Como português, talvez pelo facto de ter trabalhado anteriormente quase 2 anos no Brasil (SP), dá para entender o extraordinário intercâmbio entre nossos dois povos, dificilmente outros países poderão dizer convictamente que Brasil e Portugal são verdadeiros países irmãos. Fico verdadeiramente orgulhoso de saber que os brasileiros em Portugal se sentem bem ou quase em sua casa. Adoro o vosso grupo e espero que continuem se sentindo bem-vindos e que tudo corra pelo melhor, seja na saúde, segurança, em termos profissionais e familiares. Achei piada pelo vosso tema da linguagem, concordo em absoluto: o brasileiro é o português musical com todas aquelas vogais bem abertas, é lindo o sotaque brasileiro! Tudo de bom para vocês, muitos sucessos e que continuem a adorar este pequeno país chamado Portugal mas que tem um coração enorme para receber bem os nossos irmãos brasileiros. 😊
Queria deixar uma breve explicação, nós (portugueses) sabemos que os brasileiros falam portuguès. Quando dizemos que falam brasileiro estamos no fundo a dizer duas coisas, que está a falar português e que é do Brasil. Qualquer outro estrangeiro que tente falar português nunca será identificado por nós, mesmo que fale com sotaque do Brasil, como estando a falar "brasileiro". O falar brasileiro é só para brasileiros. O zuca não é perjurativo nem insultuoso. O zuca e o tuga são tratamentos carinhosos. O zuca bem de brasuca e o tuga de portuga. Portuga era um jeito carinhoso de falar do português personagem principal no livro "O meu pé de laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos.
Parabéns pelo podcast, bem legal ! Eu já morei 14 anos no Algarve, foi muito bom mesmo , sinto saudades do clima e gastronomia, mas profissionalmente , como Educadora me identifico mais com a pedagogia do Jardim de infância alemão . Trabalhei na Escola Alemã no Algarve, tentei trabalhar no jardim de infância Português / Algarve, mesmo com todas as voltas não consegui, talves pelo fato de falar português do Brasil. Atualmente sou Educadora no Kindergarten em Freiburg , não me olham como estrangeira, e sim como profissional. Considero a pedagogia portuguesa muito severa. Conheci excelentes Educadora portuguesa, aprendi bastante e trocamos experiências. Sigam em frente, dicas maravilhosas 😊
E decidi mudar para Portugal na segunda vez que aí estive. Muita identificação. Faz meses que estou estudando tudo sobre Portugal. Os valores, me encantam.
Espetacular!! Muito boas dicas e muita realidade nos comentários e nas situações. Excelentes orientações de comportamento em relação ao novo ambiente de vida.
Olá.Gostei muito do tema escolhido e partilho convosco esse sentimento de se sentir estrangeiro quando se vive noutro país que não seja o nosso.Tambem sou emigrante há imensos anos e compreendo perfeitamente esse sentimento.Sou portuguesa mas não moro em Portugal também. Felicidades para o vosso programa
Mas eu acho que nasci no país errado. Eu tenho muito da cultura inglesa. Gosto de formalidade, de pontualidade, não invadir o espaço do outro e não gosto que invadam o meu; não gosto de aglomerações com quem não conheço e nem com quem conheço. Gosto de festa familiar com hora para começar e hora para acabar. Fiquei 1 mês na Europa, Irlanda do Norte, Escócia, Londres e Portugal. Me identifiquei. Estamos resolvidos; eu e meu esposo vamos para Portugal ano que vem. Ele vai sofrer mais, embora seja neto de alemão, vai sofrer mais com os limites. Mas estou ouvindo tudo para prepará-lo. Ele gosta de ser dependente de informações para se comunicar. Estou trabalhando sua cabeça.
Adorei, meninas!! Acompanho a Paty há um tempo e contratamos o relocation (a Márcia, super querida, que nos atende). No próximo mês rumamos a Portugal 🙏 para uma nova experiência, e ter essas e tantas outras informações é muito bacana. Magnífico!!! Bjinhos
@@VouMudarParaPortugal @janedesena3026 Li seu comentário no podcast "Como é ser Imigrante em Portugal" sobre a Marcia, quem você contratou para a sua relocation. Poderia me dar referências dela? No publico ou privado, tanto faz. Justifico esta abordagem abrupta: estudando, aos 71 anos, minha mudança do Brasil para Alentejo, aprendo muito com Vou Mudar para Portugal, mas qualquer ajuda é valiosa (porque já sei de picaretas em relocation e de histórias ruins deles).
