Vi numa entrevista o Lauda falando que, na única corrida do fan-car, mandaram ele pro qualy de tanque cheio. Classificou apenas em terceiro no grid. No domingo disparou e venceu fácil. Depois ele foi informado que o tanque cheio no qualy era pra evitar o risco do carro ser muito mais rápido e alguém pedir para ser desclassificado antes da corrida. De qualquer forma, é um carro que só correu 1 vez, com 100% de vitórias.
Ele perseguiu implacavelmente o Mario Andretti e fez uma ultrapassagem muito bonita. Andretti um tempo depois abandonou e o fan-car fez sua única e vitoriosa aparição. Pena que o Ecclestone já estava com intenções quanto a uma associação de pilotos e precisava do apoio do Chapman, então, retirou o carro da equipe imediatamente após Understorp.... Entrou pra história.
Caro Rodrigo, já que assisto a F1 desde 1973, me lembro de outras invenções da Brabham. A 1ª, que já era invenção de Gordon Murray, eram os tanques de água, que dada a largada, eram esvaziados rapidamente e o BT-49 ficava bem mais leve e sumia na frente dos outros carros. Vencia a corrida e os tanques eram enchidos e o peso do carro ficava dentro do regulamento. Mas.....(sempre o mas) a engenhoca foi descoberta e inclusive causou a desclassificação de Piquet no GP Brasil de 1982, que o havia vencido. A outra, também da Brabham era a suspensão hidro-pneumática. O carro no momento da largada tinha a altura dentro do regulamento e dada a largada, o piloto mexia em uma alavanca dentro do cockpit e o carro "milagrosamente" colava no chão e laterais do carro encostavam no chão e mantinham o fluxo de ar correndo por baixo do carro gerando downforce. Muito inteligente. Quando o carro voltava para o parque fechado após a corrida, a suspensão voltava à altura regulamentar e tudo ficava ok. Até que desconfiaram da "mágica" do carro passar colado ao chão nas retas e mais uma vez, a criatividade de Gordon Murray foi eliminada. É isso. Abraço.
José, que fantástica memória, essa corrida foi em Jacarepaguá e estava muito calor, muitos pilotos deixaram a prova. Piquet venceu mas foi desclassificado por essa tática, não só a Brabanham mas a Williams também. Contudo foi sensacional a inteligência deles, porém não foi aceito pela FIA. Parabéns mano.
@andregama2322 isso mesmo. Nessa corrida ele até desmaiou no podium devido ao calor absurdo. No início do campeonato ele fez algumas provas com a BT-49C com motor Ford e depois passou a andar com o BT-50 BMW Turbo.
Conta a estória do motor Ferrari de alguns anos atrás que era um dos mais fracos e que de um momento para outro se tornou o melhor, com um artifício proibido. Conta a estória do primeiro carro com efeito solo, LOTUS dos anos 70. Tem uma passagem boa, da Lotus passando do Lótus 49C para o zlotus 72, justamente quando Emerson Fittipaldi estreava na F1.
☝️☝️☝️ A McLaren com os Freios Especiais chamou a atenção quando venceram com quase 1 volta em relação do terceiro colocado... Lembro que um Jornal mostrou que esta tecnologia era mais antiga que guaraná de rolha 😁😁😁; pois colocaram um trator antigo mostrando que o piloto escolhia qual roda traseira frear... Vivendo e aprendendo... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
@plashandgof1 Rodrigo, não canso de assistir a esse vídeos sobre invenções de algum engenheiro brilhante! Aqui vão algumas sugestões de engenhocas interessantes: - A suspensão hidropneumática da Brabham em 1981; - O carro com 4 rodas traseiras e dois diferenciais (March 2-4-0 e Williams FW08B); - O carro com dois chassis (Lotus 88); - Asas (muito) flexíveis; - Geradores de vórtice (sobretudo, nas endplates das asas traseiras); - Os primeiros carros de bico "cavado" por baixo (March de A. Newey, Tyrrel de H. Postlethwaite, Benetton "Tubarão" de John Barnard); - Também de Barnard, o câmbio com mudanças de marcha nas borboletas do volante da Ferrari 640. - A suspensão ativa das Williams FW14B e FW15C. No mais, um grande abraço e um ótimo feriadão!
