Quem vê esses 3 falando acha que estão na mesa o Scorsese, Tarantino e o Spielberg 😂😂😂😂 pode dar 200 milhões na mão dos "especialistas" pra eles produzirem um filme, te garanto que o resultado seria pior que madame teia 😂😂
Tudo bem não achar o filme tão profundo sociologicamente kkk, mas resumi-lo à "Poxa é chato ser velho" foi foda. Pareceu uma coisa que o Harvey falaria.
Só o fato do produtor executivo, misógino, invasivo e tarado se chamar Harvey, tipo o Weintein, e o filme não fazer alarde nenhum, esse paralelo, só tá lá pra quem pescar. Já mostra que o projeto não é tão raso assim.
A Substância é um filme MUITO bom e não consigo entender essa galera caindo matando em cima do filme. Pra começar que todas as referências citadas para comparação tanto consideradas boas como ruins são homens, em sua grande maioria estadunidenses (Ti West, Flanagan, Lynch, Roth). Ai já começa até com reclamação sobre a câmera que claramente foi utilizada pra causar desconforto e causar uma distorção maior da imagem e dos corpos, já que esse é um dos principais pontos do filme. Ai vai pra falar que o filme não tem proposito, dai penso primeiro, será todo filme (entretenimento) tem que ter propósito? Ainda que ache que esse comentário não sei aplique A substância porque claramente ele tem uma crítica à algo persistente na vida de mulheres principalmente. Ai, vem a crítica à utilização do cinismo e da ironia em filmes de terror como forma de desarmar o tom ameaçador do gênero. O que é ameaçador? Todo filme de terror tem que ser ameaçador? O cinismo e a ironia podem causar um grande desconforto se usados da maneira correta. Vcs seguem a conversa, falando que o filme utiliza do horror corporal só como choque porém, um dos maiores horrores do filme é quando a Demi Moore está no banheiro se maquiando incansavelmente, então o choque não está exclusivamente no gore que vão acompanhar as cenas seguintes. Ai, ainda vem a comparação com o filme do Homem Elefante, que fala justamente sobre a experiência dolorosa da não aceitação de corpos diferentes, ou seja, não há um esvaziamento ou falta de propósito no filme como vocês afirmaram no começo. Pra seguir, escolhem o James Wan que faz filmes LOTADOS de jumpscare que é uma proposta totalmente diferente do filme da Fargeat. Eu gosto de cinema de horror, então gosto também dos filmes dele mas comparar ambos não faz sentido já que eles vão pra caminhos e estilos dentro do gênero completamente diferentes. Chegar a conclusão que o filme mostra que o "feio é feio mesmo" é completamente raso e provido de tamanha falta de atenção, na verdade mostra que a busca pela sua melhor versão pode levar a essa deformação e que seu eu não será aceito, de maneira alguma, além dessa busca pela beleza padronizada e fixa. Por fim, se vocês dizem que o terror é um espaço onde a criatividade é mais LIVRE, porque A substancia seria um filme tão ruim assim? a ponto de se referir a ele como algo de "final de curso"? E também gostaria de apontar que a todo momento os nomes dos diretores foram falados, mas quando foi se referir a diretora do filme a chamou de "mina" e não pelo seu nome, Coralie Fargeat, parece um detalhe bobo mas é um lugar bem sutil de um machismo presente no julgamento do filme aparentemente, baseado somente em preferências estilisticas dentro do gênero e não sobre o filme em si.
Olá Mary, tudo bem? Não sei se reparou durante o vídeo que eu e Matheus até então não havíamos assistido ao filme (eu sigo não tendo visto). Nosso papel foi levantar o debate acerca do filme e do cinema de horror contemporâneo a partir da opinião do Hessel. Há outro episódio aqui no canal em que fizemos um Especial Terror sobre Body Horror onde fizemos a mesma coisa com outro convidado, só que este (Chico Fireman) gostou do filme, o que fez com que a conversa fosse para outros lugares. Abraços!
Sem falar que quando ele fala da grande angular, ele reclama, não por ser mau utilizada no filme, mas sim porque outros filmes usam. Então pra ele é um recurso cansado. Acho que falta a noção interna de que ele, como crítico, vê uns 400 filmes por ano e vai reparar padrões que a Fargeat não está, necessariamente ciente. Como alguém que trabalha no audiovisual BR, nada grande, mas ainda assim. Não dá tempo de ver tantos filmes quanto se gostaria, porque você tem que trabalhar pra krl pra fazer 1. Imagino ela, como uma mulher, estrangeira, fazendo um filme nos EUA. Em outro ponto do papo, ele fala que um crítico que ele admira fazia textos pra revistas então tinha que ir na "jugular" do filme pra fazer uma crítica sucinta em poucos parágrafos. Sinto que o Hessel leva essa abordagem reducionista até as últimas consequências, pensa só no que o filme dialoga, no que ele quer abordar no macro e abandona todas as nuances do projeto. Falar que o terror dá espaço pra criatividade e não reconhecer o quão genial é aquele final completamente surrealista é algo que me incomoda muito. Ainda mais pq em outros momentos eles reclamam de como o cinema contemporâneo abandona a fantasia. Sem falar que "velhice é uma merda" é um resumo muito melhor por X, que ele diz gostar do que pra esse filme. Parece que ele tapou os ouvidos quando o produtor executivo (que não atoa se chama Harvey) fala que ela tá com 50. Em 2024 uma pessoa de 50 anos é dificilmente considerada velha. Como você disse q crítica vai muito mais em como as mulheres tem seu valor atrelado a juventude e beleza. Fala de como ela foi condicionada a se odiar, coisa que a própria personagem fala textualmente. Dá pra fazer um paralelo muito nítido em pessoas na vida real que, bitoladas por essa pressão, se submetem a procedimentos estáticos que literalmente deformam seus corpos. É muito menos um "vou te mostrar que o feio é feio" e muito mais um "essa busca por um padrão, por uma perfeição, por uma juventude eterna é feia".
