Uma coisa que eu gosto dos seus vídeos é o quanto que você é genuíno. Sensacional! Agora o início da Live me fez transportar para o passado, com sua música adaptada.
Sabe aquela cena do filme "Corações de Ferro" em que o Tiger enfrenta uma coluna de tanques Shermans? Pronto, aqueles 25% modernizados é o tanque do Brad Pitt que resiste até o final kkk zueira.
A composição tradicional de um RCC é de 52 carros. Sendo 4 esquadrões com 12 carros + 1 carro para o comandante do esquadrão. Já os RCB são mobiliados com cerca de 30 carros de combate + 30 carros de transporte de tropas blindado, que no Brasil é o M-113.
NAo da bola infelizmente nao tenho tempo de ver em tempo real mas sempre que abre uma brecha acesso para ver seus videos super profissionais muito obg pela qualidade e conhecimento repassado.
Caiafa, Bom dia sobre o blindado urutu para forças de segurança, O BOPE recebeu 3 blindado urutu que estava em missão de paz e o sistema penitenciário nacional federal também recebeu em cada presídio 2 veículo blindado, inclusive ficou muito muito Bonito pintado de preto fosco.
excelente live, temos que ter mesmo o pé no chão, o pessoal esquece que temos uma força terrestre imensa e que qualquer investimento, por menor que seja já é uma grande movimentação de recursos, parabéns ao e.b que praticamente tem tirado leite da pedra há décadas para diminuir esse gap tecnológico e seguir a tendencia mundial de defesa e jornalistas sérios como o Caiafa acabam tendo que dar um choque de realidade aos seguidores por muitas vezes...afinal é dinheiro do contribuinte que está em jogo e vem sendo muito bem administrado por sinal...abç
Na minha experiência de vida, sempre que falava que estava estudando para algo, geralmente parava de estudar no outro dia kkk Mas cada um tem suas manias, bons estudos.
Uma questão importante nesses programas de viaturas blindadas é a munição, 105 ou 120mm, devemos conseguir fabricar todas as que precisamos, ficar dependendo de importação é complicado.
A qualidade das informações do Caiafa é muito boa. O que evita que ele tenha cada vez mais seguidores é o constante uso de pleonasmos, o hábito de achar que as pessoas tem que saber o mesmo que ele, a mania de dar 15 adjetivos pra mesma coisa e o descontrole emocional quando perguntam bobagem. Se não tem paciência pra responder, não abre pra perguntarem. Quando perguntaram sobre a Remax no M113, por exemplo, podia responder simplesmente: não sei se o EB tem a intenção e a grana pra fazer isso mas dá sim. Próxima pergunta.
Terá uma licitação para a escolha do próximo carro de combate? Então já tivemos o aríete italiano cotado, agora o cv90 e teremos outros falados até finalmente rolar a licitação. Muito chão pela frente !! Mas o CV90 é um excelente veículo.
Mentalidade de empresa pequena é isto... Exemplo é a empresa Olivette (maquina de escrever) que não conseguiu enxergar sua própria existência e possibilidade de poder crescer expandir mundo a fora no mercado global.
Realmente plausível a interpretação , é uma linha de pensamento de fato modernizar e dar melhores condições a parte da frota que ir rebocando a maior parte em uma atualização até serem desativados com ou sem substitutos. Bem o calibre de 120 são canhões maiores e pesados mesmo entre o 44 e o 55 ,certamente alguém faz isso sem problemas ,mas por mais amado que o chassi fosse ninguém viu valor nisso até hoje. Se pode? ,alguém sabe qual o anel da torre do leopard e CV-90? ,se for igual o transtorno é mínimo até pelo CV ter espaço interno de sobra para qualquer adaptação ,agora se não for ,se tiver alguns componentes beleza de resto vale o esforço? ,certamente a proposta existiria como foi a ideia de melhorar a blindagem dos leopards nessa modernização mesmo só significando que iria aumentar o desgaste. Isso já é meio complicado tudo depende do terreno ,na segunda guerra no front oriental a média de combate era 600m no oriental 800m ,pulando para a guerra do golfo e com isso lemos a ultima grande batalha entre blindados (73 easting) os abrans efetuaram 1 a 2 disparos a 2km para abaterem um inimigo ,para aumentar a capacidade atual só fogo indireto ,canhões de alma lisa só existem pois consideraram que o sistema de controle de fogo a perca de precisão a distancias combativas. Dizer drones ,engajamentos a 10km é dizer oque toda indústria gosta de ouvir ´´verba´´ ,se um blindado tiver que gerar essa quantidade de informação por si mesmo é quase que estar sozinho e ele não faz nada sozinho ,drones de 2030 são como rádios em 1930? ,ou como os soldados que subiam nos blindados e comunicavam por um ´´telefone´´ externo com a tripulação do blindado para fazerem algo? ,veremos. Pensavam isso no IS-2 que carregava 28 projéteis em 2-3 disparos por minuto contra os 79 de um panther e uma chuva de 10 disparos por minuto ,longe de ser suficiente pois segundo informes na época já em Berlim os IS gastavam duas vezes mais munição que carregavam e considerando que era comum todos gastavam três munições no mínimo na época por blindado abatido (vide o confronto documentado do panther vs o pershin) ,a divisão meio a meio de munições perfurantes e explosivas faz sentido ,uma das muitas razões da necessidade de se botar um canhão auxiliar de 30mm nos próximos blindados.