1:56 errado Adm. Por definição, "duas retas paralelas só se encontrariam no infinito". Por isso elas são paralelas. 😊 Além disso, segundo os Engenheiros do Havaí, Paralelas se cruzam em Belém do Pará.
Sobre o F-Duct: há uma onboard do Kubica ultrapassando o Adrian Sutil com apenas uma mão, pois a mão esquerda dele estava tampando o buraco do F-Duct. Por sinal, a Renault foi a última equipe a desenvolver um F-Duct em 2010, mas foi o mais eficiente de todas as equipes (o que explica um pouco o Alonso não ter passado o Petrov).
Nunca foi confirmado pela equipe BAR, mas no ano de estréia em 99, suspeitavam que eles fizeram as lâminas do aerofólio traseiro “ moles “, para que nas retas eles envergassem um pouco afim de diminuir o arrasto e assim que entrassem nas curvas com menos velocidade ele voltava à posição normal, garantindo o downforce. Lembro que o Galvão na época falava dessas suspeitas por conta de inúmeros acidentes da equipe em que a asa se soltou, tanto com Zonta como Villeneuve.
Vi a "gravação", tou vendo a "RE-gravação!" e sou da época de quase todas essas engenhocas! Conhecia tudo! Mas fica muito mais top ficar recordando com sua narração clínica e descontraída! Digão, tu é bão!!!
Quatro anos depois do BT46B, o Chapman veio com o Lotus 88, de chassi duplo, e a Williams testava os FW07E e FW08D com seis rodas, quatro motrizes. Imagina o duelo desses três conceitos, como seria...
Desde jovem amo F1, e agora já sou bisavó😅 E gosto ainda mais quando a entendo através de suas explicações . Vale cada palavra, cada postagem. Grande Abraço
Outra engenhoca foi o chassis duplo do Lotus 88, onde o chassis principal (onde ficavam suspensões, motor, câmbio, etc.) se movia conforme as vibrações e mudanças de ângulo da pista, mas o monocoque e os sidepods era articulado com um sistema de amortecedores independente, que mantinha a carroceria do carro a a uma altura constante da pista, otimizando o efeito solo já que as saias nunca descolavam do asfalto, mantendo o fluxo de ar constante. Também foi, cronologicamente, o primeiro chassis de fibra de carbono, mas como o modelo foi impedido de correr (porque a carroceria se mexendo sobre o chassis configurava "partes aerodinâmicas móveis"), esse status ficou com o McLaren MP4/1.
Salve, ADM! Eu seu que o foco do canal é a F1... ... mas o vídeo sobre a INDY me deixou numa expectativa tremenda: e se VC fizesse um video sobre as "engenhocas" da INDY??? 😃 Quebra essa pra nós?!?!?!
Sou italiano e um grande fã do autódromo de Monza de criança cresci indo ver os treinos das F1 na época que treinavam durante o ano inteiro ... Gostaria que vc fizesse um vídeo sobre a pista e sobre a antiga parabólica
Ahhh sempre gostei do Tyrrel com 2 eixos dianteiros mas elencando no mesmo vídeo que aparece o fórmula com um aspirador de pó que suga até a alma do asfalto eu troco de cavalo e dou preferência ao belíssimo Brahban BT46
Eu tive um carrinho de brinquedo de metal da Tyrrel de 06 pneus. Quando pequeno ficava "matutando" para que quatro rodas pequenas na frente? E como tão difícil seria virar elas... Obrigado por matar essa curiosidade de criança!
Boa noite Rodrigo. em 14.20, o colchão de ar que voce menciona é um aparelho chamado cortina de ar, que faz aquilo a que é a separação do ar climatizado de dentro com o ar ambiente externo. O nome é bem proprio pois é uma cortina (mesmo) de ar.
Ééééh, o Gordon Murray que ficou conhecido pelo fato de instalar um exaultor atrás de um carro de corrida. Masssss o primeiro carro que teve essa peça instalada na traseira, para sugar o ar de baixo para maximilizar o downforce, foi o Chaparral 2J de Jim Hall lá no Can Am... isso em 1970!!!!
outro carro que tambem foi banido pelo exato mesmo motivo... se tivesse tido mais 1 ou 2 anos para a equipe conseguir fazer um acerto dele, teria sido algo incomparável, mais do que já é!