Vários amigos meus têm conversado comigo a respeito de Portugal. Recentemente pediram-me a fontes do meu conhecimento adquirido rsrsrs Eu decidi passar a enviar o link deste vídeo, pela visão panorâmica que ele dá (só nesta semana já o mandei para 4) recomendando se inscreverem no canal. Somente depois que eu receber a reação (se e quando ocorre) do receptor é que eu acrescento mais itens. Parabens pelo elas por elas!! Está fantástico.
Excelente o podcast de vocês meninas. Obrigada pelas dicas e por favor, continuem naturais assim mesmo, mudando de assunto e voltando, tem que ser natural, tem um script para seguir, mas o que nos faz ficar "colado" no podcast é o fato de ser interessante, leve e natural. Ahhh e aqui no Brasil, felizmente temos um único representante amante da língua portuguesa raiz, o ex-presidente Michel Temer que usa muito o português literal "Fa-lo-ei assinar esta nota técnica." entre outros, já que nosso também ex-presidente Jânio Quadros que era outro fã apaixonado da Língua Portuguesa, faleceu em 1992 e nunca mais tinha ouvido um "Fa-lo-ei". Em breve estarei em Portugal também em Cascais muito provavelmente. Parabéns meninas, aguardando os próximos.
O Brasil perdeu o rumo da educação formal e consistente, por decisões erradas motivadas pela política, e agravada com a adoção dos princípios de Paulo Freire, cujo ideário gerou uma multidão de analfabetos, especialmente funcionais... Salvam-se aqueles que têm oportunidade de estudar em escola particular cujos genitores são presentes e participantes. Só a lamentar o imediatismo e o empobrecimento cultural decorrente.
Eu acho que o principal erro do brasileiro quando imigra para Portugal é achar que o português é um brasileiro com sotaque diferente. Nada mais longe da verdade. O português na sua essencia é um europeu, enquanto que o brasileiro é latino. Culturalmente e na questão de hábitos são bastante diferentes, ainda que haja a similaridade da lingua.
as vezes não é xenofobia eu vejo alguns brasileiros não tem a mesma educação que vós e a verdade é que vem muita gente que não tem cultura suficiente para saber se comportar na casa dos outros.
Sim vejamoa a questão de o Senhor do Uber dizer que moço aqui não existe, sim ele tem razão muito embora já tenha existido era o mais baixo do baixo, e í era a quele ser que fazia recados isto era moço de recados@
Mas gra des broncas etaarapara acontecer conm nativos de outras zonas do Planeta pois acredito que a União Europeia e o Estado Portugues irão tomar as medidas adquadas
Se me permitem, o Carnaval, aqui no Porto, chama-se S. João. e é na noite de 23 de Junho. Aliás, os desfiles que mimam pindericamente o Brasil, são de um ridículo atroz, Coisinha mais "pimba".! Quanto a xenofobia, concordarão que os emigrantes portugueses no Brasil sofreram humilhações indescritíveis, não porque ultrapassassem alguém na fila, mas porque eram pobres e incultos. Ora, as senhoras não são representativas do grosso da imigração brasileira que nos chega e podem ser incomodativos. Só dois episódios, passados connosco: 1- noite de S.joão, fila para jantar numa esplanada na Pç da Batalha. Tudo a cumprir, inclusive brasileiros e casais com carrinhos de bebé. Quando já estamos na frente, vem o chefe de mesa buscar-nos (a tal formalidade portuguesa e de toda a Europa), e mal se vira a mesa já está ocupada por um casal. Seguimo-lo e sugere que vão para a fila. Eram brasileiros. Claro que ao meu marido e a mim nos incomodaram os comentários "bem se vê que são brasileiros" da mesa ao lado, e, como não costumo deixar passar estas coisas em branco, respondi: "bem se vê que têm pouco civismo sejam lá o que forem". 2- Maio e Junho de 2022 e 2023, porque em julho e Agosto fomos para Itália. Nos dias quentes, vou até ao jardim com um livro. A maior parte das vezes, tenho de entrar em casa, porque, sei lá de onde, ouço um brasileiro aos gritos horas e horas. Julgo que será violência doméstica e conto a uma filha que tenho pena de não saber de onde vem a gritaria, porque chamava a polícia Em Portugal é crime público e todos temos o dever de denunciar, já o tendo feito e verificando a vinda rápida da polícia que levou o energúmeno. Pela descrição que fiz, ela diz-me que é ele no Waths app, porque nunca usam o TLM como telefone. Esse avanço digital deve ter esquecido esta funcionalidade. E não se pense que há um preconceito da nossa parte, até porque foi essa minha filha quem ajudou um casal brasileiro a escolher as escolas para os filhos, a tomarem o reforço das vacinas COVID e a inscrevê-los no Centro de Saúde, já que a rede brasileira que os ia acolher e encaminhar falhou redondamente.
