Minha mãe sempre foi perversa comigo. Na minha adolescência eu comecei a me questionar pq... Uma vez perguntei a ela pq ele me tratava mal e ela respondeu que a mãe dele a tratava pior... Então perguntei se vc não gostava da forma como tua mãe te tratava pq vc repete esse comportamento comigo? Ela ficou calada... Quando engravidei a primeira decisão foi que trataria meus filhos totalmente diferente de forma que eu fui tratada!!
Minha mãe é narcisista e minha avó materna também era.Bem, quando casei vi meus traços narcisista. Fiquei em choque e foram anos me quebrando e me reconstruindo. Após 7 anos de casada tivemos nossa única filha. Deparei-me de novo com a situação de como eu seria como mãe....ela tem 5 anos e tenho pedido a Deus que me dê sabedoria para ser a mãe que eu queria ter tido❤
eu tenho um pai narcisista que graças a deus e minha mãe não foi criada com extrema proximidade, o via 1 vez na semana pois não era prioridade na vida dele. Ele sempre utilizou a história de vida dele como fonte de dó para os outros, realmente é uma história horrível onde ele passou por uma guerra, veio para o Brasil sem os pais enquanto criança, se mudou de cidade e país diversas vezes... meu irmão conviveu mais com ele e quando cortou o ciclo, meu pai decidiu apelar para a mesma história triste de sempre, nem eu e meu irmão acreditávamos mais. pra quem via de fora o tratamento que dávamos, nós parecíamos péssimos filhos pois só a parte do meu pai era comentada, depois de alguns anos onde descobriram nosso lado, pararam de julgar. Hoje meu irmão não fala com ele de jeito nenhum, eu me tornei mais flexível justamente por não ter convivido tanto ao longo da infância
Sou filho de pai narcisista grandioso e mãe oculta...sempre fui invalidado ou invisibilisado por eles. Estou pensando se eu acabei me tornando um vulnerável ou se eu me tornei esquizóide.
Fui criado por uma família muito boa, tanto meu pai como minha mãe sempre foram muito presentes, tanto meu pai como minha mãe, nas funções específicas de pai e mãe foram os melhores. Sempre me apoiaram na medida do possível, e desdobraram o mundo por mim. Porém, em relação ao meu pai, com o passar do tempo, quando fui adquirindo maturidade, e principalmente com o divórcio dele com a minha mãe, percebi cada vez mais que desde sempre ele quis estar certo sobre tudo, quando questionado, sempre se exaltava, e acusava a gente sobre algo, ele nunca aceitou estar errado sobre algo, e quando ele fazia algo que realmente era errado, ou ele ignorava, ou acusava a gente, e falava que a gente estava inventando algo. Sempre que ele faz algo de errado, quando vamos conversar com ele, ele desvia do assunto, ou simplesmente começa à discutir, e isso foi sempre, é que antes como eu era criança, não reparava, inclusive este foi um dos motivos do fim do relacionamento dos meus pais, por esta personalidade manipuladora, que eu fui começar a analisar com o tempo que isto não era normal, e sim patológico. Mas enfim, meu desejo sempre foi que ele fosse mais aberto à terapia. Quando se fala sobre psicólogo ou psiquiatra, ele sempre leva com desdém, como se ele não precisasse e como se fosse algo pra doido. Pelas breves coisas que ele já falou comigo, provavelmente este histórico que ele tem deve ter iniciado desde a infância dele com meus avós, porque a única pessoa que ele respeita e abaixa a cabeça é meu avô, geralmente escuta ele em tudo, meu avô é delegado federal aposentado, meu pai pelo que eu sei teve uma infância muito rígida no começo de sua vida. E meu pai sempre foi muito bom de jogar bola, jogava todo santo dia, passou em 1º lugar por diversos testes em diversos clubes, e meu avô não apoiou ele seguir a carreira de jogador, provavelmente isto deve ter uma parcela de culpa no jeito que ele é, no caso, querer estar sempre certo, nunca aceitar estar errado. Enfim, eu amo muito ele, não tenho q reclamar dele como pai pra mim, trabalho e me esforço pra ser o melhor na minha área pq sei o esforço que ele fez, mas essas coisas que ele faz, cada vez mais desgastam meu relacionamento com ele, queria muito ajudá-lo.
Estamos em uma "era narcisista" mesmo quem nao tem o diagnostico mais severo passou a ser com o instagram, o face e outras redes!!! "Quase todo Mundo se acha o melhor nas redes, as fotos e o perfil de muitas pessoas sao retratos do " Eu sou Melhor que voce" e posta fotos falsamente felizes e narcisicas " quase ninguem posta de dor, tristeza e dificuldades que existem na vida delas e da verdadeira realidade da vida que leva
Com certeza, cada pessoa que cria la seu canal de vlog precisa desse gas de grandiosidade, como se dissesse “tenho que mostrar isso pro mundo”. Quem nao se acha grandes coisas e nao quer se mostrar pro mundo ganha significativamente menos que quem se mostra.
Gostei da Taryana! Eu creio que não fui perfeita, nem serei jamais, mas procurei agir diferente com minhas filhas para que não me odeiem e me culpem por tudo.
Minha mãe é. Os pais dela foram e meu ex companheiro ao qual convivi descobri que é. E um detalhe, minha mãe me apresentou à ele. Deu meu número de telefone, parecia uma pessoa boa. Mas com o tempo foi mostrando que era. Fiquei por 5 anos com ele e cansei, saí aos cacos. Graças à Deus não tive filhos e tantos livramentos.😮
Uma pessoa de bom caráter não vai fazer tudo de errado só porque viu os pais fazerem, isso é desculpa para os de mau caráter, pessoas ruins gostam de justificar suas maldades.
Discordo, se você não analisa seu passado, você não percebe o seu presente para mudar o futuro. Tomara que você perceba e mid eo quantos antes, pessoas do bem sabem muito bem a dor que foi serem tratadas do modo que forem e tiveram CORAGEM de se amar. Você pode nos chamar de vítimas mas somos CORAJOSAS!