E pensar que anos atrás tínhamos um MBT pronto para o uso, infelizmente não temos provas, mas tudo leva a crer que os políticos da época contribuíram decisivamente para o fracasso de uma das maiores empreitadas da nossa indústria de defesa.
Fala do Osório ou do Tamoyo? O Osório e falência da Engesa é culpa da mesma. Não se coloca tanto dinheiro em algo sem a certeza de retorno... Tamoyo é sim culpa do Brasil.
@@mjgbborges É complicado o governo fazer alguma coisa, deviam dever muito dinheiro. O Tamoyo e a Bernardini dá pra falar que o governo tem culpa, já a Engesa não. A Engesa foi muito importante para o Brasil e é uma pena que tenha acabado da forma que acabou.
Não seria loucura imaginar uma parceria entre a Iveco - OTO Melara e o CTEx (detentor dos projetos e protótipos) para fabricação local de uma versão atualizada do Osório P2 ou Tamoyo III c/ torre 120mm, "à la" Ariete e Centauro II 🤔
Utilizar o CV90 pra atuar como um MBT é uma péssima idéia, ele tem uma boa blindagem pra um IFV, mas pra um MBT é uma casquinha, não aguenta segurar um RPG nem frontalmente, lateralmente então, pode ser penetrado por canhão de 20mm que algumas facções do Rio utilizam (Conceito de MMBT, ok) Não caiam no papo dos suecos, esse veículo não substitui de forma alguma um MBT, tanto é que os próprios suecos possuem carros de combate puro sangue como o Stridvagn 122 (leopard 2A4 sob licença) E pra quem diz que blindagem não faz diferença, na guerra da Ucrânia existem registros fotográficos de T-64A (que é uma sucata) operando mesmo após ter sido atingido por 4 disparos de HEAT, o CV90 teria ido pro saco no primeiro disparo, e eu, como tripulante, digo que isso faz MUITA diferença, não quero ser desmembrado por um RPG de 500 dólares. Em toda sua história, o exército brasileiro nunca operou um blindado verdadeiramente protegido, blindagem compósita está a cada dia que passa se tornando um padrão no mundo inteiro, enquanto o trunfo da blindagem do CV90 é resistir a 14.5mm. como tripulante (o cara que possivelmente vai morrer se o veículo for atingido) deixo aqui meu profundo descontentamento se esse veículo se concretizar como o único substituto do 1A5, infelizmente, minha guarnição vai continuar invejando os chinelos. Ps: não tenho nada pessoal contra os suecos ou o CV90, o que eu falei vale pra qualquer MMBT
@@leot.o5125 Não quero que aguente um Javelin, esse é simplesmente a arma anticarro portátil mais avançada (e cara) do mundo. Quero que aguente a porcaria de um RPG-7 dos anos 60 pelo menos, mas com o CV90 isso é pedir de mais.
Se essa fosse a questão já teríamos Abrahms não faltam ofertas de FMS a questão é que o EB não quer um carro pesado . Eu também queria um carro pesado mas não querem um .
@@truta3715 no campo de batalha moderno sobrevive quem consegue enxergar primeiro. os sensores do CV 90 fazem diferença. quando a blindagem é possível aumenta-la com kits d proteção extra. sendo possível aguentar disparos de AT-4 e versões mais simples do Carl gustav. e quanto ao RPG dos anos 60 uma blindagem tipo gaiola já resolve.