Sempre imaginei como seria construir um carro atualmente sem restrições de regulamento... dimensões, peso, asas, pneus... como seria o F1 perfeito? Seria um carro mais limpo com o efeito solo com as minisaias, ou um ventilador? Ou teria toda aquela carga aerodinâmica dos anos 2000, difusor duplo + o soprado, motores sem restrição de giro, de consumo, e materiais empregados... combustiveis com formulas absurdas... a eletronica embarcada dos anos 90... um só carro com todas as "engenhocas" (as que funcionaram, claro) Adm... faz um video sobre isso, bora viajar um pouco
Comentei contigo no grupo do Paddock Pass essa questão do blown diffuser semana passada, sem dúvidas, os engenheiros da F1 poderiam ser ótimos advogados, é cada brecha que eles encontram, é cada solução que desenvolvem, que acaba sendo tão divertido acompanhar as engenhocas quanto as corridas em si!
Convergência/divergência eu lembro por causa daquele jogo F1 2006... Que saudade daquela equipe 😢, mas a Codemasters é boa tbm, só que naquele jogo era possível até mexer no toe in e toe out ou convergência e divergência em português, era um detalhe legal, acho muito limitadas as configurações disponíveis hj em dia, mas acredito que é por causa daquela regra de não mexer mais
Estou curioso para saber ql será a engenhoca desenvolvida para a temporada de 26, toda mudança grande de regulamento na parte aerodinâmica eh um prato cheio para a inventividade dos engenheiros...
Rodrigo, não sei se vc ja falou da Lotus 56B de 1971, que usava motor de avião ( que quase todo mundo chama de turbina, mas é motor rs) da pratt & whitney, sem vaixa de cambio, o Emerson correu com esse carro, se não me engano em Watkins Glen
No V4 despeja a potencia de forma mais linear, no 4 em linha ate se consegue potencia e velocidade final maior mas fica ruim na forma de destribuir a potencia po isso os pilotos sofrem na aderencia na hora das retomadas em saidas de curva e inicio de retas.
O Luciano Burti conta que quando ele estava na Jaguar, a equipe dispunha de um engenheiro que ficava na fábrica lendo o regulamento e procurando brechas!
A favorita tem que ser de duas, uma, ou o fan car ou o F1 "aranha", o de 6 rodas hehe!! Mas Gordon Muray era um desses gênios malucos do bem, quem pensaria em colocar uma mega ventoinha/ventilador na traseira e ainda só pra ficar no regulamento, ligar isso ao arrefecimento do carro não??! E sobre as X-wings, apesar de amar desing de carros e aerodinâmica, como ainda não migrei do design gráfico para o industrial como sempre sonhei, nunca entendi qual vantagem teriam esses apêndices, sendo tão (nas palavras do gênio que dizem enxergar o vento: "algo tão deselegante que nunca iria por nos seus carros"!) ao ponto de que parecem...>=> ... não fazer sentido!! O único sentido que vejo seria equilíbrio em termos laterais, já que aproveitariam da física do momentum, funcionando como uma gangorra, evitando do carro pender pra direita ou esquerda, mas enfim, se alguém souber, ADM inclusive, souber, fico bem agradecido se dizer!! Super vídeo como sempre, qualidade e edição lá em cima, como sempre, aliás aquele trechinho do cara pulando do metrô e obviamente dando de cara no chão foi demais heheh!! Aquele abração e até loguinho!! :))
O ventilador era ligado ao eixo do motor, então quanto maior o RPM maior o downforce, mas isso não é ruim quando o piloto tira o pé nas curvas que é onde ele mais precisa de aderência? Será que deixavam o motor acelerado?
Na verdade não lembrei de nem mais uma engenhoca, mas lembrei de uma aberração, no caso a Caterham CT-05 (a famosa Caterham Kid Bengala), e também tem mais carros de 2014 na época. Falando nisso Rodrigo (não sei se vai ver meu comentário) você poderia fazer um vídeo explicando o que tinha no regulamento de 2014 que fazia os carros serem tão feios.
Cuméquié, por que a Ferrari, q tinha motor similar ao da Alfa (a diferença era interna, mas ambos tinham cilindros opostos a 180°), foi vitoriosa no efeito solo (1979)?
Errado, o postulado é "as linhas paralelas se encontram no infinito". Isso se deve ao contorno e distorção do tecido do espaço e tempo que se dobram, ser curvam no nosso universo.