Não é nesse sentido, filho de narcisista ainda mais borderline não tem autoestima e tudo o que eles conhecem de se valorizar é a maneira narcisista de se achar o mais certo, de ser como um juiz que julga os outros. So percebe quem estuda, quem vai atras, se a pessoa nao parar pra se investigar ela nunca vai saber e vai sempre oscilar entre “fulano tem mta sorte de estar comigo, ele tem que me valorizar” pra “claro que fulano me trata assim, eu nao sou bom de ser amado”
Mesmo caso que eu. Me afasto, não atendo ligações e finjo não estar em casa qnd aparece...sinto tristeza e ranço por ter gerado uma pessoa assim. Me tira a paz e me envergonha. Estou me organizando pra sumir pra longe.
Certa vez analisando minha família… me vi. Minha mãe, supostamente narcisista, me criou, ela foi criada pela minha vó que criou meu irmão, que tem traços narcisistas. Então minha vó provavelmente tbm tem traços narcisistas, então se quem tem criado é narcisista e quem foi criado se tornou narcisista, então isso me torna alguém narcisista. 😅😭🫥
@@TarodoSol.2024 certamente! Fácil pode talvez não parecer, mas é de suma importância. Vejo tb pelo fato de ter nascido queer, ou seja esses genes não serão reproduzidos por mim biologicamente e agora tomando consciência, também mentalmente. :)
@@ninagallo4338 sim.. eh onde talvez more minha dúvida quanto a tudo isso. Médicos variados já me deram vários diagnósticos variados, mas não caberia a nós mesmo nos conhecer?
Já tem algum tempo que o youtube está me recomendando vídeos sobre narcisismo. Estou estarrecido de saber que essa mulher está descrevendo meu pai e minha mãe! Meu pai, tem as característica de um narcisista comunal e minha mãe de uma narcisista vulnerável ( até então pensava que só meu pai sofria desse mal), agora todas as peças se encaixam, sempre senti que havia algo de errado com o comportamento dela, mas devido ao grande amor que tenho por ela e devido ao fato de que ela é uma pessoa intelectualmente limitada, sempre tive dó de fazer o que precisava ser feito, fiquei cego e ignorei! Não a odeio, mas agora já sei o que fazer e como lidar com suas ameaças e chantagens emocionais. E eu tenho alguns traços, coloquei muito a culpa neles e faz anos que fico me vitimizando, mas graças a Deus estou tentando achar o caminho da cura e da restauração, estou me esforçando para perdoá-los, não é fácil porque dói muito.
Estou com quase 50 anos, solteira, sem filhos, e morando com meu Pai Narcisista de 78 anos. Infelizmente dependendo dele financeiramente, por isso ainda estou aqui nessa casa. Um dos meus sonhos é ter independência financeira pra poder morat sozinha, e viver minha própria vida. Minha história de vida é muito triste desde que me conheço por gente , e a maioria delas, foram causadas por meu Pai. Ele nunca foi um bom filho pros pai, que hoje são falecidos, tb nunca foi um bom esposo pra minha mãe, que tb é falecida, e não foi um bom pai para mim e meus três irmãos . Ele é dominado pelo mal, misericórdia. Essas pessoas não tem luz, amor, nem bondade dentro delas.
Eu queria sentar e conversar com pessoas assim sobre isso pra entender 1 pessoa... minha empatia já tá no limite, hj mantenho distância, mas tenho receio de estar errada... as características que vcs falam, se encaixa tão perfeito, mas não tem ajuda profissional... nem quer...
Na minha vida é impressionante como eu atraio esse tipo de gente,estou igual a você,de saco cheio.Meus pais falando que é para eu ter paciencia,ja que a maioria tem um passado problematico ou familiares ruins.Mas nao sou obrigada a resolver os problemas pessoais dos outros,e muito menos ser prejudicada por eles. Eu em,n tenho nada haver com isso.
como agir quando a história contada bate com a historia vivida? esse bate papo contou a historia da minha avó e da minha mãe e até hoje sofremos com as consequências das personalidades de ambas após o falecimento da minha avó achei que minha mãe melhoraria, mas não foi o que ocorreu.......
Sou filho de uma mãe assim, e me vejo muito nela, tenho coisas bem ruins em mim. Ela faleceu e me senti muito culpado por não ter sido o filho que ela queria, hoje vejo que não dava pra ser esse filho, tô trabalhando o autoperdão pra poder lidar melhor. Estou no TEA e pelo que vi isso pode causar umas pioras no quadro, dizer NÃO, é uma batalha pra mim, me enrolei em outros relacionamentos familiares, afetivos, amizades que me senti vampirizado. Só senti alívio ao mudar de cidade, e mesmo sozinho, com dinheiro curto, nome sujo, e outras coisas que aconteceram por que eu vacilei e cedi muito de mim, longe eu me sinto melhor, e enxergo que talvez o que me diziam não seja verdade, e que eu não sou uma pessoa fraca, burra, e egoísta no nível que era referido a mim. Tenho depressão maior, e estou tentando ressignificar a vida, tem muita coisa bonita nesse mundo, e não quero ir embora no desespero por suicídio. Quero ver as cores, a vida é curta aqui, e quero aproveitar o melhor lado desse milagre. Sou muito grato Dra. Ana, a Tary, e a Simone Veloso, eu tava me afogando, mas lançaram uma bóia ao mar . Deus abençoe vocês, e os envolvidos nesses projetos e nessas lutas, que dão ferramentas pra um mundo melhor. "Vai ficar tudo bem." 👣🗝♻️🌱🌎💙☯️⚛️✝️🐛🦋🔍🗃🔦
Adoraria que houvesse um podcast inteiro sobre filhos narcisistas e como, cada vez, o número vem aumentando justamente pela permissividade perante a mídia.
@@contasareceber4309 não é não, uma pessoa que seja empática não "aprende" a não ser. há coisas que as pessoas ou são ou não são. há uma base genética. inúmeros estudos mostram isso.
Uma psicanalista e uma psiquiatra com ANOS de experiência, se baseando em estudos comprovados, atendimentos mil estão dizendo que o TPN é aprendido, mas a Lívia diz que não. A Lívia tá certa. Errado é o médico que deu alta.