O Leopard 2a7 aquele que o general viu na feira em Paris é perfeita para ser o substituto dos 1a5 já que a KMW já tem a fábrica no Brasil e o Leopard 1a5 pode ser usado para treinamento.
No minha humilde opinião, alterar para cima o calibre de um canhão na estrutura do tanque não é viável, um tanque de 120 mm o impacto de aríete é terrível na estrutura do tanque, agora aumentando o calibre vai sofre ainda mais o envelhecimento precoce vai existir.
Seria interessante o Brasil desenvolver um MBT próprio para colocar em operação em 2037/2040 por exemplo, já que o Leopard 1a5 será modernizado e ficará em operação até 2037, nisso seria tempo suficiente para que o Brasil desenvolvesse um MBT próprio com 100% tecnologia nacional, e que atenda aos requisitos do EB. Eu sou a favor da modernização dos MBT Leopard 1a5, mas enquanto isso eu acredito que o Brasil poderia desde já ir desenvolvendo um MBT próprio para que em 2037/2040 ele já esteja pronto e testado para entrar em operação. O Brasil é capaz, nós já tivemos o Osório e o Tamoio...
@@j.r.7118 Não ia não porque no caso do Osório, só não foi dado prosseguimento naquele projeto, porque a Engesa faliu, infelizmente. Se o Brasil tivesse uma empresa boa de defesa nacional estilo ''Engesa'' nos dias de hoje, com certeza os projetos tenderiam à ir pra frente. Quanto a pagar os custos de um desenvolvimento de um MBT novo, com certeza o Brasil teria condições sim, pois recursos nós temos de sobra, o problema é que eles são muito mal administrados, infelizmente. Mesmo com a concorrência internacional, o EB poderia adotar um posicionamento para aquisição de um blindado nacional. Um bom exemplo são os nossos Super Tucanos e o C-390, ambos da Embraer, que vem competindo bem na concorrência internacional. Tudo isso é um fator positivo para nós, e a meu ver, o Brasil só não desenvolve um MBT próprio porque não quer. Mesmo assim, conforme o Caiafa falou na live, se hoje o EB fosse substituir os Leopard 1a5, seria pelo CV90 de 120mm, que seria uma excelente substituição, pois o CV90 é um MBT muito bom, moderno e supriria as necessidades do nosso EB, além de preencher todos os requisitos.
Eu já tô falando há meses: Caiafa está nos dando sinais claros de que o CV90 120 será o nosso próximo carro de combate. Baita MMBT!
Mais uma ótima Live. Parabéns pelo trabalho Caiafa.
Uma coisa que eu gosto dos seus vídeos é o quanto que você é genuíno. Sensacional!
Agora o início da Live me fez transportar para o passado, com sua música adaptada.
Sabe aquela cena do filme "Corações de Ferro" em que o Tiger enfrenta uma coluna de tanques Shermans? Pronto, aqueles 25% modernizados é o tanque do Brad Pitt que resiste até o final kkk zueira.
Você até se informa com outros youtuberes, mas com o caiafa você aprende, obrigado caiafa.
Como sempre uma verdadeira aula de informações!
Caiafa, eu imaginava que você era só mais um entusiasta de material bélico moderno... parabéns!
A composição tradicional de um RCC é de 52 carros. Sendo 4 esquadrões com 12 carros + 1 carro para o comandante do esquadrão. Já os RCB são mobiliados com cerca de 30 carros de combate + 30 carros de transporte de tropas blindado, que no Brasil é o M-113.
NAo da bola infelizmente nao tenho tempo de ver em tempo real mas sempre que abre uma brecha acesso para ver seus videos super profissionais muito obg pela qualidade e conhecimento repassado.
Caiafa, Bom dia sobre o blindado urutu para forças de segurança, O BOPE recebeu 3 blindado urutu que estava em missão de paz e o sistema penitenciário nacional federal também recebeu em cada presídio 2 veículo blindado, inclusive ficou muito muito Bonito pintado de preto fosco.
Excelente vídeo ! CV90 120 é top !
Eu ia falar isso urutu serviria muito bem como viatura de blindado especial de combate urbano. Mais você já orientou.