Dizer que A Substancia é vazio ou que ele faz choque pelo choque é dose. Acho que o critico, e qualquer um, tem todo direito de nao gostar de um filme, agora usar argumentos falaciosos é dose... Isso diz muito sobre o conhecimento do cara
Eu acho curiosa a valorização das referências, todas masculinas, mas ignoram que A Substância atualiza o body horror, trazendo-o para questões contemporâneas. Pergunta pra uma mulher de 50 anos se foi vazio, pergunta se a ref bem usada importou pro impacto. Não estou advogando que o filme é irretocável, mas chamá-lo de vazio é um tanto sintomático. Não é chamar o feio de feio, é mostrar como quem sempre foi considerado um pedaço de carne se sente ao ser descartado, mais uma vez, pergunta pra mulher mais próxima.
Será que eles já saíram da cabeça deles e se colocaram no lugar de outra pessoa? Nesse caso sair da casca homem é entrar na casca mulher? Realmente não conseguem, porque falar que esse filme é raso só um homem sem referencia nenhuma falaria kkkk Eu sou homem e consegui me colocar no lugar, o filme impactou MUITO, pesado demais sem precisar falar uma palavra em certos momentos. Aí ele usa a trilogia Pearl meio que colocando em comparação "filme com mulher", já dá pra perceber onde tá a opinião dele kkkkkk Filme de mulher e filme de homem, na ótica dele faz sentido mesmo
Olá, tudo bem? Não sei se você percebeu assistindo o vídeo que nem eu nem Matheus assistimos ao filme à época em que o episódio foi gravado (eu, particularmente, continuo não tendo assistido). Nosso papel no programa foi levantar a bola e puxar a discussão sobre o filme como curiosos. No mais, há um problema muito sério no seu comentário. Acreditar que temas claramente relevantes como o que Substância trata devem ser um atestado imediato de qualidade. Ainda que estejamos ideologicamente congruentes com o que está sendo dito, isso não diz sobre o COMO está sendo dito. Não dá pra tratar como café com leite aquilo que acreditamos simplesmente porque é ideologicamente alinhado conosco. No mais, ainda verei. Abraços.
Vocês minam toda a vontade que alguém possa ter de gostar de cinema! Através de vocês, sei mais sobre o que não gostam e o que está "errado" no cinema desse ou daquele diretor. Através de vocês, descubro muito pouco ou quase nada.
Então vc não tá assistindo ao programa, porque temos já dezenas de listas com recomendações de filmes que mencionamos e recomendamos no programa ao vivo. Inclusive já recebemos centenas de mensagens de pessoas agradecendo porque conheceram algum filme que amaram por nossa causa. Se alguém mina sua vontade de gostar de cinema é o seu próprio comodismo e insegurança.
Olá Diogo, talvez você esteja assistindo apenas aos vídeos sobre o que não gostamos. São inúmeros os programas dedicados, inclusive, a trazer um panorama geral sobre a história do cinema e o que apreciamos. Sugiro, por exemplo, os especiais de terror que estão saindo esse mês (Serial Killer e Body Horror já saíram)
Eu vi “A Substância” ontem e assisti o vídeo do Gaveta sobre o filme. Incrível a análise dele, extremamente aprofundada e indo ao ponto que a diretora quis demonstrar com sua obra. Aí eu venho aqui e vejo o cara reclamando do ângulo da câmera e sem nenhum critério diz que o filme é ruim, numa superficialidade enorme. Paciência, a subjetividade do cinema produz isso. Certos filmes não são pra todos os públicos.
O cara disse que já tinha opinião formada sem ver o filme, já se entregou ai... esse critica de "conclusao de curso" já ta passada... nunca dirigiu um filme e fala com uma propriedad, muita teoria e pouca prática... nunca vai ter a perspectiva de um diretor real... para de criticar e começa a aprender!
@@Matheusfiore Nem sempre, mas os criticos que possuem a teoria e a pratica possuem muito mais discernimento pra criticar, e o motivo é óbvio. Mas o ponto é: o colega do vídeo não deu nenhum argumento consistente... só quis ser do contra e repetiu discursos prontos, como "mirou em x, e acertou y", "filme de conclusão de curso". A prova disso é: Ele já tinha uma opinião formada antes mesmo de assistir o filme... a análise dele certamente está enviesada. O filme e a atriz quase sendo indicados pro Oscar e me soltam um "filme de conclusão de curso", triste demais... isso mostra claramente que o cara não entende o que fala.
@@felipemeendez e Oscar é parâmetro pra algo? Bohemian Rhapsody é um dos filmes mais mal montados do século e ganhou Oscar de montagem. Premiação é só lobby.
Aquela coisa, cinéfilo nao gosta de filme facil de entender. O problema é que a indústria (a grande indústria) ela faz filmes para serem um sucesso, pra agradar uma diversidade muito grande de pessoa. Se o filme consegue atrelar isso com o minimo de critica social e fazerem as pessoas sairem com uma mensagem, eu acho que ele cumpriu o seu papel.
Eu tenho a impressão que o cara ali do omelete fica falando coisas negativas de filmes que a maioria das pessoas gostaram pra gerar engajamento em cima da polêmica
Sei que é questão de gosto, mas um crítico de cinema desdenhar do filme do ano? O segundo filme de uma diretora com esse nível de excelência? Por favor né
que crítica mais boçal e sem noção. "o feio é feio mesmo".......Oi? Esse Marcelo Hessel se acha a ultima pipoca do pacote. Não tem a capacidade nem de citar o nome da cineasta, chamando-a de "mina". Nos poupe!!!