Tenho vergonha de contar o que passei com minha mãe adotiva. Deus me ajudou e muito, colocando pessoas boas na minha vida e com muito tratamento médico consegui me reerguer e sair.
Essa Taryana seria uma narcisista ou psicopata com potencial enorme pra maldade, olha o jeito que ela consegue imitar os outros kkkkkk poderia ser uma boa atriz
Tenho fortes suspeitas q minha mae é narcisista vulnerável. Mas faco terapia ha bastante tempo e minha intenção é vencer tudo isso e nao repetir nenhuma dessas violencias com meu filho.
Seja lá qual for o grau parentesco do dourado, essa pessoa tem alguém que ele não gosta e deseja contar vantagens em cima desse bode mais fraco. Bode não é fraco, só não sabe lidar com problemas familiares. Isso se deve ao fato, de que, as pessoas que mais destroem a gente, são indivíduos que dizem que amam. A decepção é grande. O que o dourado executa com impeto pra acabar com a vida da pessoa em questão que ele não gosta? Só tem 1, que ele ataca, o fraco! Todos os problemas que o dourado tem, diz respeito a este 1. O plano dele é,: falar, falar, falar, falar e falar, contar histórias que diz respeito aos outros e pouco dele (quando algo não está tão certo assim, na vida dele)! O douradinho não vai contar nada da vida dele, mas algo similar a vida dele de outra pessoa. Ele vai contar essas estórias para pais, parentes próximos para atacar o bode. Que de bode, por tempo limitado será. A tática do argumento constante deles é: O bode soltar algo da vida própria. Se você soltar algo da sua vida, o dourado vai procurar meios para atacar. E assim, a vida do suposto bode estagna. E o douradinho passa a frente dele. Ninguém pensa com raiva!? Ou pensa!? Se o dourado falar da vida financeira dele ou de alguém, é pra saber das finanças do bode. Se você abriu um negócio, é pra destruir. Se ele falar algo de vida amorosa de alguém, ou dele; é pra saber se o bode tem alguém. Talvez invente pra você separar e terminar o seu namoro. Ele precisa saber se o bode tem um amor, pra avaliar quais ataques utilizará pra destruir seu relacionamento. Ou se está sozinho, solteiro; para tirar vantagem com agressões verbais e físicas. Já que quando a mulher tem alguém, os ataques são inexistentes. O que mais tem é dourado homem agredindo mulher. Se ele falar de saúde, é pra saber se está doente ou por qual motivo, você ganhou viço novamente. Está belo e se vestindo melhor. Deve estar com dinheiro ! Na cabeça dele é assim! Ou alguém está ajudando! Não conte nada de sua vida. Permita que sua familia lhe despreze e bata a porta na sua cara. Mas voltarão com conversa mole ❤️ Sabe por quê? ! Dourados querem informações. Eles trabalham com informações. Dourados "adoram" respeito, mas essas pessoas, não respeitam nem a avó. O bode, que não aceita ser bode, deve jogar o jogo que eles não querem; respeitar! Respeite sim, o espaço das pessoas, o espaço da sua família, o quintal da sua família, sua namorada, seu namorado. Só não passe informações sobre si. Quando o dourado está perto de ser descoberto; vai inventar estórias dos outros. Repare! Não se esqueça, que todas as deduções do dourado, tem um plano de ação! Esse indivíduo, não vai apenas questionar, duvidar, vai agir. O perigo mora aí! Tem solução : colar a boca... Mas colar a boca mesmo. Não fale nada, nem de si e nem dos outros. Porque há inocentes em muitas estórias. Mas tem sempre um come-quieto: Cunhada, cunhado, primo melhor amigo $$$$$$$$ Faz um teste: deixa todo mundo sozinho! Conversando? Tudo gira em torno disto $$$$$$ Leia bem: Cuida da sua vida sim, estude, vá à igreja sim, não faça média das coisas dos outros, nada! Coloque sua cabeça pra funcionar. E quando você tiver algo ou alguém, guarde pra si. Não se vingue de dourados, porque dá pena. Você sofre, mas fica muito esperto e inteligente. Dá vontade de dar soco na cara de dourados, mas é isso que eles querem. Para dizer aos outros que você é o problema. Na verdade, são eles que querem bater em todo mundo.
Ranço de pessoas que culpam os pais ou outros para se justificar por algo que ela mesmo deixou a desejar na própria vida, e ja convivi com muitos assim até que o Ranço foi crescendo e eu me afastanto. Cada um é culpado pelo que dá certo ou errado em sua vida.
Esse ranço é porque você provavelmente não teve esse tipo de experiência na infância, em sua família. Caso você não tenha vivido isso, não invalide a experiência de outras pessoas que passaram por isso.
@@anasignorini7531normal né, na nossa cultura falar algo negativo sobre família é sempre tabu. Que bom que isso está mudando, muito conhecimento fazendo luz para pessoas que sofrem com suas famílias.
@@anasignorini7531 Passado é passado...algumas coisas sim são graves na infância como abusos sexuais enfim mas a maioria das pessoas que eu conheço falam, não tenho aquele carro por causa dos meus pais, não fiz faculdade por causa dos meus pais, não tenho a vida financeira boa por causa dos meus pais....resumindo mi mi mi...mi mi mi
@@matheushenriquesantosbarro280 exatamente e nos que temos que saber o que fazer a respeito disso e não ficar culpando o mundo por tudo que não dar certo muito mimimi por nada
e quando vc se trata sozinho? quando vc é criado por uma mãe que apanhava pra caramba e vivia de forma escassa tanto material quanto afetiva e um pai que não teve infância e teve que trabalhar que tem TDAH quando não se falava disso, que deu certo profisisonalmente na vida, mas que é narcisista, metido a intelectual, dono de um saber sobrenatural e sabedor de tudo, mais que todos. Descobri minhas limitações analisando os eventos do passado deles e os meus.. e vi o quanto eu perdi tempo.. agora tento recuperar aquilo que perdi.. e tenho ideia de quanto fui castrado na vida
A Borderlaine pode ser um narcisista fragilizado , parece que a boderlaine e a fragilidade narcisista fica no fio da navalha. Este marketing do bebê princípe e da bebê princesa já começa colocando a criança num patamar irreal , os pais precisam aprender a dar limites para os seus filhos, só assim eles aprenderão a respeitar as regras impostas por uma sociedade e poderão desenvolver a empatia , é importante as crianças saberem lidar com as suas frustações do " não pode , do espera e do agora não " . Ensinar uma criança é honrar o filho ou a filha , eles não nascem sabendo , precisa de orientação , mãe e pai não são amigos, são pais, para colocar ordem, dar disciplina, responsabilidades , etc. As vezes eu sinto insegurança, porque eu vejo tantos pais mimando os filhos de tal forma que eu não sei como será a próxima geração de adultos onde todos são princesas e principes prevalecendo o que cada um quer com urgência , como será isto ? Só por Deus.