Vamos falar a verdade o assunto defesa no Brasil é sempre decepcionante
excelente live, temos que ter mesmo o pé no chão, o pessoal esquece que temos uma força terrestre imensa e que qualquer investimento, por menor que seja já é uma grande movimentação de recursos, parabéns ao e.b que praticamente tem tirado leite da pedra há décadas para diminuir esse gap tecnológico e seguir a tendencia mundial de defesa e jornalistas sérios como o Caiafa acabam tendo que dar um choque de realidade aos seguidores por muitas vezes...afinal é dinheiro do contribuinte que está em jogo e vem sendo muito bem administrado por sinal...abç
Cada dia que passa
Eu penso que o leopard vai até 2040, como principal e único MBT do Br
Excelentes ideias sobre as utilizações dos Urutus!
BRILHANTE Caiafa! B O M D I A . . .
Estudando pra passar na ESA e ter uma chance de algum dia poder ser comandante de uma viatura dessa. Sonho!
Mesma coisa
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 força guerreiros, muito estudo e cuidem da parte física q dará certo.
Na minha experiência de vida, sempre que falava que estava estudando para algo, geralmente parava de estudar no outro dia kkk Mas cada um tem suas manias, bons estudos.
Estaremos torcendo por você 👍
Parabéns irmão 👏. Deus te abençoe
Uma questão importante nesses programas de viaturas blindadas é a munição, 105 ou 120mm, devemos conseguir fabricar todas as que precisamos, ficar dependendo de importação é complicado.
torre remax para o urutu policial é possível?
Bom dia Grande Caiafa
52 é muito !!! 26 está bom , pensando bem 13 tá bom.
Gosto do seu progrAma
Cara você tem que voltar ao EB ... como consultor , você sabe né!!!!!
Chorei de rir no momento "nó na língua""
A qualidade das informações do Caiafa é muito boa. O que evita que ele tenha cada vez mais seguidores é o constante uso de pleonasmos, o hábito de achar que as pessoas tem que saber o mesmo que ele, a mania de dar 15 adjetivos pra mesma coisa e o descontrole emocional quando perguntam bobagem. Se não tem paciência pra responder, não abre pra perguntarem. Quando perguntaram sobre a Remax no M113, por exemplo, podia responder simplesmente: não sei se o EB tem a intenção e a grana pra fazer isso mas dá sim. Próxima pergunta.
Perdi a live ,horário ruim,irei ver agora no almoço .
Show 👍🏻👊🏻👏🏻👏🏻👏🏻
So live top
caiafa e os 8x8 alguma novidade?
Bom dia. Caiafa Master. Belmonte-BA.
Bom.Depois dessa introdução fica claro que Caiafa estará no próximo Rock In Rio.
se for no dia que tem rock, ok
Como está a história do m198 que o EB adquirira junto ao US Army. Ainda tá de pé ou a intenção foi descartada? Não ouvi falar mais nada.
25% DOS LEOPARD SERÃO MODERNIZADOS -OK- E DEPOIS ?? ENQUANTO ISSO , NA SUÉCIA. .......
Melhorou Kkk
18:20 lugazim difícil de se pronunciar 😅
Que pena que só posso dar um like nessa parada.
Terá uma licitação para a escolha do próximo carro de combate? Então já tivemos o aríete italiano cotado, agora o cv90 e teremos outros falados até finalmente rolar a licitação. Muito chão pela frente !! Mas o CV90 é um excelente veículo.
Porra Caiafa sabe das coisas, esposa tem que autorizar. kkkkkk
CV90 com 30mm?
Se for pra MMBT acho q não, mas tbm n tô lá dentro não sei dizer, mas deve ser o 120
Rumo aos 200k
É muito triste ver algumas empresas da base industrial de defesa tratar a impressa especializada assim.
O NEXTER EMBT é de 120, 130 ou 140mm
140mm, o canhão 140mm ascalon está sendo dessenvolvido para ele.
Mentalidade de empresa pequena é isto... Exemplo é a empresa Olivette (maquina de escrever) que não conseguiu enxergar sua própria existência e possibilidade de poder crescer expandir mundo a fora no mercado global.
ROBERTO CAIAFA/ INFODEFENSA. -_
Realmente plausível a interpretação , é uma linha de pensamento de fato modernizar e dar melhores condições a parte da frota que ir rebocando a maior parte em uma atualização até serem desativados com ou sem substitutos.
Bem o calibre de 120 são canhões maiores e pesados mesmo entre o 44 e o 55 ,certamente alguém faz isso sem problemas ,mas por mais amado que o chassi fosse ninguém viu valor nisso até hoje.