Opiniões rasas do Hessel (nenhuma surpresa), o mesmo que gostou de Madame Teia e Maligno, chupins de referências e, esses sim, vazios de "substância", pra fazer o trocadilho. Fazendo jus á Maligno, entendo que a proposta estava bem clara de ser um "giallo" trash de ação, rs. Ainda vejo qualidades nele. Mas enfim, a "opinião" sobre A Substância chega a ser engraçada de tão infantil, parece que é um estudante de cinema (ruim) dando opinião na rodinha de amigos e sendo "do contra" pra mostrar como é "disruptivo", usando os termos atuais. Se todo trabalho de conclusão de curso tivesse as qualidades que o filme em questão tem, os(as) envolvidos(as) deveriam ser premiados(as)! As referências estão lá, mas todas com propósito e tão diluídas na direção de Coralie Fargeat que de fato você entende que são referências (e tem função narrativa), além da crítica contundente construída como fábula/farsa, mas não só isso, são recursos cinematográficos que qualquer diretora(o) pode lançar mão (seja ela uma "característica" reconhecida de outros diretores, ou não), falar do uso da câmera (brilhantemente arquitetado no filme), foi mais uma das inúmeras baboseiras que o Hessel "soltou". Enfim, passaria o dia enumerando, mas como já disse, não precisa. É como todo mundo diz: "Se o Hessel gostou, então eu nem assisto!" Rs!!!!!! Por críticas mais embasadas, por favor!
Todos os filmes pra esse camarada, são ótimos. O único problema, é quando a mulher é relevante. Observem, se tiverem paciência... Pois o carisma do meninote, é o mesmo de uma porta sanfonada. 😄
o filme e foda ! cheios de significados e simbologia ! Sai totalmente do convencional !! Esses mesmos idiotas vao estao talvez exaltando esse filme mais pra frente depois de terem uma visao menos comercial e pararem de fazer comparacao !! Cada diretor tem sua visao e sei jeito de contar historia ! Alem disso a fotografia do filme e foda, assim como as escolha das cores. Alem disso a atuacao de todos no filme foram impecaveis !
Vendo esse tanto de homem gostando do filme só me faz pensar que, muito provavelmente, eles gostaram porque o filme é bem feminista liberal e a objetificacão rola solta. E a mesma galera que achou "Azul é a cor mais quente" o suprassumo do cinema lésbico.
Sempre achei esse cara prepotente e com mais vontade de "causar" do que qualquer outra coisa. Outro ponto de dizer que é um problema contemporâneo no terror sendo que um ponto grandemente abordado atualmente é o terror corporal (principalmente em cima de mulheres, por questões de padrões de beleza ou política como a legalização do aborto). Enfim, nada que eu não esperava de pessoas como eles.
Ninguém fala muito de Frankhooker que é um filme b maravilhoso. Pra mim, a referência do final não é só de Homem Elefante. A referência mais gritante parece ser mesmo de Frankhooker.
"Filme de conclusão de curso"? Poderia ser. De um concluinte bacharelado em Cinema com um futuro promissor e genial. Um futuro gênio do Cinema. Poderia ser. O resto é de quem ou mal entende de Cinema ou mal teria capacidade de criar 50% de uma narrativa com as alegorias de "A Substancia".
Tem que estar muito por cima de um pendestal pra fazer uma analise tao fria assim, péssimo. Como disseram ai em cima, mirou na critica rebuscada e acertou no machismo.
Gostar não agrega valor a algo. Eu respeito quem gostou do filme, mas você precisa entender que arte afeta de forma diferente cada pessoa. Eu achei a Substância um filme Ok. É prerensioso demais e peca muito na falta de aprofundamento. No fim, esse é um filme "cult" pra quem nao gosta de filme "cult", é nada de mais. Resumindo: A substância é Barbie com gore e close em xerecas. Só que Barbie foi muito mais eficiente na crítica.
O problema desses críticos é que eles passam a ficar obscecados com referências, "ah tá copiando fulano...ciclano fez melhor", e pode até ser, mas isso é coisa que só cinéfilo nessa bolha vai sacar e se incomodar, o povão que vai assistir nem perceberia essas bases
KKKKKK mano é por causa dessas e outras que as pessoas desacreditaram do Omelete. Críticas vagas da visão de um cara que claramente não faz o trabalho dele com prazer... triste.
Credo. Hessel faz parte da galera horrorosa do Omelete que dá vergonha de ver o que ele faz. Parece que fez muita escola no Omelete, que faz anos que tem "reviewers" que nem terminam de consumir as obras que analisam, desde a época em Romariz era parte do corpo de jornalista do portal. O objetivo parece nunca ser sincero ou justo, apenas caçar de likes em cima de engajamento negativo, dá pena. Um dos piores nomes brasileiros da área, só tem os números ao seu favor por conta da plataforma gigantesca que ajudou a fundar. E dizer que isso é prova de que o que ele faz é "bom", o que dizer dos excelentes nomes na área de críticos que não possuem os mesmos números?
Hahahahah que absurdo. O cara é um dos maiores nomes da crítica brasileira. Não fode. Não levem pro pessoal. Defendam vocês o gosto de vocês. Eu também gostei do filme. Agora falar que o cara faz bait é muita falta de noção e senso da realidade. O cara é verdadeiro pra caramba e se sustenta até o final sempre.
@@nicanorbala7366 ele não faz bait. Se você tivesse escutado o podcast teria entendido isso. Cês são conformados demais. Isso sim. Mais de 10 anos que leio crítica do cara e já discordei dele inúmeras vezes, mas não posso dizer que ele não se sustenta e defende o que acredita até o final.
filme bom, mas perdeu a mão no quarto final da parada. Quis só meter um grotesco ali totalmente despropositado, se perdeu completamente. Mas como um todo, achei boa obra com boas críticas.
Discordo muito desse cara. O filme "A Substância" fala muito, e se você não enxergou a culpa é da sua limitação enquanto indivíduo no contexto do mundo em que vivemos. Lembro de uma frase que é assim "o aluno é quem tem que ter o dom". Cara, a mensagem do filme é tão clara, mas tem gente que é muito limitada. Já vi "especialistas" dizendo que não gosta dos filmes do Tarantino pois conhece todas as referências e acaba ficando sem graça para ele. Ora, ele tem que entender que o Tarantino usa da metalinguagem e acaba sendo até melhor que suas referências. É como um artista que pinta uma tela de uma pessoa tirando selfie - ele está falando por meio da metalinguagem.
se louco como o povo se incomoda se alguém não gosta de um filme fraco feito esse. O filme é tão feminista que no fim todos os reais prepertadores dos problemas do filme são ignorados e a vilanizada é a própria vítima dos processos que as adoencem, é a individualização do problema social. A única que ela mata é a visão de sua idealização gerada pela pressão social. Mas toda e qualquer locupletação da personagem se torna em relação ao trabalho e a própria exploração da sua imagem sexualizada tanto que ela utiliza a substância tão somente para continuar a viver novamente no circulo de exploração que estava envolvida. Além do que o filme explica tudo no último detalhe tolera o espectador como burro.