E isto não pode ser considerado xenofobia! Por exemplo se eu for para o Brasil e chegar num local onde esteja varias jovens ou mulheres joves, e e eu disser (então raparigas não vão divertir-se?) De imediato o que me vai ser dito pelas cujas? Será que o que vão não o poderei clocar no patamar da xenofobia considerada à manifestação de desagrado do motorista do Uber? É claro que hoje está criado o conceito de xenofobia por causa do RUclips pagar pelos videos e então tem que ser criado conteudo que na maior parte da vezes é extremamente denegridor dos nativos deste Pais e do próprio País em si porque tem que ser mostrado conteudo para a fonte de receita ser certa. Peço-lhes a vós as 4 perdao p, dado que de forma alguma vos estou a i cluir neste pacote. Muito pelo contrario os vossos videos "debates" sao muito didáticos tanto para mim como Portugues que sou e que sempre adorei o Brasil hoje por xenofobia no trabalho praticada contra pessoas que estavam sobre directrizes minhas era feita com requintes de humilhação por Brasileiros em cargos de chefia contra os meus subordinados que em nada tinham que receber desses seres quaiqueres directrizes, eu era o responavel por eles e se havia algo a tratar deveria ser comigo porem quando esses senhores questionados por mim tentavam se Mpre dizer o contrario ate eu tomar as minhas medidas tornando-me onvisivel e apanhalos em flagrante
Por isto sugirovos 2 coisas uma questionar a falsa verdade dos youtubers, e segundo tentarem saber o que se passou com os Brasileiros que vieram ate 2015 que na sua maioria não estão cá mas que deixaram para trás um rasto de destruição a todos os niveis, assaltos por asto nas práias, robos por esticão feito por. Individuos em motos , Carjeking, casa alugadas, rendas não pagas e subsquente as casas entregues só paredes e mesmo estas vandalizadas, aparelhos eletronicos comprados a credito pouco antes de regressarem ao Pais de origem , e hoje nos Portugueses somos vitimas das normas que foram criadas e a meu ver muito bem por thdo isto eu pedgunto quem tem coragem de dizer que um povo que foi de algu.a forma nao no seu todo massacrado humilhado expoliado, este povo hoje a pri cipio olha de alguma forma mais fria mas quando reconhece no intrelocutor/colega/visinho as qualidades o Português é capaz de tirar aroupa e dar ao seu vizinho Brasileiro se ele necessitar!,tem procurar saber isto!