Vi numa entrevista o Lauda falando que, na única corrida do fan-car, mandaram ele pro qualy de tanque cheio. Classificou apenas em terceiro no grid. No domingo disparou e venceu fácil.
Depois ele foi informado que o tanque cheio no qualy era pra evitar o risco do carro ser muito mais rápido e alguém pedir para ser desclassificado antes da corrida. De qualquer forma, é um carro que só correu 1 vez, com 100% de vitórias.
Ele perseguiu implacavelmente o Mario Andretti e fez uma ultrapassagem muito bonita. Andretti um tempo depois abandonou e o fan-car fez sua única e vitoriosa aparição. Pena que o Ecclestone já estava com intenções quanto a uma associação de pilotos e precisava do apoio do Chapman, então, retirou o carro da equipe imediatamente após Understorp.... Entrou pra história.
Brother, parabéns pelo seu canal, é fantástico.
Sobre o que perguntou, gostaria que detalhasse as novas asas traseiras e suas aberturas e regras.
Caro Rodrigo, já que assisto a F1 desde 1973, me lembro de outras invenções da Brabham. A 1ª, que já era invenção de Gordon Murray, eram os tanques de água, que dada a largada, eram esvaziados rapidamente e o BT-49 ficava bem mais leve e sumia na frente dos outros carros. Vencia a corrida e os tanques eram enchidos e o peso do carro ficava dentro do regulamento. Mas.....(sempre o mas) a engenhoca foi descoberta e inclusive causou a desclassificação de Piquet no GP Brasil de 1982, que o havia vencido.
A outra, também da Brabham era a suspensão hidro-pneumática. O carro no momento da largada tinha a altura dentro do regulamento e dada a largada, o piloto mexia em uma alavanca dentro do cockpit e o carro "milagrosamente" colava no chão e laterais do carro encostavam no chão e mantinham o fluxo de ar correndo por baixo do carro gerando downforce. Muito inteligente. Quando o carro voltava para o parque fechado após a corrida, a suspensão voltava à altura regulamentar e tudo ficava ok. Até que desconfiaram da "mágica" do carro passar colado ao chão nas retas e mais uma vez, a criatividade de Gordon Murray foi eliminada. É isso. Abraço.
Boa amigo, obrigado por compartilhar!
José, que fantástica memória, essa corrida foi em Jacarepaguá e estava muito calor, muitos pilotos deixaram a prova. Piquet venceu mas foi desclassificado por essa tática, não só a Brabanham mas a Williams também. Contudo foi sensacional a inteligência deles, porém não foi aceito pela FIA.
Parabéns mano.
@andregama2322 isso mesmo. Nessa corrida ele até desmaiou no podium devido ao calor absurdo. No início do campeonato ele fez algumas provas com a BT-49C com motor Ford e depois passou a andar com o BT-50 BMW Turbo.
Voltou o meu quadro preferido: invenções Inventadas por inventivos inventores da Inventiva F1!
Se um dia o homo sapiens inventar um dispositivo antigravidade será na f1
Deus salve a l*vagem de din*eiro
Conta a estória do motor Ferrari de alguns anos atrás que era um dos mais fracos e que de um momento para outro se tornou o melhor, com um artifício proibido.
Conta a estória do primeiro carro com efeito solo, LOTUS dos anos 70.
Tem uma passagem boa, da Lotus passando do Lótus 49C para o zlotus 72, justamente quando Emerson Fittipaldi estreava na F1.
O aspirador de pó do Gordon Murray é inigualável.
Só que ele copiou a ideia de Jim Hall e de seu Chaparral 2J de 1970, que correru no Can Am...
Tanto que ele usou de novo no T50.
@@fabioramalho1837 Mas de uma forma muito mais elegante, já que o C-2J requeria um motor adicional, retirado, se não me engano, de um snowmobile.
