trabalho como freela, muito obrigado pelas dicas, attekita. +1 Inscrito 😜
Peguei um trabalho de PowerApps fora da empresa e não está fácil terminar, mas faz parte. Ótimo vídeo
Tem seus desafios ☺️! Mas isso vai te fazer evoluir muito profissionalmente também, além da renda!
Ótimo Vídeo... :)
Vídeo incrível, arrasa muito.
Grato pelo vídeo!
Eu to " desempregado " mas to fazendo gestão de tráfego como afiliado . E agr descobri esse video
E tão simples ser free-lancer d edição d vídeo mas não acho ninguém q me aceita nos projetos
obrigada, vou maratonar a play list 🤩🤩
Ebaa
Conteúdo muito legal, parabéns!!!
Muito obrigado!!!!!
Eu acho uma baita sacanagem essas plataformas cobrar você para você começar a trabalhar, Ou seja quem NÃO tem dinheiro para pagar não trabalha. O problema são AS plataformas.
Obrigado😁
obrigado pelas dicas
Video muito bom Attekita, estou na fase de estudos e meu plano é justamente pegar experiência como freela. Muito obrigado pelo conteúdo!!!
Fico feliz em ter ajudado 🥰
Considero top essa ideia de carreira freelancer, ainda mais no meu caso que ambiciono fazer transição de carreira
Sou programador das antigas, trabalhei alguns anos com isso, hoje não posso mais trabalhar com isso pois tenho um trabalho de dedicação exclusiva mas tenho saudade... O que gostava mais era entender a necessidade do cliente e modelar o bd e as chamadas... Era legal...
E quero trabalhar como freelance, não sei como começar. Poderia me dar uma dica?
Trabalhei como engenheiro eletricista, kkkkkk e vc falando dos cartões me senti a uns 4 anos atrás tinha mais de 300 deles,que eu saia na minha cidade distribuindo kkkkk aprendi muita coisa ,hoje to tentando a migração pra dev mobile Flutter. Graças a você sinto que to quase conseguindo o meu sim e tenho o sonho de ser freela.
Oii, conseguiu?
Attekita, estou querendo começar com ofree porém nunca nem atuei em uma emrpesa, sou formado pela Trybe e estou a busca no primeiro emprego, mas confesso que a carreira free me chama mais atenção. Porém aquela insegurança de não saber se vou conseguir entregar um projeto real é muito grande.
Olá Attekita parabéns pelo belíssimo trabalho.
Quero te fazer uma pergunta.....Com a chegada das I.A você acredita que os desenvolvedores podem sofrer para encontrar oportunidades? Já que inteligências como ChartGPT são capazes até de criar código complexos para um cliente.