Como português, talvez pelo facto de ter trabalhado anteriormente quase 2 anos no Brasil (SP), dá para entender o extraordinário intercâmbio entre nossos dois povos, dificilmente outros países poderão dizer convictamente que Brasil e Portugal são verdadeiros países irmãos. Fico verdadeiramente orgulhoso de saber que os brasileiros em Portugal se sentem bem ou quase em sua casa. Adoro o vosso grupo e espero que continuem se sentindo bem-vindos e que tudo corra pelo melhor, seja na saúde, segurança, em termos profissionais e familiares. Achei piada pelo vosso tema da linguagem, concordo em absoluto: o brasileiro é o português musical com todas aquelas vogais bem abertas, é lindo o sotaque brasileiro! Tudo de bom para vocês, muitos sucessos e que continuem a adorar este pequeno país chamado Portugal mas que tem um coração enorme para receber bem os nossos irmãos brasileiros. 😊
Queria deixar uma breve explicação, nós (portugueses) sabemos que os brasileiros falam portuguès. Quando dizemos que falam brasileiro estamos no fundo a dizer duas coisas, que está a falar português e que é do Brasil. Qualquer outro estrangeiro que tente falar português nunca será identificado por nós, mesmo que fale com sotaque do Brasil, como estando a falar "brasileiro". O falar brasileiro é só para brasileiros. O zuca não é perjurativo nem insultuoso. O zuca e o tuga são tratamentos carinhosos. O zuca bem de brasuca e o tuga de portuga. Portuga era um jeito carinhoso de falar do português personagem principal no livro "O meu pé de laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos.
Parabéns pelo podcast, bem legal !
Eu já morei 14 anos no Algarve, foi muito bom mesmo , sinto saudades do clima e gastronomia, mas profissionalmente , como Educadora me identifico mais com a pedagogia do Jardim de infância alemão . Trabalhei na Escola Alemã no Algarve, tentei trabalhar no jardim de infância Português / Algarve, mesmo com todas as voltas não consegui, talves pelo fato de falar português do Brasil. Atualmente sou Educadora no Kindergarten em Freiburg , não me olham como estrangeira, e sim como profissional. Considero a pedagogia portuguesa muito severa. Conheci excelentes Educadora portuguesa, aprendi bastante e trocamos experiências.
Sigam em frente, dicas maravilhosas 😊
E decidi mudar para Portugal na segunda vez que aí estive. Muita identificação. Faz meses que estou estudando tudo sobre Portugal. Os valores, me encantam.
Vocês são maravilhosas.Amei. Colada
Parabéns pelo podcast, fabuloso! Adorei! E com muitas dicas, muito bom mesmo!
Adoro ouvir vocês. Sou Porto mas o isso Brasil com açúcar segundo Eça de Queiroz é lindo de ouvir... Beijinhos grandes
Espetacular!! Muito boas dicas e muita realidade nos comentários e nas situações. Excelentes orientações de comportamento em relação ao novo ambiente de vida.
Olá.Gostei muito do tema escolhido e partilho convosco esse sentimento de se sentir estrangeiro quando se vive noutro país que não seja o nosso.Tambem sou emigrante há imensos anos e compreendo perfeitamente esse sentimento.Sou portuguesa mas não moro em Portugal também. Felicidades para o vosso programa
Gostei muito.
Grande abraço.
Mas eu acho que nasci no país errado. Eu tenho muito da cultura inglesa. Gosto de formalidade, de pontualidade, não invadir o espaço do outro e não gosto que invadam o meu; não gosto de aglomerações com quem não conheço e nem com quem conheço. Gosto de festa familiar com hora para começar e hora para acabar. Fiquei 1 mês na Europa, Irlanda do Norte, Escócia, Londres e Portugal. Me identifiquei. Estamos resolvidos; eu e meu esposo vamos para Portugal ano que vem. Ele vai sofrer mais, embora seja neto de alemão, vai sofrer mais com os limites. Mas estou ouvindo tudo para prepará-lo. Ele gosta de ser dependente de informações para se comunicar. Estou trabalhando sua cabeça.
Esse quarteto e fantasticooooooo :)
As quatro dicas do final resumiram tudo!!!
Meninas amadas. Eu amei esse podcast. Vocês são lindas !
Muito bom, ótimas informações no "Portugal por elas"
Legal qdo todas falam! Kkkkk é assim mesmo um bom papo!😂❤
Excelente o episódio do "Portugal Por Elas". No segundo semestre, apto pronto, estarei chegando. Jornadeira 7.0
Ameiiii… esses vídeos são alimentos diários da certeza que já tomamos !!!
Adorei, meninas!! Acompanho a Paty há um tempo e contratamos o relocation (a Márcia, super querida, que nos atende). No próximo mês rumamos a Portugal 🙏 para uma nova experiência, e ter essas e tantas outras informações é muito bacana.
Magnífico!!! Bjinhos
Que ótima notícia, querida!