Também conhecido como Brabham Aécio Neves
Kkkkkkkkkkkkkk
☝️☝️☝️ A McLaren com os Freios Especiais chamou a atenção quando venceram com quase 1 volta em relação do terceiro colocado... Lembro que um Jornal mostrou que esta tecnologia era mais antiga que guaraná de rolha 😁😁😁; pois colocaram um trator antigo mostrando que o piloto escolhia qual roda traseira frear... Vivendo e aprendendo... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
@plashandgof1 Rodrigo, não canso de assistir a esse vídeos sobre invenções de algum engenheiro brilhante! Aqui vão algumas sugestões de engenhocas interessantes:
- A suspensão hidropneumática da Brabham em 1981;
- O carro com 4 rodas traseiras e dois diferenciais (March 2-4-0 e Williams FW08B);
- O carro com dois chassis (Lotus 88);
- Asas (muito) flexíveis;
- Geradores de vórtice (sobretudo, nas endplates das asas traseiras);
- Os primeiros carros de bico "cavado" por baixo (March de A. Newey, Tyrrel de H. Postlethwaite, Benetton "Tubarão" de John Barnard);
- Também de Barnard, o câmbio com mudanças de marcha nas borboletas do volante da Ferrari 640.
- A suspensão ativa das Williams FW14B e FW15C.
No mais, um grande abraço e um ótimo feriadão!
1:56 errado Adm. Por definição, "duas retas paralelas só se encontrariam no infinito". Por isso elas são paralelas. 😊 Além disso, segundo os Engenheiros do Havaí, Paralelas se cruzam em Belém do Pará.
Sobre o F-Duct: há uma onboard do Kubica ultrapassando o Adrian Sutil com apenas uma mão, pois a mão esquerda dele estava tampando o buraco do F-Duct.
Por sinal, a Renault foi a última equipe a desenvolver um F-Duct em 2010, mas foi o mais eficiente de todas as equipes (o que explica um pouco o Alonso não ter passado o Petrov).
Nunca foi confirmado pela equipe BAR, mas no ano de estréia em 99, suspeitavam que eles fizeram as lâminas do aerofólio traseiro “ moles “, para que nas retas eles envergassem um pouco afim de diminuir o arrasto e assim que entrassem nas curvas com menos velocidade ele voltava à posição normal, garantindo o downforce.
Lembro que o Galvão na época falava dessas suspeitas por conta de inúmeros acidentes da equipe em que a asa se soltou, tanto com Zonta como Villeneuve.
Cara, essa invenção do ventilador para mim é genial!!!!!
Poderia ter sido uma tendência que duraria por muitos anos. Era barato e muito eficiente!
Só que ele copiou a ideia de Jim Hall e de seu Chaparral 2J de 1970, que correru no Can Am...
O melhor de tudo é que ele colocou isso num carro de rua, pesquisa Gordon Murray T.50
@@gabrielbarcellos1036 caramba!
Acabei de ver, que carrão!!
A Tyrrel de várias rodas e o carro-ventilador foram os mais interessantes dessa matéria, Rodrigo!
Vi a "gravação", tou vendo a "RE-gravação!" e sou da época de quase todas essas engenhocas! Conhecia tudo!
Mas fica muito mais top ficar recordando com sua narração clínica e descontraída!
Digão, tu é bão!!!
Quatro anos depois do BT46B, o Chapman veio com o Lotus 88, de chassi duplo, e a Williams testava os FW07E e FW08D com seis rodas, quatro motrizes. Imagina o duelo desses três conceitos, como seria...
Gordon Murray é um gênio maluco o cara fez a mesma coisa que a BT46b na T.50 um carro de rua V12 manual, maluquice maravilhosa
Desde jovem amo F1, e agora já sou bisavó😅
E gosto ainda mais quando a entendo através de suas explicações .
Vale cada palavra, cada postagem.
Grande Abraço
Outra engenhoca foi o chassis duplo do Lotus 88, onde o chassis principal (onde ficavam suspensões, motor, câmbio, etc.) se movia conforme as vibrações e mudanças de ângulo da pista, mas o monocoque e os sidepods era articulado com um sistema de amortecedores independente, que mantinha a carroceria do carro a a uma altura constante da pista, otimizando o efeito solo já que as saias nunca descolavam do asfalto, mantendo o fluxo de ar constante. Também foi, cronologicamente, o primeiro chassis de fibra de carbono, mas como o modelo foi impedido de correr (porque a carroceria se mexendo sobre o chassis configurava "partes aerodinâmicas móveis"), esse status ficou com o McLaren MP4/1.
Salve, ADM!
Eu seu que o foco do canal é a F1...
... mas o vídeo sobre a INDY me deixou numa expectativa tremenda: e se VC fizesse um video sobre as "engenhocas" da INDY???