B@@victim2206e por acaso eu falei mal fo filme animal critiquei os caras que nao sabe de nada e eu não me baseou na opinião dos outros ler direito o ameba
A frase dele: não tá me dizendo nada é sintomática...
Substância é um filme muito bom. Quero ver os filmes de conclusão de curso que parecem com ele.
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Voltei aqui depois de 2 meses pra ver se já tinha uma resposta com algum exemplo de um filme de conclusão de curso que parece com ele.
Me diz 5 filmes de conclusão de curso que vocês já viram
Quem vê esses 3 falando acha que estão na mesa o Scorsese, Tarantino e o Spielberg 😂😂😂😂 pode dar 200 milhões na mão dos "especialistas" pra eles produzirem um filme, te garanto que o resultado seria pior que madame teia 😂😂
Tudo bem não achar o filme tão profundo sociologicamente kkk, mas resumi-lo à "Poxa é chato ser velho" foi foda. Pareceu uma coisa que o Harvey falaria.
Não é?? Não passa pela minha cabeça como alguém assiste esse filme e chega numa conclusão rasa dessa. Falta de vontade ou de sensibilidade só mesmo
Só o fato do produtor executivo, misógino, invasivo e tarado se chamar Harvey, tipo o Weintein, e o filme não fazer alarde nenhum, esse paralelo, só tá lá pra quem pescar. Já mostra que o projeto não é tão raso assim.
Parece uma conclusão de alguém que assiste de má vontade. Toda crítica é uma opinião, mas eu espero um embasamento. Parece q ele não gostou pq não.
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
a analise do gaveta é muito melhor e mais profunda. Hessel é arrogante.
A Substância é um filme MUITO bom e não consigo entender essa galera caindo matando em cima do filme. Pra começar que todas as referências citadas para comparação tanto consideradas boas como ruins são homens, em sua grande maioria estadunidenses (Ti West, Flanagan, Lynch, Roth). Ai já começa até com reclamação sobre a câmera que claramente foi utilizada pra causar desconforto e causar uma distorção maior da imagem e dos corpos, já que esse é um dos principais pontos do filme. Ai vai pra falar que o filme não tem proposito, dai penso primeiro, será todo filme (entretenimento) tem que ter propósito? Ainda que ache que esse comentário não sei aplique A substância porque claramente ele tem uma crítica à algo persistente na vida de mulheres principalmente. Ai, vem a crítica à utilização do cinismo e da ironia em filmes de terror como forma de desarmar o tom ameaçador do gênero. O que é ameaçador? Todo filme de terror tem que ser ameaçador? O cinismo e a ironia podem causar um grande desconforto se usados da maneira correta. Vcs seguem a conversa, falando que o filme utiliza do horror corporal só como choque porém, um dos maiores horrores do filme é quando a Demi Moore está no banheiro se maquiando incansavelmente, então o choque não está exclusivamente no gore que vão acompanhar as cenas seguintes. Ai, ainda vem a comparação com o filme do Homem Elefante, que fala justamente sobre a experiência dolorosa da não aceitação de corpos diferentes, ou seja, não há um esvaziamento ou falta de propósito no filme como vocês afirmaram no começo. Pra seguir, escolhem o James Wan que faz filmes LOTADOS de jumpscare que é uma proposta totalmente diferente do filme da Fargeat. Eu gosto de cinema de horror, então gosto também dos filmes dele mas comparar ambos não faz sentido já que eles vão pra caminhos e estilos dentro do gênero completamente diferentes. Chegar a conclusão que o filme mostra que o "feio é feio mesmo" é completamente raso e provido de tamanha falta de atenção, na verdade mostra que a busca pela sua melhor versão pode levar a essa deformação e que seu eu não será aceito, de maneira alguma, além dessa busca pela beleza padronizada e fixa. Por fim, se vocês dizem que o terror é um espaço onde a criatividade é mais LIVRE, porque A substancia seria um filme tão ruim assim? a ponto de se referir a ele como algo de "final de curso"? E também gostaria de apontar que a todo momento os nomes dos diretores foram falados, mas quando foi se referir a diretora do filme a chamou de "mina" e não pelo seu nome, Coralie Fargeat, parece um detalhe bobo mas é um lugar bem sutil de um machismo presente no julgamento do filme aparentemente, baseado somente em preferências estilisticas dentro do gênero e não sobre o filme em si.
Realmente, a cena da maquiagem é de longe a cena mais forte do filme. Me deixou completamente desolado
Aí sim, uma crítica de uma mulher... Parabéns
Olá Mary, tudo bem?
Não sei se reparou durante o vídeo que eu e Matheus até então não havíamos assistido ao filme (eu sigo não tendo visto). Nosso papel foi levantar o debate acerca do filme e do cinema de horror contemporâneo a partir da opinião do Hessel. Há outro episódio aqui no canal em que fizemos um Especial Terror sobre Body Horror onde fizemos a mesma coisa com outro convidado, só que este (Chico Fireman) gostou do filme, o que fez com que a conversa fosse para outros lugares.
Abraços!
Sem falar que quando ele fala da grande angular, ele reclama, não por ser mau utilizada no filme, mas sim porque outros filmes usam. Então pra ele é um recurso cansado.
Acho que falta a noção interna de que ele, como crítico, vê uns 400 filmes por ano e vai reparar padrões que a Fargeat não está, necessariamente ciente. Como alguém que trabalha no audiovisual BR, nada grande, mas ainda assim. Não dá tempo de ver tantos filmes quanto se gostaria, porque você tem que trabalhar pra krl pra fazer 1. Imagino ela, como uma mulher, estrangeira, fazendo um filme nos EUA.