@@VouMudarParaPortugal @janedesena3026 Li seu comentário no podcast "Como é ser Imigrante em Portugal" sobre a Marcia, quem você contratou para a sua relocation.
Poderia me dar referências dela? No publico ou privado, tanto faz.
Justifico esta abordagem abrupta: estudando, aos 71 anos, minha mudança do Brasil para Alentejo, aprendo muito com Vou Mudar para Portugal, mas qualquer ajuda é valiosa (porque já sei de picaretas em relocation e de histórias ruins deles).
Vários amigos meus têm conversado comigo a respeito de Portugal. Recentemente pediram-me a fontes do meu conhecimento adquirido rsrsrs
Eu decidi passar a enviar o link deste vídeo, pela visão panorâmica que ele dá (só nesta semana já o mandei para 4) recomendando se inscreverem no canal.
Somente depois que eu receber a reação (se e quando ocorre) do receptor é que eu acrescento mais itens. Parabens pelo elas por elas!! Está fantástico.
Obrigado por compartilhar, querido.
Eu adorei todos os pontos que vcs abordaram. Obrigada ❤
Sou de nacionalidade portuguesa , moro no Canada á cerca de 40 anos e continue a me sentir emigrante
Excelente o podcast de vocês meninas.
Obrigada pelas dicas e por favor, continuem naturais assim mesmo, mudando de assunto e voltando, tem que ser natural, tem um script para seguir, mas o que nos faz ficar "colado" no podcast é o fato de ser interessante, leve e natural.
Ahhh e aqui no Brasil, felizmente temos um único representante amante da língua portuguesa raiz, o ex-presidente Michel Temer que usa muito o português literal "Fa-lo-ei assinar esta nota técnica." entre outros, já que nosso também ex-presidente Jânio Quadros que era outro fã apaixonado da Língua Portuguesa, faleceu em 1992 e nunca mais tinha ouvido um "Fa-lo-ei".
Em breve estarei em Portugal também em Cascais muito provavelmente.
Parabéns meninas, aguardando os próximos.
O Brasil perdeu o rumo da educação formal e consistente, por decisões erradas motivadas pela política, e agravada com a adoção dos princípios de Paulo Freire, cujo ideário gerou uma multidão de analfabetos, especialmente funcionais... Salvam-se aqueles que têm oportunidade de estudar em escola particular cujos genitores são presentes e participantes. Só a lamentar o imediatismo e o empobrecimento cultural decorrente.
Bem hajam por existirem!
Eu acho que o principal erro do brasileiro quando imigra para Portugal é achar que o português é um brasileiro com sotaque diferente. Nada mais longe da verdade. O português na sua essencia é um europeu, enquanto que o brasileiro é latino. Culturalmente e na questão de hábitos são bastante diferentes, ainda que haja a similaridade da lingua.
as vezes não é xenofobia eu vejo alguns brasileiros não tem a mesma educação que vós e a verdade é que vem muita gente que não tem cultura suficiente para saber se comportar na casa dos outros.
Sim vejamoa a questão de o Senhor do Uber dizer que moço aqui não existe, sim ele tem razão muito embora já tenha existido era o mais baixo do baixo, e í era a quele ser que fazia recados isto era moço de recados@
Engraçado que a mesma que acha que se deve vir com humildade, também fala em relação ao 6 meia. E diz " eles acham que é errado" usar cá.
Mas gra des broncas etaarapara acontecer conm nativos de outras zonas do Planeta pois acredito que a União Europeia e o Estado Portugues irão tomar as medidas adquadas
Porque conceituamos que viver calmamente é estar pra trás?
🤍🤍🤍
Se me permitem, o Carnaval, aqui no Porto, chama-se S. João. e é na noite de 23 de Junho. Aliás, os desfiles que mimam pindericamente o Brasil, são de um ridículo atroz, Coisinha mais "pimba".!