Quer dizer então que o narcisista é uma vítima dos pais e da sociedade,fala sério,tbm não acredito que seja aprendido,se fosse assim eu teria aprendido a ser narcisista com minha mãe, que era narcisista com o pé na psicopatia 😮😮
Nenhum ser humano é igual ao outro; as pessoas reagem de maneiras diferentes diante de uma mesma situação. Além do que, existe também a herança genética, que pode afetar uns, e outros, não
Sim. É exatamente isso. Por exemplo. Eu acho que não sou narcisita, porém tenho o núcleo de trauma igual. O narcista se acha um lixo, por isso tudo é gatilho pra ele. Por conta disso a defesa psicológica dele é atacar e ser reativo, e entender isso não quer dizer que a gente tem que aceitar ser abusado. Como minha mãe foi abusiva comigo, eu tbm desenvolvi baixa autoestima, a ponto de me odiar, a diferença é que eu não amava os outros, mas eu me rebaixada muito. Acredito que sou codependente, o que tbm é uma merda. Mas o sentimento de humilhação, rejeição e as distorções da realidade são parecidos, a diferença é que ao invés de atacar os outros, eu me ataco. Não é vitimizar o narcisista, e sim entender de fato o que é o transtorno. Além de que não ser narcisista não faz de ninguém perfeito ou melhor do que o narcista. Eu mesma tenho muito mais raiva da sociedade como um todo que santifica a mãe, do que minha mãe. Como as pessoas endeusamento as mães isso influenciou em eu permanecer aceitando os abusos.
Tary, a pessoa pode se sentir vítima devido as suas dores psíquicas singulares, e reconhecer todo o processo do abuso pela tutora e NAO ser abusiva com outras pessoas, crianças etc. Tendo estudado esse assunto há um tempo, já vejo que as vítimas, especialmente às bodes expiatório, tem baixa estima e não se acham "melhor " que ninguém nem humilham ninguém. Fazem mal a si mesmo pois não se dão "permissão " para serem livres e independentes. Onde que isso é ser narcisista? Agora, se vc falar que os dourados tendem a repetir sendo abusivo tb, aí isso a gente vê
Somos pessoas corajosas por conseguirmos quebrar ciclo e nos armar com amor, repito, CORAJOSAS
Minha mãe sempre foi perversa comigo. Na minha adolescência eu comecei a me questionar pq... Uma vez perguntei a ela pq ele me tratava mal e ela respondeu que a mãe dele a tratava pior... Então perguntei se vc não gostava da forma como tua mãe te tratava pq vc repete esse comportamento comigo? Ela ficou calada... Quando engravidei a primeira decisão foi que trataria meus filhos totalmente diferente de forma que eu fui tratada!!
Eu também fiz o mesmo o contrário da forma como fui tratada na infância não perdi tempo me lamentando
@@gisellyhoracio6138 ❤
Tudo que passei com minha mãe
Meu pai fez o mesmo com ele, isso quando não dizia que daria tudo para ter uma vida como a minha. Triste realidade
Minha mãe é narcisista e minha avó materna também era.Bem, quando casei vi meus traços narcisista. Fiquei em choque e foram anos me quebrando e me reconstruindo. Após 7 anos de casada tivemos nossa única filha. Deparei-me de novo com a situação de como eu seria como mãe....ela tem 5 anos e tenho pedido a Deus que me dê sabedoria para ser a mãe que eu queria ter tido❤
Busque Deus,mas também terapia com um bom psicólogo ou boa psicóloga.
Deus te guie para um bom profissional de acompanhar 🙂
Vc tem que ser a mãe que seu filho precisa. Pq se não vc não conseguiu superar seus traumas com sua mãe e não vai conseguir ser feliz
Eu fui criada por uma mãe narcista e quebrei o ciclo com meus filhos ,graças a Deus meus filhos tem uma vida q eu não pude ter na infância
Parabéns vc enfrentou a vida e não se prendeu em passado. Pois vc foi muuuuuito mulher pra quebrar esse ciclo.
Parabéns Suzana, com certeza vc é uma mulher de muita fibra e bom caráter.
Eu também passei por isso e jurei que nunca seria como minha mãe. E fiz o mesmo que você . A família que eu construi tem um lar feliz e amoroso.
Eu tbm quebrei esse ciclo de horror com meus filhos! ❤
❤
eu tenho um pai narcisista que graças a deus e minha mãe não foi criada com extrema proximidade, o via 1 vez na semana pois não era prioridade na vida dele. Ele sempre utilizou a história de vida dele como fonte de dó para os outros, realmente é uma história horrível onde ele passou por uma guerra, veio para o Brasil sem os pais enquanto criança, se mudou de cidade e país diversas vezes... meu irmão conviveu mais com ele e quando cortou o ciclo, meu pai decidiu apelar para a mesma história triste de sempre, nem eu e meu irmão acreditávamos mais. pra quem via de fora o tratamento que dávamos, nós parecíamos péssimos filhos pois só a parte do meu pai era comentada, depois de alguns anos onde descobriram nosso lado, pararam de julgar. Hoje meu irmão não fala com ele de jeito nenhum, eu me tornei mais flexível justamente por não ter convivido tanto ao longo da infância
Sou filho de pai narcisista grandioso e mãe oculta...sempre fui invalidado ou invisibilisado por eles. Estou pensando se eu acabei me tornando um vulnerável ou se eu me tornei esquizóide.