Em outro ponto do papo, ele fala que um crítico que ele admira fazia textos pra revistas então tinha que ir na "jugular" do filme pra fazer uma crítica sucinta em poucos parágrafos. Sinto que o Hessel leva essa abordagem reducionista até as últimas consequências, pensa só no que o filme dialoga, no que ele quer abordar no macro e abandona todas as nuances do projeto. Falar que o terror dá espaço pra criatividade e não reconhecer o quão genial é aquele final completamente surrealista é algo que me incomoda muito. Ainda mais pq em outros momentos eles reclamam de como o cinema contemporâneo abandona a fantasia.
Sem falar que "velhice é uma merda" é um resumo muito melhor por X, que ele diz gostar do que pra esse filme.
Parece que ele tapou os ouvidos quando o produtor executivo (que não atoa se chama Harvey) fala que ela tá com 50. Em 2024 uma pessoa de 50 anos é dificilmente considerada velha. Como você disse q crítica vai muito mais em como as mulheres tem seu valor atrelado a juventude e beleza. Fala de como ela foi condicionada a se odiar, coisa que a própria personagem fala textualmente.
Dá pra fazer um paralelo muito nítido em pessoas na vida real que, bitoladas por essa pressão, se submetem a procedimentos estáticos que literalmente deformam seus corpos. É muito menos um "vou te mostrar que o feio é feio" e muito mais um "essa busca por um padrão, por uma perfeição, por uma juventude eterna é feia".
matou a pau.
Eu entrei no vídeo com medo dos comentários, que bom que a maior parte gostou do filme hahahha
Ele mesmo falou que foi ver de opinião formada. Preciso falar mais nada.
@@isaacsheu2282 inacreditável. O mínimo que se espera de um crítico é que esteja aberto. O mínimo
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Diretora foda, atrizes ótimas, incomoda mesmo. Ainda bem. Quem são esses caras, mesmo?
Mirou na crítica, acertou na misoginia.
não gostou do meu filme eh misoginia trademark
Quem conhece o Hessel sabe que não foge muito disso nunca
Esse cara é escrotao mano , se acha o popstar
Parece os intelectuais. 😊
Exatamente
Dizer que A Substancia é vazio ou que ele faz choque pelo choque é dose. Acho que o critico, e qualquer um, tem todo direito de nao gostar de um filme, agora usar argumentos falaciosos é dose... Isso diz muito sobre o conhecimento do cara
Às vezes assistiu de mau humor, só. Ou não sentiu/percebeu determinados aspectos do filme. Acontece.
Ou é crítico homem.
Pq isso seria uma falácia?
Mas se ele não viu "alma" no filme, é a opinião dele...
Eu acho curiosa a valorização das referências, todas masculinas, mas ignoram que A Substância atualiza o body horror, trazendo-o para questões contemporâneas.
Pergunta pra uma mulher de 50 anos se foi vazio, pergunta se a ref bem usada importou pro impacto.
Não estou advogando que o filme é irretocável, mas chamá-lo de vazio é um tanto sintomático.
Não é chamar o feio de feio, é mostrar como quem sempre foi considerado um pedaço de carne se sente ao ser descartado, mais uma vez, pergunta pra mulher mais próxima.
amigo eu entendo não ter gostado do filme, mas interpretar com a bunda mesmo esse sendo seu trabalho já é outro nivel
Hessel é uma opinião do que eu devo ver. se ele não gosta, é bom 😂😂😂
Certeza que ele deve estar monetizando essa capacidade dele. Tipo: as produdoras já pagam para ele falar mal de um filme para ganhar visibilidade
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Vamos lembrar que ele amou flash
E?
Hahahah agora tá explicado, não sabia dessa
Que é um bom filme
E gosta de Madame Teia
Como esse cara ainda tem emprego como crítico, é um mistério
@@ratatoio155 exatamente assim pô hahahah, é o papel que ele se propõe a fazer
impressionante, nem a substância eles gostaram! podcast de cinema de quem não gosta de cinema
Você talvez esteja vendo apenas os vídeos sobre filmes que não gostamos. Está cheio de vídeo sobre filmes que gostamos.
@@profphilippeleao, @luideverso eu aprendi essa frase com você, o que eu respondo agora pro professor???????
@@profphilippeleaoIsso aí! Adoro ver sua opinião! Se vcs não gostaram, é sinal que o filme é incrível
kkkkkk se A Substância fosse uma música iria estar no top 10 da rádio Disney. valor de cinema muito próximo do zero
O Marcelo Hessel é o Chico Barney da crítica de cinema. Escreve alguns floreios interessantes, mas a maioria é bait pra irritar nerdola e cinéfilo.
A diferença é que o Chico Barney não se leva a sério.
muito facil falar merda e dizer "foi bait galera hue hue"
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
A Substância é despropositado??? Odeio esse tipo de argumento normalmente, mas aqui acho que cabe: só sendo homem mesmo pra mandar essa
@@celsoch foi o que disse. Misoginia em seu estado bruto
Substância, pra mim, é o filme do ano. Só isso. Conteúdo necessário e forma exuberante 👏👏👏👏👏
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Será que eles já saíram da cabeça deles e se colocaram no lugar de outra pessoa?
Nesse caso sair da casca homem é entrar na casca mulher?
Realmente não conseguem, porque falar que esse filme é raso só um homem sem referencia nenhuma falaria kkkk
Eu sou homem e consegui me colocar no lugar, o filme impactou MUITO, pesado demais sem precisar falar uma palavra em certos momentos.
Aí ele usa a trilogia Pearl meio que colocando em comparação "filme com mulher", já dá pra perceber onde tá a opinião dele kkkkkk
Filme de mulher e filme de homem, na ótica dele faz sentido mesmo
Olá, tudo bem?
Não sei se você percebeu assistindo o vídeo que nem eu nem Matheus assistimos ao filme à época em que o episódio foi gravado (eu, particularmente, continuo não tendo assistido). Nosso papel no programa foi levantar a bola e puxar a discussão sobre o filme como curiosos. No mais, há um problema muito sério no seu comentário. Acreditar que temas claramente relevantes como o que Substância trata devem ser um atestado imediato de qualidade. Ainda que estejamos ideologicamente congruentes com o que está sendo dito, isso não diz sobre o COMO está sendo dito. Não dá pra tratar como café com leite aquilo que acreditamos simplesmente porque é ideologicamente alinhado conosco.
