Boa dica, com os nosso clientes em todo contrato segue a clausula onde ele permite a utilização de todo o material para o uso de portfolio, até hoje ninguém pediu para tirar kkkk Talvez por ser no Brasil como você disse. Em janeiro de 2025 estarei migrando aí para o porto e é excelente saber dessa dica. Obrigado e parabéns pelo conteúdo
Eu perdi um cliente por isso. Fotografava os filhos de uma família e a mãe deixava postar. Marcava e tudo... o pai não sabia, soube e não gostou. Ela me ligou e pediu para excluir tudo, eu exclui e mesmo assim nunca mais fotografei eles 🫠🫠🫠
fotografei um casamento maravilhoso em um castelo perto de Paris e tb os pre wedd na cidade. No contrato tem uma clausula sobre o meu direito como fotógrafa, para eu postar nas redes sociais e site e eles assinaram que sim, eu poderia postar. O casamento foi de um casal homoafetivo e as fotos ficaram maravilhosas. No dia do casamento mostrei para eles as fotos que fizemos na cidades, e falei que não via a hora de postar.. e ele falou, que preferia não ter as fotos deles nas redes sociais. Minha dúvida é.. como eles assinaram o contrato me autorizando.. o que eu faço? posto sem colocar o nome deles e sem tagar claro? ou pergunto novamente?
Teoricamente, se eles assinaram vc pode postar. Por outro lado, isso pode causar um stress desnecessário entre você e os clientes, eles podem falar mal de você por aí, etc. Além disso , se resolverem entrar com uma ação de revisão contratual ou anulação de cláusula eles muito provavelmente vão vencer e vc pode até ser condenada a pagar danos morais ou algo assim.
Mas tem tbm a visão do contraditório né? A gente não pode só fotografar PARA ter o que postar. Vc pode fotografar alguém de graça para isso, pode fazer outros tipos de conteúdos e tal.
Depende de como você enxerga seu trabalho. Meu trabalho lifestyle em instagram.com/gabrielsapfotografia é totalmente autoral. Eu fotografo do meu jeito, como eu quero, não como o cliente quer. Então pra mim não vale a pena fazer um trabalho e não poder publicar. Já meu trabalho comercial em instagram.com/glimtmidia é mais focado no cliente, aí a história muda.
Não é “fazer acreditar”. É efetivamente aumentar seus preços e dar um desconto aos clientes que te permitirem publicar as fotos. Na hora em que você fala do desconto o ensaio está praticamente fechado. Isso só pode ser um problema ou um tiro no pé pra quem cobra barato.
Muito bom! Aprende-se muito consigo! Obrigado!🙏
Muito obrigado! :)
Boa dica, com os nosso clientes em todo contrato segue a clausula onde ele permite a utilização de todo o material para o uso de portfolio, até hoje ninguém pediu para tirar kkkk
Talvez por ser no Brasil como você disse. Em janeiro de 2025 estarei migrando aí para o porto e é excelente saber dessa dica. Obrigado e parabéns pelo conteúdo
É uma diferença cultural ENORME. No começo é bem estranho, depois a gente acostuma :)
Eu perdi um cliente por isso. Fotografava os filhos de uma família e a mãe deixava postar. Marcava e tudo... o pai não sabia, soube e não gostou. Ela me ligou e pediu para excluir tudo, eu exclui e mesmo assim nunca mais fotografei eles 🫠🫠🫠
É isso, a melhor solução é deixar esses clientes pra outras pessoas mesmo.
fotografei um casamento maravilhoso em um castelo perto de Paris e tb os pre wedd na cidade. No contrato tem uma clausula sobre o meu direito como fotógrafa, para eu postar nas redes sociais e site e eles assinaram que sim, eu poderia postar.
O casamento foi de um casal homoafetivo e as fotos ficaram maravilhosas.
No dia do casamento mostrei para eles as fotos que fizemos na cidades, e falei que não via a hora de postar.. e ele falou, que preferia não ter as fotos deles nas redes sociais.
Minha dúvida é.. como eles assinaram o contrato me autorizando.. o que eu faço? posto sem colocar o nome deles e sem tagar claro? ou pergunto novamente?
Teoricamente, se eles assinaram vc pode postar.
Por outro lado, isso pode causar um stress desnecessário entre você e os clientes, eles podem falar mal de você por aí, etc.
Além disso , se resolverem entrar com uma ação de revisão contratual ou anulação de cláusula eles muito provavelmente vão vencer e vc pode até ser condenada a pagar danos morais ou algo assim.
ótima dica!
🤙🏽
Bom dia, tudo bem ? Eu não achei o link sobre o contato , você pode compartilhar por gentileza ?
Opa! Sempre esqueço 😅
ruclips.net/video/FUH79wDl2Vg/видео.html
Excelente
🤙🏽🤙🏽🤙🏽
Já passei pelo mesmo, mais que uma vez e em alguns casos acabo por ficar sem material para o portfólio
É o que normalmente acontece quando não tratamos desse assunto antes do ensaio.
Mas tem tbm a visão do contraditório né? A gente não pode só fotografar PARA ter o que postar. Vc pode fotografar alguém de graça para isso, pode fazer outros tipos de conteúdos e tal.
Depende de como você enxerga seu trabalho. Meu trabalho lifestyle em instagram.com/gabrielsapfotografia é totalmente autoral. Eu fotografo do meu jeito, como eu quero, não como o cliente quer. Então pra mim não vale a pena fazer um trabalho e não poder publicar.
Já meu trabalho comercial em instagram.com/glimtmidia é mais focado no cliente, aí a história muda.
Fazer todo mundo acreditar que meu ensaio é mais caro até um momento lá bem no final do funil da venda?? Me parece um tiro no pé.
Não é “fazer acreditar”. É efetivamente aumentar seus preços e dar um desconto aos clientes que te permitirem publicar as fotos. Na hora em que você fala do desconto o ensaio está praticamente fechado.
Isso só pode ser um problema ou um tiro no pé pra quem cobra barato.