Fui criado por uma família muito boa, tanto meu pai como minha mãe sempre foram muito presentes, tanto meu pai como minha mãe, nas funções específicas de pai e mãe foram os melhores. Sempre me apoiaram na medida do possível, e desdobraram o mundo por mim. Porém, em relação ao meu pai, com o passar do tempo, quando fui adquirindo maturidade, e principalmente com o divórcio dele com a minha mãe, percebi cada vez mais que desde sempre ele quis estar certo sobre tudo, quando questionado, sempre se exaltava, e acusava a gente sobre algo, ele nunca aceitou estar errado sobre algo, e quando ele fazia algo que realmente era errado, ou ele ignorava, ou acusava a gente, e falava que a gente estava inventando algo. Sempre que ele faz algo de errado, quando vamos conversar com ele, ele desvia do assunto, ou simplesmente começa à discutir, e isso foi sempre, é que antes como eu era criança, não reparava, inclusive este foi um dos motivos do fim do relacionamento dos meus pais, por esta personalidade manipuladora, que eu fui começar a analisar com o tempo que isto não era normal, e sim patológico. Mas enfim, meu desejo sempre foi que ele fosse mais aberto à terapia. Quando se fala sobre psicólogo ou psiquiatra, ele sempre leva com desdém, como se ele não precisasse e como se fosse algo pra doido. Pelas breves coisas que ele já falou comigo, provavelmente este histórico que ele tem deve ter iniciado desde a infância dele com meus avós, porque a única pessoa que ele respeita e abaixa a cabeça é meu avô, geralmente escuta ele em tudo, meu avô é delegado federal aposentado, meu pai pelo que eu sei teve uma infância muito rígida no começo de sua vida. E meu pai sempre foi muito bom de jogar bola, jogava todo santo dia, passou em 1º lugar por diversos testes em diversos clubes, e meu avô não apoiou ele seguir a carreira de jogador, provavelmente isto deve ter uma parcela de culpa no jeito que ele é, no caso, querer estar sempre certo, nunca aceitar estar errado. Enfim, eu amo muito ele, não tenho q reclamar dele como pai pra mim, trabalho e me esforço pra ser o melhor na minha área pq sei o esforço que ele fez, mas essas coisas que ele faz, cada vez mais desgastam meu relacionamento com ele, queria muito ajudá-lo.
Sou filha de uma mãe narcisista e morro de medo de ser igual minha mãe. :(
Só de você ter consciência que isso é ruim você não irá repetir.
Você não precisa ser, quebre o ciclo ❤
O que aprende-se pode desaprender-se.
DSM5 diz que não para transtorno de personalidade narcisista.
@@feliciaflor189 dsm não é a verdade absoluta.
Estamos em uma "era narcisista" mesmo quem nao tem o diagnostico mais severo passou a ser com o instagram, o face e outras redes!!! "Quase todo Mundo se acha o melhor nas redes, as fotos e o perfil de muitas pessoas sao retratos do " Eu sou Melhor que voce" e posta fotos falsamente felizes e narcisicas " quase ninguem posta de dor, tristeza e dificuldades que existem na vida delas e da verdadeira realidade da vida que leva
Com certeza, cada pessoa que cria la seu canal de vlog precisa desse gas de grandiosidade, como se dissesse “tenho que mostrar isso pro mundo”. Quem nao se acha grandes coisas e nao quer se mostrar pro mundo ganha significativamente menos que quem se mostra.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Gostei da Taryana! Eu creio que não fui perfeita, nem serei jamais, mas procurei agir diferente com minhas filhas para que não me odeiem e me culpem por tudo.
Minha mãe é. Os pais dela foram e meu ex companheiro ao qual convivi descobri que é. E um detalhe, minha mãe me apresentou à ele. Deu meu número de telefone, parecia uma pessoa boa. Mas com o tempo foi mostrando que era. Fiquei por 5 anos com ele e cansei, saí aos cacos. Graças à Deus não tive filhos e tantos livramentos.😮
Amei conhecer essa profissional tão didática!
Uma pessoa de bom caráter não vai fazer tudo de errado só porque viu os pais fazerem, isso é desculpa para os de mau caráter, pessoas ruins gostam de justificar suas maldades.
Discordo, se você não analisa seu passado, você não percebe o seu presente para mudar o futuro. Tomara que você perceba e mid eo quantos antes, pessoas do bem sabem muito bem a dor que foi serem tratadas do modo que forem e tiveram CORAGEM de se amar. Você pode nos chamar de vítimas mas somos CORAJOSAS!
Não é nesse sentido, filho de narcisista ainda mais borderline não tem autoestima e tudo o que eles conhecem de se valorizar é a maneira narcisista de se achar o mais certo, de ser como um juiz que julga os outros. So percebe quem estuda, quem vai atras, se a pessoa nao parar pra se investigar ela nunca vai saber e vai sempre oscilar entre “fulano tem mta sorte de estar comigo, ele tem que me valorizar” pra “claro que fulano me trata assim, eu nao sou bom de ser amado”
@@bebelbebel605 é o mesmo que homofóbico e racista, é aprendido na infância, a criança imita o que o adulto faz e cresce achando é normal!
Tenho uma,filha,narcisista,muito difícil de lidar,procuro me afastar o máximo que consigo pois não muda.
Tô esperando ela crescer pra ir
Mesmo caso que eu. Me afasto, não atendo ligações e finjo não estar em casa qnd aparece...sinto tristeza e ranço por ter gerado uma pessoa assim. Me tira a paz e me envergonha. Estou me organizando pra sumir pra longe.
Certa vez analisando minha família… me vi. Minha mãe, supostamente narcisista, me criou, ela foi criada pela minha vó que criou meu irmão, que tem traços narcisistas. Então minha vó provavelmente tbm tem traços narcisistas, então se quem tem criado é narcisista e quem foi criado se tornou narcisista, então isso me torna alguém narcisista. 😅😭🫥
E você é o primeiro nesssa historia a ver e se abrir para a possibilidade de se Reconstruir.❤ Ou vir a ser quem vc gostaria ser.