No mais, ainda verei. Abraços.
Eu sou mulher, assisti, e achei o filme uma discussão rasa, chata e, acredite se quiser, objetificante no melhor estilo liberal das ideias.
Vocês minam toda a vontade que alguém possa ter de gostar de cinema! Através de vocês, sei mais sobre o que não gostam e o que está "errado" no cinema desse ou daquele diretor. Através de vocês, descubro muito pouco ou quase nada.
Então vc não tá assistindo ao programa, porque temos já dezenas de listas com recomendações de filmes que mencionamos e recomendamos no programa ao vivo. Inclusive já recebemos centenas de mensagens de pessoas agradecendo porque conheceram algum filme que amaram por nossa causa. Se alguém mina sua vontade de gostar de cinema é o seu próprio comodismo e insegurança.
ue só ver outra coisa
@@joaovitorgleite pelo jeito você não foi corretamente alfabetizado. Leia de novo e pare de pagar mico cara
Olá Diogo, talvez você esteja assistindo apenas aos vídeos sobre o que não gostamos. São inúmeros os programas dedicados, inclusive, a trazer um panorama geral sobre a história do cinema e o que apreciamos. Sugiro, por exemplo, os especiais de terror que estão saindo esse mês (Serial Killer e Body Horror já saíram)
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Se o Hessel critica pode assistir sem medo que é bom
sigo isso faz tempo
Assim, na boa. Com todo o respeito do mundo.
Sem querer ofender ninguém...
Mas o Hessel é meio chatão, né não?
Rsrsrs
kkk foi o mesmo cara q rasgou elogios pra vários filmes e séries bostas, ele é sempre o diferentao
Que jeito triste de avaliar um filme.
Sim, bizarro!
Gente, alguem me tira uma duvida: pq tem dois Marcelo Hessel conversando com o Phillipe?
O cara usou a substância
3 homens, filme de 3 mulheres .
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Comentário machista e misógino, como retratado no filme
Eu vi “A Substância” ontem e assisti o vídeo do Gaveta sobre o filme. Incrível a análise dele, extremamente aprofundada e indo ao ponto que a diretora quis demonstrar com sua obra. Aí eu venho aqui e vejo o cara reclamando do ângulo da câmera e sem nenhum critério diz que o filme é ruim, numa superficialidade enorme. Paciência, a subjetividade do cinema produz isso. Certos filmes não são pra todos os públicos.
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Esvaziamento da importância do filme A Substância e gostar de Ti West. Senti cheiro de visão enviesada no machismo.
Só pessoas inteligentes entenderiam A Substância 😌
O cara disse que já tinha opinião formada sem ver o filme, já se entregou ai... esse critica de "conclusao de curso" já ta passada... nunca dirigiu um filme e fala com uma propriedad, muita teoria e pouca prática... nunca vai ter a perspectiva de um diretor real... para de criticar e começa a aprender!
Então agora tem que fazer filme pra ser crítico de cinema? 😂
@@Matheusfiore Nem sempre, mas os criticos que possuem a teoria e a pratica possuem muito mais discernimento pra criticar, e o motivo é óbvio. Mas o ponto é: o colega do vídeo não deu nenhum argumento consistente... só quis ser do contra e repetiu discursos prontos, como "mirou em x, e acertou y", "filme de conclusão de curso". A prova disso é: Ele já tinha uma opinião formada antes mesmo de assistir o filme... a análise dele certamente está enviesada. O filme e a atriz quase sendo indicados pro Oscar e me soltam um "filme de conclusão de curso", triste demais... isso mostra claramente que o cara não entende o que fala.
@@felipemeendez e Oscar é parâmetro pra algo? Bohemian Rhapsody é um dos filmes mais mal montados do século e ganhou Oscar de montagem. Premiação é só lobby.
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
@@felipemeendezAté que enfim um homem sensato.
Hessel é um ótimo crítico.
Tem muitas referências.
Falem do filme, não da crítica.
Respeitar a opinião é essencial em tudo.
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Aquela coisa, cinéfilo nao gosta de filme facil de entender. O problema é que a indústria (a grande indústria) ela faz filmes para serem um sucesso, pra agradar uma diversidade muito grande de pessoa. Se o filme consegue atrelar isso com o minimo de critica social e fazerem as pessoas sairem com uma mensagem, eu acho que ele cumpriu o seu papel.
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Porra, o vivente que gostou de Madame Teia e curte os filmes de Resident Evil, falando que "A Substância" não tem conteúdo... Aí é osso 😅
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Eu tenho a impressão que o cara ali do omelete fica falando coisas negativas de filmes que a maioria das pessoas gostaram pra gerar engajamento em cima da polêmica
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Esses 3 exalam testosterona kkkkkkkkkkkkkk, se tem omelete eu passo longe, não tem como levar esses caras a sério
Exatamente kkkkkkkkkkkkk mt ruins, inacreditável
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Sei que é questão de gosto, mas um crítico de cinema desdenhar do filme do ano? O segundo filme de uma diretora com esse nível de excelência? Por favor né
Mas o nível de excelência está nos olhos de quem vê.
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
que crítica mais boçal e sem noção. "o feio é feio mesmo".......Oi? Esse Marcelo Hessel se acha a ultima pipoca do pacote. Não tem a capacidade nem de citar o nome da cineasta, chamando-a de "mina". Nos poupe!!!