😃
Quebra essa pra nós?!?!?!
e da NASCAR também :)
Quem sabe até da fórmula truck
Faz da EstoqueCar. Quebra essa pra mim?
Sou italiano e um grande fã do autódromo de Monza de criança cresci indo ver os treinos das F1 na época que treinavam durante o ano inteiro ...
Gostaria que vc fizesse um vídeo sobre a pista e sobre a antiga parabólica
Ahhh sempre gostei do Tyrrel com 2 eixos dianteiros mas elencando no mesmo vídeo que aparece o fórmula com um aspirador de pó que suga até a alma do asfalto eu troco de cavalo e dou preferência ao belíssimo Brahban BT46
Um dos meus quadros favoritos do canal, 👏👏👏
Cara, assisto F1 e Indy Car desde metade dos anos 80, parabens, vc é sempre susinto e direto nas explicações e fatos históricos do automoblismo.
MUITO NOVO VOLTE AOS ANOS SETENTA, CADA COISA QUE SE VIU
Eu tive um carrinho de brinquedo de metal da Tyrrel de 06 pneus. Quando pequeno ficava "matutando" para que quatro rodas pequenas na frente? E como tão difícil seria virar elas... Obrigado por matar essa curiosidade de criança!
Cara, teu trabalho é muito qualificado!
O Ronco das RBR com "Poops and bangs" aos 13:45 é muito lindo...
c tá ligado que "poop" é "cocô" em inglês né? kkkkkkkkkkkkkkkkk
@@IvysSSousa kkkk Entendeu a referencia kkk
@@RodrigoFiladelfo kkkkkkkkkkkkkk "RedBull te dá caganeira explosiva"
OLÁ 01/06/24 Basico: tração dianteira ou trazeira tem muito a ver com a melhor geometria variando de retas para curvas. ABRAÇOS Roberto Udo Krapf
O carro aspirador da Brabham é o melhor carro da história da F1, venceu todas as corridas que disputou
aproveitamento de 100% kkkkkkkk realmente acho que é um recorde!
@@Hashiriya985 o BT45B é o único kkkkkkkkk
Boa noite Rodrigo. em 14.20, o colchão de ar que voce menciona é um aparelho chamado cortina de ar, que faz aquilo a que é a separação do ar climatizado de dentro com o ar ambiente externo. O nome é bem proprio pois é uma cortina (mesmo) de ar.
6:46 Mclaren 97. Acho até hoje um dos carros mais lindos da F1
Ééééh, o Gordon Murray que ficou conhecido pelo fato de instalar um exaultor atrás de um carro de corrida. Masssss o primeiro carro que teve essa peça instalada na traseira, para sugar o ar de baixo para maximilizar o downforce, foi o Chaparral 2J de Jim Hall lá no Can Am... isso em 1970!!!!
outro carro que tambem foi banido pelo exato mesmo motivo... se tivesse tido mais 1 ou 2 anos para a equipe conseguir fazer um acerto dele, teria sido algo incomparável, mais do que já é!
Nos últimos anos quando é a Mercedes a proibição vale p o ano seguinte. Quando são as outras a proibição é imediata, vide DT 39 😂😂😂
Mas neste ano de 2024 aconteceu a mesma coisa com a Red Bull...🤔... Com a Ferrari também já aconteceu..
A invenção do câmbio semi automático também foi histórica. Mudou muito a dinâmica de pilotagem.
O difusor acho que foi a mais legal do ponto de vista dos fans, o som do carro, as reduzidas, eram brutas de mais
Impressionante a criatividade dos engenheiros mecânicos. Por mim seriam implementadas todas
Muito bom este vídeo! Eu nem sabia que existia um sistema de distribuição ativa de freios!
Sempre imaginei como seria construir um carro atualmente sem restrições de regulamento... dimensões, peso, asas, pneus... como seria o F1 perfeito?
Seria um carro mais limpo com o efeito solo com as minisaias, ou um ventilador? Ou teria toda aquela carga aerodinâmica dos anos 2000, difusor duplo + o soprado, motores sem restrição de giro, de consumo, e materiais empregados... combustiveis com formulas absurdas... a eletronica embarcada dos anos 90... um só carro com todas as "engenhocas" (as que funcionaram, claro)
Adm... faz um video sobre isso, bora viajar um pouco
se não me engano no Gran Turismo 5 tem um carro assim, acho que da Red Bull. x1 Prototype
Nem assisto mais F1, mas esse canal é muito bom.