@@TarodoSol.2024 certamente! Fácil pode talvez não parecer, mas é de suma importância. Vejo tb pelo fato de ter nascido queer, ou seja esses genes não serão reproduzidos por mim biologicamente e agora tomando consciência, também mentalmente. :)
Um narcisista como um psicopata nunca dizem que são assim Eles nunca vão reconhecer isso
@@ninagallo4338 sim.. eh onde talvez more minha dúvida quanto a tudo isso. Médicos variados já me deram vários diagnósticos variados, mas não caberia a nós mesmo nos conhecer?
@@hadryah procurar os vídeos da doutora Julia Barany Ela é especialista nisso
Se é aprendido há uma esperança de mudança . Pq então não é algo patológico ou que nascem com esse mal.
Mas a genética não é totalmente determinante. Mesmo que exista uma predisposição. O ambiente influencia muito mais.
Já tem algum tempo que o youtube está me recomendando vídeos sobre narcisismo. Estou estarrecido de saber que essa mulher está descrevendo meu pai e minha mãe! Meu pai, tem as característica de um narcisista comunal e minha mãe de uma narcisista vulnerável ( até então pensava que só meu pai sofria desse mal), agora todas as peças se encaixam, sempre senti que havia algo de errado com o comportamento dela, mas devido ao grande amor que tenho por ela e devido ao fato de que ela é uma pessoa intelectualmente limitada, sempre tive dó de fazer o que precisava ser feito, fiquei cego e ignorei! Não a odeio, mas agora já sei o que fazer e como lidar com suas ameaças e chantagens emocionais. E eu tenho alguns traços, coloquei muito a culpa neles e faz anos que fico me vitimizando, mas graças a Deus estou tentando achar o caminho da cura e da restauração, estou me esforçando para perdoá-los, não é fácil porque dói muito.
Estou com quase 50 anos, solteira, sem filhos, e morando com meu Pai Narcisista de 78 anos.
Infelizmente dependendo dele financeiramente, por isso ainda estou aqui nessa casa.
Um dos meus sonhos é ter independência financeira pra poder morat sozinha, e viver minha própria vida.
Minha história de vida é muito triste desde que me conheço por gente , e a maioria delas, foram causadas por meu Pai.
Ele nunca foi um bom filho pros pai, que hoje são falecidos, tb nunca foi um bom esposo pra minha mãe, que tb é falecida, e não foi um bom pai para mim e meus três irmãos .
Ele é dominado pelo mal, misericórdia.
Essas pessoas não tem luz, amor, nem bondade dentro delas.
Parabéns seu pai te prendeu nessa dependência e você ainda não percebeu! Você é o suprimento emocional dele!
Por que você ficou e ainda está dependente do seu pai? Financeiramente e emocionalmente?
Procure mudar a direção da sua vida.
Ou você não quer mudar?
Adoro a Taryana! Ela me ajuda muito com o trabalho ela!
Aprendi muito com essas duas mulheres. Hoje sou mais feliz e centrada . ☺️
Eu queria sentar e conversar com pessoas assim sobre isso pra entender 1 pessoa... minha empatia já tá no limite, hj mantenho distância, mas tenho receio de estar errada... as características que vcs falam, se encaixa tão perfeito, mas não tem ajuda profissional... nem quer...
Na minha vida é impressionante como eu atraio esse tipo de gente,estou igual a você,de saco cheio.Meus pais falando que é para eu ter paciencia,ja que a maioria tem um passado problematico ou familiares ruins.Mas nao sou obrigada a resolver os problemas pessoais dos outros,e muito menos ser prejudicada por eles. Eu em,n tenho nada haver com isso.
Ver essas pessoas incríveis falando sobre esse assunto é divisor de águas. Parabéns pelo excelente trabalho
como agir quando a história contada bate com a historia vivida?
esse bate papo contou a historia da minha avó e da minha mãe e até hoje sofremos com as consequências das personalidades de ambas após o falecimento da minha avó achei que minha mãe melhoraria, mas não foi o que ocorreu.......
Sou filho de uma mãe assim, e me vejo muito nela, tenho coisas bem ruins em mim. Ela faleceu e me senti muito culpado por não ter sido o filho que ela queria, hoje vejo que não dava pra ser esse filho, tô trabalhando o autoperdão pra poder lidar melhor. Estou no TEA e pelo que vi isso pode causar umas pioras no quadro, dizer NÃO, é uma batalha pra mim, me enrolei em outros relacionamentos familiares, afetivos, amizades que me senti vampirizado. Só senti alívio ao mudar de cidade, e mesmo sozinho, com dinheiro curto, nome sujo, e outras coisas que aconteceram por que eu vacilei e cedi muito de mim, longe eu me sinto melhor, e enxergo que talvez o que me diziam não seja verdade, e que eu não sou uma pessoa fraca, burra, e egoísta no nível que era referido a mim. Tenho depressão maior, e estou tentando ressignificar a vida, tem muita coisa bonita nesse mundo, e não quero ir embora no desespero por suicídio. Quero ver as cores, a vida é curta aqui, e quero aproveitar o melhor lado desse milagre. Sou muito grato Dra. Ana, a Tary, e a Simone Veloso, eu tava me afogando, mas lançaram uma bóia ao mar . Deus abençoe vocês, e os envolvidos nesses projetos e nessas lutas, que dão ferramentas pra um mundo melhor.
"Vai ficar tudo bem."
👣🗝♻️🌱🌎💙☯️⚛️✝️🐛🦋🔍🗃🔦
Você doava as coisas pros parentes pras raparigas e ainda eles te chamavam de egoísta, eles são hipócritas
Adoraria que houvesse um podcast inteiro sobre filhos narcisistas e como, cada vez, o número vem aumentando justamente pela permissividade perante a mídia.
Narcisismo não é aprendido , é uma deficiência do sistema límbico que é onde processa as emoções.
Como o ocorre essa deficiência é na gravidez, quando uma mulher faz sexo com um homem que não é o pai do filho dela
É aprendido sim!