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Opiniões rasas do Hessel (nenhuma surpresa), o mesmo que gostou de Madame Teia e Maligno, chupins de referências e, esses sim, vazios de "substância", pra fazer o trocadilho. Fazendo jus á Maligno, entendo que a proposta estava bem clara de ser um "giallo" trash de ação, rs. Ainda vejo qualidades nele. Mas enfim, a "opinião" sobre A Substância chega a ser engraçada de tão infantil, parece que é um estudante de cinema (ruim) dando opinião na rodinha de amigos e sendo "do contra" pra mostrar como é "disruptivo", usando os termos atuais. Se todo trabalho de conclusão de curso tivesse as qualidades que o filme em questão tem, os(as) envolvidos(as) deveriam ser premiados(as)! As referências estão lá, mas todas com propósito e tão diluídas na direção de Coralie Fargeat que de fato você entende que são referências (e tem função narrativa), além da crítica contundente construída como fábula/farsa, mas não só isso, são recursos cinematográficos que qualquer diretora(o) pode lançar mão (seja ela uma "característica" reconhecida de outros diretores, ou não), falar do uso da câmera (brilhantemente arquitetado no filme), foi mais uma das inúmeras baboseiras que o Hessel "soltou". Enfim, passaria o dia enumerando, mas como já disse, não precisa. É como todo mundo diz: "Se o Hessel gostou, então eu nem assisto!" Rs!!!!!! Por críticas mais embasadas, por favor!
Não gostar de algo é normal, mas deve-se reconhecer os seus méritos.
Esse cara é um mala!!! Só curte filme ruim quando é bom ele critica!!! Inteligente mediana! Pagando de intelectual.
Se o Hessel nao gostou o filme é bom. A regra é clara. 😂
Ai galera, lancei agora a minha critica do filme, quem quiser ver ❤
Esse vídeo eu vi agora, eu já tinha uma opinião formada e só queria dar uma opinião embasada e ratifiquei minha opinião: o Hessel ama ser odiado!
Esse maluco assistiu o filme de olho fechado! Kkkkkkkkk
Filme de conclusão de curso mas o hessel n ia conseguir fazer 1% do que esse filme fez.
Todos os filmes pra esse camarada, são ótimos. O único problema, é quando a mulher é relevante. Observem, se tiverem paciência... Pois o carisma do meninote, é o mesmo de uma porta sanfonada. 😄
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Só eu senti um cheirinho de machismo?
o filme e foda ! cheios de significados e simbologia ! Sai totalmente do convencional !! Esses mesmos idiotas vao estao talvez exaltando esse filme mais pra frente depois de terem uma visao menos comercial e pararem de fazer comparacao !! Cada diretor tem sua visao e sei jeito de contar historia ! Alem disso a fotografia do filme e foda, assim como as escolha das cores. Alem disso a atuacao de todos no filme foram impecaveis !
lancei agora a minha critica do filme, se quiser ver ❤
Estamos de acordo que ninguém aqui concorda pelo menos não totalmente com esse mano né kkkkk
Vocês têm noção que esse filme tem referências diretas à 2001(1968), e várias das referências que vocês têm, se baseiam nesse mesmo filme?
Vendo esse tanto de homem gostando do filme só me faz pensar que, muito provavelmente, eles gostaram porque o filme é bem feminista liberal e a objetificacão rola solta. E a mesma galera que achou "Azul é a cor mais quente" o suprassumo do cinema lésbico.
Sempre achei esse cara prepotente e com mais vontade de "causar" do que qualquer outra coisa. Outro ponto de dizer que é um problema contemporâneo no terror sendo que um ponto grandemente abordado atualmente é o terror corporal (principalmente em cima de mulheres, por questões de padrões de beleza ou política como a legalização do aborto). Enfim, nada que eu não esperava de pessoas como eles.
" me mostrar que o feio é mais feio" realmente, ele não entendeu nada....
Ninguém fala muito de Frankhooker que é um filme b maravilhoso. Pra mim, a referência do final não é só de Homem Elefante. A referência mais gritante parece ser mesmo de Frankhooker.
"Filme de conclusão de curso"? Poderia ser. De um concluinte bacharelado em Cinema com um futuro promissor e genial. Um futuro gênio do Cinema. Poderia ser. O resto é de quem ou mal entende de Cinema ou mal teria capacidade de criar 50% de uma narrativa com as alegorias de "A Substancia".
A crítica bem descabida no final das contas
VÃO ATRAZ DA CRÍTICA DO OMELETE AO FILME A BALEIA , ELES DETONARAM O FILME , DEPOIS QUE GANHOU O OSCAR ELES MUDARAM A CRÍTICA RAPIDINHO
Tem que estar muito por cima de um pendestal pra fazer uma analise tao fria assim, péssimo. Como disseram ai em cima, mirou na critica rebuscada e acertou no machismo.
Ah tá! O cara q falou q prefere Madame Teia à Soldado Invernal
"Parece filme de conclusão de curso" MUITP PNRIGADO. Finalmente alguém que tem um pingo de sanidade sobre esse filme.
Gostar não agrega valor a algo. Eu respeito quem gostou do filme, mas você precisa entender que arte afeta de forma diferente cada pessoa. Eu achei a Substância um filme Ok. É prerensioso demais e peca muito na falta de aprofundamento. No fim, esse é um filme "cult" pra quem nao gosta de filme "cult", é nada de mais. Resumindo: A substância é Barbie com gore e close em xerecas. Só que Barbie foi muito mais eficiente na crítica.
O problema desses críticos é que eles passam a ficar obscecados com referências, "ah tá copiando fulano...ciclano fez melhor", e pode até ser, mas isso é coisa que só cinéfilo nessa bolha vai sacar e se incomodar, o povão que vai assistir nem perceberia essas bases
Amando os comentários ❤
Adoro ver homem de mimimi.
Acho que ele não viu o mesmo filme que eu.
Esse maluco aí é o que defende as Marvels? Se for, pode escrever que a substância vai ser bom
Por essas e outras que eu nunca vou me chamar de cinéfilo
Homens. E jovens. E críticos de cinema.
O quanto esse maluco é insuportável nao da
Já tinha uma opinião formada pela thumb, e com 17 segundos desisti de ver essa bosta de análise. Tem gente que se acha gênio, e nem jênio é.
KKKKKK mano é por causa dessas e outras que as pessoas desacreditaram do Omelete. Críticas vagas da visão de um cara que claramente não faz o trabalho dele com prazer... triste.
ESSE CARA AÍ MÓ CHATAO , ELE CRÍTICA TUDO E SE ACHA O POPSTAR , FUI FALAR COM ELE UMA VEZ E ELE FOI MUITO IGNORANTE !