Comentei contigo no grupo do Paddock Pass essa questão do blown diffuser semana passada, sem dúvidas, os engenheiros da F1 poderiam ser ótimos advogados, é cada brecha que eles encontram, é cada solução que desenvolvem, que acaba sendo tão divertido acompanhar as engenhocas quanto as corridas em si!
A de 6 rodas sem dúvidas. Muito doido pensar num carro de corrida que parece um tanquezinho de guerra 😂
Excelente, como sempre!! Parabéns ADM!
Excelente. Obrigado.
Essa reduzida da redbull é a coisa mais linda que já vi na F1!
Poxa gostaria muito de ver as engenhocas em video e nao so em fotos mas video SENSACIONAL parabens canal ta top demais
UMA QUE VC NÃO MENCIOUNOU FOI A WILLIAMS-FORD FW08B COM 6 RODAS, SENDO 4 DELAS ATRÁS. NÃO FOSSE A FIA PROIBIR ELA TERIA GANHO TODAS AS PROVAS EM 1982.
A Brawn foi genial com a ideal, passou dos limitea 😮😂😂😂😂
Era crianca tivevi tyrrel 6 pneus.
Sugestão o motor turbo da brabham e a malandragem do piquet p reduzir consumo tirando as 3 primeiras marchas
Pegou patrocínio da Podium, virou patrão! 🎉
Aqui é onde dá like quem voltou 10 ou mais vezes para ouvir o difusor soprado da RedBull em Monza....
Esse foi o melhor 👏🏻👏🏻
Um dos vídeos mais esperados por mim kkk
Parabéns pelo vídeo e Ideias! Melhor vídeo do canal, abs!
Nossa... finalmente eu entendi o difusor duplo... valeu xara
Show de video e informaçoes! Parabens rodrigo.
Ansioso pelo próximo!!!!
Então podemos dizer que o fan car é o carro mais dominante da F1, pq ganhou 100% das corridas que disputou (1/1) kkkkk
Convergência/divergência eu lembro por causa daquele jogo F1 2006... Que saudade daquela equipe 😢, mas a Codemasters é boa tbm, só que naquele jogo era possível até mexer no toe in e toe out ou convergência e divergência em português, era um detalhe legal, acho muito limitadas as configurações disponíveis hj em dia, mas acredito que é por causa daquela regra de não mexer mais
Essa Brabaham era foda... além de correr ainda limpava o asfalto 😂😂😂 coitado de quem vinha atrás.
Estou curioso para saber ql será a engenhoca desenvolvida para a temporada de 26, toda mudança grande de regulamento na parte aerodinâmica eh um prato cheio para a inventividade dos engenheiros...
nessa categoria os meus carros favoritos sao a Tyrrell P34 e a Brabham BT46 com ventilador...
Rodrigo, não sei se vc ja falou da Lotus 56B de 1971, que usava motor de avião ( que quase todo mundo chama de turbina, mas é motor rs) da pratt & whitney, sem vaixa de cambio, o Emerson correu com esse carro, se não me engano em Watkins Glen
Gordon Murray é tão incrível que conseguiu deixar bonito o fan car no seu próprio carro de rua o T.50
Vale citar que a Alfa Romeo 155 da DTM, em 1993, aproveitava os gases de escape pra gerar mais downforce
No V4 despeja a potencia de forma mais linear, no 4 em linha ate se consegue potencia e velocidade final maior mas fica ruim na forma de destribuir a potencia po isso os pilotos sofrem na aderencia na hora das retomadas em saidas de curva e inicio de retas.
A famosa “suspensão da Williams” é minha preferida
O Luciano Burti conta que quando ele estava na Jaguar, a equipe dispunha de um engenheiro que ficava na fábrica lendo o regulamento e procurando brechas!
Uma pergunta, se eu abrir uma fabrica de carros esportivos eu posso utilizar umas dessas invenções nos meus carros de produção?
A Williams de 6 rodas!!
Seria bom ver um desses com os Esporte-protótipos. Tipo a máquina de lavar da Chapahall.
Ademir, vídeo muito bom.
Aguardando a sequência.
Esse canal é demaissss ❤
Dessa lista, os mais legais são a Tyrrell de 6 rodas e o Brabham fan car.