@@contasareceber4309 não é não, uma pessoa que seja empática não "aprende" a não ser. há coisas que as pessoas ou são ou não são. há uma base genética. inúmeros estudos mostram isso.
Acho que uma parte do cérebro não desenvolveu como deveria.
Uma psicanalista e uma psiquiatra com ANOS de experiência, se baseando em estudos comprovados, atendimentos mil estão dizendo que o TPN é aprendido, mas a Lívia diz que não.
A Lívia tá certa. Errado é o médico que deu alta.
Tenho vergonha de contar o que passei com minha mãe adotiva. Deus me ajudou e muito, colocando pessoas boas na minha vida e com muito tratamento médico consegui me reerguer e sair.
Essa Taryana seria uma narcisista ou psicopata com potencial enorme pra maldade, olha o jeito que ela consegue imitar os outros kkkkkk poderia ser uma boa atriz
To adorando a voz da Doutora da para entender tudo que ela está falando.
Eu Adoreiii foi Sensacional aprendi muito com ela e tbm os relatos com os Drs. Valeu muito 👏👏👏
Obrigada por compartilhar esse vídeo!❤⚘
Meu Deus tenha misericórdia de nós,nos ensina a ser seres humanos melhores
Padre Léo da Comunidade Betânia tratava tudo isso com a cura interior, perdão, confissão, Eucaristia e muita oração.
Temos traumas horríveis devido a criação da minha mãe
Essas duas se juntaram e eu só descobri hoje!? OmG onde eu tava que não vi esse podcast antes !?
Tariana Rocha maravilhosa ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
E desse jeitinho mesmo.
Nascendo narcisista ou não,eu quero distância deles,tenho sogra narcisista e a única coisa q funciona é a distância
Excelente explicação!
Tenho fortes suspeitas q minha mae é narcisista vulnerável. Mas faco terapia ha bastante tempo e minha intenção é vencer tudo isso e nao repetir nenhuma dessas violencias com meu filho.
Seja lá qual for o grau parentesco do dourado, essa pessoa tem alguém que ele não gosta e deseja contar vantagens em cima desse bode mais fraco. Bode não é fraco, só não sabe lidar com problemas familiares. Isso se deve ao fato, de que, as pessoas que mais destroem a gente, são indivíduos que dizem que amam. A decepção é grande.
O que o dourado executa com impeto pra acabar com a vida da pessoa em questão que ele não gosta? Só tem 1, que ele ataca, o fraco! Todos os problemas que o dourado tem, diz respeito a este 1.
O plano dele é,: falar, falar, falar, falar e falar, contar histórias que diz respeito aos outros e pouco dele (quando algo não está tão certo assim, na vida dele)! O douradinho não vai contar nada da vida dele, mas algo similar a vida dele de outra pessoa.
Ele vai contar essas estórias para pais, parentes próximos para atacar o bode. Que de bode, por tempo limitado será.
A tática do argumento constante deles é: O bode soltar algo da vida própria.
Se você soltar algo da sua vida, o dourado vai procurar meios para atacar. E assim, a vida do suposto bode estagna. E o douradinho passa a frente dele. Ninguém pensa com raiva!? Ou pensa!?
Se o dourado falar da vida financeira dele ou de alguém, é pra saber das finanças do bode. Se você abriu um negócio, é pra destruir.
Se ele falar algo de vida amorosa de alguém, ou dele; é pra saber se o bode tem alguém. Talvez invente pra você separar e terminar o seu namoro.
Ele precisa saber se o bode tem um amor, pra avaliar quais ataques utilizará pra destruir seu relacionamento. Ou se está sozinho, solteiro; para tirar vantagem com agressões verbais e físicas. Já que quando a mulher tem alguém, os ataques são inexistentes. O que mais tem é dourado homem agredindo mulher.
Se ele falar de saúde, é pra saber se está doente ou por qual motivo, você ganhou viço novamente. Está belo e se vestindo melhor. Deve estar com dinheiro ! Na cabeça dele é assim! Ou alguém está ajudando!
Não conte nada de sua vida.
Permita que sua familia lhe despreze e bata a porta na sua cara.
Mas voltarão com conversa mole ❤️
Sabe por quê? !
Dourados querem informações.
Eles trabalham com informações.
Dourados "adoram" respeito, mas essas pessoas, não respeitam nem a avó. O bode, que não aceita ser bode, deve jogar o jogo que eles não querem; respeitar!
Respeite sim, o espaço das pessoas, o espaço da sua família, o quintal da sua família, sua namorada, seu namorado. Só não passe informações sobre si.
Quando o dourado está perto de ser descoberto; vai inventar estórias dos outros. Repare!
Não se esqueça, que todas as deduções do dourado, tem um plano de ação! Esse indivíduo, não vai apenas questionar, duvidar, vai agir. O perigo mora aí!
Tem solução : colar a boca...
Mas colar a boca mesmo.
Não fale nada, nem de si e nem dos outros. Porque há inocentes em muitas estórias. Mas tem sempre um come-quieto: Cunhada, cunhado, primo melhor amigo $$$$$$$$
Faz um teste: deixa todo mundo sozinho! Conversando?
Tudo gira em torno disto $$$$$$
Leia bem:
Cuida da sua vida sim, estude, vá à igreja sim, não faça média das coisas dos outros, nada!
Coloque sua cabeça pra funcionar.
E quando você tiver algo ou alguém, guarde pra si. Não se vingue de dourados, porque dá pena. Você sofre, mas fica muito esperto e inteligente. Dá vontade de dar soco na cara de dourados, mas é isso que eles querem. Para dizer aos outros que você é o problema. Na verdade, são eles que querem bater em todo mundo.
Ranço de pessoas que culpam os pais ou outros para se justificar por algo que ela mesmo deixou a desejar na própria vida, e ja convivi com muitos assim até que o Ranço foi crescendo e eu me afastanto. Cada um é culpado pelo que dá certo ou errado em sua vida.
Esse ranço é porque você provavelmente não teve esse tipo de experiência na infância, em sua família.
Caso você não tenha vivido isso, não invalide a experiência de outras pessoas que passaram por isso.