Se pode? ,alguém sabe qual o anel da torre do leopard e CV-90? ,se for igual o transtorno é mínimo até pelo CV ter espaço interno de sobra para qualquer adaptação ,agora se não for ,se tiver alguns componentes beleza de resto vale o esforço? ,certamente a proposta existiria como foi a ideia de melhorar a blindagem dos leopards nessa modernização mesmo só significando que iria aumentar o desgaste.
Isso já é meio complicado tudo depende do terreno ,na segunda guerra no front oriental a média de combate era 600m no oriental 800m ,pulando para a guerra do golfo e com isso lemos a ultima grande batalha entre blindados (73 easting) os abrans efetuaram 1 a 2 disparos a 2km para abaterem um inimigo ,para aumentar a capacidade atual só fogo indireto ,canhões de alma lisa só existem pois consideraram que o sistema de controle de fogo a perca de precisão a distancias combativas.
Dizer drones ,engajamentos a 10km é dizer oque toda indústria gosta de ouvir ´´verba´´ ,se um blindado tiver que gerar essa quantidade de informação por si mesmo é quase que estar sozinho e ele não faz nada sozinho ,drones de 2030 são como rádios em 1930? ,ou como os soldados que subiam nos blindados e comunicavam por um ´´telefone´´ externo com a tripulação do blindado para fazerem algo? ,veremos.
Pensavam isso no IS-2 que carregava 28 projéteis em 2-3 disparos por minuto contra os 79 de um panther e uma chuva de 10 disparos por minuto ,longe de ser suficiente pois segundo informes na época já em Berlim os IS gastavam duas vezes mais munição que carregavam e considerando que era comum todos gastavam três munições no mínimo na época por blindado abatido (vide o confronto documentado do panther vs o pershin) ,a divisão meio a meio de munições perfurantes e explosivas faz sentido ,uma das muitas razões da necessidade de se botar um canhão auxiliar de 30mm nos próximos blindados.
E pensar que anos atrás tínhamos um MBT pronto para o uso, infelizmente não temos provas, mas tudo leva a crer que os políticos da época contribuíram decisivamente para o fracasso de uma das maiores empreitadas da nossa indústria de defesa.
Fala do Osório ou do Tamoyo? O Osório e falência da Engesa é culpa da mesma. Não se coloca tanto dinheiro em algo sem a certeza de retorno... Tamoyo é sim culpa do Brasil.
@@yuri30027 entendi seu ponto de vista mas o governo da época não deu apoio nenhum, apesar dos riscos que a empresa correu.
@@mjgbborges É complicado o governo fazer alguma coisa, deviam dever muito dinheiro. O Tamoyo e a Bernardini dá pra falar que o governo tem culpa, já a Engesa não. A Engesa foi muito importante para o Brasil e é uma pena que tenha acabado da forma que acabou.
👍👍👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Não seria loucura imaginar uma parceria entre a Iveco - OTO Melara e o CTEx (detentor dos projetos e protótipos) para fabricação local de uma versão atualizada do Osório P2 ou Tamoyo III c/ torre 120mm, "à la" Ariete e Centauro II 🤔
52 é muito pouco, kkk
Cadê o M198?
Utilizar o CV90 pra atuar como um MBT é uma péssima idéia, ele tem uma boa blindagem pra um IFV, mas pra um MBT é uma casquinha, não aguenta segurar um RPG nem frontalmente, lateralmente então, pode ser penetrado por canhão de 20mm que algumas facções do Rio utilizam (Conceito de MMBT, ok)
Não caiam no papo dos suecos, esse veículo não substitui de forma alguma um MBT, tanto é que os próprios suecos possuem carros de combate puro sangue como o Stridvagn 122 (leopard 2A4 sob licença)
E pra quem diz que blindagem não faz diferença, na guerra da Ucrânia existem registros fotográficos de T-64A (que é uma sucata) operando mesmo após ter sido atingido por 4 disparos de HEAT, o CV90 teria ido pro saco no primeiro disparo, e eu, como tripulante, digo que isso faz MUITA diferença, não quero ser desmembrado por um RPG de 500 dólares.
Em toda sua história, o exército brasileiro nunca operou um blindado verdadeiramente protegido, blindagem compósita está a cada dia que passa se tornando um padrão no mundo inteiro, enquanto o trunfo da blindagem do CV90 é resistir a 14.5mm.
como tripulante (o cara que possivelmente vai morrer se o veículo for atingido) deixo aqui meu profundo descontentamento se esse veículo se concretizar como o único substituto do 1A5, infelizmente, minha guarnição vai continuar invejando os chinelos.