Quanto a xenofobia, concordarão que os emigrantes portugueses no Brasil sofreram humilhações indescritíveis, não porque ultrapassassem alguém na fila, mas porque eram pobres e incultos. Ora, as senhoras não são representativas do grosso da imigração brasileira que nos chega e podem ser incomodativos. Só dois episódios, passados connosco:
1- noite de S.joão, fila para jantar numa esplanada na Pç da Batalha. Tudo a cumprir, inclusive brasileiros e casais com carrinhos de bebé. Quando já estamos na frente, vem o chefe de mesa buscar-nos (a tal formalidade portuguesa e de toda a Europa), e mal se vira a mesa já está ocupada por um casal. Seguimo-lo e sugere que vão para a fila. Eram brasileiros. Claro que ao meu marido e a mim nos incomodaram os comentários "bem se vê que são brasileiros" da mesa ao lado, e, como não costumo deixar passar estas coisas em branco, respondi: "bem se vê que têm pouco civismo sejam lá o que forem".
2- Maio e Junho de 2022 e 2023, porque em julho e Agosto fomos para Itália. Nos dias quentes, vou até ao jardim com um livro. A maior parte das vezes, tenho de entrar em casa, porque, sei lá de onde, ouço um brasileiro aos gritos horas e horas. Julgo que será violência doméstica e conto a uma filha que tenho pena de não saber de onde vem a gritaria, porque chamava a polícia Em Portugal é crime público e todos temos o dever de denunciar, já o tendo feito e verificando a vinda rápida da polícia que levou o energúmeno. Pela descrição que fiz, ela diz-me que é ele no Waths app, porque nunca usam o TLM como telefone. Esse avanço digital deve ter esquecido esta funcionalidade. E não se pense que há um preconceito da nossa parte, até porque foi essa minha filha quem ajudou um casal brasileiro a escolher as escolas para os filhos, a tomarem o reforço das vacinas COVID e a inscrevê-los no Centro de Saúde, já que a rede brasileira que os ia acolher e encaminhar falhou redondamente.
E isto não pode ser considerado xenofobia! Por exemplo se eu for para o Brasil e chegar num local onde esteja varias jovens ou mulheres joves, e e eu disser (então raparigas não vão divertir-se?) De imediato o que me vai ser dito pelas cujas? Será que o que vão não o poderei clocar no patamar da xenofobia considerada à manifestação de desagrado do motorista do Uber? É claro que hoje está criado o conceito de xenofobia por causa do RUclips pagar pelos videos e então tem que ser criado conteudo que na maior parte da vezes é extremamente denegridor dos nativos deste Pais e do próprio País em si porque tem que ser mostrado conteudo para a fonte de receita ser certa.
Peço-lhes a vós as 4 perdao p, dado que de forma alguma vos estou a i cluir neste pacote. Muito pelo contrario os vossos videos "debates" sao muito didáticos tanto para mim como Portugues que sou e que sempre adorei o Brasil hoje por xenofobia no trabalho praticada contra pessoas que estavam sobre directrizes minhas era feita com requintes de humilhação por Brasileiros em cargos de chefia contra os meus subordinados que em nada tinham que receber desses seres quaiqueres directrizes, eu era o responavel por eles e se havia algo a tratar deveria ser comigo porem quando esses senhores questionados por mim tentavam se
Mpre dizer o contrario ate eu tomar as minhas medidas tornando-me onvisivel e apanhalos em flagrante
Por isto sugirovos 2 coisas uma questionar a falsa verdade dos youtubers, e segundo tentarem saber o que se passou com os Brasileiros que vieram ate 2015 que na sua maioria não estão cá mas que deixaram para trás um rasto de destruição a todos os niveis, assaltos por asto nas práias, robos por esticão feito por. Individuos em motos ,
Carjeking, casa alugadas, rendas não pagas e subsquente as casas entregues só paredes e mesmo estas vandalizadas, aparelhos eletronicos comprados a credito pouco antes de regressarem ao Pais de origem , e hoje nos Portugueses somos vitimas das normas que foram criadas e a meu ver muito bem por thdo isto eu pedgunto quem tem coragem de dizer que um povo que foi de algu.a forma nao no seu todo massacrado humilhado expoliado, este povo hoje a pri cipio olha de alguma forma mais fria mas quando reconhece no intrelocutor/colega/visinho as qualidades o Português é capaz de tirar aroupa e dar ao seu vizinho Brasileiro se ele necessitar!,tem procurar saber isto!
Brasil e super avancado 😂