@@anasignorini7531normal né, na nossa cultura falar algo negativo sobre família é sempre tabu. Que bom que isso está mudando, muito conhecimento fazendo luz para pessoas que sofrem com suas famílias.
@@anasignorini7531 Passado é passado...algumas coisas sim são graves na infância como abusos sexuais enfim mas a maioria das pessoas que eu conheço falam, não tenho aquele carro por causa dos meus pais, não fiz faculdade por causa dos meus pais, não tenho a vida financeira boa por causa dos meus pais....resumindo mi mi mi...mi mi mi
Está cheio de leigos dando diagnósticos de narcisismo e psicopatia, acho lamentável essa postura.
@@matheushenriquesantosbarro280 exatamente e nos que temos que saber o que fazer a respeito disso e não ficar culpando o mundo por tudo que não dar certo muito mimimi por nada
Parabéns pelo vídeo ,mas vocês duas acham realmente narcisista é um espectro ??
Acredito ter uma filha narcisista, gostaria de ver mais conteúdos sobre filhos narcisista.
Bom dia!
A cara do psicólogo observando ela representar o narcisista 😂 beeeem doida
Sou filha de narcisista eu vivo falo mal deles e não consigo parar , só Deus na causa 😂😂😂😂😂😂
Pare de falar.
Pense em outras coisas.
Tudo muda e melhora.
Meu noivo a mãe dele colocou ele no 🏆 do Oscar
e quando vc se trata sozinho? quando vc é criado por uma mãe que apanhava pra caramba e vivia de forma escassa tanto material quanto afetiva e um pai que não teve infância e teve que trabalhar que tem TDAH quando não se falava disso, que deu certo profisisonalmente na vida, mas que é narcisista, metido a intelectual, dono de um saber sobrenatural e sabedor de tudo, mais que todos. Descobri minhas limitações analisando os eventos do passado deles e os meus.. e vi o quanto eu perdi tempo.. agora tento recuperar aquilo que perdi.. e tenho ideia de quanto fui castrado na vida
Como saber? Pq normalmente somos cegos sobre nossos problemas, nossos erros... Como saber?
Aquí me reconhecendo🤲🦋🌬🍃🌹
Essa Dra fala rapido demais é stressada!!
Uhumm
Se é aprendido tem chances de cura?
Aonde assisto essa entrevista completa?
ruclips.net/video/jq6P9p18Ah0/видео.htmlsi=vAax0jXIbVY86Fua
Ela imita direitinho kkkkk
A Borderlaine pode ser um narcisista fragilizado , parece que a boderlaine e a fragilidade narcisista fica no fio da navalha. Este marketing do bebê princípe e da bebê princesa já começa colocando a criança num patamar irreal , os pais precisam aprender a dar limites para os seus filhos, só assim eles aprenderão a respeitar as regras impostas por uma sociedade e poderão desenvolver a empatia , é importante as crianças saberem lidar com as suas frustações do " não pode , do espera e do agora não " . Ensinar uma criança é honrar o filho ou a filha , eles não nascem sabendo , precisa de orientação , mãe e pai não são amigos, são pais, para colocar ordem, dar disciplina, responsabilidades , etc. As vezes eu sinto insegurança, porque eu vejo tantos pais mimando os filhos de tal forma que eu não sei como será a próxima geração de adultos onde todos são princesas e principes prevalecendo o que cada um quer com urgência , como será isto ? Só por Deus.
Quer dizer então que o narcisista é uma vítima dos pais e da sociedade,fala sério,tbm não acredito que seja aprendido,se fosse assim eu teria aprendido a ser narcisista com minha mãe, que era narcisista com o pé na psicopatia 😮😮
Nenhum ser humano é igual ao outro; as pessoas reagem de maneiras diferentes diante de uma mesma situação. Além do que, existe também a herança genética, que pode afetar uns, e outros, não
Sim. É exatamente isso. Por exemplo. Eu acho que não sou narcisita, porém tenho o núcleo de trauma igual. O narcista se acha um lixo, por isso tudo é gatilho pra ele. Por conta disso a defesa psicológica dele é atacar e ser reativo, e entender isso não quer dizer que a gente tem que aceitar ser abusado. Como minha mãe foi abusiva comigo, eu tbm desenvolvi baixa autoestima, a ponto de me odiar, a diferença é que eu não amava os outros, mas eu me rebaixada muito. Acredito que sou codependente, o que tbm é uma merda. Mas o sentimento de humilhação, rejeição e as distorções da realidade são parecidos, a diferença é que ao invés de atacar os outros, eu me ataco. Não é vitimizar o narcisista, e sim entender de fato o que é o transtorno. Além de que não ser narcisista não faz de ninguém perfeito ou melhor do que o narcista. Eu mesma tenho muito mais raiva da sociedade como um todo que santifica a mãe, do que minha mãe. Como as pessoas endeusamento as mães isso influenciou em eu permanecer aceitando os abusos.
Showwwwww❤❤❤
1:20 de quem eles estão falando?
Tary, a pessoa pode se sentir vítima devido as suas dores psíquicas singulares, e reconhecer todo o processo do abuso pela tutora e NAO ser abusiva com outras pessoas, crianças etc.
Tendo estudado esse assunto há um tempo, já vejo que as vítimas, especialmente às bodes expiatório, tem baixa estima e não se acham "melhor " que ninguém nem humilham ninguém. Fazem mal a si mesmo pois não se dão "permissão " para serem livres e independentes.
Onde que isso é ser narcisista?
Agora, se vc falar que os dourados tendem a repetir sendo abusivo tb, aí isso a gente vê
Sim realmente, a tal pessoa contando a mesma história a 22 anos
O que seria inveja Cronica?
É como ficar olhando para mim o tempo todo
❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Ta ,o povo agora esta com a mania de chamar os pais de narcisista 😢e filhos narcisista abusador nao tem ?? Affff
A forma que ela demonstra por e apertando a torneira 😢em troca de escola paga um negocio montado por ele 😢
A mulher que tem saúde mental não aceita isso 😢
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Sexo pra agradar 😢