Ps: não tenho nada pessoal contra os suecos ou o CV90, o que eu falei vale pra qualquer MMBT
nada hoje em dia aguenta um disparo de javelin por exemplo. como o caifa diz; tem q focar na eletrônica embarcada.
@@leot.o5125 Não quero que aguente um Javelin, esse é simplesmente a arma anticarro portátil mais avançada (e cara) do mundo.
Quero que aguente a porcaria de um RPG-7 dos anos 60 pelo menos, mas com o CV90 isso é pedir de mais.
Se essa fosse a questão já teríamos Abrahms não faltam ofertas de FMS a questão é que o EB não quer um carro pesado . Eu também queria um carro pesado mas não querem um .
@@truta3715 no campo de batalha moderno sobrevive quem consegue enxergar primeiro. os sensores do CV 90 fazem diferença. quando a blindagem é possível aumenta-la com kits d proteção extra. sendo possível aguentar disparos de AT-4 e versões mais simples do Carl gustav. e quanto ao RPG dos anos 60 uma blindagem tipo gaiola já resolve.
O cara é uma metralhadora de bosta kkkkk
52 ????
Não é pouco
Não é possível para maldito
RUclips -_-
CAIAFAMASTER. -_-
O Leopard 2a7 aquele que o general viu na feira em Paris é perfeita para ser o substituto dos 1a5 já que a KMW já tem a fábrica no Brasil e o Leopard 1a5 pode ser usado para treinamento.
No minha humilde opinião, alterar para cima o calibre de um canhão na estrutura do tanque não é viável, um tanque de 120 mm o impacto de aríete é terrível na estrutura do tanque,
agora aumentando o calibre vai sofre ainda mais o envelhecimento precoce vai existir.
Estado mínimo= nenhum investimento
Seria interessante o Brasil desenvolver um MBT próprio para colocar em operação em 2037/2040 por exemplo, já que o Leopard 1a5 será modernizado e ficará em operação até 2037, nisso seria tempo suficiente para que o Brasil desenvolvesse um MBT próprio com 100% tecnologia nacional, e que atenda aos requisitos do EB.
Eu sou a favor da modernização dos MBT Leopard 1a5, mas enquanto isso eu acredito que o Brasil poderia desde já ir desenvolvendo um MBT próprio para que em 2037/2040 ele já esteja pronto e testado para entrar em operação. O Brasil é capaz, nós já tivemos o Osório e o Tamoio...
@@j.r.7118 Não ia não porque no caso do Osório, só não foi dado prosseguimento naquele projeto, porque a Engesa faliu, infelizmente. Se o Brasil tivesse uma empresa boa de defesa nacional estilo ''Engesa'' nos dias de hoje, com certeza os projetos tenderiam à ir pra frente.
Quanto a pagar os custos de um desenvolvimento de um MBT novo, com certeza o Brasil teria condições sim, pois recursos nós temos de sobra, o problema é que eles são muito mal administrados, infelizmente.
Mesmo com a concorrência internacional, o EB poderia adotar um posicionamento para aquisição de um blindado nacional. Um bom exemplo são os nossos Super Tucanos e o C-390, ambos da Embraer, que vem competindo bem na concorrência internacional.
Tudo isso é um fator positivo para nós, e a meu ver, o Brasil só não desenvolve um MBT próprio porque não quer. Mesmo assim, conforme o Caiafa falou na live, se hoje o EB fosse substituir os Leopard 1a5, seria pelo CV90 de 120mm, que seria uma excelente substituição, pois o CV90 é um MBT muito bom, moderno e supriria as necessidades do nosso EB, além de preencher todos os requisitos.
Caramba ! Caiafa, voce é muito prolixo. Desculpa, mas é muito "Blá, Blá, Blá". Fica cansativo, acompanhar os seus comentários.
🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱
mordernizar 52un do LEOPARD é bizarro kkk
Graannnde Caiafa... por q não fala mais do galo??? SRN 🖤❤ 🖤❤ 🖤❤
parou de jogar bola uai, vou falar do que, do Hulk nota de repúdio?
Lunáticos e malucos alimentados por falas do presidente francês, que é outro deleskkkkkkkk