Existem muitas monografias excelente;)
Ja faz um bom tempo que esse cara tá saturado desse .mundo do cinema, aí todas as críticas vindas dele faz parecer que o problema tá nos filmes... 👀
Marcelo Hessel enganou muita gente até agora: ele finge bem que entende de cinema.
meu Deus que povo chato kkkkkkk
Credo. Hessel faz parte da galera horrorosa do Omelete que dá vergonha de ver o que ele faz. Parece que fez muita escola no Omelete, que faz anos que tem "reviewers" que nem terminam de consumir as obras que analisam, desde a época em Romariz era parte do corpo de jornalista do portal. O objetivo parece nunca ser sincero ou justo, apenas caçar de likes em cima de engajamento negativo, dá pena.
Um dos piores nomes brasileiros da área, só tem os números ao seu favor por conta da plataforma gigantesca que ajudou a fundar. E dizer que isso é prova de que o que ele faz é "bom", o que dizer dos excelentes nomes na área de críticos que não possuem os mesmos números?
Hahahahah que absurdo. O cara é um dos maiores nomes da crítica brasileira. Não fode. Não levem pro pessoal. Defendam vocês o gosto de vocês. Eu também gostei do filme. Agora falar que o cara faz bait é muita falta de noção e senso da realidade. O cara é verdadeiro pra caramba e se sustenta até o final sempre.
@@doutormarolentoMas ele só faz bait mesmo...😂😂😂
@@nicanorbala7366 ele não faz bait. Se você tivesse escutado o podcast teria entendido isso. Cês são conformados demais. Isso sim. Mais de 10 anos que leio crítica do cara e já discordei dele inúmeras vezes, mas não posso dizer que ele não se sustenta e defende o que acredita até o final.
@@doutormarolento o bicho não precisa chamar tanta atenção mentindo, mas não, ele vai lá e faz sendo do contra
@@guillhermio.merencio4273 eu achava que só fã de filme de boneco e mainstream não gostava do Hessel. Agora hater do cara no Desencontros é a mais
filme bom, mas perdeu a mão no quarto final da parada. Quis só meter um grotesco ali totalmente despropositado, se perdeu completamente. Mas como um todo, achei boa obra com boas críticas.
Maligno e Soho são dois péssimos filmes e os caras enaltecendo kkkkkkkkkkk tá de sacanagem
KKKKKKKKK procure um cara que entende menos de cinema e falhe miseravelmente
caralho bixo esquerdomacho demais essa rapaziada pqp, parece reunião de DCE esse papo, vai fazer o teu filme lá Hessel
Se isso parece filme de conclusão de curso, eu queroe estudar nessa universidade. Eu achei a opinião dele bem sem embasamento. É so opinião mesmo kkk
Achei o filme tão raso quanto a crítica feita no vídeo.
FAÇA MELHOR ENTÃO HESSEL !!!!!
Não é um puta filme pra ser o melhor do ano. Tem cenas boas, começou bem e terminou pastelão, se perdeu.
o cinema tem que acabar e a culpa e de todos os comentarios nesse video
Cadê os filmes dele?
Este video foi... terrível mas Terrível de ouvir!
Desculpa mas o filme é dos melhores do ano
Discordo muito desse cara. O filme "A Substância" fala muito, e se você não enxergou a culpa é da sua limitação enquanto indivíduo no contexto do mundo em que vivemos. Lembro de uma frase que é assim "o aluno é quem tem que ter o dom". Cara, a mensagem do filme é tão clara, mas tem gente que é muito limitada.
Já vi "especialistas" dizendo que não gosta dos filmes do Tarantino pois conhece todas as referências e acaba ficando sem graça para ele. Ora, ele tem que entender que o Tarantino usa da metalinguagem e acaba sendo até melhor que suas referências. É como um artista que pinta uma tela de uma pessoa tirando selfie - ele está falando por meio da metalinguagem.
Entender e gostar não são sinônimos. Ninguém tem que gostar de nada, mesmo que entenda perfeitamente o que está acontecendo na tela.
O filme é bom, não é perfeito. Façam algo melhor e voltem.
Maligno 5 ovos????? 😂😂😂😂 esse sim é um filme universitário, mas dos piores. Esses caras que "formam" a opinião dos cinéfilos no brasil. 😂😂😂
Parece filme de conclusão de curso, que comentário mais sem noção. Esse sabe tudo de filme, aff.
A CRÍTICA É A SOMBRA DA OBRA . QUERO VER FAZER UM FILME MELHOR !
Homem não entende esse filme mesmo.
Hessel sendo Hessel, ou seja um mala.
Esse aí cai no mesmo erro do Quadrinhos na Sarjeta, critica algo aclamado apenas pra engajar, ai de quem cai no bait.
Ele já fez algo de sucesso? O filme de conclusão de curso dele tem essa qualidade?
hessel ta sempre certo. os dois bundas ai fingindo que entende me pega. filme hypado é essa merda mesmo. cada minuto que passa esse filme fica pior
esse cara era do omelete mano kkkkkk vai ver filme da marvel porra
se louco como o povo se incomoda se alguém não gosta de um filme fraco feito esse. O filme é tão feminista que no fim todos os reais prepertadores dos problemas do filme são ignorados e a vilanizada é a própria vítima dos processos que as adoencem, é a individualização do problema social. A única que ela mata é a visão de sua idealização gerada pela pressão social. Mas toda e qualquer locupletação da personagem se torna em relação ao trabalho e a própria exploração da sua imagem sexualizada tanto que ela utiliza a substância tão somente para continuar a viver novamente no circulo de exploração que estava envolvida. Além do que o filme explica tudo no último detalhe tolera o espectador como burro.
Esse cara é vendido. Quando vejo ele fala algo vou no contra e acerto. Kkkkkkk
A subistancia é um otimo filme nao é atoa que muitos gostaram ou seja a opinião desses 3 e merda é a mesma coisa
se voce se baseia na opiniao dos outros pra formar a propria, a opinião "merda" acho que é a sua, nao é porque "todo mundo" gostou que é algo bom
B@@victim2206e por acaso eu falei mal fo filme animal critiquei os caras que nao sabe de nada e eu não me baseou na opinião dos outros ler direito o ameba
Esse cara é muito chato. É impressionante.