As ironias do adm são fantásticas
Gostei demais do carro de 6 rodas...
tyrrel 6 rodas e o carro mais lindo da f1
Só uma coisa. Certos fundamentos de geometria não mudam. E um deles é: "retas paralelas se encontram no infinito".
Tem uma frase do Adrian Newey que diz o seguinte: "Minha função é achar brechas no regulamento!"
Rodrigo tem algum video seu referente a evolução dos tamanho dos carros ao longo do tempo na f1
O aspirador de pó e o difusor forçado são ideias muito boas
A favorita tem que ser de duas, uma, ou o fan car ou o F1 "aranha", o de 6 rodas hehe!! Mas Gordon Muray era um desses gênios malucos do bem, quem pensaria em colocar uma mega ventoinha/ventilador na traseira e ainda só pra ficar no regulamento, ligar isso ao arrefecimento do carro não??! E sobre as X-wings, apesar de amar desing de carros e aerodinâmica, como ainda não migrei do design gráfico para o industrial como sempre sonhei, nunca entendi qual vantagem teriam esses apêndices, sendo tão (nas palavras do gênio que dizem enxergar o vento: "algo tão deselegante que nunca iria por nos seus carros"!) ao ponto de que parecem...>=>
... não fazer sentido!! O único sentido que vejo seria equilíbrio em termos laterais, já que aproveitariam da física do momentum, funcionando como uma gangorra, evitando do carro pender pra direita ou esquerda, mas enfim, se alguém souber, ADM inclusive, souber, fico bem agradecido se dizer!! Super vídeo como sempre, qualidade e edição lá em cima, como sempre, aliás aquele trechinho do cara pulando do metrô e obviamente dando de cara no chão foi demais heheh!! Aquele abração e até loguinho!! :))
Imagina o quanto os cara tem que estudar física e engenharia para conseguir criar essas manobras malucas do centésimos de segundos😮❤❤❤
O ventilador era ligado ao eixo do motor, então quanto maior o RPM maior o downforce, mas isso não é ruim quando o piloto tira o pé nas curvas que é onde ele mais precisa de aderência? Será que deixavam o motor acelerado?
Sensacional.
Adm, faz engenhocas da indy e outras categorias!
Na verdade não lembrei de nem mais uma engenhoca, mas lembrei de uma aberração, no caso a Caterham CT-05 (a famosa Caterham Kid Bengala), e também tem mais carros de 2014 na época. Falando nisso Rodrigo (não sei se vai ver meu comentário) você poderia fazer um vídeo explicando o que tinha no regulamento de 2014 que fazia os carros serem tão feios.
além de mudar o alinhamento, consequentemente muda a altura da suspensão, então e proibido
Qual foi a engenhoca que o RB 19 teve a frente dos seus concorrentes?
Acho que foi o Sid da Era do Gelo ali entre o banco e o volante.
Cuméquié, por que a Ferrari, q tinha motor similar ao da Alfa (a diferença era interna, mas ambos tinham cilindros opostos a 180°), foi vitoriosa no efeito solo (1979)?
Acho que o TRS triplo entre nesse vídeo também em
O problema do fan car é que eles também poderiam alegar problemas de segurança. O carro cuspia tudo que aspirava no carro de trás.
Os freios separados da McLaren é tecnologia de trator isso kkkkkk trator vc freia separado pra curvas fechadas.
Principalmente os CBT.
Errado, o postulado é "as linhas paralelas se encontram no infinito". Isso se deve ao contorno e distorção do tecido do espaço e tempo que se dobram, ser curvam no nosso universo.
Taí um vídeo que eu nem sabia que queria assistir
Saudades desse episódio
Toma LIKE.
O Fan-Car era tão bom que Murrey criou um para ruas recentemente o T50.
Fala do diferencial da Benneton de 94.
Ah..... esse P34 da tyrrel, parece um carrinho de brinquedo.
(Salvador Bahia) 🏎️🏎️
Faltou comentar da Lotus com asa móvel com o piloto Elio de Angeles que foi proibido de correr em várias tentativas nos autódromos
Esqueceram da engenhoca chamada de Airton Senna o cara era a própria engenhoca que nunca ninguém conseguiu copiar
O cara botou um exaustor de restaurante no carro hahahahaha 23:41